modelo de fichamento - cap xx do livro estudos da teoria da constituição - a federação...

3
LIBERTAS – FACULDADES INTEGRADAS CURSO DE DIREITO FICHAMENTO: A FEDERAÇÃO BRASILEIRA E O MUNICÍPIO: FORTALECIMENTO OU FRAGILIZAÇÃO DO ESTADO? Capítulo XX da obra: ESTUDOS DA TEORIA DA CONSTITUIÇÃO (pp. 489-519) Marco Cesar de Carvalho e Paulo Cesar dos Santos de Almeida Atividade valendo até 05 pontos na nota do 1º bimestre = entrega em 10/8/2015 0

Upload: guilhermefelipe

Post on 15-Dec-2015

230 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Modelo de fichamento

TRANSCRIPT

Page 1: Modelo de Fichamento - Cap XX Do Livro Estudos Da Teoria Da Constituição - A Federação Brasileira e o Município

LIBERTAS – FACULDADES INTEGRADAS

CURSO DE DIREITO

FICHAMENTO:

A FEDERAÇÃO BRASILEIRA E O MUNICÍPIO: FORTALECIMENTO OU

FRAGILIZAÇÃO DO ESTADO?

Capítulo XX da obra: ESTUDOS DA TEORIA DA CONSTITUIÇÃO (pp. 489-519)

Marco Cesar de Carvalho e Paulo Cesar dos Santos de Almeida

Atividade valendo até 05 pontos na nota do 1º bimestre = entrega em 10/8/2015

TRABALHO DE DIREITO CONSTITUCIONAL IIProf. MARCO CESAR DE CARVALHO

ALUNO:

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO2015

0

Page 2: Modelo de Fichamento - Cap XX Do Livro Estudos Da Teoria Da Constituição - A Federação Brasileira e o Município

CARVALHO, Marco Cesar de; Paulo Cesar dos Santos de Almeida.A federação brasileira e o município: fortalecimento ou fragilização do estado?. In: Estudos da teoria

da constituição. Marcus Vinicius Bachiega, Rogério Piccino Braga (organizadores). 1 ed., Bandeirantes-PR: Redige Produção Editorial, 2014. pp. 489-519.

Introdução

Os autores introduzem o tema informando que a forma de Estado federal no Brasil é relativamente nova, tendo surgido a partir da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.

[...]Por fim, a nova estrutura de divisão do poder do Estado brasileiro, até então unitário ou

centralizado no Império, passou a adotar o federalismo, descentralizado em novos entes estatais, independentes e autônomos: a União, os Estados-membros e os Municípios, porém, conservando a soberania do Estado brasileiro.

1 O Estado Federal

Os autores pontuam que na antiguidade as formas de Estado ou se davam sob a forma de república ou monarquia. As monarquias diferenciam-se entre as absolutas e as constitucionais, onde já havia respeito ao direito legislado, já a república caracteriza-se pelo fato de que a estruturação do Estado se realizava mediante a vontade da pluralidade dos cidadãos, manifestada através do voto.

Os Estados ainda se organizam sob uma forma unitária ou centralizada de poder (França), regionalizada (Itália e Portugal) ou autonômica (Espanha), com poder menos centralizado, ou federada (Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Canadá, Estados Unidos, México, Rússia) e com poder descentralizado.

[...]

1