ministério da ciência, tecnologia e inovação · depende da importação de petróleo e gás...

12
CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2012 Técnico 1-I Química Analítica TARDE Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Upload: doantu

Post on 03-Dec-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2012

Técnico 1-I Química Analítica

TARDE

Ministério daCiência, Tecnologia

e Inovação

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA (INT)

TÉCNICO 1-I / QUÍMICA ANALÍTICA (11-T) - 2 -

Prova aplicada em 02/09/2012 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 03/09/2012

TTÉÉCCNNIICCOO 11--II // QQUUÍÍMMIICCAA AANNAALLÍÍTTIICCAA Texto I para as questões de 01 a 05.

Completa de crocodilo, chefia!

Gordura do réptil vira alternativa barata de biodiesel.

Em algumas cidades brasileiras, os ônibus movidos a diesel de cana já são uma realidade. Nos Estados Unidos, é possível que vejamos, daqui a algum tempo, o ônibus movido a diesel de crocodilo. É que na Universidade de Louisiana, estado onde é comum criar o bicho em cativeiro para comer, pesquisadores descobriram que 7 mil toneladas de gordura da carne do predador não são aproveitadas a cada ano. Foi assim que o grupo chefiado pelo engenheiro químico Rakesh Bajpai deu um fim mais nobre às sobras do jantar do que a lata de lixo: o tanque do carro.

Com solventes e um micro-ondas potente, o grupo extraiu 60% de lipídios de amostras congeladas para, então, transformar o resíduo em óleo essencial de ácido graxo, a base do biodiesel. O estudo afirma que a descoberta gordurosa evita o desperdício de alimentos, polêmica associada à soja brasileira, e nutre a demanda dos Estados Unidos em energia alternativa, além de ser uma opção mais barata para os combustíveis renováveis atuais. “A gordura do crocodilo pode render cerca de 1,25 milhão de galões de biocombustível, ao custo de US$3 cada”, diz Bajpai. (Galileu. Ed. Globo. Novembro/2011.)

01 A acentuação da palavra “ônibus” justifica-se, pois se acentuam A) todas as palavras paroxítonas. B) todas as palavras proparoxítonas. C) as palavras paroxítonas terminadas em ditongo oral crescente. D) as palavras oxítonas terminadas em “u” acrescidas ou não de “s”. E) as palavras paroxítonas terminadas em “u” acrescidas ou não de “s”.

02 No trecho “... pesquisadores descobriram que 7 mil toneladas de gordura da carne do predador não são

aproveitadas a cada ano.”, a oração em destaque exerce, no período, a função de A) predicativo do sujeito. D) objeto indireto do verbo “descobriram”. B) sujeito do verbo da oração principal. E) complemento nominal de “pesquisadores”. C) objeto direto do verbo “descobriram”.

03 Ao referir-se ao desperdício anual das 7 mil toneladas de gordura da carne de crocodilo, foi usada a expressão “sobras do jantar”. No contexto em que foi utilizada, tal expressão indica um sentido A) denotativo, mostrando ser o crocodilo a base da alimentação da região. B) conotativo, pois sugere mais do que o objetivo designado. C) denotativo, demonstrando a fartura de alimentos que há na referida região. D) conotativo, evidenciando o costume do desperdício de alimento no jantar. E) denotativo, referindo-se ao desperdício de um elemento que pode ser utilizado.

04 A referência à soja brasileira como base do biodiesel é feita no texto I A) com o propósito de divulgar suas vantagens e aceitabilidade no mercado. B) indicando que discussões e melhorias acerca do assunto não estão encerradas. C) de modo a colocar em dúvida a funcionalidade da descoberta de novos elementos para o mesmo fim. D) ressaltando aspecto negativo de modo irônico, comparando-a à gordura extraída da carne do crocodilo. E) ressaltando aspecto positivo, tendo em vista tratar-se de um elemento renovável para a obtenção do biodiesel.

05 No título do texto I, a vírgula foi utilizada para separar A) retificação. B) explicação. C) predicativo. D) vocativo. E) aposto.

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA (INT)

TÉCNICO 1-I / QUÍMICA ANALÍTICA (11-T) - 3 -

Prova aplicada em 02/09/2012 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 03/09/2012

Texto II para as questões de 06 a 10. Reciclar é só parte da solução

O lixo é um grande problema da sustentabilidade. Literalmente: todos os anos, cada brasileiro produz 385 kg de resíduos – dá 61 milhões de toneladas no total. O certo seria tentar diminuir ao máximo essa quantidade de lixo. Ou seja, em vez de ter objetos recicláveis, o ideal seria produzir sempre objetos reutilizáveis, o que diminui os resíduos. Mas, enquanto isso não acontece, temos que nos contentar com a reciclagem. E é aí que vem um detalhe perigoso: reciclar o lixo também polui o ambiente e gasta energia. Reciclar vidro, por exemplo, é 15% mais caro do que produzi-lo a partir de matérias-primas virgens. Afinal, é feito basicamente de areia, soda e calcário, que são abundantes na natureza. Então, nenhuma empresa tem interesse em reciclá-lo. Já o alumínio é um supernegócio, porque economiza muita energia. (Superinteressante. Dezembro/2011.)

06 De acordo com o texto II o lixo é, literalmente, um grande problema da sustentabilidade. O termo “literalmente” indica que a A) linguagem foi utilizada no sentido figurado. B) afirmativa acerca do lixo foi expressa no sentido real. C) afirmativa acerca do lixo é uma opinião que está sendo questionada. D) sustentabilidade tem como problema o lixo que precisa de soluções urgentes. E) linguagem do texto demonstra subjetividade ao tratar da questão do lixo.

07 A linguagem predominante utilizada no texto II tem característica A) formal. B) coloquial. C) poética. D) científica. E) técnica.

08 No trecho “Mas, enquanto isso não acontece...”, a palavra em destaque introduz uma ideia de A) modo. B) causa. C) oposição. D) finalidade. E) explicação.

09 O trecho classificado como objetivo, por ter a finalidade apenas de apresentar uma informação, é

A) “O certo seria tentar diminuir ao máximo essa quantidade de lixo.” B) “... o ideal seria produzir sempre objetos reutilizáveis,...” C) “E é aí que vem um detalhe perigoso:...” D) “Já o alumínio é um supernegócio,...” E) “... nenhuma empresa tem interesse em reciclá-lo.”

10 Em “Já o alumínio é um supernegócio, porque economiza muita energia.”, o vocábulo destacado pode ser substituído, sem que haja prejuízo semântico, por A) que. B) por que. C) mesmo que. D) não obstante. E) por conseguinte.

Texto III para as questões de 11 a 15. China, líder verde

O mundo emitiu no ano passado 30,6 bilhões de toneladas de CO2. E um quinto disso veio da China, o maior emissor do planeta. Isso faz dela o grande vilão do ambiente? Em parte, sim – o país consome 48,2% do carvão do mundo, por exemplo. Mas isso esconde o fato de que nenhuma nação investe tanto em energia limpa quanto ela. Em 2010 foram US$54,4 bilhões, o que dá 0,55% do PIB – enquanto isso, o Brasil investe 0,35% do PIB e os EUA 0,23%. Por que isso? Não necessariamente por um compromisso moral. As razões são estratégicas. A China depende da importação de petróleo e gás natural, e suas reservas de carvão não vão durar mais que 40 anos. Não faz sentido para o país ficar vulnerável em relação a seus exportadores de combustíveis fósseis. Há mais um argumento a favor da China. Sim, seu mercado interno consome muita energia, mas um terço de suas emissões vem da produção de bens para exportação, segundo um estudo de 2009. É como se na prática outros países exportassem a emissão de carbono para a China. E não é só isso. A degradação do ambiente tem custo – em 2008, o governo chinês estimou que a economia cresceu um quarto a menos por causa da poluição do ar e da água e por perder área agricultável. Ou seja, a China sentiu que a poluição é ruim para os negócios – e, quando o assunto pegou no bolso, resolveu agir. (Superinteressante. Dezembro/2011.)

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA (INT)

TÉCNICO 1-I / QUÍMICA ANALÍTICA (11-T) - 4 -

Prova aplicada em 02/09/2012 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 03/09/2012

11 A pontuação utilizada no título do texto III tem por objetivo

A) destacar o sujeito da oração.

B) separar o sujeito do predicado.

C) separar expressão interpositiva.

D) separar expressão que desenvolve um termo.

E) isolar oração adjetiva explicativa da oração principal.

12 Os dados estatísticos apresentados no texto III produzem um efeito de sentido, que tem por finalidade

A) conferir veracidade e precisão ao fato relatado.

B) chamar a atenção do leitor para o fato que será relatado.

C) demonstrar aspectos subjetivos em um texto jornalístico.

D) acrescentar detalhes que não contribuem em alteração de sentido.

E) demonstrar uma objetividade relativa, pertinente ao tipo textual apresentado.

13 De acordo com o texto III, a China tornou-se líder verde porque

A) tem interesse em estar na frente de outros países nesta classificação.

B) possui interesses econômicos para agir positivamente na questão ambiental.

C) investe pesado em estratégias que combatem a poluição, a fim de manter tal título.

D) a partir de interesses morais, deseja estimular a economia através de questões ambientais.

E) apresenta uma grande preocupação com o meio ambiente, acima de qualquer outro interesse.

14 Assinale a alternativa em que todos os vocábulos apresentam dígrafo.

A) bilhões / China / emissor D) fósseis / produção / bens

B) energia / nenhuma / compromisso E) degradação / chinês / agricultável

C) necessariamente / estratégicas / depende

15 Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas corretamente.

A) aprasível / proesa / gracioso D) ojerisa / burguesa / sacertodisa

B) presado / presídio / querosene E) descortesia / metamorfose / virose

C) vasante / fertilisante / requisito

NNOOÇÇÕÕEESS DDEE IINNGGLLÊÊSS

Read text IV and answer questions 16 to 22.

Mechanical engineers develop an “intelligent co-pilot” for cars

Semiautonomous system takes the wheel to keep drivers safe.

Jennifer Chu, MIT News Office

July 13, 2012

Barrels and cones dot an open field in Saline, Mich., forming an obstacle course for a modified vehicle. A

driver remotely steers the vehicle through the course from a nearby location as a researcher looks on.

Occasionally, the researcher instructs the driver to keep the wheel straight – a trajectory that appears to put the

vehicle on a collision course with a barrel. Despite the driver’s actions, the vehicle steers itself around the

obstacle, transitioning control back to the driver once the danger has passed.

The key to the maneuver is a new semiautonomous safety system developed by Sterling Anderson, a PhD

student in MIT’s Department of Mechanical Engineering, and Karl Lagnemma, a principal research scientist in

MIT’s Robotic Mobility Group.

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA (INT)

TÉCNICO 1-I / QUÍMICA ANALÍTICA (11-T) - 5 -

Prova aplicada em 02/09/2012 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 03/09/2012

The system uses an onboard camera and laser rangefinder to identify hazards in a vehicle’s environment. The team devised an algorithm to analyze the data and identify safe zones – avoiding, for example, barrels in a field, or other cars on a roadway. The system allows a driver to control the vehicle, only taking the wheel when the driver is about to exit a safe zone.

Anderson, who has been testing the system in Michigan since last September, describes it as an “intelligent co-pilot” that monitors a driver’s performance and makes behind-the-scenes adjustments to keep the vehicle from colliding with obstacles, or within a safe region of the environment, such as a lane or open area.

“The real innovation is enabling the car to share (control) with you,” Anderson says. “If you want to drive, it’ll just… make sure you don’t hit anything.”

The group presented details of the safety system recently at the Intelligent Vehicles Symposium in Spain. (http://web.mit.edu/newsoffice/2012/mechanical-engineers-develop-intelligent-car-co-pilot-0713.html – Com adaptações.)

16 According to text IV, we may infer that A) the system presented will certainly identify hazards and make the driver face accidents. B) the system presented was developed by two MIT scientists. C) the system presented may cause crash accidents provided that the cars and roads are supplied with the

necessary devices. D) the system presented has been developed since last year. E) the system is considered semiautonomous because it enables the driver to have complete control of the car, all

of the time.

17 Classify the statements as T (true) or F (false) and mark the alternative which has the right sequence. ( ) The “intelligent co-pilot” doesn’t allow drivers to keep a straight trajectory unless it’s safe.

( ) The system uses devices which identify risks and help drivers avoid them.

( ) Sterling Anderson invented the “intelligent co-pilot” by himself in the MIT’s Department of Mechanical Engineering.

( ) The algorithm developed by Anderson and Lagnemma can prevent the vehicle from colliding with objects, such as barrels or cars.

A) T, T, F, T B) T, F, F, T C) T, T, T, F D) F, F, T, F E) F, T, F, T

18 According to the text, the word highlighted in the sentences corresponds to the meaning in brackets, EXCEPT in: A) “Barrels and cones dot an open field in Saline,…” (spread across) B) “The system allows a driver to control the vehicle,…” (prohibits) C) “A driver remotely steers the vehicle through the course…” (directs) D) “The system uses an onboard camera and laser rangefinder to identify hazards in a vehicle’s environment.”

(risks) E) “… an ‘intelligent co-pilot’ that monitors a driver’s performance and makes behind-the-scenes adjustments to

keep the vehicle from colliding with obstacles,…” (prevent)

19 Match the two columns classifying the “ing forms” and mark the alternative which presents the right sequence. 1. “ing form” used as a verb.

2. “ing form” used as a noun.

3. “ing form” used as an adjective.

( ) “… who has been testing the system…”

( ) “… adjustments to keep the vehicle from colliding with obstacles…”

( ) “The real innovation is enabling the car…”

( ) “… a PhD student in MIT’s Department of Mechanical Engineering…”

A) 1, 2, 1, 2 B) 1, 2, 3, 1 C) 2, 1, 2, 3 D) 2, 1, 2, 1 E) 3, 3, 1, 2

20 The word “driver” in “… a driver remotely steers the vehicle through the course…” is formed by the verb ‘drive’ and the suffix ‘-er’, which denotes occupation or profession. Mark the alternative which presents a similar case. A) Laser. B) Maneuver. C) Researcher. D) Steer. E) Danger.

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA (INT)

TÉCNICO 1-I / QUÍMICA ANALÍTICA (11-T) - 6 -

Prova aplicada em 02/09/2012 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 03/09/2012

21 Each verb tense presents verb aspects which reveal what we want to express about the point in time the action takes place. The highlighted verb tense in “The system uses an onboard camera and laser rangefinder…” expresses A) an action that started and finished in the past. B) an action that happened in the past at a definite past time. C) an action that happened in the past at an indefinite past time. D) an action that happened in the past before another past action took place. E) a declaration based on observation.

22 Mark the alternative that presents the correct relation between the fragment and the brackets. I. “Anderson, who has been testing the system in Michigan since last September, describes it as an ‘intelligent co-

pilot’ that monitors a driver’s performance…” (Anderson)

II. “… the researcher instructs the driver to keep the wheel straight – a trajectory that appears to put the vehicle

on a collision course with a barrel.” (trajectory)

III. “Anderson, who has been testing the system in Michigan since last September, describes it as an ‘intelligent co-

pilot’ that monitors a driver’s performance” (co-pilot)

A) I, II and III are incorrect. D) Only II and III are correct. B) Only I and II are correct. E) Only I and III are correct. C) I, II and III are correct. Read text V and answer questions 23 to 25.

Science and the olympics: technology's increasing role in the games

People used to rarely associate science with sports, but increased engineering research and investment in technology by professional sporting organizations have merged the two industries, especially in the 2012 London Olympics.

Scientists and engineers played a significant role in shaping the Great Britain Olympic team, according to BBC News. Though the partnership between sports and science has been a relatively new development, the impact of it can be seen across a number of different events.

Mobile technology, smartphones and tablet computers are found in droves at the London Olympics, as coaches, players and country officials can be seen using these devices to gauge and improve their performance.

According to the news outlet, the ease with which these devices can be integrated into sports has been surprising, but the results are hard to ignore.

(http://why.knovel.com/all-engineering-news/1752-science-and-the-olympics-technologys-increasing-role-in-the-games.html – Com adaptações.)

23 The main idea of the first paragraph is that A) the 2012 London Olympics marked the disassociation between science and sports through research and

investment in technology. B) the 2012 London Olympics marked the partnership between science and sports through research and

investment in technology. C) the research and investment in technology have proved to be fruitless in the 2012 London Olympics. D) the partnership between sports and science has been a relatively old development. E) the 2012 London Olympics showed that people have always credited the association between science and

sports.

24 The passive voice in “Mobile technology, smartphones and tablet computers are found in droves at the London

Olympics” in the active voice is A) Droves at the London Olympics find mobile technology, smartphones and tablet computers. B) Droves found mobile technology, smartphones and tablet computers at the London Olympics. C) People found mobile technology, smartphones and tablet computers in droves at the London Olympics. D) People are found mobile technology, smartphones and tablet computers in droves at the London Olympics. E) People find mobile technology, smartphones and tablet computers in droves at the London Olympics.

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA (INT)

TÉCNICO 1-I / QUÍMICA ANALÍTICA (11-T) - 7 -

Prova aplicada em 02/09/2012 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 03/09/2012

25 The conjunction highlighted in “Though the partnership between sports and science has been a relatively new

development…” could be replaced, without change of meaning, by A) on top of. B) besides. C) thus. D) despite. E) yet.

CCOONNHHEECCIIMMEENNTTOOSS EESSPPEECCÍÍFFIICCOOSS 26 A mistura de 1,39 g de ácido salicílico com 0,4 g de metanol, após a reação (representada a seguir) e a separação dos componentes, obteve 0,76 g do produto principal.

Ácido salicílico + metanol → Salicilato de metila* + H2O * Produto principal.

Assinale a alternativa que representa o rendimento da reação e a função orgânica do produto principal. (Considere as massas molares (g/mol

–1): Ácido salicílico = 139; Metanol = 32; Salicilato de metila = 152.)

A) 20% de éter. B) 50% de éter. C) 50% de éster. D) 80% de éster. E) 80% de éter.

27 Técnicas espectroanalíticas requerem soluções denominadas “padrões” para a construção de curvas analíticas. Dentre os diversos padrões, cita-se o nitrato de ferro (III). A respeito de uma solução 12,1% p/p–1 deste padrão, assinale a afirmativa correta. (Considere as massas molares (g/mol

–1): Nitrato de ferro (III) = 242; Nitrogênio = 14; Oxigênio = 16.)

A) Em 10,0 g de solvente há 1,21 gramas de padrão. D) Em 20,0 g de solução há 2,42 gramas de padrão. B) Em 10,0 g de solução há 1,21 gramas de ferro. E) Em 20,0 g de solvente há 2,42 gramas de padrão. C) Em 10,0 g de solução há 3 mols de nitrato.

28 Ao preparar 250 mL de solução 0,004 mol L–1 de sulfato de cobre (II), notou-se que no laboratório só havia disponível sulfato de cobre (II) penta-hidratado. Qual alternativa expressa corretamente o procedimento a ser adotado para preparar a solução? (Considere os valores referentes às massas (g/mol

–1): H2O = 18; Sulfato de cobre anidro = 159,5.)

A) Medir 159,5 mg do sulfato de cobre (II) penta-hidratado, transferir quantitativamente para um béquer de 250 mL e, após dissolvê-lo, ajustar o volume com água.

B) Medir 159,5 mg do sulfato de cobre (II) penta-hidratado, transferir quantitativamente para um balão volumétrico de 250 mL e, após dissolvê-lo, ajustar o volume com água.

C) Medir 249,5 mg do sulfato de cobre (II) penta-hidratado, transferir quantitativamente para um béquer de 250 mL e, após dissolvê-lo, ajustar o volume com água.

D) Medir 249,5 mg do sulfato de cobre (II) penta-hidratado, transferir quantitativamente para um balão volumétrico de 250 mL e, após dissolvê-lo, ajustar o volume com água.

E) Medir 638 mg do sulfato de cobre (II) penta-hidratado, transferir quantitativamente para um balão volumétrico de 250 mL e, após dissolvê-lo, ajustar o volume com água.

29 Ao ser dissolvido 1,655 g de nitrato de chumbo em um recipiente adequado e ajustado o volume para 10,00 mL. Em seguida, o recipiente foi devidamente rotulado e armazenado. Assinale a alternativa que indica a concentração INCORRETA do rótulo. (Considere massa molar: Pb (NO3)2 = 331 g/mol

–1; Eq. = equivalente ou equivalente-grama.)

A) 1,0 Eq. L–1. B) 1,0 M. C) 1,0 N. D) 16,55% p v–1. E) 16,55 g/100 mL.

30 A cromatografia é um método ou conjunto de métodos físico-químicos de separação de misturas, identificação e quantificação de seus componentes. A respeito desta técnica analítica, é correto afirmar que A) a cromatografia gasosa faz uso de uma fase estacionária gasosa e pode ser aplicada na separação de quaisquer

substâncias orgânicas. B) a cromatografia gasosa faz uso de uma fase móvel gasosa e pode ser utilizada na separação de quaisquer

substâncias orgânicas. C) a cromatografia gasosa faz uso de uma fase móvel gasosa e pode ser utilizada na separação de substâncias

orgânicas estáveis em temperaturas de 300 a 400°C. D) a cromatografia líquida de alta eficiência faz uso de uma fase móvel gasosa e pode ser utilizada na separação de

substâncias orgânicas estáveis em temperaturas de 300 a 400°C. E) na cromatografia líquida em fase reversa, a fase móvel é constituída de um solvente polar.

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA (INT)

TÉCNICO 1-I / QUÍMICA ANALÍTICA (11-T) - 8 -

Prova aplicada em 02/09/2012 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 03/09/2012

31 No intuito de se determinar nitroglicerina, dissolveu-se 0,454 g de amostra em metanol. O volume foi ajustado em 100 mL com o próprio solvente. Retirou-se uma alíquota de 10,0 mL e adicionou-se 25 mL de solução 0,100 mol L–1 de cloreto de titânio (III). O excesso de titânio foi titulado com 7,00 mL de solução 0,1 mol L–1. Considere: • Nitroglicerina = C3H5O3(NO2)3; Massa molar da nitroglicerina = 227 g mol

–1.

• C3H5O3(NO2)3 + 18 Ti3+

+ 12 H2O → C3H5O3(NH2)3 + 18 Ti4+

+ 18 OH–.

• Fe3+

+ Ti3+

→ Ti4+

+ Fe2+

.

Qual é o teor de nitroglicerina na amostra analisada?

A) 75% B) 50% C) 25% D) 10% E) 5%

32 Preparou-se 250 mL de solução 0,100 mol L–1 do hidróxido de sódio a partir de uma solução 50% p/v–1. Após preparar a solução, foi necessário padronizá-la com biftalato de potássio. Para isso, dispõe-se de buretas de 50,0 mL, balões e pipetas de vários volumes. O volume que se deve utilizar para preparar a solução e a massa de padrão primário para padronizá-la, de modo que seja utilizada a metade do volume da bureta, são, respectivamente, (Considere: Biftalato de potássio = 204 g/mol

–1; Hidróxido de sódio = 40,0 g/mol

–1; p/v

–1 = m/v

–1; Reação do

titulante com o padrão primário 1:1.)

A) 0,200 mL de NaOH 50% p/v–1 e 510 mg de padrão primário. B) 0,200 mL de NaOH 50% p/v–1 e 1,020 g de padrão primário. C) 2,00 mL de NaOH 50% p/v–1 e 510 mg de padrão primário. D) 2,00 mL de NaOH 50% p/v–1 e 1,020 g de padrão primário. E) 20,0 mL de NaOH 50% p/v–1 e 510 mg de padrão primário.

33 Um laboratório recebeu um frasco contendo um líquido vermelho de coloração bastante acentuada, aspecto turvo e pH próximo à neutralidade. Foi requisitada a determinação de cloreto deste líquido. Qual técnica (ou método) deve ser adotada para realizar a determinação de cloreto na amostra? A) Titulação potenciométrica, utilizando nitrato de prata como titulante. B) Método de Volhard, utilizando nitrato de ferro (III) como indicador. C) Método de Mohr, utilizando cromato de potássio como indicador. D) Potenciométrica direta com eletrodo padrão de vidro. E) Espectrometria UV-VIS, selecionando λ máximo e utilizando cubetas de quartzo.

34 A análise “titrimétrica”, também denominada “volumetria”, é um método de via úmida que desempenha importante papel na química analítica moderna. Os métodos volumétricos são classificados em função de características reacionais comuns a um dado grupo. Sobre os métodos volumétricos comumente empregados, é correto afirmar que o(a) A) alcalimetria compreende a titulação de espécies ácidas com solução padrão de base forte. Nesta, o ponto final

é sinalizado pelo uso de indicadores cuja coloração nas formas ionizadas e não ionizadas são diferentes. B) argentimetria, também chamada método argentométrico, envolve a utilização de soluções-padrão de nitrato de

prata para titulação de haletos e outros ânions que formam sais de prata pouco solúveis. C) ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) é o ligante mais empregado nos métodos complexométricos. Este

ligante combina com íons metálicos na proporção 1:1, independentemente da carga do cátion. D) dicromato de potássio é um padrão primário e sua solução é indefinidamente instável, quando armazenada

corretamente, e bastante empregada na determinação de ferro em minérios, mesmo na presença de quantidades moderadas de cloreto.

E) titulante nos métodos permanganimétricos é o padrão primário KMnO4. As soluções deste agente oxidante apresentam forte coloração violeta e, por isso, dispensam o uso de indicadores na maioria das titulações.

35 Uma solução de trabalho foi preparada pela transferência de 5,0 mL de solução 0,100 M de um ácido HA para um balão de 250 mL. Após ajustar o volume, 2,0 mL da solução foram transferidos para um erlenmeyer e iniciou-se a titulação com HCl 0,001 M. Esta titulação foi conduzida sob constante agitação magnética, acompanhada com um eletrodo de pH. Haverá um salto brusco de potencial após a adição de qual quantidade de titulante? A) 1,0 mL B) 2,0 mL C) 3,0 mL D) 4,0 mL E) 5,0 mL

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA (INT)

TÉCNICO 1-I / QUÍMICA ANALÍTICA (11-T) - 9 -

Prova aplicada em 02/09/2012 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 03/09/2012

36 Um laboratório de química orgânica recebeu uma amostra para a determinação da quantidade de grupos etoxila (CH3CH2O—). A única informação a respeito do composto é que sua massa molar é igual a 500 g/mol–1. Então, foi realizada a determinação gravimétrica baseada nas reações representadas a seguir e, a partir de 10 mg de amostra, obteve-se 23,5 mg de iodeto de prata (massa molar = 235 g/mol–1).

R(OCH2CH3)x + HI → ROH + x CH3CH2I CH3CH2I + Ag+ + OH– → AgI + CH3CH2OH

Quantos grupos etoxila existem na molécula presente no frasco? A) 5 B) 4 C) 3 D) 2 E) 1

37 Em uma análise gravimétrica de fosfomolibdato de amônio e de oxalato de cálcio, deve-se realizar a filtração de modo que os erros devidos às perdas de precipitado sejam mínimos ou nulos. Encontra-se disponíveis no laboratório três tipos de papéis de filtração, conforme especificações na tabela a seguir.

Tipo de papel de filtro Tamanho das partículas retidas (µm)

Alta porosidade > 20 – 25

Média porosidade > 8

Baixa porosidade > 2,7 (Considere o tamanho de partículas características (µm): (NH4)3[PO4(MoO3)12] = 20; CaC2O4 = 15.)

Em relação às características dos precipitados, quais papéis devem ser utilizados? A) Fosfomolibdato de amônio: porosidade baixa ou média / Oxalato de cálcio: porosidade média. B) Fosfomolibdato de amônio: porosidade média ou alta / Oxalato de cálcio: porosidade baixa. C) Fosfomolibdato de amônio: porosidade baixa ou média / Oxalato de cálcio: porosidade alta ou média. D) Fosfomolibdato de amônio: porosidade média ou alta / Oxalato de cálcio: porosidade baixa ou média. E) Fosfomolibdato de amônio: porosidade média / Oxalato de cálcio: porosidade alta ou média.

38 Um analista, ao fazer a cotação, pesquisou alguns dessecantes frequentemente utilizados. Dentre eles, encontram-se: 1 – sulfato de cálcio; 2 – perclorato de magnésio; 3 – cloreto de cálcio; e, 4 – pentóxido de fósforo. Assinale a alternativa que expressa corretamente as fórmulas dos dessecantes (ou agentes de secagem) pesquisados. A) 1. CaSO3 2. Mg(ClO3)2 3. CaCl 4. P2O5 B) 1. CaSO4 2. Mg(ClO2)2 3. CaCl 4. PO5 C) 1. CaSO3 2. Mg(ClO4)2 3. CaCl2 4. P2O5 D) 1. CaSO4 2. Mg(ClO4)2 3. CaCl2 4. P2O5 E) 1. CaSO4 2. Mg(ClO)2 3. CaCl2 4. PO5

39 Transferiu-se 5,00 mL de um ácido HX (50 g/mol–1) de pureza analítica (P. A.) para um balão volumétrico de 500 mL e ajustou-se o volume. É necessário rotular a solução preparada com qual concentração? (Considere sobre o ácido P.A.: densidade = 1,20 g/mL

–1; pureza = 80% p/p.)

A) 0,100 M B) 0,200 M C) 0,500 M D) 1,00 M E) 1,50 M

40 Após realização de uma série de sínteses em meio ácido, cada solução apresentava aspecto turvo, indicando duas fases. Foram gerados 19 tubos de 15 mL após a síntese. Com o objetivo de acelerar a separação das fases, foi proposta a centrifugação das soluções. Sabe-se que o laboratório tinha disponível uma centrífuga com capacidade de 20 tubos de 15 mL, igualmente distribuídos em quatro posições. Qual procedimento deve ser seguido a respeito da separação, sabendo-se que as soluções apresentam densidade muito superior à densidade da água? A) Centrifugar todos os tubos em uma única vez. B) Centrifugar apenas 18 tubos e descartar o último. C) Centrifugar os 19 tubos e mais um tubo preenchido com água. D) Ajustar devidamente a massa de um tubo e centrifugar com os 19 tubos. E) Não centrifugar as soluções devido à impossibilidade de utilizar número ímpar.

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA (INT)

TÉCNICO 1-I / QUÍMICA ANALÍTICA (11-T) - 10 -

Prova aplicada em 02/09/2012 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 03/09/2012

41 Foi realizada a titulação de 25 mL de uma solução de ácido oxálico (H2C2O4) com 20,0 mL NaOH 0,10 ml L–1. Qual a concentração deveria estar no rótulo da solução titulada? A) 0,08 mol/L–1. B) 0,10 mol/L–1. C) 0,12 mol/L–1. D) 0,14 mol/L–1. E) 0,16 mol/L–1.

42 Com o objetivo de realizar uma pré-concentração por “ponto nuvem”, foi preparada uma solução do complexante da seguinte maneira: dissolução de 0,36004 g de complexante em 25 mL de Triton X–114 20% p/v e ajuste do volume com água para 100 mL. Qual é a concentração da solução preparada? (Considere: massa molar do complexante = 360,04 g/mol

–1.)

A) Complexante 0,01 mol/L–1 em Triton X–114 5% p/v. B) Complexante 0,01 mol/L–1 em Triton X–114 10% p/v. C) Complexante 0,01 mol/L–1 em Triton X–114 20% p/v. D) Complexante 0,04 mol/L–1 em Triton X–114 5% p/v. E) Complexante 0,04 mol/L–1 em Triton X–114 20% p/v.

43 O pHmetro ou medidor de pH é um aparelho utilizado para medição de pH, constituído basicamente por um eletrodo e um circuito potenciômetro. A leitura do aparelho é feita em função da leitura da tensão que o eletrodo gera quando submerso na amostra. A intensidade da tensão medida é convertida para uma escala de pH. O aparelho faz essa conversão, tendo uma escala usual de 0 a 14 de pH. Sobre o uso desse equipamento, assinale a etapa INCORRETA. A) Preparação do pHmetro: verifica-se a voltagem do equipamento antes de conectá-lo à rede elétrica. B) Limpeza do eletrodo: deve ser realizada com bastante água destilada contida em pisceta e secá-lo com papel

absorvente esfregando a membrana. C) Padronização do pHmetro: mergulha-se o bulbo do eletrodo dentro de uma solução tampão de pH conhecido

para ajustá-lo. D) Leituras de pH das soluções: mergulha-se o bulbo do eletrodo dentro da solução de que se quer determinar o pH. E) Armazenamento do eletrodo: realiza-se a sua limpeza e mantém-se sempre em solução de KCl.

44 Dois tipos de espectrômetros são empregados na espectroscopia no infravermelho (IV): os do tipo dispersivo e a variedade transformada de Fourier (FTIR). A maioria dos espectrômetros de bancada FTIR são do tipo feixe único. Para se alcançar o espectro da amostra, primeiro obtém-se um espectro do fundo. Depois, consegue-se o espectro da amostra. Finalmente, é calculada a razão entre o espectro de feixe único da amostra e o espectro do fundo e é registrada a absorbância ou transmitância versus o comprimento de onda. As maiores vantagens dos instrumentos FTIR sobre os espectrômetros dispersivos são, EXCETO: A) Calibração do comprimento de onda mais exata. D) Maior velocidade e sensibilidade. B) Desenho mecânico simples. E) Menor aproveitamento da potência luminosa. C) Eliminação de problemas de emissão no IV.

45 A cromatografia é um método empregado de forma ampla e que permite a separação, identificação e determi-nação de componentes químicos em misturas complexas. A cromatografia tem sido aplicada em diversos siste-mas e técnicas, apresentando, em comum, o uso de uma fase estacionária e de uma fase móvel. Em relação às fases estacionária e móvel, é correto afirmar que A) as separações ocorrem com base nas diferenças de velocidade de migração entre os componentes da fase

estacionária. B) os componentes da mistura são transportados através da fase móvel pelo fluxo da fase estacionária. C) a fase móvel é imobilizada em uma coluna ou sobre uma superfície plana, podendo ser um gás, líquido ou

fluido supercrítico. D) os componentes que são fortemente retidos na fase móvel se movem lentamente com o fluxo da fase

estacionária. E) os componentes se separam em bandas ou zonas ao longo do comprimento da coluna por consequência da

diferença de mobilidade.

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA (INT)

TÉCNICO 1-I / QUÍMICA ANALÍTICA (11-T) - 11 -

Prova aplicada em 02/09/2012 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 03/09/2012

46 Considerando a molécula do eugenol, cuja fórmula estrutural está esquematizada ao lado, é correto afirmar que possui A) átomos de carbono com hibridação sp1.

B) carbono quaternário.

C) fórmula molecular C10H11O2.

D) função éster.

E) função fenol.

47 As medidas de absorção na região do ultravioleta ou visível possuem uma grande aplicação para a identificação e determinação de uma enorme quantidade de espécies inorgânicas e orgânicas. Em relação à tal técnica, é INCORRETO afirmar que o(a) A) analito se encontra inicialmente em seu estado de energia mais baixo. B) analito recebe um estímulo e sofre uma transição para um estado de maior energia. C) radiação eletromagnética é medida a partir da energia absorvida durante a excitação. D) absorção da radiação aumenta a intensidade da radiação eletromagnética incidente. E) analito absorve suas próprias frequências características da radiação eletromagnética.

48 A precisão descreve a reprodutibilidade das medidas, ou seja, a proximidade entre os resultados que foram obtidos exatamente da mesma forma. Geralmente, a precisão de uma análise é determinada pela repetição da medida (réplicas da amostra). São termos amplamente empregados para descrever a precisão de um conjunto de dados de réplicas, EXCETO: A) Desvio-padrão. D) Desvio-padrão relativo. B) Variância. E) Mediana. C) Coeficiente de variação.

49 Existem vários modelos de balanças analíticas e as técnicas de operação diferem conforme o fabricante. Assinale a alternativa que apresenta uma regra de uso comum a todas. A) Os objetos a serem pesados devem ser tocados com as mãos. B) Os reagentes a serem pesados devem ser colocados diretamente no prato. C) A corrente de ar é indiferente na leitura do valor obtido. D) Os objetos a serem pesados podem estar em temperaturas diferentes do prato. E) O marcador deve estar na posição zero quando o instrumento não for utilizado.

50 Os símbolos de periculosidade são formas claras e rápidas de se identificar o perigo de um reagente químico. Caso sejam utilizados reagentes com o seguinte desenho nos rótulos, significa que tais produtos são classificados como A) corrosivos.

B) explosivos.

C) inflamáveis.

D) oxidantes.

E) tóxicos.

INSTRUÇÕES

RESULTADOS E RECURSOS

1.Material a ser utilizado: caneta esferográfica azul ou preta. Os objetos restantes devem ser colocados em local indicado pelo fiscal da sala, inclusive aparelho celular desligado e devidamente identificado.

2.Não é permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos nem a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta, protetor auricular, lápis, borracha, corretivo. Especificamente, não é permitido o candidato ingressar na sala de provas sem o devido recolhimento, com respectiva identificação, dos seguintes equipamentos: bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, relógio digital, etc.

3.Durante a prova, o candidato não deve levantar-se, comunicar com outros candidatos e nem fumar.

4.A duração da prova é de 04 (quatro) horas, já incluindo o tempo destinado à entrega do Caderno de Provas e à identificação – que será feita no decorrer da prova – e ao preenchimento do Cartão de Respostas (Gabarito).

5.Somente em caso de urgência pedir ao fiscal para ir ao sanitário, devendo no percurso permanecer absolutamente calado, podendo antes e depois da entrada sofrer revista através de detector de metais. Ao sair da sala no término da prova, o candidato não poderá utilizar o sanitário. Caso ocorra uma emergência, o fiscal deverá ser comunicado.

6.O Caderno de Provas consta de 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha. Leia-o atentamente.

7.Será aplicada Prova Discursiva somente para os candidatos ao cargo de Pesquisador Adjunto I.

8.As questões das provas objetivas são do tipo múltipla escolha, com 05 (cinco) opções (A a E) e uma única resposta correta.

9.Ao receber o material de realização das provas, o candidato deverá conferir atentamente se o Caderno de Provas corresponde ao cargo a que está concorrendo, bem como se os dados constantes no Cartão de Respostas (Gabarito) que lhe foi fornecido, estão corretos. Caso os dados estejam incorretos, ou o material esteja incompleto ou tenha qualquer imperfeição, o candidato deverá informar tal ocorrência ao fiscal.

10.Os fiscais não estão autorizados a emitir opinião e prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas. Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir.

11.O candidato poderá retirar-se do local de provas somente a partir dos 90 (noventa) minutos após o início de sua realização, contudo não poderá levar consigo o Caderno de Provas, somente sendo permitida essa conduta apenas no decurso dos últimos 30 (trinta) minutos anteriores ao horário previsto para o seu término.

12.Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala só poderão sair juntos. Caso o candidato insista em sair do local de aplicação da prova, deverá assinar termo desistindo do Concurso Público e, caso se negue, deverá ser lavrado Termo de

- As provas aplicadas, assim como os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no site www.idecan.org.br, às 16h00min do dia subsequente ao da realização das provas escritas.

- Os recursos deverão ser apresentados, conforme determinado no item 8 do Edital de Concurso Público nº. 001/2012, sendo observados os seguintes aspectos:

a) O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos preliminares das provas objetivas disporá de 02 (dois) dias úteis, a contar do dia subsequente ao da publicação, em requerimento próprio disponibilizado no link correlato ao Concurso Público no site www.idecan.org.br.

b) A interposição de recursos poderá ser feita somente via Internet, através do Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, com acesso pelo candidato ao fornecer dados referentes à sua inscrição apenas no prazo recursal, ao IDECAN, conforme disposições contidas no site www.idecan.org.br, no link correspondente ao Concurso Público.