mais um ano de sucesso - cenibra.com.br · dicas dos profissionais, estamos muito mais tranquilos!...

16
Jornal da CENIBRA . Nº 360 . Ano 33 . Setembro/Outubro 2017 MAIS UM ANO DE SUCESSO CENIBRA celebra com empregados os 44 anos da Empresa e reforça os laços de confiança e dedicação - Págs. 6 a 10 Mala Direta Postal CENIBRA CORREIOS 9912279551/2020/DR/MG

Upload: truongtuyen

Post on 21-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Jornal da CENIBRA . Nº 360 . Ano 33 . Setembro/Outubro 2017

MAIS UM ANO DE SUCESSOCENIBRA celebra com empregados os 44 anos da Empresa e reforça os laços de confiança e dedicação - Págs. 6 a 10

Mala Direta Postal

CENIBRA

CORREIOS

9912279551/2020/DR/MG

Mala Direta Postal

CENIBRA

CORREIOS

9912279551/2020/DR/MG

Em agosto, foi realizada mais uma edição do Projeto Cegonha e desta vez participaram 58 pessoas. Durante o evento, os pais têm acesso a informações relativas à gestação, ao parto e cuidados com o bebê. São aborda-dos também temas como as transformações na vida do casal, entre elas o preparo psicológico e o planejamento familiar.

Para o técnico de Controle e Finanças Fábio Alexandre Rodrigues Pinto e sua esposa Simone Campos, pais do Lucas, o projeto foi certeiro ao esclarecer dúvidas quan-to ao final da gestação. “Como somos pais de primeira viagem, desconhecíamos algumas coisas. Agora, após as dicas dos profissionais, estamos muito mais tranquilos! O fim da gravidez é um período em que ficamos mais ansiosos, e com o encontro estamos mais seguros”, pon-tua Fábio.

Enriquecendo o encontro, a última edição trouxe ainda o depoimento de uma mãe que participou do Cegonha

PAIS EMPODERADOS

em 2016. A professora Márcia Silva de Jesus Fidélis e o líder de Equipe da Regional de Guanhães, Arnaldo Fi-delis, “marinheiros de primeira viagem”, participaram do Cegonha ano passado e se emocionam ao lembrar da gestação e nascimento da filha Maria Vitória. Már-cia, em seu depoimento, disse: “Ela foi muito esperada e desejada! Por já ter sofrido abortos antes, esta gravidez foi considerada de alto risco. Foi um período de tensão. Mas de muita alegria e expectativa. Gostamos muito de todo o programa. Mas a palestra do Dr. Jales foi a que mais marcou. Ele explicou de forma muito clara todo o processo e transformações da gestação e do parto. Prin-cipalmente quando orientou sobre em qual momento deveríamos procurar o médico, sobre a hora do trabalho de parto e os esclarecimentos sobre a perda do tampão, bolsa e contração. Hoje sei que ter o conhecimento e saber como agir na hora certa foi essencial para preser-var a vida da minha filha e sair do hospital com ela nos braços”.

RECURSOS HUMANOS

INFORMAÇÕES TRANSFORMAM O DIA A DIA DA FAMÍLIA COM A CHEGADA DOS BEBÊS

EXPEDIENTE | DIRETOR-PRESIDENTE Naohiro Doi DIRETOR INDUSTRIAL E TÉCNICO Róbinson Félix DIRETOR COMERCIAL Fumihiko Yamada COORDENADORA DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS Leida Hermsdorff Horst Gomes COMI-TÊ EDITORIAL Carlos Fernando Soares Fernandes, Fernando Palha Leite, Edson Valgas de Paiva, Marcelo Silva Coelho, Rodrigo Pinto de Oliveira, Rudson Carlos Vieira e Yara Aparecida Furbino de Melo. PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO Café c/ Design FOTOS Arquivo TIRAGEM 6.000 exemplares FALE COM O FIBRA Site: www.CENIBRA.com.br | Twitter: twitter.com/CENIBRA | Facebook: www.facebook.com/CENIBRA | e-mail: [email protected] | Telefone: 31 3829.5582 SEDE FÁBRICA BR 381 | km 172 | Belo Oriente | Minas Gerais | CEP 35196-972 | Telefone: 31 3829.5010 | Fax: 31 3829.5260 BELO HORIZONTE Avenida Afonso Pena, 1964 | 7º andar | Bairro Funcionários | CEP 30130-005 | Telefone: 31 3235.4041 | Fax: 31 3235.4002

SELOFSC

2

RECURSOS HUMANOS

Uma parceria entre Sebrae e CENIBRA levou para os em-presários de Belo Oriente e região o Empretec, progra-ma que proporciona amadurecimento das características empreendedoras, melhorando a competitividade e as chances de sucesso no mercado.

O seminário identifica e desenvolve o comportamento em-preendedor, utilizando dinâmicas e práticas vivenciais que ajudam os participantes a aplicar os conhecimentos adqui-ridos. Foram seis dias de imersão e 60 horas de capacita-ção em que os participantes se envolveram em atividades e debates que os motivam a ter visão empreendedora.

DICAS PARA EMPRETECOS

Quem são esses seres chamados “empretecos”? São pessoas que realizaram o Seminário Empretec ministra-do no Brasil pelo Sebrae, mas elaborado pela ONU, e que trabalha as características do comportamento dos em-preendedores. Confira algumas dicas para empretecos e empreendedores.

» Verifique seus comportamentos mais fortes e pra-tique-os, pois, com certeza, foi por eles que muitos conseguiram manter suas empresas.

» Verifique seus comportamentos a melhorar e busque ferramentas para ajudar na prática. Exemplo: se seu comportamento de planejamento e monitoramento sistemáticos não é tão forte e você se perde na gestão financeira de sua empresa, busque um curso na área.

» Junte um grupo para compartilhar os problemas e buscar soluções em conjunto. Vários empretecos se reúnem e buscam informações para as empresas par-ticipantes, auxiliando a elaborar o Plano de Negócios.

» Frequente palestras focadas em suas necessidades e busque conhecimento em livros, revistas, jornais e sites.

» Converse com outros empreendedores, visite outros negócios (concorrentes inclusive).

» Escreva! Isso ajuda no planejamento e estimula o pro-cesso criativo.

AMPLIAR ASCHANCES DE SUCESSOEMPRETEC APERFEIÇOA HABILIDADES DE NEGOCIAÇÃO E DE GESTÃO DOS EMPRESÁRIOS

O EMPRETEC

A metodologia do programa foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é aplicada no país exclusiva-mente pelo Sebrae. O seminário analisa os participantes levando em conta 10 características: busca de oportu-nidades e iniciativa, persistência, comprometimento, exigência de qualidade e eficiência, busca de informa-ções, estabelecimento de metas, planejamento e moni-toramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos e independência e autoconfiança.

» Procure conhecer seu cliente, converse com ele, veja como ele age e analise suas demandas e anseios. Seja inovador.

» Planeje seu tempo e energia.

» Escreva suas metas e faça o planejamento para al-cançá-las.

3

RECURSOS HUMANOS

Incentivar o esporte por ser uma prática saudável de ativi-dade física e como forma de confraternizar com os empre-gados é um valor da CENIBRA. Seguindo esse conceito, os empregados-atletas participaram de dois eventos esporti-vos este ano, os Jogos do Sesi e o Torneio Sindex/MG.

Na competição dos Jogos do Sesi a CENIBRA participou em quatro modalidades de futebol na fase local em Ipatinga, realizadas nos meses de julho e agosto: Futebol Society Livre, Futsal, Futebol Society Master e de Campo, sendo vi-toriosa nas duas últimas. Competiram também as equipes de Vôlei de Quadra feminino e Atletismo. Em novembro, a equipe de Society Sênior entrará em campo para competir.

A modalidade campeã Society Master participou ainda da fase regional em Governador Valadares, em setembro, e sagrou-se vice-campeã. No último final de semana de outubro, essa equipe foi convidada pelo Sesi para parti-cipar da fase estadual em Uberlândia, da qual se sagrou campeã. O Vôlei e o Atletismo fizeram sua participação diretamente na fase estadual em Uberlândia e também receberam medalhas. O Vôlei levou o ouro, enquanto o Atletismo recebeu dois bronzes, pelo revezamento 4x100 e salto a distância.

ESPORTE QUE INTEGRA E MOTIVA

Empregados participam de disputa no Sindex

Equipe de Society Master foi campeã na fase estadual

“Doze horas de viagem, 70 empresas, 610 atletas. O desafio estava lançado. Equipe desfalcada, montada às pressas, equipe de um homem só. Veteranos e estre-antes, rostos estranhos, outros nem tanto. Apreensão, euforia, responsabilidade, assim tudo começou. Viagem cansativa, hora de colocar em prática tudo que aprende-mos e treinamos. Vitória logo de cara, para dar confian-ça! Correria, de jogador a torcedor, agora é pressão total nos adversários. Primeiro revés, abalo? Que nada! Hora de transformar um problema em oportunidade. Cobran-ça, personalidade e união. Segundo dia, mais correria, o horário atrapalha vermos nosso guerreiro solitário ga-rantir as primeiras medalhas. Jogos decisivos, coração dividido entre torcer e aquecer. Pensamento positivo, classificações garantidas, sentimento unânime de que era pouco. Último dia, agora é tudo ou nada, aquele frio na barriga. Na quadra, primeiro set garantido, hora de ir para o campo. Jogo duro, equipes invictas. Pensamen-to se divide com gritos de longe, ‘é campeão’. Agora é concentração total, dar aquele algo a mais, placar desfa-vorável, qualidade individual, trabalho em equipe, virada emocionante. De longe, gritos ‘vamos CENIBRA’. Ufa! Reforço chegou, confiança renovada, vitória garantida, agora sim...é campeão!”

Empregado atleta do Society Master Felipe Guerra Car-neiro - analista Florestal SR.

TORNEIO SINDEX

O torneio organizado pelo Sindex contou com a parceria da CENIBRA mais uma vez e foi realizado nos meses de maio e setembro em Pingo D’água, Ipaba, Guanhães, Naque e Nova Era. Participaram empregados florestais, das coordenações de Comunicação e RH, supervisores, coordenadores e gerentes. “É um momento ímpar para estreitar relações e parce-rias, além de aproximar mais os empregados do setor administrativo e operacional. Nesse dia, como nos de-mais, mantém-se o respeito, mas como tudo acontece de maneira mais informal e descontraída, quebra-se o gelo e esquece-se um pouco das hierarquias. Geralmen-te a rotina dos empregados da Florestal é bem cansativa, e esse tipo de lazer traz mais qualidade de vida aos tra-balhadores”, pontua o supervisor de Operação Florestal, Wanderson Carlos Mendes.

4

Para celebrar e reconhecer o resultado do trabalho rea-lizado pelos instrutores internos da CENIBRA em 2016, o Departamento de Recursos Humanos promoveu um evento especial para os 182 instrutores de todas as re-gionais e seus respectivos gestores. Na oportunidade, os instrutores receberam certificado, brinde e almoço espe-cial, como reconhecimento ao trabalho desenvolvido. “A CENIBRA investe significativamente na formação e de-senvolvimento das pessoas e acredita no sucesso desta premissa de repasse de conhecimento por meio de seus instrutores internos”, salienta a coordenadora de Desen-volvimento Organizacional, Yara A. Furbino de Melo.

Hoje, mais do que nunca, o grande desafio das orga-nizações é a atração e retenção de pessoal qualificado em todos os níveis de competências, principalmente nas técnicas. Reconhecendo que o papel do instrutor de treinamento é de suma importância para a obtenção de resultados positivos, o operador de Máquina André Luiz Carlos Vieira é instrutor interno há seis anos e se diz motivado a ampliar sempre seus conhecimentos, para assim repassá-los aos trainees de operação. “Tenho um prazer enorme em ser instrutor interno, porque quando entrei na Empresa fui trainee de operação e atualmente trabalho para repassar os conhecimentos com a mesma dedicação que tiveram comigo. Sei da importância des-

APLAUSOS PARA OS INSTRUTORES INTERNOS

sa tarefa e, por isso, procuro estar sempre atualizado e aprendendo, assim posso ensinar o melhor para quem está começando na função.”

O trabalho diferenciado realizado pelos instrutores in-ternos da CENIBRA fortalece o atingimento de metas e resultados competitivos. A maturidade técnica dos ins-trutores no que diz respeito à compreensão e aplicação do processo de ensino-aprendizagem voltado para o negócio da Empresa é competência fundamental para a transferência de conhecimento, proporcionando trocas de experiências e ambiente de contínuo aprendizado.

Instrutores internos da Regional de Nova Era

RECURSOS HUMANOS

Instrutores internos da Fábrica5

DESTAQUE

CENIBRA COMEMORA44 ANOS E HOMENAGEIA EMPREGADOS

6

Na década de 1970, período em que a CENIBRA foi fun-dada, o Vale do Aço possuía muita experiência com o setor industrial, uma vez que já funcionavam grandes metalúrgicas na região. Com a implantação da fábrica de celulose foi construída uma nova dinâmica para o setor industrial, até então totalmente voltado para a si-derurgia.

A fabricação de celulose começa na terra, cultivando o eucalipto que abastece a unidade industrial da Empresa. Diversos cuidados são tomados para que a madeira cor-responda aos rigorosos padrões de qualidade. Para isso são utilizados modernos equipamentos e técnicas atuais de silvicultura, capazes de assegurar a excelência ao lon-go de todo o processo e minimizar impactos ambientais.

A CENIBRA gera atualmente 7.700 empregos. Cálculos econômicos estimam a geração de mais 45.500 empre-gos indiretos, voltados total ou parcialmente para as ati-vidades econômicas e sociais da Empresa. Os efeitos mul-tiplicadores dessa relação permitem calcular que 183.000 pessoas formam o contingente familiar dos que contam com a renda desses empregos para sua subsistência.

COMEMORAÇÕES

Para a CENIBRA, a comemoração do aniversário é uma oportunidade de reconhecer o empenho, competência e dedicação dos empregados que contribuem para o de-senvolvimento da Empresa. Além do baile comemorativo para os homenageados que completaram 10, 20, 30 e 40 anos, os empregados da Fábrica e do Viveiro Florestal participaram de um almoço de confraternização. Assim como os empregados florestais das regionais.

HOMENAGEADOS 10 ANOS

Empregados das regionais participam de almoço para celebrar o aniversário da CENIBRA

7

HOMENAGEADOS 20 ANOS

“Sonhava trabalhar aqui, e felizmente neste ano com-pletam-se 20 anos que faço parte desse time de sucesso. Trabalhar nesta Empresa é uma felicidade imensa para mim. Isso representa que todos os meus esforços vale-ram a pena. Desejo que a CENIBRA continue trilhando seu caminho de sucesso por muitos e muitos anos e que eu continue fazendo parte dessa grande equipe.”

Ricardo Panicali Carlech, operador de digestor e branqueamento

HOMENAGEADOS 30 ANOS

“Completar 30 anos trabalhando, e na mesma Empre-sa, sugere que a decisão de manter essa união é mútua e, para mim, é uma sensação de vitória, de privilégio. Quando eu digo ‘privilégio’ é porque, mesmo com todas as transições que ocorreram durante esses longos anos, mudanças de cargo e setor, pude fazer a escolha de fi-car, pois durante toda minha vida profissional a relação com a CENIBRA foi de respeito, comprometimento, flexi-bilidade e principalmente gratidão. E é também de uma forma muito tranquila que em breve deixarei a Empresa para viver uma outra etapa da minha vida, que é a apo-sentadoria. E como não poderia ser diferente, a CENIBRA nos proporciona todo o apoio com orientações de eco-nomia doméstica, saúde e também psicológico, por meio do Programa Para Aposentadoria (PPA).”

Maria de Fátima Mendes Soares, técnica Adminis-trativa do Departamento de Suprimentos

“Cheguei pela primeira vez na CENIBRA em dezembro de 1984, como auxiliar administrativa, contratada tem-porariamente no Departamento de Suprimentos. Mas foi em fevereiro de 1987 que entrei definitivamente para o quadro de funcionários, como auxiliar de Processos de Compra na mesma área em que iniciei no contrato temporário. De lá pra cá, foi um constante aprendizado, passando por diversas áreas, até que em 2001, quando a CENIBRA se tornou 100% japonesa após a compra da antiga Vale do Rio Doce, houve a necessidade de subs-tituição do sistema da Vale pelo atual sistema integrado SAP. Fui indicada para participar do projeto de implanta-ção, e após o projeto passei a ocupar o cargo de especia-lista. O SAP, sem dúvida, foi um marco na minha história aqui, dentre tantos outros projetos dos quais tive o or-gulho de participar e contribuir para o crescimento desta grande Empresa. Após completar 30 anos e revendo mi-nha trajetória até aqui, só consigo pensar em uma pala-vra: gratidão! Gratidão pela segunda ‘família’ e ‘amigos’ que construí aqui, gratidão por ter tido a oportunidade de realizar essa caminhada com a plena certeza de que tem sido uma parceria de trocas constantes.”

Lizi Zaidan, especialista de Suprimentos

8

9

HOMENAGEADO 40 ANOS

“Em todos esses anos, nunca saí de casa pensando que o trabalho seria um fardo, uma imposição necessária, mas sim uma oportunidade. Preciso agradecer muito a Deus por ter me colocado neste caminho ao lado de pessoas tão especiais. Só assim foi possível aprender, evoluir e crescer como pessoa e profissional ao mesmo tempo em que criava com dignidade minha família. Eu já me apo-sentei e continuo trabalhando. Tinha possibilidades de prosseguir em outras áreas, mas a escolha de continuar aqui, com certeza, tem tudo a ver com o ambiente de trabalho, com as amizades, com a sensação de bem-es-tar, de me sentir útil e fazer a diferença. Com certeza carregarei na memória, para sempre, tudo o que vivi aqui.”

Sebastião Soares Ricardo, supervisor da Área de Re-cuperação de Utilidades e Produtos Químicos

NO CAMPO

NO CAMPO

Otimizar o transporte de madeira é uma das principais tarefas da Coordenação de Logística Florestal e Infra-estrutura da CENIBRA. Para esse fim, foi desenvolvido um projeto que implementou o uso de 40% de tritrens na frota da Regional Rio Doce e região dos Cocais. An-teriormente, eram utilizados apenas caminhões do tipo bitrem. Para viabilizar o uso dos tritrens foram realizados estudos de viabilidade técnica, com adequação de estra-das e novos controles operacionais.

Usando essa nova configuração de transporte foi pos-sível diminuir a tarifa de frete, em virtude do aumento

A CENIBRA sediou, nos dias 25 e 26 de outubro, a 56ª reunião do Programa Temático de Silvicultura e Manejo (PTSM), coordenado pelo Instituto de Pesquisas e Estu-dos Florestais (IPEF), com participação de aproximada-mente 90 pessoas, sendo 18 empresas do setor florestal e quatro instituições de ensino.

Anualmente, são realizadas duas reuniões sediadas pelas empresas participantes, nas quais resultados de pesqui-sas são divulgados, assuntos são debatidos e há inter-câmbio de experiências nas áreas de silvicultura e mane-jo florestal.

No primeiro dia, foram realizadas apresentações pelas equipes e discutidos diversos assuntos, entre eles quais critérios são adotados para recomendação da condução

TRANSPORTE SUSTENTÁVEL

PESQUISAFLORESTAL

da capacidade de carga. Outro ganho foi a redução do número de caminhões em trânsito nas rodovias, com consequente diminuição dos desgastes dos pavimentos e emissão de poluentes, por exemplo. Quanto aos aspec-tos ambientais, a redução anual de 260 mil litros de die-sel equivale a aproximadamente 676.000 kg de dióxido de carbono que deixaram de ser lançados na atmosfera.

Além do aumento da capacidade de carga, a CENIBRA melhorou as condições das estradas de acesso aos pro-jetos florestais, o que contribuiu também para o tráfego das comunidades no entorno.

das brotações e como é feito o manejo da brotação, com foco na nutrição e fertilização e no controle de plantas daninhas. Já no segundo dia, a CENIBRA apresentou em campo os resultados de experimentos que embasam o manejo operacional atualmente adotado na Empresa para as áreas de 2ª rotação, bem como trabalhos em andamento para minimizar perdas produtivas devido à compactação dos solos.

A CENIBRA enxerga este programa cooperativo como fonte de informações técnicas. Quando são detectados pontos fracos ou oportunidades de melhoria em nosso manejo atual são realizados ajustes ou iniciadas pesqui-sas aplicadas, com o objetivo de garantir a sustentabili-dade econômica e ambiental do processo de produção de madeira da CENIBRA.

TRITRENS TRAZEM GANHOS PARA A EMPRESA, COMUNIDADE E MEIO AMBIENTE

11

MEIO AMBIENTE

Dentre os diversos projetos ambientais realizados pela CENIBRA, destaca-se o Programa de Recuperação Am-biental, que tem uma contribuição direta para a manu-tenção da quantidade e qualidade da água produzida dentro das áreas da Empresa.

Por meio de um Termo de Cooperação Mútua firmado entre a CENIBRA e o Instituto Estadual de Florestas - IEF, será feito o cercamento de 116 nascentes localizadas na região da bacia hidrográfica do rio Suaçuí Pequeno, no município de Peçanha. O objetivo é aumentar a disponi-bilidade hídrica e melhorar a qualidade da água produzi-da nessa bacia, que é uma das principais fontes de abas-tecimento de água para a sede do município. O projeto conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Peçanha e da Emater.

“A formalização desse Termo de Cooperação é resulta-do de esforços da CENIBRA no sentido de agregar vários atores em prol da recuperação das nossas bacias hidro-gráficas”, contextualiza o analista Ambiental Sebastião Tomás Carvalho.

As ações de recuperação ambiental estão sendo expan-didas de forma a contemplar propriedades inseridas no Programa de Fomento Florestal e vizinhos das terras da Empresa. Outra ação desenvolvida para esse público foi a confecção de uma cartilha de conscientização que apresenta práticas preventivas ou corretivas simples de conservação do solo e da água nas propriedades rurais. A ideia é mostrar a importância da máxima manutenção possível da água.

A maioria das propriedades rurais existentes na região Leste de Minas Gerais são pequenas e muitas possuem

ÁGUA: CUIDADOE PRESERVAÇÃO

Uma das nascentes no município de Peçanha

importante papel no abastecimento de água de comuni-dades rurais localizadas nas mesmas bacias hidrográficas. Em muitos casos, a utilização e a conservação da água nessas propriedades rurais são ineficientes, potenciali-zando ainda mais o deficit hídrico atual. “Com a cartilha esperamos um maior engajamento dos produtores sobre o tema, mostrando a eles a importância do manejo ade-

12

ÁGUA: CUIDADOE PRESERVAÇÃO

quado em sua propriedade na vida de outras pessoas”, destaca o coordenador de Fomento Florestal, Gilberth de Paula Ferrari.

A crise hídrica enfrentada atualmente não aconteceu de imediato, nem é fruto de um setor produtivo, mas sim resultado de um longo processo de diversos aconteci-mentos que contribuíram para o problema. Entre eles, o uso irrestrito e irresponsável dos recursos hídricos, as práticas de gestão ineficientes e a ausência de políticas públicas para preservação do recurso. É fundamental que todos possam compreender que a solução deve ocorrer a partir de ações efetivas, parcerias sérias, no sentido de readequar o uso dos recursos hídricos na sociedade (por empresas, instituições e pessoas) e sua devida recupera-ção e preservação.

Neste sentido, a CENIBRA pratica uma gestão ambien-tal que busca o equilíbrio entre a execução das ativida-des operacionais e a preservação do meio ambiente. Programas de monitoramento de água, solo, fauna e flora são desenvolvidos em parceria com instituições especializadas. Os resultados destes monitoramen-tos são considerados no planejamento das atividades operacionais, bem como na definição de estratégias de conservação e proteção do patrimônio natural da Empresa, composto por mais de 103 mil hectares de

Atividades no Parque Multifuncional comemoram o Dia Mundial da Árvore e Dia das Crianças

Nascentes localizadas na região da bacia hidrográfica do rio Suaçuí Pequeno serão cercadas

matas nativas. Esta área (maior do que o exigido legal-mente) é povoada por uma rica fauna silvestre e conta com diversos lagos e cursos d’água devidamente pro-tegidos. Estas áreas abrigam mais de 4.500 nascentes devidamente protegidas, que fornecem água limpa para as comunidades vizinhas da Empresa, bem como mantêm a biodiversidade.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

As celebrações para o Dia da Árvore deste ano também abordaram o tema “água”. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do município, 45 alunos da Escola Municipal Agnes Pereira, de Catas Altas, visitaram o Vale das Borboletas, participaram de uma caminhada na trilha interpretativa e fizeram reflexões sobre ecologia e ecos-sistema. Também plantaram árvores nativas às margens do rio Maquiné.

Além disso, foram realizadas blitz educativas em frente ao Viveiro Florestal, em Belo Oriente, e atividades do Pro-jeto Ambiente e Arte em Virginópolis, Bugre e Quartel do Sacramento, em Bom Jesus do Galho. Já no Parque Multifuncional, as ações mesclaram aprendizado e diver-são ao unir atividades de educação ambiental e come-morativas do Dia das Crianças.

13

DESENVOLVIMENTO

A CENIBRA esteve presente com o CENIBRA Móvel na Expo Inox realizada no Clube Alfa, em Timóteo. Duran-te o evento foram repassadas orientações e exibidos ví-deos sobre a aplicabilidade do eucalipto e da celulose, as práticas de proteção das águas, combate a incêndios florestais, preservação ambiental, além da apresentação dos projetos sociais que o Instituto CENIBRA realiza nos municípios da área de atuação. A exposição foi ideali-zada para integrar os setores industrial, comercial e de prestação de serviços de forma a alavancar estratégias de desenvolvimento regional.

Também mostrando a aplicabilidade do eucalipto e da celulose no dia a dia da sociedade, a CENIBRA participou da Feira Multissetorial de Santa Bárbara. O foco da feira é a economia e as conexões empresariais, objetivando for-talecer o desenvolvimento econômico de Santa Bárbara e região. Assim, a estratégia é trabalhar a construção coletiva da sustentabilidade, desenhar os diferentes mo-dais da economia com os empresários locais e regionais, compartilhar visões de negócios, preservação ambiental e de resultados. O evento contou ainda com programa-ção cultural e mostra gastronômica.

No estande da Empresa em Santa Bárbara, os visitan-tes puderam conhecer de perto a textura da celulose em várias etapas, desde as mudas, passando pela madeira cortada, os cavacos que vão para o cozimento, a polpa de celulose, a polpa branqueada. Como a última etapa

MARCANDO PRESENÇA

mostra os produtos do dia a dia que contêm celulose ou eucalipto em sua composição, os participantes puderam visualizar sua aplicabilidade. Do eucalipto tudo se apro-veita: das folhas, extraem-se óleos e essências utilizadas em produtos de limpeza e alimentícios, em perfumes e até em remédios. A casca oferece tanino, usado para curtir o couro; o tronco fornece madeira para sarrafos, lambris, ripas, vigas, postes, varas, esteios para minas, mastros para barco, tábuas para embalagens e móveis. Já sua fibra é utilizada como matéria-prima para fabrica-ção de papel e celulose.

FEIRAS EM TIMÓTEO E SANTA BÁRBARA CONTAM COM A PARTICIPAÇÃO DA CENIBRA

Participantes acompanham vídeos sobre a aplicabilidade do eucalipto no CENIBRA Móvel

Os visitantes conheceram a textura da celulose em várias etapas de sua produção

14

Atualizando o sistema de mensageria, correio eletrônico e Intranet em uso há mais de 15 anos na CENIBRA, o Departamento de Tecnologia e Infraestrutura está im-plantando a suíte de aplicativos Office 365 em todos os computadores da Empresa. O processo de troca come-çou com um piloto em 2016 no Departamento de Tec-nologia da Informação. Este ano, com a troca de parte dos microcomputadores, foi iniciado o processo de im-plantação para as demais áreas da Empresa. A previsão de conclusão é dezembro de 2018.

O Office 365 oferece acesso a vários serviços e softwares construídos em torno da plataforma Microsoft Office e roda diretamente no navegador, ou seja, é inteiramen-te on-line. “Dessa forma, o serviço dispensa qualquer tipo de instalação. Basta criar uma conta, fazer algumas configurações e começar a criar textos, editar planilhas e gerar apresentações de slides, por exemplo”, esclarece o coordenador de Tecnologia e Infraestrutura, Miguel Ân-gelo Antunes Luz.

NOVO OFFICE: MAIS SEGURO E DESCOMPLICADO

Entre os benefícios da implantação está a simplificação do armazenamento, com sincronização e compartilha-mento de arquivos on-line; a edição de documentos com outros usuários em tempo real e de qualquer lu-gar; realização de conferências on-line, além de e-mail, calendário e contatos compartilhados. Miguel destaca ainda que, com a mudança, é possível “proteger dados e manter as informações mais seguras e de acordo com as políticas de conformidade da CENIBRA”.

Adotando as melhores práticas para garantir a melhoria contínua da governança corporativa, a CENIBRA reforça a cada dia seu compromisso com a transparência, a ética e os valores e princípios organizacionais. Construir uma cultura organizacional ética, forte e que seja absorvida pelos empregados possibilita a todos o discernimento sobre como agir diante dos dilemas vivenciados no dia a dia.

Na CENIBRA, o Compliance tem o objetivo de construir, desenvolver e manter a cultura ética na Empresa. A ges-tão da estrutura “Compliance” Corporativo foi desig-nada ao Diretor-Presidente, Naohiro Doi, com a função de “Compliance Responsible” Corporativo, e Toshiki Kurahashi, responsável também pela Assessoria de Go-vernança Corporativa, para a função de “Compliance Leader” Corporativo. O sucesso do Compliance depende do comprometimento de todos com os padrões de ho-nestidade e integridade e as atitudes responsáveis.

TECNOLOGIA

DESENVOLVIMENTO

COMPROMISSOCOM A ÉTICA

15

PORTOCEL

No dia 2 de outubro, Portocel atingiu um importante marco: 100 milhões de toneladas embarcadas desde o início das operação, em 1978. O marco foi atingido com o embarque de 30.730 toneladas de celulose no navio Saga Explorer, cujo destino foi o porto de Changshu, na China. A cada ano, Portocel fica mais eficiente: enquan-to as primeiras 10 toneladas, em 1994, levaram 16 anos para ser embarcadas, nos últimos sete anos esse tempo foi reduzido para uma média de um ano e oito meses.

Para a diretora superintendente da Portocel, Patricia Las-cosque, o bom desempenho operacional se deve a um conjunto de fatores. “Há uma série de competências que contribuem para resultados como este, passando pelo comprometimento dos nossos trabalhadores próprios, trabalhadores avulsos e outros parceiros”, destaca.

DE OLHO NA INOVAÇÃO

Sempre atenta à modernização dos seus processos, Por-tocel lançou recentemente o projeto InovaPorto, durante um workshop sobre Design Thinking. Com participação dos gestores, a iniciativa visa criar uma maneira de ino-var dentro da empresa por meio da interação de ideias que proporcionem soluções transformadoras, trazendo ganhos como o aumento da produtividade e da eficá-cia dos processos. A missão de todos os envolvidos será estimular na companhia uma visão ainda mais criativa e ampliar a cultura inovadora.

PORTOCELATINGE UM NOVO MARCO:100 MILHÕES DE TONELADAS

Também focada no desenvolvimento do porto, uma equipe da Portocel realizou uma visita à Fábrica da CE-NIBRA em setembro. Eles conheceram o Viveiro, a área onde a celulose é embalada e os trens carregados para o transporte até o porto. “Encontros assim estreitam os laços e são positivos, porque dessa forma conhecemos o processo produtivo antes da nossa prestação de servi-ço”, destaca a analista de Desenvolvimento e Captação Mariana Costa Oliveira.

SEMANA DE SEGURANÇA

Sem perder de vista a preocupação com a segurança, Portocel realizou a Semana Interna de Prevenção de Aci-dentes do Trabalho e Meio Ambiente (Sipatma), e em paralelo a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalhador Portuário (SIPATP), voltada para os trabalha-dores portuários avulsos. Com o tema “Segurança Equili-brada, Vida Valorizada”, o evento envolveu empregados da Portocel, Fibria e de 38 empresas parceiras. Segundo a técnica de Segurança do Trabalho Cristina Correa Dias, “fizemos uma abordagem corpo a corpo e mostramos a necessidade do envolvimento de todos para garantirmos mais segurança em nosso dia a dia”.

Uma das principais atrações foi a exibição de uma empi-lhadeira, na qual os trabalhadores podiam conhecer como é o funcionamento dentro da cabine. “A demonstração da empilhadeira levou à reflexão sobre o cuidado que se deve ter ao andar na área”, ressaltou o cipeiro Nair Corsino.

Marco atingido pelo navio Saga Explorer, cujo destino foi o porto de Changshu, na China

16