mineração e territórios no brasil

17

Upload: dinhnga

Post on 09-Jan-2017

254 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 2: Mineração e territórios no Brasil

Contextualização sociopolítica

A partir dos primeiros anos do séc. XXI, os conflitos territoriais no continente sulamericano recrudescederam globalização e prioridade dada à Indústria Mineral (IM).

Transferência e consolidação de projetos extrativos do Norte para territórios no Sul, periferias em geral.

Mineração não conta com normas internacionais de boas práticas fraca governança nos países receptores.

Recursos minerais são finitos e não renováveis transfere-se para o futuro o custo do fechamento de minas ou interrupção da atividade.

Nesse contexto, multiplicam-se, no mundo, os conflitos, alguns muito intensos e violentos licença social para operar é tida como 3º maior risco da mineração (Ernest & Young).

Numa estratégia empresarial de diminuição de riscos e resistências programas de responsabilidade social.

Page 3: Mineração e territórios no Brasil

Mineração no Brasil

É grande a influência dos empresários na governança da atividade de extração de recursos minerais subsolo pertence à União e o governo central concessiona.

Licenças: para minerar governo central (DNPM); ambiental concedida pelo órgão ambiental estadual ou federal (IBAMA); Não existe a obrigação legal da licença social.

Page 4: Mineração e territórios no Brasil

Para falar dos impacto

Para falar sobre os impactos da mineração no Brasil e sobre os principais conflitos decorrentes da oposição de interesses entre as empresas mineradoras e as populações locais, vamos usar os mais de cem estudos de casos que integram o Banco de Dados:

“Recursos Minerais e Territórios: impactos humanos, socioambientais e

econômicos”.

Page 5: Mineração e territórios no Brasil

Banco de dados CETEM

http://verbetes.cetem.gov.br/verbetes/Inicio.aspx

http://www.cetem.gov.br/biblioteca/publicacoes/livros

Page 6: Mineração e territórios no Brasil
Page 7: Mineração e territórios no Brasil

Outras publicações

Page 8: Mineração e territórios no Brasil

Impactos da mineração no Brasil

Lixiviação* e uso de mercúrio na exploração do ouro:

O Brasil tem milhares de minas abandonadas, muitas datando da época do ciclo do ouro, e a lixiviação dessas minas abandonadas de ouro continuam sendo fonte significativa de poluição por arsênio nos sistemas aquáticos.

Outra fonte de contaminação é o mercúrio, um dos metais pesados mais tóxicos para a saúde humana. Ele é muito utilizado pelos garimpeiros para aumentar a recuperação das partículas de ouro. Este metal líquido tem a propriedade de capturar os grãos de ouro formando um amálgama.

*Deslocamento ou arraste, por meio. líquido, de certas substâncias contidas nos resíduos sólidos (ABNT).

Page 9: Mineração e territórios no Brasil

Impactos da mineração no Brasil

A norte americana Bethlehem Steel Corporation abandonou a mina de manganês, na Serra do Navio, em Após a exaustão da jazida do minério ficou um passivo de imensas pilhas de rejeitos e de finos, que têm contaminado, por arsênio e metais pesados, o rio Amazonas e seus afluentes, chegando ao oceano Atlântico.

Outro caso de disposição inadequada de rejeitos aconteceu em Boquira (BA), onde, ao longo de mais de três décadas, foi realizada lavra de minério de chumbo. O rompimento de uma antiga barragem de contenção afetou mananciais e solos.

Entre 1960 e 1993, a Plumbum Mineração e Metalurgia Ltda produziu e comercializou em Santo Amaro (BA) cerca de 900 mil toneladas de chumbo, gerando um passivo ambiental de milhões de toneladas de rejeito e cerca de 500 mil toneladas de escória contaminada com metais pesados.

Page 10: Mineração e territórios no Brasil

Conflitos com as populações

Os principais conflitos envolvem populações: tradicionais; ribeirinhas; rurais e urbanas na área de influência da mineração.

Há ainda conflitos em áreas com grande patrimônio natural, produção tradicional ou extrativista, atividade turística.

Page 11: Mineração e territórios no Brasil

Conflitos com QuilombolasQuilombolas são descendentes de africanos escravizados que mantêm suas tradições culturais, de subsistência e religiosas.

A comunidade quilombola de Jambuaçu, no Pará, vive um histórico de conflito com a empresa Vale, que se intensificaram depois que a empresa iniciou a construção de um mineroduto para transportar o caulim.

Em 2006, após a queda de uma das pontes da região, a Vale descumpriu o prazo para de finalização das obras prometidas, deixando a população local mais revoltada. Líderes da comunidade derrubaram a torre de transmissão de energia da empresa. Outro grupo bloqueou a estrada de acesso ao canteiro de obras do mineroduto.

Depois de diversos acordos não cumpridos pela empresa, em 2010, o MPF determinou a suspensão das atividades da Vale em Paragominas e o pagamento de compensação mensal no valor de cinco salários mínimos as 788 famílias remanescentes de quilombo e a implantação de projeto de geração de renda.

Page 12: Mineração e territórios no Brasil

Medidas de compensação Numa tentativa de obter a chamada “licença social para operar”, muitas

empresas têm adotado estratégias para ampliar o diálogo com a sociedade.

Um caso exemplar é o projeto Juruti Sustentável, implantado pela Alcoa, após ampla mobilização da população que rejeitava o projeto de extração de bauxita em função dos impactos ambientais.

O projeto prevê a participação da população na renda da extração do minério, além da construção de um hospital, salas de aula e tratamento de água.

Na área de influência do projeto há 45 comunidades tradicionais incluídas num Projeto Agroextrativista, mas parte da PAE foi outorgado ao grupo minerador agravando conflitos.

As comunidades conseguiram algo inédito: receber royalties pela extração do minério,mesmo sem título de propriedade da terra.

Page 13: Mineração e territórios no Brasil

Responsabilidade Social Empresarial

Projetos como Juruti Sustentável se enquadram na chamada Responsabilidade Social Empresarial (RSE).

São ações compensatórias desenvolvidas diretamente pelas empresas para as populações visando criar impactos positivos sobre sua imagem, numa estratégia de marketing, que têm se tornado uma fonte de vantagem competitiva para as empresas de mineração.

Quando se analisa o valor investido pelas empresas nesses programas percebe-se que representam um percentual bem pequeno do faturamento, em geral menos de 1%.

Page 14: Mineração e territórios no Brasil

Bibliografia ABM Brasil. As primeiras usinas para trabalhar ferro e aço. Site, s.d. ARAUJO, Eliane Rocha; OLIVIERI, Renata Damico; FERNANDES, Francisco Rego

Chaves. Atividade mineradora gera riqueza e impactos negativos nas comunidades e no meio ambiente. In: FERNANDES, Francisco Rego Chaves; ALAMINO, Renata de Carvalho Jimenez; ARAUJO, Eliane Rocha (Editores). Recursos Minerais e Comunidade: impactos humanos, socioambientais e econômicos, p. 1-12. Rio de Janeiro, CETEM/MCTI, 2014.

BANCO DE DADOS RECURSOS MINERAIS E TERRITÓRIOS. Garimpo ilegal na ilegal na Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR). CETEM/MCTI, 2014.

BLOG DA HISTÓRIA. Açucareira vs Mineração, s.d. COSTA, Carla G.; FERNANDES, Francisco R. C. Governação e responsabilidade social

empresarial: a necessária convivência. In: FERNANDES, Francisco R. C.; BERTOLINO, Luiz Carlos; EGLER, Sílvia. Projeto Santo Amaro – Bahia: aglutinando ideias, construindo soluções, p. 42-63. Rio de Janeiro, CETEM/MCTI, 2012.

BONGIOVANNI, Luiz Antonio. Estado, burocracia e mineração no Brasil (1930-1945). Dissertação Mestrado, Unicamp, 1994.

BRASIL, Ministério de Minas e Energia. Histórico da mineração brasileira. Brasília (DF), 2013.

FIGUEIRÔA, Silvia F. de M. Mineração no Brasil: aspectos técnicos e científicos de suas história na Colônia e no Império (séculos XVIII-XIX). América Latina en la Historia Económica, v. 1, n. 1, p. 41-55, 1994.

G1. PF faz operação de combate à extração ilegal de ouro em Roraima, 7 mai. 2015.

Page 15: Mineração e territórios no Brasil

Bibliografia GUEDES, Jefferson. Exploração de minério de ferro em Conceição do Mato Dentro

(MG) afeta meio social e ambiente. In: FERNANDES, Francisco Rego Chaves; ALAMINO, Renata de Carvalho Jimenez; ARAUJO, Eliane Rocha (Editores). Recursos Minerais e Comunidade: impactos humanos, socioambientais e econômicos. Rio de Janeiro, CETEM/MCTI, 2014a.

GUEDES, Jefferson. Exploração de bauxita gera danos socioambientais em Juriti (PA). In: FERNANDES, Francisco Rego Chaves; ALAMINO, Renata de Carvalho Jimenez; ARAUJO, Eliane Rocha (Editores). Recursos Minerais e Comunidade: impactos humanos, socioambientais e econômicos. Rio de Janeiro, CETEM/MCTI, 2014b.

HISTORIANET. A mineração no Brasil colonial. Site, s.d. LINS, Fernando Antonio de Freitas; LOUREIRO, Francisco Eduardo de Vries Lapido;

ALBUQUERQUE, Gildo de Araújo Sá Cavalcanti. Brasil 500 anos. A construção do Brasil e da América Latina pela Mineração. Rio de Janeiro, CETEM/MCTI, 2000.

OLIVIERI, Renata Damico; ARAUJO, Eliane Rocha. Garimpo ilegal de ouro afeta soberania do povo Yanomami em Roraima (RR). Banco de dados Recursos Minerais e Territórios: impactos humanos, socioambientais e econômicos. CETEM/MCTI, 2014a.

OLIVIERI, Renata Damico; ARAUJO, Eliane Rocha. Garimpo ilegal na ilegal na Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR). Banco de dados Recursos Minerais e Territórios: impactos humanos, socioambientais e econômicos. CETEM/MCTI, 2014b.

OLIVIERI, Renata Damico; ARAUJO, Eliane Rocha. Garimpo ilegal na ilegal na Terra Indígena Roosevelt (RO). Banco de dados Recursos Minerais e Territórios: impactos humanos, socioambientais e econômicos. CETEM/MCTI, 2014c.

Page 16: Mineração e territórios no Brasil

Bibliografia OLIVIERI, Renata Damico; ARAUJO, Eliane Rocha. Extração da bauxita afeta

sociedade e ambiente em Oriximiná (PA). Banco de dados Recursos Minerais e Territórios: impactos humanos, socioambientais e econômicos. CETEM/MCTI, 2014d.

OLIVIERI, Renata Damico; ARAUJO, Eliane Rocha. Instalação de fosfateira em Anitápolis (SC) gera reação e é vetada pela Justiça. In: FERNANDES, Francisco Rego Chaves; ALAMINO, Renata de Carvalho Jimenez; ARAUJO, Eliane Rocha (Editores). Recursos Minerais e Comunidade: impactos humanos, socioambientais e econômicos. Rio de Janeiro, CETEM/MCTI, 2014.

SCHPREJER, Pedro. Mineração e beneficiamento de caulim afetam meio ambiente na Amazônia Oriental. Banco de dados Recursos Minerais e Territórios: impactos humanos, socioambientais e econômicos. CETEM/MCTI, 2014.

ERNEST & YOUNG. Riscos de negócios voltados para mineração e metais 2014–2015, 2014.

RIBEIRO, Maria Inês Ferreira da Costa de Almeida. Mineração e garimpo em Terras Indígenas. Banco de dados Recursos Minerais e Territórios: impactos humanos, socioambientais e econômicos. CETEM/MCTI, 2014.

VILLAS-BÔAS, Ana Lúcia. Mineração e Desenvolvimento Econômico: A questão nacional nas estratégias de desenvolvimento do setor mineral (1930-1964). Rio de Janeiro, CETEM/MCTI, 1995.

Page 17: Mineração e territórios no Brasil

Obrigado!

Francisco Rego Chaves [email protected]