modulo 13 - ter filhos

22

Upload: claudio-henrique-ramos-sales

Post on 21-Feb-2017

56 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Modulo 13 - Ter filhos
Page 2: Modulo 13 - Ter filhos

A família, de Tarsila do Amaral, 1925. A obra traz uma representação de uma típica família brasileira do início do século XX, com um grande número de filhos.

Professor Henry

TER FILHOS

Page 3: Modulo 13 - Ter filhos

Nos Módulos anteriores, vimos que a população mundial não está distribuída de maneira uniforme sobre a superfície terrestre. Aprendemos que as populações dos países variam de acordo com os nascimentos e as mortes e também com os movimentos migratórios.Embora o número de habitantes da Terra tenha crescido muito, especialmente nos últimos séculos, atualmente as mulheres estão tendo menos filhos que antigamente.

Professor Henry

TER FILHOS

Page 4: Modulo 13 - Ter filhos

MENOS FILHOS

Professor Henry

Page 5: Modulo 13 - Ter filhos

A queda na natalidade mundial começou primeiro nos países com economia e população mais ricas, como Reino Unido, França, Canadá e Japão. Somente a partir da década de 1970 ela passou a ocorrer também nos países mais pobres. Observe o gráfico a seguir, que mostra a queda nas taxas de natalidade no mundo de 1950 a 2014.

Professor Henry

MENOS FILHOS: UMA TENDÊNCIA MUNDIAL

Page 6: Modulo 13 - Ter filhos

Conforme vemos no gráfico acima, há atualmente uma tendência mundial de diminuição da natalidade.

Professor Henry

MENOS FILHOS: UMA TENDÊNCIA MUNDIAL

Page 7: Modulo 13 - Ter filhos

No entanto, essa queda não ocorre de maneira uniforme em todos os países. Veja o mapa a seguir.

Professor Henry

MENOS FILHOS: UMA TENDÊNCIA MUNDIAL

Page 8: Modulo 13 - Ter filhos

O mapa anterior nos mostra que as áreas mais ricas, como a Europa, apresentam natalidade menor que as áreas mais pobres, como o continente africano. Mas o que explica essas diferenças? Elas estão relacionadas, basicamente, às condições econômicas de cada país.Embora tenham ocorrido mudanças profundas nas condições de vida da população em geral, ainda é muito grande a desigualdade na distribuição de riquezas entre as pessoas, as regiões e os países.

Professor Henry

MENOS FILHOS: UMA TENDÊNCIA MUNDIAL

Page 9: Modulo 13 - Ter filhos

POR QUE A NATALIDADEESTÁ CAINDO?

Professor Henry

Page 10: Modulo 13 - Ter filhos

Conforme veremos a seguir, a queda na natalidade está relacionada principalmente à urbanização. Entre os principais fatores destacamos:1. Nos centros urbanos, as pessoas costumam ter mais acesso à informação e também a métodos contraceptivos, como o uso de preservativos, pílulas anticoncepcionais, etc., o que contribui para o controle da natalidade;2. O custo de vida nas cidades é maior, fazendo com que as pessoas planejem melhor o número de filhos que querem ter. Os gastos com saúde, educação e alimentação, entre outros, levam a uma diminuição do número médio de filhos por mulher;3. Nas cidades, as mulheres passaram a trabalhar em diversas atividades. Muitas vezes, a falta de creches e o medo de perder o emprego são fatores que influenciam a decisão de não ter filhos. Além disso, muitas mulheres optam por investir nos estudos e na carreira profissional e deixam para ter filhos mais tarde.

Professor Henry

MENOS FILHOS: UMA TENDÊNCIA MUNDIAL

Page 11: Modulo 13 - Ter filhos

A NATALIDADE NO BRASIL

Professor Henry

Page 12: Modulo 13 - Ter filhos

Atualmente, no Brasil, a taxa de natalidade se encontra em queda acelerada. Essa situação teve início na década de 1970 e persiste, como mostram os números no gráfico a seguir.

Professor Henry

A NATALIDADE NO BRASIL

Page 13: Modulo 13 - Ter filhos

Pelas projeções, se o ritmo de queda dos nascimentos for mantido, a partir da década de 2030 a população começará a declinar. Nesse ano, o Brasil chegará a aproximadamente 240 milhões de habitantes.Os motivos da queda da natalidade no Brasil são os mesmos que levaram à queda da natalidade no mundo, porém nossa história tem características próprias.O Brasil era essencialmente rural até 1930. A partir de então, uma forte crise econômica no mundo obrigou o país a trilhar novos caminhos. Tiveram início o processo da instalação das indústrias e a expansão das cidades, o que trouxe mudanças significativas para o crescimento demográfico. A população rural deixou o campo, migrando para as cidades, um fenômeno conhecido como êxodo rural.A partir da década de 1970, ocorreram mudanças na natalidade do Brasil. Sua queda foi determinada por um conjunto de fatores: a vida na cidade, a mudança de comportamento da mulher, os maiores índices de escolaridade, entre outros.Mantida essa tendência de queda da natalidade no Brasil, no futuro seremos uma nação idosa e com menos habitantes que atualmente. Isso não será bom, porque essa característica pode comprometer a economia do país.Com mais pessoas aposentadas e menos jovens, o mercado de trabalho deve encolher, assim como a arrecadação de impostos, interferindo no crescimento econômico do país.

Professor Henry

A NATALIDADE NO BRASIL

Page 14: Modulo 13 - Ter filhos

A mecanização do campo foi um dos fatores responsáveis pela migração de trabalhadores para as cidades em busca de emprego.

Professor Henry

A NATALIDADE NO BRASIL

Page 15: Modulo 13 - Ter filhos

No Brasil, atualmente, a maioria das mulheres tem até dois filhos. Há um século, as famílias eram bem mais numerosas.

Professor Henry

A NATALIDADE NO BRASIL

Page 16: Modulo 13 - Ter filhos
Page 17: Modulo 13 - Ter filhos

NATALIDADE ≠ FECUNDIDADE

Professor Henry

Page 18: Modulo 13 - Ter filhos

Fecundidade e a natalidade são duas formas diferentes de contabilizar os nascimentos, mas que estão diretamente relacionadas:

Natalidade (número de nascimentos a cada 1 000 habitantes).

Fecundidade (número médio de filhos por mulher ao final de seu período reprodutivo).

Professor Henry

NATALIDADE ≠ FECUNDIDADE

Page 19: Modulo 13 - Ter filhos

Professor Henry

NATALIDADE ≠ FECUNDIDADE

Page 20: Modulo 13 - Ter filhos

Dúvidas?Perguntas?

Sugestões?

Opiniões para as próximas aulas?

Reclamações?

http://blogdoprofessorhenry.blogspot.com.br/

Professor Henry

Page 21: Modulo 13 - Ter filhos
Page 22: Modulo 13 - Ter filhos