miolo trafico 021216 leticia...de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua...

22
TRÁFICO E USO ILÍCITOS DE DROGAS ATIVIDADE SINDICAL COMPLEXA E AMEAÇA TRANSNACIONAL JEFERSON BOTELHO

Upload: others

Post on 10-Nov-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MIOLO Trafico 021216 Leticia...de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua enorme capacidade ... dispostas a proteger como escudo a Casa do Altíssimo. O movimento

TRÁFICO E USO ILÍCITOS DE

DROGASATIVIDADE SINDICAL COMPLEXA E AMEAÇA TRANSNACIONAL

JEFERSON BOTELHO

2536477885849

ISBN 978-85-8425-364-7

“...Discorre-se sobre as três políticas de enfrentamen-to às drogas – prevenção, repressão e tratamento, ancorado nas teorias res-pectivas e na vasta expe-riência adquirida, ao mi-nistrar palestras em várias escolas de todos os níveis de ensino, igrejas, centros comunitários e faculdades, sobre temas ligados à pre-venção a drogas, retratos da sociedade brasileira e segurança pública numa visão do direito penal mo-derno e crime organizado. A participação em várias entrevistas de televisão, inclusive em rede nacional, sempre abordando temas jurídicos, sobretudo vol-tados para o combate ao tráfico ilícito de drogas, também contribuiu para a construção deste trabalho. A obra abrange, inicialmen-te, a evolução histórica das drogas e da legislação no mundo...”

Jeferson Botelho

“O Brasil tem vivido, infelizmente, o fl agelo das drogas. Famílias destruídas, vidas perdidas, enfi m, as drogas, com seu poder devastador, invadiram a nossa nação. Essa, no entanto, não é somente uma realidade brasileira, pois o mundo, de uma forma geral, está perdendo a guerra con-tra talvez aquilo que pode ser considerado como o mal do século. A semente que foi plantada em meados do sé-culo passado, que pregava o sexo, drogas e rock and roll, cresceu de forma assustadora, e hoje colhemos seus frutos. Com a autoridade de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua enorme capacidade cultural e acadêmica, Jeferson Botelho anali-sa, com a profundidade necessária, o tráfi co e o uso ilícitos de drogas, em um contexto nacional e inter-nacional, neste trabalho que, certamente, passará a ser refe-rência sobre o tema. A precisão de seus comentários, bem como suas conclusões, como consequên-cia natural da sua experiência como delegado de polícia e professor universitário, fazem com que a obra seja de fundamental importância para aqueles que querem conhecer e se apro-fundar sobre o assunto. Da minha parte, só tenho a agradecer pelo esforço do meu querido amigo Jeferson Botelho, que, após incontáveis horas de estudo e dedicação, trouxe a público esse texto de incrível qualidade.”

Rogério Greco

Procurador de Justiça; Mestre e Doutor em Direito

Delegado Geral de Polícia Civil em Minas Gerais. Professor de Direito Penal, Processo Penal, Teoria Geral do Processo, Instituições de Direito Público e Privado, Legislação Espe-cial, Direito Penal Avançado, prof. do Curso de pós graduação da Fa-culdade Estácio de Sá, BH e das Faculdades Doctum, Teófi lo Otoni, prof. do Magistral Concursos, pa-lestrante em Seminários e Congres-sos, articulista em Revistas Jurídicas, pós graduado em Direito Penal e Processo Penal pela FADIVALE-Go-vernador Valadares, Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Ar-gentino, Buenos Aires, autor do Li-vro Tráfi co e Uso Ilícitos de Drogas: Atividade sindical complexa e ame-aça transnacional, Editora JHMIZU-NO, participação no Livro: Lei nº 12.403/2011 na Prática - Alterações da Novel legislação e os Delegados de Polícia, participação no Livro Co-mentários ao PLS nº 236/2012, Edi-tora Impetus, participação no Livro Atividade Policial, 6ª Edição, Autor Rogério Greco, coautor do Livro Manual de Processo Penal, 2015, 1ª Edição, Editora D´Plácido - BH, co-autor do Livro Crimes Federais, Edi-tora D´Placido, BH, 2015. Autor do Livro Elementos do Direito Penal, 1ª edição, editora DPlácido. BH. 2016. Coautor do Livro Delação Premiada, Editora D´Placido, BH, 2016.

JEFERSON BOTELHO

TRÁFIC

O E U

SO ILÍC

ITO D

E D

ROG

AS:

Atividade Sindical C

omplexa e A

meaça Transnacional

JEFERSON

BOTELH

O

CAPA_Trafico_121216_TAles.indd 1 13/12/16 11:54

Page 2: MIOLO Trafico 021216 Leticia...de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua enorme capacidade ... dispostas a proteger como escudo a Casa do Altíssimo. O movimento

MIOLO_Trafico_021216_Leticia.indd 2 12/12/16 17:40

Page 3: MIOLO Trafico 021216 Leticia...de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua enorme capacidade ... dispostas a proteger como escudo a Casa do Altíssimo. O movimento

TRÁFICO E USO ILÍCITOS DE

DROGASATIVIDADE SINDICAL COMPLEXA E AMEAÇA TRANSNACIONAL

JEFERSON BOTELHO

MIOLO_Trafico_021216_Leticia.indd 3 12/12/16 17:40

Page 4: MIOLO Trafico 021216 Leticia...de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua enorme capacidade ... dispostas a proteger como escudo a Casa do Altíssimo. O movimento

Copyright © 2017, D’ Plácido Editora.Copyright © 2017, Jeferson Botelho.

Editor ChefePlácido Arraes

Produtor EditorialTales Leon de Marco

Capa Letícia Robini de Souza

DiagramaçãoChristiane Morais de Oliveira

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida, por quaisquer meios, sem a autorização prévia da D’Plácido Editora.

Catalogação na Publicação (CIP)Ficha catalográfica

BOTELHO, JefersonTráfico e uso ilícitos de drogas – atividade sindical complexa e ameaça transna-

cional -- Belo Horizonte: Editora D’Plácido, 2017.

BibliografiaISBN:978-85-8425-364-7

1. Direito . 2. Direito Penal I. Título. II. Direito

CDU343 CDD341.5

Editora D’PlácidoAv. Brasil, 1843, SavassiBelo Horizonte – MGTel.: 3261 2801CEP 30140-007

MIOLO_Trafico_021216_Leticia.indd 4 12/12/16 17:40

Page 5: MIOLO Trafico 021216 Leticia...de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua enorme capacidade ... dispostas a proteger como escudo a Casa do Altíssimo. O movimento

AGRADECIMENTOS

"Toda Honra, toda GlóriaTodo louvor, a Tí Senhor

Eu te agradeço SenhorPelo Seu tão grande amor

Eu te agradeço SenhorPela sua bondade infinita

Eu te agradeçoCom todas as forças da almaEternamente, eu te louvarei

Eu não posso esquecerTantos benefícios que o Senhor nos fez

Mesmo porque, sem ao menos eu merecerE é por isso Senhor, que eu te exalto

Na presença de todos aqui e eternamenteEu te louvarei."

Agradeço aos meus familiares, em especial a minha querida mãe, JÚLIA BOTELHO PEREIRA.

Professora da disciplina Sabedoria da Vida, rigorosa, de ensina-mento silencioso, de alma elevada, generosa, de coração bondoso, me ensinou as lições da vida! Mãe dedicada! Refúgio seguro, onde sempre repouso nos momentos de frustração!

Meus sinceros agradecimentos aos meus irmãos Gilson, Gilcélio e Gez, e minha irmã Maria Célia que hoje vive no plano superior, mas que vibrava muito e ainda comemora com profunda alegria com as minhas conquistas.

A minha esposa Elisabeth Botelho, pelo apoio e compreensão de sempre. Uma mulher de grande valor, guerreira e obstinada, simples, de ótima ternura e de coração bom.

MIOLO_Trafico_021216_Leticia.indd 5 12/12/16 17:40

Page 6: MIOLO Trafico 021216 Leticia...de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua enorme capacidade ... dispostas a proteger como escudo a Casa do Altíssimo. O movimento

Ao Delegado Geral de Polícia Civil, Dr. Cylton Brandão da Matta, homem competente, sério, profissional singular, de visão fu-turista, de pensamentos bem a frente do seu tempo, a quem agradeço pela oportunidade e confiança em nosso trabalho na firme e proativa gestão da Superintendência de Investigação e Polícia Judiciária, ciente de que o caráter do homem se mede por sua gratidão, reconhecendo o respeito e apreço que nele se deposita.

Pessoa grata é sempre fiel, não o abandona nunca, é leal em todas as horas, está sempre contigo e nela se pode confiar.

Os desafios serão sempre pautados em valores éticos, padrões rígi-dos de qualidade, no obcecado envolvimento profissional, protegendo a coisa pública, fortalecendo e maximizando os valores Institucionais, observando-se os limites da legalidade.

A minha querida cidade de Teófilo Otoni, um povo de bom cora-ção, de ternura desmedida, pessoas impregnadas por traços de liberdade e sangue republicano do seu grande fundador - Teófilo Benedito Otoni.

Aos amigos de todas as horas, notadamente aos Delegados de Polícia Dr. Renato Patrício Teixeira, Dr. Ailton Lacerda, Dr. Rodri-go Colén e Dra. Karen Lopes, aos Procuradores de Justiça de Minas Gerais, Dr. Rogério Greco e Dr. Rômulo Ferraz, as Juízas de Direito do TJMG, Dra. Luzia Divina, Dra. Marixa Fabiane e Dra. Rosime-re Couto, aos nobres Investigadores de Polícia, Zeli Luiz, Robson Mourão, Fernanda Kelly, Ana Carolina Duarte e Adelton Mauro, que sempre me apoiaram nas horas difíceis.

Um agradecimento especial a imprensa de Teófilo Otoni, a todos minha eterna gratidão pela amizade e carinho de sempre.

Por fim, um especial agradecimento a todos os Policiais Civis de Minas Gerais, em especial das cidades de Teófilo Otoni, Novo Cruzeiro, Governador Valadares e Contagem, da Superintendência de Investigação e Polícia Judiciária, aos Policiais Federais, Rodovi-ários Federais, Militares, Bombeiros Militares, Policiais Municipais, Agentes Penitenciários e Agentes Socioeducativos, homens de espírito guerreiro, heróis anônimos que dedicam inteiramente ao serviço da sociedade mesmo com o sacrifício da própria vida.

Jeferson Botelho

MIOLO_Trafico_021216_Leticia.indd 6 12/12/16 17:40

Page 7: MIOLO Trafico 021216 Leticia...de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua enorme capacidade ... dispostas a proteger como escudo a Casa do Altíssimo. O movimento

HOMENAGEM A TEÓFILO OTONI, GOVERNADOR

VALADARES, CONTAGEM, BELO HORIZONTE

Teófilo Otoni, Minha encantadora cidade, princesa do Vale do Mucuri, de pedras preciosas, de amor fraterno, berço dos ideais de liberdade e de fonte republicada, de Teófilo Benedito Otoni, da Praça Tiradentes, do meu Bela Vista, da minha paixão Distrito de Mucuri, do meu Topázio e da Minha Escola Artur Bernardes, da Minha escola Sidônio Otoni, da inesquecível Sebsatião Ramos, e da minha eterna professora Marilda Scofild, eterna gratidão a todos que me lapida-ram e me transformaram num Ser Humano qualificado, moldado de luminosidade e incandescência, a espalhar estilhaços de brilho em toda Minas Gerais.

Agradeço ao povo da simpática cidade de Governador Valadares, pela grande honraria, na certeza de que a minha gratidão será eterna. Lá fui feliz e sabia de toda essa felicidade. Os bons momentos vividos na pracinha de Lourdes. Uma cidade que me acolheu como legítimo filho, a inevitável proteção das sombras do majestoso Ibituruna, as belas e líricas águas do Rio Doce, o encanto da Ilha dos Araújos, bela e formosa, por onde caminhei de peito aberto e olhar altaneiro, os deslocamentos pela linda Avenida Minas Gerais. Foi ótimo conviver com o povo hospitaleiro de Governador Valadares. Minha eterna admiração pela princesa do Vale do Rio Doce.

Contagem. Que povo de coração bondoso. Que Fonte Grande de boas amizades. A bela e aprazível Praça da Jabuticaba, a guarnecer o centro histórico, as águas da fonte luminosa, feito brisa de inverno, jorrando e riscando o infinito com o produto de suas proezas, para enfeitar os olhares de admiração de quem passa por lá. As escadarias da igreja de São Gonçalo, dispostas a proteger como escudo a Casa do Altíssimo. O movimento intenso da mega região do Eldorado, berço

MIOLO_Trafico_021216_Leticia.indd 7 12/12/16 17:40

Page 8: MIOLO Trafico 021216 Leticia...de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua enorme capacidade ... dispostas a proteger como escudo a Casa do Altíssimo. O movimento

de riquezas, calor humano, pessoas bonitas a desfilar como verdadeiro eldorado. O majestoso bairro Jardim Riacho, seus contornos de raro encanto, colírio para os olhos de apreciadores da beleza.

Um belo horizonte de se ver, em Belo Horizonte, a maravilhosa Lagoa da Pampulha, fonte de inspiração, da beleza de criação múltipla de Oscar Niemeyer, Burle Max e Portinari, das capivaras e dos jacarés, do zoológico, do Mineirão, passo apreciando a orla da Pampulha, a arquitetura da Igrejinha, a extensão da lagoa para um bom Cooper, o belíssimo Parque Municipal, as riquezas do mercando central, o palácio das arte e o espetáculo da praça da Liberdade, a anunciar que o romantismo ainda existe nas diversas Minas que meu coração palpita acelerado, inspirado em Guimarães Rosa, digo que “de sofrer e de amar, a gente não se desfaz”.

Por tudo isso, agradeço ao querido povo de Belo Horizonte pela grande honraria, guardarei no fundo do meu coração e com profunda gratidão as boas recordações de outrora.

MIOLO_Trafico_021216_Leticia.indd 8 12/12/16 17:40

Page 9: MIOLO Trafico 021216 Leticia...de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua enorme capacidade ... dispostas a proteger como escudo a Casa do Altíssimo. O movimento

SUMÁRIO

Sumário 9

Notas do autor 15

Considerações introdutórias 33

1. A evolução histórica das drogas e da legislação antidrogas no mundo 37

1.1. Comentários iniciais 371.2. A origem histórica e

progressiva das drogas 411.3. As principais drogas usadas

e comercializadas no Brasil e na Argentina 44

1.3.1. Maconha 441.3.2. Haxixe 461.3.3. Skank 471.3.4. Como identificar um usuário de maconha 481.3.5. Cocaína 491.3.6. Crack 491.3.7. Merla 501.3.8. Óleo 3 G – Cocaína líquida 531.3.9. OXI – Uma nova droga brasileira

mais danosa que o crack 531.3.10. Paco – Uma nova forma de cocaína 541.3.11. Efeitos 561.3.12. Como identificar um usuário de

cocaína – crack – merla 571.3.13. Ecstasy 571.3.14. LSD 611.3.15. Crystal 621.3.16. Conhecendo a velha droga com novas

roupagens: Desirée ou Zirrê 64

MIOLO_Trafico_021216_Leticia.indd 9 12/12/16 17:40

Page 10: MIOLO Trafico 021216 Leticia...de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua enorme capacidade ... dispostas a proteger como escudo a Casa do Altíssimo. O movimento

1.3.17. Krokodil – A droga destruidora de Pessoas Vivas 661.3.18. K2 – A droga que destroi o homem 671.3.19. Lança-perfume 691.3.20. GHB ou ácido gama hidroxibutirato 691.3.21. Drogas lícitas 70

1.3.21.1. Tíner 71

1.3.21.2. Cola de sapateiro 71

1.3.21.3. Chá de Pilha 72

1.3.21.4. Chá de Fita 72

1.3.21.5. Cogumelo 72

1.3.21.6. Álcool 72

1.3.21.7. Cigarro 74

2. O direito brasileiro e o combate ao tráfico e uso de drogas ilícitas 75

3. O direito argentino e o combate ao tráfico e uso de drogas ilícitas 89

4. O enfrentamento ao narcotraficante no Brasil e na Argentina 97

4.1. A repressão ao tráfico ilícito de drogas no Brasil 97

4.2. O combate ao tráfico de entorpecentes na Argentina 110

5. Medidas de descapitalização das quadrilhas organizadas 115

6. As medidas de investigações e o devido processo legal 123

7. As causas de aumento de penas 141

8. Direito Penal Premial. Delação e Colaboração premiadas. Ondas renovatórias do direito probatório 145

8.1. Notas introdutórias 1458.2. Do concurso de pessoas 147

8.2.1. Espécies de concurso de pessoas 148

8.2.1.1. Requisitos para o concurso de pessoas 1488.3. Conceito e origem da Delação premiada 1498.4. Do Direito Comparado 151

8.4.1. Direito italiano 1518.4.2. Direito americano 1528.4.3. Direito espanhol 152

MIOLO_Trafico_021216_Leticia.indd 10 12/12/16 17:40

Page 11: MIOLO Trafico 021216 Leticia...de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua enorme capacidade ... dispostas a proteger como escudo a Casa do Altíssimo. O movimento

8.4.4. Direito alemão 1538.4.5. Direito colombiano 1538.4.6. Direito português e em outras legislações 154

8.5. Casos de delação premiada no Ordenamento Jurídico 155

8.6. Da colaboração premiada 1588.7. Da natureza jurídica 1628.8. Da renúncia de ações e recursos

na Delação Premiada 1638.9. Do pagamento de recompensa

na Delação premiada 1648.10. Eficácia da delação premiada

na Criminalidade Clássica e na Criminalidade Moderna 166

8.11. Das considerações finais 170

9. As políticas criminais em relação ao dependente de substâncias entorpecentes e drogas afins 173

10. Crime, contravenção ou infração “sui generis” 175

11. Teoria da insignificância e a posse de drogas para uso pessoal 183

11.1. Princípio da alteridade ou intranscendência 19111.2. Princípio da secularização 191

12. As medidas descriminalizadoras e despensalizadoras 199

13. Os centros de recuperação e desintoxicação dos dependentes de drogas 201

14. Drogas, desordens e perdas sociais 231

15. Da impossibilidade jurídica da aplicação das medidas educativas do art. 28 da Lei nº 11.343/06 a adolescentes em conflito com a lei 237

16. Tráfico ilícito de drogas: Crime impropriamente militar e princípio da proporcionalidade 241

Justificação 250

17. STF: Descriminalização ou liberação da posse de drogas para uso pessoal? 253

Das notas introdutórias 25417.1. Dos antecedentes históricos 25717.2. Íntegra do Voto do ministro Gilmar Ferreira Mendes 258

MIOLO_Trafico_021216_Leticia.indd 11 12/12/16 17:40

Page 12: MIOLO Trafico 021216 Leticia...de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua enorme capacidade ... dispostas a proteger como escudo a Casa do Altíssimo. O movimento

17.3. Da evolução histórica do enfrentamento às drogas 304

17.3.1. Das Ordenações Filipinas de 1603 304

17.3.2. Da previsão Constitucional 304

17.3.3. Do Código Criminal do Império 305

17.3.4. Do Código Penal Republicando 306

17.3.5. Da Consolidação das Leis Penais de 1932 306

17.3.6. Do Código Penal de 1940 306

17.3.7. Do Código Penal Militar 30717.4. Da Legislação Especial 307

17.4.1. Da Lei nº 6368/76 307

17.4.2. Da Lei nº 10.409/2002 308

17.4.3. Da Lei nº 11.343/2006 30817.5. Da Reforma do Código Penal Brasileiro 30917.6. Drogas: uma ameaça Transnacional 31517.7. Da descriminalização da posse de

drogas para uso pessoal no Brasil 31617.8. Da transmutação do juiz de direito em super-homem 318Das conclusões 319

18. A Resolução de liberação do Canabidiol no Brasil 323

19. O crime organizado com ênfase no tráfico ilícito de drogas 327

19.1. Introdução 32719.2. evolução histórica do crime

organizado e do tráfico de drogas 329

19.2.1. Organizações criminosas internacionais 330

19.2.2. Organizações criminosas brasileiras 33119.3. Conceito de crime organizado

e suas peculiaridades 337

19.3.1. Conceito 337

19.3.2. Evolução legislativa 339

19.3.3. Elementos 34219.4. Modalidades de Criminalidade 344

19.4.1. Criminalidade tradicional ou massificada 344

19.4.2. Criminalidade organizada 345

19.4.3. Criminalidade moderna e delinquência econômica 34619.5. Ameaça efetiva na estrutura do estado 346

MIOLO_Trafico_021216_Leticia.indd 12 12/12/16 17:40

Page 13: MIOLO Trafico 021216 Leticia...de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua enorme capacidade ... dispostas a proteger como escudo a Casa do Altíssimo. O movimento

19.6. As graves consequências trazidas pelo tráfico ilícito de drogas na sociedade atual 347

19.7. Conclusão 348

20. Lei nº 13.106/2015: 351

21. Propostas jurídicas conjuntas de prevenção ao uso indevido e combate ao tráfico de entorpecentes 359

Considerações Finais 363

ANEXOS 3671. Glossário dos toxicômanos 367

1.1. Gírias e expressões de uso corrente entre traficantes 372

1.2. Expressões comuns entre traficantes 375

1.3. Modelo de Termo de Colaboração Premiada - criado pela Lei nº 12.850/2013 377

2. Legislação sobre drogas 382

2.1. Convenção única de 1961 sobre os estupefacientes (concluída em Nova Iorque, em 30.03.1961, Incluindo as modificações introduzidas pelo protocolo de 1972) 382

2.2. Lista das substâncias estupefacientes colocadas sob controle internacional, de acordo com a convenção de 1961 e as posteriores decisões da comissão de estupefacientes 388

2.3. Convenção de 1971 sobre as substâncias psicotrópicas (adaptada na conferência das nações unidas que teve lugar em viena, de 11 de janeiro a 21 de fevereiro de 1971) 393

2.4. Lista das substâncias psicotrópicas colocadas sob controle internacional de acordo com a convenção de 1971 e as posteriores decisões da comissão de estupefacientes 396

2.5. Decreto nº 1.705, de 17 de novembro de 1995 – promulga o acordo de cooperação para a prevenção do uso indevido e combate ao tráfico ilícito de entorpecentes e substâncias psicotrópicas, entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo da República Argentina, de 26 de maio de 1993 400

2.6. Constituição Federal de 1988 405

2.7. Lei dos Crimes Hediondos – Lei nº 8.072/90 405

2.8. Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006 - Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad;

MIOLO_Trafico_021216_Leticia.indd 13 12/12/16 17:40

Page 14: MIOLO Trafico 021216 Leticia...de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua enorme capacidade ... dispostas a proteger como escudo a Casa do Altíssimo. O movimento

prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas; define crimes e dá outras providências. 406

2.9. Decreto nº 7.179, de 20 de maio de 2010 - Institui o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras drogas, cria o seu Comitê Gestor e dá outras providências. 431

2.10. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8.069/90 436

2.11. Código Penal Militar – Decreto-Lei 1.001/69 436

2.12. Ley 23.737/89 - Reemplaza Art. 204 C.P. Modifica Art. 77º Ult. Parrafo C.P. Modifica Leyes 10903 Y 20655. 438

2.13. Decreto 722/91 – Nómina de productos considerados estupefacientes. Actualización 450

2.14. Portaria n.º 344, de 12 de maio de 1998 - Aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. 457

Das Súmulas 485Súmulas do STJ 485

Súmulas do STF 485

Referências 487

MIOLO_Trafico_021216_Leticia.indd 14 12/12/16 17:40

Page 15: MIOLO Trafico 021216 Leticia...de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua enorme capacidade ... dispostas a proteger como escudo a Casa do Altíssimo. O movimento

15

NOTAS DO AUTOR

Este livro possui a finalidade precípua de levar ao leitor, com uma linguagem simples, clara e objetiva, detalhes sobre o palpitante tema “Tráfico e uso ilícitos de drogas: atividade sindical complexa e ameaça transnacional”.

Aborda com clareza temas ligados ao tráfico e uso ilícitos de drogas, condensando longos estudos desenvolvidos no Brasil e na Argentina.

Reproduz a experiência de quem trabalhou há mais de uma década na prevenção e repressão ao tráfico ilícito de entorpecentes, no combate sistemático a crimes de homicídios e outros correlatos e na realização de incisivas e destacadas operações policiais de inter-venção qualificada em Minas Gerais, com atuações simultâneas em vários estados da Federação.

Como Delegado de Polícia, participou das investigações dos crimes de maior repercussão na cidade de Teófilo Otoni-MG e região, com elevado índice de esclarecimento da autoria dos delitos.

Como Delegado-Regional em Governador Valadares, defla-grou grandes operações policiais de repressão qualificada ao crime organizado, a exemplo das operações Refugiados, São Geraldo, Momo, Pelicano, Ratoeira, Carmelo, Assepsia e outras, com a desarticulação de quadrilhas criminosas que assustavam a população.

Na Chefia do 2º Departamento de Polícia Civil, com sede em Contagem, desenvolveu várias ações policiais de combate ao crime organizado em Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Ibirité e Juatuba, dando uma nova identidade para a Polícia Civil de Minas Gerais, de onde saiu para assumir a Superintendência de Investigação e Polícia Judiciária de Minas Gerais, em 19 de setembro de 2012.

MIOLO_Trafico_021216_Leticia.indd 15 12/12/16 17:40

Page 16: MIOLO Trafico 021216 Leticia...de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua enorme capacidade ... dispostas a proteger como escudo a Casa do Altíssimo. O movimento

16

Como Superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, procurou empreender uma filosofia de trabalho, com escolha de profissionais qualificados para o eficaz desempenho das atividades meio e fim da Polícia Civil.

No início enfrentou algumas dificuldades, pois a desconfiança era previsível, pois estava assumindo a Pasta Finalística da PCMG, um profissional que vinha do interior - Vale do Mucuri e Vale do Rio Doce -, mas o tempo passou e felizmente se incumbiu de mostrar os valores e o perfil de alguém predestinado ao sucesso.

Neste contexto, teve que trabalhar muito e se apresentar ao povo os traços de um Administrador Público, gestor obstinado, professor da área jurídica, de visão holística, e diferente, para provar que tinha uma boa dose de experiência ao longo dos 28 anos de serviços dedicados a Segurança Pública de Minas, mesclando viés operacional e acadêmico.

Tudo foi acontecendo, paulatinamente, no exato tempo de Deus. O convite para assumir a Superintendência de Investigação e

Polícia Judiciária, nasceu, acredita-se, por mérito, pois o que sempre o moveu na carreira foi o seu espírito de homem público, juncado de responsabilidade ética, impregnado com todas as características de uma boa Administração Pública.

Na gestão da Superintendência de Iinvestigação e Polícia Judici-ária, uma irrefutável Agenda Positiva, com a deflagração de inúmeras ações de repressão qualificada em Minas, algumas com repercussão internacional, tudo fruto de uma equipe coesa e compromissada com a Institutição Policial.

A desarticulação de uma quadrilha organizada que vendia vagas do Curso de Medicina em Minas e em alguns estados do Sudeste, e ainda cometia fraude no ENEM no Brasil.

A prisão de uma médica em São Paulo, acusada de mandar contar o pênis de um ex-noivo, acusado de tê-la deixado no altar de uma Igreja, frustrando assim, um casamento muito esperado. Este fato ga-nhou repercussão nos EUA, REINO UNIDO, QUENIA, CHINA, BUENOS AIRES, e noutros países.

As ações cirúrgicas de repressão a grandes quadrilhas de ataques a explosões de CAIXAS ELETRÔNICOS em Minas Gerais, com prisões de autores e permanente monitoramento dessas quadrilhas, mormente no Sul de Minas e no Triângulo Mineiro. As grandes apreensões de drogas em Minas. Em 2013 foram apreendidas mais de quatro toneladas de drogas no Estado. As Operações da Polícia Civil,

MIOLO_Trafico_021216_Leticia.indd 16 12/12/16 17:40

Page 17: MIOLO Trafico 021216 Leticia...de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua enorme capacidade ... dispostas a proteger como escudo a Casa do Altíssimo. O movimento

17

denominadas LEGALIDADE I e II, com a prisão de aproximadamente 800 autores de crimes violentos em Minas.

A Operação Mais Segurança, implantada de forma inédita em Minas Gerais, com a intensificação das prisões e abordagens nas festi-vidades do final do ano de 2013. Um ônibus da PCMG, base-móvel, foi colocado na Praça 7, em Belo Horizonte. A prisão dos acusados de assassinar um jornalista em Ipatinga/MG, fato que chamou a atenção de Organismos Internacionais.

O Planejamento estratégico para a Copa das Confederações e Copa do Mundo 2014, para as ações da Polícia Civil em Minas, re-presentando um percentual em torno de 90% das ações vinculadas à SIPJ. Foi realizado um estudo para enfrentar a VULNERABILIDADE DAS DIVISAS ABERTAS EM MINAS GERAIS, com abordagem nas zonas limítrofes com outros estados, cujo estudo foi encaminhado ao Ministro da Justiça.

A implantação da 5ª Delegacia Regional de Nova Serrana e apresentação de estudos para a implantação de outras Unidades Po-liciais em pontos estratégicos, visando descentralizar a prestação de serviço da Polícia Civil.

A importante produção normativa sobre assuntos relevantes, em especial na prevenção de desvios de conduta e uniformização de procedimentos em Minas Gerais, o que culminou com a Conso-lidação de Atos Normativos, Edição Comemorativa 2013, trabalho prefaciado pelo então Corregedor-Geral da Polícia Civil de Minas, Dr. Renato Patrício Teixeira:

“ As raízes profundas de uma árvore indicam sua fortaleza e seu vigor. As origens desse valente ser humano, Delegado de Polícia, mestre e doutrinador, também revelam seu aguerrido pendor para o estudo, para o labor e para a incansável prestação de segurança pública nas Minas Gerais. O autor nasceu e se criou em Teófilo Otoni, onde angariou o respeito e a admiração de seus pares e das demais autoridades públicas com que trabalhou, de forma especial, conquistando o apreço dos discentes que tiveram a honra de com ele aprender o exato sentido da legalidade, do direito e da justiça. Como Superintende de Investigações e Polícia Judiciária da Polícia Civil de Minas Gerais, demonstrou sua preocupação em disciplinar matérias afetas às atividades de polícia judiciária, objetivando oti-mizar, ainda mais, o serviço prestado pela Instituição. Sempre pau-tado nos princípios basilares do Estado Democrático de Direito, o

MIOLO_Trafico_021216_Leticia.indd 17 12/12/16 17:40

Page 18: MIOLO Trafico 021216 Leticia...de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua enorme capacidade ... dispostas a proteger como escudo a Casa do Altíssimo. O movimento

18

Superintendente de Investigações e Polícia Judiciária da PCMG edita esta Consolidação Normativa da SIPJ - 2013 - Edição Comemora-tiva - dotando os profissionais da Polícia Civil de Minas Gerais dos instrumentos legais hábeis para realizarem, com segurança jurídica e eficiência pragmática, suas atribuições constitucionais. A sapiência e a disposição desse digno Delegado de Polícia são corroboradas por mais esta iniciativa didática que, indubitavelmente, contribui para se disciplinar e aprimorar práticas de polícia judiciária. Dessa feita, agracia a Instituição Polícia Civil de Minas Gerais com a notável coletânea. Orgulhoso, apresento o mais novo fruto do talento do Delegado de Polícia Jeferson Botelho”.

Renato Patrício Teixeira Corregedor Geral de Polícia Civil de Minas Gerais

O rigoroso cumprimento do Acordo de Resultados numa in-sofismável filosofia de Administração Gerencial também não passou despercebido. A meta estipulada para a Policia Civil foi sempre cum-prida na sua inteireza.

A escolha e nomeação de Chefes de Departamentos, Delegados Regionais e Inspetores foi sempre tratada com muito critério, ver-dadeiros gestores que dignificaram a POLÍCIA CIVIL DE MINAS. Em 2014, as apreensões de drogas mereceram destaque. Grandes ações operações têm sido realizadas no estado, com destaque interestadual.

A maior Operação Policial da história da Polícia Civil de Mi-nas, deflagrada no dia 05 de junho de 2014, vésperas na Copa do Mundo, com a prisão de 704 autores de crimes violentos em Minas Gerais, além da apreensão de um verdadeiro arsenal de armas de fogo. A criação do NAVCRAD - Núcleo de Atendimento a vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, depois de ter participado de várias reuniões na Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A criação da Delegacia Especializada de Proteção a Animais também causou grandes elogios à iniciativa da Polícia Civil. Assim, a proteção dos direitos difusos sempre apareceu na ordem do dia na mesma velocidade em que surgem novos bens jurídicos a proteger, na linha filosófica de tutela vertical e horizontal dos direitos humanos.

Em 2015 um final de ciclo, motivado por uma ruptura abrup-ta. Uma nova bandeira política de visão neocoronelista assume as rédeas da direção. E Deus quis proteger e livrar o Seu filho de uma onda de incertezas.

MIOLO_Trafico_021216_Leticia.indd 18 12/12/16 17:40

Page 19: MIOLO Trafico 021216 Leticia...de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua enorme capacidade ... dispostas a proteger como escudo a Casa do Altíssimo. O movimento

19

Como se afirmou, o início se deu em meio às trevas e turbu-lências de um País de exceção, que tentava se afirmar e se libertar dos porões da ditadura, e aqui, finalmente, depõe suas armas, não de forma pusilânime, mas em face de um caráter irremovível que não se coaduna com velhos hábitos e não se curva diante de uma imensidão de raios obscuros que contaminam o Brasil, marchando a frente da Tropa, uma enxurrada impregnada de corrupção e adep-tos a desmandos, tudo às vistas do poder dominante que insiste na omissão e leniência, funcionando como elo inseparável do descaso e da subversão dos valores morais.

Esta obra ainda está alicerçada na prática docente, fundada na boa didática, em função das aulas ministradas nas Faculdades FENORD, DOCTUM e UNIPAC-TO, em Teófilo Otoni-MG.

Escreve-se esta obra, após atuar no ensino superior como do-cente nas disciplinas de Direito Penal, Processo Penal, Teoria Geral do Processo, Instituições de Direito Público e Privado e Legislação Especial, Direito Penal Avançado e ainda de publicar mais de cinquenta artigos em Revistas e Sites Jurídicos.

Discorre-se sobre as três políticas de enfrentamento às drogas – prevenção, repressão e tratamento, ancorado nas teorias respectivas e na vasta experiência adquirida, ao ministrar palestras em várias escolas de todos os níveis de ensino, igrejas, centros comunitários e faculda-des, sobre temas ligados à prevenção a drogas, retratos da sociedade brasileira e segurança pública numa visão do direito penal moderno e crime organizado. A participação em várias entrevistas de televisão, inclusive em rede nacional, sempre abordando temas jurídicos, so-bretudo voltados para o combate ao tráfico ilícito de drogas, também contribuiu para a construção deste trabalho.

A obra abrange, inicialmente, a evolução histórica das drogas e da legislação no mundo. A seguir são mencionados: as principais drogas usadas e comercializadas; o enfrentamento ao narcotraficante e ao usuário de drogas no Brasil e na Argentina; as medidas de des-capitalização do crime organizado; a delação premiada; a teoria da insignificância quanto à posse para uso pessoal de drogas; os princípios da alteridade e da secularização; os centros de recuperação de depen-dentes químicos e, ao final, apresenta propostas de atuação conjunta entre Brasil e Argentina no combate às drogas.

Este manual tem a pretensão de agradar e instruir o leitor, por meio de uma abordagem teórica consistente, aliada à prática

MIOLO_Trafico_021216_Leticia.indd 19 12/12/16 17:40

Page 20: MIOLO Trafico 021216 Leticia...de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua enorme capacidade ... dispostas a proteger como escudo a Casa do Altíssimo. O movimento

20

adquirida mediante uma atuação vigorosa na grandiosa Polícia Civil de Minas Gerais.

Reflete uma visão doutrinária, associada à prática didática e a uma sólida visão pragmática da vida e da realidade, almejando pro-porcionar crescimento intelectual e prático ao leitor.

Um resumo de uma trajetória focada e perseguida com extrema devoção. Reafirma-se, um homem predestinado ao sucesso.

Um escolhido por Deus para trilhar caminhos movediços, mas ao final tinha a certeza que seria um vencedor.

A história foi escrita. Agora sob a proteção de Deus, ninguém apaga. Corpo, alma e coração a serviço da Segurança Pública de Minas Gerais.

Respeitosamente,

Jeferson Botelho PereiraDelegado Geral de Polícia Civil

MIOLO_Trafico_021216_Leticia.indd 20 12/12/16 17:40

Page 21: MIOLO Trafico 021216 Leticia...de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua enorme capacidade ... dispostas a proteger como escudo a Casa do Altíssimo. O movimento
Page 22: MIOLO Trafico 021216 Leticia...de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua enorme capacidade ... dispostas a proteger como escudo a Casa do Altíssimo. O movimento

TRÁFICO E USO ILÍCITOS DE

DROGASATIVIDADE SINDICAL COMPLEXA E AMEAÇA TRANSNACIONAL

JEFERSON BOTELHO

2536477885849

ISBN 978-85-8425-364-7

“...Discorre-se sobre as três políticas de enfrentamen-to às drogas – prevenção, repressão e tratamento, ancorado nas teorias res-pectivas e na vasta expe-riência adquirida, ao mi-nistrar palestras em várias escolas de todos os níveis de ensino, igrejas, centros comunitários e faculdades, sobre temas ligados à pre-venção a drogas, retratos da sociedade brasileira e segurança pública numa visão do direito penal mo-derno e crime organizado. A participação em várias entrevistas de televisão, inclusive em rede nacional, sempre abordando temas jurídicos, sobretudo vol-tados para o combate ao tráfico ilícito de drogas, também contribuiu para a construção deste trabalho. A obra abrange, inicialmen-te, a evolução histórica das drogas e da legislação no mundo...”

Jeferson Botelho

“O Brasil tem vivido, infelizmente, o fl agelo das drogas. Famílias destruídas, vidas perdidas, enfi m, as drogas, com seu poder devastador, invadiram a nossa nação. Essa, no entanto, não é somente uma realidade brasileira, pois o mundo, de uma forma geral, está perdendo a guerra con-tra talvez aquilo que pode ser considerado como o mal do século. A semente que foi plantada em meados do sé-culo passado, que pregava o sexo, drogas e rock and roll, cresceu de forma assustadora, e hoje colhemos seus frutos. Com a autoridade de um guerreiro que combate, diu-turnamente, esse mal, aliada a sua enorme capacidade cultural e acadêmica, Jeferson Botelho anali-sa, com a profundidade necessária, o tráfi co e o uso ilícitos de drogas, em um contexto nacional e inter-nacional, neste trabalho que, certamente, passará a ser refe-rência sobre o tema. A precisão de seus comentários, bem como suas conclusões, como consequên-cia natural da sua experiência como delegado de polícia e professor universitário, fazem com que a obra seja de fundamental importância para aqueles que querem conhecer e se apro-fundar sobre o assunto. Da minha parte, só tenho a agradecer pelo esforço do meu querido amigo Jeferson Botelho, que, após incontáveis horas de estudo e dedicação, trouxe a público esse texto de incrível qualidade.”

Rogério Greco

Procurador de Justiça; Mestre e Doutor em Direito

Delegado Geral de Polícia Civil em Minas Gerais. Professor de Direito Penal, Processo Penal, Teoria Geral do Processo, Instituições de Direito Público e Privado, Legislação Espe-cial, Direito Penal Avançado, prof. do Curso de pós graduação da Fa-culdade Estácio de Sá, BH e das Faculdades Doctum, Teófi lo Otoni, prof. do Magistral Concursos, pa-lestrante em Seminários e Congres-sos, articulista em Revistas Jurídicas, pós graduado em Direito Penal e Processo Penal pela FADIVALE-Go-vernador Valadares, Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Ar-gentino, Buenos Aires, autor do Li-vro Tráfi co e Uso Ilícitos de Drogas: Atividade sindical complexa e ame-aça transnacional, Editora JHMIZU-NO, participação no Livro: Lei nº 12.403/2011 na Prática - Alterações da Novel legislação e os Delegados de Polícia, participação no Livro Co-mentários ao PLS nº 236/2012, Edi-tora Impetus, participação no Livro Atividade Policial, 6ª Edição, Autor Rogério Greco, coautor do Livro Manual de Processo Penal, 2015, 1ª Edição, Editora D´Plácido - BH, co-autor do Livro Crimes Federais, Edi-tora D´Placido, BH, 2015. Autor do Livro Elementos do Direito Penal, 1ª edição, editora DPlácido. BH. 2016. Coautor do Livro Delação Premiada, Editora D´Placido, BH, 2016.

JEFERSON BOTELHO

TRÁFIC

O E U

SO ILÍC

ITO D

E D

ROG

AS:

Atividade Sindical C

omplexa e A

meaça Transnacional

JEFERSON

BOTELH

O

CAPA_Trafico_121216_TAles.indd 1 13/12/16 11:54