ministério da educação -...

53

Upload: phamtu

Post on 09-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

2

Ministério da Educação

Gabinete do Ministro Secretaria Executiva Adjunta

PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2008/2011

INTRODUÇÃO No início do projeto de desenvolvimento do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), em 2008, o foco do trabalho de incentivo à interação família-escola-comunidade eram famílias de estudantes de escolas públicas, lideranças comunitárias e religiosas, empresários e membros de organizações não governamentais, entre outros atores. O núcleo inicial de mobilizadores sociais pela educação foi formado por representantes desses segmentos, com predomínio de lideranças religiosas.

No decorrer da atuação desses mobilizadores, no estímulo à participação das famílias e da sociedade em iniciativas que visavam a contribuir com a melhoria da qualidade da educação pública, esses voluntários foram percebendo e manifestando à equipe do Ministério da Educação (MEC) que seu trabalho seria dificultado se não houvesse a colaboração dos gestores e demais profissionais das escolas. Esses mobilizadores também apontaram que, em muitas unidades de ensino, a participação das famílias não era bem vinda. Desse modo, o objetivo da Mobilização de estabelecer a interação família-escola-comunidade poderia ser transformado em antagonismo entre as partes.

Assim, por demanda dos mobilizadores, a equipe do PMSE/MEC iniciou aproximação com as secretarias de educação, com a finalidade de sensibilizar os gestores públicos e motivá-los a se tornarem parceiros da Mobilização Social pela Educação. Essa necessidade foi reforçada, ainda, pelo maior contato da equipe com a literatura internacional e com resultados de pesquisas nacionais que apontam o papel fundamental da escola para o envolvimento da família e da comunidade no cotidiano escolar.

Dessa forma, o diálogo com as secretarias teve início via contato institucional por meio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de informação aos titulares desses órgãos sobre a importância da aproximação escola-família-comunidade e sobre os impactos dessa interação nos resultados educacionais:

melhores notas nas avaliações;

redução do índice de faltas dos alunos;

redução do índice de abandono; e

maior participação dos pais nas reuniões e demais atividades da escola.

3

Como resultado dessa aproximação inicial, secretários de educação de diversas localidades manifestaram interesse em aderir ao Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE). Esses gestores buscavam apoio para definir estratégias de aproximação entre escola-família-comunidade e na capacitação dos diretores e professores de suas redes de ensino para que promovessem essa interação.

Em 2011, em função dos cortes orçamentários, tal aproximação revelou-se crucial para a continuidade do projeto. Como a equipe do MEC teve que interromper a realização de Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, instrumento chave na capacitação de novos voluntários do PMSE, as secretarias passaram a promover e a custear tais eventos.

A maioria dessas atividades contou com a presença de um representante do MEC para divulgação do PMSE e/ou formação de mobilizadores para o desenvolvimento do Plano.

Para que os eventos ocorressem nesse formato de parceria, no entanto, e tendo em vista não haver condições para responder a todas as solicitações, a coordenação do PMSE estabeleceu pré-requisitos para atender os pedidos de oficina feitos pelos municípios. Desse modo, o município demandante da oficina deveria:

demonstrar seu compromisso com a gestão democrática;

compreender a importância da interação escola-família-comunidade;

convidar para a Oficina representantes de municípios de sua microrregião, de modo que a realização do evento contemplasse, no mínimo, 50 mil habitantes e que facilitasse o estabelecimento de acordos regionais de Mobilização Social pela Educação.

convidar para participar da Oficina lideranças comunitárias e religiosas, membros do Ministério Público, acadêmicos e pesquisadores, gestores públicos e demais profissionais de áreas correlatas à Educação, conselheiros tutelares, dos direitos da infância e da juventude, da Alimentação Escolar e do Fundeb, entre outros.

Eventos pontuais solicitados por grupos de mobilizadores e para capacitação de parceiros que representam os segmentos empresarial e religioso, assim como organizações não governamentais, também complementam o calendário de atividades cumprido pelo PMSE em 2011.

4

Avanços da Mobilização em 2011

No formato de trabalho em parceria com as secretarias de educação, em 2011, apesar dos desafios, o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) do

Ministério da Educação (MEC) chegou à marca de mais de 2.200 municípios

brasileiros alcançados pelas ações desse programa, que é desenvolvido nas cinco regiões do País. Nessas localidades, o PMSE tem sido implantado com o objetivo de estimular a interação família-escola-comunidade e, assim, contribuir com a melhoria da qualidade da educação pública. Até 2010, o PMSE havia alcançado 1,5 mil municípios.

O PMSE também ganhou reforço em 2011 por meio da iniciativa de secretarias municipais de educação e organizações não governamentais (ONG) que custearam a impressão de exemplares da cartilha da Mobilização. As secretarias também foram responsáveis pela reunião de vários municípios de uma mesma região nas oficinas de formação realizadas em parceria com o MEC.

As mais de 40 Oficinas de Formação de Mobilizadores Socias pela Educação

realizadas em 2011 contaram com expressiva participação da sociedade local em municípios do interior e em capitais.

Mais de 2,5 mil voluntários, em diversas regiões do País, participaram desses

eventos realizados por secretarias municipais de Educação em parceria com o MEC. Considerando os mais de 2,6 mil voluntários envolvidos em formação

semelhante entre 2008 e 2010, ao final de 2011, foram computadas mais 5 mil pessoas capacitadas atuando em todo o País.

Ainda em 2011, o mailing da Mobilização alcançou a marca de 13 mil pessoas/entidades de cadastrados. Esse número era de aproximadamente 6 mil no final de 2010.

Lideranças locais mantiveram, ao final de 2011, a organização de mais de 40 grupos de trabalho denominados Comitês de Mobilização Social pela Educação.

Esses grupos atuam nas seguintes localidades:

5

CearáFortaleza

GoiásBarro AltoCampinorte, CeresSanto Antônio do DescobertoPirenópolis, Nova GlóriaRialmaRubiataba

Mato Grosso do SulBataguassu (2)Campo Grande

Comitês e LideranComitês e Liderançças de Mobilizaas de Mobilizaççãoão

AlagoasMaceió

AmapáMacapá

BahiaAmargosa,Esplanada,Ilhéus, Jaguaquara,Lauro de Freitas,Maracás,Planaltino,Salvador

Maranhão Barreirinhas EstreitoGovernador Nunes Freire Humberto de Campos IcatuSão Luís Santa Inês Trizidela do Vale

Mato GrossoCuiabá

Espírito SantoCariacica Minas Gerais

Belo HorizonteBelo OrienteDivinópolisPeriquitoUberlândia

AmazonasManaus

Comitês e LideranComitês e Liderançças de Mobilizaas de Mobilizaççãoão

ParáBelémBreves Jacundá

ParaíbaCampina GrandeJoão PessoaSão João do Cariri

ParanáAlmirante TamandaréAltôniaApucaranaAraucáriaCuritiba Pinhais

PernambucoRecifeTabira

PiauíTeresinaUruçuí

Rio de JaneiroRio de JaneiroRegião Metropolitana

Rio Grande do NorteNatalParnamirimVera CruzCaicó, Parelhas e Currais Novos

Rio Grande do SulBagéSão Lourenço do Sul

Roraima Boa Vista

Santa CatarinaCapivari de Baixo

São PauloBarueri Bauru Campinas Franca JacareíJaúOsasco Praia GrandePresidente Prudente Pindamonhangaba Restinga São Paulo e região metropolitanaVale do Paraíba

6

Comitês de Mobilização Social pela Educação

Os Comitês de Mobilização Social pela Educação são instâncias que articulam a implantação do Plano em determinada região. São compostos pelas lideranças com maior capacidade de articulação e disponibilidade entre as diversas instituições da sociedade, como Igrejas, entidades de classe empresariais e dos trabalhadores, conselho tutelar, conselhos e secretarias municipais ou estaduais de Educação, universidades, clubes de serviço e Ministério Público. Os membros dos Comitês de Mobilização realizam atividades que oferecem espaço para discussões e reflexões com a sociedade e as famílias a respeito da realidade da Educação no País, com base nas informações e nos dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Durante as ações promovidas pelos Comitês de Mobilização, as famílias são orientadas a buscar informação sobre o cotidiano escolar dos filhos. São conscientizadas, ainda, a respeito da importância da participação dos pais na vida escolar dos alunos e sobre a contribuição dessa iniciativa para a melhoria da qualidade do ensino. A relação desses Comitês de Mobilização está publicada no site e no blog da Mobilização, nos seguintes endereços: http://mse.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=218&Itemid=

222

http://familiaeducadora.blogspot.com/2009/07/comites-de-mobilizacao.html

7

Dia e Semana de Mobilização Social pela Educação O PMSE ainda alcançou, em 2011, o número de 13 localidades que instituíram

em lei o Dia e/ou a Semana de Mobilização Social pela Educação. Confira:

Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação

Belo Horizonte (MG) - 19 de setembro

Cana Verde (MG) - primeiro dia de aula do segundo semestre

Capivari de Baixo (SC) - 19 de setembro

Ilhéus (BA) – 11 de agosto

São João do Cariri (PB) - 15 de abril

Santa Inês (MA) - 10 de julho

Unaí (MG) - último dia de aula do primeiro semestre

Presidente Prudente (SP) – 19 de setembro

Campo Grande (MS) – 19 de setembro

Dia e Semana da MobilizaDia e Semana da Mobilizaççãoão Instituídos por lei

Criados a partir da articulação de Comitês e SMEDs

Semana de Mobilização Social pela Educação

Rio Grande do Norte – Lei estadual - semana do dia 19 de setembro

Uruaçu, Pirenópolis e Jaraguá (GO) - última semana do mês de abril

Pindamonhangaba (SP) – semana do dia 19 de setembro

Leia mais sobre o Dia ou Semana de Mobilização pela Educação nessas localidades: http://familiaeducadora.blogspot.com/2010/07/os-municipios-listados-

seguir-incluiram.html

Em conjunto, o site da Mobilização (mse.mec.gov.br) e o blog

(familiaeducadora.blogspot.com) registram mais de 970 publicações de

experiências de incentivo à interação família-escola-comunidade realizadas por iniciativas de voluntários mobilizadores, lideranças sociais e religiosas, gestores, educadores e representantes de órgãos públicos, entre outros.

8

I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade

O destaque para os avanços do PMSE em 2011, entretanto, ficou por conta do aprendizado extraído na troca de experiências promovida durante 1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade, evento realizado no mês de outubro, em Fortaleza (CE), com a presença de cerca de 500 mobilizadores sociais pela educação.

O evento foi realizado graças à parceria entre a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), o MEC e a Fundação Itaú Social. Contou, também, com o apoio das fundações e dos institutos: ArcelorMittal, C&A, Camargo Correa, Embraer, Microsoft, Natura, Votorantim, Avina e SM.

As lições proporcionadas pela realização do seminário demonstram que o Brasil alcançou o patamar de também poder ensinar a outras nações sobre como envolver a sociedade, as famílias e os educadores em ações conjuntas em prol da melhoria da qualidade do ensino.

Especialistas dos Estados Unidos, da Guatemala e da Colômbia, que desenvolvem estudos sobre a influência da interação família-escola-comunidade na melhoria da qualidade da educação, relataram durante o seminário as experiências desenvolvidas em seus países sobre a temática e, além de se surpreenderem com as exposições das práticas brasileiras de mobilização da sociedade em prol da educação, manifestaram interesse em dar continuidade ao intercâmbio com o Brasil referente ao conhecimento gerado por meio dessas vivências.

A abrangência das experiências brasileiras de incentivo à interação família-escola-comunidade expostas durante o seminário demonstra o resultado do trabalho iniciado em maio de 2008, a partir do lançamento, por parte do MEC, do PMSE. Desde então, famílias de alunos de escolas públicas em diversas localidades brasileiras têm sido alcançadas pelas ações da Mobilização Social pela Educação, tomando conhecimento sobre a importância do envolvimento dos pais na formação escolar dos filhos e sobre os reflexos desse comportamento para a melhoria do aproveitamento do ensino.

9

Eventos da Mobilização Social pela Educação em 2011 Em 2011, foram realizadas, em parceria como MEC, mais de 40 Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, por iniciativa de secretarias de Educação e demais parceiros. Foram promovidos, ainda, outros 25 eventos alusivos ao PMSE, por iniciativa de representantes dos mais variados setores. Confira:

Eventos da Mobilização Social pela Educação em 2011

Período de realização Atividade/evento Órgão ou entidade

promotor do evento Municípios vizinhos envolvidos

20/01 Apresentação do PMSE Semed *1

de São Luis

do Norte (GO)

10/02 Palestra sobre o PMSE Ilhéus (BA)

Citar os municípios

Municípios atendidos pela Diretoria

Regional de Ensino

17.02.2011 - Reunião do Comitê de

Mobilização de Bauru

Bauru (SP)

16/02 Encontro promovido pela

Smed de Restinga para discutir

estratégias de incentivo à

interação família-escola-

comunidade

Smed de Restinga

(SP)

Jardinópolis, Cristais Paulista, Igarapava,

Franca, Batatais, Altinópolis, Jeriquara,

Guará, São Joaquim da Barra, Brodowski,

Rifaina e Patrocínio Paulista, todos da

região de Franca, e o município mineiro de

Delfinópolis.

12.03.2011 Palestra sobre o PMSE no

Encontro Regional da Pastoral

da Educação

Araras Araras, Santo André, Santos, Amparo, São

José do Rio Preto, Presidente Venceslau,

Botucatu, Osasco, São José dos Campos,

Limeira, Guarulhos, Sorocaba, Presidente

Prudente, Assis, São Miguel, Marília,

Piracicaba, Bragança Paulista, Campinas,

Bauru e os distritos da capital paulista,

Pirituba e Lapa.

24.03.2011 Palestra sobre PMSE na sessão

de abertura da Assembleia

anual da Federação dos

Bandeirantes

Federação dos

Bandeirantes – Rio

de Janeiro

28.03.2011 Palestra sobre a Mobilização

Social pela Educação em e

lançamento da Cartilha

Smed de Queimados

(RJ)

Rio de Janeiro (capital), Volta Redonda,

São João do Meriti, Cabo Frio, Barra do

Piraí, Macaé, secretarias municipais de

Educação de Mesquita, Nova Iguaçu,

Arraial do Cabo, Armação dos Búzios,

Araruama, Iguaba Grande, Maricá, São

Pedro da Aldeia e Saquarema, Seropédica,

Japeri e Belford Roxo.

30.03.2011 Palestras sobre Mobilização

Social pela Educação

Smed de Santa

Vitória do Palmar

(RS)

08 e 09.04.2011 Lançamento do Projeto de

Mobilização da ArcelorMittal

em Cariacica (ES) e região

Smed de Cariacica

(ES) e ArcelorMittal

SEED e SMEDs do ES

15.04.2011 Reunião da coordenação do

PMSE com representantes de

empresas e institutos parceiros

[Institutos: Votorantim,

Arcelor Mittal, Natura, C&A,

Camargo Correa, Wal Mart,

Olhar Cidadão ( assessora o

Instituto Votorantim), Cedac

São Paulo (SP)

10

(assessora a Vale), Instituto

Crescer, Razão Social

(Promon), Santander,

EcoFuturo, Compromisso

Campinas, Todos pela

Educação].

26 a 27.04.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Smed de Praia

Grande (SP)

28 e 29.04.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Secretaria de Estado

da Educação de

Sergipe (Seed/SE)

Aracajú (SE)

29.04.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Nova Glória (GO)

03.05.2011 Palestra e lançamento do

PMSE em Encontro da

AZONASUL

Smed de São

Lourenço do Sul (RS)

em parceria com o

Instituto

Votorantim/Fíbria.

Aceguá, Arroio Grande, Amaral Ferrador,

Arroio do Padre, Canguçu, Capão do

Leão, Cerrito, Chuí, Herval, Jaguarão,

Morro Redondo, Pedro Osório, Pedras

Altas, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini,

Rio Grande, Santana da Boa Vista, Santa

Vitória do Palmar, São José do Norte, São

Lourenço do Sul e Turuçu.

06.05.2011 Seminário Caminhos da

Educação

Promovido pelo

programa Ideal

Voluntário do

Instituto Camargo

Corrêa Porto de

Galinhas (PE)

06.05.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Smed de Cantagalo

(RJ)

Cantagalo, Macuco e Cordeiro

11 e 12.05.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Smed de Breves (PA)

16 e 17.05.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Smed de Bataguassu

(MS)

19 e 20.05.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Smed de Pinhais (PR) Serro Azul, Almirante Tamandaré,

Piraquara, Campina Grande do Sul,

Campo Magro, Colombo, Curitiba.

22.05.2011 Apresentação do PMSE no II

Simpósio de Educação

Teológica da CGADB *2

Paranaguá (PR)

24.05.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Smed de Altônia

(PR)

São Jorge do Patrocínio, Francisco Alves,

Pérola, Perobal e Cafezal do Sul.

26.05.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Smed de Machadinho

(RS)

Cacique Doble, Ibiaçá, Paim Filho,

Sananduva e São João da Urtiga.

31.05.2011 e

01.06.2011

Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Smed de Jacundá

(PA)

Goianésia do Pará

14 e 15.06.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Smed de Jacareí (SP)

16 e 17.06.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Smed de Campo dos

Goytacazes (RJ)

Cardoso Moreira

11

28 e 29.06.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Smed de Estreito

(MA)

05.07.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Smed de Amargosa

(BA) e Undime

Elísio Medrado, São Miguel das Matas,

Brejões, Mutuípe, Laje, Jiquiriçá e

Milagres.

06.07.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Smed de Maracás

(BA) e Undime

Planaltino, Lagedo do Tabocal, Nova

Itarana, Iramaia e Irajuba.

07.07.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Smed de Jaguaquara

(BA) e Undime

Itiruçú, Lafaiete, Ubaíra, Cravolândia,

Itaquara e Santa Inês.

11 e 12.07.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Conselho Tutelar e

Smed de Tabira (PE)

Serra Talhada, Solidão, Carnaíba, Itapetim

e Ingazeira.

15.07.2011 Palestra sobre a Importância da

Interação família-escola-

comunidade no 3º Simpósio de

Teologia do CEC *4

/CGADB.

CGADB em

Apucarana

20.07.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Marechal Cândido

Rondon (PR)

10 e 11.08.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Smed de Governador

Nunes Freire (MA)

Municípios da região do Baixo e Alto

Turi: Governador Nunes Freire,

Maracaçumé, Maranhãozinho, Amapá do

Maranhão, Cândido Mendes, Araguanã e

Nova Olinda do Maranhão

11.08.2011 Dia Municipal de Mobilização

Social pela Educação em

Ilhéus (BA)

Ilhéus (BA)

15 e 16.08.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Cachoeiro de

Itapemirim (ES)

18.08.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação em Uberlândia

(MG)

Uberlândia (MG)

25 e 26.08.2011 Divulgação do Plano de

Mobilização Social pela

Educação a membros do

Fórum DCA

Secretaria Estadual

de Educação, Cultura

e Desporto de

Roraima (SECD/RR)

Boa Vista e Rorainópolis (RR).

27.08.2011 Apresentação do PMSE

durante a 3.ª Conferência de

Educação Teológica do

CEC/CGADB

CGADB em Cuiabá

(MT)

30 e 31.08.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

São Lourenço do Sul

(RS)

05.09.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Aparecida (SP)

08.09.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Limeira do Oeste

(MG)

14 e 15.09.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Icatu (MA) Rosário, Bacabeira,Humberto de Campos

e Barreirinhas.

15 a 21.09.2011 Semana Estadual de

Mobilização Social pela

Educação do Rio Grande do

Norte

Natal (RN) Pureza, Vera Cruz

12

18.09.2011 Dia Municipal de Mobilização

Social pela Educação em Belo

Horizonte

Belo Horizonte (MG)

18 a 24.09.2011 Semana de Mobilização Social

pela Educação de

Pindamonhangaba

Pindamonhangaba

(SP)

19.09.2011 Capivari de Baixo (SC) Capivari de Baixo

(SC)

19 e 20.09.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação para membros do

Fundo Cristão para Crianças

Membros do Fundo

Cristão para

Crianças, Comitê de

Mobilização Social

pela Educação e

Centro Universitário

de Belo Horizonte

(UniBH) – Belo

Horizonte (MG)

Vespasiano, Betim e Sete Lagoas

27 e 28.09.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Redenção (CE)

29.09.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação na Seduc*3

do Ceará

Fortaleza (CE)

03 e 04.10.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação aos participantes do

I Seminário Universitário de

Mobilização Social pela

Educação

Universidade do

Estado da Bahia

(UNEB) – Salvador

(BA)

04 e 05.10.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Smed de São José do

Rio Pardo (SP)

12 a 14.10.2011 I Seminário Internacional de

Mobilização Social pela

Educação – Interação

família-escola-comunidade.

Fortaleza (CE) Especialistas/palestrantes de cinco

países e 500 participantes de diversas

localidades do Brasil.

22.10.2011 Divulgação do PMSE no

Seminário de Teologia da

Assembleia de Deus

Comitê de

Mobilização Social

pela Educação de

Presidente Prudente e

CGADB

25.10.2011 Lançamento do PMSE Prefeitura de Nova

Friburgo (RJ) ,

organização não

governamental

(ONG) Instituto Casa

do Pau-Brasil

26 e 27.10.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Smed de Divinópolis

(MG)

Municípios atendidos pela

Superintendência Regional de Ensino

08.11.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Smed de Vitória da

Conquista (BA) e

Undime

Planaltino, Itororó, Cândido Sales, Poções,

Planalto, Caraíbas, Boa Nova, Caculé,

Presidente Jânio Quadros, Pirapá, Anagé,

Itapetinga, Bom Jesus da Serra, Macarani

e Mucugê.

10 e 11.11.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Smed de Jequié (BA)

e Undime

Aiquara, Itaquara, Manoel Vitorino,

Itagiba e Apuarema.

16.11.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Caicó (RN) Jucurutu e Cruzeta

13

17.11.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Miraí (MG)

17.11.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Parelhas (RN) Jardim do Seridó, Equador e Santana do

Seridó

18.11.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Currais Novos (RN) Acari

23.11.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Almirante Tamandaré

(PR)

25.11.2011 Palestra sobre o PMSE Smed de Macaé (RJ)

30.11.2011 II Encontro de Mobilização

Social pela Educação

Consórcio CCPR-

Repar (Camargo

Corrêa e Promon) e

Smed de Araucária

(PR)

Pinhais e Almirante Tamandaré

01 e 02.12.2011 Oficina de Formação de

Mobilizadores Sociais pela

Educação

Caetité (BA)

Semed *1 –

Secretaria Municipal de Educação

CGADB *2 -

Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil

Seduc *3 –

Secretaria de Estado da Educação do Ceará

CEC *4

- Conselho de Educação e Cultura

14

Condições que afetaram os resultados da Mobilização Social pela Educação em 2011

Em que pese o atendimento a um número considerável de municípios, mais de 250, como mostra a tabela de eventos de 2011( página 08), a realização de um bem sucedido Seminário Internacional (página 7), o aumento de parcerias institucionais e a expansão expressiva do número de mobilizadores, ao longo do ano, alguns desafios impactaram a evolução do PMSE no período.

- Impossibilidade, por restrição orçamentária, de realizar Oficinas demandas por mobilizadores em locais onde não pudemos contar com a parceria de secretarias de educação ou não houve condições de organizar arranjos microrregionais.

Assim, deixamos de atender, por estado, os seguintes municípios:

São Paulo: São Paulo - Zona Leste da capital Carapicuíba Osasco Barueri Rio de Janeiro: Rio de Janeiro Conceição de Macabu Alagoas: Campo Grande Bahia: Lauro de Freitas Antônio Cardoso Ibiassucê Ibipeba Itanagra Juazeiro Medeiros Neto Ourolândia Porto Seguro Sátiro Dias

Ceará: Capistrano Carirê Milagres Espírito Santo: Linhares Goiás: Avelinópolis Joviânia Nova Glória Santo Antônio da Barra Maranhão: Apicum-Açu Imperatriz Pio XII São Luis Santa Catarina: Salete Salto Veloso Três Barras

Minas Gerais: Inimutaba Itaúna Nova Lima Papagaios Presidente Juscelino Três Marias Vieiras Mato Grosso: General Carneiro Jaciara Santo Afonso Vale de São Domingo Pará: Capitão Poço Mãe do Rio Paragominas Paraíba: Nova Olinda

Paraná: Borrazópolis Dois Vizinhos Virmond Rio Grande do Norte: Florânia Roraima: Boa Vista Rio Grande do Sul: Campinas do Sul Dois Irmãos das Missões Santa Maria Mato Grosso do Sul: Campo Grande

- Impossibilidade, por restrição orçamentária, de realizar os três encontros anuais de lideranças da mobilização social pela educação. Esses encontros são importante instrumento para troca de experiências entre os cerca de 200 principais responsáveis pelo incentivo à interação família-escola-comunidade em diversas localidades do País, além de tornar possível a realização do balanço de ações, a análise sobre os avanços e desafios do PMSE, a definição e o ajuste de estratégias.

- Não impressão da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. A publicação é o principal instrumento com que contam os mobilizadores para o seu trabalho voluntário de diálogo com as famílias de alunos e as comunidades. Muitos mobilizadores atribuem a suspensão de suas atividades à falta de material de apoio.

15

LÓGICA DA MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO

O aprendizado acumulado durante a implementação do Plano de Mobilização Social pela Educação e o referencial teórico nacional e internacional sobre interação família-escola levaram à definição da lógica da mobilização. A pesquisa elaborada pela Unesco e o Ministério da Educação, Programa de interação escolas-famílias, julho de 2009, foi destaque entre as referências. Assim, se o propósito imediato é garantir o direito de aprender, os esforços não poderiam ser concentrados apenas nas escolas e nas famílias. A criação de condições para que esse propósito se concretize depende da articulação de uma rede de proteção social à criança e ao adolescente que assegure outros direitos ao público dessas faixas etárias e a seus familiares. Desse modo, se a proteção integral das crianças e dos adolescentes extrapola as funções escolares, ela deve ser articulada por meio de ações que integrem as políticas públicas intersetoriais, sendo o sistema de educação, por meio das escolas, parte indispensável dessa rede de proteção. Da mesma forma, a proteção social a crianças e jovens deve envolver, ainda, conselhos tutelares, promotorias da infância e juventude e órgãos de apoio como secretarias de estado e municípios de Assistência Social, Saúde e Trabalho e Emprego.

Desse modo, as ações de suporte à mobilização, como a prospecção de novos interessados e a abertura de novas frentes, estão orientadas para seguir a lógica exposta na figura abaixo:

Essa lógica está expressa na figura a anterior, sendo:

Objetivo da mobilização: garantir a todos e a cada um dos brasileiros o direito de aprender.

Foco da mobilização: escolas e conselhos escolares; famílias; órgãos e entidades de proteção à criança e ao adolescente.

Mobilizadores: entidades, lideranças e voluntários de diversos segmentos sociais.

16

INSTRUMENTOS DA MOBILIZAÇÃO 1. Materiais para Mobilização 2. Materiais e instrumentos de formação e divulgação

2.1. Plano de Mobilização 2.2. Manual de capacitação para mobilizadores 2.3. Oficinas de Formação de mobilizadores 2.4. Encontros de lideranças da Mobilização 2.5. Cartilhas da Mobilização 2.6. Dicas de Mobilização

1. Materiais para Mobilização Os mobilizadores sociais pela Educação contam com novos materiais de apoio ao trabalho de divulgação sobre a importância da interação família-escola em suas comunidades. Produzidos em 2011 pelo Ministério da Educação (MEC), por ocasião do 1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade, os novos instrumentos estão disponíveis na seção “Materiais para Mobilização” do site e do blog da Mobilização e podem ser impressos ou utilizados em apresentações eletrônicas.

Entre os novos instrumentos de Mobilização, os mobilizadores podem imprimir e distribuir em suas atividades a filipeta, que contém recomendações retiradas da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Estão disponíveis, ainda, arquivos para impressão de adesivos, marcadores de página, banners e cartazes, além da imagem da nova marca da Mobilização Social pela Educação, que pode ser inserida nos materiais produzidos pelos próprios mobilizadores.

17

Filipeta – destaca algumas orientações da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Produzida em uma página em frente e verso, é mais fácil de ser transportada e possui custo de impressão reduzido em relação a outros materiais. Marcador de página – material de divulgação da Mobilização para distribuição em larga escala. Contém os endereços do blog e do site da Mobilização para que a comunidade mobilizada acesse e conheça mais sobre o tema. Adesivos (em formato redondo ou quadrado) – podem ser utilizados e afixados em camisetas e outros materiais pelos mobilizadores durante suas atividades, bem como distribuídos à população, ajudando a divulgar a Mobilização Social pela Educação. Banner – arquivo para impressão em tamanho 1,5m X 1,0m. Pode ser utilizado para identificar eventos da Mobilização Social pela Educação em escolas, nas reuniões com os pais e para divulgação junto à comunidade. Cartaz – de tamanho menor que o banner, pode ser impresso em papel, em formato A3 e afixado em diversas localidades. Marca (desenho oficial da Mobilização) – Ilustração de autoria do cartunista Ziraldo para a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, a marca da Mobilização auxilia na identificação da Mobilização Social pela Educação pelos mobilizadores e pela comunidade. Recomenda-se a sua utilização em materiais sobre interação família-escola produzidos pelos mobilizadores e parceiros. 2. Materiais e instrumentos de formação e divulgação

2.1. Plano de Mobilização Social pela Educação - principal referência para o trabalho de Mobilização, traz orientações e sugestões de ação para os mobilizadores. As atividades sugeridas pelo Plano de Mobilização são norteadas por diretrizes que correspondem às boas práticas encontradas em escolas onde os alunos têm alcançado bons índices nas avaliações do MEC. Suas propostas de atuação são elaboradas a partir das 28 diretrizes do Plano de Metas do PDE. A Estratégia de Ação apresenta três pontos fundamentais: Diretrizes, Atividades e Sugestões de Implementação. A partir dessa orientação, os mobilizadores definem seu próprio Plano de Ação, com previsão de itens como: formação de novos mobilizadores, público a ser mobilizado, oportunidades de onde e quando desenvolver as atividades, recursos necessários, metas e prazos. Acesso ao arquivo: http://sites.google.com/site/familiaeducadora/Home/PLANODEMOBILIZA%C3%87%C3%83OSOCIALPELAEDUCA%C3%87%C3%83O.doc?attredirects=0

18

2.2. Manual de capacitação de agentes mobilizadores - com informações básicas sobre a organização, o panorama da educação brasileira e os principais programas de apoio aos sistemas e às escolas, além de estratégias de mobilização. É direcionado à lideranças com potencial de expansão das ações do Plano – agentes multiplicadores. Acesso ao arquivo: http://sites.google.com/site/familiaeducadora/Home/manualdecapacita%C3%A7%C3%A3o.doc?attredirects=0

2.3. Oficinas de Formação de mobilizadores Oficinas de Formação de mobilizadores – Eventos de formação que tomam como base o mesmo conteúdo do Manual de Capacitação. Nesses encontros, são oferecidas orientações para o trabalho em grupo e a elaboração de planos específicos de ações. São discutidos, ainda, os resultados de ações implementadas e as formas de ampliar as adesões nas comunidades dos obilizadores . Os participantes devem ter tido experiência prévia com o projeto e estar dispostos a atuar como mobilizadores e multiplicadores. Estrutura Básica da formação oferecida na oficina: • Abertura • Dados da educação no Brasil • Por que mobilizar • Importância do envolvimento familiar na educação dos filhos • Importância do envolvimento da comunidade • Desafios para a interação família-escola • O Plano de Mobilização Social pela Educação

Lógica e objetivos • Panorama da educação no Brasil

Organização da educação no Brasil Transformando a situação: principais programas

• Sistemas de informação (Portal do MEC, do INEP, do FNDE) • Oficina de mobilização social – elaboração, pelos participantes, de Planos específicos de mobilização direcionados aos públicos com os quais interagem.

Trabalho interativo Conclusões

2.4. Encontro de lideranças da Mobilização – Reúne, a cada semestre, as principais lideranças - cerca de 200 agentes, incluindo secretários de educação -, responsáveis pela mobilização em diversas localidades do País. Durante esses encontros são compartilhados relatos e experiências, balanços das atividades e projeções de ações. 2.5. Cartilhas da Mobilização

19

Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos

Escrita em linguagem simples, é o principal instrumento pedagógico de sensibilização e orientação das famílias e comunidades sobre a importância do acompanhamento, por parte dos pais, na educação de seus filhos. A publicação apresenta dicas e orientações para o cuidado com a educação em casa e na escola. Deve ser usada como um instrumento complementar à atuação junto às famílias, com explicação sobre seu conteúdo e a importância de cada ponto abordado.

No biênio 2008/2009, foram disponibilizados pelo MEC, como subsídio ao trabalho dos mobilizadores, 2,65 milhões de exemplares. De 2008 a 2011, os parceiros custearam, ainda, a impressão de mais 1,5 milhão de exemplares. A versão digital também é disponibilizada no site e no Blog da Mobilização.

A fundação Itaú Social; o Instituto Luciano Barreto, de Aracajú (SE); a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e a Secretaria Municipal de Educação de Macaé (RJ) são alguns dos parceiros que custearam impressão de exemplares de cartilha da Mobilização em 2011.

Nos anos anteriores, a impressão e divulgação da Cartilha por iniciativa de parceiros do PMSE foi feita conforme descrito abaixo:

- Instituto Votorantin: imprimiu e distribuiu 60 mil cartilhas para seus colaboradores. - Natura: imprimiu 120 mil cartilhas para distribuição às famílias dos alunos do Ensino Fundamental das redes municipais de 25 cidades da Chapada Diamantina. - Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso: imprimiu 500 mil cartilhas para distribuição às famílias da rede de ensino. - As secretarias municipais de educação parceiras da Mobilização imprimiram cerca de 150 mil exemplares da cartilha para distribuição às comunidades de suas redes de ensino. Para isso, encaminharam ao MEC a logomarca do município para inserção na arte gráfica, antes da reprodução. O arquivo Para Impressão pode ser acessado no seguinte endereço: https://sites.google.com/site/familiaeducadora3/cartilha%28Z%29_IMPRESS%C3%83O.pdf?attredirects=0&d=1 - O arquivo Para visualização eletrônica pode ser acessado no seguinte endereço: https://sites.google.com/site/familiaeducadora3/cartilha%28Z%29_VISUALIZA%C3%87%C3%83O.pdf?attredirects=0&d=1

20

2.6. Dicas de Mobilização - orientações para mobilizar diversos públicos.

Com o intuito de orientar e auxiliar a atuação dos mobilizadores sociais pela Educação, especialmente aqueles que iniciaram seus trabalhos, a Equipe da Mobilização no MEC vem elaborando uma série de Dicas de como Mobilizar. Esses conteúdos são disponibilizados em arquivos Power Point no site e no Blog da Mobilização.

A primeira parte das dicas teve como objetivo introduzir a Mobilização Social pela Educação, respondendo a questões básicas, co o “que obilizar”, “co o obilizar” e “que ensage levar”. A segunda, por sua vez, direcionou-se às ações de Mobilização junto às famílias e à comunidade de modo geral. A terceira e a quarta parte dessas Dicas apresentaram sugestões de como introduzir a Mobilização aos colegas de trabalho e nas instituições religiosas, respectivamente, e a quinta foi elaborada com o intuito de orientar as ações dos Comitês.

O conteúdo completo das Dicas para mobilização: do público em geral; de famílias, comunidades e colegas de trabalho; membros de instituições religiosas e Comitês de Mobilização estão publicados em:

http://mse.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=441&Itemid=251

http://familiaeducadora.blogspot.com/2010/10/dicas-de-como-mobilizar.html

21

Imagens da Mobilização em 2011

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Caicó (RN)

em 16 de novembro.

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Currais

Novos (RN) em 18 de novembro.

22

Apresentação do PMSE na 4ª edição da mostra pedagógica da Escola Municipal

Professora Vilma Alvarez Gonçalves, localizada no Jardim Paraíso em Presidente

Prudente (SP), no dia 1º de dezembro.

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Jequié, na

Bahia, em 10 e 11 novembro. O evento contou com apresentação do Coral dos alunos

da Escola de Tempo Integral Ademar Vieira.

23

Comitê de Mobilização local participa do 2º Encontro de Famílias e Educadores da

Rede Municipal de Educação em Presidente Prudente (SP), em 6 de novembro.

1º Encontro de Mobilização Social e 3º Encontro Municipal de Conselhos Escolares

pela Educação em Jacareí (SP), nos dias 16 e 17 de novembro.

24

Lançamento da Mobilização Social pela Educação no município de Gurjão (PB), em 23

de novembro.

Representantes da Câmara de Vereadores durante o Lançamento do PMSE no

município de Gurjão (PB).

25

Mobilizadores participam de encontro com as famílias de alunos promovido pela Escola

de Educação Infantil Jardim das Acácias em Jacundá (PA), no dia 15 de novembro.

Mobilizadores apresentara o PMSE no “Brinca Prudente”, atividade pro ovida pela

Prefeitura Municipal de Presidente Prudente (SP), que reuniu mais de 20 mil pessoas

no dia 12 de outubro.

26

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em São José do Rio

Pardo (SP) nos dias 4 e 5 de outubro.

Progra a “A Escola vai para Casa”, e Osasco (SP), que ve sendo desenvolvido por

meio de visitas de agentes educacionais às casas dos alunos.

27

Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação no Rio Grande do Norte, de 15

a 21 de setembro de 2011. Entre as atividades, o evento contou com caminhada

envolvendo pais, mães, estudantes, gestores e profissionais da educação do município

de Vera Cruz.

1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-

escola-comunidade. Realizado em Fortaleza, no Ceará, de 12 a 14 de outubro.

28

1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-

escola-comunidade. Realizado em Fortaleza, no Ceará, de 12 a 14 de outubro.

1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-

escola-comunidade. Realizado em Fortaleza, no Ceará, de 12 a 14 de outubro.

29

Caminhada de divulgação da Mobilização Social pela Educação durante as

comemorações de 7 de setembro promovidas pela Escola Municipal Cícero Correia,

em Tabira (PE).

Segunda edição da Semana de Mobilização Social pela Educação em

Pindamonhangaba, de19 a 24 de setembro.

30

Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação em Belo Horizonte (MG),

comemorado no dia 18 de setembro.

Mobilização Social pela Educação divulgada pelo Comitê local durante desfile em

comemoração ao aniversário do município de Presidente Prudente, no dia 14 de

setembro.

31

Divulgação da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos em Encontro com

profissionais da Educação Infantil do município pernambucano de Tabira, no dia 25 de

agosto.

Visita dos mobilizadores sociais pela Educação de Tabira (PE) à Escola Municipal

Antonio Francisco Nogueira, localizada na Zona Rural, no dia 19 de agosto.

32

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Governador Nunes

Freire, Maranhão, nos dias 10 e 11 de agosto.

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Tabira (PE), 11 e 12

de julho.

33

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Estreito, no

Maranhão, nos dias 28 e 29 de junho.

Divulgação da Mobilização Social pela Educação durante as comemorações do Dia do

Trabalho, em 1º de maio, em atividade organizada pelo Sindicato do Comércio do

município paulista de Presidente Prudente.

34

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Jacareí,

nos dias 14 e 15 de junho.

Lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) em Queimados

(RJ).

35

Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Ilhéus, que também são pais de

estudantes da rede pública, são apresentados à Mobilização Social pela Educação em

atividade realizada no dia 31 de maio.

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em

Bataguassu (MS), nos dias 16 e 17 de maio.

36

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Altônia

(PR), no dia 24 de maio.

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada no distrito de

Nova Porto XV de Novembro, localizado no município de Bataguassu (MS), no dia 16

de maio.

37

Apresentação do PMSE durante o I Encontro de Formação da União Nacional dos

Conselhos Municipais na cidade de São Lourenço do Sul (RS), no dia 3 de maio.

Mobilizadoras Solange de Jesus e Regina Ferreira, do Comitê de Mobilização Social

pela Educação de Presidente Prudente, durante exposição sobre a Mobilização Social

pela Educação nos dias 13, 14 e 15 de julho.

38

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Pinhais (PR), nos

dias 19 e 20 de maio.

Comitê de Mobilização Social pela Educação de Presidente Prudente participa da

“Ca panha Abraço Grátis”, no dia 4 de aio.

39

Lançamento do Projeto Mobilização no município de Cariacica, no dia 9 de abril.

Mobilizadores Sociais pela Educação participam de palestras sobre Interação Família-

Escola, Combate à Evasão e Violência Escolar em Campo Grande, no dia 31 de

março.

40

Exposição do conteúdo da cartilha e do Plano de Mobilização no dia 2 de fevereiro em

Cuiabá (MT).

41

PARCEIROS DA MOBILIZAÇÃO

A Mobilização Social pela Educação conta com o apoio dos seguintes parceiros para o desenvolvimento de suas atividades:

42

Municípios mobilizados pelo Instituto Votorantim: Bahia: Alcobaça Caravelas Governador Mangabeira Nova Viçosa Cabaceiras do Paraguaçu Cachoeira São Felix Distrito Federal Brasília Sobradinho Goiás Niquelândia Mato Grosso Nobres Mato Grosso do Sul Água Clara Brasilândia

Campo Grande Corumbá Ribas do Rio Pardo Três Lagoas Ceará Sobral Paraíba Caapora Pernambuco Paulista Trindade Espírito Santo Aracruz Conceição da Barra Vila Valério Minas Gerais Belmiro Braga Fortaleza de Minas Miraí

Paracatu Vazante Itamarati de Minas Itaú de Minas Juiz de Fora Poços de Caldas Três Marias Pará Barcarena Paraná Araucária Curitiba Rio Branco do Sul Rondônia Porto Velho Rio Grande do Sul Arroio Grande Capão do Leão Rio de Janeiro

Barra Mansa Cantagalo Resende Volta Redonda São Paulo Alumínio Araçariguama Arujá Capão Bonito Catanduva Itapeva Jacareí Jambeiro Piracicaba Santa Cruz Itapetininga Votorantim Sergipe Laranjeiras Tocantins Xambioá

Fonte: http://www.blogeducacao.org.br/

Camargo Corrêa Promom

O Comitê de Mobilização Social pela Educação articulado em Araucária (PR) pelo consórcio CCPR-Repar - construtora Camargo Corrêa e Promon – possui atuação na região metropolitana de Curitiba.

ArcelorMittal

Por meio do Projeto MobilizAção, a ArcelorMittal Cariacica e a Fundação ArcelorMittal Brasil vêm incentivando a Interação família-escola-comunidade nos municípios de Cariacica (ES) e João Monlevade (MG).

Secretarias de Educação:

Em 2011, as seguintes secretarias de educação tornaram-se parceiras ou tiveram destaque na Mobilização Social pela Educação:

Secretarias de Estado (SEEDs):

Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (Seed/SE) Secretaria Estadual de Educação do Ceará (Seduc/CE) Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto de Roraima (SECD/RR)

Secretarias Municipais (SMEDs):

Em Goiás: São Luis do Norte e Nova Glória. Na Bahia: Ilhéus, Amargosa, Maracás, Jaguaquara, Planaltino, Vitória da Conquista e Jequié. Em São Paulo: Bauru, Restinga e Praia Grande. No Rio de Janeiro: Queimados, Cantagalo e Campo dos Goytacazes. No Espírito Santo: Cariacica, e Cachoeiro de Itapemirim. No Rio Grande do Sul: Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul (RS), com a realização de duas oficinas em 2011 e Machadinho. Em Pernambuco: Porto de Galinhas e Tabira. No Pará: Breves e Jacundá. No Mato Grosso do Sul: Bataguassu (MS). No Paraná: Pinhais, Altônia e Marechal Cândido Rondon. No Maranhão: Estreito, Governador Nunes Freire e Icatu. Em Minas Gerais: Uberlândia (MG) e Divinópolis. No Ceará: Redenção. No Rio Grande do Norte: Natal, Caicó, Parelhas e Currais Novos.

43

A Mobilização Social pela Educação de 2008 a 2010 No cumprimento das ações previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e como um de seus pilares, o PMSE conquistou, desde 2008, a parceria e a colaboração de gestores públicos, empresários, lideranças sociais e religiosas e representantes de diversos segmentos sociais. Essas adesões ao PMSE decorrem da identificação, por parte da equipe do MEC, de potenciais mobilizadores e do convite a esses atores para o envolvimento no programa e para a promoção da Mobilização em suas redes locais de relacionamento. Esses atores, por sua vez, têm atendido de maneira solícita ao chamado do MEC para a soma de esforços no sentido de sensibilizar a sociedade, os educadores e, em especial, as famílias, para a internalização da educação como valor.

De 2008 a 2010, Secretarias Municipais de Educação de outras localidades já haviam assumido a liderança da Mobilização Social pela Educação em suas regiões, sendo responsáveis pela promoção de eventos de lançamento do Plano de Mobilização e pela criação de Comitês de Mobilização. Também tomaram a iniciativa de imprimir a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos nas cidades de Oliveira, em Minas Gerais; Lages, em Santa Catarina; Capivari, Araçariguama, Tupi Paulista e Jacareí, em São Paulo; e Bagé, no Rio Grande do Sul. De 2008 a 2010, pastores, padres e leigos voluntários apresentaram o Plano e discutiram a cartilha em reuniões com fiéis e membros de suas comunidades. Nessas ações, foram alcançadas, aproximadamente, 315 mil pessoas. Trabalho semelhante tem sido feito pelas empresas e ONGs parceiras que, em suas atividades, envolveram mais de 135 mil pessoas, nos anos de 2009 e 2010. A equipe do MEC responsável pelo Plano de Mobilização Social pela Educação realizou, de 2008 a 2010, sete Encontros de Lideranças da Mobilização Social pela Educação. Ao longo da programação dessess eventos, promovidos pelo Ministério da Educação (MEC), os mobilizadores trocaram experiências e fizeram um balanço das ações realizadas em todo o País com o objetivo de envolver as famílias na vida escolar dos filhos, para a melhoria do aproveitamento do ensino. De 2008 a 2010, foram realizadas, pela equipe do MEC, outras 50 Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. Na tabela que segue, são dispostos as localidades onde as oficinas foram promovidas nesse período e o número de realizações:

Oficinas de Formação de Mobilizadores em 2009 e 2010

UF Cidade Ano Realizações

BA Salvador 2010 1

2009 1

CE Pacajus 2010 1

Juazeiro do Norte 2010 1

44

Fortaleza 2009 1

DF Brasília 2010 1

2009 2

2008 2

GO Pirenópolis 2010 1

Ceres 2010 1

MA São Luís 2009 1

MG Belo Horizonte 2010 1

2009 2

MS Campo Grande 2010 1

PA Belém 2009 1

PB

Campina Grande 2010 1

2009

1

Conde 1

PR Curitiba 2008 1

PI Teresina 2010 1

2009 1

RJ Rio de Janeiro 2010 1

2009 1

Nova Iguaçu 1

Belford Roxo 1

RN Natal 2010 1

RS Arroio do Sal 2009 1

Canoas 2009 1

RO Porto Velho 2008 1

SC Capivari de Baixo 2009 1

Gravatal 2009 1

SP Assis 2010 1

Campinas 2010 1

Pindamonhangaba 2010 1

São Paulo 2009 4

2008 4

Bauru 2009 1

Caraguatatuba 2009 1

Restinga 2009 1

Ribeirão Pires 2009 1

Franca 2008 1

Total 50

Ministradas pela equipe do MEC, algumas dessas Oficinas foram realizadas por iniciativa dos parceiros, conforme relação a seguir:

Local N.º de eventos Convite/organização/iniciativa

Arroio do Sal (RS) 1 SME *

Belo Horizonte (MG) 2 SME

Belford Roxo (RJ) 1 SME

Nova Iguaçu 1 SME

Brasília (DF) 1 Igreja Assembléia de Deus

Capivari de Baixo (SC) 1 SME

45

Gravatal (SC) 1 SME

São Paulo (SP) 2 Instituto Votorantim

Restinga (SP) 1 SME *Secretaria Municipal de Educação (SME)

As atividades realizadas em 2010 nos municípios relacionados a seguir contaram com a participação de representantes de prefeituras e secretarias municipais de Educação adjacentes, conforme discriminado abaixo: Assis (SP) - co-patrocínio da secretaria de Educação local e presença de gestores de Assis, Presidente Prudente, Tarumã, Cruzália, Maracaí, Ibirarema, Itararé, Itatinga, Platina, Reginópolis, Araçatuba, São José do Rio Preto, Bauru, Jaú, Lutécia, Marília e Florínia. 100 participantes Natal (RN) - presença de gestores de Natal, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Parnamirim, Bom Jesus, Riachuelo, Currais Novos, Senador Elói de Souza, Rodolfo Fernandes, Mossoró, Upanema, Tenente Laurentino Cruz, Rodolfo Fernandes, Martins e Maxaranguape. 40 participantes Pindamonhangaba (SP) - co-patrocínio da secretaria de Educação local e presença de gestores de Pindamonhangaba, Taubaté, São José dos Campos, Caçapava, Campos do Jordão, Mogi das Cruzes, Tremembé e Santo Antônio do Pinhal. 30 participantes Pirenópolis (GO) – presença de gestores de Pirenópolis e Jaraguá. 40 participantes Campina Grande (PB) - presença de gestores da Paraíba: Campina Grande, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Rio Tinto, São João do Cariri, Igaracy, Patos, Ingá, Caturité, Olivedos, Sousa, São José dos Ramos, Caturité, Cuité, Ibiara, Juazeirinho, Esperança, Queimadas, São Francisco, Amparo, Puxinanã, Lagoa Seca, Pocinhos e Borborema. De Pernambuco: São Bento do Una, Vicência, Cedro, Itapissuma, São José do Egito, Caetés e Paranatamá. Do Rio Grande do Norte: Natal. De Alagoas: Pilar. 80 participantes Rio de Janeiro (RJ) - presença de gestores da cidade do Rio de Janeiro e de Campos, Iguaba Grande, São João da Barra, Belford Roxo, Rio das Ostras, Mimoso do Sul, São Francisco de Itabira, Mesquita, Nilópolis, São Fidelis, Nova Iguaçu, Três Rios, Campos dos Goitacazes, São João de Meriti, Duque de Caxias, Valença e Maricá e Angra dos Reis. 100 participantes Campinas (SP) - presença de gestores de São Bernardo dos Campos, São Paulo, Santo André, Cubatão, Itaim Paulista, Pindamonhangaba, Pereiras, Guarulhos, Sorocaba, Jacareí, Cosmópolis, Campinas, Itobi, São José do Rio Preto, Capão Bonito e Piracicaba. 80 participantes Pacajus (CE) - presença de gestores de Pacajus, Chorozinho e Cascavel. 40 participantes

46

Juazeiro do Norte (CE) – presença de gestores de Juazeiro do Norte, Iguatu, Barbalha e Pentecoste. 40 participantes Salvador (BA) – presença de gestores de Salvador, Canavieiras, Ilhéus, Amélia Rodrigues, Cabaceiras de Paraguaçu, Juazeiro, Amargosa, Esplanada, Muritiba, Lauro de Freitas, Governador Mangabeira, Saúde, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana e Nova Viçosa. Do estado de Sergipe: Poço Verde e Propriá. 50 participantes Teresina (PI) – presença de gestores do estado do Piauí: Teresina, São Raimundo Nonato, Lagoa de São Francisco, Altos, Batalha, Esperantina, Barras, Parnaíba, Angical do Piauí e Valença do Piauí. Do estado do Maranhão: São Luís, Caxias, Carolina, Arari, Trizidela do Vale, Monção, Estreito, Morros, Timon, Bom Jardim, Barreirinhas, Rosário, Coroatá, Humberto de Campos, Olinda Nova do Maranhão, Porto Franco, Imperatriz, Santa Inez e Matões do Norte. 70 participantes Campo Grande (MS) – presença de gestores de Campo Grande, Pedro Gomes, Bataguassu, Tacuru, Jaraguari, Guia Lopes da Laguna, Bela Vista, Ribas do Rio Pardo, Nioaque, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Alcinópolis, Aquidauana, Taquarussu, Eldorado, Anastácio, Itaquiraí, Paranaíba, Bodoquena e Jardim. Do estado do Acre: Rio Branco. 100 participantes Recife (PE) – patrocinado pelo Instituto WalMart para voluntários do bairro Bomba do Hemetério. 40 participantes Belo Horizonte (MG) - presença de gestores de Belo Horizonte, Betim, Periquito, Oliveira, Formiga, Alfenas, Senador Firmino, Pará de Minas, Divinópolis, Prata, São Gonçalo do Pará, Belo Oriente, Carandaí, Rio Manso, Pedra Dourada, Caratinga e Jaguaraçu. 70 participantes Brasília (DF) – participação de representantes do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Presença de gestores, funcionários de secretarias municipais de Educação e de lideranças sociais de cidades goianas do entorno do Distrito Federal: Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Cidade Ocidental. Participação de lideranças sociais de Brasília e de regiões administrativas do Distrito Federal: São Sebastião e Paranoá. Participação de lideranças sociais do Maranhão: Pedreiras e Imperatriz. De Minas Gerais: Montes Claros e Fortaleza de Minas. 40 participantes. Ceres (GO) – presença de gestores e lideranças sociais de Ceres, Alto Horizonte, Carmo do Rio Verde, Itapaci, Ipiranga de Goiás, Nova Iguaçu de Goiás, Nova Glória, Mara Rosa, Rianápolis, Rubiataba, Rialma, Santa Isabel, São Patrício, Uruana e Uruaçu.

47

1. Em 2010, foram realizadas, por parte da equipe da Mobilização MEC, cerca de 50 exposições sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação em eventos realizados por iniciativas de parceiros. Dentre essas atividades, foram promovidos encontros e eventos coordenados por empresas e segmentos organizados, além de reuniões técnicas de Comitês de Mobilização. Os objetivos dessas atividades foram divulgar a Mobilização e ampliar a adesão de indivíduos e da sociedade às ações de sensibilização das famílias para a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos e sobre os reflexos desse comportamento para a melhoria do aproveitamento do ensino. Famílias, juízes, promotores e secretários estiveram presentes nesses eventos. Confira:

Exposições sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação em 2010

UF Cidade Evento Iniciativa

BA Lauro de Freitas Reunião do Comitê Comitê de Mobilização

Teixeira de Freitas Palestra Instituto Votorantim/Fíbria Nova Viçosa Palestra

DF Brasília Palestra Agência de Mobilização Social

Aracati

Brasília/Sobradinho Palestra Instituto Votorantim

ES Conceição da Barra Palestra Instituto Votorantim/Fíbria

GO São Luís de Montes Belos

Palestra SMED

Cidade Ocidental Oficina Comitê de Mobilização

Santo Antônio do Descoberto

Reunião do Comitê Comitê de Mobilização Lançamento do PMSE

MA Trizidela do Vale Palestra Congresso de Educação-SMED

MG Belo Horizonte Oficina SMED*

Palestra ArcelorMittal

Seminário/Dia Mul. De Mobilização

SMED e Comitê

São Gonçalo do Pará

Lançamento do PMSE e formação do Comitê de

Mobilização

SMED

Periquito SMED

Belo Oriente SMED

Ipatinga Palestra SMED

MS Bataguassu Lançamento do PMSE SMED

PA Belém Oficina Comitê de Mobilização

PE Recife Oficina WalMart

48

PR Curitiba Palestra

Araucária Encontro de Mobilizadores

Instituto Razão Social/Consórcio

CCPR

RJ

Rio de Janeiro

Reunião do Comitê Comitê Rio

Reunião BrazilFoundation

Instituto Crescer

Resende Palestra Instituto Votorantim

São João da Barra Palestra SMED

Campos dos Goytacazes

Oficina SMED

Volta Redonda Lançamento do PMSE e formação do Comitê de

Mobilização

SMED

RN Natal Reunião do Comitê Comitê de Mobilização

RS Bagé Oficina SMED

Lançamento do PMSE SMED

Jaraguá do Sul Palestra SMED

SP São Paulo Lançamento do PMSE e formação do Comitê de

Mobilização

3 anos Compromisso Campinas pela

Educação

Reunião Instituto Crescer

Palestra/Premiação do Concurso Tempos de

Escola Instituto Votorantim

São Paulo Oficina para novos Mobilizadores

Comitê de São Paulo

São Paulo/ Zona Leste

Palestra para associação de moradores de Cidade

Kemel

Reunião mobilizadores de Vila Bela, São Mateus

e Sapopemba

São Paulo/ Zona Noroeste

Reunião com mobilizadores de

Brasilândia e Freguesia do Ó

Campinas Palestra Compromisso Campinas pela

Educação Mesa Redonda durante Semana da Educação

Piracicaba Palestra em evento da Igreja Metodista

Encontro Nacional sobre Educação e Escola Dominical

São Bernardo do Campo

Lançamento do PMSE SMED

Presidente Prudente Oficina SMED e lideranças locais

49

Pindamonhangaba Palestra/Semana de Mobilização

Comitê de Mobilização

Aparecida Entrevista Rádio Local

Osasco/Barueri Palestra Comitê de Mobilização Santo André Palestra

Brodowski Lançamento do PMSE SMED

Total 50 SMED* - Secretaria Municipal de Educação

Durante estas exposições realizadas em 2010, nas localidades dispostas a seguir, estiveram presentes prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de educação, secretários municipais de outras pastas, vereadores, juizes, promotores, profissionais da educação e famílias de alunos de escolas públicas. A participação dos prefeitos, em especial, tem demonstrado o reconhecimento, por parte do executivo municipal, em relação à importância da interação família-escola para a melhoria do ensino nessas cidades. Do mesmo modo, evidencia o compromisso, por parte desses gestores, na implementação da Mobilização Social nas cidades sob sua administração. Confira a seguir os municípios onde as exposições sobre a Mobilização contaram com expressiva participação de autoridades locais: Bagé (RS) – cerca de 500 participantes. São Bernardo do Campo (SP) - Cerca de 800 participantes. Bataguassu (MS) - Cerca de 300 participantes. Periquito (MG) – Presença de outros três prefeitos de cidades adjacentes. Cerca de 300 participantes. São Gonçalo do Pará (MG) - Cerca de 100 participantes Resende (RJ) Belo Oriente (MG) Conceição da Barra (ES) Teixeira de Freitas (BA) Nova Viçosa (BA) Pindamonhangaba (SP) Cidade Ocidental (GO) 2. Em 2009, foram realizados 45 Lançamentos ou Apresentações sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação. Prefeitos, secretários municipais e estaduais de Educação, vereadores, deputados e promotores participaram desses eventos nos municípios de: Arroio do Sal e Canoas (RS); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro e Belford Roxo (RJ); Campo Mourão (PR), Gravatal e Capivari de Baixo (SC); Pindamonhangaba e Restinga (SP); e Uruaçu (GO). 3. Em João Pessoa (PB), o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, esteve presente à reunião do Comitê de Mobilização local.

50

4. Famílias, representantes de igrejas e de ONGs também estiveram presentes nesses eventos. 5. Nos municípios de Belford Roxo e Nova Iguaçu (RJ); Belo Horizonte (MG); Canoas e Arroio do Sal (RS); Capivari de Baixo, Gravatal e São Miguel do Oeste (SC); Campo Mourão (PR) e Restinga (SP), as secretarias municipais de Educação convidaram para os eventos (oficinas e/ou lançamentos do Plano de Mobilização) os gestores de Educação das cidades adjacentes. Estiveram representados nesses eventos outros 72 municípios. 6. Nas apresentações do Plano de Mobilização aos promotores da Infância e da Juventude, às lideranças do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e da Adolescência (Fórum /DCA) e aos presidentes estaduais da UNDIME, estiveram envolvidos cerca de 200 participantes. 7. Nas apresentações do Plano de Mobilização e/ou oficinas para gestores, representantes de ONGs, empresas, lideranças de igrejas (bispos, padres, pastores e fiéis), cerca de 250 mil pessoas foram alcançadas. 8. Assim, em 2009, foram realizados 45 lançamentos e apresentações do Plano de Mobilização nas seguintes localidades:

Lançamentos e apresentações do Plano de Mobilização em 2009

UF Cidade Nome do evento

Iniciativa

RJ Rio de Janeiro Apresentação Evento MEC/Undime para gestores da educação

Audiência Pública

Câmara Municipal e Comitê da Mobilização

Lançamento

Apresentação Encontro da Pastoral da Família

Valença Apresentação Secretaria Municipal de Educação (SME) Encontro para professores da Rede

Municipal Belford Roxo Lançamento SME

CE Fortaleza Apresentação Evento MEC/Undime para gestores da educação

MA São Luis Apresentação Igreja Presbiteriana Independente

MG Belo Horizonte Lançamento Prefeitura Municipal e SMED

Instalação do Comitê

SMED, instituições religiosas, representações da sociedade civil e

empresariais

Apresentação Igreja Batista Lagoinha

Apresentação Associação de Escolas Cristãs da Educação por Princípios (Aecep)

Passos Apresentação SME e Instituto Votorantim

Alfenas Apresentação SME

Unaí Apresentação SME/Conferência Municipal de Educação

MT Cuiabá Lançamento Secretaria de Estado da Educação (SEE) Lançamento da Cartilha da Mobilização

51

Apresentação Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação – Região Centro-Oeste

SP São Paulo Apresentação Empresas associadas do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE)

Apresentação Dirigentes do Grupo Santander Brasil Encontro Nacional de Voluntários do Projeto

Escola Brasil (PEB) Itaici Apresentação Comissão de Comunicação, Cultura e

Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - 46ª Assembléia

Geral da entidade.

Balanço de atividades

Comissão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - 47ª Assembléia

Geral CNBB Restinga Lançamento Prefeitura Municipal/SME e Comitê de

Mobilização

Franca Lançamento Pastoral da Educação e Ordem de Pastores Evangélicos

Pindamonhangaba Lançamento Prefeitura Municipal, Igreja Evangélica Assembleia de Deus e Igrejas Evangélicas

AL Maceió

Apresentação Encontro Regional de Pastores da Assembléia de Deus

Apresentação Encontro Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) da Igreja Católica

São Miguel Apresentação Encontro regional dos pastores da Igreja Batista

RS Canoas Lançamento Prefeitura Municipal e SME

DF Brasília Seminário Seminário sobre Mobilização Social e Interação Escola-Família para membros da

União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME)

Apresentação Secretaria Executiva Adjunta (SEA/MEC) e Ministério Público

Apresentação SEA/MEC para Conselhos Estaduais e Municipais de Educação

Apresentação SEA/MEC para Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

(Conanda) PE Recife Apresentação Instituto WalMart para comunidade Bomba

do Hemetério

Apresentação Encontro Regional de Pastores da Igreja Assembléia de Deus de Abreu e Lima

PI Piauí Apresentação Encontro Estadual de Pastores da Igreja Assembléia de Deus

PB João Pessoa Lançamento Pastoral da Educação e Ordem dos Pastores Evangélicos

Apresentação Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Reunião de Mulheres coordenadoras de

ações sociais com crianças Campina Grande Apresentação Dirigentes e pastores da Igreja Evangélica

Assembleia de Deus SC São Miguel do

Oeste Apresentação Encontro Regional da UNDIME

52

Florianópolis Apresentação Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude do Ministério Público/SC

GO Uruaçu Instalação do Comitê

Igreja Católica, Ordem de Pastores Evangélicos, Câmara Municipal, SME,

Promotoria da Infância e da Adolescência PA Belém Instalação do

Comitê

Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs (CAIC)

AP Macapá Lançamento e Instalação do

Comitê

Governo do Estado, UNDIME Estadual e Comitê de Mobilização - Conferência

Estadual de Educação

PR Campo Mourão Apresentação Prefeitura Municipal e SME

RO Porto Velho Apresentação Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação – Região Norte

Total 45

De 2008 a 2010, as secretarias de Educação a seguir haviam sido integradas à Mobilização Social pela Educação: Águas de Chapecó, Alfenas, Angra dos Reis, Aracariguama, Arantina, Assis, Bag, Barão de Cotegibe, Bataguassu, Bauru, Belo Horizonte, Belford Roxo, Belo Oriente, Brejo dos Santos, Cacique Doble, Campinorte, Cana Verde, Canelinha, Capanema, Capivari de Baixo, Capivari, Caratinga, Cariacica, Carmo do Rio Verde, Cedro do Abaete, Ceres, Cidade Ocidental, Colorado, Conceição da Barra, Conselheiro Lafaiete, Cotegibe, Cuiabá, Dois Irmãos do Buriti, Echaporã, Estrela d’Oeste, Fáti a, For osa do Sul, Franca, Francisco Beltrão, Ipiranga de Goiás, Ipuã, Itacurubi, Itariri, Itatiba do Sul, Jaraguá, Jaú, Lages, Luziânia, Matelândia, Monteiro, Nova Glória, Nova Viçosa, Oliveira, Alto do Rodrigues, Orlândia, Palmas, Patos, Periquito, Pindamonhangaba, Pirenópolis, Pombos, Prado, Presidente Prudente, Quatis, Querência, Realeza, Restinga, Riacho da Cruz, Rialma, Rianápolis, Rio Pardo de Minas, Rubiataba, Salete, Santa Isabel Santo Antônio do Descoberto, São Bernardo do Campo, São João da Lagoa, São João do Meriti, São Joaquim de Bicas, São Patrício, Sarandi, Suzano, Teixeiras, Tomazina, Três de Maio, Tupi Paulista, Ubatuba, Uruaçu, Valparaíso, Volta Redonda.

Secretarias Estaduais de Educação: Ceará, Mato Grosso, Pará e Piauí.

Outros parceiros da Mobilização

Setor governamental: Ministério do Desenvolvimento Social Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão - Secretaria de Recursos Humanos Ministério da Saúde – Coordenação de Gestão de Atendimento Básico: programas Saúde da Família e Saúde da Escola (desenvolvido em conjunto a Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secad/MEC) Casa Civil da Presidência da República – Programa Servidor Voluntário

Outros segmentos: União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação Fórum dos Conselhos Municipais de Educação

Associações: Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP)

53

Equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação/MEC:

Oroslinda Maria Taranto Goulart Assessora especial do Ministro da Educação Coordenadora da Mobilização Social pela Educação

Gustavo Mendes Rodrigues Paraguassu Lívia Frederico e Silva Loide Medeiros Oliveira Otto Cavalcante Medina Paulo Ronaldo dos Santos Simone Mesquita Vera Lúcia Gonçalves Brito Santos Estagiários Clydson Sousa Yuri Mesquita

Consultores MEC/UNESCO: Maisa Cardoso, Sérgio Benedito Maia, Joana Buarque de Gusmão e Jane Margareth Castro