manual de identidade visualveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o...

32
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL E ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

Upload: others

Post on 21-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

MANUAL DE IDENTIDADE VISUALE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

Page 2: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

22

Page 3: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

3M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

1. Conjunto formado por letras e/ou imagens, com design que identifica, representa ou simboliza uma entidade, uma marca, um produto, um serviço, etc.

(logo- + -tipo)substantivo masculino

Lo-gó-ti-po

Page 4: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

1.MARCACONCEITOREGISTRO DE MARCATIPOGRAFIACORES INSTITUCIONAISUSOS INCORRETOSAPLICAÇÃO DA MARCAORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO

6789101113

ÍNDICE

2.EMBALAGEMINFORMAÇÕES IMPORTANTES QUE DEVEM CONSTARINFORMAÇÕES IMPORTANTES QUE NÃO DEVEM CONSTAR

ÍCONES DE CUIDADOS BÁSICOS

1516

17

3.CÓDIGO DE BARRASINTRODUÇÃOHISTÓRIAIMPORTÂNCIA DO CÓDIGO DE BARRASERROS COMUNS

GS1 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMAÇÃO

19202122

23

4.O QUE É IDENTIDADE VISUAL?O QUE É IDENTIDADE VISUAL? 30

Page 5: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

5

1.MARCA

Page 6: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

6

O Logotipo do Veiling Holambra possui um tom laranja predominante, fazendo referência à cor real holandesa, afinal a Cooperativa Veiling Holambra é uma empresa fundada por imigrantes holandeses, bem como, a cidade de Holambra.

O moinho é um símbolo nacional holandês, é um cartão postal. Este também está incorporado ao logotipo da cooperativa reforçando a ideia de empresa com raízes holandesas.

O símbolo da seta em torno do moinho representa, além de um ciclo de tempo, também o Klok (relógio em holandês). E a palavra Veiling traduzida literalmente do holandês, significa leilão. As negociações na Cooperativa Veiling Holambra giram em torno do leilão, ou seja, o ato de mostrar produtos em um determinado tempo onde um comprador (atacadista) dá seu lance e adquire o produto que é representado pelo conjunto da seta e moinho.

A seta está no sentido anti-horário justamente porque representa uma contagem regressiva, é assim que os leilões na CVH são realizados, reversamente.

1.MARCA | CONCEITO

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

Page 7: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

7

O logotipo da Cooperativa Veiling Holambra se transformou em uma marca de sucesso, com mais de duas décadas no mercado de flores e plantas, sendo referência mundial em cooperativismo, qualidade e procedência.

Todos os produtos, serviços e materiais que possuem a marca da Cooperativa Veiling Holambra são vistos com bons olhos pelos consumidores, fornecedores e demais pessoas interessadas na cooperativa, por isso, é extremamente importante não só usar a marca do Veiling Holambra, como também saber usá-la de forma correta. Para isso criamos este manual de orientação.

1.MARCA | REGISTRO DE MARCA

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

R

Page 8: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

8

A Cooperativa Veiling Holambra possui uma família de fontes a ser usada em seus materiais institucionais. É a família Helvetica LT Stg em suas versões bold, roman, bold oblique e oblique.

ATENÇÃO:Use esta família somente para materiais institucionais da Cooperativa Veiling Holambra como, por exemplo, papelaria (cartão de visitas, envelopes, papéis de carta, etc.). Materiais promocionais e material de produtores podem ter outro tipo de fonte.

ABC abc 123Helvetica Lt STD Bold

ABC abc 123Helvetica Lt STD Normal

ABC abc 123 Helvetica Lt STD Bold-Italic

ABC abc 123 Helvetica Lt STD Normal-Italic

1.MARCA | TIPOGRAFIA

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

Page 9: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

9

A cor empregada na identificação do VEILING HOLAMBRA é o Laranja PANTONE C21. Sempre faça uso da cor correta. Veja abaixo os valores correspondentes em cada sistema de cor:

1.MARCA | CORES INSTITUCIONAIS

LARANJA VEILING | PANTONE ORANGE C21

APLICAÇÃO

Tintas, Sinalizações, Impressões em tecidos e etc.

Impressões gráficas.

TV / Vídeo / Multimidias

O sistema hexadecimal é utilizado principalmente para cores sólidas de internet que sofrem alteração de tamanho dependendo da resolução da tela como, por

exemplo, fundo de sites.

f78e1e

R 247 / G 142 / B 30

M 53 / Y 100

ORANGE 21cESCALA PANTONE

CMYK

RGB

HEXADECIMAL (#)

COR INSTITUCIONAL

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

Page 10: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

10

MUITO CUIDADONunca pinte o logotipo da cooperativa com as cores de sua empresa a fim de dar ênfase ou equilíbrio para seu material de divulgação.Se sua empresa não possui o nosso padrão de cor laranja, utilize então o logotipo na forma negativada, ou seja, branco sobre fundo escuro. Nunca use o logotipo na forma positiva, ou seja, preto.

ISTO É UMA REGRA, NÃO UMA ORIENTAÇÃO.

Alguns exemplos de aplicação de cores:

CORRETO

ERRADO

1.MARCA | USOS INCORRETOS

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

Page 11: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

11

Sempre faça uso do logotipo original da cooperativa, nunca tente reproduzir ou redesenhar.Caso necessite, solicite ao departamento de marketing da CVH que envie o logotipo oficial nos formatos desejados.

Nunca estique ou achate o logotipo para maximizá-lo ou minimizá-lo em programas vetoriais como Corel ou Ilustrator. Mantenha a tecla SHIFT pressionada para fazer tal ato, isto vale também para formatos BITMAP, ou seja, imagens como JPG, TIFF, PNG, etc.

Lembre-se que o logotipo da Cooperativa Veiling Holambra é em bloco e não possui orientação linear na horizontal, portanto jamais utilize a palavra Holambra na mesma linha da palavra Veiling para divulgação em materiais como embalagens, folders, catálogos, adesivos, banners, outdoors, entre outros. Consulte sempre o departamento de marketing da CVH para saber em quais ocasiões o uso linear está permitido.

1.MARCA | APLICAÇÃO DA MARCA

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

Page 12: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

12

1.MARCA | APLICAÇÃO DA MARCA

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

Logotipo oficial para aplicação

O uso horizontal é permitido em ocasiões extremas.Para mais informações, consulte o departamento de marketing.

V

x x

xx

Page 13: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

13

Quando você for confeccionar uma embalagem ou qualquer outro tipo de material de comunicação para a sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

Sempre acrescente essas informações e o logotipo da Cooperativa, assim você passa confiabilidade e qualidade para sua embalagem, pois, como dissemos anteriormente, a marca Veiling Holambra é conhecida e é sinônimo de prestígio no mercado, você só tem a ganhar.

Logotipo para embalagens Versão em bloco Logotipo para embalagens Versão linear

1.MARCA | ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

Page 14: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

14

2.EMBALAGEM

Page 15: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

15

Se a sua planta pode ser confundida com produto comestível que pode ser tóxico ao consumo humano acrescente a informação “produto não comestível” em destaque e de forma legível, escrita ou acompanhada por ícone que ilustre essa informação.Se você faz uso de flores artificiais ou desidratadas para ornar seu produto, exemplo cactos, acrescente a informação “flores artificiais” ou “flores desidratadas” na embalagem de forma legível. Da mesma forma se seu produto recebe corantes, esta informação deve constar na embalagem: “colorido artificialmente”.

Se você possui algum Sistema de Certificação como: MPS, IBD, PI Brasil, Produto Orgânico, etc., acrescente esta informação nas embalagens de forma legível e clara.Obs: Estas informações apenas poderão ser utlizadas caso o produtor tenha certificação, na duvida consulte o departamento de marketing.

2.EMBALAGEM | INFORMAÇÕES IMPORTANTES QUE DEVEM CONSTAR NAS EMBALAGENS

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

Page 16: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

16

Receitas culinárias de qualquer natureza;

Informações comerciais de vendas;

Indicações medicinais;

Espécies protegidas por lei;

Mudas;

Determinações como plantas exóticas, raras ou nativas do Brasil.

Dúvidas quanto às informações que podem ou não constar nas embalagens, consulte o departamento de marketing da CVH.

2.EMBALAGEM | INFORMAÇÕES IMPORTANTES QUE NÃO DEVEM CONSTAR NAS EMBALAGENS

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

XX

XXX

X

Page 17: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

17

Utilize em suas embalagens nosso padrão de ícones de cuidados básicos como mostram as figuras abaixo. Estas imagens estão disponível no departamento de marketing, solicite.

Junto à imagem dos ícones coloque sempre um texto curto explicativo. As informações devem conter dicas quanto aos cuidados básicos, assim o consumidor não fica desorientado em relação ao cuidado e manejo do produto.

As legendas dos ícones são somente uma orientação rápida. Caso deseje, elabore textos mais completospara os consumidores, utilize espaços na própria embalagem, tags, ou outros meios como site ou blogsde sua empresa.

2.EMBALAGEM | ÍCONES DE CUIDADOS BÁSICOS

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

Page 18: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

18

3.CÓDIGO DE BARRAS

Page 19: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

19

Código de barras é uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos. A decodificação (leitura) dos dados é realizada por um tipo de scanner - leitor de código de barras, que emite um raio vermelho percorrendo todas as barras. Os dados capturados nessa leitura óptica são compreendidos pelo computador, que por sua vez converte-os em letras ou números humanolegíveis.

3.CÓDIGO DE BARRAS | INTRODUÇÃO

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

Page 20: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

20

Você lembra como era fazer compras sem o código de barras?O tempo passando em filas de espera, enquanto as referências dos produtos eram digitados manualmente?

A primeira utilização de um código de barras foi na manhã de 26 de Junho de 1974, no estado do Ohio, Estados Unidos. O produto foi uma embalagem de pastilhas elásticas. A partir desse dia, o código de barras globalizou-se e hoje está tão presente em nossas vidas que mal percebemos.

Através do código de barras é possível assegurar:

- Rapidez nas saídas de caixa e redução das filas de espera; - Mais informações sobre o produto; - Rápida reposição nas prateleiras; - Retirada rápida dos produtos em caso de não conformidade.

3.CÓDIGO DE BARRAS | HISTÓRIA

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

Page 21: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

21

Ele permite a captura automática dos dados, facilitando a automação dos processos e tornando-os mais eficientes e confiáveis. Por isso, é vital para as empresas que os códigos de barras estejam legíveis e com ótima qualidade, a fim de garantir a integridade das informações e a eficiência na captura automática de dados.

Os códigos de barras que não atendem aos requisitos de qualidade podem trazer prejuízos, como os exemplos a seguir:

- Imagem negativa do produto perante o cliente; - Ineficiência no PDV (Ponto de Venda), causando a demora ou até a não-decodificação do código; - Necessidade de digitação, o que pode causar atrasos e erros; - Leitura errada, que gera informações incorretas e como consequência dados inconsistentes nos relatórios de venda e estoque.

3.CÓDIGO DE BARRAS | IMPORTÂNCIA DO CÓDIGO DE BARRAS

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

Page 22: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

22

Considerando que o equipamento de leitura óptica esteja habilitado para decodificar a simbologia a ele submetida, e mesmo assim o código de barras não seja decodificado, há uma lista de ocorrências, na qual a causa do problema pode estar inserida:

- Redução na altura das barras do código (truncamento); - Dimensões abaixo do mínimo estabelecido; - Alargamento da espessura das barras; - Contraste insuficiente entre barras e fundo; - Excessivo engrossamento ou afinamento das barras; - Código deteriorado (manchas, borrões, amassamento,etc.); - Má impressão do código - falha ou sobrecarga de tinta, entupimento entre as barras, etc.; - Uso incorreto de cores.

1.MARCA | ERROS COMUNS

BUSQUE ELIMINAR QUALQUER TIPO DE PROBLEMA DE LEITURAANTES QUE ELE ACONTEÇA.

AJA PREVENTIVAMENTE!

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

Page 23: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

23

Os padrões GS1 facilitam a comunicação nacional e internacional entre todos os parceiros comerciais que fazem parte de qualquer cadeia de suprimento, inclusive fornecedores de matéria prima, atacadistas, distribuidores, varejistas, hospitais e clientes finais ou consumidores.

As simbologias do Sistema GS1 seguem os padrões ISO (International Organization for Standardization) e CEN (European Committee for Standardization).

Na página a seguir, algumas orientações quanto às especificações do código de barra:

3.CÓDIGO DE BARRAS | GS1 BRASIL ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMAÇÃO

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

Page 24: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

24

TAMANHOS (MAGNITUDES)

Os códigos de barras podem ser impressos em diversos tamanhos. O tamanho a ser selecionado depende das condições da impressão. Um código de barras pequeno pode ser usado se a boa qualidade da impressão juntar-se a um substrato (embalagem) de boa qualidade.

Não é permitido selecionar um tamanho arbitrário do símbolo apenas para adequar a um espaço predeterminado da embalagem.

O tamanho, para cada tipo de código de barras, pode variar entre um mínimo e um máximo.

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

3.CÓDIGO DE BARRAS | GS1 BRASIL ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMAÇÃO

Page 25: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

25

CORES E CONTRASTE

Os scanners trabalham medindo a reflexão de luz. Deve haver suficiente contraste entre as barras escuras e os espaços claros (barras claras) para que os leitores ópticos capturem o contraste entre os bits representados.

Cores compostas não são adequadas para imprimir códigos de barras: é melhor usar cores sólidas. Os scanners utilizam um feixe de luz vermelha. O contraste que é satisfatório para os olhos humanos pode ser insuficiente para os scanners.

Os códigos de barras podem ser impressos em diversas cores; uma indicação geral é que as cores claras, incluindo o amarelo, laranja, vermelho, rosa, bege, branco, são adequadas para as barras claras (bits) e as margens de silêncio. As cores escuras, incluindo o preto, azul e verde escuro, são adequadas para as barras escuras.

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

3.CÓDIGO DE BARRAS | GS1 BRASIL ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMAÇÃO

Page 26: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

26

Embalagens muito brilhantes ou metálicas podem variar a reflexão da luz conforme luminosidade do ambiente, como medida de segurança, recomenda-se evitar a impressão de barras claras e escuras com cores metalizadas, isto é, usando-se cores como dourado, prateados e afins.

Embalagens transparentes também podem apresentar diferentes tonalidades, e por isso recomenda-se verificações sobre a embalagem contendo o produto, para detecção da reflexão de luz.

Embalagens como papelão ondulado cor “Kraft” (parda), o melhor contraste é obtido com a impressão de barras escuras na cor “preta”, porque é compensado na cor das barras escuras, o fundo (barras claras) que não é tão claro e sofre variações de tonalidades nos diferentes lotes de papelão.

Não se deve aplicar uma cor recomendada para barras claras (fundo) para impressão das barras escuras, ou vice-versa, porque o símbolo não será interpretado pelos leitores.Lembramos que os códigos de barras são compostos por combinações binárias (bits 0 e 1), determinados nas normas de cada simbologia.

EXEMPLO: fundo preto e barras brancas não oferecem leitura, o mesmo ocorre para fundo azul e barras amarelas, etc.

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

3.CÓDIGO DE BARRAS | GS1 BRASIL ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMAÇÃO

Page 27: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

27

LOCALIZAÇÕES

A produtividade e a precisão da leitura óptica melhoram consideravelmente quando a localização do código de barras é previsível. A consistência na localização do código alcança o máximo de produtividade em qualquer ambiente onde haja operação de scanners.

LOCALIZAÇÕES DO CÓDIGO DE BARRAS EM ITENS PARA VAREJO

- O código de barras deve ser visível e nítido; - A leitura óptica é bem-sucedida quando o código de barras é impresso sobre uma superfície razoavelmente lisa. Evite imprimir em torno dos cantos ou dobras, vincos, junções e outras áreas desiguais da embalagem. Às vezes, o formato irregular da embalagem impede o código de barras de ter um contato plano (paralelo) com a superfíciede leitura dos scanners; - A localização preferida do símbolo do código de barras é no quadrante inferior direito da face posterior, respeitando-se as margens de silêncio adequadas em símbolo em código de barras e a regra de borda. A alternativa é no quadrante inferior de outro lado da embalagem. - Regra de borda: O símbolo do código de barras não deve se localizar a menos de 8 mm ou mais de 100 mm de nenhuma borda da embalagem/recipiente.

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

3.CÓDIGO DE BARRAS | GS1 BRASIL ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMAÇÃO

Page 28: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

28

Gostaríamos de salientar a importância no uso do código de barras em nossos produtos para comercialização, pois além de rastreabilidade é uma importante ferramenta na venda.

Há algum tempo estamos sendo questionados por nossos clientes pela falta desta informação nas embalagens comercializadas pela CVH. Informações estas que, muitas vezes quando constam, estão falhas, apresentando dificuldades de leitura óptica ou com a numeração errada, impactando diretamente na produtividade dos check outs das lojas, sejam elas impressas em etiquetas ou em embalagens confeccionadas.

Se você tiver dúvidas de como elaborar corretamente o código de barras consulte o Departamento de Marketing e Comunicação que poderá orientá-lo com as instruções e padrões ideais principalmente no que diz respeito ao código de barras (tamanho, cores etc.), atendendo assim as especificações da GS1 e de nossos clientes.

Dúvidas, consulte os departamentos de Marketing e Qualidade para esclarecimentos.

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

MAIS INFORMAÇÕES CONSULTE O SITE DA GS1 BRASIL:

http://www.gs1br.org/

3.CÓDIGO DE BARRAS | GS1 BRASIL ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMAÇÃO

Page 29: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

29

4. O QUE ÉIDENTIDADE

VISUAL

Page 30: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

30

Identidade visual é o conjunto de elementos que representam visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual, textos e um conjunto de cores.

A confecção de um logotipo ou de um símbolo visual é capaz de representar a assinatura institucional de uma empresa e deve ser estabelecido através de um documento técnico o qual os designers nomearam de: Manual de identidade Visual.

Esse documento serve para estabelecer normas e critérios técnicos de reprodução da marca nos mais variados meios de expor o logotipo para uma massa de pessoas.

Toda empresa precisa de uma identidade visual para se posicionar no mercado. Uma identidade visual é como um indivíduo. Cada um tem seu jeito de se vestir e de se apresentar, é isto que as torna diferentes uma das outras.

DicaContrate especialistas no assunto para desenvolverem o logotipo para sua empresa, e posteriormente traçar as estratégias de identidade visual. Isso fará muito bem à sua empresa.

4.O QUE É IDENTIDADE VISUAL?

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

Page 31: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

31M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A LE ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

Para mais informações, consulte:

[email protected] .

Page 32: MANUAL DE IDENTIDADE VISUALveiling.com.br/miv/miv_cvh.pdf · sua empresa, lembre-se de aplicar o logotipo do Veiling Holambra de forma correta e acrescentar as seguintes informações:

3232