mÚsica actualidade cada vez mais raptos por quarteto com ... · ... num filme que estreia hoje em...

20
Quinta-feira 22 Dezembro de 2011 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1723 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell ACTUALIDADE PÁGINA 05 Saiba o que fez Jesus dos 12 aos 30 anos e que o Novo Testamento não contou DESPORTO PÁGINA 07 FC Porto vence pela margem mínima o Paços de Ferreira em jogo da Taça da Liga Cada vez mais raptos por pais e mães em Portugal DIAP de Lisboa recebeu 67 denúncias de subtracção de menores até Agosto, o dobro das registadas em 2010. IAC confirma tendência e diz que 23% das crianças desaparecidas são levadas pelos pais. ACTUALIDADE PÁGINA 06 História de espiões CINEMA PÁGINA 08 Gary Oldman é o agente que vai perseguir ‘A Toupeira’ que ameaça a segurança britânica, num filme que estreia hoje em Portugal. D.R. Música de Viena chega até nós A música imperial da Strauss Festival Orchestra vai passar por cinco cidades lusas. SUGESTÕES PÁGINA 09 FIM DE SEMANA Quarteto com ‘Verão Eterno’ Os jovens Capitães da Areia desvendam ao Destak os segredos do primeiro álbum. MÚSICA PÁGINA 10 Norberto Lobo actua no Porto Guitarrista vai apresentar no Passos Manuel o álbum ‘Fala Mansa’, editado em 2011. MÚSICA PÁGINA 11 Filme sensual com Deborah Secco vai chegar a Portugal FAMA & TV PÁGINA 17 Ex-ministra defende mais trabalho para reduzir chumbos ACTUALIDADE PÁGINA 04 Três homicidas de ‘bruxo’ com penas pesadas GRANDE PORTO PÁGINA 02 Portugueses gataram menos nas compras ACTUALIDADE PÁGINA 05

Upload: nguyentu

Post on 11-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Quinta-feira 22 Dezembro de 2011 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1723 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

ACTUALIDADE PÁGINA 05

Saiba o que fez Jesus dos 12 aos 30 anos e que o Novo Testamento não contou

DESPORTO PÁGINA 07

FC Porto vence pela margem mínima o Paços de Ferreira em jogo da Taça da Liga

Cada vez mais raptos por pais e mães em PortugalDIAP de Lisboa recebeu 67 denúncias de subtracção de menores até Agosto, o dobro das registadas em 2010. IAC confirma tendência e diz que 23% das crianças desaparecidas são levadas pelos pais.

ACTUALIDADE PÁGINA 06

História de espiõesCINEMA PÁGINA 08

Gary Oldman é o agente que vai perseguir ‘A Toupeira’ que ameaça a segurança britânica, num filme que estreia hoje em Portugal.

D.R.

Música de Viena chega até nósA música imperial da Strauss Festival Orchestra vai passar por cinco cidades lusas.

SUGESTÕES PÁGINA 09

FIM DE SEMANA

Quarteto com ‘Verão Eterno’Os jovens Capitães da Areia desvendam ao Destak os segredos do primeiro álbum.

MÚSICA PÁGINA 10

Norberto Lobo actua no Porto Guitarrista vai apresentar no Passos Manuel o álbum ‘Fala Mansa’, editado em 2011.

MÚSICA PÁGINA 11

Filme sensual com Deborah Secco vai chegar a Portugal

FAMA & TV PÁGINA 17

Ex-ministra defende mais trabalho para reduzir chumbos

ACTUALIDADE PÁGINA 04

Três homicidas de ‘bruxo’ com penas pesadas

GRANDE PORTO PÁGINA 02

Portugueses gataram menos nas compras

ACTUALIDADE PÁGINA 05

5ª Feira · 22 de Dezembro de 201102 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Porto

O tribunal de Penafiel condenou dois homens

a 19 anos de prisão e um ter-ceiro a 20 anos pelo homicídio e roubo, em 2009, do homem que ficou conhecido como ‘o bruxo de Rio de Moinhos’.

O colectivo considerou pro-vado o crime de homicídio qualificado, tendo em conta que foram aqueles arguidos os executantes do assalto à re-sidência da vítima, no dia 21 de Outubro de 2009, que acabou com a morte de Agostinho Moreira e ferimentos graves no irmão, Manuel Moreira. «Forma deliberada» Na leitura do acórdão, a juíza-presidente, Isabel Peixoto, dis-se que os arguidos José Car-doso, Angel Hernandez e Pau-lo Freitas «agiram mediante acordo prévio e de forma de-liberada». Os três foram tam-bém condenados por dois cri-mes de roubo qualificado.

O tribunal deu como pro-vado que os três provocaram a morte à vítima, Agostinho Moreira, de 57 anos, por asfi-xia, porque lhe colaram uma

JUSTIÇA Homicídio aconteceu a 21 de Outubro de 2009

Morte de bruxo acaba com penas pesadasTribunal condena a 19 e 20 anos três suspeitos do crime que acabou com a morte de Agostinho Moreira.

fita adesiva na boca, impe-dindo a sua respiração. Concluiu também o colec-tivo de juízes, que os argui-dos arrombaram a porta da residência e agrediram a vítima e um seu irmão de 68 anos, durante cerca de 40 minutos, para que estes lhes dissessem onde guar-davam o dinheiro.

Arguidos foram também condenados por dois crimes de roubo

27500 é o valor da indemni-zação que os condena-dos terão de pagar

Preventiva para suspeito de disparos em Custóias

A Polícia Judiciária de-teve o alegado autor dos

disparos que que terão provo-cado um quadro irreversível de tetraplegia ao jovem atin-gido. O detido é suspeito de um crime de homicídio na for-ma tentada, ocorrido no dia 16 de Novembro deste ano, pelas 00h15, na freguesia de Cus-tóias, Matosinhos. O suspeito vai aguardar julgamento em prisão preventiva. O suspeito, de 27 anos, foi de-tido após atingir a tiro um ra-

CRIME

paz de 21 anos, na sequên-cia de uma altercação ocor-rida nas imediações do Lar-go da Feira de Custóias. De acordo com a Polícia Judi-ciária, a vítima foi atingida no pescoço. Antecedentes criminais Em comunicado, a Direc-toria do Norte da Polícia Judiciária explica que o ar-guido, um ajudante de ser-ralheiro desempregado, tem antecedentes crimi-nais por tráfico de estupe-facientes e posse de arma proibida e, na altura do cri-me, ainda não tinha com-pletado uma pena pelo cri-me de condução ilegal.

Suspeito foi detido por inspectores da PJ/Norte

JOSÉ REBELO

ESPLANADAS

Donos podem vir a pedir indemnização Os donos das esplanadas da Praça Parada Leitão notificados pela Câmara do Porto de que a licença não será renovada em Janeiro vão reunir para debater um eventual pedido de indemnização ao município. ECONOMIA

Porto pode ser a cidade da Moda O presidente da Asso-ciação Pólo Moda e da Assembleia Geral do Cen-tro de Inteligência Têxtil, João Sousa defendeu que Portugal precisa de uma cidade que se afirme no domínio do design e da moda, apontando o Porto como a escolha acertada. TRANSPORTES

Linha 207 com internet grátis Os clientes da linha 207 (Campanhã/Mercado da Foz) da STCP vão aceder gratuitamente à internet e televisão digital a partir de hoje. O serviço será oferecido experimental-mente por seis meses e a «arquitectura de comuni-cações desenvolvida está preparada para ser alar-gada a metro e táxis».

10 SEGUNDOS

O principal índice da praça portuguesa, o PSI 20, encerrou a

sessão a perder 1,33% para 5.279,59 pontos, em linha com as principais praças da Europa, e com os títulos da EDP a recuarem 4,1%.

FECHO VAR% RESUMO PSI-20 5.279,59 -1,33

SUBIDAS CONST. DESCI 5 3 12

MAIORES SUB. VAR% FECHO BPI 1,42% 0,43 ALTRI 0,97% 1,15 GALP 0,65% 11,58

MAIORES DESC. VAR% FECHO EDP -4,10% 2,25 BANIF -2,82% 0,34 SONAE INDÚSTRIA -2,15% 0,59

BOLSA

PUB

Ofereça o Destak a um amigo. Não o deite no chão.

123RF

PUB

5ª Feira · 22 de Dezembro de 201104 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

alunos já estão em cursos profissionais. A decisão que tomámos de os fazer funcio-nar nas mesmas escolas, on-de os alunos se encontram, independentemente das suas opções, ajudou a diminuir o estigma. Também percebe-ram que aquela via não limi-tava o seu acesso à universi-dade.

A crise vai provocar um retro-cesso nestes avanços? Como diz o CNE a crise deve ser considerada como uma oportunidade. O fundamental é que se entenda que a aposta na educação continua priori-tária, é a aposta no nosso futu-ro. Há certezas, que mesmo agora, não se podem perder, e essa é uma delas. As políticas anunciadas vão nes-se sentido? O que me parece importante dizer é que o trabalho do CNE é fundamental porque divul-ga conhecimento sobre a nos-sa realidade, e permite identi-ficar os problemas. Todas as medidas devem basear-se em factos, só assim haverá pro-gresso.

“A Educação é uma das certezas que a crise não pode abalar”

Espantou-a a percen-tagem de alunos que

ainda chumba? Chumba-se menos, a per-centagem de repetência baixou nos últimos anos de 35% para 18%, mas é preci-so, obviamente, que conti-nue a baixar. Acusavam-na de não “permi-tir” os chumbos e de com isso promover um ensino facilitis-ta, agora os mesmos dizem, com ar sentido, que o ensino vai mal, porque se chumba demais… Chumbar não é sinónimo de um ensino de qualida-de, muito pelo contrário. O ensino de qualidade é aquele que age imediata-mente há primeira negati-va, com planos de recupe-ração, com mais apoio ao aluno, ajudando-o a recu-perar. Mas só há uma for-ma de eliminar os chum-bos: com mais trabalho, mais estudo, mais escola, maior envolvimento entre professores e alunos. No Secundário ainda temos alunos a mais na via científi-ca-humanística, que acabam em repetências, porque os pais encaram com preconcei-to a via profissionalizante? Já não é tanto assim. Nes-te momento, metade dos

Um em cada três jovens até aos 20 anos está no Ensino Superior

Trabalhadores não vão ser prejudicados

O Instituto de Segu-rança Social esclare-

ceu que «estão a ser corri-gidas» as incorrecções iden-tificadas na atribuição de es-calões dos trabalhadores in-dependentes que, garantiu, «não serão prejudicados». O esclarecimento surge de-pois de o Movimento Precá-rios Inflexíveis ter alertado que os erros nos escalões re-lativos à contribuição não foram corrigidos.

SEGURANÇA SOCIAL

Duarte Lima deve ser julgado em Portugal

O Procurador-Geral de Justiça brasileira

vai enviar para Portugal o processo relativo à morte de Rosalina da Silva, de que Duarte Lima é acusado. «O Procurador-Geral da República poderá, agora, remeter os autos à Justiça portuguesa, à qual o denun-ciado deverá responder pe-lo processo», lê-se no site do Ministério Público do Rio de Janeiro.

BRASIL

Médicos têm greve marcada para o início do próximo mês

123RF

Horas extra dos médicos baixam de 150% para 50%

O pagamento das horas extraordinárias aos mé-

dicos do serviço público baixa a partir de Janeiro, com casos em que uma hora actualmen-te paga a 150% passa a valer 50%, segundo uma tabela a que a Lusa teve acesso. Re-dução que motiva a greve com início marcado para 02 de Ja-neiro, sem data marcada para terminar e que, segundo a ex-ministra da Saúde, poderá pôr em causa o atendimento nas urgências. Ana Jorge está ain-

SAÚDE

da contra o aumento «súbito e elevado» das taxas moderado-ras, temendo que o sector da Saúde venha a ser privatizado.

ISABEL STILWELL [email protected]

Maria de Lurdes Rodrigues, que durante quatro anos dirigiu a Educação, responde às perguntas do Destak

Mais trabalho para menos chumbos

Ministra da Educação de 2005 a 2009, um mandato completo.

que se passava há dez anos, quando a percentagem não chegava aos 30%.

Chumbos em grande Do relatório consta ainda o nú-mero de chumbos, que moti-

A Federação Nacional de Educação saudou o CNE por

ter sublinhado a importância do «carácter estratégico da educação e formação em tempo de crise». Para a Confederação Nacional Independente de Pais, o que o País precisa é de «con-tinuidade nas políticas educati-vas, senão continuamos a ter uma manta de retalhos onde ninguém se entende».

Ter um canudo ainda faz a diferença na hora

de procurar emprego, garan-te o relatório do Conselho Na-cional de Educação (CNE). A prová-lo, refere a mesma fon-te, estão os números. E embo-ra nos primeiros seis meses de busca por trabalho os resulta-dos possam tardar, a partir desse momento as probabili-dade para quem tem um cur-so superior aumentam.

Segundo o relatório que traça o cenário da educação portuguesa nos últimos dez anos, em 2010 a taxa de empre-go para licenciados rondava os 84,5%, enquanto para os que tinham apenas o ensino secun-dário não ia além dos 79,9% – o valor era ainda inferior para quem não passou do básico (68,2%).

Citada pela Lusa, Ana Ma-ria Bettencourt, presidente do CNE, confirmou que, hoje, «um em cada três jovens até aos 20 anos está no Ensino Su-perior», o que é uma «evolução muito grande» em relação ao

EDUCAÇÃO Relatório confirma que licenciados têm mais facilidade em arranjar emprego

Continua a valer a pena ter um canudo no nosso país

Sindicatos e pais aplaudem relatório

Conselho alerta ainda para o número elevado de chumbos, defendendo uma intervenção atempada.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

123RF

A taxa de emprego para licenciados durante o ano passado era de 85,5%

varam um alerta do CNE. De acordo com aquele organismo, é elevado o número de repe-tentes em todos os graus de en-sino. «Temos um grande des-vio etário. Os nossos alunos estão na escola mas não estão no ano em que deviam estar», disse Ana Maria Bettencourt.

No ano lectivo passado, embora 100% dos jovens de 15 anos frequentassem a escola, «43% ainda permanecia no en-sino básico e apenas 57% se encontra no nível adequado à sua faixa etária, o secundário».

Por isso, defendeu a inter-venção atempada, para se evi-tar o arrastar dos problemas, apelando ainda a uma acção «ao primeiro sinal de dificul-dade», sem se esquecer o «apoio aos alunos».

LUÍS ANICETO

Actualidade · www.Destak.pt · 055ª Feira · 22 de Dezembro de 2011

Portugueses gastaram menos 8,2% em compras de Natal

Uma outra hipótese para aju-dar a deslindar o mistério so-bre estes 18 anos foi avança-da por Bruce Chilton. Este professor de Cristianismo Pri-mitivo admitiu que, aos 12 anos, Jesus não tivesse deixa-do o templo de Jerusalém pa-ra regressar a Nazaré com os pais, mas antes tivesse perma-necido a viver como um vaga-bundo. Caso tenha crescido com João Baptista, a sua ju-ventude pode ter decorrido numa comunidade isolada, num regime de pobreza volun-tária. Outra tese põe a hipóte-se de Jesus ter feito uma lon-ga viagem à Índia e ao Tibete.

Quando Jesus tinha 12 anos, foi a Jerusalém pa-

ra a festa da Páscoa judaica, separou-se misteriosamente dos pais e só foi encontrado passados três dias. Acaba as-sim o capítulo 2 do Evangelho segundo S. Lucas que ao pas-sar para o capítulo seguinte encontra João Baptista, nas águas do rio Jordão, a bapti-zar Jesus, «de quase 30 anos». Segue-se a descrição de vários milagres, mas não há qualquer referência aos cerca de 18 anos anteriores. No entanto, há vá-rios investigadores que apre-sentam teses e hipóteses pa-ra este período.

A SÁBADO apresenta al-gumas destas, nomeadamen-te a hipótese de Jesus ter tra-balhado como pedreiro ou mestre de obras e até aos 24 anos ter participado na re-construção de Séforis, a capi-tal da Galileia; e a probabilida-de deste ter casado, tendo em conta que a maioria dos judeus contraia matrimónio aos 20 anos. A corroborar esta infor-mação está o facto da possível relação entre Jesus e Maria Madalena ser referida em três evangelhos apócrifos.

TROIKA

País não precisa de mais dinheiro A Comissão Europeia está confiante de que Portugal não irá precisar de mais dinheiro que o acordado com a ‘troika’ no progra-ma económico e acredita que se o País implementar de forma «rigorosa» o Or-çamento para 2012 conse-guirá atingir um défice de 4,5% do PIB.

Saiba o que fez Jesus dos 12 aos 30 anos

LUÍS ANICETO

D.R.

‘Paixão de Cristo’ é dos filmes mais conhecidos sobre a vida de Jesus

10 SEGUNDOS Compras por multibanco

diminuiram em 175 milhões Os portugueses gas-taram menos 8,2%

em compras de Natal este ano: menos 175 milhões de euros em compras pagas através de terminais auto-máticos entre 28 Novem-bro e 18 de Dezembro des-te ano, face a igual perío-do de 2010. O total gasto alcançou os 1.976 milhões de euros. Segundo dados da Sociedade Interbancá-ria de Serviços, ontem re-velados, neste período, que reflecte em grande parte

NATAL

as compras de Natal dos por-tugueses, foram efectuadas 48,4 milhões de compras pe-los portugueses, o que corres-ponde a uma queda de 3,2%.

Os adultos podem bater nos filhos dos outros?

Numa festa, um homem esbofeteia uma criança

insolente. O miúdo tem três anos. E não é filho dele. Este é o mote do polémico e premia-do romance A Bofetada. A SÁ-BADO conta-lhe três histórias semelhantes, sendo que uma delas aconteceu com Pedro Granger. Luísa Castel-Branco deu um estalo ao actor quan-do este e o seu filho lhe apare-ceram de piercings.

COMPORTAMENTO

Soporífero faz acordar pacientes que estão em coma

Louis e Chris estavam em estado vegetativo e

os médicos queriam desligar as máquinas. Acabaram por acordar com um simples so-porífero que pode revolucio-nar a medicina e que deve ser aplicado em breve em 80 novos pacientes. Segundo os especialistas, cerca de 10% dos doentes com danos cerebrais profundos podem vir a bene-ficiar do Zolpidem.

SAÚDE

O Novo Testamento não conta 18 anos da vida de Jesus, mas os investigadores têm pistas que a SÁBADO lhe revela: casou, foi pedreiro ou viajou para o Tibete.

A VIDA DE PAULA TEIXEIRA Começou num pequeno gabinete de 80 m2 antes de chegar aos grandes escritórios e o Bastonário dos Advogados e o Procurador-Geral da Repú-blica acusam-na de ter subido na profissão à custa do ex- -marido, Paulo Teixeira Pinto. A SÁBADO dá-lhe a conhecer por-menores e curiosidades da vida da ministra da Justiça. NEGLIGÊNCIA MÉDICA O Ministério Público está a in-vestigar um médico cuja actua-ção terá resultado na amputa-ção de braços e pernas de uma mulher de 34 anos que deu en-trada no hospital do Barreiro em estado grave. O médico des-valorizou os sintomas e reme-teu a paciente para o hospital de origem sem fazer um diag-nóstico. Mais tarde deu entrada no São José em choque séptico, ou seja, o seu sistema circulató-rio estava prestes a colapsar. A ORIGEM DO CHOCOLATE Se este Natal oferecer a tradi-cional caixa de bombons, saiba que está a dar um produto com mais de três mil anos, que che-gou a ser usado em rituais de sacrifício. O sedutor Casanova consumia-o antes de ir ter com as amantes.

OUTROS TEMAS

Professor catedrático diz que Jesus cresceu como vagabundo em regime de isolamento e pobreza voluntária. PUB

COIMBRA

17 anos de prisão por matar a mãe O jovem estudante de me-dicina que matou a mãe adoptiva e tentou simular um assalto foi ontem condenado pelo Tribunal de Coimbra a 17 anos e seis meses de prisão pelo cri-me de homicídio qualificado, sem premeditação. Luís Castanheira confes-sou em julgamento ter esfa-queado a mãe após uma discussão.

SEGURANÇA

Alerta para risco de instalações de gás A Associação Portuguesa de Técnicos de Segu-rança Civil alerta para a necessidade de divul-gação de medidas de prevenção, informação e fiscalização das insta-lações de gás e electrici-dade, após três explosões desde o início do mês. A última, em Vila Viçosa, causou 4 feridos.

5ª Feira · 22 de Dezembro de 2011Actualidade · www.Destak.pt · 06

A crise económica, o de-semprego e a vontade de co-meçar uma vida nova fora de Portugal são os principais mo-tivos que levam os autores deste crime a abandonar o Pa-ís com os filhos, mas sem pe-dir autorização ou informar o outro progenitor.

A Comissão Europeia propôs ontem à União

Europeia a integração de mais oito países na convenção de Haia. O acordo de prevenção do rapto parental que surgiu em 1980 assegura o regresso dos menores ao seu país de re-sidência, protege os direitos parentais e até ao momento já foi ratificado por 86 países.

De salientar que o número de queixas relativas a subtrac-ção de crianças tem vindo a aumentar em Portugal, sendo que nos primeiros oito meses do ano o Departamento de In-

vestigação e Acção Penal de Lisboa recebeu 67 denúncias, o dobro das registadas em to-do o ano passado. Segundo da-dos a que o Sol teve acesso, a mesma tendência verificou-se a norte, com o DIAP do Porto a registar 27 queixas até ao iní-cio de Outubro, contra as 12 registadas em 2010.

A corroborar estes dados, o Instituto de Apoio à Criança revelou ao Destak que já rece-beu 13 denúncias de rapto pa-rental este ano, através da li-nha SOS Criança, mais três do que em 2010, e nos últimos quatro anos um em cada qua-tro menores desaparecidos ti-nha sido raptado por um dos progenitores, num total de 55 casos. De salientar que a es-magadora maioria das sub-tracções de crianças denun-ciadas este ano a esta linha de apoio são praticadas pelas mães, o que representa 11 si-tuações num total de 13. Maioria das subtracções denunciadas ao IAC são cometidas pela mãe

CRIANÇAS Comissão Europeia quer alargar lista de países na Convenção de Haia

Duplicam queixas de rapto parental Nos últimos 5 anos, 23% das crianças desaparecidas foram raptadas pelos progenitores.

D.R.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

Sabia que as crianças com dupla nacionalidade, que têm

um dos progenitores que não é português ou que são filhas de pais em processo de divórcio são mais susceptíveis de serem vítimas de rapto parental? Pre-venir este crime e lidar com ele quando este ocorreu são os objectivos do manual de segu-rança lançado este ano pela Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas.

Guia ensina pais a protegerem filhos

O adeus a Kim Jong-il Milhares de norte-coreanos têm

prestado homenagem ao ‘que-rido líder’, mas há quem garante que o choro poderá ser forçado.

Regresso às urnas depois da violência Ontem foi dia de regresso às urnas, no Egipto, depois de cinco dias de violência no Cairo, que puseram em risco os desejos de democracia e motivaram várias críticas dos Estados Unidos.

111 civis foram mortos pelas forças leais ao presidente sírio, avançou ontem um grupo activista britânico.

3 milhões de euros é o valor que a União Europeia vai doar às Filipinas, depois das cheias que mataram mil pessoas.

NO

GLOBO

O nosso país surge em 27.º lugar numa lista de 165 nações

De uma democracia ple-na, Portugal passou es-

te ano para a posição de país com falhas, pelo menos segun-do o Índice da Democracia 2011 do Economist Intelligen-ce Unit. E a culpa é sobretudo da erosão da soberania, a que se junta ainda a crise da zona euro. A revista, que há quatro anos faz a avaliação, debruça-se este ano sobre 165 estados independentes e dois territó-rios, que agrupa segundo qua-tro categorias: democracias plenas, democracias com fal-has, regimes híbridos e regi-mes autoritários. Portugal, pe-la primeira vez, passou do 26.º para o 27.º lugar na lista – de um total de 10 pontos, conse-gue 7,81. No geral, o país mais democrático é a Noruega (9,8), seguido de Islândia (9,65).

MUNDO

ANDRÉ NACHO

Portugal cai um lugar no ranking das democracias

LÍBIA

A União Europeia vai descongelar fundos

e activos de dois bancos líbios, aplicados em países europeus, com o objectivo de fomentar a recuperação da economia daquele país e ajudar na tran-sição para a democracia. Ficam, desta forma, suspensas parte das sanções impostas ao regime de Kadhafi.

VENEZUELA

Um jovem português de 18 anos foi morto

a tiros depois de tropeçar aci-dentalmente com um homem que, tal como ele, pretendia comprar um hambúrguer, numa zona a leste de Caracas, avançava ontem a imprensa venezuelana. A morte de José Manuel dos Santos ocorreu no sábado passado.

ALEMANHA

A economia alemã está à beira de uma ligeira

recessão, após um recuo de 0,2% no último trimestre de 2011. E o arranque do próximo ano não deve ser melhor, havendo sinais de abranda-mento, avisou ontem o Insti-tuto de Economia de Berlim.

BRASIL

Seis por cento da população brasileira

vive em favelas ou ocupações irregulares do género, revelam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O que significa que 11,4 milhões dos 190 milhões de brasileiros viviam, no ano passado, em áreas consideradas impróprias para a urbanização.

ITÁLIA

Um petroleiro italiano sequestrado há 11

meses por piratas somalis foi libertado, confirmou ontem o chefe do governo italiano. Em comunicado, Mario Monti expressou a «mais viva satis-fação pela libertação da tripu-lação» e do navio italiano ‘Savina Caylyn’, feito refém a 08 de Fevereiro de 2011.

UNIÃO EUROPEIA

O Tribunal de Justiça da União Europeia con-

siderou legal que a Europa cobre aos aviões a factura da poluição atmosférica que geram, uma medida que, con-trariando a intenção dos Esta-dos Unidos, vai entrar mesmo em vigor no próximo ano.

Rajoy toma posse Mariano Rajoy tomou ontem

posse como novo primeiro-minis-tro da Espanha, devendo anun-ciar em breve o novo Governo.

EPA

OPINIÃO

*ECONOMISTA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO [email protected]

JOÃO CÉSAR DAS NEVES*

ONatal este ano não calha nada bem. Aca-bámos de

trocar de Governo, ainda ignoramos o que pensar dos novos ministros e mal começou o abalo da troika. Estamos desanimados, medrosos, indignados. Se nem sequer sabemos para que lado é o fundo do túnel, como ver se lá há luz? A noite dificilmente poderia estar mais escura, os campos mas frios, a miséria mais palpável. Como ter cabeça para tra-tar do Natal? Foi precisamente assim há dois mil anos. Na época as coisas estavam bem piores que hoje. Também havia imensas dificuldades, os impostos dos romanos eram enormes e a situação económica desas-trosa. Nem havia lugares na hospedaria. As con-dições dificilmente podiam ser piores. Mas as condições nada têm a ver com o Natal. O Natal é outra coisa: «Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu em volta deles; e tiveram muito medo. O anjo disse-lhes: “Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo”» (Lc 2, 9-10). O mesmo anúncio é feito há dois mil anos, em tem-pos de paz e de guerra, em épocas de prosperidade e desgraça, em fases calmas e turbulentas. Há dois mil anos que o Natal calha sempre, e por isso calha nas situações mais varia-das. Raramente calha bem. Mas o que interessa é que calhe. O anúncio é sempre igual. A única diferença está na resposta. Sabemos o que aconteceu então: «os pas-tores disseram uns aos outros: “Vamos a Belém, para ver o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer”» (Lc 2, 15). Como será a nossa resposta este ano? Esta é a única dúvida que existe no Natal.

Natal

5ª Feira · 22 de Dezembro de 2011 · 07

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

Ex-jogador passa a noite no hospital só por precaução

D.R.

Cássio Diogo Figueiras (Caetano, 87’) Cohene Fábio Faria Luisinho André Leão Filipe Anunciação Vítor (Bacar, 75’) Melgarejo Manuel José William (Michel Lugo, 84’) Técnico: Henrique Calisto

Bracali Maicon (João Moutinho, 46’) Otamendi Mangala Alex Sandro Souza (Fernando, 79’) Belluschi C. Rodríguez Varela (Hulk, 58’) Djalma Kléber Técnico: Vítor Pereira

Disciplina: Amarelos: Mangala (65’), Fábio Faria (69’) e Luisinho, (82’). Golos: Cristian Rodríguez (2’), William (16’) e Hulk (70’, gp).

P. FERREIRA 1 - 2 FC PORTOEstádio da Mata Real, Paços de Ferreira

Árbitro: Rui Costa (Porto) Vítor Pereira tinha afir-mado que a Taça da Li-

ga servia para dar minutos a jogadores menos utilizados e cumpriu a palavra. O ‘onze’ portista surgiu com sete alte-rações face à equipa que der-rotou o Marítimo, com as en-tradas de Bracali, Mangala, Alex Sandro, Souza, Crstian Rodríguez, Varela e Kléber.

E os portistas não pode-riam começar melhor. Logo aos 2’ o remate de Rodríguez foi desviado por um defesa pa-cense e só parou no fundo das redes. Foi o segundo golo con-secutivo para o uruguaio, que parece reabilitado, depois de ter admitido uma discussão com o técnico Vítor Pereira.

TAÇA DA LIGA FC Porto vence em Paços de Ferreira por 1-2

Segredo da vitória estava no banco

Vítor Pereira fez sete alterações no ‘onze’ mas teve de recorrer a Hulk e Moutinho para vencer.

DESTAK [email protected]

LUSA

O antigo futebolista do Benfica Eusébio

foi ontem internado numa unidade hospitalar de Lis-boa, onde está a efectuar exames, disse à Lusa fonte próxima da família, que in-dicou ainda que o Pantera Negra não se encontra em estado grave, realizando exames por suspeitas de uma broncopneumonia. Eusébio tem 69 anos e faz 70 em Janeiro próximo.

SAÚDE

Eusébio foi internado mas sem gravidade

Domingos precisa de reforços mas faltam euros para «prendas»

LUSA

Domingos antevê um Marítimo perigoso em ano sem prendas

Domingos Paciência le-va seis meses no coman-

do técnico do Sporting e a cer-teza de ainda estar presente em todas as competições possíveis esta época. Os leões são a equipa favorita à vitória na Taça de Portugal, mas o Marítimo – que eliminou o Benfica – tem fortes argumen-tos no encontro desta noite (21h – SportTV), admitiu on-tem Domingos. «O Marítimo é uma equipa que é respeita-da pelo que fez neste campeo-nato e na Taça de Portugal, onde eliminou o Benfica», dis-se o técnico que elogiou ainda o ataque veloz da «equipa pe-rigosa» de Pedro Martins. Com Elias castigado (foi ex-pulso frente à Académica), André Martins deve ser opção no jogo de Alvalade.

Domingos aproveitou para falar em reforços no mercado de Natal, admitindo que «co-muniquei à direcção que te-mos de analisar o plantel», até porque sairam jogadores co-mo Djaló, Postiga e Luis Aguiar, no entanto alertou que devido à crise, «se calhar, es-te ano não vamos ter tantas

TAÇA DE PORTUGAL

prendas» e é possível que os reforços sejam jogadores em-prestados. O técnico deixou ainda um aviso sobre a Taça da Liga: «Se foi apresentada

Portistas mostraram-se mais fortes, mas tiveram que ir ao banco

PUB

O golo fazia prever um passeio portista, mas isso não aconte-ceu. Os pacenses reagiram e chegaram ao empate através de William na recarga após ca-beceamento de Cohene. Chave saiu do banco João Moutinho foi a primeira aposta de Vítor Pereira para a segunda parte, mas foi Hulk, que entrou aos 58’ quem revo-lucionou o jogo. A velocidade do brasileiro foi sempre um quebra-cabeças e acabou por dar frutos aos 69’ quando foi derrubado por Fábio Faria na área. Penálti convertido pelo avançado, que procurou sem-pre ampliar a vantagem, mas Cássio não permitiu.

O FC Porto começou da melhor forma a Taça da Liga, competição que nunca venceu.

«Qualquer dia tenho de ir para o Facebook ver se o Soares Dias ou outro errou» DOMINGOS PACIÊNCIA TREINADOR DO SPORTING

OITAVOS-DE-FINAL ONTEM

ACADÉMICA 3-2 DESP. AVES HOJE OLIVEIRENSE 19H OLHANENSE * SPORTING 21H MARÍTIMO * AMANHÃ

MOREIRENSE 20H15 NACIONAL *

*SPORT TV

como algo desprestigiante é melhor terminar».

Ontem a Académica ba-teu por 3-2 o Desp. Aves e está nas meias da Taça.

5ª Feira · 22 de Dezembro de 2011www.Destak.pt · 08

FIM

DE

SEM

ANA

Cine

ma

TAMBÉM ESTREIA

‘O Quebra Corações’ Nesta comédia francesa de Pascal Chaumeil, Romain Duris é Alex, um charmoso, diver-tido e irresistível para as mulheres, profissional em acabar com rela-cionamentos. Quando é contra-tado por um ho-mem rico para evi-tar o casamento da sua filha (Vanessa Paradis) com um inglês (Andrew Lincoln), Alex vai entrar numa corrida con-tra o tempo frené-tica, cheia de se-dução mas tam-bém algumas sur-presas, inclusive para Alex.

Um dos filmes do ano no Reino Unido (foi o mais

visto durante três semanas), recupera o espírito de espio-

nagem da Guerra Fria e é a adaptação de um romance épico no país de sua majesta-de, Tinker Tailor Soldier Spy, lançado em 1974 pelo escritor especialista em espionagem John le Carré – ele próprio tra-balhou para os serviços secre-tos britânicos.

Realizado pelo sueco To-mas Alfredson, A Toupeira tem em Gary Oldman o gran-de protagonista. Passado na Londres do início da década de 1970, a história segue uma

“caça” ao homem para desco-brir quem é o agente duplo so-viético que está no topo da hie-rarquia dos serviços secretos britânicos.

Gary Oldman sai da reforma Desesperados para tentar evi-tar a fuga de informação de al-to nível, os responsáveis má-ximos obrigam o agente secre-to George Smiley (Gary Old-man) a sair da reforma para tentar perseguir a “toupeira” que ameaça toda a segurança

ESTREIA DA SEMANA Thriller de espiões é baseado no livro de John le Carré e está carregado de emoção

Oldman busca ‘A Toupeira’

Gary Oldman é um agente encarregado de perseguir um agente duplo no seio dos serviços secretos.

JOÃO TOMÉ [email protected]

FOTOS D.R.

Passado na Londres da década 1970, esta é uma caça à “toupeira” que está a minar os serviços secretos britânicos, com Colin Firth e John Hurt

Johnny Depp é um da-queles actores que as-

senta na perfeição em deter-minado tipo de personagens, mais rebeldes, peculiares, lou-cas e originais. Vimos isso em filme tão diferentes como Eduardo Mãos de Tesoura, Ed Wood, Donnie Brasco, Delírio em Las Vegas, A Nona Porta, Piratas das Caraíbas, O Liber-tino, Charlie e a Fábrica de Chocolate, Sweeney Todd, Ali-ce no País das Maravilhas e, agora, neste divertido O Diá-rio a Rum.

O filme do realizador inglês Bruce Robinson tem duas cu-riosidades à partida: primeiro é baseado num livro de Hun-ter S. Thompson, o mesmo au-tor do romance Delírio em Las Vegas, que inspirou outro dos

COMÉDIA/DRAMA/ACÇÃO

Depp, o jornalista ‘regado’ a rum

Johnny Depp é um jornalista alcoólico e rebelde em Porto Rico

filmes de Johnny Depp de 1998; depois a história foi es-crita nos anos 1960 mas só foi publicada em 1998. O autor, Thompson, era um jornalista

e escritor que implementou o chamado jornalismo Gonzo, onde o jornalista passa a ser peça central na sua reporta-gem. E os seus livros acabam

D.R.

britânica, no auge da Guerra Fria. Smiley começa uma sé-rie de inquéritos a alguns dos agentes, à medida que vai des-cobrindo que há muita gente com medo e escondida no meio desta teia de traições, in-trigas e missões secretas.

O filme conta ainda com um elenco recheado de talen-to, onde se destaca nomes co-mo Colin Firth, Tom Hardy, Mark Strong, John Hurt, en-tre outros. Chega hoje às sa-las portuguesas.

por ser autobiográficos, daí que Depp volte a fazer de jor-nalista transgressor, 13 anos depois de ter feito personagem parecida no filme de Terry Gi-lliam, Delírio em Las Vegas.

A sua personagem, agora, chama-se Paul Kemp. Este jornalista freelancer dos anos 1950, conhecido pelo alcoolis-mo ostensivo, abandona tudo em Nova Iorque para ir tra-balhar para um decrépito jor-nal de língua inglesa numa il-ha das Caraíbas, Porto Rico. O álcool, as drogas e uma ob-sessão que começa a alimen-tar por uma mulher chamada Chenault serão os seus vícios, numa teia de interesses em que se envolve com um dos ho-mens mais poderosos da ilha que vai tentar desmascarar.

ANIMAÇÃO

‘O Rei Leão’ volta em versão 3D A história é a mesma, as imagens também, mas a qualidade e a experiência promete ser diferente. Uma das animações mais bem sucedidas de sempre é agora reposta com uma versão em três dimen-sões. Acompanhamos as aventuras de Simba, a cria de leão que sonha em ser rei. Não falta o lema Hakuna Matata a este clássico da Disney.

ANIMAÇÃO

‘Niko na Terra do Pai Natal’ Nesta animação do norte europeu, acompanhamos a jovem rena Niko e os seus sonhos de vir um dia a pertencer à Escolta do Pai Natal, um grupo de renas especialmente trei-nadas para conduzir o seu trenó na noite de Natal. Mas para isso, tem de aprender a voar.

DRAMA

Cyril é ‘O Miúdo da Bicicleta’ Neste filme belga dos ir-mãos Dardenne que bril-hou em Cannes, Cyril tem 11 anos e um único plano: encontrar o pai, que o deixou num orfanato. Nos seus passeios de bici-cleta conhece Samantha, que o vai ajudar.

OUTRAS ESTREIAS

www.Destak.pt · 095ª Feira · 22 de Dezembro de 2011

FIM

DE

SEM

ANA

Suge

stõe

s

MIÚDOS E GRAÚDOS

EXPOSIÇÃO

‘Presépios de Chocolate’ A exposição Presé-pios de Chocolate resulta de uma organização da Câmara de Viana do Castelo, em parceria com a APHORT e a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e está nos Antigos Paços do Concelho.

ACTIVIDADE

Autenticação de documentos A Casa da Cultura da Trofa recebe no dia 27 de Dezem-bro, o ateliê Auten-ticação de Docu-mento, com jogos educativos, que permitem dar a conhecer um pouco mais sobre a autenticação de documentos ao longo da história.

CONSTANTINO NERY

Quarteto de Cordas em Matosinhos O Quarteto de Cordas de Matosinhos actua esta noite, às 21h30, no Cine-teatro Constantino Nery, em Matosinhos, com obras de Eurico Carrapa-toso (esta encomendada pela autarquia de Mato-sinhos) e Robert Schu-maann. TEATRO

Palmilha Dentada e as ‘Zebras Cinza’ No livro A Origem Das Espécies, de 1859, Charles Darwin propôs a ideia de que, na natureza, só os mais fortes sobrevivem, estando os outros conde-nados a ser caixa-de- -hipermercado. É este o pressuposto que rege o espectáculo Zebras Cinza, da Palmilha Den-tada, que está esta noite, 22h, no Hard Club do Porto. EXPOSIÇÃO

Guerra Junqueiro inspira pinturas A Casa Museu Guerra Jun-queiro recebe a exposição de pintura Distracções Ópticas com obras con-temporâneas, intuitivas surrealistas e visionárias, onde o inconsciente e o acaso são conceptualiza-dos. A sensação, luz, cor, energia, ilusão, humor e música estão presentes na obra de Charli Rocha. MOSTRA

Desenhos para ver na cidade do Porto Cem desenhos de autores contemporâneos consa-grados e jovens artistas. Assim é a mostra 1 Século – 10 Lápis – 100 Desenhos – Viarco Ex-press que está patente na Biblioteca Almeida Garrett.

TOME

NOTA

Teatro ‘Rei Duas Vezes’ pode ser vista pela última vez, amanhã, 21h30, na Oficina Muni-cipal do Teatro,

Coimbra.

Danúbio Azul, nem a marcha Radetzky que encerra a noite.

A grandiosa gala é apre-sentada hoje, às 21h30, em Fa-ro, e amanhã e dia 30 de Dezembro, às 21h30, no Tea-tro Tivoli, em Lisboa. O espec-táculo repete nos dias 25 e 29 de Dezembro, às 18h e às 21h30, e 7 de Janeiro, às 21h30, na Casa da Música no Porto. Em Janeiro, a Gala vai a Estar-reja dia 5, às 22h e a Gui-marães, dia 6, às 21h30. Preço 30 a 45 euros

Portugal volta a receber a atmosfera mágica da

Viena imperial, com a música da Strauss Festival Orchestra e as valsas, marchas e polcas do Strauss Ballet Ensemble. Do alinhamento fazem parte temas do músico austríaco, como Na-poleão, Festa das Flores, Klipp Klapp, A Valsa do Imperador ou Champagne. Não vai faltar ainda a mais célebre valsa

Atmosfera de Viena no PaísFILIPA ESTRELA [email protected]

D.R.

Mais de quatro milhões desfrutaram da Gala Strauss na Europa

PUB

Histórias de Manuel Pina

A Companhia de Teatro de Braga

(CTB) estreia hoje, às 11h, no Theatro Circo de Braga o espectáculo O Escaravel-ho Contador, de Manuel António Pina, vencedor do Prémio Camões de 2011. O espectáculo infantil vai es-tar em cena hoje, amanhã e nos dias 27, 28 e 29 de Dezembro, às 11h e às 15h. A peça, que fala da alegria da tristeza, da felicidade da morte e das palavras boni-tas que escondem bichos feios, é um apelo à fantasia, com música, alegria e sur-presa. Parte da obra Histó-rias Que Me Contaste Tu, da autoria do escritor por-tuguês.

ESPECTÁCULO

Obra de Manuel António Pina no Theatro Circo de Braga

D.R.

E se um dia um artista decidisse destruir as

suas obras? E se isso fosse pre-texto para levar mais longe a

EXPOSIÇÃO

Desafiar as definiçõessua produção e pensamento? Justapondo pela primeira vez peças dos últimos anos e dis-positivos de exibição progra-

gem incompletas, refeitas; ba-ralham-se espaços e coorde-nadas.E o espectador, que fa-rá? Entrar no jogo! E pode fazê-lo até 18 de Fevereiro no Centro Cultural Vila Flor, na cidade de Guimarães.

mados para esta exposição, Hugo Canoilas desafia defi-nições, géneros e suportes do trabalho artístico. Materiais de um estaleiro de construção civil convivem lado a lado com peças artísticas. As obras sur-

GRANDE GALA STRAUSS Música e magia imperial em cinco cidades de Norte a Sul

5ª Feira · 22 de Dezembro de 2011www.Destak.pt · 10

Nascidos no Porto há um par de anos, The

Chargers sao uma banda de surf-rock instrumental, com influências de rockabilly, ga-rage, lounge e exotica. Nestes dois anos de existência teve o privilégio de partilhar o palco com bandas como The Fuzz-tones, Black Diamond Heavies ou The Staggers. O quarteto, que tem actuado nas mais em-blemáticas salas do país, vai dar um concerto esta noite, a partir das 23h, no café-concer-to do Teatro de Vila Real.

CONCERTO

The Chargers ao vivo Músicas natalícias

A autarquia de Espo-sende leva a efeito o

Concerto de Natal pelo Grupo de Pequenos Canto-res do Concelho de Espo-sende, na freguesia de Fon-te Boa, esta noite, às 21h30. Amanhã, no Auditório Mu-nicipal terá lugar o Concer-to de Natal e Ano Novo, pe-la Banda de Música de Be-linho. Neste espectáculo serão recordados os mais famosos temas de Natal e autores barrocos.

ESPOSENDE

Concerto de Natal

O último concerto do ano é especialmente

dedicado ao Natal e às crianças. O espírito da épo-ca é trazido pelo Coro In-fantil do Círculo Portuen-se de Ópera, que entoa al-gumas melodias célebres e outras a descobrir. Criado em 1989, o Coro Infantil tem por missão despertar o gosto e o interesse dos mais jovens pela ópera. O Coro vai actuar hoje, às 19h30, na Casa da Música.

CASA DA MÚSICA

Palco para os novatos

O Hard Club, no Por-to, volta a receber,

amanhã, às 22h30, mais uma iniciativa 1 Banda = 1 Euro, desta vez com a par-ticipação de Tryangle, Ves-pa e Silverbullet. Mais tar-de, às 23h59, as duas salas da sala portuense abrem as portas para o Baile Tran-quilo, Edição de Natal, com a participação de Druma-gik, João Dinis, Double on Fire, Gonçalo Maria e La-ra Soft & Marta Hari.

HARD CLUB

The Chargers vão estar ao vivo no Teatro de Vila Real

D.R.

O quê? Mais um texto sobre a crise? Naaaaa... dispenso! E nem sequer vou qualificar o facto de um secretário de estado e de um primeiro-ministro terem aconselhado cidadãos portugueses que pagam impostos a emigrar. Quanto a esses 2 a história encarregar-se-á de os julgar (ou não!). Os tempos são difíceis, é ver-dade, mas somos um povo cheio de arte e engenho para ultrapassar dificuldades. Ainda há uns dias vi nas notí-cias que, no Algarve, em Olhão, o caro bacalhau estava a ser substituido pelo litão, peixe conhecido pelo

PRENDAS RECICLADAS PARA ADULTOS

BOM NATAL... crianças!bacalhau dos pobres. Nunca comi, mas diz q é uma igua-ria! Na troca de prendas que faço com os meus amigos este ano o tema é a “prenda reci-clada” - basicamente vamos dar um objecto nosso a outra pessoa. O Natal sente-se e vive-se! Não se embrulha num papel bonito para se oferecer. Por isso vamos concentrar-nos nas crianças que mere-cem tudo... e não precisam de perceber – pelo menos por enquanto - o que os adul-tos fizeram ao mundo a que elas vieram parar. BOM NATAL!

PAULO SOARES Sáb. e dom. 2h às 6h (80sRFM)

[email protected]

VOZES DA RÁDIO

No fim-de-semana de Natal a RFM oferece-te

um concerto dos SHOUT! Foi gravado esta semana no auditório da tua rádio e vais poder ouvir nos dias 24 de

Dezembro (às 22h) e 25 de Dezembro (às 16h)! A alegria do gospel com a voz de cantores e músicos excepcionais para um FELIZ NATAL! Um presente RFM!

Um presente RFM para si!

As vossas influências também são portuguesas? As nossas influências vão des-de os Beatles ao que os nossos pais ouviam, porque foi assim que aprendemos a ouvir mú-sica. O que nos faz compor é o que nos inspira no dia-a-dia. Como chegaram a este nome? Quando convidei os elemen-tos, o nome estava escolhido. E elegeu todos a Capitão! Foi uma maneira de nos sen-tirmos importantes e iguais. Tiveram mesmo a viver à porta de um estúdio numa caravana?

Como foi o percurso até chegar a este álbum?

Formámo-nos em Abril de 2009, e começámos a compor para uma estreia a 1 de Maio, no concerto do lançamento dos Golpes. Continuámos a compor canções, proque está-vamos um bocado cansados de um País tão cinzento. Que-ríamos espalhar alegria e transmitir a ideia de que vale a pena ser optimista. Essa alegria está presente na música ou na vossa atitude? A alegria está sobretudo pre-sente na atitude. As canções acabam por ser reflexo da ati-tude. As letras pretendem levar-nos para o vosso universo? Grande parte das letras são críticas. Queremos que as pessoas se envolvam, que sin-tam alguma coisa, que tenham opinião sobre nós. Não são le-tras alegres, apesar de serem tocadas com alegria. É importante cantarem sempre em português? Seria uma contradição elevar-mos os valores nacionais, a história e a riqueza que exis-te em Porgal e cantar noutra língua.

FILIPA ESTRELA [email protected]

Como o estúdio ficava em Be-navente e não temos carta, pu-seram uma auto-caravana à porta do estúdio. Durante duas semanas, estávamos sempre juntos e às 8h estávamos no es-túdio. Pode não ter sido cómo-do, mas foi prático! Preferem concertos ou estúdio? Nós vivemos para tocar ao vi-vo. Gostamos de fazer canções mas sobretudo gostamos de tocar para as pessoas, dançar e desfrutar desse momento. O alinhamento, a maneira de es-tar e as roupas nunca são iguais. Temos muito respeito pelos concertos que damos.

O primeiro longa duração está à venda e marca a estreia do quarteto

Capitães da Areia Com idades que vão dos 19 aos 23 anos, o Capitão Pedro, Capitão Tiago, Capitão Vasco e Capitão António estreiam-se com ‘O Verão Eterno dos Capitães da Areia’, produzido por Manuel Fúria.

«Nós vivemos para tocar ao vivo»

D.R.

FIM

DE

SEM

ANA

Mús

ica

CAMPANHA

Novo Calling Ring solidário Neste Natal, a Opti-mus volta a lançar a campanha Calling Ring Solidário e a Casa do Caminho foi a organização escolhida. Por cada cliente que active um Calling Ring Grátis dos duetos improváveis, a Optimus oferece 0,50€ à Casa do Caminho. Para acti-var basta ligar gra-tuitamente o 1245.

COLISEUS

Concertos dos LMFAO adiados Os concertos dos LMFAO foram adia-dos para os dias 21 e 22 de Março, no Coliseu do Porto e no Coliseu de Lis-boa, respectiva-mente. Os concer-tos, previstos para 16 e 17 de Janeiro foram adiados de-vido a lesão nas costas de Sky Blue.

Fim de semana · www.Destak.pt · 115ª Feira · 22 de Dezembro de 2011

Guitarrista vai apresentar o álbum ‘Fala Mansa’

Norberto Lobo vai subir ao palco do

Passos Manuel, no Porto, para não só continuar a apresentar o álbum Fala Mansa (Mbari, 2011), mas também para rever outro reportório, e mostrar ao público portuense as novas músicas em que anda a tra-balhar, e das quais nos fa-lou com grande entusias-mo. Se ele está tão conten-te com elas, basta olhar pa-ra o currículo (ou para os olhos bons do Norberto) para saber que vem aí bom-ba deste guitarrista, um dos maiores músicos vivos desta e de outras terras.

CONCERTOD.R.

Norberto Lobo toca ao vivo no Passos Manuel

Sala portuense é palco para um concerto para ‘duros’

É o evento ‘metálico’ mais natalício do Por-

to e, pelo segundo ano con-secutivo, junta no palco do Hard Club três dos mais emblemáticos nomes do movimento de peso da In-victa. Os Web, os Holocaus-to Canibal e os Pitch Black dizem não às convenções da época e protagonizam uma noite que se pretende tão intensa como a música que praticam. Uma pro-posta alternativa, de cele-bração musical. O triplo concerto é no dia de natal (domingo), a partir das 22h. As entradas na sala por-tuense custam sete euros.

INVICTA X–MASSACRE LUÍS ANICETO

Natal ‘pesado’ no palco do Hard Club do Porto

TOME

NOTAFESTIVAL

Os norte-americanos Meta-llica actuam a 25 de Maio em Portugal, no festival Rock in Rio Lisboa. O dia dos Metallica será

dedicado ao heavy metal. A ban-da de James Hetfield, Lars Ulri-ch, Kirk Hammett e Robert Truji-llo regressa a Portugal quando celebra 30 anos de carreira.

AO VIVO

Concertos com Jorge Palma, The Gift e Mísia são os desta-ques da programação cultural da cidade de Castelo Branco.

O Cine-Teatro Avenida recebe a 12 de Janeiro, às 21h30, Jorge Palma com o primeiro con-certo incluído na digressão Íntimo… Com todo o respeito.

PUB

12 5ª Feira · 22 de Dezembro de 2011

5ª Feira · 22 de Dezembro de 2011 13

5ª Feira · 22 de Dezembro de 201114

PUB

5ª Feira · 22 de Dezembro de 201116 ·

Destak.pt

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accionistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Luís Miguel Mota (estagiário), Nuno Miguel Pereira, Patrícia Susano Ferreira, Vera Valadas Ferreira; Colunistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Mafalda

van Uden; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Pedro Alves (editor), Rita Alves, Sérgio Costa; Departamento Criativo: Joana Túlio, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), Alexandra Cayolla (Gestora de Produto), Marta Seruya (assistente) ([email protected]); Passatempos/Eventos: Ana Barbado, Marta Tavares; Administração/Redacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 28; Departamento Comercial: DIRECTOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Sónia Andana; DIRECTOS: Luís Filipe (Coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 26/E-mail: [email protected]; DEPARTA-MENTO ON LINE: Sónia Andana; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Ana Júlia (assistente) Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

PUB

CARTAS DO LEITORWWW.DESTAK.PT

Digressão dos U2 foi a mais lucrativa de 2011. O grupo irlandês foi responsável pela digressão mais lucrativa com um total de 44 concertos esgotados que renderam mais de 224 milhões de euros. Saiba mais em www.destak.pt.

Ainda há natais felizes

Descansem porque desta vez não me vou referir a coisas tristes, como, por exemplo, neste Natal, muitas crianças, tão ansiosas por este dia, não irem ter aquele sor-riso espontâneo e feliz ao abrir a prenda pedida ao Pai Natal, sim-plesmente porque não vão ter Natal. Também não tratarei dos muitos lares por este País fora, onde não irá ter lugar a tradicio-nal ceia natalícia, por muito hu-milde que fosse, porque o casal está desempregado e já perde-ram o direito ao subsídio. Vou referir-me a Natais felizes passa-dos nos lares das pessoas respon-sáveis pela situação de miséria

para onde atiraram o País que ju-raram defender. Já imagino as mesas faustosamente decoradas, repletas de grandes manjares. Também não será difícil imaginar a troca de prendas sempre valio-sas, e certamente que muitas de-las tiveram que ficar estacionadas à porta da mansão. Questiono-me

se esta gente não sentirá um sen-timento de remorso por cada gar-fada que levarem à boca e quan-do [...] conseguirão dormir tran-quilos. Parafraseando, desejo um Natal e Ano 2012 tão bons quanto possível. E já agora, não pensem em ficar doentes.

Jorge Morais VIA E-MAIL

BRAGAAMANHÃ 3º MÍNIMA 17º MÁXIMA

HOJE 7º MÍNIMA 20º MÁXIMA

COIMBRAAMANHÃ 4º MÍNIMA 13º MÁXIMA

HOJE 8º MÍNIMA 15º MÁXIMA

ÉVORAAMANHÃ 3º MÍNIMA 17º MÁXIMA

HOJE 5º MÍNIMA 19º MÁXIMA

FAROAMANHÃ 9º MÍNIMA 19º MÁXIMA

HOJE 9º MÍNIMA 20º MÁXIMA

LISBOAAMANHÃ 13º MÍNIMA 16º MÁXIMA

HOJE 11º MÍNIMA 17º MÁXIMA

PORTOAMANHÃ 7º MÍNIMA 15º MÁXIMA

HOJE 10º MÍNIMA 16º MÁXIMA

TEMPO

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau,

Nº. 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres). Se tiver uma história, envie para [email protected].

NOVOS CONTACTOS

O Destak mudou de instalações, a nova morada é Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, n.º 3 – 1549-023 Lisboa. Para contactar o Departamento Comer-cial, ligue: ANA SILVEIRA – tel.: 210 494 134 e JOANA SANTANA – tel.: 210 494 136 (Coordenadoras de Agências) LUÍS FILIPE – tel.: 210 494 214 (Coordenador de Directos).

D.R.

5ª Feira · 22 de Dezembro de 2011 · 17

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

CARNEIRO 21MAR/20ABR Ligue já! 760 10 77 31

Amor: Não tenha medo de amar ver-dadeiramente, mesmo que já tenha sofrido muito. Saúde: Possíveis dores musculares. Dinheiro: Poderá ser promovido.

TOURO 21ABR/20MAI Ligue já! 760 10 77 32

Amor: Seja mais imaginativo ao nível da sua vida sexual. Saúde: Tudo dentro da normalidade. Dinheiro: Provável aumento das suas finanças.

GÉMEOS 21MAI/20JUN Ligue já! 760 10 77 33

Amor: Os ciúmes doentios podem ter-minar com uma relação. Saúde: Procure ter mais atenção com a sua saúde. Dinheiro: Não se exceda nos gastos.

CARANGUEJO 21JUN/20JUL Ligue já! 760 10 77 34

Amor: Não deixe que o stress diário prejudique a sua relação. Saúde: Cuidado com os esforços. Dinheiro: Este não é o momento mais oportuno para grandes investimentos.

LEÃO 21JUL/22AGO Ligue já! 760 10 77 35

Amor: Ouça mais o que a outra pessoa tem para lhe dizer, não seja só você a falar. Saúde: Cuide do seu aspecto físico. Dinheiro: Época positiva.

VIRGEM 23AGO/22SET Ligue já! 760 10 77 36

Amor: Nada abalará o romantismo presente na sua relação afectiva. Saúde: O desgaste físico será grande. Dinheiro: Não se descuide, pois está a ir por um óptimo caminho.

BALANÇA 23SET/22OUT Ligue já! 760 10 77 37

Amor: Não confunda a paixão com uma bela e forte amizade. Saúde: Procure comer alimentos mais ricos em proteínas e cálcio. Dinheiro: Faça um pé-de-meia.

ESCORPIÃO 23OUT/21NOV Ligue já! 760 10 77 38

Amor: Não dê demasiada confiança a quem na verdade não conhece. Saúde: O cansaço e o stress desenfrea-do não são benéficos para a sua saúde. Dinheiro: Tudo estará equilibrado.

SAGITÁRIO 22NOV/21DEZ Ligue já! 760 10 77 39

Amor: Não pense que as pessoas são todas iguais. Saúde: Procure o médico de família. Dinheiro: Creia que o medo é só um pensamento e que pode ser alterado.

CAPRICÓRNIO 22DEZ/20JAN Ligue já! 760 10 77 40

Amor: Esteja mais tempo com as pes-soas mais idosas da sua família. Saúde: O frio pode ser-lhe prejudicial. Dinheiro: Previna-se contra um perío-do de crise.

AQUÁRIO 21JAN/19FEV Ligue já! 760 10 77 41

Amor: O diálogo é um aspecto impor-tante para que uma relação dê certo. Saúde: Tendências depressivas. Dinheiro: Aprenda a expressar a sua criatividade.

PEIXES 20FEV/20MAR Ligue já! 760 10 77 42

Amor: Um dos seus amigos mais che-gados poderá desiludi-lo. Saúde: Cuidado com a alimentação. Dinheiro: Este não é o momento ideal para contrair um empréstimo.

www.mariahelena.tv [email protected] TEL.: (+351) 21 318 25 99

HORÓSCOPO MARIA HELENA MARTINS

desistiu entretanto ‘da mais velha profissão do mundo’ e é uma hoje uma espécie de con-selheira sexual com direito a blogue e vários seguidores no Twitter. Este ano Surfistinha integrou o painel de concor-rentes da 4.ª edição do reality show A Fazenda da Rede Re-cord, uma espécie de Quinta das Celebridades à brasileira, e conquistou o 3.º lugar da competição. E isto tudo com apenas 27 anos.

Criada numa família de classe média-alta, aos 17 anos

Raquel deixou os estudos num colégio paulista. Quando começou a ser ‘garota de pro-grama’ abriu um blogue, um dos mais lidos no Brasil. Os clientes diziam que tinha ar de prati-cante de surf e daí a alcunha.

«Não vi nem vou ver o filme Bruna Surfistinha.

Sei que tem cenas muito for-tes. Sou muito ciumento», co-mentava Roger Glores, mari-do da protagonista da fita aquando da estreia no Brasil. Na próxima semana, mais pre-cisamente no dia 29, chega fi-nalmente às salas de cinema portuguesas a polémica per-sonagem vivida no ecrã pela bela Deborah Secco. O papel valeu-lhe a eleição de Mulher do Ano no seu país natal por várias publicações.

Tudo porque no filme com realização de Marcus Baldini, a actriz dá vida a Raquel Pa-checo, prostituta que respon-dia pela nome “artístico” de Bruna Surfistinha. A trama é baseada na biografia O Doce Veneno do Escorpião – O Diá-rio de uma Garota de Progra-ma, na qual Bruna se confessa ao jornalista Jorge Tarquini. Tanto esse volume, como O Que Aprendi com Bruna Sur-fistinha e Na cama com Bruna Surfistinha foram bestsellers.

A popular garota de pro-grama – que chegou a partici-par num filme pornográfico –

BRASIL Fita polémica ‘Bruna Surfistinha’ estreia no dia 29 nas salas nacionais

Filme de Deborah Secco chega até nós

Bloguista-sensação era da classe média

No grande ecrã, a actriz da Globo dá vida à célebre garota de programa, agora conselheira sexual.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

D.R.

Raquel Pacheco é uma espécie de Cinderela... mas ao contrário

A fadista Mariza e o empresário António

Ferreira deram o nó em se-gredo, esta terça-feira, na presença de apenas um grupo de amigos mais ínti-mos. A cerimónia realizou--se em casa da artista, na capital.

O manequim Luís Bor-ges foi quem espalhou a no-tícia, escrevendo uma mis-siva de felicidades na sua página do Facebook. «Sete meses depois do dia do meu casamento, acabo de assistir a mais um momen-to de grande felicidade da minha querida amiga Ma-riza, que acaba de casar com o seu já marido, Antó-nio. Muitas felicidades pa-ra os dois».

O casal foi pai pela pri-meira vez, em Junho deste ano, de um bebé prematu-ro, chamado Martim. A criança entretanto recupe-rada esteve quatro meses internada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

FADISTA

Mariza casa em segredo

CASO DAS ORGIAS

Castelo Branco depõe em dia (quase) secreto

No âmbito do mediático caso das orgias, José Castelo Branco será ouvido em tribu-nal, em data secreta, «algures entre 12 de 13 Janeiro», avança o jornal Expresso citando fontes judiciais. «O elevado número de jornalistas em todas as audiências à porta» foi outra das razões apresentadas para a não divulgação da data exacta em que o marchand irá depôr no Tribunal de Famalicão. Na terça-feira, Castelo Branco fal-tou à segunda audiência do caso das orgias.

DEBRA MESSING

Protagonista de ‘Will & Grace’ anuncia divórico Debra Messing, de 43 anos, acaba de anunciar publica-mente a separação de mútuo acordo com Daniel Zelman.

«A decisão é mútua. Eles vão criar o filho juntos, como uma família», explicou à revista norte-americana People o agente da protago-nista da comédia de sucesso Will & Grace. O casal tem apenas um filho em comum, o pequeno Roman, de sete anos.

ENTRE DIAS 26 E 30

‘Super-Homem’ abre ciclo de filmes na RTP

Super-Homem: o Regresso, Nascido para Ganhar, John Q., Match Point e Música e Letra são as propostas de cinema da estação de tele-visão pública para os serões da última semana do ano. Para ver entre 26 e 30 de Dezembro, sempre com emissão às 22h30, no ciclo Noites Mágicas de Cinema.

GRAVAÇÕES

‘A Casa é Minha’ é a nova comédia da TVI Presença certa no elenco da novela Destino, a actriz Rita Salema já começou, entre-tanto, a gravar a série de humor da TVI, A Casa é Minha. Trata-se das peripé-cias de duas familias. Maria João Abreu, Nicolau Breyner, José Raposo e António Machado são os actores convocados.

NAS

ESTRELASA Voz... de Natal

Excepcionalmente ao domingo, às 21h15, neste

fim-de-semana não perca ‘A Voz de Portugal’, na RTP1.

«Tenho de vir preta. Estou um

copo de leite ao pé deste chocolate»

LUCIANA ABREU (rumo às Caraíbas

com Djaló)

O TAROT RESPONDE! PENSE NA SUA PERGUNTA! EX: «O AMOR DA MINHA VIDA VAI VOLTAR PARA MIM?» LIGUE 760 10 77 30 (0,60€ iva inc.)

Fadista e o agora marido foram pais de um menino

EPA

5ª Feira · 22 de Dezembro de 2011Fama & TV · www.Destak.pt · 18

REDES SOCIAIS

Fernando Alonso anuncia divórcio Foi através das suas pági-nas nas redes sociais que o piloto espanhol de Fórmula 1 Fernando Alonso e a esposa Raquel del Rosario anunciaram os planos de divórcio. «Depois de cinco anos de casamento, decidi-mos colocar fim à nossa relação como casal. É uma decisão muito pensada e tomada de mutúo acordo. Separámo-nos enquanto casal, mas nunca como amigos, já que fica entre nós uma boa relação de carinho e admiração mútua. Vamos sempre zelar pela felicidade um do outro», explica a dupla que agora só pede privacidade.

MÓNACO

Andrea Casiraghi seguia a 200 kms por hora Andrea Casiraghi, o filho mais velho da princesa Carolina do Mónaco, foi apanhado a con-duzir a 200 quilómetros por hora na auto-estrada A6, entre Châlon e Mâcon (França), avança o jornal Le Parisien. O jovem aristocrata viu a sua carta de condução apreendida e a viatura foi confiscada pelas autoridades. A casa mone-gasca ainda não emitiu nenhum comunicado sobre este incidente.

ANO DE MUDANÇA

Mafalda Matos termina namoro e deixa a TVI «É um ano de mudanças, estou separada», contou à revista TV Guia Novelas a actriz Mafalda Matos. A jovem terminou um namoro de dois anos mas garante estar bem. «Agarro-me mais ao meu lado profis-sional», avisa a actriz que, logo a seguir à novela Anjo Meu, deverá deixar a TVI. É que em Janeiro, Mafalda tem projectos com outra produtora... e mais não conta.

NAS

ESTRELASSarkozy será de novo avô

Nicolas Sarkozy prepara-se para ser avô pela 2.ª vez. O seu filho

Jean será pai de novo, depois da estreia este ano em Janeiro.

«Havia muitas diferenças e de-masiada gente»

SÍLVIA RIZZO (sobre o fim do seu casamento)

PUB

A emigrante arrecadou 4 nomeações no concurso

Pela segunda sema-na consecutiva João

M., para muitos um dos fi-nalistas à vitória da Casa dos Segredos, vai a votos no concurso. O atleta terá como adversária Fanny, a sua grande cúmplice den-tro da casa. Pela primeira vez quebrou-se o critério que ditava que os homens votassem nas mulheres e vice-versa. Assim sendo, os seis concorrentes restan-tes (3 de cada sexo) vota-ram em quem quiseram. Fanny foi nomeada por 4 colegas, ou seja, todos me-nos João M.. O rapaz foi al-vo de 3 nomeações.

LÍDER DE NOMEAÇÕES

D.R.

Fanny pode sair da casa

visto, num hospital privado na cidade de Génova, em Itália.

«Espero que tenha uma vi-da serena, tranquila e com mui-to amor», vaticinou a jovem mãe. A bebé pesa 3,560 quilo-gramas. “E quem é o pai?”, in-daga-se, com pertinência, o ca-ro leitor. Luca Risso, o proprie-tário de um clube nocturno de 42 anos, é o feliz papá. O próprio informou o mundo que a recém-nascida responderá pelo nome de Sofia Aida.

«A minha felicidade é in-descritível», comentou o novo companheiro de Ruby.

Recorde-se que “Rouba Co-rações” ficou conhecida aos 17 anos, quando foi convidada a participar nas festas “bunga-bunga”, organizadas pelo então primeiro-ministro ita-liano e magnata dos media/fu-tebol Silvio Berlusconi. Por causo disso, Silvio está acusa-do de prostituição com uma menor e ainda abuso de poder.

Lembra-se de Ruby “Rouba Corações”, a jo-

vem marroquina que terá si-do paga para ter relações se-xuais com o ex-primeiro-mi-nistro italiano Silvio Berlusco-ni quando era menor de ida-de? Pois bem, a rapariga pa-rece estar a seguir um ca-minho mais respeitável: aos 19 anos, Karima El-Karough (no-me de baptismo) acaba de dar à luz a uma menina.

A bebé, a sua primeira ex-periência nas delícias da ma-ternidade, nasceu nesta terça--feira, cinco dias antes do pre-

ITÁLIA Jovem de 19 anos implicada no escândalo das festa “bunga-bunga” acaba de dar à luz a uma menina

“Rouba corações” foi mãe Marroquina “amiga” de Berluscolini teve bebé. E o pai, quem é? Isso é o que lhe contamos a seguir...

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

«Espero que tenha uma vida serena e muito amor», diz sobre a bebé

Filipa e DJ separados

Filipa de Castro, ex-mulher do futebolis-

ta Beto, e o DJ Pedro Ta-buada já namoravam há dois anos e até estavam noi-vos. Nas revistas cor-de-ro-sa era vê-los como um dos casais mais badalados e, aparentemente, um dos mais firmes. Mas agora a relação chegou ao fim: «Acabou, não quero desen-volver mais... Ficámos ami-gos», confessou a empresá-ria. Nesta fase triste da sua vida, Filipa conta com o apoio dos filhos Bruna (10 anos) e Tiago (8 anos).

FIM DE NAMORO

O casal namorava há dois anos e até já estava noivo

LUÍS REIS/CM

David entra em ‘Destino’

David Carreira foi convidado para inte-

grar o elenco da novela Destino, escrita por Tozé Martinho para a TVI. O jo-vem, cujo talento para a re-presentação foi revelado na série Morangos Com Açú-car, já está a preparar-se para este novo desafio ten-do formação com Thiago Justino. «Tenho quase três meses de aulas e notei logo uma grande evolução», conta o rapaz que, em bre-ve, participará numa pro-dução francesa parcial-mente rodada em Portugal.

NOVELA

O filho mais novo de Carreira regressa à representação

DUARTE RORIZ/CM

D.R.

PUB

PUB