embaixadores da esperança - cilsob 2011

17
Promoting Leadership, Understanding and Opportunity in the Americas Maria Helena Mommensohn - Presidente Rua Antonio Barreto, 377, Bloco B – Apto. 503 Umarizal – Belém-PA. CEP: 66055- 050. Fone: 00 (55)(21)(91) 3223-0203 - 00 (55)(21)(91) 9186-7291 HTTP://br.geocities.com/para.mis souri [email protected] CGC/MF: 15.296.254/0001-76 RELATÓRIO DE ATIVIDADES – ABRIL 2011 Brasília - DF

Upload: cilsob

Post on 30-Jun-2015

397 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

Relatório da visita dos Embaixadores da Esperança a Brasília em 2011, com acompanhamento dos alunos do CIL de Sobradinho e dos professores coordenadores do projeto, Thiby e Tarsila.

TRANSCRIPT

Page 1: Embaixadores da Esperança - CILSob 2011

Promoting Leadership, Understanding and Opportunity in the Americas

Maria Helena Mommensohn - PresidenteRua Antonio Barreto, 377, Bloco B – Apto. 503Umarizal – Belém-PA. CEP: 66055-050.Fone: 00 (55)(21)(91) 3223-0203 - 00 (55)(21)(91) 9186-7291HTTP://br.geocities.com/[email protected]

CGC/MF: 15.296.254/0001-76

RELATÓRIO DE ATIVIDADES – ABRIL 2011Brasília - DF

Page 2: Embaixadores da Esperança - CILSob 2011

EMBAIXADORES DA ESPERANÇAEDIÇÃO V

RELATÓRIO BRASÍLIA ABRIL 2011

Page 3: Embaixadores da Esperança - CILSob 2011

No Brazil Connect 2010, em Salvador, BA, conhecemos a Lia Takahashi, Coordenadora do Projeto Embaixadores da Esperança e o Brian Alves Prado, Embaixador da Esperança de 2008 ambos do Comitê de Brasília, pessoas entusiasmadas e que vestem a camisa do Projeto.. Na ocasião, Lia nos falou das dificuldades e das adversidades que encontram pelo caminho para levar adiante a magnitude do programa. Falou, também, do empenho de cada um: dos alunos, dos professores, dos pais, dos amigos e todos os voluntários engajados nesta boa causa.  O objetivo do convite do Presidente Gersion de Castro Silva, do Comitê DF-DC, à Presidente do Comitê Pará-Missouri, Maria Helena Mommensohn e à Jovem Embaixadora do Pará, Marina Paula Rolim, centrou na formalização de parceria de apoio mútuo entre os comitês do Brasil, colocando em prática o que foi discutido no Brazil Connect, realizado em Salvador em 2010, fortalecendo assim, os laços de amizade, difusão cultural, troca de conhecimentos e propagação do voluntariado global.

Maria Helena (Presidente PAMO) com Lia Takahashi.

Marcela Takahashi (Voluntária), Bryan Prado e Paula Lee (Jovem

Embaixadora)

Centro Interescolar de Línguas Sobradinho - DF

Page 4: Embaixadores da Esperança - CILSob 2011

Ponto de encontro para o início das atividades.CIL – Sobradinho - DF

Durante uma semana, acompanhamos as atividades do Projeto Embaixadores da Esperança, em Brasília-DF. Interagimos e sentimos na pele essa pressão e o impacto que atinge tanto a sociedade brasiliense como os estudantes americanos escolhidos pra vivenciarem a experiência.

Page 5: Embaixadores da Esperança - CILSob 2011

Passeio por Brasília – DF

No dia 21 de abril, participamos de visitas a pontos importantes da Capital Federal, tais como a Torre de TV, Feira de Artesanato no Eixo Monumental, Monumento JK fundador de Brasília, Memorial dos Povos Indígenas, dentre outros.

Page 6: Embaixadores da Esperança - CILSob 2011

Comunidade “Alagado da Suzana”

As atividades do dia 22 de abril, principalmente a visita a Comunidade “Alagado da Suzana” nas adjacências de Brasília, serviram como uma experiência maravilhosa de contato e proximidade com a realidade das crianças carentes que são assistidas pela ONG Service for Pace. Do ponto de vista da troca e vivencia brasileira, os Embaixadores da Esperança tiveram uma ótima oportunidade que foi guiada por João Breyer representante daquela ONG.

Page 7: Embaixadores da Esperança - CILSob 2011

Gruta dos Ecos

No dia 23 de abril, visitamos o Município de Cocalzinho de Goiás – GO, ocasião em que tivemos a oportunidade de conhecer e explorar a Gruta dos Ecos – uma caverna com 1.600 metros de extensão. Uma visita longa e cansativa que rendeu uma ótima experiência em uma caverna que requer um grande preparo físico, equilíbrio emocional e espírito aventureiro para a atividade. Nosso muitíssimo obrigado aos Guias da ONG Gira Girassol que nos acolheram e cuidaram de todos com esmero e eficiência.

Paula e Maria Helena. Situação no final da prova

de resistência, após 7 horas.

Page 8: Embaixadores da Esperança - CILSob 2011

Visitas Oficiais

No dia 25 de Abril, visitamos a Embaixada Americana, onde fomos recebidos pela Senhora Márcia Mizuno e a Casa Thomas Jefferson pela Diretora Professora Ana Maria Assunção. A primeira, necessária devido ao cunho diplomático, nos deu a oportunidade de conhecermos mais sobre o funcionamento da Embaixada e também sobre a trajetória para se chegar ao cargo de Embaixador. A segunda, um Centro bi-nacional que difunde a cultura Americana em todos os seus aspectos.

Page 9: Embaixadores da Esperança - CILSob 2011

Visita à Associação dos Idosos de Taguatinga

No dia 26 de abril, as atividades serviram como uma injeção de animo e imersão na cultura brasileira. A Capoterapia foi bastante apreciada pelos estudantes e para nós, um projeto com uma missão incrível, voltada especialmente para a Terceira Idade e que gostaríamos de manter contato, futuramente.

Page 10: Embaixadores da Esperança - CILSob 2011

Visita à Escola São Sebastião

No dia 27 de abril, visitamos e ficamos impressionadas com as atividades culturais preparadas pela Escola Publica de São Sebastião que nos acolheu com uma grande hospitalidade, apresentando-nos uma programação cultural intensa e bem brasileira, encerrando com um lauto almoço.

Page 11: Embaixadores da Esperança - CILSob 2011

Visita ao Museu dos Povos Indígenas – Nas fotos, Índios da tribo Funiô, do Nordeste

Page 12: Embaixadores da Esperança - CILSob 2011

Visita à ONG Clube dos Descalços

Na tarde do dia 27, visitamos a ONG Clube dos Descalços, do nosso atleta olímpico Joaquim Cruz, cuja finalidade é desenvolver o esporte entre as crianças carentes da comunidade Parque das Emas. Participou dessa atividade o Velocista Americano Michael Walton, patrocinador do DC TEAM. As crianças daquela comunidade não se cabiam de alegria em receber tão ilustre Velocista que os agraciou com instruções de como correr bem e vir a ser um campeão.

Page 13: Embaixadores da Esperança - CILSob 2011

Visita ao Estúdio de Artes CactusArtista Gersion de Castro Silva

Na mesma tarde visitamos o Estúdio de Artes e uma bela exposição especialmente preparada para os participantes do Projeto Embaixadores da Esperança – V Edição e convidados do Artista Plástico e atual Presidente do Comitê DF-DC, Gersion de Castro Silva (Foto) que nos recebeu com muita cordialidade e atenção, oportunidade em que discorreu sobre os projetos de seu atelier junto à comunidade de São Sebastião.

Page 14: Embaixadores da Esperança - CILSob 2011

Para a visita dos alunos do Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho (CILSob) – DF houve uma mobilização e uma integração incrível entre todos os professores, alunos, coordenadores e parceiros. Essa integração é fruto e resultado de um árduo trabalho de conscientização, Desde a visita aos familiares, a seleção dos alunos até a viagem a Washington DC programada para outubro de 2011. Toda essa movimentação foi coordenada pela guerreira e entusiasta Lia Takahashi do CIL de Taguatinga-DF que, neste ano de 2011, escolheu o CIL de Sobradinho-DF com uma inovação: convidar o nosso comitê Pará-Missouri para conhecer e colaborar com os nossos irmãos de Brasília - DF.

Percebemos que todas as atividades, mesmo as não mencionadas aqui, foram preparadas com grande carinho para bem receber os alunos de Washington-DC e convidados.

A partir das impressões adquiridas e do fortalecimento da parceria entre os dois comitês, gostaríamos de reiterar nossa disposição e alegria de termos vivenciado esta semana extraordinária e que possamos mantê-la a partir da multiplicação do Projeto no Norte do País, na cidade de Belém.

Page 15: Embaixadores da Esperança - CILSob 2011
Page 16: Embaixadores da Esperança - CILSob 2011

Agradecemos a DEUS por ter nos dado a oportunidade de compartilharmos e vivenciarmos momentos abençoados. Por termos conhecido pessoas e lugares interessantes, mas também por termos vivido momentos extenuantes, difíceis, de pura adrenalina que exigiram força, coragem, determinação, raça, equilíbrio emocional e muita fé, para superarmos e vencermos , sem experiência alguma, a GRUTA DOS ECOS, em Cocalzinho de Goiás - GO.

Agradecemos, ainda aos que se orgulharam de nossa presença. Todos, indistintamente, têm a sua importância e serão sempre lembrados com o nosso respeito e com o nosso afeto.

Aos Professores do CIL – Sobradinho:Manoel Tibyriçá do Valle JuniorTarsila Gomes Rodrigues da Costa

Aos Embaixadores da esperança de 2011

Ao João Breyer – NGO – Service for Pace (Suzana do Alagado)

Aos nossos “Anjos “ da Gruta dos Ecos: Thiby (CILSob), Calvin Ruffin (DC), Trayon Barber (DC), Ismael e Aureni Nobre, Ivanildo Lima, Seu Chiquinho ( Driver).

Aos Guias: Tucano, Gilmar Santos, Gil Anisio

Page 17: Embaixadores da Esperança - CILSob 2011

Belém – PA, 02 de Maio de 2011.

Maria Helena Mommensohn Marina Paula RolimPresidente Jovem Embaixadora do ParáComitê Pará-Missouri

Arte: Afonso MommensohnFotos: Maria Helena Mommensohn & Ivanildo Lima (Brasília-DF)Colaboradores: Paula Lee / Afonso Mommensohn

Márcia Mizuno - Embaixada Americana

Ana Maria Assunção – Casa Thomas Jefferson

Ulisses Riediel -União Planetária (Movimento Nós Podemos)

Evaristo e Ricardo (Parque das Emas)

Elizete Fonseca (Escola São Sebastião)

Gersion de Castro ( Estúdio Cactus)