modelo de fichamento

2
Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora ● Curso de Arquitetura e Urbanismo ● Técnicas Retrospectivas II ● professora: Milena Andreola NOME: MATRÍCULA: CORBUSIER, Le. Por Uma Arquitetura – São Paulo: Perspectiva, 2009 Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, 2° semestre de 2012. EMENTA: O livro “ Por uma Arquitetura” é a reunião dos artigos publicados por Le Corbusier, em 1920, para a revista “L’Espirit Nouveau”. Considerada um manifesto, a obra chama a atenção dos arquitetos da época para darem importância à nova forma de vida do homem moderno que surgia com a Revolução Industrial. O autor vai contra o historicismo de todos os que ainda estão presos aos estilos, às decorações e à forma de projetar ensinada na Escola de Belas Artes. Afirma que a arquitetura precisa se inserir para continuar relevante e destaca o feito dos engenheiros. Busca chamar para perto de si os arquitetos com os mesmos pensamentos e diz que o Modernismo surge como uma resposta para a demanda da época para resolver os problemas de urbanização, utilizando da geometria, construção síntese, exatidão e ordem. PALAVRAS-CHAVE: Racionalidade, função, padronização, técnica, harmonia. EXCERTOS (CITAÇÕES): Excerto 1: “...” (p.NN) Excerto 2: “...” (p.NN) Excerto 3: “...” (p.NN) Excerto 4: “...” (p.NN) Excerto 5: “...” (p.NN) Excerto 6: “...” (p.NN) Excerto 7: “...” (p.NN) Excerto 8: 1

Upload: yan-carvalho

Post on 13-Jul-2016

216 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Modelo de fichamendo

TRANSCRIPT

Page 1: Modelo de Fichamento

C

entro

de

Ensi

no S

uper

ior d

e Ju

iz d

e Fo

ra ●

Cur

so d

e Ar

quite

tura

e U

rban

ism

o ●

Técn

icas

Ret

rosp

ectiv

as II

● p

rofe

ssor

a: M

ilena

And

reol

a NOME: MATRÍCULA: CORBUSIER, Le. Por Uma Arquitetura – São Paulo: Perspectiva, 2009 Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, 2° semestre de 2012.

EMENTA:O livro “Por uma Arquitetura” é a reunião dos artigos publicados por Le Corbusier, em

1920, para a revista “L’Espirit Nouveau”. Considerada um manifesto, a obra chama a atenção dos arquitetos da época para darem importância à nova forma de vida do homem moderno que surgia com a Revolução Industrial. O autor vai contra o historicismo de todos os que ainda estão presos aos estilos, às decorações e à forma de projetar ensinada na Escola de Belas Artes. Afirma que a arquitetura precisa se inserir para continuar relevante e destaca o feito dos engenheiros. Busca chamar para perto de si os arquitetos com os mesmos pensamentos e diz que o Modernismo surge como uma resposta para a demanda da época para resolver os problemas de urbanização, utilizando da geometria, construção síntese, exatidão e ordem.

PALAVRAS-CHAVE: Racionalidade, função, padronização, técnica, harmonia.

EXCERTOS (CITAÇÕES):Excerto 1:“...” (p.NN)

Excerto 2:“...” (p.NN)

Excerto 3:“...” (p.NN)

Excerto 4:“...” (p.NN)

Excerto 5:“...” (p.NN)

Excerto 6:“...” (p.NN)

Excerto 7:“...” (p.NN)

Excerto 8:““...” (p.NN)

QUESTÕES PARA DEBATE

1- Porque o livro é considerado um manifesto?2- Porque a planta é a geradora?3- O que Le Corbusier busca nas formas clássicas?4- Porque as formas puras são belas?

1