modelo sinopse filme apenas o fim

12

Click here to load reader

Upload: marcelo-vinci

Post on 13-Aug-2015

74 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Modelo Sinopse Filme Apenas o Fim

APENAS O

FIM

Um filme de

MATHEUS SOUZA

Com

Erika MaderGregório Duvivier

Marcelo AdnetNathália Dill

Anna Sophia FlochÁlamo Facó

Julia Gorman

Festival do Rio 2008Melhor filme do Júri Popular & Menção Honrosa do Júri Oficial

32ª Mostra Internacional de São PauloMelhor filme do Júri Popular

Selecionado para os FestivaisFestival Internacional de Rotterdam (IFFR)

Festival Internacional de Miami (Competição Ibero-Americana)Festival Off Câmera, em Krakow, Polônia

Festival de Cinema Brasileiro em Paris, FrançaPremiere Brazil, no MoMA, Nova Iorque

Page 2: Modelo Sinopse Filme Apenas o Fim

APRESENTAÇÃOApenas o Fim é fruto de um projeto de alunos do curso de cinema da PUC-Rio. Com o roteiro de Matheus Souza, de apenas 20 anos, os estudantes se uniram para fazer o primeiro longa-metragem da universidade. O projeto é de baixo orçamento e contou com o apoio do Departamento de Comunicação Social da faculdade. O filme foi inteiramente gravado em HD (alta definição).

O roteiro traça um retrato da geração crescida nos anos 90, bombardeada porinfluências da cultura pop e avanços tecnológicos. É um longa com temática jovem, executado por jovens e representado por atores da nova geração do teatro e do cinema.

Erika Mader e Gregório Duvivier são os protagonistas e Marcelo Adnet, Nathália Dill, Álamo Facó, Anna Sophia Floch e Julia Gorman fazem participações especiais.

O longa tem recebido elogios e premiações por onde passa: ganhou os prêmios de Melhor Filme do Júri Popular, Menção Honrosa do Júri Oficial no Festival do Rio 2008 e o Prêmio de Melhor Filme do Júri Popular na 32ª Mostra de São Paulo. Apenas o fim também foi selecionado para diversos festivais internacionais: Off Câmera, em Krakow, Polônia, Festival Internacional de Rotterdam (IFFR) - na Competição Ibero-Americana do Festival Internacional de Miami, Festival de Cinema Brasileiro em Paris, França, e na Premiere Brazil, no MoMA, em Nova York.

O filme é uma apresentação da Atitude Produções, empresa comandada pela renomada produtora do cinema brasileiro, Mariza Leão. Seu lançamento mais recente foi o grande sucesso nacional “Meu nome não é Johnny”.

PERFIS DO ELENCO

GREGÓRIO DUVIVIERGregório iniciou sua trajetória aos 10 anos de idade, no curso de teatro Tablado, onde ficou por dez anos. Sua estreia profissional aconteceu em 2003, na peça “Z.É. – Zenas Emprovisadas”, espetáculo de improvisação que venceu o Prêmio Shell de Teatro 2004, na categoria especial. De lá para cá atuou em diversas peças, entre as quais “Quatro Malas”, “O Alfaiate do Rei” e “Peter Pan”, dirigidas por José Lavigne, Cacá Mourthé e Sura Berditchevsky. No cinema, integrou o elenco dos longas “O Diário de Tati” (2007), de Mauro Farias, e “PODECRER!” (2007), de Arthur Fontes, ambos filmados em 2006. É o menino Lucas, do filme À Deriva, que tem estreia prevista para este ano. Em TV, participou da série “O Sistema”, na TV Globo ao lado de Selton Mello, fez parte das novelas

Page 3: Modelo Sinopse Filme Apenas o Fim

“Malhação” (2006) e “Cobras e Lagartos” (2006), da Globo e “Alta Estação” (2006), da TV Record. Ainda participou da primeira temporada da série “Mandrake” (2007), da HBO.

Depoimento

“Quando li o roteiro, me cativou especialmente a simplicidade da obra, a história universal, a proximidade das referências, o humor nada óbvio e a leveza com que é tratada a tragédia, que me lembrou Woody Allen, Wes Anderson e seus personagens fantásticos, que perdem a mãe, mas não perdem a piada. Nunca imaginei que o filme iria repercutir tanto. Um filme universitário ser finalizado já é coisa rara. Ser lançado no circuito é um milagre. Apenas o Fim é absolutamente sincero. Ele é um filme de um jovem que tem a coragem de falar de si e não um retrato congelado e estereotipado do que se entende por “jovem”. É um auto-retrato afetivo de uma geração. E que surpreende também, pela qualidade técnica, provando que esta prescinde de um orçamento grandioso. Por tudo isso, na minha opinião, ele cativa: pela qualidade, sinceridade e coragem”.

ERIKA MADERErika Mader iniciou sua carreira de atriz aos 19 anos, em 2005, quando integrou o elenco principal de “Mandrake”, série finalista do International Emmy Awards, exibida pelo canal HBO em toda a América Latina. No mesmo ano, ela fez uma participação no filme “O Maior Amor do Mundo”, de Cacá Diegues, e em 2006 foi convidada para o papel de Ana Claudia no longa-metragem “PODECRER!”, de Arthur Fontes. Na televisão, faz parte do elenco de “Paraíso Tropical” (2007), da TV Globo. Com formação de teatro no Tablado, a atriz participou de diversas montagens e das peças “Mordendo os Lábios” (2006), com direção de Hamilton Vaz Pereira, e “Os Cigarras e os Formigas” (2006-07), dirigida por Bernardo Jablonski e Fabiana Valor.

Depoimento“Um dia qualquer, o meu celular tocou e era um menino do Tablado que eu havia conhecido há pouquíssimo tempo. O Matheus. Claro, lembro. Ele disse: Oi, Erika, escrevi um roteiro de um filme e queria que você lesse o personagem feminino. Eu disse: Claro, só mandar. E ele me mandou. 100 páginas, uma bíblia. Era um longa. Eu pensei Ô, garoto ousado. Vamos ver. E a partir daí virou paixão. Me encantei pelo texto, pela simplicidade, pela proposta, pela ousadia, pela escolha do Gregório, por trabalhar com uma galera nova, por tudo. O filme é legal, divertido e despretensioso. Carrega um amadorismo apaixonante e tem músicas lindas. É engraçado e triste”.

ANNA SOPHIA FOLCHComeçou sua carreira durante as oficina de atores da Globo. Foi convidada por Cacá Diegues para atuar no filme O Amor Maior do

Page 4: Modelo Sinopse Filme Apenas o Fim

Mundo - lançado em 2006. Seu primeiro papel na televisão foi como protagonista na novela de época Paixões Proibidas, da Band (2006), em parceria com a rede portuguesa RTP, interpretando a personagem Teresa Dias. Em 2008, Anna interpretou Bruna, na novela Ciranda de Pedra, da Globo.

Depoimento“Cinema a gente faz porque gosta, porque tem paixao. Quando vi aquela galera toda fazendo com tanta garra, tanta vontade de que desse certo, achei incrível. Uma vez o Walter (Lima Jr.) me falou que um pai pode mandar o filho fazer direito, administração, mas nunca vai mandar ele fazer cinema. Cinema a gente faz porque tem paixão. É isso. É um filme que fala de gente, de sentimentos. Acho que as pessoas se identificam”.MARCELO ADNETApesar de imitar personalidades e amigos desde criança, Marcelo Adnet se tornou ator por acaso. Ainda quando cursava Comunicação Social, uma conversa com um colega de faculdade mudou o rumo de sua vida: Marcelo recebeu um convite descompromissado do ator Fernando Caruso para participar de uma peça onde tudo seria improvisado. Ele aceitou o desafio e se juntou a Fernando, Rafael Queiroga e Gregório Duvivier para realizar a peça “Z.É. – Zenas Emprovisadas”, que estreou em 2003 e foi contemplada com o Prêmio Shell de Teatro 2004, na categoria especial. No cinema, participou dos longas “O Maior Amor do Mundo” (2006), de Cacá Diegues, “PODECRER!” (2007), de Arthur Fontes, “Polaróides Urbanas” (2007), de Miguel Falabella, e “O Diário de Tati” (2007), de Mauro Faria. Na TV, fez participações nos humorísticos “A Grande Família” (2006), “Minha Nada Mole Vida” (2007), “A Diarista” (2006) e “Turma do Didi” (2006), nas novelas “Malhação” (2006), “Pé na Jaca” (2006-07), “Toma lá, Dá Cá” (2007), além do especial de fim de ano “Lu” (2006), todas da TV Globo. Integrou também o elenco fixo da série “Mandrake” (2005 e 2007), do canal HBO, e gravou dois capítulos de “Cilada”, do Multishow.No teatro, fez o espetáculo “O Alfaiate do Rei”, com direção de Daniel Herz, Os Quatro Malas, Advocacia segundo os Irmãos Marx, Comédia ao Vivo, Berimbau Legal e Corações Encaixotados. Atualmente é o apresentador do programa “15 Minutos”, da MTV.

NATHÁLIA DILLNathália Dill começou a fazer teatro aos 11 anos. Desde então, atuou em peças e teve pequenas aparições em filmes e séries de TV. Participou de um episódio de Mandrake, da HBO, em 2006, e viveu uma universitária no filme Tropa de Elite, em 2007. Ficou conhecida ao interpretar a vilã Débora Rios na 15ª temporada do seriado Malhação. No teatro participou da peça Boca de Cawboy, em 2008. Atualmente, é protagonista da novela Paraíso, da Globo, onde interpreta Maria Rita (Santinha).

Page 5: Modelo Sinopse Filme Apenas o Fim

ÁLAMO FACÓEstudou Teatro na Worcester School, em Worcester, na Inglaterra e Interpretação na UNIRIO, além de Improvisação no Teatro Tablado. Atualmente, Álamo integra o elenco de Desesperados, de Fernando Ceylão, e participou do Festival de Teatro de Curitiba, em março deste ano com a peça ‘Talvez’. Atuou em A Bela Adormecida, com supervisão de Maria Clara Machado (1996), Entre Quatro Paredes (1997), On The Edge, de Hazel Hickling, na Inglaterra (1998), Cuidado, Garoto Apaixonado (1999), Jornada de Um Poema, de Diogo Vilella (2000), Lição de Anatomia (2001), Capitães da Areia (2002/03), Aprendiz de Feiticeiro (2003) e Inimigo da Classe (2004/05). Na TV, Álamo fez parte do elenco do Sítio do Pica-Pau Amarelo, em 2006. Compôs o elenco principal de A Turma Do Pererê (TVE-1998), participou da novela Esperança, de Luiz Fernando Carvalho (2002), Da Cor Do Pecado, Agora É que São Elas, Presença de Anita, Pé na Jaca, Duas Caras e A Grande Família.No cinema, atuou em Morango com Limão (2004), Cinema Platônico (2005), O Maior Amor do Mundo (2006), de Cacá Diegues, Quebra-Cabeça (2007) e Tropa de Elite (2006/07), de José Padilha.

JULIA GORMAN Julia iniciou seus estudos de interpretação em 1998, no Grupo NAIPE de Teatro. Desde então aprofundou seus conhecimentos em diferentes cursos e participou de diversas montagens teatrais, entre elas “Sonho de uma noite de verão" e "A megera domada", dirigidas por Cássia Foureaux e Susanna Krugger. Participou da reestreia de “A Glória de Nelson”, de Daniel Herz, e no momento se apresenta na peça “Salomé”, com direção de Nathália Caetano. No cinema, participou do curta-metragem "Amor de Bala” (2003), de Silvio Guindane e do longa “PODECRER!” (2007), de Arthur Fontes. Em TV, fez uma participação em “Amparo”, episódio da série Mandrake, na HBO.

SINOPSE CURTAJovem resolve abandonar o namorado e fugir para um lugar desconhecido. Antes de partir, ela decide encontrá-lo, mas eles têm apenas uma hora para fazer um balanço bem humorado de suas vidas.

SINOPSE LONGA Uma garota bonita e descolada encontra seu namorado Antônio na faculdade e diz a ele que está indo embora, pretende fugir de casa e recomeçar sua vida em outro lugar. Desesperado, ele tenta convencê-la do contrário, mas sem alternativas, aceita sua proposta de passarem a próxima hora juntos, antes dela partir.

Mesmo questionando seus motivos, Tom aceita esse passeio pelo campus enquanto conversam. Juntos relembram momentos marcantes do relacionamento, conversas informais e importantes.

Page 6: Modelo Sinopse Filme Apenas o Fim

Imaginam o futuro, questionando, como todo jovem, como serão suas vidas daqui para frente. Em meio a muitos diálogos, os dois expressam medos e angústias. No caminho, eles encontram alguns amigos do Antônio. Lincoln, típico malandro, não para de falar nem um segundo, interrompendo os últimos momentos do casal. E claro, não deixa de ‘zoar’ Tom e seu estilo de ser.

Logo depois, encontram Tayara, uma amiga 'hippie' do Tom, que logo deixa sua namorada incomodada. Muito irreverente e engraçada, ela elogia o casal e conta algumas novidades. Mais tarde, depois de mais alguns momentos de sensibilidade e risadas, eles encontram uma filmagem de amigos de Antônio e sua ex-namorada, Cris. Estas são as últimas cenas do casal: depois de relembrar a longa história de carinho entre os dois é a hora da despedida. E já não há mais para onde fugir.

SOBRE O DIRETOR - MATHEUS SOUZAMatheus Souza nasceu em Brasília e se mudou para o Rio de Janeiro aos sete anos. Foi em maratonas de filmes com seu pai, nos finais de semana, que ele descobriu sua paixão pela sétima arte. Aos 19 anos, reuniu amigos do curso de cinema da PUC-Rio e do grupo de teatro O Tablado para dar corpo à equipe e ao elenco do primeiro longa-metragem da universidade e de sua vida. Apenas o Fim é apenas o começo.

Como surgiu a idéia para o filme?Eu estava no terceiro período da faculdade de cinema e ainda não havia feito filme nenhum. Era muito difícil mobilizar uma equipe bacana para um projeto de um semi-calouro. Então, decidi fazer algo diferente do que os alunos da faculdade estavam acostumados: um longa. Mas tinha que ser possível. Então, peguei como molde filmes baseados em diálogos, centrados em dois personagens e pouca ação, como "Antes do Amanhecer", de Richard Linklater. Sempre gostei de escrever, desde pequeno, e principalmente diálogos. Logo, foi uma tarefa bem rápida e divertida.

Porque o Gregório e a Érika para os papéis principais?Conheci os dois no curso de teatro O Tablado, no qual nós três fizemos aulas. Sempre fui fã de seus trabalhos. Na hora de colocar as ideias no papel, já escrevi os personagens imaginando-os em seu lugar. Eles têm a cara do filme, do projeto e de tudo que eu queria passar. Como foi a experiência de fazer o primeiro longa-metragem?Foi incrível. Cada parte do processo foi incrível. Desde fazer a primeira decupagem da minha vida, imaginar um filme todo, plano por plano, com antecedência, até assisti-lo pela quinquagésima vez num Festival, descobrindo tudo que ainda posso melhorar como diretor para a próxima obra. É muita responsabilidade, mas ver aquilo

Page 7: Modelo Sinopse Filme Apenas o Fim

pronto, assistir um filme que foi todo feito por você é impagável, vale o desafio. Quais são suas referências profissionais?Eu gosto de cinema como um todo. Tantos os filmes ruins quanto os bons. Adoro estar dentro daquela sala escura e vejo todos os filmes em cartaz. De qualquer jeito, sou grande fã de Fellini e Truffaut. Fora Woody Allen, meu maior ídolo, desde os dez anos de idade. Dos contemporâneos, adoro Charlie Kaufman, Wes Anderson, Richard Linklater, Judd Apatow e Kevin Smith. Dos nacionais, Domingos Oliveira, Walter Salles e João Falcão.

Quanto de você tem no personagem do Tom?Não sei. Às vezes me acho tão parecido e outras me acho tão diferente. Meus amigos juram que é uma cópia perfeita de mim. Não duvido. Ele é fruto da mente de um roteirista que é viciado em artistas muito autorais como Woody Allen e Nick Hornby. É natural que sua primeira obra, portanto, represente boa parte de sua personalidade. Como foi fazer seu primeiro roteiro de longa-metragem?Foi como pedir para trocar as batatas fritas do McDonalds por Nuggets pela primeira vez. Você pensa "por que eu nunca fiz isso antes?".

SOBRE A PRODUTORA (Mariza Leão)Graduada em Jornalismo pela PUC-RJ, Mariza Leão iniciou sua carreira como diretora e montadora de filmes de curta metragem. Produtora de filmes recordes de bilheteria como MEU NOME NÃO É JOHNNY, GUERRA DE CANUDOS, O HOMEM DA CAPA PRETA, dentre tantos outros, Mariza Leão é uma das mais conceituadas empresárias do ramo cinematográfico em atividade no país. Suas empresas, Morena Filmes Ltda. – fundada em 1975 - e Atitude Produções e Empreendimentos Ltda. realizam filmes de longa metragem, documentários, séries de televisão, projetos musicais, dentre outros. Além de suas atividades na produção, Mariza Leão tem forte atuação na área institucional do audiovisual. Foi vice-presidente do Sindicato da Indústria Cinematográfica e Audiovisual do RJ e representante da classe no Conselho Superior de Cinema, nomeado pelo Presidente da República em 2004. Diretora fundadora da Riofilmes Distribuidora de Filmes da Cidade do Rio de Janeiro, sua experiência na área de distribuição contribui de forma decisiva para a escolha de projetos com perfil capaz de obter êxitos de bilheterias.

DISTRIBUIDORA - GRUPO ESTAÇÃO

O Grupo Estação é uma empresa brasileira especializada em exibição, distribuição e promoção do cinema independente. Fundada em 1985, a empresa logo se tornou referência no circuito de arte brasileiro, por

Page 8: Modelo Sinopse Filme Apenas o Fim

ser responsável pelo Festival do Rio, o maior festival de cinema da América Latina, que exibe a cada ano cerca de 400 produções para uma platéia de mais de 120 mil pessoas. Um evento que mobiliza atores, diretores e profissionais da indústria de muitos países.

Contemporaneamente além da expansão do circuito de exibição, um dos mais importantes projetos para o Estação em 2008 é a manutenção do segmento de distribuição, a Filmes do Estação. Fundada em 1989, a distribuidora tem sido responsável pelo lançamento de importantes filmes de novos diretores e outros consagrados como Jean Luc Godard, François Truffaut, Eric Rohmer, Raoul Ruiz, Ang Lee, John Cassavetes e Wim Wenders. A empresa também revelou novas e emergentes cinematografias raramente exibidas no Brasil.

O Estação foi sempre um importante parceiro do Cinema Brasileiro, mostrando o melhor da produção do país e formando platéias com uma grande variedade de trabalhos de ficção e documentários. Sendo assim, em 2006, para aumentar seu compromisso com a produção nacional, Filmes do Estação começou a distribuir filmes nacionais. Desde então, a distribuidora tem trabalhado com projetos vencedores de prêmios e aclamados pela crítica.

O maior sucesso até agora foi “O Cheiro do Ralo”, filme selecionado por Sundance, dirigido por Heitor Dahlia e protagonizado por Selton Mello. O filme rapidamente se tornou um fenômeno do circuito de arte, tendo conseguido, com apenas 12 cópias, atingir um público de mais de 160 mil pessoas, um feito a partir das condições atuais do mercado.

Outros filmes distribuídos foram: "Carreiras", última produção de Domingos Oliveira, "O Fim do Sem Fim", pioneiro documentário mineiro que abriu alas para diversas outras produções experimentais no Estado, "Fabricando Tom Zé", documentário premiado sobre o expoente da Tropicália, "Três Irmãos de Sangue", documentário sobre os irmãos Betinho, Henfil e Chico Mário. 

Em 2008, a distribuidora lançou no primeiro semestre os seguintes longas:  Mulheres Sexo Verdades Mentiras, filme de estreia na direção de Euclydes Marinho, roteirista de séries de TV como Malu Mulher e Armação Ilimitada, Maré Nossa História de Amor, mais recente trabalho de Lucia Murat, Pequenas Histórias,  de Helvécio Ratton e "Juízo", documentário de Maria Augusta Ramos, selecionado para o Festival de Locarno de 2007.

O lineup 2009 da distribuidora contará com os seguintes filmes:- Juventude, de Domingos Oliveira (premiado no festival de Gramado)- Palavra Encantada, de Helena Soldberg (melhor diretora de documentário no Festival do Rio)- Paulo Gracindo o Bem Amado, de Gracindo Jr.

Page 9: Modelo Sinopse Filme Apenas o Fim

- Apenas o Fim, de Matheus Souza- Um Romance de Geração, de Davi França Mendes- Todo Mundo Tem Problemas Sexuais, de Domingos Oliveira

FICHA TÉCNICA

Título Original: APENAS O FIMGênero: Comédia dramáticaTempo de Duração: 80 minutosDireção e Roteiro: Matheus SouzaProdução: Julia Ramil e Mariza LeãoFotografia: Julio SecchinDireção de Arte: Gabriel Cabral e Julia GarciaFigurino: Tatiana PomarMontagem: Julio SecchinTrilha Sonora: Pedro CarneiroPatrocínio: Puc-Rio, Estúdios Mega e RainApoio: Delírio TropicalEmpresa Produtora: Atitude Produções

ELENCO

Erika Mader-------------------------------- ElaGregório Duvivier------------------------- Antônio (Tom)

Participações especiaisMarcelo Adnet----------------------------- MarceloNathália Dill------------------------------- TayaraAnna Sophia Floch------------------------ CrisÁlamo Facó-------------------------------- LincolnJulia Gorman------------------------------ Julia

Assessoria de Imprensa

PRIMEIRO PLANO - Tel.: (21) 2286 3699

Anna Luiza Müller/ Carolina Nunes –

[email protected]