monteiro 121 versão

12
ANO XXII Nº 121 NOV / DEZ 2014 A agenda de final de ano da escola traz diversas atividades reunindo alunos e familiares A Escola Monteiro Lobato oferece ensino de qualidade e prepara cidadãos conscientes para ajudar na construção de um mundo melhor. Por ser associada à Rede PEA- Unesco, tem a finalidade de promover e compartilhar uma educação de qualidade em prol da paz, da liberdade, da justiça e do desenvolvimento humano sustentável. Veja como isto funciona no dia a dia A Monteiro promoveu mais um Encontro das Profissões, com a parti- cipação de 33 profissionais, para que os alunos do Ensino Médio trocassem ideias e conhecessem melhor as pro- fissões que pretendem cursar FOTOS MARIA BRASIL / ESCOLA MONTEIRO LOBATO Apresentação de final de ano da ginástica rítmica Momentos de alegria entre alunos e familiares Diálogos esclarecedores durante o evento VIAGEM AO FUTURO Muitas atividades no encerramento de 2014 3 11

Upload: monteiro-informa

Post on 06-Apr-2016

251 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição n. 121 Nov./Dez.2014 - Escola Monteiro Lobato - São José dos Campos - SP – Brasil

TRANSCRIPT

Page 1: Monteiro 121 versão

ANO XXIINº 121

NOV / DEZ 2014

A agenda de final de ano da escola traz diversas atividades reunindo alunos e familiares

MAIS QUE UMA ESCOLAA Escola Monteiro Lobato oferece ensino de qualidade e prepara cidadãos conscientes para ajudar na construção de um mundo melhor. Por ser associada à Rede PEA-Unesco, tem a finalidade de promover e compartilhar uma educação de qualidade em prol da paz, da liberdade, da justiça e do desenvolvimento humano sustentável. Veja como isto funciona no dia a dia

A Monteiro promoveu mais um Encontro das Profissões, com a parti-cipação de 33 profissionais, para que os alunos do Ensino Médio trocassem ideias e conhecessem melhor as pro-fissões que pretendem cursar

4/7

FOTOs MARIA BRAsIL / escOLA MOnTeIRO LOBATO

Apresentação de final de ano da ginástica rítmica

Momentos de alegria entre alunos e familiares Diálogos esclarecedores durante o evento

VIAGEM AO FUTURO

Muitas atividades no encerramento de 2014

3

11

Page 2: Monteiro 121 versão

2 MONTEIRO INFORMA nOV / DeZ 2014

ovembro é o mês em que enviamos o relatório do que foi desenvolvido durante o ano letivo para a Coordenação Na-cional da Rede PEA-Unesco, que posteriormente os envia à sede oficial em Paris. Ao reunirmos o material optamos pela divulgação do conteúdo à comunidade escolar, via

Monteiro Informa.Nosso objetivo, como sempre, é atualizar as informações de forma

que os pais dos alunos da Educação Infantil tenham conhecimento do que ocorre no Fundamental I, no Fundamental II, no Ensino Médio e nas Atividades Extracurriculares. Esse conhecimento possibilita uma noção clara de como acontece a educação no dia a dia, ao longo do período escolar, que tem a duração de 15 anos na Educação Básica.

Os quatro pilares – aprender a ser, a fazer, a conhecer, a viver juntos – são uma filosofia de vida. Refletindo sobre eles, estamos constante-mente nos revendo e nos aparelhando para que nossos alunos possam construir sua própria história, com equilíbrio, desenvolvendo os seus saberes e o autoconhecimento em busca de sua felicidade pessoal.

Agradeço a confiança que os senhores pais depositam em nós e em nosso trabalho.

Agradeço à equipe de profissionais que torna possível exercermos o melhor do nosso magistério.

Desejo a todos um Santo e Feliz Natal e que 2015 seja de muita Luz e Paz para todos.

2 MONTEIRO INFORMA NOV / DEZ 2013

n Diretor Administrativo-FinanceiroResponsável pela área fi nanceira e pelo desenvolvimento estratégico da escola. Também cuida da manutenção, conservação e ampliação das instalações físicas.

Alexandre Ricci Patrícia Ribeiro Rabelo Stetner

ML vai ao PEA-Unesco e conhece temas para 2014

Grupo da Monteiro Lobato no Encontro Nacional do PEA-Unesco

(6)

FOTO EScOLA MONTEIRO LOBATO

FOTO

S E

Sc

OLA

MO

NTE

IRO

LO

BAT

O

stamos terminando o ano letivo de 2013. Através dos exem-plares do Monteiro Informa, toda a comunidade da Monteiro pôde acompanhar os detalhes do trabalho desenvolvido durante o ano. Nesta última edição, além de mostrarmos as

atividades que encerram 2013, estamos também abrindo 2014 com uma nova proposta que encantou os nossos alunos, a Robótica. Afi -nal, Educação é nossa meta, nosso objetivo, nossa vida. Educação é atualização constante, não para nunca, se renova, se reinventa.

Se concluímos 2013 de forma tão harmoniosa é porque a parceria entre a Escola e a Família funcionou da melhor forma. Obrigada a todos: alunos, pais de alunos, professores e demais profi ssionais da Monteiro. Sinto-me especialmente feliz por confi rmar o valor dessa parceria, pois ela foi referendada pelo expressivo número de rematrículas para 2014. Agradeço a todos pela confi ança em nosso trabalho e pelo estímulo em nossa constante busca pela melhor Prática Pedagógica.

Nós, da família Monteiro Lobato, desejamos a todos um Santo e Feliz Natal! Até 2014!

Até 2014!

e

Miriam Riccidiretora

Diretora Geral: Miriam Ramos Ricci Diretor Administrativo-Financeiro: Alexandre Ricci Coordenadora de Cursos: Marina Ricci de Siqueira Psicóloga: Marisa Ramos RicciProdução Editorial: W 360 Comunicação Textos: Gisela Alves Natal (MTb 13.416/SP) Fotos: veja créditos Produção Gráfi ca: Paulo Donizetti Impressão: Allcor Gráfi ca e Editora Editor Responsável: Wagner Matheus (MTb 18.878/SP)

Correspondência: Avenida São João, 2.500 – Jardim das Colinas – CEP 12242-000 – São José dos Campos – SP Fone: 12 3928-9700. Site: www.monteirolobato-sjc.com.br E-mail: [email protected]

Publicação da Escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Monteiro Lobato

n Registrado no cartório de registro de títulos e documentos sob o número 171385

Integra a Direção da escola, assessora e substitui o diretor em todos os impedimentos temporários. Atende pais, alunos, professores e servidores de apoio da escola e demais órgãos superiores. Acompanha

o trabalho pedagógico desenvolvido pelos segmentos. É responsável pelo Projeto Solidariedade da escola. Desenvolve e participa das propostas do PEA-Unesco.

n Vice-diretora

A Escola Monteiro Lobato esteve representada na décima-nona edição do

Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas à Unesco (PEA-Unesco), realizada de 2 a 4 de outubro no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.

A Monteiro está alinhada a esta rede mundial de escolas, distribuídas em 180 países.

“É um trabalho de muita se-riedade, em que a escola vivencia os princípios defendidos pela Unesco, principalmente no que se refere à cultura de paz, sustentabi-lidade e direitos humanos”, explica

a vice-diretora Patrícia Stetner.As escolas associadas ao

PEA desenvolvem seus pro-jetos pedagógicos alinhados aos anos internacionais de-terminados pela Unesco. Em 2014 serão dois temas: Ano Internacional da Cristalografi a e Ano Internacional da Agricul-tura Familiar (veja detalhes no box ao lado).

Patrícia Stetner, Marina Ricci, Marisa Ricci, Teresa Cris-tina da Gama Meyen, Rosane Gama Ramos, Cida Nunes e Eliana Rabelo representaram a Monteiro no evento.

u Ano Internacional da Cristalografi aA cristalografia é a ciência que estuda a disposição interatômica da

matéria sólida, as suas causas, a sua natureza e as suas consequências. Esta ciência está presente em todos os aspectos da vida cotidiana, na concepção de medicamentos modernos, nas soluções para combater a contaminação das plantas e do solo, na nanotecnologia e na biotecnologia. A cristalografi a faz parte da criação de todos os novos materiais, desde pasta de dente até componentes de avião.

u Ano Internacional da Agricultura familiarO Ano Internacional da Agricultura Familiar reconhecerá a importância

e incentivará o desenvolvimento desse sistema para a sustentabilidade do planeta. A agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos consumi-dos pelos brasileiros. Esse sistema desempenha um papel importante para a segurança alimentar no planeta em uma época de crescimento populacional, alta de preços dos alimentos e preocupação com a fome mundial.

Os temas para 2014

FOTO

cE

DID

A

FOTO

MA

RIA

BR

AS

IL /

ES

cO

LA M

ON

TEIR

O L

OB

ATO

Monteiro Informa 115 CS4.indd 2 20/11/2013 09:40:36

Miriam Riccidiretora

Diretora Geral: Miriam Ramos Ricci Diretor Administrativo-Financeiro: Alexandre Ricci Coordenadora de Cursos: Marina Ricci de Siqueira Psicóloga: Marisa Ramos RicciProdução Editorial: W 360 Comunicação Textos: Gisela Alves Natal (MTb 13.416/SP) Fotos: veja créditos Produção Gráfica: Antonio Gonçalves Impressão: Allcor Gráfica e Editora Editor Responsável: Wagner Matheus (MTb 18.878/SP)

Correspondência: Avenida São João, 2.500 – Jardim das Colinas – CEP 12242-000 – São José dos Campos – SP Fone: 12 3928-9700. Site: www.monteirolobato-sjc.com.br E-mail: [email protected]

Publicação da Escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Monteiro Lobato

n Registrado no cartório de registro de títulos e documentos sob o número 171385

FO

TO

MA

RIA

BR

As

IL / e

sc

OLA

MO

nT

eIR

O L

OB

AT

O

Acontece na ML

N

A XXXV Gincana de Integra-ção do Fundamental II aconte-ceu de 9 a 11 de outubro com o objetivo de unir estudantes, professores e comunidade, conscientizar sobre a necessi-dade de se acatar normas para atingir  um  objetivo comum à equipe e desenvolver o caráter individual.

Foram realizadas várias atividades envolvendo pro-vas culturais, esportivas, de conhecimentos gerais e específicos, além de mui-tas atividades recreativas como passa esponja, prova escravos de Jó com bolas, corrida de saco, sapatos misturados, jogo das cinco

Gincana incentiva INTEGRAçãO

Aproveitando o intervalo nas aulas do Ensino Médio, du-

rante os dias 6 e 10 de outubro os professores do segmento partici-param de um treinamento sobre as tendências atuais e futuras das avaliações dos vestibulares e da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A atividade foi conduzida pelo professor de matemática e coorde-nador do Ensino Médio na Montei-ro, Jutts Benedito Rezende Goulart.

O grupo analisou essas avalia-ções frente à proposta pedagógica da Monteiro Lobato para que a escola continue atendendo aos parâmetros curriculares nacionais. Ao mesmo tempo, o objetivo é proporcionar aos alunos orienta-

Fortalecendo o Ensino Médio

Gincana favorece a união dos alunos

Uma das provas da gincana

Jutts falou sobre as mudanças

FOTOs MARIA BRAsIL / escOLA MOnTeIRO LOBATO

Calendário

DEZEMBRO

ções de como fazer as avaliações e ter o melhor aproveitamento possível, oferecendo informações sempre atualizadas e vinculando as questões dos vestibulares aos conteúdos das matérias ensinadas.

marias, provas-surpresa, prova da corda e outras.

Os alunos do 8º A e 7º B ga-nharam um dia no Wet’n Wild e o 8º B, classificado em segundo lugar geral, fez um passeio ao boliche do Shopping Vale Sul.

FOTOs escOLA MOnTeIRO LOBATO

Quatro pilares são uma filosofia de vida

1º - Torneio de Robótica Lego Zoom / turma Líder2 - Torneio de Robótica Lego Zoom / turma Genius4 - Formatura da Educação Infantil6 - Atividade solidária e 8º batismo de capoeira10 - Festas da Educação Infantil 16 - Formaturas dos nonos anos

Page 3: Monteiro 121 versão

nOV / DeZ 2014 MONTEIRO INFORMA 3

Engenheiros trocam ideias com os alunos

“Muito esclarecedor o encontro. Estava em dúvida entre a área de engenharia e a de ciência. Agora sei a faculdade que pretendo fazer e o vestibular que devo prestar.”

Thiago Benine2º ano do Ensino Médio

“Conversei com profissionais de propaganda e publicidade, minha área de interesse, e de empreendedo-rismo. Foi bem interessante.”

Renata Trevizol Viam Gaddini2º ano do Ensino Médio

“O encontro ajuda muito porque permite que a gente conheça muitas áreas e saiba a real situação dessas profissões no mercado de trabalho.”

Felipe Chiodi 2º ano do Ensino Médio

Mais de 30 profissionais participaram, no dia 21 de outubro, do Encontro das

Profissões, um evento no formato de “happy hour” que permite aos alunos do Ensino Médio trocar ideias e conhecer melhor as profis-sões que pretendem cursar.

Os profissionais foram convida-dos de acordo com as solicitações dos alunos. Havia representantes de vários cursos das áreas de ar-tes, humanas, exatas e biológicas (veja box).

ApoioA atividade é uma das ações

da área de psicologia da Escola Monteiro Lobato para fornecer mais subsídios para que os estu-dantes escolham a carreira com mais segurança.

Marisa Ricci, psicóloga da es-cola e responsável pelo evento, observa que o contato dos alunos com profissionais de áreas diversas é enriquecedor e ajuda a conhecer e a tirar dúvidas no que se refere à escolha do futuro curso univer-sitário.

Ex-alunosMiguel Nador, ex-aluno da

Monteiro, foi um dos profissionais convidados. Ele estuda canto eru-dito na Escola Municipal de Música de São Paulo (EMM) e é cantor do Coro Jovem do Estado de São Paulo. Além do coro, também dá aulas de canto e realiza eventos.

“Achei a experiência incrível. A música é uma matéria que sofre grande preconceito entre pais, educadores e os próprios alunos, simplesmente por falta de conhecimento acerca de seu estudo. O encontro foi uma grande oportunidade de desconstruir conceitos equivocados sobre ela. Acredito que tenha sido muito esclarecedor e surpreendente para os alunos”, destaca. 

A advogada tributarista Melissa Oliveira, também ex-aluna da escola, onde estudou des-de os dois anos de idade, gostou da experiência.

“Foi muito bom conversar com os alunos a respeito da profissão que tanto amo. Pude ver os olhos deles brilhando quando contei o dia a dia de um advogado e os caminhos que percorri até atingir a minha graduação. Deu uma satisfa-ção enorme e a certeza de que escolhi o rumo certo. Foi uma experiência única que gostaria de repetir mais vezes”, afirma.

Abrindo horizontesEncontro permite que estudantes tenham uma visão atual das profissões

Bate-papo produtivo para os alunos

O encontro aconteceu em ambiente descontraído

Jutts falou sobre as mudanças À esquerda, o ex-aluno Miguel Nador

PalestrasNo mesmo dia, os alunos assistiram a três

palestras de professores da Univap convidados pela orientadora educacional Giovana Miya-zaki: Administração, ministrada pela professora mestra Marcia Regina de Oliveira; Direito, pelo professor doutor e diretor da faculdade, Sérgio Reginaldo Bacha; e Jornalismo/Publicidade, pela professora mestra e coordenadora do curso, Celeste Marinho Manzaneti.

Leque de profissões

FOTOs MARIA BRAsIL / escOLA MOnTeIRO LOBATO

Compareceram ao Encontro das Profissões 33 representantes das mais diversas áreas: nmedicina (radiologia, dermatologia,

neonatologia)nengenharias (elétrica, de alimentos,

computação, aeronáutica, mecânica)nesporte (técnico de futebol)nfonoaudiologianfísicanquímicanpsicologianarte gráfica (cartum, desenhos e char

ges)nartesndireitonmúsicanadministraçãonrelações internacionaisnjornalismonpublicidadenfilosofianarqueologiancomputação gráfica (software, anima-

ção, games e 3D). Através de videocon ferência, os alunos conversaram com um profissional do Canadá

ndesign gráfico, por videoconferência, com uma profissional de São Paulo

Page 4: Monteiro 121 versão

4 MONTEIRO INFORMA nOV / DeZ 2014

Há 14 anos, ao se filiar à Rede PEA-Unesco, a Escola Monteiro Lobato fortaleceu sua voca-ção de priorizar a transmissão de valores sem

descuidar da qualidade de ensino, o que a torna quase única na sua região de abrangência.

O projeto educativo da Monteiro vai ao en-contro dos temas centrais propostos pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), como a sustentabilidade, a diversidade cultural, a cultura da paz e a cidadania global.

As atividades da escola são desenvolvidas de acordo com quatro pilares: aprender a conhecer, a fazer, a viver juntos e a ser. Isto demonstra preocu-pação em oferecer liberdade de pensamento e dis-cernimento para que os estudantes sejam capazes de construir a sua própria história com dignidade e em busca da felicidade pessoal, familiar e dentro da comunidade.

Nesta e nas próximas páginas você vai conhecer melhor, através das ações realizadas neste ano pela Monteiro, o que significa ser uma escola filiada à PEA-Unesco. Uma escola com valores globais.

VALORES GLOBAISMais do que nunca, a Monteiro Lobato utiliza os pilares que formam os valores da Rede PEA-Unesco para garantir formação integral e humanística aos alunos

busca de soluções para os proble-mas que desafiam as sociedades.

É a agência das Nações Unidas que atua nas áreas de educação, ciências naturais, ciências humanas e sociais, cultura e comunicação e informação.

No setor de educação, a principal diretriz

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) foi criada em 16 de novembro de 1945,

logo após o final da Segunda Guerra Mundial. Seu objetivo é garantir a paz por meio da coope-ração intelectual entre as nações, acompanhan-do o desenvolvimento mundial e auxiliando os estados-membros – hoje são 193 países – na

Alunos praticam solidariedade no Centro Educacional Fonte da Vida

Feira de Livros, um grande momento da escola Alunos recortaram corações para o Projeto Doe Sentimentos

FOTO escOLA MOnTeIRO LOBATO

EDUCAçãO PARA TODOSFOTOs escOLA MOnTeIRO LOBATO

é auxiliar os países-membros a atingir as metas de Educação para Todos, promovendo o acesso e a qualidade da educação em todos os níveis e modalidades, incluindo a educação de jovens e adultos.

n Fonte: site oficial da ONU / Unesco

4 MONTEIRO INFORMA nOV / DeZ 2014

Page 5: Monteiro 121 versão

nOV / DeZ 2014 MONTEIRO INFORMA 5

Especial

Como uma escola associada ao PEA, a Monteiro Lobato desenvolve suas atividades dentro de quatro pila-res da educação: aprender a conhecer, a fazer, a ser e a viver juntos. Entenda, a seguir, cada um deles.

Aprender a conhecerSignifica dominar os instrumentos

do conhecimento, o desenvolvimento do desejo e das capacidades de apren-der a aprender, das habilidades cogniti-vas e da compreensão do mundo que cerca o aluno. Nesse pilar se desenvol-vem as linguagens da matemática e da linguagem verbal para propiciar a construção de novos conhecimentos.

Aprender a fazerConhecer e fazer são indissociáveis.

Aprender a fazer implica no desenvol-vimento de competências que envol-vem experiências sociais e de trabalhos diversos que possibilitem aos alunos enfrentar as diferentes situações e alcançar um melhor desempenho no trabalho em grupo.

Aprender a viver juntosDesenvolver a compreensão do

outro e a percepção das interde-pendências no sentido de realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos, ou seja, desenvolver valores necessários para a convivência harmoniosa na sociedade, respeitando as diversidades.

Aprender a serA educação deve contribuir para o

desenvolvimento total da pessoa (espí-rito, corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal e espiritualidade), incentivan-do um pensamento reflexivo e crítico.

Agricultura Familiar foi o tema dos projetos desenvolvidos na escola este ano

Todos os alunos são envolvidos

FOTO escOLA MOnTeIRO LOBATO

FOTO escOLA MOnTeIRO LOBATO

Navegar para a pazValores da Rede PEA-Unesco estão em 180 países

Presente em 180 paí-ses, a Rede PEA (Pro-grama das Escolas

Associadas) da Unesco tem o propósito de pro-mover e compartilhar uma educação de qua-lidade em prol da paz, da liberdade, da justiça e do desenvolvimento humano sustentável.

A s u a f i n a l i d a d e maior é estimular que os programas curriculares sejam focados na am-pliação do conhecimento sobre a realidade dos problemas sociais com reflexão crítica. As escolas do PEA são denomi-nadas “Navegadores para a Paz” e agentes de mudanças positivas na área educacional.

Há 14 anos, a Monteiro Lobato integra a Rede PEA-Unesco. “É uma grande responsabi-

Pilares orientam a atuação da escola

lidade trabalhar de forma integrada à Unesco porque as ações da escola têm como eixo as questões da humanidade e da educação”, afirma a diretora geral Miriam Ricci.

n Fonte: revista PEA-Unesco

Page 6: Monteiro 121 versão

6 MONTEIRO INFORMA nOV / DeZ 2014

Especial

Unidade Vila EmaTel.: (12) 3029-0021

Unidade Nove de Julho Tel.: (12) 3206-6011

www.kumon.com.brMatemática . Português . Inglês

O que você sonha parao futuro do seu filho?

Projetos fortalecem compromisso da Monteiro com o PEA

Os alunos dos sextos e oitavos anos visitaram o Sítio IBR, dentro do Projeto de Educação Ambiental. Eles tiveram contato com diferentes técnicas de cultivo, integrando conteúdos da vida ecológica e social.

Os alunos dos oitavos anos participam do pro-jeto Revista Virtual, dentro do Laboratório de Desenho Geométrico, onde, em duplas, desen-volvem uma revista. O projeto habilita-os a rea-lizar atividades interdisciplinares, já que devem fazer uma “reportagem” de cada disciplina com o tema escolhido para a revista. Outros objetivos são o de desenvolver a capacidade de trabalhar em dupla, respeitando as ideias e sugestões dos colegas, além de capacitar os alunos a utilizar as diversas ferramentas oferecidas pelo pacote Office.

O segmento de período Integral realizou cam-panha de Natal, arrecadando brinquedos, rou-pas, sapatos e roupas de cama e de banho. De acordo com a faixa etária, os alunos têm várias tarefas: separar as doações, limpar e arrumar os brinquedos, montar os kits de presentes etc.

Os alunos dos oitavos anos visitaram, no dia 20 de novembro, o Centro de Educação Infantil Amália Bondesan dos Santos, em Eugênio de Melo. Eles levaram 250 saquinhos-surpresa para a criançada.

Sob a coordenação da professora Mércia Bonon Ferreira, todos os anos, estudantes dos nonos anos levam o que foi arrecadado durante o Oscar para o Lar Betel e ainda visitam outros asilos, como Santo Antônio e Vó Laura. Eles oferecem um lanche comunitário e levam saquinhos--surpresa.

Com o dinheiro arrecadado em várias ações (bingo, venda de camisetas do fotógrafo Ri-cardo Martins, ações entre amigos, venda de água de coco, churrasco e refrigerantes etc.), a ONG Planeta Verde viabilizará a compra de oito cisternas.

Durante o ano, a Escola Monteiro Lo-bato, em todos os seus segmentos, envolve os alunos em variadas ativi-

dades vinculadas aos valores e programas da Rede PEA-Unesco.

Eles se referem ao desenvolvimento da

cultura de sustentabilidade, aos desafios globais, a ações no âmbito do sistema das Nações Unidas, à cultura de paz e direitos humanos e ao aprendizado intercultural.

Veja a seguir alguns projetos desenvol-vidos pela escola durante 2014.

Bastante tímida e sem conhecer nada da língua portuguesa, a tailandesa Pinnatcha Chantachit estudou no Ciclo II A, da professora Andréa Regina Caldas, de fevereiro de 2013 até outubro deste ano. Ao final de sua estada, ela não só aprendeu a língua como fez uma linda amizade com os alunos da sala.

Os índios da aldeia Taquara, localizada em Dou-rados (MS), receberam a visita de um grupo de voluntários em outubro passado. Dentre eles estava a ex-aluna Monise Garcia Moreno Cunha, que estudou na ML desde a Agrupada I até o Ensino Médio, formando-se em odontologia pela Unesp em 2013.

Parceria ML e sítio IBRDa Tailândia para a ML

Despedida de Pinnatcha (ao centro)

Monise durante um atendimento

Contribuindo para novas cisternas

Revista virtual

Campanha do Integral

Solidariedade aos índios

Visita ao Lar Betel

Visita à creche

FOTO escOLA MOnTeIRO LOBATO

A ONG Planeta Verde, em parceria com a ONG Vale Verde, realizou o plantio de 200 mudas de árvores nativas. Para isso também teve o apoio do Viveiro Nativa Agropecuária. O plantio foi feito na Fazenda Souza, na zona norte de São José dos Campos, com o objetivo de proteger a nascente existente no local.

Plantio de mudas

Apoio ao reflorestamentoFOTO escOLA MOnTeIRO LOBATO

FOTO ceDIDA

Page 7: Monteiro 121 versão

nOV / DeZ 2014 MONTEIRO INFORMA 7

FOTO MARIA BRAsIL / escOLA MOnTeIRO LOBATO

l Seminários com temas atuaisl Áreas de conflitos no mundol Canto que Encantal Cem anos de Dorival Caymmil Criação de cartazes sobre meio am-bientel Criação de cartazes sobre agricultura familiarl Conhecendo os povos africanos e orientaisl Confecção de livrosl Dia da Pazl Disciplina Conscientel English Camp no NR 1 (Nosso Recanto) l Estudo sobre a 2ª Guerra Mundiall Estudo do meio ambientel GIS Dayl História em quadrinhos com o tema valores humanosl Horta – Projeto Agricultura Familiarl Leituras de livros paradidáticosl Mural de valoresl Novos Textos, Novos Autoresl Poemas com o tema Agricultura Fa-miliarl Produção de fábulas e seus valoresl Projeto Cultura Familiar – Alimente-se de Valoresl Projeto Doe Sentimentosl Projeto 7 de Setembrol Projeto sobre o filme O Menino do Pijama Listradol Seminários sobre os aspectos físicos e sociais do continente americanol Seminários sobre corrupção no Brasil e no mundol Thanksgivingl Trabalhando as profissões

Projetos fortalecem compromisso da Monteiro com o PEAMais projetos de 2014 que seguem os pilares do PEA-Unesco

Os alunos do Ensino Médio visitaram uma horta tradicional no Sítio Primavera (bairro do Varjão) e uma horta de produtos orgânicos na Fazenda São Vicente (bairro do Espírito Santo), analisan-do as diferenças entre a agricultura familiar que produz alimentos orgânicos e a tradicional. A excursão incluiu uma visita à usina hidrelétrica de Paraibuna para conhecer como a água se transforma em energia e também debater o problema da falta de água.

A Monteiro desenvolve um projeto sobre o uso seguro das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), como internet, celular, TV e videogames.

Feira de Livros

Alunos dos sextos, sétimos, oitavos e nonos anos participaram do evento “Do campo para a escola”, apresentando os trabalhos desenvol-vidos desde março deste ano dentro do Ano Internacional da Agricultura Familiar.

Alunos dos sétimos anos participaram da 2ª Feira das Regiões apresentando as regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul), além do tema Agricultura Familiar. Eles focaram a atividade nos aspectos econômicos, sociais e culturais.

Os alunos dos nonos anos, durante a realização do projeto Oscar nas disciplinas de inglês e espa-nhol, contribuíram com a entrega de alimentos em troca do ingresso para a “Noite de Gala”, quando são anunciados os vencedores.

Os alunos da ONG Planeta Verde fizeram excursões para os asilos Vó Laura e Santo Antônio para a entrega de ovos de Páscoa. Mensalmente, levam uma cesta básica, in-cluindo material de higiene, ao casal Odair e Edith, que ajuda fazendo pipoca nas festas juninas da escola.

Estudos de campo com plantas e água

Projeto das TICs

Evento de ciências

Tendo como tema a Agricultura Familiar e a Cristalografia, foi realizada a XXII Feira de Li-vros, onde foram expostos 7 mil títulos, além da mostra de trabalhos de diversos segmentos da escola.

Premiação do Oscar

Oscar solidário

Café Memória

Alunos dos sextos anos, na disciplina de história, participaram do Café Memória. A atividade é um bate-papo entre estudantes e seus avós, visando a aproximação entre gerações.

Conversa sobre o passado

Conhecendo o Brasil

Planeta Verde realiza visitas solidárias

FOTO escOLA MOnTeIRO LOBATO

Page 8: Monteiro 121 versão

8 MONTEIRO INFORMA nOV / DeZ 2014

10 MONTEIRO INFORMA NOV / DEZ 2013 10 MONTEIRO INFORMA NOV / DEZ 2013

“Eram bons tempos”. Assim o ex-aluno Thiago Frate Monteiro de Bar-ros resume o período em que estudou na Monteiro Lobato, da 4ª série ao En-sino Médio, até 2007. Ele está no último semestre de publicidade e propaganda da ESPM e também cursa administração de empre-sas na mesma instituição. Deverá se formar daqui a dois anos.

Th i a g o t r a b a l h av a como estagiário na Editora Abril desde o terceiro ano da faculdade e agora foi efetivado como analista júnior na área de Marketing Publicitário. Trabalha o dia inteiro e à noite segue para a ESPM.

“Descobri que conse-guiria me formar em admi-nistração fazendo apenas as matérias que faltavam. Isso me poupou aproxi-madamente dois anos do curso. Então, aproveitei a chance e os horários livres para ir adiantando o pro-cesso”, conta.

Para o futuro, Thiago deseja participar de um processo de seleção de trai-nees, na Abril ou em outra grande empresa. Depois, gostaria de trabalhar uma

thiago: da Ml para duas faculdades

8ª série A / manhã / 1996

álbum de retratos

Em pé, da esq. p/ a dir., Hassan Mohamed Kamar, Guilherme Ferreira Pelucio Salomé, Matheus Müller, Gustavo Teixeira Nardi, Maiara Rosa, Manuelly Carde-nuto, Gustavo Augusto Carvalho Cordeiro, João Pedro André Portezani, Caio Bellote Delgado Marczuk, Thiago Frate Monteiro de Barros, Carlos Augusto Corrêa, Fernanda Sacilotti de Carvalho. Agachados: Felipe Mammoli Andrade, Guilherme Eras Guimarães Oellers, professora Rosemari Mann Müller, Rossan-dra Lima e Silva, Anindita Ajeng Saraswati, Ana Júlia do Amaral Souza, Natália Teixeira de Souza. Sentados: Daniel Silva Kantor, Júlio Hissao Silva Yamaguti, Renata Domiciano Zanella de Souza, Samia da Fonseca Colen, Aline Consoli Chiaradia, Manuela Cravos Rios, Luciana Yokoi Milhomens.

ARqUIVO / ESCOLA MONTEIRO LOBATO

Thiago

Thiago: dois cursos simultâneos na ESPM

FOTO cEDIDA

A professora de história Silvia Helena Martinson de Andrade e Silva recebeu uma carta do ex-aluno Éric Afonso Secco Marcos, que estudou desde a Agrupada I até o Ensi-no Médio na Monteiro Lobato, no período de 1997 até 2002, elogiando o comportamento dos alunos que passaram por sua casa para arrecadar ali-mentos. Eles cumpriam uma das provas da gincana do Fundamental II.

Um dos trechos da carta

temporada fora do Brasil. “Já tive a chance de morar

fora após me formar na Monteiro e gostaria de fazer isso de novo, agora trabalhando. Tenho como objetivo maior ser diretor de uma grande empresa até os 35 anos”, planeja o estudante.

alunos da Ml têm conduta elogiada

diz o seguinte: “Hoje recebi na porta de casa dois alunos arrecadando alimentos. Pelo contexto, tive a certeza de que eram da ML. Perguntei o nome da professora e disseram que

era você. Sempre me lembro com muito carinho da escola e de suas aulas. Tenha certeza de que você teve papel funda-mental na formação da pessoa que sou hoje”.

A professora Silva Helena exibe a carta que elogia seus alunos

FOTO EScOLA MONTEIRO LOBATO

Monteiro Informa 115 CS4.indd 10 20/11/2013 09:40:52

Ex-aluno da Monteiro, onde estudou entre 1996 e 2007, Gui-lherme Arantes de Achilles Mello está cursando engenharia mecâ-nico-aeronáutica no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

Mesmo antes de se formar, ele ingressou no QMágico, negócio social focado em desenvolver tecnologias para a personalização da aprendizagem, e está atuando como coordenador geral do Pri-meiro Relatório de Tendências da Vida Virtual na Educação (TVVE).

O relatório trará informações que poderão servir de base para inspirar políticas públicas de edu-cação. Ele fornecerá um panorama da vida virtual que existe hoje nas instituições de ensino do país, contendo as práticas e os contextos pedagógicos utilizados.

O que fez Guilherme ingressar nessa iniciativa foi o sonho de transformar para melhor a socie-dade brasileira. “Ao estar junto de

ÁLBUM DE RETRATOS

7ª série C / tarde / 2006ARQUIVO / escOLA MOnTeIRO LOBATO

Guilherme Arantes de Achilles Mello

Em pé, da esq. p/ a dir., professora Maria do Carmo Solano, Rafael Augusto de Souza, Davi Assis Novaes, Rodrigo de Souza Amaral, Marcus Vinícius Bitencourt Oliveira Lima, Vittor Benine Ferreira, Felipe Christaziano Diaz, Lucas Kazuroni Kobo, Igor Rennó Jardim Cavariani, Yago Martins Scatena. Agachados: Thiago Crispim Fernandes, Lucas Ribeiro de Carvalho, Nicolas Scarinzi, Lucas Kenji Nomura, Fabrício Augusto Cerqueira Junqueira, Fernando Hoff Lessa, Guilherme Arantes de Achilles Mello, Augusto Benini de Oliveira, Pietro Roverato Borges. Sentados: Júlia Astorga de Souza, Giulia Sorbile Veiga Covre, Camila Carvalho Oliveira Santos, Jéssica Gazolini de Moraes Chaves, Paula Guimarães Cury, Marina Rocha Mutuzoc, Layla Sayed Nicolas, Juliana Reyes Barbosa, Thaísa Bravo--Valenzuela e Silva.

Guilherme Mello

Guilherme atua em ação por uma educação melhor

pessoas engajadas, unidas por um objetivo de alto impacto social, identifiquei a oportunidade de fazer algo desafiador e significati-vo”, afirma.

“Muito mais do que português e matemática, aprendi na Monteiro Lobato a importância de ser uma pessoa focada e esforçada em minhas atividades, buscando obje-tivos relevantes para a minha vida. ‘Completa’ é a palavra que resume a formação na Monteiro”, elogia.

“Por ter sido um lugar único, que me proporcionou equilíbrio entre desenvolvimento acadêmico e pessoal, a Monteiro me ensinou importantes lições que levo comi-go até hoje”, completa o ex-aluno.

FOTO ceDIDA

n Veja o ex-aluno Guilherme abaixo, no Álbum de Retratos, em uma das turmas de que fez parte na Monteiro Lobato.

A diretora Miriam Ricci, a vice--diretora Patrícia Stetner, a

psicóloga Marisa Ricci e a coor-denadora de projetos especiais Eliana Rabelo participaram da 20ª edição do Encontro Nacional do PEA (Programa de Escolas Associa-das), da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a

Rosane, Teresa e Maria do Carmo

Em João Pessoa: Eliana, Márcia Righetti (diretora da Escola Aldeia Montessori), Patrícia, Miriam e Marisa

Thiago e Inês no treinamento

REAFIRMANDO NOSSA PARCERIA COM O PEA

Inovações em discussão

ML se prepara para inovações do UNOi

FOTO escOLA MOnTeIRO LOBATO

FOTO escOLA MOnTeIRO LOBATO

FOTO ceDIDA

Ciência e a Cultura), realizado nos dias 8, 9 e 10 de outubro, em João Pessoa (PB).

Para Miriam Ricci, “o encontro é um momento rico para a troca de ideias e experiências, assim como de atualização e retomada do compromisso com as propostas da Unesco”.

O UNOi oferece aulas de inglês com o uso de iPads. A ferramenta foi implantada este ano para atender os alunos do Integral.

Com a finalidade de co-nhecer as inovações do

Sistema UNO Internacional (UNOi) para 2015, a profes-sora de inglês e coordena-dora do UNOi na Monteiro, Inês Pallamin de Almeida, e o técnico de informática Thiago Tadeu Sperandin, par-ticiparam de um treinamento ministrado por especialistas do sistema e da Apple no dia 1º de novembro, em São Paulo.

Usuários Esri, empresa criadora do software Arc GIS, utilizado nas aulas de geografia do Fundamental II.

A convite da empresa Imagem, parceira

da Monteiro Lobato, as professoras Rosane Maria Gama Ramos, Teresa Cristina Gama Meyen e Maria do Carmo Solano partici-param do 1º Encontro Nacional de Educadores em Inteligência Geográ-fica, que ocorreu nos dias 25 e 26 de setembro, em Cam-pinas. O encontro nacional fez parte do Encontro Latino-Americano de

Page 9: Monteiro 121 versão

nOV / DeZ 2014 MONTEIRO INFORMA 9

A ansiedade é um estado emocional de apreensão e tensão, é uma resposta nor-

mal para diversos acontecimentos da vida. Experiências novas e inédi-tas sempre são acompanhadas de certa ansiedade.

Ou seja, a ansiedade é perfeita-mente aceitável. Mas ela não pode ser desproporcional à situação, porque quando é excessiva, pro-voca descontrole alimentar, falta de sono, problemas gástricos etc., interferindo no desempenho cog-nitivo e prejudicando a atenção e o controle emocional.

A ansiedade de desempenho caracteriza-se por expectativas negativas, perda de concentração e pensamentos de fracasso. Existem muitas causas para o aparecimen-to da ansiedade antes de uma competição, mas, em geral, elas se reduzem a dois fatores: a incerteza que as pessoas possuem acerca de sua preparação e a importância que o resultado representa para cada uma.

Mudar o pensamentoEsses pensamentos geram

insegurança e distrações que po-dem minar o desempenho. O ideal é substituir esses pensamentos por outros, valorizando o esforço e atribuindo à competição a sua real importância. É fundamental ter consciência de que nenhuma preparação é perfeita, mas de que se fez o melhor possível e que passar no vestibular é importante, mas não determina o valor ou quem você é.

E também que, caso não obte-nha o resultado pretendido, isso não significa uma catástrofe. Sem-pre se pode tentar novamente.

É o que faz a aluna Carolina Sozza Brianesi, 3º ano do Ensino Médio, que passou em sexto lugar em psicologia na Unisal (Lorena). “Penso que é uma prova e que vou dar o meu melhor”, conta.

Carolina Freire Darakdjian, também do 3º ano do Ensino Mé-dio, já garantiu vaga em biomedici-na na UMC (Universidade de Mogi

das Cruzes), onde ficou em oitavo lugar. Mas quer tentar medicina. Ela diz que é naturalmente com-petitiva porque entende que isto serve de estímulo para conseguir algo mais.

“Tento me controlar porque sei que competitividade demais acaba prejudicando o desempenho. É

preciso buscar o equilíbrio”, afirma.Outra dica interessante é que

não se pode “carregar nos om-bros” as expectativas de outros. Já bastam as suas. A adrenalina produzida pela ansiedade pode

Na dose certa, ansiedade é boa

ajudar no processo competitivo, gerando iniciativa e garra para lutar. Mas, para aproveitá-la bem, é preciso aprender a ter controle sobre a situação em vez de entrar em pânico.

Carolina Freire e Carolina Sozza procuram controlar a ansiedade

FO

TO

MA

RIA

BR

As

IL / e

sc

OLA

MO

nT

eIR

O L

OB

AT

O

Page 10: Monteiro 121 versão

10 MONTEIRO INFORMA nOV / DeZ 2014

8 MONTEIRO INFORMA NOV / DEZ 2013

“Participei três vezes do encontro: no nono ano, no primeiro ano do Ensino Médio e agora. Naquela época ainda não tinha certeza do que fazer. Hoje, sei que quero cursar medicina. O workshop é uma oportunidade de conversar com muitas pessoas capacitadas e conhecer melhor as profi ssões.”

Davi Gonçalves Sanches3º ano do Ensino Médio

“O Happy Hour reforçou a minha vontade de fazer faculdade de direito. Esse encontro é válido porque os profi ssionais convidados costumam sugerir materiais para consulta e mostram caminhos para conhecermos melhor as profi ssões e amadurecermos as nossas ideias.”

Júlia Maria Dias Barbosa3º ano do Ensino Médio

FOTOS MARIA BRASIL / EScOLA MONTEIRO LOBATO

Alunos dos nonos anos até o Ensino Médio participaram do “Happy Hour das Profi ssões”,

o Encontro de Orientação Profi ssional, uma das ações da área de psicologia da Escola Monteiro Lobato para ajudar os estudantes na escolha da carreira. A atividade aconteceu no dia 22 de outubro e reuniu cerca de 30 profi ssionais das áreas de Artes, Humanas, Exatas e Biológicas.

Marisa Ricci, psicóloga da escola e responsável pelo evento, conta que os alunos também assistiram a uma palestra da avaliadora de provas de redação de vestibular Simone Trevisol Vian Gaddini, formada em letras e que há seis anos exerce essa atividade.

Durante o encontro com os alunos Simone falou sobre os cuidados na hora de formular argumentos, deu dicas de estruturação em mecanismos linguísticos e apresentou os erros mais comuns, além de divulgar algumas “pérolas” encontradas nas provas de vestibulares.

Durante o encontro, os alunos podiam fazer testes on-line no site do Guia do Estudante, da Editora Abril, e também obter informações sobre o treinamento mental para concursos e vestibulares, ministrado pela Global Trainer.

Outubro é um mês muito especial para o Bebê-Abá. Havia muitas datas a serem comemoradas: dia 2, o berçário completou sete anos; dia 12, Dia das Crianças, e dia 15, Dia do Professor. A diretora do período da tarde Nathalie Annick Soublin conta que as três datas foram marcadas por muita alegria, atividades especiais e carinho.

O destaque fi cou para os sete anos do berçário, que nesse período conquistou um grande espaço junto à comuni-dade da Monteiro e joseense, virou sinônimo de qualidade e de cuidado com os bebês.

Por tratar-se de um público especial, a comemoração do Dia das Crianças também rece-beu um toque diferente. Ela foi planejada com cuidado para não interferir demais na rotina, evitando qualquer estresse para as crianças. Houve um “baile” ao qual os bebês compareceram com roupas de festa. Eles dançaram e cantaram. Na Semana da Criança foi realizado também um piquenique no solário e um dia foi reservado para brincadeiras na piscina de bolinhas. “O berçário fi cou em clima de alegria e as crianças se envolveram e voltaram felizes para suas casas”, conta Nathalie.

Os pequenos foram presenteados com palhaços confeccionados pelas professoras, já que o circo foi o tema trabalhado no mês de agosto.

Mês defesta no

Bebê-Abá

Piscina de bolinhas: sempre um sucesso

FOTO MARIA BRASIL / EScOLA MONTEIRO LOBATO

Festejando comum piquenique

Já escolheu a carreira?

Happy Hour ajudaa escolher carreira

Profi ssionais das mais diversas áreas responderam às dúvidas dos alunos

FOTOS MARIA BRASIL / MONTEIRO LOBATO

Monteiro Informa 115 CS4.indd 8 20/11/2013 09:40:47

Momento de crescer

Nas aulas de inglês dos

sextos e sétimos anos, turmas da professora Ales-sandra Llopar, fo i re a l i z a d a uma atividade para homena-gear os professores, que comemo-ram o seu dia em 15 de outubro. Primeiramente, os alunos escre-veram cartões para as madrinhas de sala parabenizando pela data e convidando para uma apresenta-ção. Também foram feitos cartões

Músicas em inglês para os professores

FOTO escOLA MOnTeIRO LOBATO

Homenagem em inglês

para serem colocados nos murais da escola.

Na semana do Dia do Professor, após pesquisarem as músicas em inglês preferidas pelas madrinhas, os alunos se apresentaram em sala de aula.

Durante três semanas do mês de outubro os alunos do Nido II do Berçário Bebê-Abá vivenciaram um período de estágio no segmento seguinte, que é a Agrupada I. Todos os dias, por uma

hora e meia, os pequenos foram apresentados à nova rotina de sala.Para as crianças e seus pais, é um momento importante. “Natural-

mente que os pais ficam preocupados – escola grande, novas rotinas, sala de aula –, mas os nossos alunos, em sua maioria, reagem muito bem às mudanças porque são assistidos com muita receptividade”, afirma Ana Lúcia Cardoso Ricci Peixoto, diretora do período da manhã.

Ana Lúcia explica que as crianças têm contato com a sala de aula, com o carrinho de lanche e várias outras atividades, Além disso, são acolhidas pelas futuras professoras. “É o ciclo da vida e é muito bonito ver o crescimento dos nossos pequenos”, observa.

Para a professora Katiuscia Rasteiro, da Agrupada I B, a mudança é muito tranquila. “As crianças do berçário já conhecem várias práticas usadas em sala de aula, como sentar na linha e o uso do tapete, o que faz com que a adaptação ocorra sem problemas”, explica. “Além disso,

acolhemos cada criança respeitando a sua indi-vidualidade. Há aquelas que ainda precisam de colo, outras não. Tam-bém temos alunos com problemas alérgicos rela-cionados à alimentação, por exemplo. Tudo isso é acompanhado com muito cuidado por todas as professoras para que a mudança seja tranquila para os alunos e para seus pais”, conclui.

FO

TO

MA

RIA

BR

As

IL / e

sc

OLA

MO

nT

eIR

O L

OB

AT

O

Dentro do Ano Internacional da Agricultura Familiar, as Agrupa-

das I desenvolveram diferentes ati-vidades sobre o tema. Na Agrupada I E, da professora Carla Carvalho de Castro, os alunos colocaram a “mão na massa”. Eles plantaram mudas de cebolinha em garrafas pet.

As mudas foram providen-ciadas pela professora, enquanto os alunos trouxeram as garrafas, transformaram-nas em vasos e usaram a terra da horta da escola. Durante duas semanas, os alunos cuidaram das suas plantas.

Paralelamente, as crianças re-alizaram pesquisas e trouxeram imagens sobre a agricultura fami-liar, que foram usadas na confecção de um álbum. A cada dia um aluno

Um jeito saboroso de aprender

“Gostei de plantar e de ir até a horta para pegar terra.”

levava o material para mostrar aos familiares. Para encerrar o projeto, saborearam um patê de frango com torradas preparado com as cebolinhas plantadas por eles.

Elisa Viana Macedo3 anos, Agrupada I E

FOTO escOLA MOnTeIRO LOBATO

Alunos indo ao estágio na Agrupada I

Page 11: Monteiro 121 versão

nOV / DeZ 2014 MONTEIRO INFORMA 11

Os alunos do Fundamental II participaram, no dia 22

de novembro, do GIS Day. Tra-ta-se de uma atividade global, desenvolvida pela National Geographic Society, pela Esri – empresa responsável pelo desenvolvimento do software Arc GIS, utilizado nas aulas de geografia no laboratório da escola – e pela Imagem, empresa parceira da Monteiro Lobato.

Para incentivar a boa alimenta-ção, os alunos do Fundamental

I têm duas aulas por semestre com a nutricionista Arine Morais Gomes. Em outubro, foi dada continuidade ao Projeto Pirâmide Alimentar, com a apresentação de um vídeo sobre alimentação saudável e a necessidade de comer os alimen-tos das diversas classes (proteínas, carboidratos, lipídios etc.).

As crianças elaboraram cardá-pios para o café da manhã e almoço e os apresentaram em sala de aula.

‘SHOW’ DE ATIVIDADESENCERRA O ANO NA ML

Os alunos das Agrupadas II encer-raram os trabalhos de música e inglês durante o Canto que Encanta 2014. Sob a orientação das profes-soras Patrícia Stetner e Fernanda Sá Granja, apresentaram o musical “Canteiro – Músicas para Brincar”, de Margareth Darezzo. O cenário e os fantoches foram preparados pelas professoras Ana Carolina Benacchio e Tatiane de Paula.

Sucesso na Campanha do Lacre

Fundamental II no GIS Day

A ação acontece na terceira semana de novembro em escolas e organizações do mundo todo.

Aprendendo a se alimentar

n Com o objetivo de estudar na prática os conceitos das aulas de inglês e matemática, no dia 20 de outubro os alunos dos nonos anos participaram de uma excursão aos prédios antigos do Centro velho de São Paulo.

n No dia 7 de novembro, as turmas do 7º B e 8ª A foram se divertir no Wet’n Wild, em Campinas, e os alunos do 8º B foram ao Yex Boliche, no Vale

Excursões: aprendizado ‘ao vivo’

Sul Shopping. Os passeios foram um reconhecimento pelo 1º e 2º lugares, respectivamente, na XXXV Gincana de Integração do Ensino Fundamental II.

Depois, com a orientação de Arine, avaliaram se os cardápios estavam adequados para oferecer uma ali-mentação equilibrada.

Arine conversa com alunos

Visita ao Centro velho de SP

GIS Day: ferramenta de ensino

Participação dos alunos

Alunas durante apresentação

Alunos premiados

Cerimônia de troca de faixas

tas, andadores, fraldas e medicação para entidades sociais.

O último trimestre na Monteiro é marcado pelo encerramento de projetos desenvolvidos

ao longo do ano. Confira alguns deles:

FOTO escOLA MOnTeIRO LOBATO

FOTO escOLA MOnTeIRO LOBATO

FOTO escOLA MOnTeIRO LOBATO

FOTO escOLA MOnTeIRO LOBATO

FOTO escOLA MOnTeIRO LOBATO

As 54 alunas das aulas de ginástica rítmica, ministradas pelas profes-soras Nívea Teles e Silvana Dias, se apresentaram no auditório da escola no dia 27 de outubro, para o público interno, e nos dias 28 e 29 para pais e convidados.

Ginástica rítmicaFOTO MARIA BRAsIL / escOLA MOnTeIRO LOBATO

FOTO MARIA BRAsIL / escOLA MOnTeIRO LOBATO

Torneio de xadrez

Com mais de 30 participantes, foi realizado o XV Torneio de Xadrez, no dia 25 de outubro, reunindo alunos e familiares. Os jogadores foram divididos em cinco catego-rias: 6 e 7 anos; 8 e 9 anos; de 10 até 12; de 13 a 15 e de 16 anos em diante, incluindo a participação de pais.

Troca de faixas no judô

Os 74 alunos do professor Breno Ulysses Alves participaram da cerimônia de troca de faixas das aulas de judô, dia 16 de outubro, no auditório da escola.

Orientados pelas professoras Lua-na Cristina Oliveira e Regina Mon-teiro, os alunos dos oitavos anos apresentaram peças teatrais: no dia 15 de outubro, o 8º B encenou A Branca de Neve; no dia 23, o 8º A apresentou A Bela e a Fera; e no dia 5 de novembro o 8º C mostrou o espetáculo A Pantera Cor de Rosa.

Teatro pedagógico

Formatura do ProerdAs atividades do Proerd (Progra-ma Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), ministrado anualmente pela Polícia Militar aos alunos dos quintos anos, foram encerradas no dia 19 de novembro com a entrega dos certificados. Durante a cerimônia os soldados Correia e Régis foram homenage-ados pelos alunos.

Canto que Encanta

A ONG Planeta Verde, que reúne alunos dos quintos anos da

Monteiro Lobato, desde o primeiro semestre está cooperando com a Campanha do Lacre, criada por um grupo de funcionários da Unimed.

A ação social consiste em arre-cadar lacres de latinhas de alumí-nio, vendê-los e, com o dinheiro, comprar cadeiras de rodas, mule-

Page 12: Monteiro 121 versão

12 MONTEIRO INFORMA nOV / DeZ 201412 MONTEIRO INFORMA NOV / DEZ 2013

REINTEGRADO AO SERVIÇO POSTAL

MUDOU-SE

ENDEREÇO INSUFICIENTENÃO EXISTE O Nº INDICADO

DESCONHECIDONÃO PROCURADOAUSENTEFALECIDO

INFORMAÇÃO ESCRITA PELO PORTEIRO OU SÍNDICO

RECUSADO

EM _____/_____/_____

RESPONSÁVELEM _____/_____/_____

Avenida São João, 2.500Jardim das ColinasSão Jo sé dos Campos – SP – CEP 12242-000

ESCOLA MONTEIRO LOBATO

ACESSE O SITE DAMONTEIRO LOBATO

ENTRE NA PÁGINA DAMONTEIRO NO FACEBOOK

Mais matérias inéditas nosite da escola

O seu jornalna internet

A brincadeira é vista como um recurso que pode estimular o desenvolvimento infantil e proporcionar meios facilitadores para a apren-dizagem escolar. Utilizar a brincadeira como um recurso escolar é aproveitar uma motivação própria das crianças para tornar a aprendiza-gem mais atraente. Por essa razão, nos dias 5 e 19 de outubro foi promovido um treinamento de capacitação para professores e monitores do Integral e auxiliares da Educação Infantil denominado “Curso de Recreação Escolar”.

O curso foi ministrado pelos professores Francisco Luckaschek e Luís Veneziani, da equipe de educação física da Monteiro Lobato.

Segundo a orientadora do Integral, Lau-dicéia Monteiro, o objetivo era sensibilizar as professoras para utilizar as brincadeiras durante as suas atividades na escola. Luís Veneziani conta que foi apresentado muito da vivência que eles têm na área para mostrar como criar momentos ricos com as crianças e, ao mesmo tempo, oferecer aprendizado.

Vale a pena acessar. Aproveite o qR Code ao lado ou digite:www.monteirolobato-sjc.com.br.

u seMana Da crianÇa coM Muitas iMaGensTexto contando o que aconteceu e muitas fotos

u a onG Planeta VerDe eM 2013Um resumo das atividades do “braço” ambientalista da ML

u torneio De XaDreZ: os VenceDoresCobertura completa com os melhores classifi cados

NESTA EDIÇÃO

Brincar também é aprender

A Escola

Professores e monitores durante o curso

FOTOS MARIA BRASIL / EScOLA MONTEIRO LOBATO

FOTO / EScOLA MONTEIRO LOBATO

Monteiro Informa 115 CS4.indd 12 20/11/2013 09:40:56

ENTRE NA PÁGINA DA MONTEIRO NO FACEBOOK

MATÉRIASINÉDITAS NO SITE

DA ESCOLA

O seu jornal na internet

Vale a pena acessar. Aproveite o QR Code ao lado ou digite: www.monteirolobato-sjc.com.br

NESTA EDIÇÃO

A Escola

ACESSE O SITE DA MONTEIRO LOBATO

12 MONTEIRO INFORMA NOV / DEZ 2013

REINTEGRADO AO SERVIÇO POSTAL

MUDOU-SE

ENDEREÇO INSUFICIENTENÃO EXISTE O Nº INDICADO

DESCONHECIDONÃO PROCURADOAUSENTEFALECIDO

INFORMAÇÃO ESCRITA PELO PORTEIRO OU SÍNDICO

RECUSADO

EM _____/_____/_____

RESPONSÁVELEM _____/_____/_____

Avenida São João, 2.500Jardim das ColinasSão Jo sé dos Campos – SP – CEP 12242-000

ESCOLA MONTEIRO LOBATO

ACESSE O SITE DAMONTEIRO LOBATO

ENTRE NA PÁGINA DAMONTEIRO NO FACEBOOK

Mais matérias inéditas nosite da escola

O seu jornalna internet

A brincadeira é vista como um recurso que pode estimular o desenvolvimento infantil e proporcionar meios facilitadores para a apren-dizagem escolar. Utilizar a brincadeira como um recurso escolar é aproveitar uma motivação própria das crianças para tornar a aprendiza-gem mais atraente. Por essa razão, nos dias 5 e 19 de outubro foi promovido um treinamento de capacitação para professores e monitores do Integral e auxiliares da Educação Infantil denominado “Curso de Recreação Escolar”.

O curso foi ministrado pelos professores Francisco Luckaschek e Luís Veneziani, da equipe de educação física da Monteiro Lobato.

Segundo a orientadora do Integral, Lau-dicéia Monteiro, o objetivo era sensibilizar as professoras para utilizar as brincadeiras durante as suas atividades na escola. Luís Veneziani conta que foi apresentado muito da vivência que eles têm na área para mostrar como criar momentos ricos com as crianças e, ao mesmo tempo, oferecer aprendizado.

Vale a pena acessar. Aproveite o qR Code ao lado ou digite:www.monteirolobato-sjc.com.br.

u seMana Da crianÇa coM Muitas iMaGensTexto contando o que aconteceu e muitas fotos

u a onG Planeta VerDe eM 2013Um resumo das atividades do “braço” ambientalista da ML

u torneio De XaDreZ: os VenceDoresCobertura completa com os melhores classifi cados

NESTA EDIÇÃO

Brincar também é aprender

A Escola

Professores e monitores durante o curso

FOTOS MARIA BRASIL / EScOLA MONTEIRO LOBATO

FOTO / EScOLA MONTEIRO LOBATO

Monteiro Informa 115 CS4.indd 12 20/11/2013 09:40:56

REINTEGRADO AO SERVIçO POSTAL

MUDOU-se

enDeReçO InsUFIcIenTe

nãO exIsTe O nº InDIcADO

DescOnhecIDO

nãO pROcURADO

AUsenTe

FALecIDO

InFORMAçãO escRITA peLO pORTeIRO OU sínDIcO

RecUsADO

eM _____/_____/_____

RespOnsáVeLeM _____/_____/_____

Avenida São João, 2.500 Jardim das Colinas São Jo sé dos Campos – SP – CEP 12242-000

Escola MontEiro lobato

u Novos Textos, Novos AutoresAlunos do Ciclo I aos quintos anos participaram da exposição bienal Novos Textos, Novos Autores, no dia 7 de novembro, apre-sentando as produções textuais desenvolvidas durante o ano.

u OscarO Oscar é um projeto desenvolvido pelas disciplinas de inglês e espanhol junto aos alunos dos nonos anos. Casa sala produz três filmes em inglês e três em espanhol.

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

AGA_197_Rodapé_Reveillon_Monteiro Lobato_FINAL.pdf 1 8/20/14 5:49 PM

O Berçário Bebê-Abá, a Educa-ção Infantil e o Ensino Fun-damental I comemoraram a

Semana da Criança no período de 6 a 10 de outubro com atividades recreativas, lúdicas e culturais. A programação teve o apoio de par-ceiros, pais e da equipe da escola.

n Berçário – Os pequenos do Bebê--Abá fizeram piquenique, brincaram

Crianças comemoraram o seu diana piscina de bolinhas, tiveram o dia da fantasia e da pintura dos rostos e mãos; além disso, ganharam uma linda lembrancinha das professoras.

n Educação Infantil – A progra-mação do segmento teve o dia da bicicleta, circuito de atividades es-portivas, cabeleireiro maluco, show de palhaços, brinquedos infláveis e distribuição de algodão doce,

pipoca e lanches especiais.

n Fundamental I – A agenda incluiu brinquedos infláveis, ati-vidades recreativas e lúdicas co-ordenadas pela Lego e Supera e pela equipe de educação física da escola, atividades com brinquedos da academia Luís Assunção, mági-ca, exibição de filme, apresentação de cães adestrados etc. Diversão garantida para os bebês

FOTO escOLA MOnTeIRO LOBATO