metropole16 9 13

10
www.metropolejornal.com.br Ano 14 | Nº 3391 | 16 de setembro de 2013 Presidente: Ary Leonel da Cruz Diário de Circulação Nacional Segunda-feira São José dos Pinhais recebe terreno para o Corpo de Bombeiros Novo julgamento do mensalão pode ficar para 2014 se for aprovado pelo STF » O município de São José dos Pinhais rece- beu do Governo do Estado a doação de área para a construção de uma nova unidade do Cor- po de Bombeiro. Na manhã de sexta-feira (13) o prefeito em exercício, Toninho da Farmácia, participou, no Colégio Estadual Dom Pedro II em Curitiba, da cerimônia de entrega de certi- ficados do curso de formação de Brigada Esco- lar. Página 4 Copa Pinhais de Futsal 2013 terá início hoje » O jogo com a partici- pação de ex-profissionais de futebol, hoje (16), no Ginásio Poliesportivo Tan- credo de Almeida Neves, dará inicio a Copa Pinhais de Futsal 2013. Mais de 50 equipes estão confirmadas O vice-governador Flávio Arns, com Toninho da Farmácia e tenente coronel Fábio, do Corpo de Bombeiros No apagar das luzes, Coxa empata com o Bahia » Foi um jogo difícil neste domingo (15) no Couto Pereira. O Coritiba saiu atrás no placar e, com determinação, chegou ao empate no finalzinho do segundo tempo, com um bonito gol após bate e re- bate na área. Alex virou de bicicleta e balançou as re- des deixando o placar igual com dois gols para cada lado. O Coritiba enfrenta agora o Goiás na quinta- feira, novamente no Cou- to Pereira. » O Supremo Tribu- nal Federal (STF) vai de- cidir na próxima quarta- feira (18) se 12 réus con- denados na Ação Penal 470, processo do mensa- lão, terão novo julgamen- to. A votação sobre a va- lidade dos embargos in- fringentes está empatada em 5 a 5 e será retomada com voto do ministro Celso de Mello, último a votar. Se o Supremo de- cidir que os réus têm di- reito ao recurso, o novo julgamento poderá ocor- rer somente em 2014. » O secretário de Assistência Social, Imar Augusto, que também é o gestor do Fundo Municipal da Criança e do Adolescen- te, presidiu a primeira au- Foto: Divulgação CFC na 16ª edição do tradicio- nal campeonato do muni- cípio, que vai envolver apro- ximadamente 700 atletas. Os jogos começam a partir das 19h30, e seguem até o mês de dezembro. Página 7 Assistência Social apresenta balanço orçamentário Página 3 diência pública de presta- ção de contas do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e do FMDCA de 2013. Página 4 Atlético termina a 21ª rodada dentro do G4 » Apesar do revés no sábado (14), o Atlético Pa- ranaense terminou a 21ª rodada do Campeonato Brasileiro na quarta colo- cação e dentro do grupo de classificação para a Li- bertadores da América 2014, com 35 pontos. Página 10 Editais página 8 Página 10 Prefeitura participa de reunião sobre a Virada Cultural Página 4

Upload: fabiano-furtado

Post on 10-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

jornais

TRANSCRIPT

Page 1: Metropole16 9 13

w w w . m e t r o p o l e j o r n a l . c o m . b r

Ano 14 | Nº 3391 | 16 de setembro de 2013 Presidente: Ary Leonel da Cruz Diário de Circulação NacionalSegunda-feira

São José dos Pinhais recebeterreno para o Corpo de Bombeiros

Novo julgamento do mensalão podeficar para 2014 se for aprovado pelo STF

» O município de São José dos Pinhais rece-beu do Governo do Estado a doação de áreapara a construção de uma nova unidade do Cor-po de Bombeiro. Na manhã de sexta-feira (13)o prefeito em exercício, Toninho da Farmácia,participou, no Colégio Estadual Dom Pedro IIem Curitiba, da cerimônia de entrega de certi-ficados do curso de formação de Brigada Esco-lar. Página 4

Copa Pinhaisde Futsal 2013terá início hoje

» O jogo com a partici-pação de ex-profissionaisde futebol, hoje (16), noGinásio Poliesportivo Tan-credo de Almeida Neves,dará inicio a Copa Pinhaisde Futsal 2013. Mais de 50equipes estão confirmadas

O vice-governador Flávio Arns, com Toninho da Farmácia e tenente coronel Fábio, do Corpo de Bombeiros

No apagar

das luzes,

Coxa empata

com o Bahia» Foi um jogo difícil

neste domingo (15) noCouto Pereira. O Coritibasaiu atrás no placar e, comdeterminação, chegou aoempate no finalzinho dosegundo tempo, com umbonito gol após bate e re-bate na área. Alex virou debicicleta e balançou as re-des deixando o placar igualcom dois gols para cadalado. O Coritiba enfrentaagora o Goiás na quinta-feira, novamente no Cou-to Pereira.

» O Supremo Tribu-nal Federal (STF) vai de-cidir na próxima quarta-feira (18) se 12 réus con-denados na Ação Penal470, processo do mensa-lão, terão novo julgamen-to. A votação sobre a va-lidade dos embargos in-fringentes está empatadaem 5 a 5 e será retomadacom voto do ministroCelso de Mello, último avotar. Se o Supremo de-cidir que os réus têm di-reito ao recurso, o novojulgamento poderá ocor-rer somente em 2014.

» O secretário deAssistência Social, ImarAugusto, que também é ogestor do Fundo Municipalda Criança e do Adolescen-te, presidiu a primeira au-

Foto

: D

ivu

lga

ção C

FC

na 16ª edição do tradicio-nal campeonato do muni-cípio, que vai envolver apro-ximadamente 700 atletas.Os jogos começam a partirdas 19h30, e seguem até omês de dezembro.

Página 7

Assistência Socialapresenta balançoorçamentário

Página 3

diência pública de presta-ção de contas do ConselhoMunicipal da Criança e doAdolescente e do FMDCAde 2013.

Página 4

Atlético termina

a 21ª rodada

dentro do G4» Apesar do revés no

sábado (14), o Atlético Pa-ranaense terminou a 21ªrodada do CampeonatoBrasileiro na quarta colo-cação e dentro do grupode classificação para a Li-bertadores da América2014, com 35 pontos.

Página 10

Editais página 8Página 10

Prefeitura participade reunião sobre aVirada Cultural

Página 4

Page 2: Metropole16 9 13

2 | Segunda-feira, 16 de setembro de 2013 |

EUA: parceiro

tradicionalA recuperação da economia dos Estados Unidos

(EUA), embora lenta e gradual, enseja ao empresaria-do da indústria brasileiro a se reaproximar do parceirotradicional. Considere-se, que a nação americana é aúnica capaz, neste momento, de respaldar uma re-cuperação imediata da produção industrial brasileira,mesmo tendo em vista a potencialidade da economiachinesa; que arrefece aos poucos. O mercado america-no é um consumidor exigente e por isso enseja umacontrapartida de qualidade à altura dos produtos bra-sileiros. As questões políticas regionais, de caráter ideo-lógico e de afrouxamento da credibilidade institucio-nal com as denúncias de espionagem do governo ame-ricano nas questões internas do Brasil tendem a serequacionados á revelia do interesse imediato: a recupe-ração das exportações brasileiras de produtos manu-faturados; que rendem rápidas e importantes divisaspara o país.

Uma missão de representantes da indústria che-gou ontem a Washington, capital dos Estados Unidos,com o objetivo, entre outros, de discutir um acordo delivre comércio entre os dois países. A viagem, organiza-da pela Confederação Nacional da Indústria (CNI),inclui visita a órgãos do Poder Executivo e ao Congres-so norte-americano. A missão participa ainda da reu-nião anual do Conselho Empresarial Brasil-EstadosUnidos, formado por representantes do setor privadodos dois países.

O gerente executivo de Comércio Exterior da CNI,Diego Bonomo, disse que a agenda comercial entre oBrasil e os Estados Unidos não pode parar em funçãodo momento tenso, causado pelas denúncias de espio-nagem. "A questão da espionagem é grave e o Brasilfaz bem em se posicionar de maneira assertiva. MasEstados Unidos e Brasil têm momentos de aproxima-ção e distanciamento. A agenda econômica e comercialvem avançando independentemente desses ciclos.

Bonomo explicou que a missão de empresários atua-rá em Washington partindo da premissa de que serámantida a visita da presidente Dilma Rousseff aos Es-tados Unidos. Desde que o escândalo da espionagemveio à tona, o Palácio do Planalto ainda não se mani-festou sobre o que acontecerá com a viagem, marcadapara outubro. "Vamos discutir o que terá de interessedo setor privado nessa visita [da Dilma]", disse o ge-rente-executivo. Outro tema em pauta será um acordocomercial envolvendo o mercado brasileiro e o norte-americano.

"Queremos fomentar uma discussão sobre um po-tencial acordo comercial. Há dez anos - período de tem-po do governo de esquerda no país - o Brasil e EstadosUnidos não têm uma discussão formal sobre liberali-zação do comércio. A última foi em 2003, na reuniãoem Miami da Alca (Acordo de Livre Comércio dasAméricas), que enfrentou dificuldades de implemen-tação. O momento é oportuno para retomada da dis-cussão, já que os EUA dão sinais de recuperação dacrise econômica. "Eles vão sair com economia aquecidada crise e estão com uma agenda de acordos agressiva.O acordo deles com os europeus pode excluir os brasi-leiros desses dois mercados. Temos de nos posicionarpara não perdê-los", avaliou Bonomo.

Um indicativo do interesse do país em negociarum acordo com os brasileiros é que no Congresso nor-te-americano há uma frente de 35 parlamentares cria-da para discutir a agenda entre o Brasil e os EstadosUnidos, especialmente a econômica. "Esses parlamen-tares querem criar uma comissão só para o Brasil.Este será o tema discutido na visita ao Congresso",disse Diego Bonomo.

Editorial

Indústria brasileira buscaestreitar laços comerciaiscom os Estados Unidos

Brasília - Uma missão derepresentantes da indústriaembarcaram ontem hoje (15)para Washington, capital dosEstados Unidos, com o obje-tivo, entre outros, de discutirum acordo de livre comércioentre os dois países. A via-gem, organizada pela Confe-deração Nacional da Indús-tria (CNI), incluirá visita aórgãos do Poder Executivo eao Congresso norte-america-no. A missão participará ain-da da reunião anual do Con-selho Empresarial Brasil-Es-tados Unidos, formado porrepresentantes do setor priva-do dos dois países.

O gerente executivo deComércio Exterior da CNI,Diego Bonomo, disse que aagenda comercial entre o Bra-sil e os Estados Unidos nãopode parar em função do mo-mento tenso, causado pelasdenúncias de espionagem. "Aquestão da espionagem é gra-ve e o Brasil faz bem em seposicionar de maneira asser-tiva. Mas Estados Unidos eBrasil têm momentos deaproximação e distanciamen-

to. A agenda econômica e co-mercial vem avançando inde-pendentemente desses ciclos.Houve distanciamento em2010 por conta da negociaçãocom Turquia e Irã [o Brasilintermediou acordo para tro-ca de urânio]. No entanto,em 2011, Obama veio ao Bra-sil e assinou acordos de coo-peração comercial", lembra.Segundo ele, a CNI não seposicionará por enquanto so-bre a possibilidade de ter ha-vido espionagem com finseconômicos.

Bonomo explicou que amissão de empresários atua-rá em Washington partindoda premissa de que será man-tida a visita da presidentaDilma Rousseff aos EstadosUnidos. Desde que o escân-dalo da espionagem veio àtona, o Palácio do Planaltoainda não se manifestou so-bre o que acontecerá com aviagem, marcada para outu-bro. "Vamos discutir o queterá de interesse do setor pri-vado nessa visita [da Dil-ma]", disse o gerente-exe-cutivo. Outro tema em pauta

será um acordo comercial en-volvendo o mercado brasilei-ro e o norte-americano.

"Queremos fomentar umadiscussão sobre um potencialacordo comercial. Há dezanos os Brasil e Estados Uni-dos não têm discussão formalsobre liberalização do comér-cio. A última foi em 2003, nareunião em Miami da Alca[Acordo de Livre Comérciodas Américas, que enfrentoudificuldades de implementa-ção]", destacou. Para Bono-mo, o momento é oportunopara retomada da discussão,já que os EUA dão sinais derecuperação da crise econômi-ca. "Eles vão sair com econo-mia aquecida da crise e estãocom uma agenda de acordosagressiva. O acordo deles comos europeus pode excluir osbrasileiros desses dois merca-dos. Temos de nos posicionarpara não perdê-los", avalia.

Um indicativo do interes-se do país em negociar umacordo com os brasileiros éque no Congresso norte-ame-ricano há uma frente de 35parlamentares criada para

Pronatec: terminahoje prazo deinscrição para vagasremanescentesdo Sisutec

Os interessados em fazerum curso técnico gratuito têmaté hoje (16) para se inscreverno portal do Programa Nacio-nal de Acesso ao Ensino Técni-co e Emprego (Pronatec). As va-gas foram ofertadas em cidadesdas cinco regiões brasileiras eserão preenchidas por ordem deinscrição. Para concorrer, o can-didato deve ter feito o ensinomédio em escola pública ou narede particular com bolsa inte-gral.

A oferta varia de cidade paracidade e também muda a cadainstante. Segundo o Ministérioda Educação (MEC), a consultapor vaga deve ser feita pelo in-teressado diariamente. Quandoo inscrito não faz a matrículano prazo de dois dias úteis apósa inscrição, a vaga retorna parao sistema e é reaberta. As vagassão remanescentes do Sistema deSeleção Unificada da EducaçãoProfissional e Tecnológica (Sisu-tec), que selecionou os estudan-tes pelas notas do Exame Nacio-nal do Ensino Médio (Enem).

Para ajudar quem tem von-tade de participar do programa,mas não sabe qual curso esco-lher, o Ministério da Educaçãoelaborou o Catálogo Nacionalde Cursos Técnicos, que con-tém informações sobre cadacurso, habilidades exigidas docandidato, atividades e núme-ro de horas da formação, entreoutros dados.

Depois de decidir e verificara oferta, o candidato deveráapresentar a seguinte documen-tação na hora de se inscrever: ocertificado de conclusão e o his-tórico escolar do ensino médio,a certidão de nascimento oucasamento, carteira de identi-dade ou de Trabalho, o Cadas-tro de Pessoa Física (CPF), umafoto 3x4 recente, o título de elei-tor e comprovante de votação eo comprovante de residência.

A primeira edição do Sisu-tec ofereceu 239.792 vagas eminstituições da rede pública,privada e do Sistema S. Os cursostêm de um a dois anos de dura-ção, com carga entre 800 e 1,2 milhoras de aula. Ao todo, foram383.080 inscritos no Sisutec.

Quanto ao Pronatec, a pre-sidenta da República, DilmaRousseff, disse, na sexta-feira(13), que o programa vai se tor-nar permanente. Segundo apresidenta, o Brasil precisa deensino técnico para ser compe-titivo e para desenvolver a eco-nomia, por isso há a necessida-de de a formação dos trabalha-dores ser constante.

Dilma deve decidirsobre visita a

Washington esta semanaBrasília - A decisão da presidenta

Dilma Rousseff sobre a visita aos Esta-dos Unidos, agendada para outubro, sóserá tomada após encontro com o mi-nistro das Relações Exteriores, LuizAlberto Figueiredo. A informação foidivulgada pelo Blog do Planalto, quecitou o porta-voz da presidência daRepública, Thomas Traumann, comofonte. Segundo a assessoria de impren-sa do Palácio do Planalto, o encontroentre Figueiredo e Dilma está previstopara esta semana.

Figueiredo viajou para os EUA naterça-feira (10) e cumpriu agenda emWashington e Nova York até sexta-fei-ra (13). Em Washington, ele esteve coma conselheira de Segurança Nacionaldos Estados Unidos, Susan Rice. Após

a reunião, o chanceler disse que as con-versas sobre o caso de espionagem con-tinuam.

Após o encontro com Figueiredo, ogoverno norte-americano divulgou umanota à imprensa sobre o que foi conver-sado . "A conselheira de Segurança Na-cional [Susan Rice] transmitiu ao mi-nistro Figueiredo que os Estados Uni-dos compreendem que as recentes re-velações à imprensa, das quais algumastêm distorcido as nossas atividades eoutras têm gerado questões legítimaspelos nossos amigos e aliados, criam ten-sões na muito estreita relação com oBrasil", diz o texto. De acordo com anota, os Estados Unidos se comprome-teram a trabalhar em parceria com oBrasil para resolver o assunto.

discutir a agenda entre o Bra-sil e os Estados Unidos, es-pecialmente a econômica. "Es-ses parlamentares queremcriar uma comissão só para oBrasil. Esse será o tema dis-cutido [na visita ao Congres-so]", disse Diego Bonomo.

Na visita também serãodebatidas questões espinho-sas, como a aprovação danova lei agrícola dos EstadosUnidos. A legislação atual,que expira em 30 de setem-bro, incorpora os subsídiosao algodão concedidos pelopaís norte-americano, consi-derados abusivos pela Orga-nização Mundial do Comér-cio (OMC). Atualmente,os EUA fazem pagamentosanuais de US$ 147 milhões aoInstituto Brasileiro do Algo-dão como forma de compen-sação. "O ambiente políticonão é favorável [a uma novalei que exclua os subsídios],mas vamos marcar nossa po-sição ou exigir que a compen-sação continue", declarou.Outro tema em pauta serãopotenciais novas barreiras aoetanol brasileiro.

Page 3: Metropole16 9 13

3| Segunda-feira, 16 de setembro de 2013 |

Novo julgamento do mensalãopode ficar para 2014 sefor aprovado pelo STF

O Supremo Tribunal Fede-ral (STF) vai decidir na próxi-ma quarta-feira (18) se 12 réuscondenados na Ação Penal 470,processo do mensalão, terãonovo julgamento. A votaçãosobre a validade dos embargosinfringentes está empatada em5 a 5 e será retomada com votodo ministro Celso de Mello, úl-timo a votar. Se o Supremo de-cidir que os réus têm direito aorecurso, o novo julgamento po-derá ocorrer somente em 2014.

Se a Corte acatar os recur-sos, outro ministro será escolhi-do para relatar a nova fase dojulgamento. Joaquim Barbosa eRicardo Lewandowski, relatore revisor da ação penal, respec-tivamente, não poderão relataros recursos de dois réus que pe-diram os embargos infringentes,o ex-tesoureiro do PT DelúbioSoares e ex-deputado federal(PP-PE), Pedro Corrêa.

Pelo Regimento Interno doSTF, os demais réus só poderãoentrar com novo recurso, casoseja aprovado, após a publica-ção do acórdão, o texto finaldo julgamento. A previsão éque o documento seja publica-do 60 dias após o fim do jul-gamento, previsto para próxi-ma quarta-feira. Com isso, odocumento deverá ser publica-do no mês de novembro.

A partir daí, os advogadosterão 15 dias para entrar comos embargos infringentes. Ain-da existe a possibilidade de oprazo passar para 30 dias, con-forme pedido das defesas. Nes-se caso, o plenário terá até a se-gunda quinzena de dezembro

Os contribuintes incluídosno Simples Nacional poderãoreceber a partir de hoje (16)alertas ao acessar o portal do sis-tema na internet. A nova estra-tégia da Receita é para para in-formar os contribuintes sobreirregularidades nas informa-ções. A estratégia faz parte doPrograma Alerta Simples Na-cional e permite a autorre-gularização, com a correção deerros e inconsistências. Na pri-meira fase, serão emitidos 29mil alertas sobre as irregulari-dades. Os avisos serão vistos atéo fim de outubro e, a partir dedezembro, a Receita começa afiscalização dos que não fize-ram as correções.

Receita vai alertar contribuintes comirregularidades no Simples Nacional

“É uma nova forma de rela-ção da Receita com os contri-buintes do Simples, que não têmuma consultoria como os gran-des contribuintes. Sendo assim,na segunda-feira será lançado oprograma com a finalidade detornar transparente a divergên-cia de informações”, disse Iága-ro Jung Martins, coordenador-geral de Fiscalização do órgão.

Para detectar as irregularida-des, a Receita cruzou dados doSistema Integrado de Adminis-tração Financeira (Siafi) e damovimentação do cartão de cré-dito por meio da Declaração deOperação com Cartão de Cré-dito (Decred). A diferença de-tectada chega a R$ 5,98 bilhões

para analisar a questão. Após es-te período, começa o recesso defim de ano do STF, e as atividadesretornam em fevereiro de 2014.

Até agora, os ministros LuísRoberto Barroso, Teori Zavas-cki, Rosa Weber, Dias Toffoli eRicardo Lewandowski votarama favor dos recursos. JoaquimBarbosa, Luiz Fux, Cármen Lú-cia, Gilmar Mendes e Marco Au-rélio foram contra. O voto dedesempate será do ministro Cel-so de Mello.

Durante entrevista ao finalda sessão na quinta-feira (12),o ministro não declarou seuvoto, porém, citou uma decisãona qual se manifestou sobre aquestão, no dia 2 de agosto de2012, quando o STF começou ajulgar a ação penal.

Na ocasião, o plenário negoupedido do réu José Roberto Sal-gado, ex-presidente do Banco

Rural, para que o processo fossedesmembrado para a primeirainstância da Justiça. Na decisão,Celso de Mello avaliou que oArtigo 333 do Regimento Inter-no do Supremo “é plenamentecompatível” com a Lei 8.038/1990, que trata dos recursos vá-lidos nos tribunais superiores.

No julgamento, os ministrosanalisam se os embargos infrin-gentes são cabíveis. Embora essetipo de recurso esteja previsto noArtigo 333 do Regimento Inter-no do STF, uma lei editada em1990 que trata do funcionamen-to de tribunais superiores não fazmenção ao uso do recurso na áreapenal. Se for aceito, o embargoinfringente pode permitir novojulgamento quando há pelo me-nos quatro votos pela absolvição.

Dos 25 condenados, 12 ti-veram pelo menos quatro vo-tos pela absolvição: João Paulo

Cunha, João Cláudio Genu eBreno Fischberg (no crime delavagem de dinheiro); José Dir-ceu, José Genoino, Delúbio So-ares, Marcos Valério, Kátia Ra-bello, Ramon Hollerbach, Cris-tiano Paz e José Salgado (no deformação de quadrilha); e Simo-ne Vasconcelos (na revisão daspenas de lavagem de dinheiro eevasão de divisas). No caso deSimone, a defesa pede que osembargos sejam válidos tam-bém para revisar o cálculo daspenas, não só as condenações.

O julgamento sobre a vali-dade dos recursos da Ação Pe-nal 470, o processo do mensa-lão, começou no dia 14 de agos-to. Na primeira fase do julga-mento, foram analisados os em-bargos de declaração. Dos 25réus, 22 tiveram penas manti-das, dois tiveram redução depena e um, pena alternativa.

e o crédito tributário a favor doscofres públicos pode ficar em10% deste valor.

“A ideia é permitir que essescontribuintes possam se autor-regularizar e com isso deixaremde ser fiscalizados pela ReceitaFedera e pelas receitas dos esta-dos, Distrito Federal e municí-pios. Assim evitam a multa deofício”, informou Iágaro JungMartins. A multa para que forpego, destacou, varia de 75% a225% do valor devido.

Atualmente, existem maisde 3,4 milhões de contribuin-tes que optam pelo Simples, queé um regime compartilhado dearrecadação, cobrança e fiscali-zação de tributos aplicável às

microempresas e empresas depequeno porte. Abrange a par-ticipação de todos os entes fe-derados (União, estados, Distri-to Federal e municípios) e é ad-ministrado por um comitê gestor.

“Nenhum contribuinte pre-cisa ir até um posto da ReceitaFederal para fazer a autorre-gularização, que deve ser feitopor meio da internet, e o com-portamento dos contribuintesirregulares serão monitoradospelos nossos sistemas de bancode dados”, destacou IágaroMartins.

Link para o Simples Nacio-nal: http://www8.receita.-fazenda .gov.br/S imples -Nacional/Default.aspx

Um projeto que envolve popu-lação, governo e iniciativa privadatem tirado milhares de litros de óleode cozinha do meio ambiente, ge-rando renda e, de quebra, contri-buído para os trabalhos do Hospi-tal Erasto Gaertner, principal cen-tro de diagnóstico e tratamento decâncer do Paraná.

O circuito começa no ponto decoleta instalado na Secretaria Es-tadual do Meio Ambiente e Recur-sos Hídricos, na Rua Desem-bargador Motta, 3384, em Curi-tiba. Todo o óleo pós-consumo re-cebido na secretaria é entregue àreciclagem. A partir dele, são fabri-cados detergente, água sanitária,sabão em pasta e em pedra - 10%desses produtos de limpeza são do-ados ao Erasto Gaerter.

“É um trabalho feito a váriasmãos, com a participação da so-ciedade, que está cada vez maisconsciente da importância da se-paração do óleo, da iniciativa pri-vada, que reutiliza os resíduos sóli-dos, e do governo, que garante acontribuição social”, destaca o co-ordenador de resíduos sólidos da Se-cretaria do Meio Ambiente, LaertyDudas.

O ponto de coleta recebe mi-lhares de litros de óleo de cozinhausado todos os anos. Em 2012, fo-

Governo do Paraná incentivareciclagem do óleo de cozinha

ram mais de 5,12 mil litros. Nesteano, o número já ultrapassou 3,5mil.

POLUIÇÃOO potencial poluidor do óleo de

cozinha impressiona: um litro doproduto pode contaminar até 20mil litros de água. Isso porque osóleos, seja de origem vegetal ouanimal, são insolúveis em contatocom a água.

Quando descartado no ralo dapia ou do banheiro, o óleo vai parao esgoto, pode entupir as tubula-ções e poluir os rios e mananciaisde abastecimento público. Se lan-çado diretamente no solo, tambémcausa problemas, pois acumula-senos bueiros ou nas margens dosrios, impermeabilizando o solo eagravando a situação das enchen-tes.

COLETA ERECICLAGEM

Apenas empresas licenciadaspelo Instituto Ambiental do Paraná(IAP) podem fazer o recolhimentoe a reciclagem do óleo pós-consu-mo. A empresa envolvida no proje-to da Secretaria do Meio Ambienteé a Ambiental Santos, que atua há17 anos na coleta e reciclagem deóleos e gorduras vegetais e é pio-neira do ramo no Paraná.

Segundo Marcos Santos, dire-

tor da empresa, os maiores e maisantigos pontos de coleta são indús-trias que tem a entrega do óleocomo política ambiental. “Embo-ra a obrigatoriedade da separaçãodo óleo não esteja prevista em lei, énorma nas empresas que têm acertificação ISO 4001 e, por isso,passa a ser rotina”.

Além de indústrias, a Am-biental Santos recolhe o óleo pós-consumo em restaurantes, lancho-netes, hotéis, cozinhas industriais,supermercados, panificadoras econdomínios residenciais. O produ-to é transportado até a sede da em-presa, em Itaperuçu, Região Me-tropolitana de Curitiba, onde pas-sa pelo processo de reciclagem.

EXEMPLOSEstima-se que Curitiba e região

metropolitana tenham mais dedois mil pontos de coleta de óleopós-consumo. A maioria deles ficaem pontos comerciais. Só em San-ta Felicidade, maior bairro gastro-nômico de Curitiba, são recolhidospor mês 6,3 mil litros de óleo pormês usados nos restaurantes.

Alguns condomínios residen-ciais também já incorporaram aprática. O Malibu I, prédio que ficano bairro curitibano Boqueirão, en-trega cerca de 10 litros de óleo pormês para a reciclagem e, em troca,

recebe detergente líquido que é usa-do na limpeza da área comum.

A síndica Josefa Dombroskiconta que a colaboração é quaseunânime entre os moradores dos112 apartamentos. “Desde que ti-vemos a ideia de fazer a separação,há quatro anos, a maioria concor-dou e passou a descartar seu óleoseparadamente. Os únicos que nãoentregam o óleo são aqueles que oreciclam em casa”.

Josefa lembra que os benefíci-os foram instantâneos: “Sempretínhamos problema com o entu-pimento das tubulações, princi-palmente no inverno, causandoprejuízos inclusive financeiros aoscondôminos. E nesses últimosanos, não entupiu uma únicavez”.

COMO FAZERDepois de usado, o óleo de cozi-

nha deve ser separado e armazena-do em recipientes com tampa,como garrafas PET ou embalagensde vidro, que podem ser entreguesgratuitamente no ponto de coletamais próximo da sua casa. Geral-mente eles ficam em mercados,shoppings, lanchonetes e bancos.O ponto de coleta da Secretaria doMeio Ambiente fica em Curitiba,na Rua Desembargador Motta,3384.

Síria registra novos

conflitos após acordo

para eliminação de

armas químicasA Síria registrou novos conflitos ontem (15),

após o acordo entre os Estados Unidos e a Rússiapara eliminação do arsenal de armas químicasno país. Segundo informações da agência russade notícias Itar-Tass, tropas do governo sírio ini-ciaram ontem (14) e continuaram neste domin-go uma operação para retirar rebeldes da milíciaislâmica Al Nusra de Maaloula, cidade cristã daSíria.

De acordo com a agência, o Exército sírio con-seguiu tomar a cidade no sábado, mas os rebel-des continuaram a combater abrigados em umdesfiladeiro. Esta manhã, aproximadamente 100homens armados fizeram uma tentativa de en-trar em uma vila vizinha, mas foram repelidos emortos pelas tropas do governo. O restante dosrebeldes tentou sair do desfiladeiro e entrou emcombate com as forças do regime de Bashar AlAssad.

Um oficial superior do exército sírio informouque somente hoje as forças do governo teriammatado de 300 a 400 rebeldes. Há perdas do ladodas tropas do governo também. O oficial disseque a intenção é retirar os militantes da cidadeem dois dias.

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros,Sergei Lavrov, e o secretário de Estado dos EUA,John Kerry, chegaram ontem (14) a acordo so-bre um plano de eliminação das armas quími-cas sírias. O acordo dá uma semana a Damascopara apresentar a lista das armas e prevê a ado-ção de uma resolução da Organização das Na-ções Unidas (ONU) sobre o assunto. Inspetoresentrarão na Síria até novembro com o objetivode eliminar as armas químicas do país até mea-dos de 2014.

Page 4: Metropole16 9 13

4 | Segunda-feira, 16 de setembro de 2013 |

São José dos Pinhais recebe terreno para o

Corpo de Bombeiros e novos equipamentos

de segurança para Escolas Estaduais

Assistência Social apresenta

balanço orçamentário

O secretário de Assistên-cia Social, Imar Augusto, quetambém é o gestor do FundoMunicipal da Criança e doAdolescente, presidiu a pri-meira audiência pública deprestação de contas do Con-selho Municipal da Criançae do Adolescente e do FMDCAde 2013.

A audiência foi realizadana Câmara Municipal, nasexta-feira (13), e contou coma participação de servido-res da secretaria de Assistên-cia Social, conselheiros doCMDCA, conselheiros tute-lares e representantes de en-tidades beneficiadas.

Segundo Imar Augusto,

O município de São José dos Pinhais recebeu do Go-verno do Estado a doação de área para a construção deuma nova unidade do Corpo de Bombeiro. Na manhã desexta-feira (13) o prefeito em exercício, Toninho da Far-mácia, participou, no Colégio Estadual Dom Pedro II emCuritiba, da cerimônia de entrega de certificados do cur-so de formação de Brigada Escolar, onde o vice-governa-dor, Flávio Arns, entregou o Termo de Transferência doterreno ao Tenente Coronel Fábio, do Corpo de Bombei-ros.

Na ocasião o vice-governador Flavio Arns também rea-lizou a entrega dos novos equipamentos de combate aincêndio e pânico que estão sendo destinados a todas asescolas da rede estadual do Paraná.

tornar públicas as contas fazparte da filosofia da atualgestão. “Estamos fazendo aprestação de contas do pri-meiro e do segundo quadri-mestre, informando a receitaque entrou e o que foi repas-sado às entidades”, explicou.

O secretário ressaltouuma necessidade importante:a de que entidades regulari-zadas apresentem projetosvoltados às crianças e adoles-centes. “Iniciamos 2013 comum saldo no FMDCA de R$884.140,50 e este ano foramrepassados R$ 63.941,20 àsentidades que apresentaramprojetos. Nosso saldo de 31de agosto é de R$ 866.017,46

e esse dinheiro pode ser des-tinado somente a esses pro-jetos, ou seja, se nenhumaentidade apresentar projetodentro das especificações essedinheiro ficará parado”, expli-cou.

Outra novidade apresen-tada pelo secretário foi a dacriação de uma conta bancá-ria única e de um CNPJ parao FMDCA, o que cumpre oestabelecido pela Portaria1.461, de 18 de dezembro de2012. “Assim ficará muitomais fácil administrar comtransparência as contas”.

Durante a audiência ain-da foram repassados os va-lores gastos com as entidades

conveniadas que atendem ocontra turno, despesas com otransporte e com o ConselhoTutelar.

Imar Augusto ainda lem-brou que nos próximos me-ses deve começar a campanhade mobilização de doaçõesatravés do imposto de renda,que pode ser de até 6% doimposto devido para pessoasfísicas, e 1% para pessoasjurídicas. “A maior parte dosrecursos que dispomos ain-da são próprios do município,mas já contamos com umaparte proveniente de doações,por isso pretendemos mobi-lizar uma boa campanhapara este ano”.

As escolas estaduais de São José dos Pinhais tambémreceberão equipamentos novos, são extintores, placas desinalização e blocos de iluminação de emergência, mate-riais que fazem parte do programa Brigada Escolar.

Para entregar os certificados de conclusão, aos profis-sionais de São José dos Pinhais que participaram destecurso, Flavio Arns os repassou às mãos do chefe do Nú-cleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul,professor Mauricio Ferraz da Costa.

Todas as escolas da rede estadual têm funcionários queparticiparam do curso de Brigadista Escolar. A Brigada Es-colar é programa que tem o objetivo de desenvolver acultura da prevenção e da segurança nas comunidadesescolares do Paraná.

Aconteceu na manhã de sexta-feira (13) na sededa Secretaria de Estado da Cultura, uma reunião comas 12 cidades que receberão a Virada Cultural, queserá realizada no mês de outubro.

São José dos Pinhais, uma das cidades que sediaráo evento, foi representado por servidores da Secre-taria Municipal de Cultural e da Comunicação. Oencontro serviu para afinar os últimos detalhes paraa semana que antecede a Virada, onde haverá diver-sas atrações e ações sobre educação no trânsito jun-to ao cronograma cultural.

A Virada Cultural de São José dos Pinhais acon-tece no dia 26 de outubro e dentre outras apresen-tações, contará com as bandas Pallets, UhLaLa e aatração nacional Planta e Raiz.

Virada Cultural:

Prefeitura participa de

reunião com o Estado para

os últimos preparativos

Kra

w P

ena

s (D

ivu

lga

ção)

A Virada Cultural de São José

dos Pinhais acontece no dia

26 de outubro

Page 5: Metropole16 9 13

Máx. 30ºMín. 14º

Dia 18: Mín. 14º e Máx. 20º

Dia 17: Mín. 14º e Máx. 22º

Dia 19: Mín. 10º e Máx. 17º

O amor é o mais precioso dos sentimentos.Parcialmente nublado

com chuvas e trovoadas

à tarde/noite

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA DO SHOPPING SÃO JOSÉ

5 | Segunda-feira, 16 de setembro de 2013 |(RESPOSTAS: 1-C / 2-D / 3-C / 4-A / 5-D)

1) Em qual novela da Globo,

a atriz e modelo Nanda

Lisboa fez a personagem

Ametista?

a) “Tempos Modernos”

b) “O Cravo e a Rosa”

c) “Araguaia”

d) “Alma Gêmea”

2) Rúbia foi personagem de

Rosi Campos em qual

dessas produções?

a) “Cidadão Brasileiro”

b) “Começar De Novo”

c) “Bicho do Mato”

d) “O Profeta”

2) Qual desses atores é filho

da atriz Tônia Carrero?

a) Marcos Frota

b) Marcelo Farias

c) Cecil Thiré

d) Paulo Vilhena

4) A pequena e notável

Maísa Silva é contratada por

qual emissora de televisão?

a) SBT

b) Record

c) Globo

d) Band

5) Como se chamava o

personagem vivido por

Bruno Ferrari na novela

“Cidadão Brasileiro” que foi

exibida pela Record?

a) Atílio

b) Marcelo

c) Celso

d) Homero

83

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

© C

oque

tel/Ed

iouro

Pub

licaç

ões 2

004

Solução

BANCO

3/see. 5/banho. 6/rialto. 7/opífera — piranga. 8/siracusa. 10/confederar.

Cadeias montanho-sas da Europa

Capital doMarrocos

Um dos mais antigosesportes radicais

Cidade natal do mate-mático Arquimedes

Artífice damadeiraLicor deresinas

com que seunta arte-fatos piro-técnicos

A sílabanão acen-

tuadaUnir-se pa-ra um fimcomum,em geralpolítico

Coisasver-

dadeiras;realidade

Mercadode (?):

atração deVeneza

com maisde 1.000

anos Carnívorocomensaldo leão

Concederperdão

Tendência;vocação

Aparou(ramos)

Norma deexcelência

empre-sarialVaca nova

Cetáceoferoz

Mana(fam.)

Que socor-re (fem.)

Pobre;reles(pop.)

Dançade salãodo século

XIX

115, emalgarismosromanos

Ver, eminglêsRaio

(símbolo)

A forma detransmissão da

maioria das lendas

Novela deAgnaldo

Silva(TV)

Inexiste nasuperfície

da Lua

TaísAraújo,

atriz carioca

Braçoarmado doSinn Feinirlandês

O cigano,por seumodo de

vida

Inalar afumaça do

cigarro

PM

A

C

R

RABAT

VILHA

O

A

OPIF

A

IB

APENINOSEALPES

SEN

RADO

STINO

NE

M

O

R

ORAL

SIRACUSA

A

V

ARI

X

ERRANTE

VOOLIVRE

TR

AR

DEER

GA

ON

HO

RC

TOME NOTA

Pavê deAmendoimMoídoIngredientes:Para o creme02 xícaras de açúcar 02 gemas 150g de margarina 01 lata de creme de leite s/ soro 150g de Amendoim Moído 300g de biscoito de maizenaPara a cobertura02 claras02 colheres de açúcar gotas de baunilhaModo de Preparo do Creme:Bata as gemas, o açúcar e amargarina até ficar cremoso. Acrescente o creme de leite s/soro e o Amendoim Moído ebata bem. Modo de Preparo da Cober-tura:Bata as claras em neve, acres-cente o açúcar e a baunilha.MONTAGEM: Arrume num pirex, em cama-das, o creme e os biscoitos leve-mente umedecidos no leitecom gotas de baunilha e porcima coloque a cobertura e sal-pique o amendoim moído.

Shopping Sao Jose (13/09/2013 a 19/09/2013)

Programação

Sala Filme Horários

1 Percy Jackson e o Mar de Monstros (Dub) - 10 Anos

13h30 - 15h50

1 O Ataque (Dub) - 12 Anos 18h15 - 21h15 - 00h00 B

2 Os Smurfs 2 (Dub) - Livre 12h40 F - 15h00

2 Gente Grande 2 (Dub) - 12 Anos 17h20 - 19h30 - 21h40

3 Invocação do Mal (Dub) - 14 Anos 13h40 - 16h00 - 18h30 - 21h00 - 23h30 B

4 Dose Dupla (Dub) - 12 Anos11h40 F - 14h00 - 16h30 - 19h00 - 21h30 -

23h50 B

5 One Direction 3D 3D - Livre 22h00

5 Aviões 3D (Dub) - Livre 11h20 F - 13h20 - 15h30 - 17h40 - 19h50

Legendas

A Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (13/09).

B Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (14/09).

C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (13/09) e Sábado (14/09).

D Esta sessão será exibida SOMENTE Quinta-feira (19/09).

EEsta sessão NÃO será exibida Segunda-feira (16/09), Terça-feira (17/09) e Quinta-feira (19/09).

F Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (14/09) e Domingo (15/09).

G Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (13/09), Sábado (14/09) e Domingo (15/09).

I Esta sessão NÃO será exibida Terça-feira (17/09).

J Esta sessão NÃO será exibida Terça-feira (17/09) e Quinta-feira (19/09).

KEsta sessão NÃO será exibida Terça-feira (17/09), Quarta-feira (18/09) e Quinta-feira (19/09).

L Esta sessão NÃO será exibida Segunda-feira (16/09).

M Esta sessão será exibida SOMENTE Terça-feira (17/09).

N Esta sessão será exibida SOMENTE Terça-feira (17/09) e Quinta-feira (19/09).

P Esta sessão NÃO será exibida Sexta-feira (13/09).

Q Esta sessão NÃO será exibida Sábado (14/09).

R Esta sessão NÃO será exibida Quinta-feira (19/09).

SEsta sessão será exibida SOMENTE Segunda-feira (16/09), Terça-feira (17/09) e Quinta-feira (19/09).

T Esta sessão NÃO será exibida Sexta-feira (13/09), Sábado (14/09) e Domingo (15/09).

Chocolatequente melhorafuncionamentodo cérebro,diz estudo

Chocolate quente pode aju-dar pessoas mais velhas a man-terem o cérebro mais saudável,segundo pesquisa. Dois copos dabebida por dia impulsionou ofluxo sanguíneo para o órgão emelhorou a memória dos volun-tários com estreitamento dasartérias. A pesquisa envolveu 60pessoas com idade média de 73anos que sofriam de demência.As informações são do Mirror.

Apenas 18 membros do gru-po que tinha o fluxo sanguíneoprejudicado se beneficiaramcom a bebida. Após um mês,eles tiveram 8,3% de melhora nofluxo em várias partes do cére-bro. Os resultados dos testes dememória também melhoraram,com o tempo para recordar algopassando de 167 segundos para116.

Farzaneh Sorond, da Har-vard Medical School em Boston,disse: “nós estamos aprendendomais sobre o fluxo sanguíneo nocérebro e sua influência nas ha-bilidades de pensamento”. As-sim como áreas do cérebro pre-cisam de mais energia para com-pletarem tarefas, elas tambémprecisam de um melhor fluxosanguíneo. Essa relação, chama-da neurovascular, pode ter papelimportante em doenças como oAlzheimer.

Segundo o medico DougBrown, director de pesquisa edesenvolvimento da Sociedadedo Alzheimer, o fluxo de sanguebaixo influencia os trabalhos nocérebro humano, porque faltaenergia nas células do órgão paracompletar as atividades com efi-ciência.

Noivas invademShopping São José

Uma cena inusitada chamou aten-ção dos frequentadores do ShoppingSão José, na tarde deste domingo (15).Três mulheres vestidas de noiva pas-seavam despreocupadas pelos corre-dores do local. Elas viram vitrines, pro-varam sapatos e até comeram sushi.

A atitude inesperada faz parte daação realizada para divulgar a 6ª edi-ção do Salão Casamento & Eventos.Esta é a maior feira do setor de orga-nização de festas da Região Metropo-litana e vai acontecer nos dias 20, 21e 22 de setembro, no Shopping SãoJosé, em São José dos Pinhais. O even-to é organizado pela Savannah Açõesem Comunicação em parceria com aVintage Eventos.

A ação chamou atenção dos fre-quentadores do Shopping que para-ram para tirar fotos e conversar como trio. Foi o caso da aposentada AliceMuller, 62, que estava passeando quan-do avistou as noivas. “Eu me surpreen-di com as três belas meninas. Eu faleipara elas que estavam lindas e per-guntei se já tinham encontrado osnoivos”, brincou a aposentada.

O marido dela, Ângelo Muller,também parou para observar as três edisse que a ação o fez lembrar do diaem que Alice também estava vestidade noiva. “Lembrei do nosso casamen-to, que aconteceu há 45 anos. A Aliceestava linda, assim como elas”, recor-da Muller.

O idealizador do Salão e diretorgeral da Savannah, agência responsá-vel pela organização e divulgação doevento, Michel Rodrigues, explica queo objetivo foi surpreender as pessoas.“Procuramos uma maneira fora docomum de chamar a atenção para oSalão. Para isso utilizamos esta estra-tégia, denominada ‘marketing de guer-rilha’, que é uma técnica publicitáriaconhecida por causar resultados degrande impacto, por meios inespera-dos”, esclarece Michel.

Noivinha AnnaO trio de noivas era liderado pela

Noivinha Anna, uma personagem cria-da em 2009 pela Savannah, para hu-manizar a comunicação entre as noi-vas reais e os produtos da agência, li-gados ao setor de festas. A NoivinhaAnna faz sucesso na internet e suafanpage, no Facebook, é seguida pormilhares de pessoas.

O SalãoA edição deste ano do Salão Ca-

samento & Eventos vai contar comnovidades. Além da presença de maisde 40 fornecedores do setor de orga-nização de festas em geral, tambémserão realizadas palestras sobre temas

variados. Uma das palestrantes é aeducadora sexual Andréia Berté, quevai trazer o tema “Noiva supersexy epoderosa”.

Outra novidade desta edição éque quem ainda não formalizou opedido de casamento, poderá surpre-ender seu par durante a feira. “Va-mos montar uma estrutura com te-lão, som e palco. O espaço será paraquem decidiu casar, mas não passoupor aquele processo do pedido tradi-

cional, com romantismo, na frentede várias pessoas. Muitos casais mo-dernos deixam de lado esse detalhe equeremos dar a oportunidade de res-gatar esse costume”, explica Fer-nanda.

A 6ª edição do Salão Casamento& Eventos será realizada no piso G1do Shopping São José e os ingressoscustam R$ 3. Mais informações nosite www.salaocasamentoeventos.-com.br.

Page 6: Metropole16 9 13

PIRAQUARA

Academia ao ar livre incentivacuidados com a saúde dos moradoresO local é disponível para todos aqueles que queiram praticar exercícios físicos

A academia ao ar livre doJardim Primavera, no muni-cípio de Piraquara, foi insta-lada no fim do mês de agos-to, ao lado da Unidade Saú-de Flávio Cini, e agora já estásendo utilizada pela popula-ção do bairro e da região. Olocal possui dez equipamen-tos de exercícios tem comoprioridade atender as pessoasda melhor idade.

Para Afonso Boreu da Sil-va, de 71 anos de idade e Ma-rilene Martins, de 52 anos deidade, ambos moradores debairros próximos ao JardimPrimavera e que frequentama academia sempre que po-dem, a academia se destacapela praticidade do local.

“Eu achei bom porque àsvezes a gente vem na unida-de de saúde ou no mercado eaproveita e vem aqui” afirmadona Marilene. Seu Afonsotambém pratica exercícios naacademia e adora a prática,“Eu sempre digo para os meuso colegas que eles devem fa-zer exercícios porque eu mesinto muito bem fazendo istoaqui”.

ATIVIDADES

No local também será pos-sível a realização de ativida-

6 | Segunda-feira, 16 de setembro de 2013 |

Local tem equipamentos de exercícios para atender as pessoas da melhor idade

Cam

ile

Ko

gu

s/P

MP

ALMIRANTE TAMANDARÉ

Município e Estado

buscam ampliar

potencial turísticoEm Almirante Tamandaré, na

Região Metropolitana de Curitiba,a valorização ao turismo e aos agen-tes turísticos da cidade não é ape-nas discurso, é ação. Prova disto é ainiciativa da prefeitura em recorrerao governo do Estado em busca deparceria para ações de fortaleci-mento e ampliação ao turismo eaos produtos turísticos locais. Naúltima semana, o prefeito foi rece-bido pelo secretário Estadual deTurismo, Jackson Pitombo.

Na ocasião, o prefeito falousobre os potenciais da cidade e asiniciativas que precisam ser reali-zadas para favorecer a atividadeno município. A reestruturaçãopara que o Circuito da Naturezapossa funcionar com estrutura eorganização; a capacitação dosagentes turísticos da cidade; areativação do Conselho Munici-pal de Turismo, e a elaboração doinventário turístico do município,contendo o diagnóstico de todas

as potencialidades e desafios parao setor foram temas presentes napauta das discussões.

“Conhecendo a realidade denosso município, vemos atrativosnaturais, minerais e um povo re-ceptivo e acolhedor. Sabemos dopotencial de Almirante Taman-daré. Por meio do desenvolvimentoturístico, podemos gerar empregose reduzir desigualdades. Para tan-to, é preciso trabalho e investimen-to. Disposição e dedicação a prefei-tura tem, precisamos do apoio doEstado”, defendeu o prefeito. Re-presentando o governo do Estado,o secretário Pitombo disse que asportas estão abertas e que as ações,conforme as possibilidades aconte-cerão.

Também estiveram presentesao encontro o secretário municipalde Indústria, Comércio e Turismo,Eduardo Teixeira; o secretário mu-nicipal de Obras, Eduardo Henrique,e servidores municipais e do Estado.

des dirigidas específicas paragrupos especiais da regiãoatendidos na Unidade de Saú-de Flávio Cini. Vagner Go-mes, Técnico Desportivo doNúcleo de Apoio à Saúde daFamília da Secretaria Muni-cipal de Saúde, falou um pou-

co sobre o público alvo des-sas ações. “A importância dasacademias ao ar livre é que,por meio delas será possívelrealizar atividades dirigidasa populações especiais, queno caso seriam grupos de hi-pertensos, diabéticos, obesos Secretário de Turismo Jackson Pitombo e prefeito Aldnei Siqueira

D

ivu

lga

ção/P

MA

T

LAPA

CAIC ganha nova quadraesportiva no dia do aniversário

No dia 11 de setembro de 1994era inaugurado no município daLapa o Centro de Atenção Integralà Criança e ao Adolescente (CAIC).Hoje, após 19 anos, o estabeleci-mento atende mais de mil alunosdo berçário até o nono ano do ensi-no fundamental e é muito maisque uma simples escola.

Localizado no bairro São Lucas,o CAIC ajuda no desenvolvimentosocial daquela região, já que o com-plexo conta com um Centro de Re-ferência Especializado de Assistên-cia Social (CREAS), um Posto dosCorreios, um Núcleo de Saúde,com médico e ginecologista queprestam atendimentos básicos econsultas, além da Associação deApoio e desenvolvimento do CAIC(Adecal), que é uma sociedade civile tem como objetivo a proteção dosalunos da escola e das famílias quemoram na região.

FESTA DE ANIVERSÁRIODurante todo o dia 11 de se-

tembro, os alunos e professores doCAIC tiveram um dia especial, re-pleto de atividades esportivas paracomemorar a data.

Para dar inicio às comemora-ções, a prefeita Leila Klenk esteveno pavilhão de esportes do colégio,acompanhada pela secretária deEducação, Ana Regina Martins daSilva, secretária de Inclusão e AçãoSocial, Maria Aparecida BatistaBueno, secretário de ComunicaçãoSocial, Cláudio Roberto Pinto, di-retora do Centro da Juventude,Carin Kleinschimitd, vereadorCélio Guimarães e demais autori-dades. Leila parabenizou o colégio,os alunos e todos os funcionáriosdo CAIC pelo trabalho que é feitono local. A prefeita também lem-brou que esteve presente há 19 anos

na inauguração da escola e disse sesentir feliz por ver a evolução e porpoder ajudar no crescimento doCAIC e da região em que está loca-lizado.

Ainda para marcar os inícios dasatividades, Leila cobrou um pênal-ti na nova quadra esportiva do co-légio. A prefeita não decepcionou efez o gol. Ainda para a alegria dascrianças presentes, o diretor doCAIC, Daniel Fábio Alves de Car-valho, fez uma cesta na nova ta-bela de basquete do pavilhão de es-portes, e a secretária de educação,Ana Regina, deu um saque paramarcar a abertura da prática do vôleino reformado Ginásio Poliesportivo.

REFORMAPara comemorar mais um ani-

versário do CAIC, o diretor geral docomplexo, Daniel Fábio Alves deCarvalho, juntamente com a Se-cretaria de Educação da Lapa, fezum grande esforço para reformar opavilhão de esportes do colégio.Foram investidos mais de R$ 100mil no projeto, com recursos pró-prios da Prefeitura Municipal, queviabilizou a troca do forro, pinturada quadra, restauração dos banhei-ros e da parte elétrica, reforma nasportas de entrada e saída, além dacolocação de novas cestas de bas-quete e traves de futsal.

A prefeita Leila ressaltou que areforma da quadra sempre foi umaprioridade da atual gestão e enal-teceu os resultados esportivos mos-trados nos últimos meses pelas equi-pes de vôlei, futsal e futebol do CAIC.

Para marcar a reinauguração dopavilhão esportivo da escola foramrealizados, durante o dia de hoje,jogos de vôlei e futsal, entre os ti-mes do CAIC e colégios convida-dos, como o Polivalente e São José.

Prefeita Leila reinaugura nova quadra com o primeiro chute na bola

D

ivu

lga

ção/P

ML

ARAUCÁRIA

Prefeitura explica a crise gerada no municípioToda obra que se preze muda

a rotina de um local enquantoocorre. Imagine então o porteda obra que ocorreu na Refina-ria Presidente Getúlio Vargas(Repar), em Araucária. Forammilhares de trabalhadores vin-dos de diversas localidades dopaís e fazendo movimentar aeconomia local. Em 2010, nopico da obra, mais de 22 mil es-tavam trabalhando nessa obra.

Neste contexto, Araucáriaentrou para um seleto grupo demunicípios brasileiros desta-ques no Índice Firjan 2012 deDesenvolvimento Municipal.A cidade foi uma das duas a apre-sentarem nota máxima na áreade emprego e renda. Com asobras na Repar, a arrecadação deISS atingiu o valor histórico deR$ 112 milhões em 2011 e R$92 milhões em 2012.

Mas o período de prosperi-dade, de forte geração de empre-gos diretos e indiretos e de ren-da, teve fim em 2012. Com otérmino das obras na refinaria,a arrecadação de ISS (que nostrês últimos anos totalizou R$300 milhões) despencou. O quese vê é desaquecimento da eco-nomia local que teve impactonas finanças municipais.

Com cerca de 60 milhões amenos (só em ISS) em 2013, aatual administração assumiu ogoverno com o desafio de equi-librar as contas e garantindoque os serviços básicos sejammantidos. A receita estimadapara 2013, aprovada pela Câma-ra Municipal, foi de R$ 758 mi-lhões. Até o mês de agosto 2013,já houve uma queda na receitacorrente líquida de mais de R$17 milhões em relação a 2012.Todos esses fatos motivaram atomada de medidas extremaspara conter gastos, melhorar aarrecadação e garantir os servi-ços que a população precisa.

FOLHA DE PAGAMENTO

Com a arrecadação farta (gra-

ças à obra na Repar) e contra-riando a lógica de que uma obratem período definido, a gestãoanterior elevou a folha de paga-mento de servidores em mais deR$ 100 milhões nos últimos trêsanos. O gasto com pessoal pas-sou de R$ 180 milhões em 2009para R$ 280 milhões em 2012.A queda na arrecadação fez comque a porcentagem de despesacom salário ultrapassasse o li-mite prudencial de 51,3%, exi-gido pela Lei de Responsabili-dade Fiscal. A gestão anterior jáentregou a Prefeitura com per-centual de 51,6% (dez. 2012),índice que só foi descobertoquando a atual gestão colocouem dia a contabilidade.

Visando conter o índice, oprefeito Olizandro Ferreira viu-se obrigado a cortar horas ex-tras e funções gratificadas e aexonerar mais de 60 cargos emcomissão. Além disso, reajustese pagamentos de progressõespor certificação (que represen-

ta acréscimo no salário median-te formações) só podem serconcedidos quando houver dis-ponibilidade orçamentária e fi-nanceira, conforme previstoem leis municipais (de planosde carreiras do quadro geral edo magistério).

Desde o início do ano, o pre-feito Olizandro e os secretáriosse reúnem com servidores e re-presentantes de sindicatos paraexplicar a situação financeira.Foram vários encontros paradeixar os servidores a par da cri-se financeira. No último encon-tro, o prefeito Olizandro vol-tou a deixar claro que gostariade atender às reivindicações,mas que não pode ser irrespon-sável com o equilíbrio das con-tas. “Sou o responsável por to-dos os servidores. Se eu adian-tar qualquer coisa agora, nósnão teremos como pagar o 13ºsalário e talvez nem tenha salá-rio pra frente; se eu adiantar,posso estar construindo um

erro fatal e vocês [sindicatos]vão me acusar lá na frente”,alertou o prefeito sempre des-tacando que ninguém vai per-der nada do que é de direito.

Apesar de todos os esforçospara esclarecer a situação e paraimpedir uma greve (que preju-dica diretamente a população)os sindicatos levaram em fren-te a ideia da mobilização.

EXPECTATIVA

PARA 2014

De acordo com a SecretariaMunicipal de Finanças (SMFI),para o ano de 2014 há uma ex-pectativa de aumento na arre-cadação, por exemplo, do ICMSem cerca de R$ 40 milhões.Outras ações estão sendo toma-das pela secretaria visando au-mentar a arrecadação. Entre elasestão: a implantação da notafiscal eletrônica, a cobrança doISS da construção civil e o Pro-grama de Recuperação Fiscal(Prorefis).

Prefeitura tem expectativa de aumentar a arrecadação em 2014

Ca

rlos

Poly

/AC

S

e idosos atendidos na unida-de de saúde”, explica Vagner.

Neste primeiro momentoa Prefeitura de Piraquara vaiinstalar sete academias ao arlivre. A academia do JardimPrimavera foi a 4ª a ser im-plantada no município.

Page 7: Metropole16 9 13

| Segunda-feira, 16 de setembro de 2013 | 7

DIA A DIA OBRAS

Copa Pinhais de Futsal 2013terá início hoje (16)

O jogo com a participação de ex-pro-fissionais de futebol, nesta segunda-fei-ra (16), no Ginásio Poliesportivo Tan-credo de Almeida Neves, dará inicio aCopa Pinhais de Futsal 2013. Mais de50 equipes estão confirmadas na 16ªedição do tradicional campeonato domunicípio, que vai envolver aproxima-damente 700 atletas. Os jogos come-çam a partir das 19h30, e seguem até omês de dezembro.

Promovida pela Prefeitura de Pi-nhais, por meio do Departamento deEsportes e Lazer, da Secretaria de Cul-tura, Esporte e Lazer, a competição serádisputada nas categorias: aberto mas-culino, aberto feminino e master mas-culino. “Mais uma vez vamos contarcom um número expressivo de partici-pantes, e durante quase quatro mesesde disputas, a competição promete mo-vimentar as noites no Ginásio Polies-portivo”, comentou o secretário de Cul-tura, Esporte e Lazer, Ricardo Pinheiro.

Pelo quarto ano consecutivo as equi-pes foram isentas de taxas de inscriçãoe arbitragem. Já a taxa solidária de dezlatas de leite em pó, que será encami-nhada a Secretaria de Assistência So-cial e destinada para doação. “A Prefei-tura disponibiliza a participação gratui-ta com o objetivo de garantir a grandeparticipação dos atletas do município,e as doações arrecadas irão ajudar mui-tas pessoas que necessitam”, enfatizouo prefeito de Pinhais, Luizão Goulart.

Todos os jogos serão disputados noGinásio Poliesportivo Tancredo de Al-meida Neves, de segunda a sexta feira,nos seguintes horários: 19h30, 20h30 e21h30. O Ginásio fica na Rua 11 de Ju-nho, 673, Centro. A entrada é gratuita.

A Rua Floral é uma importante via que liga os bairros do Pineville e o Alto Tarumã. Dos quase 1.200 metrosde extensão, foi feito antipó nos cerca de 320 metros restantes da rua. O tratamento antipó consiste na

aplicação de uma camada de material compactado sobre a superfície das vias não pavimentadas. O objetivodesse tipo de ação é melhorar as condições de locomoção de motoristas e pedestres nos trechos beneficiados,

bem como diminuir os transtornos provocados pelo excesso de poeira e lama.

Mais uma obra emfinalização no Alto Tarumã

Importante via da região ganha antipó. Medida visa minimizaros transtornos provocados pelo excesso de poeira e lama

Page 8: Metropole16 9 13

8 | Segunda-feira, 16 de setembro de 2013 |PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

AVISO DE PRORROGAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO N 1367.13

Objeto: AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA LABORATORIO. Esclarecimentos: Prorrogado para até as 17:00 horas do dia 25/09/13. Limite de Acolhimento de Propostas: Prorrogado para até às 09:00 horas do dia 27/09/13. Data da Disputa de Preços: Prorrogada para as 14:30 horas do dia 27/09/13. Preço Máximo: R$ 316.038,57. Motivo: Retificação do Valor Máximo. Curitiba, 12 de setembro de 2013.

COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARANÁ - SANEPAR

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO N 1417.13

Objeto: Aquisição de Material de Ferro Dúctil. Limite de Acolhimento de Propostas: 27/09/13 às 09h. Data da Disputa de Preços: 27/09/13 às 14h por meio de sistema eletrônico no site http://www.licitacoes-e.com.br. Preço Máximo: R$ 2.676.118,78. Informações Complementares: Podem ser obtidas na Sanepar, à Rua Engenheiros Rebouças, 1376 – Curitiba/PR, Fones (41) 3330-3910 / 3330-3128 ou Fax (41) 3330-3901 / 3330-3200, ou no site acima mencionado.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA PRÉVIARafael Henrique de Mello – ME inscrito no CNPJ – 15.638.584/0001-00torna público que irá requerer ao IAP, a Licença Prévia para lavador deveículos pesado a ser implantada Rua Luiz Rezende, 50 bairro borda docampo, São Jose dos Pinhais, Paraná.

CONDOMÍNIO EDIFÍCIO CAIOBÁ

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Eu, Lidia Pachulski, na qualidade de Síndica do Condomínio Edifício Caiobá, situado em Caiobá, Município

de Matinhos à rua Augusto Blitzkow, 200; no uso das atribuições que ora me competem, segundo a Convenção

do Condomínio em seus artigos 24, 25 e 26; e, também de acordo com a Lei do Condomínio, convoco todos

os condôminos proprietários, ou seus representantes legais, devidamente habilitados, e em dia com suas

obrigações para com este condomínio, para ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a realizar-se no

dia 03 (três) de outubro de 2013 (dois mil e treze) – quinta-feira, às 19:00 (dezenove) horas em primeira

convocação com no mínimo ¼ de condôminos, ou às 19:30 (dezenove e trinta) horas em segunda e última

convocação, no SECOVI – Sindicato da Habitação e Condomínios, sito à rua Dr. Pedrosa número 475,

centro, em Curitiba - Paraná, para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:

1- Apresentação de orçamentos para restauração, manutenção e investimentos necessários ao

Condomínio; e

2- Assuntos Gerais.

Curitiba, 10 de setembro de 2013.

(a)LIDIA PACHULSKI - Síndica

JUIZO DE DIREITO DA DECIMA QUINTA VARA CIVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA RE-GIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA – ESTADO DO PARANA. EDITAL PARA CONHECIMENTODE TERCEIROS. FAZ SABER a quantos virem o presente, que perante este juízo e cartório da 15°Vara Civel do Foro Central da Comarca da Região metropolitana de Curitiba – Estado do Paraná,situado na Avenida Candido de Abreu, n°535, 8° andar- Edifício do Fórum Civel, que nos autos ação1681/2009 de INTERDIÇÂO, em que é requerente JACKELINE BRUSCH REMPEL e requerida IVONEBRUSCH, informo a Vossa Excelência que foi decreta a interdição da requerida IVONE BRUSCH,brasileira, solteira, portadora do RG 1.268.157/Pr, nascida em 22/03/1941, residente e domiciliada nomesmo endereço do curador nomeado, por ser a mesma incapaz de reger sua pessoa e administrarseus bens sendo portadora de transtornos de humor e de personalidade, de caráter permanente,precisando, assim, de cuidados em todos os atos da vida civil, pro meio da sentença de fls. 311/314,devidamente transitada em julgado em 01/08/2013, cujo dispositivo transcrevo:”Diante do expostojulgo procedente o pedido para decretar a interdição de IVONE BRUSCH, declarando-a absolutamen-te incapaz de exercer pessoalmente os atos da vida civil, na forma do artigo 3°, inciso II do CódigoCivil. Torno definitiva a nomeação de Jackeline Brusch Rempel como Curadora. Determino a Inscriçãoda sentença no cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais bem como a sua publicação, peloórgão oficial e pela imprensa local por três vezes, com intervalo de 10(dez) dias, constando do edital osnomes da interditada, da curadora e da causa da interdição. Acolho o parecer Ministral de fls. 293/294ªcujos fundamentos me reporto e adoto com razão de decidir, dispensando a especialização em hipote-ca legal. Publique-se. Registre-se Intime-se”. Aos 12 de setembro de 2013. Eu (a) Felipe Araujo Pupo,Técnico Judiciário, que o digitei e subscrevo. (a) Ana Paula Becker. Juíza de Direito Substituta.

EDITAL DE CITAÇÃO DO REQUERIDO ALEXEI LAURINDO MARAFIDO, COM PRAZO DE 20 (VIN-TE) DIAS. L , A Doutora THAIS MACORIN MARRAMASCHI DE MARTIN, M Juíza de Direito Substitutadesta Quinta Vara Cível, faz saber a todos,quanto ao presente edital virem ou dele conhecimentotiverem, que este Juízo da Quinta Vara Civel, se processam os termos da ação de Busca e Apreensão,autuados sob n° 920/2005, em que é requerente BANCO FINASA S/A, com sede na Alameda Madei-ra, 222, Barueri, SP, e requerido ALEXEI LAURINDO MARAFIDO, brasileiro, CPF/MF n° 044.724.839-12, residente e domiciliado na rua Orlindo Prestes, n° 35, Centro, nesta Capital, cuja ação tem porobjeto: “O réu firmou com a autora contrato de empréstimo com alienação fiduciária n° 0126741733,no valor de R$ 25.015,68 (vinte e cinco mil, cento e quinze reais e sessenta e oito centavos), parapagamento em 36 prestações mensais e sucessivas. Em garantia do cumprimento das obrigaçõespactuadas, foi alienado fiduciariamente o seguinte bem: automóvel Ford Corsa Wind, ano de fabrica-ção 1999, chassi 9BGSCO8ZOXCC731415, cor azul., placa AIM-5472. Ocorre que a parte demanda-da não adimpliu com as obrigações pactuadas, deixando de efetuar os pagamentos das parcelas.”Deferida a liminar de busca e apreensão foi apreendido o veiculo, deixando de ser citado o réu porencontrar-se em lugar incerto conforme certificou o Sr. Oficial de Justiça. Assim, e expedido o presenteedital de CITAÇAO do requerido ALEXEI LAURINDO MARAFIDO, para querendo, contestar a ação noprazo de quinze dias, sob pena de revelia, artigos 285 e 319 do CPC, isto é, não sendo contestada aação no prazo legal, presumir-se-ão como verdadeiros os fatos articulados pelo autor. O presenteedital será publicado e afixado na forma da lei. E para que chegue ao conhecimento dos interessadose não possam no futuro alegar ignorância, mandou expedir o presente que será publicado e afixado naforma da lei. Dado e Passado nesta cidade de Curitiba, Capital do Estado do Paraná, aos 07 dias demarço de 2012. Eu, (UBIRAJARA BINHARA), Escrivão que o subscrevi e assino por ordem do MM.Juiz de Direito - Portaria n°. 001/87.

ESTADO DO PARANÁ - PODER JUDICIÁRIO - COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DECURITIBA - FORO CENTRAL DE CURITIBA - 5ª SECRETARIA DE FAMÍLIA DE CURITIBA - PROJUDI- Rua da Glória, n°290, 5° andar, Centro Cívico, Curitiba/PR - CITAÇÃO POR EDITAL - PRAZO DESTEEDITAL: 20 (VINTE) DIAS. Processo n°: 0049196-66.2010.8.16.0001. Autor(s): A. F. Réu(s): A. M., J. L.de O. e Ana Maria dos Santos Sra. Ana Maria dos Santos. Pelo presente, fica Vossa Senhoria, CITADO(a)da existência de um processo contra a sua pessoa, nesta secretaria. Por se tratar de processo emsegredo do justiça, fatos e nomes são evitados nesta citação O acesso aos autos está à disposiçãopara as partes, bastando comparecer à secretaria (endereço no cabeçalho). O prazo para a contesta-ção é de 15 (quinze) dias, mediante advogado devidamente constituído, sob pena de revelia e confis-são quanto a matéria de fato, na forma do artigo 285 e 319 do Código do Processo Civil. Advertência:Ciente(s) o(s) requerido(s) que, de acordo com os artigos supracitados, nao sendo contestado o pedidose presumirão aceitos pelo réu como verdadeiros os fatos articulados pelos autores(as) na inicial.Observação: Este processo tramita através do sistema computacional E-CNJ (Projudi) cujo endereçona web é https://portal.tjpr.jus.br/projudi/. O acesso ao sistema pelos advogados depende de préviocadastramento o qual é obrigatório. Documentos (procurações, cartas de preposição, contestações)devem ser trazidos ao juízo em formato em arquivos com no máximo 2MB cada. Curitiba, 02 de setem-bro de 2013. (a)Caroline Vieira de Andrade Mattar - Juiz de Direito Substituta. CÓDIGO DE NORMASDA CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ. 5.4.3.1 - Nos editas de citaçãoe naqueles para conhecimento de terceiros, o teor do seu resumo sera solicitado a parte interessada;não sendo fornecido em prazo razoável serão expedidos com a transcrição integral da petição inicial,após consulta ao juiz. 5.4.3.2 - Nos demais editais compete a escrivania redigí-los de forma sucinta.5.4.3.3 - Os editais para citação e intimação de pessoas jurídicas deverão conter os nomes dos sócios-gerentes ou diretores. 5.4.3.4 - Os editais extraídos de processos que tramitam em segredo de justiçaconterão somente o indispensável á finalidade do ato. O relato da matéria de fato, se necessário, seráfeito com terminologia concisa e adequada, evitando-se expor a intimidade das partes envolvidas ou deterceiros. Ver art. 155 do CPC

Esgrima paranaense brilha em Torneio Nacional

Os atletas do Círculo Militar do Paraná voltaram de São Paulocom ótimos resultados em mais uma competição, dessa vez peloTorneio Nacional de Esgrima, realizado no Club Atlético Paulistano.Os representantes do CMP mostraram muito talento e conquistarammedalhas, voltando com a mala “cheia”. O grande destaque foi Gui-lherme Balloni, Campeão Brasileiro de Espada, pela categoria 12 e13 anos. Balloni trouxe também neste ano o bronze no PanamericanoInfantil, no México.

Além dele subiram ao pódio os seguintes atletas: Pedro Pereira –Vice Campeão Brasileiro de Espada pela categoria 10 e 11 anos;Henrique Venturini – Terceiro colocado no Brasileiro de Espada pelacategoria 10 e 11 anos/12 e 13 anos; Izabel Monteiro – Vice CampeãBrasileira de Espada – 10 e 11 anos/ 12 e 13 anos; Gabriel Bonamigo– Terceiro colocado no Brasileiro de Espada pela categoria 14 e 15anos (Pré Cadetes) e Henrique dos Santos – Vice Campeão Brasilei-ro de Espada e Revelação da competição pela categoria 14 e 15anos (Pré Cadetes).

Page 9: Metropole16 9 13

Setran inaugura postos em Ruas daCidadania e descentraliza seus serviços

A Secretaria Municipal deTrânsito (Setran) inicia nes-ta segunda-feira (16) a des-centralização de seus servi-ços, com a abertura de umposto de atendimento na Ruada Cidadania Boa Vista. Naterça-feira (17), será iniciadoo atendimento na Rua da Ci-dadania Santa Felicidade. Aprevisão é que, até o fim de2013, todas as administra-ções regionais tenham umposto da Setran.

“A descentralização daSetran é uma conquista parao cidadão curitibano, queagora poderá ter seu atendi-mento de trânsito na regio-nal mais próxima de sua casa,não precisando mais se des-locar ao Centro da cidade, nasede da Secretaria. Com essamedida, também ajudamos adiminuir o número de veí-culos transitando pela regiãocentral de Curitiba”, afirmaLuiza Simonelli, secretária deTrânsito.

Atualmente, são realiza-dos mais de 21 mil atendi-mentos mensais na sede daSetran (Rua Benjamin Cons-tant, 157 – Centro). Com adescentralização, a popula-

ção resolverá as questões detrânsito na Rua da Cidada-nia mais próxima de seu bair-ro, onde poderá fazer pedidode informações sobre autosde infração; protocolos deprocessos; emissão de boletopara regularização de avisosdo Estacionamento Regula-mentado (EstaR); pré-atendi-mento e triagem de documen-tação; cadastro, emissão e re-novação de credenciais deidosos e de deficientes.

A Regional Boa Vistaabrange 13 bairros da cidade(Abranches, Atuba, Bacache-ri, Bairro Alto, Barreirinha,Boa Vista, Cachoeira, Pilar-zinho, Santa Cândida, SãoLourenço, Taboão, Tarumã eTingui), atendendo uma po-pulação de quase 250 mil ha-bitantes.

A Regional Santa Felicida-de abrange 14 bairros (Butia-tuvinha, Campina do Si-queira, Campo Comprido,Cascatinha, CIC, LamenhaPequena, Mossunguê, Or-leans, Santa Felicidade, San-to Inácio, São Braz, São João,Seminário e Vista Alegre),atendendo uma população demais de 155 mil habitantes.

O prefeito Gustavo Fruete a presidente da Fundaçãode Ação Social (FAS), MarciaOleskovicz Fruet, foram pa-drinhos do casamento coleti-vo de 317 casais no sábado(14), na Sociedade Nikkei, noCajuru. O casamento faz par-te do programa Justiça noBairro, que ofertou durante odia uma série de serviços gra-tuitos para a população. “Éespecial e emocionante parti-cipar desta cerimônia que reu-niu mais de 600 pessoas embusca do mesmo sonho, deoficializar a união”, disseFruet. “Eu me sinto orgulho-so de ter todos eles como afi-lhados, desejo muitas felici-dades aos noivos”, comple-tou.

De acordo com a presiden-te da FAS, o trabalho dos 45Centros de Referência deAtenção Psicossocial de Curi-tiba foi essencial para a rea-

lização do casamento coleti-vo. “As equipes se mobiliza-ram para identificar os casais,preparar a documentação epossibilitar que todos vives-sem esse momento tão boni-to. O mais emocionante é quea gente vê a realização de umsonho nos olhos de cada ca-sal”, afirmou Marcia.

Depois da preparação, os317 casais assinaram o do-cumento civil. Em seguida,diante dos convidados no gi-násio decorado com flores, re-ceberam uma bênção ecumê-nica feita por um pastor eouviram as palavras da coor-denadora do projeto Justiçano Bairro, desembargadoraJoeci Machado Camargo.“Nesse casamento fazemos aabertura do projeto criadopara facilitar a vida de mui-ta gente. Percebemos a reso-lução definitiva do sonho des-sas pessoas”, explicou Joeci.

Prefeito é padrinhoem casamento coletivo

| Segunda-feira, 16 de setembro de 2013 | 9

Mayara Cristine capri-chou no vestido para realizaro sonho de mais de oito anos.Ao lado do agora marido,Gustavo Ferraz, ela se mos-trou emocionada. “Essa éuma forma diferente de de-monstrar amor. Temos doisfilhos e hoje pude realizar omeu sonho e de toda família”,garantiu. “A Mayara viu ocartaz do casamento coletivona unidade de saúde doTatuquara e resolvi realizaresse desejo dela”, contou onoivo.

Genésio Ferreira tambémaprovou a iniciativa do muti-rão. “Não tinha condições defazer isso sozinho mas paraser feliz a gente precisa fazerquem a gente ama feliz. Hojenós dois estamos aqui, feli-zes e com a família comple-ta”, contou Ferreira ao ladoda esposa Marcele Carneiroe da filha Yasmin.

A mudança de famílias queviviam em áreas de risco para oResidencial Parque Iguaçu III,no bairro Ganchinho, começounesta semana. Até esta sexta-feira (13), foram reassentadas139 famílias que moravam nasvilas 23 de Agosto, Campo Cer-rado, Bons Amigos, Parolin, SãoCarlos, Barracão, Ipiranga, emsituações emergenciais.

O empreendimento tem643 unidades habitacionais efoi construído com recursos doprograma Minha Casa MinhaVida.

“Estas famílias deixam umacondição precária de moradiaem beira de rio, em locais ondeenfrentavam a ocorrência deenchentes e passam a viver emcasas e sobrados de boa qualida-de, em um lugar seguro e dota-do de completa infraestrutura”,afirma o presidente da Compa-nhia de Habitação Popular deCuritiba (Cohab), Ubiraci Ro-drigues.

O Residencial Parque Igua-çu III foi construído com inves-timento de R$ 28,9 milhões. São560 sobrados e 83 casas térreas,que serão ocupados de maneiramista – 278 unidades foram re-servadas para a demanda da filade inscritos na Cohab e as ou-tras 365 estão sendo destinadaspara as famílias que saem dasocupações irregulares em áreasde risco social.

EMERGENCIAIS

Bastava começar a choverpara a família de Maria Eduar-da Leal, de 18 anos, entrar emdesespero. Ela e a mãe, DéboraLeal Silva, moravam em umafrágil casa de madeira nas mar-gens do rio Atuba, no bairroSanta Cândida. A situação ficouinsustentável no início do ano,quando o banheiro desabou jun-to com o barranco e a residên-cia foi interditada pela Prefei-tura. “Não tinha mais como fi-car lá, a casa toda ia ser engolidapelo rio”, conta Maria Eduarda.

Semanas depois a casa toda de-sabou.

A família foi enquadradanas situações para atendimen-to emergencial e durante o pe-ríodo que o novo conjunto es-tava em obras, estava morandono terreno da avó dela, emColombo. Enquanto o cami-nhão descarregava a mudança,Maria Eduarda não escondia asatisfação. “Ficou muito boni-to o conjunto, adorei o sobra-do. Aqui moraremos em segu-rança, sem perigo de enchentes”,comemora.

A mudança de Érica de Oli-veira, de 35 anos, aconteceu nadata de seu aniversário, na quin-ta-feira (12). “Não podia ter pre-sente melhor do que receber aschaves deste sobrado. A gentesofreu muito nesta vida com as

Famílias deixam áreas de risco paraocupar Residencial Parque Iguaçu

enchentes e agora chegou a horade começar uma nova vida”,destaca.

Ela e o marido Ruiz da Sil-va, de 36 anos, viveram por oitoanos na beira do Rio Ponta Gros-sa, no Umbará. Nas chuvas aágua invadia a casa e chegava naaltura dos joelhos. “Todas asnoites eu dormia com um olhofechado e outro aberto, não ti-nha condições de ter tranqui-lidade. E pior que a água era suja,com perigo de trazer doenças”,relembra ele.

Quando a cozinha foi aochão, a Prefeitura também inter-ditou a moradia e a família pas-sou a viver de favor em um terre-no cedido por amigos. “Cheguei aperder as esperanças da vida. Masseguimos com fé e hoje estamoscolhendo os frutos”, conta Érica.

Decretos definem nova regulamentação para o ISSA Prefeitura de Curitiba publicou nesta semana cinco decre-

tos que instituem novos procedimentos e alteram a redação deleis que regulamentam o Imposto Sobre Serviços (ISS). Assina-dos pelo prefeito Gustavo Fruet, os decretos, entre outros proce-dimentos, instituem a Declaração Eletrônica de Serviços dasInstituições Financeiras e dão nova regulamentação aos proces-sos para inscrição e alteração do cadastro fiscal, ao Sistema Ele-trônico de Gestão do imposto, à restituição do ISS recolhidoindevidamente, ou a mais, e à baixa de inscrições de empresas.

Uma alteração feita no Decreto 622 possibilitará a baixa doscadastros municipais de 22 mil inscrições de empresas. Elas já nãoatuam mais em Curitiba ou cancelaram o CNPJ na Receita Fede-ral, mas permaneceram com o cadastro ativo no Município.

Segundo Daniel Maurício, diretor do Departamento de Ren-das Mobiliárias – ISS, da Secretaria Municipal de Finanças, a ma-nutenção causava uma distorção no cadastro da Prefeitura. “Comeste procedimento haverá uma limpeza e atualização de cadastrodas empresas do município”, disse. Essas empresas serão notifica-das em um prazo de 30 dias.

Outro decreto institui a Declaração Eletrônica de Serviços deInstituições Financeiras (DES-IF) para registro, cálculo e emissãodo documento de arrecadação do ISS. A partir de 1º de janeiro de2014, todos os bancos que atuam em Curitiba deverão transmitir,mensalmente, essas declarações pelo Sistema ISS, disponibilizadono site oficial da Prefeitura, no endereço www.curitiba.pr.gov.br.

“O novo sistema será bom para os dois lados. Para os bancos

será melhor porque a transferência das informações será maisrápida. Já a Prefeitura terá um controle do recolhimento do im-posto mais eficiente”, explica Daniel Maurício.

Outra alteração promove adequação dos prazos de venci-mento das taxas de localização de empresas aos demais prazosprevistos na legislação tributária do Município, passando de dezpara 30 dias. As alterações têm a finalidade de aprimorar os pro-cedimentos referentes ao Sistema Eletrônico de Gestão do ISS.

O processo e o trâmite de enquadramento de empresas aoSimples Nacional também terá nova regulamentação. Decretoestabelece um novo rito para o deferimento ou indeferimentodo processo, que passará por duas instâncias, administrativa ejurídica, antes de ter um parecer do secretário de Finanças.

Page 10: Metropole16 9 13

No apagar das luzes, Coxa empata com Bahia

Apesar do revés no sába-do (14), o Atlético Paranaenseterminará a 21ª rodada doCampeonato Brasileiro naquarta colocação e dentro dogrupo de classificação para aLibertadores da América2014, com 35 pontos. Issoocorre graças ao bom rendi-mento da equipe desde a che-gada do técnico Vagner Man-cini.

Com o treinador no co-mando, o Furacão alcançou13 jogos de invencibilidade.Mesmo se o Internacional[quinto colocado] vença a o

Atlético termina a 21ª rodadado Brasileirão dentro do G4

10 | Segunda-feira, 16 de setembro de 2013 |

Foi um jogo difícil nestedomingo (15) no Couto Perei-ra. O Coritiba saiu atrás no pla-car e, com determinação, che-gou ao empate no finalzinho dosegundo tempo, com um boni-to gol após bate e rebate na área.Alex virou de bicicleta e balan-çou as redes deixando o placarigual em 2x2.

Mas o resultado, emboraconquistado na raça, não foi oesperado. “Qualquer coisa quefalarmos hoje vai ecoar comodesculpa. Hoje não jogamosbem. Mas ressaltar o mérito dosjogadores que buscaram o resul-tado. Estamos trabalhando. Pro-curando nos fechar e reencon-trar a nossa forma de jogar. Ain-da acredito que vamos voltar ajogar bem”, afirmou Marqui-nhos Santos após a partida.

O Coritiba foi em busca davitória desde os primeiros mi-nutos. No campo de ataque, oCoxa trocava passes, mas nãoconseguia penetrar na defesabaiana. Aos 12’, Robinho achouJulio Cesar pela direita ele pas-sou marcação e cruzou, antes daconclusão de Alex a zaga adver-sária colocou para fora.

O Bahia respondeu sete mi-

nutos depois e abriu o placar.William Barbio cruzou paraWallyson, ele dominou e bateupara as redes. Atrás no placar oCoxa tentou responder aos 23’.Julio cruzou, e Alex, sem ângu-lo, cabeceou por cima do gol. OBahia respondeu com perigo aos31’. Obina cruzou para WilliamBarbio, que bateu a esquerda.

O Alviverde teve a grandechance de empatar aos 35 mi-nutos. Julio Cesar enfiou paraBottinelli, na marca do pênaltio argentino bateu por cima dogol. Apesar de pressionar, oVerdão não conseguiu empatarna primeira etapa. Por outrolado os baianos eram perigososno contra-ataque. Obina rece-beu na área e girou com perigoassustando o Coxa.

No segundo tempo, o Coxaprocurou tomar a iniciativa.Logo aos cinco minutos, Gil ar-riscou de fora da área e MarceloLomba praticou firme defesa. OBahia respondeu dois minutosdepois. William Barbio avançouem velocidade invadiu a área efez o segundo dos visitantes.

Atrás no placar, o Alviverdepartiu para o ataque. Aos 16’, abola sobrou na entrada da área

Fot

o: D

ivul

gaçã

o C

FC

para Vinicius que bateu por cimado gol. Dois minutos depois, oatacante Jânio entrou no lugardo lateral direito Vinicius. Logoapós a alteração o Verdão dimi-nuiu. Robinho avançou pela es-querda e cruzou, Julio Cesar bri-gou dividiu com a defesa e a bolabalançou as redes baianas.

Em busca do empate o Coxachegou com perigo aos 25 mi-nutos. Vitor Júnior puxou con-tra ataque e cruzou, desequili-brado, Alex cabeceou para fora.

A partir dos 30 minutos ojogo passou a ser de ataque con-tra defesa. Na base da pressão oVerdão passou sufocar o Bahia.

No entanto, quis o destinoque o gol que evitou a derrotaverde e branca viesse de umaforma bonita. O garoto Jânioarriscou um lindo chute de forada área, Marcelo Lomba reba-teu, Julio Cesar cruzou e Alex,de bicicleta fez um lindo gol,dando números finais a parti-da. Coritiba 2×2 Bahia

O Coxa foi a campo com:Vanderlei, Vinicius (Jânio),Luccas Claro, Chico e Diogo(Iberbia); Gil, Uelliton (Bot-tinelli), Robinho e Alex; VitorJúnior e Julio Cesar.

Criciúma, neste domingo(15), no complemento da 21ªrodada, o time gaúcho alcan-çará 34 pontos e ficará dis-tante ainda um ponto doRubro-Negro.

Na quinta-feira (19), oFuracão encara o Flamengo,às 19h30, no estádio doMaracanã, visando a manu-tenção da boa fase e novospontos no Brasileiro.

Furacão se reapresentanesta segunda-feira

no CT do CajuA delegação do Atlético

Paranaense já está de volta a

cidade de Curitiba. Após ojogo contra o Cruzeiro, nanoite de sábado (14), no es-tádio do Mineirão, em BeloHorizonte (MG), o timeatleticano passou a noite nacapital mineira e retornoupara casa no final da manhãdeste domingo (15).

Os jogadores rubro-ne-gros se reapresentam no Cen-tro de Treinamentos AlfredoGottardi na tarde desta se-

gunda-feira (16), quando ini-ciam a preparação para a 22ªrodada do Campeonato Bra-sileiro.

O Furacão enfrenta o Fla-mengo na quinta-feira (19),no estádio do Maracanã, às19h30. O CAP é o quarto co-locado do Brasileirão, com35 pontos. O time carioca,que joga neste domingo con-tra a Ponte Preta, é o 12º, com25 pontos.

Fot

o: B

runo

Bag

gio

/ Site

Ofi

cial

O Tricolor perdeu sua primeira partida na Vila Capanema nestatemporada na noite de sexta-feira. O Oeste-SP marcou duas vezesno primeiro tempo, e complicou o jogo. A equipe paranista reagiu nasegunda etapa e descontou, mas não foi o suficiente - placar final de2 x 1. Apesar do revés, o Paraná segue integrando o G4 da competi-ção, e buscará sua recuperação já na terça-feira.

O JOGOMuita marcação e faltas ditaram o início da partida, que apre-

sentou dificuldades para a equipe do Tricolor. Os visitantes forçavama maioria das jogadas, quando o Paraná atacou. Cambará fez a fintae chutou rasteiro, para o goleiro defender.

No entanto, o time paulista acabou por abrir o contador aos 21minutos. Lelê avançou pelo lado esquerdo da zaga paranista e pas-sou para Jheimy tocar para a rede.

O gol fez o Tricolor melhorar na partida: aos 27, bonita jogadapelo lado direito, para Felipe Amorim driblar e chutar. A zaga fez ocorte providencial. Pouco depois, aos 31, Amorim carregou até a linhade fundo e cruzou para Fernando Gabriel. O meia teve boa chance deconcluir, mas perdeu o lance para defesa do Oeste.

Com 36, belo chute de Fernando Gabriel: ele cobrou falta de longadistância, e tirou tinta do travessão. Oportunista, o time visitantemarcou seu segundo gol aos 41. Contra-ataque em alta velocidadepara Pablo completar.

REAÇÃODepois da conversa no vestiário e de duas mudanças (saíram

Paulinho e Felipe Amorim, entraram Henrique e Reinaldo), o Paranávoltou aceso para a etapa final. Logo nos primeiros minutos, pres-são. Fernando Gabriel experimentou o chute da entrada da área, parafora. Paulo Sérgio, na pequena área, teve chance em bola espirrada: ogoleiro segurou.

Aos 22, Paulo Sérgio recebeu na área, segurou e bateu para ogoleiro espalmar. Na sobra, Fernando Gabriel não teve piedade e des-contou. No campo de ataque, o Tricolor fez o goleiro do Oeste traba-lhar. Primeiro, o Alex Alves fuzilou, para o arqueiro espalmar. Depois,o goleiro contou com a sorte, quando Paulo Sérgio cabeceou a bolarente à trave direita, para fora. Rubinho, que entrou na vaga deCambará, quase marcou aos 37. O chute do meia passou ao lado dogol, com grande perigo. Nos últimos momentos da partida, o Paranábuscou pressionar, mas sem sucesso.

O próximo desafio do Paraná Clube é de novo na Vila Capanema.Na terça-feira (17), o adversário é o Paysandu-PA.

Paraná Clube é

surpreendido em casa,

mas segue no G4