neologismo e estrangeirismoceraiodesol.com.br/atividades/901/1postagem/portugues.pdf · 2021. 7....

2
NEOLOGISMO E ESTRANGEIRISMO Estrangeirismo : é o empréstimo de palavras ou expressões de outros idiomas. Nesse processo, os falantes introduzem palavras de outras línguas, mantendo a grafia original do termo estrangeiro ou encontrando uma forma correspondente na nossa língua. Exemplos: haters , outdoor , shampoo (xampu), bullying , internet , fashion , designer . Neologismo : é a criação de novas palavras ou a atribuição de novos sentidos a palavras que já existem. Nesse processo, os falantes inventam novas palavras ou empregam novos sentidos às palavras existentes. Exemplos: transreceptor , porta-temperos , teadorar , patifento . PORTUGUÊS UNIDADE 1 O DELICADO TECER DE HISTÓRIAS ESTUDO DA LÍNGUA: ANÁLISE E REFLEXÃO

Upload: others

Post on 13-Aug-2021

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: NEOLOGISMO E ESTRANGEIRISMOceraiodesol.com.br/atividades/901/1postagem/portugues.pdf · 2021. 7. 2. · NEOLOGISMO E ESTRANGEIRISMO • Estrangeirismo : é o empréstimo de palavras

NEOLOGISMO E ESTRANGEIRISMO

• Estrangeirismo: é o empréstimo de palavras ou expressões de outros idiomas. Nesse processo, os falantes introduzem palavras de outras línguas, mantendo a grafia original do termo estrangeiro ou encontrando uma forma correspondente na nossa língua.Exemplos: haters, outdoor, shampoo (xampu), bullying, internet, fashion, designer.

• Neologismo: é a criação de novas palavras ou a atribuição de novos sentidos a palavras que já existem. Nesse processo, os falantes inventam novas palavras ou empregam novos sentidos às palavras existentes. Exemplos: transreceptor, porta-temperos, teadorar, patifento.

PORTUGUÊSUNIDADE 1 O DELICADO TECER DE HISTÓRIAS

ESTUDO DA LÍNGUA: ANÁLISE E REFLEXÃO

Page 2: NEOLOGISMO E ESTRANGEIRISMOceraiodesol.com.br/atividades/901/1postagem/portugues.pdf · 2021. 7. 2. · NEOLOGISMO E ESTRANGEIRISMO • Estrangeirismo : é o empréstimo de palavras

O GÊNERO EM FOCO:CONTO FANTÁSTICO

• Narrador em 3a pessoa: não toma parte dos acontecimentos, apenas os observa; por isso, é chamado narrador-observador. Por saber o que as personagens estão pensando e sentindo também é conhecido como narrador onisciente — palavra que vem do latim omni (“tudo”) + sciente (“que sabe, que está ciente”).

O conto fantástico, além dessas características,

traz elementos sobrenaturais.

• Foco narrativo: é o ponto de vista do narrador, a perspectiva a partir da qual ele conta a história. Não se deve confundir, porém, autor com narrador.

• Narrador em 1a pessoa: frequentemente é a personagem central da narrativa, ou seja, é um narrador-protagonista. Ele também pode ser testemunha ou personagem secundária. Nesse caso, é chamado de narrador-testemunha.

Conto

O tempo e o espaço são restritos.

Apresenta um único conflito e tem um

número reduzido de personagens.

Gênero narrativo por meio do qual é contada uma história de ficção.

PORTUGUÊSUNIDADE 1 O DELICADO TECER DE HISTÓRIAS

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO