marques 2º semestre - universidade paulista - unip · da expomídia 2005, na qual os alunos do...

2
novembro, 2005 unidade Multi Multi Campus Marquês Anuncie Aqui Anuncie Aqui foi o grande tema da Expomídia 2005, na qual os alunos do quarto e quinto semestres do curso de Propaganda e Marketing mostraram todas as mídias possíveis. A criatividade dos estudantes foi conferida por cerca de dois mil visitantes, que puderam conhecer as variações disponíveis para anunciar todo e qualquer produto ou serviço. Os alunos do segundo e terceiro semestres do curso de Turismo tiveram a oportunidade de acompanhar a tradição religiosa e a programação de eventos que aconteceram nas ruas da cidade de Paraty durante a Festa do Divino. Essa tradicional festa, que acontece desde o século XVII, é uma verdadeira manifestação de fé e cultura da população local. A programação religiosa repete-se durante os dez dias de festa com procissões diárias que saem da casa dos festeiros até a Igreja Matriz. O evento conta ainda com fanfarra; almoço preparado pelas senhoras da comunidade, oferecido para cerca de seis mil pessoas; coroação do imperador do Divino, escolhido entre os adolescentes da cidade; Dança- das-Fitas e dos bonecos folclóricos; distribuição de doces às crianças, entre outras manifestações. Durante a visita os alunos realizaram um city tour para conhecer os atrativos do centro histórico e também visitaram a fazenda Murycana, considerada um acervo totalmente colonial. O objetivo da visita técnica foi verificar os impactos causados pelo turismo em um local com predominância de atrativos histórico- culturais. Visita à cidade de Paraty Alunos em ação durante a Expomídia 2005

Upload: hoangdan

Post on 13-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

novembro, 2005 unidadeMultiMulti Campus Marquês

Anuncie Aqui Anuncie Aqui

foi o grande tema da Expomídia 2005, na qual os alunos do quarto e quinto semestres do curso de Propaganda e Marketing mostraram todas as mídias possíveis.

A criatividade dos estudantes foi conferida por cerca de dois mil visitantes, que puderam conhecer as variações disponíveis para anunciar todo e qualquer produto ou serviço.

Os alunos do segundo e terceiro semestres do curso de Turismo tiveram a oportunidade de acompanhar a tradição religiosa e a programação de eventos que aconteceram nas ruas da cidade de Paraty durante a Festa do Divino.

Essa tradicional festa, que acontece desde o século XVII, é uma verdadeira manifestação de fé e cultura da população local. A programação religiosa repete-se durante os dez dias de festa com procissões diárias que saem da casa dos festeiros até a Igreja Matriz. O evento conta ainda com fanfarra; almoço preparado pelas senhoras da comunidade, oferecido

para cerca de seis mil pessoas; coroação do imperador do Divino, escolhido entre os adolescentes da cidade; Dança-das-Fitas e dos bonecos folclóricos; distribuição de doces às crianças, entre outras manifestações.

Durante a visita os alunos realizaram um city tour para conhecer os atrativos do centro histórico e também visitaram a fazenda Murycana, considerada um acervo totalmente colonial.

O objetivo da visita técnica foi verificar os impactos causados pelo turismo em um local com predominância de atrativos histórico-culturais.

Visita à cidade de Paraty

Alunos em ação durante a Expomídia 2005

MultiMulti unidadeCultura popular

Alunos do primeiro ano do curso de Turismo realizaram seminários sobre festas folclóricas das várias regiões do País.

As diversas festas – Portuguesa da Marejada e Oktoberfest, em Santa Catarina; Italiana de São Vito, no bairro do Brás; Peão do Boiadeiro, em Barretos; Japonesa, no bairro da Liberdade; Festa da Uva, em São Roque – são os melhores exemplos de manifestações folclóricas de grande prestígio turístico.

Os seminários orientados pela professora da disciplina Cultura Popular e Folclore, Monica Buratto, contaram com a degustação de pratos típicos oferecidos nessas festas, bem como apresentação de roupas, músicas e danças típicas.

Enfatizar para os alunos a importância da preservação da cultura

popular brasileira, não só como um atrativo turístico, mas como a memória viva de nosso país, foi o principal objetivo dos seminários.

Intervalos agitados“Desarrumar o cotidiano,

propondo o insólito contra a rotina, retificando a lei e a ordem.” Seguindo esse pensamento do escritor André Breton, a direção do campus implantou um projeto com diversas apresentações de grupos da região, durante os 20 minutos de intervalo.

Ao mesmo tempo em que são divulgadas inúmeras atividades, o projeto tem por objetivo propiciar diversão e informação aos alunos, professores e funcionários. “Ao convidar escolas, academias e grupos musicais, damos oportunidade para a divulgação de seus trabalhos, e os nossos alunos conhecem o que há de melhor nas atividades desenvolvidas no

bairro e recebem minutos de distração e descontração dentro da unidade”, afirma a diretora do campus, Regina Cavalieri.

Apresentações de street dance, com o grupo Miami Boys; de capoeira e bateria mirim, com crianças e jovens do Instituto Rogacionista; demonstrações de exercícios, com a academia Bio Ritmo; show de música country, com o grupo Country Mídia, foram algumas atividades já apresentadas nos intervalos.

“Diversificar as atividades de maneira oportuna é uma forma de interagir com os alunos, e a resposta tem sido imediata, com a presença maciça nos intervalos; por isso iremos continuar com essa atividade”, concluiu a diretora.

Estudantes caracterizados para os seminários sobre festas folclóricas

Academias e grupos musicais no campus