negÓcios juridicos - validade

1
EXISTÊNCIA VALIDADE (ART.104, CC) EFICÁCIA AGENTE CAPAZ OBJETO LÍCITO VONTADE LIVRE FORMA AGENTE CAPAZ – ANÁLISE DO ART 5º(TER 18 ANOS), DO ART 4º, DO ART 3º. NÃO É VEDADO AOS INCAPAZES O NEGÓCIO JURÍDICO, DESDE QUE REPRESENTADOS OU ASSISTIDOS. REPRESENTANTE PARA O ABSOLUTAMENTE INCAPAZ. ASSISTENTE PARA O RELATIVAMENTE INCAPAZ. O ABSOLUTAMENTE INCAPAZ NÃO ASSINA NEGÓCIO JURIDICO. ART 105 – SOMENTE O RELATIVAMENTE INCAPAZ PODE SE VALER DESSA CONDIÇÃO DE SER INCAPAZ, PARA REQUERER ANULAÇÃO DO NEGÓCIO JURIDICO, SALVO SE O BEM EM QUESTÃO FOR INDIVISIVEL. SE O AGENTE É ABSOLUTAMENTE INCAPAZ, E CELEBRAR O NEGÓCIO JURIDICO, CABE AÇÃO DECLARATÓRIA DE NULIDADE, PODENDO SER AJUIZADA A QUALQUER TEMPO. PESSOA JURIDICA DEPOIS DE REGULARMENTE INSTITUIDA, SE TORNA AGENTE CAPAZ. PESSOAS JURIDICAS AGEM POR SEUS REPRESENTANTES. LEGITIMAÇÃO- COMO EXEMPLO TEMOS A VENDA DE UM BEM POR UM CASAL CASADOS NEGÓCIOS JURIDICOS

Upload: guilherme-do-canto

Post on 24-Dec-2015

213 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Validade dos negócios jurídicos

TRANSCRIPT

Page 1: NEGÓCIOS JURIDICOS - VALIDADE

EXISTÊNCIA

VALIDADE

(ART.104, CC)

EFICÁCIA

AGENTE CAPAZ

OBJETO LÍCITO

VONTADE LIVRE

FORMA

AGENTE CAPAZ – ANÁLISE DO ART 5º(TER 18 ANOS), DO ART 4º, DO ART 3º.

NÃO É VEDADO AOS INCAPAZES O NEGÓCIO JURÍDICO, DESDE QUE REPRESENTADOS OU ASSISTIDOS.

REPRESENTANTE PARA O ABSOLUTAMENTE INCAPAZ. ASSISTENTE PARA O RELATIVAMENTE INCAPAZ.

O ABSOLUTAMENTE INCAPAZ NÃO ASSINA NEGÓCIO JURIDICO. ART 105 – SOMENTE O RELATIVAMENTE INCAPAZ PODE SE VALER DESSA CONDIÇÃO DE SER

INCAPAZ, PARA REQUERER ANULAÇÃO DO NEGÓCIO JURIDICO, SALVO SE O BEM EM QUESTÃO FOR INDIVISIVEL.

SE O AGENTE É ABSOLUTAMENTE INCAPAZ, E CELEBRAR O NEGÓCIO JURIDICO, CABE AÇÃO DECLARATÓRIA DE NULIDADE, PODENDO SER AJUIZADA A QUALQUER TEMPO.

PESSOA JURIDICA DEPOIS DE REGULARMENTE INSTITUIDA, SE TORNA AGENTE CAPAZ. PESSOAS JURIDICAS AGEM POR SEUS REPRESENTANTES.

LEGITIMAÇÃO- COMO EXEMPLO TEMOS A VENDA DE UM BEM POR UM CASAL CASADOS POR DIVISÃO PARCIAL OU TOTAL DE BENS (OS DOIS CONJUGES DEVEM ASSINAR O NEGÓCIO JURIDICO, CASO CONTRARIO O CONJUGE PREJUDICADO TEM O PRAZO DE 2 ANOS PARA REQUERER A AÇÃO DE ANULAÇÃO DO NEGÓCIO).

NEGÓCIOS JURIDICOS