e-book amamentação

Upload: filipa-dos-santos

Post on 07-Jul-2018

231 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/19/2019 E-book Amamentação

    1/17

    acaba com as dúvidas

    amamentação 1ª parperguntas & respostas

    e-booamamenta portofilipa dos santos

  • 8/19/2019 E-book Amamentação

    2/17

    E-book GratuitoAcaba comas dúvidas namamentação - 1ª par

    Este E-book foi-te disponibilizado por teres subscritoo site amamentap orto.com.A sua reprodução, divulgação e edição não está autorizada. Se quiseres partilhá-lo comutiliza o endereço do website.

    Em caso de dúvidas, contacta a autora: Filipa dos Santos | [email protected]. Obrig

    Última edição: Março 2016

    mailto:[email protected]://www.amamentaporto.com/mailto:[email protected]:[email protected]:[email protected]://www.amamentaporto.com/

  • 8/19/2019 E-book Amamentação

    3/17

  • 8/19/2019 E-book Amamentação

    4/17

  • 8/19/2019 E-book Amamentação

    5/17

    Mitos comuns sobre amamentaçãoe por que são falsos

  • 8/19/2019 E-book Amamentação

    6/17

    1. Não se pode beber e/ou comer enquO único cuidado a ter é com a possibilidade de se entornaralgum líquido ou alimento. É a única explicação plausívelpara a origem deste mito.A mãe lactante deve comer quando tem fome e beberquando tem sede. Fazê-lo enquanto o bebé mama é umaboa forma de obter energia e água suficientes e de tertempo para o fazer.

    Pode ser útil preparar pequenos snacks saudáveis (comofrutos secos, etc.) e água, deixando-os em locais estratégicosda casa, para ir comendo e bebendo quando está aamamentar.

    Sabias que:Amamentar em exclusivoconsome, aproximadamente, 500 kcal/dia?

  • 8/19/2019 E-book Amamentação

    7/17

    2. A mãe que amamenta não pode comporque o bebé pode rejeitar / ficar com

    A mãe lactante deve fazer uma alimentaçãosaudável – tal como se recomenda para todaExcluir alimentos da dieta, arbitrariamente,nem recomendado.

    Se um alimento que a mãe consome parece outros sintomas) ao bebé, tal dever-se-á a ualergia/intolerância alimentar da criança. Se

    bebé reage a algum alimento que consome de vaca e derivados), experimente retirá-lo semanas, observar reações no bebé e voltar observando reações. Se notar alterações no o médico assistente.

    Cada vez mais se pensa que as “cólicas” têm

    neurológico e emocional e não tanto com do

    Sabias que:O bebé já sentia o paladardos alimentos que consumias in utero

    (através do líquido amniótico)?

  • 8/19/2019 E-book Amamentação

    8/17

    3. Se o leite materno parece aguado, isalimenta o suficiente / é fraco.

    A menos que a mãe esteja em estado de desnutrição severo (o que não acontecenum país como o nosso), a proporção de macronutrientes (gorduras, proteínas,hidratos de carbono) que constituem o leite materno maduro (após o 1º mês dobebé) não varia muito de mulher para mulher nem ao longo do tempo que durar aamamentação. A proporção de macronutrientes é totalmente adequada aobebé humano e garante o seu desenvolvimento e crescimento harmoniosos.Todos os mamíferos produzem leite apropriado à sua própria espécie, pelo que nãofaz sentido comparar a cor, consistência, etc. do leite materno com a de outrosmamíferos.

    Savadpem

    mao

  • 8/19/2019 E-book Amamentação

    9/17

    4. É normal ter dor nas primeiras semaOs mamilos precisam de ganhar calo.A dor nas primeiras semanas de amamentação é umproblema comum, mas não pode ser visto comonormal/tolerável. É uma das principais causas deabandono precoce da amamentação.É possível que haja ligeira sensibilidade/desconforto nosprimeiros dias sem que isso represente um problema. Noentanto, constituem sinais de alarme : 1) dor intensa,

    excruciante; 2) dor que se prolonga por toda a mamada; 3)que presente entre mamadas e/ou sensibilidade dolorosaao toque nos mamilos; 4) mantém-se após as primeirassemanas; 5) coexiste com lesões na pele; 6) manifestam-sealterações no mamilo (forma, cor) após a mamada.Normalmente existe uma causa para a dor . Éaconselhável que a mãe lactante procure apoio.

    Sabias que:Podesentires dor a a

    uma conselheira

  • 8/19/2019 E-book Amamentação

    10/17

    5. Amamentar depois de X meses já nã(O X normalmente assume um qualquer valor a partir de 6 meses.)

    A amamentação é o padrão-ouro de alibebé e criança. O aleitamento maternoO leite humano não perde nutrientes opropriedades (como factores imunitáritempo.

    A Organização Mundial de Saúde recomeses de leite materno em exclusivo (chás, sumos, outros leites ou alimentosmenos, 2 anos em conjunto com outrosEsta recomendação é válida para todo abias que:Estima-se que, na espécie

    humana, o desmame natural ocorra

    algures entre os 2 anos e meio e os 7anos?

  • 8/19/2019 E-book Amamentação

    11/17

    6. O leite artificial (LA), atualmente, é leite materno (LM).

    O LA é produzido, maioritariamente, a par

    manipulado para que seja minimamente toassimilável pelo organismo do bebé.O leite materno e os seus constituintes sãoindústria de LA. No entanto, a grande maique compõe o LA são sintetizados ou extraoutros alimentos que, à partida, não daríam(como o peixe, a soja, etc.)Além disso, a indústria não consegue sintebiológicos do leite materno, como os agenanti-virais, enzimáticos, hormonais, celulaAs fórmulas de LA têm riscos para a saúdevistas como uma solução de recurso, para mínimo indispensável, quando os benefício

    os riscos.

    Sabias que:O leite materno tempropriedades medicinais e componentes

    bioativos que promovem a saúde dobebé?

    l

  • 8/19/2019 E-book Amamentação

    12/17

    Alguma vez te perguntaste o quLeite materno Fórm

    Sabias que:Depois deste quadro ter sidoconstruído, muitos mais elementosforam encontros no LM e que muitos

    mais ainda serão no futuro,provavelmente?

  • 8/19/2019 E-book Amamentação

    13/17

  • 8/19/2019 E-book Amamentação

    14/17

    7. Conseguirei amamentar? Vou ter leit

    A amamentação é a continuação natural da gravidez.A natureza está programada para fazer com que tudofuncione – para garantir que há alimento disponível parao recém-nascido, capaz de o alimentar e nutrir durante osprimeiros 6 meses de vida, sem necessidade de recorrer aoutros alimentos.A incapacidade de produzir leite em quantidade suficienteou integralmente é uma condição rara. A grande maioriadas mulheres que engravida conseguirá produzir leitesem dificuldade.O sucesso da amamentação depende mais do apoio,informação e técnica de amamentação favorável à

    natureza da mãe e do bebé.

    Sabias que:O tepreparar-se par

    estás grávida? Ea pla

  • 8/19/2019 E-book Amamentação

    15/17

    8. Devo preparar os mamilos para ama

    Nenhum tipo de mamilo precisa de preparaçamamentação.

    A única preparação útil durante a gravidez é

    informação baseada em evidência e encontrapoio.

    O bebé precisa de pegar em boa parte da manão apenas no mamilo para sugar eficazmensucção que garante o conforto da mãe duran

    a ingestão de leite sem grande dificuldade p

    Sabias que:A recomos mamilos está

    não oferec

  • 8/19/2019 E-book Amamentação

    16/17

    9. O que é o colostro? É suficiente para

    É o nome dado ao primeiro leite produzido pela mama. A sua produção inicia-sedurante o 2º trimestre de gravidez – embora muitas grávidas não a notem até ao fimdo 3º trimestre ou apenas quando o bebé nasce.

    O colostro está presente até por volta do 3º a 5º dia pós-parto. Difere em

    quantidade, aparência e composição do leite maduro. Normalmente é alaranjado oude um amarelo forte, mas pode assumir outras colorações. É produzido empequenas quantidades e a sua consistência é mais viscosa do que o leite maduro,para facilitar a adaptação do bebé à alimentação, enquanto aprende a coordenar oprocesso de sucção-deglutição-respiração.

    É TUDO o que o bebé precisa para se alimentar nos primeiros dias de vida.Quanto mais vezes o bebé mamar, nesta fase, mais rapidamente irá ocorrer adescida/subida de leite.

    Sabias que:O colostro é uma autêntica vacina semefeitos secundários, cheio de anti-corpos?

  • 8/19/2019 E-book Amamentação

    17/17