ministério da educação universidade tecnológica federal do ... · de equipamentos como:...

11
Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Convênio UTFPR - Fundação Iochpe Relatório de Verificação/Avaliação dos Cursos Formare 1. DADOS GERAIS 1.1. Empresa: 1.2.Cidade: 1.3. Responsável pela visita: Data: 1.4. Coordenador(a): Formação: 1.4.1. Área de atuação: 1.4.2. Tempo na função de coordenador(a): 1.5. Assistente(s): 1.5.1. Área de atuação: 1.6. Número de horas do coordenador(a)/equipe dedicadas ao Programa: 1.7. Nº de Educadores Voluntários: 1.9. Curso avaliado: 1.10. Módulo do curso: ( ) Básico ( ) Intermediário ( ) Avançado 1.11. – Seleção: (Relação candidato/vaga): 1.12. Alunos inscritos: Alunos que realizaram a prova: 1.13. Número de alunos para a entrevista: Visita domiciliar: 1.14. Composição da turma: alunas: alunos: Desistentes: 1.15. Horário de aulas da turma: 1 Estado: Nº SIC: 1.8. Número da turma avaliada:

Upload: duonghanh

Post on 18-May-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Convênio UTFPR - Fundação Iochpe Relatório de Verificação/Avaliação dos Cursos Formare

1. DADOS GERAIS

1.1. Empresa:

1.2.Cidade:

1.3. Responsável pela visita: Data:

1.4. Coordenador(a): Formação:

1.4.1. Área de atuação:

1.4.2. Tempo na função de coordenador(a):

1.5. Assistente(s):

1.5.1. Área de atuação:

1.6. Número de horas do coordenador(a)/equipe dedicadas ao Programa:

1.7. Nº de Educadores Voluntários:

1.9. Curso avaliado:

1.10. Módulo do curso: ( ☐ ) Básico ( ☐ ) Intermediário ( ☐ ) Avançado

1.11. – Seleção: (Relação candidato/vaga):

1.12. Alunos inscritos: Alunos que realizaram a prova:

1.13. Número de alunos para a entrevista: Visita domiciliar:

1.14. Composição da turma: alunas: alunos: Desistentes:

1.15. Horário de aulas da turma:

1

Estado:

Nº SIC:

1.8. Número da turma avaliada:

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Convênio UTFPR - Fundação Iochpe Relatório de Verificação/Avaliação dos Cursos Formare

DIMENSÃO I

COORDENAÇÃO

CRÍT

ICA

NÃO

SA

TISF

ATÓ

RIO

SATI

SFAT

ÓRI

O

BOM

EXCE

LEN

TE

1. Entendimento dos objetivos do Formare (observar se conhece o sistema de franquia – manuais; metodologia; documentos do curso; papéis FI e UTFPR) ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

2. Experiência para a coordenação (observar como o coordenador faz a gestão do programa: sua versatilidade/jogo de cintura/agilidade na realização das atividades; na orientação dos alunos, orientadores e gestores; para lidar com conflitos de alunos, educadores, liderança)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

3. Compartilhamento das ações (observar se o planejamento dos horários, atividades, prática profissional e controle da turma são compartilhados com os educadores e com a empresa)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

4. Comunicação com os Educadores (observar se o coordenador fornece orientações essenciais sobre o Formare, metodologia, documentos oficiais, papel da Fundação Iochpe e UTFPR em encontros periódicos – pelo menos uma vez ao final de cada módulo; fornece feedback imediato ao fim das aulas dos EVs – motivação; tem canal aberto com os EVs para que se sintam à vontade em relação à ministrar aulas)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

5. Acompanhamento das ações dos Educadores (Verificar se os conteúdos estão sendo bem desenvolvidos – foca no uso da empresa como ambiente de aprendizagem; orienta os EVs quanto às possibilidades que eles possuem para desenvolver a disciplina; organização prévia da Prática Profissional, verificando quais departamentos são os mais adequados para refletir o objetivo do curso e preparar o EV da prática bem como o departamento para receber o jovem – descrição das atividades do aluno)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

6. Comunicação com os alunos (Verificar se o coordenador prepara o regulamento interno junto com os alunos logo no início do curso deixando claros os limites existentes; fornece as orientações essenciais sobre a metodologia, documentos oficiais, papel da FI e UTFPR em encontros periódicos – tem um momento semanal com os alunos; tem canal aberto com os alunos para que se sintam à vontade em relação ao curso e possam compartilhar com o coordenador)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

7. Acompanhamento das ações dos alunos (Verificar se e como o coordenador acompanha a frequência e o desempenho dos alunos na escola Formare e na escola formal)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

8. Projetos desenvolvidos com os alunos (Verificar se e como o coordenador desenvolve projetos com os alunos que envolvam situações do dia-a-dia da empresa e que estejam relacionados com as disciplinas do curso bem como com o objetivo geral do mesmo)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

9. Organização administrativa (Verificar se o coordenador tem sob seu poder os diários de classes, dados, relatórios, lançamento de notas no SIC, etc.) ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

10. Controle das aulas (Verificar se e como o coordenador acompanha e registra o desenvolvimento das aulas garantindo a carga horária mínima exigida das disciplinas; e como se dá a substituição dos EVs)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

11. Organização da prática profissional (Verificar como o coordenador organiza os estágios em setores da empresa - verifica quais deptos são os mais adequados para refletir o objetivo do curso e prepara o EV da prática bem como o departamento para receber o jovem – descrição das atividades do aluno)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

12. Divulgação do Formare na empresa (Verificar se e como o coordenador propicia possibilidades para os alunos desenvolverem projetos nas disciplinas do curso que estejam diretamente ligados à situações reais da empresa; como divulga os resultados dos projetos para os gestores e supervisores; como promove o reconhecimento dos EVs em locais onde há acesso dos funcionários das empresas e em situações em que a liderança faça esse reconhecimento)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

2

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Convênio UTFPR - Fundação Iochpe Relatório de Verificação/Avaliação dos Cursos Formare

13. Articulação com os gestores (Verificar se e como o coordenador facilita a participação dos gestores no projeto e promove ações para articular esse envolvimento (ex: através de palestra pontual aos alunos, no momento de reconhecimento dos EVs, com emails na divulgação do projeto pela empresa e na captação de educadores)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

14. Acompanhamento dos egressos (Verificar se o coordenador mantém banco de dados dos egressos atualizados; quais são as estratégias utilizadas para acompanhamento)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

15. Participação nas atividades de formação oferecidas pela Fundação Iochpe (Verificar se o coordenador participou ou pretende participar dos cursos de Formação de Coordenadores, workshops fornecidos pela FI)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

16. Contatos com os pais de alunos (verificar se e como o coordenador realiza reuniões periódicas com os pais dos alunos) ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

17. Promoção de visitas técnicas e culturais (verificar se e como o coordenador promove quando possíveis visitas técnicas e culturais) ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

CONCEITO ATRIBUÍDO NA DIMENSÃO

Comentários/Sugestões:

3

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Convênio UTFPR - Fundação Iochpe Relatório de Verificação/Avaliação dos Cursos Formare

DIMENSÃO II ALUNOS

CRÍT

ICA

NÃO

SA

TISF

ATÓ

RIO

SATI

SFAT

ÓRI

O

BOM

EXCE

LEN

TE

1. Entendimento do curso (observar se os alunos percebem que a formação cidadã e profissional pretendida estão de acordo com a descrição do Perfil Profissional do curso)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

2. Interesse para a realização do curso (observar se os alunos demonstram interesse pelas aulas, atividades e formação que estão adquirindo) ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

3. Relacionamento com a coordenação (observar se os alunos se relacionam bem com a equipe de coordenação) ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

4. Relacionamento com os educadores (observar se os alunos se relacionam bem com os educadores) ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

5. Relacionamento entre os alunos (observar se há uma boa interação entre os alunos, senão há formação de panelas e questões de gênero que possam prejudicar o bom andamento das aulas e atividades)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

6. Percepção dos alunos quanto ao desempenho nas aulas e atividades (observar se osalunos percebem se o desempenho nas aulas e atividades melhorou e entendem que o desempenho e o aproveitamento vão além da nota)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

7. Percepção dos alunos sobre a prática profissional (observar se os alunos têm noção de como o estágio é estruturado nos setores da empresa. Percebem a ligação entre o que foi ministrado nas disciplinas em sala de aula com o que foi realizado na prática. Os alunos reconhecem o orientador da prática profissional com Educador Voluntário)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

8. Nível de maturidade individual (observar o nível de maturidade e o comportamento individual dos alunos durante a visita de avaliação) ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

9. Nível de maturidade coletiva (observar o nível de maturidade e o comportamento coletivo dos alunos durante a visita de avaliação) ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

10. Acesso às instalações da empresa (observar se os alunos têm acesso às áreas da empresa que estejam relacionadas com o curso. Essas instalações são utilizadas para o desenvolvimento de algumas aulas)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

11. Acesso aos educadores fora do horário de aulas (observar se os alunos buscam suporte extra dos educadores fora do horário das aulas. Os alunos encontram facilidade para tirar dúvidas e recuperar conteúdos perdidos)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

12. Acesso à coordenação (observar se os alunos procuram a coordenação para resolver problemas que porventura surjam no decorrer das aulas e atividades) ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

13. Envolvimento em atividades e projetos (observar se os alunos reconhecem as atividades e projetos como parte importante da formação. Como se dá o envolvimento dos alunos nas atividades)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

14. Percepção dos alunos em relação à contribuição do Formare para a Escola Formal (observar como os alunos percebem a contribuição do Formare na formação cidadã e profissional)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

CONCEITO ATRIBUÍDO NA DIMENSÃO

4

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Convênio UTFPR - Fundação Iochpe Relatório de Verificação/Avaliação dos Cursos Formare

Comentários/Sugestões:

5

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Convênio UTFPR - Fundação Iochpe Relatório de Verificação/Avaliação dos Cursos Formare

DIMENSÃO III INFRAESTRUTURA

CRÍT

ICA

NÃO

SA

TISF

ATÓ

RIO

SATI

SFAT

ÓRI

O

BOM

EXCE

LEN

TE

1. Iluminação (observar se o nível de iluminação e claridade é adequada às atividades de ensino, sem sobras ou ofuscamento; incidência de luz natural sem reflexos em quadro ou projeção; cores de paredes)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

2. Temperatura (observar a existência de aparelho de ar condicionado, ventiladores ou janelas, que gerem conforto térmico durante as aulas) ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

3. Ruídos (observar se os ruídos de equipamentos em operação não interferem no ambiente de ensino dificultando o acompanhamento dos alunos) ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

4. Dimensões (verificar se existe área de circulação entre carteiras, formação de grupos, e formação em “U”, e quando for o caso, a mobilidade com a incorporação da sala de informática ao ambiente)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

5. Mobiliário (observar o estado das carteiras, mesa para os Educadores Voluntários, armários, computadores (um computador para cada dois alunos). Quando a empresa disponibilizar oficina observar as bancadas e ferramentas)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

6. Layout do ambiente (perceber se a disposição dos mobiliários é a mais adequada, permitindo fácil acesso, circulação e alteração da disposição para diversas atividades de ensino e aprendizagem)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

7. Recursos pedagógicos e acesso as instalações (observar se a existência de equipamentos como: Projetor multimídia; TV; Aparelho de som, computador para uso dos Educadores; Equipamentos para simulação prática; exemplares de produtos e componentes, amostras de materiais, cartazes técnicos)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

8. Acesso à informação (observar se os alunos têm infraestrutura de incentivo à pesquisa e desenvolvimento trabalhos, tais como: acervo bibliográfico, computadores com acesso a internet, material didático)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

9. Localização da sala de aula (observar se o posicionamento físico da sala de aula na empresa esta integrado ao ambiente produtivo) ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

10. Infraestrutura para as aulas de informática (observar a solução adotada para desenvolvimento de atividades que necessitam computador, tais como: sala de informática independente ou compartilhada com colaboradores; uso de notebook, escolas parceiras fora da planta, acesso permanente à internet)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

CONCEITO ATRIBUÍDO NA DIMENSÃO

Comentários/Sugestões:

6

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Convênio UTFPR - Fundação Iochpe Relatório de Verificação/Avaliação dos Cursos Formare

DIMENSÃO IV EDUCADORES VOLUNTÁRIOS

CRÍT

ICA

NÃO

SA

TISF

ATÓ

RIO

SATI

SFAT

ÓRI

O

BOM

EXCE

LEN

TE

1. Conhecimento dos documentos do curso (observar se os educadores conhecem a matriz, o perfil profissiográfico, os planos de ensino de suas disciplinas e a importância destes para o desenvolvimento adequado da metodologia e do curso);

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

2. Adequação das aulas (observar se os educadores conhecem à proposta do curso de educação profissional e ao que foi definido pelo perfil profissional do aluno – utilização da empresa como ambiente de aprendizagem para melhor contextualizar o curso)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

3. Avaliação dos alunos (Verificar se e como os educadores ampliam o conceito de avaliação para além de provas e trabalhos e se e como utilizam o desempenho dos alunos na prática também como forma de avaliação)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

4. Nível de compartilhamento entre os educadores (observar se os educadores sabem o que é ministrado nas demais disciplinas e quais disciplinas relacionam-se oucomplementam a sua e se realizam atividades em conjunto tendo como base o documento “Perfil Profissional”)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

5. Relacionamento com a coordenação (Verificar como os educadores estabelecem relacionamento com a coordenação) ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

6. Participação em reuniões (Verificar se os educadores participam das reuniões convocadas pela coordenação e entendem a importância das reuniões para alinhamento das atividades)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

7. Relacionamento com os alunos (Verificar como os educadores estabelecem o relacionamento com os alunos) ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

8. Registro das ações diárias nos Diários de Classe (Verificar se e como os educadores fazem o registro diário das aulas e atividades. Se reconhecem a importância de ter os Diários de Classe organizados para ser entregues à UTFPR no sentido de garantir a certificação dos alunos)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

9. Envolvimento em outras atividades (Verificar se e como os educadores participam de visitas técnicas e culturais, processo de seleção) ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

10. Participação nos cursos de formação (Verificar se os educadores participaram ou pretendem participar dos cursos de Formação de Educadores, presenciais e a distância, promovidos pela Fundação Iochpe)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

11. Entendimento dos objetivos do Formare(Observar se os educadores entendem o Formare como um projeto de Educação Profissional. Se conhecem os documentos do curso e conhecem os Manuais do Conceito e do EV)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

12. Procedimentos para a recuperação dos alunos (Verificar se os educadores entendem a recuperação como uma atividade que permita ao aluno entender melhor determinado conteúdo e não apenas um trabalho ou prova para gerar nota em que o aluno continuará sem a aprendizagem – e se desenvolvem atividades que envolvam a prática profissional para ver o desempenho do aluno)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

13. Apoio aos alunos para estudos/ recuperação (Verificar se os educadores apoiam quando necessário e possível os alunos fora das aulas e atividades em caso de dúvidas)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

14. Conhecimento das características da turma selecionada (Verificar se os educadores tomam conhecimento da característica da turma de alunos que foi selecionada para o curso)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

15. Acesso aos alunos fora do horário de aulas (observar se os educadores fornecem suporte extra aos alunos fora do horário das aulas. Os alunos encontram facilidade para tirar dúvidas e recuperar conteúdos perdidos)

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

CONCEITO ATRIBUÍDO NA DIMENSÃO

7

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Convênio UTFPR - Fundação Iochpe Relatório de Verificação/Avaliação dos Cursos Formare

Comentários/Sugestões:

8

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Convênio UTFPR - Fundação Iochpe Relatório de Verificação/Avaliação dos Cursos Formare

DIMENSÃO V EMPRESA

CRÍT

ICA

NÃO

SA

TISF

ATÓ

RIO

SATI

SFAT

ÓRI

O

BOM

EXCE

LEN

TE

1. Apoio à Coordenação (verificar se o apoio previsto/implantado contempla programas de formação para coordenação, espaço de trabalho e carga horária adequada para o exercício das atividades de coordenação).

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

2. Apoio aos Educadores (Verificar se e como o apoio previsto/implantado contempla programas de formação, carga horária adequada para o exercício das atividades de educação e reconhecimento profissional).

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

3. Apoio às atividades extraclasse (Verificar se e como o apoio previsto/implantado contempla programas de visitas técnicas, culturais e esportivas, projetos extraclasse e/ou outras atividades complementares).

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

4. Entendimento do Programa Formare (Verificar se a empresa entende o programa como sendo de Formação Profissional). ☐ ☐ ☐ ☐ ☐

5. Apoio à divulgação do Formare (Verificar se o apoio previsto/implantado contempla programas de divulgação externa do Formare nos meios de divulgação institucional da empresa).

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

6. Apoio à participação de novos Educadores (Verificar se e como o apoio previsto/implantado contempla programas de incentivo a participação de novos Educadores).

☐ ☐ ☐ ☐ ☐

CONCEITO ATRIBUÍDO NA DIMENSÃO

Comentários/Sugestões:

9

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Convênio UTFPR - Fundação Iochpe Relatório de Verificação/Avaliação dos Cursos Formare

CONSIDERAÇÕES GERAIS:

Pontos que comprometem a certificação:

Existindo ponto que comprometa a certificação, esse deverá ser informado por escrito à coordenação, no dia da avaliação

Prof(a)Avaliador(a)

Data

CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DOS ITENS

Conceito Descrição

CRÍTICA As práticas apresentadas não existem, são inadequadas ao item avaliado e/ou não são relatadas.

NÃO SATISFATÓRIO As práticas apresentadas são insuficientes para atingir o objetivo proposto na dimensão.

SATISFATÓRIO As práticas apresentadas são suficientes para a boa parte do item avaliado na dimensão.

BOM As práticas apresentadas são adequadas e atinge o que o objetivo proposto na dimensão.

EXCELENTE As práticas apresentadas são adequadas e vão além do objetivo proposto na dimensão.

10

Momento da empresa: (verificar se a empresa possui demanda para a contratação dos alunos formados no curso)

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Convênio UTFPR - Fundação Iochpe Relatório de Verificação/Avaliação dos Cursos Formare

CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DAS DIMENSÕES

Escala Descrição

CRÍTICA Problemas grandes na dimensão. Precisa solução imediata. É ponto muito fraco da escola e

compromete a certificação da turma se não corrigida.

NÃO SATISFATÓRIA Situação não satisfatória na dimensão. Precisa ser corrigida antes do término da turma.

É ponto fraco da escola e pode comprometer a certificação da turma.

SATISFATÓRIA Situação satisfatória na dimensão (atende ao mínimo previsto); pode ser melhorada de

modo significativo, mas não compromete a certificação da turma.

BOA Situação boa na dimensão (supera o mínimo previsto); pode ser incrementada com

pequenas ações. É aspecto marcante/ identificador da escola.

EXCELENTE Situação excelente na dimensão. Surpreende positivamente e poderia ser sugerido como

Boas Práticas para outras escolas. É ponto forte da escola

11