melhores programas de assistência social

60
Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012 Realização: Apoio: Patrocínio: Ano XV - N 109- Abril/Maio 2012

Upload: revista-ceara-e-municipios-municipiosdoceara

Post on 29-Mar-2016

278 views

Category:

Documents


15 download

DESCRIPTION

Revista com 32 municípios homenageados em 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Melhores Programas de Assistência Social

MelhoresProgramas de

Assistência Socialdo Ceará2012

Realização: Apoio: Patrocínio:

Ano

XV

- N

109

- Abr

il/M

aio

2012

Page 2: Melhores Programas de Assistência Social

2 Revista Ceará e Municípios

Page 3: Melhores Programas de Assistência Social

3Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

Page 4: Melhores Programas de Assistência Social

4 Revista Ceará e Municípios

Ano XV - N 109- Abril/Maio 2012

Esta publicação é editada há 15

anos pela Editora Eventtus Ltda.

Editora GEraljornalista Silvana Frota (653 JP) [email protected]

dirEtor adMiNiStratiVoItalo Frota Catunda

rEViSÃoSilvana Frota- MTB - 432

Carmem Frota Boelen

rEdaçÃoSilvana Frota e Assessorias de Imprensa

dos municípios

EStaGiáriaPolianna Uchoa

[email protected]

ColaboradorESGoverno do Estado do Ceará, Banco do

Nordeste, Caixa Econômica.

FotoGraFiaArquivo Revista, Assessorias, internet.

artE/CriaçÃoPolianna Uchoa

Gerente de Contas Michelle Fernandes

[email protected]

Avenida Dom Luis, 300, sala 725 Aldeota. Cep: 60160230 Aldeota Fortaleza- Ce

Fones (85) 3264.3665 Cel. 96621700/88144719

Acesse nosso site:www.cearaemunicipios.com.br

@CearaeMunicipio

Revista Ceará e Municípios

municipiosdoceara

Expediente

A Ed

itora NOVAS POLÍTICAS

SOCIAIS

A PRESIDENTE Dilma Roussef lançou no dia 13 de maio ùltimo, dia consagrado a Nossa Senhora e às mães, um novo programa de transferência de renda, voltado para primeira infância,que sofre duas vezes mais com a pobreza do que a média dos brasileiros. O programa chamado chamado de “Brasil

Carinhoso” atenderá a 2,7 milhões de crianças na faixa populacional de zero até os seis anos. Segundo dados da Secretaria de Ações Estratégicas da Presidência da República, a extrema pobreza no Brasil atinge 8% da população, mas chega aos 16% entre crianças nesta faixa etária.

O novo programa vai incluir repasse para famílias, incluidas nos programas Bolsa Família e “Brasil Sem Miséria” garantindo uma renda mensal de R$70,00 por pessoa. O pacote inclui atendimento à gestantes, recém-nascidos e pais, auxílio para complementação nutricional e creches que permitam que a mãe que possa se integrar no mercado de trabalho. Uma das formas de resolver o problema da pobreza é permitir que mães jovens possam trabalha. Nesta área, além de planejar a construção de novas creches - Dilma prometeu na campanha de 6 mil novas unidades até 2014 - o governo quer garantir, por meio de convênios com as prefeituras, vagas para crianças pobres em creches privadas.

Não há dúvida de que os programas sociais, intensificados nos governos Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e que prosseguem no da presidente Dilma Rousseff, têm contribuído para a diminuição das desigualdades sociais no país No entanto, devem ser aprimorados, de modo a que os beneficiários possam também ter oportunidades de trabalho, contribuindo assim para geração de renda e o desenvolvimento nacional. Tanto é que mais de 13 milhões de brasileiros deverão subir para a classe C, até o ano de 2014, conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. Ao todo serão 118 milhões nessa faixa social, representando aumento de 11,9%, em relação aos dados atuais. Os principais fatores que levaram ao crescimento da classe média, no Brasil são a educação, o trabalho , as políticas econômicas e sociais. Também é oportunuo ressaltar , no que concerne ainda as desigualdades, que as mulheres receberam em média 72,3% do salário dos homens, em 2011, segundo estudo do IBGE, divulgado em 8 de março de 2012. O número significa a manutenção das proporções encontradas nos levantamentos de 2009 e 2010. O estudo mostra que as mulheres tiveram uma média s de 39,2 horas trabalhadas m, por semana, ante 43,3 horas dos homens.

O Brasil, que tem alcançado avanços econômicos, precisa continuar desenvolvendo ações que possam inibir a discriminação, o que deve ocorrer também no que se refere ao trabalho feminino, sendo oportunuo lembrar os 80 anos da conquista, do direito de votar pelas mulheres. E outra comemoração, é a vitória do lançamento deste novo programa de transferência de renda O Programa Primeira Infância, que, com certeza, vai mudar a vida de milhares de crianças neste País. A Revista Ceará e Municípios está presente na divulgação destas conquistas sociais, promovendo os municípios que mais investem em projetos e programas de assistência social.

Parabéns Presidente Dilma Roussef, Parabéns crianças brasileiras.Jornalista Silvana Frota

“Brasil Carinhoso”

Page 5: Melhores Programas de Assistência Social

5Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

12OPINIÃO1ª DAMA DO ESTADO MARIA CÉLIA

Melhores32Programas de Assistência Social2012

AcarapeAcopiaraAracatiBaturitéCanindé

CarnaubalCariré

CatarinaCrateús

Deputado Irapuan Pinheiro

FortalezaGraça

GuaiubaHorizonteIbiapina

IcóIpaumirimLavras da

MangabeiraLimoeiro do Norte

Maracanaú

Morada NovaMombaça

OcaraOrós

PorangaQuixeramobim

ReriutabaSanto QuitériaSão Benedito

SobralTauá

Tejuçuoca

Realização: Apoio Institucional:

Melhores Programas de Assistência Social do Estado do Ceará

Promoção: Revista Ceará e Municípios - Editora: Jornalista Silvana Frota16ª edição

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social

Patrocínio:

Divulgando e Homenageando as Boas Práticas de Gestão na Assistência Social dos municípios do Estado

do Ceará.

16 ANOS

Dilma lança Brasil CarinhosoRADIOGRAFANDO12

HOMENAGEM ESPECIAL1ª Dama do Governo do Estado do CearáMaria Célia Habib Ferreira Gomes

1. TrOFéu MuNICIPALISTA Vice-governador do Estado do Ceará - Domingos Aguiar Filho

2. TrOFéu AMIGO DOS MuNICíPIOSDeputado Estadual Roberto Claudio Rodrigues Bezerra - Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

3. TrOFéu rESPONSAbILIDADE SOCIALCaixa Econômica Federal - Superintendente Norte e Sul do Estado do Ceará: Ricardo Antonio Caminha Walraven

4. TrOFéu MérITO SOCIALPrograma Primeiro Passo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará - Coordenadora: Simone Veras

5. TrOFéu INCLuSãO SOCIALBanco do Nordeste do Brasil - Presidente: Jurandir Vieira Santiago

Page 6: Melhores Programas de Assistência Social

6 Revista Ceará e Municípios

Locações de veículos e máquinas com toda excelência que nossos clientes merecem.

Nossa equipe trabalha em total sincronia para uma maior agilidade nos serviços prestados.

Temos total atenção com nossos clientes, proporcionando sempre uma enorme satisfação.

Excelência agilidade Satisfação

Com nossa experiência em locação de veículos, maquinas e equipamentos, transporte escolar, transporte de passageiros e de cargas, terceirização de mão-de-obra especializada, limpeza urbana, coleta de resíduos, coleta seletiva de lixo, gestão de obras em geral, aterro sanitário, organização e realização de eventos; seu município ficará em boas mãos.

www.ecoservconstrucoes.com.br

Jogue limpo com o seu município. Contrate experiência, confiança e agilidade.

85. 3260.5142

Page 7: Melhores Programas de Assistência Social

7Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

Praça Luiza Távora é inaugurada pelo Governo do Estado com conceito de parque

Bismarck Maia, Teresa Tavora, Evandro Leitão, Maria Célia e Cid Gomes

ASSISTÊNCIA SOCIAL NO CEARÁ: Pacto Federativo Garante Êxito na Gestão

A Política Pública de Assistência Social, implantada pelo Governo do Estado, segue as diretrizes da Lei Orgânica da

Assistência Social – LOAS, que propõe a descentralização e participação dos diversos atores públicos – federal, estadual, municipal e da sociedade civil, para a garantia dos direitos socioassistenciais da população local em situação de vulnerabilidade e risco. Essa nova organização da assistência social brasileira prevê também a autonomia da gestão municipal, potencializando assim a divisão de responsabilidades e o cofinanciamento entre as esferas de governo e a sociedade. É um momento oportuno, sobretudo para a gestão municipal de aperfeiçoar seus mecanismos de gerenciamento e ampliar a atenção aos segmentos em situação de vulnerabilidade, conquistando, dessa forma, a credibilidade e apoio populares.

No nosso Estado, o Programa Ceará Acessível, gerenciado pelo Gabinete do Governador por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência, desenvolve e apoia os municípios em ações transversais para a garantia dos direitos desse público articulando politicas de saúde, educação, assistência social, trabalho, segurança pública, cultura, esporte, turismo, justiça e cidadania.

Esse esforço conjunto tem obtido resultados exitosos, com a implantação de iniciativas diversas que alcançam as pessoas individualmente e em grupos, famílias e comunidades. Gerenciando os mais diferentes Programas, Projetos, Serviços e Benefícios, o Governo do Estado assume as competências que lhe cabem no Pacto Federativo. Com a responsabilidade da Coordenação da Politica de Assistência Social o Governo do Ceará apoia os 184 municípios na gestão dos CRAS

(Centros de Referência da Assistência Social), CREAS (Centros de Referência Especializados da Assistência Social) e investe no fortalecimento dos Conselhos Municipais de Assistência Social.

Investe, também, no suporte material e humano com ênfase na capacitação dos gestores, técnicos, conselheiros municipais e representantes das Organizações Não Governamentais que se integram a Rede Prestadora de Serviços Socioassistenciais, além de apoiar municípios na adequação dos espaços de atendimento com vistas a garantia da acessibilidade para este público.

A responsabilidade compartilhada entre União, Estado e Municípios tende a fortalecer as três esferas do poder público, repercutindo para melhorias significativas na vida das pessoas em situação de ulnerabilidade, e risco. É assim que o Governo do Estado trabalha, reunindo parceiros, unindo esforços e agregando valores ao modelo de gestão participativa, com o compromisso de contribuir decisivamente para o aperfeiçoamento da democracia na nossa sociedade, onde todas as pessoas tenham seus direitos respeitados.

Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes

Primeira Dama do Estado do Ceará

Page 8: Melhores Programas de Assistência Social

O Deputado Manoel Duca quer o título de Cidadão Cearense para Livino Sales, empresário responsável pela qualificação do Camarão da Costa Negra e botou o Ceará no mapa do mundo da gastronomia com o selo do crustáceo aprovado pelo INPE. Piauiense, filho de cearenses, Livino montou sua base de criação de camarão em cativeiro em Aracaú. O seu trabalho está também sendo reconhecido pela diretoria do Sistema FAEC/SENAR devendo o mesmo receber a Medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra, durante a solenidade de abertura do PECNORDESTE.

8 revista Ceará e Municípios

Por Silvana FrotagrafandoRadi

Três brasileiros entre os mais influentes do mundo

Em lista divulgada recentemente pela revista norte-americana Time, três brasileiros aparecem entre as 100 pessoas mais influentes do mundo: a presidente Dilma Rousseff, que já aparecia na edição de 2011; o bilionário Eike Batista e a nova presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster. A relação é reconhecida tanto por seu caráter eclético, reunindo líderes políticos mundiais com esportistas, artistas pop e ativistas pouco conhecidos, quanto por sua repercussão global.

Entre os selecionados deste ano, por exemplo, estão o ídolo do basquete norte-americano Jeremy Lin; a atriz Viola Davis, do filme Dúvida; a cantora Rihanna; o presidente

dos Estados Unidos, Barack Obama; além do cartunista político sírio Ali Ferzat. Na edição anterior da lista, Dilma era a única brasileira mencionada. Em 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu uma menção, junto com o ex-prefeito de Curitiba e arquiteto Jaime Lerner. Em 2009, não houve brasileiros escolhidos.

A revista publicou um comentário, escrito por convidados, para cada personalidade escolhida. Eike é qualificado como “o homem mais rico do Brasil” e “o sétimo mais rico do mundo”, sendo o responsável por trazer “investimento vital para a nossa cidade (o redator é o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes [PMDB]).

Graça Foster, por sua vez, é definida como “a primeira mulher a dirigir uma grande companhia mundial de petróleo”, em texto curto que sumariza sua ascensão profissional ao lado da presidente Dilma, escrito pelo redator da revista especializado no setor energético, Brian Walsh. O antecessor de Graça Foster na Petrobras, José Sérgio Gabrielli, não teve menção pela Time na edição de 2011. O presidente da Coelce, Abel Rochinha,

recebeu, no último dia 3, em São Paulo, o certificado do Guia Você S/A oferecendo à companhia o título de uma das melhores empresas para começar a carreira no Brasil. A certificação avalia o ambiente de trabalho e as práticas e políticas de gestão de pessoas. Estiveram presentes também ao evento: Carlos Ewandro, Diretor de RH da Endesa Brasil, José Nunes, responsável por RH na Coelce e os jovens profissionais Lucas Peixoto Cavalcante, da área de Faturamento, e Naira Freire Moro, da área de Operação de Rede AT e MT. A edição 2012 do Guia contou com a participação de 74 empresas de todo o país e 289 mil jovens profissionais com até 28 anos.

Coelce é eleita uma das melhores empresas para iniciar carreira no Brasil

Debates sobre eleições 2012

Livino Sales recebe medalha do Mérito Rural

Desembargador Ademar Mendes Bezerra presidente do TRE- Tribunal Regional Eleitoral abriu no dia 27 de abril último, o Seminário sobre Legislação Eleitoral com a participação do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Acrisio Sena, diversos vereadores da Capital e do Interior, oportunidade em que foi feita uma exposição das urnas digitais e

teve como temas o registro da candidatura, a propaganda eleitoral e a Lei da Ficha Limpa.

Na ocasião foi distribuída com os presentes, a edição especial da Revista Ceará e Municípios sobre Eleições 2012, revista na qual o desembargador Ademar Mendes, está na capa, com uma entrevista especial.

José Nunes Almeida (responsável por RH na Coelce), os jovens profissionais Naira Freire Moro (área de Operação

de Rede AT e MT) e Lucas Peixoto (setor de Faturamento), Abel Rochinha (presidente da Coelce) e Carlos Ewandro

(diretor de RH da Endesa Brasil).

Page 9: Melhores Programas de Assistência Social

9Melhores Programas de assistência Social do Ceará 2012

A presidente Dilma Rousseff instalou no dia 16 de maio a Comissão da Verdade. Ela disse que a comissão não será movida pelo ódio ou pelo revanchismo. “Ao instalar a Comissão, não nos move o revanchismo, o ódio, ou o desejo de reescrever a história de uma forma diferente do que aconteceu. Mas sim a necessidade imperiosa de conhecê-la em sua plenitude, sem ocultamento, sem camuflagem, vetos, sem proibições”, disse a presidente.

Durante a cerimônia, no Palácio do Planalto, Dilma também chorou ao falar sobre o sentimento dos familiares de mortos e desaparecidos durante o regime militar. “Sobretudo merecem a verdade factual aqueles que perderam amigos e parentes, e que continuam sofrendo como se eles morressem de novo e sempre a cada dia”, afirmou.

A comissão é formada por sete integrantes: José Carlos Dias (ex-ministro da Justiça no governo Fernando Henrique),

Gilson Dipp (ministro do STJ e do TSE), Rosa Maria Cardoso da Cunha (ex-advogada de Dilma Rousseff), Cláudio Fonteles (ex-procurador-geral da República no governo Lula), Maria Rita Kehl (psicanalista), José Paulo Cavalcanti Filho (advogado e escritor), Paulo Sérgio Pinheiro (ex-secretário de Direitos Humanos).

O grupo terá a missão de investigar e narrar violações aos direitos humanos

ocorridos entre 1946 e 1988 (do governo do presidente Eurico Gaspar Dutra até a publicação da Constituição Federal).

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da

Silva afirmou que a Comissão é um “passo estupendo na conquista da democracia” e sua instalação uma conquista do povo. O ex-presidente Fernando Collor enalteceu a criação da Comissão e afirmou que a investigação tornará mais clara a verdade sobre os fatos.

< Radiografando ]Comissão da Verdade

Rio + 20: Ceará sedia Conferência Regional

Faltando pouco menos de 15 dias para a Rio + 20, os estados nordestinos finalizaram no dia 20 de maio, a preparação para a participação no evento que promete reunir as principais lideranças mundiais em prol do meio ambiente. Neste sentido, o Ceará teve lugar de destaque ,sediando a I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga-A Catinga na Rio + 20, realizadas nos dias 19 e 20 de maio, na sede do Banco do Nordeste do Brasil(BNB). O encontro fomentou políticas de ações a serem tomadas pelos nove estados participantes,que serão discutidas e debatidas no Rio de Janeiro a partir do dia 13 de junho . De efetivo temos um grande conjunto de ações para apresentarmos, disse o Presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente(Conpam), Paulo Henrique Lustosa, salientando que o Projeto Mata Branca será uma das principais iniciativas, o Previna, um programa de parceria com o governo federal que visa combater e controlar os incêndios florestais, a economia verde, o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. Mais de 95% do território cearense está dentro do Bioma Caatinga.

Deputada Silvana Oliveira (PMDB)

Enquanto não levarmos a ética para as

instituições, a violência vai continuar.

“É como se dissessemos que se existem filhos sem pai, se existem pais sem túmulo, se

existem túmulos sem corpos”.Dilma Rousseff

O c o n c u r s o Miss Universo Ceará 2012 c e l e b r o u

na noite do dia 7 de fevereiro a beleza da mulher cearense. A candidata de Guaraciaba do Norte, Milena Ferrer, de 20 anos, foi eleita como a mais bela da noite e será a representante do Ceará no concurso Miss Universo Brasil 2012. Ao todo, 26 candidatas disputaram a sonhada vaga rumo ao concurso nacional.

A 57ª edição do Miss Ceará, foi sobre “Cores e Formas”, coordenada pela Agência Book da empresária e coordenadora oficial do Miss Ceará, Jorlene Cordeiro. O júri, composto por pessoas experientes na área da estética e moda do Ceará, escolheu as quatro finalistas do concurso, analisando não apenas a beleza de cada miss, mas também a postura, a elegância e a sabedoria em responder as perguntas dos jurados.

Este ano, a competição contou com muitas novidades e para fazer jus ao tema da edição, cenário, coreografia e, até mesmo, a apresentação das garotas foram marcados por um colorido a mais. Cada concorrente desfilou com quatro figurinos: vestido de abertura, vestido para o desfile Couro Fino, roupa de banho e vestido de gala.

Gabrielle Siqueira, de Mauriti, foi eleita Miss Simpatia, pois conquistou o coração das colegas e concorrentes. Por ter preparado uma forte divulgação do seu município durante a semana de preparação para o evento, Carla Vanessa Damasceno, de Tururu ficou com a faixa de Miss Turismo.

As outras três finalistas do concurso foram as misses Izabelita Castelo Branco de Sobral, Patrícia Silva de Maracanaú e Alanna Teixeira de Mombaça, respectivamente segundo, terceiro e quarto ligar.

A nova Miss Ceará, Milena Ferrer recebeu a faixa e a coroa das mãos da fortalezense Anastácia Duarte, o Top 15 no Miss Brasil, e, além de ser escolhida como a mulher mais bela do Estado, foi premiada com um ano em contratos de trabalho, várias joias, guarda-roupa completo, tratamento em clínica de estética.

Miss Ceará 2012 é de Guaraciaba do Norte

Page 10: Melhores Programas de Assistência Social

10 Revista Ceará e Municípios

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS sob a gestão do Secretário Evandro Leitão,

tem sido vitorioso em suas propostas de qualificação e inclusão de jovens no mercado de trabalho através de cursos de iniciação profissional.

O Projeto Primeiro Passo foi criado na primeira gestão do Governador Cid Ferreira Gomes e é uma das ações de políticas públicas de juventude que, através da STDS, cria oportunidades voltadas à cidadania, inclusão social e profissional, proporcionando o aprendizado prático e experiências que possibilitam o crescimento profissional e pessoal dos jovens de comunidades vulneráveis.

O Projeto atende jovens de 16 a 22 anos, estudantes da rede pública de ensino, que estejam cursando o Ensino Fundamental, 8ª e 9ª ano, Ensino Médio ou concluído, em uma das três linhas de ação: Jovem Aprendiz, Jovem Bolsista e Jovem Estagiário.

A coordenação do Projeto através da gestora Simone Véras Medeiros, que está a frente do mesmo desde sua criação, executa políticas inovadoras no âmbito do trabalho e inserção social, deixando sua marca em criar oportunidades de proporcionar aos jovens o seu primeiro contato com o mercado de

trabalho.Tem como objetivo, criar oportunidades

de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens entre 16 e 22 anos, oriundos da rede pública de ensino que se encontram em situação de risco social e vulnerabilidade, estimulando-os através do desenvolvimento de sua competência social e profissional.

Atua em três linhas de ação abrangendo todo o Estado do Ceará: Jovem Aprendiz, Jovem Estagiário e Jovem Bolsista.

Jovem Aprendiz – estudantes da 3º série do Ensino Médio ou concluído, são qualificados em cursos de iniciação profissional e simultaneamente inseridos em empresas privadas, com duração de 1 ano, os jovens recebem do projeto: fardamento, lanche, material didático. Remunerados pela empresa.

Jovem Estagiário – estudantes da 1º e 2º séries do Ensino Médio, são encaminhados para estágios em instituições públicas ou privadas com duração de 1 ano. Remunerado pela empresa.

Estágio Remunerado – estudantes da 3º série do Ensino Médio, encaminhados para

PRIMEIRO PASSOCriando oportunidades

Simone Veras e o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, Evandro Leitão com estagiários do Programa Primeiro Passo

empresas privadas para estágio com duração de 6 meses, os jovens recebem do Projeto: fardamento e auxílio transporte. Remunerados pelo Governo do Estado.

Jovem Bolsista – estudantes da 8º e 9º série do Ensino Fundamental ou EJA III e EJA IV, os jovens recebem do projeto: bolsa-capacitação, fardamento, lanche, material didático e participam de cursos de iniciação profissional no período de 4 meses. Remunerados pelo Governo do Estado.

No período de 2007

a 2011 foram atendidos 37.326 (trinta e sete mil trezentos e vinte e seis) jovens em 963 empresas

conveniadas, abrangendo os 184 municípios do

Estado do Ceará.

Page 11: Melhores Programas de Assistência Social

11Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

Homenageados especiaisTradicionalmente, a 16 anos, a Revista Ceará e Municípios faz o reconhecimento das autoridades e/ou instituições que ajudam no desenvolvimento dos municípios. Este ano serão homenageados as seguintes pesonalidades e instituições:

1. Troféu MunicipalisTa Vice-governador do Estado do Ceará - Domingos Aguiar FilhoJustificativa: Pela sua tradição na defesa do municipalismo, especialmente na aprovação da lei Domingos Filho que trata da criação de novos municípios no Estado.

2. Troféu aMigo dos MunicípiosDeputado Estadual Roberto Claudio Rodrigues Bezerra - Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do CearáJustificativa: Pela implantação do projeto “Jornada Municipalista- o município vem ao parlamento”, e criação do Prêmio UNESCO de Boas Práticas de Gestão na Administração Pública.

3. Troféu responsabilidade social Caixa Econômica Federal - Superintendente Norte e Sul do

Estado do Ceará: Ricardo Antonio Caminha Walraven Justificativa: Pela implantação de diversos programas de apoio social, especialmente o Programa “Minha Casa, Minha Vida”.

4. Troféu MériTo socialPrograma Primeiro Passo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará - Coordenadora: Simone VerasJustificativa: Por ser um projeto que está incentivando os municípios a incluirem os jovens no mercado de trabalho.

5. Troféu inclusão socialBanco do Nordeste do Brasil - Presidente: Jurandir Vieira Santiago Justificativa: Pela oportunidade que está oferecendo aos micro-empreendedores e mini-agropecuaristas, este último através do Programa “Agro Amigo”.

Realização: Apoio Institucional:

Melhores Programas de Assistência Social do Estado do Ceará

Promoção: Revista Ceará e Municípios - Editora: Jornalista Silvana Frota16ª edição

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social

Patrocínio:

Divulgando e Homenageando as Boas Práticas de Gestão na Assistência Social dos

municípios do Estado do Ceará.

16 ANOS

Promovendo e divulgando as Boas Práticas de Gestão na Assistência Social dos Municípios do Ceará

Assistência Social do Ceará

2012

Melhores Programas de

Homenagem Especial, Maria Célia Habib Ferreira Gomes, primeira-dama do Estado do Ceará

Justificativa: pelo trabalho que vem realizando junto aos idosos, portadores de necessidades especiais e no incentivo à produção do nosso artesanato.

todos os dias: 01:00h, 09:30hs, 14:30hs e 20hs pela FGFtb, canal 14 da Net.

o Programa é visto por cerca de 100 mil assinantes da NEt em Fortaleza, Região Metropolitana, Região do Cariri, Centro Sul,

Sertão Central (Quixeramobim, Quixadá), Sobral etc.

ValorizaNdo aS MElhorES açõES E ExEMPlo dE CidadaNia

aPrESENtadora: jornalista Silvana Frota

Confira os vídeos no nosso site: www.municipiosdoceara.com.br

Page 12: Melhores Programas de Assistência Social

12 Revista Ceará e Municípios

Silvana Furtado de Figueiredo Vasconcelos

José Acélio Paullino de Freitas Expedito Ferreira da CostaAntônio Almeida NetoBaturitéAcarape AracatiAcopiara

José Geraldo dos Santos Edenilda Lopes de Oliveira João Dilmar da Silva Roberto Soares Pessoa

Ipaumirim Lavras Limoeiro Maracanaú

Carlos Felipe Saraiva Bezerra

Anderson José Pinho Magalhães Chagas Mesquita

Luiz Claudenilton Pinheiro

Edmilson Correia de Vasconcelos Júnior

Augusta Brito de PaulaLuizianne LinsCrateús Irapuan Pinheiro GraçaFortaleza

Osvaldo Honório Lemos JúniorPoranga Santa QuitériaQuixeramobim Reriutaba

Melhores32

Page 13: Melhores Programas de Assistência Social

13Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

Marcos Eugenio Leite Guimaraes Nunes

Marcelo de Castro Fradique Accioly

Manoel Gomes de Farias Neto (Nezinho)

Marcos Antonio da Silva LimaIcóGuaiúba Horizonte Ibiapina

Manoel Cláudio Pessoa Cardoso Raimundo Nonato Chaves Araújo Jefferson Paes de Andrade Rodrigues

Antonio Rufino Martins

Canindé Carnaubal CatarinaCariré

José Wilame Barreto AlencarGlauber Barbosa de Castro

Edilardo Eufrásio da Cruz

Leonildo Peixoto Farias

Thomaz Junior Brandão

Maria de Fátima Maciel Bezerra

MombaçaMorada Nova Ocara Orós

Odilon Silveira AguiarJosé Clodovel de Arruda Coelho Neto

TejuçuocaSão Benedito TauáSobral

Prefeitos 2012

Page 14: Melhores Programas de Assistência Social

14 Revista Ceará e Municípios

Encontro Nacional do CONGEMAS fortalece Política de Assistência Social no Ceará

Gestores de todo o país participaram, em Fortaleza, de palestras, painéis, oficinas, debates, minicursos, dentre outras atividades,

com o objetivo de discutir o SUAS e o Plano Brasil sem Miséria.

Em março deste ano, Fortaleza foi palco para o XIV Encontro Nacional do Congemas. Considerado o segundo maior evento da Política de Assistência Social em todo o Brasil, o encontro reuniu cerca de 2,3mil pessoas, entre gestores, trabalhadores e pesquisadores de todo o país, no Centro de Convenções do Ceará.

Com o tema “Entre o Suas e o Plano Brasil sem Miséria: os municípios pactuando caminhos intersertoriais”, o evento debateu a implementação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e as ações do Plano Brasil sem Miséria nos municípios, reforçando a necessidade da intersetorialidade para a consolidação das ações de combate à pobreza e extrema pobreza no país.

Este ano, o evento contou com a participação da Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; os secretários nacionais de Assistência Social, Denise Colin; de Avaliação e Gestão da Informação, Paulo Jannuzzi, e para Superação da Extrema Pobreza, Tiago Falcão; a Diretora do Departamento de Gestão do SUAS, Simone Albuquerque; dentre outros importantes ícones para o fortalecimento da Política de Assistência Social em nosso país.

“Os municípios têm um papel estratégico nas ações de enfrentamento à extrema pobreza no país. Pautar esse debate fortalece a Política de Assistência Social que, junto a outras ações, continuará auxiliando essa caminhada. A perspectiva é que, cada vez mais, os municípios sejam vistos como agentes cruciais para o desenvolvimento da Política de Assistência Social, em constante diálogo com a população”, destacou a Presidenta do Coegemas-CE, Elaene Rodrigues.

Os Encontros Nacionais de Gestores de Assistência Social têm como objetivo fortalecer a formação e articulação política dos gestores, para a efetivação desta Política como política pública, considerando os princípios e diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (Suas) quanto à universalidade, descentralização e intersetorialidade.

O Encontro foi uma realização do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Ceará (Coegemas-CE), com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Governo do Estado do Ceará, Banco do Nordeste, Fundação Itaú Social e Câmara Municipal de Fortaleza.

Saiba maisPortal do Congemas: www.congemas.org.brSite do Coegemas-CE: www.coegemasce.wordpress.com

Simone Albuquerque, Diretora do

Departamento de Gestão do SUAS

Secretaria Nacional Assistência Social, Denise Colin ao lado da Assistente Social de Guaiuba Edite Ximenes

Público do Evento que reuniu gestores da Assistência Social de

todo o Brasil

Presidente do CONGEMAS e Secretária de Assistência Social de Fortaleza Elaene

Rodrigues

Page 15: Melhores Programas de Assistência Social

15Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

Melhor Projeto

PETI ATENDE A 135 CRIANÇAS

Acarape

Amigo do MunicípioDeputado Estadual Roberto Claúdio Rodrigues Bezerra -

Pres. da Assembleia Legislativa do Ceará

1ª Dama Vivian Torres Ramos de Freitas

Confira os serviços do PAIF, em cada grupo de atendimento e acompanhamento com as famílias:

Serviço de Convivência para adolescentes de 15 a 17 anos

Atende prioritariamente os jovens do PROJOVEM Adolescente. Atualmente cerca de 130 jovens das localidades de Canta Galo, Barro Vermelho, Carro Atolado , Riachão do Norte e sede do município de Acarape participam das atividade do serviço de convivência social e comunitária e de fortalecimento de vínculos, como: atividades de esporte, capoeira, informática e de aulas várias temáticas O PROJOVEM Adolescente funciona semanalmente e é acompanhado pelo CRAS, que desenvolve ações com as famílias dos adolescentes.

Centro de Referência Especializado da assistência Social - Serviço de Proteção

Social Especial de Média Complexidade

O serviço de proteção social especial de média complexidade é desenvolvido através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS Regional, que é realizado por equipe interdisciplinar, composta por 01 assistente social, 01 psicólogo, 01 advogado e 01 orientador social.No ano de 2011, o CREAS atendeu cerca de 12 famílias em situação de risco social e até o presente momento, 11 famílias estão sendo acompanhadas pela equipe do CREAS.

Na atual gestão municipal, da Secretária de Ação Social, Adriana Maria Viana, cerca de 35 gestantes já foram atendidas pelo Projeto Cegonha neste 1º semestre. As participantes são acompanhadas por um período de três meses pela equipe do CRAS, em encontros que acontecem quinzenalmente. Durante os encontros do Projeto Cegonha, as gestantes também participam de oficinas de artesanato para confecção do enxoval do bebê. São ministrados cursos de confecção de rede para recém-nascidos, artigos decorativos para o quarto do bebê e curso de pintura em fralda e tecidos. Ao final de cada encontro, as participantes recebem o kit bebe, com itens do enxoval confeccionados por elas mesmas.

Projeto Cegonha

Programa bolsa-Família – PbFConforme os dados do MDS (abril/ 2012) o

município de Acarape possui 2.142 famílias atendidas pelo Programa Bolsa-Família e 2.992 inseridas no Cadastro Único dos programas Sociais do Governo Federal. O beneficio dado às familias do bolsa-família, variam entre R$ 32,00 a R$ 306,00, de acordo com as condições do programa. Em Acarape, a Secretaria de Ação Social, através do Setor de Cadastro Único é responsável pelo cadastramento e atualização cadastral das famílias que estão no perfil de pobreza e extrema pobreza. A estimativa do MDS é que existam ainda cerca de 134 famílias no município de Acarape que estejam fora do programa, aguardando uma vaga, para serem incluídas.

As famílias do PBF também são acompanhadas pela equipe do CRAS, através dos serviços de convivências e têm prioridade nos programas sociais, como: Programa Leite Fome-Zero e nos programas e oficinas de inclusão produtiva.

Programa do leite – Fome zero

O Programa funciona no CRAS, através da supervisão da Secretaria Municipal de Assistência Social. Atualmente, 164 famílias, com crianças de idade entre 2 a 7 anos, idosos, gestantes e nutrizes que estão desnutridas ou em risco nutricional estão sendo beneficiadas pelo programa. Cada beneficiário recebe a doação de 01 litro de leite diariamente e acompanhamento nutricional, feita por um profissional de nutrição.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Acarape dirigida por Adriana Maria Viana com o apoio da 1ª Dama Vivian Torres Ramos de Freitas vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos ações de combate à pobreza e ao enfretamento das situações de riscos e vulnerabilidades sociais e comunitárias.

Com o apoio do prefeito Acélio Freita e da 1ª dama Vivian Torres Freitas sãos desenvolvidos os seguintes programas e serviços da Proteção Social Básica:

Serviço de Convivência para Crianças de 6 a 15 anos e PETIO serviço de convivência para crianças e adolescentes, com idade

entre 6 a 16 anos atende prioritariamente as familias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. Hoje, cerca de 135 crianças e adolescentes participam dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, nos núcleos da sede, Riachão do Norte e Canta Galo. As famílias das crianças atendidas no PETI recebem mensalmente o beneficio de transferência de renda-mínima como forma de incentivar a participar das atividades do programa e de retirar os filhos da situação de trabalho infantil, a qual se encontrava. Nos meses de férias escolares (julho e janeiro), as crianças participam das colônias de férias do PETI, com ações de lazer, brincadeiras, jogos, campeonatos esportivos e passeios.

Serviço de Convivência e de Fortalecimento de Vínculos

para idososAtualmente 120 idosos da sede e da localidade

de Canta Galo, Carro Atolado e Barro Vermelho participam das atividades socioassistenciais que são realizadas nos Grupos de Convivências para a Terceira Idade, como: lazer, recreação, socialização, terapia ocupacional, psicomotricidade, litúrgicas, culturais e intergeracionais.

Programa de atendimento integral às Famílias – PaiF

O PAIF é realizado pela equipe interdisciplinar do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS e atende as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade com serviços de acolhida. Desde 2011, a equipe do CRAS vem desenvolvendo rodas de conversas sobre temas escolhidos pela própria comunidade, dinâmicas de grupo, atendimento coletivo e familiar e atividades de inclusão produtiva para o fortalecimento de vínculos sociais e familiares com cerca de 50 famílias no Bairro São Benedito.

Além do Grupo do PAIF do São Benedito, os profissionais do CRAS também desenvolvem ações de PAIF com as gestantes, através do Projeto Cegonha, que tem como parceria as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social e recebe o apoio do Prefeito Acélio Freitas e da Pimeira-Dama Vivian Freitas, idealizadora do Projeto desde o ano de 2004. O projeto é financiado com recursos da Prefeitura de Acarape, através do Fundo Municipal de Assistência Social para aquisição de benefícios eventuais e tem o incentivo do Governo Federal. O PAIF atende também as famílias dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos de crianças, adolescentes e idosos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que totaliza cerca de 200 famílias atendidas por mês.

Page 16: Melhores Programas de Assistência Social

16 Revista Ceará e Municípios

Brinquedoteca cria acesso democrático educativo

Melhor Projeto

O projeto que vem obtendo um excelente alcance no município de Acopiara através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social é o da Brinquedoteca, que é um espaço criativo que tem por objetivo oportunizar o acesso democrático ao brinquedo, aos jogos e brincadeiras.

O livre ingresso ao divertimento infantil, tem permitindo formas de expressão livre e de representação do mundo, na visão da própria criança, tendo os educadores como "mediadores" das suas brincadeiras e construções imaginadas. Além de ocupar o tempo ocioso das crianças com atividades lúdicas, promovendo a oportunidade de aprender brincando, presta atendimento pedagógico às crianças que necessitam.

A brinquedoteca vem atendendo de forma crescente desde 2009, às crianças de Acopiara, só para se ter uma ideia, nesses três anos de projeto já foram beneficiadas mais de 10 mil crianças na faixa etária de 02 a 06 anos de idade matriculadas na rede pública de ensino e pertencentes às famílias usuárias da política de assistencial social. A acessibilidade das crianças à brinquedoteca se dá através do cadastro realizado no próprio local e do agendamento das escolas.

A Brinquedoteca promove a integração de meninos, meninas e também de adultos diretamente envolvidos pelo prazer de brincar, com objetivos sociais, culturais, pedagógicos e educativos, tendo a parceria de Secretarias Municipais, CRAS, CAPS, PSF no sentido de disponibilização de profissionais para palestras, realização e divulgação das ações sócioeducativas a serem realizadas e articulação das famílias das crianças atendidas.

As brinquedistas responsáveis pelas atividades da Brinquedoteca

participaram da capacitação “Formação de Educadores Sociais Brinquedistas”, em Fortaleza oferecida com parceria da Associação das Primeiras Damas dos Municípios.

Projeto o Ceará Cresce brincandoVale ressaltar que devido ao impacto social e a relevância das

ações Espaço Lúdico Brinquedoteca, o município está implantando este projeto também no distrito de Trussu.

A SEDES INVESTINDO NO CIDADÃO

ProjEto CoNViVErDesenvolvido em parceria com o Governo Federal,

atende a 260 idosos cadastrados.

tErCEira idadE Cidadà Atende 240 idosos distribuídos em três grupos,

localizados na zona rural (Distritos Santo Antonio, São Paulinho e Trussu. Desenvolvem atividades similares ao Projeto Conviver.

Vida SaudáVEl Na tErCEira idadE O Projeto atende 100 idosos dos Distritos Barra do Ingá

e Santa Felícia, na modalidade Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

CoNVíVio da tErCEira idadE O atendimento na unidade tem característica

domiciliar. A capacidade de atendimento é de 18 idosos, seguindo as normas da Vigilância Sanitária.

PETI (PRogRaMa dE ERRadICação do TRabalho InFanTIl) / Pólo dE aTEndIMEnTo

O Programa atende 128 crianças e adolescentes cadastrados que diariamente são assistidos na jornada ampliada desenvolvendo atividades diversas tais como: reforço escolar, informática, arte e cultura (dança, teatro, capoeira, artesanato), atividades esportivas, vídeos e palestras educativas, atividades lúdicas (jogos, pinturas, colagem, etc...), sem esquecer que todos recebem diariamente alimentação saudável e de qualidade.

ProGraMa ProjoVEM adolESCENtE

É um serviço socioeducativo de convívio de assistência social, que integra as ações de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que atende jovens na faixa etária de 15 a 17 anos. São beneficiados 400 adolescentes distribuídos em 16 coletivos.

CoMdiCa

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza reuniões

mensais para discutir e deliberar sobre Políticas Públicas direcionadas as crianças e adolescentes do município.

CoNSElho tutElar É atuante na defesa dos direitos de crianças e

adolescentes em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

PROJETOS DIRECIONADOS AOS IDOSOSPROJETOS DESENVOLVIDOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

AcopiaraMaria Aldanila Silva Holanda Oliveira - Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social

Page 17: Melhores Programas de Assistência Social

17Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

A SEDES EM PARCERIA COM OUTRAS SECRETARIAS

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Programa Integração aabb

Comunidade: Assiste a 200 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade, 3 dias por semana que participam de jornada ampliada, onde desenvolve várias atividades

braSil alFabEtizado: alfabetiza 1.800 jovens, adultos e idosos em um período de 8 meses.

CaMiNhoS da ESCola: transporte escolar na zona rural.

PaiC: alfabetiza todas as crianças da rede pública de ensino até os sete anos de idade.

ProiNFo: atende 1.256 alunos na Sede Urbana e 4.134 alunos na Sede Rural fazendo a inclusão digital.

ProErd: Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência, implantado em aproximadamente oito escolas, 408 alunos participantes.

CoM-Vida: promove o intercâmbio entre a escola e a comunidade.

ESCola atiVa: objetiva aumentar a qualidade do ensino oferecido nas classes multisseriadas, localizadas na zona rural. Atualmente.

PEtECa: realiza um conjunto de ações voltadas para a promoção de debates, em 20 escolas de ensino fundamental.

MEio aMbiENtE Na ESCola: desenvolve para as escolas da rede a criação de hortas nas escolas. Além da arborização com plantas nativas e frutíferas nas escolas.

aPoIo aoS óRgãoS ColEgIadoS: reativação de 22 grêmios estudantis

artE EM toda PartE: implementação de teatro no contra-turno das escolas polo, as escolas e os alunos.

luz do SabEr iNFaNtil: promove a inserção na cultura digital, atingindo os 126 alunos não alfabetizados de 3º, 4º e 5º anos, em nove escolas.

ProjEto Eu Sou CidadÃo – aMiGoS da lEitura: A cada semestre o projeto lança um livro socioeducativo.

ProGraMa MaiS EduCaçÃo: objetiva ampliar a jornada escolar e a organização curricular.

SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

aPiCultura - leva assistência técnica aos apicultores

ProjEto FEira liVrE - divulga os produtos obtidos pela agricultura de sequeiro, irrigada, artesanato e beneficiamento em geral

CaMPaNha FEbrE aFtoSa – vacinação no intuito de erradicar esta doença

ProGraMa SEGuro SaFra – atendeu em 2011 cerca de 5.128 agricultores

ProNaF - facilita a aquisição de crédito CaEaF/ CoNab- valoriza e facilita a

comercialização direta dos produtos com o intermédio da CONAB

Paa- Programa de Aquisição de Alimentos via MDSCF (MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME/ GOV FEDERAL).

CrEd aMiGo - objetivo facilitar a obtenção de financiamentos para a utilização nas melhorias comerciais, em áreas urbanas e distritais

MaNdalla- é uma filosofia que tem como ferramenta o processo de produção de alimentos de forma natural sem o uso de adubos e defensivos químicos

CaSa dE MEl- visa agregar valores e beneficiar o mel colhido pelos apicultores de Acopiara e regiões circunvizinhas.

dEFESa CiVil - ameniza ou sanar os problemas oriundos pelas catástrofes naturais

luz Para todoS - atualmente

beneficiando 98% das comunidades em Acopiara.

EnConTRo dE nEgóCIoS da oViNoCaPriNoCultura dE aCoPiara CEará – ENoa - facilita e motiva a comercialização da Ovinocaprinocultura e demais atividades oriundas do setor,com a realização de feira anualmente.

ProjEto dE PiSCiCultura - apoio aos pequenos agricultores familiares de Acopiara e região. O projeto beneficia diretamente 1.200 famílias de agricultores familiares e mais 2.000 na região centro sul do estado.

ProGraMa FortE lEitE – Com ações que visam o investimento das cadeias produtivas o município vem conseguindo junto com os produtores acopiarenses resultados positivos que têm movimentado e fomentado a economia local, produzindo atualmente 61 mil litros de leite/mês. Essa atividade mantém cerca de 3.200 famílias trabalhando na atividade.

ProjEto dE rEFlorEStaMENto rural E PaiSaGiSMo urbaNo - distribuição de 3.100 mudas frutíferas. O município já solicitou um novo pedido de mais de 4.900 mudas a SEMACE.

NoVo ProjEto dE rEForMa aGrária EM aCoPiara – beneficiou 122 famílias, divididas em 13 sítios pela zona rural do município.

ProjEto ProjoVEM CaMPo – 2011 - oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental.

SECRETARIA DA CULTURA, ESPORTE E JUVENTUDE

INCLUSÃO DIGITALO Projeto Atuação da Informática na

Psicomotricida de participantes conta com 30 alunos da sala especial da Escola Padre João Antonio e tem como objetivo utilizar os recursos da informática na educação de pessoas com deficiência como mediador no desenvolvimento psicomotor.

INCLUSÃO PRODUTIVAaPoIo aoS PEQuEnoS nEgóCIoS

•Mobilização junto às entidades creditícias, no sentido de desburocratrizar o crédito, facilitando o acesso ao mesmo, prioritariamente aos pequenos empreendedores.•Através do BNB, (programa CREDI AMIGO), assistimos a mais de 300 pequenos negócios.•Assistência a mais de 90 pequenos comerciantes, através do Programa Ceará Empreendedor.

PRIMEIRo PaSSo – Jovem Bolsista- tem como objetivo criar oportunidades através de cursos profissionalizantes e encaminhamento para o mercado de trabalho de 20 adolescentes e jovens de 16 a 24 anos.

OUTROS PROJETOS IMPLANTADOS PELA AÇÃO SOCIAL.•Programa de Atenção Integral à Famílila (Paif/Cras)•Paefi/Creas - Centro de Referência Especializado de Assistência Social •Benefício de Prestação Continuada (BPC) – Pessoas com Deficiência e Idosos a Partir de 65 Anos.•Programa Bolsa Família/ Cadastro Único•Casa Lar•Programa BPC na Escola

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Acopiara Trabalha em conjunto com o Prefeito de Acopiara, Antônio Almeida Neto em diversas outras secretarias do município. Desta forma, o acopiarense tem em todo os âmbitos de sua cidade a preocupação com o seu bem-estar, o seu desenvolvimento social. Confira algumas das secretarias que possuem parceria com a SEDES.

A Secretaria da Saúde com a Estratégia Saúde da Família desenvolve diversos programas no município como a prevenção do câncer de Colo Uterino; a prevenção do Câncer de Mama; o combate a Tuberculose; o controle de Hanseníase, Hipertensão Arterial e Diabetes. Além de fazer um planejamento familiar, com prevenção de Dst’s e AIDS, pré-natal, puericultura, Programa Leite é saúde; encaminhamento a médicos especialistas.

Possui equipamentos que ajudam a população como o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), o CAPS ( Centro de Atenção Psico- Social), o NASF (Núcleo de Apoio ao Saúde da Família) e a Farmácia Popular.

Já na Secretaria de Educação os projetos interligados são:

Amiga do Município

•Torneio dos Servidores Municipais de Acopiara •Apresentação da Orquestra Eleazar de Carvalho •Carnacopiara •Dia Mundial do Teatro•2° Torneio da Integração de Futsal entre Bairros•Copa Acopiara de Futebol •Circuito Cultural Feliz Acopiara - CCFA•Dia Mundial da Dança•Ciclo Sesc•Olimpíadas Escolares •Apresentação do Grupo CRISE•VI Festival de Esquetes Teatrais de Acopiara•Projeto Cultura de Férias•Campeonato Acopiarense de Futebol•Semana do Município•Bibliotecas Municipais•Cinema Itinerante•Encontro com a Cultura Popular•Banda de Música Eduardo Gurgel Valente

Deputada Estadual Mirian Sobreira

PROJETOS DE ATENÇÃO à MULHER E à CRIANÇA.EStaçÃo FaMília: tem como objetivo promover o desenvolvimento

de competências familiares nos eixos de cognição pessoal, produtivos e promocionais para mulheres, mães e chefes de famílias

PRoJETo bEM VIndo à VIda - gRuPo dE gESTanTES: tem como objetivo proporcionar um espaço de discussão e reflexão acerca de questões relacionadas à saúde da mãe e do bebê e incentivar a realização das consultas de pré-natal e o aleitamento materno.

Rosmari Holanda Gurgel Almeida, Primeira Dama e o Prefeito :

Antônio Almeida Neto

PROJETOS VOLTADOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAartE SuPEraçÃo: VENCENdo liMitaçõES, iNCluiNdo PESSoaS

O projeto atende 30 pessoas com deficiência e seus familiares em situação de vulnerabilidade social e tem como objetivo proporcionar a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social de pessoas com deficiência, buscando potencializar a melhoria das interações familiares dos beneficiários atendidos pelo projeto; promover a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho; gerar renda para os participantes através da produção de artesanato; elevar a auto-estima e desenvolver o protagonismo dos participantes; capacitando-os em técnicas de produção de artigos derivados de diversos tipos de artesanato (material reciclado, tecido, pintura, bordado, etc.), com a produção de sacolas retornáveis e conscientizando a população sobre a importância do uso das sacolas retornáveis.

Page 18: Melhores Programas de Assistência Social

18 Revista Ceará e Municípios

CrEaSA SMTASC de Aracati tem como projeto de

grande destaque o Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, que oferta serviços de Proteção Social Especia de Média Complexidade - PSEMC gratuitamente as famílias. Para tanto, a SMTASC faz o mapeamento das áreas de risco, cadastramento das famílias afetadas por calamidades e/ou emergências e abrigamento das mesmas, caso seja necessário. Confira alguns dos outros serviços:

- Serviço de Proteção e atendimento Especializado a Famílias e indivíduos – PAEFI é realizado o atendimento a famílias e indivíduos vítimas de situações de violação de direitos, buscando contribuir para o fortalecimento da família no desempenho de sua função protetiva;

- Serviço de Proteção Social Especial aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida (LA) e prestação de serviço a comunidade (PSC), bem como suas famílias, encaminhados pelo Poder Judiciário. Em 2011 foram acompanhados 91 adolescentes em conflito com a lei;

- Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência, idosos (as) e suas famílias, visa promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida dos usuários atendidos, além de contribuir para o fortalecimento da convivência;

Casa do Cidadão garante acesso a documentação de 31.820

pessoas em 2011

Melhor ProjetoAracati

O município de Aracati localiza-se no litoral leste do Estado do Ceará, com aproximadamente 70.00 mil habitantes, estando a 150 km de Fortaleza, tendo como vocação econômica o turismo, o artesanato, a agroindústria e a carcinicultura. A Secretaria Municipal do Trabalho Ação Social e Cidadania – SMTASC, desenvolve suas ações, executando a Política Municipal de Assistência Social, na perspectiva da consolidação do SUAS e da efetivação dos Direitos Socioassistenciais, executando diversos projetos no intiuito da melhoria da qualidade de vida do cidadão de Aracati.Algumas das

ações são:Cidadania ao alcance de todos, executada na Casa do Cidadão que funciona diariamente, visando garantir

à população aracatiense, o acesso à documentação essencial exigida pela Legislação, registrou em 2011, 31.820 atendimentos, garantindo assim o direito à documentação básica exigida. Este foi o projeto escolhido pela equipe da Revista Ceará e Municípios para receber este ano o prêmio de Melhor Programa de Assistência Social, tendo em vista a sua importancia e a quantidade de atendimentos realizados.

Vanda anselmo braga dos Santos Secretária Municipal do Trabalho, Ação Social e Cidadania

Amigo do Município

Ex-deputado Federal Eugênio Rabelo

Outras ações da secretaria para o desenvolvimento social

- Serviço Especializado em abordagem Social, este serviço é realizado por educadores sociais que também são responsáveis pelas visitas institucionais semanais, nos órgãos que realizam atendimentos às vitimas de violência (Hospitais, PSF’s, Delegacias e Conselho Tutelar), na perspectiva de sistematizar, notificar, manter atualizado o número de casos de violência, bem como viabilizar o atendimento necessário, pelo CREAS e/ou outros órgãos públicos, conforme a necessidade.

CraSO Seriço de Proteção Social Básico, é um dos

serviços desenvolvidos pela Secretaria do Trabalho, Ação Social e Cidadania de Aracati através dos quatro Centros de Referência de Assistência Social – CRAS’s, localizados em áreas de vulnerabilidade social, que ofertam prioritariamente o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF, além de organizar e referenciar a rede de serviços socioassistenciais inseridos no seu território de abrangência. Em 2011 foram atendidas aproximadamente 6.200 famílias, através dos diversos serviços realizados nos CRAS’s.

Segundo a Secretária Vanda Anselmo Braga, conforme a legislação os municípios de médio porte, devem ter instalado no mínimo 02 (dois) CRAS’s. Por iniciativa da gestão municipal e na perspectiva de universalizar o atendimento, inclusive para a zona rural, instalou-se mais 02 (dois) CRAS’s, totalizando 04 (quatro) CRAS’s no município de Aracati, que fazem a gestão dos territórios e dos serviços da rede socioassistencial (CRAS Nossa Senhora de Fátima, CRAS Nossa Senhora de Lourdes, CRAS Rural Lagoas e CRAS Rural Litoral).

outros serviços:Proteção Social básica - é desenvolvida pelos CRAS’s,

que ofertam o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF, além de organizar e referenciar a rede de serviços socioassistenciais inseridos no seu território de abrangência. Em 2011 foram atendidas aproximadamente 6.200 famílias, através dos diversos serviços realizados nos CRAS’s.

o Serviço de Convivência com Crianças de 0 a 6 anos, é de responsabilidade de cada CRAS’s acompanhá-los, realizando ações em espaços lúdicos de convivência, que proporcionam melhoria na coordenação motora, na capacidade cognitiva e sensorial bem como na socialização das crianças que apresentam melhor desempenho quando

inseridas na educação infantil. Em 2011, foram atendidos 630 crianças e suas famílias.

o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo com crianças de 6 a 15 anos, destaca-se dentro desta modalidade o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, que é uma ação governamental, que visa erradicar o trabalho infantil. Em 2011, este serviço atendeu a 580 crianças.

o Serviço nacional de Inclusão de Jovens / Programa nacional de Inclusão de Jovens - PRoJoVEM, destinado a adolescentes de 15 a 17 anos, fortalecendo a convivência familiar e comunitária, promovendo a reintegração ao processo educacional, preparação para o mundo do trabalho. Os 28 coletivos do Projovem atenderam em 2011, 560 adolescentes.

- o Serviço de Convivência para o Idoso - Eterno aprendiz, contribui para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, buscando garantir um espaço de encontro para os idosos, de modo a promover a sua convivência familiar e comunitária de forma saudável e lúdica. Em 2011 foram atendidos 320 idosos na sede e na zona rural.

-Cadastro Único para Programas Sociais, instrumento que identifica e caracteriza as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários mínimos no total, é o setor que auxilia ao poder público formular e implementar políticas específicas. O Banco de Dados do Cadastro Único em 2011 registrou o cadastro de 12.134 famílias, das quais 8.856 famílias foram beneficiárias do Programa Bolsa Família.

VIGILÂNCIA SOCIALé através deste setor que se realiza diagnósticos dos

territórios de vulnerabilidade e risco, sendo o cad.único uma ferramenta de suporte a este setor, na perspectiva de identificação e priorização do atendimento das famílias.

1ª damaPrefeito

Perpétua Maria lima da Costa

Expedito Ferreira da Costa

Page 19: Melhores Programas de Assistência Social

19Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

MELHORA QUALIDADE DE VIDA DAS CRIANÇAS DA ZONA RURAL

Melhor ProjetoCom um trabalho voltado para a educação informal através de atividades lúdicas, o Projeto Circo Escola vem estimulando e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários através de atividades direcionadas para o desenvolvimento cognitivo, com ênfase para as atividades físicas

que favorecem um aprendizado contínuo e prazeroso. As atividades circenses do projeto vêm incrementando valores próprios como a auto estima.

O projeto Circo Escola, é sem dúvida a maior ação desenvolvida pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Baturité. No circo, que tem como Coordenador Pedro Lopes, as crianças e adolescentes ampliam diversas habilidades ligadas à arte circense como: acrobacias, monociclos, trapézio fixo, parada de mão, perna de pau, arame fixo e dança contemporânea.

O Circo Escola tem como objetivo não somente formar artístas de circo, mas também, o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades artísticas e culturais, o intercâmbio de experiências e vivências, fortalecendo os vínculos familiares e exercendo a cidadania.

As atividades implementadas não têm sido apreciadas somente por familiares e pela comunidade baturiteense, mas também, têm participado de festivais de arte e cultura, onde podem fazer intercâmbio de experiências e vivências. Com destaque para o Festival de Teatro de Guaramiranga e o Encontro Nacional do COEGEMAS no Centro de Convenções em Fortaleza. O Circo Escola de Baturité foi um dos escolhidos para participar da II Mostra Dragão do Mar de Arte e Cultura realizado em Canoa Quebrada - Aracati - CE.

Além do Projeto Circo Escola, a STDS de Baturité também desenvolve o projeto "Crianças que brilham" de iniciativa municipal tem gerado desenvolvimento da cidadania e da cultura no combate à vulnerabilidade e ao risco social, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes da zona rural (comunidade dos Candeias).

outroS ProjEtoS:Dois outros projetos com bastante destaque no município de

Baturité foram: as ações Itinerantes nas Comunidades e o Grupo de Gestantes do Projeto (amor a Vida).

O primeiro objetivou facilitar as famílias em situação de vulnerabilidade das diversas localidades do município, o acesso aos direitos essenciais, através de uma rede de solidariedade, unindo instituições públicas, privadas e do terceiro setor para a prestação de serviços gratuitos relevantes para a população. Foram beneficiadas 5.000 famílias nas diversas localidades do município com os serviços dos CRAS e CREAS, além de emissão de documentos, cabeleireiro, oficinas socioeducativas, orientação sociojurídica, lanche e campeonato esportivo, tudo isso embalado com muita música. Essas ações contribuíram sobremaneira para o fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares, resgatando aspectos culturais e levando cidadania aos moradores das diversas comunidades.

O segundo projeto visou oportunizar as Mães Gestantes do Município acolhida e promoção social, inserindo-as nas atividades socioeducativas e psicossociais contempladas pelo Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família PAIF/CRAS. O grupo de gestantes favorece a troca de experiências, aprendizagens e vivências entre as beneficiadas através de oficinas, seminários, debates e exposições. Ao final do grupo cada gestante foi beneficiada com um kit enxoval, contendo itens básicos de vestuário e higienização do bebê.

Baturité

Amigo do Município

Circo Escola

Vereador Herberlh Mota

alice Maria Furtado Souza Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social

O Circo Escola de Baturité foi um dos escolhidos para participar da II Mostra Dragão do Mar de Arte e Cultura realizado em Canoa Quebrada - Aracati - CE.

Prefeita Silvana Furtado de Figueiredo Vasconcelos

Page 20: Melhores Programas de Assistência Social

20 Revista Ceará e Municípios

PROJETO CLICK MÓVEL alcança o maior interesse e repercussão

entre a população carente

Melhor ProjetoCariré

Virgina Souza aguiarSecretária do Trabalho e Desenvolvimento Social e 1ª Dama

A prefeitura de Cariré coordenada pelo Prefeito Antonio Rufino Martins, em conjunto com a 1ª Dama e Secretária de Assistência Social, Virgina Sousa Aguiar, tem desenvolvido durante toda a gestão projetos que alcançam o interesse e a repercussão entre a população carente do município. Dentre as ações a

que se destaca é o “Projeto Click Móvel” que já entregou mais de 1.700 certificados mostrando ser o mais bem sucedido projeto de inclusão digital, e um abre-portas de qualificação profissional e social aos seus formandos em toda a região do município.

O Projeto consiste em ofertar aos jovens deficientes a oportunidade de se qualificarem na área da informática, a qual hoje em dia é essencial para a inclusão dos mesmos no mercado de trabalho.

O Projeto Click Móvel por meio do Telecentro local, realiza cursos intinerantes de informática para todas as idades, e em todas as localidades principalmente para beneficiários do Programa Bolsa Família, com professores treinados oferencendo apostilas de aprendizagem dinâmica e intuitiva. Ele também atende participantes dos programas: Crianças do PETI, jovens do Projovem Adolescente, idosos da 3ª Idade, e alunos da APAE, conta também com o click móvel itinerante onde atende a população rural.

o Projeto Clik Móvel é um referencial por gerar

oportunidades de mudança na vida de milhares de

carireenses

Outras ações da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento SocialPrograma de Erradicação do Trabalho

Infantil – PETI tem como objetivo combater o trabalho infantil, através de ações junto às crianças e familiares conscientizando que o lugar de crianças é na escola.

Projovem adolescente – atende jovens de 15 a 17 anos para o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, além do retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. São realizadas ainda atividades que estimulam a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

Folha da melhor idade – ajudam os idoso a conhecerem o estatuto dos idosos, onde passam a aprender seus direitos e deveres, nas diversas áreas, tais como: saúde, esporte, lazer, assistência, entre outras, como também tudo que venha contribuir para a melhoria da qualidade de vida deles.

bombeiro Saúde - O projeto tem um objetivo de proporcionar aos idosos do município momentos de atividades físicas melhorando assim sua qualidade de vida.

Grupo da 3ª idade - Os grupos de convivência dos idosos tanto da sede como da zona rural se encontram semanalmente para realizar atividades,

além de oficinas, palestras.

arrasta pé da Melhor idade - é realizado no município desde o início do ano de 2010, com um evento que reune pessoas da melhor idade de diversas localidades e distritos do Município. Para isso, é disponibilizado ônibus, para conduzir os idosos à festa que acontece de 15 em 15 dias (sábados alternados) e animada por grupos de forró da terra.

Projeto Contando histórias - é uma iniciativa socioeducativa dos Coletivos do Projovem Adolescente da sede municipal e dos distritos, e tem como objetivos a maior autovalorização do jovem e do idoso e garantindo, assim, o resgate cultural de histórias antigas que retratem as raízes do município.

ProErd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência - é realizado nas escolas da Sede do Município e na localidade de Jucá.

Projeto Quem Canta seus Males Espanta - leva crianças e adolescentes de Cariré à atividades culturais voltadas para a música.

Projeto jovem bombeiro Voluntário – jbV - O projeto tem a finalidade de estimular a cidadania através da participação da comunidade

Doce Mãe

Projeto Celebrando a Vida

Projeto Renascer

Page 21: Melhores Programas de Assistência Social

21Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

Amigo do MunicípioASSOCIAÇÃO DOS

CRIADORES DE OVINOS E CAPRINOS DE CARIRÉ -

ACOCCA

jovem em ações voluntárias, divulgação de medidas preventivas e /ou de socorro à pessoas em situações adversas e sinistros, através do repasse de conhecimentos e sua iteração no ambiente disciplinar e incentivador

Educando para o trânsito, Educando para a Vida - Proporciona as crianças e adolescentes de Cariré uma aprendizagem que possibilite o envolvimento no trabalho preventivo no trânsito, compreendendo sua utilidade, funcionamento e importância na coletividade, possibilitando as crianças, por meio de atividades variadas, a identificação do que é o transito e o que compõe, incluindo placas e sinalização.

Curso de idiomas - Leva aos adolescentes, uma disciplina a mais no seu currículo para assim: ingressar no mercado de trabalho, dominar uma língua estrangeira, ter fluência e conseguir elaborar e compreender textos.

Projeto resgatando raízes - Faz com que cada aluno possa conhecer um pouco mais sobre a origem da cidade de Cariré e distritos.

Projeto renascer- Promove ao público atendido pela STDS, uma semana de palestras e depoimentos, documentários, apresentações teatrais, danças.

Projeto Cine Férias- Proporciona às crianças e adolescentes do município momentos de lazer e diversão através da sétima arte.

Projeto dança Criança, Cresce Mamãe - inclue crianças no mundo cultural oferecendo aulas de dança iniciando com o ballet e depois expandindo para outras modalidades de danças e músicas.

Fábrica de doces de Cariré - vem oportunizar aos beneficiários do Programa Bolsa Família

Arraiá do Projovem Adolescente

Bombeiro Saúde

Comunidade Espaço Jovem - CEJOV

Contando História

Festival de Arte e Cultura para pessoas com deficiencia

Grupo da 3ª Idade

Minha Familia Faz a Diferença

Projeto Cine Férias

Projeto Primeiros Passos

Festival de Arte e Cultura

Curso de Idiomas

capacitação, trabalho e geração de renda, produzindo mensalmente doces em sua maioria mariolas, para venda no comércio local, bem como, a venda de mariolas para merenda escolar, através da Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar.

associação das artesãs do Muquém - A referida ação tem como objetivo capacitar o grupo de artesãos, para a produção artesanal de produtos ( bolsas de diversos modelos e tamanhos ), usando como matéria prima a palha da carnaúba, planta nativa e abundante na região.

Projeto Primeiro Passo- O Projeto social PRIMEIRO PASSO atende a jovens que querem ingressar no mercado de trabalho, Primeiro passo é a primeira atitude, o primeiro movimento para quem quer realizar algo na vida.

Projeto Minha Família Faz a diferença - O projeto consiste na fabricação e montagem de arranjos florais, onde tem como público alvo as pessoas com deficiência e suas famílias. Os trabalhos são realizados em conjunto, criança e mãe onde os mesmos aprendem vários tipos de arranjos florais como de: E V A, garrafa peti, flores artificiais e flores de meia de seda.

Projeto literatura de Cordel O projeto “Literatura de Cordel” é uma iniciativa socioeducativa onde as crianças e adolescentes com deficiência retratam seu cotidiano em forma de cordel, trabalhando assim sua capacidade de raciocínio e criatividade.

Projeto doce Mãe- Esse projeto tem como objetivo acompanhar a mulher na gestação, dando a ela oportunidade de confeccionar seu próprio enxoval, além de participar de palestras educativas que contribuem muito nessa nova fase da vida e garante a realização de todas as consultas do pré-natal.

Projeto Celebrando a Vida- Consiste em uma manhã ou tarde voltada para as crianças e mães da Pastoral da Criança onde é realizado o encontro com pesagem, distribuição da multimistura e atividades culturais para incentivar tanto as crianças como as mães a participarem e a deixarem seus filhos aos cuidados das guardiãs da Pastoral.

Projeto Estação Família- Promove o desenvolvimento de competências familiares nos eixos de cognição pessoal, produtivos e promocionais para mulheres, mães e chefes de famílias, visando uma melhor qualidade na condução da unidade familiar.

Projeto Esporte e Cidadania - Em parceria com as secretarias de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, Educação e Saúde juntamente com a Escolinha Renovado Futsal de Cariré.

Page 22: Melhores Programas de Assistência Social

22 Revista Ceará e Municípios

1ª Olimpida de Esporte, Conferência do CMDCA, e oficinas em parceria com outras secretarias

Arca das Letras – Bibliotecas da zona rural e Eu sou Cidadão “Amigos da Leitura”

Projetos Parceiros com o Estado no incentivo à leitura

Prioridade de Planejamento – Reuniões Mensais com Técnicos dos CRAS, CREAS e Monitoramento

Melhor ProjetoCarnaubal

Amigo do MunicípioDeputado Estadual Manoel Duca da Silveira Neto

Kelvia oliveira MeloSecretária de Desenvolvimento Social

Município de Porte I que avança na ampliação da oferta dos serviços socioassistências com a estruturação de 5 (cinco) CRAS, cobrindo todo o território: 1.SEDE, 2.FAVEIRA, 3.JUNCO, 4.CHACHOEIRAS, 5.MACAMBIRA e 01 CREAS.

Grupo de Capoeira Anexo Felicidade

Grupo de Dança CRAS anexo Felicidade

Projeto “Um Idoso, Um Artista - Gerações em Sintonia”

ATIVIDADES SÓCIOEDUCATIVAS EM NOVAS ÁREAS E NOVAS

GERAÇÕES

AÇÕES INOVADORAS

O projeto “Um Idoso, Um Artista - Gerações em Sintonia” incentiva a vivência intergeracional entre idosos, crianças e adolescentes, desenvolvendo atividades socioeducativas nos CRAS nas modalidades de Dança, Canto e Teatro.

Os técnicos abrilhantaram o 1º Baile dos anos 60 para envolver os idosos na dança e na descontração

As atividades socieducativas realizadas no âmbito do PAIF e SCFV acontecem diariamente nos 04 CRAS do município,

e serão iniciadas em 2012 no 5º CRAS Macambira.

Protagonismo Juvenil 7 Coletivos de Pro Jovem: a juventude está em ação no

município de carnaubal

Projeto “Marca Registrada – Pintores da Inclusão”

o projeto “Marca registrada – Pintores da Inclusão” promovendo a inclusão social e eliminando a exclusão e o preconceito através da

pintura. o público alvo do projeto são crianças e adolescentes do bPC-Escola e executado nos 04 CraS do município.

Carnaubal na Implementação do SUAS

Page 23: Melhores Programas de Assistência Social

23Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

PETI – Programa de Erradicação do Trabalho InfantilAcolhe 411 crianças em situação de trabalho

infantil distribuídas em (03) três grupos na zona rural e (04) quatro grupos na sede do município de Canindé-CE.

ProjoVEM adolESCENtEAtende a 32 coletivos sendo 24 distribuídos na

sede e 08 nos Distritos de Salitre, Bonito, Targinos, Ipaueiras, Caiçara e Ipú, atendendo 960 jovens com ações sócioeducativas na área de esporte, lazer, cultura, encontros formativos, oficinas e cursos profissionalizantes.

SERPRoF - Serviço de Profissionalização às FamíliasAtende 150 usuários, divididos em áreas como

corte e costura: 794 pessoas, cabeleireiro: 350 pessoas no Lar São José, CAIC, Creches e Praças.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Canindé-CE no ano de 2011 desenvolveu todos os esforços para implementar o Sistema Único de Assistência Social – SUAS. A implementação deste sistema tem como objetivo garantir e articular os serviços, programas, projetos e benefícios da Rede de Proteção Social de Canindé, formada pelas entidades governamentais e da sociedade civil organizada em entidades de assistência social.

Este sistema garante a organização dos serviços socioassistenciais em níveis de proteção social a serem executados nos equipamentos de referência da Assistência Social, tais como:

CRAS DE CANINDÉ IMPLEMENTA NOVO SISTEMA

DE PROTEÇÃO SOCIAL

Melhor Projeto

ações nos 4 CRaS O distrito de Palestina iniciou cursos voltados para mulheres chefes de família acompanhada pelo

CRAS, alunas do Projovem e orientadoras, como o curso de massoterapia, e o de curso de corte e costura do Projeto Criando Oportunidade da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS. Os cursos foram ministrados por profissional qualificado que expediram certificados aos participantes.

As ações do CRAS são realizados pelos quatro Centros que executam ações de acolhimento, escuta, acompanhamento preventivo a indivíduos e suas famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, à fim de promover o desenvolvimento de potencialidades, assim como o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais. Em Canindé estão instalados nos territórios: - CRAS-I: Distritos, Santa Luzia e Santa Clara.- CRAS-II: Palestina, Alto do Moinho e Alto Guaramiranga.- CRAS-III: Bela Vista, Conjunto, Boa vista, Campinas, Riacho São Francisco, Imaculada Conceição e Canindezinho.- CRAS-IV: João Paulo II, Monte, São Mateus, Cachoeira da Pasta, Can e Esse.

jovens e idosos com atendimento especial EVENtoS:• Capacitação de novos integrantes do Conselho Tutelar• O lançamento da BANDA DO PROJOVEM • Amistoso de futsal nas categorias sub 12 e sub 14 pelas crianças do PETI• Curso de Tapeçaria “Reconstruindo o tecido comunitário” para 24 mães de família• Semana de “ERRADICAÇÃO AO TRABALHO INFANTIL” • BLITZ EDUCATIVA E INFORMATIVA nas ruas• Mobilização em caminhada na luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes • I Festival de Capoeira Infantil de Canindé feito pelos jovens do CRAS• Viagem cultural para o município de Tururu por 150 idosos • Festa de São Francisco • Dia da Criança com a presença de 1.500 crianças canindenses com atividades em geral • I Semana Municipal do Bebê • Comemoração do dia da Pessoa com Deficiência

Canindé

MARIA GUARACY DE QUEIROZ (IRMÃ BLANDA)

antônia irani Paulino de Freitas Secretária Municipal

de Assistência Social

Prefeito Manoel Cláudio Pessoa Cardoso

Amiga do Município

CaSa aColhiMENto Frei lucas dolleAcolhe crianças e adolescentes encaminhadas

pelo Juizado da Infância e da Juventude e ou identificadas por outros serviços da Assistência Social e Conselho Tutelar. Em 2011 foram atendidas um total de 20 crianças e adolescentes, as quais 13 crianças retornaram para o convívio familiar, duas tiveram a família substituta, um adolescente foi transferida para Casa de Acolhimento em Fortaleza e atualmente a Casa conta com quatro crianças à espera de um novo lar.

CaSa dE PaSSaGEM aMor, Vida E ESPEraNça Para PESSoaS EM SituaçÃo dE rua

Inaugurada no mês de dezembro de 2011, a Casa realiza atividades de acolhimento, escuta, ações de higienização, lanches, almoço, re-socialização e atendimento com Assistente Social, Psicóloga e Advogado (a) do CREAS. Foram identificadas 28 pessoas que vivem em situação de rua no município, destas duas retornaram para o convívio familiar. A sede fica localizada na Travessa Mercê Santos, 771, Centro.

PriMEiro PaSSoA Secretária Irani Paulino e a Gestão Municipal

pactuaram com o Governo Estadual 23 vagas do projeto Primeiro Passo - Linha Estagiário que visa garantir ao jovem qualificação profissional e estágio nas empresas e órgãos existentes no município de Canindé. Foram contemplados 12 jovens da Escola Estadual Paulo Sarasate e jovens do Colégio Frei Policarpo.

Page 24: Melhores Programas de Assistência Social

24 Revista Ceará e Municípios

• Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças até 06 anos • PETI: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para criança e adolescente de 07 a 15 anos • Terceira Idade Cidadã: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoa idosa • Pessoa com Deficiência: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoa com deficiência • Aulas de karatê• Aulas de capoeira• Grupos de dança• Projeto Primeiro Passo• Projeto Estação Família• Beneficio de Prestação Continuada• Cadastro Único• Programa Bolsa Família• Cursos profissionalizantes • Programa de Aquisição de Alimentos – PAA• Feira da Agricultura Familiar (em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário)• Benefícios Eventuais• Programa de Aleitamento Materno (em Parceria com a Secretaria de Saúde)• Habitação Popular• Minha Casa Minha Vida• Emissão de documentos

PROJOVEM Adolescente atende a 100 jovens

Outros projetos:

Melhor ProjetoCatarina

Amigo do MunicípioSenador Eunício Oliveira (PMDB)

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Empreendedorismo, que tem à frente Fernanda Ribaísa Custódio de Andrade Rodrigues, vem trabalhado durante a gestão do Prefeito Jefferson Paes de Andrade Rodrigues para o desenvolvimento da população do município de Catarina. E como principal foco, a Secretaria investe nos jovens catarinenses. O PROJOVEM Adolescente

é o principal projeto, sendo ele um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos, tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. São atendidos 100 jovens adolescentes, sendo 50 na sede e 50 na zona rural (São Gonçalo e Figueiredo).

www.catarina.ce.gov.br

Fernanda ribaísa Custódio de andrade rodrigues - Secretária de desenvolvimento Social e Empreendedorismo e 1ª dama

Prefeito Jefferson Paes e 1ª dama Fernanda Ribaísa

Page 25: Melhores Programas de Assistência Social

25Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

Cozinha Comunitária distribui mais de 54 mil refeições

Outros projetos:

Melhor Projeto

Crateús

Amigo do MunicípioRaimundo Nonato Melo

Maria luciene Moreira rolim bezerra Secretária de Assistência Social e

Primeira Dama do Município

O município de Crateús que tem à frente o Prefeito Carlos Felipe Saraiva Bezerra, em conjunto com a secretária de Assistência Social e Primeira Dama, Maria Luciene Moreira Rolim Bezerra, está desenvolvendo uma série de ações na assistência social para o desenvolvimento da sociedade. Um dos meios pela qual a Secretaria está prestando serviços é o Posto de Identificação que identifica e encaminha para expedição de documentos, proporcionando ao cidadão o acesso à documentação básica necessária ao exercício da cidadania.

Mas o projeto que ganha destaque este ano, como o melhor projeto de Assistência Social é o Cozinha Comunitária que é um equipamento público implantado pelo MDS em parceria com a Prefeitura Municipal de Crateús com a finalidade de produzir e distribuir refeições saudáveis, além de ser uma estratégia de inclusão social produtiva, de fortalecimento da ação coletiva e da identidade comunitária a famílias em situação de vulnerabilidade social, alimentar e nutricional. Ao longo de dois anos de um excelente funcionamento foram distribuídas gratuitamente 54.270 refeições totalmente gratuitas e nutricionalmente balanceadas. É o Governo vida Nova através da Secretaria da Assistência Social garantindo o direito a alimentação saudável.

CraSO Centro de Referência de Assistência Social – CRAS

previne a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Em Crateús existem 03 CRAS situados a zona urbana bem como também 03 CRAS VOLANTE que fazem toda a cobertura da Zona rural.

ProjoVEMO Projovem Adolescente é uma das quatro

modalidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) que atende exclusivamente a faixa etária de 15 a 17 anos e tem como objetivo complementar a proteção social básica à família para 625 Adolescentes com oficinas e campanhas de cunho sócio educativas.

PEtiO Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

(PETI) tem por objetivo erradicar todas as formas de trabalho infantil. Em Crateús são atendidos 580 crianças e adolescentes de 07 a 15 anos incompletos que são retirados de atividades perigosas, insalubres, penosas e degradantes, incentivando o ingresso no sistema de ensino e em atividades socioeducativas.

CrEaSO Centro de Referência Especializado de Assistência

Social - CREAS realiza serviços de informação, orientação, apoio e de inclusão social visando a garantia e defesa de direitos a indivíduos (crianças, adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência e mulheres) e familiares com direitos violados e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto(Liberdade Assistida – LA e Prestação de Serviço a Comunidade – PSC).

Programa bolsa FamiliaO CadÚnico é uma base de dados de informações sobre

as famílias e seus membros com a finalidade de visualizar o diagnóstico sócioeconômico das famílias cadastradas. Crateús possui cerca de 16.500 famílias cadastradas na base de dados. Destas, 10.911 famílias são beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, tendo ainda cerca de 5.589

famílias na lista de espera, aguardando vaga para serem contempladas pelo programa.

Programa aabb ComunidadeO Programa consiste em uma proposta de

complementação educacional, através de atividades lúdicas, esporte e linguagens artísticas. Dessa forma são atendidas 180 crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 18 anos incompletos, com uma carga horária de 08 horas diárias. O projeto é realizado em parceria com a Federação Nacional das Associações Atléticas Banco do Brasil, Banco do Brasil e Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social.

Projeto Estação digital

Oferece a população acesso ao conhecimento, associado à utilização de novas tecnologias da informação. Articula o desenvolvimento econômico das comunidades. São assistidas por cada etapa do curso 200 pessoas distribuídas entre um público de adolescentes, adultos e idosos.

Projeto amigos para SempreO projeto oportuniza a inserção social e educativa de

crianças e adolescentes em situação de rua, com idade entre 9 e 14 anos, que se encontram em situação de risco social. São benficiadas 20 Crianças contemplando-as com atividades voltadas para o desenvolvimento integral, através das artes, formação pessoal, valores sociais.

Projeto Estação FamíliaO Projeto tem por objetivo ampliar as competências

familiares e contribuir para o fortalecimento da autonomia e inclusão de famílias vulneráveis com execução pelo CRAS, em parceria com a Secretaria do Trabalho STDS, Associação das primeiras Damas do Município do Ceará APDM CE, Fundo das Nações Unidas pela infância – UNICEF e Grupo de Apoio e Investimento Social- GAIS.

Projeto Eu Sou Cidadão amigos da leitura Consiste em incentivar a leitura através de lançamentos

de livros temáticos, como forma de promover a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

Atende 20 crianças que demonstram interesse e prazer pela leitura,onde são realizadas oficinas de leitura,rodas de leitura e empréstimos de livro.

Programa Cisternas de Placa Consiste na criação de cisternas para o armazenamento

de água da chuva, podendo chegar aos 16 mil litros de água. No Programa há a colaboração na construção das cisternas dos agricultores, além de capacitação dos mesmo no manejo da água e cuidados com a cisterna. A meta da Secretaria é chegar as 800 cisternas, sendo que 727 já foram construídas.

Programa leite Fome zeroO Leite Fome Zero gera trabalho e renda aos pequenos

agricultores familiares, propiciando o consumo do leite às famílias que se encontram em estado de insegurança alimentar e nutricional. São distribuídos para 400 famílias em Crateús nos seus respectivos pontos de distribuição por mês 11.200 litros de leite garantindo o direito fundamental do alimento às famílias vulneráveis.

Setor de habitaçãoConsiste em um órgão destinado a desenvolver a

Política de Habitação de Interesse Social no município.Hoje Crateús passa por uma verdadeira transformação habitacional com Programas e Projetos voltados para uma rede de habitação garantindo assim uma moradia digna e adequada para as pessoas em situação de risco e vulnerabilidade Social, afirma o Prefeito Carlos Felipe.

Projovem Amigos da Leitura Amigos para Sempre Cisternas Estação Digital Setor de habitação Leite Fome Zero PETI

Page 26: Melhores Programas de Assistência Social

26 Revista Ceará e Municípios

O Município de Dep. Irapuan Pinheiro na pessoa do Prefeito Luiz Claudenilton Pinheiro, conjuntamente com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Empreendedorismo que tem como gestora a Pedagoga Vânia Lucia Pinheiro de Queiroz, vem construindo e consolidando uma administração socialmente relevante, através da execução continuada dos serviços, programas, projetos e benefícios Socioassistenciais.

Deste modo, vem buscando por meio da intersetorialidade das Políticas Publicas assegurar os direitos ao cidadão uma melhor qualidade de vida para que alcance moradia digna, geração de trabalho e renda, cuidados de saúde, acesso a educação, a cultura, ao esporte e ao lazer.

O município vem investindo em Políticas Publicas voltadas para crianças e adolescentes na garantia dos seus direitos. Dando destaque o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos (Projovem Adolescente) tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino.

Projovem adolescente Socioeducativo, é outra iniciativa da secretaria, atendendo a 120 jovens de 15 á 17 anos, atendidos em 08 coletivos, Distribuídos nas localidades: 01 na Sede, 02 no Distrito de Baixio, 01 no Distrito de Aurora, 01 Sitio Bananeira, 01 no Distrito de Betânia, 01 sitio São Bento e 01 no sitio Retiro.

Atualmente os jovens contam com Oficina de Capoeira, Dança e teatro – destacando a realização da colônia de férias; o incentivo de uma agenda personalizada, caneta e Pen drive de 4 GB para cada adolescente assíduo no programa, fardamento, bolsa escolar e materiais didáticos como (caderno, caneta, lápis, borracha, apontador). As oficinas reforçam valores éticos, desenvolvem laços sociais e estreitam o compromisso dos jovens com o Serviço Socioeducativo, Além disso, proporciona, programações culturais e esportivas que oportunizem aos jovens a ampliação do acesso e usufruto às artes, à cultura, ao esporte e ao lazer.

Em todos os coletivos do Projovem, fopi desenvolvido um projeto com a temática do Alcoolismo.

PROJOVEM beneficia 120 adolescentes

Melhor Projeto

IrapuanPinheiro

Amigo do MunicípioDeputado Federal Raimundo Gomes de Matos

Centro de Referência da assistência Social – CRaS Conta com uma equipe completa, coordenado

pela Terapeuta Ocupacional, e tem como técnicos: Assistente Social, Psicóloga, Psicopedagogo, Auxiliares Administrativos, no acompanhamento 1000 famílias por ano. Todo o trabalho visa promover a emancipação social das famílias, devolvendo a cidadania para cada um de seus membros.

Programa bPC na escola Tem como objetivo desenvolver ações intersetoriais,

visando garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência, de 0 a 18 anos, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), com a participação da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

benefício de Prestação Continuada – bPC - loaS ao idoso e à pessoa com deficiência

Benefício da assistência social, integrante do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, pago pelo Governo Federal, cuja a operacionalização do reconhecimento do direito é do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. No ano de 2011 foram 17 beneficiários do BPC por deficiência no publico de criança e adolescente.

Programa bolsa FamíliaPromove a segurança alimentar e nutricional e

contribue para erradicação da extrema pobreza. O município hoje conta com 2.460 famílias cadastrados no CAD ÚNICO, e destas 1.546 são beneficiadas com PBF.

Serviço da Proteção e atenção Integral à Família – PaiF É desenvolvido pela equipe do CRAS e tem como

objetivo promover o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários através de atividades psicosociais, artístico cultural, de inclusão produtiva, atividades socioeducativas e de convivência.

Projeto Estação Família - trabalha com 100 famílias, tendo como objetivo o desenvolvimento de competências nos

eixos de cognição pessoal, produtivos e promocionais para mulheres, mães e chefes de famílias, visando uma melhor qualidade na condução da unidade familiar.

Serviço de Fortalecimento de Vínculos - brinquedotecaDestinado a crianças de até 6 anos, é realizado através

da Brinquedoteca, com o publico de 2 a 6 anos de idade, na sede do municio, na Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Empreendedorismo, Trabalhando com o lúdico e o lazer para as crianças, objetivando o desenvolvimento cognitivo e o fortalecimento dos vínculos familiares.

Programa Primeiro Passo Atendendo a 25 jovens, com idade de 16 á 21 anos,

com o curso de conserto e manutenção de Computador, desenvolvido pela STDS em parceria com a Secretaria de Ação social promovendo a inclusão social de jovens.

habitaçÃoPlhIS – Plano local de habiatação e Interesse Social O PLHIS aponta as ações a serem realizadas, e como

captar e aplicar os recursos necessários. Tem como objetivo promover condições dignas de habitação de interesse aos cidadãos mais pobres.

Projeto Minha Casa Minha Vida - 40 Unidades habitacionais distribuídas no território da sede,

encontram-se em processo de avaliação de documentação.

Funcionários destaque no Município A melhor Secretária Municipal - Vânia Lucia Pinheiro

de Queiroz, (secretaria de Assistência Social); a melhor Assistente Social – Simone Duarte Fernandes – Assistente Social – Gestão; o melhor Professor – (Sammy Remilton Cloves Castelo Branco); melhor Conselheira do Conselho

Tutelar - ( Rosangela Santiago Silva).

outroS ProjEtoS:-Serviços e beneficios Eventuais – atendimento a gestantes com o acompanhamento do Pré-Natal através do Projeto Canguru e distribuição do Kit-Bebê, doação de cadeiras de roda.-Eu Sou Cidadão amigos da leitura – Em parceria com a APDMCE atende a 17 crianças e adolescentes incentivando hábitos de leitura.-Projeto Saúde bombeiros e Sociedade – Atende um grupo de 200 idosos entre 55 a 80 anos.-Projeto Capoeira/PEti – desenvolve oficinas de capoeira através do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e do Erradicação do Trabalho Infantil e do Projovem Adolescente.-PETI/Projeto dança – Desenvolve oficinas de dança com crianças do PETI e Projovem Adolescente

Projetos de Inclusão Produtiva-Salão de beleza Popular – atende a população carente com corte de cabelo, manicure, os profissionais (cabeleireiras, manicures e depiladoras) que ali trabalham são beneficiárias do Programa Bolsa Família.-Prodese – Projeto de Desenvolvimento Socio-economico Familiar – contempla 12 famílias com crédito máximo de R$ 500,00-Criando oportunidades – em parceria com o Governo do Estado oferece cursos de capacitação. O último foi de eletricista predial, atendendo a 17 jovens e entrega de 17 kits.

Vânia lúcia Pinheiro de Queiroz Secretária de Assistência Social

Primeira Dama Itla Michelli Ferreira Costa

Prefeito Luiz Claudenilton Pinheiro

Page 27: Melhores Programas de Assistência Social

27Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

Melhor Projeto

Graça

Amigo do Município

Deputado Estadual Lula Morais

A Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Graça vem crescendo gradativamente a cada ano, ganhando destaque através dos mais variados projetos voltados a toda a

população gracense. Tendo a Sra. Adélia Maria Paiva Alves à frente

desta Secretaria é possível perceber o grande avanço das ações assistenciais no município, dando destaque aos grupos de convivência que abrangem todos os níveis da comunidade.

Hoje a cidade de Graça conta com 02 CRAS, ambos com equipes completas, de acordo com as exigências do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome - MDS. As ações desenvolvidas por seus técnicos têm proporcionado às famílias vulnerabilizadas uma melhor qualidade de vida social, principalmente para o Grupo de Mulheres que vêm participando de cursos e oficinas de inclusão produtiva.

Ligados a esta Secretaria foi implantado a Casa do Cidadão que desenvolve ações sobre o Programa bolsa Família – PbF, Carteira do Idoso, bem como a emissão de documentação pessoal.

Outro projeto que merece destaque é o Projeto Estação Família, que com o apoio e cofinanciamento da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento do Estado desenvolve ações voltadas para a população pauperizada e tem como público-alvo mulheres chefes de família; esta é uma iniciativa baseada em projetos desenvolvidos em países sul-africanos.

Em se tratando de geração de emprego e renda, a Secretaria desenvolveu no decorrer dessa gestão a Feirinha de artesanato e Comidas Típicas, onde as artesãs do município podiam expor e vender, uma vez por mês, seus trabalhos em um ambiente totalmente equipado pela equipe da Secretaria de Trabalho e Assistência Social em praça pública.

Projeto Primeiro Passo Também foi outra grande iniciativa

desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social em convênio com a STDS, tal atividade beneficiou 25 jovens entre 15 e 21 anos incompletos, que

trabalhavam a cidadania, iniciação ao emprego, noções básicas de informática dentre outros temas essenciais ao desenvolvimento pleno dessa população. Tal projeto tinha duração de 05 meses e os jovens recebiam uma ajuda financeira para participarem. Ao final desse período participavam, ainda, de um curso profissionalizante. Uma forma de inserirmos os jovens mis qualificados no mercado de trabalho.

Prefeita augusta brito de Paula, sensível aos problemas dos mais necessitados

Projeto CriatividadeDentre todas estas iniciativas de destaque, a

que merecer maior atenção se refere ao trabalho desenvolvido com o grupo de idosos através do projeto CriativIdade – vivenciando um novo tempo. Este grupo existe desde a fundação do primeiro CRAS no município e vem crescendo a cada ano, ganhando novos adeptos e melhorando a qualidade das atividades executadas. Atualmente tal projeto atende acerca de 120 idosos, onde estes participam de atividades que desenvolvem sua coordenação motora, intelectual e capacidade de articulação comunitária. O grupo de reúne duas vezes por semana, em um dos dias praticam exercícios com a educadora física na academia e em outro participam de atividades de convivência social no CRAS da Sede e CRAS Lapa.

o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PEti é novo no município, visto que ainda não dispúnhamos do cofinanciamento do Governo Federal para executar tal ação. Entretanto, tal projeto já é desenvolvido no CRAS Sede acerca de 1 ano e meio devido o comprometimento da Secretária Adélia com a causa da criança e do adolescente do município. Este vem sendo executado com recursos próprios e agora será

melhor desenvolvido com o cofinanciamento federal.

Sobre a alfabetização o município está entre os melhores do Estado, tendo escolas

modelos e de excelente qualidade, que ganharam o prêmio de “Escola nota 10”

por três anos consecutivos, proporcionando a população uma educação de qualidade,

seja na educação infantil, seja na educação fundamental II. Destacando que o ensino

fundamental é de responsabilidade do município, sendo o ensino médio

responsabilidade do estado.

EduCaçÃo

adélia Maria Paiva alvesSecretária do Trabalho e

Assistência Social

Criatividade Vivendo um Novo Tempo atende a 120 idosos

Secretária de assistência Social adélia Paiva e a Prefeita augusta brito

Page 28: Melhores Programas de Assistência Social

28 revista Ceará e Municípios

Promovendo a Inclusão da Pessoa com Deficiência

Melhor Projeto

Arte em Movimento:

Trabalhando de forma articulada a Secretaria de Assistência Social - SAS do município de Guaiúba, através do Projeto Arte em Movimento promove a inclusão social e o desenvolvimento de potencialidades de 60 pessoas com deficiência, atendidas e acompanhadas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Guaiúba objetivando proporcionar o desenvolvimento de potencialidades e de habilidades artísticas, através de oficinas de teatro

e dança; estimulando a autonomia e protagonismo da pessoa com deficiência; garantindo o acesso a informação, aos direitos e aos serviços básicos direcionados a pessoa com deficiência e seus familiares, através de ações socioeducativas e da articulação com a rede socioassistencial municipal; além do fortalecimento vínculos familiares e comunitários por meio de oficinas socioeducativas direcionadas ao direito e a cidadania, a concepção e valorização da pessoa com deficiência, ao enfrentamento de todas as formas de violação de direitos sensibilizando a comunidade quanto ao respeito a diversidade e a valorização da pessoa com deficiência através da mobilização direcionada a participação em evento sociocultural realizado através do Projeto.

Para que a inclusão social das pessoas com deficiência tenha êxito é necessário que as atitudes e que a visão da sociedade mudem, bem como as das pessoas com deficiência sobre si mesmas e sobre o mundo ao seu redor. Através de esforços conjuntos todos devemos agir e contribuir para o bem comum e para a construção de uma sociedade inclusiva.

Garantia de Direitos e o Pleno Exercício da CidadaniaA Secretaria de Assistência Social – SAS, enquanto

órgão gestor da política pública de assistência social, em âmbito municipal, tem como objetivos o pleno desenvolvimento de Serviços de Proteção Social Básica e Especial de média complexidade, na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social – SUAS; a integração da rede de políticas sociais, a garantia e defesa de direitos e o exercício da cidadania. Por meio da concessão de benefícios e da execução de Programas, Projetos e Serviços, a SAS busca, de forma articulada, assegurar e potencializar ações com famílias, crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência.

Através de sua Rede Socioassitencial (Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS; Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, localizados na Sede e no Distrito de Água Verde; Cadastro Único; Centro de Referência da Infância e da Família – CRIF, Pólos de Convivência localizados na Sede e nos Distritos de Água Verde e Itacima e Conselhos Municipais de Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Mulher, do Idoso) e do trabalho articulado com as demais Políticas Públicas, o município de Guaiúba executa ações voltadas a prevenção e superação de situações de vulnerabilidades e riscos sociais, por meio do desenvolvimento de potencialidades, do fortalecimento de

Marcelo de Castro Fradique AcciolyPrefeito Municipal de Guaiuba

Guaiúba

vínculos familiares e comunitários direcionadas a defesa e a garantia de direitos e o a cesso a cidadania através dos seguintes Serviços:

•Serviço de Proteção e atendimento Especializado a Famílias e indivíduos - SPaEFi

Suas ações são voltadas a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias.

•Serviço de Proteção e atendimento Integral a Família - SPaiF

Serviço continuado que consiste no trabalho social com famílias, com vistas ao fortalecimento da função protetiva das famílias; a prevenção da ruptura de vínculos; a promoção do acesso e usufruto de direitos e a melhoria de qualidade de vida através do desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

•Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de 0 a 6 anos, para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos, para Adolescentes de 15 a 17anos e para Idosos.

Sua intervenção ocorre de forma planejada que criando situações desafiadoras, estimulando e orientando os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.

Amigo do MunicípioFrancisco de Andrade Garcêz - Coronel do Exército da Reserva e pres. da Associação Brasileira de Turismo Rural

outroS ProGraMaS E ProjEtoSAtravés dos CRAS a Secretaria de Assistência

Social desenvolve Projetos e Programas direcionados ao desenvolvimento de potencialidades de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Atualmente, são executados:

•Projeto Eu Sou Cidadão Amigos da Leitura•Centro de Referencia da Infância e da Família – CRIF•Projeto Estação Família•Projeto Se é Arte, Faz Parte: Desenvolvendo

Potencialidades para Inclusão Social e Cultural de IdososEm parceria com o Grupo de Idosos Jesus, Maria

e José o “Projeto Se é Arte, Faz Parte: desenvolvendo potencialidades para inclusão social e cultural de idosos”.

zuilene lacerda diógenesSecretária de Assistência Social

Page 29: Melhores Programas de Assistência Social

29Melhores Programas de assistência Social do Ceará 2012

CRAS ITINERANTE Melhor Projeto

Fortaleza

Amigo do Município Ministério do

Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)

Elaene Rodrigues Secretaria Municipal de Assistência Social

(Semas) de FortalezaFortaleza era a única capital brasileira que não possuia Secretaria de Assistência Social específica. Considerando a importância

desta política pública, em 2007 a prefeita Luizianne Lins criou a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A Secretaria surge com o intuito de fortalecer uma Política de Assistência Social como Política de Direito em nossa cidade, deixando para trás o passado de ação social e assistencialismo. Em 2012, a Semas comemora cinco anos de atividade, sob a gestão de sua Secretária Municipal de Assistência Social, Elaene Rodrigues.

CInCo anoS dE TRaJETóRIa

Dentre as ações, estão o aumento no número de Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que partiu de oito unidades, em 2005, para 24, incluindo um Cras Itinerante. Nos Cras, um dos programas oferecidos é o Programa Municipal de Atendimento Básico à Pessoa Idosa (Pabi), que atende mais de 2.500 pessoas, proporcionando atendimento integral, através de atividades culturais, artísticas, produtivas e de lazer.

Houve também a implantação de Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que hoje já são três, realizando atendimento especializado a mulheres, pessoas idosas, público LGBT, pessoas negras, crianças e adolescentes vítimas de violência e violação de direitos.

A Prefeitura de Fortaleza implantou, ainda, através da Semas, um Centro de Referência Especializado para a População em situação de Rua (CentroPop), o Espaço de Acolhimento Noturno e o Serviço Especializado de Abordagem de Rua, configurando assim o

primeiro governo em Fortaleza que implantou equipamentos, programas e serviços para a população em situação de rua.

Nestes cinco anos, houve ainda o aumento de locais da Rede de Atendimento Descentralizado para o Cadastro Único, que em 2005 eram apenas seis, e hoje já são 33. Contribuindo para o aumento no número de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família de 95 mil, quando a Prefeita Luizianne Lins assumiu o governo, para quase 200 mil famílias em 2012.

PEti aCoMPaNha 1.800 CriaNçaSEm Fortaleza, a Semas é responsável

pela gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). É a partir dos Creas que a Prefeitura apura denúncias de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, realiza abordagem e acompanhamento familiar. Nos Cras, o Peti acontece através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças. Hoje, o Peti acompanha cerca de 1.800 crianças e adolescentes retirados da situação de trabalho infantil em Fortaleza.

CraS itiNEraNtEEm 2011 foi criado o Centro de Referência

de Assistência Social (Cras) na modalidade Itinerante, conhecido como Cras Itinerante. O serviço é composto por uma unidade móvel, com equipe técnica, que leva uma série de atividades aos bairros mais distantes. Nesse primeiro momento, o atendimento é realizado nos bairros Pedras, José de Alencar/Curió, São Bento/Coaçu e Ancuri. Em 2011, com apenas três meses de atuação, de outubro a dezembro, o Cras Itinerante realizou 1.196 atendimentos individuais, familiares e coletivos. De lá para cá, foram mais de 3.520 atendimentos

Programa Municipal de Atendimento Básico à Pessoa Idosa - Pabi

Caminhada contra o Trabalho Infantil no bairro Serviluz

Atividade no CentroPop Cras Itinerante no bairro Pedras

Page 30: Melhores Programas de Assistência Social

30 Revista Ceará e Municípios

Programa Nossa CasaMelhor Projeto

Amigo do Município Júlio Cesar Costa MourãoDiretor Presidente da Empresa Transnacional

O acesso à casa própria tem sido uma realidade mais presente na vida dos cidadãos de Horizonte. Por meio do Programa Nossa Casa, uma parceria com o Governo do

Estado do Ceará, a Prefeitura de Horizonte já entregou, desde 2009, 645 casas à população, e, até o fi nal do ano, serão entregues mais 1.443, aliado ao Programa Minha Casa Minha Vida. O Programa também faz atendimento com material de construção para as famílias que precisam ampliar o seu lar. Até abril deste ano, mais de 4.400 famílias receberam material de construção pelo Programa.

PROJETO IPEHO Projeto Inclusão Produtiva Empreendedora de Horizonte (Ipeh), realizado desde 2009, desenvolve ações para inclusão da população em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho através de cursos realizados nos Cras de Horizonte. A renda familiar é fomentada a parti r da oferta de capacitações e orientações. Desde o seu início, o Projeto já capacitou 1.526 pessoas.

BAÚ ITINERANTEEm 2010, a Prefeitura de Horizonte, com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), iniciou o projeto Baú Itinerante para incentivar a leitura e a escrita das crianças. Doze escolas da área rural participam do projeto. Cada uma recebe um baú com 300 livros e 30 filmes para desenvolver atividades lúdicas com os alunos a fim de estimular a leitura.

ATENÇÃO À GESTANTEAs mães horizontinas têm atendimento especial com o projeto Educação em Saúde na Atenção à Gestante, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde desde 2010. Cerca de 700 gestantes já foram beneficiadas pelo projeto. Elas são acompanhadas pela equipe médica de sua unidade de saúde através de consultas, oficinas educativas sobre aleitamento materno e cuidados com o bebê.

Rita de Cássia Marti ns Enéas MouraSecretária de Desenvolvimentoe Inclusão Social

Horizonte

“Temos um compromisso com nossa gente, trabalhamos paraver nosso Município crescer social e economicamente, e, com o apoio de todos, iremos alcançar nossos objeti vos.”Prefeito Manoel Gomes de Farias Neto (Nezinho) ao lado da Primeira-dama Jô Farias.

Com a realização da casa própria, horizonti nos comemoram uma nova fase em suas vidas

Page 31: Melhores Programas de Assistência Social

31Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

PROJOVEM ADOLESCENTE Melhor Projeto

Icó

Amigo do MunicípioDeputado Estadual Neto Nunes

Rogério Eduardo de Souza Caldas - Secretário de Assistência Social

Primeira Dama Dona Nita Nunes

Prefeito Marcos Nunes

www.ico.ce.gov.br

PrátiCa iNoVadora

O Programa Bolsa Família e Cadunico realizaram Capacitações com jovens inseridos nos

coletivos do Programa Pro Jovem Adolescente para que os jovens se tornem protagonistas de sua inclusão social, na perspectiva da Cidadania. O Projeto tem grande impacto na socialização, relação Jovem x Família x Comunidade espírito criativo e de equipe. O seu principal avanço foi os Jovens tornarem – se

conhecedores da prática cotidiana do Programa Bolsa Familia ampliando seus conhecimentos e

fortalecendo o SUAS.

ProjEto dE MulhErES ruraiS iCoENSES CriadorES dE aVES CaiPiraS

Com o objetivo de gerar renda e segurança alimentar a mulheres agricultoras familares de icó

a partir de criação de aves caipiras, esse projeto é uma parceria das secretarias de ação social e secretaria de agricultura e mulheres agricultoras.

O projeto contempla a entrega de um kit com: pintos, comedouro e bebedouro. Tendo acompanhamento

tecnico ministrado pela secretaria de agricultura.

CENtro dE iNCluSÃo ProdutiVaTem o intuito de promover ações para

proporcionar a todos os munícipes icoenses autonomia para viver com dignidade sustentável.

As ações são realizadas com as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais e também com

produtores independentes, unidades produtivas familiares e empreendimentos solidários, tendo como estratégia formar

cidadãos integrados ao mundo pelo trabalho.

CoNtrolE SoCialO Controle Social funciona como um

instrumento com a participação dos cidadãos colocando a vontade social como fator de avaliação

para a criação e metas a serem alcançadas no âmbito das políticas públicas.

Este controle social é exercido pelos conselhos municipais que são eles: Conselho Municipal de Assistência

Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Segurança

Alimentar e Nutricional e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.

PRogRaMa dESTaQuE

rESGatE Cultural Na tErCEira idadElEMbraNça dE uMa ÉPoCa, rESGatE dE

uMa hiStoria

O projeto visa contribuir para disseminação dos direitos de 120 idosos e o resgate artístico cultural por meio das concepções teatrais no processo da constituição da cidadania, através de ações que possibilitem a inclusão social do idoso tendo como foco a cultura local.

Além de capacitar um grupo de idosos oriundos de famílias provenientes do PBF para serem multiplicadores da Política do Idoso no município sob o enfoque de uma participação cidadã por meio de ações culturais; e sensibiliza a comunidade sobre a relevância de preservar a cultura local e valorização da pessoa idosa; que s’ao distribuídos em quatro oficinas o que corresponde a 4,3% do CadUnico do município, o qual contempla cerca de 2.800 família com pessoas idosas.

CENtro dE rEFErENCia da aSSiStENCia SoCial - CraSO município de Icó possui três unidades do Centro de

Referencia da Assistência Social - CRAS, sendo que cada abrange uma territorialidade atendendo aproximadamente 15.000 famílias com perfil PBF.

Nas unidades dos CRAS´s são articulados os serviços socioassistenciais do território, desenvolvendo trabalho social com as famílias dos usuários desses serviços, permitindo identificar suas demandas e potencialidades dentro da perspectiva familiar, rompendo com o atendimento segmentado e

descontextualizado das situações de vulnerabilidade social vivenciadas.

A Prefeitura Municipal de Icó vem investindo em uma política integrada, com programas e ações voltados para o desenvolvimento integral dos jovens icoense, buscando criar condições necessárias para romper o ciclo de reprodução das desigualdades e restaurar o protagonismo juvenil no município.

Dentro do contexto desta promoção e emancipação social destacamos o Programa de Inclusão de Jovens, que por meio de sua atuação em campanhas preventivas e projetos de âmbito municipal de cunho social, os jovens inclusos no programa vem atuando socialmente como agentes transformadores de sua própria realidade social.

O município atende atualmente 1.200 jovens, distribuídos em 48 Coletivos, sendo que 18 coletivos funcionam na zona urbana e 30 na zona rural.

ENCErraMENto CiClo ii Pro joVEM adolESCENtE

O Projeto de Inclusão de jovens foi um destaque em Dezembro de 2011 com a conclusão de 1.365 jovens dos 48 Coletivos na Sede Urbana e Zona Rural do Município.

A Conclusão foi um grande acontecimento da História da juventude e Fortalecimento da Politica da Assistência Social do Município.

Gestores, trabalhadores, famílias e comunidade se integram para Fortalecimento Intersetorial.

CaSa do CidadÃoA Casa do Cidadão

busca facilitar o acesso do cidadão às informações e serviços públicos, onde através dos serviços prestados a população icoense tem a oportunidade de obter documentos como o Cadastro de Pessoa Física, a Carteira de Trabalho e ainda o Seguro Desemprego, necessários para exercício da cidadania.

idoSoSPor meio da Associação Grupo Renascer o

Município de Icó realiza serviços socioeducativo de convivência familiar a pessoa idosa, atendendo diretamente 80 idosos, onde são realizados encontros semanais buscando promover a socialização e sensibilização em questões relacionadas a terceira idade.

PEtiO Município de Icó por meio do Programa de

Erradicação do Trabalho Infantil articula um conjunto de ações visando à retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil.

O município possui 07 núcleos, distribuídos nos Distritos e na Sede Urbana atendendo diretamente 800

crianças, onde são realizados serviços de acesso à escola formal, saúde, alimentação, esporte, lazer, cultura e profissionalização, bem como a convivência familiar e comunitária.

CENtro dE rEFErÊNCia ESPECializado da aSSiStÊNCia SoCial - o CrEaS

O Centro oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos. O CREAS dispõe de uma equipe interdisciplinar prestando serviços de atenção especializada e continuada tendo como foco a família e a situação vivenciada, buscando promover o acesso da família aos direitos s o c i o a s s i s te n c i a i s , por meio da potencialização de recursos e capacidade de proteção.

bolSa FaMiliaO município possui o sistema do Cadastro Único com

um total de 16.800 famílias cadastradas, com o objetivo de fornecer informações dos usuários em situação de pobreza e de extrema pobreza, tendo como Programa piloto o Bolsa Família, Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome e em parceria com a Prefeitura Municipal de Icó, beneficiando 10.958 famílias mediante transferência de renda direta, contribuindo para o protagonismo social da população mais vulnerável à fome.

Programa Nossa CasaMelhor Projeto

Amigo do Município Júlio Cesar Costa MourãoDiretor Presidente da Empresa Transnacional

O acesso à casa própria tem sido uma realidade mais presente na vida dos cidadãos de Horizonte. Por meio do Programa Nossa Casa, uma parceria com o Governo do

Estado do Ceará, a Prefeitura de Horizonte já entregou, desde 2009, 645 casas à população, e, até o fi nal do ano, serão entregues mais 1.443, aliado ao Programa Minha Casa Minha Vida. O Programa também faz atendimento com material de construção para as famílias que precisam ampliar o seu lar. Até abril deste ano, mais de 4.400 famílias receberam material de construção pelo Programa.

PROJETO IPEHO Projeto Inclusão Produtiva Empreendedora de Horizonte (Ipeh), realizado desde 2009, desenvolve ações para inclusão da população em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho através de cursos realizados nos Cras de Horizonte. A renda familiar é fomentada a parti r da oferta de capacitações e orientações. Desde o seu início, o Projeto já capacitou 1.526 pessoas.

BAÚ ITINERANTEEm 2010, a Prefeitura de Horizonte, com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), iniciou o projeto Baú Itinerante para incentivar a leitura e a escrita das crianças. Doze escolas da área rural participam do projeto. Cada uma recebe um baú com 300 livros e 30 filmes para desenvolver atividades lúdicas com os alunos a fim de estimular a leitura.

ATENÇÃO À GESTANTEAs mães horizontinas têm atendimento especial com o projeto Educação em Saúde na Atenção à Gestante, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde desde 2010. Cerca de 700 gestantes já foram beneficiadas pelo projeto. Elas são acompanhadas pela equipe médica de sua unidade de saúde através de consultas, oficinas educativas sobre aleitamento materno e cuidados com o bebê.

Rita de Cássia Marti ns Enéas MouraSecretária de Desenvolvimentoe Inclusão Social

Horizonte

“Temos um compromisso com nossa gente, trabalhamos paraver nosso Município crescer social e economicamente, e, com o apoio de todos, iremos alcançar nossos objeti vos.”Prefeito Manoel Gomes de Farias Neto (Nezinho) ao lado da Primeira-dama Jô Farias.

Com a realização da casa própria, horizonti nos comemoram uma nova fase em suas vidas

Page 32: Melhores Programas de Assistência Social

32 Revista Ceará e Municípios

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Ibiapina vem evoluindo constantemente e ampliado a cada dia, as ações orientadas á população em situação de risco e vulnerabilidade socioeconômica. Assim a secretaria entende as necessidades dos ibiapineses e tenta da melhor forma resolvê-los.

PROJOVEM garante participação cidadã no mundo do trabalho

Melhor Projeto

O PROJOVEM Adolescente desenvolvido pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Ibiapina em parceria com o Governo do Estado, articula a convivência social do jovem através de uma participação cidadã no mundo do trabalho. Os Jovens trabalham seis temas relacionados à juventude: direitos humanos e socioassistenciais, trabalho, cultura, meio ambiente, saúde, esporte e lazer, beneficiando 380 adolescentes cadastrados no programa Bolsa Família e incluso no PROJOVEM Adolescente, participando também de passeios onde conhecem pontos turísticos da Serra da Ibiapaba, e realizam cursos como: pinturas em geral, desenho, customização, capoeira, violão, teclado, informática e manicure.

As atividades constituem em encontros e oficinas desenvolvidas em horários alternados à escola onde o jovem ao sair da escola se desloca ate a sede do PROJOVEM para iniciar sua atividades com o banho, almoço e lanche e após as atividades o transporte conduz os alunos ate sua respectivas localidades em dois ciclos: cursos, olimpiadas, eventos culturais, desmotrações de artes, esporte, lazer, cursos de músicas, etc.

Ibiapina

Temos procurado garantir os direitos fundamentais do cidadão, oferertando uma série de ações para o seu desenvolvimento.

“ ”Marcos Antonio da Silva Lima (Marcão)

Prefeito Municipal de Ibiapina

Ibiapina por ser de Pequeno Porte II, em nível de gestão básica, foca suas ações de Assistência na Proteção Social Básica, cujos objetivos são prevenir situações de risco através do desenvolvimento de potencialidades e aquisições; fortalecimento de vínculos familiares, comunitários, e Proteção Social Especial, cujos objetivos são: o resgate dos vínculos familiares rompidos e proteção contra a violação de direitos.

Dessa forma, no sentido de efetivar a nova política de Assistência Social (NOB/SUAS) no Município, a Secretária Dircilene Aragão, tem procurado desenvolver ações por meio da rede de serviços, programas e projetos em aéreas com maiores índices de vulnerabilidade em risco social, aprimorando assim sua gestão com comprometimento e organicidade dos seus serviços para uma maior integração entre o Sistema de Seguridade Social,como política publica não contributiva, para atingir a universalidade da cobertura das necessidades e do atendimento de todos que dela necessitarem.

O município conta ainda com a emissão gratuita de documentação tais como Carteira de Identidade e segunda via de Certidão de Nascimento para as pessoas cadastrada no CadÚnico. Também oferece benefícios eventuais que são provisões suplementares e provisórias, prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situação de vulnerabilidade temporária. É ainda de competência do município a distribuição de kit natalidade, urnas funerárias, cesta básica e material de construção as famílias carente do nosso município.

Participar na formulação das políticas e no controle das ações no Município, é o que a secretaria de Assistência Social de Ibiapina tem feito. Com isso a participação é exercida nos Conselhos de Direitos, como: CMAS; CMDI; CMDCA e CMDMI. Nos Conselhos a sociedade participa, intervém e manifesta-se sobre o que a política de assistência deve propor em seu plano, em suas metas e no financiamento. Conheça alguns dos projetos da Secretaria de Assistência Social de Ibiapina:

Os benefícios concedidos a partir das informações

do Cadastro Único, o usuário pode usufruir de direitos que lhe são garantidos tais como:

carteira do idoso, tarifa da Coelce, desconto em inscrições para concursos e o cadastramento

para programas das cisternas

dircilene aragão de Carvalho Secretária do Trabalho e Assistência Social

Page 33: Melhores Programas de Assistência Social

33Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

Estação Familia

Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS

Compete ao órgão exercer a orientação e o controle do fundo municipal; aprovar a política municipal de assistência social; acompanhar e controlar a execução da política municipal de assistência social no Município.

Conselho dos Direitos do Idoso – CMDI Objetiva promover, proteger e defender os direitos das pessoas idosas; receber,

apreciar e manifestar-se sobre as denúncias e queixas a respeito dos direitos da pessoa idosa; apreciar e aprovar a Política de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da pessoa idosa no Município.

Conselho dos Direitos da Mulher de Ibiapina - CMDMI

Elabora programas e políticas que promovam a melhoria das condições de vida da mulher; fiscalizar e exigir o cumprimento da legislação em vigor relacionada ao direito da mulher; estimular, apoiar e desenvolver o estudo e o debate das condições de vida das mulheres do Município, visando eliminar todas as formas de discriminação e violência contra a mulher.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA

Tem como objetivo elaborar a formulação e implementação da política municipal de atendimento dos direitos da criança e do adolescente; promover e apoiar campanhas educativas sobre os direitos da criança e do adolescente, entre outras.

13 GRUPOS DE CONVIVÊNCIAAtualmente Ibiapina conta com 13 grupos de convivência, sendo sete de crianças e seis

de adultos. Os grupos de crianças funcionam nas seguintes comunidades: Sítio Araçás, Sítio Pituba, Casa da Criança (Bairro São João), Bairro Pedrinhas, Sítio Jurema Sul, Distrito de Betânea, Sítio São José.

Os grupos de idosos são ofertados nas comunidades: Bairro São João, Bairro Pedrinhas, Sede, Sítio Jurema Norte, Sítio Jurema Sul e Sítio São José. Onde os mesmos se encontram para roda de conversas, paródias, vivência do cotidiano, contos, danças e comemorações culturais, sempre muito amimados e com disposição invejável .

Grupos de idosos em atividades

Este projeto merece destaque, pois é realizado de forma itinerante, ou seja, leva os serviços para a comunidade e atualmente esta sendo oferecido para as comunidades dos bairros São João e Raimundo Linhares.

O Projeto tem como objetivo ampliar as competências familiares, contribuindo para o fortalecimento da autonomia, inclusão social e produtiva das 100 famílias inscritas no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS e Cadúnico, participantes do Programa Bolsa Familia.

São desenvolvidos no local ações socioeducativas através de grupos, produtivos de convivência e visitas domiciliares, encontros semanais, durante operiodo de um ano, visitas domiciliares às 100 familias atendidas, com cursos s de crochê, vagonite, arte em retalho, bordado, cabeleleiro e manicure.

Localizado na Rua Monsenhor Melo, s/n – Centro, que tem como objetivo oferecer serviços especializados de apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos que vivenciam situação de risco social e pessoal, por violação de direitos, tais como: violência física, sexual, psicológica e negligência; abandono; trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família; cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, dentre outras.

As principais ações, realizadas pelos profissionais do CREAS, são: acolhida, entrevistas, visita domiciliar, escuta; estudo social; orientação sócio-familiar; atendimento psicossocial; orientação jurídico-social, estímulo ao convívio familiar, grupal e social. Sua equipe é constituída por: Assistente Social, Advogado, Psicóloga, Auxiliar Administrativo e Coordenador. No CREAS, no ano de 2012, de janeiro a março, foram realizados 96 atendimentos a indivíduos vítimas da violação de direitos.

PSICÓLOGA: Ana Izabel Torres.Assistente Social:Adriana Martins Conselheira do CMDI: Maria das Graças Freire.

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é a unidade publica da assistência social, de base municipal, localizada em maior índice de vulnerabilidade e risco social, destinadas a prestação de serviço e programas socioassistenciais da Proteção Social Básica às famílias e a articulação destes serviços no seu território de abrangência, de modo a potencializar a proteção social e atuando na perspectiva da intersetorialidade. Atende a 100 famílias.

Pintura Crochê Bonecas de pano

O Programa Bolsa FamíliaÉ um programa de transferência direta de renda com condicionalidades que beneficia

família com renda mensal por pessoa de até R$ 140,00 (cento e quarenta reais). Tendo como objetivo transferir renda para famílias pobres e de extrema pobreza e ao mesmo tempo promover o acesso dessas famílias ao serviços públicos de Saúde, Educação e Assistência Social.

A atualização e revisão cadastral das famílias, inscritas no CadÚnico, do município de Ibiapina é realizado constantemente, porém foi intensificada a partir de outubro de 2011, após capacitação dos entrevistadores e digitadores em Fortaleza-CE, onde o Município migrou o novo Sistema de Cadastramento Único (on-line), bem como pela demanda de atualização cadastral referente os cadastros com prazo de validade até 31/03/2012.

Com a nova legalização os benefícios concedidos a partir das informações do Cadastro Único, o usuário pode usufruir de direitos que lhe são garantidos tais como ; Carteira do Idoso, Tarifa da Coelce, desconto em inscrições para concursos e o cadastramento para programas das Cisternas, a cada dia novas famílias procuram o setor de cadastramento para inclusão e vinculação das mesmas no sistema, sendo que em média são realizadas 4 entrevistas de novas famílias.

Amiga do MunicípioProfessora Jacqueline de Brito César

Dirce Maria Primeira Dama

Page 34: Melhores Programas de Assistência Social

34 Revista Ceará e Municípios

ACCCMMACCCMM

Associação Cearense dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador

Associação Cearense dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador

Page 35: Melhores Programas de Assistência Social

35Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

a partir de 60 anos de idade que buscam reintegrar-se a sociedade, elevar a auto-estima e fortalecer a convivência familiar e comunitária. -GruPo dE GEStaNtES: atende 50 gestantes a partir do 3º mês de gestação que fazem o pré natal nos PSFs, e tem como objetivo de proporcionar informações referentes a gestação, aos cuidados com o Bêbê. - Programa de atendimento as Crianças de 0 – 6 anos de idade: Tem como foco o desenvolvimento de atividades com crianças, familiares e comunidade, para fortalecer vínculos e prevenir ocorrências de situações de exclusão social e de risco, em especial a violência doméstica e trabalho infantil, sendo um serviço complemantar e diretamente articulado ao PAIF. ProjoVEM:

Em Ipaumirim, desde 2009 o PROJOVEM Adolescente atende 125 jovens com idades entre 15 e 17 anos, co-financiadas pelo Governo Federal, distribuídos em cinco coletivos, com 25 adolescentes por turma. Os coletivos estão localizados na sede; e nos distritos de Canaúna e de Felizardo. ProtEçÃo SoCial ESPECial

O municipio conta com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI atendendo 110 crianças cadastradas de 12 a 15 anos com ações de proteção social especial às crianças e adolescentes vêm sendo Referência de Assistência Social e do SUAS. CoNtrolE SoCial - CoNSElhoS

No municipio de Ipaumirim existem os seguintes Conselhos: Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar (CT), Conselho Municipal do Idoso (CMI),Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional(COMSEA), Conselho Municipal de Direitos da Mulher.-Realização de Conferências e Seminários: Conferência Municipal de Assistência Social; Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescnete; Conferência Municipal da Pessoa Idosa; Conferência de Direitos da

Cidade ganha nova sede do CRAS ampliando programas sociais

Melhor Projeto

Ipaumirim

O ponto máximo da Assistência Social no ano de 2011 foi a realização da II Jornada da Cidadania onde a gestão reuniu em praça pública todos os Programas, Serviços e projetos executados na política municipal de assistência social. Na ocasião tiveram destaque e foram apresentados alguns grupos.

A política de proteção social básica de assistência social do município de Ipaumirim conta com os seguintes programas, projetos, serviços e benefícios para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem.

CRaS - Centro de Referência da assistência SocialA equipe técnica dos dois CRAS conta com um

coordenador, um assistente Social, um psicólogo, um agente administrativo, um recepcionista, um ASG (agente de serviços gerais) para cada CRAS. A Equipe Técnica trata dos seguintes procedimentos:

a) Serviço de Proteção e atendimento Integral a Família – PAIF;

b) Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos: - Grupo de idosos alegria de Viver - atende 100 idosos

Sônia Maria Nery Araújo Franco Secretária de Desenvolvimento

Social e Cidadania

Amigos do Município

Senador Eunicio Oliveira

Deputado Raimundo Macedo

Deputado Estadual Danniel Oliveira

beneficios eventuais:•Auxilio Natalidade: 70; Auxilio Mortalidade: 10; Cestas Básicas: 500; Passagens: 56•BPC- Beneficio de Prestação Continuada – com acompanhamento de beneficiários 27 idosos acima de 65 anos de idade e 138 deficientes, totalizando 165 atendimentos.•BPC na Escola – Aderiu ao programa a partir de 2011, fazendo o acompanhamento e monitoramento das crianças na escola.•Programa Bolsa Família – atende a 3.297Novos Projetos implantados em 2011•Idoso Cidadão – atendimento sócio- assistencial a 120 idosos•Projeto Primeiro Passo – atendimento a 25 jovens de 15 a 17 anos•Projovem Trabalhador – atendimento a 15 jovens de 15 a 17 anos

Após a Inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS o município de Ipaumirim pode implantar novos serviços como o de Proteção e Atendimento Integral à Familia – PAIF, oferecendo melhores condições de infraestrutura e aquisição de novos equipamentos de uso permanente, possibilitando o desenvolvimento das potencialidades identificadas no território de abrangência, uma vez que está situado em área de vulnerabilidade e risco social. A inauguração realizou-se no dia 27 de janeiro

de 2012 com a presença do prefeito José Geraldo dos Santos, autoridades e representantes da comunidade local.

outros projetos:

Controle Social Crianças de 0 à 6 anosGrupos de Gestantes, Mulheres e IdososJornada da Cidadania

PETI PROJOVEM

Mulher; Seminário Pacto pela Vida.outraS açõES:

- Aquisição de equipamentos modernos como: computadores, copiadora, telefax, data show, máquina fotografica, móveis entre outros.

1ª dama Elizangela

Santana dos Santos

Principais programas e projetos

Page 36: Melhores Programas de Assistência Social

36 Revista Ceará e Municípios

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Limoeiro do Norte conta hoje com mais de 40 projetos em execução através de seus diversos programas, que visam em primeiro lugar a inclusão social dos seus usuários. São oficinas de capacitação, apoio aos grupos produtivos, prestação de benefícios eventuais e, principalmente, o acompanhamento de tudo isso com seriedade e dedicação por parte da equipe. O objetivo, segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Sandra Bessa, é garantir o acesso aos serviços da secretaria a quem realmente deles precise, conforme orienta a própria Lei Orgânica da Assistência Social.

A equipe tem a preocupação de fazer com que seus usuários sintam-se sempre bem recebidos através do atendimento prestado e de projetos como o Lanche para Todos, que disponibiliza café da manhã variado para as famílias que buscam atendimento na sede da Secretaria, além das constantes comemorações direcionadas aos usuários, como Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal, estes últimos com distribuição de presentes doados pela Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte.

O cuidado com o cidadão ocorre em todas as faixas etárias, como pode ser comprovado através dos grupos de convivência, que beneficiam desde crianças (grupos de 0 a 6 anos) e adolescentes até idosos (Núcleo do Idoso), este último contando com projetos que visam além da integração social a prática da atividade física, como a hidroginástica, praticada duas vezes por semana em um grupo de 20 idosos com idade entre 60 e 90 anos.

Como prestação de contas à sociedade, a Secretaria edita um informativo anual (Revista Interação) que está em sua segunda edição, além do site que conta com blog atualizado a cada novo evento realizado, que pode ser acessado no endereço www.smaslimoeiro.com. O site também conta com informações sobre todos os serviços, programas e projetos desenvolvidos pela SMAS.

OPA – Orientação Para Pais Atentos: uma iniciativa inovadora

Limoeiro do Norte

ASSISTÊNCIA SOCIALGarantia de atendimento a quem dela precise

A história do OPA começou no ano de 2011, quando o grupo de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças de 0 a 6 anos do Centro de Referência da Assistência Social do município de Limoeiro do Norte - CRAS Sede já se encontrava em andamento. Sabe-se que o trabalho, independente da temática ou objetivo, envolvendo

crianças é algo que requer algumas especificidades. Adicionado a isso, havia o contínuo crescimento do nosso grupo de crianças, pois cada vez mais participantes estavam sendo inseridos. Tal fato gerou a necessidade de processos interventivos mais completos e com isso, como a criação de um grupo onde os pais das crianças participantes pudessem ser devidamente orientados e “transformados” em extensores do trabalho desenvolvido com seus filhos, explica a secretária de Assistência Social, Sandra Bessa.

Assim nasceu o OPA – Orientação para Pais Atentos, um grupo de orientação ativa de pais onde estes têm espaço para falar das dificuldades que enfrentam no dia-a-dia com as crianças e as formas de lidar com as mesmas. Assim, após o relato de cada um, é feita uma avaliação e são expostas as orientações necessárias para que aquele determinado comportamento possa ser extinto ou até mesmo para

que ele continue a ocorrer. O resultado tem sido muito estimulante: através das discussões do grupo, a maioria dos pais descobriu que muitas das atitudes vistas por eles como soluções diante de um problema com seus filhos estavam, na verdade, funcionando como agravante para a situação. Tais equívocos, na maioria das vezes, podem até resolverem o conflito de imediato, mas nunca em definitivo. Dessa forma, os relatos têm funcionado como direcionamento no momento de planejamento interventivo do grupo de crianças, o que favorece ainda mais o trabalho com as mesmas. Além disso, os participantes do OPA compartilham entre si a maravilhosa e complexa experiência de ter um filho, o que, inevitavelmente, faz com que o grupo seja cada vez mais unido.

Sandra BessaSecretária de Assistência Social

Secretária Sandra bessa prestando contas à população em sessão na Câmara Municipal de limoeiro do Norte

Carnaval dos idosos

Page 37: Melhores Programas de Assistência Social

37Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

O trabalho na Secretaria Municipal de Assistência Social de Limoeiro do Norte não para: quando o usuário não vai até os serviços, eles vão até ele. É assim quando as equipes do CRAS e Bolsa Família dirigem-se às comunidades levando o CRAS Volante, através do qual as famílias podem atualizar seu

cadastro e regularizar sua situação junto ao Bolsa Família sem sair de sua comunidade e, mais que isso, têm acesso aos mesmos serviços oferecidos no CRAS.

Enquanto uma equipe do Bolsa Família percorre a comunidade em busca de famílias em descumprimento das condicionalidades, visando evitar que estas tenham seu benefício bloqueado, uma outra permanece em um ponto de apoio (geralmente uma escola ou posto de saúde) para atualizar os cadastros da população que vai à sua procura.

O trabalho tem sua grande importância no fato da família não precisar deslocar-se até os CRAS para receber atendimento, uma vez que muitas comunidades estão distantes e este deslocamento implica em gastos para o cidadão. A família já está procurando os CRAS por estar em uma situação de vulnerabilidade, muitas vezes em busca de uma cesta básica, portanto, o quanto este acesso puder ser facilitado, melhor.

Sobre os benefícios eventuais como a cesta básica, auxílio natalidade e auxílio funeral, a equipe da SMAS de Limoeiro do Norte é unânime em afirmar e sempre reforçar aos cidadãos que não se trata de favores, e sim garantias de direitos previstas em lei; e acrescenta ainda que não é isso que os CRAS gostariam de fazer, e sim ver as famílias realmente melhorarem sua qualidade de vida e garantirem sua autonomia através da inclusão produtiva, para a qual o primeiro incentivo são as oficinas realizadas pela Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte através da SMAS e do Programa Bolsa Família.

1. SErViçoS tiPiFiCadoS dE ProtEçÃo SoCial báSiCa•Serviço de Proteção e atendimento Integral à Família – PaiF•Projeto Estação Família (Parceria com o Governo do Estado)•Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos•Projeto de Inclusão Social de Crianças e adolescenteS (PiSCa) - Sinalizando o Futuro•Projeto de Inclusão Social de Crianças e adolescente (iSCa/Polo)•Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos•Projeto de Inclusão Produtiva das mães do PEti•Projeto Encontro de atividades Socioculturais do Projovem adolescente•Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos–(Projovem adolescente)•Projeto Mãe Cidadã•banda Pólo Positivo•núcleo de Convivência do Idoso•Projeto de Valorização à Pessoa Idosa•Projeto de hidroginástica•Projeto Idoso na Escola•Projeto Saúde•Projeto de Inclusão digital para idosos•Serviço de Proteção Social básica no domicílio para Pessoas com deficiência e idosas•Projeto ações Socioeducativas de apoio à

Criança e ao Idoso (aSEaCI)•Programa bolsa Família – (PbF)•Projeto Inclusão digital•Projeto de Inclusão Produtiva•Projeto acessibilidade Siga essa Idéia•Projeto Cuidar•Projeto lanche para Todos•Projeto aabb Comuniwdade•arte/cultura, esporte e cidadania nas co¬munidades com recursos do Fundo para a Infância e adolescência (FIa)•Projeto Selo Social – Empresa amiga da criança e do adolescente•Programa amigo de Valor – CMdCaProjetos de Capacitação ou Projeto Pri¬meiro Passo (parceria com o governo do Estado)•Jovem aprendiz•Jovem Estagiário Expansão•Jovem bolsista•Jovem Estagiário da Justiça• CRaS VolanTE•oPa – oRIEnTação PaRa PaIS aTEnToS

2-SErViçoS tiPiFiCadoS dE ProtEçÃo

SoCial ESPECial

•Serviço de Proteção e atendimento Especializado a Famílias e indivíduos – PaEFi•Serviço Especializado de abordagem Social•Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com deficiência, Idosos(as) e suas Famílias•Serviço de Proteção Social a adolescentes

em cumprimento de Medida Socioeducativa de•liberdade assistida (la) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC)•Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua•Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – (PETI)•Serviço de acolhimento Institucional para Crianças e adolescentes•Projeto CREaS nas escolas

a CidadE tEM iNÚMEroS ProjEtoS dE ProtEçÃo SoCial báSiCa E ESPECial

www.smaslimoeiro.com

CRAS VOLANTE e Bolsa Família juntos por mais benefícios para a população, onde ela estiver

CRaS Volante: Equipe do bolsa Família atende em colégio na comunidade, enquanto assistente Social do CRaS visita residências

Amiga do MunicípioDra. Célia Costa LimaMédica com especialização em psiquiatria clínica e terapia comunitária, primeira dama do município e presidente da APDMCE, ex-secretária de assistência social de Limoeiro do Norte.

Prefeito João dilmar da Silva encerra seu mandato com

larga folha de serviços sociais

Page 38: Melhores Programas de Assistência Social

38 Revista Ceará e Municípios

com que os mesmos tenham um bom relacionamento entre si. Acima de tudo a capoeira tem como objetivo implantar ao grupo o esporte, a cultura e o lazer, cobrando sempre o comportamento, participação e colocando valores como: respeito, disciplina e companheirismo.

Flauta: O trabalho é iniciado com a musicalização básica, percepção musical e logo em seguida os alunos tem o primeiro contato com o instrumento para iniciar o conhecimento com a flauta da digitação, sonoridade e dicção com as notas musicais para um melhor desempenho. Ele são incentivados a participarem da banda de musica do município, proporcionando assim conhecimento e experiência com outros instrumentos. Tendo como exemplo o ex-aluno Lucas Machado que hoje faz parte do quadro de alunos da faculdade de música da UFCG.

artES: O grupo de artes realiza o acompanhamento as crianças e adolescentes na busca de trabalhar suas aptidões tendo como propósito ajudar na formação cultural de cada componente.

tECladoS: O grupo de teclado é um projeto novo de parceria entre o CRAS, Galpão das Artes e Projovem Adolescente, dando inicio com a participação de 20 jovens que estão adquirindo conhecimento musical com aulas práticas e teóricas.

Galpão das Artes: um serviço de convivência e fortalecimento de

vínculos

Melhor Projeto

Lavrasda Mangabeira

Amigos do Município

Buscando uma melhoria efetiva da população de Lavras da Mangabeira, a Administração “A Vez do Povo”, tendo à frente a Prefeita Edenilda Lopes de Oliveira, em seu segundo mandato dá continuidade aos seus trabalhos em relação às crianças, adolescentes,

jovens, mulheres, produtores rurais e as pessoas da melhor idade, pois as gestoras preocupam-se com o desenvolvimento social, psicológico e afetivo, dessa forma busca atividades relacionadas para todas as idades iniciando desde as mães no período de gestação até as pessoas da melhor idade. Dentre muitos Projetos referenciados pelo CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, acompanhados pela Secretaria de Assistência Social e fortalecidos pelas gestoras do município enfatizam o Galpão das Artes.

O Projeto galpão das artes realiza Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 09 à 16 anos. O projeto realizado pela Secretaria de Assistência Social através do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, identificando as potencialidades e capacidades existentes em cada membro em diversas artes, tendo como objetivo atender crianças e adolescentes oferecendo assim o desenvolvimento do protagonismo e a autonomia de suas capacidades, descobrindo seus talentos.

O projeto ainda ajuda na formação humana de cada criança e adolescente, melhorando o relacionamento entre eles, com seus familiares e também com a sociedade.

O Galpão das Artes atende hoje 348 crianças e adolescente, com várias atividades funcionando de Segunda-Feira à Sábado, sendo eles:

Coral: O Coral Terezinha Barros, tem como objetivo proporcionar aos alunos o contato com a arte da música para que os mesmos desvendem e aprimorem suas habilidades. O projeto se desenvolve da seguinte forma: Repasses de conteúdo sobre técnicas vocal, afinação, ritmo, letras de músicas e várias dinâmicas. Nas aulas também existem momentos de oração, conversas informais sobre diversos assuntos, como comportamento, família, estudo, respeito ao próximo, alimentação, entre outros.

ViolÃo: Teve inicio com vinte alunos e hoje conta com 70, é um dos projetos mais procurados, tendo como destaque o aluno com deficiência física, Jean Machado é um deles que vem encantando a todos com o seu talento.

CaPoEira: Tem como propósito implantar uma nova dinâmica na vida pessoal desses jovens, fazendo

Senador Eunicio Oliveira

O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios de abrangência. Caracteriza-se como a porta de entrada dos usuários da política de Assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial. Destacam-se como principais atuações do CRAS:

Serviços continuados de Proteção Social básica de assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF.

Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos para crianças de 0 a 6 anos: São desenvolvidas atividades que pauta-se no cumprimento dos direitos das crianças , numa percepção que faz do brincar, vivência lúdicas e da experiência artística. Busca desenvolver atividades de convivências, estabelecimentos e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

o Projovem adolescente, serviço socioeducativo destinado à faixa da juventude compreendida entre os 15

e 17 anos, busca promover através da arte, esporte, lazer e inclusão digital, entre outros, a formação cidadã e o autodesenvolvimento dos jovens público alvo.

Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos para idosos: Atendimento a pessoa idosa, em situação de vulnerabilidade social no território do CRAS, desenvolve atividades que contribuem para autonomia do Idoso e melhoria na qualidade de vida. Realização de oficinas, palestras informativas com temas: Saúde, Atividade Física, Família e Cultura.

Projeto Nascer Saudável: Desenvolvimento de palestras sobre o aspecto biopsicossocial que envolve a gravidez, o parto, o nascimento e cuidados com o bebê, a relação familiar, amamentação, certidão de nascimento, finalizando com a distribuição de Kits de Enxoval.

Grupo de Mulheres: Apresenta-se com a finalidade de trabalhar o desenvolvimento das competências familiares em ações socioeducativas por meio de palestras sobre: Relacionamento Familiar, Direitos, Saúde, Família e Escola e Economia Doméstica.

Deputado Estadual Danniel Oliveira

Projetos desenvolvidos pelo CRAS

Mª Imaculada de A. L. L. Garcia – Vice-Prefeita Edenilda Lopes de Oliveira - Prefeita MunicipalInês Lopes de Aquino – Sec. Assistência Social

inês lopes de aquino Secretária de Assistência Social

Page 39: Melhores Programas de Assistência Social

39Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

CRAS indígena um projeto inovador

Melhor Projeto

Maracanaú

Amigos do MunicípioCacique DanielPadre Rino Bovini

Glaciane de Oliveira VianaSecretária de Assistência

Social e Cidadania

Ampliar os resultados da Política de Assistência Social exige além de convergência de iniciativas entre diversas políticas, criatividade e dedicação para que seja possível o alcance dos resultados esperados. Não basta ter uma unidade de referência da família, a exemplo dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, com profissionais

de diferentes áreas compondo uma mesma equipe para se ter uma atuação multidisciplinar, deve haver complementariedade entre os saberes.

Tal atuação vem sendo vivenciada no Serviço de Convivência e Fortalecimento e Vínculos, na modalidade Projovem adolescente, um dos serviços tipificados no âmbito do Sistema Único de Assistência Social que complementa o trabalho social com as famílias. No Cras indígena de Maracanaú ele adquiriu especificidade própria a partir do momento que a equipe técnica resolveu ousar e fazer a diferença adaptando o conteúdo oficial aos elementos da cultura indígena, sem fugir ao que se propõe o seu traçado metodológico, que orienta os gestores e técnicos quanto aos conceitos e subsídios teóricos e práticos necessários à estruturação e o desenvolvimento de um serviço socioeducativo de qualidade.

A prática concreta com os jovens e o contexto social e histórico específico redimensionaram essas referências metodológicas imprimindo-lhes traços próprios. O resgate da história e da cultura indígena fez emergir sentimento de valor e orgulho de sua etnia. Jovens que antes sentiam-se diferentes e excluídos da vida do município, muitas vezes envergonhando-se e negando a sua origem indígena, passaram a ter uma relação positiva de afirmação e orgulho do legado histórico deixado pelo seu povo.

O convívio como sendo parte de dinâmica social no qual se desenvolve o sentimento de pertença, a construção de identidades e individualidade, entre os jovens indígenas passou a significar também uma aproximação com suas raízes, sendo assim o serviço socioeducativo se colocou como mediador das relações que os jovens estabelecem entre si, a família e a comunidade.

Para fortalecer a integração entre os jovens indígenas e os demais jovens do município, o CRAS passou a incluir no calendário anual, o evento denominado “Jogos em Homenagem à etnia indígena Pitaguari” , um grande evento que envolve jovens dos demais coletivos do Projovem existentes no município. No mês de abril, os orientadores sociais dão ênfase aos elementos da cultura indígena, através de textos, fotografias, artes, dança e teatro, aproxima-os de um universo muitas vezes desconhecido, o que além de propiciar a troca de experiência, entre os orientadores sociais, os jovens e demais profissionais do Suas das especificidades da cultura desse povo .

O evento já está na sua V edição, e todo ano a Secretaria de Assistência Social e Cidadania – SASC, investe na organização do mesmo, por considerar um momento que possibilita trocas de saberes, de experiências e oportunidade para por em movimento a energia vital presente em cada um desses jovens contribuindo para a construção de uma cultura de paz .

Paulo Freire

“O sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros de cima para baixo, sobretudo como se fossemos os portadores da verdade a ser transmitidas aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles.”

Page 40: Melhores Programas de Assistência Social

40 Revista Ceará e Municípios

GIBI - Grupo de Inclusão e Brincadeiras Infantis fortalece vinculos familiares Melhor Projeto

Morada NovaNathália Lima Girão - Secretária do Trabalho e Ação Social e 1ª dama

A Secretaria do Trabalho e Ação Social de Morada Nova, através de suas unidades de atendimento desenvolve programas, projetos e ações por meio de iniciativas próprias e também em parceria com outras esferas do governo em nível Estadual e Federal.

Além de sua sede administrativa, a SETAS mantém os seguintes equipamentos sociais para o atendimento a crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência e suas famílias:

- 02 Centro de Referência da Assistência Social – CRAS – Família Feliz , sendo 01 na sede do Município e outro no Distrito de São João do Aruaru ( implantado em janeiro de 2010).

- 01 CRAS Volante – referenciado ao CRAS SEDE- 01 Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS.

Dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de até 6 anos destaca-se o GIBI- Grupo de Inclusão e Brincadeiras Infantis que oferta atividades lúdicas e de fortalecimento de vínculos para 50 crianças e suas famílias. Os encontros acontecem um dia por semana (segunda) com 2 horas de duração,

o grupo é divido em dois turnos, manhã e tarde. O GIBI é um sucesso, a criançada adora, fica encantada com as brincadeiras, contação de histórias e as mais diversas atividades lúdicas, diz a secretária do Trabalho e Ação Social Nathália Lima Girão.

Colônia de Férias – Oferta de diversas atividades para crianças do município no período de férias, dentre elas: atividades lúdicas, dança,

esporte, aula de reforço, apresentações culturaisO evento é realizado desde 2010.

Através do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS , é ofertado o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, onde são oferecidos diversos programas, projetos e serviços à população, objetivando a aquisição, desenvolvimento de potencialiades, como também o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, dentre eles estão:

Grupo bem Cuidar - Grupo de Desenvolvimento Familiar – Atende a 25 cuidadores de pessoas com deficiência; Grupo de Gestante- Atendimento a gestantes com oferta de atividades inerentes ao período de gestação;Grupo de idosos – Grupo Socioeducativo – Atendimento a 300 idosos. atividades itinerantes: o município de Morada Nova oferece ainda diversos serviços em bairros e localidades da Cidade, além de neste ano ter realizado o dia das mães itinerante.

ProtEçÃo SoCial báSiCa

- 01 Conselho Tutelar-Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do

Adolescente - CMDCA;- Conselho Municipal da Assistência Social – CMAS;- Conselho Municipal dos Direitos do Idoso- CMDI- Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM

Page 41: Melhores Programas de Assistência Social

41Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

Prefeito Glauber Barbosa de Castro e a 1ª Dama Nathália Lima Girão

ProtEçÃo SoCial ESPECial

Através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS- é ofertado o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI- Dentre outras ações do CREAS, destacamos ainda:

resgatando Vidas - Projeto direcionado aos adolescentes e jovens que se encontram em cumprimento de medidas socioeducativas ou outras situações de risco social; Grupo tamar - Tratando mulheres com amor e respeito- Grupo formado por mulheres vítimas de violência ou em situação de risco socialGrupo bem Viver – Grupo de crianças e adolescentes com deficiência.

Programa AABB Comunidade- parceria entre Prefeitura Municipal de Morada Nova( SETAS) e Federação das Associações Atléticas Banco do Brasil – FENABB

Programa Bolsa Família – Hoje contando com espaço único totalmente equipado para o seu funcionamento, equipe capacitada, composta por um coordenador, 9 entrevistadores, entre outros profissionais

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 6 a 15 anos – Programa de Erradicação do Trabalho - PETI - são atendidas 213 crianças e adolescentes, para os quais são ofertadas

atividades educativas, culturais, esportivas, lúdicas e de lazer

Primeiro Passo jovem bolsista – Atendimento jovens entre 15 e 21 anos, através da oferta de curso profissionalizante com bolsa no valor de

80,00. Projeto é financiado pelo governo do Estado em parceria com Município.

o município de Morada Nova realizou diversos encontros e

conferências buscando conseguir a classificação para o Selo unICEF

Município aprovado, que é um dos selos de maior importante do país.

SErViço dE CoNViVÊNCia E FortalECiMENto dE VíNCuloS Para adolESCENtES dE 15 a 17

anoS – PRoJoVEM.

Promoção de atividades esportivas, culturais e de orientação social, as quais proporcionam experiências práticas e o desenvolvimento do protagonismo juvenil, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Page 42: Melhores Programas de Assistência Social

42 Revista Ceará e Municípios

O prefeito de Mombaça José Willame Barreto Alencar, juntamente com a Secretária Assistência Social Cícera Evaniria de Oliveira desenvolveram ao longo de da gestão diversos projetos na Assistência Social voltados para todos os públicos, com destaque para os programas direcionados aos jovens, como

o PROJOVEM Adolescente que funciona com 14 coletivos, contando com a participação de 260 jovens entre 15 e 17 anos.

Na execução dos coletivos são realizados diversas atividades,

como, discussão dos temas transversais, passeios, oficinas de artes e cultura, palestras com profissionais da saúde, cursos de culinária, pintura em tecido, gesso, informática entre outros, com o objetivo de afiançar a segurança de convívio, bem como promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, favorecer o protagonismo dos jovens, como também o descobrimento de talentos e aptidões e o exercício da cidadania. Além do PROJOVEM Adolescente, o município de Mombaça desenvolve outros dois projetos voltados para Crianças e Adolescentes:

PROJOVEM ADOLESCENTE LEVA JOVENS AO ExERCíCIO DA CIDADANIA

Melhor ProjetoMombaça

Amigo do Município

Cícera Evaniria de oliveira Secretária de Assistência Social

Deputado Federal Carlos Mauro Cabral Benevides (Mauro Benevides)

Equipe VolanteO município foi contemplado com 02

Equipes Volantes contando com uma equipe de profissionais, entre eles, Psicológo, Assistente Social e Técnicos. Esta é uma equipe adicional, que integra um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em funcionamento, e tem como objetivo prestar serviços de proteção social básica no território de abrangência do CRAS, para atendimento a famílias que vivem em locais de difícil acesso e ou estão dispersar no território mas, já são referenciadas ao CRAS.

CRAS- Nos CRAS existem dois grupos de crianças, totalizando

50 crianças. Nos grupos são desenvolvidas atividades lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

-Nos CRAS existem dois grupos de mulheres com cerca de 50 mulheres, onde são desenvolvidas palestras, rodas de conversas abordando temas diversificados, como educação dos filhos, violência doméstica e empreendedorismo. Nos grupos são desenvolvidos cursos de pintura em tecido, crochê, biscuit, corte e costura objetivando a geração de renda e inclusão ao mercado de trabalho.

Erradicação do Trabalho Infantil

- PETI : No município tem cinco turmas totalizando 80 crianças fora da situação de trabalho infantil, tem como objetivo a constituição do espaço de convivência, formação para participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo, autonomia e potencialidades.

Grupo de Gestantes Com cerca de 35 gestantes, no qual é realizado

mensalmente, encontros, reuniões e palestra sobre diversos temas, como saúde, religião, direitos socioassistenciais objetivando o desenvolvimento sadio e harmonioso da gestante. Ao final são entregues kit enxoval para o bebê.

BPC- ESCOLA Tem por objetivo o acompanhamento e monitoramento do

acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência, beneficiárias do bpc, até 18 anos. A intenção é criar condições para o desenvolvimento da autonomia, participação social e emancipação da pessoa com deficiência.

Grupo da Terceira Idade O projeto brange cerca de 180 idosos. Os

grupos estão no CRAS SÃO JOSÉ E CRAS IRACEMA, onde participam de atividades físicas, jogos, artes, oficinas de dança, crochê, pintura, além de um evento mensal promomvido pela Secretaria de Assistência Social. Nos encontros são trabalhados diversos temas, como direitos socioasssitenciais, envelhecimento saudável, saúde, religião, datas comemorativas e o tradicional forró “pé de serra”.

Projetos de Inclusão Digital Dentre os Projetos de Digital, destacam-se os

coletivos do Projovem Adolescente, onde os alunos têm a oportunidade de fazer cursos na área de informática.

Projetos de Inclusão Produtiva

Dentre os Projetos de Inclusão Produtiva destacam-se os grupos de mulheres que mediante cursos estão inseridas no mercado de trabalho.

Programa Minha Casa Minha Vida -O município foi contemplado com 60 casas que

tem como objetivo de tornar acessível a moradia para a população necessitada.

Page 43: Melhores Programas de Assistência Social

43Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

FLOR DA (I)DADE VALORIZA O IDOSO

Prefeito leonildo exibe a camisa do Projeto

Melhor Projeto

O projeto atende 30 crianças, adolescentes e jovens com deficiências diversas, do município de Ocara, através da música, competências, habilidades e atitudes para a melhoria da qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão social de pessoas com deficiência.

Valorizando também as potencialidades artísticas através de aulas de oficinas canto e coral, promovendo a participação de todos (alunos, familiares e professores) em reuniões de sensibilização com o objetivo de despertar possibilidades e potencialidades, respeitando sempre os limites individuais e centrando-se em oportunidades.

O projeto contribui assim para a socialização familiar e comunitária das pessoas com deficiência através de apresentações culturais, através da realização de oficinas socioeducativas, realizando concomitantemente ao final das aulas de canto, a gravação de 01 CD. Visando assim, criar condições para que as pessoas com deficiência mostrem-se competentes e capazes dentro de seu contexto cultural e social.

O projeto Inclusão Digital Mais Social foi inserido no município de Ocara no ano de 2010 com a realização de sete cursos, visando atender jovens entre 16 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social. Foram e são realizados cursos profissionalizantes, favorecendo e possibilitando a inserção no mercado formal e informal de trabalho com o Curso de Introdução a Informática Básica- Linux Básico, através da Prefeitura Municipal de Ocara, em parceria com a STDS e com os CRAS. No ano de 2011, foram realizados mais oito cursos, e no primeiro semestre de 2012 estão sendo realizados 05 cursos. Ao todo, já são 410 jovens capacitados.

As localidades selecionadas para serem contempladas foram escolhidas de acordo com a demanda de jovens existentes. Os cursos são realizados no Telecentro, do município através de uma parceria com a Secretaria de Educação.

A prefeitura municipal, através da STDS, disponibiliza o microônibus para o traslado dos jovens até o local de realização dos cursos. O acompanhamento desses jovens, bem como da evolução dos cursos, é realizado pelos CRAS, através de um técnico de referência responsável pelo acompanhamento.

Coral Somos Capazes

Inclusão Digital

Esse projeto atende a um grupo de 100 pessoas acima de 60 anos de idade oferecendo um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos propiciando trocas de experiências e vivências que fortalecem o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários, contribuindo para a valorização do idoso no núcleo familiar e na comunidade é uma realização da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Município de Ocara na pessoa do Excelentíssimo

Sr. Secretário Jonas Lopes e da Prefeitura Municipal de Ocara através do Prefeito Dr. Leonildo Peixoto Farias.

Oportunizam ainda a participação dos idosos em atividades como oficinas de arte e cultura que despertam o interesse por um envelhecimento autônomo, promovendo a reintegração ao meio social, família e comunidade, através de encontros semanais com participação de familiares dos idosos, proporcionando atividades prazerosas estimulando o resgate da cidadania. O projeto realiza também encontros intergeracionais, proporcionando trocas de experiências de vida, com o resgate da memória e das relações familiares e comunitários;

Todos os serviços contribuem com o processo de envelhecimento saudável, desenvolvimento da autonomia e de sua sociabilidade responde aos preceitos que determinam e regulamentam a Política Nacional do Idoso através da Lei Federal Nº 8842/94.

O Projeto Ciranda da Cidadania, implementado no município de Ocara desde o ano de 2011 nos CRAS atende 40 criançasde 0 à 6 anos, na Sede e na localidade de Açude São José. Tem como objetivo trabalhar as características de vulnerabilidades, de potencialidades e de desenvolvimento, relativas à faixa etária em questão e os contextos sociofamiliares, como suporte ao trabalho com famílias realizado pelo PAIF- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, principal serviço oferecido nos CRAS.

O projeto permite que crianças compartilhem e vivenciem experiências estimulantes, de forma lúdica e com foco na família, acontecendo semanalmente em cada CRAS, através de encontros nos quais são utilizadas metodologias lúdicas, sendo trabalhados junto às crianças, temas que envolvam cidadania, garantia de direitos, saúde, cultura e lazer.

Ciranda da CidadaniaO GTR visa capacitar

para o mundo do trabalho e promover melhoria da renda para mulheres de comunidades na busca do desenvolvimento com igualdade de oportunidades e valorização das potencialidades locais.

Esses grupos são referenciados pelo CRAS -Centro de Referência de Assistência Social, que tem por objetivo maior acompanhar as famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, através de várias atividades, dentre as quais incluem-se: cursos e formação de grupos de produção. Atualmente, o município possui um total de três facções: SEDE (contemplando um total de 08 mulheres); Lagoa do Velho (contemplando um total de 10 mulheres); Lagoa dos Borges (contemplando um total de 08 mulheres). Além da capacitação com os cursos, a prefeitura, através da STDS, disponibiliza semanalmente um carro para levar e trazer as mercadorias produzidas pelas facções. Além disso, todas as mulheres participantes são acompanhadas pelos técnicos do CRAS, através de visitas, palestras e reuniões socioeducativas.

Grupo de Produção

Ocara

Amiga do MunicípioAssistente Social e Coordenadora da Gestão do Trabalho e do SUAS, Maria de Fátima Ferreira de Sousa

Francisco jonas lopes da Silva Secretário de

Assistência Social

1ª DamaDra. Mônica Santos Farias

Page 44: Melhores Programas de Assistência Social

44 Revista Ceará e Municípios

Melhor ProjetoCozinha Comunitária

Orós

Amiga do MunicípioMaria do Socorro Costa - Gestora do Centro Social de Orós

Deise Matos Barreto - Secretária do Trabalho e Assistência Social e Economia Solidária Um município premiado

O município de Orós acaba de conquistar o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, que será entregue em junho. A iniciativa reconhece os

municípios brasileiros que se destacaram no mandato 2009-2012 pelo conjunto de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e à consolidação da doutrina de proteção integral à infância e à adolescência, defendida pela Constituição Federal, em seu artigo 227, e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Em Orós, as crianças e adolescentes têm ganhado um papel de destaque, com a implantação de iniciativas como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que atende 287 crianças; o ProJovem Adolescente, que beneficia 260 jovens; e o Primeiro Passo, que auxilia jovens a ingressarem no mercado de trabalho.

MAIS PRÊMIOSAs ações desenvolvidas pela Prefeitura

de Orós, por meio da intersetorialidade entre as secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, Agricultura e Piscicultura, têm rendido ao município importantes reconhecimentos estaduais e nacionais. No início de 2012, Orós recebeu o Prêmio Município Inovador, pelo projeto “Piscicultura x desenvolvimento local”.

Em 2010, a Prefeitura de Orós foi a única do Ceará a receber o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), pela prática “Cozinha comunitária: nutrição à mesa”. Ainda em 2010, a Prefeitura de Orós recebeu, pela segunda vez, o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, com o qual também foi agraciada em 2009, sendo destaque como o único município do Brasil a receber o prêmio em duas categorias: desenvolvimento local e eficiência nutricional.

Pelas boas práticas adotadas no

município, a Prefeitura de Orós também recebeu uma homenagens na Assembleia Legislativa do Ceará. “Para nós, é uma grande alegria receber esses prêmios e homenagens, pois mostra que estamos realizando um trabalho sério e que tem proporcionado avanços em Orós, melhorando a qualidade de vida da população”, destaca a prefeita Fátima Maciel Bezerra.

A Cozinha Comunitária oferece cerca de 200 refeições por dia

A prefeita Fátima Maciel recebe o Prêmio Gestor Eficiente da merenda Escolar, em 2010

A prefeita Fátima Maciel recebe, do então presidente Lula, o primeiro Prêmio gestor Eficiente da Merenda Escolar,

em 2009

A prefeita Fátima Maciel, o ex-prefeito Dr. Leimar, a vereadora Luhanna Úrya e a nutricionista Virlena Rios recebem o

Prêmio ODM

Casa abriga crianças em situação de vulnerabilidade e buscar

restaurar vínculos familiares e sociais

Comitiva do Timor Leste e membros da administração

municipal na Cozinha Comunitária

Crianças do Peti na campanha pela erradicação do trabalho

infantil

Crianças do Peti participam da campanha pelo registro de

nascimento

Curso de serigrafia capacitou jovens e adultos para o mercado

de trabalho

Deputado Lula Morais homenageia a Prefeitura de Orós pelas boas práticas

adotadas na área de segurança alimentar

Grupo de crianças atendidas pelos CRAS.

Grupo de mulheres Flores do Sertão, atendidas pelo CRAS

São José

Jovens ganham novas possibilidades de desenvolvimento

Orós está se mobilizando para conquistar o Selo Unicef

Prefeita Fátima Maciel segura o Prêmio Município Inovador, conquistado em 2012

Prefeita Fátima fala sobre o programa Prefeito Amigo da

Criança, que acaba de premiar Orós

Prefeitura promoveu cursos de ovos de chocolate para a Páscoa

Toda a renda da Padaria Comunitária é revertida para sua

própria manutenção

Page 45: Melhores Programas de Assistência Social

45Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

Porangaana Karine lima de

Freitas Secretária de Assistência Social

CRAS VOLANTE TRAZ INOVAÇÃO PARA A ASSISTÊNCIA SOCIAL

Uma das inovações implantadas pela Secretária de Assistência Social do Município de Poranga, foi o CRAS Volante que consiste em mais uma equipe integrando o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O CRAS VOLANTE tem como objetivo prestar serviços no território de abrangência do CRAS para famílias referenciadas a este.

A equipe volante é responsável por realizar a busca ativa de famílias em locais de difícil acesso como: áreas rurais, comunidades indígenas, quilombolas, assentamentos, entre outros; desenvolvendo assim o Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e demais Serviço da Proteção Social Básica, que poderão ser adaptados às condições locais especifica.

ProjEto ViVENdo MElhorAtende 152 idosos à partir de 60 anos da sede do

município, com o intuito de ajudar os idosos carentes com a realização de grupos de convivência da 3ª idade, com atividades sócio-educativas.

Eu Sou CidadÃo aMiGoS da lEituraEsse projeto tem como público alvo crianças e

adolescentes de 10 a 14 anos, cujo objetivo principal é estimular o hábito e o gosto pela leitura e o desenvolvimento artístico e cultural das crianças e adolescentes do município. Para tanto, foram selecionadas 15 crianças e adolescentes das escolas públicas municipais na faixa etária do projeto para serem os amigos da leitura, os mesmos participam de encontros quinzenais com a coordenação para planejamento, elaboração e ensaio das atividades de incentivo a leitura, especialmente nas escolas, dramatizações dos livros do projeto, rodas de leitura, Fantoches, visitas as escolas e bibliotecas, pinturas, produção textual, entre outras.

FaMília EM açÃoTem como público alvo, crianças até seis anos de

idade e suas famílias, atendendo atualmente 180 crianças, ajudando a afiançar a segurança de convívio familiar e comunitário, de desenvolvimento da autonomia e promover o fortalecimento de vínculos. Tendo como principais ações palestras com os pais, brincadeiras e jogos, etc.

dESPErtar Para VidaO projeto atende 21 pessoas com deficiência, entre

os quais portadores de deficiências múltiplas como deficiência física ou mental, cegueira, Síndrome de Down, entre outras, desenvolvendo atividades sócioeducativas de diversos temas com as pessoas com deficiência como palestras de higiene pessoal, atividades artísticas culturais por profissionais da saúde, assistência social e educação.

MÃE CoNSCiENtE bEbÊ SaudáVElAtende gestantes pelos quatro PSF’s do Município,

com o objetivo de melhorar as condições de vida e saúde de gestantes e suas crianças, através de encontros informativos e de conscientização sobre aleitamento materno, vacinação, pré-natal, nutrição e outros temas relevantes na saúde da mãe e bebê, e doação de um kit

Amigos do Município

Bebê para todas as gestantes que estão dentro do critério de participação.Para que a gestante possa participar, é necessário que ela tenha feito no mínimo sete consultas de pré-natal, estar regularmente freqüentando os grupos de gestantes e ser de baixa renda.

ProGraMa dE ErradiCaçÃo do trabalho iNFaNtil – PEti

O programa tem com o objetivo erradicar o trabalho infantil nacionalmente, facilitando o acesso das crianças e adolescentes 07 a 16 anos as escolas. Para isso são feitas atividades sócioeducativas de fortalecimento de vinculo familiares e comunitários diárias, como: auxilio nas atividades escolares, desenhos livres, esportes duas vezes na semana, aulas de música,capoeira, higiene pessoal, filmes e jogos educativos, culturais, artísticas, atividades relacionadas ao meio ambiente como reciclagem, realização da coleta seletiva, aulas de informática, entre outras. Todas as atividades são desenvolvidas em forma de oficinas, pois as praticam com a ajuda de monitor geral e específico e são planejadas e acompanhadas mensalmente por uma coordenação municipal.

CaSa do artESaNato “PoraNGa CrESCENdo CoM aRTE”

Artesãs locais, famílias do Programa Bolsa Família e pessoas interessadas com aptidão para o artesanato para complementação de renda, são o publico alvo deste projeto que visa promover a ocupação e renda para as Artesãs Locais, através do incentivo e valorização da produção, divulgação, comercialização e qualificação para os artesões, tendo em vista a auto-sustentabilidade das artesãs.

A formação de um grupo de produção de artesanato composto pelas mães de família do PBF, onde o CRAS financia o material e as mesmas confeccionam o produto em dias estabelecidos em uma sala situada no próprio CRAS. Realizam feiras de artesanato no município e participam das feiras regionais; participam de oficinas profissionalizantes realizados através do CRAS e da Secretaria e outros órgãos. Realização de parceria com a CEART. Para participar do Programa Bolsa Família, preferencialmente sem renda fixa.

Além do projeto a Secretaria e o CRAS desenvolvem todos os anos oficinas profissionalizantes para as famílias

do Programa Bolsa Família e famílias carentes do município.

ProjoVEM adolESCENtEAdolescentes de 15 a 17 anos que são benficiários

do Programa Bolsa Família de Poranga podem participar do Projovem, que tem como objetivo socializar, integrar e capacitar profissionalmente os jovens. Através de atividades sócio educativas diárias como: esportes duas vezes por semana, filmes educativos, dinâmicas reflexivas, trabalhos artísticos

culturais. As atividades são desenvolvidas coletivamente com a ajuda de monitores, que são planejadas coletivamente mensalmente pelos monitores e coordenação municipal.

CENtro dE rEFErÊNCia da aSSiStÊNCia SoCial – CraS / PaiF

O Centro de referência da Assistência Social deu início as suas atividades em maio de 2006. E no dia 13 de julho de 2006, passou a receber recursos da união para o desenvolvimento de suas atividades. Atualmente o quadro de profissionais é formado por: agente administrativo, auxiliar de serviços gerais, psicóloga, psicopedagoga, assistente social e coordenadora.

Os projetos desenvolvidos pelo CRAS são: geração de emprego e renda (cursos de qualificação profissional); atividades de incentivo à leitura, cultura, esporte e lazer; operacionalização do grupo de produção; atividades sócio–educativas, oficinas, palestras; atendimento para trabalhar as dificuldades de aprendizagem; O Projeto despertar para a vida (pessoas com necessidades especiais e seus familiares); atividades sócio – educativas, recreativas, de sensibilização, conscientização e lazer com os idosos; capacitação dos adolescentes sobre os temas do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE; Projovem, atividades com os profissionais, crianças e adolescentes da escola indígena; promoção de festividades, visitas domiciliares; Encaminhamento do Benefício de Prestação Continuada – BPC e da emissão da 2ª via da certidão de nascimento; Acompanhamento de consultas de gestantes de baixa renda; etc.

Prefeito Aderson Pinho sempre presente nos eventos sociais

Pres. do PSDB - Marcos Cals Deputado Federal Genecias Noronha

OUTRAS INFORMAÇÕESiNdiCadorES SoCiaiS:

taxa dE alFabEtizaçÃo – aNo 2000: 57,2%iNdiCE dE MortalidadE iNFaNtil – ano 2008: 15,54%

índice de desenvolvimento humano – idh 2000 (iPECE): 0,597

índice de desenvolvimento humano Municipal (idM – 2006): 18,52

índice de desenvolvimento Social de oferta (IdS-o) 2006: 0,401

índice de desenvolvimento Social de resultado (idS-r) – 2006/iPECE: 0,3974

Page 46: Melhores Programas de Assistência Social

46 Revista Ceará e Municípios

Oito Centros de Convivência tratam muito bem os idosos

Quixeramobim

Magnólia Pinheiro HolandaSecretária de Assistência Social

A assistência social é estratégia em um País comprometido com a dignidade humana assim, Quixeramobim realiza a política de assistência de forma integrada às políticas

setoriais, considerando as desigualdades e seu enfrentamento, buscando avançar na direção de um município com melhores oportunidades de vida para todos. A Secretária da Ação Social Magnólia Pinheiro Holanda, tem dado integral apoio aos serviços de convivência e as ações voltadas para a profissionalização, entendo que ações como essas tem um papel decisivo na garantia e promoção da cidadania.

3 CRaS atendem a populaçãoCentro de Referência de assistência Social

– CraS – o município conta com três unidades de CRAS, com meta de atendimento de 1000 famílias/ano em cada um. Ampliando mais ainda o atendimento o município conta com 03 equipes volantes que consiste em uma equipe adicional com objetivo de prestar serviços no território de abrangência do referido CRAS.

Serviço de Proteção Integral a Família – PaIFOferecido pelos CRAS, que consiste no trabalho

social com as famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias e prevenir a ruptura de vínculos.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Realizado em grupos no CRAS, de acordo com o ciclo de vida, objetiva fortalecer os vínculos

familiares e a socialização através de trocas culturais e de vivência entre as pessoas, incentivando a participação social.

Polo de atendimento Everardo andré de Sousa e Polo antonio holanda Cavalcante

Tem a missão de promover ações que contribuam com a cidadania e possibilitem a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes em situação de risco social, através ações socioeducativas.

Projovem adolescente atende a 600 jovens Tem como foco principal o fortalecimento

da convivência familiar e comunitária, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. Atende a 600 adolescentes.

8 Centros de Convivência do idoso

Objetiva prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Oferece espaço de convívio e desenvolvimento relacional à por meio de trabalho social e socioeducativo, cultural e de lazer.

abrigamento para idososCasa do Ancião Santo Antonio - esse serviço

no município oferece atendimento a idosos que se encontram em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos, que necessitam de acolhimento fora de seu núcleo familiar de origem.

Serviço e benefícios Eventuais - Plantão Social Previsto na Lei Orgânica da Assistência Social

– LOAS, integram a política de assistência social e se configuram como direito do cidadão e dever do Estado, atendem a famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade, se dividem em duas modalidades direcionadas a públicos específicos: o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social - BPC e os Benefícios Eventuais, esses benefícios são formados pelo auxilio natalidade, auxilio funeral e cestas básicas.

Cozinha ComunitáriaFazem parte da estrutura operacional do

Sistema Nacional de Segurança Alimentar - SISAN e, em consonância com a meta de erradicação da extrema pobreza. O município dispõe de um equipamento com capacidade para atender 2.400 refeições/mês para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

Projetos de geração de Emprego e RendaO município com recursos do IGD tem

desenvolvido projetos de geração de emprego e renda, essas ações buscam a autonomia das famílias através do incentivo a inclusão produtiva, promovendo ações de capacitação e formação de grupos de produção.

Vigilância Social É uma área de gestão da informação dedicada

a apoiar as atividades de planejamento, supervisão e execução dos serviços socioassistenciais.

bolsa Família atende a mais de 11 mil famíliasPrograma de transferência de renda direta as

famílias que objetiva contribuir para a superação da extrema pobreza. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza, e as condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. O município atende a 11.263 famílias.

Prefeito Edmilson Júnior e a 1ª dama Inês helena

Page 47: Melhores Programas de Assistência Social

47Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

Quixeramobim foi, outra vez, escolhida pelo programa

"Educa Brasil 2012", para receber o prêmio, em reconhecimento ao

trabalho desenvolvido no processo de ensino e aprendizagem. O Prefeito Edmilson Júnior participou do

evento de reconhecimento ao lado da Secretária Socorro Pinheiro.

Prêmio "Educa brasil 2012"

o Centro de Referência Especializado de assistência Social – CrEaS

Com uma unidade no município, oferta serviços especializados e continuados para pessoas em situação de risco pessoal e social ou violação de direitos, executa o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI, o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medidas - LA e PSC e desenvolve ações socioeducativas com grupos.

Casa de acolhida temporária Oferece acolhimento temporário e seguro

para crianças até 12 anos, em situação de risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados, oferece atendimento socioassistencial, atividades socioeducativas, acompanhamentos e encaminhamentos.

Conselhos implantados:Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos Mulher, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Projetos direcionados ao Idoso – o município tem 08 (oito) Centros de Convivência do Idoso, sendo dois na zona urbana e 06 na zona rural, realiza atividades voltadas para o desenvolvimento da autoestima, socialização, valorização das habilidades e melhoria da qualidade de vida.

PETI atende a 263 criançasErradicação do Trabalho Infantil – o programa atende crianças e adolescentes retirados do trabalho através atividades que desenvolvam junto às mesmas suas habilidades, potencialidades e desenvolvimento integral, por meio do incentivo a escolaridade, dança, artes, canto, música, temas educativos, atividades recreativas, informática, esporte e lazer. o serviço de convivência do peti atende a 263 crianças e adolescentes da zona

urbana e rural, recebe total apoio da secretária magnólia para a execução das ações de forma a reconhecer na criança e adolescente sujeito de direitos.

o programa articula um conjunto de ações visando à retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil, oportunizando o acesso à escola formal, saúde, alimentação, esporte, lazer, cultura e profissionalização, bem como a convivência familiar e comunitária.

Projeto de Inclusão digital O município conta com um laboratório de

informática, implantado e mantido com recursos do IGD, que atende a crianças e adolescentes do PETI e Polo de Atendimento Everardo André de Sousa, com aulas de informática e acesso a internet. Oferece também cursos para famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Projeto de capacitação/ Primeiro Passo Cria oportunidades voltadas à cidadania, a

inclusão social e profissional, proporcionando o aprendizado prático e experiências que possibilitam o crescimento profissional e pessoal dos jovens de comunidades vulneráveis. O município conta com 40 vagas.

O município com recursos do IGD tem desenvolvido projetos de geração de emprego e renda, essas ações buscam a autonomia das famílias através do incentivo a inclusão produtiva, promovendo ações de capacitação e formação de grupos de produção. Grupo Mãos de Fada, Cia da Reciclagem, Tecelagem Artesanal, Costure e Use.

Projetos desenvolvidos com crianças e adolescentes

Festival de Dança – PETI e Polo Projeto de Inclusão Digital – PETI Projeto de Arte e Cultura “Cultura Nordestina – Literatura, música e artesanato” – PETI Projetos de Leitura – “Minhas Cantigas” – PETIProjeto Violência nem brincando – PETI Projeto de Leitura – “Cultivando vida, desarmando a violência” – PETI Projeto de Esporte – PETI Semana do Bebê Crescendo com o CRAS Conselho Tutelar em ações nos distritos Projeto Colônia de Férias Projeto Criança Feliz Projeto CREAS na Escola – Violência Domestica Projeto Aprender e Brincar Projeto Criança, Pessoa com Direitos Projeto Grupo de Crescimento e Desenvolvimento

Projetos voltados para portadores de necessidades especiais (“pessoas com deficiência

– PCd”) Produção artesanal e inserção social da pessoa com deficiência

Projetos de atenção à mulher - Jornada de Enfrentamento a violência

Projetos sócio-culturais e esportivos - Festival de Dança Projeto de Esporte Projeto de Arte e Cultura Projeto Terceira Idade Cidadã Projeto: Protagonismo, Cultura e Arte na Melhor Idade

Projeto de Inclusão Produtiva

Page 48: Melhores Programas de Assistência Social

48 Revista Ceará e Municípios

PROJETO VIDA ATIVA BENEFICIA 460 IDOSOSMelhor Projeto

Santa Quitéria

Ana Rachel Magalhães M. de Oliveira - Secretária de Assistência Social e 1ª Dama

O projeto Vida Ativa é um serviço de convivência desenvolvido pelo Centro de Referência da Assistência Social de Santa Quitéria – CRAS para os idosos locais, criado em 2009 com o objetivo de proporcionar ao idoso quiteriense espaços de lazer e entretenimento, visando a redução da ociosidade típica na 3ª idade, através de atividades que integrem a

pessoa idosa em grupos de socialização, de compartilhamento de experiências, de valorização dos saberes e fazeres e de resgate da vida social e da memória destes idosos. O Grupo é composto de 460 idosos, sendo 200 da sede municipal e 260 divididos em 02 distritos (Macaraú e Lizieux). Os encontros acontecem 02 vezes por semana com palestras, momentos de oração e reflexão, contação de

histórias, oficinas manuais e o “forró” (momento de descontração e ao mesmo tempo uma prática de atividade física).

O Serviço tem o acompanhamento de uma equipe técnica composto de Agentes Sociais, Assistentes Sociais, Psicólogos, Educadores Físicos, Fisioterapeutas, dentre outros que desenvolvem seus serviços para garantir ao idoso uma velhice saudável com oportunidades, que para a maioria, nunca foram experimentadas.

Desta forma a Secretaria de Assistência Social tem cuidado dos seus idosos lembrando que estes, mesmo na velhice ainda podem contribuir muito com a nossa sociedade, e que deve ser dado espaço, não como caridade, mas como forma de gratidão àqueles que muito fizeram por nossa Santa Quitéria.

ProjoVEM adolESCENtEO Projovem Adolescente é um projeto federal desenvolvido no Município em parceria com o Estado e com a União. Implantado em

2009, este projeto é o carro chefe no tocante a políticas de inclusão e de formação do Adolescente local, trabalhando suas potencialidades e abrindo oportunidade para o seu crescimento humano, intelectual e social, com vista a reduzir os casos de violência e de degradação do adolescente em Santa Quitéria.

No tocante as atividades do Projovem, Santa Quitéria conseguiu tornar-se uma referência no Estado por conta dos resultados obtidos a partir da consolidação de ações, dentre elas o Projeto Novos Caminhos, que está dando oportunidade ao adolescente de ser trabalhado e acompanhado nas suas deficiências sociais no próprio município, com medidas alternativas que estimulam sua reinserção na sociedade.

O projeto é composto de 16 coletivos, sendo 09 na sede municipal e 07 nos distritos (Macaraú, Lizieux, Trapíá e Sangradouro), cada coletivo com 15 jovens, numa média de 240 adolescentes assistidos diretamente. O acompanhamento técnico é feito pelos profissionais do CRAS e as atividades por uma equipe seleta de Agentes Sociais capacitados para o serviço.

ProjEto CaSa aMiGa da juVENtudEO projeto de Música Casa Amiga da Juventude foi criado em 04 de outubro de 2003, através da Gestão Pública Municipal, composta

de atividades como: banda de música (orquestra de sopro), flauta doce, violão e teclado, direcionadas aos alunos da rede pública de ensino, na época um total de 60 (sessenta) alunos. Em 2009 o projeto ampliou os seus serviços inserindo novas aulas, tais como: bateria, percussão, canto coral, guitarra, contrabaixo, ampliando o número de alunos assistidos para 250 (duzentos e cinquenta).

A Secretaria de Assistência Social tem apoiado este projeto com a finalidade de transformá-lo numa referência para o estado no que diz respeito a ações de inclusão e promoção da cultura, objetivando promover, além da formação musical dos jovens, uma certificação profissional dentro da área musical que participam, visando a inserção destes no mercado de trabalho, através da cultura, ampliando, cada vez mais, o seu público beneficiado.

Também foram investidos recursos em qualificação técnica onde os orientadores tiveram a oportunidade de reciclar o seu conhecimento e reorganizar sua estrutura de funcionamento, distribuindo o aprendizado musical em três níveis: básico, médio e avançado.

A Secretaria almeja que num futuro bem próximo estes alunos possam trilhar o caminho da música com a criação de bandas ou grupos musicais e de oportunidades para a divulgação do seu trabalho como já é feito, hoje em dia, através da Mostra Regional de Música que realizamos em Santa Quitéria denominada de Mostra de Música Maestro Cordeiro.

ProjEto briNCadEiraS dE CriaNçaO Projeto Brincadeiras de Crianças é um condensamento das várias ações que são desenvolvidas para criança no município de

Santa Quitéria. Ações que são desenvolvidas nas creches, no Programa de erradicação do Trabalho Infantil – PETI, nas unidades dos CRAS e no Espaço Lúdico(brinquedoteca). As atividades compreendem aulas de dança (ballet, danças livres e regionais), música (coral), teatro e contação de histórias.

O projeto atende a uma média de 400 crianças entre sede e distritos que vivenciam no contraturno da escola a arte e os jogos educativos como meio de colaboração com o seu desenvolvimento, visando a redução de situações de violência as quais são expostas, na maioria das vezes, em seus lares. É o reflexo do crescimento acelerado do mundo e da necessidade que os pais têm de poder trabalhar e, muitas vezes, não conseguem dar a assistência necessária ao lar, deixando seus filhos vulneráveis aos males da rua.

O Projeto criou espaços para estas crianças que agora podem brincar e aprender ao mesmo tempo em atividades que lhe permitem ser crianças. A secretaria busca proporcionar uma atenção muito especial a esta clientela, pois entende que se trata de pessoas que são o futuro do nosso município. Por isso, tem uma equipe bem preparada e orientada para o trabalho com estas crianças e, buscando sempre mais recursos para garantir uma ampliação cada vez maior destes serviços.

PRoJETo QuadRa VIVaA Secretaria de Assistência Social, visando o bem estar de sua população criou o Projeto “Quadra Viva”, um projeto onde a

população se beneficiara com três dias semanais de atividades físicas realizadas no Ginásio Poliesportivo com o acompanhamento de profissionais da área da Saúde e Assistência Social.

Esse projeto tem como finalidade estimular práticas recreativas, esportivas, artísticas e de lazer que exigem maior trabalho muscular e, conseqüentemente, estimulam o funcionamento de todos os órgãos. Esta ação tem como público prioritário os idosos do Projeto Vida Ativa, entretanto, também se estende as gestantes, crianças e adolescentes pois, para praticar atividades físicas não precisamos fazer avaliações sofisticadas em laboratórios especializados. Caminhada, exercícios de alongamento, subir escadas e dançar, são típicos exemplos de atividades físicas que podem ser incluídas no dia a dia, que não precisam de exames médicos e nem de supervisão de professores de educação física.

O projeto é uma forma que a Gestão da SAST e seus parceiros encontraram para abordar no município a discussão sobre melhores cuidados com a saúde prevenindo a atrofia mais rápida dos músculos, enrijecimento das articulações e doenças que comprometem as funções cardiorrespiratórias e de outros sistemas do corpo. No entanto, é sempre bom lembrar que, as pessoas que convivem com fatores de risco importantes como hipertensão, diabetes, obesidade e, principalmente, aquelas que já tiveram problemas cardíacos, precisam fazer avaliações periódicas, os chamados check-ups.

Page 49: Melhores Programas de Assistência Social

49Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

GRUPO INFANTIL ARCO-íRIS AJUDA CRIANÇAS

Melhor Projeto

Atenção ao IdosoOs serviços de

atendimento à pessoa idosa, organizados pelos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS no município de Reriutaba/CE, tem como objetivo o resgate da auto-estima e a reconstrução de vínculos familiares e comunitários. Dentro desta perspectiva foram designadas ações coletivas ou individuais voltadas para este segmento através do Grupo de

Convivência ao Idoso nos espaços do CRAS I - Prefeito Dr. José de Sá na Sede com o Grupo Renascer, abrangendo cerca de 60 idosos e CRAS II – Dona Mimosa Pinto, Grupo Girassol com 45 idosos no Distrito de Amanaiara.

Projovem adolescenteÉ executado pelo Centro de Referência de

Assistência Social (CRAS), e tem como principal diretriz complementar a Proteção Social à Família, a partir de 15 a 17 anos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. No município o projeto é formado por seis coletivos com grupos de jovens nas localidades do Oitizeiro, Reriutaba, Campo Lindo e Amanaiara, totalizando 150 jovens participantes do serviço socioeducativos.

Projeto Estação FamíliaO Projeto Estação Família é uma parceria

entre Estado e município, e tem como meta a ampliação das competências individuais e familiares através de acompanhamento domiciliar, com reuniões coletivas abordando temas como saúde, alimentação, educação, moradia e ampliação de renda familiar, através de cursos profissionalizantes de manicure, culinária, artesanato, entre outros.

A Prefeitura Municipal de Reriutaba, comandada pelo Prefeito Oswaldo Honório Lemos Junior cuidando da

melhoria da qualidade de vida de seu povo tem dado total apoio às ações da Política de Assistência Social nesta cidade.

A Assistência Social em Reriutaba se dá em nível de Proteção Social Básica efetivada através de ações,

programas, projetos, concessão de benefícios eventuais, capacitação para o trabalho, serviços socioassistenciais e psicossociais, tendo o seu público alvo centralizado na família.

EsporteAtende atletas jovens e adultos através

do Projeto “Esporte em Minha Cidade”, com jogos amistosos e campeonatos intermunicipais desenvolvendo ações esportivas com 350 crianças e adolescentes nas escolinhas de futsal e futebol entre outras modalidades.

Dentre as ações desenvolvidas no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS II (Dona Mimosa Pinto) no município de Reriutaba existe o “Grupo Infantil Arco-Íris”, Serviço de Convivência e Fortalecimento de

Vínculos para Crianças de 3 a 6 anos, cujo objetivo é intervir no contexto de vulnerabilidades, prevenir riscos e trabalhar situações de fragilização de vínculos familiares e sociais às quais as crianças possam estar expostas.

A Prefeitura cuidando da melhoria da qualidade de vida da população

Reriutaba

Amigo do Município

Deputado Estadual José Teodoro

QUEM AMA CUIDA!

Prefeito Oswaldo Honório Lemos Junior, com a medalha Monsenhor Ataíde

antonia de Maria Paiva lemos Secretária de Assistência Social e Primeira Dama do Município

Page 50: Melhores Programas de Assistência Social

Projeto Incluircom Arte e Cultura

Sobr

al

ProjetoDançar Faz Bem

Atendendo a 120 idosos participantes dos Serviços de Con-vivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos através dos Grupos de Convivência de Idosos existentes no município de Sobral, com o desenvolvimento de atividades socioeducativas, abordando temáticas de interesse dos idosos e atividades cor-porais, assegurando a convivência familiar e comunitária, além do envelhecimento saudável e desenvolvimento grupal. Com desenvolvimento de atividades nos CRAS Irmã Oswalda, CRAS Mimi Marinho, CRAS Regina Justa e CRAS Pe. João Batista Fro-ta, com vista em 2012 a participação dos idosos do território dos CRAS Jaibaras e CRAS Aracatiaçu.

Jeovânia AragãoPresidente da FASM

Veveu ArrudaPrefeito de Sobral

Ivo GomesDeputado Estadual

O “Projeto Incluir com Arte e Cultura” pretende fortalecer a convivência e os vínculos familiares e comunitários das

pessoas com deficiência em situação de vul-nerabilidade e risco social através do acesso ampliado desses usuários aos serviços socio-assistenciais e da criação de grupos culturais onde as expressões artísticas (música, dança e teatro) propiciem o protagonismo, o empo-deramento, a emancipação e a identidade so-ciocultural dos sujeitos envolvidos. Entretan-to pretende (RE) encantar esse publico com uma linguagem diferenciada; a linguagem do lúdico, das artes. O Projeto atende pessoas com deficiência em situação de vulnerabili-dade social e risco social residentes no terri-tório de abrangência do CRAS Mimi Marinho e esta sendo ampliada a sua capacidade de atendimento. Possui 90% do seu publico de pessoas com deficiência intelectual, em diver-sos ciclos geracionais.

As oficinas de música, dança e teatro com-põe uma estratégia integrada com o Serviço de Atendimento e Proteção Integral a Famí-lia – PAIF onde as pessoas com deficiência e suas famílias têm acompanhamento psicos-social, favorecendo o processo de integração com a comunidade, ao mesmo tempo que as famílias são empoderadas para ampliar as competências familiares e contribuir para o fortalecimento da autonomia e da inclusão.

Incluir, em um meio social, alguém (que antes desconhecia tal meio e o enxergava como algo ameaçador) torna-se um processo

duradouro e necessário, demandando tempo, acolhida a este “novo” ambiente e, prioritaria-mente, uma convocação a estas pessoas para que elas se tornem protagonistas do seu pró-prio viver (podendo tomar algumas decisões a respeito do seu estar no mundo).

O processo inclusivo, inicialmente, apre-senta obstáculos, pois o ambiente externo ao ambiente familiar ainda é visto como algo que aterroriza. Com a acolhida, com o olhar aten-to de terceiros e com o incentivo ao sujeito a tornar-se protagonista do seu viver, as pesso-as com deficiência, vão se sentindo mais se-guras, e aquele ambiente, antes aniquilador, tornar-se menos frustrador e se configura como um ambiente fortalecedor de vínculos.

O simples decidir entre cantar ou tocar um instrumento musical (e qual instrumen-to) pode ser valioso diante desta conjectura de privações de relações com o mundo afora. A escuta a estas pessoas com tais privações e a valorização desta escuta tornam-se funda-mentais neste processo de inclusão social.

O Projeto “Incluir com Arte e Cultura” é uma iniciativa da Fundação de Ação Social do Município de Sobral, financiado pelo Governo do Estado e com parceria da Universidade Es-tadual Vale do Acaraú.

‘’Inclusão Social de Pessoas Com Deficiência’’

Amigo do Município

Asse

ssoria

de Co

mun

icaçã

o - Pr

efeit

ura M

unici

pal d

e Sob

ral

Page 51: Melhores Programas de Assistência Social

51Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

Melhor Projeto

São Benedito

Amigo do MunicípioDeputado Federal Anibal Ferreira Gomes

Mentes e Corpos Sarados, Crianças e Jovens Integrados

Atualmente é preocupação de toda sociedade civil e dos governos, empreenderem ações efetivas voltadas para a juventude a mercê da violência, drogas e marginalização social. O Pólo Sócio Cultural Infanto- Juvenil João Almir Brandão, atende a 140 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 17 anos, oferecendo atividades esportivas artísticas, culturais e lazer e tem como Coordenadora

Maria de Jesus Gonçalves Medeiros. A capoeira, futebol, oficinas de artes e danças, projetos de leitura e reforço escolar, colônia de férias, feiras culturais e comemoração de datas festivas (carnaval, folclore, festas juninas, páscoa, natal) fazem parte do dinamismo do cronograma das atividades ali realizadas. A orientação religiosa também é ministrada, respeitando-se as crenças, como um

norteador na vida espiritual.Os resultados obtidos tem mostrado que é possível intervir nessa problemática que está dizimando os nossos jovens, cujo futuro poderia ser venturoso. Quando se ocupa mente e corpo, aliados à dedicação e ao amor dos profissionais, certamente que as esperanças são renovadas na certeza de um amanhã mais promissor para nossa juventude, disse prefeito Junior Brandão.

O Município de São Benedito sob a administração do prefeito Junior Brandão do vice-prefeito Agnes Gonçalves e da Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Sra. Lúcia de Fátima Gonçalves de Paula, tem dado um grande impulso na área social, sempre norteando suas ações de acordo com as normas e diretrizes da LOAS e do MDS. Para isso o município conta com todos os Programas Sociais ofertados pela atual política da assistência, dispondo de 02 CRAS, 01 CREAS, Pro - Jovem, Peti, Programa Bolsa Família e do Centro de Apoio à Criança e Adolescente, que recebe os jovens em cumprimento de medidas sócio-educativas encaminhados pela justiça. Desse modo toda população em situação de vulnerabilidade e/ou risco social tem à sua disposição os serviços e benefícios prestados pela assistência social. Confira alguns dos programas desenvolvidos:

CRaS - Centro de Referência da assistência SocialConsiderado como “porta de entrada da Assistência

Social”, esse equipamento acolhe as famílias em situação de vulnerabilidade sócio-econômica. O município conta com duas unidades funcionando em 2 bairros periféricos, atendendo desde as gestantes aos idosos em projetos específicos para cada faixa etária. No CRAS o Grupo de Gestantes recebe orientação necessária e ao final de cada 3 meses a futura mamãe recebe seu Kit bebê; às crianças são ofertadas atividades lúdicas, pedagógicas, dispondo de uma brinquedoteca e biblioteca infantil. Com os adolescentes tem: para as meninas o Projeto Dançar e Sonhar e aos meninos, o Grupo de Capoeira; para os pais e mães são ofertados cursos de capacitação profissional, bem como palestras educativas e orientação psicossocial; os idosos participam do Projeto Qualidade de Vida e Cidadania , com atendimento paramédico, prática de exercícios físicos, terapia ocupacional, palestras e orientação nutricional e jurídica.

Todas as famílias acompanhadas pelos CRAS são beneficiárias do Programa Bolsa Família.

CREaS – Centro de Referência Especializado da assistência Social

Faz parte da rede de Proteção Especial atendendo a todos os casos de violação de direitos encaminhados pelos demais equipamentos da assistências e outros órgãos do município. O maior índice dos casos de violência são contra idosos, deficientes, crianças e adolescentes. O município tem como destaque a atuação do Conselho Tutelar, sempre atento ao cumprimento do ECA. No CREAS as vítimas recebem acompanhamento psicossocial e jurídico e são encaminhados devidamente de acordo com sua peculiaridade. Seu objetivo maior é o restabelecimento dos vínculos familiares e reinserção social. A média de atendimento mensal é em torno de 120 casos.

Pro-joVEM adolescenteAtualmente o município conta com 15 coletivos atuando

em diversos bairros e distritos atendendo 200 jovens.Por compor a rede de proteção Social Básica do Suas, suas atividades preventivas, tem ofertados aos jovens de 15 a 17 anos, orientação, apoio, esporte e lazer prevenindo comportamentos anti-sociais e preparando –os para uma vida adulta saudável.

PETI - Projeto de Erradicação do Trabalho InfantilO Peti atende hoje 143 crianças e adolescentes em

núcleos distribuídos entre a sede e distritos. Atividades esportivas,lazer, incentivo às artes e aos estudos, são ações desenvolvidas, cujo foco principal, é o combate à exploração da mão de obra infanto-juvenil. Às famílias também são dirigidas orientação, palestras e apoio, como parceiras fundamentais nesse trabalho preventivo.

Centro de apoio à Criança e adolescente Semente do amanhã

Inaugurado em 2011, esse centro de apoio veio preencher uma grande lacuna no acompanhamento aos jovens oriundos da justiça para cumprimento de medidas

sócio-educativas. O acolhimento é feito por profissionais especialmente escolhidos para lidar com esses casos especiais. Ali os adolescentes em regime de liberdade assistida, recebem alimentação atendimento psicossocial, reforço escolar, visando sua reintegração social e o fortalecimento dos vínculos familiares. Sua permanência na unidade é de 2ª a 6ª feira, de 8:00 hs as 17:00 hs, quando voltam para seus familiares, até o término do tempo previsto pela justiça.

CCMi – Centro de Convivência da Melhor idadeO idoso também é prioridade da Assistência Social de São

Benedito. Um grupo de 200 pessoas da 3ª idade, freqüenta 2 vezes por semanas o centro de convivência, onde a socialização, o lazer, a terapia ocupacional, atividades físicas, como caminhadas, exercícios orientados e as danças de salão, são plenamente aceitos e participativos. Tirar o idoso do isolamento e ofertar-lhe um ocaso com dignidade é a nossa maior recompensa.

associações ComunitáriasO apoio irrestrito da STDS tem dado grande incentivo

ao trabalho desenvolvido pelas associações comunitárias impulsionando o seu crescimento, notadamente na área produtiva. A Feira da Agricultura Familiar realizada pela 1ª vez em 2010, alcançou pleno sucesso, tornando-a obrigatória no calendário de eventos do município, tal incentivo à produção agrícola e artesanal. Atualmente, são acompanhadas 62 associações comparadas às 18 no início da gestão.

bolsa FamíliaPrograma de transferência de renda, que vem

contribuindo para melhoria das condições de vida de milhares de brasileiros de baixa ou nenhuma renda. É através dele que os demais programas sociais são desenvolvidos, pois são as famílias beneficiárias o público alvo das políticas sociais da atualidade. Atualmente temos em São Benedito 5.922 Famílias recebendo o benefício e 8.806 cadastradas.

lúcia de Fátima gonçalves de Paula Secretária do Trabalho Desenvolvimento Social

Prefeito Junior brandão

Page 52: Melhores Programas de Assistência Social

52 Revista Ceará e Municípios

PRATO CHEIO DISTRIBUI ALIMENTOS A 1.500 FAMILIAS

Melhor Projeto

O projeto “PRATO CHEIO” é uma iniciativa do prefeito municipal de Tauá Odilon Aguiar, executado pela Secretaria de Assistência Social. Tem como meta

atender a 1.500 famílias de baixa renda em situação de vulnerabilidade social, através da oferta de produtos alimentícios, contribuindo com a complementação alimentar de pessoas que se encontram num quadro de carência nutricional quantitativa e qualitativa. Quinzenalmente, cada família cadastrada pelos CRAS, recebe um suporte alimentar extra, composto por carnes vermelhas, frango, bolos, doces, cheiro verde, alface, ovos e queijo, oriundos da agricultura familiar.

Cada CRAS foi equipado previamente para receber e armazenar temporariamente os alimentos, garantindo assim, a manutenção da qualidade dos produtos. As famílias beneficiadas têm a garantia do recebimento de uma fonte alimentar manipulada conforme os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes. Esta ação reforça o compromisso da gestão municipal com a sociedade, permitindo que o município atinja indicadores favoráveis na área de segurança alimentar e nutricional.

A Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social do município de Tauá, tendo à frente a secretária Hilma Carvalho, com o apoio do prefeito, Dr. Odilon Aguiar, busca garantir a aplicabilidade das políticas sociais conforme estipulado pelo Sistema Único da Assistência Social (SUAS) através de idéias inovadoras.

EQUIPES VOLANTES DO CRASTauá agora conta com 03 equipes volantes, constituídas por multiprofissionais, referenciadas a cada CRAS, cujo

trabalho será desenvolvido nas áreas fisicamente distantes da unidade, em locais de difícil acesso ou que estejam dispersas no território. A equipe volante é responsável por realizar a busca ativa das famílias, desenvolver o Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e demais serviços de Proteção Básica, que poderão ser adaptados às condições locais específicas, desde que respeitem seus objetivos. Esta ação amplia a área de atuação dos CRAS, permitindo que as famílias residentes em áreas diferentes daquelas já acompanhadas possam ter seus direitos garantidos e se beneficiem com os serviços oferecidos conforme determinado pelas políticas do SUAS.

PROJETO VARRENDO DANOS

Os adolescentes acompanhados pelo serviço socioeducativo PROJOVEM ADOLESCENTE, foram beneficiados com o projeto “Varrendo Danos”, que consiste na produção de vassouras ecológicas, produzidas a partir de garrafas PET, favorecendo o empreendedorismo local. Conforme solicitação do prefeito Odilon Aguiar, este projeto não deveria se restringir à educação ambiental, mas enfatizar também as problemáticas sociais e os direitos e deveres do cidadão relacionados a este tema. Isso favorece a diminuição dos danos ambientais, além de garantir que todos os adolescentes exerçam o direito à cidadania e conheçam a problemática ambiental de modo contextualizado.

Assistência Social investindo no cidadão

Tauá

Amiga do MunicípioPatrícia Pequeno Gomes Aguiar (ex-prefeita e ex-secretária de turismo de Fortaleza)

Prefeito Odilon Aguiar

Francisca Pessoa de Carvalho Gomes Secretária de Assistência Social

Page 53: Melhores Programas de Assistência Social

53Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

O grupo de idosos CidadaNia atiVa, do CraS iiI, bairro Aldeota, está iniciando o “PRoJETo REVIgoRaRTE”, que consiste na montagem de um espetáculo de artes múltiplas. Com o apoio de atores e produtores profissionais, organizarão o evento “SER Tão, SERTão”, que aborda o exercício da cidadania pelo povo nordestino através da música, teatro e dança.

A situação de crianças e adolescentes, os riscos que atingem o bem estar destes e o conflito entre gerações são os temas principais do “EMbaTE CulTuRal”, projeto que leva até as escolas o esclarecimento de situações através de fóruns realizados com os alunos e seus pais, corpo docente, representantes da associação comunitária do bairro/distrito onde a escola se localiza, psicólogo, assistente social, técnico da secretaria da assistência e desenvolvimento social e membros do Conselho Tutelar. Após uma apresentação artística, os presentes colocam situações cotidianas relacionadas às crianças e adolescentes em pauta, debatendo e recebendo informações dos profissionais presentes. É uma forma de levar informação a população, aproximar o Conselho Tutelar da comunidade escolar e divulgar as políticas públicas para crianças e adolescentes.

A assistência à mulher não se restringe a este local e se manifesta através de um atendimento descentralizado, como ocorre no CRAS I, localizado no bairro Bezerra e

Sousa. Neste está sendo desenvolvido o projeto “roda dE ConVERSa”, em parceria com a Unidade Básica de Saúde do bairro. Este projeto tem como público alvo o grupo de mulheres atendidas pelo CRAS. Quinzenalmente, este se reúne com os profissionais do CRAS e com a enfermeira do PSF, sempre com a presença de um psicólogo, e diante de um exemplo ou estudo de caso, debatem sobre diferentes assuntos referentes às mulheres. As que desejam se manifestar, falam sobre o que fariam em uma situação como a que foi citada, assim, além de expor sua opinião, se colocam no lugar de outra pessoa, entendendo melhor o que se passa com o próximo. Isso permite a explanação sobre temas atuais e que acontecem em suas vidas ou na de pessoas conhecidas.

Através do programa “Minha casa, minha vida”, a secretaria da assistência social, em parceria com o governo federal, facilita a aquisição da casa própria, tanto na zona rural como urbana, para pessoas cuja renda é de até três salários mínimos.

Residir no semiárido tem suas peculiaridades, como por exemplo, saber conviver com a escassez de água. Tendo como objetivo a diminuição dos problemas ocorridos durante os períodos de seca, o governo municipal de Tauá, através da Secretaria da Assistência Social e com o apoio dos governos estadual e federal, por meio do “Projeto água Para Todos”, disponibilizou 2.228 cisternas de polietileno

para os moradores das áreas rurais. O armazenamento de água permite a manutenção da qualidade de vida mesmo nos períodos onde os reservatórios hídricos estiverem vazios ou com baixo nível.

Outros projetos implantados pela assistência social:

31 projetos em execuçãoCras, Escola dos Conselhos, Escola de Música Leolina

Maciel Feitosa Castro, Escola de Música de Vera Cruz, Escola de Música Salete Bonfim, Centro de Artesanato Luiza Anastácia, Centro de Referência da Melhor Idade Nenen Marques, Centro de Referência da Melhor Idade de Bom Jesus, Centro de Referência da Melhor Idade da Cachoeirinha, Centro de Referência da Melhor Idade de Santa Tereza, Centro de Referência da Melhor Idade de Carrapateiras, Caravana da Cidadania, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Abc – Aprender, Brincar e Crescer, Projeto Revigorarte, Projeto Menina Moça, Projeto Varrendo Danos, Projeto Superação, Projeto Oficina de Beleza, Projeto Roda de Conversa, Peti, Abordagem Social, Socialmente Assistidos, Tauá Eco Ação, Copa Projovem de Futsal, Projeto Medida Certa, Inclusão Digital nos Cras, Projeto Galinha Caipira, Prato Cheio, Profissionalização nos Cras.

BANDA FILARMÔNICA DOS INHAMUNS

A Escola de Música Professora Leolina Maciel Feitosa e Castro é uma instituição feita para atender crianças, jovens e adultos, promovendo o ensino da música num contexto teórico-prático, favorecendo a criação do senso crítico mais elevado, contribuindo com a geração de emprego e com o combate à vulnerabilidade social, proporcionando a inserção social através da arte. Além desta unidade localizada na sede, o município conta com as Escolas de Música Salete Bonfim e de Vera Cruz, existentes nas localidades de Santa Tereza e Vera Cruz. Isso traduz a determinação do prefeito, Dr. Odilon Aguiar, de oferecer a população da zona urbana e rural uma iniciação artística e possibilidades de melhorar a qualidade de vida através da música.

Um dos destaques das escolas de música é a Banda Filarmônica dos Inhamuns, constituída por 30 integrantes oriundos da sede e dos distritos. Quinzenalmente o grupo se reúne sob a regência de professores qualificados, para aprimorar suas ações, mantendo então as características que faz com que seus componentes sejam elogiados por músicos renomados no cenário nacional e convidados a participar de eventos em outros estados.

INCLUSÃO PRODUTIVAUm dos desafios do CRAS é amenizar os riscos e as

desigualdades sociais. Visando proporcionar meios de combate ao desemprego, foram oferecidos às famílias cadastradas, curso profissionalizantes de cabeleireiro e corte e costura. O resultado positivo desta ação pode ser evidenciado no salão de beleza aberto pelos participantes e no exercício da nova profissão em confecções locais. Esta é a prova concreta de que as oportunidades oferecidas pela assistência social são fundamentais para o exercício da cidadania.

CENTRO DE ARTESANATO LUIZA ANASTÁCIA

Tem como objetivo, capacitar artesãos locais para o empreendedorismo artesanal, como forma de alcançar a estabilidade financeira. Os sítios arqueológicos e paleontológicos do município, o Serrote Quinamuiu (Acidente geográfico que caracteriza a cidade) e a cultura local, são fontes de inspiração para os artesãos. As peças produzidas ficam expostas em sede própria, localizada às margens da rodovia federal, facilitando a visitação por turistas. É válido salientar que os artesãos também participam de feiras artesanais e eventos em outros locais, municípios e estados, divulgando a arte tauaense.

CENTRO DE REFERÊNCIA DA MELHOR IDADE

O centro de Referência da Melhor Idade busca promover a sociabilidade entre os seus membros, o envelhecimento ativo e saudável, o fortalecimento de vínculo familiar e comunitário, prevenindo o isolamento do idoso. Na gestão do prefeito Odilon Aguiar, o município, que contava com dois centros, passou a ter seis, instalados na sede e nas localidades de Santa Tereza, Cachoeirinha do Pai Senhor, Bom Jesus, Marruás e Carrapateiras.

O grupo atendido por este centro recebe acompanhamento multiprofissional, com ênfase em atividades ocupacionais, esportivas, lazer e saúde (parceira com as unidades básicas). Também são oferecidos momentos educativos, com oficinas, palestras e fóruns. Todas as ações são fundamentadas no Estatuto do Idoso, garantindo o bem estar e o exercício da cidadania.

CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER

Um dos fatores que caracteriza a sociedade atual é a participação da mulher tanto em atividades relacionadas ao ambiente familiar e doméstico quanto em áreas profissionais diversificadas. O crescimento da força feminina, em vários setores, trouxe consigo uma maior exposição das mulheres a múltiplas manifestações de violência. Visando garantir a integridade física, emocional e psicológicas das mulheres, e de acordo com o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, o município de Tauá implantou um Centro de Referência da Mulher, cuja missão é garantir os direitos e a proteção desta parcela da população, assim como acompanhas aquelas que foram vitimizadas de alguma maneira. O centro conta com atendimento jurídico, psicológico e social.

rossana Catunda de Sousa Primeira Dama de Tauá

Page 54: Melhores Programas de Assistência Social

54 Revista Ceará e Municípios

Criado em 2005, pelo Banco do Nordeste, o Agroamigo é hoje o maior programa de Microfi-nança Rural do Brasil. Opera-

cionalizado em parceria com o Institu-to Nordeste Cidadania (INEC) e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Programa adota metodolo-gia própria de atendimento, adaptada às condições do meio rural, cuja prin-cipal premissa consiste na concessão de crédito orientado e acompanhado.

O Agroamigo se propõe a melhorar o perfil social e econômico do agricultor(a) familiar de mais baixa renda, do Nordes-te e norte de Minas Gerais, atendendo, de forma pioneira no Brasil, a milhares de agricultores(as) familiares enquadra-dos no Grupo B do Pronaf, ou seja, que obtenham renda bruta anual de até R$ 6 mil, explorem área de até quatro módu-los rurais e utilizem mão de obra familiar.

Outro diferencial do Programa é a oferta de crédito de forma gradativa e sequen-cial, possibilitando a educação finan-ceira e o fortalecimento econômico do cliente. Aliado a isto, está a simplificação dos processos e a promoção da inclusão financeira dos Agricultores Familiares,

por meio da disponibilização de outros produtos, como conta-corrente, cartão de débito automático e microsseguro.

Desde sua implantação, o Agroamigo tem alcançado resultados satisfató-rios por meio da inovação metodoló-gica, gestão de resultados e parcerias.

A prova disso é o crescimento grada-tivo da Carteira Ativa do Programa. Ao final de 2005, a sua carteira ativa repre-sentava pouco mais de R$ 14 milhões, com 18.044 clientes ativos. Já em 2012, o Agroamigo detém em sua carteira 751.532 clientes ativos e mais R$ 1,1 bi-lhão aplicados. Acumuladamente, nesses sete anos de atuação, foram contratados pouco mais de 1,5 milhão de opera-ções, correspondentes a R$ 2,6 bilhões.

Para 2012, a meta é aplicar cerca de R$ 770 milhões, em, aproximadamente, 400 mil operações.

Participação da mulher

Dentro da sua área de atuação, o Agro-amigo tem demonstrado especial aten-ção na inserção da mulher no mercado de trabalho. De 2005 para cá, o núme-ro de mulheres com carteira ativa no Agroamigo saltou de 43% para 47%. Isto representa cerca de 350 mil mulheres, desenvolvendo atividades produtivas e ajudando a melhorar a renda familiar.

Integração com outros Programas do Governo Federal

Para este ano, a meta do Agroamigo é atender 200 mil agricultores familiares que também são benefi-ciários do Bolsa Família. A meta deve-se à parceria en-tre Banco do Nordeste e Mi-nistério do desenvolvimen-to Agrário (MDA), no âmbito do Programa Brasil sem Mi-

séria, que visa a estimular a geração de trabalho e renda, bem como garantir se-gurança alimentar a seus beneficiários.

Atualmente, mais da metade (56%) dos clientes ativos do Programa também são beneficiários do Bolsa Família. Isto representa um universo de 421.896 mi-croempreendedores rurais. Em 2010, esta porcentagem era de apenas 47%. De lá para cá, foram investidos cer-ca de R$ 618 milhões neste público.

Agroamigo deve atender mais de 400 mil clientes em 2012

“Graças à ajuda do Agroamigo, passei de quebradei-ra de coco para uma pequena empreendedora; de mulher sofredora, para vencedora. E sonho tornar-me uma grande empresária.”

Foto ilustrativa: Campanha Agroamigo 2012

Page 55: Melhores Programas de Assistência Social

55Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

BOLSA FAMILIA ATENDE 3.185 FAMíLIAS EM TEJUÇUOCA

Melhor Projeto

Em Tejuçuoca o Bolsa Família atende à 3.185 famílias, só no período de 1 ano e quatro meses foram liberados em torno de 1000 novos benefícios para as respectivas famílias, algo inédito na história do município. Tudo graças ao empenho do Prefeito do Município Edilardo Eufrasio da Cruz e do secretário de Trabalho e Ação Social de Valmar Bernardo.

Atualmente são atendidos por dia em média de 43 pessoas, com o apoio na realização do cadastramento, atualização ou desbloqueio.É notório o avanço dado ao programa, o trabalho de conscientização e o resultado dos cadastros feitos, vem a cada dia aumentando a procura da população para realizar o seu cadastro no programa.

Mas, 2011 foi recorde batido, e as famílias de Tejuçuoca expressam contentamento com o atendimento e serviço prestado pela Secretaria do Trabalho e Ação Social.

A Secretaria de Ação Social atende através do Programa PROJOVEM, 200 jovens das localidades de Chaparral, Açude, Pedra Branca, Riacho e Sede, num total de 9 coletivos. No ultimo dia 31 de Março, estes jovens foram contemplados com um dia de lazer no Complexo Turístico Yparque, em Maranguape.Foram 4 ônibus, para transportar os jovens, seus monitores e o Coordenador do Programa no município,Adriano Lopes, que acompanharam a caravana . Na saída esteve presente o Secretário de Ação Social do Municipio, Valmar Bernardo, e o Prefeito Edilardo, que foram para verificar o embarque dos jovens e fazer as recomendações dos cuidados necessários para curtirem o passeio com segurança e responsabilidade.

Além de uma vasta variedade de pratos da gastronomia servida no restaurante do parque, que os jovens poderam deglustinar tudo incluso no pacote que cada um ganhou. Para tranquilidade dos responsáveis pelo passeio, a infraestrutura do parque garantiu total segurança aos jovens,que a suas disposições monitores,guias turísticos,salva vidas e equipes de primeiro socorros. O contentamento dos jovens era notório em suas falas que não deixaram de ressaltar os seus agradecimentos ao Secretário Valmar Bernardo que se empenhou ao máximo para proporcionar aos jovens este momento de entreterimento,lazer e aprendizagem,pois o mesmo sabe da importância de trabalhar o convívio social e a integração dos jovens.

No ultimo dia 11 de Abril, a Secretaria de Ação Social realizou no municipio um grande evento, que começou com a solenidade de inauguração do CEI Joaquim Milton de Sousa. O CEI teve a sua construção feita através do PROARES, com 70% do recurso do estado e 30% com recurso do município. Para representar o Governador Cid Gomes, esteve presente uma comitiva do Governador,nela estava o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social Evandro Sá Barreto Leitão, a Coordenadora do Projeto Primeiro Passo, Simone Veras. O Coordenador do Projeto de Inclusão Social e Produtiva Dr. Eudes Bringel, o Coordenador Geral do PROARES Dr. Roberto Lima. Estiveram também o Prefeito Edilardo Eufrasio, Deputado João Jaime, Secretários municipais, vereadores, Pároco Pe. Ribamar, lideranças, pais de alunos,professores e a comunidade .

Após a solenidade de inauguração, realizou-se no auditório do Centro Interescolar um segundo momento, com a entrega de Certificado dos 50 Jovens que participaram do Projeto Primeiro Passo,na Linha de Ação Jovem Bolsista,que fizeram o Curso de Manutenção em Computador. A certificação dos 25 Jovens que participaram do Projeto Primeiro Passo,na Linha de Ação Jovem Estagiário, que são jovens que estagiaram no comercio local.Tivemos também na ocasião a assinatura do Termo de Adesão assinado pelo Secretário do Estado Evandro Leitão, o Prefeito Edilardo e pelo Secretário Valmar Bernardo, liberando para este ano de 2012,100 vagas para o Projeto Primeiro Passo, na linha de Ação Jovem Bolsista 75 vagas para o Projovem Trabalhador .120 vagas para o Projeto Criando Oportunidade e 80 vagas no Projeto de Inclusão Social e Produtiva – Caprinocultura Leiteira, que trará para o município um recurso de 800 mil, destinado as familias do Bolsa Familia para criação de cabra leiteira.Tivemos também a Certificação dos beneficiados com o Projeto de Melhoria Habitacional que já atendeu 183 familias do Bolsa Familia com material de construção para melhorar a estrutura de suas casas. E o Prefeito ainda assinou com o Secretário Valmar a liberação para mais 48 familias da sede.

KITS PEdagógICoSPassando este momento de assinaturas, organizado pela

Coordenadora municipal da Educação Infantil,começou o momento da entrega doa Kits Pedagógicos e equipamentos como fogões e geladeiras para as Creches, entregues pelo Prefeito Edilardo. E o momento finalizou com a entrega de mais 71 novos beneficios liberado pelo Programa Bolsa Família.Que totalizou em mais de 800 novos benefícios no período de um ano e três meses.Deixando o município com 2.958 familias beneficiadas.E a Ação Social não para por aqui em breve estaremos com matéria do inicio destes projetos que foram liberados, o que vale ressaltar a fala do Secretário Evandro Leitão,que falou que havia dobrado o numero de vagas para o município em retribuição ao empenho e dedicação do Secretário Valmar Bernardo, que tão bem vem conduzindo os trabalhos da Assistência no município .

TEJUÇUOCA GANHA CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL-CEI

BOLSA TEJUFLORA incentiva os jovens para a convivência com o Semi-árido

JOVENS GANHAM UM DIA DE LAZERPREFEITO EDILARDO DESTACA

OUTRAS AÇÕES SOCIAIS

Tejuçuoca

Amigos do Município

Deputado Federal Danilo Forte

TEJUFLORA é um Projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Tejuçuoca com 16 jovens, que mensalmente recebem uma bolsa de incentivo de R$ 33,00, são capacitados pelo SEBRAE e pelo município para desenvolverem atividades de manuseio e cultivo de plantas ornamentais,

medicinais e outras espécies. Já participaram de exposições como o Tejubode, e o Agroflores 2011. O Coordenador do Projeto Denis Barroso, acompanha os trabalhos dos jovens que durante toda a semana vão ao Horto das Timbaúbas, local onde funciona o Projeto , para as aulas e atividades práticas. Atualmente o grupo se prepara para expor suas mudas e produções no Tejubode 2012.

Existem ainda no município o Bolsa Bode, que garante um auxilio mensal de 100,00 a um grupo de 100 jovens assistido pelo programa. Segundo o prefeito Edilardo Eufrásio, 92% dos participantes da primeira turma do programa instituído em 2009 continuam na atividade. Atualmente, 20 jovens de 18 a 25 anos, recebem a Bolsa Bode e integram a Associação dos Criadores de Tejuçuoca. Cada um recebeu 10 cabras e um bode reprodutor, além de R$ 100 por mês. Das 200 cabras entregues na primeira

fase nasceram 207, mas 20 morreram, restando 187. E ainda o Bolsa Cactus que foi inicialmente para 12 famílias, concedendo treinamento para o plantio da cactácea e R$ 100 durante um ano. São aplicativos para formar cactos ornamentais.

O município de Tejuçuoca deu as boas vindas a ministra do meio ambiente, a Sra Isabella Teixeira e o Secretario do CONPAM, o Sr Paulo Henrique Lustosa. Na ocasião, o município serviu petiscos de carne bode, paçoca de gergelim e licor de rapadura, e fez uma apresentação da Cultura Regional com o grupo de dança, Cabra Arretado, de Tejuçuoca, formado por 19 jovens do município.

Prefeito e ministra Isabela

Grupo Cabra Arretado

PROJOVEM em dia de lazer

Deputado Estadual João Jaime

Valmar bernardo Secretário de Assistência

Social

Criado em 2005, pelo Banco do Nordeste, o Agroamigo é hoje o maior programa de Microfi-nança Rural do Brasil. Opera-

cionalizado em parceria com o Institu-to Nordeste Cidadania (INEC) e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Programa adota metodolo-gia própria de atendimento, adaptada às condições do meio rural, cuja prin-cipal premissa consiste na concessão de crédito orientado e acompanhado.

O Agroamigo se propõe a melhorar o perfil social e econômico do agricultor(a) familiar de mais baixa renda, do Nordes-te e norte de Minas Gerais, atendendo, de forma pioneira no Brasil, a milhares de agricultores(as) familiares enquadra-dos no Grupo B do Pronaf, ou seja, que obtenham renda bruta anual de até R$ 6 mil, explorem área de até quatro módu-los rurais e utilizem mão de obra familiar.

Outro diferencial do Programa é a oferta de crédito de forma gradativa e sequen-cial, possibilitando a educação finan-ceira e o fortalecimento econômico do cliente. Aliado a isto, está a simplificação dos processos e a promoção da inclusão financeira dos Agricultores Familiares,

por meio da disponibilização de outros produtos, como conta-corrente, cartão de débito automático e microsseguro.

Desde sua implantação, o Agroamigo tem alcançado resultados satisfató-rios por meio da inovação metodoló-gica, gestão de resultados e parcerias.

A prova disso é o crescimento grada-tivo da Carteira Ativa do Programa. Ao final de 2005, a sua carteira ativa repre-sentava pouco mais de R$ 14 milhões, com 18.044 clientes ativos. Já em 2012, o Agroamigo detém em sua carteira 751.532 clientes ativos e mais R$ 1,1 bi-lhão aplicados. Acumuladamente, nesses sete anos de atuação, foram contratados pouco mais de 1,5 milhão de opera-ções, correspondentes a R$ 2,6 bilhões.

Para 2012, a meta é aplicar cerca de R$ 770 milhões, em, aproximadamente, 400 mil operações.

Participação da mulher

Dentro da sua área de atuação, o Agro-amigo tem demonstrado especial aten-ção na inserção da mulher no mercado de trabalho. De 2005 para cá, o núme-ro de mulheres com carteira ativa no Agroamigo saltou de 43% para 47%. Isto representa cerca de 350 mil mulheres, desenvolvendo atividades produtivas e ajudando a melhorar a renda familiar.

Integração com outros Programas do Governo Federal

Para este ano, a meta do Agroamigo é atender 200 mil agricultores familiares que também são benefi-ciários do Bolsa Família. A meta deve-se à parceria en-tre Banco do Nordeste e Mi-nistério do desenvolvimen-to Agrário (MDA), no âmbito do Programa Brasil sem Mi-

séria, que visa a estimular a geração de trabalho e renda, bem como garantir se-gurança alimentar a seus beneficiários.

Atualmente, mais da metade (56%) dos clientes ativos do Programa também são beneficiários do Bolsa Família. Isto representa um universo de 421.896 mi-croempreendedores rurais. Em 2010, esta porcentagem era de apenas 47%. De lá para cá, foram investidos cer-ca de R$ 618 milhões neste público.

Agroamigo deve atender mais de 400 mil clientes em 2012

“Graças à ajuda do Agroamigo, passei de quebradei-ra de coco para uma pequena empreendedora; de mulher sofredora, para vencedora. E sonho tornar-me uma grande empresária.”

Foto ilustrativa: Campanha Agroamigo 2012

Page 56: Melhores Programas de Assistência Social

56 Revista Ceará e Municípios

Social MELHORES PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2011

Diversas autoridades prestigiaram o evento que aconteceu no Salão Nobre do Naútico

Page 57: Melhores Programas de Assistência Social

57Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

Page 58: Melhores Programas de Assistência Social

58 Revista Ceará e Municípios

Page 59: Melhores Programas de Assistência Social

59Melhores Programas de Assistência Social do Ceará 2012

Page 60: Melhores Programas de Assistência Social

60 Revista Ceará e Municípios

SAC CAIXA: 0800 726 0101 (informações, reclamações, sugestões e elogios)Para pessoas com de� ciência auditiva ou de fala: 0800 726 2492Ouvidoria: 0800 725 7474

A VIDA PEDE MAIS QUE UM BANCO. A CAIXA É MAIS QUE UM BANCO.

ACESSE O SITE CAIXA.GOV.BR, PROCURE A AGÊNCIA MAIS PRÓXIMAOU DISQUE 0800 726 0222 PARA MAIS INFORMAÇÕES.

caixa.gov.br

A CAIXA CRIOU O PROGRAMA CAIXA MELHOR CRÉDITO, REDUZINDO

AINDA MAIS AS TAXAS DE JUROS DE SUAS OPERAÇÕES DE CRÉDITO.

SE ANTES A CAIXA JÁ OFERECIA AS MELHORES CONDIÇÕES PARA

EMPRÉSTIMO PESSOAL, CRÉDITO CONSIGNADO, CARTÃO DE CRÉDITO

E CHEQUE ESPECIAL AS NOVAS TAXAS VÃO SURPREENDER AINDA MAIS.

QUEM TEM CONTA-SALÁRIO NA CAIXA VAI PAGAR JUROS MENORES

AINDA. E QUEM AINDA NÃO TEM, PODE TRAZER SUA CONTA-SALÁRIO

PARA A CAIXA E APROVEITAR ESSA HISTÓRICA QUEDA DE JUROS.

VEM PRA CAIXA!

SAC CAIXA: 0800 726 0101 (informações, reclamações, sugestões e elogios)Para pessoas com de� ciência auditiva ou de fala: 0800 726 2492Ouvidoria: 0800 725 7474

A VIDA PEDE MAIS QUE UM BANCO. A CAIXA É MAIS QUE UM BANCO.

ACESSE O SITE CAIXA.GOV.BR, PROCURE A AGÊNCIA MAIS PRÓXIMAOU DISQUE 0800 726 0222 PARA MAIS INFORMAÇÕES.

caixa.gov.br

A CAIXA CRIOU O PROGRAMA CAIXA MELHOR CRÉDITO, REDUZINDO

AINDA MAIS AS TAXAS DE JUROS DE SUAS OPERAÇÕES DE CRÉDITO.

SE ANTES A CAIXA JÁ OFERECIA AS MELHORES CONDIÇÕES PARA

EMPRÉSTIMO PESSOAL, CRÉDITO CONSIGNADO, CARTÃO DE CRÉDITO

E CHEQUE ESPECIAL AS NOVAS TAXAS VÃO SURPREENDER AINDA MAIS.

QUEM TEM CONTA-SALÁRIO NA CAIXA VAI PAGAR JUROS MENORES

AINDA. E QUEM AINDA NÃO TEM, PODE TRAZER SUA CONTA-SALÁRIO

PARA A CAIXA E APROVEITAR ESSA HISTÓRICA QUEDA DE JUROS.

VEM PRA CAIXA!