módulo iv aula 2 demandas e tendências das...

13
Módulo IV Aula 2 Demandas e tendências das TIC

Upload: lamphuc

Post on 10-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Módulo IV – Aula 2 Demandas e tendências das TIC

Demandas e tendências das TIC

Num futuro próximo, seu relacionamento com a Internet terá algumas novas adaptações e evoluções que facilitarão sua vida, proporcionando uma comunicação mais efetiva.

Estamos na última aula do curso. Aqui você irá perceber o quanto a Tecnologia da Informação já evoluiu e poderá evoluir mais ainda. Você irá estudar sobre como acontece a evolução, as atividades de inteligência, a Internet em vários lugares , os benefícios que a evolução das TIC poderá nos proporcionar, a importância de estar atento a novas tendências, a realidade virtual e suas aplicações.

2

A evolução

Desde a Antiguidade as ações de inteligência vêm sendo empregadas pelos povos mais desenvolvidos com a finalidade de manter sua hegemonia sobre os demais. As guerras, os conflitos de interesse e as práticas políticas, deixando de lado quaisquer aspectos de natureza moral, sempre foram bons motivos para o desenvolvimento criativo de tais recursos, quase sempre violentos.

Até bem pouco tempo, a atividade de inteligência configurava uma prerrogativa exclusiva das instituições governamentais.

3

Atividades de inteligência

No futuro você não estará preso a uma mesa com um computador cheio de fios para conexão. Os recursos de reconhecimento de voz, aliados à transmissão sem fio ajudarão, inclusive, a diminuir esforços de digitação e problemas na coluna. Friendlly é uma expressão que significa amigável sob vários aspectos: ergonômicos, de entendimento das operações, de rapidez ou de praticidade.

Vive-se hoje um momento histórico em TI. Nos próximos anos as mais diversas tecnologias evoluirão consideravelmente. Isto já pode ser observado desde agora: a tecnologia faz parte, cada vez mais, do dia-a-dia das pessoas e, mais importante, elas acham que a tecnologia traz valor agregado, por isso o consumo acentuado.

4

No Brasil, percebe-se a enorme popularização do celular; em três anos, o número saiu de praticamente zero aparelhos para mais de 20 milhões.

A última onda de tecnologia aconteceu em 1970-1980, com o invento do computador, do celular e da Internet. Ou seja: foram 20 anos amadurecendo e popularizando essas tecnologias. Baseado nesses dados supõe-se que a onda tecnológica, que iniciou em 2005, durará uns 15 anos, até amadurecer e se popularizar, antes de surgir a nova onda, provavelmente em 2020.

Outras teorias como a das ondas de Shumpeter, vão além e descrevem 5 ondas, que vão desde a Revolução Industrial até a Revolução Tecnológica... Fica a dica para estudos posteriores!!!

5

Internet em vários lugares

Na nova fase da Internet o usuário não precisará mais navegar em páginas ou sites para acessar informações que ele tem interesse. Além de aparelhos celulares e smartphones, carros, TVs e eletrodomésticos serão meios de acesso à Internet e os preços estarão mais acessíveis.

6

Mais benefícios

A evolução do B2C e B2B é levar a economia e as empresas a estarem interconectadas em um mundo totalmente on line, criando novas oportunidades de negócios.

Veja um exemplo familiar: uma família deseja programar uma viagem de férias. Isso inclui reserva de passagem aérea, hotel, carro, restaurante e compra de ingressos para o zoológico.

Como fazer?

7

O que fazer:

Acessar um único site da Internet para planejar a viagem toda (incluindo as reservas e compras desejadas), além de suspender os serviços de entrega de jornal e padaria. Tudo é disparado através de um único site, que faz os links necessários.

Cada Web service se encarrega de processar seu item específico à relacionada viagem.

Automaticamente, o sistema consulta a agenda de toda a família.

A família faz uma visita virtual ao restaurante: examina o cardápio, escolhe a mesa onde quer sentar e, através de uma videoconferência, é atendida de maneira pessoal e rápida.

O filho recebe uma mensagem instantânea em um aparelho de celular, avisando que a família estará viajando.

O sogro e a sogra, que serão convidados para o jantar, recebem informações por uma mensagem que se abre em sua TV.

As fotos serão exibidas num porta-retratos digital ou quadros espalhados pela casa, em que as fotos são trocadas de acordo com o gosto ou automaticamente.

8

Imprevisível

Não é fácil prever como as tecnologias vão se desenvolver. Mais difícil ainda é prever como elas serão usadas. Ainda assim, temos que começar agora, a avaliar como as novas tecnologias digitais poderão e vão modificar a forma como nos governamos (TAPPSCOTT, 2000).

A inteligência pode ser aplicada em vários setores e serviços. Um bom exemplo é seu uso em obras de engenharia de trânsito. Melhorando a sincronização de semáforos em cruzamentos onde ocorrem constantemente delitos, reduz-se o tempo de parada do motorista e, consequentemente, as chances de furto ou roubo além, é claro, de propiciar maior fluidez ao trânsito.

Outra aplicação é na melhoria da iluminação pública. Ela pode ser intensificada nos locais com maior incidência de crimes nos horários noturnos, bastando para isso cruzar as informações sobre criminalidade x intensidade luminosa em regiões de risco. (CASTALLA, 2001).

9

Realidade virtual

A realidade virtual (RV) vem ganhando espaço nos dias de hoje e, à medida que as tecnologias evoluem, muitas aplicações novas têm se consolidado. Em vários casos, a realidade virtual vem revolucionando a forma de interação das pessoas com sistemas complexos, propiciando maior desempenho e reduzindo custos.

A realidade virtual (RV) pode ser caracterizada, de maneira simplificada, como sendo a forma mais avançada de interface do usuário de computador até agora disponível. As pessoas podem visualizar, manipular e interagir com computadores e dados extremamente complexos. A RV é uma técnica avançada, em que o usuário pode realizar imersão, navegação e interação em um ambiente sintético tridimensional gerado por computador, utilizando canais multissensoriais (ex: tato, audição, visão, olfato).

10

Realidade virtual

Podemos classificar a realidade virtual em três tipos:

Imersão - está ligada com a sensação de se estar dentro do ambiente. Normalmente, um sistema imersivo obtido com o uso de capacete de visualização, luvas ou roupas, mas existem também sistemas baseados em salas com projeções das visões em paredes, teto e piso.

Interação - relaciona-se com a capacidade de o computador detectar as entradas do usuário e modificar instantaneamente o mundo virtual e as ações sobre ele (capacidade reativa). As pessoas ficam cativadas por uma boa simulação, de ver as cenas mudarem em resposta aos seus comandos. Essa a característica mais marcante nos videogames, por exemplo.

Envolvimento - é proporcional ao grau de motivação para o engajamento de uma pessoa com determinada atividade. O envolvimento pode ser passivo, como ler um livro ou assistir televisão, ou ativo, ao participar de um jogo com algum parceiro.

11

Aplicações da realidade virtual

Científicas: visualização de superfícies planetárias, túnel de vento virtual, síntese molecular, etc.

Medicina e saúde: simulação cirúrgica, planejamento de radioterapia, saúde virtual, ensino de anatomia, visualização médica, tratamento para portadores de necessidades especiais, etc.

Engenharia e arquitetura: desenvolvimento de projetos, CAD, planejamento, decoração, avaliação acústica, etc.

Educação: estudos de anatomia, laboratórios virtuais, astronomia, Educação a Distância, educação para portadores de necessidades especiais, etc.

Entretenimento: esportes virtuais, turismo virtual, jogos, cinema virtual, etc.

Capacitação: simuladores de voo, planejamento de operações militares, treinamento de astronautas, etc.

Artes: pintura e escultura virtual, música, museu virtual, etc.

Controle de informação: visualização financeira, mineração de informação, informação virtual, etc.

Telepresença e telerrobótica: controle de sistemas remotos, teleconferência, professor virtual, espectador remoto, etc.

12

Como coloca Druker (1995), a tecnologia em si é menos importante do que as mudanças que ela provoca na substância, no conteúdo e não foco do ensino na escola.

São essas mudanças que realmente importam e elas são eficazes mesmo que as mudanças na tecnologia do aprendizado sejam mínimas.

Você finalizou o ultimo módulo do curso. Nesta aula aprendeu:

O quanto a tecnologia da informação já evoluiu e o quanto poderá evoluir mais ainda;

A evolução das tecnologias;

Atividades de inteligência;

A importância de estar atento às novas tendências;

Realidade virtual e suas aplicações.

Bom estudo!

Prof. Wagner

13