manual completo da amamentaÇÃo eficaz · e que cada corpo funciona de maneira diferente. assim,...

27
MANUAL COMPLETO DA AMAMENTAÇÃO EFICAZ

Upload: dodat

Post on 08-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

03 Introdução

05 Importância da amamentação

10 Como amamentar da maneira correta

19 Problemas comuns na amamentação

24 Conclusão

27 Sobre a Dica de Lingerie

INTRODUÇÃO

4

INTR

OD

ÃO

Algumas das mães ficam aterrorizadas, com medo de não darem conta ou de sentirem muita dor, sem perceberem os grandes benefícios que a amamentação pode trazer para toda a família.

Com isso em mente, nós montamos este manual completo sobre como ter uma amamentação eficaz. Aqui, você verá a importância de dar de mamar, um passo a passo completo de como fazê-lo e vai entender melhor sobre alguns problemas que podem aparecer ao longo do caminho. Vamos lá?

Para muitas das mães de primeira viagem, os desafios de ter um filho começam na gravidez e se intensificam logo após o nascimento da criança. E isso já se inicia logo quando a família vai para casa e precisa aprender como cuidar do bebê e, principalmente, como amamentar essa nova vida com cuidado e sem passar por situações difíceis.

Click aqui e confira

IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO

6

IMP

OR

TÂN

CIA

DA

AM

AM

ENTA

ÇÃ

O

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, amamentar não diz respeito apenas a uma boa nutrição para o bebê. A amamentação vai muito além disso, pois ela traz benefícios — às vezes imensuráveis — para a mãe e para a criança. Listamos alguns deles logo abaixo.

PARA A MÃE

Entre os benefícios para as mães, Marina F. Rea — Doutora do Instituto de Saúde e Coordenadora dos Institutos de Pesquisa, SES de São Paulo — afirma que uma amamentação adequada, exclusiva e em livre demanda previne:

Click aqui e confira

7

IMP

OR

TÂN

CIA

DA

AM

AM

ENTA

ÇÃ

O

» o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de ovário e o de mama que acontece antes da menopausa;

» fraturas por osteoporose;

» artrite reumatoide;

» amenorreia lactacional;

» evita nova gravidez.

Além do mais:

» é mais barata;

» ajuda na construção do vínculo mãe e filho;

» ajuda na recuperação do peso pré-gestacional.

Click aqui e confira

8

IMP

OR

TÂN

CIA

DA

AM

AM

ENTA

ÇÃ

O

PARA O BEBÊ

Para o bebê, podemos enumerar

ainda mais benefícios, já que o leite

materno é o principal alimento que

ele vai ter por, pelo menos, 6 meses

de vida. Entre os benefícios, podemos

dizer que a amamentação:

9

IMP

OR

TÂN

CIA

DA

AM

AM

ENTA

ÇÃ

O

» evita diarreia, mortes infantis, infecção respiratória;

» diminui o risco de alergias, de hipertensão, colesterol alto e diabetes;

» reduz as chances de obesidade;

» é o melhor tipo de nutrição para o bebê, por ser um alimento vindo de um ser da mesma espécie que ele;

» tem efeito positivo na inteligência da criança;

» melhora o desenvolvimento da cavidade bucal, devido aos movimentos de sucção e ao formato perfeito do bico do peito da mãe.

Ainda, é preciso lembrar que o ser humano não é um robô e que cada corpo funciona de maneira diferente. Assim, todos esses benefícios, seja para a mãe, seja para o bebê, têm boa chance de acontecer, mas não total garantia.

Click aqui e confira

COMO AMAMENTAR DA MANEIRA CORRETA

11

CO

MO

AM

AM

ENTA

R D

A M

AN

EIR

A C

OR

RET

A

Agora que a gente já sabe todos esses benefícios que a amamentação traz para a mãe e para o bebê, nós vamos descrever um pequeno passo a passo para que as mamães de primeira viagem sintam-se mais seguras na hora de alimentar seus filhos. Acompanhe:

AS POSIÇÕES DA MÃE

Vamos começar descrevendo as melhores posições para que você se sinta confortável na hora de amamentar. Primeiramente, a escolha de qual posição é melhor para aquele momento é sua. Você pode ficar deitada, sentada e até de pé, pois o mais importante aqui é que você e seu bebê se sintam confortáveis.

Click aqui e confira

12

CO

MO

AM

AM

ENTA

R D

A M

AN

EIR

A C

OR

RET

A

Também existe a opção de dar de mamar recostada. Nesse caso, você vai apoiar o tronco e o pescocinho do neném com uma das mãos, ajudando-o a se aconchegar em seu corpo, com a outra, vai aproximar o bebê do mamilo — o ato é tão mágico que você não precisa se preocupar em colocar o bico na boca do nenê, pois ele mesmo vai procurar.

Caso você opte por dar de mamar sentada, cruzar as pernas para ter um apoio, ou usar um travesseiro sobre as coxas é uma boa escolha. Com essa base, fica mais fácil posicionar o bebê para mais perto de seu mamilo.Click aqui e confira

13

CO

MO

AM

AM

ENTA

R D

A M

AN

EIR

A C

OR

RET

A

A POSIÇÃO DO BEBÊ

Depois que você encontrou uma posição legal para você ficar, é hora de colocar o bebê para mamar.

Quando oferecer o peito, tenha certeza de que o corpinho do neném está completamente alinhado — cabecinha e coluna em linha reta — e que ele se encontra inteiramente de frente para o seu corpo.

A boca do bebê precisa estar de frente para o mamilo e seu queixo deve tocar o peito da mãe. Com os braços, você vai segurá-lo, apoiando o seu bumbum e corpinho.

Click aqui e confira

14

CO

MO

AM

AM

ENTA

R D

A M

AN

EIR

A C

OR

RET

A

A HORA DE DAR O PEITO

Logo quando o nenê nasce já é hora dar a primeira mamada, seja de parto normal, seja cesárea, pois isso vai ajudar na produção e descida do leite. Depois, em casa, ofereça o peito sempre que o neném quiser, tanto durante o dia quanto durante a noite, pois, quanto mais mamadas acontecerem, mais leite você vai produzir.

Durante a mamada, ofereça um peito até seu filho soltar e depois dê o outro. É importante que você não interrompa a ação e deixe que o bebê sugue até finalzinho, pois esse resto de leite é mais rico em gorduras e ajuda no ganho de peso.

Depois de satisfeito, o nenê vai soltar o peito e, daí, na próxima mamada, ofereça aquele que ele sugou por último ou que nem chegou a ser mamado, porque é importante que ele o “esvazie”, para estimular mais produção.

Click aqui e confira

15

CO

MO

AM

AM

ENTA

R D

A M

AN

EIR

A C

OR

RET

A

Com o neném também é assim, então, não espere que o choro chegue para oferecer o peito, pois seu filho pode estar tão frustrado que nem queira mais o alimento. Isso vai forçar que você primeiro acalme o neném para, daí, oferecer o peito novamente.

O que muitas das mães têm dúvida é sobre a hora de oferecer o peito. Como saber que o neném quer? Espera chorar? Qual é o sinal? Bom, uma comparação interessante para fazer é quando nós vamos a um restaurante. Estimulados pelo cheiro, pela fome e por saber que logo vamos comer, nós começamos a salivar, a levar a mão à boca e a prestar atenção à movimentação do restaurante.

Da mesma forma acontece com o bebê. Ele sabe que vai se alimentar a qualquer momento, então esse comportamento também pode ser visto nele. Ele vai levar as mãos à boca e vai ficar com os olhinhos atentos aos movimentos ao seu redor.

Assim como acontece com a gente, se a comida demora, nós começamos a murmurar e, não vendo resultado, abrimos a boca para reclamar de fato e podemos até esquecer a fome.

Click aqui e confira

16

CO

MO

AM

AM

ENTA

R D

A M

AN

EIR

A C

OR

RET

A

A HORA DE PARAR

Como dissemos, normalmente, o bebê solta o peito sozinho quando satisfeito. Caso você precise interromper a mamada, coloque a ponta do dedo mindinho no canto da boca do nenê para que ele vá soltando sem machucar.

Para fazer com que o bebê arrote, a recomendação do Ministério da Saúde é que o membro da família deve apoiar a cabecinha do neném em um dos ombros e massagear as costas bem levemente. Você também pode tentar outra posição ao colocar seu filho sentado em seu colo, inclinando-o para a frente, apoiado no seu braço.

17

CO

MO

AM

AM

ENTA

R D

A M

AN

EIR

A C

OR

RET

A

ALGUMAS DICAS DE AMAMENTAÇÃO

Por último, neste tópico, vamos dar algumas dicas de como colocar o neném no peito e de como saber se a pega está correta. Para colocar o bebê no peito:

» esteja calma e não apresse o bebê;

» se o peito estiver muito cheio antes de amamentar, faça uma ordenha manual para amaciar os mamilos;

» encoste o bico do peito no nenê e deixe que ele se guie;

» leve o bebê ao peito, não o contrário;

» evite rachaduras ao deixar que o bebê abocanhe a maior parte da auréola;

» evite fazer limpezas antes ou depois da amamentação, pois o banho diário já é suficiente;

» ouça o ritmo de sucção, deglutição e pausa.

18

CO

MO

AM

AM

ENTA

R D

A M

AN

EIR

A C

OR

RET

A

Para saber se a pega está certinha:

» a boquinha do neném está bem aberta;

» os lábios estão viradinhos para fora;

» como dito, o queixo está encostado no peito da mãe;

» aréola mais visível em cima que embaixo;

» a língua do bebê “abraça” o bico do peito.

Click aqui e confira

PROBLEMAS COMUNS NA AMAMENTAÇÃO

20

PR

OB

LEM

AS

CO

MU

NS

NA

AM

AM

ENTA

ÇÃ

O

Até agora, o ato de amamentar está parecendo algo bem fácil. E, para falar a verdade, a dificuldade maior acontece no começo mesmo, quando tudo é muito novo. Depois de pegar o jeito, dar de mamar se torna uma coisa muito natural, porém, existem algumas condições não tão raras que podem dificultar o processo. Veja algumas delas:

DOR ENQUANTO AMAMENTA

Primeiramente, é preciso diferenciar dor de incômodo. Como o ato de amamentar é um ato novo para você, é muito comum que você sinta que algo diferente está acontecendo, causando um certo desconforto no princípio. Esse é o incômodo. Já a dor é algo maior, que vai fazer você pensar em parar de amamentar se continuar como está e que não é o padrão da amamentação.

21

PR

OB

LEM

AS

CO

MU

NS

NA

AM

AM

ENTA

ÇÃ

O

Se você está sentindo dor ao amamentar, significa que algo está errado (MINISTÉRIO DA SAÚDE. 2009). Muitas vezes, isso se resolve checando a pega correta do neném. Vendo que tudo está certinho, é hora de começar a investigar outras razões.

Disfunções orais do bebê, mamada muito longa e sem fim nutritivo — quando o neném começa a apenas brincar com o mamilo —, freio de língua curto demais, uso de cosméticos que podem dar alergia, uso de protetor de mamilo, deixar uma superfície úmida durante muito tempo em contato com o peito e uso inadequado de bombas. Tudo isso pode contribuir para que haja dor na hora da mamada.

Para evitar que a dor apareça ou — caso já possa ser sentida — seja sanada, é fundamental que esses fatores sejam trabalhados. Evite os cosméticos, deixe a superfície sempre bem sequinha, evite o uso de protetores e leve seu filho ao pediatra caso note alguma disfunção oral.

Click aqui e confira

22

PR

OB

LEM

AS

CO

MU

NS

NA

AM

AM

ENTA

ÇÃ

O

MASTITE

Esse é, provavelmente, um dos maiores medos da lactante. Isso porque a mastite é um tipo de inflamação de um ou mais quadrantes do seio que pode evoluir para uma infecção bacteriana (MINISTÉRIO DA SAÚDE. 2009). Ela é mais fácil de acontecer durante a segunda e terceira semanas após o parto e normalmente se dá por causa de leite acumulado.

Para distinguir a mastite infecciosa da não-infecciosa preste atenção se há febre alta, calafrios e mal-estar (sinais de infecção), além dos sintomas comuns como peito dolorido, vermelho e quente. Para evitar que a mastite aconteça, você deve seguir as mesmas recomendações para o leite empedrado, que falaremos sobre no próximo ponto.

Click aqui e confira

23

PR

OB

LEM

AS

CO

MU

NS

NA

AM

AM

ENTA

ÇÃ

O

LEITE EMPEDRADO

Ter o leite empedrado é outra preocupação das lactantes, já que, como dito acima, ele pode, em alguns casos, causar a mastite.

O leite empedrado acontece também em razão de leite acumulado e esse acúmulo pode acontecer quando não há uma frequência correta na amamentação ou quando o bebê não suga o líquido suficientemente (MINISTÉRIO DA SAÚDE. 2009). Existem também algumas causas externas, como sutiã apertado e até uso de cremes que entopem alguns poros de saída de leite.

Assim, para evitar que isso aconteça, é muito importante que se tenha mamadas frequentes, que se massageie suavemente a região, que se faça ordenha manual ou com bomba elétrica se o neném já não estiver mamando com a frequência costumeira e não use cremes que são próprios para amamentação.

Click aqui e confira

CONCLUSÃO

25

CO

NC

LUSÃ

O

Amamentar pode parecer algo difícil quando se olha de fora, pois é um ato que requer, sim, atenção e disposição de toda a família. É legal conhecer seu corpo para identificar qualquer coisa diferente que você sinta, para solucionar eventuais problemas.

Pode ser uma coisa muito cansativa no começo, com a livre demanda, mas os benefícios — como vimos — são tantos, que todo o cansaço vale a pena.

Click aqui e confira

CO

NC

LUSÃ

O

Após um pouco de tempo, você vai ver que dar o peito não é nada tão assustador e se torna algo muito natural — como deve ser — depois que se pega o jeito. Você tem total autonomia sobre qual posição é melhor para você e para seu neném, tem a oportunidade de se conhecer melhor, saber a força que você tem. Com isso, não vai ser muito difícil ver que algumas dificuldades são pequenas e passageiras, como tudo na vida.

A amamentação é um ato de amor puro, afinal, você vai ser a única fonte de alimento de seu filho durante os primeiros meses de vida e a ligação que se faz com ele durante esse momento é para o resto das suas vidas.

Click aqui e confira

rockcontent.comIN

TRO

DU

ÇÃ

O

SOBRE SUA EMPRESA

A Dica de Lingerie é uma das especialistas na produção de roupas íntimas exclusivas com foco no público gestante, como é o caso da Camisete e do Body Amamentar — ambos sucesso de vendas.

“Acreditamos que a lingerie é tão importante quanto a roupa que você vestirá, por isso trabalhamos com primazia para melhor atender nossos clientes”.