mês de julho nanã

34
Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com [email protected] Página 1 de 34 Diretor geral: Caio Augusto Novidades, textos, eventos, matérias, tudo que você Umbandista procura.

Upload: portal-caminhos-de-ogum

Post on 01-Apr-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

edição com novidades acompanhem

TRANSCRIPT

Page 1: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 1 de 34

Diretor geral: Caio Augusto

Novidades, textos, eventos,

matérias, tudo que você

Umbandista procura.

Page 2: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 2 de 34

Editoria:

Mais uma vez é com muito carinho que sai mais uma edição do nosso jornal trazendo muita informação a todos banhados pela luz de Nanâ Buruque, que nos ilumina que nos traz a evolução do mental do ser da vida.

Que nos fás transmutar que é a vovó nossa Orixá querida que nos acalenta em momentos de desespero, espero que esse mês você leitor adquira mais conhecimento e continue levando essa energia para sua casa e apoiando a nossa Umbanda um grande abraço!

Ass.: Caio Augusto Presidente do Jornal.

NOTA:

Comunicamos que, o Jornal de Umbanda Sagrada

Portal Caminhos de Ogum é um espaço livre que

autores enviam seus textos e trabalhos, e é

comunicado na mídia Umbandista, cada um tem

total responsabilidade por seu texto, então o jornal

em geral só si responsabiliza pela montagem e

divulgação! Boa leitura.

Page 3: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 3 de 34

(Caio augusto)

"Um dia Pedro meio cabisbaixo com raiva da vida, por estar sem emprego perder a esposa, ter problemas em casa, sai a andar pelas ruas de sua cidade, Pedro nunca tiveras percebido como era lindo o luar, o ar fresco da noite, pois ele sempre vivia a correr e nunca teria dado valor às coisas simples da vida. Muito atarefado Pedro só pensava em seus problemas e em uma das encruzilhadas Pedro viu um homem bem humilde de trajes bem velhos e de roupa bem surrada, esse homem se aproximou de Pedro e lhe disse, -eis você irmão por que andas assim tão cabisbaixo o que aflige, Pedro por sua vez diz: eu ando assim, pois já tenho tantos problemas na vida que não sei mais aonde achar solução, creio que se existe um poder maior ele já me abandonou. O homem diz: Se todos os problemas que você tem fossem meio que os meus com certeza já teria desistido, da sua vida e da sua existência. Saibas que Deus quando o criou não pensou em ver sua face de tristeza e sim o criou para ver a sua evolução, como um passe de

Page 4: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 4 de 34

mágica o homem coloca a mão no ombro de Pedro, e assim eles começam a viajar no tempo. Pedro quase morrendo de tanto medo começa a exclamar ao homem, "Mais que raios esta fazendo quem é você, você é da terra, tire a mãos de mim... Ai o homem com um sorriso lhe diz: Pedro vou lhe mostrar tudo que você tem e que outros queriam ter e veras que Deus esta com você, nesse momento eles chegam a um hospital Pedro já ofegante vê as pessoas as pencas morrendo sem saúde com doenças o homem diz: Veja Pedro isso é o que você mais tem saúde, força no corpo, e pernas para andar veja essas pessoas não conseguem nem se locomover umas a morrer, o que acha agora de seus problemas Pedro? Em minutos estavam em uma favela, pessoas sem comida sem casa, e o homem diz: -Veja Pedro você tem casa? Pois essas pessoas não tem, você tem alimento? Pois essas pessoas não tem, você tem vestimenta? Pois essas pessoas não tem. Voltando para encruzilhada Pedro mais pálido que tudo coloca a mão na cabeça e pensa, pensa sobre tudo que tem e o homem fala: - O que eu precisava lhe fazer já fiz, pense que Deus esta mais presente na sua vida que a sua ignorância de achar que o mundo tem que rodar e girar em sua volta levanta e vá atrás dos seus objetivos, pois quem vive a esperar nunca alcança nada e padece ao clarão do luar." Inspiração do Mestre Tranca Ruas laroiê

Page 5: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 5 de 34

Page 6: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 6 de 34

(Renê Castro)

Ser médium é... ter um dia daqueles e ainda ter força para vestir branco e trabalhar; escutar um conselho dirigido a uma pessoa, mas entender que ele também é pra você; É saber pisar devagar para não se machucar. Ser médium é se aventurar em matas, praças e cemitérios para realizar tarefas pouco usuais; entender que é apenas um instrumento da fé de quem o procura; Dormir na esteira no inverno para louvar Orixá; Ser confundido com um médico só por estar todo de branco; Ser médium é ver coisas que até Deus duvida. É carregar guias e mais guias no pescoço... ... E entender que elas não te fazem melhor ou pior. É superar as pegadinhas do universo e chegar ao centro no horário combinado; explicar, de uma vez por todas, que macumba é um instrumento musical; dar conselhos inimagináveis a um amigo sem perceber; Entrar e sair imediatamente de um lugar suspeito, mesmo sem ter explicação; É acordar de madrugada para fazer anotações sobre sonhos. Ser médium é ter de esquecer os problemas pessoais na marra pra poder auxiliar quem tem complicações ainda maiores, por mais improvável que isso possa parecer. É entender que todo dia é um recomeço... É silenciar e escutar uma voz que, de longe, insiste em dizer: “vai dar tudo certo. Estou com você”.

Page 7: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 7 de 34

(Douglas Elias)

(*) VOVÔ FLORENTINO DE AGODÔ inspirado a Douglas O Elias* A PAZ PODERIA SER REALIDADE ENTRE AS PESSOAS NO MUNDO. MAS EM VERDADE NEM TODOS QUEREM A PAZ. PARECE QUE A FELICIDADE DO OUTRO INCOMODA QUEM ESTÁ INFELIZ. E O INFELIZ NÃO COMPREENDE QUE ACEITAR TER PAZ É O PRIMEIRO PASSO PARA TAMBÉM SER FELIZ. A LIBERDADE DE CADA VIDA PERMITE AS ESCOLHAS. AQUELES QUE SÃO DE BOM CORAÇÃO E DE PAZ, PORTANTO SÃO FELIZES, E QUE CONTINUEM. ESTÃO SEGUINDO A DIRETRIZ CERTA, POIS DEUS CONCEBEU O MUNDO PARA A FELICIDADE. COMPREENDAM ESTA VERDADE. ENQUANTO HOUVER PESSOAS DE BEM CONVIVENDO COM PESSOAS DE MAL NO MUNDO, HÁ OPORTUNIDADE DE TUDO BEM FICAR. ATENTE-SE PARA OS BONS EXEMPLOS. POIS NO TERMO DE CADA VIDA, OUTROS MUNDOS DE MAIS PAZ E FELICIDADES OU DE PIORES DORES E HORRORES LHES SERÃO RESERVADOS. OS HOMENS DE BOM CORAÇÃO QUE PROVOCAM A PAZ EM CADA DIA DE SUA VIDA, EM SUAS AÇÕES POR MAIS SINGELAS QUE SEJAM NÃO PRECISAM SE PREOCUPAR. A TRANSFERÊNCIA PARA ESTES MUNDOS É AUTOMÁTICA. E ASSIM, DURANTE A VIDA E DEPOIS DELA, NÃO ADIANTARÁ OS TEIMOSOS NO MAL RECLAMAR DAS DORES, POIS É DE FLORES QUE DEVERIAM SEIVAR O SEU JARDIM.

Page 8: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 8 de 34

Desaparecidos:

Desaparecido (a) em: 15/05/1999 Estado: Minas Gerais

Desaparecido (a) em: 10/01/2010 Estado: Distrito Federal

Desaparecido (a) em: 04/05/2012 Estado: Rio Grande do Sul

Page 9: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 9 de 34

(Caio Augusto)

Este livro apresenta o universo do Ogã. Primeiramente, traz

as explicações sobre os toques, detalhados com as

posições das mãos e locais de toques no atabaque,

seguindo uma numeração cronológica e ritmada com as

informações escritas do som. Depois, mostra pontos

específicos, alguns muito usados, como os de defumação e

batimento de cabeça, e também outros, como os de toalhas,

pemba e visita.

Em outra parte, apresenta os pontos mais usados, para as

diversas linhas de Orixás e também às linhas dos

mensageiros, como Caboclos, guias e entidades,

acompanhados de uma breve explicação sobre o Orixá ou

guia, com algumas saudações e sincretismos.

Todos os pontos estão classificados em sua categoria,

como chamada, subida, firmeza, coroa, demandada,

agradecimento, saudação, etc., para que a pessoa que irá

cantar tenha a exata noção do tipo de ponto a ser cantado

no momento, para que não cante qualquer ponto a qualquer

momento, e sim o ponto certo no momento certo para o

guia certo, a fim de obter a maior força que o ponto possa

oferecer.

Page 10: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 10 de 34

Page 11: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 11 de 34

(Adriano Camargo)

Salve sagrado irmãozinho e irmãzinha nas Ervas. Um preparo com ervas não é uma pratica Solta, requer uma base litúrgica ou um campo Iniciático para que sua aplicação desencadeie o Efeito desejado. É função do sacerdote desenvolver em seus Comandados o desejo para a realização dessas Praticas, fundamentos da Umbanda, de forma Correta, e principalmente com envolvimento Necessário para que o resultado seja satisfatório. Estamos caminhando para a facilitação dos Processos e procedimentos, não com o intuito de Negligenciar as praticas ou relegá-las ao desleixo, Mas com a intenção de que todos possam ter Acesso a pratica natural, com dogmas aceitáveis E confiáveis. Não apenas o fazer por fazer. Mas o Fazer por amor, com propósito claro e bem definido. Um banho, amaci ou defumação preparado Com propósito, é imantado, magnetizado mesmo, Com a vibração e a intenção de quem o preparou E seu direcionamento claro, determina a qualidade Do resultado. Nós movemos energia com nossa mente. Mas Temos um problema sério de concentração. Quando Falo dessa função sacerdotal, falo principalmente De desenvolver nas pessoas que vão fazer Essas praticas, essa concentração, esse foco. Quantos consulentes não tentam passar para O “Guia”, ou mesmo para o médium, a responsabilidade Do resultado que gostaria de ter em sua Vida. Quando recomendar que alguém tome um Banho de ervas, ou mesmo faça uma defumação, É importante dividir a responsabilidade do bom Resultado: o foco, objetivo, propósito. Nossos irmãos dos cultos de nação têm nas

Page 12: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 12 de 34

Rezas e cânticos em iorubá, uma forma única de Ativar os processos com ervas ou outros elementos Naturais. ADRIANO CAMARGO Na Umbanda, vale lembrar que é importante Para quem vai manipular as ervas, ou outro elemento Que exija uma reza evocatória, que a reza Possa ser modificada de acordo com seu coração. Isso mesmo, a ordem das palavras não altera o Conteúdo, ou seja, se você preferir evocar de Outra forma, não há problema, prestando atenção Na força, ou divindade evocada. E melhor ainda, Faça sua próprias evocações baseadas nas que colocamos aqui como exemplo e adapte sua palavras de acordo com o que fique mais fácil para você memorizá-las. Vamos a alguns exemplos: EVOCAÇÃO BÁSICA (GERAL) Eu evoco Deus, nosso amado Pai Criador, evoco a Mãe Terra, vossas forças vegetais, o sagrado espírito vegetal e peço que abençoe esse banho, defumação, chá, etc., para o meu beneficio e beneficio de meus semelhantes, assim seja, e assim será. PARA ATIVAR A DEFUMAÇÃO Divino Pai Criador, Mãe Terra, forças da Jurema, peço que abençoem essa defumação tornandoa força viva e ativa para a limpeza e equilíbrio dessa casa, e das pessoas aqui presentes. Assim seja e assim será. PARA SE PREPARAR PARA UM TRABALHO COM ERVAS Ajoelhar-se e com as palmas das mãos voltadas para o alto: Senhor meu Deus, meu Pai Criador, Amada Mãe Terra, Amados mestres inspiradores do astral superior. Grande foco divino que a tudo anima, peço que me envolva nas vossas vibrações de luz, de amor e caridade e faça de mim uma extensão do vosso amor e de vossa força curadora, para meu benefício e de meus semelhantes. Assim seja e assim será.

.

Page 13: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 13 de 34

Page 14: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 14 de 34

Page 15: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 15 de 34

Page 16: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 16 de 34

(Glauco Mariani)

Nanã é uma Yabá muito querida e respeitada na Umbanda,

considerada a mais velha e carinhosamente chamada de

avó. Nanã é o Orixá regente do Trono Feminino da

Evolução.

Seu sincretismo no catolicismo é com Santa Ana o dia em

que se comemora é 26 de julho e sua cor é o roxo.

Detentora do axé, da sabedoria, seu ponto de força é nas

ribeiras dos rios e no encontro das águas com a terra, ou

seja, nos mangues. Nanã é a força ou energia existente no

portal entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos.

Nanã é passiva e atrai todos os seres que não estão aptos

a alcançar os estágios superiores, atua decantando os

seres emocionados e preparando-os para uma nova “vida”,

já mais equilibrada. Ela absorve o que impede o ser de

evoluir de forma natural... recolhendo e esgotando as

doenças-vícios e no barro na parte mais funda do Lago, os

assenta e imobiliza, até a decantação das impurezas,

quando as mesmas estarão maleáveis como o barro ou

lodo.

Nossa amada mãe Nanã, envolve o espírito que irá

reencarnar em uma irradiação única, que dilui todos os

acúmulos energéticos, assim como adormece sua memória,

Page 17: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 17 de 34

preparando-o para uma nova vida na carne, onde não se

lembrará de nada do que já vivenciou. É por isso que Nanã

é associada à senilidade, à velhice, que é quando a pessoa

começa a se esquecer de muitas coisas que vivenciou na

sua vida carnal. Portanto, um dos campos de atuação de

Nanã é a “memória” dos seres.

Oração à Nanã Buruquê

Oh! Mãe dos mananciais. Senhora da renovação da vida.

Mãe de toda criação.

Orixá das águas paradas. Mãe da sabedoria.

Dai-me a calma necessária para aguardar com paciência o

momento certo para tomar minhas decisões.

Que a tua luz neutralize todas as forças negativas à minha

volta. Daí-me à tua serenidade e faz de mim um filho

abençoado nos caminhos da paz, do amor e da

prosperidade.

Saluba Nanã Buruquê

Page 18: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 18 de 34

Page 19: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 19 de 34

(Orlando Garcia)

Desde pequeno aprendi a dar valor ao trabalho; aos dez anos já ajudava nas feiras e mercados, a senhoras a levarem suas compras para casa. Também ajudava aos comerciantes na limpeza e reposição de seus estoques. Vindo de uma família muito pobre, minha mãe dona Ana era lavadeira, passava o dia inteiro a beira do ribeirão com bacias de roupas. Meu pai senhor Antonio, antes de se tornar um alcoólatra era um excelente pintor, agora já não podíamos contar com ele. Muito amoroso e de bom coração, mas um fraco em relação ao vício. Minha mãe não era muito de mostrar o seu afeto, seus modos rudes nos impedia de se aproximar dela. Aos doze anos fiz a minha primeira caixa de engraxate, comecei a ganhar um pouco melhor, isto fez com que melhorássemos a nossa situação financeira. Devido ao meu esforço fui convidado a trabalhar num empório de secos e molhados de um português senhor Avelino; lá eu fazia um pouco de tudo. Comecei a me enamorar por Maria Isabel. Uma bela mulata filha da empregada do meu patrão. Aos dezesseis anos, já namorando com a minha primeira e única namorada que tive, começávamos a fazer planos para o futuro, porém a vida nos prega peças que nos deixa cicatrizes que podem mudar o nosso futuro. Voltávamos para casa após um dia de trabalho, caminhávamos a beira do mar quando fomos atacados por um grupo de uns treze meninos, fui roubado, apanhei até desacordar. Maria Isabel sofreu todo tipo de sevícias e após este ato animalesco a jogaram ao chão, ao cair bateu a cabeça contra uma árvore. Três dias após a internação tive alta, mas minha amada, a queda fez com que quebrasse o pescoço morrendo instantaneamente. ao saber do ocorrido chorei e prometi vingança. Deste dia em diante minha vida mudou. Saindo do hospital não fui mais trabalhar, fui atrás dos assassinos da minha Maria Isabel. Vários dias se passaram até

Page 20: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 20 de 34

que descobri os seus paradeiros. Montei uma estratégia e segui a risca, fui seguindo-os até cada um ficar sozinho, e assim apunhalei um a um. Demorou, mas não deixei nenhum com vida. Para minha casa não podia mais voltar, a polícia estava em meu encalço. Deste dia em diante vivi a margem da sociedade, praticando roubos e furtos. Durante um roubo a uma mercearia escutei o estampido de uma arma de fogo, forte dor no estomago senti, meus olhos se turvaram e desmaiei. Com a alma fora do corpo, vi sangue escorrendo pela boca do meu corpo inerte ao chão. Fui parar num lugar em que pessoas que viveram como eu vivi vão parar. Lá era um local escuro, gritos de dor e súplicas ecoavam por todos os cantos. Passei um bom tempo neste local até que uma falange de espíritos sem luz me levaram para trabalhar em terreiros onde todo tipo de serviço era solicitado, demorou muito tempo para que eu conseguisse ser respeitado. Assim fui ganhando os tridentes que eram as provas da minha evolução, hoje possuo os sete tridentes, trabalho na umbanda na linha dos Exus mirins. Tento alcançar a minha luz e agradeço a oportunidade que meu pai Oxalá me dá de junto ao meu irmão, levar a caridade, fé e esperança a quem nos procura. Salve a Umbanda! Salve Exú Mirim! Orlando Garcia (Sacerdote da Tenda de Umbanda Pai Cipriano das Almas)

Quer receber todo o mês, o nosso jornal? Mande um e-mail

para [email protected] para receber sempre o jornal.

Page 21: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 21 de 34

Page 22: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 22 de 34

(Maria Aparecida Linares)

DDDeeecccaaadddêêênnnccciiiaaa

MMMeeedddiiiúúúnnniiicccaaa

A decadência mediúnica começa quando o médium torna-se negligente, ocioso e indiferente

às OBRIGAÇÕES assumidas ao adentrar numa equipe de trabalho; quando passa a desprezar os

conselhos dos DIRIGENTES e BENFEITORES ESPIRITUAIS.

Sua queda continua quando, afetado pelas graças alcançadas por seus Guias Espirituais,

começa a julgar-se um "grande" médium e a vangloriar-se constantemente das graças alcançadas

pelos frequentadores, esquecendo-se que ele é simplesmente um médium, um meio de comunicação.

Contribui para essa decadência a necessidade de receber elogios e recompensas financeiras

esquecendo-se que deve:

"DAR DE GRAÇA O QUE

DE GRAÇA RECEBESTES"

Page 23: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 23 de 34

Todos que, porventura, se desvirtuarem do caminho do BEM usando o que aprenderam

(consciente ou inconscientemente) para fazer o mal, usando para isso entidades subdesenvolvidas

que, pela magia negra ou por outros meios possam fazer mal a nossos irmãos, estarão 'escada-

abaixo'. Essa degradação continua quando o médium sente-se contrariado por não ter sido atendido

em seus desejos - dignos ou indignos - solicitados aos Dirigentes dos trabalhos ou aos seus Guias

Espirituais.

Todos devem atender as determinações superiores e aprimorar-se

espiritualmente com estudos e leituras de obras reconhecidas e de

cunho espiritual, submetendo-se a toda orientação benfeitora,

esquivando-se de ser solitário ao grupo de trabalho e recusando

atitudes que atrase sua evolução e capacitação mediúnica.

Um médium que não comparece regularmente aos Trabalhos Espirituais, julga-se ao direito de

ter regalias na equipe, não policia seus sentimentos e pensamentos estará, evidentemente,

objetivando sua derrota espiritual.

Devemos sempre lembrar que querer ter como Guias Espirituais

entidades de pessoas que possuíram nomes famosos, de pessoas que

foram importantes por algum motivo, ou ainda, que foram bem

posicionados monetariamente, além de ser uma atitude egoísta, é

também querer cultuar seu ego. Isso é totalmente desaconselhável

em qualquer situação.

Lembramos sempre que não é um Guia Espiritual de renome que fará da

pessoa um bom médium. Todas Entidades possuem a mesma força vibratória,

porém, sua eficácia depende apenas da força de vontade, e da honra e da firmeza

do médium para que os resultados aconteçam. Com isso consideramos que as

graças alcançadas pelos frequentadores está diretamente proporcional à conduta

mediúnica do elemento humano, ou seja, o médium.

Page 24: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 24 de 34

A MOEDA QUE O MÉDIUM RECEBE EM PAGAMENTO

NÃO É A MOEDA QUE A FERRUGEM CONSOME

E QUE O TEMPO DESTRÓI.

ELA É A SENHA DE LUZ

QUE RECEBERÁ SEU ESPÍRITO

AO DESLIGAR-SE DE SEU CORPO CARNAL

NESTA BREVE PASSAGEM.

mensagem da Babá Dirce Paludetti Fogo

Diretora Espiritual da Casa de Pai Benedito de Aruanda

Templo-sede da FEDERAÇÃO UMBANDISTA DO GRANDE "ABC"

Page 25: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 25 de 34

(André Cozta)

“O seu direito acaba quando começa o do outro”

Desde muito cedo, ouvi isso em casa, pelo meu pai e também na

escola.

Isto me fez compreender, desde aquela época que, nunca devo

provocar no outro aquilo que me faz mal e, também, que meu espaço

na sociedade em que vivo é limitado e ultrapassá-lo provoca um

desequilíbrio ao meu redor que, ao final, me atingirá também.

Por isso, sempre entendi que a ética deveria pautar todas as minhas

atitudes, para que o meu bem estar fosse promovido. Por que,

sabemos, não há bem estar individual sem o coletivo e não há bem

estar coletivo sem que o haja para todos os indivíduos que

compõem uma sociedade.

É claro que, como ser imperfeito, errei muito, erro ainda, mas, a vida

e a entrega ao trabalho espiritual têm-me feito compreender cada

vez mais como e qual a melhor forma de ocupar o meu espaço sem

invadir o do outro.

Entenda este invadir da forma mais ampla possível, e também e

inclusive, com uma simples opinião sobre a vida alheia.

Achar que sabemos o que é melhor para os outros é um passo largo

para a fuga da ética aliada á intromissão ao que não nos diz

respeito.

Deus, nosso Pai Criador, nos colocou em comunidade (por que

somos comuns uns aos outros) para que colaboremos mutuamente,

mas não para que nos intrometamos ou interfiramos na vida alheia.

Page 26: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 26 de 34

Contribuir com nossos semelhantes é nosso dever enquanto

participantes da Criação, mas, tentar interferir e direcionar a vida do

outro foge do propósito divino, que podemos traduzir ou simplificar

aqui numa simples palavra: ética.

Reflitamos juntos: por que, as coisas pertinentes aos nossos

semelhantes nos incomodam tanto?

Por que gastamos tanto tempo precioso, jogando energias em

coisas que não nos dizem respeito? Por que o modo de ser, a vida,

as atitudes das outras pessoas nos tocam tanto?

Nosso instinto “invasor” não nos permite que fiquemos quietos (ou

até mesmo que atuemos ativamente) na faixa reservada a nós e,

então, temos que, atropelando, muitas vezes, penetrar na do

semelhante. Será que, com este raciocínio, chegamos à origem das

guerras em nosso mundo? Bingo!!!!... Acho que sim.

Se mantivermos a ética pautando nossos pensamentos e atos, com

certeza, contribuiremos para a melhoria de vida de muitos, e do

nosso mundo como um todo, que faz parte do Todo, que é maior do

que tudo, pois, tudo está N’Ele.

Comentários desnecessários acerca das atitudes ou modo pensar,

ser ou agir de quem quer que seja, provocam um mal estar,

primeiramente em nós mesmos, depois, ao nosso redor, por que cria

um clima pesado, onde energias densas circundarão o ambiente e

as pessoas.

Manter estes pensamentos atingem mais a nós do que a pessoa

com a qual estamos nos “preocupando”. Isto sem contar que, um

simples comentário, gera um segundo, um terceiro, e nasce a fofoca.

E, podemos ter certeza de uma coisa: a fofoca é um dos mais

vorazes inimigos da Luz. Então, se queremos atingi-la, cortemos

este hábito das nossas vidas.

Page 27: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 27 de 34

Ética e fofoca não combinam. Ouvir mais, falar pouco. Tudo isso é

lindo no discurso, difícil de praticar. Mas nada é tão difícil que se

torne impossível para nós.

Faz parte da caminhada evolutiva, galgar degraus e alcançar graus.

Esta é a real elevação.

Com ética, nos sentiremos bem, promoveremos bem estar no

ambiente ao nosso redor e trilharemos corretamente, a passos

largos, nossa senda evolutiva.

Page 28: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 28 de 34

(Cissa Neves)

Senhoras Pombas giras, a Senhoras que são atuantes da luz e da Lei do nosso Divino Criador, nós vos pedimos, que com vossas forças e irradiações Divinas, as Senhoras nos ajudem, esgotando em nós todos os nossos vícios que fazem mal a nossa alma, nosso espírito e nossa matéria e que não sejamos vampirizados por nenhum desejo desvirtuado. Que as Senhoras equilibrem nosso emocional, despertando em nós

Page 29: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 29 de 34

os desejos do nosso Divino Criador. Pedimos também Senhoras Pombas Giras que nas irradiações Divinas de nossa Mãe Oxum, as Senhoras nos mostrem o desejo de amar, de respeitar e de ajudar a nós mesmos e aos nossos semelhantes e que assim nosso íntimo seja reformado. Que nas irradiações de nossa Sagrada Mãe Iemanjá, as Senhoras leve para as profundezas do mar Sagrado, todas as nossas dores, aflições e tormentos, acentuando nosso desejo pela vida e que junto com a Divina Mãe Nanã as Senhoras curem todos os males do nosso espírito e de nossa matéria. Que nos poderes e magia de nossa Divina Santa Sara e o Sagrado povo Cigano, as Senhoras cortem, desmanchem, quebrem e anulem todas as ações negativas enviadas a nós ou atraídas por nós, para que assim, possamos seguir nossos caminhos e cumprir nossa missão com o vosso amparo e sustentação Divina. Salve as Senhoras Pombas Giras. Salve nossa Umbanda Sagrada.

Page 30: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 30 de 34

(Claudio Vieira)

É com muita responsabilidade e emoção que descrevemos sobre essa falange tão poderosa da Umbanda. Os preto velhos no ritual de Umbanda representa o que mais a Umbanda traz em sua essência como religião, a fé, a caridade e a simplicidade. Quem de nós já não foi em um terreiro de Umbanda e foi acolhido no colo de um vovô, vovó, pai ou mãe preto velho e preta velha ??? Um abraço, uma palavra de conforto, de carinho, de ânimo vinda dessas entidades maravilhosas, nos mostra o quanto temos ainda que aprender com relação a verdadeira humildade e sabedoria. Esses espíritos são associados aos escravos africanos que em solo brasileiro passaram por muitas dificuldades e humilhações, mas nunca perderam sua fé, a confiança em Deus e o sonho que um dia melhor, com condições melhores de vida. É isso que cada um desses amados Preto(a) Velhos(as) nos ensinam a cada dia, a cada chegada sua no terreiro, com seus passos lentos, pesados, nos mostrando que com paciência e calma, chegamos onde queremos sempre com os pés no chão, que representa a segurança de nossos atos. Os pretos-velhos dão a força de Olorum a todos que queiram aprender e encontrar a sua fé, mostrando que o amor a Deus, o respeito ao próximo e a si mesmo, o amor próprio, a força de vontade e encarar o ciclo da reencarnação podem aliviar os sofrimentos do karma e elevar o espírito para a luz divina. É o sábio conselheiro na linhas das Almas, sendo uma linha de trabalho dentro da Umbanda sustentada pelos amados pais e mãe orixás anciões, ou seja, orixás que nos trazem o poder da sabedoria, da determinação espiritual, da sustentação dos poderes divinos em nossas vidas.

Page 31: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 31 de 34

Muitos deles se apresentam a nós dizendo que não são preto e nem tão pouco velhos.... o preto representa a raça negra... raça essa que deve sempre ter seu valor representado em nossa sociedade, em nossa histórica e em nossa religião. Velho representa o grau de evolução e sabedoria que esses espíritos trazem em sua bagagem e nos ensinam a cada incorporação o quanto somos importantes perante as leis de Deus e o quanto devemos agradecer por nossa existência. Seu dia da semana é a segunda- feira. Suas cores mais utilizadas são o preto e o branco também podendo usar os tecidos xadrez em suas vestimentas. As suas guias podem ser feitas com sementes de lágrimas de Nossa Senhora. Podem beber vinho tinto doce, café amargo e até mesmo a aguardente. Gostam de rapadura, cocada, tutu de feijão, feijoada, torresmos, couve, bolo de fubá, de mandioca, dentre outros. Vamos todos prestar nossas homenagens a essas entidades tão amadas e tão respeitadas dentro de nossos terreiros, saudando a todos..... Salve Pai Antonio D´Angola, Vovó Maria Conga, Vovó Cambinda, Pai Mané, Pai Joaquim, Pai João de Angola, Pai Joaquim de Angola, Pai José de Angola, Pai Francisco, Vovó Catarina, Pai Jacó, Pai Benedito, Pai Anastácio, Pai Jorge, Pai Luís, Mãe Maria, Mãe Sete Serras, Mãe Cristina, Sinhá Mariana, Vovó Rita, Pai Maneco, Pai João da Mata, Pai José, Pai Guiné, entre outros. Pontos Cantados de Preto Velho Chegada Preto Velho quando vem Ele vem aos pés da cruz Pedindo proteção Para os filhos de Jesus (2x) A terra tremeu A terre tremeu Tremeu a cruz

Page 32: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 32 de 34

Mas não tremeu Jesus (2x) Sustentação Campestre verde oh meu Jesus Campestre verde oh meu Jesus Madalena chorava aos pés da cruz Madalena chorava aos pés da cruz Aos pés da cruz tava sentada Aos pés da cruz tava sentada Onde morreu meu Jesus crucificado Minha caximba tem mironga Minha caximba tem dendê Quem duvida da minha caximba Que venha ver, que venha ver Pega a sua cachimba Preto Velho Pegue o seu azeite de dendê Ore pelos seus filhos Preto velho Para com sua reza proteger Faça a sua mandinga Preto Velho Para que o bem possa prevalecer A mata da jurema está aberta Para com suas ervas nos benzer Olhando o céu vi a estrela brilhar E na pedreira vi as pedras rolar Vi os caboclos sentados na areia Quando a sereia começou a cantarolar No seu cantar ela sempre dizia Que só queria ter asas pra voar Pra ir ao céu buscar a estrela que brilha Pra Pai Antonio enfeitar o seu congá Partida Quando o atabaque soa Filho de Umbanda chora Adeus, adeus meus filhos Que Preto Velho vai embora

Page 33: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 33 de 34

Como seres encarnados, somos um agregado composto pela parte

material e pela parte energética. Nosso corpo físico, composto por células, está, a todo momento, passível de doenças pois vive exposto à contaminações bacterianas ou viróticas, além de um sem número de somatizações emocionais.

Por outro lado nosso corpo energético, se subdivide em corpo emocional, mental e muito além da nossa percepção ou compreensão total, e acima de tudo, a centelha divina ou espírito puro. Imaginemos um degrade onde no alto está o espírito ou centelha, descendo para o mental, abaixo deste o astral ou emocional e por fim o corpo físico, que não deixa de ser um mata borrão onde se escoam e drenam as energias vindas do alto.

Desta forma, além de toda influência que a matéria exerce sobre nós, ainda temos os fatores emocionais, mentais e espirituais que constantemente nos condicionam a desarmonias. Mas é claro que tudo depende de como agimos no cotidiano e reagimos ao que nos cerca. Pensamentos negativos e doentios, somatizam em desarmonias no físico. Emoções desequilibradas e sentimentos maus, da mesma forma. Desarmonias estas, que baixam nossa imunidade, facilitando a entrada de doenças e que da mesma forma, baixam nossa vibração nos deixando à mercê de energias densas que circulam ao nosso redor o tempo todo.

Explicado isso, vamos nos reportar às pessoas que condicionam tudo o que lhes acontece ao mundo espiritual. Tudo é “encosto”, obsessão ou então inveja alheia. Sem negar tais fatores, pois eles existem, é bom esclarecer que, tratando-se de energias, “os semelhantes se atraem”. Portanto nenhum espírito ou energia inferior vai interferir em nossa vida, se estivermos numa vibração elevada.

Inegavelmente, em determinadas situações, a vida nos surpreende por força do carma e por mais que sejamos equilibrados e saudáveis, sucumbimos nos permitindo quadros obsessivos. Nesses casos devemos procurar ajuda espiritual, mas também emocional para que, voltando ao equilíbrio, possamos prosseguir sem novas interferências. Lembrando sempre que, antes de qualquer coisa, sempre devemos procurar o médico e descartar a possibilidade de estamos com uma doença no corpo físico e se assim a tivermos, tratar de acordo com sua indicação.

Culpar terceiros pelas nossas desgraças, é uma tentativa de jogar nossa responsabilidade de melhoria íntima e consequente evolução, nas costas do outro. E isso não é nada saudável.

Bom senso e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Cuidado com diagnósticos precoces de incautos que atribuem qualquer dor de barriga aos espíritos. O orai e vigiai e uma vida saudável, ainda são o melhor remédio.

Feliz evolução! Leni W.Saviscki

Page 34: Mês de julho nanã

Mês 05 Portal Caminhos de Ogum www.jornaldeumbandaportalcaminhosdeogum.blogspot.com

[email protected] Página 34 de 34