maristas a caminho 2 - maristyouthinternational.org a... · dando sentido ao próprio caminhar, ......

10
MARISTAS A CAMINHO A META É O QUE DA SENTIDO: CATEQUESE No caminho ha muitas experiências, pessoas, aprendizados que vão dando sentido ao próprio caminhar, é certo que aquilo que nos faz mover é a meta. Aonde eu vou?, Por que vou? São perguntas que tem a ver com a motivação e com a energia que gastaremos. Nestas próximas catequeses falaremos deste tema. Aonde é que vamos? A primeira resposta é: ao Brasil. Há outras respostas que irão aparecendo mas hoje centremo-nos num lugar geográfico. O que você sabe do Brasil? O Brasil é o maior pais da América Latina e o 5º maior do mundo com mais de 8.5 milhões de Km2. Também ocupa o 5º lugar em número de habitantes com quase 193 milhões. Possui uma enorme riqueza tanto étnica quanto cultural. Também é muito bem conhecido por sua biodiversidade e o seu compromisso para conservá-la. A região amazônica tem 60% da biodiversidade do planeta!. O Brasil cresceu muito RELIGIÃO NO BRASIL nos últimos anos. Tem também muitos desafios, 65% da população brasileira considera-se católica. principalmente na questão da Isto significa 123 milhões, sendo assim, a população desigualdade social. Sem duvida católica mais numerosa do mundo. As denominações um pais muito interessante nos espera. evangélicas tem crescido significativamente nos últimos O Brasil será anfitrião de 3 grandes eventos anos, assim como o número de pessoas ateias ou a nível mundial: A JMJ 2013, o mundial agnósticas. A Igreja brasileira é uma igreja viva, alegre de Futebol 2014 e os jogos olímpicos em e em geral, muito comprometida com projetos sociais, 2016. Visita e comenta com o teu grupo direitos humanos, com a diversidade cultural e com a alguns sites de interesse sobre o Brasil: proteção do meio ambiente. www.visitbrasil.com .

Upload: vongoc

Post on 03-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Maristas a Caminho 2 - maristyouthinternational.org a... · dando sentido ao próprio caminhar, ... Essa decisão coincide com o desejo de mudar ... diz: “ Vejo o amanhecer de uma

MARISTAS A CAMINHOA META É O QUE DA SENTIDO: 2ª CATEQUESE

No caminho ha muitasexperiências, pessoas,aprendizados que vãodando sentido ao própriocaminhar, é certo que aquilo quenos faz mover é a meta.Aonde eu vou?,Por que vou?São perguntas que tem a vercom a motivação e com a energiaque gastaremos.Nestas próximas catequesesfalaremos deste tema.Aonde é que vamos? A primeiraresposta é: ao Brasil. Há outras respostasque irão aparecendo mas hojecentremo-nos num lugargeográfico.O que você sabe do Brasil?O Brasil é o maior pais da América Latina e o 5ºmaior do mundo com mais de 8.5 milhões deKm2. Também ocupa o 5º lugar emnúmero de habitantes com quase 193milhões. Possui uma enorme riquezatanto étnica quanto cultural. Tambémé muito bem conhecido por suabiodiversidade e o seu compromissopara conservá-la. A região amazônicatem 60% da biodiversidade do

planeta!. O Brasil cresceu muito RELIGIÃO NO BRASILnos últimos anos. Tem também muitos desafios, 65% da população brasileira considera-se católica.principalmente na questão da Isto significa 123 milhões, sendo assim, a populaçãodesigualdade social. Sem duvida católica mais numerosa do mundo. As denominaçõesum pais muito interessante nos espera. evangélicas tem crescido significativamente nos últimosO Brasil será anfitrião de 3 grandes eventos anos, assim como o número de pessoas ateias oua nível mundial: A JMJ 2013, o mundial agnósticas. A Igreja brasileira é uma igreja viva, alegrede Futebol 2014 e os jogos olímpicos em e em geral, muito comprometida com projetos sociais,2016. Visita e comenta com o teu grupo direitos humanos, com a diversidade cultural e com aalguns sites de interesse sobre o Brasil: proteção do meio ambiente.www.visitbrasil.com.

Page 2: Maristas a Caminho 2 - maristyouthinternational.org a... · dando sentido ao próprio caminhar, ... Essa decisão coincide com o desejo de mudar ... diz: “ Vejo o amanhecer de uma

Catequese 1: SAIR DE CASA

PEREGRINAÇÃO – CAMINHOO sentido da peregrinação: decidir-se pela viagem.O primeiro passo de uma peregrinação é a decisão de partir. Essa decisão coincide com o desejo de mudaralgo em mim, na minha relação com os outros e sobretudo na minha relação com Deus. O Cardeal Martinidizia que somos chamados a ver a vida como uma peregrinação até o Pai. Não se vive para a morte, mas paraa vida, e a vida é Aquele que virá ao nosso encontro. Começar a caminhar, deixar a casa é uma decisão comoaquela que Jesus tomou para subir a Jerusalem. Decidir-se a deixar as nossas seguranças e comodidades supõeuma base de fé e de confiança. Já desde o primeiro passo pode-se enxergar a meta. Tudo muda com oprimeiro passo, pois assim traduzem-se os desejos em algo concreto, apesar de que ainda não alcancemos oque buscamos. Podemos entender como pode ser dramático o fato de partir sem saber se se vai chegar ;olhando para a Idade Media onde as peregrinações duravam meses ou até anos.Quais são as seguranças que você está disposto a deixar? você já decidiu mudar alguma coisa em sua vida?Você já deu o primeiro passo? O que lhe motiva para ir ao Rio?.

DISCIPULOS DE JESUSA escuta orante da PalavraLeia e medite Lc 9,51: “Quando aproximava-se o tempo em que tinha que sair deste mundo, Jesus tomou afirme decisão de empreender a viagem a Jerusalem”. Neste versículo o Evangelho de Lucas sofre um corteradical.Ao longo dos dez capítulos seguintes fala da subida a Jerusalem. Como falamos na primeira catequese tambémos outros dois sinóticos (Mc e Mt) falam teologicamente desta viagem, porém Lucas lhe da uma ênfaseespecial. É ao mesmo tempo uma trajetória geográfica e espiritual. Subir a Jerusalem é subir ao Pai, é caminharà luz da fidelidade à missão proposta por Ele, num SIM maior que a morte. Esta frase resume toda a vida deJesus, e também a sua morte. Lucas deixa claro que o que vai passar por mais desagradável que possa parecer,é aceito expressamente por Jesus, tal vez como a única maneira de convercer-lhes que o que Ele fez e ensinou,era o correto; era a vontade do Pai.... e também a sua vontade em perfeita sintonia.

Em sua vida, há um versículo assim? Houve alguma decisão que mudou sua vida? Você tem visto isso emalguma pessoa? O que ficou mais forte para você nesta meditação?

MISIONÁRIOS (AS)“Vão e façam discípulos de todas as nações”Quando falamos de missão nos referimos a ações e palavras que trazem presente a Cristo nas diferentessituações, tempos, e culturas. É esta a razão de existir da Igreja: tornar Jesus presente, levar a Boa Noticia queEle anunciou até os confins da terra. A missão não é uma ideia, nem uma coisa, é Alguem. É uma experiênciado encontro vital com Jesus que de fato se comunica. É Jesus quem envia, quem acompanha é quem espera!O próprio Jesus é o enviado do Pai. É a missão de Deus. A linguagem em si mesma nos ajuda a compreenderque estamos concretizando sua missão que é o AMOR. O bem que nos é dado, transforma-se no bem queoferecemos aos outros.Em sua encíclica Rendemptoris Missio, o Papa João Paulo II, diz: “ Vejo o amanhecer de uma nova épocamissionária, que chegara a ser radiante e rica em seus frutos, se todos os cristãos responderem comgenerosidade e santidade à solicitações e desafios do nosso tempo” (RMi 92).

Uma vez mais, estamos falando na capacidade de sair, de deixar, para ir além onde precisam de nós, ondeDeus nos quer. Ir além do meu. Ser generosos.

Page 3: Maristas a Caminho 2 - maristyouthinternational.org a... · dando sentido ao próprio caminhar, ... Essa decisão coincide com o desejo de mudar ... diz: “ Vejo o amanhecer de uma

A VOZ DO PAPA:“ Alegrai-vos sempre no Senhor!” (Flp 4,4b)

Continuamos com a mensagem aos jovensque o Papa escreveu para a Jornada Mundialda juventude 2013:

Queridos jovens:

1. Nosso coração é feito para a alegria.

Aspirar a alegria é um desejo gravado no mais íntimo do ser humano. Além dassatisfações imediatas e passageiras, nosso coração procura a alegria profunda, plena eduradoura, que de sabor a existência. E isso é importante sobretudo para vocês,porque a juventude é um período de continua descoberta da vida, do mundo, dosoutros e de si mesmo. É um tempo de abrir-se ao futuro onde manifestam-se osgrandes desejos de felicidade, de amizade, da partilha e da verdade; onde cada um émovido por ideais e se concebem projetos.Cada dia o Senhor nos oferece muitas alegrias simples : a alegria de viver, a alegriadiante da beleza da natureza, a alegria de um trabalho bem feito, a alegria de servir, aalegria do amor sincero e puro. Se olharmos com atenção vemos que existem tantosmotivos para a alegria: os bonitos momentos da vida familiar, a amizadecompartilhada, a descoberta das próprias capacidades pessoais alcançando bonsresultados, o apreço que os outros nos tem, a possibilidade de expressar-se e sentir-secompreendidos, a sensação de ser úteis para o próximo. E além disso, o fato deadquirir novos conhecimentos através dos estudos, a descoberta de novas dimensõesgraças a viagens e encontros, a possibilidade de fazer projetos para o futuro. Tambémpode produzir em nós uma verdadeira alegria a experiência de ler uma obra literária,de admirar uma obra de arte, ao escutar e interpretar uma música ou quandoassistimos filme.Mas cada dia apresentam-se tantas dificuldades que nos angustiam o coração, nospreocupamos tanto pelo futuro... que podemos nos perguntar si a alegria plena eduradoura à qual aspiramos não é mera ilusão ou uma fuga da realidade. Há muitosjovens que se perguntam:é verdadeiramente possível hoje em dia a alegria plena?Esta busca percorre vários caminhos, alguns dos quais manifestam-se como erróneosou, pelo menos, perigosos. Porém, como podemos distinguir as alegrias verdadeirasdos prazeres imediatos e enganosos? como podemos encontrar na vida a verdadeiraalegria, aquela que dura e não nos abandona nem nos momentos mais difíceis?.

Reflita e partilhe

“MESMO O CAMINHO MAIS LONGO SEMPRE COMEÇA COM OPRIMEIRO PASSO”

Proverbio chinê

Page 4: Maristas a Caminho 2 - maristyouthinternational.org a... · dando sentido ao próprio caminhar, ... Essa decisão coincide com o desejo de mudar ... diz: “ Vejo o amanhecer de uma

O CAMINHO DE MARIA

CAMINHANDO COM MARIA, A VIAJANTE (adaptado deDolores Alexandre srcj)

O que é que fez Maria colocar-se a caminho comtanta pressa e determinação, e dirigir-se à casa deIzabel?As palavras que Ela, segundo o Evangelho de Lucas tinhaescutado, pareciam destinadas somente a confirmar a suaconfiança: “Eis que está de seis meses aquela que chamavamde estéril, porque para Deus não há nada impossível”. Mariaescutou algo mais do que aquelas palavras queriam dizer, enão contentou-se com conhecer a noticia: precisava alegrar-se com Izabel, bendizer

juntas a Deus, celebrar essa graça, tornar possívelque os filhos que ambas carregavam nas suasentranhas se aproximassem pela primeira vez.Queria cuidar de Izabel, ajudá-la em seu trabalho ecolocar-se ao seu serviço.

A Sociedade de Maria foi aprovada em 1836quando assumiu-se o compromisso de enviar muitosdos nossos jovens maristas para evangelizar a

Oceania. Hoje temos belíssimos testemunhos das cartas que o P.João Claudio Colin trocava com aqueles primeiros missionários. Elenão foi para as Ilhas do Pacífico Sul ( uma viagem que levava quaseum ano de barco) ocupado com a nova fundação e com aelaboração das constituições,...

Suas cartas foram o seu jeito de viajar e de servir, suas cartaspercorreram os mares, montanhas. Serviu-se delas para chegar alionde ele não podia chegar com a sua presença física, para animar,consolar, reconduzir condutas, despertar consciências, fazer comque cada um dos seus destinatários desse pulos de alegria aosaberem-se queridos, guiados, encorajados.Peçamos a Maria a Sua disponibilidade para visitar com dedicaçãoe carinho aos demais. Hoje temos muitas mais facilidades do que os primeiros/asmaristas tiveram. Uma mensagem pela internet já resolve uma visita, uma viagem,uma maneira de expressar a nossa proximidade.

Esta catequese teve como titulo e eixo central “O sair de casa” como pressuposto parainiciar o caminho; no nosso caso a peregrinação ao Rio.

Qual será o teu primeiro passo? Que atitudes ou decisões concretas podem ajudar-te acomeçar o caminho?

Page 5: Maristas a Caminho 2 - maristyouthinternational.org a... · dando sentido ao próprio caminhar, ... Essa decisão coincide com o desejo de mudar ... diz: “ Vejo o amanhecer de uma

Informações práticasData limite para a inscrição ao ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENSMARISTAS (17 A 22 DE JULHO) prévio a JMJ 2013 no Rio de Janeiro até31 de outubro de 2012. Vagas limitadas!Procura as catequeses e outras informações no site:www.maristasyouthinternational.org um site para os/as jovens Maristasonde conseguirão partilhar materiais, experiências, reflexões....construindoredes com os centros juvenis acompanhados pelos Padres Maristas em todoo mundo. Toda a Família Marista é bem vinda!.

Page 6: Maristas a Caminho 2 - maristyouthinternational.org a... · dando sentido ao próprio caminhar, ... Essa decisão coincide com o desejo de mudar ... diz: “ Vejo o amanhecer de uma
Page 7: Maristas a Caminho 2 - maristyouthinternational.org a... · dando sentido ao próprio caminhar, ... Essa decisão coincide com o desejo de mudar ... diz: “ Vejo o amanhecer de uma

CATEQUESE 1: EM MARCHA!!!!JJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJContemplar a vidaConfundidos(as), por muitas possibilidades de escolha.

Para onde você vai?Para onde vai o mundo?Para onde vai o nosso grupo de jovens?

ACTIVIDADE:1. Numa folha de papel desenha “o caminho2. da tua vida”.3. Partilha em pequenos grupos. Você tinha pensado sua

vida como um caminho? Isso foi fácil para você? Encontroualgo que chamou a sua atenção?

4. Vamos pensar no nosso mundo ou no nosso pais.... para ondevão?

5. Vamos concluir esta dinâmica procurando desenhar numa folha,sem perder devista o caminho. Como tem sido a vida do grupo no qual faço parte? Paraonde estamos indo?

Iluminar a experiênciaDESDE A FILOSOFÍA:

”A utopia está no horizonte. Caminhodois passos, ela se distancia mais dois

passos. E o horizonte adianta dez passos além.Então, para que serve a utopia?

serve para isso: serve para caminhar”Eduardo Galeano.

DESDE A HISTÓRIA DASRELIGIÕES:Entender a vida como caminho é algo que pertence à história dahumanidade e também às religiões. Se voltássemos à época dos nômades,descobrimos que já ritualizavam o caminho como marca da sua própriaespiritualidade. Todas as pessoas e povos, em algum momentosentiram a necessidade de mover-se; de caminhar rumo ao transcendente.Isso sempre foi chamado de ‘peregrinar’(do latim peregrinatio, viagem aoestrangeiro; e desde cedo esta palavra foi usada para o contexto religioso:“caminhar até um lugar santo”). Os primeiros lugares que temosreferência foram sepulcros, tumbas de ancestrais,ou líderes religiosos há sete mil anos atrás!!.

Page 8: Maristas a Caminho 2 - maristyouthinternational.org a... · dando sentido ao próprio caminhar, ... Essa decisão coincide com o desejo de mudar ... diz: “ Vejo o amanhecer de uma

A VOZ DO PAPA:«Alegrai-vos sempre no Senhor!» (Flp 4,4)Queridos jovens:Este ano, o tema da Jornada Mundial da Juventude nos é dado naExortação da Carta do apostolo São Paulo aos Filipenses: “ Alegrem-se sempre noSenhor”! (4,4). Com efeito, a alegria é um elementocentral da experiência cristã. Também experimentamos em cada Jornada Mundial daJuventude uma alegria intensa: a alegria da comunhão, a alegria de ser cristãos e aalegria da Fe. Esta é uma das características destes encontros.Vemos a força atraente queela tem: num mundo frequentemente marcado pela tristeza e a inquietação,a alegria éum testemunho importante da beleza e a confiabilidade da Fe cristã.A igreja tem a vocação de levar a alegria ao mundo; uma alegria autentica, e duradoura;aquela que os anjos anunciaram ao pastores de Belém na noite do nascimento de Jesus(cf. Lc.2,10).Deus não só falou, não simplesmente cumpriu prodigiosos sinais na história dahumanidade, mas se fez tão próximo que tornou-se um de nós, percorrendo todas asetapas da vida humana. No difícil contexto atual, muitos jovens, à sua volta, temnecessidade de sentir que a mensagem cristã é uma mensagem de alegria e esperança.Gostaria de refletir com vocês sobre essa alegria; sobre os caminhos para encontrá-la;para que possam vivenciá-la cada vez com uma maior profundidade e serem seusmensageiros no meio daqueles que os rodeiam.

Cada ano o Papa escreveuma mensagem para os

Jovens. No mês de março,escreveu-nos com o tema:

“Alegrai-vos sempre no Senhor”Vamos tomar alguns trechos para

a nossa catequese comopalavras iluminadoras no nosso

caminhar.

Page 9: Maristas a Caminho 2 - maristyouthinternational.org a... · dando sentido ao próprio caminhar, ... Essa decisão coincide com o desejo de mudar ... diz: “ Vejo o amanhecer de uma

Reflita e partilhe:O que mais lhe chama a atenção destes primeiros parágrafos da mensagemdo Papa Bento?.Você já experimentou esta alegria que o Papa está falando? Já percebeu-aem alguma pessoa conhecida por você?.Já pensou que a Igreja tem a vocação de levar a alegria ao mundo? Podesconstatar?, partilha alguns exemplos.

A PARTIR DO NOSSO SERDISCÍPULOS/AS DE JESÚS

Os três evangelistas sinóticos (principalmente Lucas) de uma maneira constante e com umsentido geográfico e teológico apresentam a ideia do “caminho”de Jesus a Jerusalémpara entregar a sua vida como sinal de fidelidade ao Pai e amor solidário a todos oshomens e mulheres.A palavra caminho aparece no NT 97 vezes, das quais mais da metade (51) nos escritosde Lucas (Evangelho e Atos). O mesmo Jesus chama-se:“O caminho” (Jo 14,6), o caminho verdadeiro para a vida. Os primeiros cristãos eramreconhecidos como “os do caminho” como dá testemunho o próprio Paulo (Atos 22,4)o qual fala: “ persegui até a morte “Aqueles do caminho”.João Paulo II utilizou o texto dos discípulos de Emaus para uma das suas mensagens paraa juventude.Pega a tua Bíblia no Evangelho de Lucas capítulo 24, do 13 ao 35 e façamosum momento de meditação e oração pessoal e comunitária.

Aqui estão umas dicas que podem servir-te de ajuda:O que é que nos impede de reconhecer Jesus ao nosso lado?O que é que nos ajuda a reconhecê-lo?Quando o teu coração arde no caminho?Quais são os momentos do “partir o pão que são significativos na tuaexperiência cristã?Quais são as atitudes que Jesus adota como “acompanhante do caminho”?

Façamos algo! MARlA Mulher acaminho….

Carlo Caretto, no seu livrosobre Maria, refere-se à experiênciacruel no deserto. Umamulher foi lapidada e apedrejadapelas pessoas da sua aldeia, porinfidelidade antes do casamentoe ter ficado grávida. Estaexperiência fez com que compreendesseo que Maria experimentoudepois da anunciação.

“Aquela noitesenti pelaprimeira vezque tinha meaproximadoao mistério deMaria: pelaprimeira vez senti que Ela não eraestática; uma simples imagem sobre oaltar, levantada como rainha;

Page 10: Maristas a Caminho 2 - maristyouthinternational.org a... · dando sentido ao próprio caminhar, ... Essa decisão coincide com o desejo de mudar ... diz: “ Vejo o amanhecer de uma

mas eu consegui enxerga-la como umairmã queestava perto de mim, sentada na “praiadeste mundo”,com sandálias como as minhas, suaspernas cansadas.Senti que Maria estava reclinando-se aomeu lado; um poucoDebilitada e indefesa na sua maravilhosa,mas inconfundível gravidez”.

Depois do encontro com Deus,Maria fica sozinha,com um grande mistério; um segredoque não podePartilhar com ninguém, por que ninguémiria entendê-la.Uma enorme solidão começa a envolvê-la.

Conforme a narração de Mateus, Deusmesmo intervém eilumina sua solidão. Ele comunica omistério da vida de Mariaa José, no seu sonho, assim aquele difícilproblema para Josée Maria fica resolvido. ( Cf. Mt. 1,18-25)

Na promessa de Deus tinha-semencionado também que Izabeldaria à luz uma criança; um mistério noseu ventre. Por issoMaria visita Isabel com a esperança depoder falar-lhe.Antes de que pudesse falar algo do quelhe aconteceu, Izabelsente o mistério divino em Maria, eexclama cheia do Espírito Santo

(Cf. Lc. 1, 42).

Do livro de Fritz Arnold sm “Like Mary,Towards Christian Maturity in the Twenty-First Century”Columba press 2001.

O que é que posso fazer de concreto neste mês para iniciar o processo depreparação para Rio?Quais ideais incendeiam o meu coração para oferecer algo novo ao meugrupo, vizinhança, e que coisas (uma ou duas) concretas já posso partilhar?Como grupo: podemos fazer algum compromisso da caminhada?.

Toma nota:Jornada Mundial da Juventude, Rio de Janeiro, Brasil: 23 a 28 deJulho de 2013.Dias Maristas de convivência e preparação: 17 a 21.Festival Marista: Convidados os(as) jovens participantes nosencontros de preparação das Irmãs, Irmãos, Padres e leigosMaristas.TE ESPERAMOS! INSCREVA-SE LOGO COM O SEU ASSESSOR!Data limite 31 de outubro de 2012. Até a próxima catequese!