missão e gestão no brasil marista - instituto de los hermanos … · 2015-06-08 · no segundo...

4
Edição 44 – 08/11/2013 Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação. Missão e gestão no Brasil Marista Irmãos e gestores da Província participaram, entre os dias 05 a 07 de novembro, do Encontro Marista de Missão e Gestão da UMBRASIL, no campus da PUCRS, em Porto Alegre. Com a realização de palestras expositivas e bate-papos, o objetivo do evento foi discutir as tendências e perspectivas do cenário educacional, em âmbitos nacional e internacional, a fim de contribuir com o posicionamento da missão e gestão no Brasil Marista. Na programação, foram abordados temas como o Mercado Tecnológico para a Educação, Marco Regulatório e Responsabilidade Socioambiental das Instituições, e os Desafios e Perspectivas da Missão- Gestão para o Brasil Marista. O conselheiro provincial e também diretor-presidente da UMBRASIL, Ir. José Wagner Rodrigues da Cruz, contextualizou, na abertura do evento, a educação dentro do panorama sociocultural e questionou como os educadores maristas poderiam atuar diante do mercado multifuncional. “No mosaico que é o Brasil Marista, devemos pensar se estamos educando como nosso fundador”, elucidou. No segundo dia do Encontro, a gerente Educacional Jaqueline de Jesus, apresentou, no painel de boas práticas, o Projeto de Gestão Estratégica para serviços educacionais. "Um dos pontos altos do Projeto é agregar valor ao serviço educacional oferecido”, apontou. O evento reuniu presidentes de mantenedoras, superintendentes, gestores das áreas educacional, social e pastoral das províncias do Rio Grande do Sul, Centro- Sul (Grupo Marista), Centro-Norte, Distrito Marista da Amazônia (DMA) e UMBRASIL. Equipe PMBCN

Upload: vokhuong

Post on 18-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Missão e gestão no Brasil Marista - Instituto de los Hermanos … · 2015-06-08 · No segundo dia do Encontro, a gerente Educacional ... na pós-modernidade. “Do ponto de vista

Edição 44 – 08/11/2013

Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação.

Missão e gestão no Brasil Marista

Irmãos e gestores da Província participaram, entre os dias 05 a 07 de novembro, do Encontro Marista de Missão e Gestão da UMBRASIL, no campus da PUCRS, em Porto Alegre. Com a realização de palestras expositivas e bate-papos, o objetivo do evento foi discutir as tendências e perspectivas do cenário educacional, em âmbitos nacional e internacional, a fim de contribuir com o posicionamento da missão e gestão no Brasil Marista. Na programação, foram abordados temas como o Mercado Tecnológico para a Educação, Marco Regulatório e Responsabilidade Socioambiental das Instituições, e os Desafios e Perspectivas da Missão-Gestão para o Brasil Marista.

O conselheiro provincial e também diretor-presidente da UMBRASIL, Ir. José Wagner Rodrigues da Cruz, contextualizou, na abertura do evento, a educação dentro do panorama sociocultural e questionou como os educadores maristas poderiam atuar diante do mercado multifuncional. “No mosaico que é o Brasil Marista, devemos pensar se estamos educando como nosso fundador”, elucidou.

No segundo dia do Encontro, a gerente Educacional Jaqueline de Jesus, apresentou, no painel de boas práticas, o Projeto de Gestão Estratégica para serviços educacionais. "Um dos pontos altos do Projeto é agregar valor ao serviço educacional oferecido”, apontou.

O evento reuniu presidentes de mantenedoras, superintendentes, gestores das áreas educacional, social e pastoral das províncias do Rio Grande do Sul, Centro-Sul (Grupo Marista), Centro-Norte, Distrito Marista da Amazônia (DMA) e UMBRASIL.

Equipe PMBCN

Page 2: Missão e gestão no Brasil Marista - Instituto de los Hermanos … · 2015-06-08 · No segundo dia do Encontro, a gerente Educacional ... na pós-modernidade. “Do ponto de vista

Palestra com Frei Betto em homenagem ao Dia dos Professores

“Não se fecha os olhos à realidade; muda-se a ótica de encará-la!”. Essa foi uma das diversas lições apresentadas por Frei Betto na palestra “Educadores Profetas?”, realizada no dia 06 de novembro, no Centro Cultural do Colégio Marista São José-Tijuca no Rio de Janeiro. A palestra foi transmitida ao vivo para todas as unidades da Província, em homenagem ao Dia dos Professores. Carlos Alberto Libânio Christo, mais conhecido como Frei Betto, propôs reflexões críticas e contextualizadas da educação, conduzindo os professores à experiência provocativa de olhar não apenas a árvore, mas toda a floresta. Entre denúncias a tudo que violenta e esteriliza o ser humano, Betto destacou o valor do amor, do altruísmo e da utopia como trilhas ousadas para bem educar, com tom profético, na pós-modernidade.

“Do ponto de vista bíblico, profeta não é aquele que advinha o futuro. É aquele que sabe ler na realidade os sinais dos tempos”, explicou Betto, lembrando Isaias, Jeremias, Habacuque e tantos outros profetas. Com maestria, o palestrante relacionou Deus, amor e as provações do ofício de educar à história do casamento do profeta Oséias, que resgatou apaixonadamente a esposa Gomêr. “Oséias foi um educador. Nunca desistiu! Deus é como Oséias; leva ao deserto e fala ao coração. E não há nada que façamos que Deus deixe de nos amar”, disse.

No desafio de criar uma escola cidadã, que favoreça o aprimoramento da democracia, Betto defende que as escolas precisam afastar o mito da neutralidade e se assumirem como política, com P maiúsculo. “O que a gente encontra são escolas que não tem planejamento político pedagógico”, contou. Sobre o jeito de educar, ele evidenciou que, em se tratando de colégio católico, há especialmente a responsabilidade de evangelizar, de oferecer retiros espirituais “que propicie experiência de Deus”, para suprir a grande sede de espiritualidade, que não se confunde com o ensino da doutrina. E também alertou: a escola deve favorecer o protagonismo dos jovens, pessoas felizes, altruístas, e o senso de comunidade, repensando o círculo social em que está inserida.

Ao final, os educadores foram agraciados com a leitura do texto “A Escola dos Meus Sonhos”, utópico, segundo o próprio autor, mas, com o mesmo teor da palestra: um incentivo à reflexão, à virtude da esperança, de resgate do discipulado de Jesus, de compromisso com a justiça e a solidariedade, isto é, a base da mensagem evangélica, como o próprio Betto lembrou.

Frei Betto entre Maria Ireneuda Nogueira e Edson Leite

Page 3: Missão e gestão no Brasil Marista - Instituto de los Hermanos … · 2015-06-08 · No segundo dia do Encontro, a gerente Educacional ... na pós-modernidade. “Do ponto de vista

Avaliação contribui com aprendizado em Língua Portuguesa

Os estudantes das Unidades Educacionais e Sociais da Província realizaram, nos dias 06 e 07 de novembro, a segunda etapa da Avaliação das Competências Leitora e Escritora no 1º ano do Ensino Fundamental, a Provinha Marista. Criada em 2011, o objetivo do projeto pedagógico é realizar diagnóstico do nível de alfabetização e domínio das práticas de letramento em Língua Portuguesa das turmas da educação infantil e das turmas do 1º ano do Ensino Fundamental. Além disso, o instrumento auxilia os professores na reflexão e na obtenção de dados objetivos sobre as necessidades individuais de cada estudante. Na segunda fase, é verificada a evolução dos estudantes em relação ao desempenho observado no início do ano letivo, com a identificação dos progressos obtidos na área de letramento em Língua Portuguesa, essenciais ao bom prosseguimento dos estudos nos próximos anos de escolaridade. A primeira avaliação de 2013 foi aplicada no mês de março. “Por meio resultados é possível estabelecer metas, nortear decisões, sugerir intervenções mais adequadas e apontar as habilidades que precisam ser contempladas nos planejamentos, com a adoção de medidas específicas para cada unidade, de maneira a permitir que todos os estudantes avancem”, explica Maria Ireneuda Nogueira, coordenadora pedagógica da Gerência Educacional da Província. A Provinha Marista é constituída por 17 questões, que medem habilidades específicas relacionadas à alfabetização e ao letramento, agrupadas nos campos da leitura e escrita, descritas em uma matriz de referência. A matriz está organizada por eixos e a forma de operacionalização é de acordo com as Diretrizes Curriculares da Província Marista Brasil Centro-Norte para a Educação Infantil e das Matrizes Curriculares do Brasil Marista para o 1° ano do Ensino Fundamental.

Dentre algumas das habilidades avaliadas nos estudantes estão o reconhecimento das letras, unidades sonoras, decodificação das palavras e escrever textos. O foco da prova aplicada na primeira etapa foi testar as habilidades previstas no currículo da educação infantil, e o da segunda etapa são as do currículo do 1º ano do ensino fundamental.

Estudantes do Colégio Marista Champagnat – Taguatinga/DF

Page 4: Missão e gestão no Brasil Marista - Instituto de los Hermanos … · 2015-06-08 · No segundo dia do Encontro, a gerente Educacional ... na pós-modernidade. “Do ponto de vista

Começa processo de incidência política com dados do CADÊ

O Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA) inicia, a partir de novembro, por meio do Comitê Gestor do Projeto de Monitoramento, do qual faz parte o Instituto Marista de Assistência Social /IMAS, o processo de incidência política dos dados contemplados no Relatório Crianças Adolescentes em Dados e Estatísticas - CADÊ? Brasil 2011. Os primeiros estados contemplados são Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e o Distrito Federal.

Para fortalecer a ação, o IMAS produziu fascículos específicos, com informações estatísticas sobre as infâncias e juventudes referentes aos três estados. O processo de incidência política tem o objetivo de identificar os dados mais alarmantes apontados no Relatório e, a partir disso, promover o diálogo nos espaços de discussões de direitos de crianças e adolescentes, como nos fóruns e conselhos estaduais. Os quatro fascículos (BA, MG, PE e DF) estão disponíveis para consulta online no site da Área Social: marista.edu.br/social. O CADÊ faz parte do sistema de Monitoramento do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA), em parceria com o Comitê Gestor, cujo propósito é dar visibilidade ao estado dos direitos de crianças e adolescentes, por meio do uso de dados, com o objetivo de promover a incidência política em favor da infância. O IMAS é da equipe técnica responsável pela elaboração do documento. Lançado no ano passado, contempla 59 indicadores distribuídos em nove dimensões inspiradas na Convenção dos Direitos da Organização das Nações Unidas (ONU): Demografia, Cidadania, Saúde, Educação, Habitação, Economia, Justiça, Participação e Legislação. Todos os dados são oriundos de fontes oficiais.

Fique por dentro

� A equipe do Comitê de Pastoral, jovens e colaboradores das Unidades Educacionais e Socais da Província participam, de 15 a 17 de novembro, em Brasília/DF, do 9º Encontro Nacional de Fé e Política.

� De 08 a 10 de novembro será realizado, no Recanto Marista/Remar, em Ribeirão das Neves/MG, o Encontro Microrregional da Animação Vocacional para os jovens do Núcleo de Animação Vocacional/NAV dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.