manual de identidade visual - iscte - instituto universitario de lisboa

13
ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa Manual de normas gráficas

Upload: antonio-silva

Post on 20-Feb-2016

106 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

1| Introdução Este manual estabelece regras gráficas com vista à coerência visual da identidade do ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa. A correcta e consistente aplicação das normas nele contidas vai permitir criar uma imagem clara e reconhecida do ISCTE-IUL.2| Símbolo Representação simbólica da universalidade e do universitário, de Lisboa e do Mundo, do trabalho em rede e da cooperação, da pesquisa e da inovação.

TRANSCRIPT

Page 1: Manual de Identidade Visual - Iscte - Instituto Universitario de Lisboa

ISCTE-IULInstituto Universitário de LisboaManual de normas gráficas

Page 2: Manual de Identidade Visual - Iscte - Instituto Universitario de Lisboa

1| Introdução Este manual estabelece regras gráficas com vista à coerência visual da identidade do ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa. A correcta e consistente aplicação das normas nele contidas vai permitir criar uma imagem clara e reconhecida do ISCTE-IUL.

2| Símbolo Representação simbólica da universalidade e do universitário, de Lisboa e do Mundo, do trabalho em rede e da cooperação, da pesquisa e da inovação.

Page 3: Manual de Identidade Visual - Iscte - Instituto Universitario de Lisboa

3| A marca A marca é composta pelo símbolo e pela sigla.Pode ser acompanhada pela designação por extenso em português e em inglês. As proporções devem ser mantidas quando se proceda a reduções ou ampliações da marca.

Page 4: Manual de Identidade Visual - Iscte - Instituto Universitario de Lisboa

4| Grelha de construção e margem de protecção É imperioso manter as relações de tamanho e colocação dos diversos elementos. Para isso atente-se nesta grelha de base onde assentam os diversos elementos que compõem a marca. Para definir um território para a marca criou-se uma área mínima de defesa à sua volta (a sombreado). Esta é a área de defesa mínima, podendo ser aumentada. Para que a marca mantenha a legibilidade nunca deve ser reproduzida com uma dimensão inferior à indicada.

20 mm

Page 5: Manual de Identidade Visual - Iscte - Instituto Universitario de Lisboa

web#006699

web#000000

web#999999

Pantone301

PantoneProcessBlack

PantoneCool Gray9C

C100%M46%Y5%K18%

K100% K50% R0G89B156

R31G26B23

R135G135B135

5| As cores As cores são um elemento muito importante da identidade, devendo por isso ser sempre reproduzidas com a maior fidelidade, independentemente do processo ou sistema de reprodução. No suporte papel, e sempre que possível, deve optar-se por cores directas (Pantone) ou em alternativa as equivalências em CMYK na impressão off-set ou digital. RGB para visualização em monitores ou televisores e cores web para internet.

Page 6: Manual de Identidade Visual - Iscte - Instituto Universitario de Lisboa

6| Variantes A marca tem uma variante insígnia, para aplicações em medalhistica, bandeiras, diplomas, marca de água, selo branco, carimbos, etc. São aqui representa-das com as áreas de defesa.

Page 7: Manual de Identidade Visual - Iscte - Instituto Universitario de Lisboa

7| Variantes A marca tem uma variante horizontal, numa linha e pode levar associada uma escola, um departamento, uma direcção, um serviço.

Page 8: Manual de Identidade Visual - Iscte - Instituto Universitario de Lisboa

8| Variantes A marca tem uma variante para a Business School.

Page 9: Manual de Identidade Visual - Iscte - Instituto Universitario de Lisboa

9| Cor, representação e utilização A utilização da marca sobre fundos de cor deve ser cuidadosamente planeada com a principal preocupação centrada na legibilidade. Pode optar-se pela versão a duas cores sobre fundos claros e só a preto sobre fundos intermédios ou a branco sobre fundos intermédios e escuros.

Page 10: Manual de Identidade Visual - Iscte - Instituto Universitario de Lisboa

10| Utilização sobre imagens Também neste caso a principal preocupação é a legibilidade. Devem usar-se os mesmos critérios que referimos para os fundos de cor. Sobre imagens muito coloridas e contrastadas é aconselhavel a utilização de uma caixa azul, branca ou preta, com as dimensãoes mínimas de defesa da marca.

Page 11: Manual de Identidade Visual - Iscte - Instituto Universitario de Lisboa

11| Biblioteca ISCTE-IUL Foi criada uma marca complementar, e integrada visual-mente, para a Biblioteca. Pode levar associada a designação Instituto Universitário de Lisboa.

Page 12: Manual de Identidade Visual - Iscte - Instituto Universitario de Lisboa

12| Clube ISCTE Foi criada uma marca complementar, e integrada visualmente, para o Clube. Pode levar associada a designação Instituto Universitário de Lisboa.

Page 13: Manual de Identidade Visual - Iscte - Instituto Universitario de Lisboa

13| A Tipografia Foi adoptada como tipografia exclusiva do ISCTE-IUL a família Morgan desenhada por Mário feliciano (Feliciano Type Foundry).