m jornal do mar email: [email protected] -...

24
JM ANO XX - N° 1095 - 29 DE JANEIRO DE 2021 - R$ 2,50 TORRES - ARROIO DO SAL - DOM PEDRO DE ALCÂNTARA - CAPÃO DA CANOA - TRÊS CACHOEIRAS - CAMBARÁ DO SUL TERRA DE AREIA - MORRINHOS DO SUL - MAMPITUBA - MAQUINÉ - ITATI - TRÊS FORQUILHAS - PASSO DE TORRES. JORNAL DO MAR O JORNAL MAIS PREMIADO DE TORRES E DE MAIOR CIR- CULAÇÃO NO LITORAL NORTE Email: [email protected] - [email protected] - FONES 36055159 e 998435690 CLUBE DE TIRO CAPÃO DA CANOA E CLUBE DE TIRO DE TORRES Compra de arma, transferência, recadastramento, Certificado. Respeitando Decretos em razão da pandemia, estamos atendendo atendo apenas por telefone, hora marcada e WhatsApp. Contato: instrutor de tiro Wilson Roberto Matzebacher, credenciado Polícia Federal e Exército, autorizado a fazer o teste de tiro para o porte de arma. Celular e WhatsApp: (51) 996746533. facebook/clinicacuidar ODONTOLOGIA Cinthya Guarienti Mestre em Odontopediatria Aparelhos Ortodônticos Odontologia Estética CRO 14030 FONOAUDIOLOGIA Paula Reck Rodrigues Fonoaudologia Especialista em Audiologia Aparelhos Auditivos CRFa 8595 Daniel Guarienti Especialista em Implantes Dentários Mestre em Endodontia Tratamento de Canal CRO 13245 Email: [email protected] Av. General Osório, 390 - Centro/RS Fone: (51) 3626. 4271 ou (51) 985444271 TROCO SÍTIO GUAÍBA CONTRY CLUB em Eldorado do Sul, por casa ou terreno em Itapeva, Torres. Contato: (51) 999009014. COVID: EXPLOSÃO DE NOVOS CASOS NÃO VEIO COM O VERÃO Página 8 Homem preso por tentativa de feminicídio em Arroio do Sal Matérias de polícia nas páginas 21, 22 e 23 Amlinorte: prefeito de Itati, Flori Werb, é o novo presidente Página 3 Flori MP alerta municípios da região sobre a aplicação da vacina Página 17 Creche do Curtume pede ajuda Página 2 SAPT tem novo presidente Página 7 Oposição tenta, mas não muda o presidente da Câmara em Dom Pedro Página 5

Upload: others

Post on 31-Jan-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Email: [email protected] - [email protected] - FONES 36055159 e 998435690

    JM ANO XX - N° 1095 - 29 DE JANEIRO DE 2021 - R$ 2,50TORRES - ARROIO DO SAL - DOM PEDRO DE ALCÂNTARA - CAPÃO DA CANOA - TRÊS CACHOEIRAS - CAMBARÁ DO SUL

    TERRA DE AREIA - MORRINHOS DO SUL - MAMPITUBA - MAQUINÉ - ITATI - TRÊS FORQUILHAS - PASSO DE TORRES.

    JORNAL DO MARO JORNAL MAIS PREMIADO DE TORRES E DE MAIOR CIR-CULAÇÃO NO LITORAL NORTE

    Email: [email protected] - [email protected] - FONES 36055159 e 998435690

    CLUBE DE TIRO CAPÃO DA CANOA E CLUBE DE TIRO

    DE TORRESCompra de arma, transferência,recadastramento, Certificado.Respeitando Decretos em razão

    da pandemia, estamos atendendo atendo apenas por telefone, hora

    marcada e WhatsApp.Contato: instrutor de tiro Wilson

    Roberto Matzebacher, credenciadoPolícia Federal e Exército, autorizadoa fazer o teste de tiro para

    o porte de arma.Celular e WhatsApp:

    (51) 996746533.

    facebook/clinicacuidar

    ODONTOLOGIACinthya GuarientiMestre em OdontopediatriaAparelhos OrtodônticosOdontologia Estética CRO 14030

    FONOAUDIOLOGIAPaula Reck RodriguesFonoaudologiaEspecialista em AudiologiaAparelhos AuditivosCRFa 8595

    Daniel GuarientiEspecialista em Implantes DentáriosMestre em EndodontiaTratamento de CanalCRO 13245

    Email: [email protected]. General Osório, 390 - Centro/RS

    Fone: (51) 3626. 4271 ou (51) 985444271

    TROCO SÍTIO GUAÍBA CONTRY CLUBem Eldorado do

    Sul, por casa ou terreno em

    Itapeva, Torres. Contato: (51) 999009014.

    COVID: EXPLOSÃO DE NOVOS CASOS NÃO VEIO COM O VERÃO

    Página 8

    Homem preso por tentativa de feminicídio em Arroio do Sal

    Matérias de polícia nas páginas 21, 22 e 23

    Amlinorte: prefeitode Itati, Flori Werb,é o novo presidente

    Página 3Flori

    MP alerta municípiosda região sobre a

    aplicação da vacina

    Página 17

    Creche do Curtume

    pede ajudaPágina 2

    SAPTtem novo

    presidentePágina 7

    Oposição tenta, mas

    não muda o presidente da Câmara

    em Dom Pedro

    Página 5

  • OPINIÃOJosé dos Santos

    Torres Imóveis / Silvano BorjaVenda e Locações de imóveis

    comerciais e residenciaisEntre em contato conosco pelos fones 36643544 ou

    999161020 WWW.torresimoveis-rs.com.br ou email: [email protected]

    Avenida Silva Jardim 34, Loja 03, Centro, Torres/RS

    29/01/2021 - 02JORNAL DO MARFundado em 11/03/2000 - Jornalista responsável:

    José dos Santos, RP 7929. Site: www.jornaldomar.com.brRua General Flores da Cunha, nº 915, Itapeva Sul.

    FONES (51) 36055159 - 998435690. Assinaturas com Antônio, 995551446.

    E-mail: [email protected] ou [email protected]

    Pauta horrorosaNa Câmara de Torres, quem vai ao plenário,

    tem acesso a pauta de Sessão. E, nas duas últimas reuniões, como eu, assustou-se, tantos são os Requerimentos, Pedidos de Informações, Pedidos de Providências e Indicações. O campeão é o Ígor Bereta (MDB).

    É um direito adquirido, reconheço, mas só na última reunião, segunda, pauta tinha 7 páginas com tais reivindicações. Resultado: encontro que começou às 16h, teve bem mais de 1h só de leitura. Algo pra quem tá na plateia cochilar.

    Só depois disto vem o mais importante, que é o expediente dos vereadores. Falam 6 ou 7 por 10min. Tem ainda o Pequeno expediente, de 5min, para quem mais quiser se manifestar. Só depois a Ordem do Dia e por fim a Tribuna Popular, que nem sai se a reunião passar das 19h. Nunca tinha visto isto antes. E nem vou discutir o conteúdo de cada solicitação. Mas se esta rotina seguir já vou dando a dica para os que gostam de ir lá na Câ-mara: cheguem só lá pelas 17h. Pauta horrorosa.

    EM DOM PEDROSegunda fiquei em Torres até 18h30min e aí fui

    para Dom Pedro, pois tinha previsão de encrenca por lá. Felizmente nada aconteceu. Mas o Progres-sistas deu um tiro no pé. Com Mandado de Segu-rança, conseguiu destituir a mesa diretora eleita no início do ano, alegando que ela desrespeitou o Regi-mento, não tendo integrantes de todos os Partidos. Mas queria que a chapa deles, só de PP, fosse então aclamada eleita. A juíza, com razão, determinou uma nova eleição, só exigindo que o PP estivesse na mesa, com 50% dos cargos. Progressistas deram um tiro no pé. Ganharam 50% da mesa mas nunca terão a presidência, a menos que alguém do MDB ou o candidato do PSB virem a casaca, o que nem é assim tão difícil nos dias de hoje.

    Mas uma coisa tenho que dizer: a bancada dos vereadores do PP é forte, vai dar trabalho. São jovens ainda para a política, esclarecidos, vão fazer com que a população fique sabendo de tudo e incomodar o comando do Executivo. Digo mais: ali na Câmara o PP já forma para 2024 uma forte dupla para prefeito e vice. Já a situação pode ter dificuldades porque os eleitos de MDB e PSB são quase todos marinheiros de primeira viagem. Só o Zezinho já foi vereador.

    Voltando aos Projetos por lá, isso já vem de anos, eles chegam na Câmara pouco antes da Ses-são iniciar. O Deleon e o Romildo, em especial, tenho certeza, vão trancar. Até porque a maioria vem incompleto, sem pareceres, sem impacto orça-mentário... Um Projeto tem que rodar na Câmara, nas Comissões, no mínimo por 15 dias. Quando for muito urgente, no mínimo uma semana. E os vereadores não podem mesmo aceitar desculpas do tipo que ouvi lá segunda: que o impacto orça-mentário para muitas contratações, só não foi feito porque o contador não teve tempo. Parece piada, mas não é. Tem ainda outros erros infantis por lá, que talvez fale no futuro.

    Ampliado prazo para que não votou justificar

    Quem não votou na eleição passada, teve am-pliado o seu prazo para se justificar. E por tempo indeterminado. Na região, o juiz eleitoral subs-tituto da 85º Zona Eleitoral, com sede em Tor-res, Jefferson Torelly Riegel, divulgou nota esta semana lembrando a Resolução nº 23.637/2021, que determina que ficam suspenso os efeitos re-feridos pelo artigo 7º do Código Eleitoral para os eleitores que deixaram de votar nas eleições de 2020 e ainda não apresentaram justificativa ou pagaram a respectiva multa, em razão da persis-tência da pandemia do Covid-19.

    Assim, quem não votou, não pagou multa ou não justificou, está temporariamente quites com a justiça eleitoral.

    “Quando mudar a situação, voltaremos a en-trar em contato e indicar qual o procedimento que deve ser realizado”, explica a chefe do Cartório Eleitoral de Torres, Priscila Farina Vellinho.

    O eleitor pode requerer uma certidão de qui-tação eleitoral no site do TRE-RS https://www.tre-rs.jus.br/eleitor/cartorio_eleitoral_virtual/certidoes-eleitorais.

    Direção da Creche do Curtume consegue o apoio dos vereadores para que ela não feche

    “Jamais concorda-mos em vender, não po-demos aceitar e não en-tendemos, a Prefeitura tem várias outras áreas que poderia desapro-priar, porque acabar com a nossa Creche do Curtume”.

    Palavras são do ex ve-reador, o empresário Carlinhos Magnus (foto), na tribuna da Câmara de Vereadores, que pode ocu-par na ultima segunda-feira (25).

    Ele lembrou que a Escola Infantil Sadi Pipet de Oliveira, sempre conhecida como Creche do Curtume, existe há 42 anos, que hoje atende pelo menos a 60 crianças das comunidades próximas, para que seus pais possam trabalhar.

    DECRETO - Este “estarrecimento, tristeza, indignação, vem em função do Decreto Munici-pal que nos foi entregue em dezembro, informan-do que a área estava sendo desapropriada e que deveríamos sair do local o quanto antes”, expli-cou Carlinhos, explicando que “recorremos da decisão, tínhamos ficado quieto até aqui, mas já percebemos que na justiça dificilmente teremos sucesso, então só nos resta agora pedir o apoio popular”.

    Plenário da Câmara esta todo tomado e muitas pessoas ligadas a Creche estavam no lado de fora. Todas aplaudiram o ex vereador que foi pedir o apoio dos vereadores.

    SÓ PRESSÃO - De concreto, os vereadores

    nada podem fazer. Desapropriação não é votada. Mas o solicitado apoio foi tolamente conseguido. Os 13 vereadores se propuseram a ajudar a Cre-che.

    O presidente Gibraltar Vidal (Gimi), depois de explicar a situação, colocou a Câmara a disposi-ção para tentativas de conciliação com a adminis-tração municipal.

    PREFEITO VAI CHAMAR - O JORNAL DO MAR fez contato com o prefeito, Carlos Sou-za, pedindo a este que explique os motivos desta decisão. O líder do Executivo pediu um tempo para colocar a posição oficial.

    “Vou marcar uma reunião com a direção da Creche, após isto então, se for necessário, damos a nossa versão”, explicou.

    A reunião deve sair hoje, no máximo no início da próxima semana.

    Legislativo entre em recessoCâmara de Vereadores de Torres fez na segun-

    da-feira (25) sua última reunião ordinária do ve-rão, esta cansativa, com uma pauta extensa. No mês de fevereiro ela fica em recesso, só atuando com a Comissão Representativa que se reúne toda segunda, no início da tarde.

    Também pode acontecer alguma reunião ex-traordinária, se o prefeito solicitar. Retorno as or-dinárias só acontecerá na primeira segunda-feira do mês de março.

  • JORNAL DO MAR 29/01/2021 - 03JORNAL DO MAR TORRES

    (51) 981009696 Rua Mampituba, 251, sala 02 -

    Passo de Torres/SC (Próximo ao Posto de Saúde)

    Avenida General Osório, 156Fone 36261266

    Centro - Torres - RS

    Em votação tranquila, pautada pelo entendimen-to, o prefeito de Itati, Flori Werb, foi eleito presiden-te da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), que agrega 23 municípios, do Litoral e região. Maioria dos prefeitos se fez presenete como mostra a foto ao alto, onde o novo presidente apare-ce no centro, de camisa vermelha.

    A eleição e posse aconteceram na manhã da úl-tima sexta-feira, dia 22 de janeiro de 2021, com um debate que definiu primeiramente a composição dos quatro anos de gestão, com base na representativi-dade dos partidos na região.

    Ficou definido que o PP ficará na presidência no ano de 2021, por ter 10 prefeitos eleitos. No segun-do ano a presidência será do MDB, com sete prefei-tos eleitos.

    No terceiro ano a presidência caberá ao PTB, com três prefeitos na região, e o quarto ano será do PDT, com dois prefeitos eleitos no Litoral Norte.

    CONSÓRCIO - Composição semelhante tam-bém foi definida para a presidência do Consórcio Público Amlinorte, porém invertendo a ordem dos partidos. O prefeito de Maquiné, João Marcos Bas-sani, do PDT, foi eleito o novo presidente do Con-sórcio Público Amlinorte para a Gestão do ano de 2021. Nos anos seguintes, deverão assumir a cadei-ra os representantes indicados pelos partidos PTB em 2022, MDB em 2023 e PP em 2024, seguindo

    o mesmo espírito demo-crático estabelecido na Amlinorte.

    FLORI - Em seu discurso de posse, o novo presidente da Amlinorte, prefeito Flo-ri Werb, de Itati, agrade-ceu o empenho e dedi-cação do ex presidente, Pierre Emerim da Rosa, que esteve à frente da entidade num ano muito difícil, em razão da pan-demia do coronavirus Covid-19.

    “Quero dar continuidade ao teu trabalho Pierre e destacar a importância da união dos prefeitos em prol da nossa região, e saibam que todos são presi-dentes desta entidade”, declarou.

    “Temos que nos unir em torno do consórcio”, ressaltou o novo presidente do CP Amlinorte, João Marcos Bassani, prefeito de Maquiné, em seu dis-curso de posse. Segundo ele, o consórcio hoje é uma entidade que tem um trabalho de recuperação bem conduzido pelo ex-prefeito e presidente Luiz Stef-fen, que terá continuidade, trazendo novas oportu-nidades para o Litoral Norte.

    Deliberações sobre voltaàs aulas e outros temas

    O tema sobre a volta às aulas foi debatido entre os prefeitos, que demonstraram ter posicionamen-tos diferentes em relação ao retorno das atividades escolares nos municípios.

    Sendo assim, ficou decidido que os secretários

    municipais de educação deverão debater as suges-tões, de forma técnica, e trazer aos prefeitos suas considerações sobre esse retorno, para que os mes-mos possam tomar uma decisão conjunta em nova reunião. Outro ponto discutido pelos prefeitos diz respeito aos reajustes de contratos e também dos servidores públicos municipais, sendo deliberado que os mesmo vão aguardar o posicionamento do STF que está analisando essa matéria. Quanto a fle-xibilização no Plano Estruturado de Enfrentamen-to a Covid-19, foi aprovado apenas a extensão do horário de funcionamento dos restaurantes, bares e alimentação nos municípios do Litoral Norte até 3h da madrugada, podendo o município ser mais restri-tivo se for do entendimento dos técnicos locais. Os prefeitos deverão aprofundar esse debate em nova reunião, a ser agendada pela Amlinorte.

    Prefeito de Itati, Flori, é o novo presidente da Amlinorte

  • JORNAL DO MAR 29/01/2021 - 04JORNAL DO MAR CRÔNICAS

    Mensagem do Bispo

    Dom Jaime Pedro Kohl

    Bispo de Osório

    Fazer bem o bem que fazemos

    O que gostaria enfatizar com esse título que estou dando a minha reflexão? Que fazer coisas boas, eviden-temente, é bom. Mas a bondade perde sua força pelas motivações com que se faz ou com o modo como se faz. A motivação tem que ser a caridade (o amor), o desejo sincero de edificar os irmãos e incentivá-los para serem sempre melhores e viverem uma amizade sincera não só com as pessoas individuais, mas também com o conjunto da sociedade.

    O Papa Francisco fala de “amizade social”, que ul-trapassa as fronteiras do amor individual, que possibilita abertura para a prática de um amor universal e o reconhe-cimento da existência de espaços para a atuação de todas as pessoas. É globalizar o amor sem destruir as virtudes singulares de cada pessoa e de cada povo, reconhecendo a riqueza da unidade sem fazer que todos sejam iguais.

    É importante olhar para a parábola do bom samarita-no. Quem passava pelo caminho via um homem caído e ia adiante, não o considerava próximo. Talvez fosse um incômodo, ou um “ninguém”, totalmente sem identidade e estranho a todos. Mas um transeunte estrangeiro, samari-tano, interrompe sua viagem, muda seus planos e se coloca a serviço de alguém que precisava de sua ajuda fraterna.

    Hoje temos grupos que se organizam, se fecham em seus ambientes e impedem a presença de qualquer es-tranho. Existe medo da perda de privilégios, confortos e benefícios pessoais. Nesse contexto, só é próximo quem defende determinados interesses do grupo.

    No espírito da globalização do amor, todos os seres humanos são iguais e não podem viver numa atitude de mundo fechado. A soma de interesses individualistas não consegue melhorar o mundo e nem a humanidade. São práticas que impedem a construção do bem comum e o respeito com a pessoa humana. Os feridos e humildes não são reconhecidos naquilo que é fundamental, a dignidade pessoal.

    Na mentalidade atual, não há interesse em investir nas pessoas frágeis, porque elas não são rentáveis para certos sistemas econômicos, políticos e ideológicos. Há o domínio da liberdade de mercado que dá primazia para o aspecto da eficiência. Isso significa não dar espaço para quem não consegue se destacar na capacidade de pro-dução, esvaziando o sentido de fraternidade, liberdade, solidariedade, etc.

    Nesse momento nós brasileiros estamos escutando um grito de socorro que vem da Amazônia. Não basta ajuntar dinheiro e mandar de qualquer jeito para dizer “ajuda-mos”. Esse gesto de fraternidade será realmente bom se for acompanhado com espírito de verdadeira amizade, ou seja, de estima pelo que de fato são, irmãos e irmãs nossos.

    Para refletir: Costumo participar das iniciativas e campanhas de solidariedade? Quais são minhas motiva-ções em fazê-lo? Ajudo com boa disposição e alegria ou por simples desagravo de consciência? Consigo perceber alguma diferença entre oferecer algo e o doar por uma motivação de fé e caridade cristã?

    Textos bíblicos: Dt 18, 15-20; Mc 1, 21-28; Sl 94

    PROGRAMAÇÃO DA PARÓQUIA SÃO DOMINGOSDIA 29 (SEXTA, HOJE) - 19h, missa na Igreja Santa Luzia; 20h, na Comunidade Sagrada Fa-

    mília (Itapeva Sul). DIA 30 (SÁBADO) - 18h, na Comunidade Santo Antônio (Estrela do Mar); 18h, na Igreja São

    Domingos; 19h, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Paraíso); 19h30min, na Igreja Santa Luzia; 20h30min, na Comunidade São Francisco (São Francisco).

    DIA 31 (DOMINGO) - 07h30min, na Igreja São Domingos; 09h, na Igreja Santa Luzia; 09h, na Comunidade Nossa. Senhora dos Navegantes (Real); 18h, na Igreja Santa Luzia; 19h30min, na Igreja Santa Luzia.

    DIA 01/02 (SEGUNDA) - 19h, na Igreja Santa Luzia.DIA 02/02 (TERÇA) - 09h, na Igreja Santa Luzia, 16h, na Igreja Santa Luzia, 19h, na Igreja

    Santa Luzia. DIA 03/02 (QUARTA) - 19h, na Igreja Santa Luzia. DIA 04/02 (QUINTA) - 18h, missa na Igreja São Domingos.

    MP CIDADÃO

    Promotor de JustiçaVinícius de Melo Lima

    GOVERNANÇA RESPONSÁVEL

    FALA PADRE LEONIR

    [email protected]

    UM ENSINAMENTO NOVOO Evangelho desta final de semana, (Mc

    1,21-28) 4º Domingo do Tempo Comum, mostra Jesus ensinado e libertando as pessoas de suas dificuldades.

    O evangelista, Marcos situa no tempo e no espaço o relato do primeiro milagre de Jesus: é um dia de sábado (tempo) e Jesus entra na si-nagoga (espaço), acompanhado pelos discípulos que acabara de convocar.

    O sábado era uma das instituições sagradas para as pessoas daquela época, dia de celebrar a vida e a comunhão com Deus. A sinagoga era lugar de estudo e aprendizagem. Mas o sábado e a sinagoga não estavam favorecendo a vida. Jesus começa a ensinar. O povo se admira, porque ele ensina como quem tem autoridade, e não como os doutores da Lei.

    Depois que o homem possuído por um espírito mau foi libertado, o povo fica espantado, e todos se perguntam: “O que é isto? Um ensinamento novo, dado com autoridade”. O ensinamento de Jesus é novo porque liberta e ensina. Ele faz que o possuído pelo demônio se torne o centro das atenções, e sua libertação é, ao mesmo tempo, prática e ensino.

    O homem possuído pelo espírito mau é símbo-lo de todas as pessoas despersonalizadas às quais se impediu falar e agir como sujeitos da própria vida e história. Não são donas de si próprias. Sua vida e destino dependem de “outros” que pensam, falam e agem por elas. O que acontece nessas situações? Os espíritos maus que falam em nome do povo jamais admitirão a possibili-dade de este vir a ser libertado. É assim que o espírito mau reage diante de Jesus: “O que que-res de nós?”. Notemos um detalhe importante: o espírito mau fala no plural (nós), sinal de que representa de fato tudo o que despersonaliza e aliena as pessoas.

    Nesse sentido, ele é o princípio de todas as alienações da sociedade: discursos políticos en-ganadores, corrupções, entendimentos sociais que não ajudam o povo a sair da miséria. Jesus é aquele que veio destruir o mal que aliena e despersonaliza as pessoas.

    O controle da corrupção e a legitimidade de-mocrática das instituições de controle (Ministério Público e Poder Judiciário) são temas que desá-guam no debate sobre o sentido da democracia e o efetivo exercício da cidadania no país.

    O déficit de governabilidade é consectário do modelo brasileiro de democracia presidencialis-ta, caracterizado pela coalizão entre diferentes agremiações partidárias, independentemente da ideologia, em prol da disputa pelo poder político.

    O que é isto: a governança responsável?A governança pública vem a ser a adoção de

    uma metódica voltada ao aperfeiçoamento de-mocrático dos poderes constituídos, a partir da eficiência e da sustentabilidade. A boa governança significa a condução responsável dos assuntos do Estado, ao implicar na adoção de práticas responsá-veis por parte dos poderes constituídos, acentuando a interdependência funcional dos Estados, além de insistir em “questões politicamente fortes como as da governabilidade, da responsabilidade (accoun-tability) e da legitimação” (Canotilho).

    Uma democracia somente se legitima se os cidadãos têm verdadeiro poder para atuar como tais, ou seja, se são capazes de desfrutar da série de direitos que lhes permitam demandar participação democrática. Assim, se “se opta pela democracia, se deve optar por colocar em marcha um sistema radical de direitos e obrigações”, sendo que tais obrigações que derivam da necessidade de “respei-tar os direitos iguais dos demais e assegurar que desfrutem de uma estrutura comum de atividade política” (Held).

    A legitimidade democrática não radica somente nas urnas, mas, sobretudo, na constante vigilân-cia exercida pelos governados em relação aos governantes, mediante a reprovação pública das eventuais práticas corruptivas, em uma transição para uma democracia de exercício (Rosanvallon).

    É possível afirmar, pois, a existência de um direito fundamental à governança responsável: um governo está vinculado a sistemas de prestação de contas e à eficiência na gestão, a qual deve legiti-mar-se pela atitude e não por meio de jargões que buscam esvaziar a necessidade de argumentação racional e comprovada pela ciência.

    Cada centavo desviado dos cofres públicos em tempos de pandemia causa um dano cumulativo que conduz a uma séria privação de direitos. Além disso, a prática do “fura-fila” atinge a política nacional de vacinação, em especial os grupos de risco, configurando crime e, ainda, ato de impro-bidade administrativa, se houver a participação de servidor público.

    Portanto, a democracia não é um dado, mas um construído, dependendo do sentimento cívico de cada um de nós, mediante a fiscalização dos atos do Poder Público, independentemente da esfera governamental. Prestação de contas e ressonância com as demandas da sociedade fazem a diferença!

  • JORNAL DO MAR 29/01/2021 - 05JORNAL DO MAR DOM PEDRO DE ALCÂNTARA

    ANUNCIE, ASSINE! O mais premiado da região chega na suacasa toda sexta em qualquer cidade do Litoral ou da Serra.

    3 meses6 meses1 ano

    R$ 30,00R$ 60,00R$ 100,00

    JORNAL DO MAR( (51) 36055159

    998435690General Flores da Cunha, Nº

    915, Itapeva Sul, TorresEmail: [email protected] ou [email protected]

    QUER GANHAR 4 INGRESSOS PARA OACQUA LOKOS? SÓ ASSINAR O JM, OU

    RENOVAR A SUA ASSINATURA, POR UM ANO.PROMOÇÃO até terminarem os ingressos, por tempo limitado.

    Justiça intervem, PP ganha vagas na mesa, masZezinho segue presidente da Câmara em Dom Pedro

    Situação em Dom Pedro de Alcântara é maioria. Tem quatro vereadores do MDB e um do PSB. Se aproveitando disto, grupo formou uma chapa para eleição da mesa diretora, no início do ano, e foi esta eleita.

    O Progressistas (PP), que tem quatro edis, não gos-tou e entrou com um Mandado de Segurança na jus-tiça, alegando que o Artigo 24 do Regimento Interno, que fala em proporcionalidade na formação da mesa, havia sido desrespeitado. Pediu a impugnação da cha-pa eleita e a posse da que ficou em segundo lugar, que era formada pelos quatro vereadores Progressistas (Deleon seria o presidente).

    A juíza Rosane Ben da Costa, titular da 2ª Vara Civil, acatou o Mandado, mas em parte. Anulou a elei-ção, mas determinou nova eleição.DISCUSSÕES TERMINAM EM

    CONSENSOEm especial na rede social, uma batalha foi criada.

    E o PP chegou a anunciar que formaria uma chapa para disputa da nova eleição, com o vereador Deleon Hahn Silveira de presidente.

    tora como manda o Regimento”, explica ele.Votaram em Zezinho ainda, além dos componentes

    da chapa, Cátia Lumertz Valim (PP), e os emedebistas Rodinei Justo Schwanck (Nelinho), Maurício Model Bock e Luceli Lumertz Lentz.

    COMISSÕES FORMADASReunião de segunda última serviu também para a

    formação das Comissões que atuarão na Câmara em 2021. Elas ficaram assim;

    Representativa - Zezinho (presidente), Cátia, Romilgo, Maurício e Luceli;

    de Justiça - Delavi (presidente), Deleon (relator) e Maurício;

    Finanças e Orçamento - Romildo (presidente), Luceli (relatora) e Nelinho;

    Obras e Serviços Públicos - Maurício (presidente), Xandão (relator) e Delavi;

    Educação e Ação Social - Xandão (presidente), Cátia (relatora) e Delavi;

    Agricultura - Nelinho (presidente), Romildo (relator) e Deleon;

    Fiscalização e Controle Interno - Luceli (presidente), Deleon (relator) e Delavi.

    Câmara de Dom Pedro entra de recesso agora. Só volta na primeira semana de março.CEMITÉRIO, O QUE FAZER?

    Outro assunto importante levantado na Câmara segunda foi o novo Cemitério Municipal. Ele nem foi inaugurado ainda, mas já gera polêmica. Promotoria Pública, em razão da deficiência clara do antigo e ainda atual, determinou que todos os mortos sejam transferidos para o novo.

    "O novo Cemitério não recebeu ainda nenhum ante-querido e já apresenta problemas. Se transferirmos todos do Cemitério antigo pra lá, já vai lotar, além disto, nem sei se o município teria condições de bancar esta despesa toda, acho que não. Vamos ter que conversar com o promotor e encontrar uma solução", comentou Romildo.

    Da esquerda para direita, Xandão, Delavi, Zezinho e Romildo, a nova mesa diretora da Câmara de Dom Pedro de Alcântara.

    Reunião de segunda-feira última, 19h, assim, ge-rou muita expectativa. Tanto que lá estavam dois jor-nais e duas rádios.

    Mas, a esperada disputa, acabou não ocorrendo. Os nove vereadores se reuniram durante a tarde e opta-ram por uma chapa de consenso. Esta formada por:

    presidente, José Paulo Hahn (Zezinho/MDB);vice, Alexandre Dimer Webber (Xandão/PP);secretário, Jucemar Sumara (Delavi/PSB);2º secretário, Romildo Hendler Hahn (PP).Votação aberta, registrou oito votos favoráveis

    a esta chapa. Deleon, claramente desgostoso com a decisão de seu Progressistas, votou não, dizendo, no entanto, respeitar a decisão, porque “a prioridade no município é o povo”.

    ZEZINHO VENCEDOR - O grande vencedor desta quase briga foi o presidente que já havia sido eleito no início do ano. Ele conseguiu o apoio de seus colegas vereadores que estão do lado do prefeito, e seguiu presidente.

    “Respeitei a decisão da justiça, tivemos sucesso nas negociações e, agora sim, fizemos uma mesa dire-

  • JORNAL DO MAR 29/01/2021 - 06JORNAL DO MAR CRÔNICAS

    O papo é Meio

    AmbienteRoger Maciel

    Biólogo - Especialista em Gestão e Planejamento

    Ambiental. Mestrando em Ciências Ambientais.

    Dúvidas, sugestões ou críticas:email: [email protected]

    Curta a Fan Page www.facebook.com/papomeioambiente

    Olá, Amigo Leitor(a)!No último sábado dia 23, na praia de Valverde

    situada em Balneário Gaivota, que faz divisa com o município de Passo de Torres, ocorreu à desova de uma Tartaruga-de-couro - Dermochelys coria-cea. Primeiramente o animal foi avistado por um pescador que prontamente cercou o local. No outro dia a bióloga do município de Balneário Gaivota, Adelsa Fernandes esteve no local e tomou as pro-videncias técnicas necessárias para proteger ainda mais o ninho.

    Conforme identificado pelo biólogo Mauricio Tavares do CECLIMAR, trata-se do mesmo animal que desovou na praia de Arroio do Sal no dia 12 de janeiro, ainda ressaltou que a tartaruga ainda poderá desovar outras vezes em um raio de 50 km da primeira desova.

    Meus caros leitores, Passo de Torres, Balneário Gaivota e Arroio do Sal irão trabalhar em conjunto com as outras entidades envolvidas no monitora-mento desses ninhos e de possíveis novos que ve-nham ocorrer nessa área de abrangência. Conforme estudos ela possivelmente irá fazer nova desova por essa região em breve, por isso, vamos ficar bem atentos. Quando o assunto é preservação do meio ambiente temos que pensar em conjunto para só assim alcançarmos nossos objetivos, o de agora, é o nascimento dessas tartaruguinhas. Essa espécie encontra-se classificada como CRITICAMEN-TE EM PERIGO nas listas vermelhas da União Internacional para a Conservação da Natureza (The World Conservation Union - IUCN) e do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), de animais que encontram-se ameaçados de extinção.

    Lembrando que no caso de encontrar a tartaru-ga-de-couro ou qualquer outro animal marinho na beira da praia, entrar em contato pelo WhatsApp 51 99625-3179 (Fauna Marinha RS)

    Até a próxima, preserve o Meio Ambiente!

    Desova da Tartaruga-de-couro

    Francisco Reisturismólogo e Guia (MTUR). Críticasou sugestões: chicoreistur@yahoo.

    com.br

    No Verão Tudo é Mais, Inclusive o Lixo!

    TURISMOEM PAUTA

    Olá meus amigos! Estamos aqui juntos para mais esta edição de nossa coluna no Jornal do Mar e hoje trago um assunto para reflexão, trata-se de que no verão tudo é multiplicado, número de visitantes cresce, horário de jornada de trabalho, opções de passeios, serviços, tudo para bem atender a comunidade local e esta grande quantidade de turistas principalmente nos meses de janeiro e fevereiro de cada ano.

    O que venho refletindo já faz um bom tempo e observando também, é o número de lixo pro-duzido na cidade, que junto com o movimento de pessoas o lixo também cresce nesta época do ano.

    Percebo que existem órgãos competentes responsáveis por dar um fim correto ao lixo pro-duzido em qualquer época do ano e um cuidado todo especial no verão por eu acreditar e poder afirmar que este número de lixo é muito maior.

    O ponto que quero chegar é a conscientização de cada um de nós, seja turista ou não, devemos ser responsáveis pelo lixo que produzimos e fazermos nossa parte para contribuir com os responsáveis pela coleta e limpeza do lixo, no verão sem esquecer o inverno também.

    Queremos uma cidade limpa, organizada como o quintal de nossa casa, mas agora cabem a nós sermos educados, esclarecidos e contri-buirmos para este propósito! Fica a dica, faça a sua parte!

    Até semana que vem!

    Avenida General Osório, n°146 - Sala 02Torres - fone (51) 3626.1017 - /AguatáTurismo

    RecepitivoEmissivo

    Guias MTURRoteirosTurismo

    EcoturismoCicloturismo

    Agência deTurismoPassagensPacotesShowsEventosCruzeiros

    Cada um leva e conduz a vida como bem entende, mas tem aqueles que deixam a vida lhe levar como diz o poeta. Tem alguns que se preocupam com o modo de viver e tem outros que nem vê a vida passar, pois nada de bom produzem.

    Nestes dias estranhos onde enfrentamos do-enças, competições para galgar cargos, poder, desafios para melhorar o padrão de vida não basta pensarmos que tudo depende de nós. De fato nós é que temos que dar o primeiro impulso para atingir objetivos, mas acima de nós está a Lei Divina e o Criador sabe o que é melhor para nós.

    Os materialistas nos momentos difíceis ficam sem chão, pois acreditando apenas em suas ca-pacidades ficam frustrados quando impotentes perante certas angústias vivenciadas o que não acontece com o espiritualista, pois este recorre imediatamente à oração para se religar com o Pai, buscando na fé a ajuda e esclarecimento para enfrentar o momento difícil.

    É evidente que não estamos abandonados aqui no Planeta, pois cada um de nós tem diferentes situações na vida tanto boas como ruins e é atra-vés da fé que vamos encontrar explicações para os diversos matizes que a vida impõe a cada um.

    Certamente o que de ruim nos acontece é causado por nós mesmos através da lei de causa e efeito, pois toda vez que praticamos o mal ou tomamos atitude que possa prejudicar outrem estamos transgredindo a Lei Divina, da qual não escapamos de maneira alguma, pois que diferentemente da lei do homem, ela é perfeita. Portanto vamos ter de nos deparar com situação de dificuldade para que na dor sintamos a neces-sidade de mudar nossa conduta, já que pelo amor não conseguimos.

    Todos nós de uma maneira geral temos sob nossa responsabilidade os desígnios de algum vegetal, animal ou pessoa, e certamente somos os responsáveis pelo que possa acontecer a estes. Se falharmos na missão que concordamos em cumprir antes de nascermos, responsabilizados seremos. É um pai ou mãe que não cuida bem do filho o deixando transviar-se; é um patrão que se torna incompetente sob seus empregados; é um comandante que determina ordem equivo-cada a seus soldados, é um governante, seja ele na qualidade de rei, presidente, governador ou prefeito que lidera um povo e age como tirano por negligência, imprudência, desonestidade ou ambição. A todos é imposto um preço. Isto é da Lei de Deus. Ninguém escapa.

    Então, não pensemos que as dores que senti-mos são fruto do acaso ou injustas. Temos sim de nos modificarmos para que através de uma conduta menos desonesta possamos receber as benesses do que Jesus nos falou.

    Paz a todos.

    Ninguém escapa

    EDITAL DE PROCLAMASPor esta publicação, faz-se saber que preten-

    dem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo Artigo 1.525, nºs I, III e IV do Có-digo Civil Brasileiro,

    RICHARD DA CUNHA MESQUITA E MARIÉLEN FRANCISCO NUNESEle solteiro, natural de Osório, residente e

    domiciliado em Terra de Areia. Ela solteira, natu-ral de Rosário do Sul, e residente e domiciliada em Terra de Areia. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

    Terra de Areia, 15 de janeiro de 2021.Cícero José da Rosa - Substituto

    EDITAL DE PROCLAMASPor esta publicação, faz-se saber que preten-

    dem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo Artigo 1.525, nºs I, III e IV do Código Civil Brasileiro,

    TIAGO DA COSTA E ELISA DA SILVA BOBSIN

    Ele solteiro, natural de Osório, residente e do-miciliado em Terra de Areia. Ela solteira, natural de Osório, e residente e domiciliada em Terra de Areia. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

    Terra de Areia, 15 de janeiro de 2021.Cícero José da Rosa - Substituto

  • JORNAL DO MAR 29/01/2021 - 07TORRES

    Na última sexta-feira (22/01), a Escola São Domingos, Unidade Educacional do SAGRA-DO – Rede de Educação realizou um momento de acolhida aos colaboradores que já retornaram aos seus serviços na escola.

    Organizado pelo Serviço de Pastoral, o mo-mento foi marcado pela escuta atenta da Palavra de Deus, assim como por momentos de dinâmi-cas e reflexões. O Texto Bíblico proposto foi o de 1Coríntios 12,12-31, no qual o apóstolo Paulo descreve a Igreja de Cristo como um corpo hu-mano onde cada membro é extremamente funda-mental para que o corpo esteja saudável.

    A partir dessa comparação feita por Paulo, os colaboradores reforçaram o compromisso de, ao longo de 2021, trabalharem na mesma dinâmi-

    ca. O que torna bela uma equi-pe, não são as equivalências dos seus mem-

    Acolhimento aos colaboradores da Escola São Domingos

    bros, mas sim a sincronia destes diante das dife-renças e dons distintos que possuem.

    Que por intercessão da Bem-aventurada Clé-lia Merloni, possamos ser ao longo do ano canais da graça de Deus a todos aqueles que, de forma direta ou indireta, serão tocados por nossas ações. Um aben-çoado 2021 a todos!

    Escola de Educação Básica

    São DomingosTORRES - RS

    Assembleia Geral Ordinária, no último sábado (23), definiu mudanças na administração da So-ciedade Amigos Praia de Torres (SAPT).

    Em função do falecimento do presidente, Car-los Cechin, ocorrido no fim de 2020, uma nova eleição precisou ser feita.

    Até encerrar o atual mandato, que vai até ja-neiro de 2022, Márcio Amaro foi escolhido para comandar o clube.

    Ele assume em meio a ações de verão e próxi-mo às celebrações do aniversário de 85 anos da Sociedade.

    Interino no cargo desde setembro, Amaro é contador, tem 42 anos, casado, e tem um enteado. Sócio do clube há 20 anos, se torna um dos mais jovens a ocupar a função.

    “É uma responsabilidade muito grande e ao mesmo tempo um orgulho. Participo da diretoria há pelo menos 15 anos. Mesmo diante dessa situ-ação complicada causada pela pandemia, vamos seguir o que foi planejado pelo saudoso ex-presi-dente e amigo Carlos Cechin, buscando viabilizar os projetos idealizados”, afirma.

    Ao lado de Márcio Amaro, também foi eleita a professora aposentada Maria de Fátima Cechin, viúva do ex-presidente, como vice de patrimônio. O restante da diretoria foi mantida.

    A reunião do último sábado, liderada pelo vice do Conselho Deliberativo, Selvino Segat, refor-çou ainda a necessidade de busca de parcerias que subsidiem projetos importantes para a SAPT.

    Nos próximos meses, haverá uma avaliação de pontos do planejamento estratégico feito para 2020 e 2021. O Point da Praia, que completa um mês de muito sucesso na praia dos Molhes, é uma das iniciativas que estava na lista de itens e saiu do papel graças à parceria da construtora Monte Bello.

    No feriado da próxima terça, dia 2, um torneio de futevôlei ocorre no espaço, com organização do ex-jogador Magrão e participação de celebri-dades da bola e do top 6 do ranking gaúcho da modalidade.

    “Iremos continuar com as melhorias e manu-tenções das nossas instalações, buscando sempre o bem-estar e a segurança de quem frequenta o clube. Mesmo na pandemia, mantivemos a sede social aberta, seguindo com rigor os protocolos de saúde. Esperamos cumprir nosso mandato com transparência e tranquilidade, para seguir aten-dendo às necessidades de toda a nossa comunida-

    de”, completa Márcio Amaro.Ações para o aniversário de 85 anos da SAPT,

    em fevereiro, estão sendo planejadas. Muitas de-las serão realizadas virtualmente, por causa da pandemia.

    Para se associar, é só ligar ou mandar mensa-gem para (51) 3664-1221 ou enviar e-mail para [email protected].

    SAPT elege novo presidente até o início de 2022

    Selvino Segat (esquerda), presidente do Con-selho Deliberativo, e o novo presidente da SAPT, Márcio Amaro.

  • JORNAL DO MAR REGIÃO 29/01/2021 - 08M

    on

    itor

    am

    ento

    do

    sM

    un

    icíp

    ios

    do

    s B

    on

    s V

    ento

    sSeguem diminuindo onº de óbitos no Litoral

    Definitivamente, a chegada do verão não trou-xe o previsto aumento de número de casos confir-mados e de óbitos no Litoral Norte.

    Nos 23 municípios coordenados pelo COE da 28º CRS, o previsto aumento do número de casos confirmados e de óbitos, não se verifica.

    No Boletim Coronavírus n° 201, divulgado às 21h30min de quarta-feira (27), haviam 25.976 casos confirmados, desde o início da pandemia. Só 814 a mais que o Boletim que divulgamos no dia 22.

    O número de óbitos nos 23 municípios aumen-tou em 13 na última semana. O último na quarta, em Capão da Canoa. Menor que os dos boletins

    EDITAL DE PROCLAMASPor esta publicação, faz-se saber que pretendem casar-se e apresentaram os

    documentos exigidos pelo Artigo 1.525, nºs I, III e IV do Código Civil Brasileiro,FERNANDO CARDOSO MARTINS E BÁRBARA RODRIGUES TREVIZANI

    Ele solteiro, natural de Santa Maria, residente e domiciliado em Torres. Ela solteira, natural de Torres, e residente e domiciliada em Torres. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

    Torres, 28 de janeiro de 2021.Ruy Luiz de Freitas Filho

    Oficial do Registro Civil de Torres

    Mon

    itor

    amen

    to d

    osM

    un

    icíp

    ios

    das

    Bel

    as P

    raia

    s

    Mais duas mortes e 123 casos ativos em Torres

    Ontem (28), final da tarde, o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, registrou 123 casos ativos em Torres.

    A Prefeitura reforça a necessidade da população em evitar aglomeração, usar máscara, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel e manter o distancia-mento social. Se cada um fizer a sua parte, todos vão ganhar e juntos vamos vencer o Coronavírus.

    Estão registrados, como mostra o quadro ao lado, contando desde o início da pandemia, 3128 casos confirmados, com 2971 recuperados, 123 pacientes em isolamento domiciliar e 34 óbitos. De sexta (22) para cá só ocorreram dois. Neste dia morreu um homem de 93 anos que estava in-ternado em leito comum. Na segunda (25), uma senhora de 68 anos, que estava na UTI.

    Estão hospitalizados três pacientes de Torres na UTI do Hospital Nos-sa Senhora do Navegan-tes e um em leito comum. Tem ainda um paciente de Torres internado fora do município. De outros municípios, tem quatro pacientes hospitalizados, dois na UTI e outros dois pacientes em leito co-mum.

    anteriores em 7 dias. O total de mortos, desde o início da pandemia, agora, creditados ao Co-vid-19, chega a 473.

    LARANJA - O Litoral Norte segue com BANDEIRA VERMELHA. Mas não está des-cartado que no Boletim da Secretaria Estadual da

    Saúde, a ser divulga-do hoje (29), que esta bandeira mude de cor, volte para LARANJA, o que significa risco

    menor de contaminação.Um dos fatores que pode contribuir para isto

    é a pequena redução do número de casos inter-nados nas UTIs da região, como mostra o quadro abaixo. Desde o início da pandemia 77.707 teste foram realizados e 52.028 descartados. Mais de-talhes nos quadros desta página.

  • JORNAL DO MAR 29/01/2021 - 09ARROIO DO SAL

    Sociedade Esportiva e Recreativa Rondinha

    VISPADÃO FAMILIAR BENEFICENTE

    DATA DOS EVENTOS:JANEIRO - dias 23 (amanhã) e dia 30;FEVEREIRO - dias 06, 13, 14, 15, 20 e 27.Sempre a partir das 20h30min.Observação: serão observados os protocolos contra o coro-

    navírus.

    Na manhã da última segunda-feira (25), o pre-feito Affonso Flávio An-gst (Bolão) recepcionou a Unidade do SINE Móvel, acompanhado do coorde-nador Regional da Agência de Desenvolvimento Social FGTAS Litoral Norte/RS, Aclenei Romero de Jesus. A unidade ficou segunda (26) em frente à Prefeitura Mu-nicipal de Arroio do Sal.

    O SINE Móvel esteve for-necendo vagas de empregos para todos os municípios do Rio Grande do Sul, informa-ções e auxílio a encaminha-

    mento ao seguro desemprego via aplicativo e avaliação e renovação para carteira do ar-

    Prefeito de Arroio do Sal recebeu SINE Móvel que ficou dois dias na Cidade

    Na manhã do último sábado (29), os Guarda--vidas Cardoso e Venzon, comandados pelo te-nente Gelson Rogério Moura Ardenghi, encerra-ram uma escultura de areia na guarita 40, que fica em frente a desova da tartaruga de couro, então prestando homenagem a esse evento.

    A obra foi iniciada pelos próprios servidores no último dia 21. A escultura contou também com o apoio dos soldados Bueno e Guglielmin, que fizeram o monitoramento.

    A tinta utilizada é corante, não tóxica ao meio ambiente. Segue, enquanto isto, a vigilia para ver se a tartaruga retorna aos combros para uma se-gunda desova. A primeira, descoberta, foi cercada e protegida pela Prefeitura.

    Guarda-vidas de AShomenageiam a desova da tartaruga de couro

    com uma bela escultura

    No último dia 23, os moradores e veranistas da Praia Camboim, repre-sentados pela Amovecam (Associação dos Amigos Moradores e Veranistas da praia Camboim), se reuniram a tar-de para solicitar novamente uma anti-ga reivindicação de todos que já dura mais de 10 anos, que é uma guarita para que tenham área de banho, tendo em vista que a praia toda na temporada fica somente para pescaria, salientando que todos os anos vem a informação de falta de efetivo e a responsabilidade na colocação das mesmas é do comandan-te da operação Golfinho.

    Sendo assim foi feito contato com o tenente responsável e o mesmo esteve no local verificando, e autorizando de forma emergencial para esta tempora-da a remoção, realocando para a praia Camboim entre rua Itati e Daniel Car-doso, onde concentra o maior fluxo de pessoas, inclusive comunicando a pessoa responsável da administração sobre a autorização da guarita de guar-da vidas número 32. A mesma agora já foi aprovada pelo o tenente Gelson Rogério Moura Ardenghi, à frente dos guarda vidas do município.

    A Associação procurou também informações sobre o deslocamento da

    mesma na questão de estrago ou algum outro fator e obteve a resposta que o mesmo tipo de guaritas foram realoca-das em seis unidades na praia de Torres, sem nenhuma danificação.

    A comunidade está novamente se organizando para realizar um protesto pela demora de remoção que vai aten-der a todos do balneário e trazer mais segurança para os banhistas, e através da diretoria da Amovecan, o presiden-te, Guaraci Freitas, relatou que “já neste ano tivemos alguns afogamentos na re-gião e que já foi informado através do comando para os responsáveis do poder municipal, desde a semana passada e nada de efetuarem a remoção para local destinado autorizado”.

    E durante a reunião a comunidade mostrou-se preocupada ainda em rela-ção a falta de serviço de manutenção, capina ou limpeza nos acessos a beira mar. “Eles estão com muito mato, sem corte da grama e sujeiras das ruas, em outros anos a praia estava sempre bem cuidada pelo poder municipal e este ano não estão fazendo a sua parte”, arrema-tou Guaraci.

    Foi relatado por todos os presentes a solicitação da continuação da ciclovia do Balneário Areias Brancas na Cam-

    boim. A criação de ciclovias é um tema em pauta não apenas em Arroio do Sal, mas transformou-se quase que numa obrigação dos planejadores de mobili-dade urbana por todo o mundo. Porém, apesar da ideia nobre e necessária, será feito um projeto que será apresentada ao prefeito Bolão.

    LIMPEZA AMANHÃ - Preservar a natureza, não sujar o solo e cuidar dos recursos naturais é dever de todos aque-les que vivem no planeta terra. É com a intenção de ajudar nessa missão, que a Amovecan vai realizar no próximo sá-bado (amanhã, 30), às 18h, a limpeza de praia. O evento será realizado na orla da praia da Camboim com a participação

    da comunidade e tem como principal objetivo o recolhimento de lixo descar-tado indevidamente.

    Com o mesmo intuito de preser-var as dunas a comunidade irá fazer uma passarela sobre a mesma e sem custos para o poder municipal e com isso trazer um pouco de conforto para deficientes físicos e pessoas idosas ter acesso a beira mar. A diretoria, através dos seus membros, vai buscar a autori-zação junto a Secretaria de Meio Am-biente do município para construção da passarela, como já possui em outros Balneários como a Praia Azul e Areias Brancas (texto assessoria de comun-ciação da Associação).

    Associação Camboim pede novamente apoio a Prefeitura

    tesão. Na terça o atendimento ao público começou às 9h, na Casa do Artesão.

    Amovecam, mobilizada por melhoras no Balneário Camboim, limpa a praia amanhã

  • JORNAL DO MAR REGIÃO 29/01/2021 - 10

    Avenida Brasil, nº 99, esquina com a rua Itália, bairro Igra Sul, em Torres. Contatos: [email protected] - fones

    993333030 - WhatsApp 981914569

    Escritório de AdvocaciaAssessoria jurídica

    direito públicoeleitoral - ação de inde-nização por dano mate-

    rial e moral - acidente detrânsito - usucapião - Co-brança - previdenciária

    separação, divórcio.

    Horário de atendimento: das 8h30min às 12h e 13h30min às 17h30min. Edifício Zortea, Avenida

    Barão do Rio Branco, 243/502 - Fone (51) 3664.1873 - E-mail: [email protected].

    Dr. Ivo dos Santos Rocha - OAB N° 18354Drª Vivian Pereira Rocha - OAB N° 47971

    A Prefeitura de Torres disponibilizou dados da vacinação contra a Covid-19, no início desta quarta-feira, 27 de janeiro, A Prefeitura recebeu 1009 doses, entre vacinas da Coronavac e da Ox-fort/AstraZeneca.

    Até o momento foram aplicadas 477 doses. A primeira remessa recebida na cidade foi de 609 vacinas que chegou no dia 19 de janeiro. Na ter-ça-feira (26), veio o segundo montante com 400 doses da Oxfort/AstraZeneca.

    Cumprindo a determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde com rela-ção aos grupos prioritários, a operação em Torres iniciou a imunização com estes grupos citados. À medida em que as vacinas forem aplicadas, a Se-cretaria Municipal de Saúde atualizará o quadro dos dados. Ao lado, o primeiro quadro liberado.

    Prefeitura de Torres informa onúmero de vacinados contra Covid

    Integrantes do Grupo Florescer recebem kit

    de materiais paraincentivar atividadesNa última segunda-feira, dia 25 de janeiro, inte-

    grantes do Grupo Florescer receberam em domicílio um Kit de materiais para estimular as atividades de convívio a partir do artesanato, promovendo ainda a reflexão e promoção de direitos sociais.

    Na busca pelo fortalecimento de vínculos a Secre-taria de Assistência Social e Direitos Humanos, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vín-culos, disponibilizou materiais como tecidos e retalhos variados como algodão e feltro, fibra de enchimento, E.V.A. e uma surpresa: uma pipa, acompanhada por uma carta, como mostra a foto.

    Em 2021 o Grupo F l o r e s c e r retomou as a t i v i d a d e s de forma re-mota, com e n c o n t r o s virtuais e, para além do artesanato, se buscou a troca de saberes entre as parti-cipantes e a nova técnica de referência do grupo, edu-cadora social em artes.

    Nessa retomada, o protagonismo das usuárias tem sido o grande destaque: a cada semana, uma escolhe uma atividade ou trabalho desenvolvido para ensinar às outras.

    O resultado não é somente a peça construída, mas partindo da superação do distanciamento social se constroem momentos de alegria, troca de saberes, va-lorização da autonomia e a descoberta de talentos e de uma nova identidade coletiva.

    Os encontros virtuais do Grupo Florescer estão ocorrendo nas quartas-feiras às 19h30min. Para par-ticipar é necessário ser usuária do SCFV ou simples-mente procurar o Serviço.

    Neste caso, basta entrar em contato com a equipe e agendar sua entrevista, pelo telefone (51)3626-9150 (ramal 345 ou 346), nos horários das 8 às 11h30min e das 13 às 17h30min, às segundas, quartas e sextas, ou pelo e-mail [email protected].

    Empresa da capital apoia projeto“Somos Todos Hand Torres”

    A empresa Alpha Química de Porto Alegre, que atua com a distribuição de produtos químicos voltada ao desen-volvimento de negócios, possui 30 anos de mercado e se encantou com o projeto “Somos Todos Hand Torres”, em Torres. A empresa trabalha com desenvolvimento de seg-mentos como Cuidados do Lar, Cuidados Pessoais, Agro-negócio e Construção Civil.

    Conforme o diretor Juvenil Dias Neto, a Alpha já co-nhecia a importância do projeto. “Já tínhamos conhecimen-to do excelente trabalho que o projeto desenvolve com as crianças e adolescentes. O projeto nos foi apresentado for-malmente e, sabendo da necessidade de incentivo, a Alpha Química tomou a iniciativa de apoiar o esporte e o projeto para que ele possa continuar gerando frutos com seu traba-lho”, conta. O patrocínio entre a empresa Alpha Química para o projeto “Somos Todos Hand Torres”, acontece atra-vés da Lei de Incentivo Estadual Pró-esporte RS. Grande parte do valor investido retorna à empresa em forma de cré-dito de ICMS.

    “Nossa visão é de que além de apoiar uma iniciativa re-lacionada ao esporte, é de extrema importância por ser um

    projeto voltado a crianças e adolescentes. Entendemos que o maior viés do projeto é a formação de cidadãos atra-vés do esporte, uma vez que desenvolve questões como a disciplina, resiliência, coletivi-dade, entre outros valores tão importantes para a vida em so-ciedade”, finaliza Juvenil.

  • JORNAL DO MAR REGIÃO 29/01/2021 - 11

    OAB 43.488 - CRC/RS 42.146

    Experiência e Confiança ( (51) [email protected]

    Rua João Cardoso Rolim, nº 423 - Centro - Três Cachoeiras

    LANCHERIA E CONVENIÊNCIA

    PICADÃO, ISCAS DE PEIXE,X-CARNE CALOTA,

    BEBIDAS EM GERALE MUITO MAIS.

    Rua Edmundo Ferreira Porto, 1756, Itapeva Sul, Torres.

    HORÁRIO DE ATENDIMENTO

    SEGUNDA 18 às 22 horasTERÇA a DOMINGO: 8 às 22h

    Três Cachoeiras recebeu nesta terça-feira (26), mais 50 doses da vacina contra o novo coronavírus (COVI-19).

    Estas estão sendo aplicadas nos profissionais de saúde dos ESF (Estraté-gia Saúde da Família) e da Policlínica Municipal.

    Além disso, os profissionais que realizam a coleta de Swab (exame nasal que detecta a presença do vírus) em estabelecimentos de saúde da rede pri-vada do município, também foram imunizados.

    Na semana passada, o município recebeu as primeiras 90 doses da vacina, imunizando os trabalhadores da saúde que atendem na linha de frente contra o COVID-19 (SAMU e Centro do COVID-19), idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiên-cia que moram em lar de longa permanência (Lar Dr. Paim Cruz), assim como seus funcionários.

    Na medida que as vacinas forem sendo rece-bidas pelo município, a Administração Municipal informará à população. Nas fotos, três momentos da vacinação que pode livrar o Brasil do corona-vírus.

    Três Cachoeiras recebe mais 50 doses da vacina contra a COVID-19

    Três Forquilhas assina convênio para atendimento no PA 24h de TorresNa tarde da última quarta (27), foi efetuado convênio entre as Prefei-

    turas de Torres e Três Forquilhas para atendimento dos forquilhenses no Pronto Atendimento 24h de Torres. O documento foi assinado pelo prefeito torrense, Carlos Souza, e a prefeita Loraci Klippel Melo Germann, mais conhecida por Lola. Acompanharam o ato, a secretária municipal de Saúde, Suzana Machado, e o secretário da área, de Três Forquilhas, Rômulo Brehm Hoffmann (foto logo a baixo).

    Agora, além de Três Forquilhas, estão conveniados com Torres para aco-lhimento no PA 24h, os município de Dom Pedro de Alcântara e Três Ca-choeiras.

    NA AMLINORTE -Prefeita de Três Forquilhas e Torres se encontraram também na sexta (22), em Osório, na sede da Amlinorte, para eleição da nova diretoria. Lá estavam quase todos os atuais prefeitos da região, como mostra a foto a direita.

  • JORNAL DO MAR SOCIAL 29/01/2021 - 12

    Av. Castelo Branco, 1598 - B: Engenho Velho - Torres /RS

    Casa do Bife, agora em novas instalações.Avenida Barão do Rio Branco, Nº 942,

    esquina com a rua Pará, em frente Bomagg.Whats 51997573151.

    Andréia Raupp

    Social e Variedades.

    “Pra hoje e sempre te desejo: o bom, o bem e o melhor!” (frasesdobem)Lembrar de pessoas que vivemos

    e amamos, nos faz bem. Para você que deseja marcar sua lembrança no dia do aniversário, entre em contato que faço com carinho. Email: [email protected]/ Whats: (51) 995277886

    Av. Assis Brasil, 786 - Arroio do Sal/RS

    - Algerosas- Colarinhos- Coifas- Calhas de até 7,5 m sem emenda

    Contato:(51) 991307249

    Maria Betina Schef-fer, de Três Cachoeiras, comemora neste sábado (30) mais uma primave-ra. “ Parabéns por esse dia tão especial, muita alegria, paz e harmo-nia. Que todos os seus desejos se realizem, pois você merece. Feliz aniversário”!

    Carolina dos Santos Machado, de Torres, apaga as velinhas hoje (29). “Para a pessoa mais encantadora do mundo, um beijinho muito especial neste dia. Parabéns!”, esses são os votos do espo-so Renato e dos filhos João Pedro e Enzo.

    Anita Pereira Lopes (tia Nita), de Torres, comemora mais um ano de vida no domin-go (31). “Mesmo es-tando longe o carinho por você sempre será o mesmo. Parabéns, muitas felicidades e que esta data se repita por muitos anos”. Fe-liz aniversário!Ester Jacob, de Três

    Cachoeiras, comemo-ra mais uma primave-ra hoje (29). “Que nes-te dia todas as alegrias do mundo sejam suas. Paz, alegria e muito sucesso. Parabéns!”

    Zaida Dimer, de Tor-res, colhe mais uma rosa no jardim da existência hoje (29). “Que tua vida seja sempre marcada por bons momentos. Para-béns!”

    Ana Carla Duarte, de Torres, apaga as ve-linhas hoje (29). “Que Deus em sua infinita bondade lhe dê tudo de bom. Que você te-nha muita alegria, paz, saúde e felicidade. Pa-rabéns!”

    João Luiz Rocha, de Arroio do Sal, come-mora mais um ano de vida hoje (29). “Para-béns! Que Deus te ilu-mine, te guie e te prote-ja em todos os dias da sua vida. Feliz Aniver-sário!”

    Silvério Beck Ko-nig, vereador de Três Forquilhas, comemora no domingo (30), mais um ano de vida. “Fe-liz Aniversário! Que sua vida seja constan-temente presenteada com bons e felizes mo-mentos. Parabéns!”

    Evaldo Maggi de Torres, come-mora mais um ano de vida na segunda (1º/02). Recebendo o carinho de ami-gos e familiares. “A vida é maravi-lhosa e viver é um privilégio, por isso comemorar aniver-

    sário deve ser sempre motivo de alegria e grati-dão. Parabéns, muitas felicidades e celebre em grande estilo mais um ano de vida!”

  • JORNAL DO MAR SOCIAL 29/01/2021 - 13

    3664545536261555

    Acompanhamento técnicoProjetos e execução

    LicitaçõesCapelas mortuárias

    Jaime Prado(51) 36644903 - 999009377 - 999349972

    Wagner Schardo-sim, de Arroio do Sal, comemora mais um aniversário hoje (29). “Parabéns! Que Deus te ilumine, te guie e te proteja em todos os dias da sua vida.”

    João Batista Carlos (ex prefeito), de Morri-nhos do Sul, comemo-ra mais um ano de vida neste sábado (30). “Uma das grandes bênçãos da vida é a experiência que os anos vividos nos con-cedem. Aniversariar é uma amostra das opor-tunidades que temos de aprender a contar os nossos dias.” Parabéns!

    Homildo Hahn, de Torres, comemora mais um ano de vida no domingo (31). “Pa-rabéns! Que todos os seus sonhos sejam rea-lizados e todos os seus desejos alcançados. Feliz aniversário!”

    Carmem Lúcia de Souza, de Passo de Tor-res, apaga as velinhas no domingo (31). “Para-béns á você, nesta data querida cheia de espe-rança e fé,e repleta de vida. É o seu aniversário. Felicidades!

    Catieli Rodrigues, de Três Cachoeiras, comemora mais uma primavera no domingo (31). “Um mero “feliz aniversário” é muito pouco perto das coisas boas que queremos te desejar nesse dia espe-cial! Parabéns!”

    Enerina De Oliveira Silveira, de Torres espo-sa do ex vereador Ernan-do Elias, colhe mais uma rosa no jardim da exis-tência na terça (02/02). “Todo dia é uma nova oportunidade que a vida oferece a quem nela crê. Feliz aniversário!”

    Fagner Schardosim Carlos, de Morrinhos do Sul, comemora mais um ano de vida no domin-go (31). “Que Deus, em sua infinita bondade, lhe dê tudo de bom que você merece. Parabéns!”

    Pedro José Machado Pacheco, de Torres comemora mais um ano de vida na segunda (1º/02). “Feliz Aniversário! Que sua vida seja recheada de bons e felizes momentos. Para-béns!”

    Antonio Machado, ex vereador de Torres, co-memora mais um aniver-sário na quinta (04/02). “Parabéns! Que Deus continue te iluminando e te protegendo hoje e sempre. Felicidades!”

    Lenir Scheffer Tei-xeira, de Torres, co-memora mais uma primavera hoje (29). “Parabéns! Que seu dia seja recheado de boas surpresas e que Deus ilumine seus ca-minhos. Feliz aniver-sário!”

  • JORNAL DO MAR VARIEDADES 29/01/2021 - 14

    HORÓSCOPO SEMANAL - DE 29/01 à 04/02Áries - 21/03 a 20/04 - Não haverá muitos

    problemas para conduzir esta semana. O astro Rei Sol lhe será favorável. Se mostrará mais corajoso para enfrentar as dificuldades.

    Touro - 21/04 a 20/05 - Afetará a opinião de algumas pessoas com suas colocação sobre o gosto em relação a várias coisas. Perseverar será algo presente neste período não desista daquilo que acredita.

    Gêmeos - 21/05 a 20/06 - O planeta Jú-piter lhe deixará confuso, não conseguirá compreender exatamente o que está aconte-cendo. Utilize sua curiosidade para expandir mais o ambiente ao seu redor.

    Câncer - 21/06 a 21/07 - Irá entender melhor o que acontece ao seu lado. O pla-neta Júpiter será de suma importância para elucidar melhor seus pensamentos e a con-vivência com pessoas mais incompatíveis.

    Leão - 22/07 a 22/08 - As coisas se revela-rão diante da sua curiosidade e inteligência. A constelação de Aquário será grande aliada nesta trajetória. Não se deixe provocar por balburdio aleatório.

    Virgem - 23/08 a 22/09 - Muita coisa de-sordenada tende a deixá-lo perturbado. A de-sorganização também em lugares públicos lhe irritarão. Objetivos podem ser desviado senão pregar sua total atenção.

    Libra - 23/09 a 22/10 - Para você relaxar

    Ao realizarmos a leitura de um mapa astral, o consulente descobre que o mapa apresenta todos os signos e é dividido em doze partes, cada parte desta divisão, chamamos de casa e corresponde a um setor de nossa vida pessoal.

    A casa 4 do mapa astral é a casa correspondente à familia e a nossa base emocional. É o ponto do mapa de maior intimidade do ser humano, em que somente conhecemos quando temos um grande vínculo com a pessoa. Muitas vezes, pessoas extrovertidas e sociáveis, na intimidade, se mos-tram exigentes, críticas e até mesmo frias com os familiares. Do contrário, também é observado, pessoas externamente retraidas e tímidas, mas que, na intimidade, se mostram alegres, confiantes e sonhadoras. Este é um ponto muito interessante do mapa astral, o qual nos traz muitas surpresas, pois conhecemos a caracteristica mais peculiar de uma personalidade.

    Os planetas colocados na casa 4, também ex-põem como é nossa relação familiar, se a relação foi construtiva, de afeto e amparo ou se foi uma relação abusiva, a qual nos traz desequilibrios e traumas quando adultos. É neste setor que está nossa base emocional e quem tem maior ancoramento afetivo na casa da familia, obviamente tem mais força para superar as adversidades da vida.

    Uma pessoa que tem a Lua na casa 4 por exem-plo, encontra na familia, um suporte de muito zelo e cuidado. O planeta Júpiter também está muito favorecido neste setor, e é indicativo de uma re-lação extremamente positiva e benéfica com os seus vínculos, pois é justamente na familia, que a pessoa irá receber suas maiores bençãos da vida. Por outro lado, pessoas que tem o planeta Plutão na casa 4, podem ver a familia como um território de hostilidade, medo e inseguranças.

    A família é um dos fatores mais relevantes da nossa existência. Nem sempre a familia que nos dará suporte será constituida de parentes, mas são os nossos vínculos, sejam eles de sangue ou não, quem irão nos proprocionar a força emocional para superar as intemperies da vida.

    A família na astrologia

    mais o diálogo será importante para resolução de dificuldades. O planeta Saturno lhe trará serenida-de. Não se deixe levar por ideias ruins e radicais.

    Escorpião - 23/10 a 21/11 - Seguir em frente e derrubar paradigmas será o lema da semana. Em seu favor haverá o planeta Urano corroborando. Mas você deve manter mais o equilíbrio para colocar em prática as suas ideias.

    Sagitário - 22/11 a 21/12 - A felicidade abrirá o seu horizonte lhe deixando mais afinco com seus objetivos. Tudo isso irá lhe proporcionar um excelente bem estar, Júpiter e o elemento fogo te ajudarão.

    Capricórnio - 22/12 a 20/01 - Saber lidar com os confrontos competitivos contribuirá para superar desafios. A constelação marcia-na proporcionará base e tranquilidade para você. Siga corajosamente e perspicaz nessa sua empreitada.

    Aquário - 21/01 a 19/02 - Apresentará um aspecto agitado de muita tumultuação. O planeta de Mercúrio não permitirá que você siga em frente. Converse com indivíduos que pensam diferentes.

    Peixes - 20/02 a 20/03 - Algumas pessoas vão querer se aproximar de você. A paixão irá mudar a sua semana aproveite. Netuno acres-centará serenidade por esta constelação tão amorosa e carinhosa.

    Canal Andrepesca, inscreva-se e

    curta para ajudar a crescer.

    BIBLIOTECA CAMINANTEPara você que gosta de ler um livro aproveitando momentos de lazer e

    descanso acompanhem to-das as informações.

    A Biblioteca Caminante abriu suas portas aos peque-nos leitores. Desde o último sábado a criançada encon-tra à sua disposição vários títulos infantis. A Bibliote-ca Caminante, iniciativa de nossa colunista Dio Santan-na, está junto ao Restauran-te Balanço do Mar na praia de Itapeva.

  • JORNAL DO MAR MORRINHOS DO SUL 29/01/2021 - 15

    Na última segunda-feira (25), Marcos Venicios Evaldt e Leoni Felicidade Carlos, prefeito e vice de Morrinhos do Sul, estiveram na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

    Primeiro se encontraram com o Deputado Fe-deral, Pedro Westphalen (Progressistas), entre-gando ofício com pedido de emendas parlamen-tares para o município de Morrinhos do Sul.

    Westphalen faz par-te da bancada Progres-sista gaúcha na Câma-ra dos Deputados e tem entre suas pautas a saú-de no Estado gaúcho.

    ENCONTRO COMO CAPITÃO

    MACEDO

    Também na segun-

    O novo prefeito de Morirnhos do Sul até já deu entrevistas falando dos seus primeiros dias de governo., Morrinhos do Sul, primeiros dias de Governo e as dificuldades de início de mandato

    Dentre as muitas ações já realizadas na Cida-de, citadas por ele, destacou a nomeação do novo secretariado, diretores e agentes públicos, falando que acredita ter formado uma grande equipe, com pessoas capacitadas e técnicas para ajudar no de-senvolvimento do município.

    Além disso, lembrou que o município está en-trando no Consórcio Intermunicipal de Infraes-trutura Rodoviária Urbana e Rural (CIDIRUR), presidido pelo prefeito de Três Cachoeiras, Flávio Raupp Lipert, que possibilitará a realização de obras importantes nas estradas municipais, me-lhorando a qualidade de vida da população.

    Na saúde, ele ressaltou que novos profissionais estão sendo contratados para suprir a demanda no atendimento, especialmente no atendimento com clínico geral.

    Marcos ainda enfatizou que nestes primeiros dias de governo o trabalho tem sido incansável, buscando sempre o melhor à população.

    Lembrou de Convênios já assinados, destacan-do a parceria com a APAE de Três Cachoeiras,

    Prefeito e vice de Morrinhos buscam ajuda com deputadosda os dois estiveram no gabinete do Deputado Estadual, Capitão Macedo (PSL), na Assembleia Legislativa.

    Leoni, que mudou o MDB pelo PSL, e Mar-cos, foram muito bem recebidos e trataram de demandas para o muni-cípio.

    “Através do manda-to do deputado, já con-seguimos a destinação de emenda parlamentar para a saúde de Morri-nhos, no valor de R$ 100 mil”, comemora Leoni.

    A quantia está pre-vista no orçamento estadual para ser paga neste ano com o objeti-

    vo de levar melhorias para a cidade. Na foto abai-xo, Leoni, Westphalen e Marcos (direita).

    Vice feliz por ter oseu gabinete próprio

    Novidade que já se nota na nova administração de Morrinhos do Sul é o perfeito entrosamento do prefeito Marcos e da vice Leoni, ex vereador e esposa do ex prefeito Tita.

    Ela mostra-se feliz, por exemplo, por ter o seu gabinete próprio dentro da Prefeitura, onde pode atender sem qualquer restrição a todos os cida-dãos do Município.

    “Essa era uma de nossas propostas de governo, vamos trabalhar diariamente para atender a todos, sem olhar cor partidária”, assegurou Leoni.

    O prefeito Marcos Venicios, falando sobre esta atitude, disse que era para não repetir erros ante-riores. Não citou nomes, mas claramente referia--se ao vice prefeito da legislatura passada, Roge-rito Becker Carlos, que, além de não ter gabinete, também não podia entrar no gabinete do prefeito, Luis Evaldt Steffen, nem mesmo quando este saia de férias, pois levava as chaves do seu gabinete.

    Rogerito, lembrando, que estava no PSB, mu-dou de lado e na eleição passada trabalhou de mangas arregaçadas para eleger Marcos e Leoni.

    Ele, que já foi vereador, ainda quando era PP (hoje Progressistas), só não quis tentar uma vaga no Legislativo. Disse que vai estar ao lado da du-pla vencedora, tentando ajudar Morrinhos.

    que possibilita um melhor atendimento aos porta-dores de necessidades especiais e também o com a Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fáti-ma, de Praia Grande, que permite o atendimento dos munícipes naquele Hospital.

    OBRAS - A recuperação da rua João Francis-co Becker, no qual havia um desmoronamento na beira do rio, foi uma das primeiras ações da Se-cretaria de Obras, que vem realizando a constante conservação das estradas, pontes e limpeza das praças e de ruas.

    “Estamos trabalhando incansavelmente desde o primeiro dia do nosso governo para colocar as coisas no lugar certo, fazer as contratações neces-sárias e não deixar de atender bem a nossa po-pulação. A burocracia e alguns entraves deixados pela gestão anterior nos fazem ter muita cautela neste início de mandato, mas com muito trabalho nosso, junto com a equipe, vamos deixando as coisas em ordem, com o objetivo de fazer o me-lhor por nossa gente, melhorando a vida das pes-soas”, explicou o prefeito, informando ainda que pretende, nos próximos dias, fazer um relatório completo com tudo o que a nova administração herdou da gestão anterior (texto já publicado pelo Informativo Regional).

    Marcos fez relatório sobre os seus primeiros dias de prefeito

  • JORNAL DO MAR CLASSIFICADOS 29/01/2021 - 16

    CONSERTOFOGÃO

    qualquer marca, Ser-viço qualificado. Experi-

    ência de 45 anos. Contato com Garcia: Whats: (51)

    998861535.

    AGORA EM NOVO ENDEREÇO, NA AVENIDA DO RIACHO 857 , TORRES

    (PRÓXIMO AO CAMPO DO TORRENSE)

    JORGE MOTOS

    HAYABUSA 1300 2019 PRETASRAD 1000 2007 BORDÔCBR 600 RR 2008 PRETAGSX650 F 2013 BRANCANINJA 250 R 2011 VERDECBX 250 TWISTER 2008 PRETA CG 150 FAN ESI 2012 PRETACG 150 FAN ESI 2011 PRETACG 150 FAN ESDI 2014 PRETAYAMAHA FAZER 150 2016 BORDÔYAMAHA FAZER 250 2014 BRANCA

    ( (51) 36263895 - 993299808COMPRA - VENDE - TROCA - FINANCIA

    ACEITAMOS A SUA MOTO USADA NA TROCATRABALHAMOS COM VENDA DE MOTOCICLETAS HONDA

    0KM E COM VENDA DE CONSÓRCIOS MENEGALLI.OBS. 1: Financiamento em até 48 x com acréscimos, sem burocracia, sujeito a aprovação

    de crédito.OBS. 2: Parcelamento no cartão de Crédito em até 12 x sem acréscimos.

    www.jorgemotos.com.br

    XTZ 250 TENERÉ 2019 AZULHONDA LEAD 110 2010 PRETAHONDA LEAD 110 2010 PRATAHONDA LEAD 110 2012 BORDÔBIZ 100 ES 2015 PRETABIZ 125 ES 2014 ROSABIZ 125 ES 2014 VERMELHABIZ 125 ES 2013 PRETABIZ 125 ES 2012 PRETABIZ 125 ES 2012 PRATABIZ 125 ES 2010 ROSA

    MODELO ANO CORMODELO ANO COR FAÇO

    REVISÕES DE PORTAS,

    JANELASetc. Agendar visita

    pelos fones(51) 996885499 ou

    998993796.

    BARBADA!VENDO TER R E-

    NO com 70m² de frente e 26m² de fundos, no bairro Centenário (estre-ma com o Condomínio Reserva das Águas, em Torres-RS). Valor: só R$ 30.000,00. Escriturado.Contato: 51 99147.9247.

    Vendo título ApartHotel em Gravatal

    Contato fones36643644 ou 985757211

    ALUGOAPARTAMENTOna rua José Osório Cabral, 390, bairro Stan,

    próximo ao Detran CFC, em Torres.

    Anual. Tratar pelo fone (51) 999165608.

    VENDO TERRENO BAIRRO CENTENÁRIO

    em Torres, 160m²,só R$ 80 mil.

    Tratar 991479247.

    VENDO TERRENO BAIRRO CENTENÁRIO

    em Torres, 17,50m de frente paraNORTE, 35m de fundos. Só R$ 50 mil.

    Tratar 991479247.

    Com obras e os trabalhos per-manentes de recuperação, manu-tenção e conservação das rodovias, a CCR ViaSul reforça aos usuários que redobrem a atenção e cuidados ao trafegarem pelos trechos admi-nistrados pela concessionária, res-peitando as sinalizações e limites de velocidade nesses locais. Para a execução dos serviços são neces-sários bloqueios de faixas e opera-ções pare e siga, podendo ocasionar lentidão ou retenção de veículos em alguns segmentos. Para evitar possí-

    veis transtornos nos locais com res-trições de tráfego, recomenda-se que os usuários, sempre que possível, programem seus deslocamentos. As condições do trânsito estão disponí-veis no Aplicativo CCR ViaSul, site www.ccrviasul.com.br ou por meio do Disque CCR ViaSul 0800 000 0290, disponível 24 horas por dia para emergências e informações.

    A programação poderá sofrer al-terações e, em caso de condições cli-máticas desfavoráveis, os serviços serão reprogramados.

    Veja o que está programado na BR 101, entre Torres e Osório, até domingo (31).

    Torres a Osório: fresagem e cor-reções emergenciais localizadas no pavimento, ambos os sentidos, entre 6 e 18h;

    Torres: implantação de passarela, kms 4 e 5,9, entre 5h30min e 19h, sem interdição de faixa;

    Terra de Areia: implantação de passarela no km 45,1, entre 5h30min e 19h, sem interdição de faixa;

    Dom Pedro de Alcântara: obras em acessos nos kms 12 e 13, sentido Osório, entre 7h e 18h30min., sem interdição de faixa;

    Três Cachoeiras: execução de terraplanagem e drenagem em talu-de entre os kms 34 e 36, ambos os sentidos, entre 7h e 18h30min, sem interdição de faixa;

    Três Cachoeiras a Osório: ins-talação de cercas entre os kms 18 e 80, sentido Torres, entre 6 e 18h, sem interdição de faixa;

    Três Cachoeiras a Osório: insta-lação de cercas entre os kms 29 e 80, sentido Osório,.entre 6 e 18h, sem interdição de faixa;

    Torres a Osório: trabalhos de to-pografia entre os kms 0 e 87, ambos os sentidos, entre 7 e 18h30min, sem interdição de faixa.

    LIMPEZA - Sinalização verti-cal e horizontal, limpeza de pista, limpeza, reparo e pintura de obras de arte especiais, limpeza de bar-reira de concreto e reparo de dre-nagem, poda de árvores e arbustos, limpeza de placas de sinalização, implantação de delineador, defen-sa metálica, roçada e coleta de lixo entre Torres e Osório (km 0 ao 88), ambos os sentidos, com interdição de faixa.

    Sobre a CCR ViaSul - A CCR ViaSul é responsável pela adminis-tração, conservação, ampliação e operação de 473,4 quilômetros de rodovias no RS, conectando pontos de maior relevância econômica no Estado. A concessão passa por 36 municípios, distribuídos em quatro trechos: BR 290 (Freeway) – 98,1 kms entre Osório e Porto Alegre; BR 101 – 87,9 kms entre Osório e Torres; BR 386 – 265,8 kms entre Canoas e Carazinho e BR 448 – 21,6 kms entre Porto Alegre e Sapucaia do Sul. A concessionária responde, a i n d a , pela ope-ração do vão mó-vel da ponte do Guaíba.

    Cuidado com obras na BR 101 que acontecem até domingo

    Resposta cruzada

  • JORNAL DO MAR REGIÃO 29/01/2021 - 17

    (54) 3251. 1005/999730577 - Centro - Cambará do Sul

    EDITAL DE PROCLAMASPor esta publicação, faz-se saber que pretendem casar-se e apresentaram os docu-

    mentos exigidos pelo Artigo 1.525, nºs I, III e IV do Código Civil Brasileiro,DOUGLAS RODRIGUES RUIZ E ANDRESSA MARTINS MEDEIROS Ele solteiro, natural de Porto Alegre, residente e domiciliado em Terra de Areia. Ela

    solteira, natural de Ribeirão Preto/SP, e residente e domiciliada em Terra de Areia. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

    Terra de Areia, 20 de janeiro de 2021.Cícero José da Rosa - Substituto

    A água subia numa velocidade inimaginável para mim e meus irmãos. Meu irmão mais velho, corria para um lado e para o outro ajudando minha vó. Eu, imaginava do alto do sofá, olhando pela janela, que sairíamos navegando naquele sofá verde musgo de madeira escura que minha vó tanto gostava. “Não coloca o copo aí, menina, já disse que vai manchar o braço do sofá.” Eu sinto não ter ficado com aquele sofá que tinha braços e viraria o barco que nos salvaria naquele anoitecer de 1976, lá na fronteira. Mas infelizmente netos não contam neste momento de partilhar a dor. Hoje, ao chegar em casa, tirei a máscara e fiquei admirando minha horta na frente em meu jardim com rosas amarelas.

    O perfume das rúculas, faz eu ficar absorta, sussurrando baixinho. E vi minha vó com sua bengala e toda sua dificuldade para subir os três degraus que a levariam ao pátio de cima, perto do “quartinho”, uma peça de madeira que ela guardava objetos antigos que eu transformava em estórias. Meu refúgio secreto. Também, para fugir das tarefas que decidia não fazer. Sempre tinha algum personagem me esperando no “quartinho”. Ela limpava a plantação de abóboras, enquanto eu segurava a seu lado, a sacola para ela colocar as “ervas daninhas”, como dizia, e eu olhava com dó para cada uma delas, todas as Evas más. Parecia falar baixinho com as folhas de abóbora. Eu tentava decifrar o que ela dizia para ficarem tão grandes e lindas. Quem sabe seriam as mesmas abóboras da história que minha alfabetizadora, Dona.Eloir, contava magicamente, na primeira Biblioteca que entrei na minha vida, de uma escola pública. A sua voz mágica me abduzia. As paredes eram azuis bem clarinho e, em uma das paredes, nuvens de algodão tocavam meus dedos. Assim como minha vó, sussurro com as rúculas, couves, pimentões, minhas flores de hibisco, sálvia, cebolinha, manjericão, abóboras! Todo dia me energizo com os pés no mar e as mãos na terra. Sou moradora de Itapeva há pouco mais de um mês. E aqui, é meu lugar.

    Ontem, depois de irmos até a praia para deixar livros infantis para os pequenos leitores da Biblioteca Caminante , eu e Darín, entramos em casa e nos olhamos em pânico, sem entender o que acontecia. Desta vez, não imaginei que sairia navegando num sofá verde musgo, lá na fronteira com Rivera/Uruguay. Doeu em cada milímetro do meu corpo, todas as imagens que vieram à minha mente. Uma sensação de culpa me invade, por estar me sentindo em pânico diante da àgua que molhava apenas os nossos pés! Não conseguia parar de sentir o que nunca sentira e talvez nunca sinta crua e cruelmente, o que o filme Parasita, com seu soco no estômago nos faz sentir, denunciando a vida em sua arte . Hoje, me restou uma “tristeza medíocre”, transformada em fato. Em dor : é preciso que façamos alguma ação, movimento, agora e sempre, independente do patamar de privilégio que desfrutamos. Não é mais humanamente aceitável, ficarmos em nossas bolhas ou casas (da praia, serra, “apartamentinho ou não” urbanos, com suas sacadas, maravilhosas ou não), sem agirmos em prol do bem comum. Mas também de nada vale, levantarmos bandeiras ou não usarmos canudinhos plásticos porque queremos um mundo ecologicamente sustentável e susten-tarmos projetos insustentáveis para nossas vidas, comunidades, cidades, país! Já disse o grande poeta “ A arte existe porque a vida não basta”. É agua que falta. Que jorra. Que adoece. Que mata!

    A terra do meu jardim, recebeu em seu manto o que jorrava de um cano quebrado até a caixa d’água da casa esvaziar. Minha vó descobriu que uma bola havia ido parar no cano que escoava a chuva .E quando não há canos quebrados ou bolas para entupir acidentalmente, é a própria realidade desigual que nos quebra, sufoca. Barragens que se rompem, morros que desmoronam e arrastam vidas que já nascem sem saber que pode não ser assim.

    Só o perfume das rúculas não sentiram a minha dor.

    COLUNA SEMANALO perfume das rúculas

    Dio Santanna

    diosantanna.e s c r i t o r a @gmail.com

    O promotor de Justiça da Comar-ca de Torres, Márcio Roberto Silva de Carvalho, emitiu quarta (27), recomendação a todos os prefeitos e aos secretários de saúde dos sete municípios que compõem a Co-marca (Torres, Arroio do Sal, Dom Pedro de Alcântara, Mampituba, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras e Três Forquilhas).

    O documento apresenta reco-mendações acerca da execução da campanha de vacinação contra a covid-19, para que os planos muni-cipais de imunização sejam cumpri-dos de acordo com o que foi esta-belecido pelo Ministério da Saúde e adotado pelo Estado.

    Na recomendação, dentre as prin-cipais preocupações, está a de ga-rantir que as vacinas sejam aplica-das apenas nos públicos prioritários

    já definidos e que sejam evitados os casos de “fura-fila” ou outros des-vios, conforme vêm sendo noticiado em vários estados desde que a vaci-nação teve início no Brasil.

    A Promotoria também recomen-da que as prefeituras promovam ações visando a dar transparência à execução da vacinação, inclusive com a divulgação semanal das metas vacinais atingidas, que informem se houve compra pelo município, dis-ponibilização pela Secretaria Esta-dual da Saúde do RS e/ou Ministério da Saúde, dos insumos necessários à sua concretização, tais como serin-gas, agulhas, caixas para descarte de resíduos, algodão, refrigeradores, acondicionamento adequado, dentre outros.

    Informar ainda o quantitativo de vacinas recebidas pelo município

    Promotoria de Justiça emite uma recomendação aos prefeitos daComarca de Torres sobre a campanha de vacinação contra a covid-19

    até a data da emissão da recomendação (27/01), bem como de indivíduos que

    receberam a primeira e/ou segun-da dose.

    ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE ITATI

    AVISO DE LICITAÇÃOCONCORRÊNCIA Nº 02/2021

    O MUNICÍPIO DE ITATI, RS, torna público, para o conhecimento dos inte-ressados que se encontra aberta a licitação na modalidade de Concorrência para Registro de Pre-ços, cujo objeto é aquisição de material de limpeza, manutenção, higienização para as secretarias municipais.

    Conforme descrito e especificado no Edital. A data de abertura das propostas serão no dia 02 de Março de 2021, às 10h00min. Cópias do Edital contendo detalhes poderão ser obtidas no site: www.itati.rs.gov.br. Maiores informações pelo fone (51) 3628-5104 ou 3628-5239.

    Itati, 28 de janeiro de 2021FLORI WERB - Prefeito

    ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE ITATI

    AVISO DE LICITAÇÃOPREGÃO PRESENCIAL Nº 03/2021

    O MUNICÍPIO DE ITATI, RS, torna público, para o conhecimento dos interessados que se encontra aberta a licitação na modalidade de Pregão Presencial, cujo objeto é aquisição de Tendas Pirâmides para agricultores municipais.

    Conforme descrito e especificado no Edital. A data de abertura das propostas serão no dia 12 de Fevereiro de 2021, às 10h00min. Cópias do Edital contendo detalhes poderão ser obti-das no site: www.itati.rs.gov.br. Maiores informações pelo fone (51) 3628-5104 ou 3628-5239.

    Itati, 28 de janeiro de 2021FLORI WERB - Prefeito

    ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE ITATI

    AVISO DE LICITAÇÃOPREGÃO PRESENCIAL Nº 01/2021

    O MUNICÍPIO DE ITATI, RS, torna público, para o conhecimento dos interessados que se encontra aberta a licitação na modalidade de Pregão Presencial para Re-gistro de Preços, cujo objeto é aquisição de areias para produção de bloquetes/pavers e para pavimentação das estradas municipais. Conforme descrito e especificado no Edital. A data de abertura das propostas serão no dia 19 de Fevereiro de 2021, às 10h00min. Cópias do Edital contendo detalhes poderão ser obtidas no site: www.itati.rs.gov.br. Maiores informações pelo fone (51) 3628-5104 ou 3628-5239.

    Itati, 28 de janeiro de 2021FLORI WERB - Prefeito

    ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE ITATI

    AVISO DE LICITAÇÃOPREGÃO PRESENCIAL Nº 02/2021

    O MUNICÍPIO DE ITATI, RS, torna público, para o conhecimento dos interes-sados que se encontra aberta a licitação na modalidade de Pregão Presencial, cujo objeto é aquisi-ção de Calcário Dolomítico faixa B para agricultores municipais. Conforme descrito e especificado no Edital. A data de abertura das propostas serão no dia 11 de Fevereiro de 2021, às 10h00min. Cópias do Edital contendo detalhes poderão ser obtidas no site: www.itati.rs.gov.br. Maiores infor-mações pelo fone (51) 3628-5104 ou 3628-5239.

    Itati, 28 de janeiro de 2021FLORI WERB - Prefeito

  • JORNAL DO MAR TRÊS CACHOEIRAS 29/01/2021 - 18

    ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE MAMPITUBA

    AVISO DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/21 O Município de Mampituba, através do Prefeito Munici-

    pal, no uso de suas atribuições legais, torna público o Edital de chamamento público para credenciamento de um mas-soterapeuta para realizar 550 atendimentos para idosos do

    SCFV, no valor de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) por atendimento.Maiores Informações e a íntegra do edital serão obtidas na Rua Her-

    culano Lopes, 220, Centro, Mampituba/RS, e-mail [email protected].

    Pedro Juarez da Silva Prefeito Municipal

    ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE MAMPITUBA

    AVISO DE LICITAÇÃOAVISO DE LICITAÇÃO Pregão Presencial Nº 02/2021 - O Mu-

    nicípio de Mampituba, através do Prefeito Municipal, no uso de suas atribuições legais, torna público que no dia 12 de fevereiro de 2021 as 14h:00min, estará recebendo os envelopes de Proposta e de Habilitação, REGISTRO DE PREÇOS PARA EVENTUAL COMPRA DE COM-BUSTÍVEIS PARA ABASTECIMENTO DA FROTA DE VEÍCULOS OFICIAIS DO MUNICÍPIO. A íntegra do Edital poderá ser obtidas nos site www.mampituba.rs.gov.br.

    Pedro Juarez da SilvaPrefeito Municipal

    PERDA DE BLOCO DO PRODUTOR

    Valdeci Monti Webber, morador de Três Forquilhas, comunica a perda de Bloco do Produtor, em local ignorado, talão de núme-ro P194 140561, conforme ocorrência Nº 433225/2020/400010, na 23ª Delegacia de Po-lícia Regional do Interior de Terra de Areia.

    Meio Ambiente alerta para acampanha de descarte de pilhas

    O prefeito de Três Cachoeiras, Flávio Raupp Lipert, e os ve-readores municipais, se reuniram na última se-mana (foto a esquerda) para discutir sobre os problemas constantes de abastecimento de energia elétrica enfren-tados no município.

    Durante a reunião, o prefeito informou que

    Na última semana, o prefeito de Três Cachoeiras, Flávio Raupp Li-pert, e o vice-prefeito, Vilson Rodri-gues, se reuniram com a comunidade dos Mesquitas, para anunciar o início das obras de pavimentação asfáltica da rua Feliciana Rodrigues Pereira.

    O trecho será o primeiro a ser pa-vimentado na área rural do municí-pio.

    A obra será executada com recur-

    O Departamento de Meio Ambiente de Três Cachoeiras chama a atenção da população para a campanha de descarte de pilhas, na qual está sendo dispo-

    nibilizado um espaço específico para o reco-lhimento deste mate-rial nas dependências da Prefeitura Munici-pal (Departamento de Meio Ambiente, locali-

    zado no 3° andar, ou na recepção).

    A iniciativa foi lan-çada em 2020, após a assinatura do convênio com a Green Eletron - empresa gestora de Logística Reversa de Eletroeletrônicos - que fará a destinação corre-ta do produto.

    A ação incentiva a retirada de circulação deste resíduo, que cau-sa danos ambientais e riscos à saúde humana.

    Mais informações pelo telefone (51) 3667-1155 ramal 218.

    já encaminhou ao pre-sidente da Assembleia Legislativa do RS, De-putado Estadual Erna-ne Polo, um ofício co-municando a situação e solicitando a busca de uma solução junto à Companhia Estadu-al de Energia Elé