memorial descritivo proponente obra: ampliação e ... · destas vigas e sapatas será de 1:3:3...

12
MEMORIAL DESCRITIVO PROPONENTE: Prefeitura Municipal de Novo Xingu OBRA: Ampliação e Modernização Pavilhão de Esportes LOCALIZAÇÃO: Linha Santo Antônio MUNICÍPIO: Novo Xingu RS ÁREA MODERNIZADA: 213,50 m² ÁREA AMPLIADA: 129,60 m² Objetivo O Memorial Descritivo e especificações foram elaborado com a finalidade de complementar os projetos e fixar normas e características no uso e escolha dos materiais e serviços a ser empregados na reforma e ampliação do pavilhão de esportes, localizado na Linha Santo Antônio no interior do município de Novo Xingu RS. O referido pavilhão receberá ampliações na sala de jogos, na entrada e no acesso a churrasqueira existente, já as reformas e adaptações serão na copa, na cancha de bocha. As obras serão em alvenaria de tijolos 6 furos cobertura com estrutura de madeira de lei na sala de Jogos e em estrutura metálica a entrada e o acesso a churrasqueira, ambos com telhas em aluzinc. A execução dos serviços obedecerá às normas e métodos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 1. Disposições Gerais Havendo dúvida ou qualquer divergência na documentação do projeto, ou ainda alguma omissão ou incorreção deverá a empresa entrar em contato, com a Prefeitura Municipal. Em caso de divergência entre plantas e o memorial descritivo prevalecerá o que está escrito no memorial, que deverá ser rigorosamente observado quando da execução das obras. No caso de haver a necessidade de substituir algum material especificado neste memorial deverá ser precedido de consulta prévia e aceitação do departamento técnico. 2. Preparação do Terreno MOVIMENTAÇÃO DE TERRA: Na área que será executada a ampliação da Sala de Jogos, deverá receber maquinários para a remoção de terra existente no local. O terreno devera ser escavado até obter um talude mais suavizado evitando futuros problemas de deslizamento natural de terra.

Upload: voxuyen

Post on 27-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

MEMORIAL DESCRITIVO

PROPONENTE: Prefeitura Municipal de Novo Xingu OBRA: Ampliação e Modernização Pavilhão de Esportes LOCALIZAÇÃO: Linha Santo Antônio MUNICÍPIO: Novo Xingu – RS ÁREA MODERNIZADA: 213,50 m² ÁREA AMPLIADA: 129,60 m²

Objetivo

O Memorial Descritivo e especificações foram elaborado com a finalidade de complementar os projetos e fixar normas e características no uso e escolha dos materiais e serviços a ser empregados na reforma e ampliação do pavilhão de esportes, localizado na Linha Santo Antônio no interior do município de Novo Xingu – RS. O referido pavilhão receberá ampliações na sala de jogos, na entrada e no acesso a churrasqueira existente, já as reformas e adaptações serão na copa, na cancha de bocha.

As obras serão em alvenaria de tijolos 6 furos cobertura com estrutura de madeira de lei na sala de Jogos e em estrutura metálica a entrada e o acesso a churrasqueira, ambos com telhas em aluzinc.

A execução dos serviços obedecerá às normas e métodos da ABNT

(Associação Brasileira de Normas Técnicas).

1. Disposições Gerais

Havendo dúvida ou qualquer divergência na documentação do projeto, ou ainda alguma omissão ou incorreção deverá a empresa entrar em contato, com a Prefeitura Municipal. Em caso de divergência entre plantas e o memorial descritivo prevalecerá o que está escrito no memorial, que deverá ser rigorosamente observado quando da execução das obras. No caso de haver a necessidade de substituir algum material especificado neste memorial deverá ser precedido de consulta prévia e aceitação do departamento técnico.

2. Preparação do Terreno

MOVIMENTAÇÃO DE TERRA: Na área que será executada a ampliação da

Sala de Jogos, deverá receber maquinários para a remoção de terra existente no local. O terreno devera ser escavado até obter um talude mais suavizado evitando

futuros problemas de deslizamento natural de terra.

Para início do movimento de terra necessário à locação e implantação da área

ampliada, serão removidos arbustos e/ou a forração orgânica existente. Após a limpeza do terreno será realizado o nivelamento do mesmo.

3. Locação da Obra

A locação da obra deverá ser feita de acordo com a planta de implantação e planta baixa, na área determinada pelo proprietário da obra. As dimensões, alinhamentos, ângulos e níveis do projeto serão verificados em relação às reais condições do terreno.

4. Fundações

AMPLIAÇÃO SALA DE JOGOS: As fundações serão de sapatas isoladas nas

dimensões de (0,7x0,7x0,30m) e com uma malha de ferro 8mm com espaçamento de 15x15 cm. As viga de fundação terão dimensões de 15 x 25 cm, com armadura positiva composta de 2 barras de 10 mm e a negativa de 2 barras de 10mm de diâmetro, com estribos de diâmetro 4.2 mm a cada 15 cm, os Pilares serão em concreto armado com dimensões de 15x20 cm contendo 8 unidades. O traço do concreto para a execução destas vigas e sapatas será de 1:3:3 (cimento, areia e brita). As vigas de fundação serão impermeabilizadas com aplicação de hidroasfalto, não podendo ser inferior a duas demãos. A impermeabilização devera subir 15 cm nas paredes externas da ampliação.

AMPLIAÇÃO DA ENTRADA: As fundações serão de sapatas isoladas nas

dimensões de (0,7x0,7x0,30m) contendo 5 unidades, armadas com ferro de 8mm com uma malha de 15x15 cm. As viga de fundação terão dimensões de 0,15 x 0,25 m, com armadura positiva composta de 2 barras de 10 mm e a negativa de 2 barras de 10mm de diâmetro, com estribos de diâmetro 4.2 mm a cada 15 cm, os Pilares serão em concreto armado com dimensões de 15x20 cm contendo 5 unidades. O traço do concreto para a execução destas vigas e sapatas será de 1:3:3 (cimento, areia e brita).

EXECUÇÃO DA PASSARELA: As fundações serão de sapatas isoladas nas

dimensões de (0,6x0,6x0,30m) contendo 9 unidades, armadas com ferro de 8mm com uma malha de 15x15 cm. As viga de fundação terão dimensões de 0,15 x 0,25 m, com armadura positiva composta de 2 barras de 8 mm e a negativa de 2 barras de 8mm de diâmetro, com estribos de diâmetro 4.2 mm a cada 15 cm, os Pilares serão em concreto armado com dimensões de 15x20 cm contendo 9 unidades. O traço do concreto para a execução destas vigas e sapatas será de 1:3:3 (cimento, areia e brita).

5. Paredes e vigas de Amarração

As paredes de alvenaria serão executadas utilizando tijolos cerâmicos 6 furos e

serão rebocadas nas faces internas e externas do pavilhão. Os tijolos serão assentados de chato totalizando no mínimo 14 cm de espessura.

As argamassas de assentamento das alvenarias devem ser preparadas

mecânica ou manualmente e ser confeccionadas com areia média, cimento portland e cal hidratada.

A dosagem das argamassas deve ser determinada de acordo com o tipo de alvenaria e local de sua aplicação com traço básico de 1:2:6 (cimento, cal e areia média).

Os tijolos devem ser assentados em perfeito alinhamento e as paredes prumadas, obedecendo a juntas de no máximo 1,5 cm de espessura. Nas amarrações e nos cantos os furos dos tijolos deverão ser preenchidos com argamassa de cimento e areia antes da execução do reboco.

Sobre e sob as aberturas das esquadrias devem ser executadas vergas de 5cm de espessura, armadas com 2 barras de aço CA-50 de 8mm de diâmetro, as quais se estenderão pelo menos 20cm de cada lado da abertura.

AMPLIAÇÃO SALA DE JOGOS: Sobre as paredes deverá ser executada vigas

de amarração em concreto armado moldado “in loco” de traço 1:3:3 (cimento, brita e areia média), Fck não menor que 15Mpa, e terá as dimensões 15x25cm. As mesmas serão armada com 4 barras de aço de 10mm de diâmetro, duas positivas e duas negativas, e estribos de 4,2mm a cada 15cm. Sobre as vidas externas deverão ser executadas platibanda de 1,85 m de altura na parte da Sala de Jogos e 1,45 m de altura na parte dos banheiros.

As fôrmas deverão ser de madeira de pinho ou similar de boa qualidade. Antes da concretagem será realizada a conferência das dimensões internas das mesmas e da armadura, sendo que as fôrmas deverão ser molhadas até a saturação.

6. Revestimento

Os serviços de revestimento das paredes serão executados com emprego de materiais de qualidade, mão-de-obra especializada, ferramentas e equipamentos apropriados.

MODERNIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO: O revestimento será executado na parte interna da copa, da cancha de bocha e na parte interna e externa da Sala de Jogos. As superfícies a revestir devem ser limpas, raspando o material existente, eliminando as gorduras, vestígios orgânicos e outras impurezas que possam acarretar desprendimentos.

O revestimento será executado com uma camada de chapisco com espessura de 5mm no traço 1:3 (cimento e areia), seguida de uma camada de reboco único com espessura máxima de 20mm no traço 1:2:8 (cimento, cal, areia média). Na área da cancha de boxa e na Copa já existem chapisco aplicado.

A eventual recomposição parcial de qualquer revestimento deve ser executada com perfeição a fim de não apresentar diferenças ou descontinuidades.

Na área interna dos banheiros e da copa, será aplicado revestimento cerâmico até o teto, assentados com argamassa colante, levando em consideração o alinhamento das peças e um bom rejuntamento.

7. Pavimentação

AMPLIAÇÃO SALA DE JOGOS: Na área existente encontra-se uma área de 35,80 m² em piso de concreto, onde deverá ser demolido e removido. Toda a área interna da ampliação será executada piso cerâmico de boa qualidade. Nas áreas dos banheiros a argamassa do contrapiso devera receber um aditivo impermeabilizante.

AMPLIAÇÃO DA ENTRADA: Toda a área interna da ampliação terá uma

camada de brita e um contrapiso em concreto desempenado.

EXECUÇÃO DA PASSARELA: Toda a área interna da ampliação terá uma camada de brita e um contrapiso em concreto desempenado.

8. Instalações Hidrossanitárias

Os serviços deverão ser executados rigorosamente de acordo com as normas técnicas que regem a matéria, observando os detalhes do projeto.

Alimentação será feita através da rede existente será distribuída diretamente no interior dos banheiros e da cozinha, passando por reservatório indicado em projeto.

Os tubos e conexões para alimentação de água fria serão em PVC rígido, soldável, de boa qualidade obedecendo ao diâmetro de 25 mm.

A mão-de-obra empregada deverá ser sempre de alto padrão técnico, garantindo o bom funcionamento e a durabilidade da instalação.

A tubulação existente na parte externa da Ampliação da Sala de Jogos deve

ser removida e instalada internamente pelo forro ou paredes existentes no local, levando em consideração os requisitos técnicos.

9. Instalações Elétrica

A partir da medição a fiação será conduzida até o CD e a partir deste, saem

os circuitos para abastecer a área ampliada. Todos os serviços a serem executados deverão satisfazer as exigências e normas da RGE de acordo com o RIC. A execução dos trabalhos deverá obedecer a boa técnica, critério esse que deverá permanecer em qualquer caso omisso no projeto.

ELETRODUTOS: Os eletrodutos serão de PVC corrugado com bitola denominada em projeto. As curvas e luvas que constituem parte integrante do sistema, obedecerão aos mesmos requisitos dos eletrodutos.

FIAÇÃO E DISJUNTORES: A fiação será executada de acordo com o quadro de cargas, e cada circuito comandado pelo respectivo disjuntor. Os condutores destinados a enfiação em eletrodutos, deverão ser de cobre com isolamento para 600 V e PVC e os disjuntores serão termomagnéticos, de potência especificada no quadro de cargas.

CAIXAS, TOMADAS E INTERRUPTORES: As caixas serão de PVC. Para

tomadas e interruptores serão empregadas as retangulares de 2 x 4 e para os pontos de luz, serão empregadas as octogonais.

As alturas de caixa de parede, em relação ao piso acabado, serão de 0,90m para os interruptores e tomadas médias, 0,30m para tomadas baixas e 1,40m para o centro de distribuição. Estas cotas são tomadas da parte inferior das caixas, ao nível do piso pronto.

Na entrada do pavilhão será instalado um poste padrão RGE de 7,5 metros, para a entrada de energia trifásica, e sua fiação será instalada até o pavilhão existente. 10.Esgoto

O esgoto cloacal será lançado em uma nova rede que será conduzida a uma fossa séptica 1.825 litros, seguindo para o sumidouro que é preenchido com pedra de mão e coberto com lona preta dupla.

Os tubos e conexões serão de PVC rígido, classe esgoto, soldáveis de marca. As tubulações provenientes de esgotamento de lavatórios e pias e passarão

por ralos e serão lançados em caixas de passagens situadas na parte externa da obra e deverão ter uma declividade mínima de 2% de onde irão para o esgoto público.

As caixas de passagens serão de tijolo comum, revestidas com argamassa 1.3 cimento e areia, tamanhos de 60 x 60 cm.

Os registros de pressão serão PVC. Os vasos sanitários serão de louça de boa qualidade para garantir o bom

funcionamento dos mesmos, com a caixa de descarga acoplada. Serão instalados ralos de PVC rígido nos banheiros previstos em projeto.

11. Esquadrias

As portas dos banheiros serão em madeira semi-oca, sendo de (0,6 x 2,10m). A porta que liga o pavilhão a Sala de Jogos será em madeira semi-oca com

dimensões de (0,8 x 2,10m) e na parte que da acesso a saída será em vidro temperado e terá dimensões de (2,5 x 2,10m).

As janelas serão de aço de correr duas folhas de boa qualidade nas dimensões de 1,50x1,50 m e duas janelas basculantes de 0,4x0,4 m nos banheiros.

A colocação e montagem das esquadrias deverão ser feitas de modo a apresentarem um perfeito prumo, nível e esquadro e deverão seguir as dimensões indicadas em planta.

12.Cobertura

AMPLIAÇÃO SALA DE JOGOS: A estrutura do telhado será em madeira de

lei, não podendo ser em madeira de pinus, extraída de preferência nos meses sem “r” e deverá receber um tratamento anti-cupim para evitar a contaminação das mesmas.

As tesouras serão confeccionadas com a utilização de guias de 15 cm de

largura e 2,5 cm de espessura. A distância máxima entre uma tesoura e outra deverá ser de 1,00m. O ripamento deverá ser confeccionado com ripas de 4,0cm x 6,0cm e de forma a atender as dimensões da telha a ser empregada. A estrutura de madeira deverá ser fixada nas ferragens de espera deixadas na viga de cintamento.

As telhas empregadas serão de aluzinc, do tipo ondulada e a declividade do telhado deverá obedecer um bom escoamento da água em torno de 12%. O transpasse longitudinal deve ser igual a 14cm e o transpasse lateral deve ser igual a uma onda da telha.

O forro será de PVC de 100mm e será instalado nos novos banheiros e na sala de jogos. Toda superfície de contato telha/platibanda será instalados rufos bem fixos garantindo assim a estanqueidade do telhado, na parte onde ocorre o escoamento da água da chuva deve ser instalados calhas para a captação, também garantindo a estanqueidade do telhado. Nos beirais do telhado será instalada uma calha em toda a extensão da parede externa.

AMPLIAÇÃO DA ENTRADA: Toda a cobertura deverá ser feita em estrutura metálica, utilizando tesouras, bem fixadas e soldadas, o ripamento para a fixação das telhas também será feita com perfis metálicos de forma a atender as dimensões da telha a ser empregada. A estrutura deverá ser fixadas nas ferragens ou chumbadas nas paredes se necessário. As telhas empregadas serão de aluzinc, do tipo ondulada e a declividade do telhado deverá obedecer um bom escoamento da água em torno de 15%. O transpasse longitudinal deve ser igual a 14cm e o transpasse lateral deve ser igual a uma onda da telha. Na parte onde ocorre o escoamento da água da chuva deve ser instalados calhas para a captação.

EXECUÇÃO DA PASSARELA: Toda a cobertura deverá ser feita em estrutura metálica, utilizando tesouras, bem fixadas e soldadas, o ripamento para a fixação das telhas e as vigas interligando os pilares, também serão feitas com perfis metálicos de forma a atender as dimensões da telha a ser empregada. As telhas empregadas serão de aluzinc, do tipo ondulada e a declividade do telhado deverá obedecer um bom escoamento da água em torno de 15%. O transpasse longitudinal deve ser igual a 14cm e o transpasse lateral deve ser igual a uma onda da telha. Na parte onde ocorre o escoamento da água da chuva deve ser instalados calhas para a captação.

13. Pinturas

Receberá pintura o piso da quadra de esportes de forma que sejam demarcadas as quadras de futsal e voleibol obedecendo às dimensões já existentes no local, as estruturas metálicas da entrada e da passarela com 2 demão de tinta esmalte e 1 demão de zarcão, as aberturas em madeira com tinta esmalte acetinado.

Após a limpeza da superfície toda a área interna e externa da Ampliação da Sala de Jogos receberá pintura com tinta látex acrílica de boa qualidade com 2 de mão.

14. Complementação da Obra

Após a conclusão dos serviços a obra deverá ser entregue livre de qualquer entulho, sendo que a mesma deverá estar limpa e absolutamente de acordo com o que está previsto no projeto e memorial descritivo.

NOTA: Todo e qualquer serviço deverá ser executado conforme projeto e

memorial próprio, não sendo permitida a alteração sem autorização escrita do responsável técnico, sob pena do proprietário ou o construtor arcarem com as conseqüências e responsabilidade pelo que porventura vier a ocorrer.

Novo Xingu - RS, 21 de Março de 2017.

LÁZARO AUGUSTO DELLATORRE Eng. Civil – CREA RS208919

JAIME EDSSON MARTINI Prefeito Municipal

A=495,99m²

PISO CIMENTO POLIDO

CANCHA

120x150/165

COPA

80

X2

10

4.00 x3.00

60

x2

10

100 X 200

100 X 200

COZINHA

80X210

90 X 200

40x40/17040x40/170 40x40/170 40x40/170 40x40/170 40x40/170 40x40/170

80X210

COPA

mureta 1m

-0,45

-1,08

0,05

mureta 70 cm

A=82,30m²

CIR

C.

A=39,80m²

CIRC.

A=10,30m²

A=17,95m²

WC MASC.

A=21,80m²

WC FEM.

A=17,63m²

A=56,01m²

A=57,75m²

SALA DE JOGOS

A=77,65m²

PLANTA BAIXA COM ALTERAÇÕES

Area total=1011,75m²

80

X2

10

A

QUADRA FUTSAL = 15,00 X 25,00 m / ÁREA = 375,00 m²

QUADRA VOLEYBOL = 9,00 X 18,00 m / ÁREA = 162,00 m²

ÁREA INTERNA QUADRA - A = 495,99m2

PISO CIMENTO ALISADO

FURO 10cmx10cm P/COLOCAÇÃO DA ASTE DA REDE

FURO 10cmx10cm P/COLOCAÇÃO DA ASTE DA REDE

120x150/165

120x150/165

120x150/165

120x150/165

120x150/165

120x150/165 120x150/165

120x150/165

120x150/165

120x150/165

120x150/165

120x150/165

120x150/165

300x100/100

300x100/100

300x100/100

300x100/100

80X210

80X210

120x150/165

120x150/165

120x150/165

60

x2

10

60

x2

10

60

x2

10

60

x2

10

CIRC.

A=1,30m²

CIRC.

A=1,40m²

150x150/165

150x150/165

60

x2

10

60

x2

10

diminuir 30 cm

da mureta existente

WC FEM.

A=2,40m²

WC MAS.

A=2,40m²

PISO CERÂMICO

40x40/170 40x40/170

CHURRASQUEIRA EXISTENTE

PASSARELA

A=29,35 m²

PISO CONC. DESEMPENADO

ACESSO

A=49,00 m²

PISO CONC. DESEMPENADO

0,00

0,05

0,05

AMPLIAÇÃO - Área= 129,60 m²

REFORMA - Área = 213,50 m²

1.25X2.10

1.25X2.10

Emboço

revestimento nas paredes

internas da cancha

CERAMICA

revestimento nas paredes

internas da copa

EX

IS

TE

NT

E

já existe chapisco nas paredes

já existe chapisco nas paredes

150x150/165

150x150/165

cerâmica nas paredes

até o forro dos banheiros

ESCALA: 1/120

Telhado metálico

TELHADO METÁLICO

80X

210

80X210

0,05

SALA DE JOGOS

A=77,65m²

80

X2

10

A

150x150/165

150x150/165

60x2

10

60x21

0

WC FEM.

A=2,40m²

WC MAS.

A=2,40m²

PISO CERÂMICO

40x40/17040x40/170

Área= 89,16 m²

PLANTA BAIXA

Área reforma= 39,84 m²

Área ampliada= 49,32 m²

15

0x1

50

/1

65

15

0x1

50

/1

65

1.25X2.10

1.25X2.10

4.00 x3.00

CH

UR

RA

SQ

UE

IR

A E

XIS

TE

NT

E

PASSARELA

A=29,35 m²

PISO CONC. DESEMPENADO

ACESSO

A=49,00 m²

PISO CONC. DESEMPENADO

0,00

0,05

Área= 49,00 m²

PLANTA BAIXA

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCTP

RO

DU

CE

D B

Y A

N A

UT

OD

ES

K E

DU

CA

TIO

NA

L P

RO

DU

CT

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCTP

RO

DU

CE

D B

Y A

N A

UT

OD

ES

K E

DU

CA

TIO

NA

L P

RO

DU

CT

0,05

-0,45

0,05

PAVILHÃO EXISTENTE

PAVILHÃO EXISTENTE

AMPLIAÇÃO

CORTE AA'

E: 1/50

PAVILHÃO EXISTENTE

CORTE CC'

E: 1/50

PLATIBANDA

SALA DE JOGOS BANHEIRO

0,05

0,00

Pilares

estrutura

metálica

em concreto

CORTE DD'

E: 1/25

PAVILHÃO EXISTENTE

PAVILHÃO EXISTENTE

AMPLIAÇÃO

FACHADA AMPLIAÇÃO

E: 1/50

AMPLIAÇÃO

DETALHE NO

REVESTIMENTO

PAVILHÃO EXISTENTE

AMPLIAÇÃO AMPLIAÇÃO

CORTE BB'

Pilares

estrutura

metálica

em concreto

E: 1/75

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCTP

RO

DU

CE

D B

Y A

N A

UT

OD

ES

K E

DU

CA

TIO

NA

L P

RO

DU

CT

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCTP

RO

DU

CE

D B

Y A

N A

UT

OD

ES

K E

DU

CA

TIO

NA

L P

RO

DU

CT

80X

21

0

0,05

SALA DE JOGOS

A=77,65m²

80

X2

10

60x210

60x210

WC FEM.

WC MAS.

PISO CERÂMICO

2.50x2.10

40x40/17040x40/170

401C

401B

401A

401D

401F

401E

1B

1A

1 2

1 2

1 2

1 2

1 2

1ED 2

1EF 2

1 2

Vem

da rede existente

ELÉTRICO AMPLIAÇÃO

E: 1/50

WC MAS.

A=2,40m²

Reservatório

CAF-1

ø25

CAF-2

ø25

Ci

60X60

FOSSA SÉPTICA

CAP 1.825 LITROS

CV-3

ø40

CV-3

ø40

ø25 ø25

ø25

ø25

ø25

ø25

SUMIDOURO

Capacidade 8,7 m³

ø

4

0

m

m

ø

4

0

m

m

ø100 mm

ø100 mm

ø100 mm

ø

1

0

0

m

m

Vem da rede existente

HIDROSSÁNARIO AMPLIAÇÃO

E: 1/50

CANALIZAÇÃO DE ESGOTO SANITÁRIO

RALO SIFONADO ( 100X40mm)

COLUNA DE RECALQUE DE ÁGUA FRIA (CRAF)

COLUNA DE ÁGUA FRIA (CAF)

CAIXA DE GORDURA

CAF

CRAF

TUBO DE QUEDA PARA ESGOTO

RALO SECO ( 100mm)

COLUNA DE VENTILAÇÃO

CANALIZAÇÃO DE VENTILAÇÃO

CANALIZAÇÃO DE ÁGUA FRIA

TQ

CV

CAIXA SIFONADA

CG

REGISTRO DE GAVETA E DE PRESSÃO

3. TODAS AS CANALIZAÇÕES DE ÁGUA FRIA

2. AS MESMAS POSSUEM SEÇÃO CIRCULAR,

1. AS TUBULAÇÕES DE ÁGUA E ESGOTO SERÃO DE PVC;

NOTAS:

COM DIÂMETRO NOMINAL INDICADO EM MILÍMETROS;

TERÃO O DIÃMETRO INDICADO NO PROJETO

C.I

60X60 CAIXA DE INSPEÇÃO ( 60X60 cm)

CIRCUITOLÂMPADAS

TOMADAS CARGA DISJUNTORESFIO

(W) (Amp)

1

2

QUADRO DE CARGAS

6

(W)(W)

CD

1

1

40

4

100

240

400

15

15

1,5

(mm²)

2,5

TOTAL RESIDENCIAL

640 W

PAREDES (OBSTÁCULOS)

FILTRO

(c/ brita)

Ø 100

ALVENARIA DE

TIJOLO MACIÇO

NÍVEL D'ÁGUA

CÂMARA

FOSSA

TAMPA INSPEÇÃO (60x60)

EM CONCRETO (FECHAMENTO

HERMETICO)

PAREDE (OBSTÁCULO)

NÍVEL DO SOLO

100

FILTRO (C/ BRITA)FOSSA

FOSSA SÉPTICA COM FILTRO INDIVIDUAL

VOLUME= 1,825m³(fossa), 1,825 m³(filtro)

PR

OF

. 1

,4

0m

100mm

ENTRADA

PAREDE COM

TIJOLO MACIÇO DUPLO

REVESTIMENTO NTERNO COM EMBOÇO

1:2:8 (CI:CA:AR) IMPERMEABILIZADO

CONCRETO IMPERMEÁVEL

SAÍDA

PVC 100mm

ENTRADA

PVC 100mm

SAÍDA

PVC 100mm

Fossa / Filtro

Adotando-se:

V=1.825 litros

V=1,825m³

Profundidade: 1,40m (valor

entre 1,20 e 2,20m)

Largura: 1,00m

Comprimento: 1,30m

AA

Considerando que cada economia tem 5 pessoas, e o consumo é de 200l/ambiente/dia e para

efeito de dimensionamento do poço sumidouro tomando a contribuição com 80% do consumo de

água temos:

C = 200 x 5

C = 1000 x 80%

C = 800 litros/dia/economia

Adotando-se capacidade média de absorção do solo (compatível com ensaios realizados nas

proximidasdes):

Ab = 92,00 litros/m²/dia

Para determinação da área de infiltração foi utilizada a fórmula:

V = C = 800 --> V = 8,70m³

Ab 92,00

Adota-se para o Sumidouro:

Profundidade: 2,32m adota-se 2,35

Largura: 1,50m

Comprimento: 2,50

CAIXA DE INSPEÇÃO

SUMIDOURO

ESC: 1/50

P. BAIXA

CORTE A-A

NÍVEL DO SOLO

SUMIDOURO

VOLUME= 8,70m³

BRITA Nº 4

ESPESSURA = 0,50m

PEDRA AMARROADA

100mm

ENTRADA

VEM DO

TANQUE SÉPTICO

TAMPA INSPEÇÃO (60x60)

100mm

ENTRADA

VEM DA

FOSSA/ FILTRO

ESC: 1/50

ESC: 1/50

ESC: 1/50

ESC: 1/50

ESC: 1/50

CONVENÇÕES

TOMADA BIPOLAR COMUM NA PAREDE COM

ATERRAMENTO - H=0,30m

TOMADA DE LUZ AR CONDICIONADO - H=1,20m

TOMADA DE LUZ COMPUTADOR - H=0,30

ESPERA PARA TELEFONE - H=0,30m

ATERRAMENTO

NEUTRO, FASE, RETORNO, TERRA

QUADRO DE MEDIDORES DE ENERGIA ELÉTRICA

TOMADA BIPOLAR COMUM À MEIA ALTURA COM

ATERRAMENTO - H=1,20m

TOMADA BIPOLAR COMUM ALTA COM

ATERRAMENTO - H=2,10m

CAIXA DE DISTRIBUIÇÃO

TOMADA BIPOLAR DUPLA NA PAREDE

- H=0,30m

POSTE PARTICULAR DE ACESSO

H

INTERRUPTOR COMUM SIMPLES

INTERRUPTOR SIMPLES EM PARALELO

INTERRUPTOR COMUM DUPLO

ESPERA PARA ANTENA DE TV - H=0,30m

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCTP

RO

DU

CE

D B

Y A

N A

UT

OD

ES

K E

DU

CA

TIO

NA

L P

RO

DU

CT

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCTP

RO

DU

CE

D B

Y A

N A

UT

OD

ES

K E

DU

CA

TIO

NA

L P

RO

DU

CT

P1 (15X20) cmP2 (15X20) cm

P3 (15X20) cm

P4 (15X20) cm

P7 (15X20) cm

P8 (15X20) cm

P5 (15X20) cm

P6 (15X20) cm

V1 (15x25)cm

V2 (15x25)cm

V4 (15x25)cm

V4 (15x25)cm

V5 (15x25)cm

V4 (15x20)cm

V4 (15x20)cm

VIGA EXISTENTE

V3 (15x25)cmV3 (15x25)cm

PROJETO ESTRUTURAL

Sapatas, Pilares e Vigas de fundação

VIGAS EXISTENTES

VIGAS A EXECUTAR

será instalado um pilar

na parede existente

será instalado um pilar

na parede existente

VIG

A E

XIS

TE

NT

E

ACESSO

A=49,00 m²

PISO CONC. DESEMPENADO

V1 (15x25)cm

V1 (15x25)cm

V2 (15x25)cm

V3 (15x25)cm

VIGA EXISTENTE

PROJETO ESTRUTURAL

Sapatas, Pilares e Vigas de fundação

VIGAS EXISTENTES

VIGAS A EXECUTAR

P1 (15X20) cm

P2 (15X20) cm

será instalado um pilar

na parede existente

será instalado um pilar

na parede existente

P3 (15X20) cm

P4 (15X20) cm

P5 (15X20) cm

20

15

ø4,2 c/15cm

11

16

4 ø10.0mm

PILAR

ESTRIBO

PILARES

25

15

ø4,2 c/15cm

11

21

4 ø10.0mm

VIGAS

ESTRIBO

VIGAS DE FUNDAÇÃO

25

15

ø4,2 c/15cm

11

4 ø10mm

VIGAS

ESTRIBO

VIGAS NO TOPO DAS

PAREDES

70

70

20

15

30

PLANTA

SAPATAS

CORTE

ø8.0 mm c/15cm

15 15

15

15

ø8.0 mm c/15cm

pilar 4 ø10.0mm

estribo ø5 c/15cm

21

EM TODAS AS PAREDES DA AMPLIAÇÃO

TANTO NAS EXISTENTE QUANTO NAS

EXECUTADAS E NO TRECHO ENTRE P4, P5 E P6

DETALHAMENTO ESTRUTURAL

VAI SE CONSTRUIR VIGAS DE RESPALDO

V

1

(

1

5

x

2

0

)

c

m

V

1

(

1

5

x

2

0

)

c

m

V

2

(

1

5

x

2

0

)

c

m

V

2

(

1

5

x

2

0

)

c

m

V3 (15x20)cm

V

7

(

1

5

x

2

0

)

c

m

25

15

ø4,2 c/15cm

11

21

4 ø10.0mm

VIGAS

ESTRIBO

VIGAS DE FUNDAÇÃO

20

15

ø8.0 mm c/15cm

15 15

15

15

ø8.0 mm c/15cm

60

60

20

15

ø4,2 c/15cm

11

16

4 ø10.0mm

PILAR

ESTRIBO

PILARES

SAPATAS

PROJETO ESTRUTURAL

Sapatas, Pilares e Vigas de fundação

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCTP

RO

DU

CE

D B

Y A

N A

UT

OD

ES

K E

DU

CA

TIO

NA

L P

RO

DU

CT

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCTP

RO

DU

CE

D B

Y A

N A

UT

OD

ES

K E

DU

CA

TIO

NA

L P

RO

DU

CT

ES

TR

AD

A V

IC

IN

AL

PLANTA DE SITUAÇÃO

CHURRASQUEIRA

INCLINAÇÃO 20%

INCLINAÇÃO 20%

INCLINAÇÃO 20%

PASSARELA

AMPLIAÇÃO

ENTRADA

AMPLIAÇÃO

SALA DE JOGOS

AMPLIAÇÃO

EXISTENTE

PAVILHÃO

EXISTENTE

8,00

34,00

16,40

4,50

10,80

5,00

8,05

1

9

,

5

7

10,90

,50

6,75

2,85

4,50

ESC: 1/250

12

,4

9

13

,8

6

ESCOLA

ES

TR

AD

A V

IC

IN

AL

PLANTA DE LOCALIZAÇÃO

AM

AR

ILD

O D

UR

AN

TE

CEMITÉRIO

HUMBERTO DE CAMPOS

ÁREA: 2.232,00 m²

Prefeitura Municipal de

Novo Xingu - RS

ESC: 1/350

60

,3

5

3

9

,8

5

68,00

37,55

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCTP

RO

DU

CE

D B

Y A

N A

UT

OD

ES

K E

DU

CA

TIO

NA

L P

RO

DU

CT

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCTP

RO

DU

CE

D B

Y A

N A

UT

OD

ES

K E

DU

CA

TIO

NA

L P

RO

DU

CT