edição 121

12
Ano VIII - N° 121 - Março 2015 Empregos Pag 06 Imóveis Concursos Públicos Pag 08 Primeira quinzena Pag 08 Pag 03 Pag 05 Pag 08 Vagas para jovens aprendiz em supermercado na grande SP Chácara (50 KM de SP) Bela moça esperava dias melhores, morre por negligência médica no PS Antena em Taboão da Serra - SP Cuidadora de idosos Rose Manfrim, que teve parada cardiorrespiratória Duas leis de benefícios aos idosos em viagens de ônibus causam confusão Cientistas apontam motivos para você acreditar que o fim do mundo pode chegar a qualquer momento Veja empresas que cadastram para o Programa Jovem Aprendiz Pag 10 Pag 09

Upload: jornal-expresso-br

Post on 08-Apr-2016

220 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal Expresso BR

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 121

Ano VIII - N° 121 - Março 2015

EmpregosPag 06

ImóveisConcursos Públicos

Pag 08

Primeira quinzena

Pag 08

Pag 03

Pag 05

Pag 08

Vagas para jovens aprendiz em supermercado na grande SP

Chácara (50 KM de SP)

Bela moça esperava dias melhores, morre por negligência médica no PS Antena em Taboão da Serra - SP

Cuidadora de idosos Rose Manfrim, que teve parada cardiorrespiratória

Duas leis de benefícios aos idosos em viagens de ônibus causam confusãoCientistas apontam motivos para você acreditar que o fim do mundo pode chegar a qualquer momento Veja empresas que cadastram

para o Programa Jovem AprendizPag 10

Pag 09

Page 2: Edição 121

Editorial

Alexandre Sala

SP, Grande SP, Litoral e V. do Ribeira

Os textos assinados, tarjados ou grafados não epressam necessiaramente a opinião deste jornal Os anúncios são de responsabilidades dos anu-ciantes, e colaboradores não tem vínculo empre-

gatício

Tiragem: 20 mil exemplaresTel: 4245-8530/ 98448-6350 tim

Jornal Expresso BR Publicações Periódicas LTDACNPJ: 01.420.385/0001- 09 Diretor Responsável:Jornalista Alexandre SalaMTB - 56822- SPDepartamento Jurídico:Dr. Adalberto C.A JúniorOAB 184258 fone: 4787-8640e-mail: [email protected] de Redação:Francisco MenezesDiagramação e Artes Gráficas:Neuma [email protected]: (11)95174-7404 - tim

EXPEDIENTE

www.jornalexpressobr.com

CONTATOS

(11) 9 7041-4870 tim

[email protected]

Periodicidade quinzenal

Março 2015 Pag 02

(Sérgio)

Arnaldo Jabor

Duas leis de benefícios aos idosos em viagens de ônibus causam confusãoPara esclarecer sobre as determinações, TEM Notícias comparou as leis.Uma delas garante benefício em viajens interestaduais e outra municipais.

Os idosos que dese-jam obter benefícios na hora de viajar de ônibus muitas vezes se confun-dem pelas diferenças entre duas leis – uma nacional, e outra que vale só no estado de São Paulo. Por isso, o TEM Notícias de Itapetininga (SP) reuniu informa-ções das duas determi-nações.

Uma delas, criada em 2006, pela Agência

Nacional de Transpor-tes Terrestres (ANTT) e garante duas vagas para idosos em ônibus interestaduais, isto é, que saem de um estado com destino a outro. As regras para conseguir o benefício, segundo a ANTT, são: reservar a vaga com 30 dias ou até antes do embarque, comprovar renda de até dois salários mínimos, ter mais de 60 anos,

apresentar RG e CPF, e se não tiver mais assen-to disponível, o idoso pode comprar com 50% de desconto. Com esta lei não é necessário pa-gar taxa de embarque.

Já a outra vale só no estado de São Paulo e foi criada em janeiro desde ano. A lei da Agência do Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) garante o direito do idoso em viajar pelas ci-

dades do estado gratui-tamente. Assim como a outra lei, ela garante duas vagas por ônibus a idosos. Para isso é pre-ciso: fazer a reserva de cinco dias a 24 horas antes do embarque, ter mais de 60 anos, apre-sentar RG e CPF e não é preciso comprovar renda. No caso desta lei é preciso pagar taxa de embarque.

g1.com

Nelson Rodrigues ao telefoneQuando fico angustiado com as no-tícias brasileiras, ligo para o Nelson Rodrigues. Ele me dá bons conse-lhos lá do céu de papelão, entre nu-vens de algodão e estrelas de papel prateado — seu paraíso é um cená-rio de teatro de revistas. O telefone toca como uma trombeta suave.Ele já sabe quem é:— Você, hein? Só me liga quando está encalacrado.— Estou mesmo, Nelson, mas não sei se sou eu ou o Brasil.— Deixa de frases, rapaz, você e o Brasil são a mesma coisa. O Brasil não é feito de florestas e cachoei-ras. O Brasil é uma região dentro de nossas cabeças. Você é o Brasil. Levaram séculos para aperfeiçoar nosso atraso e você me vem com essa. Subdesenvolvimento não se improvisa. É uma obra de séculos.

Page 3: Edição 121

SECOM

Março 2015 Pag 03

Bela moça esperava dias melhores, morre por negligência médica no PS Antena em Taboão da Serra - SP

Cuidadora de idosos Rose Manfrim, que teve parada cardiorrespiratória

“... A maioria que entra ali só sai no caixão...”.

Morre mais uma jovem de 25 anos, moradora do Jardim Record, que deu entrada no Pronto-Socor-ro Antena, em Taboão da Serra, com febre muito alta e forte dor de cabeça, foi atendida por médico que insistiu que deveria procu-rar um dermatologista e a mandou para casa, passou a sentir mais dor nas pernas e também no abdômen e morreu nesta segunda-fei-ra, dia 9 de março de 2015, após sofrer paradas car-diorrespiratórias. A família está revoltada e acusa o PS de negligência.

Com temperatura de quase 40º e dor de cabeça, na quinta-feira, dia 5, A cuidadora de idosos Rose-meire de Souza Manfrim passou mal, foi atendida em consulta no PS e recebeu três injeções, além de ter sangue colhido para exa-me. “Ela veio para casa, deu uma melhoradinha, mas não conseguia mais levan-tar com dores nas pernas e febre alta”, conta Janalúcia de Souza, a Jane, a mãe. No domingo, foi atendida pelo mesmo médico, que falou que o exame não deu nada.

“O médico disse que ela não tinha nem anemia nem dengue, estava muito bem, o único problema era que tinha que procurar um dermatologista. Ela estava com manchas brancas no rosto, mas falei: ‘O que tem a ver dermatologia se mi-nha filha está queimando de febre, vai e volta?’. Ele falou que não sabia, mas o

dermatologista ia tirar um pouco da micose, fazer exame e ver o que era”, diz. Não receitou nada desta vez, só sugeriu a consulta com o médico de pele.

Na quarta feira, a mãe ia levar Rose, como cha-mada, ao dermatologista. “Não deu tempo”, lamenta. Nesta segunda, Jane levou a filha de novo ao PS, por volta das 14h. “Não levou 20 minutos, saíram de lá com um papel, dizen-do que minha filha tinha morrido. Ela chegou mal, dizendo que estava com dor no pé da barriga e com as dores nas pernas. Mas ela estava andando, ainda conversei com ela. Falei:

‘Filha, reage’. Ela olhou para mim e falou: ‘Mãe, vou rea-gir’”, conta.

Na parte interna do Pronto Socorro,Rose teve duas paradas cardiorrespi-ratórias e não resistiu, mas a mãe não se conforma com o atendimento. “Péssimo, viu? A maioria que entra ali só sai no caixão. Para come-çar, eles nem olham na sua cara e já mandam tomar injeção, só isso que sabem fazer. Como ela voltou ain-da mal, deviam ter feito um diagnóstico melhor, e não fizeram nada”, denuncia. Jane diz que a ”primeira ne-gligência” foi do serviço de ambulância, “que chamei três vezes e não veio”.

“Eu acho que ela estava com dengue e deram re-médio para acabar de ma-tar. Que foi negligência do hospital foi”, afirma. “Eu me sinto um lixo, sem nin-guém para cuidar da gente. Na hora de vir na porta da gente pedir voto, a gen-te vota para eles. Eles vêm com cara de santo, dizendo que vão melhorar a saúde, vão fazer e acontecer, e na hora é só descaso. Falei para eles: ‘Vocês vão me pagar’. Minha filha estava cheia de vida, não era do-ente para morrer”, diz.

A morte da jovem de 25 anos é o terceiro caso de forte evidência ou suspeita de erro médico, pelo me-

nos, no Antena, cuja gestão é repassada pela prefeitura à SPDM, depois do óbito de uma gestante e do bebê no parto e de uma parturiente após dar à luz uma menina, no ano passado. Durante à noite, foi realizado um te-lefonema para o OS, Mas ninguém atendeu. O corpo de Rose foi velado as 10h no Cemitério da Saudade, onde foi enterrado no fim da tarde.

Entramos em contato com a imprensa da prefei-tura de Taboão por E_mail e telefone, mas até o fe-chamento da matéria não responderam as nossas perguntas da nossa repor-tagem.Reportagem Alexandre Sala , com informações do site o Verbo .

Alexandre Sala

Page 4: Edição 121

Variedades

Macaco Chico

Lava jato esta vindoPara Taboão da SerraAguardem !

Page 5: Edição 121

Março 2015 Pag 05

Jornal Expresso

BR

Divulgação

Ex-combatente da Segunda Guerra Mundial morre em ItapetiningaHigino Mendes de Andrade morreu aos 93 anos no último domingo (28). Ele participou de combates na Itália no ano de 1944.

Higino Mendes de Andrade, veterano do exército brasi-leiro que combateu durante a Segun-da Guerra Mundial na Itália, morreu na madrugada do último domingo (28) em Itapetinin-ga (SP). Ele era um dos últimos praci-nhas vivos na cida-de. Higino morreu aos 93 anos no Hos-pital Regional devi-do a complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele foi en-terrado no Cemi-tério Jardim Colina da Paz na tarde do mesmo dia.

De acordo com o professor Jefferson Biajone, historiador que estuda a parti-cipação de itapeti-ninganos na Segun-da Guerra Mundial e na Revolução de 32, Higino Men-des de Andrade serviu ao exército entre 1943 e 1944, no 6° Regimento de Infantaria. Em

2 de julho de 1944, desembarcou na Itália onde partici-pou das conquistas das cidades de So-prasso-Castelnuo-vo, Braine, Rincoli, Santa Maria Villia-na, Monte Guerro, Rochetta, Colechio, Fornovo di Taro e Montese. Foi ferido em ação e recebeu a Medalha da Cam-panha.

Aos 11 anos de idade o vetera-no participou ain-da da Revolução

Constitucionalista de 1932, segundo o historiador. Ele atuou como auxiliar de piloto e como pi-loto de embarcação que transportava armamentos, me-dicamentos, tropas e munições na rede fluvial entre os es-tados deSão Paulo e do Paraná duran-te os três meses que durou o conflito.

Higino de Andra-de nasceu em 11 de maio de 1921 no estado do Paraná.

Depois do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, voltou ao Brasil e formou família em Itapetininga. Tra-balhou como agri-cultor, no Departa-mento de Estradas de Rodagem (DER) de Itapetininga e também na Esco-la Estadual Corina Caçapava Barth, onde se aposentou.

O ex-combaten-te recebeu diversas medalhas e honra-rias pelos serviços prestados durante a guerra. Viúvo, ele deixou três filhos, cinco netos e sete bisnetos.

De acordo com o professor, de um total de 36 homens o município de Ita-petininga conta agora com apenas dois combatentes vivos da Segunda Guerra Mundial. São eles: Argemiro de Toledo Filho, de 91 anos, e Victório Nalesso, de 92.

g1.com

Higino Mendes de Andrade morreu aos 93 anos de idade

Page 6: Edição 121

Março 2015 Pag 06

EMPREG SELEÇÃO DE PESSOAL (11) 4701-2009 / (11) 4701- 2507WWW.EMPREG.COM.BR

Page 7: Edição 121

Março 2015 Pag 07

Page 8: Edição 121

Março 2015 Pag 8

ChácaraEm condomínio fechado-Ibiúna c/1000 m²Entrada de R$ 50 mil reais e mais 147 parcelas de R$ 585,00 (IGPM).(aceita autos)Contato direto com proprietário Cel(11) 9 84486350- (11) 42458530 .

(50 KM de SP)

www.jornalexpressobr.com

Page 9: Edição 121

Cientistas apontam motivos para você acreditar que o fim do mundo pode chegar a qualquer momentoMudanças climáticas, inteligência artificial e colapso da economia podem exterminar a humanidadeO tal "fim do

m u n d o " é mostrado em filmes de ficção científica há anos. O que a maioria das pessoas não sabe é que exis-tem pesquisado-res da Universi-dade de Oxford (Inglaterra), uma das mais respei-

tadas do mundo, que realmente

acreditam e estu-dam as possíveis

causas para o fim da humanidade.

Um relatório feito pelo Instituto Fu-turo da Humani-dade em parceria com a Fundação Global Challen-ges, os pesquisa-dores apontam dez formas mais prováveis para a catástrofe. Confi-ra!

R7 Notícias

jimsomerville

Page 10: Edição 121

Março 2015 Pag 10

Concurso no Brasil

Divulgação

Veja empresas que cadastram para o Programa Jovem AprendizCada vez mais os jovens estão em busca de oportunidades e uma boa forma de ganhar experiência é atuando como jovem aprendiz.

Grande tem sido a procu-ra dos estudantes brasileiros por oportunidades no mer-cado de trabalho. Hoje, a me-lhor forma de ingresso nesse concorrido mercado é, sem dúvidas, o Programa Jovem Aprendiz. Trata-se de um programa instituído por lei que abre as portas do mundo do trabalho para milhares de jovens, a cada ano.

De acordo com o Ministé-rio do Trabalho e Emprego, a aprendizagem é estabelecida pela Lei nº. 10.097/2000, re-gularmentada pelo Decreto nº. 5.598/2005. Nessas legis-lações, ficou estabelecido que todas as empresas de médio e grande porte estão obriga-das a contratar adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, numa proporção entre 5% a 15% do seu quadro funcio-nal. Para ter acesso a mais in-formações sobre este assunto, acesse o site do MTE.

Pensando em ajudar aos jovens nessa procura por ofertas, o Concursos no Bra-silpreparou uma lista con-tendo detalhes sobre como participar do Programa Jo-vem Aprendiz de grandes empresas ou órgãos públicos do país.

NATURAA empresa, que é uma das

líderes do ramo de cosméti-cos do Brasil, tem o "Progra-ma Semear", que proporciona oportunidade de aprendiza-gem teórica e prática para os jovens de 14 a 24 anos, que estejam cursando o ensino médio em escola pública.

O programa é realizado em parceria com a Espro e a

Rede Ubuntu e busca jovens que possam atuar nas áreas de negócios, desenvolvimen-to organizacional e sustenta-bilidade,operações e logísti-ca, inovação, finanças, TI e meios digitais.

A forma de seleção é a in-dicação de colaboradores e terceiros, que recomendam jovens que se encaixam no perfil, durante o período de abertura das inscrições.

CASA DA MOEDAO órgão também recebe

jovens com idade entre 14 e 24 anos, por meio de uma parceria existente desde 2010, com o Instituto Brasi-leiro Pró Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET). A proposta do Jovem Apren-diz - Casa da Moeda é que es-ses jovens tenham formação técnico-profissional para au-xiliar em serviços adminis-trativos.

Todos os jovens inscri-

tos no ISBET (www.isbet.org.br) podem participar do processo seletivo da CMB de acordo com a necessidade de vagas e desde que atendam aos critérios do Programa. Se o interessado ainda não esti-ver inscrito no ISBET, pode se cadastrar pelo site ou na Estrada do Barro Vermelho, 21 – Rocha Miranda, Rio de Janeiro (próximo a estação de trem).

Telefone: (21) 3512-5080.CARREFOURO Programa Aprendiz do

Grupo Carrefour recebe jo-vens entre 16 e 20 anos, que esteja matriculado e freqüen-tando escola, caso não tenha concluído o Ensino Funda-mental e esteja inscrito no programa desenvolvido por instituições de aprendiza-gem.

Há parceria com o SE-NAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial,

instituição qualificada para ministrar os cursos de apren-dizagem que os jovens deve-rão freqüentar. Informações sobre inscrições e outros re-quisitos podem ser obtidas aqui.

DANONEA Danone também re-

cebe inscrições via sites da Espro ou do CIEE, que in-termediam mão de obra de aprendizagem para diversas empresas. Para mais infor-mações entre nos siteswww.ciee.org.br/portal/index2.asp ou www.espro.org.br/ .

CAIXAO Programa de Aprendi-

zagem da Caixa oferece uma série de benefícios e engloba duas iniciativas: o Adoles-cente Aprendiz e o Jovem Aprendiz, cada um com ca-racterísticas e clientela espe-cíficas. O banco oferece sa-lário, vale transporte, férias, FGTS e auxílio alimentação.

Saiba como se inscrever aqui: http://www14.caixa.gov.br/portal/acaixa/home/trabalhe_caixa/aprendiza-gem/

PETROBRASPara se inscrever no Pro-

grama da Petrobras, é preciso estar em situação de vulnera-bilidade social, idade entre 15 e 21 anos, residir no entorno das unidades da Petrobras.

Cada local realiza seu pro-cesso seletivo em uma data determinada, que depende do término da edição ante-rior do Programa. Informa-ções adicionais no site da Pe-trobras.

VALEO Programa Jovem Apren-

diz da VALE tem processo seletivo com fase teórica. De acordo com a formação esco-lhida, com carga horária de 4 horas por dia e serão minis-tradas nas Unidades do SE-NAI de Vitória, Vila Velha e Serra.

Os processos seletivos são abertos de acordo com as necessidades de cada área, portanto não há calendário de inscrições formulado. Os candidatos devem ficar aten-tos e consultar apágina da VALE.

ITAÚ UnibancoO Itaú Unibanco contra-

ta diariamente jovens o seu programa e proporciona aos jovens inseridos uma capa-citação teórica 690 horas di-recionadas ao segmento de interesse do Banco.

As inscrições são feitas pelo

Page 11: Edição 121

Concurso no Brasil

Março 2015 Pag 11Concurso do Ministério Público de São Paulo oferece 80 vagas para o cargo de Promotor de Justiça Substituto

O Ministério Públi-co do Estado de São Paulo publicou aviso n° 084/2015 da abertura do 91ºconcurso público, tendo em vista o preen-chimento de 80 cargos de Promotor de Justi-ça Substituto, que serão oportunamente especi-ficados (art. 125 da LCE nº 734/93), sendo que 5% dos cargos serão re-servados às pessoas com deficiência.

As inscrições prelimi-nares serão realizadas pela internet, mediante acesso à página eletrôni-ca do Ministério Público do Estado de São Paulo (www.mpsp.mp.br), até

às 21:00 horas do dia 31 de março de 2015, obser-vando-se o horário oficial do Estado de São Paulo. A taxa é de R$ 250,00.

O concurso de ingresso será realizado em três fa-

ses, sucessivamente atra-vés das seguintes provas:

I – prova preambular, de caráter eliminatório;

II – prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório;

III – prova oral, de ca-ráter eliminatório e clas-sificatório.

As provas deste con-curso serão realizadas na capital do estado de São Paulo, e contemplam as

matérias de Direito Penal; Direito Processual Pe-nal; Direito Civil; Direito Processual Civil; Direito Constitucional; Direito da Infância e da Juventude; Direito Comercial e Em-presarial; Tutela de Inte-resses Difusos, Coletivos e Individuais Homogê-neos; Direitos Humanos; Direito Administrativo; e Direito Eleitoral.

A prova preambular será realizada na data prevista de 17 de maio de 2015. A prova escrita será aplicada provavelmen-te no dia 28 de junho de 2015, em locais e horários a serem divulgados.

PGE - SP abre vagas de estágio em Regionais MunicipaisProcuradoria Geral do Estado de São Paulo abre mais de 80 vagas para estudantes do ensino médio e superior em diversos cursos.

tábeis, administração, secretariado e ciências da computação.

A PGE dispõe das va-

A Procuradoria Ge-ral do Estado de São Paulo (PGE-SP), em parceria com o Cen-tro de Integração Em-presa Escola (CIEE), informou por meio do edital nº 02/2015, que estão abertas as inscrições de proces-so seletivo destinado ao preenchimento de 83 vagas de estágio.

Podem se inscrever até as 15h de 22 de março de 2015, via endereço eletrônico:

www.ciee.gov.br, estu-dantes do ensino mé-dio e universitários dos cursos de ciências con-

gas nas procuradorias regionais de Bauru, Botucatu, Guarulhos, Jaú, Jundiaí, Limeira, Ribeirão Preto, San-tos, São Carlos, São José do Rio Preto e na sede em São Paulo. O estágio é remunera-do com bolsa auxilio no valor de R$ 340,00 para ensino médio e de R$ 410,00 para en-sino superior, acres-cida de auxílio trans-porte no valor de R$ 4,00 por dia, em jor-

nadas diárias de 4 ho-ras, que totalizam 20 horas semanais.

Os inscritos passa-rão por prova, prevista para ser aplicada no dia 25 de março de 2015. Estima-se que o resul-tado final seja divulga-do no site do CIEE, no dia 7 de abril de 2015. A duração do estágio é de no mínimo seis me-ses, mesma validade do processo seletivo.

Concurso no Brasil

Divulgação

Divulgação

Page 12: Edição 121

Março 2015 Pag 12

Prefeito Chico Brito participa de bate-papo ao vivo com internautasNa tarde de segun-

da-feira, 9/3, o prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, par-ticipou de um momento de interação com inter-nautas. O gestor muni-cipal fez seu primeiro bate-papo ao vivo via Fa-cebook. O evento on-li-ne, organizado pelas Se-cretarias de Assistência Social, Trabalho e Qua-lificação Profissional e Comunicação Social, foi realizado em celebração ao Mês da Mulher e teve como tema central as políticas públicas para mulheres.

O bate-papo é mais uma ferramenta

adotada pelo atual go-

verno para o fortaleci-mento das diretrizes de gestão democrática. A conversa programada para 1 hora de duração se estendeu por mais uma hora, frente à em-polgação do gestor com a participação popular.

No período em que prefeito esteve lo-

gado na rede social, mais de 2 mil pessoas foram alcançadas pela publica-ção, 63 perguntas foram enviadas, 26 mulheres e 11 homens, de diversas regiões da cidade - em

maioria dos bairros San-to Eduardo, Santo Antô-nio, Santa Tereza e Vila Olinda -, marcaram pre-sença num jogo rápido de perguntas e respos-tas.

Entre os principais temas discutidos

estiveram: saúde da mu-lher, segurança, dengue, transporte, educação e limpeza pública, o pre-feito também recebeu elogios e mensagens de agradecimento pela atenção. Ao todo, foram 20 comentários respon-didos instantaneamente. É importante ressaltar que todas as perguntas serão respondidas ao longo da semana.

Ouça o depoimento do Prefeito Chico

Brito sobre o chat: A Prefeitura está nas redes sociais A Secretaria de Comunicação Social está nas redes sociais (Facebook, Twitter, You-tube e Google+) desde 2011. Hoje, com 13 mil seguidores no Facebook, Embu das Artes é uma das cidades da região mais ativas na rede. Essa é uma das formas que o governo encontrou para estimular a participação popular em suas ações, e assegurar uma gover-nança compartilhada, prezando sempre pela diversidade de opiniões.

Patrícia Carvalho

Divulgação