24
JM ANO XIX - N° 1032 - 25 DE OUTUBRO DE 2019 - R$ 2,50 TORRES - ARROIO DO SAL - CAPÃO DA CANOA - XANGRI-LÁ - TRÊS CACHOEIRAS - CAMBARÁ DO SUL - DOM PEDRO DE ALCÂNTARA TERRA DE AREIA - MORRINHOS DO SUL - MAMPITUBA - MAQUINÉ - ITATI - TRÊS FORQUILHAS - SÃO JOÃO DO SUL - PASSO DE TORRES. JORNAL DO MAR Email: [email protected] - [email protected] - FONES 36055159 e 998435690 O JORNAL MAIS PREMIADO DE TORRES E DE MAIOR CIR- CULAÇÃO NO LITORAL NORTE ODONTOLOGIA Cinthya Guarienti Mestre em Odontopediatria Aparelhos Ortodônticos Odontologia Estética CRO 14030 Daniel Guarienti Especialista em Implantes Dentários Mestre em Endodontia Tratamento de Canal CRO 13245 FONOAUDIOLOGIA Paula Reck Rodrigues Fonoaudologia Especialista em Audiologia Aparelhos Auditivos CRFa 8595 facebook/clinicacuidar CURSO DE TIRO 4 X no CARTÃO Ficar sócio, já com 2020 pago, também 4X no CARTÃO O Clube de Tiro Capão Novo e o Clube de Tiro de Torres oferecem: * renovação de registro, * compra e transferência de arma, * treinamento e avaliação para Porte, * CR de atirador desportista CAC. Instrutor Wilson Roberto Matzenbacher, te- lefones (51) 996746533 ou 36258171. Email: [email protected] ORTONDOTIA COM APARELHO INVISÍVEL Drª Fabíola Romitti Top Doctor INVISALIGN PLAtinun NEOCLIN ODONTOLIGIA DIGITAL TRÊS CACHOERIAS ( (51) 36672778 e 982578227 (whats) Avenida Hélio Maggi, nº 255, Centro de Três Cachoeiras Câmara tira ex prefeito da política por 8 anos Decisão foi tomada na última segunda-feira, em Três Forquilhas. Vereadores acompanharam parecer do Tribunal de Contas. Os detalhes estão na página 8. Comitiva de Arroio do Sal volta maravilhada com visita ao Porto de Itapoá Na foto, o sorriso do prefeito Bolão mostra bem a satisfação da ideia do Município ter aceita- do o PORTO. Arroio do Sal será outra depois da construção do seu Terminal Marítimo. Página 11. Vocês já viram disto? Enquanto moradores do interior reclamam de estradas ruins, e não são atendidos, a pa- trola da Secretaria de obras é usada no Centro da Cidade, limpando o calçamento. Página 8. Feira do Livro no Parque da Guarita vai até domingo Página 3 Futebol define finalistas na região Página 23 Semana com várias ocorrências do crime Maria da Penha nas cidades da região Página 21

Upload: others

Post on 19-Jun-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - …jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2019/10/jm1032-min.pdf · 2019-10-24 · escolher o local mais adequado para que

JMANO XIX - N° 1032 - 25 DE OUTUBRO DE 2019 - R$ 2,50

TORRES - ARROIO DO SAL - CAPÃO DA CANOA - XANGRI-LÁ - TRÊS CACHOEIRAS - CAMBARÁ DO SUL - DOM PEDRO DE ALCÂNTARATERRA DE AREIA - MORRINHOS DO SUL - MAMPITUBA - MAQUINÉ - ITATI - TRÊS FORQUILHAS - SÃO JOÃO DO SUL - PASSO DE TORRES.

JORNAL DO MAREmail: [email protected] - [email protected] - FONES 36055159 e 998435690

O JORNAL MAIS PREMIADO DE TORRES E DE MAIOR CIR-CULAÇÃO NO LITORAL NORTE

ODONTOLOGIACinthya GuarientiMestre em OdontopediatriaAparelhos OrtodônticosOdontologia Estética

CRO 14030

Daniel GuarientiEspecialista em Implantes DentáriosMestre em EndodontiaTratamento de Canal

CRO 13245

FONOAUDIOLOGIAPaula Reck RodriguesFonoaudologiaEspecialista em AudiologiaAparelhos Auditivos

CRFa 8595

facebook/clinicacuidar

CURSO DE TIRO4 X no CARTÃO

Ficar sócio, já com 2020

pago, também 4X no CARTÃO

O Clube de Tiro Capão Novo e o Clube de Tiro de Torres oferecem:

* renovação de registro,* compra e transferência de arma,* treinamento e avaliação para Porte,* CR de atirador desportista CAC.Instrutor Wilson Roberto Matzenbacher, te-

lefones (51) 996746533 ou 36258171.Email: [email protected]

ORTONDOTIA COMAPARELHO INVISÍVEL

Drª Fabíola RomittiTop Doctor

INVISALIGN PLAtinun

NEOCLINODONTOLIGIA

DIGITALTRÊS CACHOERIAS

( (51) 36672778 e 982578227 (whats)

Avenida Hélio Maggi, nº 255, Centro de Três Cachoeiras

Câmara tira ex prefeito da política por 8 anosDecisão foi tomada na última segunda-feira,

em Três Forquilhas. Vereadores acompanharam parecer do Tribunal de Contas. Os detalhes estão na página 8.

Comitiva de Arroio doSal volta maravilhada comvisita ao Porto de Itapoá

Na foto, o sorriso do prefeito Bolão mostra bem a satisfação da ideia do Município ter aceita-do o PORTO. Arroio do Sal será outra depois da construção do seu Terminal Marítimo. Página 11.

Vocês já viram disto?Enquanto moradores do interior reclamam

de estradas ruins, e não são atendidos, a pa-trola da Secretaria de obras é usada no Centro da Cidade, limpando o calçamento. Página 8.

Feira do Livro no Parque da Guarita

vai até domingoPágina 3Futebol

definefinalistas na região

Página 23

Semana com várias ocorrências do crime Maria da Penha nas cidades da região

Página 21

Page 2: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - …jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2019/10/jm1032-min.pdf · 2019-10-24 · escolher o local mais adequado para que

OPINIÃO25/10/2019 - 02JORNAL DO MAR

Fundado em 11/03/2000 - Jornalista responsável:José dos Santos, RP 7929. Site: www.jornaldomar.com.br

Rua General Flores da Cunha, nº 915, Itapeva Sul.FONES (51) 36055159 - 998435690. Assinaturas com Antônio, 995551446.

E-mail: [email protected] ou [email protected]

José dos Santos

Torres Imóveis / Silvano BorjaVenda e Locações de imóveis

comerciais e residenciaisEntre em contato conosco pelos fones 36643544 ou

999161020 WWW.torresimoveis-rs.com.br ou email: [email protected]

Avenida Silva Jardim 34, Loja 03, Centro, Torres/RS

Material não aprovadoNa edição de 23 de agosto, coloquei foto até

na capa, enaltecendo a iniciativa da Secretaria da Agricultura de Torres, ao colocar base gra-duada na Estrada dos Cunhas.

O ex prefeito de Dom Pedro, Márcio Biasi, ficou tão empolgado que até me levou lá, e fez o prefeito Carlos e o secretário Vando saírem na foto. Pois bem: tivemos um bom período de tempo bom e a estrada ficou uma beleza.

Mas agora veio a chuva e, adivinhem: a Es-trada dos Cunhas, entre Estrada do Mar e BR 101, de novo, está intransitável. Aliás, pior do que antes. Este material é mais duro. Os bu-racos então ficam mais contundentes. Enfim, eu que moro na Itapeva, se tiver que ir a Dom Pedro ou Três Cachoeiras, dou a volta lá pela Avenida Castelo Branco, por ali não dá para passar.

Porque não asfalto?Mas porque resolvi tocar neste assunto? Simples,

domingo passei o dia em Sombrio, comemorando os 84 anos do meu pai, e aí tava me perguntando: porque esta cidade, que era menor que Torres, hoje é toda asfaltada. É, toda. Centro e interior. O mesmo acontece em Santa Rosa do Sul, Araranguá nem se fala.

Porque em Torres e outras cidades da região não se faz o mesmo? Principalmente porque é uma cida-de turística. Difícil entender porque ruas do Centro da Cidade ainda não sejam asfaltadas. E que o inte-rior ainda seja 100% estrada do chão.

Voltando a Estrada dos Cunhas, neste trecho Es-trada do Mar/BR, desde o tempo que o Cafrune era prefeito ouço que o Município ganhou emenda para asfaltá-lo. Só que o dinheiro sempre some e a Estra-da dos Cunhas segue lá, só dando dor de cabeça a quem precisa usá-la, como caminhoneiros que sus-tentam as praias do Sul e Arroio do Sal e os veranis-tas das praias do Sul e Norte de Arroio do Sal. Uma grande vergonha.

Agora estão encantados com o tal PAVS. Colo-quem esta pedra onde há trânsito pesado. Vai acon-tecer a mesma coisa. Não aguenta.

Prefeitos do Litoral Norte e das cidades além BR 101 em direção a serra, deixo a vocês uma suges-tão: se escalem para participarem das reuniões da AMESC e perguntem pros prefeitos ali do SUL de SC, que se reúnem todos os meses, e ninguém fal-ta, qual é o segredo. Lá até ruas do interiorzão são asfaltadas.

Ali em SC prefeitos quase sempre são reeleitos. Por aqui não, e sempre o motivo principal é o mes-mo: péssimo estado das ruas. Há 19 anos falo disto, e vou insistir.

Quero falar mais, por exemplo, de Sombrio ter lombadas (não quebra-molas) em todas as quadras, número de acidentes zero, onde então não é preciso esconder nomes de motoristas que até matam pesso-as em nossa cidade.

Respostada cruzada

Gimi protocola Lei em favor do acesso a rede de ensino para crianças, filhas de mulheres vítimas de violência domestica

O vereador Gibraltar Vidal (Gimi/MDB, protoco-lou Projeto de Lei que “garante a matrícula dos de-pendentes da mulher vítima da violência doméstica e familiar em instituições de educação básica Municipal mais próxima de seu domicílio”. A Lei, garante como “prioridade” a matrícula dos filhos da vítima da vio-lência em instituições mais próximas da sua residên-cia. Os dados serão sigilosos tanto da vítima quanto dos dependentes.

Tais informações só poderão ser acessadas pelos operadores de Direito e pelos órgãos públicos com-petentes. O que, além de evitar transtornos aos alu-nos, vai confortar a mulher. Já que com seus dados

resguardados, também não terá sua localização atual divulgada.

“Hoje, o Brasil é o 5º país no ranking de homicídios de mulheres, dado alarmante e inaceitável”, lamenta Gimi, acrescentando que, somente nos três primeiros meses deste ano, foram registrados 200 feminicídios, mais de 221 mil casos de lesão corporal dolosa enqua-drados na Lei Maria da Penha, o que representa uma média de 606 casos por dia. “Os números falam por si. Não há como fechar os olhos e cruzar os braços diante destas estatísticas. Evidente que, hoje, soma-mos uma grande conquista para as brasileiras e para as suas famílias, através de Lei Maria da Penha, mas

precisamos trabalhar ain-da mais”, continua ele.

Pelo texto da Lei, os dependentes da vítima terão prioridade de ma-trícula ou transferência em instituição de educa-ção básica mais próxima de seu domicílio. A com-provação dessa situação de violência será por meio da apresentação do boletim de ocorrência ou do processo de violência doméstica e familiar em curso. Nos momentos em que mais a vítima necessita, as matrículas não podem ser negadas. Não raras vezes a mulher que é vítima de violên-cia doméstica não pode matricular seus filhos na Escola mais próxima de sua residência. Nesses casos, ter prioridade para escolher o local mais adequado para que seus filhos possam estudar é muito importante e deve compor o rol de medidas emergenciais a que a es-sas pessoas têm direito. É um problema ainda mui-to sério e que merece de nós”, conclui Gimi.

Page 3: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - …jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2019/10/jm1032-min.pdf · 2019-10-24 · escolher o local mais adequado para que

Avenida General Osório, 156 - sala 101Fone 36261266 - Centro - Torres - RS

* Asma/Bronquite* Tosse crônica* Gripes frequentes* Alergias respiratórias* Raio X/Espirometria

Dr. Carlos Antonio Castilhos Villanova - CRM 17338Médico do serviço de doenças pulmonares da Santa Casa

AbdominoplastiaPlástica MamáriaPlástida NasalLipoaspiraçãoContorno CorporalToxina Botulínica e PrenchimentoPlástica Reparadora

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Dr. Lourenço SenandesCirurgião Plástico

CREMERS 33773/ RQE28844Maiores informações:

WWW.lourencosenandes.com.brAtendimentos:

Clínica Pró SaúdeRua Manoel Fortunato de Souza, 78

Torres,RsFone:51 36642035

LOURENÇOSENANDES

Cirurgião Plástico

Torres: Clínica Pró Saúde, rua Manoel Fortunato de Souza, nº 78 - ( 36261756Capão da Canoa: Clínica Dom Guanella, Avenida Ubirajara, nº 678, ( 36651198

JORNAL DO MAR 25/10/2019 - 03TORRES

Para facilitar o acesso dos moradores e visi-tantes da cidade à 19ª Feira do Livro de Torres que ocorre este ano no Parque Estadual da Guari-ta, está sendo disponibilizado transporte gratuito para a população.

A 19ª Feira come-çou quarta (23) e vai até domingo (27).

Durante todo o evento sairão Dindi-nhos da Torrescar, com saída da Casa do Turis-ta, em direção ao Par-que. Pela manhã, às 9 e 10h, e pela tarde, às 14,

Tem “Dindinho” gratuito para levar população aoParque da Guarita nesta 19ª Feira do Livro de Torres

15 e 16h.Até o dia 27, domingo, vai ocorrer uma inten-

sa programação, que foi montada para encantar o público de diferentes gostos e idades.

Durante a Feira não serão cobrados ingressos dos carros. A entrada no Parque é franca.

Nada demeningiteem Torres

A secretária de Saúde, Suzana Machado, e o res-ponsável pela Vigilância Epidemiológica de Torres, Renan Emerim Montei-ro, reiteram que não existe mais nenhum caso interna-do ou em investigação com suspeita de Meningite.

“Mais uma vez, solici-tamos à população que não dissemine informações não oficiais por mensagens de texto ou áudio nas redes sociais e que entrem em contato com Prefeitura ou Secretaria de Saúde para in-formações e esclarecimen-tos”, pede Suzana.

Segue a orientação para que pais e responsáveis mantenham a caderneta de vacinação em dia para pro-teger seus filhos. Boatos surgiram em função de um caso isolado registrado dia 11 último com um paciente enviado do Passo de Torres.

Page 4: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - …jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2019/10/jm1032-min.pdf · 2019-10-24 · escolher o local mais adequado para que

JORNAL DO MAR 25/10/2019 - 04CRÔNICAS/ARTIGOS

FALA PADRE LEONIR

[email protected]

O FARISEU E O COBRADOR DE IMPOSTOS

O evangelho deste final de semana (Lc 18,9-14), 30º domingo do tempo comum, traz o co-nhecido texto do fariseu e do publicano.

Eles se encontram num contexto de oração, no templo de Jerusalém, lugar de oração pública e pessoal. O fariseu se gaba de ter ido além do que prescreviam os preceitos religiosos da Torá. Ele se diz não igual ao resto dos homens, todos ladrões, injustos e adúlteros, e, tampouco, como o publicano que ele vê ao seu lado. Ele paga dízimo e jejua duas vezes por semana. O fariseu se arvora no direito de ser juiz diante do publi-cano, coisa que só compete a Deus. O publicano se humilha e reconhece ser um grande pecador. Ele implora a misericórdia de Deus, batendo no peito.

Estranho na parábola é que o publicano pe-cador é que é o bom. Da boca de Jesus se ouve a afirmativa de que ele encontrará a sua salvação. A atitude de Jesus parece radical e impiedosa. O que vale é a misericórdia de Deus e o seu julga-mento. Deus é justo. Sua justiça se baseia numa relação ética entre seres humanos. A justiça revela quem cada um de nós somos. Se amo o meu próximo, sou justo diante de Deus. O gran-de erro do fariseu foi o de não amar o seu pró-ximo, mas a si mesmo. Ele se julgava tão justo que nem precisava do julgamento de Deus. Ele se esqueceu de Deus e se colocou como juiz.

Essa parábola ilumina nossa ação missio-nária na medida em que nos comprometemos a anunciar o evangelho da salvação para todos, reconhecendo nossa limitação e humanidade diante de Deus. Enquanto instituição formada por humanos, a igreja também faz o seu pedido de perdão pelos erros cometidos no seu passado missionário e pede a Deus, como o publicano, que a ilumine nos caminhos da missão evange-lizadora, sem se deixar corromper pelo caminho da falsa religião. A propósito, estamos mais para o fariseu ou para o publicano?

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE – Neste domingo, 27 de outubro a juventude de Osório tem encontro marcado para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ).

As atividades acontecem no centro de Arroio do Sal, começando as 9h da manhã e se esten-dendo até o final da tarde. Na programação, oração, música, dança, espiritualidade e muita alegria a animação.

Por Nilton C. Moreira

Coluna Semanal

Estrada Iluminada

Horário na TerraSomos atrelados ao tempo. O relógio, mesmo

que não exista em nosso bolso ou pulso está pre-sente em nosso biológico, e as pessoas mais dis-ciplinadas até nem precisam dele para acordar-se pela manhã, pois no momento costumeiro estão prontas antes que desperte.

Nosso horário na Terra obedece a parâmetros de acordo com cada região planetária, e o chefe de cada nação tem o poder de adiantar ou retardar o relógio, influenciando assim os seres vivos.

Em alguns períodos tivemos horário de verão, e quem vive em regiões interioranas onde dispõe de criação de animais, procura sempre não dife-renciar o horário em razão dos bichos uns estarem atrelados à contagem biológica e outros a luz so-lar. É comum notar-se que os pássaros, por exem-plo, iniciam a cantoria logo que a luz do dia se apresenta, e recolhem-se ao cair da noite.

O tempo também conta no plano espiritual, mas não segue o mesmo cronograma que o nosso. Apenas os benfeitores espirituais que desenvol-vem atividades junto aos encarnados e que tra-balham nas tarefas redentoras nos mesmos mo-mentos, tem relação de horário, embora tenha alguns que tem também atividade durante a noite, quando procedem a esclarecimentos a nós quan-do estamos no desprendimento físico pelo sono, ou atuando também em cirurgias astrais e curas.

Mas o horário da Terra embora seja fixado oficialmente pelo homem, somos manipulados pela espiritualidade quanto a acontecimentos que estão vinculados ao tempo de cada um, isto para que situações que devem acontecer, tanto boas como as desagradáveis, possa se concretizar no momento preciso.

Muitas vezes não conseguimos entender o motivo pelo qual nos atrasamos em razão de pe-quenos acontecimentos. É uma chave que não achamos; um sapato que está em desacordo; uma visita inesperada; um problema no veículo; o ônibus que atrasa; um filho que tem súbito mal estar; o elevador que demora; o trânsito que flui mais demoradamente que outros dias, e assim por diante. Certamente essas demoras acontecem sem darmos causa.

Às vezes vemos no noticiário alguns aconte-cimentos, como por exemplo, acidentes e que se estivéssemos no horário teríamos nos envolvido com grave ou não consequência. Quantos pere-cem pela chamada “bala perdida”, e dizemos que podia ter sido um de nós, pois que naquele ho-rário normalmente passaríamos pelo local, e na-quele dia exatamente nos atrasamos, ou uma obra que desaba e atinge a calçada por onde passamos regularmente.

Dizemos que tudo está dentro de uma previ-são de ocorrer, e embora tenhamos dificuldades em compreender estes acontecimentos, todas as situações estão ligadas a lei de causa e efeito, que faz parte da Justiça Divina, cuja razão encontra--se nesta ou em vidas pretéritas.

Tenham todos muita energia nesta semana.

Mensagem do BispoDom Jaime Pedro Kohl

Bispo de Osório

PROGRAMAÇÃO DA PARÓQUIA SÃO DOMINGOSDIA 25 (SEXTA, HOJE) - 18h, missa no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes. DIA 26 (SÁBADO) - 17h, na Igreja São Domingos; 18h, na Igreja Santa Luzia. DIA 27 (DOMINGO) - 07h30min, na Igreja São Domingos; 09h, na Igreja Santa Luzia;

10h, na Comunidade Santa Rita (Faxinal); 11h, Festa de Nossa Senhora Aparecida (Praia Paraíso); 18h, na Igreja Santa Luzia; 18h, 1ª Comunhão na Comunidade Nossa Senhora das Dores (Stan); 19h, 1ª Comunhão na Comunidade São Sebastião (Jardim Eldorado).

DIA 29 (TERÇA-FEIRA) - 18h, na Igreja São Domingos. DIA 30 (QUARTA-FEIRA) - 19h, na Igreja Santa Luzia. DIA 31 (QUINTA-FEIRA) - 18h, missa na Igreja São Domingos.

Impelidos para a missão

Neste Domingo do Bom Pastor, Dia Mundial de oração pelas vocações, preferi trazer novamente a mensagem que o papa Francisco escreveu em 2017 para a ocasião.

O papa Francisco dizia que gostaria de se deter na di-mensão missionária da vocação cristã. Que quem se deixou atrair pela voz de Deus e começou a seguir Jesus, rapida-mente descobre dentro de si mesmo o desejo irreprimível de levar a Boa Nova aos irmãos, através da evangelização e do serviço na caridade. Todos os cristãos são constituídos missionários do Evangelho.

Com efeito, o discípulo não recebe o dom do amor de Deus para sua consolação privada; não é chamado a ocupar--se de si mesmo nem a cuidar dos interesses duma empresa; simplesmente é tocado e transformado pela alegria de se sentir amado por Deus e não pode guardar esta experiência apenas para si mesmo: «a alegria do Evangelho, que enche a vida da comunidade dos discípulos, é uma alegria missio-nária» (EG 21).

O compromisso missionário não é algo que vem acres-centar-se à vida cristã como se fosse um ornamento, mas, pelo contrário, situa-se no âmago da própria fé: a relação com o Senhor implica ser enviados ao mundo como profe-tas da sua palavra e testemunhas do seu amor.

Se experimentamos em nós muita fragilidade e às ve-zes podemos sentir-nos desanimados, devemos levantar a cabeça para Deus, sem nos deixarmos esmagar pelo senti-mento de inaptidão, nem cedermos ao pessimismo, que nos torna espectadores passivos duma vida cansada e rotineira. Não há lugar para o temor: o próprio Deus vem purificar os nossos «lábios impuros», tornando-nos aptos para a missão.

Cada discípulo missionário sente, no seu coração, esta voz divina que o convida a «andar de lugar em lugar» no meio do povo, como Jesus, «fazendo o bem e curando» a todos. Com efeito, já tive ocasião de lembrar que, em virtu-de do Batismo, cada cristão é um «cristóforo» ou seja, «um que leva Cristo» aos irmãos.

Isto vale de forma particular para as pessoas que são chamadas a uma vida de especial consagração e também para os sacerdotes, que generosamente responderam «eis--me aqui, envia-me». Com renovado entusiasmo missioná-rio, são chamados a sair dos recintos sagrados do templo, para consentir à ternura de Deus de transbordar a favor dos homens.

A Igreja precisa de sacerdotes assim: confiantes e sere-nos porque descobriram o verdadeiro tesouro, ansiosos por irem fazê-lo conhecer jubilosamente a todos.

Não poderá jamais haver pastoral vocacional nem mis-são cristã, sem a oração assídua e contemplativa. É esta amizade íntima com o Senhor que desejo vivamente enco-rajar, sobretudo para implorar do Alto novas vocações ao sacerdócio e à vida consagrada.

O chamado não é um simples ato de vontade, mas um movimento de saída impulsionado pelo Espírito.

Para refletir:1) O papa insiste que existe uma profunda relação

entre oração, vocação e missão. O que penso sobre isso? 2) Os cristãos, as vocações de especial consagração

e os sacerdotes onde fundamentam seu chamado? O que devem fazer para viver autenticamente sua missão?

3) Segundo o papa não pode haver pastoral vocacio-nal sem oração assídua e contemplativa. Estou fazendo a minha parte?

Textos Bíblicos: Is 6, 7-8; Jo 10, 1-16; Sl 99(100).

Page 5: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - …jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2019/10/jm1032-min.pdf · 2019-10-24 · escolher o local mais adequado para que

JORNAL DO MAR 25/10/2019 - 05TORRES

Prefeitura lança Projeto Social de Alimentação “Mãos Solidárias”Foi lançado às 12h desta segun-

da-feira, 21 de outubro, na sede do Lions Club, o “Projeto Social de Alimentação Mãos Solidárias”.

Ele tem o propósito de propor-cionar inclusão e intervenção sobre as condições geradoras de vulnera-bilidade social aos participantes do Programa Frentes de Trabalho: Ci-dadania e Qualificação”.

O ato contou com a presença do prefeito Carlos Souza, que agrade-

ceu o comparecimento de todos e também daqueles que contribuíram para o êxito do evento.

O público envolvido na realiza-ção do Projeto são os participantes do Programa em vigência, no perío-do de segunda a sexta-feira. Futura-mente o projeto poderá contar com a participação de voluntários da socie-dade civil na produção do almoço.

O custeio dos insumos na elabo-ração do almoço será disponibili-

zado com recursos da Secretaria da Assistência Social e Direitos Huma-nos. Também serão aceitas doações dos voluntários da comunidade.

Assim como fez o prefeito, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Neusa Carlo; o secretário de Obras e Serviços Pú-blicos, Davino Lopes; e o secretário de Administração e Atendimento ao Cidadão, Cláudio Paranhos, tam-bém falaram sobre a importância da iniciativa.

A criação deste Projeto Social aliado ao Programa, foi necessária, pois além de evitar o deslocamen-to até a residência, possibilita tem-po e descanso no intervalo entre os turnos de trabalho, ainda viabiliza economia de gastos com alimento no custeio familiar. Para cada parti-cipante do Programa serão ofertadas 20 refeições no mês.

Na foto abaixo, prefeito, secretá-rios e parte do grupo que fará parte deste Projeto, no dia do lançamento.

Servidores da Diretoria de ServiçosRurais recebem novos uniformesServidores da Diretoria de Serviços Rurais, da Secretaria Municipal de

Desenvolvimento Rural e Pesca, receberam nesta segunda-feira, 21 de ou-tubro, novos uniformes (foto). O kit, composto por calça, bermuda e camiseta foi entregues pelo prefeito Carlos Souza.

Sete operadores de máquinas, dois moto-ristas e o responsável pela diretoria foram contemplados com os novos uniformes. Conforme o secretário de Desenvolvimento Rural, José Vanderlei Brocca (Vando), “esta é uma forma de valo-rização e também de identificação dos servi-dores. O custo dos kits é da Secretaria.

Ele ressalta o gran-de valor destes servi-dores para fomento das atividades produtivas rurais. A Secretaria é a responsável pelas políticas públicas que desenvolvem o meio rural e melhoram a qualidade de vida de sua população, por meio da agricultura e da pecuária, atuando em diversas frentes, visando a prosperidade

MÉRITO LOJISTA 2019A PESQUISA ESTÁEM ANDAMENTO!

AGUARDE! LOGO, LOGO, DIVULGAREMOS O RESULTADO.A ENTREGA DA PREMIAÇÃO SERÁ NO DIA

29 DE NOVEMBRO DE 2019!AGENDE ESTA DATA!

CAMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE TORRESFONE: (51) 3664-1277

Page 6: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - …jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2019/10/jm1032-min.pdf · 2019-10-24 · escolher o local mais adequado para que

JORNAL DO MAR 25/10/2019 - 06CRÔNICAS

LuizFernando

Sanzijornalista

colaborador nº 0019530/RS Em defesa dos direitos dos idosos

(54)[email protected]

www.fidelidadefm.com.br

Diretor Irahy Moraes

Rua Pedro Teixeira Constantino, s/n°Centro - CEP 95480-000

Cambará do Sul - RS

Venha tomar um cafézinho conosco - Rua Bal-bino de Freitas, 319 ( Rua do Hotel Bauer), de segunda a sexta, das 9 às 12 h e das 14 às 17 h.

Elogiar é bem melhor

Parabéns secretário Davino e equipe da diretoria de Trânsito. Agora sim. Com esta visibilidade é difí-cil alguém alegar que não notou que a vaga era para Idoso.

Por falar em estacionamento para Idosos, depois de um elogio, um pedido. Na quadra da Prefeitura existem apenas 2 vagas de estacionamento para Ido-sos. Muito pouco. Quem sabe mais duas vagas, pelas vagas disponíveis no total, acho o pedido coerente.

Desde de já. Obrigado. ATROPELAMENTOS

Notícia do Correio do Povo...Quinze idosos morreram por atropelamento neste

ano em Porto Alegre. Dados da comissão de Análise de Acidentes, do Programa Vida no Trânsito, mostram que, de janeiro a setembro, Porto Alegre registrou 17 mortes de idosos no trânsito, em vias urbanas, 15 deles por atropelamento. Os Idosos representam 60% do número de mortes em uma cidade onde eles são 15% da população. É para diminuir esses dados e melhorar a mobilidade desse público na capital, que a EPTC, em parceria com o programa Vida no Trânsito ( PVT) e o Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, promoveram, O Seminário Desafios da Mobilidade Segura no Envelhecimento.

Aqui, em parceria com o Departamento de Trânsi-to, a Associação dos Idosos, promoverá, nos próximos dias, nas ruas de Torres uma Campanha Intensiva orientando os Idosos pedestres sobre o comportamen-to no trânsito, para evitar acidentes.

Mais um elogio, parabéns funcionário Mar-celo do trânsito, nota dez pela tua gentileza no atendimento.

E o salário mínimo, ó, aumento de R$ 42,00. Assim não dá.

ATÉ A PRÓXIMA!

Biólogo & Parasitó[email protected]

Professor Ferraz

Pois é caro (a) leitor (a). Dependendo do lo-cal onde moramos ou onde vamos passear te-mos que nos prevenir. Em todas as regiões do Brasil existe uma grande variedade de serpentes peçonhentas. As mais comuns, e que provocam o maior número de acidentes, pertencem aos gê-neros Bothrops, Crotalus, Lachesis e Etapidal.

Cerca de 90% dos acidentes ofídicos no Brasil são causados por espécies do gênero Bo-throps, cuja principal representante é a jararaca. Estas serpentes existem em todo território na-cional, principalmente em matas e áreas culti-vadas.

O gênero Crotalus tem a cascavel como re-presentante, e é o segundo responsável por aci-dentes ofídicos em nosso país. Acidentes com Lachesis, surucucu são raros. A família Elapi-dae pertencem as serpentes conhecidas como corais, muito venenosas, as quais são confundi-das com as falsas corais, não venenosas.

Embora os venenos atuem em todas as partes do corpo, as mais atingidas são o sistema nervo-so, aparelho circulatório, rins e sangue.

Grupo - BOTRÓPICO - Jararaca - Local da mordida - Mordida dolorosa, vermelhidão, inchaço e calor no local, podendo surgir bolhas. Face - Sem alteração na face. Músculos - Sem alteração. Sangue - Hemorragias pelo nariz, boca e vias urinárias. Urina - Avermelhada.

CROTALICO - Cascavel - Local da mor-dida - Mordida dolorosa. Geralmente não deixa sinais no local da mordida. Face - depressiva, ocorrendo a paralisia da musculatura dos olhos, que causam perturbações visuais, imagens du-plas,turvamento. Músculos - Paralisia dos membros e pescoço. Sangue - xxxxx. Urina - Avermelhada.

ELAPÍDICO - Coral - Local da mordida - Mordida pouco dolorosa. O local da mordida fica com sensação de adormecimento, que pode se espalhar pelo tronco. Face - Dificuldade de deglutição e de articulação das palavras. Sali-vação grossa, face deprimida. Músculos - Sem alteração. Sangue - xxxx. Urina - xxxx.

OBS- Características e sintomas.OBS- Em caso de mordedura por ofídios

procure um posto de saúde o mais rápido pos-sível.

Prevenir é melhor que remediar.

ENVENENAMENTO OFÍDICO (COBRAS)

Biólogo - Especialista em Gestão e PlanejamentoAmbiental. Mestrando em Ciências Ambientais.

Dúvidas, sugestões ou críticas:email: [email protected].

Curta a Fan Page www.facebook.com/papomeioambiente

O papo é Meio Ambiente

Roger Maciel

O sal no marOlá, Amigo (a) Leitor (a)!Dia desses estava conversando com algumas

crianças sobre o meio ambiente, quando uma de-las levantou a mão e perguntou: Por que o mar é salgado? No momento expliquei superficialmente tendo em vista que se tratava de crianças. Resolvi abordar o assunto aqui hoje. Vamos lá!

Segundo o Prof. Me. Rodolfo Alves Pena, ao contrário do que muita gente pensa, o sal não “sur-ge” no mar, ele encontra-se presente nas rochas. Por isso, quando a água do próprio mar desgasta as rochas litorâneas, elas vão se fragmentando e se dividindo em pequenas partículas, incluindo os sais minerais que se encontram nelas. Já ouviram falar da expressão “água mole, pedra dura, tanto bate até que fura”?

Mas os maiores responsáveis pela salinidade da água mar são os rios. Apesar de a água deles não ser salgada, eles são os que mais desgastam as rochas e retiram delas os seus sais minerais, depositando tudo nos oceanos. Afinal, a imensa maioria dos rios existentes no planeta deságua em algum mar. Com o calor, a água dos oceanos vai lentamente evaporando, ao passo que o sal não evapora e permanece lá. Como cerca de 97% da água do planeta está nos oceanos, dá para con-cluir que os rios e as chuvas não são suficientes para alterar a salinidade.

No entanto, ter sal na água não é um privilégio dos mares e oceanos. Os lagos também podem ser salgados. Aliás, a água mais salgada do mundo é justamente a de um lago, que, no entanto, rece-be o nome de “mar” ou, mais precisamente, Mar Morto, que é abastecido pelo Rio Jordão.

O Mar Morto é tão salgado que nenhum ser vivo pode viver nele, exceto um tipo muito espe-cífico de bactéria. Além disso, a grande presença de sal faz com que as suas águas fiquem muito densas, permitindo que qualquer pessoa fique boiando nele com grande facilidade!

Não é fácil calcular a quantidade de sal pre-sente nos oceanos. Muitos cientistas estimam que seja algo em torno de 50 trilhões de toneladas. Se tudo isso fosse retirado da água e distribuído sobre a superfície terrestre, a camada teria aproxi-madamente 150 metros de profundidade, ou seja: é muito sal.

Meus caros leitores. Cuidado! Não tente beber a água do mar, pois, além de sal, ela possui um grande número de outras substâncias que podem fazer mal à saúde. Portanto, se você ingeri-la, poderá ter sérios problemas, além disso, não po-demos deixar de lembrar do excesso de plástico nos oceanos e agora o “misterioso” óleo que vem aparecendo nas praias do Brasil, esse assunto in-clusive, será tema da próxima coluna.

Até a próxima, preserve o Meio Ambiente!

Page 7: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - …jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2019/10/jm1032-min.pdf · 2019-10-24 · escolher o local mais adequado para que

JORNAL DO MAR 25/10/2019 - 07TORRES

Page 8: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - …jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2019/10/jm1032-min.pdf · 2019-10-24 · escolher o local mais adequado para que

JORNAL DO MAR 25/10/2019 - 08REGIÃO

Torres, só dos Molhesa Praia da Cal

Outro dia, na coluna OPINIÃO, o JM des-tacou que Torres começa nos Molhes e termina na Praia da Cal. Manifestações de apoio foram diversas. Uma das muitas, de um leitor que pre-fere manter-se no anonimato, embora seu nome esteja na redação, veio via email com o pedido de publicação. Confira:

“Bom dia, Zé. Concordo plenamente com aquele teu editorial sobre Torres ser dos Molhes até a Praia da Cal. Já nesse último feriado deu prá ter uma idéia de como será o próximo verão à beira-mar aqui pelas praia do sul.

Impressionante a quantidade de cães, carros na areia, na beira da praia. E não são cachorros vadios, não. São todos levados pelos seus do-nos prá fazer as necessidades fisiológicas onde nossos filhos brincam.

E os carros dando cavalo-de-pau no meio das pessoas e motos e quadriciclos nas dunas. É uma terra sem lei. NUNCA apareceu um fiscal por aqui. NUNCA!!! Será que prefeito só vai tomar uma atitude, de-pois que houver uma tragédia? Quando um car-ro atropelar uma pessoa ou um cachorro morder uma criança?

Fica o aviso, prefeito! Depois não adianta dar explicação e chorar!!! O Ministério Pú-blico deveria exigir que a Lei fosse cumprida. É PROIBIDO A PRESENÇA DE VEICULOS E CÃES À BEIRA-MAR!!!”

COLUNA DO LEITOR

Reunião da Câmara de Torres é nesta sexta

Como segunda é feriado, Dia do Servidor Pú-blico, reunião Ordinária da Câmara de Vereado-res de Torres foi antecipada para hoje, sexta (25), às 16 horas.

COMISSÃO DE ÉTICA - Ontem o JM ten-tou contato com o presidente da Comissão de Éti-ca do Legislativo, Fábio da Rosa (Progressista), para saber do encaminhamento dos trabalhos da Comissão de Ética em relação a briga no plenário entre os vereadores Valmir Daitx Alexandre (Par-dal) e Ernando Elias da Silveira (ainda REDE, possivelmente Democratas em breve).

De novo, este não se manifestou. Mas Rogério Evaldt Jacob (Rogerinho), um dos integrantes da CE, não se omitiu. Explicou que “os vereadores já foram notificados sobre o prazo que tem para se defenderem.

“Até antecipo que o Ernando já fez isto, o Par-dal ainda não, mas está dentro do prazo”, expli-cou Rogerinho, informando que após isto a Co-missão tomará uma decisão e atenderá a cobrança dos munícipes torrenses que aguardam por uma posição da Câmara sobre o caso.

“E aí, tão logo tenhamos uma decisão, leva-mos esta para ser analisada e votada em plená-rio”, concluiu ele.

Patrolando calçamento

Flagrante foi dado dias atrás em Morrinhos do Sul. A patrola, que não tem conseguido atua no interior do município, atendendo várias solicita-ções de munícipes, estava limpando o calçamento da Avenida Antonio José Carlos, em pleno Centro da Cidade. Ninguém do executivo explicou tal fa-çanha.

Sem dinheiro para ranchoO suplente de vereador, José Cardoso Flores

(Progressista), segue, via rede social, e com do-cumentos que estão sendo levados ao Ministério Público, fazendo várias acusações contra a admi-nistração, em especial o prefeito, Luiz Evaldt Ste-ffen, com quem discutiu ainda na quarta (23), na Prefeitura. “Ele disse que vai me processar, que faça isto, prove que estou mentindo”, destacou.

Último desabafo foi no início desta semana quando procurou a Assistência Social pedindo um rancho para uma família que tem marido e mulher desempregada. “Simplesmente me disseram que não tinha, que não há mais recurso”, denunciou.

ESCOLA, COBRANÇA - José, que foi impe-dido de assumir na Câmara por decisão inusitada de maioria dos edis, denunciou esta semana ain-da que a Escola Pedro Selau “encaminhou pelos alunos carnezinhos para que os pais ajudem com mensalidades, para que o Colégio se mantenha, isso é o fim de picada, acho que até um crime”.

Ainda dentro da área da Educação, revelou que investiga e que, se conseguir provas, vai de-nunciar o secretário da Educação, por algumas atitudes que este tem tomado.

Explicando suas posições. José garante que !estou pensando no melhor do Município, não estou fazendo política, nem pretendo mais con-correr a nada, aliás, isto é uma exigência da mi-nha família, que quer que eu cuide mais da minha saúde, só não vou me calar diante de tanta coi-sa errada. Temos uma Kombi, por exemplo, que uma nota só acusa a troca de 6 pneus e 8 amorte-cedores, um total de R$ 17 mil, não dá para ficar queito, neh”, conclui.

Câmara decide que Paulinhofique 8 anos fora da política

O que o JORNAL DO MAR antecipou na úl-tima sexta se confirmou na segunda-feira. O pre-feito de Três Forquilhas no ano de 2016, que teve sua contas reprovadas pelo Tribunal de Contas, as teria também pela Câmara de Vereadores.

Decisão neste sentido foi tomada na última segunda, após o ex líder do Executivo, Paulino da Silva Azevedo (Paulinho), por dois mandatos, se defender na tribuna por 20min (foto abaixo), onde ressaltou que, “se errei, foi com a cumpli-

cidade de alguns de vocês aqui, que faziam parte da gestão da época”, referindo-se ao presidente da Câmara, Odécio Evanyr Jacoby (MDB) Justin, que era seu vice, e a Sérgio Prusch Witt e Gélcio Sparremberger Witt, secretários naquele ano. Re-forçando, disse entender até que, se ficasse inele-gível, seu vice da época também ficaria.

A decisão da Câmara, acompanhando o pare-cer do TC, já condena Paulinho a ficar fora da política por 8 anos. E o caso pode seguir na MP.

Na foto abaixo, batida na hora da votação, no-tem que só três vereadores levantaram e votaram contra o parecer do Tribunal de Contas, Almiro Witt Aguiar (esquerda), Oli Sparremberger e Jai-ro de Melo (direita). Os outros seis votaram pela condenação de Paulinho: Odécio, Sérgio, Gélcio,

Leonardo Mesquita Justin, Silvério Beck Konig e Ricardo Lima da Silva.

Odécio, sobre o pronunciamento do ex prefei-to, disse ter certeza que a punição não lhe atingiria e já antecipou que será candidato de novo a verea-dor ou até a prefeito ou vice.

Page 9: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - …jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2019/10/jm1032-min.pdf · 2019-10-24 · escolher o local mais adequado para que

JORNAL DO MAR REGIÃO 25/10/19 - 09

Rua Júlio de Castilhos, 875, Centro, Torres/RS - Telefone: (51) 3664-1865

Desafio da PJC 2019Acreditar na juventude, não como o futuro da sociedade, mas sim como agentes transformadores

da realidade presente é o que move nossa Ação Pastoral. E foi assim, crendo na potencialidade dos educandos, que a Escola São Domingos, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação realizou nos dias 18 e 19 de outubro o “Desafio da PJC”.

O Desafio da PJC (Pastoral Juvenil Cleliana) é dos momentos mais esperados pelos educandos. A proposta do encontro contemplou educandos do 6° ano até a 3ª série do Ensino Médio. Para nossa alegria, esse ano a adesão dos educandos foi muito boa. Cerca de noventa jovens, educandos e ex-e-ducandos da Escola São Domingos, participaram do Desafio.

O encontro, que foi organizado pelo Serviço de Pastoral, juntamente com os membros da PJC, teve como objetivo, além de muita diversão e convivência, refletir sobre o Projeto de Vida. Reflexão que se deu em três momentos, partindo sempre de uma pergunta existencial iluminada pela Palavra de Deus: De onde eu vim? Onde estou? Para onde vou?

O encontro que iniciou na sexta feira a noite, teve direito a trilha noturna pelos morros à beira--mar, guiada pelo professor Benê, fogueira no pátio da Unidade, gincanas, muita música, diversão, além da experiência de pernoitar dentro da escola. Claro que cheios de energia, nem todos dormiram! Com certeza esse foi um momento muito marcante na vida dos educandos (e de nós educadores), pois tiveram a oportunidade de ressignificar a ideia “escola” e ouvir sobre Jesus Cristo e seu Plano de Amor para cada um de nós.

Agradecemos aos educandos que aceitaram esse “Desafio” e aos educadores que colaboraram para que esse encontro acontecesse da melhor forma possível. Nosso agradecimento também à Di-reção da escola que desde o início abraçou a ideia da atividade e deu todo o suporte necessário para sua realização.

Conversandosobre Turismo

Francisco Reisturismólogo e Guia (MTUR). Críticas ou

sugestões: [email protected]

Precisamos Fazer Turismo em Nossa Região!

Olá amigos! Quem acompanha aqui nosso espaço sabe minha opinião sobre o que eu pen-so sobre o desenvolvimento turístico de nossa Região, defendo a idéia de trabalho em conjun-to, valorizando sempre a cultura, história, be-lezas naturais e principalmente as pessoas (en-volvidos) neste processo, seja ela prestador de serviços e ou turistas.

O que realmente vem acontecendo no Lito-ral Norte Gaúcho são esforços, muitas pessoas tentando desenvolver algo com a atividade tu-rística, mas também vejo falta de comunicação, ações isoladas, desgaste dos envolvidos por fal-ta de trabalho uniforme, em conjunto e parce-rias em benefício da Região.

Quero eu que este cenário mude, sei do es-forço sim de muitas pessoas, municípios, pro-fissionais, empreendedores, mas por confiar e acreditar em nossa Região, por saber dos gran-des recursos para o desenvolvimento susten-tável do turismo, acredito que podemos fazer mais, melhor, em conjunto!

Minha sugestão é que quando levantarmos o tema turismo em nossa região, que principal-mente os profissionais da área sejam envolvidos neste processo, a opinião, experiência de causa, vivência de um profissional do turismo como é o caso dos Guias Mtur e turismólogos contam muito nos planejamentos do turismo para os municípios que compõem a Região.

Fica a dica, vamos pensar, planejar, agir e principalmente ouvir quem tem experiência no tema para que possamos em breve colher os frutos do trabalho em conjunto!

Até semana que vem!

Avenida General Osório, n°146 - Sala 02Torres - fone (51) 3626.1017 - /AguatáTurismo

Agência deTurismoPassagensPacotesShowsEventosCruzeiros

RecepitivoEmissivo

Guias MTURRoteirosTurismo

EcoturismoCicloturismo

Escritório de Advocacia

Assessoria jurídica - direito público - eleitoral - ação de indenização por

dano material emoral - acidente detrânsito - usucapião

cobrança - previdenciáriaseparação, divórcio.

Horário de atendimento: das 8h30min às 12h e 13h30min às 17h30min. Edifício Zortea, Ave-nida Barão do Rio Branco, 243/502 - Fone (51)

3664.1873 - E-mail: [email protected].

Dr. Ivo dos Santos Rocha - OAB N° 18354

Drª Vivian Pereira Rocha - OAB N° 47971

Page 10: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - …jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2019/10/jm1032-min.pdf · 2019-10-24 · escolher o local mais adequado para que

JORNAL DO MAR ARROIO DO SAL 25/10/2019 - 10

(51) 982378394 - 998223962Email: [email protected]

Avenida Assis Brasil, 1875 - Centro Arroio do Sal

Colabore, depósito voluntáriocom a Associação dos Bombei-ros Voluntários de Arroio do Sal (ABVAS).

Banrisul, agência 0578, conta 0606815803, CNPJ 21120267/0001-92.

Sonho: comprar um cami-nhão para ajudar a comunidade.

INFORMATIVO DACÂMARA DE VEREADORES

DE ARROIO DO SAL

Havendo quórum regimental, o presidente Carlos deu por aberto os trabalhos. Em discussão e votação a ata do dia 14/10, foi aprovada por unanimidade.

ESPAÇO DE ORADORES (06 min para todos os vereadores) - Manifestaram-se, pela ordem, Mazinho, Cridão, Jerê, Téinha, Diego, Mateus, Rejane, Carlos e Banha.

ORDEM DO DIAEm primeira discussão o Projeto de Lei nº 109/2019, do Poder Legisla-

tivo (vereador Mateus Coelho Ribeiro) que Denomina de Rua João Edil-berto Pires, a Rua Itaqui, no Balneário Bom Jesus. CONTINUA.

Em votação o Pedido de Informações nº 004/2019, da vereadora Vera Rejane Braga dos Santos. APROVADO POR UNANIMIDADE.

ESPAÇO DE LIDERANÇA (7 min para um vereador de cada Partido): falaram Jerê, Cridão, Rejane e Mateus, Banha e Téinha.

Nada mais havendo a tratar, o presidente deu a Sessão por encerrada.

Segunda-feira última (21/10), aconteceu a 33ª Sessão Ordinária de 2019. Presentes o presidente , Carlos Henrique Cardoso Dias (MDB), Diego Freitas de Quadros (MDB), Giovane da Silva dos Reis (Banha/MDB), José Deocli-des Nunes da Silveira (Cridão/Progressistas), Mateus Coelho Ribeiro (PSB), Marcos Antonio Cardoso da Cunha (Mazinho/PTB), Jean Michel Silva Rocha (Téinha/Solidariedade), Jeremias Scheffer Teixeira (Jerê/PDT) e Vera Rejane Braga dos Santos (PTB).

Arroio do Sal estuda projeto para educação ambiental no Parque TupancyNa tarde do último dia 15, o

gestor ambiental, Marcos Munhoz, apresentou o Projeto para realização de um programa de educação am-biental e implementação de sinaliza-ção das trilhas do Parque Tupancy, em Arroio do Sal.

Inicialmente, será implantada a fase 01 do Projeto, a qual contem-pla a infraestrutura para melhoria da visitação, além de placas com informações referentes às trilhas e aos percursos. Essas ações comple-mentarão a execução das diretrizes

do plano de manejo do Parque Tu-pancy. Além disso, o Parque tam-bém contará com trilhas guiadas aos sábados.

Estiveram presentes na reunião (foto a direita) o prefeito Affonso Flávio Angst (Bolão), o secretá-rio de Meio Ambiente, Luiz Carlos Schmitt; Conselho Municipal de Meio Ambiente; a assessora da Se-cretaria de Turismo, Rosane Genz; o contador Sérgio Júnior e o represen-tante do Setor de Licitações, Deivid Maciel.

Prefeito de Gramado dá aula de como fazer turismo em AS

O prefeito de Grama-do palestrou para mais de 200 pessoas em Arroio do Sal. Foi na noite de quar-ta-feira, 16 de outubro, no Choppão, em Areias Brancas. João Alfredo de Castilhos Bertolucci, ca-rinhosamente conhecido como Fedoca, deu uma aula de turismo por mais de duas horas. O prefeito deu exemplos sobre como

o município conseguiu explorar potencialidades e se transformar em uma das cida-des mais movimentadas do Brasil.

Entre as ações do município que ajudaram na construção de uma cidade turísti-ca, o prefeito elenca alguns motivos. “Nós temos um Plano Diretor bem definido e rigoroso, preservamos a natureza e nossas qualidades locais. A cidade é planejada para receber turistas, afinal, 86% da renda da cidade é vinculada a isso. A cidade é colorida e todas as flores são do Horto Municipal, valorizando os nossos produ-tores. Gastronomia, passeios, lojas, clima, temos muitos fatores que impulsionam nossa cidade”, disse.

Segundo dados apresentados por Fedoca, Gramado tem 36 mil habitantes, mas pode chegar a números extraordinários em altas temporadas. “Temos confirma-do que em julho do ano passado passaram 502 mil carros por Gramado, que aproximadamente significam 1,5 milhão de pessoas. Durante o evento ‘Natal Luz’ de fim de ano passam de 2,3 milhões de pessoas. São mais de 6,5 milhões de turistas por ano. Esses números nos colocam como o segundo destino turístico do país”.

O prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão) agradeceu imen-samente a palestra e refor-çou o quanto é importante ouvirmos exemplos de lugares que conseguiram explorar o viés turístico. Gramado se tornou um dos mais disputados luga-res do Brasil, uma verda-deira potência no turismo. Podemos aproveitar al-gumas ideias e fazer com que nosso município se torne ainda mais atrativo. É muito bom ver que essa palestra foi um sucesso e movimentou o público de Arroio do Sal”.

Escolas recebem mais um lotede utensílios e eletrodomésticos

O secretário de Educação de Arroio do Sal, Diego Dias, distribuiu na manhã de sexta-feira, 18 de outubro, nas Escolas Municipais, mais um lote de utensílios e eletrodomésticos. Desta vez foi entregue Smart TV 43 po-legadas, rádios portáteis, liquidificadores, lavadora de alta pressão, cafetei-ras elétricas e cadeiras plásticas.

A SMED vem ao longo do ano adquirin-do para as Escolas todo o material de que seus servidores precisam para facilitar e melhorar o desempenho de suas tarefas. Nos próximos dias chegarão outros lo-tes de mercadorias.

Diego acredita que todo o investimento em Educação tem retorno certo.

Page 11: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - …jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2019/10/jm1032-min.pdf · 2019-10-24 · escolher o local mais adequado para que

JORNAL DO MAR ARROIO DO SAL 25/10/2019 - 11

Comitiva de Arroio do Sal volta empolga de vista ao Porto de ItapoáNa última sexta-feira (18), uma comitiva de

Arroio do Sal, convidada pelo prefeito Affonso Flávio Angst, visitou o Porto de Itapoá, em Santa Catarina.

Lá estavam os vereadores Carlos Dias, Diego Quadros MDB), José Deoclides Nunes da Silvei-ra (Cridão/PP) e Marcos Cunha (Mazinho/PTB), o assessor do deputado federal Alessandro Bauer Pereira, secretários (entre eles o do Meio Am-biente, Luiz Carlos Schmitt), assessores da Pre-feitura e empresários da Cidade.

E todos voltaram encantados com o que viram. Arroio do Sal, sem dúvida alguma, será outra de-pois da instalação do Terminal Marítimo, que al-guns preferem chamar simplismente de PORTO.

A comitiva participou de uma visita guiada pelo gerente de relações institucionais do Porto de Itapoá, Alberto Machado, onde foi possível verificar todos os impactos da construção de um Porto e sua movimentação na economia local.

4º MAIOR DO BRASIL E O DE ARROIO DO SAL DEVE SER MELHOR

O Porto de Itapoá está entre os quatro maiores do Brasil e movimenta milhões ao ano na econo-mia do município. E o de Arroio do Sal, que será ainda mais moderno, pode em pouco se transfor-mar no maior do País.

Somente os colaboradores do Porto, são res-ponsáveis por circular dentro do município apro-ximadamente R$ 30 milhões por ano. De 2010 a 2018 o aumento da arrecadação saltou de R$ 35 milhões para R$ 108 milhões, totalizando mais de 200% de crescimento.

Em relação ao ISS, o salto foi de R$ 210 mil (2010) para R$ 12 milhões (2018), gerando um acréscimo de 5600%. Além disso, o Porto gera cerca de 900 empregos diretos e 4.000 entre di-retos e indiretos, gerando uma independência financeira para o Município, o qual passa a não depender somente da alta temporada.

Dentro do município o Porto pavimentou apro-ximadamente 20 quilômetros de vias urbanas, além de receber por meio do Estado um novo e dedicado acesso para Itapoá, a SC 416. Até 2011 Itapoá era abastecida pela linha de transmissão da Copel. Com o início das operações do Porto e in-vestimentos próximos a R$ 23 milhões, se viabi-lizou junto à CELESC uma linha de transmissão

exclusiva e de alta capacidade.“BRAÇOS ABERTOS”

O prefeito Bolão destacou o quão vantajoso será ter um Porto em Arroio do Sal, pois além de gerar expressiva receita para o Município, tam-bém trará diversas oportunidades de emprego e de desenvolvimento para a cidade.

“Arroio do Sal recebe o PORTO de braços abertos. Será um grande avanço para a Cidade. Além de trazer infinitos retornos que serão re-vertidos em melhorias e aplicados na Educação, Saúde, segurança e infraestrutura. Com certeza é um grande passo para o desenvolvimento”, afir-mou o prefeito.

“MEGA ACUMULADA”O depoimento do vereador Diego em sua rede

social sintetizi bem o pensamento de todos que estiveram lá.

“Meus amigos, estudem a respeito deste POR-TO PRIVADO, e terão noção do que está prestes a vir para Arroio do Sal, quem me conhece sabe que não estou aqui falando de política, mas sim de crescimento do Município, com nossa população crescendo junto, é algo que eu com um conheci-mento não tão pequeno, não consegui ainda men-surar todo o tamanho a proporção de mudanças, pois farei algumas que no português claro vira: receita do município no mínimo triplicada; au-mento no nosso carro chefe da nossa economia,

que é construção civil; mais emprego; mais infra-estrutura; mais comércio e, principalmente, mais qualidade de vida.

Este PORTO uma mina, que pingara recurso todo mês, só fica a preocupação com quem irá ad-ministrar tudo isso, para que retorne a nós contri-buintes, como melhorias. Portanto, este PORTO é uma MEGA ACUMULADA. Vão atrás da infor-mação e questionem”.

Os poucos caranguejos de Arroio do Sal que acham problema em tudo, sem muito do que re-clamar, espalharam na rede social que dinheiro público estava sendo jogado fora nesta visita. A assessora de imprensa da Prefeitura, Francine Pei-xouto, que também foi, tratou de esclarecer, tam-bém dando sua opinião.

“Gosto de ver esse bando de desinformado fa-lando sobre uso de dinheiro público para viagens, quando cada um de nós que foi ao PORTO pagou toda e qualquer despesa do seu próprio bolso, sem se beneficiar de diárias ou coisas do gênero. Pior ainda é dizer que estamos imitando esse ou aque-le, sendo que esta viagem está sendo programada há mais de um mês, pois é necessário liberação e agendamento de visita para não ocorrer o caso de ir até lá e dar de cara na porta. Falar até papagaio fala”, enfatizou ela.

Na foto, a comitiva arroiossalense que voltou de Itapoá só com sorrisos no rosto

ANUNCIE, ASSINE! O mais premiado da região chega na suacasa toda sexta em qualquer cidade do Litoral ou da Serra.

3 meses6 meses1 ano

R$ 30,00R$ 60,00R$ 100,00

JORNAL DO MAR( (51) 36055159

998435690General Flores da Cunha, Nº

915, Itapeva Sul, TorresEmail: [email protected] ou [email protected]

Page 12: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - …jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2019/10/jm1032-min.pdf · 2019-10-24 · escolher o local mais adequado para que

JORNAL DO MAR SOCIAL/VARIEDADES 25/10/2019 - 12

Casa do Bife, agora em novas instalações.

Avenida Barão do Rio Branco, Nº 942,esquina com a rua Pará, em frente Bomagg.

Whats 51997573151.

Micael Adriano Marcio(51) 981689521 997078893 996111159

Face: adriart Sob MedidaEmail: [email protected]

BR 101 Km 04 - Belvedere - Torres

Neusa Bauer, de Torres, comemora mais uma pri-mavera hoje (25). Recebe-rá abraços dos familiares e amigos. Tudo de bom, muitos anos de vida, saúde e paz!!!

Luiz Fernando San-zi, de Torres, colunis-ta do nosso jornal (O Guardião), comemora mais um ano de vida na segunda (28). Re-cebendo o carinho da esposa Tânia, dos ami-gos e familiares. Para-béns, saúde, sucesso e paz!!!

Dionei Luz, de Tor-res, especialista da Clínica Reabilitar, comemorou mais um aniversário na quinta (17). Muitas felicida-des, saúde e paz!!!

“Quem está de aniver-sário hoje (25), é o nosso bebezão Kayke que comple-ta seus 7aninhos de muito amor, descoberta que Deus te proteja sempre, te de muita sabedoria, alegria e muita paz. Te amamos mui-to filho. Parabéns de seu pai Cristiano e de sua mãe Daiana, seus avós Amilton Antônio, vó Zé, Kátia, Dina e de suas tias Danielle, Ân-gela, Manú e de seu dindo Daniel e de sua mana Ana Priscila te amamos filho você é nossa jóia preciosa.”

Andressa Soares, de Torres comemora mais uma primavera hoje (25). Recebendo o ca-rinho de familiares e amigos. Tudo de bom, saúde e paz!!!

Daniela Gonçal-ves, de Torres, colhe mais uma rosa no jar-dim da existência na sexta (hoje, 25). Feliz aniversário e tudo de bom!!!

D a n i Col lares de Arroio do Sal, comemo-ra mais

uma primavera neste sábado (26). Quem parabeniza são seus familiares e amigos. Felicidades!!!

Samara Justo, de Torres, comemora nes-te sábado (26), mais um aniversário. Para-béns, muitos anos de vida, sucesso e paz!!!

Elói do Nascimento, de Torres, comemora mais um ano de vida no domingo (27). Recebendo o carinho dos amigos e familiares. Que as bençãos de Deus sejam derramadas sobre você.!!!

Neusa de Farias Apolinario, de Itape-va, Torres, comemora mais uma primavera no domingo (27). Re-beberá o carinho es-poso e dos filhos. Fe-liz aniversário, muitos anos de vida, saúde e paz!!!

Pau-la Me-deiros, de Tor-res, co-m e m o -ra mais u m

aniversário no domin-go (27). Felicidades e tudo de bom!!

VidraçariaDo Passo Soluções em Vidros

Vidros Bisotê - Temperados - Box - Sacadas Portas e Janelas - Espelhos - Muros Fones: (51) 99800.7977 - (48) 3548.0258

Rua Manoel Laurentina Gonçalves, 357, Centro - Passo de Torres - [email protected]

Page 13: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - …jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2019/10/jm1032-min.pdf · 2019-10-24 · escolher o local mais adequado para que

JORNAL DO MAR SOCIAL/VARIEDADES 25/10/2019 - 13

Áries - 21/03 a 20/04 - Os compromissos podem ajudar nas realizações. As conversas precisam ser mais profun-das e com foco em resolver o que precisa de solução.

Touro - 21/04 a 20/05 - O céu do momento é bastante favorável e generoso com você. Aproveite as oportunida-des e coloque energia na coisa certa.

Gêmeos - 21/05 a 20/06 - Oportunidades de trabalho à vista. Tente unir criatividade, diversão e responsabilidade. Dias de sucesso.

Câncer - 21/06 a 21/07 - O céu da semana pede mais cuidado com sua saúde e mudanças nos hábitos para ter mais qualidade de vida.

Leão - 22/07 a 22/08 - Talvez ainda seja preciso mudar certos padrões. Olhe para dentro, busque autoconheci-mento e não tenha medo de mudar.

Virgem - 23/08 a 22/09 - Os encontros são marcantes e os negócios, bem sucedidos. É uma fase cheia de opor-tunidades para você.

Libra - 23/09 a 22/10 - É hora de dar novos passos, de se posicionar mais, de bancar aquilo que está decidindo.

Escorpião - 23/10 a 21/11 - É preciso cuidado para não agir por impulso nem deixar a ansiedade atrapalhar as coisas. não se coloque em situações de risco.

Sagitário - 22/11 a 21/12 - Se você faz algum tipo de terapia, ótimo também, porque é hora de entrar em contato com as emoções e padrões em busca de melhorar a sua vida.

Capricórnio - 22/12 a 20/01 - . Conversas com amigos podem ajudar nisso. falando em conversas, reunir a equipe e alinhar objetivos pode ser uma ótima ideia.

Aquário - 21/01 a 19/02 - São bons dias para contatos profissionais e para mostrar suas ideias no ambiente de trabalho.

Peixe - 20/02 a 20/03 -As conversas precisam unir compreensão, sentimento e objetividade para que possam trazer solução.

HORÓSCOPO

Manoel José de Matos Pereira (frente futuro VÉSTA) - Centro de Torres Fone: (51) 992575153

Agende seu horário: ( 998389491 ouna Pinho Executive, sala 415

Clarice Justo Brandolt, de Torres, colhe mais uma rosa no jardim da existên-cia no domingo (27). Rece-be os abraços dos amigos e familiares. Parabéns, saúde e paz!!!

Jeremias Sceffer Tei-xeira, vereador de Arroio do Sal, comemora mais um ano de vida no domingo (27). Quem parabeniza são colegas, amigos e verea-dores. Que as bençãos de Deus derramem sobre você, muita saúde, sucesso e ale-grias!!!

Gisele Benetti, de Morrinhos do Sul, co-memora mais uma pri-mavera na segunda (28). Feliz aniversário, tudo de bom, saúde e paz!!!

José Lippert Sebastião (Zezo), vereador de Dom Pedro de Alcântara, come-mora mais um ano de vida, na quarta (30). Feliz ani-versário, saúde e sucesso!!!

C r i s t e f f a n Willian Schae-ffer, de Torres (neto do pro-prietário do Jornal do Mar), comemora mais um niver na ter-ça (29). Quem comemora jun-tamente sãos os avós José e Cleusa, a mãe Taiara e os ma-nos, uma delas a que tá aí na foto. Parabéns, mui-tos anos de vida e sucesso!!!

Adélia Hahn Selau, de Torres, comemora mais um aniversário na quinta (31), ao lado do esposo Carlos, dos fi-lhos Daniela e Vinícius dos netos, genro e nora com muito amor e ca-rinho. Que as bençãos de Deus derrame sobre você, muita luz, muita paz e alegrias!!!

Page 14: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - …jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2019/10/jm1032-min.pdf · 2019-10-24 · escolher o local mais adequado para que

JORNAL DO MAR TRÊS FORQUILHAS 25/10/2019 - 14

Aos 14 dias do mês de outubro de 2019, às 19h, havendo número regimental de verea-dores, o presidente declarou aberta a presente Sessão Ordinária e solicitou o vereador Sérgio a leitura de um versículo da Bíblia. Logo após solicitou a secre-tária, a leitura da Ata da Sessão Ordinária do dia 07 de outubro, que foi aprovada por unanimidade.

LEITURA DO EXPEDIENTE: Ofício nº 205/2019 do Executivo Municipal, enviando Projeto de Lei.

Projeto de Lei nº 84/2019: Suplementa rubricas da Vigente Lei Orçamentária e dá outras providências.

Ofício nº 206/2019 do Executivo Municipal en-viando Projeto de Lei.

Projeto de Lei nº 85/2019: Suplementa rubricas da vigente Lei Orçamentária e dá outras providên-cias.

DISCUSSÃO DA PAUTA: Colocou em dis-cussão os Projeto de Lei nº 84/2019 e 85/2019. Não havendo quem queira discuti-lo, baixou os mesmos para as devidas comissões.

EXPLICAÇÕES PESSOAIS: Fez uso do espa-ço Silvério - PP onde saudou a mesa diretora, cole-gas vereadores, funcionários da casa, funcionários do Executivo representados pelo Beto, Cintia e Jair. Pri-meiramente parabenizou a comunidade Luterana de Boa União, que no dia de ontem teve almoço e logo após presentearam as crianças com brinquedos varia-dos. Tudo o que criança gosta. Disse que participou e ficou muito feliz. Registrou a presença do colega Gélcio . Os colegas que não participaram já tinham assumido outros compromissos. Realmente estava muito bonito. E mais uma vez deixou seus parabéns a comunidade. Ressaltou que no final da semana es-teve na parte de cima do Barreiro onde presidente tem seus amigos lá, e a estrada não está em boas con-dições. Esclareceu Silvério que não é toda ela que está em péssimas condições. Nas lombas tem pedras grandes onde os carros estão passando trabalho para circular porque bate em baixo. Pediu ao presidente para encaminhar a situação ao Executivo para que as-sim que o tempo der uma melhorada, de uma arruma-da nesta estrada. Se não der para fazer toda, ao menos nos piores trechos para facilitar ao pessoal porque a coisa não está fácil.

Usou do espaço Ricardo - PP saudou a mesa di-retora, colegas vereadores, funcionários da casa e do Executivo representados pelo Beto a Cintia e o Jair. Disse que semana passada passou com o colega Sil-vério pela Lomba dos Ramos. Voltou lá no sábado à noite para dar uma olhadinha. Até foi colocado ma-terial mas tinha muita pedra solta. Acredita que com as chuvas as coisas tenham piorado. Tem a parte da subida que foi colocada a pedra. Na parte de lá ficou só a pedra aparecendo sem material. Queria também pedir ao Executivo para dar uma posição sobre a pe-dra brita que o estado deu através da consulta popular que o povo cobra muito, reclamam para os vereado-res onde está essa pedra, o povo andando no meio do barro, os carros, pneus estourando e assim por diante. É por isso que está pedindo ao prefeito e o Secretário de Obras para fazerem alguma coisa para melhorar a situação. Deixou um pedido especial para a lomba próximo ao seu João na Vila São Sebastião. Já pediu para colocar pedra num buraco a direita para quem sobe e ficou bom. Só que está abrindo um outro no lado esquerdo, pois o material desapareceu e só está aparecendo o barro vermelho. Se passar por ali um caminhão pesado, vai complicar pois os caminhões estão passando por este local carregados de pedras, podendo até quebrar uma ponte de eixo ou coisa pa-recida. O ver. Ricardo sugeriu colocar pedras e passar a retro escavadeira para emparelhar. Disse o Ver. que já é a terceira vez que pede luminárias para a dona Juliana e o seu Ceneu. Tem quatro postes mas três luminárias seriam suficientes. Ontem esteve conver-

Ata nº 037/2019. Reuniram-se na Sala das Sessões da Câmara Municipal de Vereadores de Três Forquilhas, os vereadores Odécio Evanyr Jacoby Justin (MDB), Jairo de Melo-PSD, Gélcio Sparremberger Witt-PSD, Leonardo Mesquita Justin- MDB, Sérgio Prusch Vitt - PTB, Almiro Witt de Aguiar-PP, Silvério Beck Konig - PP, Ricardo Lima da Silva - PP e Oli Sparremberger-PP.

BOLETIM INFORMATIVO DA CÂMARA DE VEREADORES DE TRÊS FORQUILHAS

sando com o pessoal de lá e soube que tem também o seu Elton e o Oli que estão pagando iluminação pública e não tem. Tem três postes e só um próximo a ponte que tem lâmpada com problema.

Usou do espaço Oli – PP que saudou a mesa di-retora, colegas vereadores, funcionários da casa e do Executivo representados pelo Beto, Cintia e Jair. Relatou que semana passada recebeu uma ligação de uma moradora da Chapada dos Valim onde lhe per-guntou o que fazer se pagou o trator agrícola para executar um trabalho, faz trinta dias e ainda não foi feito. Ela disse que falou com o Ivair onde o mesmo esclareceu que não seria com ele e sim com o Se-cretário da Agricultura Arlei. Pelo que ficou saben-do, foram fazer o serviço no sábado. Aí, tudo bem. Também lhe cobraram sobre a pedra brita da consulta popular que já foi aprovada a uns cem dias mais ou menos. Sabemos que já foram gastos cinquenta mil reais. Perguntou o Ver. Oli onde está esta brita que segundo as pessoas da Chapada dos Valim lhe dis-seram que o Secretário Ivair informou que não tinha pedra porque não estavam dando conta de fornecer este material. Então fizeram um serviço de tapa bu-raco da pedra brita com pá , na Chapada dos Valim. Segundo o Ver. Oli, uma coisa ridícula. Se passar hoje por lá, com essa chuva que está caindo, não se encontra mais nada. Alguns trechos tem grandes raí-zes, pedras onde o próprio colega Jairo sabe. Do seu Laudo prá frente os carros estão arrastando no chão. Tem partes que precisa ser colocada pedra do rio para depois colocar a brita em cima. Registrou que esse ano foi feito o leilão das máquinas onde a promessa seria de vender o micro e a patrola para fazer a nova garagem da prefeitura. Perguntou o Ver. Oli onde está o dinheiro e onde está a garagem. Tudo no chão e na chuva. Ela está em péssimas condições, fios de luz soltos podendo provocar acidente. Deixou registrado na casa que de der qualquer problema neste local as pessoas já estão sabendo que os vereadores estão pre-ocupados. Disse ainda que se for preciso vai colocar pedido de providências para que seja ao menos feito uma limpeza porque a situação na garagem é precária.

Usou do espaço Leonardo - PP onde salientou que falou com o Ver. Ivair e ele disse que colocou duas caçambas de material para dar uma amenizada na parte mais precária da lomba, mas prometeu que será feito todo o trecho. Sabemos que antes é preciso colocar pedra do rio. Está se tentando um rolo para que fique bem compactado, pois aquela Lomba dos Ramos é bem difícil de ser conservada. Quanto aos pedidos do colega Ricardo, vai passá-los ao Execu-tivo. Adiantou o ver. Leonardo que já está se fazen-do o máximo para atender as demandas. Só que não está sendo fácil. O tempo até que agora cooperou. Mas conforme o colega Oli disse que o secretário de Obras falou onde tem muita demanda e a produção de rejeito é menor, o problema está aí. Sai primeiro o material de primeira, segunda e terceira classificação. A produção do rejeito é menor e a demanda é mui-to maior. Porém o objetivo da BRITEL é produzir primeiro o melhor produto e o rejeito vem em últi-mo lugar e tem muitos municípios esperando. Está se tentando fazer uma reunião com eles para que se coloque uma semana de atendimento para cada mu-nicípio. Caso isso seja acatado, vão diminuir as re-clamações dos municípios. Caso contrário a coisa fi-cará na mesma. Indo muitos municípios num mesmo dia e poucos vão conseguir seus objetivos. Uma ou duas caçambas de material por vez. Quanto a ope-ração tapa buraco da Chapada dos Valim, é melhor que nada. Está sabendo do esforço que estão fazendo. Se tiver um colega que tenha uma ideia melhor, que se manifeste, pois queremos parceria para melhorar a vida dos nossos munícipes.

Não havendo nada mais a tratar, Sessão foi en-cerrada.

Três Forquilhas se fezpresente na 7ª Mostra

de Artes de Torres

No dia 02 de outubro o grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos -(SCFV), da localidade de Boa União, Três For-quilhas, apresentou a peça teatral “A Dona Bara-tinha” na 7ª Mostra de Artes de Torres, que ocor-reu no Centro de Eventos da Ulbra.

O grupo é um Projeto da Secretaria de Assis-tência Social e Cultura, coordenado pela educa-dora Social, Wanessa Klein, e a assistente social, Fernanda Machado, com a supervisão da secre-tária de Assistência Social, Janieli Brando Hof-fmann, também primeira dama do Município.

O SCFV é um grupo pertencente ao CRAS, tendo como objetivo fortalecer vínculos comuni-tários e familiares entre os integrantes sendo es-tes, crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

DTG Orgulho da Tradição fez o seu 3º Jantar da Invernada

O evento ocorreu na sede do município, con-tando com apresentações dos três grupos, sendo eles a invernada Pré-Mirim, Mirim e Juvenil.

O projeto é gerido pelo professor e coordena-do pela Secretária de Assistência Social. O encer-ramento das apresentações do ano contou com aproximadamente 500 pessoas.

A atividade faz parte do Serviço de Convi-vência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e é uma intervenção social planejada, que se executa por meio de grupos com ações de acolhida, atendimento e acompanhamento dos usuários do serviço. As práticas são realizadas de maneira a estimular a convivência, a socialização e a integração entre os usuários e os profissionais. Os encontros ocorrem semanalmente, com cerca de 80 integrantes.

A secretária de Assistência Social, Janiele, agradece a presença de todos que se fizeram pre-sentes, a comissão e os pais que colaboraram para que este evento acontecesse e aos participantes que se dedicam tanto para a realização de maravi-lhosas apresentações.

Page 15: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - …jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2019/10/jm1032-min.pdf · 2019-10-24 · escolher o local mais adequado para que

JORNAL DO MAR REGIÃO 25/10/2019 - 15

(54) 3251. 1005/999730577 - Centro - Cambará do Sul

OAB 43.488 - CRC/RS 42.146

Experiência e Confiança ( (51) [email protected]

Rua João Cardoso Rolim, nº 423 - Centro - Três Cachoeiras

Dom Pedro, agradecimentosSolicitados por populares, dia 18 último, na cidade de

Dom Pedro de Alcântara em virtude de crime de Maria da Penha, Brigada Militar deslocou-se até a Estrada Geral da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Depois de apanhar e ser ameaçada com um facão e um revólver 38 pelo compa-nheiro, que fugiu levando o enteado menor, uma mulher to-mou anti depressivos e tentava se atirar da Gruta. O soldado Rafael após algum diálogo conseguiu pular sobre a vítima puxando-a e a salvando.

“Nós moradores do município, gostaríamos de externar o nosso orgulho e gratidão aos soldados da BM,Rafael e Michele, por salvarem a vida de uma senhora que em um momento de desespero tentou tirar a própria vida, num lo-cal de difícil acesso e de muito risco, num período de chu-vas torrenciais.

USUÁRIO DO SUS - Outro agradecimento que vem de Dom Pedro é de Belmiro João Hahn, morador da comu-nidade dos Lumertz, cidadão de reconhecida idoneidade em toda região, com uma vida dedicada a agricultura familiar, aos trabalhos comunitários e políticos. Faz questão ele de tornar público sua satisfação pelo excelente atendimento recebido no PA (Pronto Atendimento) da cidade de Torres. Ressaltando o rápido atendimento e forma humanizada a que foi tratado por todos os profissionais da saúde no dia 15 de outubro, quando teve a necessidade de um atendimento mais especializado não podendo ser realizado na unidade básica de Dom Pedro de Al-cântara.

Conforme relata Belmiro (foto), “fui tão bem atendido no PA de Torres, que chego a me emocionar, principalmen-te pela maneira tão carinhosa que fui tratado e recebido por todos, nem em rede parti-cular fui tão bem tratado as-sim, hoje com a minha idade elevada posso dizer que me senti realmente um cidadão de verdade. Também agradeco o prefeito Carlos, seu vice Fábio Amoretti e a todos os trabalhadores da Secretaria de Saúde”.

Mais de 140 kg de alimentos não perecíveis foram doados esta semana para nove famílias ca-rentes de escolas de Dom Pedro de Alcântara. Os alimentos foram arrecadados, no dia 9 de outu-bro, durante o espetáculo teatral e a apresentação de mágica realizados em comemoração ao Dia das Crianças.

Dentre as famílias beneficiadas estavam uma da Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado, quatro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Luzia Rodrigues, duas

da Escola Estadual de Ensino Fundamental José Antônio Rolim e duas da Escola Estadual de En-sino Médio Dom Pedro de Alcântara.

Os alimentos arrecadados no Dia dasCrianças foram doados a famílias carentes

No último domin-go, em Porto Colônia, Dom Pedro de Alcân-tara, aconteceu o 3º Encontro da Família Boff, dos descenden-tes de Maria Reck Boff e José Fortunato Boff. Na foto, um dos mo-mentos desta reunião festiva que teve Glória Dimer como uma das organizidoras.

Família Boff se reúne e faz festa no 3º Encontro

Reiniciam obras de revitalização do Cemitério de Três CachoeirasReiniciaram, esta semana, as obras de revitalização do Cemitério Municipal de Três Cachoeiras. Dentre as

ações que estão sendo feitas estão a pavimentação das calçadas do entorno, a limpeza do local e a manutenção dos jardins, esta realizada pela secretária de Agricultura, Alzira Hainzenreder Scheffer, também vice prefeita, e a primeira dama, Elenice Lipert.

Desde o início de 2017, o cemitério recebeu pavimentação em seu interior, já teve seu jardim aprimorado e os portões e parte das telas de proteção substituídas. O próximo passo, de acordo com o prefeito, Flávio Raupp Lipert, é destinar esfor-ços para melhorias na Casa Mortuária.

Page 16: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - …jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2019/10/jm1032-min.pdf · 2019-10-24 · escolher o local mais adequado para que

JORNAL DO MAR REGIÃO 25/10/2019 - 16

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA

EDITAL Nº 114 DE 22 DE OUTUBRO DE 2019CONVOCAÇÃO DE CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA

O Prefeito Municipal de Terra de Areia, no uso de suas atribuições, visando à con-tratação de pessoal, por prazo determinado, amparado em excepcional interesse público, com fulcro no art. 37, IX, da CF e arts. 232, 233, III e 234 da Lei Municipal Nº 855/2000, plano de carreira Lei Nº 2150/2013, seguindo o Edital de Homologação do Resultado Final 105/2019, CONVOCA para contratação temporária, conforme Lei Nº 2.502/2019:TÉCNICO DE ENFERMAGEMCOLOCAÇÃO INSCRIÇÃO NOME NOTA3º 014 EVERTON COSTA DE LIMA 80

1. DOS CARGOS1.1. A convocação destina-se à contratação emergencial, de acordo com a tabela a

seguir:Quant. Profissional Carga Horária Semanal Salário01 Téncico de 20hs R$ 1.619,76 enfermagem2. DAS VAGAS2.1. A contratação do candidato, conforme observada na Lei 2.502/2019, é feita de

acordo com o Edital de Homologação do Resultado Final 105/2019, que homologa a classificação final do Processo Seletivo Simplificado Edital 88/2019, e far-se-á pela PRE-FEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA, durante o prazo de validade prevista em Lei.

3. DAS ATRIBUIÇÕES DOS EMPREGOSA síntese das atribuições e qualificações do cargo deste Processo Seletivo consta do

ANEXO I deste Edital.4. DA DIVULGAÇÃOA divulgação oficial de todas as etapas referentes à convocação se dará através de

Editais publicados nos seguintes meios e locais:4.1. O extrato de edital da convocação e os demais extratos serão publicados em jor-

nal e no painel de publicação da Prefeitura.4.2. É de responsabilidade exclusiva do candidato o acompanhamento desta convoca-

ção através dos meios de divulgação acima citados.Edital na integra no site da Prefeitura Municipal de Terra de Areia www.terradeareia.

rs.gov.br.GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA

Registre-se, Publique-se e Cumpra-se: ALUÍSIO CURTINOVE TEIXEIRA - Prefeito Municipal

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA

EDITAL Nº 113 DE 18 DE OUTUBRO DE 2019PUBLICA a nomeação de classificado no concurso n° 001/2016

O Prefeito Municipal de Terra de Areia, no uso de suas atribuições legais, PUBLICA nomeação conforme Edital n° 70/2016 da Homologação do resultado final do Concurso Público n° 001/2016, do seguinte classificado:CARGO CLASSIFICAÇÃO NOMEPROFESSOR ENSINO 33º Angélica Renata de QuadrosINFANTIL E ENSINOFUNDAMENTAL -ANOS INICIAISPROFESSOR ENSINO 34º Elcida Gomes AlvesINFANTIL E ENSINOFUNDAMENTAL -ANOS INICIAIS

Os nomeados, acima citados, deverão apresentar-se, no prazo de DEZ dias da Nome-ação, munidos das seguintes documentações – original e cópia:

- Cédula de Identidade,- CPF/CIC,- Carteira de Trabalho e PIS/PASEP,- Certidão de Nascimento ou Casamento (conforme o caso),- Certidão de nascimento de filhos menores de quatorze anos (se houver),- Comprovante de Escolaridade,- Habilitação Profissional (para cargos de motorista),- Comprovante de quitação militar (para pessoas do sexo masculino),- Declaração de bens,- Comprovante de residência,- Título de Eleitor e comprovante de votação do último pleito ou justificativa,- Uma foto 3X4 recente,- Negativa de antecedentes criminais,- Certificado/Habilitação Profissional ao respectivo cargo, em conformidade com a

Legislação em vigor,- Atestado de boa saúde física e mental (laudo físico e psiquiátrico) a ser fornecido

por médico ou junta médica do Município de Terra de Areia, ou, ainda, por esta designa-da, mediante exame médico, que comprove aptidão necessária para o exercício do cargo, bem como a compatibilidade para os casos de deficiência física.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE TERRA DE AREIARegistre-se, Publique-se e Cumpra-se:

ALUÍSIO CURTINOVE TEIXEIRA - Prefeito Municipal

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA

EDITAL Nº 112 DE 18 DE OUTUBRO DE 2019CONVOCAÇÃO DE CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA

O Prefeito Municipal de Terra de Areia, no uso de suas atribuições, visando à contratação de pessoal, por prazo determinado, amparado em excepcional inte-resse público, com fulcro no art. 37, IX, da CF e arts. 232, 233, III e 234 da Lei Municipal Nº 855/2000, plano de carreira Lei Nº 2.150/2013, e Edital 03/2019, CONVOCA para contratação temporária, conforme Lei Nº 2.453/2019 o seguin-te:ENFERMEIROCOLOCAÇÃO CLASSIFICAÇÃO NOME4º 014 CRISTIANO DOS SANTOS RAMOS

1. DOS CARGOS1.1. A convocação destina-se à contratação emergencial, de acordo com a tabela a

seguir:QUANT. PROFISSIONAL CARGA HORÁRIA SEMANAL SALÁRIO10+CR Técnico de Enfermagem 40hs R$ 1.561,2103+CR Enfermeiro 40hs R$ 3.510,5605 Motorista 40hs R$ 1.244,7501 Médico Veterinário 20hs R$ 2.944,35

2. DAS VAGAS2.1. A contratação dos candidatos, conforme observada na Lei n° 2.453/2019,

é feita de acordo com o Edital 03/2019, que homologa a classificação final do Processo Seletivo Simplificado, edital nº 18/2019 e far-se-á pela PREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA, durante o prazo de validade prevista em Lei.

3. DAS ATRIBUIÇÕES DOS EMPREGOSA síntese das atribuições e qualificações do cargo deste Processo Seletivo

consta do ANEXO I deste Edital.4. DA DIVULGAÇÃOA divulgação oficial de todas as etapas referentes à convocação se dará atra-

vés de Editais publicados nos seguintes meios e locais:4.1. O extrato de edital da convocação e os demais extratos serão publicados

em jornal e no painel de publicação da Prefeitura.4.2. É de responsabilidade exclusiva do candidato o acompanhamento desta

convocação através dos meios de divulgação acima citados.GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA

Registre-se, Publique-se e Cumpra-se: ALUÍSIO CURTINOVE TEIXEIRA - Prefeito Municipal

EDITAL DE PROCLAMASPor esta publicação, faz-se saber que pretendem ca-

sar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo Artigo 1.525, nºs I, III e IV do Código Civil Brasileiro,

LUCIANO TIBOLA ZANOTTI E JOANA VITÓRIA MACHADO DE SOUZA

Ele solteiro, natural de Terra de Areia, residente e domi-ciliado em Terra de Areia. Ela solteira, natural de Canoas, e residente e domiciliada em Três Forquilhas. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Torres, 18 de outubro de 2019.Cíntia Pommerening

Tabeliã e Registradora

Mais um grupo de tabagismo foiformado com sucesso em Dom Pedro

Encerrou nesta terça-feira (22), em Dom Pedro de Alcântara, mais um grupo multidis-

ciplinar de combate ao tabagismo. Dos 12 participantes (foto abaixo)que ingressaram no grupo, em início de agosto, apenas um não largou o cigarro.

Os participantes se reuniam todas às terças-feiras à tarde, na Secretaria Municipal de Saúde, onde tinham atendimento médico, psicológico e de enfermagem.

“Eu fumava há 25 anos, cerca de duas carteiras de cigarro por dia. Eu achava que nunca conseguiria largar o vício. Mas graças ao acolhimento desse grupo de apoio, temos força para encarar. Tem que ser persistente.

Se motivar no colega. Se espelhar nos bons exem-plos”, garantiu uma pacien-te.

“Hoje eu só tenho a agra-decer. Fumei por 40 anos. Tentei por diversas vezes parar sozinha e nunca con-seguia. O apoio do grupo e da família foi essencial para que hoje eu esteja conquis-tando essa vitória”, falou outra participante.

O primeiro grupo, reali-zado no primeiro semestre do ano, também teve um resultado muito positivo. Dos dez participantes que iniciaram, nove largaram o cigarro.

A partir do próximo ano, um novo grupo deve ser for-mado para dar continuidade a esse trabalho de promoção da saúde da população de Dom Pedro de Alcântara.

Page 17: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - …jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2019/10/jm1032-min.pdf · 2019-10-24 · escolher o local mais adequado para que

JORNAL DO MAR REGIÃO 25/10/2019 - 17

Havendo o número regimental de vereadores presen-te foi declarada aberta a presente Sessão. Fez a leitura de um versículo da Bíblia o vereador Valdir de Melo Cardoso. A ata do dia 07 de outubro de 2019 foi apro-vada por unanimidade.

EXPEDIENTE:Atestado Gilmar Silva de Oli-veira, Requerimento uso da Tribuna Livre feito por Bruno Engel Justin, Requerimento uso da Tribuna feito por Samanta Sparremberger Desiderio.

TRIBUNA LIVRE: Usou do espaço o senhor Bruno Engel Justin e a Senhora Samanta Sparrem-berger Desiderio.

LIDERES DE BANCADA: Fizeram uso da pala-vra o líder do (PDT) Jairo Roberto Torres de Bitten-court e Deroci Osorio Fernandes Martins em subs-tituição a líder do (MDB) Luciene Vieira knewitz.

REGIME DE URGÊNCIA: Não houve nada no regime de urgência.

ORDEM DO DIAPresidente colocou em discussão o Projeto de

emenda a Lei Orgânica nº 001/2019, ninguém dis-cutiu a matéria. Pedido de Providencia nº 33/2019 vereadores que discutiram a matéria foram Valdir de Melo Cardoso, Jairo Roberto Torres de Bittencourt e Osmar Putsch da Rocha autor da matéria e esta foi aprovada por unanimidade, Pedido de Providencia nº 34/2019 discutiu o vereador autor da matéria e esta foi aprovada por unanimidade, Projeto de Lei nº 58/2019 Autoriza o Poder executivo Municipal a

INFORMATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE ITATI

No dia 14 de outubro aconteceu a 35ª Sessão Ordinária de 2019. Presentes o presi-dente Osmar Prusch da Rocha (PDT), o secretário Ederson Magnus Lopes (Progres-

sista),Valdir de Melo Cardoso (MDB), Luciene Vieira Knewitz (MDB), Diovani Chaves da Silva (MDB), Deroci Osório Fernandes Martins (MDB), Everaldo Inácio da Silva (MDB), Jairo Roberto Torres de Bittencourt e Valoir da Silva.

investir em compra direta de produtos da agricultu-ra familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades referente ao Programa Nacional de Alimentação Escolar-P-NAE e da outras providencias, vereadores que discu-tiram a matéria foram Valdir de Melo Cardoso e Jairo Roberto Torres de Bittencourt e esta foi aprovada por unanimidade, Projeto de Lei nº 57/2019 suplemen-ta rubricas da vigente lei orçamentária e da outras providencias no valor de R$ 333.703,62 (trezentos e trinta e três mil, setecentos e três reais e sessenta e dois centavos), aprovado por unanimidade, Projeto de Lei 56/2019 suplementa rubricas da vigente lei orçamentaria e da outras providências no valor de R$ 13.800,00 (treze mil oitocentos reais) aprovado por unanimidade, Projeto de Lei 54/2019 dispõe sobre a instalação de lombadas nas vias publicas do Municí-pio de Itati aprovado por unanimidade.

EXPLICAÇÕES PESSOAISFizeram uso da palavra os seguintes vereadores:

Deroci Osorio Fernandes Martins, Valdir de Melo Cardoso, Jairo Roberto Torres de Bittencourt, Lucie-ne Vieira Knewitz, Ederson Magnus Lopes e Osmar Putsch da Rocha. E Não havendo nenhum vereador mais usar da palavra o presidente convidou a todos para dia 26 a cavalgada das prendas e dia 20 o Pedal da Grota.

Não havendo nenhum vereador mais usar da pa-lavra o presidente declara encerrada a sessão.

EDITAL DE PROCLAMASPor esta publicação, faz-se saber que pretendem ca-

sar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo Artigo 1.525, nºs I, III e IV do Código Civil Brasileiro,

ALECSANDRO MACHADO ABREU ETAMARA TEREZINHA MARTINS DOS SANTOS

Ele solteiro, natural de Porto Alegre, residente e domi-ciliado em Torres. Ela solteira, natural de Porto Alegre, e residente e domiciliada em Torres. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Torres, 23 de outubro de 2019.Ruy Luiz de Freitas Filho

Oficial do Registro Civil de Torres

Edital de Citaçãode Interessados, Ausentes, Incertos e Des-

conhecidos – Usucapião – 2ª Vara – Comarca de Torres – Prazo de: 20 (vinte) dias. Natureza: Usuca-pião – Processo: 072/1.13.0004622-3 (CNJ: 0009189-67.2013.8.21.00722). Autor: Leandro Antonio Indicatti e outros. Réu: Imobiliária Globo Real Ltda. Objeto: Decla-ração de domínio sobre o imóvel a seguir descrito. Imó-vel: “Um terreno urbano, sem benfeitorias, situado no lugar denominado Balneário Pérola, Arroio do Sal – RS, constituído pelo lote nº 16 da quadra 27, dentro do quar-teirão formado pelas ruas São Paulo, Alfredo Chaves, Av. Paraguassu e Brasília, lado par, distante 36,00m da esqui-na com a Rua São Paulo, medindo 12,00m de frente ao oeste, com a Av. Paraguassu, por 25,00m de frente a fun-dos, por ambos os lados, onde nos fundos ao leste, com a mesma medida da frente, entesta com o lote 15, limita-se pelo lado norte, com o lote 14 e pelo outro lado, ao sul, com o lote 18, perfazendo uma área de 300,00m2.” Prazo de 15 dias para contestar, querendo, a contar do término do presente Edital (Art. 232, IV, CPC), sob pena de serem presumidos como verdadeiros os fatos alegados pelo(s) autor(es). Torres, 14 de outubro de 2019. Servidor: Cirus Coquim Lhamby Juiz: Rosane Ben da Costa.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS CACHOEIRAS

EDITAL DE PREGÃO PRESENCIALPARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 13/2019,

exclusiva às beneficiárias da Lei Complementar nº 123/2006O município de Três Cachoeiras – RS torna público que fará realizar a seguinte

licitação na modalidade Pregão Presencial para Registro de Preços nº 13/2019, tendo como critério de julgamento o menor preço por item. Objeto: Aquisição de pneus para atender as necessidades das secretárias municipais. Data da abertura: 11/11/2019. Horário e local: às 10h no setor de licitações da Prefeitura Municipal. Cópias do edital

e demais informações poderão ser obtidas no setor de Licitações da Prefeitura no horário de expe-diente das 08h às 11:30h e das 13:30h às 17h, ou pelo telefone (51) 3667 1155 e pelo site www.trescachoeiras.rs.gov.br.

FLÁVIO RAUPP LIPERTPrefeito Municipal

Com a proximidade do ano eleitoral, o Parti-do Progressista de Três Cachoeiras (PP) vem se preparando para o pleito, no qual várias lideran-ças poderão concorrer ao governo do município, dando continuidade ao trabalho que o partido está desenvolvendo na administração municipal.

Entre as possíveis lideranças destaca-se: o atu-

al presidente da Câmara de Vereadores, o verea-dor Marcelo Paulart; a vereadora e atual secretá-ria municipal de Educação, Fabiana Raupp Valim Leffa (foto); o ex-prefeito Nestor Behenck Sebastião (Quartinho) e o presidente do Sindicato dos Traba-lhadores Rurais, Vilson da Silva Ro-drigues. Além destes, tem também um grande líder comunitário que ainda não caminhou na vida pública partidária, e o atual prefeito, Flávio Raupp Lipert, que não descarta a possibilidade de uma reeleição.

O partido, na pessoa de seu presidente, João Valerim Silveira, vem ainda agradecer a grande adesão política de seus filiados e simpatizantes,

na última convenção realizada para eleger o Diretório Municipal, a qual foi escolhida a atual Comissão Exe-cutiva do partido.

“Quero agradecer também ao número expressivo de novas filia-ções que estamos realizando, além de manifestar minha satisfação em estar à frente do PP deste municí-pio”, disse o presidente.

PP de Três Cachoeiras se prepara para as eleições 2020

Page 18: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - …jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2019/10/jm1032-min.pdf · 2019-10-24 · escolher o local mais adequado para que

JORNAL DO MAR DOM PEDRO DE ALCÂNTARA 18/10/2019 - 18

Havendo o número regimental de vereadores pre-sentes foi declarada aberta a Sessão. Foi lida a Ata da 27ª Sessão Ordinária, de 14. 10. 2019. Em votação a ata foi aprovada por unanimidade.

ORDEM DO DIA: Pedido de Providência nº 72/2019, do Vereador Alexandre Dimer Webber, da bancada do Partido Progressista, com assento nesta Casa Legislativa, solicitando ao Executivo que tome providências no sentido de resolver efetivamente o alagamento que ocorre na reta de acesso a Comuni-dade de Canto dos Lumertz, pois aquele local alaga facilmente, causando muitos transtornos e problemas as pessoas que necessitam passar por aquele traje-to diariamente. O Vereador Alexandre Webber pro-nunciou-se falando sobre seu pedido. Encaminhado ao Executivo municipal. Pedido de Providência nº 73/2019, do Vereador Fábio da Silva Bernst, da ban-cada do PSB, com assento nesta Casa Legislativa, solicitando ao Executivo que tome providências em relação a limpeza do bueiro localizado em frente a Secretaria Municipal da Saúde, pois o mesmo encon-tra-se entupido e não consegue dar vazão as águas da chuva, acumulando-se no local. O vereador Fábio Bernst pronunciou-se explicando a necessidade de seu pedido. Encaminhado ao Executivo Municipal. Pedido de Providência nº 74/2019, do Vereador Adil-son Benck Cardoso, da bancada do PDT, com assen-to nesta Casa Legislativa, solicitando ao Executivo que seja instalada uma placa de sinalização de parada de ônibus, nova, no lugar daquela existente na cal-çada da Escola Estadual no centro do Município. A placa existente está inclusive oferecendo perigo aos alunos. O Vereador Adílson Cardoso pronunciou-se em relação ao seu pedido. Encaminhado ao Executi-vo Municipal. Pedido de Informação nº 24/2019, do Vereador Clodoaldo Guimarães, da bancada do PSB, com assento nesta Casa Legislativa, solicitando ao Executivo Municipal, informações onde gostaria de saber, de quais funcionários o Executivo comprou a Licença Prêmio e o terço de férias? Sabendo-se que é muito oneroso para os cofres públicos e tal medida é exclusivamente para funcionários, pergunta-se quais os critérios utilizados para o pagamento do percen-tual da Licença Prêmio e das férias? Quanto o Mu-nicípio desembolsou até aqui com tais pagamentos? Pede-se que explique funcionário por funcionário qual a necessidade indispensável desse funcionário ser mantido no serviço. O Vereador Clodoaldo Gui-

marães pronunciou-se solicitando que o Executivo apenas responda seus pedidos. Encaminhado ao Exe-cutivo Municipal. Pedido de Informação nº 25/2019, dos Vereadores das bancadas do PSB, PTB, MDB e PP com assento nesta Casa Legislativa, solicitando ao Executivo Municipal, informações a respeito do processo relativo ao ônibus escolar: Quando o empe-nho foi estornado? Qual a posição do Controle Inter-no em relação a este problema? Há ata do Controle Interno acerca do posicionamento do mesmo? Qual a posição do Conselho Municipal de Educação acerca deste posicionamento? Há a ata do Conselho de Edu-cação emitindo parecer a respeito da situação? Qual o valor inicial e o valor atualizado que a empresa que venceu o certame está cobrando na justiça? Ainda, requer cópia do empenho e de todas as informações relativas a esta licitação. O Vereador Sandro Webber pronunciou-se dizendo que esta questão do ônibus ainda não está bem esclarecida. O Vereador Clodoal-do Guimarães pronunciou-se dizendo que o Jurídico da Prefeitura esteve na Tribuna da Câmara a alguns meses para prestar esclarecimentos sobre o assunto, mas ainda existem dúvidas. O Vereador Alexandre Webber, pronunciou-se ressaltando que quanto mais tempo levar o processo para pagar, maior será a dí-vida do município. O Presidente Fábio Bernst pro-nunciou-se dizendo que esta dívida está virando uma bola de neve e que esta dívida é do município e não do ex-prefeito e um dia terá que ser paga. Encami-nhado ao Executivo Municipal. Projeto de Lei nº 27/2019, do Executivo Municipal, que “DISPÕE SO-BRE AS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA O EXERCÍCIO DE 2020”. Foi retirado de pauta. Projeto de Lei nº 29/2019, do Executivo Municipal, que “ALTERA REDAÇÃO DA LEI MUNICIPAL Nº 25/1997, DE 19/06/1997.” Foram lidos os Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição e Justiça e Finanças e Orçamento. Em discussão o Vereador Adilson Cardoso pediu vistas ao projeto e o Presi-dente concedeu. Projeto de Lei nº 32/2019, do Le-gislativo Municipal, que “ALTERA REDAÇÃO DA LEI MUNICIPAL Nº 444/2003, DE 08/07/2003”. Encaminhado as Comissões de Constituição e Justiça e Finanças e Orçamento.

EXPLICAÇÃO PESSOAL: Os Vereadores Alexandre Dimer Webber, Fabiano Justo e Fábio Bernst pronunciaram-se. Nada mais havendo a tratar foi encerrada a Sessão ás 20 horas e 10 minutos

INFORMATIVO DA CÂMARAMUNICIPAL DE VEREADORES

DE DOM PEDRO DE ALCÂNTARADia 21 de outubro, às 19h, aconteceu a 29ª Sessão Ordinária de 2019, do 3º Período

Legislativo, da Sexta Legislatura da Câmara Municipal de Dom Pedro de Alcântara. Presentes o pre-sidente Fábio Bernst (PTB), Adílson Behnck Cardoso, Alexandre Dimer Webber, Cátia Lenir Lumertz Valim, Fabiano Lumertz Justo, José Lippert Sebastião, Paulo César Evaldt Hendler, Clodoaldo Guimarães e Sandro Zamir Selau Webber.

O Conselho Municipal dos Direitos da Crian-ça e do Adolescente de Dom Pedro de Alcântara (COMDICA), passado o período de recursos, está agora oficializado pela Prefeitura Municipal.

No início desta semana foram confirmados os nomes das eleitas e suas respectivas suplentes, no último dia 6.

Foram eleitas pela comunidade local, cinco titulares e quatro suplentes, que tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2020 e permanecerão no mandato até 2024.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e

autônomo, não jurisdicional, encarregado pela so-ciedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Veja como ficou:

titulares,1° Ana Caroline Vidal Webber,2° Dilcéia de Fátima Lumertz,3° Dieice Behenck dos Reis,4° Elizete da Silva Behenck,5° Carla Mengue Schardosim Oliveira;suplentes,1° Bruna Chites Lumertz,2° Betânia Model Hahn,

3° Tuânia Hendler Costa,4° Juliana Leffa Schwanck Silveira.

Evento especial do OutubroRosa reúne mulheres de DPA

Mais de 55 atendimentos foram realizados no último sábado (19), no Posto de Saúde de Dom Pedro de Alcântara, durante o evento especial do Outubro Rosa, promovido pela Secretaria Muni-cipal de Saúde.

Uma série de atividades de promoção da saúde e bem estar da mulher foram desenvolvidas, sen-do elas sessões de massagem, reiki e maquiagem, testes rápidos e de acuidade visual, exames clí-nicos das mamas, coleta de preventivo, palestras informativas e sorteio de brindes.

O Outubro Rosa é uma campanha de conscien-tização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. O prefeito, Dirceu Pinho Machado, apa-ludiu a iniciativa da Secretaria, dizendo acreditar que DPA tenha feito sua parte.

Dom Pedro oficializa eleitas para o Conselho Tutelar

Page 19: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - …jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2019/10/jm1032-min.pdf · 2019-10-24 · escolher o local mais adequado para que

JORNAL DO MAR REGIÃO/CLASSIFICADOS 25/10/2019 - 19

ACEITO DOAÇÃODE MÓVEIS USADOS

(51) 986482711 (OI), 981498340 (TIM), com Walter.

( (51) 36263895 - 993299808COMPRA - VENDE - TROCA - FINANCIA

TAMBÉM COM VENDAS DE CONSÓRCIOS MENEGALLIwww.jorgemotos.com.br

JORGE MOTOS

MODELO ANO CORYAMAHA R 1 2008 AZULYAMAHA R1 2009 BRANCACBR 1000 RR 2008 BRANCACBR 1000 RR 2007 VERMELHASRAD 1000 2008 AZULSRAD 1000 2007 BORDÔXJ 6 F 2015 VERMELHACBR 600 RR 2008 PRETA TWISTER 250 2008 AMARELAXRE 300 2013 BRANCACROSSER 150 2015 CINZA TORNADO 250 2004 VERMELHACB 300 2012 AZULCBR 250 R 2012 AZULCB TWISTER 250 2018 PRATA CG 150 FAN ESI 2013 PRETACG 150 START 2015 PRETACG 150 START 2015 VERMELHAMODELO ANO CORCG 160 START 2016 PRETA

AVENIDA CASTELO BRANCO, 571, IGRA, TORRES/RS, EM FRENTE AO SUPER MACROMIX

IMÓVELCRÉDITO CONTEMPLADOS CAIXA

COMPRA, REFORMA, IMÓVELRURAL E OU CAPITAL DE GIRO

• R$ 130.000,00 entrada + parcela de R$ 719,26 • R$ 150.000,00 entrada + parcela de R$ 1,078,89• R$ 215.966,00 entrada + parcela de R$ 1.451,77• R$ 296.953,00 entrada + parcela de R$ 1.996,19• R$ 350.945,00 entrada + parcela de R$ 2.359,13Consulte outras opções de crédito. Estudamos carro como entrada.

( Fone (51) 980349805CRÉDITO PARA CAMINHÃO

CONTEMPLADO CAIXA• R$ 227.809,00 tem 13 parcelas pagas de R$ 2.477,00. Estudo usa-

do como entrada.

( Fone: (51) 980349805

CG 160 START 2016 VERMELHAFACTOR 125 K 2015 VERMELHAFACTOR 125 K 2012 PRETANEO 125 AUT. 2018 VERMELHASH 150 ABS 2017 AZULPCX 150 2014 BRANCABIZ 125 EX 2014 PRETABIZ 110 I 2017 BRANCABIZ 110 I 2016 VERMELHABIZ 100 ES 2014 VERMELHABIZ 100 ES 2013 PRETABIZ 125 ES 2015 PRATABIZ 125 ES 2014 ROSABIZ 125 ES 2014 PRETABIZ 125 ES 2014 VERMELHABIZ 125 ES 2013 PRETABIZ 125 MAIS 2008 VERMELHA

REPASSE :CG 125 FAN ANO 2008 PRETA (R$ 2.200,00)CG 125 FAN ES ANO 2009 PRETA (R$ 3.200,00)TITAN 150 EX ANO 2011 PRETA (R$ 5.000,00)

ACEITAMOS A SUA MOTO USADA NA TROCA. TRABALHAMOS COM VENDA DE MOTOCICLETAS HONDA 0 KM.

OBS. 1: FINANCIAMENTO PELO BANCO EM ATÉ 48 X COM ACRÉSCIMOS.OBS. 2: FINANCIAMENTO SEM BUROCRACIAS PARA MOTOS DO ANO DE 2010

ACIMA, SUJEITO A APROVAÇÃO DE CRÉDITO. OBS. 3: PARCELAMOS NO CARTÃO EM ATÉ 12 X COM ACRÉSCIMOS.

Por esta publicação, faz-se saber que pretendem ca-sar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo Artigo 1.525, nºs I, III, IV e V do Código Civil Brasileiro,

ALEXANDRE DE OLIVEIRA EDANIELA DOS SANTOS PEREIRA

Ele divorciado, natural de Caxias do Sul, residente e domiciliado em Torres. Ela divorciada, natural de Torres, e residente e domiciliada em Torres. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Torres, 22 de outubro de 2019.Ruy Luiz de Freitas Filho

Oficial do Registro Civil de Torres

VENDE--SE DOIS (02) lotes

na Praia Serra Azul, em Arroio do Sal,

frente pro mar, com luz e escritura.Tratar fone (51) 999738511.

EDITAL DE PROCLAMAS

Prédio público antigo é demolido em Três CachoeirasUm prédio público, construído há cerca de 20 anos, foi

destruído na última semana em Três Cachoeiras. O imóvel, que se localizava no bairro Santa Rita, ao lado da Estratégia Saúde da Família (ESF 4) Maria Ferreira, teve sua demo-lição aprovada pelo Governo do Estado, tendo em vista o comprometimento de sua estrutura.

De acordo com o pre-feito de Três Cachoeiras, Flávio Raupp Lipert, a de-molição do prédio era uma demanda antiga da comu-nidade, já que o local ha-via se tornado um ponto de encontro para usuários de drogas, de acúmulo de lixo e de proliferação de bichos, comprometendo a seguran-ça e a saúde da população do entorno.

O prefeito explicou ain-da que reformar o prédio

se tornava inviável, considerando o alto risco e os custos elevados. “Além disso, não tínhamos a garantia de que iria ficar seguro para utilização”, afirmou ele.

Na época, o estabelecimento foi construído para abrigar pequenas indústrias locais. No entanto, nunca funcionou.

Ao longo dos anos, ficou sem uso e sem manutenção, se tornando um ‘elefante branco’.

Page 20: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - …jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2019/10/jm1032-min.pdf · 2019-10-24 · escolher o local mais adequado para que

JORNAL DO MAR REGIÃO 25/10/2019 - 20

Toda sexta e sábado, Ofertas especiais no açougue e hortifruti. Venha conferir!Fones 96152667 e 36055256, Trevo Itapeva Sul (frente Bomagg) em Torres.

Promovida anualmente pela As-sociação Gaúcha de Supermercados (Agas) em Tramandaí, a 53ª Con-venção Regional de Supermercados encerrou na quarta-feira (23), no Centro Municipal de Eventos, supe-rando em 12% o volume de negócios transacionados na edição anterior do encontro, ocorrida no ano passado.

Com 123 expositores e mais de 2,7 mil visitantes, a Feira oportuni-zou ao varejo do Litoral Norte a pre-paração dos estoques para a chegada do verão, período em que a demanda de consumo cresce até 500% com a migração de veranistas para a re-gião. Congregando fornecedores de produtos, equipamentos e serviços para supermercados e outros seto-res do comércio, o evento registrou a participação de mais de 720 em-presas, oriundas de 42 municípios, e movimentou R$ 17,4 milhões em negócios. Além de parcerias comer-ciais e relacionamento, a Feira opor-tunizou qualificação aos varejistas em um seminário com foco na se-gurança alimentar e nas legislações sanitárias, bem como duas oficinas

de gestão para profissionais do setor.Dispostos a potencializar as ven-

das e ampliar sua carta de clientes, os expositores realizaram promo-ções, criaram condições diferencia-das de pagamento e apresentaram lançamentos durante a Convenção.

O volume recorde de negócios foi puxado sobretudo por distribui-doras de alimentos e de produtos de limpeza, mas fornecedores de bebi-das e de equipamentos também con-tribuíram significativamente para o resultado positivo. Segundo o presi-dente da Associação Gaúcha de Su-permercados, Antônio Cesa Longo, o crescimento das vendas está liga-do ao desenvolvimento da região.

“Hoje, o varejo do Litoral é mo-delo para outras regiões. Sete dos 10 municípios que mais crescem no Es-tado estão no entorno das praias, e isto fomenta o comércio local”, des-taca o dirigente.

Uma das novidades da Conven-ção neste ano, o Espaço AgroAgas reuniu 13 produtores rurais oriundos da agricultura familiar, que apresen-taram seu mix de hortifrutigranjeiros

aos visitantes. A seleção dos exposi-tores foi realizada pelos gestores do Projeto Juntos para Competir que, em parceria com a Agas, está qua-lificando 250 produtores rurais de todo o Estado em áreas como boas práticas, segurança do trabalho, ca-derno de campo e rastreabilidade.

“A seção de frutas, legumes e verduras é hoje um diferencial para os supermercados, e há total inte-resse do setor varejista em qualifi-car seu mix. Além disso, queremos oportunizar que os produtores rurais garantam continuidade ao seu negó-cio, profissionalizando a produção, padronizando os produtos e aten-dendo a todas as necessidades legais para atenderem aos supermercados, fruteiras e demais comércios”, des-taca Cesion do Nascimento Pereira, diretor da Agas no Litoral e respon-sável pelo Comitê Agro da entidade.

Sorteio de automóvel movi-menta negociações - Para fomen-tar a concretização dos negócios durante a Feira, a Agas sorteou um automóvel Fiat Mobi, ao final da quarta-feira (23), entre as empresas visitantes que estiveram efetuado compras junto aos expositores.

Cada R$ 500,00 em negócios concretizados na Feira deu direito a um cupom para concorrer ao prê-mio. “É uma maneira de as empre-sas concluírem as transações já na Convenção, prestigiando os exposi-tores”, destaca Longo.

Qualificação e segurança ali-mentar - Na manhã de quarta, a Associação reuniu gestores de in-dústrias de alimentos, varejistas e

membros de órgãos públicos para o seminário Segurança Alimentar RS: prepare-se para o verão, com entra-da franca. O painel oportunizou um debate sobre as regulamentações para manipulação de produtos cár-neos, fiambres e outros alimentos.

“Foi uma oportunidade para o varejista se preparar para a alta tem-porada, adequando suas operações às necessidades sanitárias. Nossa defesa é sempre pela segurança ali-mentar do consumidor”, define o presidente da Agas. Participaram do evento Helena Pan Ruggeri, da Su-perintendência Federal da Agricul-tura; o promotor de Justiça Marcelo Augusto Squarça; a especialista em Saúde da Vigilância Sanitária Esta-dual, Josete Silveira; o médico vete-rinário e chefe do setor de Alimen-tos da Vigilância Estadual, Ayres Chaves Neto; o zootecnista Leonir Pascoal; a engenheira de Alimentos Paula Freitas; e o especialista em Qualidade Fernando Bohn.

Duas oficinas também quali-ficaram o público da Convenção - Terça (22), a coordenadora de as-suntos corporativos da Coca-Cola Femsa Brasil, Sinara Oliveira, falou sobre Os dez passos de sucesso para o relacionamento nas redes sociais. Quarta (23), o analista de Qualidade da Coca-Cola Femsa Brasil, Gled-merson Oliveira, abordou o Foco no consumidor. As duas oficinas ocorreram na escola móvel da Agas, estacionada no pátio do Centro de Eventos, na entrada da feira. A Agas já confirmou a realização do evento no Litoral Norte em 2020.

Convenção Regional da Agas encerra com R$ 17,4 milhões em negócios

A Administração Municipal de Mampituba decretou Ponto Facultativo na próxima segunda-feira, dia 28 de ou-tubro, Dia do Servidor Público. Neste dia as repartições públicas municipais estarão fechadas. A tarde o Sindicato dos Servidores Públicos de Mampituba - SISMAMP estará promovendo uma Assembleia Geral da categoria seguida de uma confraternização.

O Dia do Servidor Público é Ponto Facultativo Nacional decretado pelo

Ministro do Planejamento, Desenvolvi-mento e Gestão Esteves Pedro Colnago Junior através da Portaria nº 442, de 27 de dezembro de 2018, de acordo com a Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990.

O que significa que todas as Prefei-tura da região estarão fechadas na se-gunda. Legislativos também. Reuniões de Câmaras estão sendo antecipadas para hoje (caso de Torres) ou adiadas para terça-feira (29).

Decretado Ponto Facultativo nasRepartições Públicas de Mampituba

Page 21: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - …jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2019/10/jm1032-min.pdf · 2019-10-24 · escolher o local mais adequado para que

JORNAL DO MAR POLÍCIA 25/10/2019 - 21

Perspectivar-se significa: pôr em pers-pectiva; analisar-se; abordar; dar uma idéia de... é uma palavra de múltiplos significa-dos; mas principalmente, é uma palavra de múltiplas ações!

Abençoados todas e todos! Sintam meu abraço e mi-nha reverência à cada um de vocês.

PERSPECTIVE-SE! Noutro dia li uma entrevista antiga do jornalista português Vasco Valente, onde ele afirmava que passamos a vida tentando conter a tendência para a desordem. Se ficássemos passivos diante da vida, sem mexer um dedo para nada, um belo dia adoraríamos falidos, com a energia elétrica cortada e um monte de gentecmagoafa a nossa volta. Conclui ele: “O que cada um de nós tenta fazer, cada um a sua maneira, é tentar conter o descalabro”. Eu chamo de Caos...Mas, relativi-zando o exagero, é bem assim mesmo: passamos a vida tentando organizar o caos. Trabalhamos para ter dinheiro, tentamos respeitar as leis (da matéria e do espiritual), pro-curamos amar uma única pessoa para sossegar as aflições do coração, sempre tão inquieto. E mesmo fazendo tudo certo, é mesmo contribuindo para o bem estar geral, às vezes dá tudo errado. É quando surge alguém não sei de onde, percebe nosso stress e dá aquele conselho curinga que serve para todas as ocasiões: deixa rolar.

É no mesmo momento lembro do meu querido Xangô dizendo à todos: “filhos, entrem no barco e joguem os remos fora.” Esse é o “deixar rolar”.

Mas, deixar rolar ainda é um conselho difícil para a maioria das pessoas. Alguns de nós tem essa mania estú-pida de querer participar de tudo que nos acontece. Hon-rarias, culpas e responsabilidades...somos Nossos pró-prios inimigos. Nossas convicções é que nos impedem de “entrar no barco e deixar rolar”.

São nossas convicções que nos aprisionam, nos limi-tam e nos segmentam, impedindo que a gente desenvolva nossa singularidade, simplesmente porque não consegui-mos confiar e deixar rolar. Nossas certezas e convicções só podem ser comprovadas se vivenciadas e podem ser vivenciadas em sua plenitude solar ou em sua plenitude de sombras. Costumamos teorizar sobre assuntos, mas nossas conclusões são meros chutes. Continuamos nós tentando coordenar e organizar o Caos. Alguém lá tem certeza absoluta do que quer que seja? Somos todos no-vatos na vida. Cada dia uma incógnita. Mudar é difícil, crescer é penoso...entrar no barco? Xii! Perder o controle do caos? Xiiiiiiiiii! Olhar para dentro de si, profundamen-te, é sempre perturbador. Não somos todos iguais como damos a entender. Mas vivemos todos de um jeito muito parecido. Quanto medo sentimos das nossas capacida-des!! Melhor adotar meia dúzia de certezas e convicções, assim fica mais fácil manter o rumo, deixar os remos fir-mes nas mãos o tempo todo. Mas lembre se que o rumo pode ser da verdade ou da mentira. Verdades? Só olhando para dentro de si e deixando rolar...

Procure reconhecer as suas verdades, mas sem se agarrar nas convicções. Acredite, existe uma diferença enorme entre uma coisa e outra.

Até a próxima semana! Não esquece, dia 26 de outu-bro, Jantar Beneficente da Associação Luz e Caridade. Te encontro lá!

Que Pai Oxalá nos abençõe! Gratidão!

Perspective-se!Ani Souto

BM atende ocorrência do crime Maria da Penha em 4 Municípios da regiãoBrigada Militar teve trabalho esta semana aten-

dendo várias ocorrências do crime Maria da Penha. Precisou atuar com firmeza em quatro Municípios do Litoral. Na madrugada de sexta-feira (18), foi aciona-da para atendimento de uma ocorrência enquadrada na Lei Maria da Penha. A vítima comunicou que seu marido chegou em casa bêbado e começou a discu-tir. Seu filho o segurou para apartar ambos e ela teve ainda que chamar seu irmão para afastar o homem. O marido ainda a ameaçou que se chamasse a polícia iria lhe enterrar nas dunas. O policiais militares rapida-mente chegaram ao local, ainda durante a discussão, conseguindo conter o agressor. Todos foram conduzi-dos para a Delegacia de Polícia e a mulher teve a pro-teção necessária, bem como o acolhimento previsto pelo protocolo da BM, especialmente quanto a evitar a reincidência.

DOM PEDRO - Também na sexta (18), por volta das 16h de hoje (18), a Brigada Militar foi acionada para atender uma ocorrência enquadrada na Lei Ma-ria da Penha na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Dom Pedro de Alcântara. Quando os policiais milita-res chegaram no local, o agressor (com antecedentes por entorpecente, posse, entorpecente tráfico, ameaça 4x, outros crimes, e conduzir veículo sem habilitação 3x), já havia fugido. Populares informaram que ele estaria com um facão e um revólver e que havia le-vado um menor filho somente da mulher. Ela chegou

a ingerir 12 (doze) comprimidos de um medicamento para tentar suicídio, mas quando notou não estar fa-zendo efeito decidiu se jogar de cima da Gruta com aproximadamente de 50 metros de altura. Sua filha, de 11 anos, tentava demovê-la quando a BM chegou no lugar. Imediatamente os soldados passaram a ten-tar dissuadí-la, mas ela estava transtornada. O soldado Rafael já havia tirado o colete à prova de balas para o salvamento e num momento de distração da mulher, ele a conteve e conseguiu imobilizá-la. Como o local é de difícil acesso, o Samu não conseguiu se aproximar, sendo necessária a condução da vítima na viatura até o Posto de Saúde de Dom Pedro e depois ao Hospital de Torres, onde ficou internada. A menina foi acolhida pelo Conselho Tutelar e as guarnições da BM seguem nas buscas do homem e do menino.

XANGRI-LÁ - Na manhã desta terça-feira (22), por volta das 10h, em uma residência no Centro da Ci-dade, a Brigada Militar prendeu J. C. L.. Os policiais militares foram acionados para atender a uma vítima amparada pela Lei Maria da Penha. A mulher relatou que seu companheiro a havia agredido, quebrando uma garrafa térmica em sua mão e também lhe amea-çado com um facão, dizendo que iria machucá-la. Ela conseguiu se desvencilhar e chamou a BM, que rapi-damente chegou e efetuou a prisão do agressor. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao homem, encami-nhado ao posto 24h e posterior à Delegacia de Polícia

para lavratura do auto flagrante delito. A vítima foi acolhida conforme padrão de atendimento.

TRAMANDAÍ - Antes, na terça (22), a Patrulha Maria da Penha foi acionada para atendimento de uma vítima no bairro Parque dos Presidentes. A mulher in-formou que estava no quarto quando seu companheiro chegou e arrombou a porta com uma marreta, dizendo que iria matá-la. Ela conseguiu telefonar para a BM e com um rápido atendimento foi salva pelos policiais militares. O autor foi detido e encaminhado para lau-do médico na UPA e a ocorrência foi encaminhada à DPPA Tramandaí. A mulher passa bem e recebeu os cuidados padrão para este tipo de caso.

Com tantas ocorrências, como medida de preven-ção, a BM, na manhã desta quarta-feira (23), com a sua Patrulha Maria da Penha de Tramandaí, realizou diversas visitas às vítimas pertencentes aos bairros de Nova Tramandaí e Oásis.

Prisões em Torres, Arroio do Sal, Terra de Areia, Mampituba, Três Cachoeiras e Capão da Canoa

Prisões também não faltaram na região. Em Torres, sá-bado (19), às 22h, a Brigada Militar prendeu um indivíduo na Avenida Beira Mar. Ele é de Santa Catarina e estava em atitude suspeita na via pública, fato observado enquanto os policiais militares estavam em patrulhamento preventivo. Ele foi abordado e constatou-se via consulta ao sistema que havia um Mandado de Prisão em seu desfavor, emiti-do pela comarca de Florianópolis/SC. O homem já possui ocorrências por roubo a pedestre (uso de faca), violência doméstica (lesão corporal dolosa em criança), tentativa de feminicídio, posse de entorpecentes 6x, receptação e furto de bicicleta. Assim, foi dada voz de prisão, levado ao Posto Médico e encaminhado à Delegacia de Polícia.

ARROIO DO SAL - Na manhã de domingo (20), no bairro Quatro Lagos, a BM, após obter informações de ocorrência de tentativa de homicídio, deslocou rapidamente até o endereço, onde logrou êxito na prisão de R. O. P. (com antecedentes por vias de fato, furto qualificado, lesão cor-poral, dano ao patrimônio público, furto a estabelecimento comercial e furto arrombamento a residência), e com ele foi apreendido uma faca de aproximadamente 15 cm. O suspei-to, que confessou o crime, esfaqueou um menor de idade de 15 anos, relatando ser o menor seu cunhado e no mo-mento o acusado estava em desavença com sua sogra que não estaria deixando ver sua filha. O menor foi conduzido ao Hospital de Torres devido a gravidade das lesões. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao homem, conduzido ao posto 24h e posterior à Delegacia de Polícia.

Por volta das 23h de quarta (23), PMs realizavam pa-trulhamento na Avenida Interpraias, Praia Azul, quando avistaram um indivíduo em atitude suspeita junto a um bar. Foi realizada a abordagem e constatado que D. B. (antece-dentes por homicídio, furto qualificado a residências e lesão corporal), estava com um Mandado de Prisão em aberto.

Assim, ele foi conduzido ao Posto Médico e posteriormente à Delegacia.

CAPÃO DA CANOA - Na manhã de segunda-feira (21), na rua Santa Elisabeth, bairro Santa Luzia, a Força Tática prendeu T. V. (antecedentes por roubo a pedestre, roubo a estabelecimento comercial, entorpecentes tráfico e furto qualificado). A equipe estava em patrulhamento tático quando avistou o indivíduo em atitude suspeita. Após abor-dagem e verificação junto ao sistema, constatou-se estar foragido do sistema prisional. Diante da situação, foi dada voz de prisão ao homem, conduzido ao posto 24h e após à Delegacia de Polícia.

MAMPITUBA - Na tarde desta segunda (21), a BM prendeu A. S. R. (antecedentes por fato em tese atípico, crimes sexuais contra vulnerável, crimes contra flora). O suspeito encontrava-se foragido e foi capturado na Estrada Geral Taquaraçu, bairro Taquaraçu. Em consulta ao sistema foi confirmado estar com Mandado de Prisão em seu desfa-vor por crimes sexuais. Foi dada voz de prisão ao homem, encaminhado ao posto 24h e posterior à Delegacia.

TERRA DE AREIA - Na madrugada desta ontem (24), na rua Presidente Vargas, em operações de abordagens, a BM avistou um veículo em atitude suspeita próximo à praça Aristides Fabrício. Durante a vistoria foi constatado que o condutor não possuía CNH e o veículo estava com o licenciamento vencido. Na busca veicular, os policiais en-contraram uma quantidade de maconha.

TRÊS CACHOEIRAS MENOR - Por volta das 19h do dia 18, a BM foi informada que houve um roubo a pe-destre na rua José Schefffer Filho, Centro da Cidade. Após buscas PMs localizaram o autor, um adolescente de 15 anos (com antecedentes até por homicídio doloso qualificado). Ele foi encaminhado ao Poder Judiciário e o Ministério Pú-blico.

Page 22: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - …jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2019/10/jm1032-min.pdf · 2019-10-24 · escolher o local mais adequado para que

JORNAL DO MAR ESPORTES 25/10/2019 - 22

3664545536261555

Boa Vista/Curumim segue na frente em Terra de Areia) Campeonato Municipal de futebol de campo

de Terra de Areia, de bairros, que vai homenagear Ubaldino Cardoso, segue domingo (27), no cam-po do Aliança, com mais estes jogos:

10h - Sanga Funda x Olaria/Serraria,14h - Paraguai x Brasil,16h - Júlios x Boa Vista/Nova Curumim.

LÍDER GOLEOUNo último domingo, sem chuva, ao contrário

do que era previsto, saíram dois jogos programa-dos, também para o campo do Aliança.

Na preliminar, Brasil e Júlios empataram em 2x2. Jucian fez os dois gols do Brasil. Ademir e Juliano marcaram para o Júlios.

No jogo de fundo, o líder Boa Vista/Nova Curumim aplicou 4x1 no Olaria/Serraria, gols de Luís Carlos (2), Anderlei e Ricelli. Guilherme descontou.

A rodada deste domingo (27) é a última da fase classificatória. Ficarão conhecidos então os qua-tro semifinalistas. Só o Olaria/Serraria não tem mais chances. Quatro times lutam por três vagas. Situação mais delicada é a do Júlios que só clas-sifica se vencer o vender. Se empatar tem que tor-cer para o Paraguai perder. Já o Brasil ainda tem chances de ser o campeão da fase, mas tem que vencer e torcer por derrota do Boa Vista. A classi-ficação está como mostra o quadro abaixo.

O Campeonato de Itati (Taça Juarês Bento Hahn), também está chegando próximo do final de sua fase classiifcatória.

São sete time, que vão jogar entre si, num tur-no. Para alguns falta só um jogo. Outros dois. Para domingo, no campo do Flamenguinho, estão programados estes confrontos:

13h30min - Pinheirinho x Flamenguinho,15h30min - Vilinha x Esportivo.As duas partidas terão transmissão ao vivo da

Rádio Clube do Povo, que sempre acompanha de perto e incentiva o esporte na região.

BANANEIRAS REAGIU Domingo passado (22), jogos foram no Centro

Esportivo Vereador Valmir Witt Klein, no Centro da Cidade.

O primeiro jogo foi entre Bananeiras e Espor-tivo, e a equipe do Bananeiras, que parecei estar

Rodada em Itati domingo é no Flamenguinhose encaminhando para não se classificar, tratou de reagir. Fez 3x1 no Esportivo e voltou a ter boas chances de garantir uma das vagas das semifinais.

Fabrício, Dionatan e Dunga contra foram os autores dos gols do Bananeiras. Para o Esportivo anotou João Pedro.

NADA DE GOLS SÓUM TIME ESTÁ FORA

Já no segundo jogo da tarde, entre Itati e Inde-pendência, nada de gols, para decepção dos mui-tos torcedores que cercaram o estádio. Jogo ficou no 0x0.

Dos sete times participantes só o do Esportivo não tem mais chance de chegar a próxima fase. Situação do Independente também é delicada.

Pode-se dizer que, na verdade, cinco times ain-da lutam pelas quatro vagas. E não tem ninguém tranquilo, uma vez que três times dividem a lide-rança, com 8 pontos, só 2 à frente de quem está em quarto e quinto.

Qualquer vacilo pode significar desclassifica-ção. Matematicamente, o Independência também tem chances, mas, além de vencer seu último jogo terá que torcer por derrotas de Itati e Bananeira.

Este também precisará de ajuda. Além de ven-cer seu último jogo, terá que torcer por tropeços.

O quadro de classificação, ao lado, detalha como está a situação.

Page 23: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - …jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2019/10/jm1032-min.pdf · 2019-10-24 · escolher o local mais adequado para que

JORNAL DO MAR ESPORTES 25/10/2019 - 23

Finalistas do Campeonato de Futebol de Campo de Dom Pedro de Alcântara serão conhecidos neste domingo

Os finalistas do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Dom Pedro de Alcântara (Taça Neri Pedro Hahn), serão conhecidos no próximo domingo (27).

Rodada que deveria ter ocorrido domingo passado foi adiado porque

havia previsão de chuva, que não se confirmou.

Os jogos de volta das semifinais serão realizadas no Estádio Caldei-rão, na comunidade dos Hilários.

O primeiro jogo, 13h45min, será entre os times do Gaúcho e Mata

Boi.Jogo não tem favorito. Os dois

times estão em campo neutro e no primeiro confronto empataram em 1x1. Novo empate leva a decisão da vaga para os pênaltis.

Já a segunda partida da tarde, às

15h45min, será entre os times do Cruz Vermelha e Aimoré.

Por jogar em casa, e pelo empate, o Cruz Vermelha leva pequena van-tagem no confronto contra o time da Sede, já que ganhou o jogo de ida, no Porto Colônia, por 1x0.

3° Passeio Ciclístico de DPA transferido para 9 de novembroEm virtude do mau tempo dos úl-

timos dias, o 3° Passeio Ciclístico de Dom Pedro de Alcântara foi adiado pela segunda vez. O evento, alusivo ao Dia das Crianças, será realizado no dia 9 de novembro. A iniciativa é uma promoção da Prefeitura Mu-nicipal de Dom Pedro de Alcântara, por meio da Secretaria de Educação, e em parceria com o Sistema Feco-mércio - SESC/RS.

Programação segue inalterada. O passeio inicia às 14h, em frente à praça do Imigrante e percorrerá a parte central do município, passan-do pela comunidade da Baixada, Pinheiro e Avenida Guilherme Cléo Biasi.

No final do passeio, que é volta-do para toda a família, será sorteada uma bicicleta para as crianças inscri-tas, além de uma cesta para os adul-tos inscritos.

No próximo domingo, em Morro do Forno, ocorre os jogos de ida da segunda semifinal. A programação:

aspirantes, 13h30min,Santa Terezinha x Flor da Serra;

titulares, 15h45min,Santa Terezinha x Morrinhos.Nos aspirantes, quem ganhar

vence. No primeiro jogo, no Costão, deu 1x1. Novo empate leva para os pênaltis.

Já nos titulares o Flor da Serra se classifica para a final até com um empate. Se perder a decisão vai para os pênaltis. Isto porque ganhou em casa,de virada, por 2x1.

DEU TRÊS PASSOSDomingo passado ficaram conhe-

cidos os dois primeiros finalistas, em Rio Bonito.

Na preliminar, O Três Passos, que havia vencido o primeiro jogo por 2x0, voltou a vencer o Rio Bo-nito, de novo por 2x0, gols de Jorge Felipe e está na final da categoria.

Durante o intervalo as crianças da escolinha Super 10 novamen-te deram um show. Os professores Lázaro e Luan conduziram a guriza-da que mostraram que o futebol em Morrinhos vai vir ainda mais forte.

Estádio de Rio Bonito recebeu o maior público do ano, mais de 600 pessoas estiveram lá vendo os jogos.

MORRINHOS NA FINALNa partida principal, entre Rio

Bonito e Morrinhos, as equipes não deram espaços aos principais joga-dores adversários. No primeiro tem-po as defesas sobressaíram sobre os

ataques.Já no segundo tempo as coisas

mudaram, iniciando com a expulsão do lateral de Morrinhos. Com isso o time de Rio Bonito foi para cima e pressionou, porém, depois de uma falta sofrida na entrada da área, Leo-nardo, do time da Sede, fez uma bela cobrança, tirando do goleiro Rogé-rio. A partir daí a pressão aumentou.Fábio perdeu um gol.

Mas o placar se manteve até o fim. E a Sociedade Esportiva Morri-nhos, é assim o primeiro finalista da categoria titular.

No jogo de ida os dois times ha-viam empatado em 1x1.

Os jogos serão transmitidos em áudio e vídeo pela Rádio Megasul de Três Cachoeiras.

Morrinhos do Sul: últimos finalistas serão conhecidos domingo em Morro do Forno

Arroio do Sal e Torres estão nassemifinais do Serramar, categoria Sub 14

Na categoria principal, União da Vila, de Arroio do Sal, e Guarani, do Jacaré, não foram bem. Caíram sem vencer nenhum jogo. Mas na cate-goria Sub 14, que foram obrigados a disputar, estão nas semifinais.

Domingo, por exemplo, na Vila das Flores, já acontece o jogo de volta entre a Escolinha do Futuro, comandada por Gustavo Falcão e Palmeirinha. O primeiro acompa-nhou o União da Vila, o segundo a equipe do Serraria, de Santo Antô-nio da Patrulha.

E a Escolinha do Futuro joga pelo empate porque ganhou a primeira por 1x0. Jogo começa às 14h30min. Gustavo, que está pedindo o apoio dos desportitas arroiosalenses, já convocou para esta partida os ga-rotos da foto ao aldo: Artur, Kauan, Dionatan, Marlon, Bernardo, Lu-cas, João, Bernardo Milan, Daniel, Zé, Nicolas, Luís, Cebola, Cristian, Luan, Guilherme, Bruno, Wesley, Kjillim e Patrique.

NO JACARÉ - Também domin-go, 14h30min, no Jacaré, acontece o jogo de ida entre Amigos do Adri e São Paulo, representantes do Guara-ni e Tramandaí, respectivamente.

Fase classificatória do Sub 14 ter-minou domingo com o jogo Escola Adriano Chuva 4x1 Palmeirinha.

Semifinais ficaram então assim definidas: Amigos do Adri/Guarani (4º) x (1º) SPFC/Tramandaí e Esco-linha do Futuro/União da Vila (2º) x Palmeirinha (4º).

CATEGORIA PRINCIPALA Taça Serramar Banrisul 2019,

categoria principal teve domingo (20), os jogos de ida das semifinais.

Em Santo Antônio da Patrulha, com cobertura do www.litoralativo.com.br (transmissão ao vivo), o Ser-raria recebeu o Tramandaí e ficaram no empate, 1 x 1. Kochaki abriu o placar para a equipe da casa, mas Anderson Oliveira fez para o Tra-mandaí, deixando tudo igual.

Com o resultado, no próximo do-

mingo (27), o Serraria precisa ven-cer o Tramandaí por qualquer placar para chegar às finais. Já o Tramandaí tem a vantagem de jogar por dois re-sultados iguais. O empate é suficien-te para colocar a equipe nas finais.

O outro jogo aconteceu no Ma-riscão, estãdio do Capão da Canoa. Mas entre Xangri-lá e Central. E o time visitante surpreendeu: aplicou

3x0 e praticamente garantiu a vaga. Murilo, Athos e Flavio Torres mar-caram para o Leão da Serra. Com o resultado, o Central ampliou a van-tagem, e no jogo da volta, domingo, no Estádio dos Eucaliptos, no Caraá, pode até perder por uma diferença de três gols que estará classificado, quatro gols de diferença classifica o Xangri-lá.

Page 24: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - …jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2019/10/jm1032-min.pdf · 2019-10-24 · escolher o local mais adequado para que