março 2019 - revista frota & mercado

68

Upload: others

Post on 16-Oct-2021

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

2 Frota & Mercado - Março 2019

“Conduze-me, Senhor, na tua justiça... aplaina o teu caminho diante de mim... Pois tu, Senhor, abençoas o justo; o teu favor o

protege como um escudo”.

Salmo 5.8-12

EditorialForça e paciência... Vai dar tudo certo !

O ano de 2018 foi um dos mais difíceis dos últimos tempos para todos nós brasileiros, independente do nosso ramo de atividade, tivemos que nos desdobrar para empla-carmos nossos empregos, nossas empresas, nossas atividades profissionais sejam elas quais forem. Mas de toda crise tiramos ensinamentos. Foi um ano recheado de altos e baixos e o que mais marcou, sem dúvida nenhuma, foram as eleições

presidenciais, que mostraram nas urnas a insatisfação do povo com o sistema. O Brasil elegeu Jair Bolsonaro e sua equipe, encabeçada por Paulo Guedes e Sérgio Moro. Uma nova esperança tomou conta e trouxe um fio de otimismo diante de tanta descrença. Bolsonaro era o ideal ? Era o mais preparado ? Claro que não... mas perante as opções que se tinha, mesmo esfaqueado e longe da campanha, se destacou com sinceridade e falando aquilo que a imensa maioria dos brasileiros tinha engasgado na garganta.

O ano de 2019 começou, o novo presidente e sua equipe tomou posse e o Brasil otimista e engajado a retomar o crescimento foi abatido por uma avalanche de problemas, catástrofes e desencontros. Não bastasse Brumadinho, enchentes, massacres... o novo governo foi pego de surpresa com o presidente internado por semanas num hospital e seus filhos, marmanjos, agindo de maneira infantil nas redes sociais literalmente “aprontando” com a credibilidade do novo governo, causando mau estar político num período onde o que deveria reinar era a “harmonia”. Sem contar com as declarações de alguns novos ministros que se mostraram despreparados. Resultado: escândalos, disse me disse, exonerações, demissões, altos e baixos, comentários im-próprios. O problema é que tudo isso afeta diretamente a economia do País e quem sofre são as empresas e por consequência, o povo.

Não se passaram 3 meses de governo e a imprensa – em sua maioria mal intencionada – dissemina cobranças sobre o novo governo como se ele estivesse no comando do País há anos. Parece que a maior preocupação está em mostrar os desencontros de uma equipe nova – inclusive de um presidente novo – e convenhamos, desencontros e equívocos no início de qualquer atividade nova são normais, são comuns a qualquer ser humano. Isso acontece com qualquer um. Não é porque o camarada é presidente da República que ele se torna infalível ou um super-homem. Sem falar que sabemos, todos nós - no fundo, no fundo - que não deve ser nada fácil lidar com a “máquina”, ainda mais uma máquina inchada, mal acostumada, viciada e perigosa como é o Brasil.

Se demos um voto de confiança ao Bolsonaro e sua equipe durante as eleições, porque virarí-amos as costas agora, quando mais precisamos de força para vencer o que já está enraizado nessa “máquina” suja e enferrujada ? A hora agora é de união, de confiança, de acreditar no trabalho e nas intenções daqueles que “verdadeiramente” representam a vontade da maioria da nação. Tenhamos votado ou não nessa equipe que está no governo agora, é o que temos, e temos que apoiar e ajudar o Brasil a retomar os trilhos e voltar a crescer. Estamos no mesmo barco, temos que remar para o mesmo lado. Se a canoa afundar, não serão somente eles a morrer, vamos todos nós, juntos, afinal somos uma nação.

Logo teremos um acordo em Brasília/DF e a reforma da Previdência será votada. Bem ou mal será votada. Logo a nova equipe de governo e o presidente vão achar o rumo e o jeito de tocar o País realizando as mudanças que são necessárias. É só dar tempo ao tempo. São só 3 meses. Ninguém conserta um País do tamanho do Brasil, destroçado pela corrupção que durou gerações, em apenas 3 meses. Temos que ser sensatos e dar menos ouvidos às notícias plantadas e mais atenção ao que realmente já está sendo feito de necessário e de bom. Temos que ser mais coerentes, pacientes e “parceiros”, menos ansiosos e influenciáveis. Façamos a nossa parte e deixemos que o Brasil faça a parte dele, no tempo que é possível. Temos que ser otimistas !

Acreditem... 2019 será um grande ano e o início de um novo Brasil !

A Revista Frota & Mercado é uma publicação trimestral da

C & G 12EDITORA EIRELI – ME.

Telefone (PABX):(11) 3873-1525

Fax: (11) 3801-2195

[email protected] /frotaemercado | @FrotaeMercado

frotaemercado

Diretor Responsável – Editor

Rodrigo Antonio Rosso

Gerente Executivo

Fábio Prates

Consultor

Abrão Dib

Redação l Redes Sociais

Fernanda Souza

Administração

Juliana Gerazi

Depto. Comercial

Etiane Bastos

[email protected]

Levy Carneiro

[email protected]

Diagramação

Rodrigo Martins

www.rodrigomartins.it

Distribuição

José Faustino

Tiragem

10 mil exemplares

Redação e Comercial

Caixa Postal: 60.113

CEP 05033-970

São Paulo - SP

É permitida a reprodução de qualquer artigo ou matéria publicada na Revista FROTA & MERCADO, desde que seja citada a fonte.

*Os artigos assinados não expressam necessariamente aopinião deste veículo, sendo assim, de responsabilidade

exclusiva de seus autores.

Rodrigo Antonio RossoDiretor/Editor

Job: 22815-02 -- Empresa: Lew Lara -- Arquivo: AFA-22815-02 NISSAN FROTA 420x280-Rev FM_pag001.pdfRegistro: 195382 -- Data: 15:49:04 19/03/2019

Job: 22815-02 -- Empresa: Lew Lara -- Arquivo: AFA-22815-02 NISSAN FROTA 420x280-Rev FM_pag001.pdfRegistro: 195382 -- Data: 15:49:04 19/03/2019

6 Frota & Mercado - Março 2019

Entrevista

O homem de Vendas Diretas da Chevrolet (GM)

Marcelo Tezoto

7Frota & Mercado - Março 2019

Com 41 anos, casado, formado em Administração de Empresas com MBA em Marketing, ele está há quase 20 anos de General Motors tendo passado por diversas áreas dentro da companhia. Antes de entrar na indústria automobilística, trabalhou no

segmento farmacêutico.Dentro da GM, destaca algumas áreas às quais exerceu

atividade nos últimos anos como, finanças, preços e análise da concorrência, distribuição e Vendas Diretas, onde hoje é responsável pelas operações no Brasil. De 2008 até 2011, atuou como gerente de Vendas Diretas na matriz da empresa, com âmbito global.

Em entrevista exclusiva para a Revista Frota & Mercado, o executivo fala sobre o momento da montadora e as expec-tativas do mercado e de futuro.

Revista Frota & Mercado – Desde quando está à frente do departamento de Vendas Diretas da GM e qual a evo-lução da marca neste mercado durante esse período ?

Marcelo Tezoto - Conquistamos a liderança pelo terceiro ano consecutivo, com destaque tanto no varejo como em Vendas Diretas. A Chevrolet mantém a liderança não só no Brasil, mas também na América do Sul.

RF&M - Como foram os últimos anos da GM no en-frentamento da crise no setor automotivo, não só no Brasil, mas no mundo todo. Como a GM passou por esse período e qual o papel de Vendas Diretas nessa questão ?

MT - A Chevrolet vive seu melhor momento de marca em 94 anos de atividades no país. Temos a maior consideração de compra entre todas as marcas do Brasil.

RF&M - A marca lançou recentemente vários modelos novos e revitalizou outros. Isso impactou o mercado e levou novamente a GM para o topo no ranking no mercado bra-sileiro e latino americano. Quais os planos da marca para 2019 e o futuro em termos de lançamento de novos modelos ?

MT - A Chevrolet possui o mais completo portfólio do mercado, com produtos que são protagonistas em seus seg-mentos por importantes inovações tecnológicas, como o Cruze, o Tracker e a S10. Uma das novidades da nossa linha é o Novo Spin. Além do amplo espaço interno, o carro traz inovações em conteúdo, versatilidade, sofisticação e design que foram muito bem recebidos pelo mercado, com alta representatividade nas vendas. Além disso, a Chevrolet, que é líder em tecnologias de conectividade, anunciou que está desenvolvendo internet 4G e WiFi para seus futuros lançamentos.

Para este, a marca que acabou de anunciar mais um ciclo de investimentos no país, promete mais novidades. Ao todo, serão 11 lançamentos. O primeiro deles já chegou: foi o novo Camaro.

8 Frota & Mercado - Março 2019

RF&M - O Chevrolet Onix continua sendo o grande destaque da GM no Brasil ? E qual sua participação em Vendas Dire-tas e Corporativas ?

MT – O Onix é o produto de maior sucesso da atual geração de veículos da indústria.

- O mais vendido pelo quarto ano con-secutivo com mais um recorde de empla-camento e reconhecidamente o modelo de maior valor de revenda do segmento

RF&M - A GM anunciou que até 2023 quer liderar o mercado de veículos elé-tricos (EV) e veículos autônomos (AV). Esse planejamento também visa um tra-balho forte junto aos frotistas ?

MT - Quanto ao mercado de elétrico, a empresa já anunciou que lançará ao longo de 2019 o Bolt EV, seu primeiro carro 100 % elétrico no Brasil e, com certeza, Vendas Diretas está terá um papel estratégico na comercialização deste produto.

RF&M - O setor de locação, terceiri-zação de frotas, vem tomando um novo rumo de crescimento no Brasil, inclusive

com a chegada e a participação de empre-sas ligadas às próprias montadoras que já começam a atuar. Sabemos que a GM tem planos também nesse sentido. Como es-tão os andamentos dessa nova estratégia ?

MT - Em relação à Locação e à ter-ceirização de frota, temos uma estratégia robusta, que inclui uma linha de produtos vencedora, e inteligência de mercado, como TCO (total cost of ownership), valor de revenda, imagem de marca, capilaridade da rede de concessionárias.

RF&M - O que a GM espera do mer-cado frotista, corporativo e de Vendas Diretas e o que o mercado pode esperar da GM para 2019 ?

MT - Vendas Diretas é um mercado em expansão com muitas oportunidades. Este crescimento se dá por diversos fatores envolvendo os segmentos de mobilidade, PcD, vendas ao governo etc. Todo seg-mento e todo cliente é importante para a GM. Para o plano 2019, vamos continuar avançando em todas as frentes. O foco é a consistência para continuarmos fortes em Vendas Diretas.

12 Frota & Mercado - Março 2019

Mobilidade

No coração comercial e em-presarial das metrópoles bra-sileiras um novo transporte vem atraindo aqueles que possuem habilidade e pressa

para cumprir seus compromissos. O que mais importa é driblar o trânsito caótico das grandes cidades. E ainda colaborar com o meio ambiente.

Na Capital Paulista, por exemplo, o Parque Ibirapuera, regiões da Faria Lima, Vila Olímpia e Avenida Paulista, as pes-soas já podem experimentar a rapidez e agilidade dos patinetes elétricos compar-tilhados, ou ainda, os scooters greens.

Além de São Paulo a tendência pode ser encontrada no Rio de Janeiro/RJ, Floria-nópolis/SC, Santos/SP, Porto Alegre/RS e outras cidades que estão em fase de implantação. Também existe essa opção na Cidade do México, Guadalajara, Mon-terrey, Bogotá, Santiago, Montevidéu e tantas outras.

Em Portland – Oregon (EUA), por exemplo, já são contabilizadas mais de 700.000 viagens realizadas nesses novos veículos, num curto espaço de tempo. O departamento de transporte da cidade descobriu que 34 % dos ciclistas locais e 48 % dos visitantes tinham feito essas viagens de e-scooter em vez de dirigir seu próprio carro ou chamar um Uber, Lyft ou um táxi tradicional.

Brookline será a primeira cidade do estado de Boston (EUA) a ter scooters elétricas compartilhadas, depois que au-toridades deram sinal verde. Em janeiro, o governador Charlie Baker apresentou um projeto de lei que isenta os scooters de uma lei que exigia sinal e luzes de freio, e os classificam, agora, como bicicletas, o que faz os equipamentos voltarem às ruas.

Invasão à vista !

13Frota & Mercado - Março 2019

Em setembro do ano passado os brasileiros passaram a contar com as e-scooters mais utilizadas nos Estados Unidos, a BIRD.

Também a Yellow, empresa brasileira de soluções de mobili-dade urbana individual, anunciou a disponibilidade do serviço para os paulistanos. Pioneira no Brasil em atuar com o inovador sistema de bicicletas soltas com redistribuição livre e liberadas por aplicativo de celular, a Yellow anunciou que teria nas ruas da cidade pelo menos 500 unidades em projeto piloto que será expandido gradualmente em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo.

A empresa anuncia a expansão de até 100 mil unidades dis-poníveis em 2019, incluindo regiões periféricas. “O propósito da Yellow é o impacto positivo na cidade ao revolucionar a mo-bilidade urbana que conhecemos. Assim, chegamos a São Paulo de forma gradual e responsável, em conformidade com todas as legislações aplicáveis ao negócio, respeitando as normas do INMETRO e ANATEL. Como pioneiros no serviço, na escala

e no investimento, estamos liderando e financiando iniciativas necessárias para um ambiente seguro, claras e regulamentadas para o cidadão.” conclui Eduardo Musa.

Já Travis Vander Zander, ex-executivo da Lyft e do Uber e atual CEO da BIRD, descreveu sua própria empresa como: “a maior revolução nos transportes desde a chegada da aviação executiva”.

Já no Rio de Janeiro, a empresa Tembici, com uma parceria com a Petrobras, disponibiliza patinetes nas ruas da cidade com pontos espalhados pela orla, do Leme ao Leblon. Em fase experimental foram 500 patinetes só no mês de janeiro. Os patinetes chegam a até 15 Km/h e têm carga máxima de 110 Kg. Tomás Martins, CEO da Tembici ressalta a tendência de patinetes elétricos para micromobilidade.

Na Capital Gaúcha, o serviço é oferecido pelo aplicativo da Grin, que iniciou as operações com 200 veículos nos bairros Moinhos de Vento, Independência, Bom Fim e Rio Branco.

14 Frota & Mercado - Março 2019

Agência: WMcCann - Usuário: Marcello Martins (marcello.martins)

GMR001015-PG001_REV_FROTA_M... - ID: 221894 - Formato: 210 x 280 mm

Veiculo: Revista Frota & Mercado

Processado por arizona.go em Tue Mar 19 09:59:39 2019

São Paulo/SP sai na frente !Duas já operam na cidade, a Grin e Yellon que, por sinal foram

fundidas recentemente. Já existem estudos realizados por outras empresas para que pos-

sam atuar em grandes condomínios e até Shopping Center, com a possibilidade de colaborar com a ‘micromobilidade’.

Ao regulamentar os patinetes elétricos São Paulo será a pioneira em todo o mundo. As principais discussões estão em torno dos limites de velocidade. Há uma proposta de ser 20 Km/hora em ciclovias e ciclo-faixas e 6 Km/hora nas calçadas. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes quer a proibição do tráfego em calçadas. Também existe a discussão sobre o tráfego nas ruas. Existe a proposta de que o uso seja na pista de rolamento, entretanto exclusivamente na faixa da direita.

Na primeira quinzena de fevereiro, pelo menos 11 empresas en-tregaram planos para operar patinetes elétricos na capital paulista. As autoridades locais trabalham para regulamentar esses serviços que estão nas ruas desde o segundo semestre de 2018.

As empresas – juntas – pelo que levantou a reportagem da Revista Frota & Mercado, devem disponibilizar mais de 100 mil patinetes de forma gradual, conforme o plano de cada empresa entregue ao município. Cabe ainda ao Poder Executivo avaliar se essa quantidade deve ser mantida ou alterada.

A Uber, Mobileasy, Scoo, Lime, Yellow, Grin, Trunfo, Tembici, Serttel, Bird e FlipOn pretendem explorar esse mercado cada vez mais crescente.

A novidade é divulgada pela empresa como uma ‘alternati-va divertida de transporte’, que ocupa menos espaço que carros e motos e são fáceis de guiar.

Para Marcelo Loureiro, co-fundador da Grin e copresidente da Grow Brasil: “queremos que o serviço beneficie tanto usuários como não usuários, contribuin-do para redução de carros nas ruas, da poluição e do ruído”.

Os fabricantes dessa nova ten-dência recomendam que os usu-ários usem capacete e que man-tenham sempre as duas mãos no guidão e os dois pés dentro do patinete. Em eventuais aci-dentes durante o trajeto, muitos fabricantes oferecem cobertura de seguro.

Para a locação, os usuários devem baixar os aplicativos dos fabricantes, que estão disponí-veis nas plataformas: App Sto-re, Google Play, Android e IOS. O custo varia entre as cidades.

Qualquer maior de idade pode alugar um patinete elétrico e se locomover com um custo finan-ceiramente bastante acessível.

Agência: WMcCann - Usuário: Marcello Martins (marcello.martins)

GMR001015-PG001_REV_FROTA_M... - ID: 221894 - Formato: 210 x 280 mm

Veiculo: Revista Frota & Mercado

Processado por arizona.go em Tue Mar 19 09:59:39 2019

16 Frota & Mercado - Março 2019

Acontecendo

Uma nova cultura está atraindo o brasileiro para o compartilha-mento, ao contrário da aqui-sição. Com isso as locadoras de veículos comemoram o

aumento na demanda e crescimento rápi-do. As ações dessas empresas tiveram um crescimento de 11 % na Ibovespa em 2018

e a expectativa é atrair investidores em 2019.Os números da Bloomberg apontam que

os papéis da Locamerica - Companhia de Locação das Américas, por exemplo, termi-naram 2018 com uma alta de 85 %; a Movida Participações contabilizou 19 %, enquanto a Localiza Rent a Car teve uma valorização de 31 %. Segundo analistas, as ações das três empresas devem valorizar em 2019 entre 5 % e 22 %.

O diretor executivo da Unidas, Luis Fernando Porto, em entrevista, afirmou que “vê uma competição mais ra-cional e espera for-te crescimento para 2019”. A empresa deve aumentar em pelo menos 15 % o quadro de pessoal. No final de 2018

O novo momento da locação de automóveis !

17Frota & Mercado - Março 2019

tinham aproximadamente 2.300 funcionários. Já para o diretor executivo da Localiza, Eugênio Mattar, a com-petição está forçando as companhias a melho-rarem. “Se você não melhorar, alguém vai fazer isso e tomar o seu cliente”, afirma o executivo.

Em coletiva, Paulo Miguel Junior, presidente da ABLA – Associação Bra-sileira das Locadoras de Automóveis afir-mou que a frota total das locadoras ultrapas-sou os 826 mil veículos, um aumento de 16,5 % em relação ao ano anterior. As locadoras emplaca-

ram 412.753 automóveis e comerciais leves em 2018. “O número de locadoras subiu 15,5 %, passando de

11.407, em 2017, para 13.182 ao final de 2018. O faturamento bruto anual do setor de lo-

cação de veículos atingiu R$ 15,3 bilhões em 2018, enquanto o faturamento líquido foi de R$ 13,9 bilhões”.

Existia até dezembro de 2017 um total de 11.482 mil locadoras no Brasil,

com uma frota de 709.033 mil veículos, com um faturamento anual que ultrapassa

R$ 15 bilhões. Do total de locadoras no Brasil, 2.923

18 Frota & Mercado - Março 2019

21/03/2019 - 12:26

638146_TALENT_Honda Automoveis_210x280

oferecem serviços com motorista, enquanto 8.559 não oferecem motoristas.

O mercado brasileiro de locação de automóveis vem sendo liderado pela Localiza Hertz – frota de 193 mil veículos, Locamérica/Unidas com 11 mil automóveis e a Movida com 75 mil carros. Depois figuram a LM, ALD, Arval e Ouro Verde.

As fusões das locadoras revelam uma tendência no setor de locação – bastante pulverizado – ou seja, constata-se que o segmento de frotas do Brasil tem muito a crescer quando comparado com países em que a atividade está solidificada, como na Europa e nos EUA.

A francesa Europcar, líder na Europa e terceira maior loca-dora do mundo, com faturamento de € 2,4 bilhões, anunciou o início de operação no Brasil. A entrada no mercado aconteceu com a aquisição da Yes Rent a Car, uma rede de franquias com

70 postos de atendimentos espalhados em 15 Estados brasileiros e uma frota superior a 3 mil veículos.

“A ideia foi chegar ao Brasil com capilatidade. Já entramos brigando pelo quarto lugar”, afirma Paulo Gaba Junior, presidente da Europcar no Brasil. A empresa promete implantar no

Brasil alguns serviços oferecidos na Europa, como a entrega do carro na residência do cliente,

a locação de veículos com motoristas particulares, a oferta de carros elétricos e o modelo de compartilhamento.

A aglutinação do mercado traz dificuldades para as locadoras de pequeno e médio porte, que possuem frota de mil a dois mil veículos.

“As pequenas empresas precisam encontrar o nicho de mer-cado, se diferenciando de alguma forma, dar um trato especial aos clientes, fazer aquelas coisas que as grandes empresas

não podem fazer. Essas seriam as estratégias que imagino ser a saída para enfrentar as grandes

empresas”, afirma Jordi Solé, representante da AIAFA – Associação Internacional de Administradores de Frotas de Automóveis no Brasil.

Eugênio Mattar, co-fundador e presidente da Localiza Hertz, em entrevista para a Frota

& Mercado, no Anuário 2018, já afirmava que “o mercado brasileiro de aluguel de carros ainda não

está totalmente desenvolvido. O preço do aluguel precisa ficar mais acessível para o consumidor. Nós enxergamos um espaço enorme para crescer. Ao mesmo tempo, novos conceitos sur-giram no mercado, como o carro compartilhado, o transporte por aplicativos”.

Para o membro do Conselho de Administração da Locamé-rica, Wilson Benali, “a consolidação não é uma ameaça para a atividade da locação, visto que este ainda não é um mercado maduro. Tem muito espaço para crescer em certos nichos. Cada empresa tem que criar sua vantagem competitiva e achar seu nicho de negócio”.

Thiago Tavares, administrador da Star Vans – Locadora e Fretamento de veículos em Ribeirão Preto/SP, afirma que: “uma moderna e segura frota é uma das diferenciações que te-mos no mercado. Garantimos a segurança dos nossos veículos, disponibilidade e acima de tudo o atendimento especializado aos nossos clientes que estão espalhados por todo o Brasil. Disponibilizamos os nossos telefones pessoais para conversar com os clientes. Os pedidos dos nossos clientes são priorida-des. Por isso estamos no mercado há 14 anos contando com uma enorme clientela. Aqui na Star Vans todos os clientes são iguais”.

132019 Anuário Brasileiro do Setor de Locação de VeículosBrazilian Vehicle Rental Sector Yearbook

Paulo Gaba Jr.Presidente da FENALOC e vice-presidente da CNT President of FENALOC and vice-president of CNT

Rental cars on the moon

têm disposição para as mudanças. Somos um povo jovem, com milhões de usuários de internet abertos à inovação. A gente se adapta rápido. Nesta terra adubada, as sementes brotam e os brasileiros colherão os frutos da modernidade antes mesmo que muitos outros povos.

Quem achou que as ruas teriam cada vez mais veículos e que seria impossível trafegar, esqueceu-se de que, com a tecnologia, sabemos o melhor caminho a percorrer, com menos tráfego e maximizando o nosso mais precioso re-curso, que é o tempo! Isso sem falar que a tendência é de diminuição de acidentes, com “veículos inteligentes”, sen-sores, drones e etc.

Hoje, até apartamentos não precisam mais de tantas garagens, até porque a nova geração está mais preocupa-da em chegar aos seus destinos, não importando o modal escolhido ou compartilhado. Reinventando o setor de alu-guel de veículos e abertos a todas as possibilidades, dei-xamos a imaginação voar para novos mercados. Lembro que nosso segmento foi o primeiro a “compartilhar” e que, para manter essa posição de vanguarda, o setor depende de nossa criatividade.

Quem foi mesmo que disse que a gente não pode ex-pandir os negócios até a Lua? Quem viver verá!

Div

ulga

ção

ABLA

The buzzword now is mobility. There has never been so much talk about moving people and things

around, and I believe this is the big shift of the decade. Years ago I said that we would soon be renting propel-ler jackets, and I am sure we are not far from that.

Have you thought about life without WhatsApp? And who would have imagined , in 2010, that we would order a car by phone, or that the purchases would be made online and delivered to our homes? If anyone did imagine it, they certainly didn’t think deliveries would be made by drone (as has been tested in the UK).

Reality is incredible but, more incredibly, we are no longer amazed by it. Self-driving vehicles will soon be arriving at our doors. If anyone still thinks this is the distant future, they had better think again.

The Singularity University and Stanford Universi-ty, innovation hubs, have laboratories that are allowed to give free rein to dreams. It was that the transport applications of today were first thought of. So, we are looking for alternatives in our own business, exploring the existing customer base.

More than just creative, Brazilians are happy to change. We are a young people, with millions of in-ternet users open to innovation. We adapt fast. In this fertile land, seeds sprout, and Brazilians will reap the fruits of modernity before many others.

Those who thought that the streets would be clogged with too many vehicles and that it would be impossible to drive forgot that technology offers us the best routes, with less traffic, maximizing our most precious resource: time. Not to mention that the trend is a reduction in acci-dents, with “smart vehicles,” sensors, drones and so on.

Today, even apartments no longer need so many garage spaces, as people are more concerned about reaching their destinations and less so about how.

Reinventing the vehicle rental sector, being open to every possibility, we can let our imaginations soar to new markets. I remember that our segment was the first to share and that to maintain this leading position, the sector depends on our creativity.

Who says we cannot expand our business to the moon? We will see!

To maintain this leading position, the sector depends on our creativity

21/03/2019 - 12:26

638146_TALENT_Honda Automoveis_210x280

20 Frota & Mercado - Março 2019

Tendência

As empresas procuram cada vez mais oferecer rapidez para seus Executivos no momento de se locomover pelo Brasil e até mesmo pelo exterior.

Por outro lado, os aeroportos continuam apresentando problemas com atrasos fre-quentes e cancelamentos de voos. Mesmo que as empresas aéreas se comprometam a ressarcir os valores gastos com as passa-gens, o prejuízo de não se fechar grandes negócios, ou não participar de um grande evento é impossível de se mensurar.

Um investimento tem atraído cada vez mais o interesse de quem não quer contar com esses atrasos: a compra de aviões e he-licópteros compartilhados junto às empre-

sas de “flight-sharing” (compartilhamento de aeronaves).

A prática já funciona nos Estados Uni-dos desde a década de 80. No Brasil chegou há 20 anos e desde então só vem crescendo. Esse mercado de venda compartilhada de aeronaves teve um crescimento em torno de 20 % nos últimos anos.

Além de Curitiba/PR e São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Florianópolis/SC e Goiânia/GO também possuem empresas deste segmento.

A rota São Paulo – Rio de Janeiro, por exemplo, pode custar bem menos que os usuários pensam.

“Quero apresentar ao mercado um tra-balho diferenciado, associando segurança,

Voar pode ficar mais fácil, rápido e econômico

21Frota & Mercado - Março 2019

confiabilidade e custo. Todo empre-sário hoje busca bons resultados

com baixo custo, e isso é possível sem prejudicar a operação”, co-menta Pedro Gomes, sócio da empresa Radar On, com sede

em São Paulo e com parceiros em todo o Brasil e cidades do exterior.

No mercado de compartilhados, um helicóptero inteiro que custa perto de R$ 8 milhões pode ter uma cota de 5 % vendida por aproximadamente R$ 400 mil reais.

Em um dos modelos estudados neste mercado de compra compartilhada de aviões e helicópteros, o clien-te adquire apenas uma fração da aeronave, ou seja, no mínimo 5 % de um helicóptero (20 proprietários) ou 16,6 % (6 proprietários) de um jato executivo.

Essa aquisição, em parte das empresas do ramo, ofe-rece ao ‘proprietário’ da fração o direito de voar até 60 horas por ano com o helicóptero ou até 120 horas no caso do jato. Entretanto ainda é rateado entre os “pro-prietários” todos os custos da aeronave, como: tripula-ção, manutenção e hangarem. “Os usuários procuram avaliar pela questão financeira, comodidade, opera-cionalidade e de disponibilidade. Podemos garantir

que o modelo de compartilhamento, nos dias de hoje, é comprovadamente o mais eficiente”, diz Sidney Pargas, também sócio da empresa Radar On.

Todos os custos da operação são de responsabilidade dos “proprietários”. Os cuidados com manutenção, con-tratação e treinamento de pilotos, do-cumentação, seguro e coordenação dos voos, fica por conta da empresa que faz a gestão das aeronaves.

Os dois helicópteros mais compartilhados nos dias de hoje são o Esquilo, com capacidade de 5 passageiros (mono-turbina) e o Agusta, para 6 passageiros (bi--turbina). Nesses modelos o investimento para aqui-sição da cota de 5 % (20 cotas por aeronave) fica entre US$ 108.000 e US$ 400.000, com disponibilidade de 60 horas ano. A partir daí para cada cota, 20 no total, há uma mensalidade de R$ 4.750 para o Esquilo e R$ 8.750 para o Agusta. Quando faz um voo, o cliente ainda paga entre R$ 45 e R$ 75, dependendo do modelo, por minuto voado para os gastos de combustível e lubri-ficante. O custo para compra exclusiva de um Agusta, por exemplo, é de quase US$ 8 milhões e um custo mensal fixo que pode ultrapassar os R$ 100 mil reais.

22 Frota & Mercado - Março 2019

Na compra compartilhada, o proprietário não tem um avião ou helicóptero. Ele terá sempre uma aeronave para fazer suas via-gens, desde que cumpra os prazos previstos para as reservas das aeronaves. A Radar On, por exemplo, determina atendimento garantido com pedido de reserva de 24 ho-ras de antecedência para jato e de 4 horas para helicóptero.

“A aviação executiva deixou de ser luxo para os usuários. Hoje é uma ferramenta de trabalho, além de um grande investimen-to financeiro. Também existe a agilidade, versatilidade, disponibilidade e segurança. Com tudo isso, aumentamos o número de clientes consideravelmente. O custo bene-fício é muito claro”, afirma Sidney Pargas.

A Voom, outra empresa que atua nesse nicho, desenvolveu uma plataforma que faz com que os sonhos dos passageiros e viajan-tes se tornem realidade - sobrevoar o trân-sito com um simples toque de um botão. A Voom apresenta uma alternativa para os dias de hoje – um serviço sob demanda que conecta passageiros a um assento livre em um helicóptero compartilhado em questão de minutos. A empresa está enriquecendo a rotina de viajantes ao proporcionar uma melhoria em seus deslocamentos diários. A empresa pertence à Airbus e faz parte da

divisão UAM (Mobilidade Urbana Aérea). Foi lançada em 2016, e atualmente está disponível em São Paulo e na Cidade do México, e será lançado em outras cidades ao redor do mundo ao longo de 2019.

“Alguns meses após o lançamento das operações em São Paulo, percebemos uma demanda pela experiência de voar de helicóptero e não apenas usá-lo para chegar do ponto A ao ponto B. Desde então temos tido um crescimento considerável nessa rota”, expli-ca Olivier Capoulade, Country

Manager da Voom no Brasil. “Disponibilizar essa opção de rota também é uma ótima oportunidade para mostrar como São Paulo é linda por meio de uma perspectiva única”, complementa.

Em Curitiba/PR, a empresa Airone já opera há 2 anos. Segundo Diose-

nei Born, consultor comercial, o mercado está em expansão

por causa dos custos e a falta de preocupação com a manutenção. Para ele, o compartilhamento re-

presenta uma economia de

80 % em relação aos custos de comprar um avião sozinho.

A Uber promete entrar na concorrência e lançar seu serviço Uber Air até 2023. No início, em apenas duas cidades americanas: Dallas, no Texas e Los Angeles, na Califór-nia. Mas a área de atuação deve se ampliar rapidamente.

Outra importante ferramenta para os voos compartilhados são os aplicativos com o qual os clientes podem gerenciar a relação com a empresa direto de seus smartphones. Um cliente pode, pela ferramenta, compartilhar um voo com outro cliente, que faria o mes-mo trajeto. Isso ocorre muito em viagens de final de semana, para cidades litorâneas. Com isso, vários clientes podem dividir a

24 Frota & Mercado - Março 2019

mesma aeronave. Resumindo, além do compartilhamento de uma aeronave, há o compartilhamento de voo também.

A EBAA – European Business Avia-tion Association, com sede em Bruxelas, na Bélgica, que congrega toda a aviação executiva no continente europeu reali-

Otimizando o tempo !Para Ricardo Henrique da Silva Braga, 26 anos, executivo, es-

trategista de mercado e de inteligência de negócios das empresas Cogitare e Rurally, agências de publicidade com sede em São José do Rio Preto/SP, há aproximadamente 450 Km de São Paulo/SP, o “simples fato de voar não é mais sinônimo de luxo. Fugir do trânsito não é opção e sim necessidade, mantendo equilíbrio mental e emocional. Chegar a uma reunião após enfrentar um trânsito caótico, você chega conturbado. O trajeto feito com carro que varia em torno de uma hora e meia, pode ser feito com o helicóptero por 15 minutos. Como cliente da Voom, ai está a vantagem, pois permite cumprir agenda. Já cheguei a ficar de 2 a 3 dias em São Paulo para cumprir agenda. Utilizando o helicóptero em 1 dia faço tudo o que precisa e a noite já estou em casa”.

O empresário afirma que utiliza helicópteros na capital paulista pelo menos duas vezes por mês. Comenta também que nem sempre utiliza essa nova modalidade de transporte sozinho. Muitas vezes está com a equipe, com clientes e até mesmo com familiares. As ro-tas são sempre diferentes, mas afirma que o custo benefício é muito grande. Mesmo a empresa tendo frota de veículos, hoje o meio de transporte utilizado pela equipe Cogitare e Rurally é o helicóptero. Comandante Marco e Ricardo Braga

zou uma ampla pesquisa para identificar tendências e oportunidades de negócios. A conclusão é que o compartilhamento rapidamente avançará para o mundo da aviação comercial e isso vem realmente se concretizando. Dois vetores estão com-provando o que apurou a pesquisa. Por um

lado, o progresso tecnológico produzindo aparelhos cada vez mais seguros, de maior autonomia e com baixa emissão de car-bono. Por outro lado, as novas gerações preferem “viver experiências”, em vez de “possuir coisas”. Logo, aceitam melhor a ideia do compartilhamento.

As gigantescas empresas de aviação co-mercial estão tendo que dividir o espaço aéreo com companhias e empresas meno-res, mais ágeis e capazes de oferecer um serviço melhor, mais eficiente e, pelo que demonstra, também mais barato.

Números apontam que o mercado de aviação civil cresce 4 % nos EUA, enquanto isso o de compartilhamento de voos cresce 10 %. No Brasil, as empresas de táxi aéreo atendem cerca de 300 mil pessoas, mas a expectativa é que existe um mercado po-tencial de até 2,7 milhões de passageiros.

Parece mesmo que o mundo da mo-bilidade está tomando rumos cada vez mais ousados e com facilitadores no dia a dia das pessoas, cada vez mais co-nectadas e com seu tempo mais escasso. Vamos acompanhar !

26 Frota & Mercado - Março 2019

Mercado

O total da frota de todas as empresas loca-doras de automóveis no Brasil somou no ano passado – 2018 – 1.451.692 unidades, conforme levantamento junto ao SERPRO. Portanto, perto de 1,5 milhão de veículos

registrados em nome de empresas aptas a exercerem a atividade de locação. Isso só demonstra toda a força desse nicho que cresce diariamente e de forma sólida no mercado.

Trata-se de um segmento da economia brasileira que mais compra veículos das montadoras e o principal for-necedor de carros para aplicativos de transportes.

Representantes das mais importantes entidades no Brasil comentam esse aumento considerável da frota para locação, seja ela no setor privado, varejo ou terceirização.

Para Jordi Solé, diretor da AIAFA Brasil: “a criação de novos sistemas de transporte aponta que a tendência é que as empresas comecem a reduzir o número de car-

ros próprios. Para o futuro, o desafio das empresas – e dos Gestores de Frotas – é saber como integrar essas diferentes modalidades de mobilidade, como veículos coorporativos, carros compartilhados, patinetes elétricos, ou mesmo transporte público, entre outros”.

Já para Paulo Miguel Junior, Presidente da ABLA: “o segmento de locação de veículos tem muito a conquistar durante o ano de 2019. Acredito que nosso modo de pensar, de agir e principalmente de apresentar o setor de aluguel de veículos sempre com a máxima transparên-cia, nos ajudará também durante esse ano a fortalecer e preservar a atividade de locação”.

Antônio Megale, presidente da ANFAVEA, afirma que: “o mercado interno teve forte reação, o que mostra que parte da demanda reprimida foi bem atendida. A partir de agora, trocaremos os sobressaltos e tempestades do passado pelas rotas de calmaria e previsibilidade, in-tegrando o Brasil às últimas tendências da mobilidade”.

Montadoras apostam no setor frotista/corporativo

“Com a inflação sob o controle, taxas de juros estabi-lizadas e com uma previsão de PIB que pode ultrapassar 2,5 %, o ano de 2019 deverá apresentar resultados positivos para muitos setores, notadamente, o de au-tomóveis e comerciais leves, sempre impulsionados pela disponibilidade de crédito no país”, afirma Alarico Assumpção Junior, presidente da Fenabrave. Por sinal a entidade divulgou que em 2018 as vendas de Automóveis + Comerciais Leves em Vendas Diretas foi de 42,47 %, enquanto para o Varejo foram comercializados outros 57,53 %.

Segundo números divulgados pela ANFAVEA, o licenciamento total de au-toveículos em 2018 registrou 2,56 milhões de unidades, ou seja, um aumento de 14,6 % em relação às 2,24 milhões de unidades vendidas em 2017.

Foram 2,09 milhões de automóveis (subida de 13,1 % em relação a 2017) e 375 mil comerciais leves (acrés-cimo de 17,5 %).

Apesar de 2018 ter apontado momentos difíceis, o setor foi firme e forte. Isso demonstra muita força para encarar um ano que promete taxas de juros mais próximas da realidade do setor.

Os dados da indústria automotiva mostram que 199,8 mil unidades foram comercializadas em janeiro deste ano, o que representa crescimento de 10,2 % em relação ao mesmo período do ano passado, quan-do 181,3 mil veículos foram licenciados. O balanço

confirma o que especialistas do setor automotivo vinham apontando, ou seja, que janeiro seria

o melhor mês desde 2015. A Ford terminou 2018 com 10 % de

crescimento e comemora os bons resul-tados. Em entrevista para imprensa es-pecializada, Natan Vieira, vice presidente

de marketing, vendas e serviços da Ford, diz que: “historicamente as Vendas Diretas

para frotistas e locadoras chegavam entre 20 % e 25 %. Em 2018 houve meses em que batemos 50% da indústria. Este crescimento é bom, pois volta o volume, mas é um crescimento ruim para o mercado e montadoras. Afinal, não é varejo e cliente final, que é mais saudável para a indústria. Porém, isso também não quer dizer que a indústria de varejo não cresceu, pois houve um acréscimo, porém, mais modesto”, comenta o vice presidente.

Para 2019 a Ford prevê que o crescimento para a

Car Sharing Corporativo

28 Frota & Mercado - Março 2019

indústria deva girar em torno de 10 % e 12 %, e espera manter um aumento de dois dígitos para a montadora. “Devido à equação do negócio, e isso não é nenhuma novidade, perdemos dinheiro nos últimos anos na América do Sul, e estamos dire-cionando vendas para as mais lucrativas”, finalizou Natan Vieira.

Vladimir Centurião, da Toyota, diz que: “os re-sultados em Vendas Diretas foram significativos. Em 2018, registramos cerca de 4 % de aumento em relação a 2017. Além disso, a representatividade para o mercado de frotistas e locadoras foi de 3 %, com 18.314 unidades vendidas em 2018 e a perspectiva

para este ano é manter o mesmo volume de vendas”.

O Gerente de Vendas Diretas da Nissan, Antônio Alonso Junior afirma que: “a área de Vendas Diretas continua sendo muito importante para o negócio da Nissan no Brasil, sendo um dos pilares da empresa. Em 2019, continuaremos a consolidação de nos-sa marca e dos nossos produtos, procurando manter oportunidades em Vendas Diretas principalmente em pequenos e médios fro-tistas. Nosso objetivo é continuar crescendo”.

Leonardo Tosello, Gerente Executivo de Vendas da Volkswagen, em recente entrevis-ta, diz que: “em 2019, temos a expectativa de continuar crescendo de forma robusta e equilibrada”.

29Frota & Mercado - Março 2019

Mais vendidos de 2018

1º GM/Onix 87.204

2º VW Gol 51.456

3º Ford Ka43.929

4º Jeep Compass 35.033

5º Renegade 31.866

AUTOMÓVEIS COMERCIAIS LEVES

1º Fiat Strada 64.412

2º Fiat Toro 46.856

3º VW Saveiro 40.360

4º Chevrolet S10 18.048

5º Ford Ranger 16.094

Mercado

30 Frota & Mercado - Março 2019

Ranking de Vendas Diretas em 2018*Total de Vendas/Diretas Corporativas por Montadora

1.570unidades

235 unidades

94 unidades

16 unidades

Mercado

*Como é tradição

e nossa obrigação, a

Revista Frota & Mercado

consultou todas as

montadoras, solicitando

seus números de Vendas

Diretas/Corporativas para

divulgação neste gráfico.

Porém, algumas não

responderam sobre seus

números. Foram elas: CAOA

CHERY,CAOA HYUNDAI,

FCA, HONDA, FORD,

HYUNDAI, JAC MOTORS,

MITSUBISH, RENAULT,

SUZUKI, VW e VOLVO

31Frota & Mercado - Março 2019

190.000 unidades

51.512 unidades

9.944unidades

7.567 unidades

2.448 unidades

2.138 unidades

1.928unidades

51.000 unidades

32 Frota & Mercado - Março 2019

Mercado

Fonte: FENABRAVE

2018Automóveis: 37,32%Comerciais Leves: 69,85%Soma: 42,47%

2016Automóveis: 30,33%Comerciais Leves: 55,90%Soma: 34,17%

2015Automóveis: 24,76%Comerciais Leves: 52,88%Soma: 28,78%

Vendas a FrotistasParticipação do segmento de Vendas Diretas no mercado nos últimos 5 anos

2014Automóveis: 23,87%Comerciais Leves: 56,12%Soma: 29,04%

2017Automóveis: 35,43%Comerciais Leves: 66,74%Soma: 39,99%

33Frota & Mercado - Março 2019

Antonio MegalePresidente da ANFAVEA

por Antonio Megale

ANFAVEA

É importante destacar que 2018 será reconhecido pelos historiadores do futuro como um divisor de águas em nosso setor. Não pelas estatísticas que consolidaram a nossa recuperação após

uma grande e longa crise no país, mas pelo marco histórico da aprovação do programa Rota 2030.

Após meses de debates e estudos entre es-pecialistas do governo federal e de todos os re-presentantes da cadeia automotiva, foi motivo de alívio e alegria ter o decreto assinado pelo então presidente Michel Temer justamente na abertura oficial do Salão do Automóvel, no dia 8 de novembro.

Com o fim do Inovar-Auto em 2017, ficamos praticamente um ano sem um regime automo-tivo em vigor. Mas as discussões foram muito frutíferas e resultaram em um programa que serve de exemplo para outros países e, inclusive, para outros segmentos da economia. A consoli-dação do Rota 2030 comprova que o Brasil pode

A rota do futuro está traçada. E é muito promissora !

não foram melhores por motivos que fogem ao nosso controle, como a crise do mercado argen-tino. O mercado interno foi o grande destaque de 2018, com quase 2,5 milhões de veículos leves licenciados, 13,8 % a mais que em 2017. Foi o segundo ano seguido de alta, mostrando que a crise ficou para trás.

Para 2019, a ANFAVEA estima um aumento de 11,4 % no licenciamento de autoveículos. A expectativa é de comercializar 2,86 milhões de unidades no Brasil.

A produção deve chegar em 3,14 milhões de unidades, o que significa um aumento de 9 %.

Em 2018, os associados da ANFAVEA fe-charam o ano com 130,4 mil empregos dire-tos, 1,7 % a mais que em dezembro de 2017. Também chamou a atenção o sucesso do Salão do Automóvel em novembro, com uma inédita arena de mobilidade, test-drive de híbridos e elétricos, lançamento de carros 100 % elétricos e estandes com muitas novidades em termos de tecnologias e produtos desenvolvidos no Brasil, o que confirma que uma onda de investimentos vem aí, assegurada pelo Rota 2030.

Não poderia encerrar sem mencionar uma pesquisa encomendada pela ANFAVEA em 2018 (disponível em nosso site). Ela trouxe ex-celentes notícias para os fabricantes de veículos. Ao contrário do que se tem falado sobre certo desinteresse das novas gerações, o automóvel ainda é a plataforma preferida por todas as faixas etárias, inclusive pelos jovens. O estudo revela que novas gerações estão demorando um pouco mais para tirar a habilitação, mas não deixam de se interessar pelo ato de dirigir carros pró-prios. E mesmo aqueles que não se interessam por dirigir ou comprar um carro, apontam o automóvel como principal opção de mobilida-de, mesmo com tantos modais surgindo. Esses dados, somados ao ainda baixo índice de mo-torização per capita do Brasil, indicam anos de grande crescimento do mercado nacional, e por tabela do setor automotivo.

e deve ser uma nação organizada, com ambiente adequado para a construção do futuro.

O Rota 2030 representa a ponte que levará a indústria automobilística brasileira para novos tempos. Afinal, traz um mínimo de previsibi-lidade a um setor que envolve grandes inves-timentos a longo prazo, e que passa por um momento disruptivo sem precedentes, por conta de tendências como eletrificação, automação, conectividade e compartilhamento.

O novo programa valoriza nossa engenharia, que já é mundialmente conhecida pela criati-vidade e capacidade de desenvolver novas so-luções, como os biocombustíveis e os motores flex. Mantém a todo o vapor nossos centros de pesquisa, com força para elaborar projetos internacionais. E ainda tende a elevar o pata-mar tecnológico de nossa indústria automotiva, inclusive do setor de autopeças.

Um exemplo da modernidade desse programa é o mapeamento de itens de segurança que se tornarão obrigatórios em todos os carros ven-didos no Brasil – alguns já a partir de 2020. A área técnica da ANFAVEA identificou os itens de segurança ativa e passiva que equiparão os veículos nos principais mercados do mundo e elaborou um calendário juntamente com o Denatran, que vai até 2030. O objetivo é que os carros nacionais acompanhem com pouca ou nenhuma defasagem a legislação de segurança da Europa e dos Estados Unidos. Para proporcionar maior transparência aos consumidores, haverá uma etiqueta de segurança e eficiência energética para todos os veículos vendidos no Brasil. Em resumo, o Rota 2030 vai garantir que o Brasil tenha uma indústria forte e veículos cada vez mais modernos, tecnológicos, eficientes e segu-ros, o que deverá ampliar nossa capacidade de conquistar mercados externos, além de aumentar a satisfação dos consumidores brasileiros.

Felizmente, o ano passado, tão especial para o setor automotivo se encerrou brindado por números muito consistentes da indústria, que só

34 Frota & Mercado - Março 2019

Paulo Miguel JuniorPresidente da Associação Brasileira das Locadoras de Veículos (ABLA) e diretor da Confederação Nacional do Transporte (CNT)

por Paulo Miguel Junior

ABLA

O segmento de locação de veículos tem muito a conquistar durante o ano de 2019. Por méritos, já temos espaço e respeito no am-biente econômico e social, assim

como cada vez mais importância dentro da cadeia produtiva da indústria automobilística e do trade do turismo. Acredito que nosso modo de pensar, de agir e principalmente de apresentar o setor de aluguel de veículos sem-pre com a máxima transparência, nos ajudará também durante esse novo ano a fortalecer e preservar a atividade de locação.

Uma frota do tamanho do BrasilNesse novo ciclo anual, existirá espaço para

locadoras de todos os portes, sejam as que exercem a locação como atividade principal, sejam as empresas que também alugam veí-culos como atividade complementar. Dentro do nosso segmento não estão somente as lo-cadoras cuja única atividade é alugar veículos: existem também empresas que, embora não tenham no aluguel de carros a sua atividade principal, estão aptas e têm na locação uma importante atividade complementar ao seu core business.

Esse é o caso de boa parte das empresas que têm como atividade principal a construção ci-vil, por exemplo. Também é o caso de muitas transportadoras de cargas e até de empresas de segurança patrimonial, entre outras, que também alugam veículos como um negócio complementar.

Vale dizer que isso é perfeitamente legal e permitido para todas as empresas cujos regis-tros de atividade, no Ministério da Fazenda, tenham enquadramento dos CNAE 7711-0/00 (locação de veículos sem motorista) e/ou CNAE 4923-0/02 (locação de veículos com motorista). Inclusive quando estes CNAE figuram apenas como secundários.

De fato e de direito, todas são locadoras. Estamos falando de um universo de empresas que simplesmente comprou, somente no ano passado, mais de 620 mil veículos, entre auto-móveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, micro-ônibus e motocicletas.

Esse volume de compras é significativo e importante para a economia do país, assim como é também o total da frota de todas as empresas aptas a alugar carros no Brasil: são 1.451.692 unidades, conforme os mais re-centes números apurados pelo SERPRO – e publicados no Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos – edição de 2019.

Há, dessa forma, quase 1,5 milhão de ve-ículos devidamente registrados em nome de empresas aptas a exercerem a atividade de

locação ! Nós evoluímos. O mercado também e, hoje, podemos dizer que já temos taxas de juros mais próximas da realidade do setor. Somos também o segmento da economia que mais compra veículos das montadoras e o principal fornecedor de carros para aplica-tivos de transportes.

Atravessamos os momentos difíceis do ano passado e, mesmo diante deles, nosso setor se manteve firme e forte. Claro, ainda temos desafios pela frente em 2019. A nova placa do MERCOSUL; a guerra fiscal entre os estados em relação à cobrança do IPVA; as taxas de licenciamento e emplacamen-to; multas vinculadas aos veículos e não aos motoristas; apropriação indébita de veículos das locadoras que, por falta de sistema na gestão dos DETRANS e das polícias, não enfrentam restrições de circulação quando em mãos de criminosos.

Será preciso dar muita atenção à operação e à gestão financeira durante esse ano de 2019. Importante destacar ainda que, para a renovação da frota do setor de locação, nosso segmento deverá usar fortemente o sistema financeiro nacional, movimentando centenas de milhões de reais nas operações de crédito, leasing e em outras formas de financiamento.

Agora, em 2019, a conjuntura macroeco-nômica indica um aumento mais significativo do PIB, inflação diminuindo e queda do dó-lar. Na soma desses fatores ao otimismo com as reformas que deverão ser aprovadas no Congresso, nós também acreditamos em uma reação sequencial, que passará pela retomada da confiança no Brasil.

Por tudo isso, eu conclamo as locadoras a não desistirem de expandir seus negócios ! As locadoras fazem parte do sistema de mobi-lidade e é dentro desse conceito que temos de inovar, criar alternativas e ousar na busca de ideias para o aluguel de veículos. Daqui para frente, vamos pensar muito além do que sempre pensamos.

35Frota & Mercado - Março 2019

Alarico Assumpção JúniorPresidente da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

por Alarico Assumpção Júnior

FENABRAVE

Iniciamos 2019 com um Novo Governo e com projeções favoráveis para os segmentos de automóveis e comerciais leves. Desde o se-gundo semestre de 2017, estamos retomando o crescimento deste mercado que, este ano, deverá apresentar um aumento estimado em 11 %, totalizando 2.741.716 unidades emplacadas.

Ainda que sob uma base comparativa baixa, em função da crise vivi-da entre 2015 e o primeiro semestre de 2017, não podemos deixar de comemorar essas perspectivas, que se tornam ainda mais favoráveis ao considerarmos alguns fatores importantes, como: a inadimplência em queda, tanto para Pessoa Física como para Pessoa Jurídica, os volumes de crédito em expansão – sendo que, hoje, a cada 10 fichas cadastrais, 6,2 são aprovadas para financiamentos de automóveis e comerciais leves e os índices de confiança também vêm crescendo, muito em função das expectativas da aprovação das reformas, como a da Previdência, que deve ser colocada em votação até o mês de março.

Com inflação sob controle, taxas de juros estabilizadas e com uma previsão de PIB que pode ultrapassar 2,5 %, o ano de 2019 deverá apresentar resultados positivos para muitos setores, notadamente, o de automóveis e comerciais leves, sempre impulsionado pela disponibilidade de crédito no país.

Tudo indica que o direcionamento econômico do Novo Governo está correto, levando o País a outros patamares de desenvolvimento e contri-buindo para fatores que influenciam, diretamente, na comercialização de bens duráveis, como o automóvel.

Com a retomada da economia, vemos cair os níveis de endividamento das famílias, assim como a recuperação de renda, com a queda no de-semprego, ainda que de forma gradativa.

Para que tudo saia como a população deseja e tanto anseia, contudo é preciso que tenhamos união, não apenas entre os setores que represen-tamos, como fundamentalmente, entre toda a Nação. Unidos, estaremos contribuindo para a evolução de todos, e atingiremos objetivos comuns pois, como diz o ditado: “Sozinhos podemos ir mais rápido, mas, juntos, iremos mais longe !”.

O Setor da Distribuição de Veículos Automotores, formado por mais de 7,3 mil concessionários, assume este compromisso, ao responder por 3,9 % do PIB Nacional e pela geração direta de mais de 318 mil empregos.

Juntos, movemos o Brasil ! E assim continuaremos, para que o nosso País conquiste maior crescimento sobre rodas.

Perspectivas positivas para automóveis e comerciais leves

36 Frota & Mercado - Março 2019

Jordi SoléDiretor da AIAFA Brasil

por Jordi Solé

AIAFA

Avanços, expectativas e a Gestão de Frotas do futuro

As projeções da indústria auto-motiva para este ano são bas-tante favoráveis para o segmen-to de veículos leves, e isso anima a Associação Internacional de

Administradores de Frotas de Automóveis (AIAFA Brasil). Começamos 2019 com um novo governo e a esperança de melhoria na economia brasileira se renova.

Com uma possível taxa de juros baixa – pois, juntamente com a Rússia, temos as maiores taxas de juros no mundo – haverá

mais disponibilidade de crédito na praça. E isso vai facilitar que a economia gire, o que reflete positivamente no setor automotivo e, consequentemente, no setor frotista.

Outro dado animador vem do anuário da Associação Brasileira das Locadoras de Au-tomóveis (ABLA), que indica crescimento no setor de terceirização de frotas em 2018. Ainda estamos nos recuperando da crise econômica dos últimos anos, mas a expec-tativa de crescimento na venda e produção de veículos para este ano incentiva a AIAFA Brasil a levar adiante os planos de expansão.

Isso porque é um momento em que as empresas estão mais atentas à importância do marketing, ao valor da marca e à profis-sionalização da gestão de frotas. Com essa visão estratégica, as companhias voltam a participar mais de eventos e capacitação na área. E, nesse aspecto, baseado também nos bons resultados do ano passado, as expecta-tivas da AIAFA Brasil são altas. Em 2018, organizamos mais um Congresso AIAFA Brasil de Gestores de Frotas, dentro do Sa-lão do Automóvel de São Paulo, que foi um sucesso. Recebemos o apoio do dobro de patrocinadores em comparação à edição anterior, de 2016.

Isso nos deu força para enfrentar os pró-ximos desafios com mais otimismo. Por isso, este ano realizaremos quatro workshops em Gestão de Frotas, em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. E, nessa área, fechamos uma parceria importante com a Volkswagen, para realizar esse tipo de evento dentro dos centros de treinamento que a corporação tem em várias cidades no Brasil.

Depois de um período de ausência, tam-bém organizaremos uma nova edição do Dia da Frota, no dia 13 de agosto de 2019.

Trata-se de um encontro de Gestores de Frotas, em que eles têm a oportunidade de realizar test-drive em vários modelos e mar-cas no Autódromo de Interlagos. É ainda um espaço para o gestor ter contato direto com empresas fornecedoras do setor frotista e locadoras. O componente emocional de poder dirigir dentro do circuito de F1 faz com que os administradores de frotas te-nham um carinho especial por esse evento.

E uma das maiores novidades da AIAFA Brasil é que realizaremos um congresso iné-dito sobre Gestão de Frotas dentro do Salão do Veículo Elétrico Latino-americano, no dia 28 de setembro, em parceria com a Nu-remberg Messe e a ABLA.

Dentro dos eventos da AIAFA Brasil e das plataformas de comunicação que dispo-nibilizamos aos Gestores de Frotas (revista AIAFANews e web), trazemos especialistas de renome nacional e internacional que falam sobre gestão e terceirização de frotas, tecnolo-gias, soluções inovadoras e um tema que está bastante em voga: a mobilidade do futuro.

A criação de novos sistemas de transporte aponta que a tendência é que as empre-sas comecem a reduzir o número de carros próprios. Para o futuro, o desafio das em-presas – e dos Gestores de Frotas – é saber como integrar essas diferentes modalidades de mobilidade, como veículos corporativos, carros compartilhados, patinetes elétricos, ou mesmo transporte público, entre outros.

A mobilidade é um assunto que devemos prestar cada vez mais atenção. E o Gestor de Frotas continuará exercendo papel funda-mental para que as empresas possam reduzir os custos e o tempo de deslocamento, mas que, principalmente, olhem para o bem-estar das pessoas.

37Frota & Mercado - Março 2019

Ricardo GuggisbergPresidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE)

por Ricardo Guggisberg

ABVE

O Brasil entrou tarde na Era da Eletromobilidade, mas, a duras penas (e, às vezes, aos trancos e bar-rancos), começa a recuperar o tempo perdido.

Alguns eventos importantes marcaram o ano de 2018.

Tomados em conjunto, podemos dizer que eles assinalam um ponto de inflexão no rumo do debate brasileiro sobre transportes limpos e sustentáveis.

ÔNIBUS

O primeiro deles foi a promulgação, pelo então prefeito paulistano João Doria, da Lei 16.802/2018, em janeiro do ano passado.

Essa lei atualizou a Política de Mudança do Clima do Mu-nicípio de São Paulo e estabeleceu um novo cronograma para a troca obrigatória dos ônibus a diesel da frota do transporte público municipal por veículos de baixa emissão de poluentes.

Ao mesmo tempo, a Prefeitura lançou um edital com regras estritas para renovar os contratos de todas as empresas de ônibus. Estas terão de seguir rigorosamente a nova legislação ambiental.

A Lei 16.802 obriga os ônibus e caminhões de lixo que circulam em São Paulo a cortar metade de suas emissões de gás carbônico (CO²) em dez anos - e a zerar suas emissões de poluentes em 20 anos.

Isso só será possível com a substituição dos veículos a diesel por veículos elétricos ou híbridos.

A relevância da nova lei paulistana (e da licitação que a ela se seguiu) é imensa.

Estamos falando da maior frota de ônibus municipais do Ocidente, com 14.400 veículos ! E da terceira maior do mundo (só perde para Shenzhen e Beijing, na China).

Se as novas regras forem cumpridas à risca, teremos seis mil ônibus elétricos e híbridos rodando na maior cidade do país em dez anos. E mais de 14 mil em 20 anos.

E se tudo isso acontecer (como esperamos), os ônibus paulis-tanos deixarão de despejar na atmosfera cerca de 14,3 milhões de toneladas de CO² nas próximas duas décadas – afora os gases tóxicos, como óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado (MP).

Eletromobilidade no Brasil: consolidar e acelerar

38 Frota & Mercado - Março 2019

AUTOMÓVEIS

Outro evento importante foi o lançamento do programa automotivo Rota 2030, em julho do ano passado (Lei Federal 13.755/2018), seguido do Decreto 9.442/2018, que reduziu o IPI sobre veículos elétricos e híbridos.

É fato que o Rota 2030 e as novas alíquotas de IPI, embora longamente aguardadas, ficaram aquém do esperado pelo mercado de veículos elétricos e híbridos.

Mas pelo menos as novas medidas anunciadas pelo presidente Michel Temer definiram as regras do jogo para o setor, além de terem trazido alguns benefícios para as empresas que investirem em eficiência energética e pesquisa de novas tecnologias.

O mercado de VEs no Brasil, que estava praticamente parado desde o final de 2017, voltou a se movimentar depois do anúncio do Rota 2030.

Empresas como Nissan, General Motors, Volkswagen e outras anunciaram novos produtos elétricos e híbridos para o mercado brasileiro nos próximos dois anos.

E o consumidor reagiu. Segundo dados do Renavam e da ANFAVEA, compilados pela ABVE, o total de vendas/emplacamentos de veículos

elétricos e híbridos no Brasil chegou a 3.970 unidades em 2018.Parece pouco (e é), mas é mais de três vezes o total de 1.091 VEs emplacados em 2016. Em quatro anos o mercado quadriplicou no Brasil. Passou de 846 unidades vendidas em 2015 para 3.970 em 2018.

RECARGA

O outro evento relevante foi a regulamentação do mercado de recarga elétrica no país.A Resolução Normativa 819, de 19 de junho de 2018, da Agência Nacional de Energia Elétrica, resolveu alguns impasses

regulatórios entre as empresas distribuidoras de energia e os potenciais exploradores do serviço de recarga.Na prática, deu ampla liberdade aos empreendedores para instalar eletropostos em locais públicos, garantindo a remu-

neração de seu negócio.Esse sinal já era aguardado pelo mercado, e a reação foi imediata. No dia 18 de julho de 2018, um mês depois da resolução da ANEEL, uma parceria entre a Electric Mobility Brasil

(empresa associada à ABVE), a EDP e a BMW inaugurou a primeira eletrovia interestadual do Brasil, na Via Dutra.Os seis postos de recarga instalados na principal rodovia do país permitem que um carro elétrico possa fazer o trajeto de

ida e volta entre São Paulo e Rio de Janeiro sem riscos.Iniciativas semelhantes ocorreram em outros pontos do país. É o caso da eletrovia entre Foz do Iguaçu e Paranaguá, que

corta todo o Estado do Paraná com dez eletropostos - uma iniciativa da Itaipu Binacional e da Copel.

LEVÍSSIMOS

Por fim (mas não menos importante), cabe registrar a incrível explosão da mobilidade elétrica com veículos levíssimos, principalmente no segundo semestre de 2018.

A visão das ciclofaixas da Avenida Faria Lima, em São Paulo, “congestionadas” por patinetes e bicicletas elétricas mostra que a micromobilidade elétrica veio para ficar.

Não é apenas um modismo passageiro. É uma nova forma de locomoção nos grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro.

A micromobilidade elétrica atrai não apenas jovens descolados, mas também executivos engravatados e executivas de tailleurs, que não mais querem usar automóveis para deslocamentos profissionais de dois ou três quilômetros.

Os serviços de sharing de bicicletas, scooters, patinetes e microveículos elétricos são apenas uma das muitas oportunidades de negócio que a eletromobilidade oferece aos empreendedores brasileiros.

E AGORA ?

Em muitos aspectos, o ano de 2018 foi bastante positivo para a eletromobilidade no Brasil. O que devemos esperar para 2019 ?Em primeiro lugar, temos de saber exatamente qual é o pensamento do governo Bolsonaro sobre transporte sustentável.

ABVE

39Frota & Mercado - Março 2019

Num recente seminário sobre o tema, promovido em fevereiro pela Agência Nacional do Petróleo, no Rio de Janeiro, tivemos um vislumbre desse pensamento.

O discurso do ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, indicou que a prioridade do atual governo será estimular os biocombustíveis.

O ministro, no entanto, mostrou-se aberto ao diálogo, o que indica de devemos nos munir de bons argumentos e ampla disposição para conversar.

UM FALSO DILEMA

Nosso principal desafio é convencer os céticos de que a eletromobilidade é uma realidade mundial, que também chegou ao Brasil.Temos de provar às autoridades e aos agentes econômicos que não existe qualquer antagonismo entre os biocombustíveis (e

a indústria sucroalcooleira, que os apoia) e a eletromobilidade.Este é um falso dilema.Ao contrário, temos de demonstrar que o Brasil só tem a ganhar com a confluência entre ambas as tecnologias.O Brasil já é um líder mundial na produção e comercialização de etanol. Tem o mais amplo programa de carros flex do planeta.Ao mesmo tempo, o país já tem 81 % de sua capacidade de geração de eletricidade provenientes de fontes renováveis, como

hidrelétricas, usinas eólicas, solares e outras.Nosso objetivo, portanto, é unir competências naquilo que o país tem de melhor. Um bom exemplo dessa confluência é o protótipo do Toyota Prius híbrido movido a etanol, produzido no Brasil em março

de 2018 por engenheiros brasileiros com apoio dos técnicos da matriz japonesa.

PROGRAMA PARA 2019

Em termos práticos, temos de consolidar as conquistas já alcançadas e pisar no acelerador da eletromobilidade. Segue um resumo do programa mínimo de trabalho defendido ABVE para os próximos dois anos:

1. Garantir o sucesso da lei ambiental do transporte público de São Paulo e defender leis semelhantes em todas as grandes cidades brasileiras.

2. Apoiar programas que tornem obrigatório o uso de veículos elétricos e híbridos nas frotas que prestam serviços públicos, como coleta de lixo, táxis, transporte público, transporte de mercadorias, manutenção de obras etc.

3. Desenvolver o mercado de retrofit (conversão dos atuais motores a diesel para motores elétricos ou híbridos), especial-mente no transporte de carga.

4. Garantir a completa isonomia entre as faixas de IPI dos VEs e do IPI dos atuais veículos flex convencionais.5. Defender isenção de IPVA, taxas de estacionamento e pedágio para VEs nas grandes cidades, além do ICMS para com-

ponentes de veículos elétricos.6. Apoiar a criação de Zonas Urbanas Verdes (Zonas MUV) nas principais cidades. Nas Zonas MUV, só podem circular

veículos de baixa emissão de poluentes.7. Defender junto ao Denatran mudanças na atual regulamentação de veículos levíssimos, como scooters e bicicletas elétricas,

aproximando a legislação brasileira da europeia e garantindo que tais veículos possam ser usados por portadores de qualquer CNH.

8. Estimular a instalação de redes públicas de eletropostos nas principais cidades, com facilidades para que a iniciativa privada financie tais projetos.

9. Reoganizar a Frente Parlamentar em Defesa da Eletromobilidade no Congresso Nacional.10. Ampliar o diálogo entre as empresas e as universidades brasileiras, para desenvolver novas ideias, criar tecnologia nacional

em eletromobilidade e formar profissionais aptos a atuar nesse novo mercado.

O importante, enfim, é que todas essas medidas (e outras), de caráter federal, estadual e municipal, convirjam para um mesmo objetivo: um Plano Nacional de Eletromobilidade.

É o que tornará a agenda do transporte limpo e sustentável irreversível o Brasil. Viabilizar esse Plano é a principal tarefa estratégica da ABVE e de todos aqueles que acreditam na eletromobilidade. Portanto, mãos à obra !

40 Frota & Mercado - Março 2019

Marcos FermanianPresidente da ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares

por Marcos Fermanian

ABRACICLO

A produção de motocicletas fechou 2018 em alta, seguindo a curva de crescimento registrada durante todo o ano. Foram fabricadas 1.036.846 unidades no Polo Industrial de Manaus – PIM, correspondendo a um cres-cimento de 17,4 % em relação ao total de 2017, quando saíram das linhas de produção 882.876 motocicletas, de acordo com dados da Associação

Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO.

Na avaliação de Marcos Fermanian, presidente da ABRACICLO, os principais motivos da elevação da produção foram a retomada da confiança do consumidor, a continuidade da recuperação da economia brasileira e o aumento da oferta de crédito, além do número significativo de lançamentos de novos modelos pelas fabricantes de motocicletas.

Com base nos dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM), no ano passado foram emplacadas 940.108 motocicletas no Brasil, representando uma alta de 10,5 % na comparação com o mesmo período de 2017 (851.013 unidades). Do total de motocicletas vendidas, 35,3 % (332.078 unidades) foram emplacadas na Região Sudeste do País, seguida da Nordeste com 32,2 % (302.325 unidades), Norte com 11,6 % (109.401 unidades), Sul com 10,9 % (102.4016 unidades) e Centro-Oeste com 10 % (93.898 unidades).

Uma das categorias de maior demanda foi a de Scooters, com 67.937 unidades comercializadas no ano, ante 55.374 unidades de 2017. Isto significou um salto de 22,7 % de um ano para o outro e comprova a contínua preferência pelas scooters como opção barata, flexível, ágil e segura para a solução imediata de mobilidade nas médias e grandes cidades brasileiras.

Em 2018, Alagoas foi o estado que registrou maior variação percentual nas vendas de motocicletas em todo o País, com 19.680 unidades emplacadas, correspondendo a um crescimento de 33,1 % em relação a 2017 (14.786 unidades). O estado conta com frota de 327.353 unidades e uma relação de 10 habitantes por motocicleta em circulação. A média de habitantes por motocicleta no Brasil todo é de 8/1, enquanto na Itália fica em 7/1 e nos países asiáticos varia entre 5/1 e 3/1. No Brasil, o estado com a relação habitantes/motocicleta mais próxima dos asiáticos é Rondônia, com 4/1.

Para 2019, o setor projeta a produção de 1.080.000 unidades, o que significará uma alta de 4,2 % sobre as 1.036.846 unidades fabricadas em 2018.

“Estamos confiantes no aumento dos negócios, mas é necessário aguardar os impactos das medidas que serão implementadas pelo novo governo”, afirma Marcos Fermanian. O certo é que se pode esperar um aumento cada vez maior da demanda por veículos de duas rodas para a mobilidade urbana, por serem mais econômicos, flexíveis e ágeis. Prova disso é o que se verifica neste início de 2019: a cada dia útil já são vendidas e emplacadas mais de 4 mil motocicletas no Brasil, abrindo espaço, de forma acelerada, para atender as necessidades de locomoção, transporte, geração de renda e lazer dos brasileiros.

Crescendo, sempre !

42 Frota & Mercado - Março 2019

Daniel RojasDiretor de Vendas da AUDI

A marca Premium mais desejada

Depoimento

Mesmo ainda longe dos pata-mares recordes da indústria automobilística, sentimos que o mercado brasileiro está reagindo. Os indicadores

econômicos mostram sinais de recuperação e temos agora uma política automotiva de longo prazo, o Rota 2030, que ajuda as em-presas a planejarem de forma mais adequada os próximos anos, mesmo que algumas regu-lamentações ainda precisem ser divulgadas.

De acordo com a ANFAVEA, entidade que representa os fabricantes de veículos no Brasil, a indústria automotiva terá avanço de 11,4 % nas vendas de veículos em 2019. Estamos no caminho de uma retomada con-

sistente de crescimento. E isto não poderia acontecer em melhor hora para a Audi.

Para a Audi, o Brasil é considerado um mercado importante, com potencial a médio e longo prazo. Exatamente por isso a empre-sa prepara uma forte ofensiva já a partir de 2019, com a maior renovação tecnológica da história da marca no Brasil. O objetivo é tornar a Audi a marca mais desejada do segmento Premium no mercado brasileiro.

Para atingir esta meta, atuamos em duas frentes principais. A primeira, como não po-deria ser diferente, é a oferta de novos produ-tos, extremamente modernos e tecnológicos. Serão cerca de 20 lançamentos nos próximos dois anos. Alguns deles, como os novos RS 4 Avant e RS 5 Coupé, foram apresentados ao mercado no fim de fevereiro e já estão disponíveis na nossa rede de concessionárias.

Além disso, como anunciamos no Salão do Automóvel em 2018, teremos ainda no segundo semestre os novos modelos topo de linha A6, A7, A8 e o novo SUV da marca, o Q8, um dos carros mais desejados pelos nossos clientes no mundo todo.

Outra grande novidade para a segunda metade de 2019 será a chegada do primeiro carro 100 % elétrico da empresa, o e-tron, que marca o início dessa nova era de eletrifi-cação veicular. Até 2025, teremos mais de 20 lançamentos globais de veículos eletrificados, sejam elétricos ou híbridos.

A segunda frente de atuação é o reposicio-namento de marketing da nossa marca. No fim do ano passado lançamos em rede nacio-nal uma nova campanha feita inteiramente no Brasil, em que buscamos tornar nossa comunicação mais humana e que retrate o perfil da família brasileira.

Mais recentemente apresentamos também

uma segunda campanha, batizada de Time Machine, outra produção nacional filmada na divisa dos estados de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, que traz o embaixador da Audi e piloto da equipe Audi Sport na Fórmula E, Lucas Di Grassi, atravessando a Ponte Alencastro a bordo do novo RS 4 Avant. O filme mostra um RS 4 viajando no tempo, com uma pequena ajuda do fuso horário, para mostrar que as tecnologias da Audi são tão avançadas que parecem ter vindo do futuro.

Todas estas ações são feitas sem esquecer o ponto principal de toda essa história: o de-sejo dos nossos clientes. Isso inclui foco na maior eficiência das operações e na entrega de um serviço de excelência. Fizemos, inclusive, uma reestruturação da área de Vendas Diretas para dar ainda mais atenção a este importante segmento.

Na rede de concessionárias, pretendemos garantir a satisfação do consumidor ao ofere-cer serviço de alto nível, cuidando da imagem da marca. Afinal, um cliente satisfeito é um cliente que estará sempre em nossa marca. Por isso a marca investe continuamente na abertura de novas concessionárias, capacita-ção e treinamento de pessoal, melhorias em processos e infraestrutura de lojas já existen-tes. Atualmente são 48 concessionárias em todo o Brasil.

É desta forma que queremos fortalecer ainda mais as características da Audi: tec-nologia, sofisticação e esportividade. No ano em que comemoramos nosso 25º aniversá-rio no Brasil, estamos bem posicionados do ponto de vista de produtos e de marketing. Assim, temos a certeza de que os nossos clientes terão seus desejos totalmente aten-didos e ficarão cada vez mais satisfeitos com a relação com a Audi.

43Frota & Mercado - Março 2019

Depoimento

Mais crescimento para 2019 !

O ano de 2018 foi bastante relevante para a BMW do Brasil. A marca alcançou 11.375 li-cenciados, um crescimento em vendas de 11,8 % em comparação ao ano anterior. Destaque para o BMW X1, que alcançou 4.091 unida-

des emplacadas no ano passado, sagrando-se o utilitário esportivo premium mais vendido do país pelo segundo ano consecutivo. A 2ª e atual geração do modelo mais vendido pela BMW no país é produzida na fábrica do BMW Group em Araquari, Santa Catarina, desde abril de 2016.

Comercialmente, para 2019, a BMW dará continuidade à ofensiva de lançamento de novos produtos no mercado brasileiro, com o início das vendas do BMW X2 Active-Flex; da nova geração do BMW Série 3; do inédito BMW Série 8, o novo modelo top de linha da marca bávara; e do roadster Z4, durante o ano, entre outros modelos. Acredi-tamos, portanto, na tendência de estabilização do mercado automotivo para este ano e na previsibilidade no cenário de longo prazo. Sobre desempenho, como indústria, vamos seguir os números da ANFAVEA, ou seja, de crescimento em 2019 de aproximadamente 11 %.

Roberto CarvalhoDiretor Comercial da BMW do Brasil

44 Frota & Mercado - Março 2019

60 anos em 2019 !

O ano de 2018 foi positivo para a MINI Brasil. Entre as conquistas mais importantes nes-te período está o crescimento de 8,75 % no comparativo com 2017 em vendas da marca no mercado de automóveis Premium nacional

– com um total de 1.726 unidades emplacadas.Merece destaque também os lançamentos de modelos

como o híbrido plug-in MINI Cooper S E Countryman ALL4 na 30ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo e também o MINI Cabrio, o conversível mais carismático e tecnológico do segmento compacto Premium mundial.

O ano de 2019 será significativo para a marca, pois ce-lebraremos 60 anos do lançamento do primeiro modelo, feito em 1959, no Reino Unido. Participaremos em todo o mundo de eventos para comemorar essa história de sucesso. Continuaremos em 2019 focados na melhoria contínua e apurada de adequação da política de descontos, com pro-dutos e preços competitivos.

Sobre desempenho, como indústria, vamos seguir os números da ANFAVEA, ou seja, de crescimento em 2019 de aproximadamente 11%. Ainda sobre o ano, esperamos uma estabilização e crescimento da economia.

Rodrigo NovelloDiretor de Vendas e Marketing da MINI Brasil

Depoimento

45Frota & Mercado - Março 2019

Liderando o segmento Premium !

A BMW Motorrad Brasil alcançou importantes conquistas em 2018. De acordo com os dados de emplacamento do país, a BMW Motorrad anotou uma alta de 8 % nas vendas de motocicletas em 2018, com um volume total de 7.158 unidades emplacadas, ante 6.626 entregas registradas no ano anterior.

Este desempenho resultou na conquista da liderança da marca no segmento Premium de duas rodas nacional. Líder absoluta da categoria Maxitrail, com 26,6 % de participação em seu segmento, a R 1200 GS, produzida na fábrica de motocicletas do BMW Group em Manaus, na Amazônia, foi o modelo mais vendido da BMW Motorrad no período, com 2.931 unidades emplacadas.

Nesse ano novas unidades serão comercializadas ao longo do ano. Podemos confirmar a F 850 GS Adventure já em abril e, no último trimestre, começam a ser vendidas a R 1250 GS e a R 1250 GS Adventure e a nova S 1000 RR.

A estratégia de ter a única fábrica exclusiva para produção de motocicletas do BMW Group fora da Alemanha tem sido também vital para o bom resul-tado comercial que temos alcançado além, claro, do excelente desempenho da rede de concessionários que vem diversificando clientes e buscando soluções para incrementar este canal de vendas. Temos ainda como grande destaque nossas ações de marketing, que cada vez mais fortalecem o engajamento de consumidores em atividades específicas da marca.

Para 2019 seguimos a expectativa da ABRACICLO, que aponta crescimento estimado em 4,2 % para este ano.

Julian MalleaDiretor de Vendas e Marketing da BMW Motorrad no Brasil

Depoimento

46 Frota & Mercado - Março 2019

Anselmo BorghetiDiretor Executivo Comercial da CAOA

Quatro décadas de sucesso !

Em 2019, a CAOA comemora 40 anos desde a abertura de sua primeira loja. Durante estas quatro décadas a empresa alcançou números impres-sionantes, como a comercialização de cerca de 1,3 milhão de veículos em sua Rede de Concessionárias. Para chegar a esta marca, a CAOA conta com uma equipe especializada e que tem estado constantemente entre

os primeiros lugares em Satisfação do Cliente e Qualidade de Atendimento nas pesquisas mais qualificadas do setor automotivo.

A CAOA tem atingido expressivos resultados não só na comercialização de veículos em seus mais de 175 pontos de venda, mas tem se destacado também na produção de veículos com alta qualidade, segurança e tecnologia, nas plantas localizadas em Anápolis/GO e em Jacareí/SP.

Durante o ano de 2018, a CAOA, maior conglomerado de distribuição de au-tomóveis da América Latina, e a Chery, maior exportadora de veículos chineses, se uniram em acordo histórico de cooperação para lançar a CAOA Chery, nova montadora 100 % nacional.

Em menos de um ano, a marca apresentou quatro modelos totalmente novos e com uma estratégia agressiva, que teve início com o lançamento do Tiggo 2, a CAOA CHERY encerrou o primeiro bimestre de 2019 com cinco modelos em seu portfólio: o compacto: New QQ, o sedan Arrizo 5 e os SUVs Tiggo 2, Tiggo 5X e Tiggo 7.

Ao mesmo tempo, a CAOA reforçou sua parceria com marcas tradicionais e cada vez mais respeitadas no mercado brasileiro, seguindo como importador oficial da marca Subaru para o Brasil, mantendo-se como o maior distribuidor Ford da América Latina e apresentando durante o Salão do Automóvel de São Paulo, no fim de 2018, novos modelos como o renovado Hyundai New Elantra e os totalmente novos Hyundai Azera e Hyundai Santa Fe.

Com este habitual fôlego para trabalhar mesmo em momentos difíceis enfrentados pelo segmento automotivo nos últimos anos, a CAOA se manteve forte e investindo na qualidade de seus produtos e em atendimento, preparada para uma retomada do setor. Com isto, já em 2018, a CAOA obteve um crescimento de 8,52 % em suas vendas e aguardando um iminente crescimento no segmento de Vendas Diretas em 2019, que poderão reaquecer ainda mais a cadeia produtiva do setor automobilístico e colaborar para uma contínua retomada econômica de nosso País, esta tendência se reforça pelo crescimento médio de 34 %, em 2018, nas vendas para PcD.

Depoimento

47Frota & Mercado - Março 2019

Depoimento

Crescimento destacado em 2018

O ano de 2018 foi de recuperação para o segmento automotivo e, dentro desse cenário, a Jaguar Land Rover encerrou o ano de forma positiva para ambas as marcas.

O destaque fica dentro do segmento de SUVs, do qual as marcas britânicas continuam na liderança.

Durante todo o ano, as vendas de SUVs totalizaram 8.227, após o início das vendas do SUV compacto E-PACE, e do sucesso do F-PACE, Discovery Sport e Range Rover Velar. Isso representa 26 % do mercado de SUVs no Brasil, considerando os modelos de todos os tamanhos disponíveis.

Em 2019, a família PACE, responsável pelo crescimento de 94 % da Jaguar dentro do segmento no ano passado, ganhará mais um membro: o totalmente elétrico I-PACE. No mundo inteiro ele já é um sucesso de vendas e recentemente foi eleito Carro do Ano na Europa.

No segmento de SUVs grandes, o Range Rover Sport segue líder e referência em luxo e conforto, com 43,7 % de participação.

A partir de 2020, todo veículo da Jaguar Land Rover no mundo terá uma versão híbrida ou elétrica, seguindo os princípios da marca em relação ao futuro da mobilidade.

A rede de concessionárias da Jaguar Land Rover também passou por expan-sões em 2018, concluindo o ano de 2018 com 40 lojas em todo o Brasil, com o objetivo de atender os clientes de Norte a Sul de forma personalizada e eficaz.

A Jaguar Land Rover continua com seu foco no segmento de agronegócios, uma vez que seus veículos Discovery Sport e novo Discovery reúnem todas as características necessárias para enfrentar todos os tipos de terreno. Crescemos mais de 30 % e somos líderes absolutos em veículos Premium dentro neste segmento.

Em relação a vendas corporativas, crescemos mais de 25 %, com destaque para a família Discovery, que conquistou um aumento de 63 %. Atingimos a marca de quase 1.000 veículos vendidos dentro deste setor.

A introdução do Jaguar E-PACE e Range Rover Velar em Vendas Corpo-rativas também foi um fator importante, já que são excelentes opções para as frotas. Dentro desta ascensão no segmento corporativo, destacamos a Jaguar, que se tornou um importante player após atingir um crescimento de 32 % no último ano.

Mario PazianiGerente de Vendas Corporativas e Approved

48 Frota & Mercado - Março 2019

Preferência e luxo

A Lexus tem se posicionado em Vendas Diretas como uma das marcas de luxo preferidas entre executivos de todo o mundo.

Em 2018, tivemos 90 modelos Lexus comercializados nessa modalidade no Brasil.

Os grandes destaques foram os modelos NX300h, SUV que respondeu por cerca de 65 % do total comercializado pela Lexus nessa mo-dalidade no período, e o hatchback CT200h, com participação de 28 % das Vendas Diretas da marca.

No ano passado, o NX recebeu motorização híbrida em sua nova configu-ração 300h, puxando uma tendência que é a grande aposta da marca Lexus para o mercado nacional: um portfólio 100 % híbrido.

Durante o último Salão do Automóvel de SP, realizado em novembro passado, anunciamos que o Brasil será o primeiro mercado da marca a ter um line-up totalmente hibrido em 2019.

Na ocasião, também anunciamos o novíssimo sedã ES 300h, já disponível para pedidos, e o crossover UX também com motorização híbrida, que deve chegar ainda no primeiro semestre deste ano.

Vladimir Centurião

Depoimento

49Frota & Mercado - Março 2019

Nosso objetivo é continuar crescendo !

Podemos considerar 2018 como mais um grande ano para a Nissan no mercado brasileiro. Em um cenário macroeconômico no qual o mercado apresentou sinais de recuperação, ainda que lenta, a Nissan cresceu 24 %. Para o departamento de Vendas Diretas, o resultado foi ainda melhor: novo recorde, com mais de 50 mil

unidades vendidas.A área de Vendas Diretas continua sendo muito importante para o negócio

da Nissan no Brasil, sendo um dos pilares da empresa. Atuamos dentro das médias de mercado, com participação semelhante à de marcas estabelecidas no Brasil há mais tempo e que atuam fortemente em Vendas Diretas.

Nossos produtos – destaco toda a nossa linha composta pelos modelos: March, Versa, Kicks, Sentra e Frontier – que apresentam altos índices de qua-lidade e tecnologia, consolidaram-se no mercado de Vendas Diretas incluindo os crescentes segmentos de locação de veículos e terceirizações de frotas.

Vale lembrar que o crossover Kicks e o sedã Versa tiveram um crescimento expressivo nas vendas a pessoas com deficiência (PcD) e também são excelentes opções para taxistas. As versões Kicks “S Direct CVT” e Versa “SL Direct CVT” tornaram-se grandes sucessos, sendo os pontos focais da estratégia que alçou a Nissan a novos patamares de vendas ao público PcD.

Em 2019, continuaremos a consolidação de nossa marca e dos nossos pro-dutos, procurando grandes oportunidades em Vendas Diretas, principalmente em pequenos e médios frotistas. Nosso objetivo é continuar crescendo.

Nossa premiadíssima picape Frontier – que passou a ser produzida na Argentina no final de 2018 e já recebeu vários reconhecimentos da mídia automotiva como a melhor do segmento – está atualmente disponível nas versões LE, XE e Attack, com câmbio automático, e também passou a ser oferecida na versão S, com transmissão mecânica. O carro perfeito para o cliente de Vendas Diretas.

Acreditamos que, com produtos vencedores e com uma política comercial adequada às necessidades de mercado, a Nissan é uma excelente escolha para clientes de Vendas Diretas, tais como: frotas, produtores rurais, PcD e taxistas.

Antonio Alonso JrGerente de Vendas Diretas da Nissan

Depoimento

50 Frota & Mercado - Março 2019

Peugeot e Citroën projetam um 2019 ainda mais aquecido para mercado B2B

O ano de 2018 foi positivo e con-firmou a estratégia traçada para o B2B das marcas Peugeot e Ci-troën, que há 3 anos definiu o caminho da construção dos va-

lores residuais diante de uma política comer-cial que envolve todos os canais de vendas e a formação de preços por produto. Para 2019, seguimos em frente com a conquista de no-vos consumidores e fidelizando os nossos clientes com iniciativas únicas entre todas

Luiz Eduardo PachecoDiretor de Vendas Corporativas (B2B) das marcas Peugeot e Citroën do Brasil

Depoimento

as montadoras do país. Projetamos crescer 29 % em 2019 no mercado B2B em relação a 2018. Os primeiros 3 meses já apontam que estamos acima desse patamar.

Dentro da nossa política comercial, o PEUGEOT Total Care Pro e o Compro-misso Citroën Pro formaram o pacote de serviços que faltava para agitar o segmento para as nossas marcas. Os programas ofere-cem 12 benefícios, dentre os quais podemos ressaltar os 800 carros cortesia, por marca, caso o veículo do cliente necessite ficar mais tempo em reparo. Nós entendemos que es-tes veículos significam lucratividade para o nosso consumidor.

Outras vantagens previstas nos compro-missos são socorro 24 horas durante 8 anos, central de atendimento exclusiva para o cliente frotista, revisões a preços fechados com entre-ga agendada no mesmo dia ou seu dinheiro de volta, entre outros pontos que têm como objetivo principal o bem-estar e a satisfação do consumidor com nosso pós-venda.

Além da obsessão na satisfação do cliente com a excelência em nossos serviços, hoje, podemos nos orgulhar de oferecer a linha mais moderna de produtos da nossa história no país. Essa movimentação tanto da Peuge-ot quanto da Citroën nos últimos anos não esteve despercebida pelo mercado. Nossos clientes frotistas passaram a colocar nossas marcas no shopping list sempre quando bus-cam soluções de mobilidade ou benefícios diferenciados para seus clientes ou colabora-dores. As linhas de veículos utilitários leves e de SUVs têm sido os destaques.

O que pode ser uma surpresa para os mais

desavisados, para nós é uma constatação do legado que as marcas construíram em suas histórias de mais de um século. Sim, temos DNA para isto ! Há mais de uma década somos líderes do mercado europeu nos segmentos de utilitários leves e no re-conhecimento internacional e nacional por meio de premiações conquistadas dentro do trade automotivo, entre as quais podemos citar o de melhor SUV do ano 2018 na Eu-ropa, com o Peugeot 3008, e o melhor SUV 2018 no Brasil, com o Citroën C4 Cactus.

Ainda ressalto que, para o mercado bra-sileiro, dispomos da linha mais completa de veículos utilitários leves com as Peuge-ot Partner (3m3), Expert (6,6m3) e Boxer (13m3) e os Citroën Berlingo (3m3), Jumpy (6,6m3) e Jumper (13m3), em versões fur-gão e Minibus. Nossos VUL’s estão prontos para servir aos mais exigentes consumido-res, lembrando que alguns destes modelos são best in class em TCO no seu segmento (entre dispositivos, temos os motores diesel Euro 6, os mais modernos e econômicos do Brasil). Por tudo isso, acreditamos que podemos contar com um excepcional 2019, com retomadas de vendas e expansão de mercado !

Fica aqui o convite para quem ainda não é um de nossos clientes: estamos prontos para te surpreender com a qualidade de nossos produtos, entre os mais modernos em suas respectivas categorias, e também em serviços, cordialidade e competência. E para quem já faz parte da nossa família, agradeço pela confiança e parceria. Ótimo 2019 a todos !

51Frota & Mercado - Março 2019

Ano recorde e boas perspectivas !

O ano de 2018 foi mais um ano recorde para a Renault do Brasil, retomando a 5ª posição entre as montadoras brasileiras com a excelente marca de 8,7 % de participação de mercado. Além disso, a Renault foi a segunda marca que mais cresceu no Brasil, principalmente pelo sucesso nas vendas de Kwid, Captur e Dus-

ter, que posicionaram a marca como líder no segmento de SUVs compactos.No segmento de Vendas a Empresas chegamos a marca recorde de mais

de 106 mil veículos vendidos, graças a uma estratégia inovadora que entrega para o cliente uma oferta completa de produtos e serviços de acordo com suas necessidades.

Em 2018 lançamos os planos de Manutenção + Fácil PRO, que contemplam todas as manutenções preventivas e corretivas do veículo no período contratado pelo cliente, e já no primeiro ano de vendas atingimos a marca de 41 % de participação nas nossas vendas. Além disso, o Renault Master se manteve na liderança da categoria de vans pelo 5º ano consecutivo.

Em 2019 esperamos um crescimento de mercado acima de 11 %, mantendo a tendência positiva no mercado de Vendas Diretas por mais um ano consecutivo.

A Renault continuará ampliando sua gama de serviços no canal de Vendas Diretas fortalecendo a estratégia de entregar a mais completa oferta ao cliente profissional no mercado brasileiro. O Departamento de Vendas a Empresas, mais uma vez, contribuirá significativamente para atingimento dos resultados e ambições da Renault do Brasil em 2019.

Depoimento

Alexandre DiasDiretor de Vendas a Empresas da Renault

52 Frota & Mercado - Março 2019

Um time vencedor !

Depoimento

Vladimir Centurião

Empenho e excelência: estes dois valores fizeram com que, nós da Toyota do Brasil, consolidássemos um ciclo virtuoso de crescimento, comemorando os 60 anos de atua-

ção no Brasil, com o melhor resultado de toda nossa história na região.

Com o lançamento do Yaris - que nos co-locou em um novo segmento e vem se mos-trando um sucesso de vendas - investimentos importantes, ações estratégicas e um trabalho que visa o futuro da indústria automotiva, pro-jetamos crescer ainda mais, além de firmar a Toyota não só como uma fabricante de carros, mas como uma empresa de mobilidade.

Sempre enxergamos no Brasil um grande potencial e, mesmo diante de difíceis momen-tos econômicos e políticos, realizamos ações e

investimentos importantes por aqui. A crise mudou nossa maneira de pensar e de agir em muitos pontos, principalmente internamen-te. O apoio dos nossos colaboradores para a identificação e aplicação de medidas para uma série de redução de custos, por exemplo, além de foco total em eficiência, foi fundamental para seguirmos firmes, mesmo nos momentos mais críticos.

Foram mais de 200 mil veículos vendidos no ano passado e projetamos crescer ainda mais neste ano, com expectativa de aumentar nossas vendas para cerca de 219 mil unidades. Os resultados em Vendas Diretas também foram significativos. Em 2018, registramos cerca de 4 % de aumento em relação a 2017. Além disso, a representatividade para o mercado de frotistas e locadoras foi de 3 %, com 18.314 unidades vendidas em 2018 e a perspectiva para este ano é manter o mesmo volume de vendas.

Desde 2013, a Toyota iniciou seu plano de regionalização na América Latina, e os frutos deste trabalho podem ser vistos nos números que conseguimos alcançar até o momento. No ano passado, comparando com 2012, a produção na região cresceu 87 %, as vendas aumentaram em 37 % e o market share sal-tou de 5,2 % para 9,5 %. Realizamos estes sonhos trabalhando juntos como um time e queremos ser cada vez mais competitivos em nível global.

Outro fator importante em 2018 foram os investimentos consolidados no período. O mais recente deles, no valor de R$ 1 bilhão, foi aplicado na fábrica de Indaiatuba/SP, que passa por processos de modernização para se tornar mais flexível e competitiva, com o ob-jetivo de produzir carros cada vez melhores.

Também anunciamos, no ano passado, o início do terceiro turno de trabalho em nos-sas fábricas de Sorocaba/SP e Porto Feliz/SP.

Nossa capacidade de produção foi ampliada de 108 mil unidades para 160 mil anualmen-te. Além disso, foram criados cerca de 1.570 novos postos de trabalho entre vagas diretas e indiretas.

E claro que os bons resultados de 2018 não seriam possíveis sem o empenho e dedicação de nossa Rede de Concessionarias. Foi um período de muito trabalho e importantes con-quistas para a operação da Toyota no Brasil. Encerramos o ano com 254 concessionárias distribuídas pelo País, número 3 % maior que em 2017. Nossa expectativa, seguindo nosso plano de expansão, é ampliar este numero para 274 até o final deste ano, crescendo mais 8 %.

Além de todos os números positivos, a sus-tentabilidade é uma das pautas principais que a Toyota está atenta. Afinal, não podemos falar de futuro sem pensar nos cuidados que precisa-mos ter para preservar o nosso planeta. Grande parte de todo este compromisso, trabalho e investimento da Toyota é direcionado para o nosso Desafio Ambiental Global 2050. A ação engloba seis desafios de sustentabilidade que devem ser alcançados nos próximos 31 anos. Dentre eles, reduzir os impactos causados por automóveis ao meio ambiente para o mais próximo de zero. Desta forma, será possível gerar inúmeros benefícios comuns para todas as pessoas do mundo inteiro.

Analisando os resultados de nossas escolhas e ações, podemos concluir que temos condição de consolidar um crescimento gradativo e sus-tentável da Toyota do Brasil no cenário nacio-nal, e que nosso desempenho positivo mostra que estamos no caminho certo. Entretanto, não podemos nos esquecer dos desafios da mobilidade urbana, que sofre transformações, que nos dão a missão de inovar e oferecer novas soluções eficazes e alternativas para o consumidor. E cumpriremos esta missão !

53Frota & Mercado - Março 2019

Retomada e Crescimento

Depoimento

Leonardo ToselloGerente Executivo de Vendas Corporativas da Volkswagen do Brasil

O ano de 2018 marcou uma forte retomada das vendas da Volkswagen no Brasil. Nos-sas vendas totais cresceram mais de 35 % em comparação

a 2017, enquanto a indústria automotiva avançou em torno de 14 %. A Volkswagen foi também a marca que mais ganhou par-ticipação de mercado em relação a todas a outras montadoras, respondendo por um market share de cerca de 15 %, o que cor-responde a um crescimento de mais de dois pontos percentuais em relação ao ano ante-rior. Nesse cenário, o volume de negócios

fechados pela área de Vendas Corporativas contribuiu para atingirmos esse resultado positivo.

Com a Nova Volkswagen, que prevê in-vestimento de R$ 7 bilhões e a chegada de 20 novos modelos até 2020, começamos a participar de segmentos em que até então não atuávamos, como os automáticos de entrada, SUVs, entre outros. Esses novos modelos elevaram o desempenho das vendas corporativas da marca. Ganhamos mercado, por exemplo, em segmentos como PcD e Táxis, nos quais as nossas vendas em 2018 cresceram 329 % e 57 %, respectivamente, na comparação com o ano anterior.

Lançado no início de 2018, o Virtus é um bom exemplo de modelo que atua em uma faixa de mercado que não atuávamos há al-gum tempo. Produzido a partir da moderna plataforma MQB, conta com atributos que atendem perfeitamente as necessidades do mercado corporativo. Com excelente espaço interno, possui também um sistema de in-fotainment moderno e interativo, que ajuda o motorista a manter-se sempre atento à condução do veículo. O Virtus é também um veículo muito econômico, tendo como destaque a eficiência de sua motorização. Todos esses atributos juntos conquistaram a confiança do mercado corporativo.

Com a chegada das versões automáticas de Polo, Virtus, Gol e Voyage, aumenta-mos também a nossa oferta de carros de entrada e compactos Premium com trans-missão automática. Hoje, temos um dos portfólios mais completos do mercado e

conseguimos atender uma extensa lista de segmentos, desde Gol e up! até os nossos veículos Premium. Atualmente, além dos nossos principais modelos de volume, como Gol, Voyage e Saveiro, carros de sucesso histórico no mercado corporativo, os novos modelos também já representam um volume bastante expressivo nas Vendas Diretas.

Outra novidade que faz parte da maior ofensiva de produtos da marca no País é o T-Cross, que chega em abril para revolucio-nar os padrões de seu segmento. Produzido no Brasil, é um modelo seguro, conectado e repleto de tecnologia. Será, por exemplo, o primeiro carro conectado da América Lati-na, equipado com o inédito “VW Connect”, uma plataforma digital que conecta as prin-cipais informações do veículo em um aplica-tivo de celular. Ele é o 12º dos 20 modelos programados pela Volkswagen até 2020.

Em todos os lançamentos planejados exis-te um olhar muito atento às características e necessidades do mercado corporativo, ga-rantindo suas vendas em ambos os canais. Atualmente, a Volkswagen se posiciona no mercado nacional de frotas como uma marca que atende uma ampla gama de segmentos. Com a renovação dos nossos produtos e a entrada da marca no segmento de SUVs compactos estamos preparados para aten-der todas demandas dos clientes de frotas. Em 2019, temos a expectativa de continuar crescendo de forma robusta e equilibrada. Temos produtos atuais e novos modelos por vir que irão atender a todos os segmentos do mercado corporativo.

Locadoras / Terceirizadores de Frotas

54 Frota & Mercado - Março 2019

Endereço Endereço

Endereço Endereço

Contatos Frotistas Contatos Frotistas

Contatos Frotistas Contatos Frotistas

ALD Automotive S/A

Rua Apeninos - Nº 222 - Aclimação

São Paulo/SP

CEP: 01533-000

Tel.: 11 3147-4710

[email protected]

www.aldautomotive.com.br

Arval Brasil Ltda

Av. Chedid Jafet - Nº 222 - Bloco A - 2º Andar

Vila Olímpia - São Paulo/SP

CEP: 04551-065

www.arvalbrasil.com.br

/arvalbrasil.br

/company/bnp-paribas-arval/

/arvalbrasil

Avis Budget Brasil

Rua Tito - Nº 66 - Vila Romana

São Paulo/SP

CEP: 05051-000

www.avis.com.br

easePlan Brasil

Alameda Rio Negro - Nº 500 - 23º Andar - Torre A - Ed. West Towers

Barueri/SP

CEP: 06454-000

www.leaseplan.com.br

/leaseplanbrasil

/company/leaseplan/

Alexandre Valadão | 11 98353-2827| [email protected]

Ricardo Formigoni | 11 98442-0611 | [email protected]

11 2246-8099

[email protected]

Luis Tundisi

Tel. 11 3594-4000

[email protected] | [email protected]

Especialistas em Frotas

(11) 3296-8670

[email protected]

ALD Automotive Arval Brasil

Avis Budget Group LeasePlan

55Frota & Mercado - Março 2019

Endereço Endereço

Endereço

Contatos Frotistas

Contatos Frotistas

Contatos Frotistas

Let’s Rent a Car S/A

Escritório SP: Av. Elizeu de Almeida - Nº 808 - Butantã

São Paulo/SP - CEP: 05533-000

Matriz: Av. Eng. Camilo Dinucci - Nº 2.885 - Jd. Arco-Íris

Araraquara/SP - CEP: 14808-100

Escritório MG - (31) 3419-1600

Escritório ES - (27) 3222-4592

www.lets.com.br

/company/let-s-rent-a-car

LM Frotas

Rua da Alfazema - Nº 761 - 4º Andar - Edifício Iguatemi Business & Flat

Caminho das Árvores

Salvador/BA

CEP: 41820-710

www.lmfrotas.com.br

Localiza Gestão de Frotas

Matriz: Avenida Bernardo Vasconcelos - Nº 377 - Cachoeirinha

Belo Horizonte/MG

CEP: 31150-000

www.localiza.com/frotas

Anderson Holanda

11 97166-5820 | 0800 709 00 10

[email protected]

Tel. 71 2102-9600 e 11 4122-8410

[email protected]

0800 979 3003

[email protected]

Let’s Terceirização de Frota LM Frotas

Localiza Gestão de Frotas

Endereço

Contatos Frotistas

Mister Car Frotas

Avenida Guilherme Cotching, 985, 2º andar - Vila Maria

São Paulo/SP

CEP: 02113-013

www.mistercar.com.br

/company/mistercarfrotas

Tel. 11 4501-6080

[email protected]

Mister Car

Locadoras / Terceirizadores de Frotas

56 Frota & Mercado - Março 2019

Endereço

Endereço

Endereço

Endereço

Contatos Frotistas

Contatos Frotistas

Contatos Frotistas

Contatos Frotistas

Unidas S/A

Rua Cincinato Braga - Nº 388 - Bela Vista

São Paulo/SP - CEP: 01333-010

Unidas Frotas

Av. Raja Gabaglia, 1781, 11°/12°/13° andares

Luxemburgo - Belo horizonte/MG - CEP: 30380-435

www.unidas.com.br l frotas.unidas.com.br

/unidasoficial

/unidasoficial

/company/unidas/

/UnidasOficial

Movida Locação de Veículos LTDA

Rua Doutor Renato Paes de Barros - Nº 1.017 - 9º Andar

Itaim Bibi

São Paulo/SP

CEP: 04530-001

Rodobens Locadora de Veículos Ltda

Rua Estado de Israel - Nº 975 - Vila Clementino

São Paulo/SP

CEP: 04022-002

Tel. 11 2192-3000

www.rodobens.com.br

Ouro Verde Locação e Serviço S/A

Matriz: Rua João Bettega - Nº 5700 - CIC - Curitiba/PR - CEP: 81350-000

Tel: 41 3239-7000

Escritório SP: Av. Eng. Luiz Carlos Berrini - Nº 1.297 - 5º Andar - Cj. 51

Cond. Edif. Sudameris - Itaim Bibi - São Paulo/SP - CEP: 04571-932

www.ouroverde.net.br

/grupoouroverde

/user/GrupoOV

/company/871518

Rogerio Boucault Palhares

[email protected]

31 - 3319-1120

[email protected]

[email protected]

Renato Perim

Tel. 11 3528-1102 | 11 99998-2988

[email protected]

Elisangela Buesso

Tel. 11 2192-3000 (ramal 3954)

[email protected]

Miguel Karasiaki Junior (Regional Sul e Telecom) | 41 3239-7141

Raquel Cavalieri (Regional Sudeste) | 11 98525-0257

Adão de Oliveira (Agronegócio) | 41 3094-7261

Celomar Ulian (Telecom) | 41 99735-0333

[email protected]

Unidas

Movida Aluguel de Carros

Rodobens Leasing & Locação

Ouro Verde

57Frota & Mercado - Março 2019

Endereço Endereço

Contatos Frotistas Contatos Frotistas

Teclog Fleet Management Tecnologia e Gestão da Informação LTDA

Rua Domingos de Morais - Nº 2.036 B - Vila Mariana

São Paulo/SP

CEP: 04036-000

www.tfleet.com.br

Fleet Solutions Brasil

Rua Volkswagen, 291 - Térreo – Jabaquara

São Paulo/SP

CEP: 04344-020

Tel.: 0800 899 0001

/company/fleet-solutions-brasil/

www.fleetbrasil.com.br

11 3140-6401

[email protected]

Marcelo Guerra | 0800-899-0001

[email protected]

Tfleet Fleet Brasil

58

Dados montadoras

Frota & Mercado - Março 2019

Endereço

Endereço

Endereço

Presidente e CEO

CEO e Presidente do BMW Group Brasil

Gerente Nacional de Vendas Supervisor de Vendas Diretas

Diretor Comercial da BMW do Brasil

Diretor da BMW Motorrad Brasil

Diretora de Marketing e Produto da BMW do Brasil Diretor da MINI Brasil

Diretor de Vendas

Gerente Regional de Vendas SP

Gerente Nacional de Vendas

Supervisora de Vendas Corporativas

Audi do Brasil Indústria e Comércio de Veículos LTDA

Avenida das Nações Unidas - Nº 14.261

14º andar - Torre A - WT Morumbi

São Paulo/SP

CEP: 04794-000

Tel. 11 3041-2834

www.audi.com.br

BMW Group Brasil

Av. Dr. Chucri Zaidan - Nº 1.240 - 23º Andar

Ed. Golden Tower - Morumbi Corporate

São Paulo/SP

CEP: 04711-130

Tel. 11 5186-0400

www.bmw.com.br

Caoa Chery Automóveis LTDA

Rua Harold Barnsley Holland - Nº 1.560 - Rio Abaixo

Jacareí/SP

CEP: 12334-403

[email protected]

www.cherybrasil.com.br

Johannes Roscheck

Aksel Krieger

Daniel Proença

Tel: 12 3955-2700 R. 551601

Cel: 11 97239-6194

E-mail: [email protected]

Fábio Campos

Tel: 12 3955-2700 R. 551616

Cel: 12 99140-7964

E-mail: [email protected]

Roberto Carvalho

Julian Mallea

Nina Dragone Rodrigo Novello

Daniel Rojas

Tel: 11 3041-2834

E-mail: [email protected]

Alexandre Gaeta

Tel: 11 3041-2834

E-mail: [email protected]

Alexandre Gaeta

Tel: 11 3041-2834

E-mail: [email protected]

Michelle Azevedo

Tel: 11 3041-2834

E-mail: [email protected]

Audi

BMW

Caoa Chery

59Frota & Mercado - Março 2019

Endereço

Endereço

Endereço

Diretor de Vendas Diretas e Veículos Comerciais

Diretor de Vendas

Gerente Sênior de Vendas Diretas - Nacional

Gerente Administrativo de Vendas Diretas

Key Account Vendas Diretas

Consultora de Venda Direta

Gerente de Veículos Comerciais e Governo

Supervisor de Venda Direta

Gerente Divisional de Vendas Diretas - Sul e Sudeste

Gerente Divisional de Vendas Diretas - Divisão Norte, Nordeste, Centro Oeste, MG e RJ

Marketing Vendas Diretas

Key Account Vendas Diretas

Consultora de Venda Direta Grandes Frotistas/Locadoras

Consultor de Venda Direta Grandes Frotistas/ Locadoras

FCA Fiat Chrysler Automóveis do Brasil LTDA

(Marcas Chrysler | Jeep | Dogde | Ram | Fiat)

Av. Contorno - Nº 3.455 - Paulo Camilo

Betim/MG

CEP: 32669-900

Tel. 31 2123-2111 | 0800 707 1000

www.fiat.com.br

Ford Motor Company Brasil LTDA

Avenida do Taboão - Nº 899 - Rudge Ramos

São Bernardo do Campo/SP

CEP: 09655-900

www.ford.com.br

General Motors do Brasil LTDA

Avenida Goiás - Nº 1.805

São Caetano do Sul/SP

CEP: 09550-900

www.chevrolet.com.br

Fabio Arnoldo Meira Junior

E-mail: [email protected]

Reinaldo Faga

Marcelo Tezoto

Cel: 11 97337-2465

E-mail: [email protected]

Fernando Pineiro Mejuto

Cel: 11 95060-2778

E-mail: [email protected]

Pamela Grazioli

E-mail: [email protected]

Sandra Cruz

E-mail: [email protected]

Paulo César Dias Goddard

E-mail: [email protected]

Leandro Borsari

E-mail: [email protected]

Guilherme Bianchi Jr.

Cel: 11 97167-1873

E-mail: [email protected]

Eric Loretto

Cel: 11 94384-9625

E-mail: [email protected]

Paula Martins

E-mail: [email protected]

Kenji Ribeiro Wakimoto

E-mail: [email protected]

Michelle Negri

E-mail: [email protected]

Jusley Marques

E-mail: [email protected]

FCA Fiat Chrysler

GM Chevrolet

Ford

60

Dados montadoras

Frota & Mercado - Março 2019

Endereço Consultor Comercial

Honda Automóveis do Brasil LTDA

Estrada Municipal Valêncio Calegari - Nº 777

Rua Interna - Nº 09 - Prédio 1A - Distrito de Nova Veneza

Sumaré/SP

CEP: 13181-903

www.honda.com.br

Leandro Rodrigues de Camargo

Tel: 19 3864-7721

Cel: 11 98739-0056

E-mail: [email protected]

Honda

Endereço

Endereço

Brazilian Fleet & Rental Sales Ass. Manager

Brazilian Fleet & Rental Sales Sr. Analyst

Venda Direta

General Manager of Sales, Sales Planning, DND, Exportation and Sales Satisfaction

Hyundai Motor Brasil

Avenida das Nações Unidas - Nº 14.171 - 21º Andar - Torre C (Crystal)

Vila Gertrudes - São Paulo/SP

CEP: 04794-000

www.hyundai.com/br

Hyundai Caoa do Brasil LTDA

Avenida Ibirapuera - Nº 2.822 - Moema

São Paulo/SP

CEP: 04028-002

www.hyundai-motor.com.br

Leonardo Silva

Tel: 11 5186-7584

Cel: 11 97348-6345

E-mail: [email protected]

Patricia Stival

Tel: 11 5186-7525

E-mail: [email protected]

Elisangela Mello

Tel: 11 5538-1545

Cel: 11 94732-5379

E-mail: [email protected]

Thiago Lemes

Tel: 11 5186-7500

Hyundai Motor Brasil

Hyundai Caoa

61Frota & Mercado - Março 2019

Endereço

Endereço

Presidente

Diretor de Vendas

Gerente Regional de Vendas

Diretor de Técnico

Kia Motors do Brasil

Avenida Francisco Ernesto Fávero - Nº 662

Jardim Rancho Grande - Itú/SP

CEP: 13309-290

Fone: 0800 7711 011 / 11 4024-8000

www.kia.com.br

JAC Motors

Rua Henri Bouchard, 177

Vila Leopoldina - São Paulo/SP

CEP: 05319-070

Tel. 11 3839-6000 | 0800 779 33 11

www.jacmotorsbrasil.com.br

José Luiz Gandini

Ary Jorge Ribeiro

Tel: 11 4024-8022

E-mail: [email protected]

Wallace de Souza Santos

Cel: 11 99602-9967

E-mail: [email protected]

Gabriel Loureiro

Tel: 11 4024-8000

E-mail: [email protected]

Kia

JAC Motors

Endereço

Presidente Coordenador de Vendas Corporativas Brasil

Assistente de Vendas Corporativas

Gerente de Vendas Corporativas

Diretor Presidente

Jaguar Land Rover Brazil & Latin America

Avenida Ibirapuera - N° 2.332 - Torre I - 10º andar

Moema - São Paulo/SP

CEP: 04028-002

Tel. 11 5056-7000

www.jaguar.com | www.landrover.com

Frederic Drouin Ricardo Tartari

E-mail: [email protected]

Claudia Marques

E-mail: [email protected]

Mário Paziani

E-mail: [email protected]

Divanildo Albuquerque

Ford

62

Dados montadoras

Frota & Mercado - Março 2019

Endereço

Endereço

Gerente Geral de Vendas

Gerente Operacional de Vendas

Consultor Comercial

Lexus

Rua Max Mangels Senior, 1.024

Planalto - São Bernardo do Campo - SP

CEP: 09895-510

Tel. 11 3469-0555

www.lexus.com.br

Mercedes-Benz do Brasil LTDA

Avenida Alfred Jurzykowski - Nº 562

São Bernardo do Campo/SP

CEP: 09680-900

www.mercedes-benz.com.br

Ignacio Andres Funes Cavagnaro

Adilson Teixeira Rodrigues

E-mail: [email protected]

Arthur Gavilanes

E-mail: [email protected]

Lexus

Mercedes-Benz

Endereço Gerente de Vendas

Lifan do Brasil Automotores Ltda

Avenida dos Migrantes - Nº 860

Salto/SP

CEP: 13322-170

Tel. 11 2811-8506

www.lifanmotors.com.br

Aidilson Dumele

Tel: 11 2811-8585

E-mail: [email protected]

Lifan Motors

District Manager

Gerente de Vendas Vans Brasil

Gerente de Vendas Corporativas

District Manager

Thiago M. Favilla

Tel: 11 4173-6545

Cel: 11 99896-0238

E-mail: [email protected]

Fabio F. da Silva

Tel: 11 4173-8660

Cel: 11 98992-3484

E-mail: [email protected]

Nivaldo Mattos

Tel: 11 4173-6545

E-mail: [email protected]

Robson Novaes

Tel: 11 4173-6545

Cel: 11 98964-9897

E-mail: [email protected]

63Frota & Mercado - Março 2019

Endereço

Endereço

Endereço

Diretor Comercial

Diretor Comercial

Diretor de Vendas e Marketing

Vendas ao Governo e Frotistas

Vendas ao Governo e Frotistas

HPE Automotores do Brasil LTDA

Avenida Presidente Juscelino Kubtschek - Nº 1.400 - 3º Andar

Vila Nova Conceição

São Paulo/SP

CEP 04543-000

[email protected]

www.mitsubishimotors.com.br

www.mitfrotista.com.br

HPE Automotores do Brasil LTDA

Avenida Presidente Juscelino Kubtschek - Nº 1.400 - 3º Andar

Vila Nova Conceição

São Paulo/SP

CEP 04543-000

[email protected]

www.suzukiveiculos.com.br

Motocargo Indústria e Comércio de Triciclos LTDA

Rua Nilton Coelho de Andrade - Nº 210

Jd. Andarai

São Paulo/SP

CEP: 02167-010

Tel: 11 2795-9500 e 0800 092 3468

www.triciclosmotocar.com.br

Julio Fiorin

Julio Fiorin

Carlos Araújo

Tel: 11 2795-9500

E-mail: [email protected]

Sandra Santos

Tel: 11 5694-2861

E-mail: [email protected]

Sandra Santos

Tel: 11 5694-2861

E-mail: [email protected]

Mitsubishi

Suzuki

Motocar

64

Dados montadoras

Frota & Mercado - Março 2019

Endereço

Endereço

Endereço

Coordenador de Vendas Diretas e Contas Globais

Gerente Nacional de Vendas Corporativas

Gerente de Frota Proximidade

Gerente de Vendas PME I Peugeot

Supervisor de Grandes Contas

Gerente de Vendas Diretas

Diretor de Vendas Corporativas e Seminovos

Diretor de Vendas a Empresas

Gerente de Vendas PME I Citroën

Supervisor de Frota Proximidade

Consultor Comercial - Centro Oeste, Sul e Interior de SP

Consultor Comercial - Rio de Janeiro, Norte e Nordeste

Consultor Comercial - São Paulo e Minas Gerais

KAM Grandes Contas

Consultor de Marketing

Nissan do Brasil Automóveis LTDA

Av. Ibirapuera - Nº 2332 - Torre I - 1º Andar - Cj. 11

São Paulo/SP

CEP: 04028-002

www.nissan.com.br

PSA Peugeot Citröen

Av. Nações Unidas - Nº 19.707 - 2º Andar

Santo Amaro - São Paulo/SP

CEP: 04795-100

Tel. 11 2536-0000

www.peugeot.com.br | www.citroen.com.br

Renault do Brasil S/A

Rua Fidêncio Ramos - Nº 223 - 9º andar - Edifício Palladio

Vila Olímpia - São Paulo/SP

CEP 04551-010

Tel. 11 2184-8300

www.renault.com.br

[email protected]

Douglas Torelli

Cel: 11 9 7415-4322

E-mail: [email protected]

Marcio Pretto

E-mail: [email protected]

Raquel Ribeiro

E-mail: [email protected]

André Reche

E-mail: [email protected]

Márcio Alves

E-mail: [email protected]

Antonio Alonso Jr.

Cel: 11 98346-5491

E-mail: [email protected]

Luiz Eduardo Pacheco

E-mail: [email protected]

Alexandre Dias

Tel: 11 2184-8302

E-mail: [email protected]

Douglas Jacobine

E-mail: [email protected]

Pedro Scattone

E-mail: [email protected]

Marcelo Boucinha

Cel: 51 99762-1549

E-mail: [email protected]

Elder Pari

Cel: 11 99340-7336

E-mail: [email protected]

Kleber Olah Gonçalves

Cel: 11 98664-4997

E-mail: [email protected]

Guilherme Alves

E-mail: [email protected]

Guilherme Ruibal

E-mail: [email protected]

Nissan

GROUPE PSA

Renault

65Frota & Mercado - Março 2019

Endereço

Endereço

Consultor de Vendas a Frotista

Gerente Operações Vendas Corporativas

Consultor de Vendas a Locadores

Supervisora de Vendas Corporativas

Gerente de Vendas Diretas

Gerente Executivo de Vendas Corporativas

Consultor de Pós-Venda

Supervisor Operações de Campo Vendas Corporativas

Consultor de Vendas a Governo

Toyota do Brasil Ltda.

Rua Max Mangels Sênior, 1024 - Jardim Planalto

São Bernardo do Campo/SP

CEP: 09895-510

Fone: 11 4390-5100

www.toyota.com.br

Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores LTDA

Via Anchieta - KM 23,5 - CPI 1175 - Demarchi

São Bernardo do Campo/SP

CEP: 09823-901

Tel. 11 4347-4553

Fax. 11 4347-5735

www.vw.com.br

Murilo Golfetti

Cel: 11 96482-6912

E-mail: [email protected]

Claudemir Pinto

Tel: 11 4347-5151

E-mail: [email protected]

José Luiz Rincon Bruno

Cel: 11 99623-4276

E-mail: [email protected]

Gisele Carraro de Oliveira

Tel: 11 4347-5263

E-mail: [email protected]

Ricardo J. de Freitas Ribeiro

Cel: 11 94108-9886

E-mail: [email protected]

Leonardo de Almeida Vergueiro Tosello

Tel: 11 4347-4567

E-mail: [email protected]

Nelson Rescalli

Cel: 11 97320-1019

E-mail: [email protected]

Fábio Ayudarte

Tel: 11 4347-4553

E-mail: [email protected]

Paulo Antunes Mesquita

Cel: 11 99603-1868

E-mail: [email protected]

Toyota

Volkswagen

Endereço

Fleet & Special Sales Consultant

Fleet & Special Sales Manager

Volvo Car Brasil Importação e Comércio de Veículos LTDA

Rua Surubim - Nº 577 - 10º Andar

Brooklin Novo - São Paulo/SP

CEP: 04571-050

Tel. 11 2348-6650

www.volvocars.com.br

Sidnei Pomaro

Cel: 11 9 4529-6050

E-mail: [email protected]

Claudio Ferreira

Cel: 11 9 9286-2129

E-mail: [email protected]

Volvo

66 Frota & Mercado - Março 2019

O aplicativo que permite interação entre operadoras, motoristas e passageiros acaba de ser lançado. Ele é uma plataforma completa de gestão comercial de frotas que atua como um grande CRM, ao permitir o monitoramento em tempo real e a interação entre operadoras, empresas, motoristas e passageiros. A concepção da ferramenta atende especialmente a interesses de indústrias, or-ganizadoras de eventos, empresas de fretamento, vans e ônibus escolares, hospitais e órgãos públicos, trazendo novos paradigmas nas relações entre operadores de frotas e clientes. “O advento de aplicativos como o Uber e a 99 ampliou ainda mais a demanda por sistemas capazes de precisar a localização do veículo e o tempo de chegada ao destino de interesse. E, no setor de transporte, de-tectamos uma carência de tecnologias embarcadas que processem automaticamente essas informações”, observa Leandro Zillig, um dos diretores da empresa. A adesão requer somente um cadastro no portal www.4fleet.com.br, pelo qual o usuário informa os dados dos veículos e da rede de motoristas que gerencia. A partir dessa inscrição, a 4Fleet possibilita registrar a data e hora do transporte, o trajeto percorrido, o deslocamento, a lista dos passageiros e a localização exata do embarque de cada um deles. O acompanha-mento também pode ser feito por meio do aplicativo homônimo, disponível em aparelhos Android e iOS. A ferramenta garante total previsibilidade à operação e torna mais ágil a tomada de decisões, com o apoio de recursos como mensagens SMS para o motorista.

“Ao cruzarmos indicadores referentes ao tempo de deslocamento, à velocidade média e ao consumo de combustível, é possível con-cluir se o comportamento do motorista ao volante está adequado, se há algum desvio de finalidade do veículo ou se alguma avaria compromete a performance do automóvel”, reforça Leandro. O

4fleet é novidade no transporte corporativo

Blindagem: mercado ganha vidro mais leve e fino

Notas

tempo de ociosidade do carro também pode fornecer subsídios concretos para avaliar se o tamanho da frota é compatível com sua utilização. Até empresários ou pessoas físicas que dispõem apenas de um carro executivo para seus compromissos profissionais têm acesso gratuito à solução. A partir de duas unidades, o plano básico passa a ser cobrado.

Assim que foi lançado o 4Fleet já atraiu a atenção de 70 empre-sas e 800 veículos já constam no sistema. A previsão é terminar o ano com mais de 4,2 mil empresas na carteira de clientes. Mais informações: www.4fleet.com.br

A High Glass acaba de lançar o vidro blindado GRAFFENO. Segun-do o CEO da empresa, Manoel Dimas Salesse, o novo produto oferece a inovadora tecnologia de átomos de carbono em sua composição balística, além de ser um vidro mais leve e fino, trazendo vários benefícios ao veículo blindado. No evento de lançamento do Graffeno, aconteceu um Painel de Blindagem. Com a mediação de Cesar Urnhani e a presença de Marcelo Christiansen, Presidente da ABRABLIN - Associação das Blindadoras, participaram do debate os representantes de empresas que se destacam no setor. Lincoln Reis, Diretor Executivo da Carbon, foi o convidado para falar sobre blindagem, acompanhado de Paulo H. Pus-tiglione Gerente da DuPont e de Manoel Dimas Salesse, CEO da High Glass. Amplamente discutido, os participantes receberam importantes informações sobre as novidades do mercado.