materia para o site do curso de bambu sugest es.doc) · como praxe os participantes são convidados...

6
CURSO SOBRE O USO SUSTENTÁVEL DO BAMBU NO CPRA GERA REFLEXÕES E EXPECTATIVAS Na última semana de julho terminou o curso "Uso Sustentável do Bambu" oferecido pelo CPRA. O curso contou com 18 inscritos que vieram de localidades do Paraná e Santa Catarina, inclusive um participante do exterior, o peruano Javier Augusto Bustos Benites, que acompanhava os catarinenses de Florianópolis. O curso realizou-se nas dependências da oficina de bambu do CPRA sob a orientação dos instrutores Nailton de Lima e Valcir Wilhelm. O curso contou com dois módulos oferecidos em datas diferentes: O primeiro, que aconteceu na semana do dia 6 a 10 de julho, tratou da parte mais teórica associada com práticas de campo sobre o bambu.

Upload: phamtruc

Post on 12-Feb-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CURSO SOBRE O USO SUSTENTÁVEL DO BAMBU NO CPRA GERA REFLEXÕES E EXPECTATIVAS

Na última semana de julho terminou o curso "Uso Sustentável do Bambu" oferecido pelo CPRA. O curso contou com 18 inscritos que vieram de localidades do Paraná e Santa Catarina, inclusive um participante do exterior, o peruano Javier Augusto Bustos Benites, que acompanhava os catarinenses de Florianópolis.

O curso realizou-se nas dependências da oficina de bambu do CPRA sob a orientação dos instrutores Nailton de Lima e Valcir Wilhelm.

O curso contou com dois módulos oferecidos em datas diferentes:

O primeiro, que aconteceu na semana do dia 6 a 10 de julho, tratou da parte mais teórica associada com práticas de campo sobre o bambu.

A temática deste módulo abrangia desde a descrição da morfologia da planta e caracterização de espécies, até o manejo do bambuzal, colheita, tratamentos e métodos de propagação. As atividades de campo incluíram visitas a dois tipos de plantas, as alastrantes e as entouceirantes. Sem este conhecimento não é possível fazer uma escolha criteriosa das varas a serem usadas e os cuidados para não agredir o ecossistema de vida do bambuzal.

A teoria e a prática andaram de mãos dadas neste curso, veja abaixo as atividades práticas.

O segundo módulo aconteceu na semana do dia 27 até 31 julho e tratou da parte prática, desde o tratamento de cura das varas colhidas no primeiro módulo, como da fabricação das peças que compõem a barraca de feira montada durante o curso.

Entre as visitas realizadas nas atividades de campo durante o curso estava a visita à chácara da Vó Paschoalla a convite dos irmãos Ana Maria da Silva, Maria de Lourdes Louzano e Cezar Lozano da Silva moradores na chácara e também participantes no curso. A chácara tem um bambuzal que fora plantado pelo pai dos irmãos, o Sr. Onofre Cândido da Silva há aproximadamente quinze anos. As mudas deste bambuzal vieram da "Fazendinha" do antigo Parque Castelo Branco, onde hoje se localiza o CPRA.

Em cada edição do curso há sempre a meta de se construir alguma bioconstrução rural. Este ano, o resultado foi a confecção de uma barraca para feiras, desmontável e feita com colmos curados e processados.

O grupo comemorou o final do curso destacando sua satisfação com o desempenho dos orientadores e do próprio CPRA ao oferecer seu ambiente de trabalho para a realização do curso.

Como praxe os participantes são convidados a fazer a avaliação do curso. Nos depoimentos registrados foram unânimes em considerar que o método adotado consorciando teoria e prática facilitou a aprendizagem.

Com a visão ampliada sobre as potencialidades de utilização do bambu, ao término do curso, os participantes sugeriram que o CPRA promovesse outras capacitações sobre o tema. Esta demanda levou os organizadores a articular com o parceiro SENAR-PR a realização de um curso com o enfoque diferente, qual seja, a aplicação do bambu na confecção de utensílios, mobiliários e artesanato. Dessa forma, está agendado o curso sobre Artesanato com Bambu, módulo básico, para os dias 22 e 23 de Setembro, próximo, com vagas limitadas.

As inscrições estão abertas e devem ser realizadas pelo email [email protected].

Leia também:

COMENTÁRIO SOBRE A METODOLOGIA DO CURSO "USO SUSTENTÁVEL DO BAMBU"

LEITURA DE MUNDO A PARTIR DO BAMBU

Estas e outras reflexões e leituras lhe aguardam num curso sobre os Fundamentos Filosóficos da Agroecologia que estamos planejando talvez ainda para este ano.

Te interessaria? Responda para [email protected].

Educ. Gernote Gilberto Kirinus