magazine agrofest - agosto/setembro 2015

52
Ano II - Edição 08 - Agosto / Setembro 2015 Distribuição gratuita DRONES E VANTS GANHAM ESPAÇO NA AGRICULTURA E EVENTOS Páginas 12, 13 e 14 Páginas 36 e 37 ARMAZENAMENTO INADEQUADO DE GRÃOS O melhor da Agropecuária, Rodeio e Negócios

Upload: magazine-agrofest

Post on 23-Jul-2016

275 views

Category:

Documents


29 download

DESCRIPTION

Magazine AgroFest, Edição nº 08 - Agosto/Setembro 2015 | Distribuída em São José do Rio Preto/SP e mais 33 cidades da Região.

TRANSCRIPT

Page 1: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

11

Ano II - Edição 08 - Agosto / Setembro 2015

Dis

trib

uiçã

o gr

atui

ta

DRONES E VANTS GANHAM ESPAÇONA AGRICULTURA E EVENTOSPáginas 12, 13 e 14 Páginas 36 e 37

ARMAZENAMENTO INADEQUADO DE GRÃOS

O melhor da Agropecuária, Rodeio e Negócios

Page 2: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

2

Page 3: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

3

Page 4: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

4

EXPEDIENTE

EDITORIAL

Leandro Gasparetti José Eduardo Costa

Diretor GeralLeandro Gasparetti17 99151-5658 | [email protected]

Diretor ComercialJosé Eduardo Costa17 99774-0591 | [email protected]

Jornalista ResponsávelLeandro GasparettiMTB: 76039/SP

Jornalista André Luiz de Oliveira SouzaMTB: 75680/SP

Fotografi aLeandro Gasparetti

Projeto Gráfi co/DiagramaçãoRede A Comunicação 17 99212-1016

ImpressãoFotogravura Rio Preto17 3016-4000

ColaboradoresEmbrapa, Ministério da Agri-cultura, PMZG, Alta Genetics, Comunic, Phábrica de Ideias, BigTires, Luciana Omena, André Silva, Thiago Mastellini, Paulo Belarmino, Bruno Xavier, Tonho Prado, Patrícia Marchi, Carla Prado Silveira.

Tiragem5 Mil Exemplares

Periodicidade Bimestral Distribuição Gratuita

SUMÁRIO

AGRONEGÓCIO EM FOCO! AgroFest

“Jesus eu confi o em Vós”

06 AgroArteARTE COUNTRY VIAJA PELO MUNDO

12 AgroTecnologiaDRONES E VANTS NA AGRICULTURA E EVENTOS

24 AgroCulturaNOVO MARACUJÁ DA EMBRAPA

08 AgroGenéticaINSIMINAÇÃO ARTIFICIAL

16 AgroRodeioLANÇAMENTO DO BARRETÃO ACONTECEU EM SÃO PAULO

18 AgroCaféUM BOM CAFÉ E BOAS PRÁTICAS

30 AgroVeterinárioAFECÇÕES PODAIS EM BOVINOS

MONTE APRAZÍVEL RODEIO FESTIVAL

23 AgroRodeio

28 AgroMercadoCRESCIMENTO DO MERCADO DE PNEUS

34 AgroRodeioTANABI RODEIO FESTIVAL REÚNE 50 MIL PESSOAS

36 AgroGrãosARMAZENAMENTO INADEQUADO DE GRÃOS

38 AgroOvinosMANEJO ADEQUADO REDUZ MORTES DE CORDEIROS

40 AgroExpoEXPÔ ARAÇATUBA 2013 TEVE AUMENTO EM 17%

42 AgroExpoMEGALEITE 2015 BATE RECORDE

48 AgroSocialSOCIAL WESTERN POR LEANDRO GASPARETTI

44 AgroHorse POR LUCIANA OMENA

45 AgroClassificados CLASSIFICADOS DE FAZENDAS

10 AgroRodeioEMPATE NO COUNTRY BULLS 2015

21 AgroProjetoVOTE SIM PROJETO DE LEI / RODEIO

Distribuição em 34 cidades Bady Bassitt, Bálsamo, Barretos, Bebedouro, Catanduva, Cedral, Cosmorama, Cardoso, Fernandópolis, Guapiaçu, Icém, Ipiguá, Jales, José Bonifácio, Mirassol, Monte Aprazível, Mirassolândia, Neves Paulista, Nova Granada, Novo Horizonte, Orindiúva, Onda Verde, Olímpia, Paulo de Faria, Potirendaba, Palestina, Poloni, Riolândia, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Santa Fé do Sul, Tanabi, Votupo-ranga, Minas Gerais: Fronteira

*Artigos assinados representam opiniões dos autores. A opinião da Revista se expressa no editorial.

Mais uma edição da Revista AgroFest concluída. Nes-ta edição, matérias que abordam assuntos atuais e importantes, como Arte Country, Inseminação Arti-

fi cial, Drones e Vants na agricultura, Café e boas práticas no campo, Novo Maracujá, Mercado de Pneus, Armazenamento inadequado de grãos e Manejo adequado de Cordeiros.

Além de eventos que são destaques na região e no Brasil, como Rio Preto Rodeo Country Bulls, Tanabi Rodeo Festival, Rodeio de Monte Aprazível, Expô Araçatuba, Megaleite 2015 e o Lançamento da 60ª Festa do Peão de Barretos, a maior festa do peão da América Latina. Aproveite e acompanhe no nosso portal as notícias voltadas para o agronegócio e o rodeio, que acontecem na região e no Brasil, além da partici-pação de grandes parceiros e a satisfação de cada leitor que carinhosamente nos fala do sucesso da revista. Isso e muito mais nesta edição.

46 AgroModaPOR PATRICIA MARCHI

Page 5: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

5

Page 6: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

66

AgroArte

O universo country sempre encan-tou os apaixonados pelo rodeio e, foi por essa inspiração que a

artista plástica, Norma Vilar, que atua há 29 anos no circuito das artes, resol-veu lançar a série “Versáteis”.

“Recebi o convite da arquiteta, Bia Gadia, para desenvolver uma série de obras dentro do universo country e então mergulhei em minhas próprias raízes” explica Vilar. Nascida em Améri-co de Campos, passou sua infância fre-quentando os rodeios da região, pois seu pai, Samuel Vilar, foi presidente da Festa do Peão por alguns anos, além de passar parte de sua adolescência dispu-tando prova dos três tambores, o que a fez ter mais contato e convívio com o mundo country. Atualmente, sua ga-leria de artes fi ca em São José do Rio Preto.

“Todo esse meu convívio me ajudou a ter inspiração para criar minhas obras,

ARTE COUNTRY VIAJA PELO MUNDO

claro, que pesquisei um pouco mais em revistas, livros e fi lmes” conta Vilar.

Suas obras receberam destaque não só apenas no Brasil, como foram expos-tas em outros países como Portugal, Estados Unidos, Argentina, Inglaterra, Emirados Árabes, México, França, Es-panha e Itália. “A 1ª obra que batizei dei o nome “Cavalaria“ e foi para Roma, na Galeria de Arte Contemporânea do Centro Histórico de Roma, na Itália” co-menta Vilar.

Recentemente, inaugurou esta série no Costelão da Alarme, em São José do Rio Preto, com 21 obras inéditas para um público com mais de 800 pessoas, sendo que umas das obras foi doada para o leilão que aconteceu lá e os re-cursos fi caram para instituição Alarme. “Foi uma oportunidade incrível de levar arte para este público que, assim como o titulo da exposição, são “Versáteis” fi naliza Vilar. A artista plástica Norma Vilar

Page 7: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

7

Fotos: Divulgação / Leandro Gasparetti

ARTE COUNTRY VIAJA PELO MUNDO

Page 8: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

88

AgroGenética

O mercado de leite tem apresen-tado melhoras desde o início deste ano, quando esteve no

fundo do poço. Sem dúvida está cres-cendo e continuará assim, até pela des-valorização do real, o que encarece a importação do produto, fortalecendo o mercado interno”, comenta o presi-dente da Alta Genetics, Heverardo Car-valho.

Hoje, a grande difi culdade dos cria-dores é ter uma produção de leite ren-tável e sustentável. Muitos têm adota-do o sistema de pecuária de precisão, para que os negócios fl uam de forma

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL“ mais planejada e que não haja des-

perdícios e sim, lucro. A pecuária de precisão consiste em ter uma boa in-seminação artifi cial, manejo (inclusive sanitário) e uma boa alimentação. Mas para que este sistema dê resultado, é preciso que o pecuarista invista em tec-nologias.

Com o objetivo de auxiliar este mer-cado de forma efi ciente, a Alta dispõe de produtos e sistemas de qualidade para o desenvolvimento do gado de lei-te. É a única central com o maior núme-ro de animais provados, proprietária de 65% dos 20 melhores touros provados,

com sêmen disponível e selecionados pelo Sumário ABCGIL – Associação Bra-sileira dos Criadores de Gir Leiteiro.

A inseminação artifi cial para a pe-cuária leiteira é um dos pilares para aumentar o índice da produtividade dos animais, pois evita a monta natu-ral com o uso de touros não provados, podendo evitar doenças sexualmente transmissíveis e que comprometem tanto o rebanho quanto a qualidade do produto fi nal. Além disso, a genética do rebanho pode ser estudada, com a possibilidade de aumentar o número de bezerras através do sêmen sexado.

Uma boa alternativa para aumentar a produção de leite

Page 9: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

9

Fonte: Ministério da Agricultura - Fotos: Divulgação /Mapa

INSEMINAÇÃO ARTIFICIALVeja como inseminação artifi cial pode auxiliar o criador na produção de leite:

1 - Possibilita o uso de sêmen de touros provados (com teste de progênie, ou seja, usa-se touro com certeza de resultado positivo)2 - Evita gastos de investimentos com a compra de touros3 - Permite cruzamentos alternados entre raças diferentes4 - Viabiliza a padronização do rebanho com a utilização de poucos reprodutores em muitas vacas5 - Facilita o registro de dados e informações a respeito do manejo e reprodução dos animais6 - Aumento do número de descendentes de um reprodutor, além de permitir o uso do sêmen de touros após sua morte.

SOBRE A ALTAA Alta hoje é considerada uma das maiores e mais importantes centrais de coleta, processamento e distribuição de sêmen do

mundo -foi fundada no Brasil em maio de 1996, em Uberaba, Minas Gerais, sob o comando de Heverardo Rezende de Carvalho. Composta por mais de 130 colaboradores em sua Matriz em Uberaba, e mais de 700 em todo o país.

O Brasil tem boas perspectivas com o mercado leiteiro. Após sucessivos recu-os no segundo semestre de 2014, o pre-ço do leite pago ao produtor tem dado sinais de recuperação em 2015.

De acordo com pesquisas realizadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) 2015, da Esalq USP, durante o mês de maio, a alta foi de 4,4 % em relação ao mês de abril, passando por R$0,9334 / litro na média brasileira.

As expectativas são boas, mas todo cuidado é pouco. O pecuarista deve fi -car com o olho no gado e o outro nas contas, para que seu negócio tenha

rentabilidade. É necessário que saiba no que investir e o que investir. E sem sombra de dúvidas, a inseminação arti-fi cial tem comprovado sua efi ciência e seus resultados.

A Alta tem investido em cursos de inseminação artifi cial em todo o Brasil para conscientizar e alertar os pecuaris-tas dos benefícios deste sistema. Atual-mente, possui hoje 20 centros de trei-namento e oferece cursos desde 2006. O conteúdo completo das aulas capaci-ta o participante a realizar a insemina-ção artifi cial de maneira profi ssional.

Mais informações acesse o site da www.altagenetics.com.br. Presidente da Alta, Heverardo Carvalho

Uma boa alternativa para aumentar a produção de leite

Page 10: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

1010

AgroRodeio

1010

EMPATE NO COUNTRY BULLS

Dois competidores dividiram o pri-meiro lugar do Monster Energy PBR, em São José do Rio Preto,

realizado de 15 a 19 de julho. Alex Mar-cílio e Edmílson Gonçalves foram os grandes campeões da etapa, ambos to-talizando 435,75 pontos. Entre os tou-ros, a fi vela de melhor da noite foi para Bipolar, da Cia Paulo Emílio.

A fi nal fi cou marcada pelo encontro

dos quatro líderes do campeonato. Luciano Henrique de Castro, Edmílson Gonçalves, Denner Barbosa e Otávio Marino disputaram ponto a ponto du-rante toda etapa e chegaram juntos à última disputa. Apenas Marino, revela-ção da temporada 2013, não conquis-tou pontos durante os oito segundos.

A maior nota da noite foi para Alex Marcílio, com 91,75 pontos. O competi-

ALEX MARCÍLIO E EDMÍLSON GONÇALVES EMPATAM NO PRIMEIRO LUGAR EM RIO PRETO

dor chegou à fi nal invicto, com 85 pon-tos em média. A etapa teve ainda a par-ticipação dos atletas Timothy Vaugham, dos Estados Unidos, e Luis Alonso Villar-real Flores, do México. Os locutores da festa foram Umberto Junior, Daniel Ti-biriçá e Luciano Delarco, além de Wilson Borges, como locutor comercial, Kaká de Barretos, como comentarista e na animação da arena o Palhaço Pirueta.

Classifi cação Três tambores masculino1 – Abilio Malaguti – 33.9422 – Alex Alves – 34.4583 – Paulo Peres – 34.6274 – Denivaldo G. Lima – 34.88835 – José R. da Silva – 35.121

Classifi cação Rodeio em Touros1/2 – Alex Marcílio – 435,75 pontos1/2 – Edmílson Gonçalves – 435,75 pontos3 – Luciano H. de Castro – 434,75 pontos4 – Dener Barbosa – 348,50 pontos5 – Leandro C. Pereira – 335,25 pontos

Fotos: Leandro Gasparetti

Page 11: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

11

Classifi cação Final Três Tambores 1 - Lidiane Canova 50.1852 - Paula Ferreira 50.2153 - Ana Carla Lodi 50.4504 - Karina Bergamo 50.4565 - Amanda Amaral 50.563

A disputa foi muito emocionante e acirrada, com 100% do lucro da prova e algumas doações espontâneas foram doadas a dois projetos sociais em rio preto: Cenfi e Projeto Valquírias que

Categoria – Mirim1 – Ana Beatriz Amaral – 33.8352 – Olivia Calsaverini – 35.326 3 – Ana Laura Iquegami – 35.4144 – Benji Iquegami – 38.5455 – Matheus Silva – 45.858

Campeões da Prova de LaçoPedro Gonzaga e Roberto Kuschnaroff

atendem a 1.600 crianças carentes. Com a iniciativa do casal do bem Dr. Paulo Fasanelli e Tauane Fasanelli pela realização e iniciativa.

Final de FestaE para encerrar com chave de ouro a

grandiosa festa com as duplas Carreiro & Capataz e Mato Grosso & Mathias fi -zeram um showzaço para a galera.

Page 12: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

1212

AGEAGEAGENDANDANDAeventoseventoseventos

CURSOS - CONGRESSOS

II Congresso Sobre Tecnologia Da Produção De Alimentos Para Animais – 16 e 17 de Setembro –

Informações: www.cbna.com.br/site

Congresso Abraves 2015 – 20 a 23 de Outubro – Campinas/SP

Informações: [email protected]

Agroleite Castrolanda 2015 - 20 a 24 de Outubro - Local: Parque de

Exposições Dario Macedo Castro/PR – Informações: www.castrolanda.coop.br

RODEIOS

Festa do Peão de Urupês/SP – 09 a 12 de Setembro / @Ekip_Rozeta

Festa do Peão de Ibirá/SP – 08 a 11 de Outubro / @Ekip_Rozeta

Festa do Peão de Icém/SP 08 a 11 de Outubro

Festa do Peão de Duplo Céu/SP 08 a 11 de Outubro

Olímpia Master Bulls 08 a 11 de Outubro

Festa do Peão de Cosmorama/SP – 08 a 11 de Outubro / @Ekip_Rozeta

Built Ford Tough World Finals 21 a 25 de Outubro Las Vegas/NV / PBR

Festa do Peão de Joaquim Távora/PR – 29 de Outubro a 01 de Novembro / @Ekip_Rozeta

EXPOSIÇÕES / ENCONTROS

EMAPA – Exposição Municipal Agropecuária de Avaré - 08 a 14

de Setembro – Local: Parque de Exposições Fernando Cruz

Pimentel – Avaré/SP

AgroTecnologia

12

Nos últimos anos a tecnologia vem ganhando espaço e facilitando, cada dia mais, trabalhos que,

antigamente, demorariam meses ou talvez anos. Uma tecnologia que vem auxiliando e ganhando espaço, além de reduzir tempo e custos no agrone-gócio são os drones e vants (veiculo aé-reo não tripulado), sendo que o drone pode ser utilizado em áreas menores, e, o vant, seria em áreas maiores, ambos com a mesma precisão, pois seguem

DRONES E VANTS GANHAM ESPAÇO NA AGRICULTURA E EVENTOS

um plano de voo feito previamente no computador através de um software específi co.

“Antigamente não era possível sa-ber, com exatidão, o sucesso da im-plantação de um canavial, pois não ti-nha como detalhar um percentual de brotação nas linhas. Hoje, entre 60 e 70 dias pós plantio, com a utilização de Drones e Vants, podemos mapear com precisão toda área plantada e defi nir se há necessidade do replantio ou não,

Page 13: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

13

DRONES E VANTS GANHAM ESPAÇO NA AGRICULTURA E EVENTOS

além de colocarmos todas as linhas do plantio georeferenciadas, e desta for-ma, poder utilizá-las em um arquivo específi co para as colhedoras” explica Gledson Reis, agricultor e com 11 anos de experiência em agricultura de pre-cisão, onde trabalhou na Agropecuária CFM Ltda e proprietário da FotoDro-nes, empresa especializada em agricul-tura de precisão e empreendimentos.

Além de conseguir resolver questões de defi ciência no plantio o drone auxi-

lia na detecção de doenças que possam prejudicar a lavoura , sendo que antiga-mente, mesmo utilizando imagens de satélites ou fazendo voos com aviões não permitia visualizar, detectar o mo-tivo e a expansão de alguma doença que afetaria a produtividade, gerando assim prejuízo aos produtores rurais. Hoje, com a utilização dos drones ou vants, este levantamento torna-se mais rápido, preciso e viável economicamen-te. “Fazemos o levantamento planialti-

métrico de uma área a ser loteada, an-tes mesmo da incorporadora negociar, podendo assim, fazer um pré projeto e estudo da viabilidade econômica” explica Reis. Além do estudo, pode-se fazer o levantamento das construções de casas e lotes, permitindo assim, que as Prefeituras possam recalcular, com exatidão, o IPTU de cada imóvel. “Pro-curamos oferecer serviços diferencia-dos que auxiliem as Prefeituras no reca-dastramento do IPTU” comenta Reis.

Fotos: Leandro Gasparetti / Gledson Reis

Gledson Reis, proprietário da Foto Drones

www.fotodrones.agr.br17 99179 7068

Page 14: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

1414

AGEAGEAGENDANDANDAeventoseventoseventos

14

EXPOSIÇÕES / ENCONTROS

Expoinel Nacional – 24 e 25 de Setembro – Local: Parque Fernando

Costa – Uberaba/MG

Expofeira de Pelotas – 05 a 12 de Outubro – Local: Parque Ildefonso

Simões Lopes – Pelotas/RS – www.associacaoruraldepelotas.com.br

48ª Expo Barretos – 05 a 11 de Outubro – Evento realizado junto com o Encontro de Muladeiros –

Realização: Sindicato Rural do Vale do Rio Grande - Local: Parque do

Peão – Barretos/SP

Pork Expo – 18 a 20 de Outubro Local: Hotel Recanto Cataratas

Foz do Iguaçu/PR www.porkexpo.com.br

BW Expo 2015 – 20 a 22 de Outubro Evento internacional focado em

negócios destinados às tecnologias a serviço do meio ambiente

Local: Centro de Eventos Pro Magno Jacareí/SP

www.acodrenagem.com.br

BeefExpo – 21 e 22 de Outubro Evento para Pecuaristas - Local: Hotel Recanto Cataratas - Foz do

Iguaçu/PR - www.beefexpo.com.br

14ª Pet South America – 27 a 29 de Outubro – Expo para empresas de nutrição, saúde animal, higiene

e beleza, acessórios, serviços e equipamentos para o setor pet e

veterinário - Local: Expo Center Norte Pavilhão Vermelho

e-mail: [email protected]

LEILÕES:

Leilões Anísio Haddad – Todas as quintas-feiras às 18hrs - Local:

Recinto de Leilões Anísio Haddad Informações: (17) 3227-2299

Casa Branca Agropastoril – 12 de Setembro - Será Leiloados 500 touros

e fêmeas (Angus, Brahma e Simental Sul-Africano)

www.casabrancaagropastoril.com.br

AgroTecnologia Foto: Dawison Pinheiro

Já voltado para o ramo de eventos, o fotógrafo Dawison Pinheiro, teve seu primeiro contato com drones em 2009, em Las Vegas, nos Estados Uni-dos. Chegando ao Brasil, começou a estudar a tecnologia, pois como é formado em Ciências da Computação e apaixonado por fotografi a, decidiu unir o útil ao agradável, e começou a projetar e se especializar em drones, para imagens aéreas.

“A paixão e a dedicação me levaram a produzir imagens aéreas com meus drones em países como Estados Uni-dos, Itália, Peru, Chile, Argentina e Ja-pão” comenta Pinheiro.

Ministrou workshops e cursos em todo o Brasil e Japão, participando, também, do maior congresso de fo-tografi a de casamentos da América do Sul, o Wedding Brasil, onde teve a oportunidade de falar sobre a aplica-ção de drones para eventos.

Tanto que, por se tratar de uma tec-nologia nova, eles não possuem leis ou normas para se pilotar, mas são oferecidos cursos para que as pesso-as aprendam a manuseá-los. “Sempre fui apaixonado por aeromodelismo, então, desde pequeno pilotava aviões, tanto, que as pessoas mais experien-tes utilizam as leis e normas do aero-modelismo para pilotar os drones e

vants, pois se você não souber pilotar, pode machucar alguém” fi naliza Reis.

O fotógrafo Dawison Pinheiro

www.dawisonpinheiro.com.br17 99191 9008

Page 15: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

15

Page 16: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

16

AgroBarretão Fotos - Arquivo Pessoal

Aconteceu no dia 29 de julho, o lançamento da 60° Festa do Peão de Barretos, no Espaço

das Américas, em São Paulo. O even-to contou com a presença de artistas, celebridades e convidados, além de ter

Maior Festa de Peão da América Latina completa 6 décadas

LANÇAMENTO OFICIAL DA 60ª FESTA DO PEÃO DE BARRETOS ACONTECEU EM SÃO PAULO

sido apresentada a rainha deste ano, Beatriz Augusto, pelo presidente de Os Independentes, Jeronimo Muzetti. Confi ra abaixo algumas celebridades clicadas pela Magazine Agrofest, que esteve presente no evento.

Page 17: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

17

Page 18: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

1818

AgroCafé Fonte: Syngenta

UM BOM CAFÉ E BOAS PRÁTICAS NO CAMPO

Agora, beber aquele cafezinho pode ser melhor do que você imagina. Além dos benefícios

que a bebida traz para a saúde e para a economia do Brasil, ela também reforça sua contribuição para o meio ambiente.

Um bom exemplo disso começou no Brasil lá em Ribeirão da Onça, Minas Gerais, no sítio de Maria Aparecida da Silva, uma das integrantes do projeto NUCOFFEE Sustentia, da Syngenta, quando seu fogão passou a ser abas-tecido de biogás, vindo de nada mais, nada menos, que o processamento do nosso amado café.

O café produzido pela Maria é des-cascado antes de ir para a etapa de se-cagem, para fi car mais saboroso. Esse processo, fundamental para a produ-

ção do grão de qualidade, utiliza água, o que acaba gerando resíduos. Pensan-do nisso, foi desenvolvida uma nova forma, mais sustentável, para que um café gostoso não custasse caro para a natureza. E a solução encontrada foi um sucesso: transformar as águas resi-duárias do café em biogás garantindo, ao mesmo tempo, boa qualidade.

Isso foi possível graças a um biodi-gestor, instalado por uma parceria da NUCOFFEE com a UTZ Certifi ed, uma certifi cadora internacional, e a empresa de consultoria costarriquense Aceres. A água é armazenada em um tanque especial, onde são colocadas bactérias que consomem a carga orgânica do lí-quido e geram substâncias que são ab-sorvidas por outras bactérias, em um

ciclo que resulta no gás.Em média, a cada mil litros dessa

água, é possível gerar 30m³ de biogás, o que equivale a mais de 18,84 litros de gasolina.

Mas o biodigestor não faz só isso: ele também trata o esgoto da propriedade, para que seja descartado sem que pre-judique a natureza.

Mas é claro que essa técnica não vai fi car apenas lá em Ribeirão da Onça. Como parte do Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta (The Good Growth Plan), a ideia é que essa inicia-tiva seja disseminada para outros pe-quenos produtores que fazem parte do NUCOFFEE Sustentia, promovendo muito mais do que um café delicioso: mas uma agricultura sustentável.

Biogás gerado pela produção de café!

18

Page 19: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

19

Biogás gerado pela produção de café!

Page 20: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

2020

Page 21: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

21

Devido a uma série de questio-namentos sobre o rodeio, o de-putado federal, José Augusto

Rosa, mais conhecido como Capitão Augusto, decidiu tomar uma atitude e lançou um projeto de lei que visa con-siderar como patrimônio cultural o ro-deio.

Segundo o Deputado, o rodeio pro-vém do trabalho das fazendas, tendo sido transportado o que era praticado na zona rural para as arenas e trans-formado em esporte, com regras, nas quais o bem-estar animal é prioridade

AgroProjeto

VOTE SIMmáxima.

Estima-se que ocorram mais de 2.000 rodeios em todas as regiões do país. O público pagante é estimado em 24 mi-lhões - bem acima do futebol, o que de-monstra sua importância e vinculação com a cultura do povo brasileiro.

“Isto se justifi ca pela importância e abrangência que este esporte repre-senta, movimentando a economia e o turismo brasileiro” fi naliza Augusto.

Ajudem a tornar o projeto em lei para valorizar o rodeio no Brasil, aces-sem o site, via QR Code, e votem.

PROJETO DE LEI TORNARÁRODEIO PATRIMÔNIO CULTURAL

Page 22: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

22

AgroLikeHorse

22

Page 23: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

23

MONTE APRAZÍVEL RODEIO FESTIVAL REÚNE 35 MIL PESSOAS

AgroRodeio

Com entrada franca em duas noi-tes, o Monte Aprazível Rodeio Festival 2015 reuniu cerca de 35

mil pessoas e superou as expectativas do Clube dos 22, que organizou o even-to em parceria com a Prefeitura. A fes-ta foi realizada entre os dias 12 e 15 de agosto.

“O evento foi maravilhoso, contrata-mos grandes artistas pensando nas di-ferentes gerações que foram o público do Rodeio de Monte Aprazível”, afi rma Romulo Cury.

“Na parte das montarias, a etapa da Ekip Rozeta foi um espetáculo, com os melhores competidores fazendo uma fi nal histórica. E ainda tivemos uma brilhante fi nal na Prova dos Três Tam-bores e homenagens pelos 10 anos do evento, dirigidas ao locutor Umberto Junior e ao salva-vidas Tulio Rocha, que são da cidade”, completou Romulo.

O diretor também destacou os be-

nefícios que o evento trou-xe para a economia local. “Em uma época de crise, com certeza foi excelente para a economia de Mon-te Aprazível e cidades vizi-nhas.

O peão Leandro Carvalho Pereira, de Icém, foi o gran-de campeão das montarias em touros. Ele somou 443 pontos em cinco paradas. Na fi nal, Leandro montou o animal Desencontro, da Cia. Neto Oger/2 D, de Buri-tama, e recebeu 91,25 pon-tos, a maior nota do rodeio.

A grande revelação Luciano Henri-que Castro, de Guzolândia, fi cou em segundo lugar, com 441,75 pontos. O pódio foi completado por Lucas Duarte de Souza (439,25 pontos), Arthur Lon-ghini Neto (434,75) e Francis Gustavo

Dezembro (431,50).A Cia Cia. Neto Oger/2 D fi cou com o

prêmio de melhor boiada, com média de 43,21 pontos, e o melhor touro foi Agressor, da Cia. Paulo Emílio, de Rio Preto, que recebeu média de 45,75 pontos.

Foto: Leandro Gasparetti

Page 24: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

24

AgroCultura Fonte: Embrapa - Foto: Fabio Faleiro

NOVO MARACUJÁ DA EMBRAPA CHEGA AO MERCADO BRASILIENSEOs primeiros frutos de maracujá

silvestre BRS Pérola do Cerra-do, primeira cultivar de mara-

cujá silvestre lançada pela Embrapa, começam a chegar às mesas dos con-sumidores do Distrito Federal. Apesar de pertencer à família dos maracujás, a cultivar BRS Pérola do Cerrado tem tamanho, cor, forma e sabor que pou-co lembram o maracujá comercial. O peso varia entre 50g e 120g. Em menos de um mês, foram vendidos entre 40 e 50 quilos do fruto, ao preço de R$ 10 o quilo.

“Estamos entrando no mercado aos poucos. Os produtores estão organiza-dos na Associação, que vai crescendo

junto com a BRS Pérola do Cerrado. À medida que tivermos maior produ-ção, poderemos atender um mercado maior”, fi naliza Carlos Daher, presiden-te da Associação dos Fruticultores Fa-miliares e Produtores de Maracujá do Distrito Federal e Entorno (Aprofama), que reúne cerca de 40 produtores, es-palhados nos estados do DF, MG, RJ, MT e GO.

Embora ainda não tenha uma estima-tiva da produção, Daher espera ampliar as ações de mercado com a próxima sa-fra no DF, prevista para agosto. A ideia é introduzir o BRS Pérola do Cerrado na merenda escolar de escolas da rede pú-blica de ensino do DF.

Page 25: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

25

Page 26: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

26

A Ford Báltico está com novo “design”:

agora é Ford Manhattan.

Para ficar mais próximo de seus clientes, um dos sócios proprietários resolveu mudar-se para a cidade de São José do Rio Preto e implementar na empresa um grande investimento em modernidade e tecnologia para atender ainda melhor seus clientes.

Para aproximar mais esse vínculo, a FORD Manhattan preparou uma mega campanha que te leva para a ilha de Manhattan, em Nova York.

Ford Manhattan, um novo conceito espera por você.

A Ford Báltico está com novo “design”:

agora é Ford Manhattan.

Para ficar mais próximo de seus clientes, um dos sócios proprietários resolveu mudar-se para a cidade de São José do Rio Preto e implementar na empresa um grande investimento em modernidade e tecnologia para atender ainda melhor seus clientes.

Para aproximar mais esse vínculo, a FORD Manhattan preparou uma mega campanha que te leva para a ilha de Manhattan, em Nova York.

Ford Manhattan, um novo conceito espera por você.

Page 27: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

27

A Ford Báltico está com novo “design”:

agora é Ford Manhattan.

Para ficar mais próximo de seus clientes, um dos sócios proprietários resolveu mudar-se para a cidade de São José do Rio Preto e implementar na empresa um grande investimento em modernidade e tecnologia para atender ainda melhor seus clientes.

Para aproximar mais esse vínculo, a FORD Manhattan preparou uma mega campanha que te leva para a ilha de Manhattan, em Nova York.

Ford Manhattan, um novo conceito espera por você.

A Ford Báltico está com novo “design”:

agora é Ford Manhattan.

Para ficar mais próximo de seus clientes, um dos sócios proprietários resolveu mudar-se para a cidade de São José do Rio Preto e implementar na empresa um grande investimento em modernidade e tecnologia para atender ainda melhor seus clientes.

Para aproximar mais esse vínculo, a FORD Manhattan preparou uma mega campanha que te leva para a ilha de Manhattan, em Nova York.

Ford Manhattan, um novo conceito espera por você.

Page 28: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

28

AgroMercado Fotos: Divulgação

No mundo digital é muito mais fá-cil e rápido para as empresas ga-nharem projeção e se tornarem

referência em seus respectivos seto-res de atuação e, para isso acontecer, basta oferecer serviços diferenciados, que funcionem, e que sejam executa-dos de maneira efi ciente e com custo acessível. Alinhada com essa proposta está a ideia do empresário do ramo de importação Marcos Favaro, fundador da Bigtires e criador do slogan ‘Pneus Pesados a um click’, modelo de negó-cios inovador, com enorme potencial de crescimento e que certamente será seguido por outras empresas do seg-mento no futuro.

Criada em 2014, a Bigtires se especia-lizou em vender pneus pesados para os segmentos agrícola, mineração, in-fraestrutura, portuário, entre outros, a partir de uma plataforma que opera na internet, e mais recentemente vem ocupando seu espaço também nas redes sociais. Com isso a empresa viu seu faturamento crescer exponencial-mente, inclusive, já pensa em crescer sua infraestrutura de distribuição pelo País, a fi m de atender a demanda que não para de crescer.

A Bigtires conta atualmente com in-fraestrutura tanto de pessoal quanto de malha logística para armazenagem e distribuição que nos permite aten-der todo o Brasil, com o menor tempo possível e oferecendo preços competi-tivos. “A partir de uma infraestrutura física que reúne centros de distribuição e apoio técnico, mais escritórios de vendas nos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Pará conseguimos atender de maneira bas-tante ágil diferentes mercados nos seg-mentos de atacado e também varejo”, afi rma Marcos Favaro.

A empresa oferece diversos canais de atendimento para proporcionar ao cliente total comodidade e efi ciên-

cia do serviço. Através da Big Tires é possível escolher o produto pneumá-tico por telefone, chat online, Skype, Whatsapp, Nextel, e-mail, ou mesmo selecionar diretamente a opção – fale conosco – no website. “É importante informar que a companhia que comer-cializa marcas já conceituadas no mer-cado como Firestone, Westlake, Allian-ce e Advance, aposta no alto rigor e qualidade dos processos de fabricação das fabricantes para colocar produtos com certifi cado de procedência no mercado”, diz Favaro.

Atualmente, a Bigtires conta com 45 representantes em diversos Estados do Brasil e também equipes comerciais fi xas na matriz e fi liais nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Pará e Minas Gerais. “Muita gente já está utilizando a maneira simplifi cada para comprar pneus com a Big Tires, os fa-zendeiros e as grandes indústrias apro-vam a tecnologia a favor do serviço”.

Segundo Favaro, os clientes têm per-fi s diversifi cados e os principais clien-tes são as construtoras, mineradoras,

BIGTIRESALINHADA A UM NOVO MODELO DE NEGÓCIOS, A EMPRESA APOSTA NO ENORME POTENCIAL DE CRESCIMENTO

usinas, locadoras de máquinas, que inclusive representam 4% do consumo, fazendas, pedreiras, revendedores e também pessoas físicas, a empresa possui um departamento comercial es-pecífi co para essa operação. “O e-com-merce traz grandes benefícios para os clientes e consumidores, sendo que o maior ganho fi ca para os consumido-res, e proporcionar compras mais efi -cientes, oferecendo um maior leque de escolhas é uma das maiores vantagens para utilizar esses serviços”, diz.

Para Nídia Guimarães, gerente de marketing da Bigtires, o e-commerce é uma importante vitrine da empresa, tudo acompanhado de perto por pes-soal especializado que atualiza as infor-mações, diariamente, além da equipe de atendimento do site. “O site é muito utilizado principalmente pelos clientes que procuram o produto na internet, ou visualizam a Big Tires em algum site de direcionamento. Queremos levar para o cliente a confi abilidade de uma compra segura pela internet mesmo sendo um produto especifi co”, afi rma.

CRESCENDO NA VELOCIDADE 4G

Page 29: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

29

Page 30: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

3030

AgroVeterinário

Conhecidas popularmente como “brocas”, “frieiras”, etc., as enfermidades podais dos bovi-

nos assolam todas as categorias de produção, sendo a pecuária leiteira a mais afetada diretamente.

Várias são as causas de doenças de casco em bovinos, sendo a prin-cipal delas as infecções bacterianas, conhecidas como pododermatites bacterianas, contagiosas, difíceis de diagnosticar e que são as maiores responsáveis pela queda da produ-ção leiteira e de desempenho repro-dutivo, tendo em vista o grande des-conforto causado pelas lesões, que só são percebidas quando já estão em um grau muito avançado e de difí-cil tratamento.

Os animais que têm seus cascos

AFECÇÕES PODAIS EM BOVINOS

tomas, muitas vezes representados por claudicação (manqueira) severa, queda geral de desempenho e relu-tância em se locomover, ficando o animal boa parte do tempo deitado.

A prevenção se faz com a utiliza-ção de pedilúvios, manejo alimentar correto, instalações adequadas e cas-queamentos preventivos, a fim de se prevenir e, se for o caso, tratar pre-cocemente quaisquer lesões que po-deriam se desenvolver futuramente.

Nos casos de lesões já diagnosti-cadas, o tratamento se faz com o casqueamento e o uso de antimicro-bianos sistêmicos e locais, necessi-tando-se muitas vezes de interven-ções cirúrgicas realizadas por Médico Veterinário capacitado para a resolu-ção do problema.

PAULO BELARMINOMédico VeterinárioCRMV-SP: 30.174 / CRMV-MS: [email protected]

afetados por alguma enfermidade, seja esta qual for, passa grande parte do dia deitado, têm sua alimentação e hidratação prejudicadas pela difi-culdade locomotora, refletindo dire-tamente na produtividade.

Outras enfermidades podais podem ter origem traumática, como fraturas digitais, hematomas de sola e úlceras de sola, origem metabólica como la-minites, solas duplas e crescimento exacerbado das unhas e por fim, en-fermidades causadas por falhas na integridade do casco associadas à de-ficiência de microminerais, deixando expostas à microrganismos todas as estruturas do casco, aumentando as-sim o risco de contaminações.

O diagnóstico de enfermidades po-dais se faz com a observação dos sin-

Fotos: Paulo Belarmino

ANTES

DEPOIS

Responsáveis por grande parte das quedas de produtividade e desempenho reprodutivo nos rebanhos bovinos, as enfermidades podais são merecedoras de grande atenção por parte

dos produtores, refletindo diretamente na lucratividade da atividade pecuária.

Page 31: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

31

& Convidados10 anos de Criação

8º Leilão Haras8º Leilão Haras

17 de outubro | sÁBADO | 20hsDurante o Potro do Futuro e Copa dos Campeões da ABQM • Avaré SP

8º Leilão Haras8º Leilão Haras

I n f o r m a ç õ e s : www.harasnsa.com.br • wvleiloes.com.br

(18) 3551 9696www.wvleiloes.com.br

Transmissão:Sintonize com antecedência

Leiloeira: Apoio:Assessoria:Realização:

(31) 9105-1100 • (31) 9103 7043www.hippusassessoria.com.br

Mário Garcia e FamíliaQuarto de Milha - Guaíra SP

ParabólicaPolarização horizontal 1100 MHz

Realização:

Mário Garcia e Família

55511515515Assessoria:Assessoria:Assessoria:Assessoria:Assessoria:Assessoria:Assessoria:Assessoria: Transmissão:

Sintonize com antecedênciaTransmissão:

Sintonize com antecedênciaTransmissão:

Sintonize com antecedênciaLeiloeira: Transmissão:

Sintonize com antecedênciaTransmissão:

Sintonize com antecedênciaTransmissão:

Sintonize com antecedênciaTransmissão:

Sintonize com antecedênciaLeiloeira: Transmissão:

Sintonize com antecedência

1111111111155555555555555115511555551515115555515555555& Convidados

10 anos de Criação

8º Leilão Haras8º Leilão Haras

17 de outubro | sÁBADO | 20hsDurante o Potro do Futuro e Copa dos Campeões da ABQM • Avaré SP

& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados& Convidados

8º Leilão Haras8º Leilão Haras8º Leilão Haras8º Leilão Haras8º Leil8º Leilão Haras8º Leilão Haras8º Leil8º Leilão Haras8º Leilão Haras8º Leil8º Leilão Haras8º Leilão Haras8º Leil8º Leilão Haras8º Leilão Haras8º Leil8º Leilão Haras8º Leil8º Leilão Haras8º Leilão Haras

Page 32: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

3232

AgroHumor

PROSAS & CAUSOS COM TONHO PRADO

Oi gente é ieu Tonho Prado!Como vocês já sabem agora todas edições da Magazine AgroFest eu vou tá aqui

com o cêis trazendo muito causo e muita piada boa, bom mas vamo para de prosa porque agora chegou a hora de você se divertir, vamo lá genti.

www.tonhoprado.com.br

O juiz estava interrogando o ladrão .Voce então,admite ter invadido a loja

de roupas quatro vezes?O Ladrão,sim SenhorO juiz, e oque você roubou,Ladrão,um vestido,meretissimo

Juiz,Um vestido? Mas você acaba de declarar que invadiu a loja quatro ve-zes...

É que nas três primeiras vezes , a mi-nha mulher não gostou da cor do ves-tido.

LADRÃO OBEDIENTE

GAROTINHO DE BOBO NADA TEM

A CURA!!!O sujeito diz para o psiquiatra: “Dou-

tor estou com um problema. Toda vez que estou na cama, acho que tem al-guém embaixo. Aí eu vou embaixo da cama e acho que tem alguém em cima. Pra baixo, pra cima, pra baixo, pra cima. Estou fi cando maluco!”

- Deixe-me tratar de você durante dois anos, diz o psiquiatra. Venha três vezes

por semana, e eu curo este problema.- E quanto o senhor cobra? - pergunta

o paciente.- R$ 120,00 por sessão - responde o

psiquiatra.- Bem, eu vou pensar - conclui o sujei-

to.- Passados seis meses, eles se encon-

tram na rua.

- Por que você não me procurou mais? Pergunta o psiquiatra.

- É que, por R$ 120,00 pratas a consul-ta, três vezes por semana, durante dois anos, ia fi car caro demais, aí um sujeito num bar me curou por 10 reais.

- Ah é? Como? Pergunta o psiquiatra.- É que, por R$ 10,00 ele cortou os pés

da minha cama...

Homem: Deus?Deus: Sim?Homem: Posso pedir-lhe uma coisa?Deus: Mas é claro!Homem: O que signifi ca um milhão

de anos para o Senhor?

PEDIDO CELESTIALDeus: Um segundo.Homem: E um milhão de dólares?Deus: Um centavo.Homem: Então o Senhor pode me

dar um centavo?Deus: Espere um segundo.

Dois amigos, ambos casados, estão bebendo no bar

-Não sei mais oque fazer-diz um de-les-toda vez que eu saio, para beber com os amigos é a mesma coisa.chego em casa com os faróis apagados,des-ligo o motor na porta da garagem e

Oque? Aprenda comigo.Eu chego em casa cantando pneu,bato a por-ta,corro pela casa,jogo os sapatos no armário,jogo-me na cama,faço um ca-rinho na minha esposa e digo: que tal um pouco de amor? Ela ronca que é uma beleza!

Conversa de botecoempurro o carro,ando na ponta do pé,-troco de roupa no banheiro,deito na cama com todo cuidado e ainda assim ,a minha mulher acorda e me aporrinha porque eu cheguei tarde.

Pra mim parece claro que você esta fazendo tudo errado -diz o amigo

Assim que o garotinho entra na bar-bearia, o barbeiro disse ao cliente.

Esse é o moleque mais burro do mun-do, fi ca olhando vou lhe mostrar

O barbeiro, então coloca uma moeda de 1 real numa das mãos e na outra duas de 25 centavos

O que você vai querer? pergunta o barbeiro pro menino,oferecendo a ele

as mãos para o menino.Depois de pensar alguns segundos,o

garotinho pega as moedas de 25 centa-vos.

Não falei, diz o barbeiro ao cliente- esse garotinho vem aqui quase todos dias, e nunca aprende

Mais tarde o cliente vê o menino sain-do de uma padaria, com algumas balas

nas mãosEi garoto –diz o cliente,Acho que você

já tem idade pra saber o valor do dinhei-ro,então porque você pegou as moedas de 25 centavos ao invés da de 1 real?

Enquanto abre uma bala, o menino da um sorrisinho e responde.

Porque o dia que eu pegar a de 1 rela acaba a brincadeira.

Page 33: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

3333

Page 34: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

34

AgroRodeio

Com entrada franca em três noi-tes, o Tanabi Rodeo Festival 2015 bateu todos os recordes

de público de sua história. Segundo a Comissão Organizadora, cerca de 50 mil pessoas participaram do evento, que aconteceu entre os dias 8 e 11 de julho.

De acordo com o empresário Fábio Campanholo, o Jhow, diretor da Vale do Sol Eventos, que realizou a festa em parceria com a Prefeitura de Ta-

TANABI RODEO FESTIVAL REÚNE 50 MIL PESSOAS

nabi, o evento atingiu todas as expec-tativas. “Tivemos casa cheia todas as noites, e o público pôde ver grandes espetáculos, dentro da arena e no palco”, afirma.

O peão Marcos Rosa da Silva, de Ipuã/SP, foi o campeão das montarias em touros. Ele somou 345,25 pontos em quatro paradas. Na final, ele mon-tou o animal Fantasma, da Compa-nhia Edi Carlos, e recebeu 87 pontos.

Cássio Aparecido de Souza Dias, de

Aparecida do Taboado/MS, ficou em segundo lugar, com 343,25 pontos. O pódio foi completado por Rodrigo Borges Ferreira (343 pontos), Éder Junior dos Santos (339,5) e Jeferson de Oliveira (339).

A Companhia Neto Oger/2 D, de Buritama/SP, ficou com o prêmio de melhor boiada, com média de 43,07 pontos, e também de melhor touro, com o animal Chapadex, que recebeu média de 43,75 pontos.

Fotos: Leandro Gasparetti - Bruno Xavier

Page 35: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

35

Page 36: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

36

AgroGrãos

Insetos-praga, fungos e micotoxinas somados a ataques de roedores são problemas que têm gerado perdas

consideráveis ao produtor de grãos, em torno de 15%, e estão relacionadas ao armazenamento inadequado da produção. “Nas pequenas proprieda-des familiares que armazenam milho em espiga e que utilizam estruturas rústicas, como paióis de madeira, as perdas causadas por insetos e roedo-res podem, em alguns casos, alcançar mais de 40%”, ressalta Marco Aurélio Guerra Pimentel, pesquisador da área de Entomologia da Embrapa Milho e Sorgo.

Os principais contaminantes dos grãos armazenados são insetos-pra-ga, fungos, micotoxinas e resíduos de agrotóxicos. A contaminação ocorre durante o processo de produção, ain-da na lavoura, e também durante o armazenamento e segue por todas as etapas de processamento do grão, até chegar à mesa do consumidor.

Além da aplicação das boas práticas agrícolas na lavoura e da limpeza nos armazéns, o produtor pode utilizar in-seticidas químicos e inseticidas natu-rais, à base de terra de diatomáceas, para prevenir os contaminantes. “A aplicação de inseticidas pode ser feita nas paredes, estruturas e nos grãos. É indicado, após uma limpeza geral, fa-zer uma pulverização com inseticida, de efeito residual, devidamente reco-mendado pelo Ministério da Agricultu-ra”, afi rma Pimentel.

A redução das perdas na pós-colhei-ta passa pela adoção de boas práticas agrícolas e de controle dos agentes contaminantes, os quais provocam danos aos grãos e podem se manifes-

ARMAZENAMENTO INADEQUADO DE GRÃOS RESULTA EM CERCA DE 15% DE PERDAS

Page 37: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

3737

Fonte: Embrapa - Fotos: Simone Martins Mendes

ARMAZENAMENTO INADEQUADO DE GRÃOS RESULTA EM CERCA DE 15% DE PERDAS

tar ainda na lavoura e durar por toda a fase de pós-colheita. Pimentel frisa que, além das perdas quantitativas, um mau armazenamento também pode provocar perdas qualitativas, as quais podem afetar a segurança alimentar dos humanos e dos animais.

Page 38: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

38

AgroOvinos

MANEJO ADEQUADO REDUZ MORTES DE CORDEIROS

A fase de nascimentos de cordei-ros exige alguns cuidados espe-ciais dos produtores de ovinos.

O frio é a principal causa de mortes entre os recém-nascidos. No entanto, com manejo adequado, os animais conseguem conviver com as baixas temperaturas.

Segundo o veterinário Raul Masca-renhas Santana, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP), o produtor consegue reduzir as mortes de animais com cuidados, que devem começar

Fonte: Embrapa

ainda no fi nal da gestação da ovelha, com nutrição adequada, por exemplo.

O colostro é fundamental. O cor-deiro deve mamar logo nas primeiras horas após o nascimento. Também é importante que o fi lhote não fi que em ambientes frios e úmidos. Nesta época de temperaturas mais baixas, o produ-tor deve deixá-lo em locais com barrei-ras contra o vento e o frio.

“Logo que o animal nasce, na Em-brapa Pecuária Sudeste, mães e fi lho-tes são levados ao curral de manejo

para receberem os primeiros procedi-mentos e a identifi cação com brincos e chips”, explica Mascarenhas. São re-alizadas a pesagem dos animais, a cura do umbigo do cordeiro e a vermifuga-ção da mãe. Após os cuidados iniciais, os cordeiros acompanham as mães no pasto.

Na Fazenda Canchim, sede da Em-brapa Pecuária Sudeste, nasceram até então cerca de 350 fi lhotes. A previsão é o nascimento de 600 animais, no to-tal.

Page 39: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

39

Page 40: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

40

AgroExpô

A Expô Araçatuba que teve sua abertura ofi cial, realizada no dia 08 de julho, contou com a

participação de várias autoridades e presidentes de Sindicatos Rurais de toda a região, dentre os presentes es-tiveram Sérgio Expressão de São José do Rio Preto/SP, presidente da Federa-ção da Agricultura e Pecuária do Esta-do de São Paulo e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Faesp/Senar), Dr. Fábio Meirelles, o secretário de Agricultura (em exercí-

EXPÔ ARAÇATUBA 2015

cio), Rubens Rizek, que representou o governador Geraldo Alckmin, dentre outros.

A 56ª edição da Exposição Agrope-cuária de Araçatuba - Expô Araçatu-ba 2015, realizada de 3 a 11 de julho, contou com julgamentos de animais, leilões, provas equestres, palestras, gastronomia, shows e outras formas de entretenimento. Na área de agro-negócios, o evento rendeu R$ 17,65 milhões, o que representa aproxima-damente 17% a mais do que a edição do

ano passado. O resultado é composto pelo faturamento dos cinco leilões (R$ 5.648.000,00) somado ao valor dos contratos assinados pelo Banco do Brasil durante a feira, cerca de R$ 12 milhões.

Segundo o presidente do Sindicato Rural da Alta Noroeste - SIRAN, Marco Antonio Viol, a movimentação fi nancei-ra do agronegócio fi cou dentro da ex-pectativa – entre R$ 15 milhões e R$ 20 milhões, assim como o número de ani-mais que passaram pelo recinto: 1001.

Foto: Siran

AUMENTOU EM 17% SUA MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA EM RELAÇÃO A 2014

Page 41: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

41

“Em relação ao agronegócio, foi a melhor feira dos últimos anos. Todos os pavilhões do recinto foram ocupa-dos – como há muito tempo não se via, os julgamentos e leilões foram de alto nível, os criadores fi caram satisfeitos e o público compareceu.

Isso tudo quer dizer que as parcerias fi rmadas pelo SIRAN funcionaram, o que nos leva, desde já, a desejar o seu fortalecimento para que nos próximos anos a Expô seja ainda melhor”, con-clui Viol.

Presidente do SIRAN, Marco Antonio Viol, Dr. Fábio Meirelles presidente da (Faesp/Senar) e Sérgio Expressão, presidente do Sindicato de Rio Preto

Fotos: Leandro Gasparetti

O deputado Itamar Borges prestigiou o evento

Page 42: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

42

AgroExpô

COMPETIÇÕES DE ANIMAISAs raças leiteiras com animais em

exposição na Megaleite foram Gir Leiteiro, Holandês, Guzerá, Guzolan-do, Sindi, Indubrasil e Girolando que totalizaram 1.194 animais, que parti-ciparam de competições na pista de julgamento e no concurso leiteiro. Foram batidos cinco recordes de pro-dução na Megaleite. Na raça Guzerá a nova recordista é a vaca Uta FIV JF, de propriedade da Sociedade Educacio-nal Uberabense. Ela produziu 154,880 kg de leite e média de 51,627 kg/leite, sagrando-se Grande Campeã da cate-goria Vaca Adulta. Na raça Girolando, o título de Grande Campeã fi cou com a vaca ½ sangue Boate I Bethania, que produziu 285,610 kg/leite e média de 95,203 kg/leite. Pertencente ao expo-

MEGALEITE 2015 BATE RECORDE

sitor Paulo Ricardo Maximiano, Boate bateu o recorde da Megaleite e Nacio-nal, referente às vacas ½ sangue.

Outro recorde da Megaleite que-brado este ano foi registrado entre as vacas 5/8. A vaca Máxima Harmonia FIV da Prata, do expositor Roberto Assis Peres/Rogério Omar C., produ-ziu 267,700 kg/leite e média de 89,233 kg/leite. Já na categoria Novilha fo-ram registrados dois novos recordes. A novilha 5/8 Afrodite FIV Dubai, do expositor Humberto Renato Ferreira, produziu 224,400 kg/leite e teve média de 74,800kg/leite. Afrodite também conquistou o título de campeã da ca-tegoria Novilha Geral. A novilha Elke FIV Jaguar 1075 Fube, do expositor Eu-rípedes José da Silva, é a nova recor-dista entre as ½ sangue. Ela produziu

218,720 kg/leite e teve média de 72,906 kg/leite.

Na raça Gir Leiteiro não houve que-bra de recorde, mas a vaca vencedora do concurso leiteiro alcançou dupla premiação. Além de Grande Campeã do concurso leiteiro com produção de 167.950 kg/leite e média de 55.983 kg/leite, Mandala Vila Rica também foi a Grande Campeã do julgamento. O ani-mal pertence ao expositor Dilson Cor-deiro Menezes.

Os resultados da pista de julgamen-to da raça Girolando e dos vencedores do Ranking 2015/2015 estão disponí-veis no site da feira (www.megaleite.com.br). Os resultados das raças Gir Leiteiro, Holandês, Guzerá podem ser acessados nos sites das respectivas as-sociações promocionais.

Considerada o maior polo de genética bovino do mundo, a Megaleite 2015, que aconteceu de 30 de junho a 04 de julho, na cidade de Uberaba-MG, atraiu, este ano, cerca de 40 mil pessoas e apresentou as novidades nas áreas de reprodução ani-mal, genética, equipamentos, nutrição e sanidade. Além disso, o evento comprovou que os produtores rurais que atuam

na pecuária leiteira, estão em busca de mais tecnologia e animais de alta qualidade genética em seus rebanhos.Pensando em disponibilizar o acesso às novas tecnologias aos pequenos e médios produtores rurais, a Associação Brasileira

dos Criadores de Girolando e a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA levaram ao evento caravanas de 30 municípios de várias regiões do país. Já os estados do Amazonas, Espirito Santo e Pará, aonde a pecuária leiteira vem crescendo anualmente, foram representadas por cerca de 200 produtores, que foram trazidos pelo Sebrae, em parceria com o Sindicato Rural e Federações de Agricultura – Senar.

Page 43: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

43

Fotos: Wagner Correa - Megaleite 2015

PÚBLICO INTERNACIONALComitivas estrangeiras de diversos

países da América Latina, dentre eles Colômbia, Costa Rica, Nicarágua, Gua-temala, El Salvador, Bolívia, Venezuela e República Dominicana, foram rece-bidas na Megaleite 2015. O presidente Jônadan Ma apresentou aos estran-geiros um panorama da raça no país, o programa de melhoramento genético da entidade e as parcerias com associa-ções de outros países para viabilizar o serviço de registro genealógico, como já ocorreu com a Bolívia. “Estamos ne-gociando com vários países para que possamos assinar termos de coopera-ção técnica relacionados ao registro e ao melhoramento genético”, disse o presidente.

O criador e vice-presidente da As-sociação Colombiana dos Criadores de Zebu da Colômbia Fernando Durán afi rmou que a pecuária leiteira vive seu melhor momento na América Latina, mas alertou para o fato de que acor-dos individuais entre os países possam prejudicar esse crescimento. Segundo ele, os países precisam se unir para fe-char acordos em blocos que garantam melhores resultados para a América Latina. Criadores dos demais países presentes reforçaram que a raça Giro-lando é ideal para alavancar a pecuária em suas regiões por possibilitar a pro-dução a pasto e em maior volume.

AÇÕES POLÍTICASOs desafi os e a situação atual do

mercado de leite no Brasil foram abor-dados durante audiência pública da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislati-va de Minas Gerais (ALMG) realizada na Megaleite 2015. Durante o evento, foi lançada a Frente Parlamentar em Defe-sa da Cadeia Produtiva do Leite, com o objetivo de trabalhar questões em prol do desenvolvimento do setor. O depu-tado Antônio Carlos Arantes (PSDB), que será o presidente da Frente, de-fendeu a transferência de tecnologia para o campo, bem como um incenti-vo tributário ao produtor. Também foi aprovado, no evento e em Assembleia, o Projeto de Lei (PL) 1.885/15, de auto-ria do deputado estadual Bosco, que institui a data de 1º de junho como o “Dia Estadual do Leite”.

PALESTRAS, CURSOS E DIA DE CAMPO

A Megaleite2015 ainda contou com uma programação voltada para capa-citação dos produtores rurais e profi s-sionais do setor. Foram realizados Ciclo de Palestras, Curso de Julgamento da Raça Girolando, Mesa Redonda sobre o Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando, Curso sobre produ-ção de queijo, palestra sobre o cenário econômico do leite e Dia de Campo sobre manejo, pastagem, reprodução, nutrição, genética e publicação do Sumário de Touros e Vacas Girolando 2015.

Page 44: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

4444

AgroHorse

As discussões sem futuro com os ‘ditos’ protetores dos ani-mais seguem. Não adianta bri-

gar. Temos que deixar nosso esporte cada vez mais forte, reunir um número maior de aliados e continuar tratando nossos animais com respeito e amor que eles merecem!

E falar do sucesso de dois bra-sileiros nos Estados Unidos é mostrar essa força. Ano passado Junior No-gueira fez história, ao ser o primeiro brasileiro a classifi car-se para a Na-tional Finals Rodeo da PRCA em uma prova cronometrada, o Team Roping (Laço em Dupla). E o sucesso dele não se deve só a esse feito. Juninho arre-

LAÇO EM DOIS MOMENTOS IMPORTANTES NOS EUA

jeito que estão, ele ganhando provas e somando para o ranking, teremos um fi nal de temporada arrebatador. Ele está em 13° com ganhos de $47.304,53. A NFR acontece de 3 a 10 de dezem-bro.

Brasileiros também estarão na US-TRC em outubro. A maior entidade particular de Team Roping do mundo realiza a fi nal de temporada de 24 de outubro a 1° de novembro, em Oka-lhoma. Devido a parceria com o CPLD aqui no Brasil, um grupo de laçadores já está com passagem marcada e vaga para competir. Ano passado, alguns voltaram com dólar no bolso e prestí-gio por lá.

LUCIANA OMENAJornalista Especializada em [email protected]

bentou laçando com o veterano Jake Barnes, terminando a fi nal em segun-do lugar e a temporada em sétimo.

Longe da família, namorada e amigos, ele se mantém fi rme para a temporada 2015, que está sendo ainda melhor. Na metade do ano (escrevo essa coluna em julho), ele é o quarto melhor peseiro do ranking (ganhos de $57.958,77) e já está assegurado em sua segunda fi nal consecutiva.

Marcos Alan Costa, no Laço Indivi-dual, se a Finals fosse hoje, também estaria em Las Vegas. Uau! Mais um cara gente boa, que está em terras norte-americanas lutando por um so-nho. E se as coisas se mantiverem do

Foto: Photo The America

Em tempos em que se fala muito sobre a Primeira Frente Parlamentar do Rodeio e Similares; votação para tornar o Rodeio patrimônio cultural brasileiro; projeto de lei no Senado Federal que defende a regulamentação do esporte equestre, o esporte vai

muito bem, obrigado! Especialmente, se representados por brasileiros no exterior.

Junior Nogueira e Jake Barnes

Page 45: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

45

AgroClassificados

FAZENDA DE 154 ALQREGIÃO DE ICÉM - SPBenfeitorias: 3 casas e 1 rancho beira rio, poço artesiano, 4 repartições de pasto. Terra de cultura: plana, 2 repre-sas,1 córrego na divisa e 4 km beira rio turvo, toda formada, 2 matriculas e gel referenciada. R$ 10 milhões

FAZENDA DE 2.000 ALQ, 10 KM DO ASFALTO, PRÓX. DE MARTINÓPOLIS - SPCom 80% em cana usina Atena, renda 30 ton, contrato vence em 2016. Dis-tância aprox. de 15 km da usina, boa de montagem, tem até pista de pouso.R$ 50 mil por alqueire

FAZENDA DE 348,4 HEC., CROÃO DE MGSede forrada, 12 divisões de pasto com bebedouro de água, 7 piquetes tbm. c/bebedouro d´água, pastagens de bra-quiarão, massai e nos piquetes tem estilozante, toda curvada, curralama c/ seis currais, duas chiringas, tronco, ba-lança e embarcardouro, barracão gran-

CLASSIFICADOSde, tem varias aguadas no córrego, a 165 km de Barretos, sendo somente 5 km de terra em estrada que vai somen-te nas fazendas e bem conservada o ano inteiro. R$ 5,5 milhões

FAZENDA DE 1.240 ALQ, NO ASFALTO, PRÓX. DE PIRAPOZINHO - SPCom 680 alq. em cana, 100 de eucalip-to, 100 de pasto, renda de 38 ton por alqueire. Distância aprox. de 25 km da usina Cocal, contrato vence em 2018.R$ 45 mil por alqueire.

FAZENDA DE 250 ALQ, 2 KM DO ASFALTO, PRÓX. DE TACIBA - SPCom 155 alq. em cana, 20 de pasto, 11 de eucalipto, renda 30 ton. Distância aprox. de 25 km da Cocal, contrato ven-ce em 2.018. R$ 45 mil por alqueire.

FAZENDA DE 1.500 ALQ, NO ASFALTO, PRÓX. DE PRES. VENCESLAU - SPCom 300 alq. em cana, renda 30 ton,

aprox. 45 km da usina Odebrecht.Contrato vence em 2018. R$ 45 mil por alqueire

FAZENDA DE 985,7 HEC., SÃO DESIDÉRIO - BA Cercada, riacho na propriedade, Oeste da Bahia, produção de soja, algodão e milho, em franca expansão. R$ 2 milhões

FAZENDA DE 201 ALQ, REGIÃO DE ICÉM - SPCom maquinários, bons currais, confi -namento pra 700 cabeças de gado, 4 galpões para guardar tratores, imple-mentos, com ofi cina e mais 2 galpões com 48 baias para gado de elite, área para ordenha com laboratórios. R$ 16 milhões

FAZENDA DE 324 ALQ, REGIÃO DE ICÉM - SPNão tem benfeitoria, 280 alq cana com vencimento 2016 e parte 2017, com mais 20 alq em lavoura. R$ 20 milhões

NV IMÓVEIS EMPREENDIMENTOS

Creci n° 93107Fones.: (17) 3282.2263 / 99713.3831 /

99218.8140 / 99759.2473 (WhatsApp)

Page 46: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

46

Patricia Marchiwww.blogpatycowgirl.com.br

AgroModa

LOOKS NA ABQMFoto: Divulgação e Paty Cowgirl

Os Looks usados pelas Cowgirls no Campeonato Nacional da Associação Bra-sileira do Quarto de Milha (ABQM) 2015. Um dos mais importantes encon-tros da raça Quarto de Milha.

Aconteceu em julho, em Avaré/SP o maior evento equestre da raça quarto de milha, e claro, nós não poderíamos deixar de acompanhar os looks das competido-ras e dos visitantes do evento.

Muito brilho e bordado fi zeram parte do looks das cowgirls, botas de couro e coletes em pelos e acessórios com designer cavalo.

Page 47: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

47

JAPÃO ABRE MERCADO PARA OVOS DO BRASIL

AgroExportação

O Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca (MAFF) do Japão comunicou ofi cialmente que abrirá seu mercado aos ovos do Brasil. Os japoneses aceita-ram a proposta de certifi cado sanitário apresentado pelo Ministério da Agricul-tura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para amparar as exportações de ovos e derivados. Com essa decisão, será reto-mada a possibilidade de exportar esses produtos àquele país, um dos maiores consumidores mundiais de ovos. O Ja-pão é também um mercado importa-dor de referência para outros países.

Em 2014, o Japão importou US$ 70,9 milhões (17 mil toneladas) de ovos e gema. Os principais fornecedores do país foram: Estados Unidos (55,4%),

China (11,4%), Índia (11%) e Tailândia (10,5%).

O Brasil exportou, no ano passa-do, US$ 16 milhões do produto para o

Mais uma conquista de novos mercadosmundo. Os principais destinos das ex-portações brasileiras foram: Emirados Árabes (67,2%), Angola (12,4%) e Bolívia (7%).

Fonte: Ministério da Agricultura

Page 48: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

48

SOCIAL WESTERN

AgroSocial

Por Leandro Gasparetti

01

03

09

04

0706 08

1110

Fotos: Leandro Gasparetti

01 - Alexandre Rodrigues e Rafael Jericó (Galo de Briga Filmes) 02 - Luiz Vicente, Tenente-Coronel e Daniel Guareschi 03 - Nilson Guareschi, Gilmar Torres e Alex Sandro Carvalho 04 - Marcelo Perin (Capitão da PM) e Carlos Siqueira (Capitão - Grupamento Aéreo da PM) 05 - Antonio Rolien Leite Junior e Rosemeire Leite 06 - Vinicius Carvalho e Maisa Nasser 07 - Halim Atique Netto, João Candido Carvalho e João Morelli (Unirp) 08 - Silvia Leal, Evaldo Ribeiro, Marcela Leal e Ana Laura Leal 09 - Iderval Apareci-do de Oliveira e Osmair Guareschi 10 - Keyla Polizello e Emílio Carlos dos Santos (Cacá de Barretos) 11 - Leandro Rabico, Marcelo Gonçalves e o locutor Della Morena

48

0201

05

Page 49: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

49

12 - Pedro Ernesto e Eloy Gonçalves 13 - Andrea Melo, Edmar Gomes Melo e Ricardo Shimana, Ligia Koga Shimana 14 - Flávio Ferreira, Edward Silva e Lucas Ferreira 15 - Fernando Miguel com Zé Neto & Cristiano 16 - Raphael e Pedro Radade 17 - Fabio Mollero e Matheus Calil 18 - Alessandro Mendes e Donizetti Diogo 19 - Sula Miranda e Marcinho Costa 20 – Wagner Mendes e Odair Silva 21 - Neto Garcia, Cyro Penna Junior, Nestor Leonel e Chico Melo 22 - José Luiz (Vermelho), o locutor Adauto Severo e Dj Maionese 23 - Milisa Bittar, Gussie Ferreira da Silva e Lucineia Martini 24 - Vanessa e Leonardo Gasparetti, Rosa Botte e Evaristo Gatti 25 - Morcy Trindade, Erlem Maciel, Paulo de Cassia e Rodrigo do Vale 26 - Romulo Cury, Sr. Fadula, Sebastião Garcia e Umberto Junior

18 19

24

15

21

16

12 13

22

20

2625

17

14

23

Page 50: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

50

27 - Douglas de Paulo, Edmar Gomes Melo e Léo dos Reis 28 - Roberto Vidal e Amanda Françozo 29 - Ney Macedo e Francisco Ficlho (Chicão) 30 - A dupla Roby & Thiago 31 - O casal Caia e Iscilla Piton 32 - Gustavo Caeta, Bruno Tápparo, Giovanni Táppa-ro, Luiz Sergio Franzotti e Breno Tápparo 33 - Ariane Vilella e Ricardo Rocha (Bodinho) 34 - Sol Salvador e Fabiana Teixeira 35 - Aryane Garcia, Arthur e Tato Silvério 36 - Breno, William, Lucas Vinicius e Bruno José (Agromonte) 37 - Paulinho 1001 e Ana Flávia Rodrigues 38 - Fabíola Correia, Jerônimo Muzetti, Joelma Fachini, Malu Nogueira e Mirene Benincasa 39 - Alexandre Sakakisbara, André Modesto, Ricardo Borsato e Beck 40 - Nadja Haddad, Kleber Ferreira e Izabel Pereira 41 - Elaine Madalhano e Adriano Nunes

33 34

39

30

36

31

27 28

37

35

4140

32

29

38

Page 51: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

51

Page 52: Magazine AgroFest - Agosto/Setembro 2015

52