memorização (15)

1
Se você imaginou que poderia ser atropelado e ficar ferido, imediatamente, mude o registro no cérebro. Repita, a você mesmo, que não precisa daquilo, que está em paz com a vida, e não há necessidade de passar por essa provação. Diga isso com convicção e reforce mentalmente essa imagem. Não é à-toa que todos os cursos de auto-ajuda aconselham o uso de frases e pensamentos positivos. Agora você sabe que isso propicia as necessárias mudanças de registro. Outro ponto importante. Não é raro guardarmos sentimentos de culpa por algo que fizemos ou deixamos de fazer. Se identificar em você qualquer sentimento desse tipo, admita seu quinhão de responsabilidade naquela ação ou inação. O passo seguinte é encontrar o auto- perdão. Por saber que, quanto mais carregar nas costas o saco de culpas, em conseqüência dos muitos erros que julga haver cometido, mais difícil será sua caminhada pela vida. Para ser útil, a si próprio e aos outros, proponha-se não cometer mais os mesmos erros, e jogue por terra o pesado fardo que vinha carregando. Perdoe-se. É cientificamente provado que essa forma de conduta traz alivio, bem estar e melhores condições de vida. Agora, sim! Com a mudança de registros, no cérebro, você está em condições de alcançar as metas que estipular. Dentre elas, o poder de concentração. TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO Dominar as técnicas de concentração está ao alcance de qualquer pessoa. Depende apenas de disciplina. Quem não estiver disposto a se autodisciplinar terá grande dificuldade para concentrar-se. Provavelmente nem conseguirá alcançar esse estado. Você vai depender de concentração para fazer os exercícios que se seguirão. Portanto, é da maior importância que aprenda a se concentrar. Se já tem essa facilidade, se é capaz de concentrar-se fácil e rapidamente, melhor. Mesmo assim, faça os exercícios de concentração. Isso lhe dará mais destreza e autoconfiança para as técnicas de memorização e dos exercícios que terá pela frente. EXERCÍCIO RESPIRATÓRIO Toda vez que precisar usar técnicas de concentração ou de memorização, comece pelo exercício respiratório. Após a ultima sessão deste treinamento você vai encontrar uma faixa dedicada aos exercícios respiratórios e relaxamento muscular-mental. Use-os sempre. Vamos então aos exercícios respiratórios. Instale-se num lugar onde possa ficar isolado, sem ser perturbado. De preferência, escureça o local. A ausência de luminosidade e de ruídos evita que a atenção seja desviada por objetos, movimentos ou focos de luz que possam chamar sua atenção. Lembre-se: concentração significa atenção totalmente focada em um único ponto. Desligue o som e procure esse lugar. Faça isso agora.

Upload: adautozanata

Post on 27-Jan-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

memorização (15)

TRANSCRIPT

Se você imaginou que poderia ser atropelado e ficar ferido, imediatamente, mude o registro no cérebro. Repita, a você mesmo, que não precisa daquilo, que está em paz com a vida, e não há necessidade de passar por essa provação. Diga isso com convicção e reforce mentalmente essa imagem. Não é à-toa que todos os cursos de auto-ajuda aconselham o uso de frases e pensamentos positivos.

Agora você sabe que isso propicia as necessárias mudanças de registro.

Outro ponto importante. Não é raro guardarmos sentimentos de culpa por algo que fizemos ou deixamos de fazer. Se identificar em você qualquer sentimento desse tipo, admita seu quinhão de responsabilidade naquela ação ou inação. O passo seguinte é encontrar o auto-perdão. Por saber que, quanto mais carregar nas costas o saco de culpas, em conseqüência dos muitos erros que julga haver cometido, mais difícil será sua caminhada pela vida. Para ser útil, a si próprio e aos outros, proponha-se não cometer mais os mesmos erros, e jogue por terra o pesado fardo que vinha carregando. Perdoe-se.

É cientificamente provado que essa forma de conduta traz alivio, bem estar e melhores condições de vida.

Agora, sim! Com a mudança de registros, no cérebro, você está em condições de alcançar as metas que estipular. Dentre elas, o poder de concentração.

TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO

Dominar as técnicas de concentração está ao alcance de qualquer pessoa. Depende apenas de disciplina. Quem não estiver disposto a se autodisciplinar terá grande dificuldade para concentrar-se. Provavelmente nem conseguirá alcançar esse estado. Você vai depender de concentração para fazer os exercícios que se seguirão. Portanto, é da maior importância que aprenda a se concentrar. Se já tem essa facilidade, se é capaz de concentrar-se fácil e rapidamente, melhor. Mesmo assim, faça os exercícios de concentração. Isso lhe dará mais destreza e autoconfiança para as técnicas de memorização e dos exercícios que terá pela frente.

EXERCÍCIO RESPIRATÓRIO

Toda vez que precisar usar técnicas de concentração ou de memorização, comece pelo exercício respiratório. Após a ultima sessão deste treinamento você vai encontrar uma faixa dedicada aos exercícios respiratórios e relaxamento muscular-mental. Use-os sempre. Vamos então aos exercícios respiratórios.

Instale-se num lugar onde possa ficar isolado, sem ser perturbado. De preferência, escureça o local. A ausência de luminosidade e de ruídos evita que a atenção seja desviada por objetos, movimentos ou focos de luz que possam chamar sua atenção.

Lembre-se: concentração significa atenção totalmente focada em um único ponto. Desligue o som e procure esse lugar. Faça isso agora.