mulheres que marcaram a história

14
Mulheres Que Marcaram a História XVI Curso de Agente em Geriatria Mulheres Que Marcaram a História 1ª Edição Abril de 2012

Upload: geriatria-xvi

Post on 25-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Mulheres Que Marcaram a História

TRANSCRIPT

Page 1: Mulheres Que Marcaram a História

Mulheres Que Marcaram a História

XVI Curso de Agente em Geriatria

Mulheres Que Marcaram a História 1ª Edição Abril de 2012

Page 2: Mulheres Que Marcaram a História

Caro leitor

É com grande satisfação que o XVI Curso de Agente em Geriatria dá a conhe-

cer, nesta 1ª edição, 5 mulheres que deixaram uma marca incontornável em

diversos domínios ao longo da nossa história.

Atualmente na sociedade em que vivemos, o homem continua a ter bastante

destaque, ao contrário do que ainda acontece com as mulheres que têm que

lutar para ter e manter o seu espaço, pelo que consideramos importante dedi-

car este trabalho a 10 personalidades, que afirmaram, em diferentes épocas e

áreas tão distintas como a saúde, o desporto, a política, as artes, a solidarieda-

de e educação.

Estas 10 mulheres são o resultado de uma pesquisa inicial que envolveram

cerca de 40 personalidades.

Na realidade existem muitas mais que, todos os dias, travam uma batalha pela

sua afirmação e pelo seu lugar no mundo atual, ainda que seja de forma anó-

nima.

Assim, convidamo-lo/a a conhecer o percurso biográfico das cinco mulheres

desta edição: Frida Kahlo, Rosa Mota, Aung Saun Suu Kyi, Florence Nightingale

e Marie Curie.

Sugerimos-lhe também que leia a rubrica de saúde, onde poderá encontrar

sugestões úteis sobre uma alimentação saudável e a importância do exercício

físico.

Pode ainda consultar a parte dedicada às curiosidades e realizar alguns passa-

tempos.

Finalmente, não deixe de refletir sobre as propostas da rubrica “ Já Pensou

que...”

Estaremos de volta com a 2ª edição em Julho.

Temas de interesse

Conhece?

Saúde

Curiosidades

Já pensou que…

Espaço lúdico

1ª Edição Abril de 2012

Página 2 1ª Edição

Mulheres Que Marcaram a História

Page 3: Mulheres Que Marcaram a História

Enfermeira britânica famosa por ser pio-neira no tratamento a feridos de guerra, durante a guerra da Criméia. Também contribuiu no campo da estatística, sendo pioneira na utilização de métodos de representação visual de informações. Conhecedora pelas notícias dos jornais das condições em que estavam os milita-res nos hospitais de campanha, meteu-se num barco e partiu para a Turquia com mais trinta e oito mulheres com prepara-ção de enfermagem. Chegada ao hospital militar, apenas com lavagens das feridas e das mãos a percentagem de mortes foi reduzida drasticamente. De regresso ao seu país criou em 1856 a Escola de Enfermagem Nightingale em Londres. Devido ao exemplo e generosi-

dade de Florence, o suíço Jean Henry Dunant viria a criar a Cruz Vermelha Internacional, em 1864. A escola de Florence foi modelo para muitas outras em todo o mundo. Com Florence, a enfermagem passou a pro-fissão respeitável e as análises clínicas, com dados estatísticos, foram incenti-vados por ela que tinha vastos conhe-cimentos de Matemática.

Conhece?

Página 3 1ª Edição

Mulheres Que Marcaram a História

Florence Nightingale (1820-1910)

“Escolhi os plantões, porque sei que o escuro da noite amedronta os enfermos. Escolhi estar presente na dor porque já estive muito perto do sofrimento. Escolhi servir ao próximo porque sei que todos nós um dia precisamos de ajuda. Escolhi o branco porque quero transmitir paz. Escolhi estudar métodos de trabalho porque os livros são fonte saber. Escolhi ser Enfermeira porque Amo e respeito a vida!!!”

Marie Curie (1867-1934)

Nasceu no ano 1867, a sua inteligência valeu-lhe uma medalha de ouro ao termi-nar o curso secundário em 1883. De famílias modestas viveu apenas para os estudos, passando fome, sem nunca desistir do seu sonho; acabando por se formar em 1893 em Física e no ano 1894 em Matemática. Conhece Pierre Curie, com quem casou e teve duas filhas. Marie e Pierre estavam muito próximos de descobrir que o urânio emitia um raio que, depois de trabalhado, dá origem à radioactividade, sendo ainda hoje um tra-tamento para as doenças cancerígenas. Em 1906 Pierre morre e Marie acaba por suceder o marido no ensino superior, sendo a primeira mulher a ocupar tal cargo em França. Em 1914, quando começou a guerra, foi ela que dirigiu pessoalmente as instalações dos aparelhos de raio x para o tratamento dos soldados feridos. Era chamada de “O Anjo da Misericórdia “. Marie fica doente, pensando-se que era tuberculose, e descobrindo-se depois que a sua doença se deveu a uma excessiva exposição às radiações. Destacou-se em Física e em Química sendo a única mulher até aos dias de hoje a ganhar dois prémios Nobel em 1903 e 1911. Madame Curie morre no ano 1934, mártir do seu trabalho.

“Nada na vida deve ser temido, somente com-preendido. Agora é hora de compreender mais para temer menos.”

“Cada pessoa deve traba-lhar para o seu aperfeiçoa-mento e, ao mesmo tem-po, participar da responsa-bilidade coletiva por toda a humanidade.”

Page 4: Mulheres Que Marcaram a História

Página 4 1ª Edição

Conhece?

Mulheres Que Marcaram a História

Rosa Mota (1958)

Nasceu em Portugal a 29 de junho de 1958. Foi uma atleta de alta competição, em atletismo, modalidade escolhida por ser mais económica. Atleta muito medalhada, a sua consagração dá-se com a medalha de ouro, nos jogos Olímpicos de Seul em 1988. Em 2004, a maratonista Rosa Mota promoveu a maior corrida feminina em Portugal, com um pelotão de cerca de dez mil mulheres, ajudando a arrecadar fundos para combater o cancro da mama. Devido a problemas de saúde, Rosa Mota foi obrigada a abandonar a corrida. Retirou-se das competições quando não conseguiu terminar a Maratona de Londres em 1991.

Aung Son Suu Kyi, nasceu a 19 de Junho de 1945, filha de herói da independência da Bir-mânia, encarna há 20 anos a resistência à opressão dos militares no país, congregando a esperança de muitos dos seus compatrio-tas. Mas a popularidade de Aung Kyi mantêm-se intacta e poucos duvidam de que terá um papel a desempenhar no futuro da Birmânia, esteve detida sem interrupção desde 2003 e esteve privada de liberdade durante perto de 15 dos últimos anos.

Aung Son Suu Kyi (1945)

“Não importa a força física do regime, no final eles não podem parar as pessoas, eles não podem impedir a Liberdade.”

“Não há nada que se compare com o valor das pessoas comuns, cujos nomes são desconhecidos e cujos sacrifícios passam despercebidos.”

Como Rosa corremos contra o tempo E longa é a Maratona longo é o espaço Como Rosa tentamos ganhar tempo Enquanto o tempo foge a cada passo

Manuel Alegre

A pintora nasceu a 6 de Junho de 1907 no México. Com seis anos, Frida contraiu poliomielite, a primeira de uma série doenças acidentes e lesões que sofreu ao longo da vida. A poliomielite deixou uma lesão no pé direito, que a fez ganhar o apelido de Frida, a perna de pau. Passou a usar calças, depois longas saias, o que se tornou uma das suas marcas pessoais. Aos 18 anos sofreu um grave acidente, Frida ficou muitos meses entre a vida e a morte no hospital e teve que ser operada várias vezes. O acidente obrigou-a a usar coletes de gesso como aparece na tela intitulada a “ Coluna Partida”. Em 1928, entrou no partido comunista mexicano e conheceu o mura-lista Diego Riviera, com quem se casa no ano seguinte.

Frida Kahlo (1907 - 1954)

“Não estou doente. Estou partida. Mas sinto-me feliz por continuar viva enquanto puder pintar.”

''Pintar completou a minha vida. Perdi três filhos e uma série de outras coisas, que teriam preenchido a minha vida pavorosa. A minha pintura tomou o lugar de tudo isso. Creio que trabalhar é o melhor.''

Page 5: Mulheres Que Marcaram a História

Saúde

Página 5 1ª Edição

Mulheres Que Marcaram a História

Alimentação e desporto

Benefícios da atividade física na terceira idade

O efeito benéfico do exercício físico para um estilo de vida saudável está, mais do que provado, contri-buindo assim para a manutenção da capacidade funcional e da autonomia no inevitável processo de envelhecimento do indivíduo. Tendo por base esta ideia podemos dizer que a realização de exercício físico vai permitir uma melhoria ao nível de:

Velocidade ao andar; Equilíbrio; Prevenção/controle da diabetes; Prevenção/ controle das doenças cardiovasculares; Prevenção/ controle de depressões; Prevenção de osteoporose.

Não podemos deixar de ter em consideração que uma das prin-cipais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade,

Rosa Mota, foi uma atleta de alta competição, que devido á sua atividade física, associou o desporto a uma alimentação saudável. Dicas da atleta para uma alimentação diária, completa, equilibrada e variada:

Pequeno-almoço - Um bom pequeno-almoço ajuda a carregar energias logo ao início do dia. O pão (mistura ou integral), flocos de cereais e fruta, são excelentes fontes de energia, sob forma de hidratos de carbono. O leite e seus derivados são de alto valor biológico, não só podem como devem fazer parte de um bom pequeno-almoço.

Meio da Manhã – uma peça de fruta que irá saciar e que contém poucas calorias. Almoço – iniciar sempre a sua refeição com sopa, pois pro-

move um aumento de saciedade, controlando e regulando o apetite, para além de que é rica em vitaminas, minerais, fibras e compostos antioxidantes protetores. A seguir, coloque num prato as quantidades necessárias para a sua refeição, em que metade do prato deverá ser sempre composto por hortaliças e legumes, acompanhado por ¼ de carne ou peixe; arroz, massa ou batata.

Meio da Tarde – um pão integral com uma fatia fina de fiambre, uma chávena de leite m/g e uma peça de fruta.

Jantar – iniciar o seu jantar com um prato de sopa e o 2º prato opte por uma refeição ligeira, como por exemplo, comendo um peixe grelhado acompanhado de uma sala-da.

Para se alcançar uma boa atividade física, é necessário conjugar com uma alimentação saudável, a fim de se ter ” um corpo são em mente sã”. Uma alimentação saudável, equilibrada e variada, consiste em se comer porções indicadas por cada

Page 6: Mulheres Que Marcaram a História

Página 6 1ª Edição

Saúde

Mulheres Que Marcaram a História

Contribuição de Florence Nightingale para a melhoria na prevenção da infeção em meio hospitalar

Inglesa, criadora da enfermagem moder-na, nasceu em Florença, daí o seu nome. Filha de pais ingleses abastados que lhe deram uma educação nas artes e letras, mas que não admitiam que uma filha pudesse tratar feridos e pobres num hos-pital, dado que a enfermagem ainda não era uma profissão digna. Através das notícias dos jornais, ficou a saber das condições em que estavam os militares nos hospitais em tempos de guerra. Partiu para a Turquia com mais trinta e oito mulheres com preparação de enfermagem. Depois de conviver com péssimas condi-ções de higiene hospitalar através dos

seus registos, Florence observou que alguns pacientes evoluíam melhor em ambientes limpos, areja-dos, onde havia luz solar e se fossem separados espacialmente de acordo com o tipo de doença. O registo destes achados e a análise da evolução dos diferentes grupos de pacientes, expostos ou não, ao tipo de ambiente descrito, é um dos exemplos históricos da aplicação da epidemiologia nesta época. Florence descobriu que se fizessem melhorias sanitárias no meio hospitalar, a taxa de mortalidade diminuía e que uma simples lavagem das mãos contribuía em muito para prevenir infeções hospitalares porque muitos dos microrganismos existentes eram transmitidos pelas mãos e causavam infeções atra-vés do contacto entre os profissionais de saúde e os utentes. Perante este quadro, decidiu então

são as quedas, sendo que estas têm como origem em muitas situações, a falta de equilíbrio, diminuição da capacidade muscular, alterações da visão. Estas situações podem ser evitadas através da realização de exercício físico, pois a atividade física vai favorece o individuo ao nível de:

Aumento da massa muscular; Melhoria dos reflexos; Melhoria da postura corporal; Aumento da flexibilidade e mobilidade; De controlo de peso.

Segundo dados científicos, a participação de um individuo num programa de exercício físico leva à redu-ção de 25% de doenças cardíacas, 10% dos casos de acidentes vascular cerebral, doença pulmonar cróni-ca obstrutiva e distúrbios mentais. Talvez o mais importante seja o facto, que reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de que desempenha um papel fundamen-tal para facilitar a adaptação à reforma.

Benefícios da atividade física na terceira idade (cont.)

Page 7: Mulheres Que Marcaram a História

Saúde

Página 7 1ª Edição

Mulheres Que Marcaram a História

Contribuição de Florence Nightingale para a melhoria na prevenção da infeção em meio hospitalar (cont.)

Higiene dos alimentos

abrir cozinhas, lavandarias, melhorou as condições de higiene pessoal, do ambiente hospitalar e tomou a decisão de que todos lavassem as mãos para promover a segurança dos utentes e a propagação de doenças entre eles. De salientar, que a lavagem das mãos é fundamental para evitar o contagio de infe-ções, e que por vezes este passo é descurado levando a problemas que poderiam ser evitados. Acreditando na formação permanente reuniu todas as enfermeiras, ensinou-lhes como fazer a limpeza e desinfeção hospitalar, fez com que todas tivessem consciência de todos os benefícios que se encon-tram com uma simples lavagem das mãos, também orientou a construção de hospitais onde pudesse fazer uma maior separação de doentes e criou também a Escola de Enfermagem Nightingale em Lon-dres no ano 1856.A sua escola foi modelo para muitos outros em todo o mundo. Com Florence Nightingale a enfermagem passou a ser vista como uma profissão respeitável. Tendo vivido na época vitoriana foi uma mulher para lá do seu tempo e o seu nome parecia estar pre-destinado, pois quer dizer “rouxinol”.

Tal como Florence tentou organizar a higiene hospitalar também é impor-tante a higiene dos alimentos e da sua conservação. Guardar os alimentos em local adequado á sua conservação, sendo esse local limpo e arejado, tendo também especial atenção a sua data de valida-de. Não armazenar alimentos no chão bem como não os juntar com produtos de higiene, mantendo assim a sua conservação. Manter os alimentos corretamente fechados. Evitando assim contacto com insetos, roedores, animais domésticos e outras sujidades. Devem ser guardados e organizados com a devida identificação em locais de fácil acesso. Deve-se ter muito cuidado e higiene na preparação dos alimentos tais como:

Usar proteção no cabelo, avental, sapatos adequados evitando assim acidentes e contaminação dos alimentos;

Deve-se lavar frequentemente as mãos e os alimentos durante a sua preparação, para prevenir a sua contaminação.

A cozedura adequada dos alimentos, também pode evitar o risco para a saúde e a perda de nutrientes nos alimentos. O ambiente onde as refeições são preparadas precisa de estar limpo, incluindo a superfície de trabalho, assim como os utensílios que serão utilizados e também os equipamentos.

Descongelar os alimentos no micro-ondas ou no frigorífico e nunca à temperatura ambiente. No frigorífico deve-se descongelar os alimentos sempre na prateleira inferior den-tro de um recipiente, e umas horas antes de ser cozinhado. O calor destrói as bactérias dos alimentos que nos podem causar doenças. Quando se descongelar um alimento nunca se deve voltar a congelar. Atenção: Deve-se limpar frequentemente o interior do frigorífico.

Page 8: Mulheres Que Marcaram a História

Página 8 1ª Edição

Saúde

Mulheres Que Marcaram a História

Devido a uma doença infantil “poliomielite”, Frida Kahlo tinha os ossos muito frágeis. Aos 18 anos teve um acidente de viação que lhe agravou muito o seu estado de saúde, tendo assim que usar um colete ortopédico ate ao fim da vida, mas também uma alimentação rica em cálcio. Funções do cálcio Formação dos ossos e dentes Previne a osteoporose Ajuda na coagulação sanguínea Bom funcionamento das hormonas Controla as transmissões nervosas Ajuda na contração do músculo cardíaco Divisão celular Onde se encontra o cálcio Os maiores fornecedores são o leite e os seus derivados (iogurtes, queijo e requeijão) Tufo Alimentos a base de feijão de soja Vegetais de folhas verdes (couve galega, brócolos) Carnes Peixe Frutas e cereais

Benefícios de uma alimentação rica em cálcio

Grupo etário Idade DDR (mg)

1.ª Infância 0,0-0,5 /0,5-1,0

400 600

Crianças 1-10 800

Homens 11-24 A partir dos 25

1200 800

Mulheres 11-24 A partir dos 25

Grávidas e lactentes

1200 800

1200

Grupo etário Idade DDR (mgRE)

1.ª Infância 0,0-0,5 /0,5-1,0

7,5 10

Crianças 1-10 10

Homens 11-24 A partir dos 25

10 5

Mulheres 11-24 A partir dos 25

Grávidas e lactentes

10 5

10

Para uma boa fixação de cálcio a “vitamina D - Cálciferol” é fundamental.

Onde se encontra? Alimentos de origem animal

- Óleos de fígado de peixe Alimentos de origem vegetal

- Margarinas - Cereais

Cálcio – doses diárias recomendadas

DDR De Vitamina D

Page 9: Mulheres Que Marcaram a História

Saúde

Página 9 1ª Edição

Mulheres Que Marcaram a História

O açúcar na alimentação

Marie Curie foi pioneira do estudo das substâncias radioativas, tendo sido a primeira e única mulher a receber dois prémios Nobel em áreas científicas. Devido a passar privações na alimentação, Marie Curie utilizava alimentos ricos em açúcar para com-pensar as longas horas que passava sem comer. A cana-de-açúcar é originária da Índia, desde o ano 5000 AC que se faz a sua extração e refinação. O consumo excessivo de açúcar é um grave problema nutricional, especialmente em famílias com crian-ças, levando ao risco acrescido de: obesidade, diabetes, colesterol e triglicéridos elevados. A diabetes do adulto é cada vez mais frequente, exigindo rastreios periódicos. Embora os músculos e o cérebro necessitem de açúcar para um bom funcionamento, é preciso ter em conta que muitos alimentos, como os cereais, batatas, legumes e frutas também contem açúcar, como tal, não se pode abusar. O consumo excessivo de açúcar aumenta o risco da diabetes tipo 2, obesidade, infeções, doenças cardiovasculares, ansiedade, hiperativi-dade e falta de concentração nas crianças. Também se deve ter em conta que, do mesmo modo que dá energia imediata, rapidamente produz uma queda súbita de glicose no sangue (hipoglicémia) que provoca cansaço. Frutose

A frutose é um açúcar natural que se extrai das frutas doces e do mel. Adoça o dobro que o açúcar branco e contem menos calorias, por isso é mais tole-rada pelos diabéticos. As pessoas com intolerância á frutose (frutosémia) têm de evitar consumir este produto, pois pode provocar uma hipoglicémia profunda, (açúcar baixo no sangue) e danos hepáticos progressivos. Recomendável para: Diabéticos, sempre que se limitem a tomarem a dose recomendada pelo médico. Dietas de emagrecimento hipocalóricas e de manutenção. Despor-tistas que praticam exercícios de longa duração.

As bolachas Quando comparadas com o pão, as bolachas podem ter um maior teor de açúcares de absorção rápida e gordura, pelo que ao inclui-las na sua alimentação deve controlar a quantidade e a qualidade das suas escolhas. Xarope de Glicose Apesenta-se na forma de dextrina, maltose e glicose dispersas em água, é utilizado na alimentação infantil, gelados, refrigerantes, pastelaria, gomas, entre outros.

Page 10: Mulheres Que Marcaram a História

Página 10 1ª Edição

Saúde

Mulheres Que Marcaram a História

Friedrich Nietzsche (1844-1900)

Resiliência é a capacidade de a pessoa lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações imprevistas ou adversas - choque, stress, etc. - mantendo a sua ‘forma’ original, a sua essência, sem prejudicar a sua saúde física e o seu equilíbrio emocional, ou seja, sem adoecer do ponto de vista psicológico ou psiquiátrico. "O indivíduo que possui resiliência desenvolve a capacidade de recuperar-se e moldar-se novamente a cada obstáculo, quando este é encarado como um desafio". Foi o que aconteceu, em maior ou menor grau, com cada uma das cinco mulheres sobre as quais nos debruçamos neste boletim. Frida Kahlo “Para que preciso de pés se tenho asas para voar”

Pintora mexicana, militante comunista e agitadora cultural, utiliza cores fortes na sua obra onde retrata a sua vida: as suas dores físicas e os dramas emocionais. Frida conviveu com a doença desde muito cedo, aos 6 anos por poliomielite permaneceu muito tempo numa cama, recuperou mas a sua pena direita ficou mais fina e o pé atrofiado.

Aos 18 anos (1925), sofreu um grave acidente de autocarro tendo sido trespassa-da por um ferro que perfurou o abdómen, coluna e pélvis, devido as múltiplas fraturas fez várias cirurgias (35), e ficou “presa” muito tempo numa cama. Foi durante esta dolorosa recuperação que Frida começou a pintar, a sua mãe colo-cou-lhe um espelho por cima da sua cama. “Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor”. Frida “pintou” as suas angústias, vivências, medos e o seu grande amor pelo marido. A sua grande dor pela impossibilidade de ter filhos é também fortemen-te retratada na sua obra. Apesar da dor que a acompanhou ao longo da sua vida Frida viveu a sua vida,

arrojada para a época, personalidade marcada, não se entregou “à doença”, era uma mulher lutadora, sensual e provocadora no seu modo de viver. Acerca de Frida o seu marido Diego descreve-a como “Dura como aço e doce como uma borboleta”. Marie Curie

Destacou-se na física e na química ganhando dois Prémios Nobel, sendo até hoje a única mulher a ganhar dois Nobel. Apesar da morte da sua mãe, da pobreza e do primeiro desgosto de amor que a leva-ram a uma tentativa de suicídio, Marie Curie nunca desistiu do seu sonho e acabou por se formar em Física e Matemática, que a levaram a descobrir o valor do rádio, ori-ginando o tratamento para o cancro.

“O que não te destrói torna-te mais forte.”

Page 11: Mulheres Que Marcaram a História

Saúde

Página 11 1ª Edição

Mulheres Que Marcaram a História

“O que não te destrói torna-te mais forte.” (Cont.)

Florence Nightingale

Foi uma mulher brilhante e impetuosa que decide dedicar-se à enfermagem, rebelando-se contra o papel convencional atribuído às mulheres do seu tempo e do seu estatuto, que seria tornarem-se esposas submissas. Anunciou a sua decisão à família provocando a raiva e o rompimento da relação, principalmente com a sua mãe. Foi preciso ter muita força, coragem e acreditar no seu objetivo para enfrentar a vergonha que a sua decisão, naquele tempo, provocou no seu estatuto financeiro e no seio da sua família. Durante a guerra da Crimeia (1854-1856) parte com uma equipa para o campo de batalha, enfrentando todas as adversidades com feridos, amputados e mortos, sujeitando-se ela própria a ter a sua vida em risco. Em 1856 depois de contrair febre tifoide ficou com sérias restrições físicas e sensoriais (cegueira) que a obriga-ram a retornar a Inglaterra, impossibilitada de exercer a profissão. Apesar disso, ela não desiste de lutar por uma melhor prática de enfermagem decidindo fundar uma escola de enfermagem no hospital Saint Thomas. A Rainha de Inglaterra concedeu-lhe a cruz vermelha real sendo a primeira mulher a receber a ordem de Mérito. Faleceu em 1910 deixando um legado de persistência, compaixão e dedicação ao próximo.

Aung San Suu Kyi

De origem birmanesa, filha de um herói nacional da independência, morou muitos anos em Londres; aquando da morte da sua mãe retorna à sua terra natal, deixando para trás o seu marido e dois filhos. É um símbolo da democracia e quando foram anunciadas eleições, o seu parti-do ganhou-as com 80% dos votos. Nessa altura vê-se remetida a prisão domici-liária que durou 21 anos. Durante esse tempo não parou de lutar pela liberdade do seu país e pela sua própria liberdade. Ganhou o Prémio Nobel da Paz em 1991. Viria a ser levanta-

da a prisão domiciliária com a condição de não sair da capital. Lutadora como sempre, resolveu ir para o interior do país o que lhe valeu nova detenção. Esteve assim até 2010 quando decidiram deixá-la circular, tendo então anunciado que ia começar uma nova cam-panha contra o fim da ditadura.

Rosa Mota

É uma atleta portuguesa já fora de atividade. Nem sempre gostou de atletismo, mas foi obrigada a optar por essa modalidade porque era mais económica. Em 1980 começou a padecer de uma estranha doença “asma de esforço”; valeu-lhe o seu treinador e médico José Pedroso, que tratou de lhe lançar o desafio da maratona. Em 1982, consagra-se campeã da Europa mostrando que nem mesmo a doença lhe tira a força de lutar. Em 1983, é atacada por uma dor ciática, no entanto no campeonato do mundo andou sempre no pelotão da frente e conseguiu um 4º lugar. Nos Jogos Olímpicos de 1984, cortou a meta em 3º lugar mesmo cheia de dores, festejando esta medalha como nenhuma, porque voltou a melhorar o seu recorde pessoal. Rosa Mota, sofreu assim alguns percalços, mas conseguiu sair com muita força dessas situações, ficando também mais sensibilizada para patrocinar causas sociais, às quais tem vindo a emprestar a notoriedade do seu nome.

Page 12: Mulheres Que Marcaram a História

Página 12 1ª Edição

Curiosidades

Mulheres Que Marcaram a História

Fontes: livros, “Uma especialista em nutrição no supermercado” de Patrícia Almeida Nunes, “Envelhecer com saúde, guia para melhorar a sua saúde física e psíquica” de Belina Nunes, “Viver melhor, o grande livro dos alimentos” volume 2, Circulo de Leitores.

Alimentos com maior quantidade de sacarose

Refrigerantes, produtos de pastelaria, doces, mel, chocolate, compotas, marmela-da, rebuçados, frutos cristalizados e frutos secos. Existem vários tipos de açúcar: açúcar bran-co, açúcar amarelo, açúcar mascavado,

açúcar demerara, açúcar light e mel (substancia açucarada produzida pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digesti-vas desses insetos e armazenadas em favos de mel nas colmeias).

Dia internacional da mulher

A criação do Dia Internacional da Mulher, que se assinala a 8 de março, surgiu a partir de um acontecimento trágico, ocorrido em 1857 em Nova Iorque, com um grupo de 129 operárias que organizaram uma greve por melhores condições de trabalho, tendo sido, no entanto, reprimidas pela polícia e patrões, que trancaram as portas da fábrica com as mulheres no seu interior e atearam fogo, matando-as. Em 1910, numa Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi decidido em homenagem àquelas operárias, comemorar o dia 8 de Março como “ Dia Internacional da Mulher”. Porém só em dezembro de 1977, a Assembleia Geral da ONU proclamou efetivamente esta data, no intuito de sensibilizar a sociedade para o papel e dignidade da Mulher.

Velocidade

Rosa Mota, atualmente com 53 anos nasceu no Porto a 29 de Junho de 1958. Destacou-se no desporto ganhando um total de 5 medalhas de outro e uma de bronze em jogos olímpicos, campeonatos mun-diais e campeonatos europeus. Com 45 kg e 1,57 metros, Rosa Mota ao atingir recordes pessoais relativamente aos tempos consegui-dos, atingiu recordes ao nível de velocidade, uma vez que, matematicamente a velocidade é dada pela expressão: Assim;

Velocidade = Espaço percorrido Tempo gasto

Page 13: Mulheres Que Marcaram a História

Já pensou que...

Página 13 1ª Edição

Mulheres Que Marcaram a História

Direitos da mulher idosa

Num percurso de conquista pelos direitos da mulher, não podemos esquecer os direitos da mulher ido-sa. Imagine-se enquanto idosa que vive num lar, residência ou com a família. Que direitos essenciais gostaria que lhe fossem reconhecidos e respeitados?

Quando formos idosas, queremos que nos garantam:

1. O direito a ser eu (Identidade)

2. Direito à assistência

3. Direito à minha privacidade

4. O direito de escolha / decisão (Autonomia)

5. Direito aos afetos

6. Direito à informação (pessoal, cultural e social)

7. A não ser tratado com indiferença

8. A não ser discriminado e a ser tratado com justiça

9. A não viver sobre ameaça / abuso físico ou psíquico (Integridade e Segurança)

10. Direito a gerir o meu dinheiro e património

11. Direito à ocupação e realização pessoal

12. A viver num ambiente de conforto

13. A não ser infantilizado

Page 14: Mulheres Que Marcaram a História

Espaço lúdico...

Página 14 1ª Edição

Mulheres Que Marcaram a História

Passatempo

Teste agora os seus conhecimentos sobre as cinco Personalidades Femininas (retratadas nesta edição) que mudaram o rumo da história da humanidade, procurando a correspondência correta na coluna da direita.

Aung San Suu Kyi • Cientista polaca que se notabilizou por descobertas no campo da radioatividade, ainda utilizadas no tratamento do cancro (Prémio Nobel da Física 1903 e da Química em 1911)

Florence Nightingale • Atleta muito medalhada, considerada por muitos como a melhor maratonista de sempre, vencedora do ouro olímpico em Seul (1988).

Marie Curie • Enfermeira britânica muito importante na história, pioneira no tratamento a feridos de guerra e no desenvolvimento dos cuidados de higiene hospitalar.

Frida Kahlo • Ativista dos direitos humanos, símbolo da democracia na Birmânia, vencedora do Prémio Nobel da Paz (1991).

Rosa Mota • Artista única, de origem mexicana, que superou a sua dependência física tornando-se uma das melhores Pintoras da história.

Palavras cruzadas em inglês

1.It´s a Portuguese woman; she was born in 1958; she is fifty years old. She was awarded with Infante D.Henrique in 1983, and in 1987. She was awarded with Gran-Cruz in 1988. She was a marathon athlete from 1974 to 1991. In 1984, in Los Angeles, and in 1988, in Seoul, she ran the marathon at the Olimpic Games and won a gold and a bronze medal. Who is she?

2.She was an English woman. She lived from 1820 to 1910, she was the first nurse in the world and

she was very rich. She was a volunteer and she created a nur-sing school with her name. She was awarded and honored with the red cross medal.

3.She is Birmanian; She was born in 1945; She won the Nobel Piece award in 1991. She was 20 years inprisioned; She likes flowers; She is a military symbol in Birmania.

4.She was born in Poland. She went to France. She married Pierre Curie. She lived from 1867 to 1934. She was a radioactivity scientist. She died with 57 years

old. She won the physics nobel award in 1903. She was the only woman to win a physic’s and chemist’s nobel award until now.

5.She was Mexican. She was born in 1907. She is a famous painter. She was elegant. She had a mis-erable life but she wasn’t miser-able, because she was very posi-tive. She had a great self-esteem. In 1928 she joined the communist party. She was an artist and a painter.

ACROSS

1

2

3

3

4

3

DOWN

1

3

4

2

5

5