mão de obra na fábrica de ferro de são joão de ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento...

102
35 n.6 / 2017-1 / pp. 35-136 Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de documentos do Arquivo Público do Estado de São Paulo (1810-1842) Karina Oliveira Morais dos Santos Bacharel em História pela Universidade Federal de São Paulo [email protected] 1 A Fábrica de Ferro São João de Ipanema* A Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema foi fundada a partir de uma Carta Régia datada de 4 de dezembro de 1810, cuja ordem “manda fundar um estabelecimento montanístico em Sorocaba para extração do ferro das minas que existem na Capitania de S. Paulo” 1 . Foi edificada no Morro de Araçoiaba (atual Araçoiaba da Serra) e, até onde foi possível verificar, o nome empregado passou a ser utilizado oficialmente a partir de Carta Régia datada de 27 de setembro de 1814 2 . As especulações geográficas e as tentativas de implantação de uma fundição de ferro no local já aconteciam desde o final do século XVI, no entanto, não haviam prosperado até então. O ano de 1765 é tomado enquanto marco de origem, visto que é desse ano que data a ocorrência da primeira amostra de ferro fundido, apresentada por Domingos Ferreira Pereira e enviada ao marquês de Pombal por Luis Antônio de Souza Botelho Mourão, o Morgado de Mateus, governador da capitania de São Paulo. A escolha da Fábrica de Ferro São João de Ipanema como centro desta pesquisa deveu-se a uma série de fatores que revelam experiências excepcionais, a partir de um vasto campo de possibilidades em sujeitos e temáticas. A composição da mão de obra na fábrica nos dá margem para pensarmos não só a inserção mas, sobretudo, a convergência de sujeitos juridicamente distintos no âmbito fabril. A partir da vasta documentação que aqui registro em catálogo, pode-se afirmar que homens brancos estrangeiros, notadamente alemães e suecos, tidos como referências na fundição do ferro, trabalharam ao lado de camponeses locais, negros livres, 1 *O instrumento de pesquisa aqui apresentado é fruto de um projeto de Inicia- ção Científica, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cien- tífico e Tecnológico (CNPq), entre 2012 e 2014, que resultou em uma pes- quisa de monografia, defendida em 10 de agosto de 2016 na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Ambos foram desenvolvidos sob orienta- ção do Prof. Dr. Jaime Rodrigues, do departamento de História da UNIFESP. Disponível em: <www.camara.gov.br/Internet/InfDoc/conteudo/Colecoes/Legisla- cao/Legimp-B1_2.pdf> Acesso em 01 mai. 2017. 2 Ibid.

Upload: dinhcong

Post on 15-Nov-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

35n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de documentos do Arquivo Público do Estado de São Paulo (1810-1842)

Karina Oliveira Morais dos SantosBacharel em História pela Universidade Federal de São [email protected]

1 A Fábrica de Ferro São João de Ipanema* A Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema foi fundada

a partir de uma Carta Régia datada de 4 de dezembro de 1810, cuja ordem “manda fundar um estabelecimento montanístico em Sorocaba para extração do ferro das minas que existem na Capitania de S. Paulo”1. Foi edificada no Morro de Araçoiaba (atual Araçoiaba da Serra) e, até onde foi possível verificar, o nome empregado passou a ser utilizado oficialmente a partir de Carta Régia datada de 27 de setembro de 18142. As especulações geográficas e as tentativas de implantação de uma fundição de ferro no local já aconteciam desde o final do século XVI, no entanto, não haviam prosperado até então. O ano de 1765 é tomado enquanto marco de origem, visto que é desse ano que data a ocorrência da primeira amostra de ferro fundido, apresentada por Domingos Ferreira Pereira e enviada ao marquês de Pombal por Luis Antônio de Souza Botelho Mourão, o Morgado de Mateus, governador da capitania de São Paulo.

A escolha da Fábrica de Ferro São João de Ipanema como centro desta pesquisa deveu-se a uma série de fatores que revelam experiências excepcionais, a partir de um vasto campo de possibilidades em sujeitos e temáticas. A composição da mão de obra na fábrica nos dá margem para pensarmos não só a inserção mas, sobretudo, a convergência de sujeitos juridicamente distintos no âmbito fabril. A partir da vasta documentação que aqui registro em catálogo, pode-se afirmar que homens brancos estrangeiros, notadamente alemães e suecos, tidos como referências na fundição do ferro, trabalharam ao lado de camponeses locais, negros livres, 1 *O instrumento de pesquisa aqui apresentado é fruto de um projeto de Inicia-

ção Científica, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cien-tífico e Tecnológico (CNPq), entre 2012 e 2014, que resultou em uma pes-quisa de monografia, defendida em 10 de agosto de 2016 na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Ambos foram desenvolvidos sob orienta-ção do Prof. Dr. Jaime Rodrigues, do departamento de História da UNIFESP. Disponível em: <www.camara.gov.br/Internet/InfDoc/conteudo/Colecoes/Legisla-cao/Legimp-B1_2.pdf> Acesso em 01 mai. 2017.

2 Ibid.

Page 2: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

36n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

negros escravizados e indígenas, compartilhando os mesmos espaços e, mais que isso, por vezes compartilhando as mesmas funções.

Aqui, falo de homens que se encontravam sob condições de trabalho ora muito diferenciadas, ora muito parecidas, ainda que se tratasse de sujeitos históricos que ocupavam posições distintas quanto ao estatuto legal, rompendo com a equivocada ideia de que os “pretos” serviam apenas aos serviços mais “grosseiros” e que as atividades técnicas eram praticadas exclusivamente por brancos europeus. Estes, por sua vez, chegavam com expectativas específicas e por meio de contratos firmados mas, no decorrer de suas trajetórias na Fábrica, os documentos evidenciam um nítido descontentamento com as condições de trabalho com que se deparavam e com a inação da Coroa e das autoridades locais diante da falta de recursos, tanto para os pagamentos dos assalariados, quanto para a compra ou reposição de materiais necessários ao trabalho. Neste sentido, a grande contribuição que aqui se registra é tornar público um trabalho de catalogação de uma ampla gama de documentos que evidenciam essas relações e permitem ir além do que já foi produzido pela historiografia3.

O estudo da Fábrica, além da edificação estrutural e da organização de sua máquina administrativa, envolveu, sobretudo, as relações cotidianas no âmbito fabril, as interações sociais, os conflitos, as condições de trabalho, as negociações e a resistência de homens e mulheres pertencentes a diferentes grupos sociais. Um estudo mais detido permite ainda um recorte de gênero, a fim de elucidar as tarefas específicas que as mulheres exerciam no funcionamento da fábrica. Se, por um lado, os homens que chegavam ao Brasil sob contrato em geral aportavam sozinhos, deixando mulher e filhos em seus países de origem, por outro, os negros escravizados constituíam família nas cercanias da fábrica e, por vezes, se relacionavam com mulheres escravas de propriedades vizinhas chegando, inclusive, a pedir autorização do governador para se casar. Requereram por vezes ainda a compra da escrava, mencionando seu bom comportamento durante os anos de serviços prestados. Tudo isso demonstra especificidades e circunstâncias pouco exploradas pela historiografia, deixando entrever variações nas conjunturas política e social a partir de um estudo de caso.

2 Apresentação do catálogo O maior acervo documental existente referente à fábrica encontra-se disponível no Arquivo Público do Estado de São Paulo, compreendendo cerca de 1,57m linear em extensão, que compõe a coleção “Fábrica de Ferro São João de Ipanema”. O conjunto documental abarca diversas tipologias entre cartas, ofícios, receitas, memorandos, entre outros. Esses documentos estão distribuídos 3 Como exemplo dessa produção, situo alguns autores que nortearam a pesquisa até aqui: Marcos Eduardo Faciaben. Tecno-

logia siderúrgica no Brasil do século XIX: conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do Ipanema). Dissertação de mestrado - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo, SP, 2012; Mario D. Neto. Escravidão e indústria: um estudo sobre a Fábrica de Ferro São João de Ipanema - Sorocaba (SP) - 1765-1895. Cam-pinas, SP: UNICAMP, 2006; Mariana Alice Pereira Schatzer Ribeiro. Entre a fábrica e a senzala: um estudo sobre o cotidiano dos africanos livres na Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema – Sorocaba, SP (1840-1870). Dissertação de mestrado – UNESP. Assis (SP), 2014; Jaime Rodrigues. “Ferro, trabalho e conflito: os africanos livres na fábrica de Ipanema”. História Social, 4/5 (1997), pp. 29-42. Uma nova versão deste texto foi publicada em 2016 em No mar e em terra: história e cultura de trabalhadores escravos e livres. São Paulo: Alameda, 2016; Karina Oliveira Morais dos Santos. “Alemães, suecos, africanos e indígenas: mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema”. Revista Histórica, 10 (61) (maio 2014), pp. 45-53; Nilton P. dos Santos. A fábrica de ferro São João de Ipanema: economia e política nas últimas décadas do Segundo Reinado (1860-1889). São Paulo: USP, 2009; Anicleide Zequini. Arqueologia de uma Fábrica de Ferro: morro de Araçoiaba, séculos XVI-XVIII. São Paulo: USP, 2006.

Page 3: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

37n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

em 8 Caixas de Ordem, das quais as 5 primeiras foram catalogadas a partir da data limite inicial do projeto de construção da fábrica, 1810, ano oficial de sua fundação. Fez-se também a catalogação parcial da sexta caixa, totalizando cerca de 1m linear, com 600 documentos descritos4. Trata-se de uma vasta documentação que possibilita inúmeras abordagens, permitindo elucidar questões que envolvem a dinâmica da mão de obra no âmbito de um empreendimento que se pretendia um mo-delo para a indústria que começava a se delinear no Brasil.

O resultado aqui apresentado é, antes de tudo, um instrumento de trabalho, que além de facilitar a localização dos documentos em análises posteriores, confere ao pesquisador maior domínio sobre sua fonte. Sua confecção auxiliou largamente para o entendimento da lógica, da linguagem, do tratamento, do estilo e do formato da correspondência no século XIX, mais especificamente do setor fabril.

A confecção do catálogo foi organizada em três etapas, descritas a seguir.

Primeira etapa: captura fotográficaNo APESP, os manuscritos encontram-se dispostos em Caixas de Ordem. Trata-se de latas

que comportam 19,5 cm lineares de documentos cada uma. Dentro destas latas, os documentos estão segmentados em folders, que funcionam como subpastas, facilitando a localização. Os folders comportam números distintos de manuscritos e não fica claro qual o critério de organização utilizado para a catalogação. Cada Caixa de Ordem abarca, em média, entre cem e duzentos documentos, sendo que cada documento possui quantidade variada de páginas. Em função da numerosa quantidade de fólios, tornou-se impossível trabalhar com os manuscritos apenas nas instalações do APESP. Antecedendo a catalogação, fez-se necessário um processo de captura fotográfica de cada documento. Cada documento foi fotografado mais de uma vez, a fim de possibilitar uma triagem das melhores fotografias, resultando em cerca de 1200 imagens capturadas para cada lata. Posteriormente, ainda que as fotografias passassem por uma seleção, muitas delas apresentaram falhas de nitidez, saturação ou contraste. Inclusive porque muitos dos documentos encontram-se pouco legíveis. Utilizando um editor básico, iniciei um processo de tratamento das imagens de menor definição, para acentuação de linhas finas, profundidade etc., visando facilitar a compreensão da escrita.

Segunda etapa: organização de acervo de uso pessoalUma vez capturadas as imagens dos manuscritos, era preciso organizar as fotografias. Foi

necessário pensar em um formato de agrupamento das mesmas e estabelecer uma lógica de ordenação documental para compor um acervo de uso pessoal. As fotografias repetidas foram descartadas a fim de facilitar o trabalho. Cada uma delas foi nomeada individualmente, recebendo um número sequencial de localização. Criou-se uma pasta para cada documento, visto que eles tinham tamanhos distintos. Os documentos já separados foram agrupados em pastas referentes a cada folder que, por sua vez, eram reagrupados em uma nova pasta referente ao número da caixa de ordem a que pertence no APESP. Assim: Pasta do DOCUMENTO → Pasta do FOLDER → Pasta

4 Arquivo Público do Estado de São Paulo. Conjunto Fábrica de Ferro São João de Ipanema. Localização: CO0245; CO0246; CO0247, CO5213, CO5214, CO5215.

Page 4: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

38n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

da CAIXA DE ORDEM. Este passo foi pensado com cuidado e minúcia, afinal, a planilha também funcionará como mecanismo de mapeamento dessas fotografias em futuras pesquisas.

Terceira etapa: leitura e catalogaçãoAlém do já citado entrave quanto à qualidade das fotografias, havia ainda outros

complicadores: a pluralidade de estilos da caligrafia e da própria linguagem; muitos fólios corroídos por insetos ou desgastados pela ação do tempo; documentos com páginas faltantes; carência de informações como data tópica, data cronológica, emissor ou destinatário; documentos escritos em língua estrangeira, como alemão, sueco e francês; manchas da própria tinta da escrita etc. O catálogo foi confeccionado em formato de planilha, que está segmentada em duas abas: a primeira destinada à identificação de cada documento e a segunda para orientar o preenchimento de cada campo presente na primeira aba, funcionando como uma espécie de legenda e roteiro de trabalho5. No catálogo, os documentos foram organizados em colunas, na seguinte ordem:

a) Espécie documental: “Divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por seu formato. São exemplos de espécies documentais ata, carta, decreto, disco, filme, folheto, fotografia, memorando, ofício, planta, relatório”.6

b) Ativa/Passiva/Interna: Ativa (A); Passiva (P); Interna (I). Se a correspondência foi enviada (Ativa) ou recebida (Passiva) pela Fábrica de Ferro São João de Ipanema. Em caso de correspondência interna, indicou-se pela inicial I.

c) Emissor: aquele que emite a correspondência.- Nome: nome ou título da pessoa que assina o documento.- Cargo/Função: que função ocupa o emissor.d) Destinatário: a quem se destina a correspondência.- Nome: nome ou título da pessoa para a qual o documento é endereçado.- Cargo/Função: função ocupada pelo destinatário.e) Verbete: o tema ou assunto do documento.Procurou-se comportar um verbo no gerúndio: “informando receita da Fábrica”.f) Data tópica: lugar onde foi datado.São exemplos: vila, província, capitania ou país. Quando não havia indicação de lugar usou-se

as iniciais “s.l”.g) Data cronológica: dia, mês e ano.Utilizou-se o formato: dd/mm/aaaa, ou seja, para dia e mês sempre dois algarismos e para

indicação de ano, quatro algarismos. Campos incompletos foram sinalizados com exclamação (“?”), ex: ??/01/1810. Quando não havia indicação de data usou-se as iniciais “s.d”.5 A planilha que aqui apresento toma por referência um modelo desenvolvido pelo Centro de Memória e Pesquisa Histórica

da Universidade Federal de São Paulo, do qual fui bolsista entre 2011 e 2012 sob orientação do Prof. Dr. Jaime Rodrigues e financiamento FAP-UNIFESP. Os trabalhos concentraram-se na catalogação do acervo documental da Companhia Editora Nacional, que se encontra em comodato à UNIFESP. A planilha passou por edições até atingir o formato atual, quando se julgou suficiente para a identificação de cada manuscrito e satisfatória para a circulação entre outros pesquisadores.

6 Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005, p. 85.

Page 5: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

39n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

h) Páginas: número de páginas do documento.Contabilizou-se apenas as que apresentavam algum registro escrito, desconsiderando

páginas em branco.i) Anexo/Observações: em casos de quaisquer considerações que não se encaixassem

nos outros campos da planilha.j) Localização: onde se encontra o documento no APESP.Indicou-se na seguinte ordem: número da caixa de ordem (CO) - número do folder (F).k) Nº da fotografia: número que nomeia a fotografia para organização do acervo de uso

pessoal. Utilizou-se algoritmos arábicos sequenciais com 4 dígitos.

Page 6: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

40n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

FICHA DE COLETA DE DADOS DOCUMENTAIS - FÁBRICA DE FERRO DE IPANEMA

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Orçamento / Receita

I Oficial maior da secretaria do governo

Informando receita da Real Fábrica de Ferro de Ipanema de janeiro até junho de 1811.

Sorocaba ??/??/1811 7 CO245 - F 16 0001-0013

Ofício Manoel Torriberg; Hans Lino; Carl Nor-man; [Fulscring]; N. C. Lino [?]; F. Lino [?]; Lars; Jacobs Tollidan; Pedro Francisco Xavier de Brito.

Informando pagamentos, consignações e o que deve o governo português ao diretor Carl Gustav Hedberg e seus operários suecos.

s.l ??/12/1814 4 CO245 - F 16 0014-0019

[Ilegível] 2 O documento encontra-se ilegível. Há muitas manchas e corroídos.

CO245 - F 16 0020-0021

Ofício A Carl Gustav Hedberg “Senhores do governo” Enviando considerações ao governo acerca de carências da fábrica, como novas contratações, término da casa dos funcionários suecos e arrobas de cobre.

Sorocaba 30/01/1814 2 CO245 - F 16 0022-0024

Ofício A Antonio Francisco de Aguiar

Coronel, tesourei-ro geral da Real Fábrica de Ferro

Marquês e Marque-sa de Alegrete

Relatando a chegada do marquês e da marquesa de Alegrette.

Sorocaba 25/11/1812 1 CO245 - F 17 0025-0027

Ofício I Lars Hultgreen; Clas Eric Hult; Carl Norman; Daniel [Haglund]; Clas Dahlstron; M. San-dahlg

Constando lista de nomes de trabal-lhadores suecos e suas respectivas funções.

Sorocaba 12/02/1812 2 Documento escrito em francês.

CO245 - F 17 0028-0031

Ofício R.M Solicitando que o “Escrivão da Receita e Despeza” declare informações em relação aos acionistas residentes na capitania de São Paulo de Rio de Janei-ro: quais os nomes, qual a quantia de suas respectivas contribuições, como se dará o recolhimento e qual a quantia já existente em cofre.

1 CO245 - F 17 0032-0033

Declaração I Antonio Xavier Ferreira Escrivão da Real Fábrica de Ferro do Ypanema

Informando a quantia com que entra-ram os acionistas da capitania de São Paulo e da capitania do Rio de Janeiro, somando 22 contos e 800 mil réis. Apresenta ainda a relação de receita e despeza do cofre da fábrica, sendo a despeza no valor de 17 contos e 619 mil réis.

Sorocaba 20/06/1812 2 CO245 - F 17 0034-0037

Page 7: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

41n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Antonio Francisco de Aguiar

Coronel, tesourei-ro geral da Real Fábrica de Ferro

Marquês de Ale-grete

Prestando esclarecimentos quanto ao andamento dos trabalhos e das contas da fábrica. Menciona ainda a constru-ção de uma capela.

Sorocaba 02/02/1813 2 CO245 - F 18 0038-0041

Declaração I Antonio Francisco de Aguiar

Coronel, tesourei-ro geral da Real Fábrica de Ferro

Informando ter recebido do Comen-dador Fernando Carneiro de Leão a quantia de 9 contos e 200 mil reis pertencentes aos acionistas do Rio de Janeiro que deram entrada na Real Fábrica de Ferro.

São Paulo 15/05/1811 1 CO245 - F 18 0042-0042

Ofício I Antonio Francisco de Aguiar

Coronel tesoureiro geral da Real Fábrica de Ferro

Informando que as despesas da Real Fábrica estão acima do que há no cofre e que a contribuição dos acionistas de São Paulo e Rio de Janeiro não suprem os gastos, diz, no entanto, que não se deve parar as obras. Para isso, pede ao procurador dos acionistas que interceda junto a fábrica, suprindo voluntariamente, com dinheiro próprio ou com o da Real Fazenda, as despesas da mesma.

Sorocaba 12/04/1814 1 CO245 - F 19 0043-0045

Ofício Manoel da Cunha de Azevedo Coutinho Souza Chichorro

Demonstrando otimismo em relação aos futuros resultados da fábrica. Questiona também sobre procedimen-tos gerais para a contrução do tanque (açude), como qual o melhor lugar e momento em relação aos fatores climáticos, por exemplo, os tempos de chuvas, quando o Rio Ipanema está mais cheio.

São Paulo 13/06/1811 4 Trata-se de uma cópia.

CO245 - F 20 0046-0053

Ofício I Miguel Antonio de Azevedo Veiga; José Arouche de Toledo Rendon.

Ouvidor Juiz Con-servador; Vogal da Junta de Ferro

Antonio José da Franca e Horta

Capitão General Governador da Capitania de São Paulo

Prestando contas do que tem sido feito no estabelecimento da Real Fábrica de Ferro. Refere-se com otimismo ao que se espera da fábrica mencionando, inclusive, a espera pela chegada de Varnhagen. Diz julgar conveniente que Varnhagen substitua o coronel João da Horta, uma vez que se mostra com “bons desejos pela capitania de São Paulo”

Sorocaba 18/02/1811 2 CO245 - F 21 0054-0056

Ofício Enviando em anexo o “masso do diretor” Hedberg que, por esqueci-mento, não havia sido incluído no ofício anterior.

Sorocaba 04/03/1811 1 CO245 - F 21 0057-0058

Ofício P João Xavier da Costa Aguiar

Antonio José da Franca e Horta

Capitão General Governador da Capitania de São Paulo

Manifestando interesse em ser acio-nista da fábrica de ferro.

Santos 02/08/1811 1 CO245 - F 21 0059-0060

Page 8: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

42n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício José Maria de Mello Soldado Relatando e justificando sua parti-cipação em um caso em que houve confronto entre soldados e um sueco “rebelde”.

Sorocaba 27/11/1811 4 CO245 - F 21 0061-0065

Ofício A Manuel Fabiano de [Madusa]

Acionista Marquês de Ale-grete

Manifestando voto em prol do Coronel Bento Manuel de Almeida Pais, em res-posta a ofício que solicita nomear um dos acionistas a procurador de todos.

Sorocaba 23/10/1812 1 CO245 - F 21 0066-0066

Ofício I Antonio Xavier Ferreira Escrivão da Real Fábrica de Ferro do Ypanema

Antonio Francisco de Aguiar

Coronel tesoureiro geral da Real Fábrica de Ferro

Manifestando contrariedade a oficio enviado ao diretor da fábrica pelos go-vernadores interinos, possivemente a respeito de seu trabalho. Diz não dever desligar-se da fábrica sem que haja ordem para tal.

Sorocaba 30/04/1811 2 O documento diz enviar cópia de um capítulo do mencio-nado ofício. Não há o anexo mencio-nado. No verso há algo escrito que não consegui identificar.

CO245 - F 21 0067-0068

Ofício A Bento Manuel de Almeida Paes

Marquês de Ale-grete

Manifestando voto em prol do Coronel Antonio Francisco de Aguiar em res-posta a ofício que solicita nomear um dos acionistas a procurador de todos.

Sorocaba 24/10/1812 1 CO245 - F 21 0069-0070

Ofício A Francisco de Paula Penteado

Marquês de Ale-grete

Manifestando voto em prol do [Coronel Antonio Francisco de Aguiar] em res-posta a ofício que solicita nomear um dos acionistas a procurador de todos.

Sorocaba 27/10/1812 1 CO245 - F 21 0071-0073

Ofício A Antonio da Cunha Caldeira

[Marquês de Ale-grete]

Informando recebimento de um re-querimento e relatando informações levantadas de Francisco de Arruda, dono de tal requerimento.

Sorocaba 05/02/1813 2 No documento constam duas letras distintas e há duas tonalidades de tinta da escrita.

CO245 - F 21 0074-0077

Ofício I Antonio da Cunha Caldeira Machado

Relatando que foi determinado pelo Marquês ao diretor da fábrica que entregasse mestres suecos para a feitura do carvão. No entanto apenas um sueco foi contratado e como não era suficiente, foi determinado ao escravo Luis, “o unico emteligente”, que fosse fazendo as carvoeiras. Apesar de não estar faltando carvão até então, as interferências do diretor podem contri-buir para prejuízos na fábrica.

Sorocaba 22/04/1813 2 CO245 - F 21 0078-0081

Page 9: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

43n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Antonio da Cunha Caldeira

[Marquês de Ale-grete]

Mencionando questões a respeito de ofício recebido que determina passar o altar para uma das “salas das casas novas”. A respeito da obra o diretor não queria entrar em detalhes e tanto ele como a companhia inteira se mostrava desgostosa, “tomando como injuria feita a nação a construção desta obra na referida casa”. Informa ainda que o mestre sueco encontra-se doente, pro-vavelmente em rezão de uma pancada na mudança de um eixo para a casa de fundição.

Sorocaba 13/01/1813 1 CO245 - F 21 0082-0082

Ofício Antonio da Cunha Caldeira

Sugerindo a construção de uma capela e a coberta do ranxo dos escravos para que as taipas não caiam com a chuva.

Sorocaba 31/12/1812 1 CO245 - F 21 0083-0084

Ofício A Antonio da Cunha Caldeira

Marquês de Ale-grete

Levando a conhecimento que quando o marquês mandou vender o “destaca-mento”, também se “dignou” mandar uma portaria ao tesoureiro da Real Fábrica de Ferro para que enviasse dez patacas ao sargento do mesmo desta-camento no final de cada mês para que o ajudasse no que fosse preciso, o que não foi concedido. Para isso, pede ao Marquês que tome alguma providência.

Sorocaba 20/08/1813 2 CO245 - F 21 0085-0087

Ofício A José Ferreira [?]; Francisco de Almei-da Pedroso; Antonio Loureiro de Almeida; Bento José de Abreu

Bispo e governadores interi-nos da capitania de São Paulo

Manifestando, em nome do povo da Vila de Sorocaba, insatisfação com o pouco tempo que possuem para cuidar de suas terras.

Sorocaba 09/10/1813 1 CO245 - F 21 0088-0090

Ofício A Antonio da Cunha Caldeira

Bispo e governadores interi-nos da capitania de São Paulo

Respondendo a ofício que solicita a Antonio da Cunha informar o que vem sido feito. Diz que o mês é próprio para plantações mas que posteriormente vem as chuvas e arruinam as casas de terra, assim o caminho fica intran-sitável. Sessenta trabalham no dito caminho.

Sorocaba 21/10/1813 1 CO245 - F 21 0091-0092

Ofício A Martin Francisco Ribeiro de Andrada

Marquês de Ale-grete

Relatando o estado da fábrica. Diz do “mao emprego das juntas aplicados pa. taó importante estabelecimto.” e da má direção. Comenta ter, inclusive, pensado em demissão pois não queria ser “frio expectador dos sinystros re-sultados” da fábrica, uma vez que suas ideias não eram recebidas e os erros não eram retificados.

Sorocaba 04/04/1812 10 CO245 - F 21 0093-0111

Page 10: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

44n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício Miguel Antonio de Azevedo Veiga; José Arouche de Toledo Rendon.

Ouvidor Juiz Con-servador; Procura-dor da Fazenda

Antonio José da Franca e Horta

Capitão Genera, Governador da Capitania de São Paulo

Relatando sobre o estado da fábrica. Diz ser demorado enviar um parecer completo por não haver tempo, pois há muitas ocupações com a fábrica. Diz do engenho de serras; do açude; do Rio da Ribeira; do caminho da mina; diz haver muita madeira de construção porém que não servem para as carvoarias, etc. Refere-se ainda ao diretor, que vem melhorando e se mostrando um “outro homem” depois de ordens do Conde de Linhares.

Sorocaba 06/07/1811 7 CO245 - F 21 0112-0123

Ofício Indagando questões sobre a constru-ção do tanque e a possibilidade de suas águas arruinarem a olaria.

[Sorocaba] s.d 1 O documento está incompleto.

CO245 - F 21 0124-0125

Relatório I José Arouche de Tole-do Rendon

Relatando Sessões da Junta da Real Fábrica Ipanema. Sessão de 1º de Julho de 1811, decidiu-se: pedir ao General as contas das despesas feitas em São Paulo para calcular as contas correntes dos últimos seis meses e então enviar à Secretaria de Estado, como deter-minado em Carta Régia; admitiu-se o feitor José da Silva Pimentel, uma vez que o número de escravos aumen-tou; contratar três carpinteiros, cujo pagamento seria avaliado pelo diretor e pelo inspetor, além de conceder a tais carpinteiros um número de escravos e de homens livres como encarrega-dos. Sessão de 3 de Julho de 1811, decidiu-se: delegar ao diretor a tarefa de solucionar a questão da olaria, que será comprometida após a construção tanque; discutiu-se a necessidade da contratação de trabalhadores, como ferreiros, carvoeiros e pedreiros. Em sessão de 4 de Julho de 1811, decidiu-se: que o cirurgião da fábrica deveria todos os domingos fazer uma visita aos enfermos escravos e entregar uma nota ao diretor dizendo o motivo pelo qual não podiam trabalhar; que todos os empregados “subalternos” deveriam redidir na fábrica e não poderiam sair sem licença do diretor e do inspetor.

Sorocaba ??/07/1811 5 Trata-se de uma cópia.

CO245 - F 21 0126-0134

Page 11: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

45n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Portaria I [“L. de Assignatura”] Indagando a respeito do método de recolhimento das ações do estabeleci-mento da Fábrica de Ferro de “Waras-soiaba”, cujo fundo muitos acionistas tem concorrido.

São Paulo [??/??/1804] 1 Trata-se de uma cópia.

CO245 - F 21 0135-0136

Ofício Antonio José da Franca e Horta

Capitão General, Governador da Capitania de São Paulo

Conde de Linhares Acusando recebimento de determinada quantia para a Fábrica de Ferro. Asse-gurando que apesar das dificuldades encontradas na Serra do Cubatão, para a condução das máquinas da fábrica, elas serão conduzidas para o local de destino com brevidade. Alerta para os atrasos do correio o que justifica caso demorem a chegar as respostas dos ofícios.

São Paulo 09/04/1811 2 Trata-se de uma cópia.

CO245 - F 21 0137-0140

Ofício Antonio José da Franca e Horta

Capitão General, Governador da Capitania de São Paulo

Fernando Carneiro Leão

Informando recebimento de determi-nada quantia pertencente a fábrica de ferro, remetido pelo governador de Santos a envio do Conde de Linhares. Diz se tratar de dinheiro dos acionistas da dita fábrica e explica não remeter os recibos com brevidade por morar longe o tesoureiro, mas que assim que ele os enviar, serão imediatamente encami-nhados.

Sorocaba 06/04/1811 1 CO245 - F 21 0141-0141

Relatório José Arouche de Tole-do Rendon

Antonio José da Franca e Horta

Capitão General, Governador da Capitania de São Paulo

Enviando levantamento do que tem sido feito na fábrica até então.

Sorocaba 23/01/1811 3 CO245 - F 21 0142-0147

Ofício P “Criado” Antonio José da Franca e Horta

Capitão General, Governador da Capitania de São Paulo

Informando sua chegada na fábrica no dia 04 do mesmo mês. Comenta ter despedido alguns trabalhadores que vieram a “esmorecer”, alegando muitas “moléstias”, assim sendo, pede que mande alguns soldados de confidência para substituirem outros que “de pouco ou nada servem”. Diz que diariamente estudam meios de adiantar as obras, adotando o método de empreitadas. Alerta para que se esclareça ao Diretor sobre as funções de seus emprega-dos, uma vez que ele ainda não fala português, e refere-se ao diretor como desconfiado e duvidoso de tudo. Men-ciona a olaria, a construção do forno, a compra da sesmaria para os povoado-res do morro, e a grande mata presente no distrito mineiro.

Sorocaba 01/02/1811 4 CO245 - F 21 0148-0153

Page 12: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

46n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício José Arouche de Tole-do Rendon

Solicitando informações para que se prossiga o andamento das demarca-ções da Fazenda. Solicita cópia autênti-ca de documento referente a sesmaria do Morro de Araçoiaba. Relata sessão do dia 14, na qual estabeleceu-se que se iniciasse, o diretor, uma fábrica que produza de 8 a 10 quintos de ferro, aumentando sua produção gradativa-mente. Na mesma sessão declarou o diretor não ter por obrigação, segundo seu contrato, declarar seus planos com a fábrica. Solicita a urgente contratação de pedreiros, ferreiros e carpinteiros, sobretudo destes últimos. Menciona comentários de Varnhagen a respeito da cerveja e da cevada do local.

[Sorocaba] 18/02/1811 3 No canto lateral esquerdo há uma observação que diz estar enviando um cestinho com cebolas cor de rosa, tiradas do Morro de Araçoiaba.

CO245 - F 21 0154-0159

Ofício Miguel Antonio de Azevedo Veiga

[Ilegível] Sorocaba 20/02/1811 4 Documento ilegível. CO245 - F 21 0160-0167

[Ilegível] 2 Documento com-pletamente ilegível. Manuscrito em idioma estrangeiro não identificado. O documento apresenta vestígios de restauro. Há uma assinatura no término.

CO245 - F 21 0168-0170

Ofício José Arouche de Tole-do Rendon

Antonio José da Franca e Horta

Informando ordem dada ao Capitão Mor de Itapetininga para que verifique se há contribuintes suficientes para que se faça a diligência dos índios. Comenta ter chegado no dia 23 do Morro, “com saúde mas bem mordidos do mosquito Borrachudo”. Comunica o falecimento de um sueco, marinheiro e Mestre dos Foles, cuja enfermidade se deu ainda por mar, mas parece haver um substituto. Demonstra medo de Varnhagen não ficar e vir a faltar dire-tor. Por fim, também informa a dada ordem de se comprar mais bois para a baldeação das madeiras.

Sorocaba 26/02/1811 2 CO245 - F 21 0171-0173

Page 13: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

47n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício Relatando o estado da fábrica. O do-cumento diz que brevemente chegará ofício da Real Junta em relação a isso, além de ter também encarregado ao Engenheiro Varnhagen e seus com-panheiros, o Ouvidor e Arouche que também enviem suas observações mas, ainda que eles o façam, se vê na responsabilidade de encaminhar-lhe seu parecer.

São Paulo 25/04/1811 7 CO245 - F 21 0174-0188

Ofício Relatando o estado da fábrica. O do-cumento diz que brevemente chegará ofício da Real Junta em relação a isso, além de ter também encarregado ao Engenheiro Varnhagen e seus com-panheiros, o Ouvidor e Arouche que também enviem suas observações mas, ainda que eles o façam, se vê na responsabilidade de encaminhar-lhe seu parecer.

São Paulo 25/04/1811 8 Trata-se de uma cópia. O outro docu-mento, possivel-mente o original está no mesmo folder, embora haja observações que não constam no término do outro documento.

CO245 - F 21 0189-0204

Ofício Vogais da Fábrica de Ferro

Relatando os assuntos mais essenciais observados na Real Fábrica de Ferro e diz que a “narração de miúdos aconte-cimentos” poderá ser feita pelo Capitão Varnhagen.

São Paulo 24/04/1811 4 CO245 - F 21 0205-0211

Ofício [João de Almeida de Melo e Castro]

Conde das Galveias Acusando recebimento de ofício datado de 1º de março solicitando visita à fábrica a fim de relatar o estado que se encontra o estabelecimento.

São Paulo 22/04/1812 2 Trata-se de cópia. CO245 - F 21 0212-0214

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão da Real Fábrica de Ferro do Ypanema

Relatando sessões da Junta da Real Fábrica Ipanema de quatro de feve-reiro, que propunha ao “Deputado Diretor” principiar o estabelecimento e erigir uma fábrica “que desse oito athé dez mil quintaes de ferro em barra, por se julgar esta quantidade sufficiente ao consumo do Brazil em quanto se não acaba este commercio do Norte, porque acabando deve necessariamen-te augmentar o consumo, e portanto se preciza muito maior quantidade”.

s.l s.d 1 O documento está incompleto. A correspondência é escrita pelo escri-vão sob Portaria do Capitão General da capitania.

CO245 - F 21 0215-0216

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão da Real Fábrica de Ferro do Ypanema

Caderno constando “Cópia das Sessões da Junta da Real Fábrica de Ferro de Ypanema até 30 de Março de 1811”. Consta relatório da 1ª até a 9ª sessão.

Sorocaba ??/??/1811 12 Trata-se de cópia. A correspondência é escrita pelo escri-vão sob Portaria do Capitão General da capitania.

CO245 - F 21 0217-0237

Page 14: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

48n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Inventário I Escrivão da Real Fábrica de Ferro do Ypanema

Inventário constando todos os per-tences da Real Fábrica de Ferro de Ypanema, em seus diversos estabe-lecimentos: nas casas dos feitores, na serra, na casa do diretor, no armanzem, na casa da fábrica, na casa do carvão, etc. Constam inventários feitos entre novembro de 1813 e janeiro de 1814

Sorocaba ??/??/1814 13 A correspondência é escrita pelo escri-vão sob apresenta-ção do diretor Carl Gustav Hedberg.

CO245 - F 22 0238-0261

Ofício Martin Francisco Ribeiro de Andrada Machado

Marquês de Ale-grete

Mencionando a visita do Sargento Mor do Regimento de Milicias de Soroca-ba à fábrica, sob ordem do Marquês. Comenta sobre os milicianos de Porto Feliz e a chegada a São Paulo da escolta com os recrutas, que foram apresentados ao coronel, além de um soldado que, temendo o recrutamento, fugiu para a Fábrica.

Sorocaba 22/06/1812 2 CO245 - F 23 0262-0264

Ofício Fernando Carm Leão Marquês de Ale-grete

Informando ter segurado, por ordem do Conde de Linhares, a quantia de nove contos e duzentos mil reis, que foi remetido para a Capitania de São Paulo, pertencentes aos acionistas de tal Corte, na Real Fábrica de Ferro. Informa ainda o valor do prêmio do seguro, que deverá ser pago ao Coronel Luiz Antonio de Souza.

Rio de Janeiro 08/11/1811 1 CO245 - F 23 0265-0266

Ofício Fernando Carm Leão Marquês de Ale-grete

Acusando recebimento de ofício da-tado de 3 de julho, que exige as ações prometidas pelos acionistas, sendo que, metade delas, já foi remetido para São Paulo por ordem da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra. Os acionistas serão avisados pela mesma secretaria para entrega-rem o valor das ações restantes.

Rio de Janeiro 06/08/1812 1 CO245 - F 23 0267-0269

Ofício Fernando Carm Leão Antonio José da Franca e Horta

Acusando recebimento de ofício datado de 29 de dezembro que solicita envio de cópia do decreto, feito pelo príncipe regente, que atribui-lhe a função de “Thesoureiro Recebedor das Acções para a Fábrica de Ferro”

Rio de Janeiro 21/01/1811 1 CO245 - F 23 0270-0271

Ofício José Arouche de Tole-do Rendon

Antonio José da Franca e Horta

Acusando recebimento de carta. Sorocaba 07/03/1811 3 Documento ilegível. CO245 - F 24 0272-0276

Ofício José Arouche de Tole-do Rendon

Inspetores Governadores Interinos da Capitania

Enviando considerações pessoais e considerações feitas pelo general Na-pion a respeito do diretor Hedberg.

São Paulo 25/11/1813 2 CO245 - F 24 0277-0279

Page 15: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

49n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício José Arouche de Tole-do Rendon

Enviando informações acerca do que tem sido desenvolvido na Fábrica de Ferro. Diz a respeito do diretor e do capitão interprete: o primeiro, “melan-cólico e desconfiado” e o segundo, “in-trigante, e grosseiro”. Menciona ainda a participação de “Frederico” junto ao diretor [?].

Sorocaba 20/01/1811 1 CO245 - F 24 0280-0281

Ofício José Arouche de Tole-do Rendon

Antonio José da Franca e Horta

Respondendo a ofício datado de 05/04/1811, que envia quatro avisos. O 1º aviso diz respeito da nomeação de tesoureiro, o Coronel Antonio Franco de [Agres]. Menciona o fato do cofre da Fábrica de Ipanema localizar-se na cidade de Sorocaba e não dentro da própria fábrica e diz ainda que o Coro-nel Francisco Antonio de Sousa “tinha a lembrança” de ter se oferecido para ocupar o cargo de tesoureiro, algo que não foi deliberado. Quanto ao 2º aviso, responde achar sensato a ordem de que não se deve enviar ofícios desne-cessários, “tendo a maior Economia na Creação dos Offcs pª a Escripturação, não admittindo ao principio hum nº innutil delles, e com grandes Orde-nados”. A respeito do 3º aviso, que se refere a uma determinada “intriga” no âmbito da fábrica, elogia o Capitão Var-nhagen “pelo seo Caracter serio, e pelo seo Patriotismo a bem do Estado” .

São Paulo 09/05/1811 6 CO245 - F 24 0282-0288

Ofício Admitindo por cirurgião geral da Fábrica de Ferro, Thomas Gonsalves Gomide, sob gratificação no valor de cento e oitenta e quatro mil reis por ano, quantia que será paga pelo cofre da fábrica.

São Paulo 07/01/1811 1 Ofício sob ordem recebida por Carta Régia, assinada pelo Príncipe Re-gente.

CO245 - F 25 0289-0289

Ofício Admitindo por boticário da Fábrica de Ferro, Joaquim Rodrigues de Oliveira, responsável por preparar os remédios para os enfermos, sob gratificação no valor de quatro mil e quinhentos reis por mês, quantia que será paga pelo cofre da fábrica.

São Paulo 07/01/1811 1 Ofício sob ordem recebida por Carta Régia, assinada pelo Príncipe Re-gente.

CO245 - F 25 0290-0290

Ofício Príncipe Regente Apresentando declaração de prome-mória acerca da Real Fábrica de Ferro de Ipanema.

Sorocaba 12/10/1812 16 CO245 - F 25 0291-0321

Page 16: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

50n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

“Vogaes da Junta da Fábrica Real do Ipanema”

Marquês de Ale-grete

[Ilegível] São Paulo 14/04/1812 4 Documento ilegível. A impressão é de que neste momento o capitão Varnha-gen acompanha o diretor em Soro-caba na condição de procurador dos acionistas.

CO245 - F 25 0322-0329

Carta Régia Príncipe Regente Conde de Palma Governador General da Capi-tania de São Paulo

Informando não ser de seu grado reno-var o contrato dos mineiros suecos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema, devido a falta de habilidade dos mes-mos, e que o diretor Carl Gustav He-dberg também não deve prosseguir na direção, em função do seu mau método na construção dos fornos de fundição. Propõe-se a mandar vir da Alemanha, fundidores e refinadores em substi-tuição à Companhia Sueca. Ordenando que seja encarregado à direção da nova obra - a construção de dois fornos al-tos - o “Sargento-Mor do Real corpo de Engenheiros Frederico Luiz Guilherme Varnhagen”. Autorizando a admissão de novos acionistas para a fábrica.

Rio de Janeiro 27/09/1814 4 CO245 - F 25 0330-0345

Carta Régia Príncipe Regente Marquês de Ale-grete

Governador e Capitão General da Capitania de São Paulo

Informando haver ordenado, à re-partição responsável, que “dirigisse copia das precedentes Cartas Regias, e outras Reaes Ordens” a respeito da Fábrica de Ferro São João de Ipane-ma. Ordenando que se preste contas regularmente a respeito da fábrica, seu estado, seus melhoramentos e sua receita. Instruindo quanto a postura entre os acionistas, diretor, operários suecos e empregados portugueses e o comprometimento que se deve ter com a fábrica e com a capitania.

Rio de Janeiro 12/07/1811 4 CO245 - F 25 0346-0356

Carta Carl Gustav Hedberg Marquês de Ale-grete

s.l 12/10/1812 3 Documento escrito em francês.

CO245 - F 25 0357-0363

Carta Manuel Fabiano de Madureira

Capitão mor Antonio José da Franca e Horta

Informando o caso de D. Maria de Na-zaret, herdeira de um sítio no morro de Araçoiaba, que pertenceu a seu marido. Julga não haver motivos para que ela seja exceção a ordem de que se indeni-ze os terrenos dos colonos, localizados no dito morro.

Sorocaba 11/11/1810 2 CO245 - F 25 0364-0366

Page 17: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

51n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Carta Maria de Nazare do Nascimento Lima

Manifestando interesse em ser acio-nista da fábrica de ferro.

Sorocaba 08/10/1810 1 CO245 - F 25 0367-0368

Carta Manifestando interesse em ser acio-nista da fábrica de ferro, com entrada de um conto de reis.

Sorocaba 20/08/1810 1 Trata-se de cópia. CO245 - F 25 0369-0369

Carta Maria de Nazare do Nascimento Lima

Manoel Fabiano de Madureira

Informando, pela segunda vez, não poder receber terra alguma pois já pos-sui terras no sítio em questão, e que essas terras também são de outros herdeiros.

Sorocaba 28/10/1810 1 CO245 - F 25 0370-0371

Carta 1 Documento escrito em francês.

CO245 - F 25 0372-0373

Carta Carl Gustav Hedberg Antonio Jose de Franca e Horta

Governador e Capitão general da capitania de São Paulo

23/09/1811 2 Documento escrito em francês.

CO245 - F 25 0374-0377

Carta Carl Lorents [Dorrin-veordos]

Capitão de Artilha-ria da Capitania de São Paulo

22/09/1811 1 Documento escrito em francês.

CO245 - F 25 0378-0378

Carta José Maria de Mello Tenente do Regi-mento de cassado-res e comandante do Destacamento da fábrica

Enviando parecer, do “Quartel da Real Fábrica do Ypanema”, quanto a observação de barril de pólvora de uso da fábrica, da qual verifivou-se má qualidade.

Sorocaba 22/09/1811 1 CO245 - F 25 0379-0381

Carta Maço contendo cartas escritas em francês.

14 Há um registro do APESP informando haver 28 cartas, no entanto, só há 14 páginas no dito maço.

CO245 - F 25 0382-0410

Carta Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

[Marquês de Ale-grete]

Informando chegada à Vila de Sorocaba e a breve chegada dos escravos e dos suecos.

Sorocaba 12/01/1811 2 CO245 - F 26 0411-0413

Declaração Manoel Joaquim de Ornelas

Marquês de Ale-grete

Informando resultado do recolhimento dos votos para eleger um dos acionis-tas da fábrica a um representante dos acionistas na Junta, vencendo o coronel Antonio Francisco de Aguiar.

São Paulo 23/10/1812 3 CO245 - F 27 0414-0417

Declaração Fernando Carneiro Leão

Antonio José da Franca e Horta

Acusando recebimento de ofício, que solicita lista com os nomes de todos os acionistas da fábrica e remetendo a tal lista.

Rio de Janeiro 28/09/1811 1 Anexo lista dos acionistas da fábri-ca - 1 página.

CO245 - F 27 0418-0419

Declaração I João Vicente da Fon-seca

Acionista Declarando voto para Procurador Geral dos Acionistas, o acionista Antonio Francisco de Aguiar.

São Paulo 22/10/1812 1 CO245 - F 27 0420-0420

Declaração I [Luiz Antonio de Souza]

Acionista Declarando voto para Procurador Geral dos Acionistas, o acionista Antonio Francisco de Aguiar.

São Paulo 22/10/1812 1 CO245 - F 27 0421-0421

Page 18: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

52n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Declaração I Francisco Xavier dos Santos

Acionista Declarando voto para Procurador Geral dos Acionistas, o acionista Antonio Francisco de Aguiar.

São Paulo 22/10/1812 1 CO245 - F 27 0422-0422

Declaração I Joaquim [?][?] de Mo-raes Leme

Acionista Declarando voto para Procurador Geral dos Acionistas, o acionista Antonio Francisco de Aguiar.

São Paulo 22/10/1812 1 CO245 - F 27 0423-0423

Declaração I José Vaz de Carvalho Acionista Declarando voto para Procurador Geral dos Acionistas, o acionista Antonio Francisco de Aguiar.

São Paulo 22/10/1812 1 CO245 - F 27 0424-0425

Declaração I Estevão [?] de Re-zende

Acionista Declarando voto para Procurador Geral dos Acionistas, o acionista Antonio Francisco de Aguiar.

São Paulo 23/10/1812 1 CO245 - F 27 0426-0426

Declaração I Francisco Alvares [?][?] [Amaral]

Acionista Manoel Joaquim de Ornellas

Declarando voto para Procurador Geral dos Acionistas, o acionista Antonio Francisco de Aguiar.

São Paulo 22/10/1812 1 CO245 - F 27 0427-0427

Declaração I Matharina Fotunata Ricci d’Lima

Mulher de acio-nista

Manoel Joaquim de Ornellas

Declarando voto para Procurador Geral dos Acionistas, o acionista Antonio Francisco de Aguiar.

São Paulo 22/10/1812 1 CO245 - F 27 0428-0429

Declaração I Joaquim José dos Santos

Acionista Declarando voto para Procurador Geral dos Acionistas, o acionista Antonio Francisco de Aguiar.

São Paulo 22/10/1812 1 CO245 - F 27 0430-0430

Declaração I João da Costa Ferreira Acionista Manoel Joaquim de Ornellas

Declarando voto para Procurador Geral dos Acionistas, o acionista Antonio Francisco de Aguiar.

São Paulo 23/10/1812 1 CO245 - F 27 0431-0431

Declaração I [Antonio Francisco de Aguiar]

[Acionista] Declarando voto para Procurador Geral dos Acionistas, o acionista Bento Ma-nuel de Almeida Paes.

Sorocaba 29/10/1812 1 CO245 - F 27 0432-0432

Declaração I José Arouche de Toledo Rendon; Miguel Antonio d’Arruda Veiga

Acionistas Declarando voto para Procurador Geral dos Acionistas, o acionista Antonio Francisco de Aguiar.

Sorocaba ??/10/1812 1 CO245 - F 27 0433-0433

[Ilegível] 1 Documento ilegível. CO245 - F 28 0435-0436Carta A Antonio Francisco de

AguiarTesoureiro Conde de Palma Relatando movimento de contas da

fábrica de ferro.Sorocaba 06/02/1815 1 O tratamento entre

o emissor para com o destinatário denota uma pro-ximidade e grande afinidade pessoal.

CO245 - F 28 0437-0438

Carta A Antonio Francisco de Aguiar

Tesoureiro Conde de Palma Comentando não permanecer mais na cidade em função dos deveres e infor-mando que acham-se encontrados os seis contos de réis para as despesas dos fornos altos da Real Fábrica.

Sorocaba 20/03/1815 1 CO245 - F 28 0439-0440

Page 19: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

53n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Recibo I Lourenço Hultgrin; Claz Erei Dahlstróm; Claz Erei Hultz

Mestre sueco; ferreiro sueco; ferreiro sueco

Acusando recebimento de gratificação dos serviços prestados em 4 meses e 30 dias, pelo tesoureiro da fábrica, o coronel Antonio Francisco de Aguiar, sob portaria do governador e capitão general da capitania, o Conde de Palma.

Sorocaba 05/05/1815 1 CO245 - F 28 0441-0441

Carta A Antonio Francisco de Aguiar

Tesoureiro Conde de Palma Informando ter feito a recepção e hospedagem do Bispo Capelão Mor da Casa Real, conforme determinação do Conde de Palma, e que esteve em visita à fábrica no dia 25.

Sorocaba 29/06/1815 1 O tratamento entre o emissor para com o destinatário denota uma pro-ximidade e grande afinidade pessoal.

CO245 - F 28 0442-0443

Ofício A Antonio Francisco de Aguiar

Tesoureiro Conde de Palma Informando recolhimento ao cofre da tesouraria, seis contos de réis por con-ta da Real Fazenda, 800.000 réis por conta das ações do Brigadeiro Arouche e 400.000 réis por conta das ações do Coronel Secretário, para as despesas da fábrica.

Sorocaba 30/09/1815 1 CO245 - F 28 0444-0446

Ofício A Antonio Francisco de Aguiar

Tesoureiro [Conde de Palma] Acusando recebimento de ofício datado de 14/10/1815, com ordens acerca dos novos negociantes da Companhia Geral do Alto Douro.

Sorocaba 17/10/1815 1 CO245 - F 28 0447-0447

Ofício A [Antonio Francisco de Aguiar]

[Tesoureiro] [Conde de Palma] Informando acerca dos negócios com os administradores da Companhia Geral do Alto Douro.

Sorocaba [??/11/1815] 1 O documento está incompleto.

CO245 - F 28 0448-0448

Declaração Antonio Xavier Ferrei-ra; Antonio Francisco de Aguiar

Escrivão; Tesou-reiro

Declarando que o cofre da Real Fábrica de Ferro de São João do Ypanema se encontra em débito. Informando o valor do recolhimento dos acionistas.

Sorocaba 17/11/1815 1 CO245 - F 28 0449-0449

Ofício A Antonio Francisco de Aguiar

Tesoureiro Conde de Palma Governador e Capitão general da capitania de São Paulo

Acusando recebimento de carta datada de 24/01/1815, do Conde de Palma, e recebimento da lista dos acionistas e sócios da Real fábrica, pelo Fernando Carneiro.

Sorocaba 09/02/1815 1 CO245 - F 28 0450-0450

Ofício A Antonio Francisco de Aguiar

Tesoureiro Conde de Palma Governador e Capitão general da capitania de São Paulo

Respondendo carta datada de 17/04/1815, acompanhada de Portaria do Conde de Palma, acerca da gratifica-ção dos mestre sueco e seus operários.

Sorocaba 10/05/1815 1 CO245 - F 28 0451-0451

[I] Antonio Francisco de Aguiar

Tesoureiro Remetendo lista das entradas dos acionistas da Fábrica de Ferro de Ypanema.

Rio de Janeiro 10/01/1816 2 CO245 - F 28 0452-0453

Ofício A Antonio Francisco de Aguiar

Tesoureiro Conde de Palma Governador e Capitão general da capitania de São Paulo

Declarando ser seu voto a criação de nova freguesia, porém em terre-no distante da fazenda da fábrica, e conservando a jurisdição da capela e capelania.

Sorocaba 16/12/1816 2 CO245 - F 28 0454-0457

Page 20: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

54n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Miguel Antonio d’Aze-vedo Veiga; Jose Arou-che de Toledo Rendon; Antonio Francisco de Aguiar.

Conde de Palma Governador e Capitão general da capitania de São Paulo

Enviando os exames feitos na conta corrente do diretor Hedberg, vinculada à Real Fazenda. Os deputados que assinam o documento levantam sus-peitas quanto as pretensões do Diretor Hedberg.

São Paulo 02/03/1815 23 Trata-se de cópia. CO245 - F 29 0458-0503

Ofícios com cópias apensas

Maço reunindo cinco apensos de feve-reiro e março de 1815.

[Sorocaba] ??/??/1815 11 CO245 - F 29 0504-0521

Auto de dili-gência

Maço contendo cópia completa da “de-ligencia feita na Real Fábrica de Ferro de São João do Ypanema, no anno de 1815”

[Sorocaba] ??/??/1815 27 Trata-se de cópia. CO245 - F 30 0522-0571

Auto de dili-gência

Antonio Xavier Ferreira Escrivão Encaminhando auto de diligência em conformidade do assento lançado no Livro das Sessões em 17/01/1815.

São Paulo 15/04/1815 4 CO245 - F 31 0572-0580

Declaração [P] Antonio Xavier Ferreira Escrivão [Conde de Palma] Governador e Capitão general da capitania de São Paulo

Certificando que, conforme registrado na folha 20 do livro das sessões da Junta Administrativa, se acha o assento de 17/01/1815, no qual foram convo-cadas pessoas de diversos âmbitos que participam dos negócios da fábrica, para que fosse lida Carta Régia datada de 27/09/1814. Na Carta Régia, a Alteza Real aponta providências para melhoramentos na fábrica e incumbe sua execução ao Conde de Palma.

Sorocaba 17/01/1815 2 Trata-se de cópia. CO245 - F 31 0581-0584

[Auto de dili-gência]

I Antonio Xavier Ferrei-ra; Conde de Palma; Miguel Antonio de Azevedo Veiga; José Arouche Rendon; Antonio Francisco de Aguiar; Frederico Luiz Guilherme de Varnhagen; Lourenço Hultgren; Antonio Joa-quim de Lima Gomes; José Martins da Costa Passos

Escrivão; Gover-nador e Capitão general; Juiz Conservador e Juiz Mineiro; Procura-dor da Real Fazen-da; Procurador dos Acionistas; Enge-nheiro; Mestre de Obras; [?]; [?]

Relatório de visita do Conde de Palma e os demais que assinam o documento, declarando o estado das casas, ofici-nas, máquinas e obras da Real Fábrica.

Sorocaba 19/01/1815 11 Escrito pelo escri-vão Antonio Xavier Ferreira.

CO245 - F 31 0585-0606

Page 21: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

55n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Declaração I Antonio Xavier Ferrei-ra; Conde de Palma; Miguel Antonio de Azevedo Veiga; José Arouche Rendon; Antonio Francisco de Aguiar

Escrivão; Gover-nador e Capitão general; Juiz Conservador e Juiz Mineiro; Procura-dor da Real Fazen-da; Procurador dos Acionistas

Certificando que, conforme registrado na folha 36 do livro das sessões da Jun-ta Administrativa, se acha o assento de 22/07/1815, em função da necessidade de constantemente se inspecionar a carvoaria, deliberou-se com aprovação do Procurador dos Acionistas, que o escrivão da fábrica ficaria encarregado de fiscalizar ou mandar alguém de sua confiança fiscalizar os fornos e forjas, sob gratificação de 50 mil réis por ano, enquanto durarem a construção dos fornos altos.

Sorocaba 22/07/1815 2 Escrito pelo escri-vão Antonio Xavier Ferreira.

CO245 - F 31 0607-0609

Declaração I Antonio Xavier Ferrei-ra; Conde de Palma; Miguel Antonio de Azevedo Veiga; José Arouche Rendon; Fre-derico Luiz Guilherme de Varnhagen; Antonio Francisco de Aguiar

Escrivão; Gover-nador e Capitão general; Juiz Conservador e Juiz Mineiro; Procura-dor da Real Fazen-da; Engenheiro; Procurador dos Acionistas

Certificando que, conforme registrado na folha 34 do livro das sessões da Junta Administrativa, se acha o assento de 20/07/1815 que, dentre outras con-siderações, pontua o seguinte: 1º: a fá-brica, com os quatro fornos pequenos e dois jogos de foles trabalhando, não tem produzido a quantidade de ferro que se esperava, talvez por falta de carvão, ou por distração com o acúmlo de trabalhos do Sargento mor admi-nistrador. 2º: determinou-se encarre-gar o mestre sueco da inspeção dos ditos fornos. 3º: é lícito que qualquer deputado da Junta ou acionista possa ter contato com os Livros da Adminis-tração. 4º: só às famílias dos empre-gados, escravos da fábrica e soldados do Destacamento serão concedidos remédios gratuitamente, e que deve-se cobrar dos devedores a quantia que estiverem em débito. 5º: a fábrica deve prestar assistência aos soldados além dos remédios. 6º: aprova o novo feitor, admitido pelo deputado administrador.

Sorocaba 22/07/1815 4 Escrito pelo escri-vão Antonio Xavier Ferreira.

CO245 - F 31 0610-0616

Declaração I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Certificando que, conforme registrado na folha 20 do livro das sessões da Junta Administrativa, se acha o assento de 17/01/1815, no qual foram convo-cadas pessoas de diversos âmbitos que participam dos negócios da fábrica, para que fosse lida Carta Régia datada de 27/09/1814. Na Carta Régia, a Alteza Real aponta providências para melhoramentos na fábrica e incumbe sua execução ao Conde de Palma.

Sorocaba 31/01/1815 6 Escrito pelo escri-vão Antonio Xavier Ferreira.

CO245 - F 31 0617-0627

Page 22: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

56n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Declaração I Antonio Xavier Ferrei-ra; Conde de Palma; Antonio Francisco de Aguiar; [?]; José Arou-che Rendon; Miguel Antonio de Azevedo Veiga

Presidente da Junta Administra-tiva; Procurador dos Acionistas; Administrador; Procurador da Real Fazenda; De-sembargador Juiz Conservador

Certificando que, conforme registrado na folha 30 verso do livro das sessões da Junta Administrativa, se acha o assento de 12/07/1815, foi cumprido o ordenado ao deputado Sargento mor administrador, que prestasse contas sobre a execução de cada um dos artigos das instruções, acerca da fábrica, que havia recebido do Conde de Palmares

Sorocaba 24/07/1815 1 Escrito pelo escri-vão Antonio Xavier Ferreira.

CO245 - F 31 0628-0629

Declaração I Antonio Xavier Ferrei-ra; Conde de Palma; Miguel Antonio de Azevedo Veiga; José Arouche Rendon; Antonio Francisco de Aguiar

Escrivão; Gover-nador e Capitão general; Juiz Conservador e Juiz Mineiro; Procura-dor da Real Fazen-da; Procurador dos Acionistas

Certificando que, conforme registrado na folha 30 verso do livro das sessões da Junta Administrativa, se acha o as-sento, de 30/01/1815, em que afirma a Carta Régia de 27/09/1814, na qual o Príncipe Regente encarrega o Governa-dor e Capitão General, Conde de Palma, das providências necessárias para as melhorias da fábrica, contudo, tal documento não derroga a Carta Régia de 04/12/1810, que criou a Junta Admi-nistrativa para cuidar dos negócios do estabelecimento. Assim sendo, os deputados da fábrica, independente da Junta, possuem autoridade para delibe-rar providências a respeito da mesma.

Sorocaba 24/07/1815 3 Escrito pelo escri-vão Antonio Xavier Ferreira.

CO245 - F 31 0630-0634

Declaração I Antonio Xavier Ferrei-ra; Conde de Palma; Miguel Antonio de Azevedo Veiga; José Arouche Rendon; [?]; Antonio Francisco de Aguiar

Escrivão; Gover-nador e Capitão general; Juiz Conservador e Juiz Mineiro; Procura-dor da Real Fazen-da; Administrador; Procurador dos Acionistas

Certificando que, conforme registrado na folha 31 do livro das sessões da Jun-ta Administrativa, se acha o assento, de 17/07/1815, no qual o Sargento mor administrador da Real Fábrica, Frederi-co Luiz Guilherme Varnhagen, informou sobre a sessão antecedente.

Sorocaba 24/07/1815 1 Escrito pelo escri-vão Antonio Xavier Ferreira.

CO245 - F 31 0635-0636

Declaração I Antonio Xavier Ferrei-ra; Conde de Palma; Miguel Antonio de Azevedo Veiga; José Arouche Rendon; Antonio Francisco de Aguiar; Frederico Luiz Guilherme de Varnha-gen

Escrivão; Gover-nador e Capitão general; Juiz Conservador e Juiz Mineiro; Procu-rador da Real Fazenda; Procura-dor dos Acionistas; Sargento mor do Real corpo de engenheiros

Certificando que, conforme registrado na folha 20 do livro das sessões da Junta Administrativa, se acha o assento de 17/01/1815, informando ter sido lida a Carta Régia datada de 27/09/1814. Na Carta Régia, a Alteza Real aponta providências para melhoramentos na fábrica e incumbe sua execução ao Conde de Palma. Em tal sessão, foram convocadas pessoas de diversos âmbitos que participam dos negócios da fábrica, para que se informasse as deliberações feitas a respeito.

Sorocaba 21/07/1815 2 Escrito pelo escri-vão Antonio Xavier Ferreira.

CO245 - F 31 0637-0639

Page 23: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

57n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Declaração I Antonio Xavier Ferrei-ra; Conde de Palma; Miguel Antonio de Azevedo Veiga; José Arouche Rendon; Antonio Francisco de Aguiar; [?]

Escrivão; Gover-nador e Capitão General; Juiz Conservador e Juiz Mineiro; Procu-rador da Real Fazenda; Procura-dor dos Acionistas; Administrador

Certificando que, conforme registrado na folha 44 do livro das sessões da Jun-ta Administrativa, se acha o assento de 30/10/1816, no qual deliberou-se que o administrador prestasse parecer por escrito quanto ao estado e as despesas das novas obras; quanto ao carvão e a conservação das matas.

Sorocaba 06/11/1816 3 Escrito pelo escri-vão Antonio Xavier Ferreira.

CO245 - F 31 0640-0645

Ofício I José Mathias Ferreira de Abreu

Oficial maior da secretaria do governo

Lourenço Hultgrin; Claz Erei Dahlstróm; Claz Erei Hultz

Mestre sueco; ferreiro sueco; ferreiro sueco

Encaminhando condições propostas pelo Governador e Capitão General da Capitania, Conde de Palma, para reno-vação de contrato dos artíficies suecos empregados na Real Fábrica de Ferro de São João do Ypanema.

São Paulo 15/04/1813 6 Trata-se de cópia. CO245 - F 32 0646-0655

Inventário Daniel Pedro Müller; Manoel da Cunha de Azevedo Coutinho Souza

Coronel do Real Corpo de Enge-nheiros; Secretário do governo

Inventariando todos os papéis avulsos, encontrados na Secretaria do Governo, relativos a Fábrica de Ferro São João de Ipanema.

02/08/1819 4 CO245 - F 33 0656-0662

Ofício A João Florêncio [Peña] Coronel e Diretor Presidente da província Informando chegada na fábrica em 18/08/1834, “com a Escravatura, e bagagens da Nação”, tanto os objetos quanto os escravos gozando de boa saúde. Remete tabela informando como os escravos foram distribuídos em distintas funções na Fábrica de Ferro.

Sorocaba 01/09/1834 4 Tabela anexa - 1 página.

CO245 - F 34 0663-0671

Ofício [?] José [?][?] Reproduzindo carta do Capitão mor da Vila de Sorocaba e de seu cunhado, o Capitão mor da Vila de Itú: “Proposta de dous Paulistas para a exploração das [?] de Sorocaba”.

4 Documento escrito a lápis e plastifi-cado.

CO245 - F 35 0672-0677

Ofício A Manuel Fabiano de Madureira

Comandantes da freguesia de São Roque

Informando, por aviso régio, que se “vai recolhida a companhia sueca”. E solici-tando que se atenda o que for necessá-rio durante a estadia em São Paulo.

Sorocaba 14/11/1814 1 CO246 - F01 0678-0678

Carta A Antonio Xavier Ferreira Escrivão José Arouche de Toledo Rendon

Procurador Real da Fazenda Relatando como ocorreu a prestação de contas e a sucessão do Guarda dos Armazéns, Jaime da Silva Telles e os respectivos problemas desse episódio.

Sorocaba 30/07/1813 2 CO246 - F02 0679-0681

Page 24: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

58n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Carta P José Arouche de Tole-do Rendon

Procurador Real da Fazenda

Remetendo resposta de carta datada de 30/07/1813, referente a prestação de contas do Guarda dos Armazéns. Diz não estar em seu âmbito remediar a situação e que encaminhou a carta ao marquês.

São Paulo 16/08/1813 1 CO246 - F02 0682-0682

Carta A Antonio Xavier Ferreira Escrivão Governadores interinos da capitania

Relatando que os operários e jornalei-ros empregados na fábrica não rece-bem seu jornal há duas semanas por falta de dinheiro e que também faltam mantimentos no armazém da fábrica para o sustento diário dos escravos.

Sorocaba 20/08/1814 1 Aviso do diretor. CO246 - F02 0683-0684

Carta A Antonio Xavier Ferreira Escrivão Governadores interinos da capitania

Informando o falecimento do sueco Magnus Sandhál, encarregado dos trabalhos no engenho da serra e que foi substituído pelo sueco Carlos Nor-mand.

Sorocaba 30/08/1814 1 CO246 - F02 0685-0686

Declaração Antonio Xavier Fer-reira, José Martins da Costa Passos; Antônio Joaquim Lemos Gomes; Lourenço Hultgren; Clas Eru Dahlstroem; Clas Eru Hult

Escrivão; Guarda dos armazéns; Guarda livros pa-gador; Mestre da fábrica; [?],[?]

Descrevendo, por ordem do desem-bargador juiz conservador Miguel Antonio de Azevedo Veiga, os bens do falecido Barão Fleming, que ficarão em poder do mestre da Fábrica, Lourenço Hultgren.

Sorocaba 20/11/1815 3 CO246 - F02 0687-0695

Auto de dili-gência

Manoel da Cunha de Azevedo Coutinho Souza Chichorro

[Ilegível] 3 Não consegui com-preender a escrita. Há partes ilegíveis.

CO246 - F02 0696-0704

Ofício Informando sobre a contribuição literária dirigida à educação de seis mancebos, o cruzado do sal e o excesso de subsídio literário nas pipas de água ardente.

1 CO246 - F03 0705-0705

Ofício A Antonio Xavier Ferreira

Escrivão Governadores interi-nos da capitania

Informando que, por falta de verba das despesas da fábri-ca, ficarão suspensos todos os trabalhos, com exceção das carvoarias, pois nelas trabalham os escravos e dois feitores e, assim sendo, nelas não haverá interrupção. No entanto, o mantimento para os escravos que há no arma-zém, será suficiente apenas por trinta dias.

Sorocaba 24/08/1814 1 Junto a carta, diz remeter o balanço das despesas da fábrica até o dia 30 de junho. Não há o anexo men-cionado.

CO246 - F03 0706-0706

Page 25: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

59n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Tabela I Demonstrando as dívidas do cofre e as entradas realizadas pelo tesoureiro (as movimentações datam de 17 de abril de 1816 a 28 de outubro de 1816).

Sorocaba 1 CO246 - F03 0707-0707

Tabela I Demonstrando o balanço do cofre com a demonstração das saídas (as movi-mentações datam de 20 de março de 1815 a 17 de abril de 1815).

Sorocaba 1 CO246 - F03 0708-0708

Ofício A Antonio Xavier Ferreira Escrivão Governadores interinos da capitania

Informando que foi a Vila de Sorocaba com o Guarda-livros Pagador para receber do tesoureiro o excesso para a satisfação das despesas da Real Fábrica, mas este disse não ter ordens para fazê-lo, o que o obriga a solicitar providências.

Sorocaba 02/08/1814 1 CO246 - F03 0709-0710

Tabela Demonstrando o resumo das despe-sas da Real Fábrica desdo o dia 1 de julho de 1814 ao dia 22 de agosto de 1814 (no dia 22 de agosto os trabalhos foram suspensos devido à falta de dinheiro) e com informações sobre os materiais (telhas e tijolos) consumidos.

Sorocaba 1 CO246 - F03 0711-0713

Minuta I Guarda-livros Pagador

Demonstrando os gastos da Real Fá-brica de 1 a 19 de outubro de 1814.

Sorocaba 19/10/1814 1 CO246 - F03 0714-0715

Ofício A Antonio Xavier Ferreira Escrivão Governadores interinos da capitania

Informando a demissão de Antonio da Cunha Caldeira Machado, o quadro atual de trabalhadores e o andamento dos trabalhos que envolvem trabalha-dores escravos e suecos. Falando tam-bém sobre os problemas decorrentes da instalação de alguns indivíduos nos ranchos cobertos de palha que foram transformados em tabernas e sobre a fuga de um escravo que estava sob o uso de remédios.

Sorocaba 19/07/1814 2 CO246 - F03 0716-0719

Tabela I Demonstrando as despesas relativas à mão de obra dos diferentes traba-lhadores empregados na Real Fábrica, com exceção dos gastos referentes à colônia sueca que, em conformidade com a Carta Régia de criação da Real Fábrica que determina que o salário desses trabahadores sejam pagos pelo Real Erário, não entram no presente cálculo.

Sorocaba 26/12/1813 1 CO246 - F03 0720-0721

Page 26: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

60n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício I Demonstrando o cáculo da produção de ferro que se pode fundir anualmente na Real Fábrica, assim como e as expec-tativas de produção levando-se em consideração a quantidade de traba-lhadores empregados.

Sorocaba CO246 - F03 0722-0723

Ofício A Antonio da Cunha Caldeira Machado

Feitor Mor [Ilegível] Sorocaba 17/04/1814 1 Não consegui com-preender a escrita. Há partes ilegíveis.

C0246 - F04 0724-0724

Ofício Manoel Joaquim de Or-nelas; Francisco Anto-nio de Souza; Estevão Ribeiro de Rezende; Luiz Antonio de Souza; Francisco Xavier dos Santos; José Vaz de Carvalho; Joaquim José dos Santos; Francisco Alvares Ferreira de Amaral; Manoel [Jozé] [ilegível]; Joaquina Jozefa de Abelho Bustamante Rezende; Joaquim Joze Pinto de Morais Leme; e João Vicente da Foncesa

[Acionistas] Vossa Alteza Real Apresentando os aspectos da má dministração da Fábrica Real, assim como o não cumprimento dos acordos estipulados com o diretor desta que, em benefício próprio e das nações estrangeiras que importam o ferro produzido pela dita fábrica, adquire motivos para atrasar a companhia à custa de enormes despezas da Fazeda Real e dos acionistas. Solicitando tam-bém a tomada de algumas providên-cias para o melhor funcionamento da Real Fábrica.

São Paulo 20/09/1814 10 C0246 - F04 0725-0734

Ofício Enviando uma representação para falar sobre os abusos e males cometidos pela direção da Real Fábrica, cujos atrasos e desordens são atribuídos ao diretor [Hadberg].

São Paulo 3 Creio que este documento seja parte da denúncia anteriormente catalogada. O con-teúdo se encaixa perfeitamente como introdução do documento anterior. Analisando os deta-lhes (frente e verso) é possível que se trate do mesmo documento.

C0246 - F04 0735-0739

Orçamento / Receita

I Demonstrando os cálculos realizados sobre as despezas da Fábrica Real para um período de 11 meses.

Sorocaba 1 C0246 - F04 0740-0742

Page 27: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

61n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Acionistas Deputados Discorrendo sobre o aumento insatis-fatório da Real Fábrica em virtude das obras acessórias que têm consumido a maior parte dos fundos que deveriam ser destinados à instalação da fábrica, sendo a desunião entre o diretor e o inspetor um possível obstáculo ao crescimento desta. Pedindo, por isso, que sejam tomadas as devidas provi-dências para que evitar que caprichos particulares resultem no prejuízo dos representantes (acionistas) e de Vossa Alteza Real.

2 C0246 - F04 0743-0747

Ofício Antonio da Cunha Caldeira Machado

Capitão Mor Comandante do Destacamento

Informando que na noite do dia 13 de março João da Veiga, intitulado forro, realizou um motim na casa do seu patrão, Salvador Garcia. O evento resultou na prisão do dito Veiga e no ferimento de dois soldados.

Sorocaba 15/04/1814 1 C0246 - F05 0748-0748

Ofício Antonio da Cunha Caldeira Machado

Capitão Mor Comandante do Destacamento

Respondendo ao ofício que solicitava informações sobre o estado arruinado das estrradas das vielas da Vila de Itu para a de Santos, da estrada de [Paragoa] para Santa Fé, e do Bairro de Cacupê para [ilegível] e que nada pode declarar, pois não transita por essas regiões.

Sorocaba 15/05/1814 1 C0246 - F05 0749-0752

Ofício P [Ricardo] Cardozo [?] Sargento General da Real Fábrica Informando sobre um motim aconteci-do na venda do Guarda Livros, no qual um cabra carapina queria entrar na referida venda a força.

08/05/1814 1 C0246 - F06 0753-0756

Ofício Antonio da Cunha Caldeira Machado

Capitão Mor Comandante do Destacamento

Informando que na noite do dia 8 de maio, dia em que convalescia em sua casa, foi efetuada na fábrica a prisão do preto carapina Amado que se achava bêbado e havia realizado um motim.

Sorocaba 11/05/1814 1 C0246 - F06 0757-0757

Ofício A Luis Antonio de Souza Coronel José Arouche de Toledo Rendon

Brigadeiro Inspetor Geral de Milícias

Falando sobre a determinação acerca do emprego dos milicianos nos tra-balhos da Real Fábrica, como oficiais mecânicos ou fornoleiros, não sendo permitido que eles sejam submetidos a um período superior a um mês de trabalho. Assim sendo, os capitães das Companhias de Sorocaba devem enviar o número de homens solicitados, isen-tando-os do serviço miliciano.

Sorocaba 05/06/1811 1 C0246 - F06 0758-0758

Page 28: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

62n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Frederico Luiz Gulher-me de Varnhagen

Tenente Coronel Comandante do Regimento de Milícias da Vila de Sorocaba

Falando das ordens do General da Ca-pitania sobre o envio mensal de certo número de soldados para os serviços da Real Fábrica que, ao fim de cada mês, deverão ser substituídos por ou-tros e solicitando o envio de 5 homens de cada Companhia do Regimento para o início de fevereiro, que só serão liberados quando do envio de novos soldados no fim do mês.

Sorocaba 29/01/1816 1 C0246 - F06 0759-0759

Ofício José Arouche de Tole-do Rendon

Há uma rasura que impede a definição do cargo. A primei-ra palavra parece ser “Procurador [?] da fábrica do Ipanema”

Bispos e Governadores da Capitania

Informando que não poderá atender a ordem passada em carta anterior de comparecer à Fábrica de Ferro no dia 10 de janeiro para assistir a Junta da qual é membro, pois encontra-se em mal estado de saúde devido a uma inflamação profunda no queixo.

São Paulo 05/01/1814 1 C0246 - F06 0760-0761

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me Varnhagen

Conde de Palma Informando o andamento das obras novas e dizendo que as notícias leva-das à presença de Vossa Excelência são exageradas, tendo em vista que as referidas obras podiam estar mais adiantadas se não fosse os casos de bexiga que atrasaram os serviços em pelo menos um mês.

Sorocaba 28/05/1816 2 C0246 - F07 0762-0763

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me Varnhagen

Conde de Palma Informando o andamento da Real Fábrica que se encontra em sossego apesar de o ferreiro Joze Maria estar doente e ter a intenção de pedir demis-são. Falando também que, caso o atual ferreiro peça demissão, não se perderá muito tendo em vista que o ofício por ele exercido requer um homem de maior atividade e força.

Sorocaba 09/03/1815 3 C0246 - F07 0764-0766

Ofício A Acusando o recebimento do ofício em que lhe é comunicado o recebimento das participações dos trabalhadores da Real Fábrica e solicitanto o envio do alemão Baver, mestre forjador da Com-panhia dos Espingardeiros Alemães no Rio de Janeiro, e de um oficial subalter-no engenheiro

1 Documento incom-pleto.

C0246 - F07 0767-0769

Page 29: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

63n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me Varnhagen

Conde de Palma Informando que ao se tornar mestre de ferro mudou o essencial na fabricação e que agora se poupa a metade do car-vão, sendo o ferro produzido mais puro e em maior quantidade. Os operários estão com mais vigor, sendo fonte de estímulo a promessa de pagar a cada um deles um vintém por cada arroba produzida. Falando também que tem notícia acerca da visita do Conde à Real Fábrica e que a mesma seria de muito gosto quando as novas obras estives-sem mais adiantadas.

Sorocaba 12/04/1815 4 C0246 - F07 0770-0773

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me Varnhagen

Conde de Palma Remetendo a parte dos trabalhos reali-zados na Real Fábrica no mês de março e informando que agora chegarão 5 pedreiros e que nesta ocazião lhe cons-ta terem chegado à Vila de Sorocaba os suecos.

Sorocaba 20/04/1815 1 C0246 - F07 0774-0774

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me Varnhagen

Conde de Palma Informando que recebeu o ofício de de 17 de abril, mas que por acompanhar os suecos e o Tenente do Real Corpo de Engenheiros e por não ter concluído o mapa topográfico deixou de responder o referido ofício. Relatando também que o comportamento dos suecos é muito positivo e que eles mostram muito zelo e atividade no trabalho. Dizendo ainda que na ocasião chega-ram dois escravos que se juntaram aos demais e que o novo canal está aberto desde o armazém até a casa da carvoaria.

Sorocaba 10/05/1815 1 C0246 - F07 0775-0775

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me Varnhagen

Conde de Palma Informando que recebeu o ofício de de 17 de abril, mas que por acompanhar os suecos e o Tenente do Real Corpo de Engenheiros e por não ter concluído o mapa topográfico deixou de responder o referido ofício. Relatando também que o comportamento dos suecos é muito positivo e que eles mostram muito zelo e atividade no trabalho. Dizendo ainda que na ocasião chega-ram dois escravos que se juntaram aos demais e que o novo canal está aberto desde o armazém até a casa da carvoaria.

Sorocaba 10/05/1816 1 Cópia do documen-to acima catalo-gado.

C0246 - F07 0776-0777

Page 30: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

64n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me Varnhagen

Conde de Palma Remetendo a parte dos trabalhos realizados na Real Fábrica no mês de maio e informando que se necessita muito de dois barris de pólvora para a continuação das obras.

Sorocaba 15/06/1815 1 C0246 - F07 0778-0778

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me Varnhagen

Conde de Palma Informando que teve a honra de rece-ber a carta em que Vossa Exccelência comunicou a vinda do Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Bispo Capelão Mor e que no dia 25 de junho teve a notícia de que o mesmo havia chegado na Vila de Sorocaba. No dia seguinte mandou o Tenente Rufino à Vila para acompanhar o bispo até a Real Fábrica, onde permaneceu por quase 24 horas, causando em todos admiração sobre os conhecimentos, bondade e agrado.

Sorocaba 28/06/1815 3 C0246 - F07 0779-0783

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me Varnhagen

Conde de Palma informando que segue para essa cidade a tratar de seus arranjos o Manoel sueco que, estando sob licença, prometeu retornar com brevidade e que chegaram os trabalhadores de [Arassariguama] que haviam sido solicitados.

Sorocaba 07/09/1815 1 C0246 - F07 0784-0784

Ofício A Antonio Xavier Ferreira Administrador interino

Américo Antonio Ayres

Capitão Informando que de acordo com as ordens do antigo governo, os indivíduos empregados nos trabalhos da Real Fábrica estão dispensados de qualquer outro serviço. No entanto, foi dirigido um ofício de ordem do Governo atual ao Feitor Joze da Roza Pereira para se prontificar de uniforme e ir à capital na presença do coronel transmitir essa ordem.

Sorocaba 08/06/1818 1 C0246 - F07 0785-0785

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Conde de Palma Queixando-se do atual Guarda Livros por se indispor sempre que lhe é mandado executar a sua obrigação e dizendo Antonio Joaquim Lemos nunca há de cumprir com as obrigações do posto que ocupa e que enquanto ele permanecer na Real Fábrica o reme-tente estará desgostoso e os demais estarão com arenga e desordem.

Sorocaba 06/11/1815 3 C0246 - F07 0786-0790

Page 31: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

65n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me Varnhagen

Conde de Palma Governador e capitão general da capitania

Informando que através de uma série de experiências, escrupulosamen-te executadas, tem verificado o que relatou na informação sobre a mina de Araçoiaba. No local dessa fábrica encontra-se em abundância a pedra refratária para os fornos altos, pedra essa que Hedberg espalhou não haver nesse país.

Sorocaba 17/11/1815 2 C0246 - F07 0791-0792

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me Varnhagen

Conde de Palma Relatando que passou cinco dias no ca-minho e que ao chegar na Real Fábrica achou Miguel Antonio bem disposto, assim como todos os demais trabalha-dores da mesma. Informando também que tomará conta da fábrica e, tendo em vista que Antonio Xavier irá para a Cidade, roga a Vossa Excelência que o faça voltar o quanto antes.

Sorocaba 19/02/1815 2 C0246 - F07 0793-0794

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me Varnhagen

Conde de Palma Expondo o estado que se encontra a Real Fábrica de Ferro e informando que concedeu ao mestre Hultgren licença para passar a festa na cidade, onde diz ter negócios a tratar.

Sorocaba 20/12/1815 2 C0246 - F07 0795-0796

Tabela I Demonstrando a relação das pessoas existentes que continuam morando na Real Fábrica e dos escravos, realizada no fim do ano de 1815 pelo administra-dor da fábrica.

Sorocaba 00/00/1815 8 C0246 - F08 0961-0968

Ofício A Manoel da Cunha de Azevedo Coutinho Souza Chichorro

Governadores interino da capitania e Frederico Luis Guilherme Varnhagen

Falando sobre a produção do Forno alto que previa trabalhos ininterruptos no período de um ano, mas que devido ao baixo provimento de carvão os tra-bahos de fundição serão interrompidos ao fim do mês e só retornarão quando houver materiais em mãos. Informando também o estado precário do edifício da Fábrica velha (ou sueca), que poderá por em total ruína a dita fábrica, e soli-citando a autorização para o conserto da mesma. Falando ainda sobre as ha-bilidades de dois empregados e sobre a possibilidade de lhes pagar o mesmo que os dois ferreiros suecos recebem.

Sorocaba 14/12/1818 3 C0246 - F08 0969-0971

Page 32: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

66n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Jozé Arouche de Toledo Rendon

Procurador da Coroa

Governadores interino da Capitania

Informando sobre o requerimento régio acerca da avaliação das terras dos proprietários do Distrito Mineiro da Real Fábrica de Ferro de São João do Ipanema e que foram demarcadas, com bastante extensão, as terras do referi-do distrito, não somente em função das determinações régias mas também pela exigência do Diretor Hedberg e do Inspetor das Matas, Martins Francisco Andrada.

Sorocaba 22/01/1819 3 C0246 - F08 0972-0974

Ofício A Frederio Luiz Guilher-me Varnhagen

Governadores interinos da Capitania

Informando sobre o requerimento dos moradores do Distrito Mineiro da Real Fábrica, falando sobre a Carta Régia de dezembro de 1810 que mandava reservar as matas necessárias ao cres-cimento da Fábrica e sobre o embargo das matas da montanha de Arassoiaba que, antes mesmo do início das ativi-dades da Real Fábrica eram vigiadas sob a pena de prisão para aqueles que roçassem as matas do Distrito de Arassoiaba.

Sorocaba 20/12/1818 8 C0246 - F08 0975-0982

Ofício A Antonio Xavier Ferreira Escrivão Conde de Palma Parabenizando a chegada de Vossa Excelência à capital e oferecendo os votos de humildade, amor e obediência.

Sorocaba 16/12/1814 1 C0246 - F09 0983-0983

Ofício A Antonio Xavier Ferreira Escrivão Conde de Palma Informando que ao executar a ordem de Vossa Excelência no dia 24 de agos-to, dirigiu-se ao administrador dizendo que deveria escolher no Armazém o quintal de ferro produzido no período da administração do ex-diretor He-dberg para ser remetido para o trem de São Paulo, o administrador nada res-pondeu. No entanto, ao instar a ordem de Vossa Excelência no dia seguinte, respondeu com altivez que somente a ele caberia fazer a referida escolha e que não tinha tal ordem. Remetendo também uma cópia com as respostas do administrador e informando que não há uma só verdade no que ele relata e que, para a confirmação de tal, serão enviados documentos que provem as inconsistências.

Sorocaba 29/08/1815 1 C246 - F09 0984-0984

Page 33: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

67n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício I Copiando o ofício dirigido ao admi-nistrador em 25 de agosto de 1815 que versava sobre a ordem do Conde de Palma acerca do quintal de ferro produzido no período da administração do ex-diretor Hedberg, assim como a resposta ao mesmo ofício.

Sorocaba 25/08/1815 2 Este documento me parece ser uma cópia interna dos ofício remetidos. Achei confuso, pois o escrivão apare-ce tanto no ofício quanto na resposta ao mesmo. O Var-nhagen também. Agora não sei se o Varnhagen é o refe-rido administrador que se indispôs ou se é o homem que tentou executar a ordem do conde de Palma.

C246 - F09 0985-0986

Ofício A Antonio Xavier Ferrei-ra; Antonio Joaquim de Lemos Gomes; e Jozé Martins da Costa Passos.

Escrivão do Diretor interino; Guarda Livros Pagador; e Guarda Armazéns

Ilustríssimo e Exce-lentíssimo Senhor

Informando que em cumprimento da portaria dirigida em 17 de janeiro com a cópia do inventário com a descrição dos instrumentos, livros e utensílios pertencentes a Vossa Alteza Real que o ex-diretor CarlGustavo Hedberg con-duziu consigo, passaram a examinar com a possível exacção o que consta no referido inventário e o inventário exis-tente e perceberam que poucas coisas se encontram em combinação.

Sorocaba 24/01/1815 1 C246 - F09 0987-0987

Ofício A Antonio Xavier Ferreira Escrivão Conde de Palma Infomando que os escravos da Real Fábrica são sepultados e batizados na Matriz da Vila de Sorocaba e que isso gera inconvenientes para o funciona-mento da fábrica, posto que os ditos escravos se retiram para cumprir os preceitos. Os inconvenientes poderiam ser amenizados se fosse facultado ao Excelentíssimo e Reverendísso Senhor Bispo Diocesano a licença para erguer um cemitério no lugar da fábrica, assim como realilzar os batizados na capela, salvando os direitos paroquiais ao Pároco.

Sorocaba 13/02/1815 2 C246 - F09 0988-0989

Page 34: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

68n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Antonio Xavier Ferreira Escrivão Governadores interinos da Capitania

Informando que o Capitão Américo An-tonio [Ayres] dirigiu um ofício de ordem de Vossa Excelência e Ilustres Senho-res ao Feitor Joze da Roza Pereira para apresentar-se ao Coronel e que a re-tirada deste causou notável prejuízo à Real Fábrica, pois o dito feitor realizava trabalhos que nenhum outro se propõe a fazer.

Sorocaba 10/06/1818 2 C246 - F09 0990-0991

Ofício P Américo Antonio Ayres Antonio Xavier Ferreira

Interino Capitão Administra-dor

Informado que por ordem do governo irá apresentar ao Quartel de São Paulo os indivíduos da Companhia que estão empregados na Real Fábrica.

Sorocaba 08/??/1818 1 C246 - F09 0992-0992

Ofício A Antonio Joaquim de Lemos Gomes e Anto-nio Xavier Ferreira

Governadores intereinos da Capitania

Informando o falecimento do Desem-bargardor Juiz Conservador e Adminis-trador interino da Real Fábrica e que este, de algum modo, transformou os arranjos da fábrica e que por isso informam este acontecimento para que seja providenciado o que parecer conveniente.

Sorocaba 30/05/1818 1 C246 - F09 0993-0994

Ofício A Miguel Antônio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Conde de Palma Informando envio de certidão de cum-primento de ordem do mês de maio do mesmo ano em relação a prestação de contas e termo de fiança do ex guarda-livros pagador Antonio Joaquim Xavier da Costa.

Sorocaba 21/06/1816 1 CO0246 - F 10 0995-0995

Declaração I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Certificando cumprimento de ordem do mês de maio do mesmo ano em relação a prestação de contas e termo de fiança do ex guarda-livros pagador Antonio Joaquim Xavier da Costa.

Sorocaba 20/06/1816 1 CO0246 - F 10 0996-0996

Carta régia P Antonio Xavier Ferreira Escrivão Mandando erigir na “Freguesia Collada” a capela de São João de Ipanema, que existe na Real Fábrica de Ferro da Fre-guesia da Vila de Sorocaba no Bispado de São Paulo, da qual será desmem-brada, e lhe ficará pertencendo o território que lhe designar o Reverendo Bispo daquela diocese.

Rio de Janeiro 02/01/1817 1 Cópia redigida pelo escrivão.

CO0246 - F 10 0997-0998

Declaração A Informando que Antonio Xavier Ferreira, escrivão da Fábrica de Ferro, deseja ser demitido do cargo. Aguarda certidão autêntica com prestação de contas e garantia que será entregue os livros de inventários ao seu sucessor. Intercede para que a demissão seja concedida.

São Paulo 23/12/1819 2 CO0246 - F 10 0999-1001

Page 35: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

69n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Declaração A Antonio Xavier Ferreira Escrivão Certificando ter examinado os livros de contabilidade e estar completa toda a escrituração até a data de 31 de de-zembro de 1819 e que também se acha feito o inventário dos mesmos livros, autos e de todos os documentos que há no arquivo.

Sorocaba 08/01/1820 1 CO0246 - F 10 1002-1002

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em março de 2015.

Sorocaba ??/03/1815 1 O documento men-ciona que há 57 es-cravos trabalhando, dos quais há 16 na Casa da Oficina e os outros em serviços diversos.

CO0246 - F 10 1003-1003

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em abril de 1815.

Sorocaba [??/05/1815] 1 O documento men-ciona que há 57 es-cravos trabalhando, dos quais há 16 na Casa da Oficina e os outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1004-1004

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em maio de 1815.

Sorocaba [??/06/1815] 1 O documento menciona que há 50 escravos trabalhan-do, dos quais há 17 na Casa da Oficina, 5 doentes, 4 meno-res e os outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1005-1005

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em junho de 1815.

Sorocaba [??/07/1815] 1 O documento menciona que há 52 escravos trabalhan-do, dos quais há 18 na Casa da Oficina, 9 na carvoaria, 5 doentes, 2 meno-res e os outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1006-1006

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em outubro de 1815.

Sorocaba [??/11/1815] 1 O documento menciona que há 33 escravos trabalhan-do na carvoaria, 19 na Casa da Oficina, 04 doentes, 03 fu-gidos, 02 convales-cendo, 04 menores e 19 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1007-1007

Page 36: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

70n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em novembro de 1815.

Sorocaba [??/12/1815] 1 O documento menciona que há 34 escravos trabalhan-do na carvoaria, 18 na Casa da Oficina, 03 na carpintaria, 06 doentes, 03 fu-gidos, 03 convales-cendo, 04 menores e 13 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1008-1008

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em dezembro de 1815.

Sorocaba [??/01/1816] 1 O documento menciona que há 35 escravos trabalhan-do na carvoaria, 18 na Casa da Oficina, 03 na carpintaria, 02 no forno da cal, 03 doentes, 03 fu-gidos, 01 convales-cendo, 03 doentes, 04 menores e 15 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1009-1009

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em janeiro de 1816.

Sorocaba [??/02/1816] 1 O documento men-ciona que há 27 es-cravos trabalhando na carvoaria, 20 na Casa da Oficina, 09 fugidos, 02 doen-tes, 04 menores, 02 convalescendo e 19 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1010-1010

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em fevereiro de 1816. Há uma nota de Varnhagen justificando não ter produzido mais ferro por falta de carvão e que parte do que já havia sido feito foi danificado pela chuva.

Sorocaba [??/03/1816] 1 O documento menciona que há 33 escravos trabalhan-do na carvoaria, 19 na Casa da Oficina, 03 na carpintaria, 02 fugidos, 06 doentes, 04 meno-res e 15 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1011-1011

Page 37: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

71n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em março de 1816.

Sorocaba [??/04/1816] 1 O documento menciona que há 33 escravos trabalhan-do na carvoaria, 20 na Casa da Oficina, 03 na carpintaria, 02 fugidos, 06 doentes, 04 meno-res e os outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1012-1012

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em abril de 1816.

Sorocaba [??/05/1816] 1 O documento menciona que há 27 escravos trabalhan-do na carvoaria, 21 na Casa da Oficina, 03 na carpintaria, 05 fugidos, 04 doentes, 04 meno-res e 16 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1013-1013

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em maio de 1816.

Sorocaba [??/06/1816] 1 O documento menciona que há 28 escravos trabalhan-do na carvoaria, 20 na Casa da Oficina, 03 na carpinta-ria, 03 fugidos, 05 doentes, 02 convalescendo, 04 menores e 15 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1014-1014

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em junho de 1816.

Sorocaba [??/07/1816] 1 O documento menciona que há 31 escravos trabalhan-do na carvoaria, 21 na Casa da Oficina, 08 na quebra de minerais, 03 na car-pintaria, 03 fugidos, 01 no hospital, 01 convalescendo, 01 falesceu, 04 meno-res e 07 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1015-1015

Page 38: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

72n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em agosto de 1816.

Sorocaba [??/09/1816] 1 O documento menciona que há 28 escravos trabalhan-do na carvoaria, 22 na Casa da Oficina, 08 na quebra de minerais, 03 na car-pintaria, 03 fugidos, 04 menores e 10 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1016-1016

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em outubro de 1816.

Sorocaba [??/11/1816] 1 O documento menciona que há 24 escravos trabalhan-do na carvoaria, 21 na Casa da Oficina, 07 na quebra de minerais, 02 na car-pintaria, 03 fugidos, 04 menores e 10 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1017-1017

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em novembro de 1816.

Sorocaba [??/12/1816] 1 O documento men-ciona que há 23 es-cravos trabalhando em aplanar o terre-no da fábrica, 15 na Casa da Oficina, 04 na carvoaria, 11 na quebra de minerais, 03 nas brocas, 02 na carpintaria, 03 doentes no hospi-tal, 01 convalescen-do, 01 falesceu, 07 fugidos, 04 meno-res e 05 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1018-1018

Page 39: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

73n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em dezembro de 1816.

Sorocaba [??/01/1817] 1 O documento menciona que há 29 escravos trabalhando em aplanar o terreno da fábrica, 14 na Casa da Oficina, 07 na quebra de minerais, 03 na carpintaria, 03 doentes, 03 con-valescendo, 01 na prisão, 07 fugidos, 04 menores e 09 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1019-1019

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em janeiro de 1817.

Sorocaba [??/02/1817] 1 O documento menciona que há 16 escravos traba-lhando na Casa da Oficina, 13 no corte de madeira, 10 na quebra de minerais, 02 na carpintaria, 04 doentes no hos-pital, 03 fugidos, 04 menores e 25 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1020-1020

Relatório I Antonio Xavier Ferrei-ra, Luiz Guilherme de Varnhagen

Escrivão, diretor da fábrica

Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em fevereiro de 1817.

Sorocaba [??/03/1817] 1 O documento menciona que há 20 escravos traba-lhando na obra nova, 17 na Casa da Oficina, 13 no corte de madeira, 08 na quebra de minerais, 04 na olaria, 03 nas brocas, 03 na car-pintaria, 04 doentes no hospital, 02 convalescendo, 03 fugidos, 05 meno-res e 06 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1021-1021

Page 40: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

74n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em abril de 1817.

Sorocaba [??/04/1817] 1 O documento menciona que há 22 escravos trabalhando em aplanar o terreno da fábrica, 17 na Casa da Oficina, 06 na quebra de minerais, 03 na carpintaria, 03 doentes, 03 fu-gidos, 05 menores e 23 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1022-1022

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em maio de 1817.

Sorocaba [??/06/1817] 1 O documento menciona que há 19 escravos trabalhando em aplanar o terreno da fábrica, 08 em tirar pedra, 19 na Casa da Oficina, 06 na quebra de minerais, 03 na carpintaria, 01 doente no hos-pital, 02 fugidos, 05 menores e 16 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1023-1023

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em junho de 1817.

Sorocaba [??/07/1817] 1 O documento menciona que há 25 escravos trabalhan-do em aplanar o terreno da fábrica, 21 na Casa da Ofi-cina, 10 na quebra de minerais, 03 na carpintaria, 03 nas brocas, 05 fugidos, 05 menores e 09 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1024-1024

Page 41: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

75n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em julho de 1817.

Sorocaba [??/08/1817] 1 O documento menciona que há 21 escravos trabalhando em aplanar o terreno da fábrica, 22 na Casa da Oficina, 10 na quebra de minerais, 03 na carpintaria, 02 doentes no hospital, 02 fugidos, 06 menores e 14 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1025-1025

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em agosto de 1817.

Sorocaba [??/09/1817] 1 O documento menciona que há 24 escravos trabalhando em aplanar o terreno da fábrica, 21 na Casa da Oficina, 10 na quebra de minerais, 03 na carpintaria, 02 doentes no hospital, 02 fugidos, 05 menores e 13 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1026-1026

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em setembro de 1817.

Sorocaba [??/10/1817] 1 O documento menciona que há 23 escravos trabalhan-do em aplanar o terreno da fábrica, 23 na Casa da Ofi-cina, 09 na quebra de minerais, 06 no engenho de serrar, 03 na carpintaria, 01 doente no hos-pital, 02 fugidos, 06 menores e 07 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1027-1027

Page 42: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

76n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em outubro de 1817.

Sorocaba [??/11/1817] 1 O documento menciona que há 21 escravos trabalhando em aplanar o terreno da fábrica, 23 na Casa da Oficina, 08 na quebra de minerais, 03 na carpintaria, 02 doentes no hospital, 02 fugidos, 06 menores e 15 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1028-1028

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em novembro de 1817.

Sorocaba [??/12/1817] 1 O documento menciona que há 23 escravos trabalhando em aplanar o terreno da fábrica, 22 na Casa da Oficina, 08 na quebra de minerais, 03 na carpintaria, 03 doentes no hos-pital, 01 convales-cendo, 02 fugidos, 06 menores e 12 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1029-1029

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em dezembro de 1817.

Sorocaba [??/01/1818] 1 O documento menciona que há 20 escravos trabalhan-do em aplanar o terreno da fábrica, 21 na Casa da Ofi-cina, 09 na quebra de minerais, 02 na carpintaria, 02 na prisão, 04 doentes no hospital, 01 convalescendo, 02 fugidos, 06 meno-res e 14 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1030-1030

Page 43: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

77n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em janeiro de 1818.

Sorocaba [??/02/1818] 1 O documento menciona que há 06 escravos trabalhando em aplanar o terreno da fábrica, 23 na Casa da Oficina, 08 na quebra de minerais, 11 na carvoaria, 02 na carpintaria, 05 doentes no hospital, 02 fugidos, 06 menores e 16 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1031-1031

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em fevereiro de 1818.

Sorocaba [??/03/1818] 1 O documento menciona que há 16 escravos trabalhan-do em aplanar o terreno da fábrica, 16 na Casa da Ofici-na, 06 na quebra de minerais, 12 na car-voaria, 05 doentes no hospital, 02 na senzala, 03 fugidos, 06 menores e 14 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1032-1032

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em fevereiro de 1819.

Sorocaba [??/03/1819] 1 O documento menciona que há 16 escravos traba-lhando na Casa da Oficina, 13 no corte de madeira, 08 na quebra de minerais, 01 doente no hos-pital, 03 fugidos, 04 menores e 31 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1033-1033

Page 44: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

78n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em abril de 1818.

Sorocaba [??/05/1818] 1 O documento men-ciona que há 13 es-cravos trabalhando na Casa da Oficina, 30 na carvoaria, 05 na quebra de mine-rais, 02 na carpinta-ria, 04 doentes no hospital, 03 fugidos, 06 menores e 16 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1034-1034

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em maio de 1818.

Sorocaba [??/06/1818] 1 O documento men-ciona que há 12 es-cravos trabalhando na Casa da Oficina, 28 na carvoaria, 02 na carpintaria, 05 doentes no hos-pital, 03 fugidos, 05 menores e 23 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1035-1035

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em junho de 1818.

Sorocaba [??/07/1818] 1 O documento men-ciona que há 13 es-cravos trabalhando na Casa da Oficina, 20 na carvoaria, 06 na condução de carvão, 03 no engenho de serrar, 02 doentes no hospital, 02 fugidos, 05 menores e 26 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1036-1036

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em julho de 1818.

Sorocaba [??/08/1818] 1 O documento menciona que há 14 escravos traba-lhando na Casa da Oficina, 20 no corte de madeira, 03 doentes no hospital, 02 fugidos, 05 menores e 28 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1037-1037

Page 45: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

79n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em agosto de 1818.

Sorocaba [??/09/1818] 1 O documento men-ciona que há 20 es-cravos trabalhando na Casa da Oficina, 17 em aplanar o terreno da fábrica, 10 na quebra de minerais, 03 doen-tes no hospital, 02 na senzala, 01 no pilão, 02 fugidos, 05 menores e 18 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1038-1038

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em setembro de 1818.

Sorocaba [??/10/1818] 1 O documento men-ciona que há 20 es-cravos trabalhando na Casa da Oficina, 11 na construção do muro das casas para residência dos empregados, 08 no reboque da mesma casa, 10 na quebra de mine-rais, 04 doentes no hospital, 01 na senzala, 02 fugidos, 05 menores e 17 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1039-1041

Relatório I Antonio Xavier Ferrei-ra, Luiz Guilherme de Varnhagen

Escrivão, diretor da fábrica

Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em outubro de 1818.

Sorocaba [??/11/1818] 1 O documento menciona que há 14 escravos traba-lhando na Casa da Oficina, 10 nas taipas, 06 na casa de fundição, 12 na quebra de minerais, 02 na carpintaria, 04 doentes no hos-pital, 03 fugidos, 04 menores e 18 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1042-1042

Page 46: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

80n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Listando parte dos trabalhos realiza-dos na Fábrica de Ferro São João de Ipanema em dezembro de 1818.

Sorocaba [??/01/1819] 1 O documento menciona que há 32 escravos trabalhan-do em diferentes serviços do forno alto, 13 na Casa da Oficina, 13 no corte de madeira, 02 doentes no hos-pital, 03 fugidos, 04 menores e 10 outros em serviços diversos.

CO0246 - F 11 1043-1043

Carta A Antonio Xavier Ferreira Escrivão Governadores interinos da capitania de São Paulo

Informando os trabalhos realizados no mês de junho do mesmo ano na Fábrica de Ferro São João de Ipanema e justifi-cando a pequena produção de ferro.

Sorocaba 11/08/1818 1 CO0246 - F 11 1044-1044

Carta A Antonio Xavier Ferreira Escrivão Conde de Palma Informando parte dos trabalhos realizados do mês de julho ao mês de dezembro de 1815 na Fábrica de Ferro São João de Ipanema.

Sorocaba 08/01/1816 1 CO0246 - F 11 1045-1045

Carta A Antonio Xavier Ferreira Escrivão Governadores interinos da capitania de São Paulo

Informando parte dos trabalhos realizados do mês de junho do mesmo ano na Fábrica de Ferro São João de Ipanema.

Sorocaba 24/07/1818 1 CO0246 - F 11 1046-1046

Carta A Antonio Xavier Ferreira Escrivão Remetendo o balanço geral do ano de 1817, junto as partes dos trabalhos realizados nos meses de abril e maio do ano corrente, 1818.

Sorocaba 15/06/1818 1 CO0246 - F 11 1047-1048

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Resumo do ferro manufaturado e do consumo de carvão do mês de março ao mês de junho do ano corrente.

Sorocaba 14/07/1815 2 Há anotações no corpo e no verso do documento em letra distinta da do escrivão.

CO0246 - F 12 1049-1052

Relatório A Antonio Xavier Ferreira Escrivão Governadores interinos da capitania de São Paulo

Remetendo o balanço das despesas do mês de julho ao mês de setembro do ano corrente.

Sorocaba 19/10/1814 1 Observa que no armazém só há mantimentos suficientes para o sustento dos escravos por mais quinze dias.

CO0246 - F 12 1053-1053

Page 47: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

81n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Carta A Antonio Xavier Ferreira Escrivão Informando que seguem da Real Fábri-ca de Ferro para a capital de São Paulo oito suecos, que foram despedidos conforme Aviso Régio do mês anterior. Os suecos deverão se apresentar aos governadores interinos.

Sorocaba 14/11/1814 1 CO0246 - F 12 1054-1055

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Resumo de despesas pertencentes a Fábrica de Ferro no ano de 1815.

Sorocaba [??/??/1816] 2 CO0246 - F 12 1056-1059

Carta A Antonio Xavier Ferrei-ra, por aviso do diretor.

Escrivão Governadores interinos da capitania de São Paulo

Informando que no dia 25 do mês corrente os suecos suspenderam os trabalhos que eram encarregados sem justificar os motivos.

Sorocaba 28/10/1814 1 CO0246 - F 12 1060-1060

Relatório I Antonio Joaquim de Lemos Gomes

Resumo das despesas da Real Fábrica de Ferro do mês de janeiro ao mês de outbro de 1816.

Sorocaba [??/??/1816] 1 CO0246 - F 12 1061-1061

Ofício A Antonio Xavier Ferreira Escrivão Governadores interinos da capitania de São Paulo

Informando cumprimento do oficio e Aviso Régio datado de 13 de outubro do ano corrente, a respeito do desli-gamento da Real Fábrica de Ferro de alguns dos trabalhadores suecos.

Sorocaba 09/11/1814 1 CO0246 - F 12 1062-1062

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Resumo das despesas da Real Fábrica de Ferro no ano de 1815.

Sorocaba [??/??/1816] 2 CO0246 - F 12 1063-1064

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Recompilação das despesas da Real Fábrica de Ferro do mês de janeiro ao mês de outbro de 1816.

Sorocaba [??/??/1816] 1 CO0246 - F 12 1065-1065

Carta A Antonio Xavier Ferreira Escrivão Governadores interinos da capitania de São Paulo

Informando que seguem da Real Fábri-ca de Ferro para a capital de São Paulo, por meio de bestas do estavelecimen-to, os suecos despedidos, que deverão se apresentar aos governadores interi-nos por auxílio do capitão mor.

Sorocaba 14/11/1814 1 CO0246 - F 12 1066-1066

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Extrato das despesas e produtos da Real Fábrica de Ferro do mês de janeiro ao mês de maio de 1816.

Sorocaba [??/??/1816] 1 CO0246 - F 12 1067-1067

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Resumo das despesas e produtos da Real Fábrica de Ferro do mês de janeiro ao mês de outubro de 1816.

Sorocaba [??/??/1816] 1 CO0246 - F 12 1068-1068

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Escrivão Resumo das despesas da Real Fábrica de Ferro no ano de 1816.

Sorocaba [??/??/1817] 2 CO0246 - F 12 1069-1072

Relatório I Antonio Joaquim de Lemos Gomes

Resumo das despesas da Real Fábrica de Ferro do mês de janeiro ao mês de julho de 1817. Acompanha recompila-ção do mesmo resumo.

Sorocaba 30/07/1817 3 CO0246 - F 12 1073-1075

Page 48: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

82n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Relatório I Antonio Joaquim de Lemos Gomes

Relatório da dívida da Real Fábrica de Ferro na compra do trem da Real Fazenda de São Paulo.

Sorocaba [??/??/1816] 1 CO0246 - F 12 1076-1076

Relatório I Antonio Xavier Ferrei-ra; Antonio Joaquim de Lemos Gomes

Escrivão, [?] Resumo das despesas da Real Fábrica de Ferro no mês de janeiro ao mês de julho de 1817.

Sorocaba [??/??/1817] 2 CO0246 - F 12 1077-1078

Relatório I Despesas com produtos da Real Fábrica de Ferro no mês de setembro de 1819.

Sorocaba [??/??/1819] 1 CO0246 - F 12 1079-1079

Relatório I Despesas da Real Fábrica de Ferro no mês de setembro de 1819.

Sorocaba [??/??/1819] 1 CO0246 - F 12 1080-1080

Relatório I Antonio Joaquim de Lemos Gomes

Despesas da Real Fábrica de Ferro no mês de setembro de 1819.

Sorocaba 12/10/1819 1 CO0246 - F 12 1081-1081

Ofício I Antonio Joaquim de Lemos Gomes

Informando acerca dos livros sob guar-da do Guarda Livros Pagador da Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema.

Sorocaba 15/09/1819 1 CO0246 - F 12 1082-1082

Relatório I Antonio Xavier Ferreira Lista com as despesas da Real Fábrica de Ferro no mês de setembro de 1819.

Sorocaba 15/10/1819 2 CO0246 - F 12 1083-1084

Relatório I José Martino da Costa Passos

Resumo das compras de setembro de 1819 da Real Fábrica de Ferro.

Sorocaba 30/09/1819 1 CO0246 - F 12 1085-1085

Ofício I Maço cotendo cópias de ofícios e docu-mentos internos diversos, numerados de 01 a 63, não sequencialmente.

Sorocaba ??/??/1815 59 CO0246 - F 13 1086-1145

Ofício I Maço cotendo cópias de ofícios e docu-mentos internos diversos numerados não sequencialmente.

Sorocaba ??/??/1815 6 Faltam páginas. CO0246 - F 14 1146-1154

Ofício I Maço cotendo cópias de ofícios e docu-mentos internos diversos numerados não sequencialmente.

Sorocaba 20 Faltam páginas. Os documentos datam de 20/01/1817 a 30/12/1818.

CO0246 - F 14 1155-1174

Ofício A José Martino da Costa Passos

Conde de Palma Conde de Palma Respondendo a ofício datado de 15 de novembro do ano corrente acerca da arrecadação dos bens pertencentes ao falecido Barão Flemming.

Sorocaba 17/11/1815 1 CO0246 - F 15 1175-1175

Page 49: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

83n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício Conde de Palma; Juiz Conservador

Respondendo ao aviso régio datado de 27 de outubro do ano corrente que determina que se permita que o guarda dos armazéns da Fábrica, José Martins da Costa Passos, inventarie e dê contas dos bens pertencentes a herança do Barão Flemming.

São Paulo 15/11/1815 1 O documento diz enviar anexo ao ofício, cópias de documentos mencionados e uma carta do Côncul da Suécia em relação a arrecadação dos bens do falecido Barão Flemming. Os anexos não se encontram junto ao documento.

CO0246 - F 15 1176-1176

Ofício Cônsul Geral da nação sueca

Conde de Palma Capitão general, governador da capitania de São Paulo

Relatando ter informado ao Marquês de Aguiar que José Martins da Costa Passos foi confiado a inventariar os bens do Barão Flemming, falecido em Ipanema, e rogando que o Conde de Palma facilite a conclusão do inventá-rio, visto que o Barão possui herdeiros legítimos na Suécia.

Rio de Janeiro 31/10/1815 2 CO0246 - F 15 1177-1178

Ofício A Miguel Antônio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Conde de Palma Capitão general, governador da capitania de São Paulo

Respondendo a ofício datado de 21 de julho do ano corrente acerca da arrecadação dos bens pertencentes ao falecido Barão Flemming.

Sorocaba 22/07/1815 2 CO0246 - F 15 1179-1180

Ofício Carl Gustav Hedberg Manifestando sentimento em relação a enfermidade do Barão Clas Flemming e enviando as cabíveis ordens em relação ao inventariamento de seus bens caso venha a falecer.

Rio de Janeiro 12/07/1815 1 CO0246 - F 15 1181-1181

Ofício Respondendo a ofício acerca dos bens pertencentes ao falecido Barão Flem-ming, onde diz não ser de sua com-petência dar as providências que são pedidas em tal correspondência.

s.l s.d 2 CO0246 - F 15 1182-1185

Ofício A Conde de Palma; Mi-guel Antonio de Arruda Veiga

Dizendo julgar conveniente que se avise o Cônsul geral da Suécia sobre o falecimento do Barão Flemming, ocor-rido em 19 do mesmo mês.

Sorocaba 21/07/1815 1 CO0246 - F 15 1186-1186

Ofício A José Martino da Costa Passos

Conde de Palma Capitão general, governador da capitania de São Paulo

Enviando a carta remetida pelo Cônsul da Suécia na qual instrui sobre a arrecadação dos bens do falecido Barão Flemming e Informando sobre o conteúdo da “carta de doação”.

Sorocaba 22/11/1815 1 Não há anexa a carta informada no documento.

CO0246 - F 15 1187-1187

Ofício Daniel Pedro Müller Informando sobre visita realizada a vila de Sorocaba e a Fábrica de Ferro, por ordem de 26 de julho, para examinar a estrada que liga a região a São Paulo.

São Paulo 06/08/1815 2 CO0246 - F 16 1188-1190

Page 50: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

84n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Declaração A José Manoel Lobo Escrivão da ouvidoria geral da comarca da Vila de Itú

Informando ter revisto os Autos Cíveis de Execução e enviando suas conside-rações acerca da situação do executado Antônio Joaquim Xavier da Costa, ex Guarda Livros da Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema.

Sorocaba 17/02/1816 11 CO0246 - F 17 1191-1201

Ofício Remetendo considerações acerca do funcionamento da Fábrica de Ferro São João de Ipanema e relatando ocorridos “despolíticos” no âmbito da mesma, em conformidade com as ordens dispendi-das anteriormente.

[Sorocaba] s.d 4 Faltam páginas. CO0246 - F 17 1202-1205

Ofício A Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Conde de Palma Informando não ter ainda prontificado os documentos sobre os negócios do Barão.

Sorocaba 22/11/1815 2 CO0246 - F 18 1206-1207

Ofício [A] José Joaquim [?] Xavier de Toledo

Informando sobre a vinda do Rio de Janeiro para Sorocaba de uma pequena expedição com o alféres Justino Gon-çalves de Campos e do tenente José Antonio de Lima e Abrêu, este encar-regado do trem destinado à capitania do Mato Grosso. Informa a partida da expedição sem o alféres, que poste-riormente seguirá para o Rio em outro trem, uma vez que havia adoecido e permanecido no hospital por muitos dias.

Sorocaba 26/01/1815 1 CO0246 - F 18 1208-1208

Ofício A Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Conde de Palma Capitão general, governador da capitania de São Paulo

Informando que acham-se examinados todos os documentos que constam no arquivo da Real Fábrica de Ferro referentes ao ajustamento de contas do Guarda Livros Pagador Antonio Joaquim Xavier da Costa e remeten-do outras considerações acerca do assunto.

Sorocaba 13/12/1815 2 CO0246 - F 18 1209-1210

Ofício A Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Conde de Palma Capitão general, governador da capitania de São Paulo

Respondendo ofício datado de 07 de novembro do ano corrente no qual ordena ao ouvidor ir à vila de Sorocaba a fim de realizar um levantamento dos documentos necessários existentes no cartório da Real Fábrica de Ferro, referentes ao ajustamento de contas do Guarda Livros Pagador Antonio Joaquim Xavier da Costa.

Sorocaba 10/11/1815 3 CO0246 - F 18 1211-1213

Page 51: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

85n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Conde de Palma Capitão general, governador da capitania de São Paulo

Respondendo aviso régio datado de 13 do mesmo mês acerca do novo ajuste que se deve fazer com os operários suecos trabalhadores da Real Fábrica de Ferro e remetendo outras conside-rações.

Itú 31/03/1815 2 CO0246 - F 18 1214-1215

Ofício Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Conde de Palma Capitão general, governador da capitania de São Paulo

Respondendo aviso régio datado de 26 do mesmo mês e mostrando-se solicito a ordens acerca ddo ex Guarda Livros Pagador Antonio Joaquim Xavier.

Itú 28/10/1815 1 CO0246 - F 18 1216-1216

Ofício A Antonio Xavier Ferreira Administrador interino

Informando expedir carta do Real Serviço dirigida aos senhores governa-dores interinos da capitania.

Sorocaba 24/07/1818 1 Há uma anotação no documento assinada por Jacinto Leme informando expedir a carta em 25 do mesmo mês.

CO0246 - F 18 1217-1217

Ofício A Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Conde de Palma Capitão general, governador da capitania de São Paulo

Informando ter sido concluída no dia anterior a entrega dos documentos do ex Guarda Livros e remetendo outras considerações.

Sorocaba 25/11/1815 2 CO0246 - F 18 1218-1219

Ofício A Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Conde de Palma Capitão general, governador da capitania de São Paulo

Dizendo ser cabível enviar o preso ex Guarda Livros Pagador Antônio Joaquim Xavier para a Real Fábrica de Ferro, a fim de proceder o ajustamento de contas do tempo em que era empre-gado pela fábrica.

Sorocaba 20/11/1815 2 CO0246 - F 18 1220-1221

Ofício A Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Conde de Palma Capitão general, governador da capitania de São Paulo

Informando que no dia presente saiu da fábrica o inglês Wittater [viajante?] e que estima que na Europa continuam “práticas favoráveis”.

Sorocaba 10/11/1815 2 A letra dificultou a compreensão.

CO0246 - F 18 1222-1223

Ofício Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Conde de Palma Capitão general, governador da capitania de São Paulo

Remetendo cópia do inventário geral da Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema.

Itú 17/10/1815 1 Não há anexo a cópia informada no documento.

CO0246 - F 18 1224-1224

Page 52: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

86n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Conde de Palma Capitão general, governador da capitania de São Paulo

Informando ter retornado à Vila de Itú, após estadia na Vila de Sorocaba no acopanhamento do inventário geral. Comenta sobre a natureza, que fornece barro, areia e pedra em abundância para se fazer cal e construir os fornos: descobriu-se um canal que fornece pedra em abundância, o engenho de serras ainda não havia se mudado pois em suas proximidades “apareceu” grande quantidade de madeira e de fronte a casa de Varnhagen descobriu-se excelente barro. Além disso, conta ter conhecido o ferro produzido nos forninhos e faz considerações diversas acerca do que observou nas obras da fábrica nas últimas semanas.

Itú 26/09/1815 1 CO0246 - F 18 1225-1228

Ofício A Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Conde de Palma Capitão general, governador da capitania de São Paulo

Relatando a estadia desde sua chegada à Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema no dia 02 do mesmo mês, concentrando-se nas questões acerca dos operários os suecos, estes queriam se retirarem da fábrica uma vez que não possuiam resposta sobre a con-tinuidade dos pagamentos depois de findo o contrato.

Sorocaba ??/04/1815 11 CO0246 - F 18 1229-1239

Ofício A Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Conde de Palma Capitão general, governador da capitania de São Paulo

Relatando sua estadia em Ipanema e suas observações acerca das obras na Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema.

Sorocaba 25/08/1815 4 CO0246 - F 18 1240-1243

Ofício A Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Conde de Palma Capitão general, governador da capitania de São Paulo

Manifestando preocupação por falta de notícias do Conde de Palma e infor-mando não terminar a soma total das panelas até que chegue a última. Diz não haver novidades na Fábrica, se-gundo o Guarda Livros Pagador Lemos que havia ido buscar dinheiro.

Sorocaba 06/12/1812 1 Deixa a entender que o conde estava mal da saúde.

CO0246 - F 18 1244-1244

Ofício A Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Conde de Palma Capitão general, governador da capitania de São Paulo

Dizendo não haver novidades e que permanecerá na fábrica até que esteja tudo concluído. Mostra-se otimista quanto ao andamento das obras e das providências tomadas e diz ser necessário tornar os conhecimentos mais “familiares” para que um dia ficassem “libertos dos Hedberg, dos Varnhagens”.

Sorocaba s.d 3 Pela grafia e conteúdo, data de 1815.

CO0246 - F 18 1245-1247

Page 53: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

87n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Conde de Palma Capitão general, governador da capitania de São Paulo

Enviando suas considerações sobre os levantamentos das contas, bilhe-tes, portarias e notas de pagamentos que estavam com o ex Guarda Livros Pagador Antonio Joaquim Xavier da Costa durante seu tempo de trabalho na fábrica.

Sorocaba 26/11/1815 4 CO0246 - F 18 1248-1251

Ofício A Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Conde de Palma Capitão general, governador da capitania de São Paulo

Acusa recebimento do ofício sobre os negócios do Barão, diz sobre a chegada do Alferes Andrade e demonstra estar encaminhando os procedimentos cabíveis.

Sorocaba 18/11/1815 2 CO0246 - F 18 1252-1253

Ofício Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Conde de Palma Capitão general, governador da capitania de São Paulo

Respondendo a ofício datado de 22 de abril, que ordena tomar as providên-cias necessárias sobre as questões do cirurgião da fábrica em relação a Fernando da Fonseca, que padecia de bexiga; as providências relativas as matas, bem como sua conservação em função da falta de lenha para o carvão, além de outras considerações diversas.

Itú 17/05/1816 7 CO0246 - F 18 1254-1260

Ofício Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Governadores interinos da capitania de São Paulo

Remetendo [em carta anexa] as infor-mações sobre os trabalhos realizados na Real Fábrica no mês de novembro do mesmo ano.

Itú 23/12/1817 1 Não há nenhum anexo com as infor-mações mencio-nadas.

CO0246 - F 18 1261-1261

Ofício Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Governadores interinos da capitania de São Paulo

Remetendo [em carta anexa] as infor-mações sobre os trabalhos realizados na Real Fábrica no mês de dezembro de 1817.

Itú 19/01/1818 1 Não há nenhum anexo com as infor-mações mencio-nadas.

CO0246 - F 18 1262-1262

Ofício Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Governadores interinos da capitania de São Paulo

Remetendo [em carta anexa] as infor-mações sobre os trabalhos realizados na Real Fábrica no mês de janeiro do mesmo ano.

Itú 15/02/1818 1 Não há nenhum anexo com as infor-mações mencio-nadas.

CO0246 - F 18 1263-1263

Ofício Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Governadores interinos da capitania de São Paulo

Remetendo [em carta anexa] a “re-presentação” do índio Bernardo José Dias, pedreiro, que pede dispensa de trabalhar na fábrica.

Itú 28/01/1818 1 Não há nenhum anexo com as infor-mações mencio-nadas.

CO0246 - F 18 1264-1264

Ofício Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Governadores interinos da capitania de São Paulo

Remetendo [em carta anexa] as infor-mações sobre os trabalhos realizados na Real Fábrica no mês de fevereiro do mesmo ano.

Itú 17/03/1818 1 Não há nenhum anexo com as infor-mações mencio-nadas.

CO0246 - F 18 1265-1265

Ofício Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Governadores interinos da capitania de São Paulo

Informando ter avisado ao mestre da fábrica para que comparecesse à cidade o mais breve possível, de acordo com ordem datada de 07 de abril.

Itú 13/04/1818 1 CO0246 - F 18 1266-1266

Page 54: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

88n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofícios e con-tratos

I Maço contendo cópias de ofícios e contratos da Capitania.

Sorocaba 07/02/1815 a 05/08/1817

59 CO0246 - F 19 1267-1326

Carta [A] José Arouche de Tole-do Rendon

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Dizendo ter tomado a liberdade, visto que talvez Varnhagen não o faça por estar em Santos, de enviar em carta inclusa algumas informações diversas que julga pertinentes contar, como a suspeita do ouvidor estar “patrocinan-do” o médico alemão e o anúncio de moendas inglesas.

s.l 28/09/1819 1 Não há nenhum anexo com as infor-mações menciona-das. Há anotações no canto superior esquerdo em letra distinta da do corpo do documento.

CO0246 - F 20 1327-1327

Ofício José Arouche de Tole-do Rendon

Conde de Palma Capitão general, governador da capitania de São Paulo

Dizendo concordar que o ex Guarda Livros Pagador seja abonado das des-pesas feitas quanto ao uso de bilhetes, notas de contas e de muitas folhas se-manárias sem assinatura dos feitores ou a presença do escrivão. O mesmo havia fugido levando consigo os livros, as folhas, as portarias e os bilhetes e deixado em branco toda a escrituração da fábrica. No entanto, ainda que tenha desrespeitado as regras estabelecidas, não havia até então aparecido qualquer queixoso de não ter sido pago pelo dito Guarda Livros, além disso, seu débito não era tão absurdo comparado às despesas e aos desperdícios do diretor.

São Paulo 02/12/1815 2 CO0246 - F 20 1328-1329

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor e administrador

Governadores interinos da capitania de São Paulo

Enviando reclamações sobre o cirur-gião da fábrica, Rennov, que tem se insubordinado depois que aumentaram seu ordenado e obteve o crédito da vizinhança, que passou a lhe procurar quando realizado o primeiro curativo. Se ausentava dias sem pedir licença, declarando que “queria ser livre e não escravo de costumes”, sendo mau exemplo aos outros empregados. Além disso sua ausência prejudicava a fábri-ca uma vez que era ele quem declarava quando o operário ou o escravo estava fingindo doença.

Sorocaba 31/03/1819 3 CO0246 - F 21 1330-1332

Page 55: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

89n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Declaração I Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor e administrador

Termo de declaração ao cirurgião da fábrica, o alemão João Rennov, que passou a servir em outubro de 1818. O termo declara ter alertado o dito cirurgião quanto as suas obrigações com a fábrica, que não vinham se cumprindo, e questionado quanto ao posicionamento do mesmo, sendo necessário tomar as medidas cabíveis caso não haja consentimento por parte do cirugião. Ele, por sua vez, declarou não haver qualquer dúvida sobre suas obrigações.

Sorocaba 18/03/1819 1 Escrito pelo escri-vão Antonio Xavier Ferreira.

CO0246 - F 21 1333-1333

Ofício João Vicente da Fon-seca

Coronel Daniel Pedro Müller

Informando que a Junta da Real Fazen-da da capitania de São Paulo manda remeter cinco escravos das Fazendas Jesuíticas, que constam em relação inclusa [carta anexa], para ser enviados à Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema.

São Paulo 30/08/1819 1 Não há nenhum anexo com as rela-ção mencionada.

CO0246 - F 22 1334-1334

Regulamento I José Arouche de Toledo Rendon; Miguel Antonio de Arruda Veiga

Procurador da Fazenda; ouvidor juiz conservador

Regras de trabalho ao guarda livros pagador; ao escrivão; aos feitores de escravos; aos feitores dos animais.

Sorocaba 27/03/1811 10 CO0247 - F 01 1335-1346

Regulamento I Regulamento das Minas e Ferrarias de Sorocaba. Constam também regras de trabalho ao diretor administrador; ao juiz mineiro ou juiz conservador; ao escrivão; ao guarda livros ou pagador; ao tesoureiro; ao guarda dos armazéns; aos feitores ou olheiros; e ao distrito mineiro.

s.l s.d 9 Baseado em Alvará Régio de 1802.

CO0247 - F 02 1347-1355

Regulamento I Apontamentos para o regimento dos empregados da Real Fábrica de Ferro. Constam regras de trabalho ao admi-nistrador; ao guarda mor de bosque e minas; ao escrivão secretário e contador; ao feitor dos fornos de fusão e refino; ao feitor dos fornos; ao guarda dos armazéns; e aos guardas costeiros e olheiros, dentre outras instruções.

s.l s.d 8 Baseado em Alvará Régio de 30 de janeiro de 1802.

CO0247 - F 03 1356-1363

Page 56: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

90n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor e administrador

Cópia do ofício com o regimento dirigido à Real Fazenda de São Paulo. Diz sobre o pagamento dos “direitos” [impostos?] e menciona que na Europa não há qualquer estabelecimento me-tálico que pague direitos de qualidade alguma. Diz haver na Real Fábrica 12 vendas e somente os proprietários pagam direitos, no entanto isso faz com que muitos deles se retirem ou au-mentem os preços, consequentemente os operários precisam se ausentar por mais tempo ao ter que buscar gêne-ros de necessidade básica em locais mais distantes. Para resolução desta e outras questões, aguarda parecer.

Sorocaba 24/02/1816 1 CO0247 - F 04 1364-1364

Ofício I Apresentando argumentos em prol do capitão da brigada de artilharia da le-gião de São Paulo e atual intérprete na Real Fábrica, Carl Lourenzo [Danilvar-do], a fim de que seja concedido a este o soldo dobrado de sua patente.

s.l s.d 1 CO0247 - F 05 1365-1365

Regulamento I Conde de Palma; Mi-guel Antonio de Arruda Veiga; Frederico Luiz Guilherme de Varnha-gen; Antonio Francisco de Aguiar; José Arou-che de Toledo Rendon; Antonio Xavier Ferreira

Alterações de alguns artigos das ins-truções que constam no regulamento da Real Fábrica, de 27 de março de 1811, quanto as regras dispostas aos trabalhadores da mesma.

Sorocaba 18/07/1815 5 Escrito pelo escri-vão Antonio Xavier Ferreira. Cópia.

CO0247 - F 06 1366-1370

Ofício [I] Antonio Joaquim Xa-vier da Costa

Escrivão Carlos Gustavo Hedberg

Diretor Informando que irá ao Rio de Janeiro apresentar-se à Corte, uma vez que teme ser vítima de violência em função dos requerimentos que havia escrito acerca de sua demissão pelo marquês e que vinham causando enorme ira entre os membros da Junta.

Sorocaba 11/01/1814 2 CO0247 - F 07 1371-1372

Requerimento Antonio Joaquim Xa-vier da Costa

Escrivão Argumentando acerca das acusações que se tem feito a seu respeito no que diz respeito a respnsabilidade e idonei-dade com questões relativas ao cofre da Real Fábrica.

Sorocaba 02/11/1815 2 CO0247 - F 07 1373-1375

Carta A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Manifestando satisfação em saber da confirmação da visita à fábrica e oferece sua casa como hospedaria. Diz haver assuntos a tratar pessoalmente e que as obras caminham lentamente por falta de materiais.

Sorocaba 23/01/1820 2 CO0247 - F 08 1376-1377

Page 57: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

91n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Menciona a lei que determina que “to-das as fábricas novas que se criassem no Brasil, fossem livres de direitos de todos os gêneros que se nelas gastas-sem” e solicita medidas para fazê-la vigorar, visto que os “contratadores do subsídio leterário” passaram a cobrar os impostos na Real Fábrica, assim, se os gêneros de primeira necessida-de aumentassem, seria necessário aumentar também o pagamento dos operários.

Sorocaba 08/02/1820 3 CO0247 - F 08 1378-1380

A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Opinando pela fundição de uma nova coroa para colocar no alto da “coluna ou monumento de ferro”, visto que a que lá se encontra foi fundida em 1818 e já está enferrujada e em mau estado pelas ações do tempo. Diz também da falta de carvão devido às frentes chuvosas e que um estabelecimento de tal porte deveria ter os armazéns abastecidos, no entanto, isso não foi possível.

Sorocaba 18/02/1820 2 CO0247 - F 08 1381-1382

Ofício [A ou I] Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

Informando que, em consequencia do despacho do capitão general da capitanial, despediu-se da Real Fábrica o ferreiro sueco Clas Erico Hult e que, conforme ordem [do governador], de-verá se apresentar ao quartel general para tratar sobre as providências de seu destino.

Sorocaba 01/01/1820 1 CO0247 - F 09 1383-1383

Ofício [A ou I] Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

Informando que, em consequencia do despacho do capitão general da capitanial, despediu-se da Real Fábrica o ferreiro sueco Clas Erico Dahlstrom e que, conforme ordem [do governador], deverá se apresentar ao quartel gene-ral para tratar sobre as providências de seu destino.

Sorocaba 01/01/1820 1 CO0247 - F 09 1384-1384

Ofício [A ou I] Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

Informando que, em consequencia do despacho do capitão general da capitanial, despediu-se da Real Fábrica o mestre sueco Lourenzo Hultgren e que, conforme ordem [do governador], deverá se apresentar ao quartel gene-ral para tratar sobre as providências de seu destino.

Sorocaba 01/01/1820 1 CO0247 - F 09 1385-1385

Page 58: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

92n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

Informando que, quanto ao parcela-mento do pagamento dos soldos e ordenados atrasados, o “Suplicante”, recorre pedindo à magestade que se mande pagar de uma só vez os seus atrasados, para que “cessem os vexa-mes e prejuízos”.

Sorocaba s.d 1 CO0247 - F 10 1386-1386

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

“Senhores do governo pro-visório” da provincia de São Paulo

Respondendo ordem, acerca do reque-rimento do Alferes Antonio Vieira Maio, que solicita informações sobre tudo o que o suplicante alega.

Sorocaba 07/10/1821 3 CO0247 - F 10 1387-1390

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

“Senhores do governo pro-visório” da província de São Paulo

Remetendo resumo da contabilida-de da Real Fábrica dos últimos doze meses, visto que a escrituração havia ficado parcialmente suspensa pela au-sência do Guarda armazéns. Comenta também o estado em que se encontra o estabelecimento, dizendo que tama-nha é a precariedade, em função da falta de recursos, que incorre-se o risco de parater que parar. Quanto ao corpo “técnico”, há na fábrica “gente ames-treada em todos os ofícios”.

Sorocaba 12/08/1821 3 Não há anexo o resumo de contabi-lidade mencionado no documento.

CO0247 - F 10 1391-1394

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

“Senhores do governo pro-visório” da província de São Paulo

Acusando recebimento de ofício datado de 17 de agosto, compromentendo-se a cumprir as ordens nele estabelecidas e pedindo permissão para retirar-se após a conclusão do inventário geral.

Sorocaba 12/08/1821 1 CO0247 - F 10 1395-1395

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

“Senhores do governo pro-visório” da província de São Paulo

Dizendo remeter os nomes dos fun-cionários que não eram necessários à Real Fábrica, para que o governo os enviasse à Província de Minas Gerais, visto que são operários “supérfluos, causando desnecessária despesa à fábrica”. Já tendo também se dirigido ao Príncipe Regente, solicita autoriza-ção para ir à Europa com sua família, diz que talvez acharão que “os lugares de alguma autoridade pública deverão agora ser ocupados por nacionais e não por estrangeiros, que sempre são ohados com alguma desconfiança”, no entanto, indica alguns nomes capacita-dos a substituí-lo.

Sorocaba 30/07/1821 4 CO0247 - F 10 1396-1399

Page 59: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

93n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

“Senhores do governo pro-visório” da província de São Paulo

Informando que, em consequência das determinações da Magestade pelo governo provisório da província, partem da Real Fábrica trabalhado-res alemães, para se apresentarem na cidade de São Paulo e de lá serem enviados e empregados na capitania de Minas Gerais. Solicita que os devidos auxílios no percurso sejam prestados aos mencionados operários.

Sorocaba 31/07/1821 1 CO0247 - F 10 1400-1401

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

“Senhores do governo pro-visório” da província de São Paulo

Acusando recebimento de Portaria determinando que se faça e documen-te um balando geral do tempo de seu tempo de administração da Real Fábri-ca e expondo alguns empecilhos para a plena realização de tal registro.

Sorocaba 02/07/1821 4 CO0247 - F 10 1402-1406

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

“Senhores do governo pro-visório” da província de São Paulo

Manifestando descontento em respos-ta a ofício de 17 do mesmo mês, em que o governo determina que se dirija à Câmara de Sorocaba para “jurar as Bases da Constituição Portuguesa”, desconsiderando que ele (o diretor administrador) é cidadão alemão e caso se naturalizasse português, perderia os direitos de sua pátria.

Sorocaba 23/07/1821 3 CO0247 - F 10 1407-1411

Lista I Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

Lista de nomes dos moradores que plantaram dentro das demarcações da Real Fábrica no ano de 1821.

Sorocaba ??/??/1821 3 CO0247 - F 11 1412-1416

Lista I Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

Relação das dívidas ativas da Real Fábrica até julho de 1821.

Sorocaba ??/??/1821 1 CO0247 - F 12 1417-1417

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando que os trabalhos na fábrica e a fundição caminham com sucesso, só lamenta que as obras fundidas tem pouca extração, o que muito se deve ao baixo preço do açucar. Diz remeter os extratos de contabilidade do mês anterior.

Sorocaba 18/06/1820 1 Não há anexo com o extrato de contabi-lidade informado no documento.

CO0247 - F 13 1418-1418

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando que a fundição caminha com sucesso e que os empregados estão mais ágeis e trabalham em harmonia, “pois faltam as cabeças que motivavam” [a desordem]. Também manifesta satisfação em receber o governador em sua visita prevista para dois meses depois.

Sorocaba 28/05/1820 2 CO0247 - F 13 1419-1420

Page 60: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

94n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

Thomas Antonio de Villa Nova Portugal

[Goernador] no Palácio do Rio de Janeiro

Informando sobre o andamento da fá-brica, dizendo que está “melhor do que nunca, pois trabalha sem estrangeiros”, há paz e harmonia. Diz também que há poucos escravos, mas José Bonifácio “achou o número de escravos demais”, e isto soa como um grande defeito do estabelecimento.

Sorocaba 11/04/1820 2 CO0247 - F 13 1421-1422

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Cobrando os soldos atrasados; relata do interesse do embaixador inglês no Rio em manter correspondência, pois é mineralogico e naturalista e deseja ter uma coleção de pedras das montanhas do país; e diz não querer mais suecos trabalhando na fábrica.

Sorocaba 20/05/1820 2 CO0247 - F 13 1423-1424

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando que a fundição de ferro trabalha regularmente e sem interrup-ções; que há grande quantidade de ba-las ocas e que talvez seja conveniente já levá-las ao porto de Santos; enfatiza que a saída dos suecos adiantou os trabalhos; e que conforme Aviso Régio, remete o resumo da contabilidade da fábrica referentes ao mês de abril.

Sorocaba 20/05/1820 2 Não há anexo o resumo de contabi-lidade mencionado no documento.

CO0247 - F 13 1425-1426

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Respondendo ofício datado de 20 de abril, comprometendo-se a observar as ordens estabelecidas; relata haver cinco escravos fugidos e que espera um posicionamento em relação a isso; diz que a fábrica precisa de um segundo mestre, contramestre ou ferreiro; e re-mete a conta que a Real Fazenda deve ao estabalecimento.

Sorocaba 05/05/1820 2 Não há anexo a conta mencionado no documento.

CO0247 - F 13 1427-1428

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Diz sobre o andamento dos trabalhos no novo forno alto e as fundições, rela-ta estar trabalhando só com escravos e não ver obstáculos nisso. No entanto, acha importante que se contrate al-guns mestres para vigiá-los. Menciona a fábrica como “o mais florescente estabelecimento do mundo novo”. Diz enviar duas balas de calibre 24 que acabara de fundir; que os trabalhos caminham em boa ordem e que há materiais em abundância.

Sorocaba 13/05/1820 2 CO0247 - F 13 1429-1430

Page 61: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

95n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Consultando acerca do destino da re-quisição, pelo diretor sueco, do aparato do laboratório clínico, cujo material se faz desnecessário à fábrica.

Sorocaba 20/04/1820 1 CO0247 - F 13 1431-1431

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Consultando sobre quando se deve ini-ciar a fundição nos fornos altos e expõe suas considerações. Diz do cenário presente, já com uma grande quanti-dade de ferro fundido em estoque para refino, os gastos e a maior demanda por trabalhadores que a fábrica teria, levando em conta que o lucro não seria de imediato.

Sorocaba 07/04/1820 2 CO0247 - F 13 1432-1433

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Respondendo ofício datado de 15 do mesmo mês, acerca do engano quanto ao calibre na fundição de balas, e comprometendo-se a fundir balas ocas com maior exatidão. Faz algumas sugestões dizendo ainda ser aproveitá-veis as balas já fundidas.

Sorocaba 20/04/1820 3 CO0247 - F 13 1434-1436

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Remetendo o balanço geral do ano anterior e os resumos da contabilidade da fábrica referentes ao mês de feve-reiro. Menciona o elevado preço dos matimentos.

Sorocaba 18/03/1820 1 CO0247 - F 13 1437-1437

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando estar tudo apto ao reco-meço das fundições e que há disponi-bilidade de materiais, ainda que haja dificuldades quanto a disponibilidade de carvão. Diz sobre os artistas estran-geiros e os nacionais e relata que a já se acha “remediada” a ponte que havia sido danificada pela enchente.

Sorocaba 13/03/1820 3 CO0247 - F 13 1438-1440

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando a falta de carvão e que, para tentar suprir a demanda, realocou alguns escravos de seus serviços para a fatura de carvão e aumentou em dez reis o valor de cada arroba de carvão que se vender à fábrica. Relata tam-bém que a enchente levou o açude do engenho de serrar e que isso demanda muitas pessoas trabalhando em seu conserto.

Sorocaba 10/03/1820 2 CO0247 - F 13 1441-1442

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Demonstrando gratidão por carta rece-bida; informando não haver novidades na fábrica e que há continuidade das chuvas; e indagando se deve e o que deve responder à Thomas Antonio.

Sorocaba 11/03/1820 1 CO0247 - F 13 1443-1443

Page 62: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

96n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Remetendo os resumos da contabi-lidade da fábrica referentes ao mês de janeiro e informando que tudo se mantém no mesmo estado, as chuvas permanecem, em 17 do corrente uma inundação atingiu oito palmos na fá-brica velha e levou a ponte sobre o Rio Sorocaba, que interligava a fábrica com a Vila de Porto Feliz, de onde recebe a maior parte dos mantimentos.

Sorocaba 25/02/1820 1 Não há anexo o resumo de contabi-lidade mencionado no documento.

CO0247 - F 13 1444-1444

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Relatando sobre a resolução tomada, junto ao Conde de Palma, na despedida de três trabalhadores suecos e enfati-zando que estes não fazem diferença alguma na fábrica.

Sorocaba 25/01/1820 3 CO0247 - F 13 1445-1447

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Dizendo que a escala de calibres que havia feito é exatamente igual a que foi remetida pela corte e mencionan-do a despedida de três trabalhadores suecos.

Sorocaba 02/01/1820 2 CO0247 - F 13 1448-1449

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Dizendo da chegada do viajante natu-ralista St. Hilaire e que com os outros naturalistas formou-se na fábrica uma “sociedade científica”. Enfatiza também achar melhor que os suecos não continuem na fábrica, pois se trata de estrangeiros inimigos à Fábrica, visto que com brevidade se chegará os fundidores alemães.

Sorocaba 02/01/1820 2 CO0247 - F 13 1450-1451

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Respondendo ofício que diz sobre o erro no calibre das balas fundidas, justificando ter seguido com exatidão a tabela que lhe foi enviada, no entanto o engano partiu do Coronel Rafael Ouseley, em que não especificou que a tabela seguia um padrão inglês e não o português.

Sorocaba 15/01/1820 3 CO0247 - F 13 1452-1454

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Respondendo a ofício datado de 12 do corrente em que diz nunca ter sido da opinião que se repartisse o produto da fábrica entre os acionistas, justifica ex-pondo uma série de fatores em relação ao cofre da fábrica, como os gastos que o estabelecimento tem tido em função das ações do tempo, a baixa das ven-das, a queda do preço do açucar, que estagna a venda das moendas de ferro e outros utensílios, etc.

Sorocaba 15/01/1820 4 CO0247 - F 13 1455-1458

Page 63: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

97n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

José Arouche Toledo Rendon

Dizendo ter sido acordado por outra “falcatrua” no forno alto e ter consi-cência que os inimigos dele e da fábrica se aproximam. Conta ter fundido muitas balas, granadas e há também já fundidas balas incendiárias para encomendas.

Sorocaba 16/09/1819 2 CO0247 - F 13 1459-1462

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando que os trabalhos com a fundição caminha com regularidade, os moldadores vão se aperfeiçoando cada vez mais e há muitos utensílios fun-didos aptos a serem comercializados, como panelas e almofarizes, mas que é preciso pensar em outros fatores. Diz que há ordem de livre passagem alfandegária dos produtos da fábrica, e conta ter notícias de que o “Monsenhor Miranda” está para estabelecer uma fundição de ferro de 12 léguas com fundidores frances, porém, acredita que tal projeto não apresentará êxito. Faz outras considerações e, por fim, pede que a Fazenda Real sane suas dívidas com a fábrica, que já se iam somando dez mil cruzados.

Sorocaba ??/??/1820 3 CO0247 - F 13 1463-1465

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando que a fundição e as obras prosseguem sem interrupção e que, junto ao Juiz Conservador, já foi feita a demarcação do novo distrito anexo à Real Fábrica. Diz também já ter chegado o cirugião Bernardino José de Sena Motta, alegando haver muitas dificuldades e prejuízos para continuar no emprego, no entanto continuará até que o governador tome as devidas providências.

Sorocaba 02/08/1819 2 CO0247 - F 13 1466-1467

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Manifestando ciência quanto a noema-ção de Caetano Pinto Homem como co-missário da Real Fábrica para a venda do ferro na cidade, e informando que no dia seguinte já se transportará o ferro. Também se compromete a cumprir as determinações estabelecidas nos ofícios recebidos e que providenciará a vinda imediata de um ferreiro para con-tramestre, sendo melhor que este seja casado, pois assim há mais sossego e aplicação dos outros trabalhadores [respeito?].

Sorocaba 02/07/1820 2 CO0247 - F 13 1468-1469

Page 64: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

98n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Remetendo o requerimento acerca do escravo que sua mulher comprou e o qual levantou queixas que chegou à presença do governador. Também defende o trabalho do feitor. Para mostrar a “bondade da fábrica” remete três santinhos fundidos em ferro, acre-ditando na possibilidade de que eles possam realizar “milagres desconheci-dos”, visto que até então não existiam imagens em ferro.

Sorocaba 02/07/1820 3 CO0247 - F 13 1470-1472

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Enviando uma de suas correspondên-cias particulares com o embaixador da Inglaterra receando que alheios pensem que tais correspondências possuem alguma intenção obscura em relação com a fábrica. Informando também não faltar ferro em barra no armazém e que também há muitas obras fundidas. No mais, diz não haver novidades e estar tudo prosseguindo em harmonia.

Sorocaba 16/07/1820 2 CO0247 - F 13 1473-1474

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando que a fundição de ferro permanece com regularidade e relatan-do o problema com a permanência dos empregados na fábrica: alguns deles, temendo o recrutamento ou por razões outras, quando as circunstâncias lhe são favoráveis, deixam o estabeleci-mento repentinamente, mudando-se para outro lugar, o que causa prejuízos devido a perda de “homens já ames-treados”. É o caso, por exemplo, de José Soares e seus filhos que, trabalhando na fatura de carvão, juntou dinheiro e quis ir ao Rio de Janeiro comprar fa-zendas. Não obtendo autorização para tal, despediu-se da fábrica, retirando também os seus filhos. Em face deste e outros exemplos, pede providências ao governador.

Sorocaba 16/07/1820 2 CO0247 - F 13 1475-1476

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando que os trabalhos na fábrica caminham com regularidade e que há carvão.

Sorocaba 20/08/1820 2 CO0247 - F 13 1477-1479

Page 65: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

99n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Comentando que a “Mala da Vila de Itu” poderá no futuro servir também para a postagem de correspondências da Real Fábrica; informando que as questões relativas ao carvão é o único fator de atraso para os lucros, havendo proble-mas com os trabalhos dos carvoeiros, que não cumprem todos os ajustes estabelecidos, sendo que grande parte do que deviam produzir, acaba sendo realizada pelos escravos. Há também falta de carvão; diz que o forno alto dá muita despesa e pouco lucro, e que a situação do cofre da fábrica não se encontra estável, assim, caso a Fazen-da Real não arque com suas dívidas, dentro de três meses tudo estará para-do. Além disso, alega que o preço dos mantimentos tem sido muito mais alto que nos anos anteriores.

Sorocaba 02/08/1820 4 CO0247 - F 13 1480-1484

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando que os trabalhos na fábrica caminham com regularidade e que vol-tou a ter disponibilidade de carvão. Diz remeter os resumos da contabilidade da fábrica relativo ao mês anterior.

Sorocaba 20/08/1820 1 Não há anexo o resumo de contabi-lidade mencionado no documento.

CO0247 - F 13 1485-1485

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando a chegada de novos operá-rios demonstrando boas expectativas e enfatiza que sejam pagos corretamen-te conforme prometido em carta ao Conde de Palma.

Sorocaba 03/08/1820 2 CO0247 - F 13 1486-1487

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Acusando recebimento de ofício datado de 31 de agosto, compromentendo-se a cumprir as ordens nele estabeleci-das quanto a chegada dos operários alemães à fábrica.

Sorocaba 03/08/1820 1 CO0247 - F 13 1488-1488

Page 66: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

100n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando que os dois escravos que fugiram “sem motivos” da fábrica, um refinador e o outro carpinteiro, foram encontrados e se acham empregados na “Butica do Hospital Militar”, assim, pede ao governador que determine o retorno destes e que permita que se aplique o devido castigo para “exemplo dos outros escravos”. Avisa também de outros três escravos fugitivos, ambos refinadores, dos quais dois se encontram na fazenda de um inglês no distrito de Paranaguá e o outro prova-velmente se encontra empregado na praça de Santos, como as outras vezes que já havia fugido. Por fim, diz remeter os resumos da contabilidade da fábrica relativos ao mês anterior.

Sorocaba 14/09/1820 2 Não há anexo o resumo de contabi-lidade mencionado no documento.

CO0247 - F 13 1489-1490

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Respondendo a ofício datado de 28 de setembro que informa a chegada dos artíficies à Santos e solicita, conforme pedido destes, a compra de utensílios no Rio de Janeiro. No entanto, diz que tal compra é desnecessária, visto que já existem no armazém da fábrica todos os itens que foram pedidos, além disso, a própria fábrica já produz mui-tos deles. Sugere que, como a compra já foi feita, que não se transporte os ditos materiais para a fábrica, deixan-do-os em São Paulo sob guarda da Real Fazenda para poupar gastos com transporte. Lamenta que ignorem o es-tado da fábrica e seus pertences e que tantas compras supérfluas sejam fei-tas constantemente pela Real Fazenda. Diz ainda que ferro bruto, para refinar, há grande disponibilidade para dois ou três anos e que tudo prossegue com regularidade, exceto pela falta de gente para fazer carvão, como não há quem o faça, seria necessário comprar um cento de escravos para este trabalho ou contatar pessoas que tenham esta quantidade de escravos [aluguel?].

Sorocaba 03/10/1820 4 CO0247 - F 13 1491-1494

Page 67: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

101n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Mencionando as ordens que tem tido de não permitir estrangeiros na fábrica sem expressa ordem e relatando sobre o caso do alemão Luiz Albreiht,e outros dois alemães, tidos como “vagabuns”, “desertores” e “temíveis”. Solicita que mande-os prender pois estão sem pas-saporte e representam grande ameaça.

Sorocaba 10/07/1821 2 CO0247 - F 13 1495-1496

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Acusando recebimento de dois ofícios datados de 4 do corrente e informan-do que o Sargento Mor Rafael Tobias de Aguiar se disponibilizou para o empréstimo de dois contos de réis para cofre da fábrica, sob a condição de que tal empréstimo seja logo sanado assim que a Real Fazenda pagar o que deve à fábrica ou assim que o cofre estiver estável. Diz diz remeter os resumos da contabilidade da fábrica relativos ao mês anterior.

Sorocaba 27/08/1821 1 Não há anexo o resumo de contabi-lidade mencionado no documento.

CO0247 - F 13 1497-1497

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Relatando que os acontecimentos da Vila de Santos causaram temor geral e que outros acontecimentos pontuais vem causando receio. Informa que no último domingo os ânimos se exalta-ram na fábrica e nas vilas arredores, no mesmo dia em que o alemão, que já havia sido preso e remetido ao gover-nador, disse que assim que aparecerem “negros levantados, ele se poria a fren-te deles, para comandá-los, pois que aquela gente era bem valorosa”.

Sorocaba 11/07/1821 2 CO0247 - F 13 1498-1499

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da província de São Paulo

Informando que os trabalhos na fábrica prosseguem com regularidade, diz que continua adoentado e que é necessário alguém para ocupar o seu lugar em “tempos de moléstia”. Também rein-tera o pedido de autorização para ir ao seu país de origem.

Sorocaba 08/07/1821 2 CO0247 - F 13 1500-1501

Page 68: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

102n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando que se iniciou a fundição em um dos fornos altos mas que as despesas são grandes e o cofre da fábrica não se encontra estável, sendo necessário que a Real Fazenda pague suas dívidas. Pede que isso seja levado ao Ministério ou ao Príncipe Regente, visto que o estado da fábrica “não causa honra ao Estado”. Diz remeter o requerimento do Cirurgião Passos, que pede demissão.

Sorocaba 27/06/1821 4 CO0247 - F 13 1502-1505

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando que os trabalhos na fábrica prosseguem com regularidade e diz remeter os resumos da contabilidade da fábrica relativos ao mês anterior.

Sorocaba 08/06/1821 1 Não há anexo o resumo de contabi-lidade mencionado no documento.

CO0247 - F 13 1506-1506

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando que os trabalhos na fábrica prosseguem com regularidade, que há muitos produtos prontos, como as gra-nadas encomendadas pela Corte, e diz remeter os resumos da contabilidade da fábrica relativos ao mês anterior.

Sorocaba 17/05/1821 1 Não há anexo o resumo de contabi-lidade mencionado no documento.

CO0247 - F 13 1507-1507

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Dizendo enviar através de dois índios a Coroa fundida em ferro por escravos da fábrica.

Sorocaba 07/10/1820 1 CO0247 - F 13 1508-1508

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Dizendo que os estabelecimentos por-tugueses geralmente não prosperam porque empregam muita “gente inútil” e ociosa, inclusive “afilhados e até crianças”. Compromete-se a cumprir seus deveres na fábrica enquanto nela estiver empregado e comenta sobre outros funcionários do estabelecimen-to.

Sorocaba 13/10/1820 4 CO0247 - F 13 1509-1512

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Respondendo a ofício datado de 10 do corrente acerca do contrato de operários alemães, dizendo que estes já se encontram acomodados em suas casas e que, além disso, demonstraram ter superado suas expectativas em relação ao “adiantamento do país” e da fábrica. Comenta não saber como estes alemães serão pagos, se pelo cofre da fábrica ou pela Real Fazenda e que o sargento que os acompanhou pode-ria ser empregado no Destacamento militar da Real Fábrica e servir como intérprete.

Sorocaba 16/10/1820 3 CO0247 - F 13 1513-1515

Page 69: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

103n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando as boas impressões do viajante Patrício Feldner a respeito da Fábrica e sua organização técnica. Dz também que há muito ferro em barra e obras fundidas mas que não há mais dinheiro no cofre da fábrica e que, portanto, solicita que a Real Fazenda pague o quanto antes suas dívidas.

Sorocaba 30/10/1820 3 CO0247 - F 13 1516-1518

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Agradecendo que tenha levado à pre-sença do ministério o estado do cofre da fábrica e que, assim sendo, ficou acertado que o pagamento das dívidas pela Real Fazenda seria parcelada. No mais, o único problema que ainda há é a falta de carvão, sendo necessário a compra de mais escravos. Comen-ta ainda sobre o Rio de Itapetininga, sendo seus arredores propício para o cultivo.

Sorocaba 17/11/1820 4 CO0247 - F 13 1519-1522

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Solicitando orientação quanto a rei-vindicação dos moldadores alemães para que seus ordenados sejam pagos desde o desembaque no Rio de Janeiro, não apenas quando da chegada à fá-brica. Pede também para solicitar que a dívida da Real Fazenda seja paga, não só a do ferro recebido pelo Trem Real de São Paulo, como das balas e das granadas encomendadas. Diz ainda ter decidido parar a fundição no forno alto no dia seguinte. No mais, informa que os trabalhadores estrangeiros encon-tram-se satisfeitos e contentes.

Sorocaba 03/11/1820 3 CO0247 - F 13 1523-1525

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Desculpando-se por não ter conse-guido atender ao convite de estar na cidade no dia 08 para a festa de Nossa Senhora da Conceição por motivos de saúde. Informa que os trabalhos na fábrica prosseguem com regularida-de, exceto pela falta de braços para a fatura de carvão. Comenta ainda o recebimento de Carta Régia que determina a abertura de uma estrada “do sertão entre Curitiba e Lagoa” e sugere a compra de cem escravos para o trabalho na tal estrada como meio mais lucrativo.

Sorocaba 04/12/1820 4 CO0247 - F 13 1526-1529

Page 70: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

104n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Respondendo a ofício de 5 do corrente que informa ter decidido a magestade que a coroa de ferro seria colocada na Real Fábrica; informando que os traba-lhos na fábrica prosseguem com regu-laridade, exceto pela falta de carvão; e remete os resumos da contabilidade da fábrica relativos ao mês anterior.

Sorocaba 15/12/1820 2 Não há anexo o resumo de contabi-lidade mencionado no documento.

CO0247 - F 13 1530-1531

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Dizendo que não arrisca a sair da fábri-ca no momento, tendo em vista que há muitos dias santos o que torna propício que sejam feitas muitas desordens que os “milicianos” não seriam capazes de evitá-las sozinhos. Reintera o pedido de que solicite o pagamento pela Real Fazenda de sua dívida com a fábrica, pois é necessário pagar os moldadores e não há dinheiro suficiente no cofre. Diz que a fábrica permanece com regularidade, que há ferro em barra e já se vendem panelas em sorocaba, no entanto, ainda falta patritismo à boa parte das pessoas do país.

Sorocaba 18/12/1820 2 CO0247 - F 13 1532-1533

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Remetendo a tabela das empreitadas de carvão e dizendo que só não foi maior a produção de ferro em barra devido a falta do carvão. Menciona ain-da sobre a preservação das matas e a necessidade de se enfatizar a ordem de que os vizinhos da fábrica não estabe-leçam roças ou plantações no distrito da fábrica.

Sorocaba 06/01/1821 4 CO0247 - F 13 1534-1537

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Respondendo a ofício de 02 do corrente que solicita produzir na fábrica aço grosso para uso no Arsenal Real do Exército, dizendo que fará a experiência e informará os resultados dentro de um mês.

Sorocaba 11/01/1821 2 CO0247 - F 13 1538-1539

Page 71: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

105n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando sobre o naturalista alemão que passou pela fábrica e sobre o destino de alguns opérários, como o mestre carpinteiro e maquinista ale-mão, os moldadores, e outros, que se dirigirão à Minas Gerais. Diz remeter a lista de nomes dos moradores vizinhos que fizeram roças no distrito da fábrica assim que ela estiver pronta e pede que decisão sobre quando se deve iniciar a fundição de ferro, alertando que é preciso controlar os gastos mas que “mesquinhez” não gera riqueza assim sendo, propõe a compra das terras vizinhas para que sejam anexadas à fábrica antes que sejam destruídas por completo. No mais, diz remeter os resumos da contabilidade da fábrica relativos ao mês anterior.

Sorocaba 08/02/1821 4 Não há anexo o resumo de contabi-lidade mencionado no documento.

CO0247 - F 13 1540-1543

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Acusando recebimento de carta por meio de Engler e agradece a boa recep-ção dada a ele.

Sorocaba 07/02/1821 1 CO0247 - F 13 1544-1544

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando que os trabalhos na fábrica prosseguem com regularidade mas que falta dinheiro no cofre; remetendo a lista de nomes dos moradores vizinhos que fizeram roças no distrito da fábrica junto aos resumos da contabilidade da fábrica relativos ao mês anterior.

Sorocaba 24/02/1821 1 Não há anexo a lista de nomes e o resumo de contabi-lidade mencionado no documento.

CO0247 - F 13 1545-1545

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Enviando suas considerações acer-ca dos acionistas e do destino dos operários alemães à Minas Gerais pois, diferentemente do que foi dito, de que independentemente do lugar, os ditos operários são pagos pela Real Fazen-da, estão sendo pagos pelo cofre da fábrica, Todavia não há mais dinheiro para tal, assim sendo, pede que a Real Fazenda efetue seus pagamentos con-forme prometido. Comenta a chegada do naturalista Natterer ao Rio de Janei-ro e sua breve visita à fábrica junto a um botânico austríaco. Por fim, informa que lhe foi concedido permissão para ir à seu país de origem mas que, como seu estado de saúde se agrava, pede demissão dos serviços reais.

Sorocaba 02/03/1821 3 CO0247 - F 13 1546-1548

Page 72: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

106n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Enviando suas considerações acerca da permanência ou mudança dos morado-res do distrito da Real Fábrica, dizendo que não possui qualquer interesse particular para que se mude a freguesia de São João de Ipanema para o distrito de Tatuí, até porque, caso saiam dos arredores da fábrica, não haveria quem fizesse o carvão.

Sorocaba 02/03/1821 6 CO0247 - F 13 1549-1554

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando sobre os resultados da tentativa de se transformar o ferro em aço, conforme prometido em ofício de 11 de janeiro do corrente. Diz sobre a dívida da Real Fazenda com a fábrica e que as vendas são boas, porém não saldam as despesas. Por fim, propõe exames e inspeções na fábrica para re-futar as notícias que correm na cidade de que o ferro ali produzido não presta.

Sorocaba 14/03/1821 3 CO0247 - F 13 1555-1557

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Dizendo enviar, por meio do Desembar-gador Juiz Conservador, o balanço geral da contabilidade da fabrica referente ao ano de 1820 e alerta para a situação precária do cofre da fábrica.

Sorocaba 16/03/1821 1 CO0247 - F 13 1558-1558

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando das dívidas da fábrica e pedindo autorização para que se pessa emprestado dois contos de réis ao Ma-jor Rafael Tobias de Aguiar, a saber que não se pode contar com o pagamento da Real Fazenda. Além disso, é preciso pagar os carvoeiros e os que fazem “cavacos”, para que não deixem a fábrica. Por fim, pede autorização para se mudar do país em função de sua “moléstia”, atendendo aos conselhos de seus “grandes médicos alemães”.

Sorocaba 30/03/1821 2 CO0247 - F 13 1559-1560

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Mencionando sua saída da fábrica e demonstrando preocupação quanto a sua substituição. Diz ainda da precária situação do cofre da fábrica.

Sorocaba 07/04/1821 2 CO0247 - F 13 1561-1562

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando que já foi realizado o empréstimo de dois contos de réis pelo Major Rafael Tobias de Aguiar.

Sorocaba 15/04/1821 1 CO0247 - F 13 1563-1563

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

Administrador “Senhores do governo pro-visório” da provincia de São Paulo

Rementendo dois requerimentos de Maximiano Joaquim e Manoel, mestre das obras de carpintaria, e Domingues da Silva, refinador.

Sorocaba 12/12/1821 2 Não há anexo os requerimentos mencionados no documento.

CO0247 - F 14 1564-1565

Page 73: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

107n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Os documentos do folder 15 não foram descritos pois encontram-se em precárias condições de deterioramento, além de não corres-ponder ao recorte cronológico previsto para esta planilha, suas datas-limites são anteriores a 1810.

CO0247 - F 15

Ofício Antonio Joaquim Xa-vier da Costa

José Joaquim Xavier de Toledo

Informando que, para ser atenuada sua prisão, envia por fiador o Tenente Coronel Antonio Maria Guartin.

São Paulo 04/05/1816 1 Documento enviado da “Prisão Militar da Cidade de São Paulo”

CO0247 - F 16 1566-1566

Ofício Antonio Joaquim Xa-vier da Costa

Informando que achou em seu poder vários bilhetes de pagamentos das pontes feitas na estrada de [Capivari].

Sorocaba 11/02/1816 1 CO0247 - F 17 1567-1567

Resumo de contabilidade

I [?][?] Lemos Gomes Resumo de contabilidade referente ao mês de agosto de 1821.

Sorocaba 12/09/1821 3 CO0247 - F 18 1568-1570

Resumo de contabilidade

I [?][?] Lemos Gomes Resumo de contabilidade referente ao mês de julho de 1821.

Sorocaba 30/08/1821 3 CO0247 - F 18 1571-1573

Regulamento I Regulamento que deve seguir o comis-sário encarregado pelas vendas dos utensílios produzidos pela Fábrica de Ferro São João de Ipanema.

s.l s.d 2 CO0247 - F 19 1574-1575

Resumo de compras

I José Martins da Costa Passos

Resumo das compras de agosto de 1821 da Real Fábrica de Ferro.

Sorocaba 31/08/1821 1 CO0247 - F 20 1576-1577

Resumo de compras

I Resumo das compras de julho de 1821 da Real Fábrica de Ferro.

Sorocaba 31/07/1821 1 CO0247 - F 20 1578-1579

Ofício José Arouche de Tole-do Rendon

Procurador dos acionistas da Real Fábrica de Ferro.

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Enviando considerações acerca da noe-mação de Caetano Pinto para comissá-rio do armazém.

São Paulo 07/06/1820 2 CO0247 - F 21 1580-1581

José Arouche de Tole-do Rendon

Procurador dos acionistas da Real Fábrica de Ferro.

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Respondendo a ofício datado de 12 do corrente que solicita parecer sobre os vários “artigos” do ofício enviado por Varnhagen, como o carvão, as matas arredores e o forno alto, e pedindo que as circunstâncias expostas sejam levadas ao Ministro de Estado.

São Paulo 15/01/1821 8 CO0247 - F 21 1582-1589

Page 74: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

108n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício Manoel da Cunha de Azeredo Coutinho [?] Chichorro

Opinando em prol de José Bonifácio de Andrade e Coronel Muller como bons nomes que ocupariam cargos adminis-trativos da Fábrica; contra Rufino José Felizardo, e enviando suas considera-ções acerca do papel do administrador. Lembra ainda que em sessão anterior, os escravos foram considerados pelo vice presidente como homens de pouca energia, para isso, sugere que sejam enviados para a fábrica alguns solda-dos do extinto “1º Batalhão de Santos” e que se aproveite também os órfãos, por meio dos Juízes de Orfãos. Faz ainda outras considerações, relativas a produção, ao comércio, aos acionistas e a proibição de importação do ferro estrangeiro.

São Paulo 23/08/1821 5 CO0247 - F 22 1590-1594

Ofício P Frederico Luiz Gui-lherme de Varnha-gen

Coronel diretor administrador Respondendo carta datade de 26 de novembro, sobre os caminhos [estra-das] ligando a fábrica a outros locais. Relata que Feldner havia descrito o caminho da fábrica como “péssimo e incapaz de melhoramentos”, porém a carta recebida de Varnhagen o contenta, por saber que está aberto o caminho de Ipanema até a Ribeira de Iguape. Pede que melhor explique sobre esta estrada, indaga se há bom caminho para carros de Ipanema até Sorocaba, se o Juqueí é navegável durante todo o ano e quanto tempo le-vará até que se faça um caminho para carros até o porto de embarque. Pede que sejam enviadas as duas panelas de ferro que seriam recozidas e outras menores capaz de dar de comer a 10 escravos, e também portas e grelhas para as fornalhas de açucar e para o alambique, cujos artigos poderão ser transportados de besta até Santos. Por fim, elogia Varnhagen dizendo ser um dos estrageiros que mais lucro tem propciado à fábrica.

Rio de Janeiro 22/12/1820 3 CO0247 - F 23 1595-1597

Ofício A João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando enviar por uma escolta o desertor Miguel Antonio, do bairro do Curumbá, vizinho da fábrica, que fugiu ao ser ordenado à prisão pelo Conde de Palma, junto a outros 5 compranheiros “mal comportados e vadios”.

Sorocaba 10/09/1819 2 CO0247 - F 24 1598-1601

Page 75: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

109n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício José Arouche de Tole-do Rendon

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Rementendo o requerimento do Capitão Joaquim Ferreira Barbosa, que “pede licença para invernar uma tropa de bestas nos campos da olaria”, espa-ço sob demarcação da fábrica. Informa que o Tenente Coronel Diretor Adminis-trador convém com a autorização, gra-tuita ou sob contribuição, no entanto, sua opinião é contrária, pois considera sagrado o território mineralógico e que ninguém de fora deva tocá-lo, conside-ra também que o tropeiro incomodaria a vizinhança e cortaria madeira para a construção de currais, coxos etc.

São Paulo 23/10/1820 2 CO0247 - F 24 1602-1603

Ofício Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Conde de Palma Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Enviando considerações acerca da prestação de contas do ex Guarda Livros Pagador Antonio Joaquim Xavier da Costa.

Sorocaba 17/02/1816 2 CO0247 - F 25 1604-1605

Ofício Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Conde de Palma Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando ter tomado as providências para que se auxiliasse o Capitão Carlos Lourenço [Danckvast] na fatura de carvão, conforme solicitado em ofício recebido.

Porto Feliz 24/03/1816 1 CO0247 - F 26 1606-1606

Ofício Miguel Antonio de Arruda Veiga

Ouvidor Juiz Conservador da Comarca de Itú

Conde de Palma Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Enviando considerações acerca das dívidas do ex Guarda Livros Pagador Antonio Joaquim Xavier da Costa.

Sorocaba 14/[02]/1816 2 CO0247 - F 26 1607-1608

Ofício [?] de Medeiros Gomes Informando que tem feito as devidas diligências para encontrar um cirurgião a fim de que seja empregado na Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema.

Itú ´09/08/1819 1 Toda a lateral direita do docu-mento encontra-se deteriorada.

CO0247 - F 27 1609-1609

Ofício Informando sobre o pedido do Capitão Joaquim Ferreira Barbosa, para que seja autorizado a invernar sua tropa de animais nos campos da olaria, como já fazia anteriormente ao espaço estar sob demarcação da fábrica. Informa que o Tenente Coronel Diretor Adminis-trador respondeu não ter autorização para decidir sobre o assunto e opina a favor do tropeiro.

São Paulo [14/11/1820] 1 O documento apresenta muitos trechos rabiscados, provavelmente pelo próprio remetente.

CO0247 - F 28 1610-1610

Page 76: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

110n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor administrador

Dizendo a respeito dos novos terrenos anexados à Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema e quantas cabeças de gado comportam. Indaga como se deve usar estes espaços, considerando que o regulamento deixado pelo Tentente General Carlos Antonio Napion, proibe a introdução de manadas ou tropas nas terras da fábrica, no entanto, os moradores dos arredores utilizam tais terrenos como pasto e passagem de animais com outros materiais.

Sorocaba 04/10/1820 3 CO0247 - F 28 1611-1613

Ofício José Joaquim de [Abreu]

Capitão mor Ins-petor interino da Fábrica de Armas

Enviando a conta do ferro enviado pela Fábrica de Ferro São João de Ipanema.

São Paulo 30/01/1821 1 Não há anexo a conta mencionada no documento.

CO0247 - F 28 1614-1614

José Joaquim de [Abreu]

Capitão mor Ins-petor interino da Fábrica de Armas

Há contas de despesas em gastos com a Fábrica de Ferro e uma nota dizendo que deve a Real Fazenda pagar as balas que são enviadas à Vila de Santos e os balaústres do hospital militar.

sl s.d 1 Não foi possível identificar se o documento é uma correspondência ou uma anotação.

CO0247 - F 28 1615-1615

Extrato José Joaquim de [Abreu]

Capitão mor Ins-petor interino da Fábrica de Armas

Extrato das remessas feitas da Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema pela Fábrica de Armas de São Paulo com no mês de janeiro de 1821.

São Paulo s.d 4 CO0247 - F 28 1616-1620

Ofício João de Medeiros Gomes

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando ter sido principiada a diligência da demarcação das matas pertencentes à Real Fábrica de Ferro e que retorna ao estabelecimento no final do mês para dar continuidade.

Itú 28/07/1819 2 CO0247 - F 29 1621-1622

Ofício Enviando suas considerações acerca da prestação de contas do ex Guarda Livros Pagador Antonio Joaquim Xavier da Costa e sobre sua pena na prisão.

São Paulo 09/02/1816 2 CO0247 - F 29 1623-1624

Ofício José Informando que o ex Guarda Livros Pa-gador Joaquim Xavier da Costa solicita que registrem por escrito a execução movida pela Real Fábrica de Ferro e que os autos sejam revistos.

s.l s.d 1 CO0247 - F 29 1625-1625

Declaração José Manoel Lobo Escrivão da ouvi-doria geral e cor-reção da comarca de Itú

Declarando a resolução quanto a prisão e prestação de cotas do ex Guarda Livros Pagador Antonio Joaquim Xavier da Costa e listando suas dívidas.

Sorocaba 01/02/1816 5 CO0247 - F 29 1626-1630

Page 77: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

111n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Rafael Tobias de Aguiar

Procurador dos acionistas da Real Fábrica de Ferro

João Carlos Augusto de Oeynhausen

Governador e capitão general da capitania de São Paulo

Informando que a nova freguesia anexada a Fábrica causará um grande inconveniente no estabelecimento, visto que os moradores que habitam dentro das demarcações da fábrica já causam prejuízos ao contruirem roças e destruirem as matas, assim sendo, julga plausível que transfira a nova fre-guesia para Tatuí e lhes pague as terras que deixam no Morro de Guarassoiava

Sorocaba 31/01/1821 1 CO0247 - F 30 1631-1633

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Coronel diretor e administrador

Guilherme [Guin-chet]

Nomeando Guilherme [Guinchet] para que vá à cidade de São Paulo a fim de atender as ordens do Capitão General da Capitania acerca das descobertas das novas minas de ferro. Pede que leve consigo todos os seus pertences por não saber qual o destino dos tra-balhos ordenados pelo Capitão General.

Sorocaba 05/05/1819 1 CO0247 - F 30 1634-1634

Ofício João Jacomo de Bau-mann

Brigadeiro e [?] do Governo

Informando que o Capitão General ordena que os três filhos de José Soa-res, aprendizes de marinheiro, sejam isentos de qualquer recrutamento e serão vigiados quanto ao bom compor-tamento.

São Paulo 02/09/1819 1 Trata-se de uma cópia. Escrito do Quartel General de São Paulo.

CO0247 - F 31 1635-1636

Ofício Rufino José Felizardo e Costa

Manuel [?] [?] Informando ter mandado chamar José Soares para tratar a respeito de seus filhos e indagando como proceder em relação ao caso.

s.l 26/04/1822 2 CO0247 - F 32 1637-1639

Lista [I] Rufino José Felizardo e Costa

Lista de praças matriculados no em-prego da fatura de carvão.

[Sorocaba] s.d 1 CO0247 - F 33 1640-1641

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

“Senhores do Governo Pro-visório da Provincia de São Paulo”

Respondendo ofício datado de 19 de outubro, diz remeter à presença do governador o alemão Schimit; informa ter iniciado o desmanche de um dos fornos altos e pede o retorno do escra-vo Feliciano Cardoso que se encontra no hospital, pois faz falta no engenho de serrar.

Sorocaba 22/01/1822 3 CO0247 - F 34 1642-1644

Page 78: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

112n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

“Senhores do Governo Pro-visório da Provincia de São Paulo”

Enviando suas considerações acerca da 3ª sessão, de 28 de dezembro de 1821. Diz sobre os artigos 5 e 6, a respeito da substituição do ex Guarda Livros Pagador; sobre o artigo 7, a respeito do pedido de demissão do sueco Daniel Strombeli; o artigo 8, a respeito de se manter empregado o feitor Joaquim Mêna enquanto os mestres prussianos não falarem a língua portuguesa; o ar-tigo 9, sobre a importância de se man-ter o maquinista Lourenço Ultgreen, visto que não há quem o substitua; o artigo 14, a respeito da escolha do local da nova freguesia; o artigo 16, quanto a reforma do forno alto e a fatura de car-vão; dentre outras observações gerais.

Sorocaba 16/03/1822 4 CO0247 - F 34 1645-1648

Anotação [Ilegível] 1 Anotação. Ilegível. CO0247 - F 34 1649-1649Ofício A Rufino José Felizardo

e Costa“Senhores do Governo Pro-visório da Provincia de São Paulo”

Informando a respeito dos filhos de José Soares de Queirós, José Cleuté-rio e Bento Cypriano, aprendizes de serralheiro. Ambos possuem contrato com a Real Fábrica por três anos, to-davia pedem a quebra do contrato e se ausentaram do estabelecimento sem licença para tal.

Sorocaba 26/04/1822 1 CO0247 - F 34 1650-1650

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

“Senhores do Governo Pro-visório da Provincia de São Paulo”

Respondendo ofício datado de 12 de abril do ano corrente. Diz reme-ter a presença do governo os suecos Ultgreen e Strombeli e pede que sejam enviados dois ferreiros hábeis para empregarem-se na fábrica e ensinar os escravos que trabalham como serra-lheiros. Informa que o forno alto já está novamente apto às fundições.

Sorocaba 05/05/1822 1 CO0247 - F 34 1651-1651

Ofício Coronel Francisco [?]

Rementendo, conforme ordem do Governo Provisório, o requerimento de José Soares de Queirós da Vila de Sorocaba.

s.l 15/04/1822 1 Não há anexo o requerimento mencionado no documento.

CO0247 - F 34 1652-1652

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

“Senhores do Governo Pro-visório da Provincia de São Paulo”

Informando que negou ao Capitão mor Antonio Loureiro de Almeida, coman-dante da Companhia de Cavalaria Miliciana, seu ofício deprecando os soldados da fábrica que trabalham na condução de materiais, visto que atendendo ao ofício, causaria prejuízos ao estabelecimento.

Sorocaba 21/05/1822 1 CO0247 - F 34 1653-1653

Page 79: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

113n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

“Senhores do Governo Pro-visório da Provincia de São Paulo”

Informando que todos os documentos e papeis da fábrica encontram-se sob responsabilidade do Guarda Armazéns José [?] da Costa Passos, visto que foi demitido o Guarda Livros Joaquim de Lemos Gomes. Informa que as fundições do forno alto continuam com relativa regularidade, que fundiram-se as balas com os calibres que haviam sido especificados e que iniciou-se a reforma do segundo forno alto.

Sorocaba 25/08/1822 1 CO0247 - F 34 1654-1654

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

“Senhores do Governo Pro-visório da Provincia de São Paulo”

Enviando relação de nomes dos “mili-cianos” trabalhadores da Real Fábrica de Ferro e, em resposta a ofício datado de 3 de junho do corrente, discorre acerca das queixas levantadas pelos trabalhadores alemães do estabeleci-mento.

Sorocaba 13/07/1822 4 CO0247 - F 34 1655-1658

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

“Senhores do Governo Pro-visório da Provincia de São Paulo”

Informando que o alemão André Niemands não se presta ao serviço da fábrica com eficiência, sendo possivel-mente melhor aproveitado em empre-go na cidade, como no Trem Nacional, visto que é “espingardeiro”.

Sorocaba 05/12/1822 1 CO0247 - F 34 1659-1659

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

“Senhores do Governo Pro-visório da Provincia de São Paulo”

Encaminhando o ofício datado de 05 de dezembro de 1822, sobre André Nie-mands, visto que não obteve resposta.

Sorocaba 31/03/1822 1 Não há anexo o ofício mencionado no documento.

CO0247 - F 34 1660-1660

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

“Senhores do Governo Pro-visório da Provincia de São Paulo”

Informando que os mestres fundidores prussianos não tem oferecido bons resultados em seus trabalhos, não há aumento da produção de ferro e não há diminuição do consumo de carvão, além disso, empregam muitos escravos e não os ensinam a poupar os gastos de carvão. Discorre acerca disso.

Sorocaba 10/01/1822 3 CO0247 - F 35 1661-1663

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

“Senhores do Governo Pro-visório da Provincia de São Paulo”

Informando que o forno alto fez sua primeira fundição no dia 25 do corrente mês, sob coordenação do mestre fundidor Balthazar Fuits, todavia os re-sultados tem sido pequenos e que caso o mestre fundidor, com a boa qualidade dos materiais em mãos, não consiga fazer render a produção, o êxito será praticamente nulo. Informa também que os fundidores prussianos não atendem as advertências e permane-cem trabalhando sem melhorias. Assim sendo, aguarda as devidas deliberações a respeito do caso.

Sorocaba 27/05/1822 2 CO0247 - F 35 1664-1665

Page 80: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

114n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

“Senhores do Governo Pro-visório da Provincia de São Paulo”

Informando que o forno alto, após 24 horas sucessivas de uso, parou por ter danificado a “pedra da boca do cadi-nho”, em função das intensas chamas mas que já se trabalham em seu repa-ro. Considera ainda que a companhia prussiana tem pesado ao estabeleci-mento, resultando maior prejuízo que vantagens.

Sorocaba 20/06/1822 2 CO0247 - F 35 1666-1667

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

“Senhores do Governo Interi-no” da Provincia de São Paulo

Enviando saudações em função da deliberação do “Príncipe Regente e Defensor Perpétuo deste Reino” a criar “um novo governo”, tendo em vista que o que ali existia não estava tendo a “necessária representação”.

Sorocaba 21/09/1822 2 CO0247 - F 35 1668-1669

Ofício [A] [Rufino José Felizardo e Costa]

Informando que Schmidt e outros alemães da Fábrica de Ferro apre-sentam-se dizendo que na Festa do domingo Espírito Santos, quando os [filhos] pretendiam ir à Vila de Soroca-ba para a missa, o diretor mandou que soldados se espalhassem pela estrada a fim de prender todos os alemães que preendessem ir à Vila e que, assim sendo, alguns foram presos sem culpa alguma e tratados pelo diretor como criminosos. Por este motivo, solicita que sejam tomadas as devidas pro-vidências quanto ao diretor, para que este os tratem como “mestres de bem, e não como escravos”, caso contrário, os suplicantes não poderão continuar a trabalhar com alguém assim.

[Sorocaba] s.d 2 CO0247 - F 36 1670-1671

Carta Régia P Príncipe Regente Antonio José da Franca e Horta

Regimento mandando criar a Real Fábrica de Ferro

Rio de Janeiro 04/12/1810 7 CO5213 - F01 1672-1679

Carta-Decreto P Conde de Linhares Antonio José da Franca e Horta

Comentando acerca da chegada dos trabalhadores suecos na Real Fábrica e das providências a serem tomadas a partir de então.

Rio de Janeiro 12/12/1810 6 CO5213 - F01 1679-1684

Carta-Decreto P Principe Regente Guilherme Cypriano-de Souza

Informando nomeamento de Fernando Carneiro Leão para recebedor - tesou-reiro - de todas as ações que quaisquer pessoas queiram entrar no empreendi-mento da Real Fábrica.

Rio de Janeiro 06/12/1810 2 CO5213 - F01 1684-1685

Aviso Régio P Conde de Aguiar Francisco de Paula Mendonça

Nomeando Francisco de Paula Men-donça como capelão da Real Fábrica de Ferro.

Rio de Janeiro 27/03/1811 1 CO5213 - F01 1685-1685

Page 81: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

115n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Aviso Régio P Conde de Linhares Antonio José da Franca e Horta

Solicitando que seja informado o mais breve possível sobre os acionistas que entrarão voluntariamente com parte na Real Fábrica de Ferro.

Rio de Janeiro 17/07/1810 3 CO5213 - F01 1685-1687

Aviso Régio P Conde de Linhares Antonio José da Franca e Horta

Informando que o príncipe regente está satisfeito por saber que na capitania [Rio de Janeiro ou São Paulo?] já há tre-ze acionistas e solicita que se envie os nomes. Solicita ainda que seja assegu-rado aos acionistas acerca da transpa-rência da fábrica em relação a produção e aos lucros, em que todos terão direito a igual parte.

Rio de Janeiro 27/11/1810 1 CO5213 - F01 1687-1687

Aviso Régio P Conde de Linhares Antonio José da Franca e Horta

Comenta a ida do oficial à Goiás, lem-brando ser interessante recomendar a colônia de suecos à Real Fábrica. Infor-ma que já há nas mãos do negociante e comendador Fernando Carneiro cerca de 24 ações de 800 mil cada uma. Comenta sobre a morosidade das ex-pedições à Guarapuava questionando se não seria conveniente nomear outro comandante de expedições.

Rio de Janeiro 24/12/1810 2 CO5213 - F01 1687-1688

Aviso Régio P Conde de Linhares Antonio José da Franca e Horta

Informando que foi levada à presen-ça do príncipe regente a chegada - à capitania - do engenheiro Frederico Guilherme Varnhagen e diz que o prín-cipe determina que se continue as cor-respondências com Fernando Carneiro Leão acerca dos acionistas.

Rio de Janeiro 16/01/1811 2 CO5213 - F01 1688-1689

Aviso Régio P Conde de Linhares Antonio José da Franca e Horta

Remetendo a ordem do príncipe re-gente que manda nomear a tesoureiro Fernando Carneiro Leão.

Rio de Janeiro 18/01/1811 1 CO5213 - F01 1689-1690

Aviso Régio P Conde de Linhares Antonio José da Franca e Horta

Informando que o príncipe manda aprovar as indicações das nomeações de empregados para a Real Fábrica de Ferro.

Rio de Janeiro 18/02/1811 1 CO5213 - F01 1690-1690

Aviso Régio P Conde de Linhares Antonio José da Franca e Horta

Acusando recepção do ofício nº 13, levado ao príncipe regente.

Rio de Janeiro 19/02/1811 1 CO5213 - F01 1690-1690

Aviso Régio P Conde de Linhares Antonio José da Franca e Horta

Informando que a realeza não aprovou o ofício número 18 do mês anterior e que pede que se “levante letra” da quantia de dinheiro existente nas mãos do tesoureiro Fernando Carneiro Leão, pertencente aos acionistas.

Rio de Janeiro 08/03/1811 2 CO5213 - F01 1690-1691

Page 82: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

116n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Aviso Régio P Conde de Linhares Antonio José da Franca e Horta

Informando que o Príncipe, em respos-ta as preocupações de Hedberg quanto ao exercício de sua religião, manda informar que permite e que não serão perturbados nem ele nem os demais estrangeiros em seus cultos particu-lares.

Rio de Janeiro 23/03/1811 3 CO5213 - F01 1691-1693

Aviso Régio P Conde de Linhares Tratando da nomeação de Francisco de Paula Mendonça a Capelão da Real Fábrica de Ferro.

Rio de Janeiro 29/03/1811 1 CO5213 - F01 1693-1693

Cópia de aviso Régio

P Conde de Linhares Antonio José da Franca e Horta

Remetendo a cópia do ofício que nomea Francisco de Paula Mendonça a Capelão da Real Fábrica de Ferro.

Rio de Janeiro 30/03/1811 2 CO5213 - F01 1693-1694

Aviso Régio P Conde de Linhares Antonio José da Franca e Horta

Ordenando que se faça economia quanto aos ordenados dos oficiais e que não deve haver número maior de oficiais na fábrica que o necesário.

Rio de Janeiro 05/04/1811 2 CO5213 - F01 1694-1695

Aviso Régio P Conde de Linhares Antonio José da Franca e Horta

Informando que remete duas cartas anexas, uma para o diretor Hedberg, outra para o capitão [Danckvard].

Rio de Janeiro 22/06/1811 1 CO5213 - F01 1695-1695

Carta Régia P Príncipe Regente Marquês de Ale-grete

Governador e Capitão Geral da Capitania de São Paulo

Saudando o marquês pelo governo de São Paulo, ordenando publicar tudo o que é posto em atividade para inteli-gência dos acionistas e para que pos-sam estar certos dos benefícios; que se evite quaisquer queixas e “ciúme” entre o diretor, os operários suecos e os empregados portugueses; e que se deve progredir a abertura de estrada que ligue o estabelecimento ao mar de modo que o frete do transporte não aumente consideravelmente o valor das manufaturas.

Rio de Janeiro 12/07/1811 2 CO5213 - F01 1695-1696

Carta Régia P Príncipe Regente Marquês de Ale-grete

Governador e Capitão Geral da Capitania de São Paulo

Elogiando os trabalhos de Hedberg e ordena que se continue o sistema de conceder pequenas datas de terras aos suecos a fim de que eles, as tendo em sua propriedade, ocupem o tempo livre da fábrica e se afeiçoem ao país, e en-tão se estabeleçam permanentemente. Ordena ainda que se conceda ao diretor e aos trabalhadores suecos que julgar merecíveis alguns escravos da fábrica que necessitarem para seus serviços domésticos e cozinha. (CONTINUAR LENDO)

Rio de Janeiro 28/08/1811 7 CO5213 - F01 1696-1703

Page 83: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

117n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício P Conde de Linhares Antonio José da Franca e Horta

Tratando sobre o número de ações que se tem disponível e a necessidade de se levantar o valor correspondente ao pagamento de escravos, bois e bestas.

Rio de Janeiro 14/09/1811 2 CO5213 - F01 1703-1704

Ofício P Fernando Carneiro Leão

Marquês de Ale-grete

Governador e Capitão Geral da Capitania de São Paulo

Informando que, sob mando do Conde de Linhares, remeteu para a capitania [São Paulo] a quantia de nove contos e duzentos mil [reis] pertencentes aos acionistas, sendo o prêmio do mesmo seguro 138.960 [réis] que deverá ser pago ao Coronel Luís Antônio de Souza, conforme aviso em anexo.

Rio de Janeiro 08/11/1811 1 Anexo aviso régio. CO5213 - F01 1704-1704

Ofício P Conde de Linhares Antonio José da Franca e Horta

Informando ter enviado ofício do dia 20 do mês anterior com a conta corrente da receita da Real Fábrica de Ferro.

Rio de Janeiro 08/10/1811 2 CO5213 - F01 1704-1705

Ofício P Conde de Linhares Antonio José da Franca e Horta

Acusando recebimento de ofício do dia 21 do mês anterior com o balanço a Real Fábrica de Ferro.

Rio de Janeiro 09/10/1811 1 CO5213 - F01 1705-1705

Ofício P Conde das Galveas Marquês de Ale-grete

Governador e Capitão Geral da Capitania de São Paulo

Dizendo sobre a “falta de inteligên-cia entre o inspetor das matas nesta capitania e o diretor da fábrica de ferro de Sorocaba”, que causam atrasos nos trabalhos, e ordenando que se realize uma visita e um rigoroso exame do que ali se tem realizado.

Rio de Janeiro 04/03/1812 2 CO5213 - F01 1705-1706

Carta Régia P Príncipe Regente Marquês de Ale-grete

Governador e Capitão Geral da Capitania de São Paulo

Ressaltando e reafirmando artigos da Carta Régia que manda fundar a Real Fábrica de Ferro no Morro de “Gua-rassoiava” da Vila de Sorocaba, “em vantagem da agricultura, comércio e indústria” dos “Estados do Brasil”.

Rio de Janeiro 05/09/1812 4 CO5213 - F01 1706-1709

Regimento de Carta Régia

P Conde das Galveas Marquês de Ale-grete

Governador e Capitão Geral da Capitania de São Paulo

Informando que o escrivão Antônio [?] Ferreira, nomeado a partir de Carta Ré-gia datada de 04 de outubro de 1810, não pode ser removido de seu emprego e deve ser “conservado enquanto bem servir”.

Rio de Janeiro 13/03/1813 2 CO5213 - F01 1709-1711

Page 84: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

118n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Carta Régia P Príncipe Regente Conde de Palma Governador e Capitão Geral da Capitania de São Paulo

Informando que o contrato dos operários suecos está chegando ao fim e que, por serem pouco hábeis na profissão que exercem, ordena que não se renove o contrato e que sejam demitidos, inclusive o diretor Hedberg, do qual possui “carater suspeito”. É necessário que se organize o regresso destes para o país de origem, confor-me consta no contrato, mas deve-se conservar trabalhando na fábrica aque-les que são “mais peritos”, visto que os trabalhos não podem parar. Informa ainda que manda vir da Alemanha hábeis fundidores e refinadores e que, por tomar ciência da necessidade da construção de dois novos fornos altos, passa a direção para o Sargento mor engenheiro Frederico Luiz Guilherme de Varnhagen.

Rio de Janeiro 27/09/1814 3 CO5213 - F01 1711-1713

Ofício P João Vicente da Fon-seca

Junta da Fazenda Solicitando empréstimo da Junta da Real Fazenda para custear os gastos da Real Fábrica de Ferro.

São Paulo 10/01/1815 2 Ordem do Conde de Palma.

CO5213 - F01 1713-1714

Regimento de Carta Régia

P Tratando sobre a demissão do diretor Hedberg e a colônica de suecos que de-verão retornar para o país de origem e sobre a renovação daqueles que forem pertinentes aos trabalhos e quiserem ficar.

Rio de Janeiro 13/10/1814 1 O documento está incompleto.

CO5213 - F01 1714-1714

Ofício Conjunto de documentos que acompa-nharam o ofício nº 110, para a Secreta-ria de Estado dos Negócios da Guerra.

28 No conjunto, há cer-ca de 20 documen-tos. Alguns estão ilegíveis, outros incompletos.

CO5213 - F02 1715-1746

Carta Régia P Príncipe Regente Marquês de Ale-grete

Governador e Capitão Geral da Capitania de São Paulo

Informando sua insatisfação com o diretor Hedberg visto que, no artigo sexto, de sua Carta Régia de 04 de dezembro de 1810, ordena que a Junta [administrativa] da Fábrica siga sempre as instruções do dito diretor, no en-tanto, o mesmo estaria usando de sua ordem em proveito próprio, fazendo “quantas obras e despesas que sua imaginação lhe figurasse necessárias” por vezes sem avisar ou instruir a junta, levantando desconfianças a respei-to de suas intenções. Assim sendo, ordena que se enrijeça as fiscalizações nas obras.

Rio de Janeiro 05/09/1812 4 CO5213 - F03 1747-1751

Page 85: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

119n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Conde de Palma; Mi-guel Antonio d’Azeve-do Veiga

Governador e Capitão Geral da Capitania de São Paulo; Desembar-gador Ouvidor e Juiz Conservador

Antonio Joaquim de Lemos Gomes

Informando o valor das despesas que se teve com as novas obras.

Sorocaba 18/01/1816 1 CO5213 - F04 1752-1752

Ofício [A] Conde de Palma Marquês de Aguiar Informando ter enviado à cadeia de Sorocaba Antonio Xavier da Costa, que foi entregue ao Desembargador Juiz Condervador para o ajustamento do tempo de sua pena.

São Paulo 12/03/1816 3 CO5213 - F04 1752-1754

Ofício [A] Conde de Palma Marquês de Aguiar Dizendo que tem acompanhado todos os trabalhos da fábrica, que espera estarem prontos os fornos altos até agosto do ano corrente e que neste mesmo ano todas as demais obras e máquinas estejam prontas para as fun-dições e que dali em diante poderá se dedicar mais aos trabalhos na fábrica visto que a preocupação com a falta de carvão está sanada. Elogia o desempe-nho de Varnhagen.

São Paulo 21/04/1816 3 CO5213 - F04 1754-1756

Ofício [A] Conde de Palma Marquês de Aguiar Informando ter demorado a escrever sobre a Fábrica pois pretendia antes realizar uma visita na mesma mas ocupa-se muito com os trabalhos com São Sebastião, no entanto, as notícias que tem são as melhores possíveis em relação as obras.

São Paulo 11/08/1816 2 CO5213 - F04 1756-1757

Ofício [A] Conde de Palma Marquês de Aguiar Informando que cuidará do transporte dos gêneros desembarcados no Porto de Santos para a Real Fábrica de Ferro.

[São Paulo] 21/08/1816 1 CO5213 - F04 1757-1757

Ofício [A] Conde de Palma Marquês de Aguiar Relatando sua visita à Real Fábrica de Ferro de Ipanema.

[São Paulo] 04/11/1816 4 Anexo ofício - 3 pá-ginas - mencionado no corpo documen-to informando so-bre a ida à fábrica.

CO5213 - F04 1758-1763

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Enviando parecer sobre as obras na Real Fábrica de Ferro e remetendo a contabilidade das despesas.

Sorocaba 30/10/1816 4 CO5213 - F04 1763-1766

Ofício A Frederico Luiz Guilher-me de Varnhagen

Enviando suas considerações, confor-me ordenado por Carta Régia - acerca da viabilidade de economia, da fatura de carvão e da conservação das matas.

Sorocaba 01/11/1816 3 CO5213 - F04 1766-1768

Page 86: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

120n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício [A] Conde de Palma Conde da Barca Repassando informações de ofício assinado por Varnhagen no qual relata que as obras estão por finalizar e que estão prontos os dois fornos altos, restando para o início dos trabalhos apenas a chegada dos trabalhadores alemães. Elogia Varnhagen e pede uma ajuda de custo visto que em toda Corte se pagava o ordenado ou o soldo com gratificações, o que não tem ocorrido.

São Paulo 20/02/1817 2 Anexo ofício assina-do por Varnhagen - 2 páginas - men-cionado no corpo documento .

CO5213 - F04 1769-1771

Ofício José Arouche de Tole-do Rendon

Procurador dos Acionistas da Fábrica de Ferro Ipanema

Relatando sobre o “deplorável estado” em que a Fábrica se encontra depois da “fatal saída do diretor Varnhagen”, diz não saber se de fato é o Procurador dos Acionistas e que, se o for, não aceita o cargo pois não pode nem irá ouvir os acionistas, sendo preciso esperar a decisão Imperial para se fazer qualquer coisa no estabelecimento.

São Paulo 26/04/1824 2 CO5213 - F05 1772-1773

Ofício José Arouche de Tole-do Rendon

Deputado da As-sembleia Geral

“Senhores do Governo Pro-visório da Província de São Paulo”

[Ilegível] Rio de Janeiro 04/10/1823 9 CO5213 - F05 1774-1782

Ofício A Escrivão Dizendo sobre os meses de pagamen-tos atrasados do trabalhador alemão Balthazar [Ferchs], mestre fundidor, que diz precisar para remeter à sua mulher e filhos.

s.l s.d 1 CO5213 - F06 1783-1784

Ata A Rufino José Felizardo e Costa

Capitão mor admi-nistrador

“Senhores do Governo Pro-visório da Província de São Paulo”

Ata de reunião em que os trabalha-dores alemães requerem autorização para se apresentarem ao governo da capitania de São Paulo para expor as dificuldades com a falta de recursos de subsistência. Diz ainda dos perigos de insubordinações em função dos descontentamentos.

Sorocaba 24/10/1823 3 CO5213 - F06 1785-1787

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

Capitão mor admi-nistrador

“Senhores do Governo Pro-visório da Província de São Paulo”

[Ilegível] Sorocaba 09/11/1823 3 Documento pouco legível.

CO5213 - F06 1788-1790

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

Capitão mor admi-nistrador

“Senhores do Governo Pro-visório da Província de São Paulo”

Intervindo a favor dos trabalhos do mestre sueco Lourenço Hultgreen e contra o mestre fundidor Balthazar [Frachs], que deverá comparecer a sala do governo para expôr os trabalhos de sua repartição, conforme determinado em ofício de 20 do corrente.

Sorocaba 08/10/1823 2 CO5213 - F06 1791-1792

Page 87: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

121n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Abaixo assinado de trabalhadores que alegam não estar recebendo seus ordenados e pedem que seja enviado mais ferro para o pagamento.

Sorocaba 29/10/1823 1 CO5213 - F06 1793-1793

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

Capitão mor admi-nistrador

“Senhores do Governo da Província de São Paulo”

Informando sobre os trabalhos na fábrica, com ênfase ao início das fundi-ções de ferro no forno alto.

Sorocaba 11/06/1823 3 CO5213 - F06 1794-1797

[?] Resposta ao administrador da Real Fábrica de Ferro sobre o prêmio de gra-duação da patente de [?] para Capitão mor do Real Corpo de Engenheiros.

s.l 07/07/1823 1 Trata-se de um ras-cunho, documento não oficial.

CO5213 - F06 1798-1798

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

Capitão mor admi-nistrador

“Senhores do Governo da Província de São Paulo”

Saudando e descrevendo a aclamação de D. Pedro I a “Imperador Constitucio-nal do Brazil”.

Sorocaba 22/10/1822 2 CO5213 - F06 1800-1801

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

Capitão mor admi-nistrador

“Senhores do Governo da Província de São Paulo”

Respondendo ofício datado de 18 do corrente. Diz que logo que subiu à ad-ministração da fábrica buscou conferir se a religião estava sendo respeitada, conforme o que se presa a Igreja e “preceitos Divinos” e, percebendo o “desleixo” com a mesma, ordenou aos feitores que se pusesse em atividade a reza do terço, chamando nominalmen-te todos os escravos e repreendendo os que não comparecessem. Diz ainda de como os escravos lidam com a reli-gião, com o catecismo e com o batismo.

Sorocaba 26/11/1822 3 CO5213 - F06 1802-1804

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

Capitão mor admi-nistrador

“Senhores do Governo da Província de São Paulo”

Agradecendo sua graduação na paten-te de Capitão mor do Imperial Corpo de Engenheiros e remetendo suas considerações acerca dos trabalhos na Real Fábrica.

Sorocaba 23/07/1823 2 É o primeiro docu-mento - até então - qie se refere a operários prussia-nos.

CO5213 - F06 1805-1806

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

Capitão mor admi-nistrador

“Senhores do Governo da Província de São Paulo”

Dizendo remeter de volta à Vila de So-rocaba o escravo Benedito dos Santos que, não tendo cometido crime algum além de sua fuga, será devolvido sob os cuidados de um soldado.

Sorocaba 21/11/1823 1 CO5213 - F06 1807-1807

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

Capitão mor admi-nistrador

“Senhores do Governo Pro-visório da Província de São Paulo”

Informando sobre a fabricação do aço. Diz ter remetido ao “Mestre fabricante d’aço” o mais hábil dos escravos e um operário prussiano.

Sorocaba 23/03/1823 1 CO5213 - F06 1808-1808

Page 88: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

122n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

Capitão mor admi-nistrador

“Senhores do Governo da Província de São Paulo”

Informando sobre a fuga do escravo Domingos Ramos, único oficial de ferreiro e, tendo sido visto dirigindo-se para a cidade, pede para que seja remetido uma circular aos capitães mores e militares das Vilas do Norte e que tomem as medidas necessárias para a prisão do escravo.

Sorocaba 13/01/1823 1 CO5213 - F06 1809-1809

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

Capitão mor admi-nistrador

Queixando-se de que a Real Fábrica deve gosar dos mesmo privilégios que o estabelecimento de Figueiró, em relação ao pagamento das contribui-ções, conforme já determinado em Carta Régia.

Sorocaba 19/02/1823 2 CO5213 - F06 1810-1811

Ofício “Senhor do Senado da [Ca-mara]”

Relembrando determinadas resoluções régias em relação aos privilégios e imu-nidades em relação a Real Fábrica.

s.l s.d 1 Documento incom-pleto.

CO5213 - F06 1812-1812

Ofício [Ilegível] [Sorocaba] s.d 1 Documento ilegível CO5213 - F06 1813-1814

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

Capitão mor admi-nistrador

“Senhores do Governo Pro-visório da Província de São Paulo”

[Ilegível] Sorocaba 12/02/1823 3 CO5213 - F06 1815-1817

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

Capitão mor admi-nistrador

Dizendo remeter relação dos escravos que irão se confessar no dia corrente e que tem pensado em desobrigar a escravatura nos dias santos e domin-gos, para que os escravos exerçam a fé cristã.

Sorocaba 19/03/1822 1 CO5213 - F07 1818-1818

Ofício A José [Marcal] de Souza Capelão [Ilegível] Sorocaba 20/03/1822 1 CO5213 - F07 1818-1818Ofício A Rufino José Felizardo

e CostaCapitão mor admi-nistrador

[Ilegível] Sorocaba 10/09/1822 2 CO5213 - F07 1819-1820

Contrato A Rufino José Felizardo e Costa; Lourenço Hultgren

Capitão mor admi-nistrador; mestre sueco

Artigos de acordos com o mestre sueco Lourenço Hultgren.

Sorocaba 21/11/1823 2 CO5213 - F08 1821-1822

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

Capitão mor admi-nistrador

“Senhores do Governo Pro-visório [da Província de São Paulo]”

Discorrendo acerca da manutenção e demissão dos estrangeiros assalaria-dos da Real Fábrica - suecos e alemães.

Sorocaba 17/11/1823 3 CO5213 - F08 1823-1825

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

Capitão mor admi-nistrador

Lista de artífices alemães que devem ser matidos na Real Fábrica de Ferro e lista dos que devem ser demitidos.

Sorocaba s.d 1 CO5213 - F08 1826-1826

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

Capitão mor admi-nistrador

“Senhores do Governo Pro-visório [da Província de São Paulo]”

[Ilegível] Sorocaba 20/11/1823 2 CO5213 - F08 1827-1828

Page 89: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

123n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Rufino José Felizardo e Costa

Capitão mor admi-nistrador

“Senhores do Governo Pro-visório da Província de São Paulo”

Relatando o estado em que se encon-tra a fábrica. Diz que passa por um momento de crise, não há pagamento para os assalariados estrangeiros, diz também que é necssário aumentar o número de escravos e retirar os mora-dores dos arredores a fim de preservar as matas.

Sorocaba 09/02/1824 2 CO5213 - F09 1829-1830

Receita I Receita de todos os gêneros e produtos da Real Fábrica que foram vendidos, manufaturados ou consumidos no ano de 1823.

[Sorocaba] s.d 8 CO5213 - F09 1831-1837

Receita I Soma geral dos ganhos e perdas da Real Fábrica no ano de 1823.

[Sorocaba] s.d 2 CO5213 - F09 1838-1840

Receita I Relação das dívidas ativas da Real Fábrica até 31 de dezembro de 1823.

[Sorocaba] s.d 1 CO5213 - F09 1841-1841

Receita I Receita de todos os gêneros e produtos da Real Fábrica que foram vendidos, manufaturados ou consumidos no ano de 1822.

[Sorocaba] s.d 8 CO5213 - F09 1842-1850

Receita I Soma geral dos ganhos e perdas da Real Fábrica no ano de 1822.

[Sorocaba] s.d 2 CO5213 - F09 1851-1853

Receita I Relação das dívidas ativas da Real Fábrica até 31 de dezembro de 1822.

[Sorocaba] s.d 1 CO5213 - F09 1854-1854

[?] I Relação de nomes e funções dos escravos empregados a Fábrica a 08 de março de 1825.

[Sorocaba] [08/03/1825] 2 CO5213 - F11 2086-2086

[?] I Antonio Xavier Ferreira Administrador Relação, em número, dos empregados livres, escravos e libertos, separados por gênero, que trabalham e residem da Fábrica no ano de 1827.

[Sorocaba] 23/01/1827 2 CO5213 - F12 2087-2087

Rascunho I Anotações contendo lista de produtos [pertecentes a fábrica ou que devem ser adquiridos por ela], contas e ras-cunhos.

[Sorocaba] s.d 1 CO5213 - F12 2088-2088

[?] Ressaltando como um decreto se torna lei e como é sancionada uma lei. Men-ciona a pena de morte.

s.l s.d 1 CO5213 - F12 2089-2089

[?] I José Martins da Costa Passos

Guarda Livros Pagador Interino

Relação de empregados que trabalham na Real Fábrica de Ferro.

Sorocaba 01/09/1826 1 CO5213 - F12 2090-2090

Abaixo assi-nado

A Presidente Remetendo abaixo assinado de alemães que reclamam por falta de pagamentos.

[Sorocaba] s.d 1 CO5213 - F12 2091-2091

Henrique Menade [Carvalho]

[Ilegível] s.l s.d 3 CO5213 - F12 2092-2094

Page 90: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

124n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

José da Silva de Car-valho

[Ilegível] Santo Amaro 27/03/1831 1 CO5213 - F12 2095-2095

[?] I Anotações do que se existe de constru-ções concluídas na Fábrica.

[Sorocaba] s.d 1 CO5213 - F12 2096-2096

Delcaração I Declarações gerais acerca da Real Fá-brica de Ferro São João de Ipanema.

Sorocaba 15/02/1827 3 CO5213 - F13 2097-2098

Requerimento I Antonio Xavier Ferreira Administrador Cópia de requerimento apresentado em 29 de março de 1828. Há reque-rimentos e informações diversas de demissões e vendas de trabalhadores, assalariados e escravos.

Sorocaba 03/04/1828 2 CO5213 - F14 2099-2100

Requerimento A [Antonio Xavier Fer-reira]

[Administrador] Presidente Requerimento pedindo liberdade para uma escrava da Real Fábrica, visto que a mesma se encontra alejada e, portanto, inútil para os trabalhos. Alega que, concedida a liberdade, a mesma poderá pedir esmolas para sua subsistência.

Sorocaba 28/03/1828 1 CO5213 - F14 2101-2101

Requerimento A [Antonio Xavier Fer-reira]

[Administrador] Presidente Requerimento em que o escravo Miguel da Silva, alegando maioridade, pede a compra de uma escrava que deseja se casar e que seu senhor a quer vender a preço cômodo, diz ainda que na fábrica já não há escravas que possam se casar.

Sorocaba 29/03/1828 1 CO5213 - F14 2102-2102

Requerimento A [Antonio Xavier Fer-reira]

[Administrador] Presidente Requerimento em que o escravo Cus-tódio pede licença para se casar para ter quem cuide de seus quatro filhos e, caso a licença não seja concedida, pede um soldo como auxílio. Alega que trabalha na fábrica há 18 anos, nunca desertou e já serviu a vários ofícios: refinador, moldador, pedreiro etc.

Sorocaba 28/03/1828 1 CO5213 - F14 2103-2103

Requerimento A [Antonio Xavier Fer-reira]

[Administrador] Presidente Requerimento em que escravos pedem o abastecimento de comida e de cober-tores pois chegam a passar semanas sem receber o que comer e há mais de oito anos não recebem cobertores.

Sorocaba 29/03/1828 1 No documento há uma anotação do administrador Antônio Xavier Ferreira solicitando que o Guarda dos Armazés declare a situação da ves-timenta e alimen-tação, visto que se trata de assuntos de seus cuidados.

CO5213 - F14 2104-2104

Page 91: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

125n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A José Martins da Costa Passos

[Administrador] Respondendo ao requerimento que fizeram os escravos cobrando por mantimentos atrasados.

Sorocaba 03/04/1828 1 CO5213 - F14 2105-2105

Requerimento A [Antonio Xavier Fer-reira]

[Administrador] Requerimento informando que João Leish, mestre de máquinas, diz não estar em condições de continuar seus trabalhos visto que há falta de mate-riais e de escravos, uma vez que estes estão sempre empregados em serviços particulares, assim, se o governo não tomar providência com urgência, prevê-se uma crise irremediável para a fábrica. Ele diz ainda sobre as dívidas pessoais que tem contraído por falta de pagamento. Assim, pede-se que se tome as providências necessárias para a permanência ou demissão do dito mestre de máquinas.

Sorocaba 04/01/1833 1 CO5213 - F14 2106-2106

Ofício A Antonio Xavier Ferreira Administrador Remetendo representação acerca do requerimento do mestre de máqui-nas João Leish, dentre outros fatores, informa que o pagamento do mesmo já foi efetuado.

Sorocaba 05/02/1833 1 CO5213 - F14 2107-2107

[?] I Antonio Ribeiro de Escobar

Tenente inspetor interino

Relação com o nome de escravos liber-tos e capturados.

Sorocaba s.d 2 CO5213 - F15 2108-2109

[?] I Antonio Ribeiro de Escobar

Tenente inspetor interino

Relação com as forjas e o número de mestres, oficiais e serventes neces-sários para o trabalho em cada uma delas.

Sorocaba 08/01/1828 2 CO5213 - F15 2109-2110

[?] I Relação de todos os mestres, oficiais, aprendizes e serventes que trabalham no “Trem Nacional” e seus vencimentos [pagamentos] por dia.

Sorocaba 20/12/1827 2 CO5213 - F15 2111-2113

[?] I Relação com nomes dos trabalhadores da Real Fábrica e seus vencimentos [pagamentos].

Sorocaba s.d 2 É possível que seja continuação do documento anterior, datado de 20/12/1827.

CO5213 - F15 2114-2116

Ofício Antonio Ribeiro de Escobar

[?] Thomas Garcia Xavier de Almeida

Presidente Informando remeter receita e despesas da fábrica e, dentre outras coisas, pede que se mande ordens ao administrador da Fábrica para que remeta ferro para o consumo mensal do estabelecimento.

São Paulo 08/01/1828 2 CO5213 - F16 2117-2118

Requerimento A Rafael Tobias de Aguiar

Solicitando a entrega de lampiões. São Paulo 14/10/1834 1 CO5213 - F16 2119-2119

Page 92: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

126n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Receita e des-pesa

I Antonio Ribeiro de Escobar

Tenente inspetor interino

Receita e despesa dos gastos com o Trem Nacional desde 01/10/1826 a 01/10/1827.

Sorocaba [??/10/1827] 2 CO5213 - F16 2120-2120

Ofício P José Luciano Leite Juiz de Paz José Martins da Costa Passos

Administrador da Fábrica de Ferro São João de Ipanema

Enviando o preso Paulo, sentenciado a três meses de prisão servindo como mão-de-obra, conforme a lei de seis de junho de 1831, para a Fábrica de Ferro São João de Ipanema, a fim de cumprir a sentença.

Tatuí 17/05/1833 1 Há uma anotação no documento assi-nado pelo adminis-trador José Martins da Costa confir-mando a chegada do réu.

CO5213 - F17 2121-2121

Ofício P José Luciano Leite Juiz de Paz José Martins da Costa Passos

Administrador da Fábrica de Ferro São João de Ipanema

Enviando o preso Manoel Joaquim, sentenciado a três meses de prisão servindo como mão-de-obra, para a Fábrica de Ferro São João de Ipanema, a fim de cumprir a sentença.

Tatuí 06/07/1833 1 Há uma anotação no documento assi-nado pelo adminis-trador José Martins da Costa confir-mando a chegada do réu.

CO5213 - F17 2122-2122

Ofício A José Martins da Costa Passos

Administrador interino

José Luciano Leite Juíz de Paz da Freguesia de Tatuí

Informando que fica recolhido à prisão do destacamento da Fábrica o preso Manoel Joaquim para cumprir sua sentença.

Sorocaba 09/07/1833 1 Há uma anotação no documento informando que o preso fugiu no dia 12 de agosto de 1833.

CO5213 - F17 2123-2123

Ofício P José Luciano Leite Juíz de Paz da Fre-guesia de Tatuí

José Martins da Costa Passos

Administrador da Fábrica de Ferro São João de Ipanema

Enviando o preso Bernardo José Anto-nio, sentenciado a três meses de prisão servindo como mão-de-obra, para a Fábrica de Ferro São João de Ipanema, a fim de cumprir a sentença.

Tatuí 22/07/1833 1 Há uma anotação no documento assi-nado pelo adminis-trador José Martins da Costa confir-mando a chegada do réu.

CO5213 - F17 2124-2124

Ofício A José Martins da Costa Passos

Administrador interino

José Luciano Leite Juíz de Paz da Freguesia de Tatuí

Informando que fica recolhido à prisão do destacamento da Fábrica o preso Bernardo José Antonio para cumprir sua sentença.

Sorocaba 23/07/1833 1 Há uma anotação no documento assinado pelo administrador José Martins da Costa registrando que o réu foi dispensado em 24 de outubro de 1833 por ter cumprido o tempo que foi sentenciado.

CO5213 - F17 2125-2125

Ofício P José Maria de Carvalho Juíz de Paz da Fre-guesia de Tatuí

[José Martins da Costa Passos]

Administrador da Fábrica de Ferro São João de Ipanema

Enviando o preso José de Godói, sentenciado a três meses de prisão servindo como mão-de-obra, para a Fábrica de Ferro São João de Ipanema, a fim de cumprir a sentença.

Tatuí 26/12/1833 1 Há uma anotação no documento datado de 27 de dezembro de 1833 confirmando a chegada do réu.

CO5213 - F17 2126-2126

Page 93: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

127n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A José Martins da Costa Passos

Administrador interino

Juíz de Paz da Freguesia de Tatuí

Informando que fica recolhido à prisão do destacamento da Fábrica o preso José de Godói para cumprir sua sen-tença.

Sorocaba ??/12/1833 1 CO5213 - F17 2127-2127

Ofício A José Martins da Costa Passos

Administrador interino

José Luciano Leite Juíz de Paz da Freguesia de Tatuí

Informando que fica recolhido à prisão do destacamento da Fábrica o preso Paulo para cumprir sua sentenção.

Sorocaba 19/05/1833 1 CO5213 - F17 2128-2129

Ofício A José Martins da Costa Passos

[Escrivão] Presidente da província Informando que o Capitão Rufino José Felizardo e Costa, administrador da Im-perial Fábrica de Ferro, segue hoje para a capital da província com a licença que lhe foi concedida mas que, por motivos de saúde, precisou adiar. Diz ainda que, tendo em visto a precariedade de sua saúde, não é mais útil aos trabalhos do Estado, o qual serviu zelozamente.

Sorocaba 22/07/1824 2 CO5213 - F17 2130-2131

Ofício A José Martins da Costa Passos

Luiz Antonio Neves de Carvalho

Acusando recepção de portaria que orienta iniciar as obras de reparo de um dos fornos, bem como a troca de sua máquina. Dentre outras coisas, comen-ta ainda o êxito de se ter encarregado aos escravos os trabalhos de fundição.

Sorocaba 26/10/1827 1 CO5213 - F17 2132-2132

Ofício A José Martins da Costa Passos

Luiz Antonio Neves de Carvalho

Informando que o forno alto se encon-tra em regular atividade, produzindo ferro de fonte preta e que isso se deve “a energia dos escravos da Fábrica que são dignos da consideração” e da gratidão do administrador.

Sorocaba 16/10/1827 1 CO5213 - F17 2133-2133

Ofício A José Martins da Costa Passos

Luiz Antonio Neves de Carvalho

Informando seus receios quanto a sua nomeação para diretor da Fábrica de Ferro em substituição do atual, que se encontra enfermo. Comenta não se encontrar preparado para assumir ta-manho acúmulo de responsabilidades. Informa ainda o andamento do forno alto, comentando que tem gerado ape-nas despesas e não resultados.

Sorocaba 15/09/1827 1 CO5213 - F17 2134-2134

Page 94: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

128n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A José Martins da Costa Passos

Luiz Antonio Neves de Carvalho

Enfatizando a falta de recursos dis-poníveis para os trabalhos na fábrica e informando que, ao perceber o entusiamo dos escravos que espon-taneamente se dirigiam aos trabalhos da fundição, cedeu que ali continuas-sem desde que seguissem o “sistema antigo, debaixo da inspeção do fundidor (...) e conservar a necessária disciplina, dando-lhes liberdade para labora-rem sem coação no andamento das operações metalúrgicas”, diz ainda que esta deliberação produziu agradáveis efeitos.

Sorocaba 05/10/1827 2 CO5213 - F17 2135-2136

Ofício A José Martins da Costa Passos

Luiz Antonio Neves de Carvalho

Reiterando seus receios quanto a assumir o cargo de administrador da Fábrica conforme lhe foi solicitado em função da enfermidade do administra-dor Antonio Xavier Ferreira - visto que ele também se encontra enfermo - e remetendo suas observações acerca do estado atual da Fábrica.

Sorocaba 24/09/1827 2 CO5213 - F17 2137-2138

Ofício I Lourenço Hultgren [major do corpo de engenheiros]

José Martins da Costa Passos

Remetendo, conforme solicitado, seus esclarecimentos acerca da âncora [que segurava uma parede do forno] que arrebentou, abrindo uma rachadura por onde vazava o calor, impedindo que o ferro derretesse.

Sorocaba 24/09/1827 1 CO5213 - F17 2139-2139

Ofício I José Martins da Costa Passos

Lourenço Hultgren [major do corpo de engenhei-ros - responsável pela direção das fundições]

Solicitando algumas declarações acerca dos últimos reparos feitos e dos resul-tados - ou não resultados - do forno.

Sorocaba 22/09/1827 1 CO5213 - F17 2140-2140

Ofício A José Martins da Costa Passos

Escrivão e Guarda Livros Pagador

Presidente da província de São Paulo

Informando que não está em condições de assumir a administração da Fábrica visto que recentemente foi acometida por uma paralisia, que o fez perder o vigor quanto as suas atividades, que já lhe são muito árduas. Comenta ainda da necessidade de que a nomeação de um substituto seja imediata para o andamento da Fábrica.

Sorocaba 26/06/1824 2 CO5213 - F17 2141-2142

Atestado Joaquim Rodrigues de Oliveira

Cirurgião empre-gado na Fábrica de Ferro

Atestando que o Escrivão e Guarda Livros Pagador foi acometido, no último 03 de março, por uma paralisia e que para a sua recuperação precisa ser desonerado de suas atuais ocupações.

Sorocaba 02/06/1824 1 CO5213 - F17 2143-2143

Ofício A José Martins da Costa Passos

Rafael Tobias de Aguiar

Presidente Informando remeter a conta corrente da Fazenda Nacional.

Sorocaba 28/01/1833 1 Não há anexo a conta corrente informada.

CO5213 - F17 2144-2144

Page 95: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

129n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício I [?] Monteiro Administrador da Fábrica de Ferro São João de Ipanema

Tratando acerca do contrato de um trabalhador Prussiano - Augusto - e o valor que deverá receber pelo seu trabalho.

Sorocaba 29/07/1824 1 CO5213 - F17 2145-2145

Ofício A José Martins da Costa Passos

[Ilegível] Sorocaba 03/08/1824 1 CO5213 - F17 2146-2146

Despesa I Antonio Martins da Costa Passos

Escrivão do almo-xarifado

Conta dos produtos da Fábrica de Ferro de São João de Ipanema de 15 de no-vembro a 31 de dezembro de 183[?]

Sorocaba s.d 1 CO5214 - F01 2286-2286

Receita e des-pesa

I Almoxarifado Receita e despesa da Fábrica de Ferro de São João de Ipanema de 01 de setembro de 1834 a 10 de janeiro de 1835.

Sorocaba 07/02/1835 4 CO5214 - F01 2287-2289

Ofício A Antonio Martins da Costa Passos

José Cesário de Miranda Ribeiro

Presidente da província Acusando recepção dos “escravos de nação” Henrique e Angelo e de outras três africanas. Comenta que a fundição está em bom andamento e que não há novidades desde a retirada do Major Bloem. Informa ainda que uma ponte por onde passam os animais com carregamento de carvão tem sido der-rubada algumas vezes e que, de acordo com os vizinhos, só o governador pode-rá providenciar algo a este respeito.

Sorocaba 21/07/1836 3 Acompanha bilhete [documento inter-no] informando a respeito das quedas da ponte por onde passam animais carregados com materiais da fábrica.

CO5214 - F02 2290-2292

Requerimento A João Florêncio [Pena] Coronel Diretor Presidente da província Solicitando sua dispensa dos serviços na Fábrica de Ferro para que possa cuidar de sua saúde que se encontra cada vez mais vulnerável.

Sorocaba 08/01/1835 1 CO5214 - F03 2293-2293

Ofício A João Florêncio [Pena] Coronel Presidente da província Acusando recepção de portaria que solicita a entrega da diretoria ao Major Bloem.

Sorocaba 10/01/1835 2 CO5214 - F03 2294-2295

Requerimento A João Bloem Major do Corpo de Engenheiros

Francisco Antônio de Souza Rufino Queiroz

Vice-presidente da província Falando sobre a próxima fundição da carreta e, por extensão, a fundição para Santos e solicitando o envio de mão de obra africana entre a idade de 18 e 20 anos.

Sorocaba 18/09/1835 1 CO5214-F04 2298-2298

A João Bloem Major do Corpo de Engenheiros

Francisco Antônio de Souza Rufino Queiroz

Vice-presidente da província [Ilegível] Sorocaba 25/05/1835 2 CO5214-F04 2299-2300

Page 96: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

130n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Carta P José Antônio do [Espí-rito] Santo

S.D João Bloem Sargento Mor de São João de Ypanema

Respondendo a carta anterior e informando que não poderá vender suas terras porque sua mulher, filhos e netos estão ocupando-as com suas moradias. Dizendo também que, ainda que pudesse vender as terras, não poderia vender a pedreira Calcarea porque já havia, anos antes, vendido ao José Joaquim de Oliveira.

s.l s.d 2 CO5214-F04 2301-2302

Carta [Ilegível] Santa Cruz 14/08/???? 2 CO5214-F04 2303-2305

Carta Francisco Pestana S.D Custódia das Dores [Esposa] Escrevendo para saber como tem passado sua esposa e familiares e avisando que já viajou para o Rio de Janeiro e que está providenciando a ida dela ao Rio de Janeiro.

S.L 26/06/1835 2 CO5214-F04 2306-2307

Ofício A João Bloem Major do Corpo de Engenheiros

Francisco Antônio de Souza Queiroz

Vice-presidente da província Acusando o recebimento da Portaria de 29 de maio relativa à fuga de escravos e solicitando um destacamento de tropas de Lisboa para que o problema das fugas seja resolvido, assim como o problema com um ferreiro alemão, estabelecido próximo a Fábrica, que compra o ferro furtado pelos escravos e retira os grilhões daqueles apreendi-dos em fuga.

Sorocaba 03/06/1835 3 CO5214-F04 2308-2310

Ofício A João Bloem Major do Corpo de Engenheiros

S.D S.D Relatando e descrevendo alguns escra-vos fugidos na noite do dia 24 para o dia 25 de maio.

S.L 25/06/1835 1 CO5214-F04 2311-2311

Ofício A João Bloem Major do Corpo de Engenheiros

Francisco Antônio de Souza Queiroz

Vice-presidente da província Solicitando a vigilância nos arredores da estrada para São Paulo, para que seja encontrado o escravo em fuga, An-tônio Monjolo, que, de acordo com ou-tro escravo apreendido pode ter fugido para Santa Cruz. Relatando também a fuga de três outros escravos que fazem muita falta à Fábrica e remetendo dois requerimentos do metralúrgico.

Sorocaba 18/06/1835 2 CO5214-F04 2312-2313

Ofício A João Bloem Major do Corpo de Engenheiros

Francisco Antônio de Souza Queiroz

Vice-presidente da província Solicitando que o vice-presidente da provícia se dirija ao juíz de paz da Freguesia do Campo Largo para que se faça cumprir o contrato de Manoel [Paes] Maciel com a Fábrica, pois o não cumprimento desse tem gerado prejuízos para a fábrica e pode servir de incentivo a outros contratantes.

Sorocaba 28/08/1835 2 CO5214-F04 2314-2315

Page 97: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

131n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A João Bloem Diretor S.D S.D Informando que as obras de refino estão quase finalizadas e que a partir do dia 24 de setembro poderão ser encontrado ferro em barra com ótima qualidade.

Sorocaba 28/08/1835 1 CO5214-F04 2316

Ofício A João Bloem Major do Corpo de Engenheiros

Francisco Antônio de Souza Queiroz

Presidente da província [Ilegível] Sorocaba 28/05/1835 5 CO5214-F04 2317-2321

Ofício A João Bloem Major do Corpo de Engenheiros

Francisco Antôio de Souza

Vice-presidente da província Acusando o recebimento da portaria que exigia a verificação, junto ao juíz de direito da 4ª Comarca, dos nomes dos proprietários do terreno de aquisis-ção misteriosa. Remetendo também a relação das obras metalúrgicas necessárias para apurar as manufatura e recomendando cautela no transporte de dois intrumentos que deverão vir com os africanos.

Sorocaba 28/06/1835 3 CO5214-F04 2324-2326

Ofício A João Bloem Major do Corpo de Engenheiros

Francisco Antôio de Souza

Vice-presidente da província Remetendo [correspondência] em ocasião da vinda de escravos, conforme odenado.

Sorocaba 10/06/1835 1 Não há anexos CO5214-F04 2327

Ofício A João Bloem Major do Corpo de Engenheiros

Francisco Antônio de Souza

Vice-presidente da província Informando sobre a taxa cobrada pelo carcereiro da cadeia da Vila de Soro-caba pela captura de cada escravo fugido e indagando indiretamente se a referida taxa deve ser cobrada quando da captura de escravos nacionais.

Sorocaba 08/06/1835 2 CO5214-F04 2328-2329

Ofício A João Bloem Major e diretor engenheiro

Francisco Antônio de Souza

Vice-presidente da província Informado que os escravos que fugiram com a escrava Joana foram entregues ao juiz de paz de São Roque e já estão na fábrica.

Sorocaba 28/09/1835 1 CO5214-F04 2330

Ofício Juiz de paz de São Roque

Juiz de paz da Vila de Soro-caba

Informando que encontram em seu poder dois jovens escravos que seriam enviados à fábrica mas que, devido ao inchaço nos pés e a ausência de meios para o transporte dos mesmos, não puderam seguir viagem.

São Roque 27/10/1835 1 CO5214-F04 2331

Ofício A João Bloem Major e diretor engenheiro

Francisco Antônio de Souza

Vice-presidente da província Remetendo o ofício feito pelo juiz municipal relativo às contas da Fábrica para que sejam averiguadas pelo vice-presidente da província.

Sorocaba 18/07/1835 3 Há em anexo a lista com as contas da Fabrica.

CO5214-F04 2332-2334

Ofício A João Bloem Major e diretor engenheiro

Francisco Antônio de Souza Queiroz

Vice-presidente da província Informando que a portaria de 16 de outubro está sendo pleanamente cum-prida e que os trabalhos na refinação apresentam progressos e produzem ferros de ótima qualidade. Remetendo também, o mapa exigido pelo Minis-tro de Guerra, que satisfará o que foi ordenado na referida portaria.

Sorocaba 28/10/1835 2 CO5214-F04 2335-2336

Page 98: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

132n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A João Bloem José Cesário de Miranda Ribeiro

Presidente da província Acusando o recebimento do ofício de 26 de dezembro de 1835 e relatan-do o furto e a venda de objetos nos arredores da Fàbrica feitos pelo filho do escravo José Ramos. Relatando ainda a chegada de um escravo de alcunha Pedrinho, que veio do Rio de Janeiro por determinação de uma sentença sobre roubo e arrombamentos de estra-das, que anda armado e faz negócios similares com os escravos e que do juiz de paz de Campo Largo nada se pode esperar.

Sorocaba 08/01/1836 2 No canto supe-rior esquerdo do documento há uma marcação “cópia”.

CO5214-F04 2337-2338

Ofício A João Bloem Major e diretor engenheiro

Rafael Tobias de Aguiar

Presidente da província Fazendo relatos sobre a fuga dos escravos de Santa Cruz e dizendo que após cinco dias da fuga desses, Francisco de Castro, então morador de Sorocaba, veio espalhar a notícia de que três do escravos fugidos se apre-sentaram ao governo do Rio de Janeiro.

Sorocaba 28/03/ 1833 2 CO5214-F04 2339-2340

Ofício A João Bloem Major e diretor engenheiro

Rafael Tobias de Aguiar

Presidente da província Falando que as despezas podem ser feitas com parte dos resultados dos produtos da Fábrica e que, assim sendo, não haverá a necessidade de construir comportas e poderá ser feito desde agora a compra dos terrenos.

Sorocaba 28?03/1835 3 Apenas a terceira página do docu-mento encontra-se legível.

CO5214-F04 2341-2343

Ofício A João Bloem Major e diretor engenheiro

Rafael Tobias de Aguiar

Presidente da província Acusando o rebimento da portaria de 9 de março de 1835 e informando que tratou de examinar as matas necessá-rias para o combustível e navegação e relatando que o refinamento foi encer-rado por não haver carvão.

Sorocaba 18/03/1835 2 CO5214-F04 2344-2345

Ofício A João Bloem Major e diretor engenheiro

Rafael Tobias de Aguiar

Presidente da província Submetendo ao conhecimento do presidente da província algumas incon-veniências que todos, em prejuízo da Fábrica, continuadamente encontram objetos do Regulamento provisório que nunca serão “compatíveis” em fábricas de ferro.

Sorocaba 10/021835 3 A segunda página desse documento está pouco legível.

CO5214-F04 2446-2347

Ofício A João Bloem Major e diretor engenheiro

Rafael Tobias de Aguiar

Presidente da província Falando sobre alguns entraves im-postos pelo regulamento provisório que muito se adéqua aos arsenais de guerra, mas não é muito conveniente ao funcionamento da Fábrica, sobretu-do no que respeita à atuação do diretor da mesma.

Sorocaba 28/01/1835 3 CO5214-F04 2348-2350

Page 99: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

133n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A João Bloem Major e diretor engenheiro

Rafael Tobias de Aguiar

Presidente da província [Ilegível] Sorocaba 08/05/1835 4 CO5214-F04 2351-2354

Ofício A João Bloem Rafael Tobias de Aguiar

Presidente da província Informando que o Destacamento da Guarda Nacional da Cavalaria da Vila de Itu abandonaram o destacamento, supostamente pela falta de serem prontamente rendidos ao fim do mês e deixarem à deserção dos escravos ar-mamentos que lhes foram oferecidos.

Sorocaba 08/04/1835 1 CO5214-F04 2355

Ofício A João Bloem Major e diretor engenheiro

Rafael Tobias de Aguiar

Presidente da província [Ilegível] Sorocaba 20/04/1835 Em anexo relação de escravos “cabe-ças” na Fábrica.

CO5214-F04 2356-2358

Ofício A João Bloem Major e diretor engenheiro

Rafael Tobias de Aguiar

Presidente da província Falando sobre o despacho do dia 7 de janeiro de 1835 relativo ao requeri-mento de José Martins da Costa Pas-sos e dizendo que o Capitão tem razão em desejar receber os pagamentos em atraso no momento em que a Fábrica tiver fundos em cofre.

Sorocaba 18/01/1835 1 CO5214-F04 2359

Ofício A João Bloem Major e diretor engenheiro

Rafael Tobias de Aguiar

Presidente da província Falando sobre a criação de bestas do alferes José Luis Antunes Vieira, que se localiza cerca de uma légoa da Fábrica, propondo a compra de 20 éguas e um burro e afirmando que os campos pertencentes à Fábrica são suficientes para abrigar os novos animais.

Sorocaba 28/01/1835 1 CO5214-F04 2360

Ofício A João Bloem Major e diretor engenheiro

Rafael Tobias de Aguiar

Presidente da província [Ilegível] Sorocaba 18/01/1835 1 CO5214-F04 2361-2362

Ofício A João Bloem Major e diretor engenheiro

Rafael Tobias de Aguiar

Presidente da província Falando sobre uma quantia existente em cofre, mencionada pelo presidente da provícia, e ressaltando que os referi-dos valores são para o pagamento dos trabalhadores da Fábrica.

Sorocaba 18/01/1835 1 CO5214-F04 2363

Ofício A João Bloem Major e diretor engenheiro

Rafael Tobias de Aguiar

Presidente da província Acusando o recebimento dos ofícios de 19 e 20 de janeiro passado. Informando que pretendia apresentar o balanço com os trabalho de 19 de agosto a 10 de janeiro, mas devido à falta de tempo ainda não foi possível. Relatando ainda que há mais de 100 barras de ferro prontas a espera de compradores.

Sorocaba 07/02/1835 1 CO5214-F04 2364

Page 100: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

134n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A João Bloem Major e diretor engenheiro

Rafael Tobias de Aguiar

Presidente da província Acusando o recebimento do ofício de 18 de janeiro e relatando proble-mas relativos à falta de madeira de construção para a Fábrica, tendo em vista que o sueco Daniel[sobrenome pouco legível] derruba toda a madeira por motivos de venda ao Manuel de Camargo.

Sorocaba 27/02/1835 3 CO5214-F04 2365-2366

Ofício A João Bloem Major e diretor engenheiro

Rafael Tobias de Aguiar

Presidente da província [Ilegível] Sorocaba 18/02/1835 3 CO5214-F04 2367-2368

Ofício A João Bloem Diretor Bernardo José Pinto Gavião Peixoto

Presidente [coronel] da província

Acusando o recebimento das três por-taria dos dias 17, 20 e 21 de janeiro: no que se refere à primeira, fica informado que João Batista Teixeira foi nomeado cirurgião ajudante; quanto à segunda, o tempo adequado para o conserto de carrinhos na Fábrica é quando a fundição está paralisada; a terceira e última, respeita ao fato de não ter sido possível realizar o mapa [não foi possível compreender do que se trata o mapa] conforme ordenado.

Sorocaba 27/01/1837 2 CO5214-F04 2369-2370

Ofício P Diretor Antônio Martins da Costa Passos

Escrivão do Almoxarifado Requerendo a demissão do cargo de escrivão e falando sobre o fato de o pedido de demissão de janeiro de 1835 não ter sido atendido.

Sorocaba 07/01/1837 1 Há uma anotação sobre o recebimen-to e encaminha-mento do pedido no canto superior esquerdo.

CO5214-F04 2371

Ofício A João Bloem Major do Corpo de Engenheiros

Bernardo José Pinto Gavião Peixoto

Presidente [coronel] da província

Remetendo uma cópia de ofício sobre a conciliação proposta pelo Juiz de Paz de Campo Largo, referente ao reque-rimento de José Guerino de Oliveira, sobre terrenos pertencentes à fábrica.

Sorocaba 17/08/1836 1 CO5214-F04 2372

Ofício A João Bloem Diretor e Majos do Corpo de Enge-nheiros

Juiz de Paz da Freguesia de Campo Largo

Acusando o recebimento do despacho do juiz de paz sobre um chamado de reconciliação referente ao requerimen-to de José Quirino de Oliveira referente a terras que o mesmo alega serem suas. Falando ainda que essa disputa já havia sido julgada pelo Doutor Ouvidor da Comarca e Juiz Conservador, em 1811, e que foi feito um novo requeri-mento ao Juiz de Paz, Paulo Camargo, para que fossem embargada as extra-ções de madeira feitas pelo referido José Quirino.

Sorocaba 16/08/1836 2 CO5214-F04 2373-2374

Page 101: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

135n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício Juiz de Paz Falando sobre o processo de disputa das terras entre José Quirino e a Fábri-ca; informando que João Bloem requer o embargo do corte de madeiras; e solicitando que se proceda de acordo com a lei.

s.l s.d 6 Há outras anota-ções no documento.

CO5214-F04 2375-2380

Procuração A João Bloem Major do Corpo de Engenheiros

Informando que o escrivão Antonio Martins da Costa Passos pode se apresentar ao Juiz de Paz da freguesia para alegar segunda administração na conciliação e embargo com o José Quirino de Oliveira.

Sorocaba 28/02/1835 1 CO5214-F04 2381

Ofício P [Ilegível] Campo Largo 22/08/1836 1 CO5214-F04 2382

Orçamento I João Bloem Orçamento da Fábrica de Ferro de São João de Ipanema previsíveis para os anos de 1838 a 1839. As contas orça-mentárias estão divididas por: empre-gados de 1ª classe, empregados de 2ª classe, feitores, sustento dos escravos, transporte, sustento dos animais etc.

Sorocaba 17/10/1836 2 CO5214 - F05 2527-2527

I João Bloem Major do Corpo de Engenheiros

Lista de quantidade e tipos madeira para aquisição da Fábrica de Ferro.

[Sorocaba] s.d 2 CO5214 - F05 2528-2529

Despesa I João Bloem Major do Corpo de Engenheiros

Despesas com as famílias de 57 artis-tas, aprendizes, famílias dos [diretores] etc.

Sorocaba 29/11/1838 1 CO5214 - F05 2530-2530

Receita e des-pesa

I João Bloem Major do Corpo de Engenheiros

Balanço da receita e despesa da Fábri-ca de Ferro São João de Ipanema de 1º de julho a 31 de dezembro de 1838.

Sorocaba 31/12/1838 2 CO5214 - F05 2531-2531

Receita e des-pesa

I João Bloem Major do Corpo de Engenheiros

Balanço da receita e despesa da Fábrica de Ferro São João de Ipanema de 1º de julho de 1838 a 30 de junho de 1839.

Sorocaba 30/06/1839 2 CO5214 - F05 2532-2534

Receita e des-pesa

I João Bloem Major do Corpo de Engenheiros

Orçamento da Fábrica de Ferro de São João de Ipanema previsíveis para os anos de 1837 a 1838. As contas orça-mentárias estão divididas por: empre-gados de 1ª classe, empregados de 2ª classe, feitores, sustento dos escravos, transporte, sustento dos animais etc.

Sorocaba 17/12/1835 2 CO5214 - F05 2535-2535

Tabela com registros dos trabalhadores da Fábrica.

I Tabela com os nomes dos trabalhado-res da Fábrica, idades, cores, naturali-dade, estado civil, profissão etc.

Sorocaba ??/??/1836 1 CO5214 - F05 2536-2538

Page 102: Mão de obra na Fábrica de Ferro de São João de Ipanema: um catálogo de ... · ... conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do

136n.6 / 2017-1 / pp. 35-136

Espécie Ativa / Passiva / Interna

Emissor Destinatário

Verbete Data Tópica

Data Cronológica

Tamanho do documento

Anexos/ Observações

Localização original

Nº da fotografia

Nome

Cargo/Função Nome Cargo/Função

Ofício A Francisco Candido [Sagalersa]

Vice presidente da província de São Paulo

Informando que passou a ocupar o car-go de almoxarife conforme solicitado em portaria anterior.

Sorocaba 14/11/1835 1 CO5214 - F05 2539-2539

Inventário Procópio Luiz Leitão Freire

“Escrivão serven-turário do tabelião vitalício” [do “Juízo Municipal da Po-lícia da cidade de Sorocaba”]

Autocíveis com inventário da Fábrica de Ferro São João de Ipanema, procedido por ordem do governo da província.

Sorocaba 05/11/1842 217 CO5215 - F03 2540-2699

Ofício Antonio Martins da Costa Passos

Escrivão Diretor Informando sobre o “assento” e termo de juramento prestado pelo suplente Bento José Rodrigues, que consta ter desertado em 11 de janeiro de 1840 levando consigo uma pistola da cavala-ria, sendo preso na freguesia de Tatuí e remetido para a capital.

Sorocaba 18/05/1841 1 CO5215 - F04 2700-2700