24
JM ANO XVIII - N° 972 - 30 DE AGOSTO DE 2018 - R$ 2,50 TORRES - ARROIO DO SAL - CAPÃO DA CANOA - XANGRI-LÁ - TRÊS CACHOEIRAS - CAMBARÁ DO SUL - DOM PEDRO DE ALCÂNTARA - TER- RA DE AREIA - MORRINHOS DO SUL - MAMPITUBA - MAQUINÉ - ITATI - TRÊS FORQUILHAS - SÃO JOÃO DO SUL - PASSO DE TORRES. ODONTOLOGIA Cinthya Guarienti Mestre em Odontopediatria Aparelhos Ortodônticos Odontologia Estética CRO 14030 Daniel Guarienti Especialista em Implantes Dentários Mestre em Endodontia Tratamento de Canal CRO 13245 FONOAUDIOLOGIA Paula Reck Rodrigues Fonoaudologia Especialista em Audiologia Aparelhos Auditivos CRFa 8595 facebook/clinicacuidar JORNAL DO MAR Email: [email protected] - [email protected] - FONES 36055159 e 998435690 O JORNAL MAIS PREMIADO DE TORRES E DE MAIOR CIR- CULAÇÃO NO LITORAL NORTE Sexta-feira última (24), próximo das 11h, em pleno Centro de Torres, na rua José Luiz de Freitas, esquina com a Avenida José Bonifácio, mais dois homens foram assassinados. Tiago Medeiros de Souza e Cícero Bock Eufrázio foram alvos de vários tiros e morreram no local. O objetivo seria matar só Tiago, filho do co- nhecido Zé do Creme. Cícero era seu amigo, saia da obra onde estava trabalhando e atravessou a rua para conversar com Tiago, que conhecia. Um homem des- ceu de um Siena branco, caminhou até eles e promo- veu a execução. O carro foi encontrado horas depois em Águas Claras, incendiado. Na Barra Velha, no Passo de Torres, segunda-feira (27), apareceu no mar, morta por afogamento, Lore- na Odete Mraz Porto, 68 anos. Segundo o delegado de Santa Rosa do Sul, causa provável é sido suicídio. Terça (28), o corpo de outra mulher foi encontrado em Capão da Canoa. Taiele Monique Alves Ferreira foi achada na Estrada da Laguna, entre a Estrada do Mar (ERS-389) e a Lagoa dos Quadros. No corpo, vá- rios sinais de tiros. Polícia Civil investiga. 34 ANOS - Na última quinta-feira, 23, teve Júri Popular em Torres. Manoel Assis Vitorino foi conde- nado a 33 anos no soma- tório das penas do crime de Feminicídio contra a sua ex-companheira, Maria Zoraide Pacheco (18 anos de condenação), e o homicídio qualificado da amiga da ex-compa- nheira, Jurema Martins (15 anos de condenação). Crimes praticados em abril de 2016, no bairro Salinas em Torres. Tiago, conhecido por envolvimento com droga, era o alvo Cícero estava no lugar errado, na hora errada. MAIS 4 MORTES, E A VIOLÊNCIA SEGUE Vôlei de Itati é o 4º melhor do Estado Página 22 Começa o Serramar Página 23 Campeão de SJS é o Passo Magnus Última página Banda de Três Forqulhas ganha 5 troféus Página 20

Upload: dinhmien

Post on 09-Nov-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

JMANO XVIII - N° 972 - 30 DE AGOSTO DE 2018 - R$ 2,50

TORRES - ARROIO DO SAL - CAPÃO DA CANOA - XANGRI-LÁ - TRÊS CACHOEIRAS - CAMBARÁ DO SUL - DOM PEDRO DE ALCÂNTARA - TER-RA DE AREIA - MORRINHOS DO SUL - MAMPITUBA - MAQUINÉ - ITATI - TRÊS FORQUILHAS - SÃO JOÃO DO SUL - PASSO DE TORRES.

ODONTOLOGIACinthya GuarientiMestre em OdontopediatriaAparelhos OrtodônticosOdontologia Estética

CRO 14030

Daniel GuarientiEspecialista em Implantes DentáriosMestre em EndodontiaTratamento de Canal

CRO 13245

FONOAUDIOLOGIAPaula Reck RodriguesFonoaudologiaEspecialista em AudiologiaAparelhos Auditivos

CRFa 8595

facebook/clinicacuidar

JORNAL DO MAREmail: [email protected] - [email protected] - FONES 36055159 e 998435690

O JORNAL MAIS PREMIADO DE TORRES E DE MAIOR CIR-CULAÇÃO NO LITORAL NORTE

Sexta-feira última (24), próximo das 11h, em pleno Centro de Torres, na rua José Luiz de Freitas, esquina com a Avenida José Bonifácio, mais dois homens foram assassinados. Tiago Medeiros de Souza e Cícero Bock Eufrázio foram alvos de vários tiros e morreram no local. O objetivo seria matar só Tiago, filho do co-nhecido Zé do Creme. Cícero era seu amigo, saia da obra onde estava trabalhando e atravessou a rua para conversar com Tiago, que conhecia. Um homem des-ceu de um Siena branco, caminhou até eles e promo-veu a execução. O carro foi encontrado horas depois em Águas Claras, incendiado.

Na Barra Velha, no Passo de Torres, segunda-feira (27), apareceu no mar, morta por afogamento, Lore-na Odete Mraz Porto, 68 anos. Segundo o delegado de Santa Rosa do Sul, causa provável é sido suicídio.

Terça (28), o corpo de outra mulher foi encontrado em Capão da Canoa. Taiele Monique Alves Ferreira foi achada na Estrada da Laguna, entre a Estrada do Mar (ERS-389) e a Lagoa dos Quadros. No corpo, vá-rios sinais de tiros. Polícia Civil investiga.

34 ANOS - Na última quinta-feira, 23, teve Júri Popular em Torres. Manoel Assis Vitorino foi conde-nado a 33 anos no soma-tório das penas do crime de Feminicídio contra a sua ex-companheira, Maria Zoraide Pacheco (18 anos de condenação), e o homicídio qualificado da amiga da ex-compa-nheira, Jurema Martins (15 anos de condenação). Crimes praticados em abril de 2016, no bairro Salinas em Torres.

Tiago, conhecido por envolvimento com droga, era o alvo

Cícero estava no lugar errado, na hora errada.

MAIS 4 MORTES, E A VIOLÊNCIA SEGUE

Vôlei de Itati é o 4º melhor

do EstadoPágina 22

Começa o Serramar

Página 23

Campeão de SJS é o Passo Magnus

Última página

Bandade Três

Forqulhasganha 5troféus

Página 20

30/08/2018 - 02

OPINIÃO JORNAL DO MARFundado em 11/03/2000 - Jornalista responsável:

José dos Santos, RP 7929. Site: www.jornaldomar.com.brRua General Flores da Cunha, nº 915, Itapeva Sul.

FONES (51) 36055159 - 998435690. Assinaturas com Antônio, 995551446.

E-mail: [email protected] ou [email protected]

Entre em contato conosco pelos fones36643544 ou 999161020

WWW.torresimoveis-rs.com.br ouemail: [email protected]

Avenida Silva Jardim 34, Loja 03, Centro, Torres/RS

José dos Santos

Rogerinho jogou uma bomba na Câmara

Segunda-feira última, em seu pronunciamento, e ele foi o primeiro a falar, o vereador Rogerinho (PDT) jogou, literalmente, uma bomba no plená-rio da Câmara. Usou seus 10min para falar bem, elogiar, o Maurinho, assessor direto do secretário de Obras de Torres, que na verdade é o secretário, manda mais.

A princípio pensei estar ele brincando, só pro-vocando. Mas ontem, conversando com ele, me garantiu que os elogios eram verdadeiros, mas esclareceu: “não falei com ele, me baseei num depoimento de um funcionário que conheço que trabalha lá”. Só que o efeito foi imediato.

O Pardal, PRB, que está concorrendo a depu-tado estadual, veio em seguida e lamentou ter só 10min para falar mal do cara. A vereadora Zete, embora sendo PT, me ligou se dizendo indignada.

O que dizer mais? Nada. Este assessor, todos sabem, é PT fanático. E só o prefeito banca ele como funcionário do município. Ninguém enten-de porque. Jeito é aguardar e ver no que vai dá.

Certo é que mantendo o Maurinho o prefeito está perdendo aliados importantes, desfalcando o PP (agora Progressistas). O Dilson, por exemplo, foi escanteado lá na Vila São João e proibido de tomar decisões sozinho. É só um dos que está fa-lando em sair do PP e acho que se ele fosse o se-cretário de Obras renderia mais pro Município e pro PP, que o secretário Davino (embora este, ago-ra no PTB, não incomode ninguém) e o Maurinho.

Mas o prefeito é o Carlos, a caneta é dele. Nós demos pra ele. Agora só nos resta protestar, mas não dá para fazer nada além disto.

Voltando ao Rogerinho, ele admitiu ter se sur-preendido com a reação negativa de seu pronun-ciamento, tantas foram as pessoas que lhe procu-raram protestando. “Não imaginava ter ele tanta rejeição”, me disse. Aproveitou e desmentiu o boato de que está se desfiliando do PDT e assi-nando com o MDB. E até me disse que se optar por mudar sua preferência seria retornar ao PP. E depois, se fosse para ser oposição, ir para o MDB não faria sentido. Hoje na Câmara quem é MDB (tem quatro vereadores) defende mais o prefeito que os próprios vereadores do Progressitas.

REUNIÕES EXTRAORDINÁRIAS - Mas, falando em polêmicas, nas duas próximas segun-das, 15h, Câmara de Torres faz reunião extraordi-nária. É, extraordinária. Ambas para analisar um único Projeto: o que regulariza a situação da Co-opersul, ali por Campo Bonito e São Brás. Diz o presidente Fábio que este tipo de Projeto só pode ser votado em reunião extraordinária.

É a primeira vez que vejo falar isto. Mas fica a dica para que o povo acompanhe, pois este Pro-jeto pode revelar algumas surpresas. Pra variar, beneficiando alguém.

Prefeito de Arroio do Sal, doente,proibido de sair da Alemanha

De férias, o prefeito de Arroio do Sal, Affon-so Flávio Angst (Bolão), do MDB, decidiu viajar

para Alemanha. Ele reas-sumiria suas funções na última sexta-feira (24). Mas na véspera (23), no País Eu-ropeu, sentiu-se mal.

Examinado, médicos constaram estar ele com uma embolia pulmonar. Ele foi hospitalizado e

chegou a estar em estado que inspirava cuidados especiais. Mas reagiu bem e no meio desta sema-na teve alta do Hospital onde estava internado.

Detalhe é que até ontem, ao fecharmos esta edição,ele ainda não havia tido autorização médi-ca para viajar de avião. Médicos suspeitam que a longa viagem de ida tenha sido o motivo da em-bolia. Bolão pediu licença saúde então por mais 15 dias, seguindo assim como prefeito Adílson Vargas, o seu vice. Familiares aguardam ansiosos por seu retorno.

As lideranças e simpatizantes de toda a região recebem os candidatos à presidência Ciro Gomes e ao governo do Estado, Jairo Jorge, em Osório, no início da noite desta sexta-feira (amanhã, 31), em um grande encontro no CTG Estância da Ser-ra, quase em frente ao prédio da Prefeitura. A che-gada dos candidatos está prevista para 18h30min.

O candidato a deputado estadual do PDT do Litoral Norte, Luciano Pinto, que recebe apoio unânime do partido do Litoral Norte, mobiliza todas as equipes nos municípios para receber os candidatos da legenda com grande entusiasmo e esperança de protagonismo na eleição de outubro.

Nesta semana Luciano já esteve reunido com apoiadores em Xangri-Lá, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Tavares, Fontoura Xavier (cidade Natal) e região de Soledade.

A agenda no litoral é acompanhada pelo atual deputado estadual Ciro Simoni, que abriu a vaga para Luciano, além do coordenador do partido

Banzé. Luciano também esteve em Porto Ale-gre para gravar a sua participação na propaganda eleitoral gratuita na TV, que inicia nesta sexta--feira (31).

COMITIVA DE TORRES - Cláudio Krás, o presidente, e os vereadores do PDT de Torres, Rogério Evaldt Jacob (Rogerinho) e Deomar dos Santos Goulart (Dê), estão tentando mobilizar os pedetistas da cidade para comparecem em massa neste encontro de amanhã, em Osório.

Ciro é o primeiro presidenciável a vir ao Rio Grande do Sul para um encontro oficial de cam-panha.

Mas com certeza todos os 18 candidatos vão passar pelo Estado para apresentarem suas e ten-tarem ganhar os votos do gaúchos. O PDT está confiante. Embora as pesquisas não apontem por hora Ciro Gomes como um dos favoritos, todos acreditam no crescimento dele por ser um candi-dato de rejeição mínima.

Lideranças do PDT do Litoral se mobilizam parareceber nesta sexta seu candidato a presidente

JORNAL DO MAR TORRES 30/08/2018 - 04

Em breve, será realizado na Prefeitura de Torres, a segunda edição do projeto “Prefeito por um dia”.

O propósito é o de aproximar a Prefeitura da comu-nidade escolar, contribuir para a formação da cidada-nia, estimular o surgimento de lideranças e mostrar a importância do Poder Executivo. Já foram escolhidos os representantes de seis Escolas de Ensino Funda-mental da Rede Municipal que vão participar. A pro-moção é da Diretoria da Juventude, ligada a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e da Secretaria Munici-pal de Educação.

O processo da escolha foi concluído na última sex-

ta-feira, 24 de agosto, com a eleição, pelos alunos, dos representantes do 7º, 8º e 9º anos das Escolas Alcino Pedro Rodrigues, Mampituba, Manoel Oliveira Car-neiro, Zona Sul, Manoel Ferreira Porto e Santa Rita.

O diretor da Juventude, Sotério Júnior, explica que cada Escola participará com três prefeitos que admi-nistrarão a cidade por um dia. Ao todo serão seis edi-ções do projeto, uma edição para cada Escola, sendo que todos os eventos ocorrerão às segundas-feiras, co-meçando pela manhã.

Vem aí a 2ª edição do “Prefeito por um dia”, exercício de cidadania

No próximo mês, dia 22 de setembro, a Casa da Terra vai oferecer uma Oficina de Sabonetes durante uma tar-de. As inscrições estão abertas, no quarto andar da sede da Prefeitura Municipal, onde situa-se a Secretaria Mu-nicipal de Indústria e Comércio. A Oficina vai ocorrer das 15 às 18h e compreende um curso básico de sabo-netes em barra e líquido. A instrutora é a empreendedora e artesã Fernanda Sinhorelli da Aroma Natural RS que expõe no local.

O curso vai tratar de sabonetes artesanais e decorati-vos. O propósito da Prefeitura ao promover a iniciativa é, de além de possibilitar uma capacitação, ainda valori-zar o trabalho artesanal. Fernanda dará noções sobre os aromas, receitas, orientações sobre a produção em casa e sobre a venda dos produtos. A artesã trabalha com cerca de 40 aromas, entre eles, alfazema, arruda, canela, calên-dula, jasmin, lavanda, manjericão e orquídea. O custo do curso é de R$ 20,00.

Casa da Terra oferece Oficina de Sabonetes

JORNAL DO MAR 30/08/2018 - 05TORRES

* Asma/Bronquite* Tosse crônica* Gripes frequentes* Alergias respiratórias* Raio X/Espirometria

Dr. Carlos Antonio Castilhos Villanova - CRM 17338Médico do serviço de doenças pulmonares da Santa Casa

Torres: Clínica Pró-Saúde, Manoel Fortunato de Souza, 78, ( 36261756.

Capão da Canoa: Clínica Dom Guanella, Ave-nida Ubirajara, 678, ( 36651198.

Da marca Samsung, vinte tablets serão distri-buídos nos próximos dias aos agentes comunitá-rios de saúde em Torres. O uso de novos tablets vai dinamizar o trabalho dos profissionais nas comunidades, sendo usado durante as visitas do-miciliares, eliminando o preenchimento de fichas de maneira manual já que alguns equipamentos estavam danificados.

Na manhã desta segunda-feira, 27 de agosto, o prefeito Carlos Souza, e a secretária municipal de Saúde, Suzana Machado, receberam o material. Satisfeitos, manusearam os equipamentos, salien-tando que a iniciativa vai agilizar o trabalho com a comunidade.

Prefeito e secretária da saúde,apresentando a novidade.

De acordo com a coordenadora das unidades de saúde de Torres, Alexandra Flores da Cunha, os dados coletados nas ruas, com os tablets, vão facilitar o planejamento de ações, permitindo que a equipe da unidade esteja mais próxima da po-pulação.

“Com o uso dos tablets o trabalho do agen-te comunitário de saúde ficará mais produtivo e ágil, pois as informações serão enviadas para o Ministério da Saúde em dia, o agente não terá que preencher vários formulários em papel e com isso poderão assistir um maior número de famílias no município”, Ao todos são 32 agentes e todas já estão capacitadas a utilizar o equipamento.

Vinte tablets vão ser distribuídos aosagentes comunitários de saúde em Torres

Projetos de alunos e colaboradores de todas as esco-las Senac no Estado serão apresentados, entre os dias 29 de 31 de agosto, na capital gaúcha. No período, os melhores trabalhos estão expostos durante mais uma edição da Feira de Projetos e Mostra de Inovação, que acontecerá no Centro de Eventos do BarraShopping Sul (Avenida Diário de Notícias, 300). Neste ano, o padrinho da Feira de Projetos é o CEO e co-fundador da empresa Triider, Juliano Murlick. A Triider é uma plataforma digital que conecta prestadores de serviços especializados e clientes.

O Senac Torres estará presente com o trabalho “Painel tátil”, dos alunos Lucas Souza, Rômulo Bauer e Veridiane Oliveira, do curso de Aprendizagem Comercial em Serviços Administrativos, coorde-nado pelo docente Eduar-do Alves Ribeiro.

Promovido pelo Senac-RS, a Feira tem como principal objetivo apresentar soluções ino-vadoras para as empresas do comércio de bens, ser-viços e turismo e reunirá

cerca de 90 trabalhos das 40 escolas, duas faculdades e 23 unidades do Estado. Paralelamente à Feira, acon-tece a Mostra de Inovação, que apresentará ideias e soluções inovadoras desenvolvidas pelos colaborado-res da instituição e selecionadas por meio de edital.

Os projetos versam sobre Gestão, Comércio, Tec-nologia da Informação, Design, Gastronomia, Hos-pitalidade, Lazer, Saúde, Moda, Beleza, Qualidade e Inovação, entre outras áreas. Nesta edição, a Feira terá diversas novidades, como as apresentações dos projetos. Elas serão feitas no formato pitch, no qual representantes das equipes deverão, em alguns minu-tos, falar sobre seus projetos para o público presente.

Senac participa da Feira de Projetos e Mostra de Inovação

Vida além da VidaNilton Moreira

FALA PADRE LEONIR

[email protected] que torna uma pesoa impura

Mensagem do BispoDom Jaime Pedro Kohl

Bispo de OsórioBíblia, Palavra que salva

No Evangelho deste final de semana, (Mc 7,1-8.14-15.21-23), percebemos uma nova moralidade trazida por Jesus.

O texto começa situando Jesus em meio aos con-flitos que sua prática provoca. Há uma espécie de CPI vinda de Jerusalém, sede do poder central, para inves-tigar a prática de Jesus. As intenções dessa comissão, composta de fariseus e doutores da Lei, não são boas, pois se suspeita que Jesus e seus discípulos estejam transgredindo a tradição. Por trás de fariseus e doutores da Lei esconde-se, evidentemente, o Sinédrio, o tribu-nal que vai condenar Jesus à morte. O ponto de discus-são com Jesus diz respeito à lavagem ritual. Não lavar as mãos antes das refeições é desrespeitar as tradições farisaicas.

No tempo de Jesus, tudo o que se comprava no mer-cado devia ser purificado, com base na hipótese de estar contaminado por contágio com alguma pessoa ritual-mente impura, como o “povo da terra” ou os pagãos. Jesus, como Mestre, é responsável pelo comportamento de seus discípulos. Para os inquisidores, ele não tem autoridade para promover normas religiosas. A resposta de Jesus é a abolição da diferença entre puro e impu-ro como barreira entre judeus e pagãos. Ele chama os doutores da Lei e fariseus de hipócritas porque trans-formam as aparências no elemento mais importante da religião. E convoca a multidão para o discenimento. “Escutem e compreendam!”

Compreender requer discernimento e disponibilida-de em aceitar a novidade de Jesus. Mais ainda: é preciso posicionar-se do lado dele e de seu projeto, passar de fora para dentro para deixar de ser hipócrita, ou seja, injusto. A novidade de Jesus contrapõe justamente fora e dentro. Para o casuísmo farisaico, a impureza estava fora, nos objetos, coisas ou pessoas impuras. Para Je-sus, a impureza é consequência das opções de vida das pessoas; vinda de dentro, do coração.

No final são apresentados um catálogo de 13 vícios: más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adul-térios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devas-sidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Há, nesse elenco, uma espécie de síntese de tudo o que de ruim o ser humano é capaz de fazer contra si próprio e contra os outros. Esses vícios velados tornam-se evidentes no dia a dia das pessoas pelo fato de orientarem a ativi-dade do ser humano: das intenções veladas passa-se à concretização: roubos, assassínios, adultérios, fraudes etc. Jesus garante que a impureza não é fornecida pela natureza; ao contrário, é questão de opção.

A propósito, como seriam as relações sociais se as pessoas optassem pela justiça? Continuariam existindo privilegiados e marginalizados, opressores e oprimi-dos?

MÊS DA BÍBLIA – O mês de setembro na Igreja é conhecido tradicionalmente como o mês da Bíblia. O tema proposto para este ano é: “Para que n’Ele nossos povos tenham vida – Livro da Sabedoria”; e o lema é: “A Sabedoria é um espírito amigo do ser humano” (Sb 1,6). O livro da Bíblia que vai nos ajudar no aprofunda-mento deste tema é o livro da Sabedoria. É um Tempo especial para buscar ainda mais a Palavra de Deus.

Não faz muitos anos não tínha-mos telefones celulares, nem con-távamos com a rede de internet. O mundo talvez fosse melhor em muitos sentidos, pois a vida se desenrolava mais harmonica-mente. A ansiedade existia, mas não nos moldes de hoje.

Lembro que a comunicação era feita por carta, pois que nas cidades menores o telefo-ne era a manivela e às vezes dependendo das condições climáticas não era possível o diálo-go, então utilizávamos carta que era um meio confiável, mas estas dependendo das conexões de endereçamento demoravam até 10 dias para chegarem ao destino. Hoje vivemos sendo atro-pelados por tecnologias comunicativas, que em dado momento tudo pode mudar, pois as notí-cias são divulgadas quase em tempo real. Não existem mais barreiras na Terra para que um acontecimento seja divulgado em outro hemis-fério.

Também é comum recorrermos a sites de con-sulta para dirimir qualquer dúvida. As informa-ções chegam até nós em turbilhão e apenas não são atingidas por esta onda de conhecimentos pessoas que se isolam do mundo por uma razão ou outra, ou as que não se interessam em viver em sociedade. Já foi o tempo que evoluíamos em retiros espirituais ou em templos de meditação. Os sábios das montanhas como eram chamados não existem mais e sim apenas nos livros.

Todos nós temos já em nosso corpo astral a capacidade de absorver as informações que estão sendo veiculadas pelas mais modernas tecnologias, bastando para tanto estarmos re-ceptivos e tenhamos interesse em saber cada vez mais, pois quem se fecha em seu mundo ín-timo acaba sendo excluído de diálogos e sabe-doria. Dispomos da internet que é o meio mais avançado de comunicação no Planeta, mas se não for utilizado para navegação no sentido de aprimoramento de nosso intelectual, de nada valerá, pois a usando apenas para brincadeiras e bate papos sem objetivo ficamos estagnados, é preciso expandir nossa mente para adentrar-mos no campo da pesquisa e aprimoramento de nosso saber, fazendo eclodir a capacidade ar-mazenada no nosso perispírito/alma.

As informações estão rápidas demais e é necessário educação para nos beneficiarmos desta onda tecnológica que veio para também nos acordar para um mundo novo, e certamente será por esta rede que o Planeta sofrerá a mo-dificação tão esperada para ascender à catego-ria melhor, pois são raras as pessoas que não estão conectadas.

As potências mundiais já se deram conta de que estão sendo empurrada tecnologicamente, prova disso que em razão das trocas de ameaças entre governantes poderosos do mundo, estes mesmos sentiram necessidade de aproximarem--se e dialogarem olho no olho, como por exem-plo, tivemos os encontros de Donald Trump e Kim Jong-un, e mais recente o de Trump com Putin, onde todos apertaram as mãos mostran-do ao mundo que a paz ainda é possível, se qui-sermos é claro.

Não percamos tempo. O Mestre disse certa ocasião: “conhecereis a verdade e a verdade voz libertará”.

A verdade só será conhecida quando evo-luirmos suficientemente para entender o que está acontecendo a nossa volta.

Estejamos receptivos.

A Igreja Católica no Brasil dedica o mês de setembro à Bíblia. O faz para incentivar uma maior frequência dos católicos à leitura e meditação das Sagradas Escrituras.

Todos os anos é escolhido um dos livros sagrados e oferece um texto-base de aprofundamento. Para 2018, o Livro da Sabedoria será objeto de estudo e reflexão, com o tema: “Para que n’Ele nossos povos tenham vida”.

A Bíblia não é um simples livro ou um conjunto de livros (73), mas uma das formas de Presença de Deus, de um Deus que se manifestou em uma experiência de fé vi-vida por um povo escolhido com a missão de beneficiar toda a humanidade.

O mesmo Deus que tudo criou pela Palavra, que fa-lou com Abraão, Moisés e pelos Profetas, chegada a ple-nitude dos tempos, falou-nos pelo seu próprio filho: “A Palavra se fez carne e habitou entre nós”.

Os autores sagrados, iluminados pelo espírito de Deus serviram-se de histórias, hinos, orações, cânticos, provérbios, contos populares, experiências e tradições passadas para compor seus textos. Antes se ser Palavra escrita foi Palavra falada.

A Bíblia não é um manual de Filosofia e nem de Te-ologia, mas a própria presença de Deus que se comunica e relaciona conosco. É uma palavra viva e eficaz, que realiza aquilo que diz.

A Bíblia fala de si mesma: “É lâmpada para os meus pés, é luz para o meu caminho” (Sl 191, 105). “Julga os pensamentos e as intenções dos corações” (Hb 4, 12). “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, argumentar, corrigir, educar conforme a justiça” (2Tm 3, 16).

Paulo escrevendo a Tiago exorta o amigo e sua comu-nidade: “Recebei com humildade a Palavra que em vós foi implantada e que é capaz de salvar as vossas almas. Todavia, sede praticantes da Palavra e não meros ouvin-tes, enganando-vos a vós mesmos” (Tg 1, 21-22).

Nesse sentido o próprio Jesus nos diz: “Nem todo aquele que diz ‘Senhor, Senhor!’ entrará no Reino dos céus, mas quem faz a vontade do meu Pai que está nos céus”. Quando alguém elogiou sua mãe ele retrocou: “Bem-aventurados os que ouvem a Palavra e a põe em prática”.

Quando alguém o advertiu que sua mãe e seus irmãos estavam à sua procura, apontando aos discípulos que o escutavam disse: “Esses são meus irmãos, minhas irmãs e minha mãe”. Ou seja, os seus íntimos são que escutam a sua Palavra.

O Livro da Sabedoria que nos serve de inspiração neste mês inicia dizendo: “Amai a justiça vós que gover-nais a terra” (1,1). Vamos falar disso na próxima semana.

Para refletir:1) Tenho minha Bíblia pessoal? Costumo lê-la e

meditá-la frequentemente? Que lugar ocupa na minha vida?

2) Como costumo ler a Bíblia? Como qualquer ou-tro livro? Consigo perceber nela uma Palavra que tem um poder diferente? Em que sentido?

3) A Leitura Orante da Palavra é o método sugeri-do como o mais eficaz seja na meditação pessoal como em grupo. Já o conheces? Que tal buscar se informar jun-to a sua comunidade?

Textos bíblicos: 1 Cor 1,26-31; Tg 1,17-27; Mc 7, 1-23.

JORNAL DO MAR 30/08/2018 - 06CRÔNICAS/ARTIGOS

PROGRAMAÇÃO DA PARÓQUIA SÃO DOMINGOSDIA 30/08/2018 (HOJE, QUINTA-FEIRA) - 18h, missa na igreja São Domingos; 19h30min, pre-

paração para pais e padrinhos na Igreja Santa Luzia (Centro).DIA 31 (AMANHÃ/SEXTA-FEIRA) - 17h30min, missa na Capela do Hospital (Centro).DIA 01/09 (SÁBADO) - 16h, na comunidade Sagrada Família (praia Itapeva Sul); 17h, na Igreja

São Domingos (Prainha); 18h, na Igreja Santa Luzia (Centro).DIA 02 (DOMINGO) - 7h30min, na Igreja São Domingos (Prainha); 9h, na Igreja Santa Luzia

com batizados (Centro); 9h, na comunidade São Francisco (bairro São Francisco); 10h, na comu-nidade Santo Antônio (bairro São Jorge); 10h30min, na comunidade Santa Rita (bairro Faxinal); 18h, na Igreja Santa Luzia (Centro); 18h, na comunidade Sagrado Coração de Jesus (bairro Igra); 19h30min, na comunidade São João Batista (bairro Getúlio Vargas).

DIA 03 (QUARTA-FEIRA) - 19h, na Igreja Santa Luzia (Centro).DIA 04 (QUINTA-FEIRA) - 18h, missa na Igreja São Domingos; 20h, Escola Paroquial – Igreja

Santa Luzia (bairro Centro).

30/08/2018 - 07JORNAL DO MAR TORRES

Prazer em servi-los!Agilidade e comprometimento na entrega

Avenida José Amâncio da Rosa, 138, Vila São João, Torres - (51) 36052398

Cimento, areias, britas, ferros, materiais elétricos, hidráulicos e ferragens, tintas, madeiras, decks e pergolados.gobbiegobbi.com.br

Lobos e Leões-Marinhos são visitantes cos-tumeiros da costa gaúcha nesta época do ano, tornando muito comum encontrar algum destes espécimes repousando em nossa orla. Proceden-tes de colônias reprodutivas ao sul do continente, estes pinípedes -sua ordem biológica- buscam re-fúgio no litoral brasileiro, onde irão instalar-se até a época de retornarem a suas colônias. Conside-rando a sua frequência em nossas praias é impor-tante que se saiba como proceder caso encontre algum destes animais. O comportamento certo nestas ocasiões é importante também para a sua segurança.

O Revis – Refúgio de Vida Silvestre, Ilha dos Lobos, é um dos locais no litoral gaúcho onde

encontram alimento e podem abrigar-se. Os piní-pedes realizam uma longa viagem, vindos princi-palmente da Argentina e do Uruguai, portanto é comum que descansem na praia durante 48 horas antes de voltarem ao mar.

Neste período de recuperação o animal não deve ser importunado, portanto: não se aproxi-me, não tente alimenta-los ou colocá-los na água e mantenha cães e animais domésticos em geral distantes.

O contato com humanos e animais domésticos pode ser prejudicial, pondo-os em risco de mor-te em casos mais graves, além de ser arriscado para aqueles que se aproximam devido o perigo de ataque como mecanismo de defesa. A aparên-

cia magra é outro fator comum em razão da longa distância percorrida em sua viagem.

É importante também entrar em contato com a Patrulha Ambiental (PATRAM) ou com a sede do REVIS para que o animal seja avaliado, e en-caminhado para reabilitação caso necessário. Os telefones para contato são: PATRAM TORRES (51) 3626-4798 e REVIS pelo telefone (51) 3664-4874. Devido a ocorrência de acidentes envolven-do surfistas na orla da região, mordidos por lobos marinhos, a Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que toda pessoa envolvida em acidentes com esse animal, deve se apresentar a uma unidade de saúde para o correto atendimento.

Lobos e Leões Marinhos continuam visitando Torres

O atendimento da Sala de Vacinas nas Unidades de Saúde de Torres está prejudicado há cerca de 15 dias. De cordo com os técnicos da Vigilância Epide-miológica, o Ministério da Saúde divulgou em nota informações sobre a situação da distribuição de imu-nobiológicos – vacinas e soros- na rotina do mês de agosto. Conforme a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), a Vacina Menin-gocócica C encontra-se em esquema de envio reduzi-do e a Vacina Tríplice Viral em envio pendente.

No caso da Vacina Meningocócica C, após novas entregas foi distribuído o quantitativo correspondente a 72% da cota mensal estadual. Um estoque estratégi-

co está sendo mantido para atendimento de demandas emergenciais. Em relação a Tríplice Viral a previsão é que a distribuição ocorra na segunda quinzena de agosto, a depender do cumprimento do cronograma de entregas pelo laboratório produtor.

Referente aos soros, a produção pelos laboratórios e distribuição está sendo realizada de forma parcial. Os soros antivenenos são distribuídos conforme aná-lise criteriosa realizada pela Unidade Técnica de Vigi-lância de Zoonoses do Ministério da Saúde. Considera a situação epidemiológica dos acidentes por animais peçonhentos, as ampolas utilizadas em cada estado, bem como os estoques nacional e estaduais de imu-

nobiológicos disponíveis e, também, o cronograma de entregas a serem rea-lizadas pelos produtores.

A produção tem sido realizada de forma par-cial, devido à suspensão da fabricação por parte da Fundação responsá-vel, além de reprogra-mações dos cronogramas de entregas previstos nos contratos vigentes jun-ta a laboratórios, o que impacta na distribuição. A chegada dos produtos aos estados dependerá da disponibilidade dos voos, a serem agendados ao longo do mês corren-te pela Central de Arma-zenagem e Distribuição de Insumos Estratégicos (Cenadi).

Falha no abastecimento de vacinas esoros pelo Ministério da Saúde atinge Torres

Cineclube comemorou 7 anos de atividades com filme de David Mamet.Na última segunda-feira (dia 27 de agosto),às 20h,

no Auditório José Antônio Picoral, foi mostrado o filme Jogos de Emoções, de David Mamet, feito nos EUA em 1987, Policial.

Apresentação encerrou o ciclo de agosto do Ci-neclube Torres, dedicado à Psicanálise e Psiquiatria, idealizado pelo cineclubista Larri Grassmann, com a estreia cinematográfica, em 1987, do então só drama-turgo teatral David Mamet, num suspense policial am-bientado no submundo dos jogos de azar e dos golpes.

“Jogos de Emoções” (House of Cards) traz a es-tória de uma psicóloga que ao acabar de escrever um livro sobre comportamento compulsivo, ajudando um paciente endividado, fica atraída pelo ambiente dos jogos e dos golpes, fascinada pelos aspectos psicoló-gicos da trapaça.

Tendo sido premiado para Melhor Roteiro no Fes-tival de Veneza, “O Jogo de Emoções” é considerado como um dos melhores policiais dos anos 80.

A sessão do Cineclube Torres ocorreu no Auditório José Antônio Picoral, na atual Casa da Terra e anti-go Centro Municipal de Cultura, com entrada franca. Antes da sessão, às 19h30min, houve uma confrater-nização para a celebração dos 7 anos de atividades e de luta em prol da cultura da Associação, uma progra-mação continuada driblando as dificuldades impostas, com um histórico de quase 400 sessões abertas ao pú-blico e mais de 10 mil espectadores participantes.

A sustentabilidade econômica da Associação é ga-rantida por cotas de patrocínio de empresas e pelas cotas associativas cobradas anualmente. Para se asso-ciar é só efetuar o pagamento de R$ 30,00 em uma das nossas sessões ou clicando no botão em baixo paga-mento via PagSeguro UOL, em total segurança.

Seja sócio do Cineclube Torres, apoie a nossa pro-gramação! Torne-se sócio do Cineclube Torres

23/08/2018 - 08JORNAL DO MAR CRÔNICAS

Biólogo - Especialista em Gestão e PlanejamentoAmbiental. Mestrando em Ciências Ambientais.

Dúvidas, sugestões ou críticas:email: [email protected].

Curta a Fan Page www.facebook.com/papomeioambiente

Biólogo & Parasitó[email protected]

Professor Ferraz

Pois é caro (a) leitor (a). Tecidos moles são os que rodeiam os ossos

e articulações. Incluem ligamentos, tendões e músculos. As suas lesões são muito comuns e incluem distensões, entorses, tendinites e lesões que causam rupturas. Os tecidos moles estão presentes em todo o organismo e servem para proteger e permitir o movimento dos ossos. As lesões podem manifestar-se nos membros e no tronco.

Qualquer atividade que exerça pressão in-devida sobre os tecidos moles pode provocar lesões. As causas maios comuns são: Impacto, Esforço, Ruptura e Inflamação.

As lesões esportivas são causas comuns da lesão destes tecidos. As entorses e distensões são em geral o resultado da torção de ligamen-tos. A articulação afetada fica muito dolorida e possivelmente instável se a ruptura for comple-ta. Entorses graves podem originar deslocação da articulação (em particular nos ombros) e uma lesão repetida na mesma parte do corpo faz com que os ligamentos percam a sua elasticidade e capacidade.

Os tendões, que ligam os músculos ao osso, podem ficar danificados e inflamados e em al-guns casos ficam torcidos, desligando o múscu-lo do osso. Os tendões torcidos acabam por se curar, mas pode levar muito tempo.

A bursite afeta as cápsulas, pequenas bolsas de fluído que se encontram em volta das articu-lações onde os ligamentos e tendões se cruzam com o osso. A sua função é reduzir a fricção nas articulações, mas pode ocorrer inflamação das cápsulas, o que causa dor, inchaço e sensibili-dade.

O esforço muscular pode ser o resultado da fadiga muscular. As fibras musculares podem torcer e com o movimento ocorre dor e sensi-bilidade. A cartilagem é, em geral, considerada um tecido mole e pode também se romper de-pois de uma lesão, provocando dor e inchaço.

OBS – Qualquer lesão inesperada deve rece-ber imediata atenção médica.

Prevenir é melhor que remediar!

LESÃO DOSTECIDOS MOLES

Conversandosobre Turismo

Francisco Reisturismólogo e Guia (MTUR). Críticas ou

sugestões: [email protected]

Turismo Rural é Realidadena Comunidade da Tajuvas!Olá amigos leitores! Na semana passada (ter-

ça – feira 21/08/18 à noite) estive visitando um grupo de moradores da comunidade da Tajuvas em Morrinhos do Sul – RS para em uma peque-na e agradável reunião tentarmos viabilizar a consolidação de um roteiro rural.

Ao chegar à propriedade onde combinamos nosso encontro, percebi na fala de cada um dos participantes o quanto eles estão preparados, com enorme potencial cultural, histórico, natural e gastronômico, onde em nosso bate papo, pude relatar um pouco da experiência que tenho com agência de turismo, guia, consultor de turismo rural e também ouvir a experiência e expectativa de cada morador da Tajuvas.

Conversamos muito e estamos dispostos em organizar estes moradores com seus potenciais para juntos trazermos mais novidades para o tu-rismo em nossa Região, a idéia é que o Turismo Rural venha se tornar uma realidade nos próxi-mos meses na comunidade da Tajuvas!

Em breve, nas próximas edições estarei os atualizando sobre o que denomino aqui “O Ca-minho dos Tropeiros” o turismo rural se conso-lidando em Morrinhos do Sul na comunidade da Tajuvas!

Quero parabenizar as pessoas, meus amigos envolvidos neste projeto, todos moradores da Tajuvas, agradecer à administração municipal de Morrinhos do Sul que se fez presente neste en-contro também e principalmente a comunidade da Tajuvas que em breve estarão abrindo as por-tas de sua comunidade para os turistas vindos de várias partes do mundo!

Encerro o espaço hoje com a foto registrada do nosso encontro na companhia de amigos e pessoas muito agradáveis com muito foco em fazer do turismo rural uma boa oportunidade e uma realidade em Morrinhos do Sul/RS!

Razões para ser biólogoOlá Amigo Leitor (a)!Como todos os anos faço aqui nesse espaço,

a coluna dessa semana é especial, pois, dia 03 de setembro é o dia do Biólogo. No Brasil, a profis-são de biólogo foi regulamentada na Lei nº 6.684 de 03 de setembro de 1979. No site biólogo.com.br, estão enumerados 10 razões para ser biólogo, então, resolvi compartilhar com vocês, que são apenas algumas das razoes que me fez escolher essa profissão que amo tanto. Vamos lá!

#1. Conhecimento. Compreender alguns dos fundamentos da vida e do universo, questões que mais intrigam a humanidade.

#2. Dinamismo. Ser biólogo é não ficar pre-so atrás de uma mesa de escritório todos os dias úteis da semana. A rotina de um biólogo pode incluir uma série de atividades, tais como traba-lhos em laboratórios, universidades, trabalhos de campo, conferências e muito mais.

#3. Viagens. Um biólogo atualizado normal-mente está sempre viajando para conferências por todo o mundo. E o que é melhor, em geral é pago para isso.

#4. Contato com a vida selvagem. Entre os grandes privilégios da profissão está o estreito contato com a natureza. Muitos biólogos estão sempre indo para florestas, oceanos, montanhas, entre outros lugares remotos.

#5. Salvando vidas. Biólogos lutam não só por animais e vegetais. Muitos profissionais estão en-volvidos na área biomédica, ou seja, seu trabalho é importante para evitar mortes de humanos por diversas causas.

#6. Aventuras. Muitas viagens de campo po-dem incluir a prática de rapel, montanhismo, mergulhos e outros esportes radicais. E biólogos forenses ajudam até a solucionar crimes!

#7. Privilégio. Não ter que usar um terno e gravata para trabalhar todos os dias (não é ma-ravilhoso?).

#8. Variedade. Não gosta de genética? Não tem problema, biólogos podem escolher entre uma variedade enorme de ciências, como botâ-nica, meio ambiente, biologia marinha, paleonto-logia, zoologia e muitos, muitos outros campos.

#9. Relevância. Biólogos fazem um trabalho de suma importância porque pesquisam o bem mais precioso e complexo do planeta, a vida.

#10. Eco ativismo. Muitas áreas das ciências biológicas estão ligadas à causa ambiental. Seja você um botânico, zoólogo, ecologista ou taxo-nomista, você está contribuindo para preservar informações vitais para a conservação das espé-cies e do meio ambiente.

Antes de finalizar parabenizo todos os biólo-gos que valorizam e amam essa profissão, em es-pecial aos biólogos, Helen Maciel, Rivaldo Silva, Yasmini Borges, Romulo Valim, Barbara Cravo de Quadros, Gizelani Guazzelli, Andréa Mello e Sidilon Mendes.

Até a próxima, preserve o Meio Ambiente!

O papo é Meio Ambiente

Roger Maciel

EDITAL DE PROCLAMASPor esta publicação, faz-se saber que

pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo Artigo 1.525, nºs I, III e IV, do Código Civil Brasileiro,ANTÔNIO CARLOS BARBOSA FERREIRAE VITÓRIA CONSTANTE DE OLIVEIRA

Ele solteiro, natural de Porto Alegre, resi-dente e domiciliado em Torres. Ela solteira, natural de Torres e residente e domiciliada em Torres. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Torres, 27 de agosto de 2018.Ruy Luiz de Freitas Filho

Oficial do Registro Civil de Torres

JORNAL DO MAR REGIÃO 30/08/2018 - 09

Acompanhamento técnico

Projetos e execução

Licitações capelas mortuárias

Jaime PradoFones (51) 36644903

99009377 ou 99349972.

Estresse é qualquer força ou experiência que rompe o equilíbrio psicológico de um organismo. Uma vez que o trauma rompe este equilíbrio, pode-mos considerar o trauma como estresse, mesmo que nem todo estresse seja um trauma. Cada pessoa tem uma forma de lidar com o estresse, com diferentes formas de liberar o impulso primitivo de sobrevi-vência. Expliquei como se manifesta a força desse impulso instintivo nos “3 cérebros”, em crônicas anteriores, para demonstrar como é possível lidar com essa sensação de tensão chamada estresse. Hoje quero explicar como fazer a prevenção ao estresse, para que você não acumule negativamente essa for-ça, e também como e quando você deve buscar ajuda profissional.

Por exemplo: as síndromes de abstinência agem nos “cérebros”, liberando o hormônio corticotrofina, que conduz ao estresse. Ele vai circular por todo o corpo até ser descarregado. Para que isso seja pro-veitoso, vai depender de como você respira e se conscientiza da situação. A respiração abdominal é a chave para soltar esta tensão. Acredito que aqueles que não conseguem fazer isso, é porque seus trau-mas bloquearam as “saídas’. Nestes casos, a maioria das pessoas escolhe “ter razão”, e ficam “fazendo tempestade em copo d’agua” diante de situações simples.

Seja qual for o problema na vida, temos duas opções: aceitar ou negar. Aceitar não significa se conformar, mas sim ver a situação como ela existe e tentar resolvê-la. Negar é tentar evitar a situação, protelando cada vez mais a solução e perpetuando um problema até desenvolver um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento fí-sico e mental intenso. É a famosa Síndrome de Bur-nout. No entanto, se a pessoa nesta situação, tornar--se consciente de como enfrenta seus problemas, vai poder sentir o prazer do problema resolvido, e pode-rá decidir continuar ou não fazendo do mesmo jeito.

Se existe um problema na vida que se repete ou torna-se crônico, é momento de procurar ajuda profissional. Sofrer é uma opção daqueles que acre-ditam na dor, na punição e no castigo. Podemos e temos o direito de viver na abundância das soluções, somos dotados de inteligência e de uma mente cria-tiva. Nosso corpo é muito sábio, pois costuma resol-ver os problemas sozinho quando não interferimos no processo de cura com crenças negativas e doses de desinformação.

As tradicionais psicoterapias verbais fazem um ótimo trabalho, pois existe uma variedade delas, e cada pessoa encontrará a que mais lhe agradar. No meu trabalho realizo o reprocessamento cerebral, um método que através da estimulação dos hemis-férios cerebrais, traz o alívio da tensão e agiliza a conexão do circuito interno de memórias. É um mé-todo que “desmonta” as crenças negativas e libera as emoções atreladas a experiência dolorosa. Depois dessa limpeza emocional, a pessoa fica curada do trauma e pode manter-se bem com uma simples me-ditação diária.

Para começar o processo de cura do trauma, su-giro a meditação. Se não conseguir fazer isso sozi-nho, procure lugares que ofereçam essa prática. Se ainda assim você não conseguir alcançar aquela paz interna, está na hora de procurar uma psicoterapia. O mais importante é saber que você é dono do seu próprio processo de autoconhecimento e cura! Bora escolher ser feliz do que ter razão?

Você prefere serfeliz ou ter razão?

Anelise Schmidt Rolim - CRP 07/12498

( (51) 3626.3064 / 98100.0731Terapeuta certificada em

EMDR e [email protected]

A turma do 3º ano 1 da profes-sora Otilia, na Unidade Educacio-

nal Escola São Domingos improvisou, através do teatro (veja fotos), para demonstrar atitudes cotidianas usando as parábolas.

Os educandos participaram entusiasmados, confeccionando cenários, roupas, tudo de for-ma improvisada. Foram momentos de aprendi-zagem, responsabilidade e descontração que fi-zeram ao final, um excelente trabalho. Através deste teatro, foi elaborado um roteiro, onde indi-vidualmente, cada educando aplicou seu conhe-cimento e realizou uma avaliação de criativida-

de. O resultado foi empolgante! Naquele momento, eles se tornaram grandes

por meio de parábolas, conhecendo o seu real significado e conceito.

Foi muito gratificante poder ver o empenho, dedicação, preocupação com o resultado e a alegria ao poder mostrar aos seus colegas o que aprenderam se tornando pequenas sementinhas, espalhando os ensinamentos de Jesus, na qual vivenciamos todos os dias.

Educador(a): Otilia de Bitencourt Rodrigues Machado

“A educação é obra de amor” Madre Clélia.

Escola São Domingos e seu teatro improvisado

Instalação da rede de água iniciará na próxima semanaNa tarde do último dia 27, o secretário de Ad-

ministração, Luiz Paulo Masseron Perez, junta-mente com a assessoria de comunicação, esteve reunido com o Alex Bauer, da Assis e Lucas Cons-truções e Engenharia LTDA, empresa contratada

via licitação, responsável pela instalação dos 35 mil metros de rede de água tratada nos balneários do lado norte do Município.

Na ocasião ficou definido que a instalação ini-cia na próxima segunda-feira, dia 03 de setembro, começando pelo balneário Jardim Olívia. Na se-quência, virão os balneários São Pedro, São Paulo e São Jorge.

A previsão para conclusão da obra é no primei-ro semestre de 2020, com estimativa para antes do previsto, dependendo das condições climáticas.

Quase pronto o ginásioda Escola RaimundoEstá em fase de finalização a primeira etapa da

construção do ginásio esportivo da Escola Raimundo, com 664,56m² de estrutura pré-moldada. Nesta 1ª eta-pa, foi feita toda a parte de estrutura e contrapiso. A 2ª etapa contemplará a parte elétrica, pintura interna e externa e finalização,que já está em processo licitató-rio. O custo total da 1ª etapa da obra foi de R$ 228.000,00, que é recurso próprio da Secretaria de Educação.

MAIS DE 65, CADASTRO ÚNICO - Idosos aci-ma de 65 anos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm até dezembro para ser incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais. Este é feito no Centro de Refe-rência da Assistência Social (CRAS). A inscrição dos Beneficiários do BPC é obrigatória. Maiores informa-ções através do fone (51) 3687-3539.

JORNAL DO MAR REGIÃO 30/08/2018 - 10

BR 101, Campo Bonito, Torres, fones(51)

996016640 e

36053678.

Iniciando o projeto “Autor Presente na Es-cola”, a Secretaria de Educação de Dom Pedro de Alcântara recebeu, na manhã do último dia, o escritor Jorge Luís Mar-tins - que será o patrono do projeto. Jorge desta-cou-se com a obra “Meu Nome é Jorge”, onde é relatada uma história de vida desde o primeiro berço em uma caixa de sapatos até a constru-ção dos meios para uma sobrevivência digna, a árdua construção de um projeto de vida, a forma-ção acadêmica. Além da Secretária Municipal de Educação, o autor foi re-cepcionado pelo Prefeito Dirceu Pinho Machado e seu vice, Silvaneo Hahn.

Presentes também no encontro, que serviu ainda para definir alguns detalhes do projeto, as diretoras escolares Elia-ne Evaldt Webber e Li-lian Krás Borges, bem como a representante da escola estadual de Dom Pedro de Acântara, Nalu Monteiro. Conforme a secretária Municipal de Educação, Sandra Ma-ria Rocha dos Santos, o objetivo do projeto é incentivar o hábito da leitura e ajudar a des-pertar o potencial dos estudantes, uma vez que estes estão em processo de formação e descober-ta. “Nós vamos trabalhar também com os profes-sores, e com as famílias, integrando a comunidade neste projeto para que ele se sobressaia ao escopo escolar”, complementa Sandra.

Dese a última segun-da (27), o projeto “Au-tor Presente na Escola” já está circulando pelas Escolas do município. A previsão inicial é de que sejam trabalhados cinco livros do patrono - divi-

didos pela complexidade da leitura, indo desde a educação infantil até o ensino médio. “Apesar da divisão por complexi-dade e faixa etária, have-rá ainda a possibilidade da troca dos livros, se houver interesse por par-te dos alunos”, ressalta a Secretária de Educação.

Na segunda quinze-na de setembro, deverá ocorrer a visita do autor nas escolas, onde será promovido uma roda de conversa dos alunos com Jorge Luís Martins. Uma das metas é que, ao fina-lizar este projeto - que deve integrar todas as escolas da cidade (muni-cipais e estaduais) - seja realizada uma exposição e apresentação de traba-lhos por parte dos alunos, a partir da leitura dos li-vros do autor Jorge Luíz Martins.

Trajetória - Jorge

Projeto “Autor Presente na Escola”terá escritor Jorge Luís Martins

como patrono na “Colônia”

Luís Martins é formado em administração, pós graduado em educação infantil, psicopedagogia e neurociência. Também é empresário, editor e colunista do jornal Gra-mado em Foco. Além disso, é ator, sendo que já participou de vários longas-metragens nacio-nais (como “O Homem que Copiava”, de Jorge Furtado), curtas e nove-las (como “O Segredo”, com transmissão em Por-tugal). Tem seis livros editados, com destaque para a obra “Meu Nome é Jorge”, que está sendo produzido para o cinema (com as filmagens co-meçando em janeiro de 2019). Na foto ao alto, o prefeito Dirceu, vice Sil-vaneo, secretária Sandra e representantes de esco-las de Dom Pedro, jun-tamente com autor Jorge Luís Martins

INFORMATIVO DA CÂMARA DE VEREADORES DE

ARROIO DO SAL

Havendo quórum regimental, o presi-dente, Téinha, deu por aberto os traba-lhos, pedido a vereadora Rejane que les-se um trecho da Bíblia. Depois solicitou a assessora Jaqueline Panozzo que fizesse a leitura das correspondências recebidas.

ESPAÇO DE ORADORES (10 min para um vereador

de cada Partido)Primeiro manifestou-se Mateus, di-

zendo que é de lastimar que não haja fis-calização para animais soltos em Arroio o Sal, citando como exemplo três cavalos vistos na segunda-feira nas proximidades do Centro.

Também solicitou a Prefeitura, ou mesmo a empresa de ônibus responsável, que coloquem nas paradas finalização in-dicando os horários. “Pode ser até num papel simples, mas nosso munícipe me-rece saber que horas o ônibus vai passar ali onde ele normalmente precisa usar este tipo de transporte”. Cobrou por fim a destinação final de lixo tipo galhos de árvores que tem ficado por tempo dema-siado na beira das estradas.

Depois falou o Progressista Robert, enaltecendo a presidência que enfim de-cidiu usar também o Jornal do Mar como meio de divulgação. Sobre o lixo, dis-se que Arroio do Sal tem que aprender a copiar coisas boas, como o aplicativo recém criado em Torres, onde o cidadão entra ali e já faz sua reclamação, alerta para serviços necessários”.

Cobrou da Secretaria de Obras uma providência em relação ao acesso ao Balneário Pérola, desde a Estrada do Mar. Ele é de muita areia, e depois dos vários dias de chuva, ficou intransitável. Sugeriu pelo menos patrolamento, mas ressaltou que ali é preciso sim colocar material pesado.

Criticou ainda a Secretaria do Meio Ambiente, segundo ele muito lenta na liberação de licenças, enrolando lite-ralmente empreendedores que não são informados corretamente sobre o que é preciso ser feito. “Cada vez que vão lá falta uma coisa, aí um Projeto que pode-ria ser resolvido em dias acaba levando meses”, coloca ele, questionando: “como a cidade vai crescer assim?”

Voltando ao lixo, disse ter estranha-do o contrato feito com a empresa que ganhou a Licitação para recolhimento. “Ficou estabelecido que o Município vai pagar 300 toneladas mês, mas eles não recolhem isto, no máximo 200 na baixa temporada, já na alta aumenta, sabemos, mas aí me preocupa: será que se recolhe-rem mais e 300 esta empresa não querer cobrar mais?”

Foi então a vez de usar a tribuna o pedetista Jerê. Criticou ele o fato do pre-

Segunda-feira última (27), aconteceu a 27ª Sessão Ordinária de 2018. Presentes os vereadores Carlos Henrique Cardoso Dias (MDB), Vera Re-jane Braga dos Santos (PTB), Jeremias Scheffer Teixeira (Jerê/PDT), Jean Michel Silva Rocha (Téinha/Solidariedade), Mateus Coelho Ribeiro (PSB), Giovani da Silva dos Reis (Banha/MDB), Robert Brocca Peres (Progressistas) e Diego Freitas de Quadros (MDB).

Antes do Espaço da Ordem do Dia, o presidente chamou e deu pos-se a Jairo Sérgio da Silva (Progressistas), que assume a princípio por 30 dias no lugar de Marcos Antonio Cardoso da Cunha (Mazinho/PTB),que afastou-se com licença saúde (vai colocar uma prótese em sua perna).

feito estar na Alemanha, tratando de sua saúde, sem autorização do Legis-lativo. Disse que vai fazer emendas na LDO para que o prefeito não fique com 8 milhões de recursos livres, por entender ser demais. Por fim cobrou da Secretaria responsável fiscalização em relação a iluminação. “Tem lugar que lâmpadas ficam acesas o dia todo, em outros não acende nem a noite, e isto é porque compram material do Paraguai”.

Banha usou 5min para explicar que o prefeito estava na Alemanha de férias e que lá ficou doente e não pode viajar, só por isto não veio para a Câ-mara pedido para estar no exterior. Também cobrou um quebra-molas em frente a Escola Araci.

Os outros 5min do MDB foram utilizados por Diego que destacou a falta de segurança inclusive para os funcionários da CEEE, informando que uma viatura com funcionários foi recepcionada a bala por melian-tes num ponto da cidade. “O dele-gado me informou que um suspeito foi preso, mas vocês me desculpem, sou gerente da CEEE e lhes asseguro que em alguns lugares nós não vamos mais.

ORDEM DO DIAEm segunda discussão, foi lido o

Projeto de Lei nº 111/2018, do Poder Executivo, que Regula o Processo Administrativo no âmbito da Admi-nistração Pública Municipal”. Robert sugeriu que o secretário Luiz Pau-lo fosse a Câmara explicar melhor e teve o apoio de Mateus. O Projeto segue em pauta.

Em primeira discussão foi apre-sentado o Projeto de Lei nº 114/2018, do Executivo, que Obriga restauran-tes, bares, lanchonetes, quiosques de praia, ambulantes e similares autori-zados pela Prefeitura, a usarem e for-necerem canudos de papel biodegra-dável ou reciclável individualmente e hermeticamente embalados com material semelhante. O vereador Ba-nha explicou que isto havia sido uma Indicação sua e pediu que o PL fosse a votação. Líderes concordaram e ele foi aprovado por unanimidade.

Também por unanimidade foi aprovado o Decreto nº 10/2018, que Autoriza licença para tratamento de saúde do prefeito municipal até o dia 23 de setembro, seguindo assim no comando do Município o vice Adíl-son Vargas.

Por fim foi aprovada também, para encaminhamento ao prefeito, a Indi-cação 10/2018, do vereador Mateus.

JORNAL DO MAR DOM PEDRO DE ALCÂNTARA 30/08/2018 - 11

Já está definida a data para lançamento da Rota Turística “Caminho dos Vales e das Águas” - que promete impulsionar o movi-mento da região, envolvendo nove municí-pios (Torres, Arroio do Sal, Itati, Terra de Areia, Mampituba, Dom Pedro de Alcânta-ra, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras e Três Forquilhas). O lançamento oficial do roteiro está previsto para acontecer no 10 de outubro de 2018, no Centro de Eventos da ULBRA. E na última segunda-feira (20), uma reunião entre Prefeitura de Dom Pedro de Alcânta-ra e empreendedores da cidade foi realizada para definir os detalhes da participação do município no roteiro turístico.

Organizado pela Chefe do Departamen-to Municipal de Gestão Ambiental, Fabiana

Mais ensaibramento e melhorias nas estradas

Foram realizadas na última semana melhorias na Estrada do Zé Mar-tinho, que liga o Canto dos Lumertz ao Morro dos Passarinhos, em Dom Pedro de Alcântara. Foi feito o alargamento da estrada, limpeza de sarjetas e o ensaibramento da via. As obras foram empreendidas a pedido do mora-dor José Francisco Hahn Mengue (o popular Dico) juntamente com outros moradores da localidade. Essa via é muito importante para o escoamento da produção em Dom Pedro de Alcântara. Trata-se de uma demanda antiga da comunidade local, sendo que agora está sendo realizada pela administração municipal de Dom Pedro de Alcântara. Segundo o secretário municipal de Obras, Vagner Reis, “todas as demandas dos agricultores e população em geral serão atendidas, uma vez que se faça a solicitação formalmente, pedin-do a licença necessária - tramites estes que podem ser resolvidos na própria prefeitura (através do departamento de Meio Ambiente). Assim vamos pro-curando atender os pedidos, na medida do possível”.

Raul Mendes e sua mãe, dona Francisca (foto a direita), moradores de Dom Pedro de Alcântara, ele com 26 anos, travam uma luta de muita garra pela vida. Até alguns anos atrás, ele trabalhava na plantação de banana no município, participava de atividades relacionadas a arbitragem nos mu-nicipais de futebol da região, fazia um extra trabalhando de garçom em um restaurante. Raul também gostava de viajar com amigos até Parobé, município ao pé da serra gaúcha, muitas vezes no comando do volante como ‘motorista da rodada’ (dando aquele apoio aos amigos que bebiam ‘umas e outras’, enquanto ele mantinha-se sóbrio).

Entretanto, um acidente ocorrido em janeiro de 2014, em uma cama elástica, alterou completamente o rumo de sua vida: foi um pulo de mal jeito, uma queda feia que deixou Raul tetraplégico, sem os movimentos dos braços e pernas. “Já tinha feito loucuras na minha vida que me expuseram ao perigo, que poderiam ter me levado a uma condição ruim. Nunca imaginei que um pulo simples numa cama elástica daria nessa situação toda”, analisa Raul.

Após o acidente, foram 4 meses que Raul ficou interna-do na UTI (Unidade de Tratamento Intensiva) do hospital, com respiração artificial, seguido por outro mês em quarto de observação. E de lá para cá, foi-se constituindo a obri-gação de enfrentar a realidade de sua nova situação. Mas, nesse momento tão difícil, Raul sempre pode contar com o apoio e participação da família, dos amigos e da comunida-de de Dom Pedro de Alcântara e região.

“No começo era aquela sensação ruim de estar na cama, precisando de uma atenção um pouco maior. Mas muita gente se mobilizou para me ajudar, sabendo que eu estava numa situação difícil”, indica Raul, lembrando que um bom dinheiro foi arrecadado para manter seu tratamento - que envolve desde assistência de psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais da área da saúde até idas para Brasília, onde realiza tratamentos em hospital que é referência em reabilitação de vítimas de politraumatismos e problemas locomotores.

Tratamento com resultados - Entre os tratamentos

prestados para Raul, está o serviço à domicílio de fisiotera-peutas: são dois profissionais da área que, atualmente, estão visitando-o 5 vezes por semana. Esse serviço vêm sendo fornecido pela Prefeitura de Dom Pedro de Alcântara, que busca apoiar o cidadão do município nesse progressivo tra-balho de reabilitação. “Estamos aqui para averiguar como melhorar, como aprimorar ainda mais o trabalho que vêm sendo prestado para os cidadãos que precisam de nosso apoio. É importante ter esse viés: não adianta virar as costas para os problemas, tem que acompanhar os serviços”, res-salta o prefeito de Dom Pedro de Alcântara, Dirceu Pinho Machado, que realizou visita a Raul no último dia 14 de agosto. “As vezes tem pessoas que buscam a formação e o trabalho não exatamente pelo interesse, mas pela remune-ração, e o paciente acaba sentindo isso. Mas no meu caso, estou sentindo uma dedicação verdadeira dos profissionais que estão me atendendo”, respondeu Raul, posteriormente.

E melhor ainda é saber que o apoio que vêm sendo prestado ao Raul está resultando em alguns avanços. Re-centemente, em atendimento à domicílio realizado pela fi-sioterapeuta Ruth - que foi muito elogiada por Raul e sua mãe, por toda a dedicação e humanismo que vem dispon-do - o paciente conseguiu fazer alguns movimentos com as mãos. “Quando fui recentemente para Brasília, realizar o tratamento de reabilitação, senti algumas dores nos pés. Pode até incomodar, mas é sinal de que há esperança (de voltar a mexer as pernas). Como se houvesse uma luz no final do túnel. Nada é impossível, a medicina não e 100% certa - tudo pode mudar a qualquer momento”, relata Raul, mostrando otimismo apesar de todas as dificuldades que lhe acometeram.

Nova forma de ver a vida - Mas se as esperanças de se reabilitar permanecem vivas para Raul, a realidade da tetraplegia lhe forçou a encarar a realidade de uma nova forma. As limitações de estar praticamente sem qualquer movimento são um desafio constante, mas engana-se quem pensa que Raul é uma pessoa inativa. Muito ao contrário!

Além da parceria constante da mãe, ele costuma passar

Tetraplégico atendido a domicíliorelata a sua história de vitórias

o final de semana com a família, realiza visitas a irmã que mora no São Brás. Torcedor do Internacional, ele assiste os jogos de futebol com os amigos, que frequentemente vem lhe visitar. Nas quintas-feiras, recebe a visita do Pastor da Igreja Batista Nova. “Além disso, sempre tem as visitas dos fisioterapeutas. A casa é movimentada, quase todos os dias recebo alguma visita”, diz ele.

Para assistir a televisão, um controle remoto adaptado foi desenvolvido para Raul, possibilitando-o realizar as funções básicas do aparelho. Mas é no computador que ele passa mais tempo: mesmo sem o movimento dos braços e mãos, ele fica navegando na internet, ouvindo música, as-sistindo séries e filmes, acompanhado as notícias do espor-te, lendo a bíblia online e até escrevendo seus pensamentos nas redes sociais! “Do computador consigo usar pratica-mente tudo. Isso a partir de um aplicativo, que faz uma lei-tura facial do meu rosto. Conforme eu movimento o rosto, é como se estivesse movimentando o mouse, que me permite navegar pelas páginas da internet e até escrever”, explica.

E assim Raul vai seguindo seu novo jeito de encarar a vida: com muita força de vontade e o apoio da família, dos amigos e da comunidade. Conforme sua mãe, a dedicada dona Francisca Mendes, três fatores dão força para conti-nuar na batalha pela reabilitação: “Esperança, fé em Deus e na vida. Apesar do trágico acidente, penso que ele podia não estar mais aqui, que ele renasceu. Temos que ter fé e agradecer a força da comunidade e dos familiares”, finaliza.

Reunião entre a Prefeitura eempreendedores acerta detalhesda participação de Dom Pedro

Hetzog Dimer, juntamente com o enge-nheiro Carlos Cechin, o encontro definiu os estabelecimentos de Dom Pedro de Alcântara que integrarão o “Caminho dos Vales e das Águas”.

São eles: Artesanato Coração de Pano; Cervejaria Dimer Bier; Criatório Raupp - Aves Ornamentais; Doces Martins; Suco Tropical de Banana; Mel da Colônia Co-gumel; Agroindústria de Açúcar Mascavo e Melado; Propriedade Ecológica e Mini--Vacas; Engenho de cana-de-açúcar; Pa-radouro 86 - gastronomia típica; e Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Além disso, ficou definido que os estabelecimentos participantes irão ofertar brindes no dia do lançamento do roteiro turístico.

JORNAL DO MAR REGIÃO 30/08/2018 - 12

Casa do Bife, agora em novas instalações.

Avenida Barão do Rio Branco, Nº 942,esquina com a rua Pará, em frente Bomagg.

Whats 51997573151.

Participe de nossa programação pelo WatsApp 981090712 ou nos procure na rua Uruguaiana, 147, lado da SAAS, no

Centro de Arroio do Sal.

Micael Adriano Marcio(51) 981689521 997078893 996111159

Face: adriart Sob MedidaEmail: [email protected]

BR 101 Km 04 - Belvedere - Torres - fone 36052558

RBS TV no “MinhaPrainha” neste domingo

Neste domingo (02), será realizada mais uma edição do Programa Minha Prainha, das 9h às 18h. Muitas atividades esperam por você na Praça Bor-ges de Medeiros e numa via da Avenida Beira-Mar. Venha para a Prainha! Traga o chimarrão, a cadeira, chame os familiares, traga o animal de estimação, enfim, compareça! O destaque do domingo ocorre às 16h, quando o Programa vai integrar a grava-ção do comercial para RBS do MaraTorres, grande evento esportivo que acontecerá em Torres entre os dias 12 e 14 de outubro.

Na parte da manhã, na Praça, o espaço contará com ações da Secretaria Municipal de Saúde na ten-da “Mais Saúde na Minha Prainha”. Serão ofereci-dos teste de hemoglicoteste (em jejum), aferição de PA, Teste de Snellen (acuidade visual), orientação sobre a saúde dos dentes, com a presença do Bocão e do Dentão e distribuição de kits e participação do SAMU. Prevista também a mostra de produtos da agricultura familiar torrense, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca. Para a alegria da criançada, a feira de doação de filhotes, promovida pela ONG Via Lar, estará mais uma vez no Minha Prainha. Ainda na parte da manhã, o Cor-po de Bombeiros deve estar presente com a tirolesa para as crianças brincarem.

Na parte da tarde, a mostra da agricultura fa-miliar deve permanecer. Às 15h será realizado um aulão de Zumba com a professora Cibele e às 16h, acontece a gravação do comercial para RBS do Ma-raTorres. Uma bela iniciativa que o apoio da Actor: “vai valer a pena, traga seu chimarrão e venha cur-tir com a gente”, convoca o presidnete, Eraclides Lummertz Maggi.

A maior atração da cidade, que são os balões co-loridos, deverão estar presentes encantando mora-dores e visitantes durante a manhã e tarde. A inicia-tiva do Minha Prainha é da Prefeitura de Torres, por meio da Diretoria de Juventude, ligada à Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte.

Os discos intervertebrais atuam como suporte e amortecedores entre as vértebras, e permitem que o corpo se movimente.

A Discopatia degenerativa está geralmente em todos os exames que os pacientes trazem para o con-sultório.

Bom! Mas o que seria a Discopatia Degenerativa? É um processo de degeneração dos discos interverte-brais. Não é uma doença exatamente, mas uma ma-nifestação do envelhecimento que ocorrerá em maior ou menor grau em TODAS as pessoas, caracterizada pela diminuição da altura dos discos.

E o que causa? Não existe um fator específico! Po-rém devemos cuidar alguns fatores como: excesso de atividades impactantes, sobrepeso, ausência de pausa na posição sentada, má postura (desconhecimento de ergonomia, aqueles cuidadinhos de quando estamos na academia, no cross, no pilates, em qualquer ati-vidade do nosso dia-a-dia: ao abaixar, ao olhar para frente, para deixar os ombros, joelhos, cotovelos no plano que não prejudique as articulações), má hidra-tação, tabagismo, falta de exercícios regulares.

Com os fatores citados, o disco intervertebral

perde água, o que reduz sua altura, além da capaci-dade de suporte e amortecimento. Assim, as paredes dos discos começam a perder a elasticidade e sofrer maior pressão o que pode resultar em fissuras no dis-

co. Avisooooooo

Colocar IMAGEM DISCOS NORMAIS E DEGENERADOS

As dores nas costas são as manifestações mais co-muns, e corre com maior freqüência na região Cer-vical e Lombar.

Coluna Cervical: *Dor

QUIROPRAXIA e a DISCOPATIA DEGENERATIVAno Pescoço, nuca e ombros.

*Dor no Braço (com perda de força muscular). Coluna Lombar:* Dores que podem irradiar para as nádegas e per-

nas (ciática).*Formigamento e/ou dormência nas pernas e

pés. Tudo depende do grau da degeneração discal do

paciente! A intensidade da dor e os sintomas variam entre as pessoas, visto que algumas pessoas não sen-tem desconforto algum, e muitas vezes nem sabem que apresentam tal degeneração. Todavia outras pes-soas já apresentam queixas de dormências, perda de força, formigamentos em braços e/ou pernas, dores forte e até incapacitantes.

O tratamento com a QUIROPRAXIA, através da realização de ajustes articulares e trações, trabalha com a desaceleração do processo de degenerativo, assim damos maior mobilidade para as articulações tendo como conseqüência o alívio das dores e a pre-venção de lesões mais graves.

DICA DA QUIRO: Comece um exercício físico regularmente, aumente a quantidade de água ingeri-da, cuide sua postura no dia-a-dia e vá a Quiropraxis-ta Regularemente!

Degeneração discal não é doença, mas de nada adianta saber que está es-crito no exame e não mudar hábitos. Todavia o agrava-mento pode levar a oste-ófitos (bicos de papagaio) abaulamento, protrusões e herniações nos discos intervertebrais.

PREVENIR SEMPRE SERÁA MELHOR SOLUÇÃO!

A Quiropraxia é uma profissão de nível Superior, de 5 anos de duração, no Brasil existe apenas duas universidades, no RS (Universidade Feevale) e SP ( Anhambi Morumbi).

Drª Aline RauppQuiropraxista e Acupunturista - ABQ 797

Graduada pela Universidade Feevale/ Real Cen-tro Universitario Maria Chistina, Espanha

ATENDIMENTOS TODAS AS SEXTAS EM TOR-RES NA CLINICA PRÓ-SÁUDE - 3664 2035

JORNAL DO MAR SOCIAL 30/08/2018 - 13

Tamires Costa, de Torres, comemora na quinta (30), mais um ano de vida.Pa-rabéns!!!

Márcia Godim, de Torres, comemora mais uma primavera na quinta(30). Felici-dades!

Patrique Cipriano, de Arroio do Sal, co-memoara na quinta (30), mais um ani-versário. Tudo de bom, saúde, suces-so e paz.

Jociléia Rodrigues Sceffer, de Torres, colhe mais uma rosa no jardim da existência na sex-ta(31) . Parabéns!!!

Cinthya Guarienti, de Torres, nossa amiga, dentista da Clinica Cui-dar, apaga as velinhas no sábado (1º/9). Pa-rabéns, muito sucesso, saúde e paz!!!

Dione Hendler Bor-ges, de Morrinhos do Sul, comemora mais um ano de vida, no sábado (1º/9). Felicidades!!!

Fabiane Falcão Cardoso,de Arroio do Sal, comemora mais uma primavera no sábado(1º/9). Tudo de Bom!!!

Ricardo Trunfo, de Torres comemora mais um aniversário no sábado(1º). Felici-dades!!!

Caroline Magnus, de Três Cachoeiras, come-mora mais um ano de vida,no domingo(2/9). Parabéns!!!

Luis Carlos da Silva Barcelos, de Torres, apaga as velinhas no domingo(2/9). Tudo de bom

Lissara Monteiro Pe-res, de Torres, comemo-ra mais uma primavera, no domingo(2/9). Felici-dades!!!

Sharon Farias, de Torres comemora seu aniversário na segunda(3/9).Tudo de bom!!!

Valdemar Rodri-gues Leal, de Três Cachoeiras,comemora na segunda(3/9), mais um ano de vida. Tudo de bom!!!

Dani Cavalari,de Tor-res, comemora mais um ano de vida na terça(4/9). Parabéns!!!

Josiane Machado Bauer, de Torres, futura mamãe de Maria Julia, recebe o carinho de amigos e familiares, em especial dos pais, sogros e do marido Vinícius, na próxima quarta(5/9). Pa-rabéns e muitas Felicida-des!

Zenir Raupp, de Capão da Canoas, co-memora mais uma pri-mavera na quinta(30). Parabéns!!!

José Luis da Silva, de Torres, comemora mais um aniversário na quin-ta(30). Tudo de bom!

A r -t h u r Inácio, de Tor-r e s , a p a g a as ve-l i n h a s na quinta (30). Re-cebeo carinho de amigos e familiares Tudo de bom!!!

Airton Fontoura Rosa, de Torres co-memora mais um ani-versário na terça (4/9). Felicidades!!

Noeli, da Praia-Azul, Arroio do Sal, comemora na sexta (31), mais um ani-versário. Parabéns por mais um ano de vida. Agradecemos por todo carinho e dedicação que tem por nós. Te amamos de mais. De seus fi-lhos Luane e Sidinei e seu marido Biga.

JORNAL DO MAR VARIEDADES 30/08/2018 - 14

Áries - 21/03 a 20/04 - Você continua com risco de se precipitar, ariano. Mas o céu traz mais clareza e a oportunidade para se reorganizar. É hora de olhar com mais atenção para sua rotina e mexer em cada detalhe que possa tornar sua vida melhor.

Touro - 21/04 a 20/05 - Tente não levar as coisas tão a sério, taurino. Você pode sentir tudo mais intenso nesse momento. Mas o céu também pede diversão, prazer, conexão com as coisas boas da vida. Bons dias para vida social, encontros e amor.

Gêmeos - 21/05 a 20/06 - É uma boa semana para os assuntos de trabalho, ge-miniano, com mais visibilidade e sucesso, com mais oportunidades e produtividade. As coisas em casa e na família também ficam bem.

Cancer - 21/06 a 21/07 - Se tem uma via-gem programada para a semana, maravilha, canceriano. Os cursos também são bem vindos e prometem ser bem legais. Dias movimentados, com mais segurança e ao mesmo tempo a vontade e a possiblidade de mudar.

Leão - 22/07 a 22/08 - Um período mais estável, leonino, e cheio de resultados e oportunidades. Bons dias para você sentir a segurança suficiente que precisa para mudar sua vida. Dias mais produtivos.

Virgem - 23/08 a 22/09 - Período intenso e ao mesmo tempo feliz, virginiano. Bons ventos anunciam uma fase feliz e tranquila. Só não pode criar expectativas em excesso. O céu está favorável para fazer algo novo, que você goste muito.

Libra - 23/09 a 22/10 - Algumas coisas até podem parecer mais difíceis, libriano, mas o céu da semana promete fluidez, cria-tividade e prazer na vida. Um bom momento em termos de comunicação e vida social, amor e amizade.

Escorpião - 23/10 a 21/11 - É importante se divertir, escorpiano. E isso inclui saber relaxar, não controlar tudo o tempo todo. Dias felizes em termos de encontros, vida social, amizade, relacionamento afetivo. Um bom momento para retomar algo que você ame fazer.

Sagitário - 22/11 a 21/12 - Ótimo momen-to para organizar melhor sua rotina entre vida pessoal e social, entre casa e trabalho, sagitariano. Está mais fácil ter clareza e foco para se dedicar ao que é mais importante e não sofrer tanto tentando se virar em mil.

Capricórnio - 22/12 a 20/01 - Comu-nicação em alta, capricorniano. Aproveite para ter as conversas que precisa e fazer as divulgações que são necessárias. Está mais fácil ser feliz.

Aquário - 21/01 a 19/02 - Momento para avaliar sentimentos e valores, aquariano. Você vai perceber melhor cada resultado de cada coisa que vem fazendo nos últimos tempos e com isso saberá direitinho onde deve colocar mais ou menos energia.

Peixe - 20/02 a 20/03 - Você está mais sensível, pisciano, e ao mesmo tempo tão mais compreendido pelos outros. Aproveite esse momento para cuidar mais de você. Um ótimo e importante momento para seus relacionamentos.

HORÓSCOPO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA

EDITAL Nº 51, de 29 de AGOSTO DE 2018CONVOCAÇÃO DE

CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIAO Prefeito Municipal de Terra de Areia, no uso de suas

atribuições, visando à contratação de monitores, por prazo determinado, amparado em excepcional interesse público,

com fulcro no art. 37, IX, da CF e arts. 232, 233, III e 234 da Lei Munici-pal Nº855/2000, Plano de Carreira e Editais 06/2018 e 11/2018, CONVO-CA para contratação temporária, os seguintes:

MONITORCOLOCAÇÃO NOME DO CANDIDATO NOTA DA PROVA27º NATALIA HECHEL COLARES 65

1. DOS CARGOS1.1. A convocação destina-se à contratação emergencial, de acordo com

a tabela a seguir:Quant. Profissional Carga Horária Semanal Salário06 + CR Monitor 40 h/s R$ 923,59

Para tomar posse o candidato deverá apresentar documentação original ou fotocópia autenticada em cartório, que comprove o que segue abaixo:

• Cédula de Identidade;• CPF/CIC;• Carteira de Trabalho e PIS/PASEP;• Certidão de Nascimento ou Casamento (conforme o caso);• Certidão de nascimento de filhos menores de quatorze anos (se

houver);• Comprovante de Escolaridade;• Habilitação profissional para o cargo;• Certidão de Quitação Militar (para pessoas do sexo masculino);• Declaração de bens (poderá ser preenchida na prefeitura);• Comprovante de residência;• Título de Eleitor e comprovante de votação do último pleito ou

justificativa;• Uma fotos 3X4 recente;• Negativa de antecedentes criminais;• Atestado de boa saúde física, a ser fornecido por médico ou junta

médica do Município de Terra de Areia, ou, ainda, por esta designada, me-diante exame médico, que comprove aptidão necessária para o exercício do cargo, bem como a compatibilidade para os casos de deficiência física;

Declaração negativa de acumulação de cargo, emprego ou função pú-blica, conforme disciplina a Constituição Federal de 1988, em seu Art. 37, XVI e suas emendas. (poderá ser preenchida na prefeitura)

Para maiores informações pode-se acessar o Edital na íntegra através do site www.terradeareia.rs.gov.br.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE TERRA DE AREIARegistre-se e Publique-se.

ALUÍSIO CURTINOVE TEIXEIRAPrefeito Municipal

Vem aí mais uma edição do Prêmio MarcasEstá marcado para o próximo dia 7 de setem-

bro, às 20h, na Sociedade Amigos Praia de Torres (SAPT), a 21ª edição do Prêmio Marcas.

Empresa responsável, a PR Sul Brasil, tem como proposta premiar as marcas mais lembradas no ano na cidade e na região.

Todos os escolhidos, por pesquisa encaminha-da pela PR junto a uma empresa do ramo, recebe-rão troféus, certificado e o resultado da pesquisa com o percentual de aceitação.

A 21ªedição do Prêmio Marcas tem o apoio da Biasi Arquitetura e Gráfica Machado.

Bingo da Voz da Experiência

Associação Comu-nitária da Terceira Ida-de Voz da Experiência (ACTIVE), de Arroio do Sal, convida seus só-cios e simpatizantes para participarem do bingo marcado para o dia 06 de setembro próximo, às 19h30min, no Centro de Eventos da terceira ida-de, rua Lindoia 1089.

JANTAR BAILE - No dia 21, com cardápio de carnes , massas, arroz e saladas diversas e so-bremesas, haverá um jan-tar baile com animação do conjunto “Harmonia”. Direção solicita que re-servas sejam feitas com antecedencia.

DOMINGUEIRAS - Em sua sede social, no bairro Jardim Raiante, Arroio do Sal, todos os domingos, a partir das 14 horas, a ACTIVE pro-move o seu já tradicional baile para a melhor idade aberto a toda região.

No dia 25 último os sócios da Voz da Expe-riência participaram do Baile da Integração em Capivari do Sul.

“ Fomos muito bem recebidos pelo grupo GBI” diz a presidente da ACTIVE. Graciolina Virgílio.

ANIVERSARIAN-TES - No mês de agos-to aniversariaram e a ACTIVE parabeniza, os sócios Clair Lucas Barbosa, Cerlene Torres Menger, Darci de Souza, Dirceu Luiz Tondim, De-vanir Hoffmam, Gesuino Nichele, Inácio Rosa de Matos, Jacira Tereza de Souza, Margarida Isle, Marilda Moraes, Nilta Scomazzon, Reali Rosa Tedesco Gianie Sérgio Fernandes.

Mais de 200 pessoas participaram da 1ª Caminhada da Prevenção, na terça-feira, dia 28, promovida pela APAE de Passo de Torres. A atividade faz parte do Projeto Prevenir que a entidade promove durante todo o ano e também mar-cou o fim da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, Intelectual e Múltipla, que ocorre todos os anos, de 21 a 28 de agosto, instituída pela Federação Nacional das APAES.

O evento, também chamado de Caminhada Laranja, pois essa cor foi escolhida como símbolo da prevenção de deficiências, aconteceu numa bela tarde de sol. E teve até

APAE de Passo fez uma caminhada pela prevenção de deficiênciasespetáculo com balão de ar quente, inflado por João do Ba-lão no campo de futebol, onde começou a atividade.

Os participantes portaram faixas e cartazes reforçando a importância da prevenção e chamaram a atenção da co-munidade para o tema. A atividade encerrou na Praça dos Pescadores e transcorreu com muita empolgação de todos.

Além dos alunos, pais e responsáveis, professores, fun-cionários e membros da diretoria da APAE, marcaram pre-sença alunos e professores das Escolas Manoel Rodrigues, Vila Nova, Ildo Meneghetti e do EJA.

JORNAL DO MAR REGIÃO 30/08/2018 - 15

Aos 20 dias do mês de agosto do ano 2018, às 19h, havendo quórum regi-mental, presidente declarou aberta a presente Sessão Ordinária e solicitou a Odécio a leitura de um versículo da Bíblia. Prosseguindo, solicitou do secretário a leitura da ata do dia 13 de julho. Colocou- a em discussão. Ninguém contestou e ela foi aprovada.

LEITURA DO EXPEDIENTE - Ofício nº 015/2018 da secretária da Assistên-cia Social, Srª Janieli Brando Hoffmann, convidando para o 6º Encontro Dançan-te do Grupo Idade Feliz. Ofício Circular GB nº 244/2018 do prefeito Municipal de Terra de Areia, Aluisio Curtinove Teixeira, convidando para participar da soleni-dade de entrega do caminhão do Corpo de Bombeiros, nas dependências do 3º Pelotão BM da 2ª CIA BM do 9º BBM em Terra de Areia/RS.

EXPLICAÇÕES PESSOAISFez uso do espaço Leonardo, que saudou a mesa diretora, colegas verea-

dores, funcionários da casa, e as demais pessoas presentes. Deixou registrado o evento do último domingo aqui na sede onde foram recepcionados os inte-grantes do 1º Pedal da Padroeira que se fizeram presentes treze municípios. Ao todo foram em torno de 50 participantes. Mas que se inscreveram passou de 100. Deste montante, só 50 é que participaram ativamente. Inclusive seu primo. Esses ciclistas foram pioneiros, apesar do desfalque do grupo, pelo motivo de ser o dia mundial do ciclista, 19 de agosto. Foi comemorado em quase todos os lugares. Na serra, em Santa Catarina e nos municípios dos arredores. Todos co-memoraram a data. Nos parques das cidades, Porto Alegre, Osório, Tramandaí e tantos outros. Segundo Leonardo, a causa do desfalque foi por causa da data. A respeito do projeto hora bloco, conversou com um vereador de Morrinhos do Sul, que lhe passou umas idéias. Também vai pegar um projeto que foi elabo-rado, porém, não foi executado. Relatou também que o projeto do município de Itati é bem diferenciado deste. Ou seja: 50% se o agricultor tiver o Bloco cadas-trado e a placa do carro. Isso acha que onera muito os cofres. Como os colegas têm dúvidas sobre o caso do agricultor que produz maior quantidade, vai fazer muito mais, isso é certo porque ele também vai gerar mais arrecadação para o município. Ele vai produzir mais. Só que a forma de ser retirado esse bônus, é que vai proporcionar igualdade entre os agricultores. O de grande porte e o de pequeno porte. Agradeceu a comissão da Igreja que fez a recepção dos ciclistas. O padre Gelci deu uma bênção a todos. Disse o vereador que foram felizes por-que deu tudo certo. Se houve pequenas falhas, servirão para que na próxima se faça ainda melhor. Leonardo relatou que esteve novamente em Boa União e viu um bueiro dentro da estrada que está dificultando o acesso, principalmente para as motos. Fica na subida do Barreiro, depois da barragem, e também no Rio do Pinto. Estes bueiros estão quebrados. Já até falou ao secretário de Obras. Está sabendo e o pessoal está esperando. A respeito do transporte das pessoas que vão tomar o micro para as consultas em Porto Alegre, estão pedindo para serem coletados. Realmente estão sendo buscados em suas residências e parece que não estão sendo levados no final do dia ou coisa parecida. Disse que lhe fizeram essa reclamação. Outra reclamação que recebeu é sobre a farmacêutica do Posto de Saúde da sede. Tem gente passando dificuldade para adquirir os me-dicamentos prescritos. Está passando o que as pessoas lhe falaram, ligaram e continuam lhe cobrando. Ela se afasta do setor, e as pessoas ficam esperando. Disse que ainda não teve oportunidade de falar com o secretário. Isso para que fique registrado na casa, pois acha que o mesmo já está sabendo, até porque esta mesma pessoa já reclamou para ele. Disse que no seu entendimento, é preciso ver se essa profissional está cumprindo com seu horário. A pessoa que lhe ligou, pediu que seu nome não fosse mencionado. Esta mesma pessoa disse que entende deste setor. A servidora que está atendendo na farmácia tem que estar no seu lugar de trabalho, pois está recebendo para isso e não pode se afastar do setor.

Silvério saudou a todos e relatou que na última sexta-feira, tiveram a visita da agente de Saúde da sua comunidade. Não vai dizer que agradece porque ela simplesmente está fazendo o seu trabalho onde foi designada e está recebendo para isso. Disse que só está passando o recado de que realmente começou a funcionar. Porém, vai ficar ligado, cuidando e verificar nas outras comunidades que lhe reclamaram se está acontecendo o mesmo. Ou seja: se as agentes de Saúde estão passando nas casas. É como falou. Se o recurso vem para que se preste esse serviço, é justo que o façam. Se não tiverem tempo, que não venham pedir o emprego, deixe a vaga para outras que querem. Quanto aos pedidos dos bueiros feitos pelo colega Leonardo, não sabe qual a desculpa que será dado desta vez. Sempre dizem que não tem recursos para obras. Mas se for ver, está aí este ano e meio, pouco mais, um ano e sete ou oito meses que não se extrai material da saibreira do Seu Vita, porque é um valor absurdo. Como se fosse comprar saibro do Cari. Onde foi comprado pouco. Não deu o valor do saibro comprado do Seu Vita. Tiraram o Secretário de Obras para fazer economia. E aí? Se juntar tudo isso, dá um montante grande de economia que se diz. E aí não tem dinheiro para se colocar os dois bueiros? Para Silvério é es-tranho. Porém, falou ao colega Leonardo para que continue cobrando, que terá o apoio dos demais colegas. Acredita que cada vereador está cuidando do que vem acontecendo. Só que não terão esta desculpa. Recursos devem ter pela economia que está sendo feita.

Nada mais havendo a tratar, o presidente declarou encerrada a Sessão.

Atas nºs 027/2018. Reuniram-se na Sala das Sessões da Câmara Municipal de Vereadores de Três Forquilhas, os vereadores Gélcio Sparremberger Witt, (PSD/presidente), Jairo de Melo (PSD), Ricardo Lima de Souza (Progressistas), Sérgio Prusch Witt (PTB), Almiro Witt de Aguiar (Progressistas), Odécio Evanir Jacoby Justin (MDB), Leonardo Mesquita Justin (MDB), Oli Sparremberger (Progressistas) e Silvério Beck Konig (Progressistas).

BOLETIM INFORMATIVO DACÂMARA MUNICIPAL DE

VEREADORES DE TRÊS FORQUILHAS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA

EDITAL Nº 49, de 28 de AGOSTO DE 2018CONVOCAÇÃO DE

CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIAO Prefeito Municipal de Terra de Areia, no uso de suas

atribuições, visando à contratação de monitores, por prazo determinado, amparado em excepcional interesse público,

com fulcro no art. 37, IX, da CF e arts. 232, 233, III e 234 da Lei Munici-pal Nº855/2000, Plano de Carreira e Editais 06/2018 e 11/2018, CONVO-CA para contratação temporária, os seguintes:

MONITORCOLOCAÇÃO NOME DO CANDIDATO NOTA DA PROVA25º JORDANA DOS REIS GOLDANI 67,5

1. DOS CARGOS1.1. A convocação destina-se à contratação emergencial, de acordo com

a tabela a seguir:Quant. Profissional Carga Horária Semanal Salário06 + CR Monitor 40 h/s R$ 923,59

Para tomar posse o candidato deverá apresentar documentação original ou fotocópia autenticada em cartório, que comprove o que segue abaixo:

• Cédula de Identidade;• CPF/CIC;• Carteira de Trabalho e PIS/PASEP;• Certidão de Nascimento ou Casamento (conforme o caso);• Certidão de nascimento de filhos menores de quatorze anos (se

houver);• Comprovante de Escolaridade;• Habilitação profissional para o cargo;• Certidão de Quitação Militar (para pessoas do sexo masculino);• Declaração de bens (poderá ser preenchida na prefeitura);• Comprovante de residência;• Título de Eleitor e comprovante de votação do último pleito ou

justificativa;• Uma fotos 3X4 recente;• Negativa de antecedentes criminais;• Atestado de boa saúde física, a ser fornecido por médico ou junta

médica do Município de Terra de Areia, ou, ainda, por esta designada, me-diante exame médico, que comprove aptidão necessária para o exercício do cargo, bem como a compatibilidade para os casos de deficiência física;

Declaração negativa de acumulação de cargo, emprego ou função pú-blica, conforme disciplina a Constituição Federal de 1988, em seu Art. 37, XVI e suas emendas. (poderá ser preenchida na prefeitura)

Para maiores informações pode-se acessar o Edital na íntegra através do site www.terradeareia.rs.gov.br.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE TERRA DE AREIARegistre-se e Publique-se.

ALUÍSIO CURTINOVE TEIXEIRAPrefeito Municipal

Apicampos mobiliza Apicultores em JaquiranaNa última semana a Apicampos, em Parceria com a EMATER e Secretaria de Agricultura

de Jaquirana, realizou um dia de Campo no município. O evento contou com a participação de 23 apicultores e autoridades do município. A programação do evento teve a abertura com a palestra sobre Gestão Rural, com o representante da EMATER, Pedro, e logo após duas palestras com o presidente da Apicampos, Gabriel Boeira, a primeira sobre sobre proje-tos da Apicampos para região e município e a outra sobre manejo apícola. O presidente ressaltou a importância destes encontros: “esta reunião foi a 5ª da região, e a 3ª em municípios diferentes, fizemos uma em Cambará do Sul em junho, uma em Ausentes em julho e agora em agosto em Jaquirana. Nas nossas últimas reuniões con-tamos com a participação de mais de 100 produtores”, reforçou o presidente. Os próximos municípios desta ação da Apicampos, em parceira com a EMATER e poder público, serão em Bom Jesus, no final do mês de setembro, e em São Francisco de Paula, no final de outubro. Ainda pra este mês de setem-bro estão marcadas as palestras sobre a importância das abelhas e Saúde da Mulher no município de Ausentes, dia 12 de setembro e 13 em Cambará do Sul, e para o dia 11 duas capacitações de primeiros socorros, em Jaquirana, e uma pro dia 13, em Cambará do Sul. Maiores informações e para se associar é só entrar em contato pelo fone 54997029399 ou pelo email [email protected].

Escritório de AdvocaciaAssessoriA jurídicA - direito público - eleitorAlAção de indenizAção por dAno mAteriAl e morAl

Acidente de trânsito - usucApião - cobrAnçAprevidenciáriA - sepArAção, divórcio.

Horário de atendimento: das 8H30min às 12H e 13H30min às 17H30min. edifício zorteA, AvenidA bArão do rio brAnco, 243/502 - fone (51) 3664.1873 - e-mAil: [email protected].

Dr. Ivo dos Santos Rocha - OAB N° 18354 - Drª Vivian Pereira Rocha - OAB N° 47971

Fique ligado na sua 99,5 MAMPITUBAFM, 100% NATIVA

Ligue (48) 3533 2000 e participe ao vivo do programa, com Valdeci Santos. WhatsApp: (48) 998080009

De segunda a sexta-feira, das 20 às 24h. Domingos 12h às 14h30min.Contatos comerciais: (48) 3583 0045 - 99915 7299.

JORNAL DO MAR REGIÃO 30/08/2018 - 16

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE ITATI

AVISO DE LICITAÇÃOPREGÃO PRESENCIAL Nº 011/2018

O MUNICÍPIO DE ITATI, RS, torna público, para conhecimento dos interessados que se encontra aberta a licitação na modalidade de Pregão Presencial para Registro de Preço, cujo objeto é a Locação de Ambu-

lância (Suporte UTI Básico e Avançado), conforme descrito e especificado no Edital. A data de abertura das propostas será no dia 18 de setembro de 2018, às 10hs00min. Cópias do Edital contendo detalhes poderão ser obtidas no site: www.itati.rs.gov.br. Maiores informações pelo fone (51) 3628-5104 ou 3628-5239.

Itati, 29 de agosto de 2018.FLORI WERB

Prefeito

Numa parceria entre Emater/RS-Ascar e Prefeitura Municipal, CRÁS e Grupos do PAIF, aconteceu mais um curso na área de alimenta-ção em Dom Pedro de Alcântara.

Desta vez foi na fabricação ca-seira de esfirras e pizzas, uma for-ma de incrementar a alimentação, reaproveitando sobras e criando re-ceitas atrativas, sempre buscando a

segurança alimentar das famílias.Participaram 20 mulheres agricultoras que

receberam apostila com receitas, elaborada pela extensionista Rural de Bem Estar Social, Marisete Gomes, da Emater/RS de Três Cacho-eiras. Novos cursos devem ser programados e realizados nos próximos meses.

Curso de fabricação de pizzas para dompedrenses

JORNAL DO MAR REGIÃO 30/08/2018 - 17

Igreja CristãO Evangelho de Cristo

Quartas e Domingos - Culto às 19hSociedade Glorinha

Fone: (51) 981517570AS OVELHAS

“Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (JO 10.11)

As ovelhas são os animais mais mencio-nados em toda Bíblia. Pode-se dizer que de toda Escritura, Ezequiel 34 é a passagem mais completa sobre ovelhas, falsos pastores, ver-dadeiros pastores, e Deus como Pastor.

As ovelhas são constantemente retratadas neste texto sem nenhuma descrição comoven-te nem inspiradora. As ovelhas são propensas a vaguear porque são insensatas; são propen-sas a seguir qualquer um que lhes guie por-que não têm discernimento. As ovelhas são propensas a serem humilhadas, sem receber água, alimento, ou abrigo para descanso. As ovelhas são tão indefesas que quase sempre são feridas e mortas sem sequer resistir. Os criadores de ovelhas dizem que se elas caírem em um buraco, e ficarem de pernas para cima, elas morrem sem conseguirem se virar; se en-trarem em algum rio, lago, ou açude, elas afun-dam por não conseguirem nadar.

Creio que Deus, em sua infinita Sabedoria, quis nos deixar um alerta quando nos compara com ovelhas. Ele deixa claro que precisamos de Seu cuidado, precisamos ser pastoreados pelo bom Pastor.

Se lidarmos com um bode, este tentará dar cabeçadas, tentará escapar; já a ovelha, coi-tada... parece que toda falta de sabedoria re-caiu sobre ela, qualquer um a leva para onde quiser! Talvez por isso que Jesus tenha dito: “E, quando o Filho de Homem vier em sua gló-ria, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bo-des as ovelhas. E porá as ovelhas à sua direi-ta, mas os bodes à esquerda. Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde benditos de meu Pai possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mun-do.” (MT 25.31-34)

Somente quando desistirmos de usar nossa sabedoria carnal para entender as coisas es-pirituais, quando paramos de dar cabeçadas, assim, e só assim, poderemos ser pastoreados pelo bom Pastor.

Jesus disse: “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me con-vém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.” (JO 10.16)

Quem sabe você faça parte dessas ovelhas que Jesus está procurando!

Amém!

Edital de Citaçãode Interessados, Ausentes, Incertos e Desconhecidos – Usucapião – 1ª Vara – Comarca de Torres – Prazo de: 20 (vinte) dias. Natureza: Usucapião – Processo: 072/1.15.0004166-7 (CNJ: 0009015-87.2015.8.21.0072). Autor: Ce-

lio Celio Rodrigues de Oliveira e outros. Objeto: Decla-ração de domínio sobre o imóvel a seguir descrito. Imó-vel: “Um terreno urbano, com benfeitorias, constituído de uma casa de alvenaria de cento e dezessete metros quadrados e trinta centímetros quadrados (117,30m²) e área anexa de alvenaria de noventa e quatro metros qua-drados e dezesseis centímetros quadrados (94,16m²), si-tuado nesta cidade, no lugar denominado como Praia We-bber, designado administrativamente como sendo o lote de número cinco (05) da quadra quatro (04), dentro do quarteirão formado pela Rua Antonio José Bittencourt, Rua Antonio Carlos R. Rocha, Rua Elpídio Webber e Rua Manoel Paulo Schardosim, lado ímpar, distante cinquen-ta e oito metros e cinquenta centímetros (58m;50cm) da esquina com a Rua Manoel Paulo Schardosim, medindo onze metros e vinte centímetros (11m;20cm) de frente a leste na Rua Antonio José Bittencourt por vinte e seis me-tros e setenta e cinco centímetros (26m;75cm) de frente a fundos, em ambos os lados; no lado sul divide-se com o lote de número quatro (04) de propriedade de Osmar Scheffer S. Cardoso; no lado norte divide-se com o lote de número seis (06) de propriedade de Margarete da Rosa Webber; nos fundos a oeste, na mesma medida da frente, entesta com o lote de número dezesseis “A” (16-A) de propriedade de Arlei da Rosa Webber, perfazendo uma área superficial de duzentos e noventa e nove metros qua-drados e sessenta centímetros quadrados (299,60m²).” Prazo de 15 dias para contestar, querendo, a contar do término do presente Edital (Art. 232, IV, CPC), sob pena de serem presumidos como verdadeiros os fatos alegados pelo(s) autor(es). Torres, 21 de agosto de 2018. Servidor: Andressa Padilha Soares. Juiz: André Sühnel Dorneles.

Vereador Progressista pede limpeza de canal em DPA

Segunda, em mais uma reunião ordinária, Câmara de Vere-adores de Dom Pedro de Alcântara, com a presença de todos os eleitos, não teve muita matéria para analisar.

Destaque para o Pedido de Providências nº 91/2018, do vereador Alexandre Webber, da Bancada do Progressista, so-licitando ao Executivo Municipal, que seja realizada a limpeza do canal de drenagem localizado na comunidade de Morro dos Leffas, ao lado da residência de Silvério Evaldt, próximo a en-trada do Espigão. Ainda pediu que a limpeza deste canal seja iniciada na galeria que faz a travessia da estrada pública e siga em direção ao morro. Na justificativa, explicou que “o referido pedido já foi solicitado anteriormente pela população local e ne-nhuma providência foi tomada até o momento, esta solicitação se justifica uma vez que, em dias de chuvas intensas as águas acabam invadindo as residências próximas ao canal”.

O Pedido de Providências nº 92/2018, também de Alexan-dre, solicitando que seja erguida a rua da Estrada Geral na comunidade de Hilários, na frente da residência de Ambrósio Maia Justo, igualmente foi encaminhado ao prefeito.

Legislativo dompedrense analisou ainda o Projeto de Lei nº 44/2018, do Poder Executivo, que “ALTERA A REDAÇÃO DA LEI MUNICIPAL Nº 217/2000, DE 29/08/2000”. Em votação, o Projeto foi aprovado por unanimidade.

Já o Projeto de Lei nº 03/2018, do Executivo, que “REVO-GA A LEI MUNICIPAL Nº 1.790/2017, de 19/04/2017, teve pedi-do de Vistas do vereador Paulo César Evaldt Hendler atendido pelo presidente Fabiano Justo.

Edital de Citaçãode Interessados, Ausentes, Incertos e Desconhecidos – Usucapião – 1ª Vara – Comarca de Torres – Prazo de: 20 (vinte) dias. Natureza: Usucapião – Processo: 072/1.17.0004051-6 (CNJ: 0007643-35.2017.8.21.0072). Autor:

Walter Borges de Mattos. Objeto: Declaração de domínio sobre o imóvel a seguir descrito. Imóvel: ‘’Um terreno rural com benfeitorias uma casa de Alvenaria de 135,00m² e um galpão de Alvenaria e madeira com 200,00m², situado neste município, na localidade Itapeva. Seu perímetro é composto de vértices com coordenadas georreferenciadas, con-frontantes, azimutes e medidas lineares, descrito da maneira a seguir: Partindo do vértice 0, de coordena-das Norte= 6.750.341,741 m e Leste= 620.327,713 m, deste segue confrontando com LOTEAMEN-TO PRAIA DA GUARITA II com azimute de 131°37’26,23’’ e distância de 458,85 m, até o vértice 1, de coordenadas Norte= 6.750.036,958 m e Leste= 620.670,709 m, deste segue confrontando com RS - PARQUE ESTADUAL DA ITAPEVA com azimu-te de 205°11’49,57’’ e distância de 69,17 m, até o vértice 2, de coordenadas Norte= 6.749.974,373 m e Leste= 620.641,262 m, deste segue confrontando com JOAO ELIAS DA SILVEIRA NETO com azi-mute de 312°03’28,78’’ e distância de 82,66 m, até o vértice 3, de coordenadas Norte= 6.750.029,745 m e Leste= 620.579,890 m, com azimute de 222°03’28,85’’ e distância de 19,52 m, até o vértice 4, de coordenadas Norte= 6.750.015,249 m e Les-te= 620.566,811 m, com azimute de 311°50’55,92’’ e distância de 48,54 m, até o vértice 5, de coordena-das Norte= 6.750.047,631 m e Leste= 620.530,656 m, com azimute de 42°03’28,51’’ e distância de 19,70 m, até o vértice 6, de coordenadas Norte= 6.750.062,259 m e Leste= 620.543,854 m, com azi-mute de 312°28’51,96’’ e distância de 349,24 m, até o vértice 7, de coordenadas Norte= 6.750.298,116 m e Leste= 620.286,290 m, deste segue confrontando com MILTON SILVEIRA COSTA com azimute de 43°30’59,72’’ e distância de 60,16 m, até o vértice 0, ponto inicial da descrição deste perímetro. Todos os dados acima apresentados estão georreferencia-do ao Sistema Cartográfico UTM no DATUM SIR-GAS2000’’ Prazo de 15 dias para contestar, que-rendo, a contar do término do presente Edital (Art. 232, IV, CPC), sob pena de serem presumidos como verdadeiros os fatos alegados pelo(s) autor(es). Tor-res, 12 de julho de 2018. Servidor, escrivão ofical ajudante. Juiz: Rosane Ben da Costa.

A partir do dia 03 de setembro Passo de Torres, passará a ter um espaço totalmente voltado à Educa-ção Ambiental. Trata-se do Espaço Mar. Será um lo-cal destinado para atividades educacionais atendendo estudantes e turistas com enfoque na preservação do patrimônio histórico e ambiental da região.

Apresentará exposição permanente com acervo di-versificado e rico de imagens e painéis explicativos da Planície Costeira, da Serra Geral e dos Cânions, coleções de minerais, rochas, fósseis, informações e exemplares da fauna e flora da região costeira, além de uma seção relacionada à pesca, com histórico da atividade pesqueira, diferentes artes de pesca, ‘coisa e história’ de pescadores além de trabalhar com rotei-ros turísticos e pedagógicos, voltado à interpretação da paisagem e do ambiente do Litoral Sul Catarinense

e Litoral Norte Gaúcho. A Coordenação do Espaço fi-cara a cargo do Oceanógrafo e Geógrafo Geraldo Me-deiros Lima e da Turismóloga e fotógrafa Taís Abel.

O Espaço Mar é uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente do Passo de Torres com a D&Z Urba-niza, que através de medida compensatória referente ao empreendimento Jardim América, pode viabilizar

o projeto. Segundo o Secretário de Meio Ambiente Roger Maciel “Passo de Torres passará a ter um es-paço para interpretação ambiental de nosso rico am-biente costeiro e um local para receber a comunidade e turistas, além disso, o Espaço ficará disponível para agendamento de reuniões e encontros desde que com assuntos voltados ao Meio Ambiente”.

Passo de Torres inaugura o seu Espaço Mar

JORNAL DO MAR CLASSIFICADOS 31/08/2018 - 18

(51) 36263895 - 993299808COMPRA - VENDE - TROCA - FINANCIATAMBÉM COM VENDAS DE CONSÓRCIOS MENEGALLI

www.jorgemotos.com.br

JORGE MOTOS

MOTO ANO CORYAMAHA R 1 2008 BRANCACBR 1000 RR 2011 REPSOLCBR 1000 RR 2008 BRANCACBR 600 RR 2008 PRETAGS 500 E 1998 PRETAXRE 300 2012 VERDEFAZER 250 2013 PRETACB 300 2010 VERMELHACB 300 2010 DOURADACBX 250 TWISTER 2008 CINZACBX 250 TWISTER 2006 PRATACG 150 TITAN ESDI 2014 VERMELHACG 150 START 2015 VERMELHACG 150 FAN ESDI 2015 PRATACG 150 FAN ESDI 2014 PRETACG 150 FAN ESDI 2014 VERMELHACG 150 FAN ESI 2013 PRETACG 150 FAN ESI 2011 PRATACG 150 FAN ESDI 2011 PRATACG 150 FAN ESI 2011 BORDÔCG 125 KS 2014 VERMELHAXTZ 125 E 2009 VERMELHAFACTOR 125 ED 2014 BRANCABIZ 125 EX 2013 BRANCABIZ 125 EX 2012 GRAFITEBIZ 125 ES 2013 ROSABIZ 125 ES 2012 PRETABIZ 125 ES 2009 PRETAPOP 100 2007 PRETACRYPTON 115 E 2012 PRATA

DESTAQUES DA SEMANA*AGORA NA JORGE MOTOS ESTAMOS TRABALHANDO COM VENDAS DE MOTOCICLETAS HONDA 0 KM, TODAS AS CO-RES E MODELOS, MELHOR AVALIAÇÃO DA SUA USADA NA TROCA, SEGUE ABAIXO ALGUNS DESTAQUES DA SEMANA.*FAN 160 ESDI, 2018/2018 0 KM, NAS CORES VERMELHA, PRETA OU BRANCA, COM ENTRADA DE R$ 4.100,00 E ASSU-ME MAIS 38 PRESTAÇÕES DE R$ 335,81 , COM EMPLACA-MENTO, CAPA DE CHUVA E CAPACETE GRÁTIS .*BRÓS 160, SOMENTE COM PARTIDA ELÉTRICA, 2018/2018 0 KM, NAS CORES PRETA OU BRANCA, COM ENTRADA DE R$ 5.300,00 E ASSUME MAIS 38 PRESTAÇÕES DE CONSÓR-CIOS NO VALOR DE R$ 336,00 CADA. COM EMPLACAMEN-TO, CAPA DE CHUVA E CAPACETE GRÁTIS .*BIZ 125 EX, 2018/2018 0 KM, NAS CORES BRANCA, VERME-LHA, LARANJA OU PRETA, COM ENTRADA DE R$ 4.500,00 E ASSUME MAIS 38 PRESTAÇÃO DE R$ 336,00, COM EMPLA-CAMENTO GRÁTIS .OBS.: RECEBO A SUA MOTO USADA NA TROCA.

REPASSEFAZER 250 2008 VERMELHA (R$ 5.000,00)FAZER 250 2007 AZUL (R$ 5.000,00)CBX 250 TWISTER 2005 PRATA (R$ 5.000,00)FALCON 400 2008 PRETA (R$ 8.000,00)BIZ 125 ES 2009 PRETA (R$ 4.000,00)

ACEITODOAÇÃO

DE MÓVEIS USADOS

(51) 986482711 (OI), 981498340 (TIM), com

Walter.

AVENIDA CASTELO BRANCO, 571, IGRA, TORRES/RS, EM FRENTE AO SUPER MACROMIX.

VIAGEM PARA TERMAIS DE

MACHADINHO(águas termais)

Saída de Torres dia 18/10/2018, às 5 horas da manhã, chegando no Ho-tel no final do dia para o jantar. Refeição completa inclusa no Termas Park Hotel. Retorno a Torres dia 22/10, após café da manhã.Telefones p/ contato: (51) 9 9629-8735 (Adão) e (51)

9 9430-2415(Odete).UMA BOA VIAGEM!

ALUGO CASA NA ITAPEVATrês quartos, sala, cozinha, dois banheiros, garagem,

área de serviço, sem mobília.Só R$ 500,00 mês. Tratar no Jornal do Mar ou com

José, pelo fone 998435690.

SÓ R$ 15 MIL

Vendoterreno no São Brás,

Torres, medindo 12x30m. Tratar pelos fones (51) 999738511 ou

36643198.VENDO TERRENOno bairro Jardim Monte

Carlo, em Torres, escritu-rado, impostos em dia, só

R$ 15 mil.Tratar fone (51)

991479247.

EXCELENTES IMÓVEIS

Apto no centro, 02 dormitórios com suíte, box de garagem, mobiliado. R$ 500.000,00.___________________________________

Apto no centro próximo à tudo, 02 dor-mitórios com suíte, box de garagem, mobi-liado com vista para o mar. R$ 690.000,00.___________________________________

Apto no centro próximo á tudo, 02 dor-mitórios com suíte, box de garagem, mobi-liado com vista para o mar. R$ 690.000,00.___________________________________

Loja comercial no centro para alugar re-formada com banheiro e mezanino. Aluguel + taxas.

51 98102.5791Claudio Nuñez – Creci 18.141

PERDA DE BLOCO DO PRODUTOR

Ozi Prisch Knewitz, morador de Linha Pedra Branca, comunidade de Boa União, em Três Forquilhas, comunica que perdeu, após incêndio em sua casa, com perda total, o Bloco de Produtor Rural Inscrição Estadual 4201014273, P 178, de número inicial 418981, na data de 23/06/2018, con-forme ocorrência nº 74248/2018, feita pela guarnição do 9º BBM/2ªCIA/3ºPEL, de Ter-ra de Areia, que esteve no local.

ALUGO CASA EVENDO TERRENO

na Itapeva Sul. A casa mobiliada, dois quartos, só R$ 700,00. O terreno lado do Jornal do Mar,

só R$ 68 mil. Tratar com José, 998435690.

TRABALHOCOMO PEDREIROe serviços gerais de obra.

Contato com OdairLeffa, fone (51)

991153856

EDITAL DE PROCLAMASPor esta publicação, faz-se saber que

pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo Artigo 1.525, nºs I, III, IV e V, do Código Civil Brasileiro,

DOMINGOS PEREIRA ELUCIANE DE SOUZA

Ele viúvo, natural de Torres, residente e domiciliado em Torres. Ela solteira, natural de Cascavel/PR e residente e domiciliada em Torres. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Torres, 20 de agosto de 2018.Ruy Luiz de Freitas Filho

Oficial do Registro Civil de Torres

JORNAL DO MAR ESPORTES 30/08/2018 - 19

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA

EDITAL Nº 50, de 28 de AGOSTO DE 2018CONVOCAÇÃO DE

CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIAO Prefeito Municipal de Terra de Areia, no uso de suas

atribuições, visando à contratação de monitores, por prazo determinado, amparado em excepcional interesse público,

com fulcro no art. 37, IX, da CF e arts. 232, 233, III e 234 da Lei Munici-pal Nº855/2000, Plano de Carreira e Editais 06/2018 e 11/2018, CONVO-CA para contratação temporária, os seguintes:

MONITORCOLOCAÇÃO NOME DO CANDIDATO NOTA DA PROVA26º RENATO TRISCH 67,5

1. DOS CARGOS1.1. A convocação destina-se à contratação emergencial, de acordo com

a tabela a seguir:Quant. Profissional Carga Horária Semanal Salário06 + CR Monitor 40 h/s R$ 923,59

Para tomar posse o candidato deverá apresentar documentação original ou fotocópia autenticada em cartório, que comprove o que segue abaixo:

• Cédula de Identidade;• CPF/CIC;• Carteira de Trabalho e PIS/PASEP;• Certidão de Nascimento ou Casamento (conforme o caso);• Certidão de nascimento de filhos menores de quatorze anos (se

houver);• Comprovante de Escolaridade;• Habilitação profissional para o cargo;• Certidão de Quitação Militar (para pessoas do sexo masculino);• Declaração de bens (poderá ser preenchida na prefeitura);• Comprovante de residência;• Título de Eleitor e comprovante de votação do último pleito ou

justificativa;• Uma fotos 3X4 recente;• Negativa de antecedentes criminais;• Atestado de boa saúde física, a ser fornecido por médico ou junta

médica do Município de Terra de Areia, ou, ainda, por esta designada, me-diante exame médico, que comprove aptidão necessária para o exercício do cargo, bem como a compatibilidade para os casos de deficiência física;

Declaração negativa de acumulação de cargo, emprego ou função pú-blica, conforme disciplina a Constituição Federal de 1988, em seu Art. 37, XVI e suas emendas. (poderá ser preenchida na prefeitura)Para maiores informações pode-se acessar o Edital na íntegra através do

site www.terradeareia.rs.gov.br.GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA

Registre-se e Publique-se.ALUÍSIO CURTINOVE TEIXEIRA

Prefeito Municipal

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA

EDITAL Nº 48, de 28 de AGOSTO DE 2018CONVOCAÇÃO DE

CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIAO Prefeito Municipal de Terra de Areia, no uso de suas

atribuições, visando à contratação de monitores, por prazo determinado, amparado em excepcional interesse público,

com fulcro no art. 37, IX, da CF e arts. 232, 233, III e 234 da Lei Munici-pal Nº855/2000, Plano de Carreira e Editais 06/2018 e 11/2018, CONVO-CA para contratação temporária, os seguintes:

MONITORCOLOCAÇÃO NOME DO CANDIDATO NOTA DA PROVA24º VALNEI ALMEIDA DE DEUS 67,5

1. DOS CARGOS1.1. A convocação destina-se à contratação emergencial, de acordo com

a tabela a seguir:Quant. Profissional Carga Horária Semanal Salário06 + CR Monitor 40 h/s R$ 923,59

Para tomar posse o candidato deverá apresentar documentação original ou fotocópia autenticada em cartório, que comprove o que segue abaixo:

• Cédula de Identidade;• CPF/CIC;• Carteira de Trabalho e PIS/PASEP;• Certidão de Nascimento ou Casamento (conforme o caso);• Certidão de nascimento de filhos menores de quatorze anos (se

houver);• Comprovante de Escolaridade;• Habilitação profissional para o cargo;• Certidão de Quitação Militar (para pessoas do sexo masculino);• Declaração de bens (poderá ser preenchida na prefeitura);• Comprovante de residência;• Título de Eleitor e comprovante de votação do último pleito ou

justificativa;• Uma fotos 3X4 recente;• Negativa de antecedentes criminais;• Atestado de boa saúde física, a ser fornecido por médico ou junta

médica do Município de Terra de Areia, ou, ainda, por esta designada, me-diante exame médico, que comprove aptidão necessária para o exercício do cargo, bem como a compatibilidade para os casos de deficiência física;

Declaração negativa de acumulação de cargo, emprego ou função pú-blica, conforme disciplina a Constituição Federal de 1988, em seu Art. 37, XVI e suas emendas. (poderá ser preenchida na prefeitura)

Para maiores informações pode-se acessar o Edital na íntegra através do site www.terradeareia.rs.gov.br.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE TERRA DE AREIARegistre-se e Publique-se.

ALUÍSIO CURTINOVE TEIXEIRAPrefeito Municipal

Se vencer também o segundo turno, acaba o Campeonato. O ECAS será o campeão de 2018 do Municipal de futebol de campo de Arroio do Sal.

E, na penúltima rodada da fase classificatória da Taça Wanderley Fachel Dias, que aconteceu no último domingo, 26 de agosto, no Campo Silvino Bolzan, em Areias Brancas, definiu apenas uma vaga (a do ECAS, campeão do primeiro turno) para as semifinais e deixou o campeonato ainda mais emocionante, pois seis times chegam a últi-ma rodada brigando por três vagas.

No primeiro confronto, o ECAS encarou a equipe do União da Vila, que vinha com 100% de aproveitamento no returno. No entanto, ditou o ritmo da partida, abriu o placar no início do pri-

meiro tempo e conseguiu controlar as investidas da Campeã da Recopa. Com o passar do tempo, ampliou o placar e encerrou o jogo com uma vitó-ria de 3 a 0, o que lhe deixa em uma situação mais confortável, pois além de se ser a única invicta da competição, é a única a garantir uma vaga para as semifinais com uma rodada de antecedência.

No segundo jogo, a Areias Brancas confirmou o favoritismo, venceu por 7 a 0 a equipe da Praia Azul, que é a única que chega a última rodada sem chances de chegar as semifinais. O destaque da partida ficou por conta de Gustavo, volante da Areias Brancas e autor de quatro gols.

A última rodada acontece no próximo domin-go (02), em duas frentes. Confira:

no campo do Estádio Dorvalino Monteiro da

Cunha (União da Vila),13h15min - Areias Brancas x Figueirinha,15h15min - União da Vila x Millonários;Estádio Jovino Alves Pereira (Ecas),13h15min - Rondinha x Praia Azul,15h15min - Ecas x Atlântico.Organização do Campeonato é da Prefeitura.

No quadro abaixo, confira a classificação:

ECAS já garantiu sua presença na semifinal da Taça Wanderlei Fachel

JORNAL DO MAR ESPORTES 23/08/2018 - 19

(51) 9995686751WHATSAPP - TECNOLAR -SETOR DE VENDAS

JORNAL DO MAR TRÊS FORQUILHAS 30/08/2018 - 20

Fones 96152667 e 36055256, Trevo Itapeva Sul (frente Bomagg) em Torres.

Ofertas especiais e a cada R$ 50,00 em compras, ganhe cupons para concorrer a vários prêmios.

MISSÃO NOVA VIDAhttp://www.bjnewlife.org/portuguese

Ver. Paul C. Jong

JUSTIÇA

Oferta sem defeito

Transferência de pecados através da

imposição de mãos

Derramamento de sangue para

completar a expiação dos

pecados

Cordeiro Sacrifical de Deus:

Jesus Cristo

Trasferência dospecados (passado, presente e futuro)

do mundo paraJesus Cristo através da

imposição dasmãos de João

Batista no Rio Jordão

Derramamento de sangue para completar de sangue para completar a

expiação dos pecados

Velho Testamento (Tabernáculo)

Novo Testamento (Rio Jordão)

Jesus Cristo nasceu em uma manjedoura envolto em panos. Porquê? Por que Jesus é o Amor de Deus por nós e isso é universal e revelado a todos e na manjedoura porque somos iguais animais e irracionais nascidos com pecados, mas e os panos? Os panos são para esconder seu Plano de Salvação e só revelar à quem realmente procurá-lo, ou seja, é a Justiça de Deus cumprida por João Batista e Jesus Cristo no Rio Jordão, onde aquele passou nossos pecados para Este com a imposição de mãos para Seu Corpo e por isso pagou com precioso Sangue. Site para pedidos de LIVROS GRATUITOS-www.nlmbrasil.com São 65 Títulos sobre a JUSTIÇA DO SENHOR DA VIDA. A Lei da Vida.

Rua Antônio José Carlos,

74 - Cen-tro Mor-rinhos do Sul - Fone 36051082.

A Banda da Escola Professor Hermenegildo (alu-nos na foto abaixo) participou no último sábado do 4º Concurso Aberto de Bandas Marciais e Fanfarras do Litoral Norte, em Osório, a qual conquistou 5 troféus:

• 2º lugar na categoria de Banda de Percussão Mar-cial com Instrumentos Melódicos Simples Infanto--Juvenil;

• 3º Lugar na Categoria de Corpo Coreográfico

Infanto-Juvenil;• 2º Lugar na Categoria de Melhor Baliza;• Troféu Destaque de Alegorias;• Troféu de Melhor RegênciaA direção da Escola e alunos agradecem o apoio da

Secretaria de Educação, do município de Três Forqui-lhas, ao disponibilizar o ônibus e motorista e também a Sociedade de Melhoramento e Desenvolvimento

do Vale de Três Forqui-lhas que sempre apoia as ações da escola. A Banda é de extrema importância para a comunidade esco-lar, pois envolve os alu-nos com a música, com a convivência em grupo, estimula a responsabili-dade entre os jovens com superação a cada apre-sentação. Direção faz

ainda um agradecimento especial aos pais e amigos da escola que são incansáveis na ajuda à Banda.

“Parabéns Banda! Todos os participantes demons-traram muita dedicação e empenho ao concurso e va-leu todo o esforço, Três Forquilhas está de parabéns, destacou o vereador Oli Sparremberguer, segunda.,na Câmara de Vereadores, lendo trecho lhe encaminhado pela direção do Colégio.

Banda da Hermenegildo ganha 5 troféus em Osório

JORNAL DO MAR ESPORTES 30/08/2018 - 21

Agora em novo endereçoAvenida Paraguassu, nº 442, bairro Guarani,

fones (51) 993982531 (Claro) e 980334239.

- Limpezas anuais;- Aquecimento;- Piscinas fibra, alvenaria;- Equipamentos e acessórios;- Quimicos;- Aquecimento solar;Endereço: Avenida Paraguassu, nº275,

bairro Jardim Beira Mar. Capão da Canoa.Contatos (51)3625 1523

(51)999683955- Duca(51)997906528- Brenda

Venha fazer a festa na companhia denossas garotas.

Aberto a partir das 19 horas.Venha fazer a festa na

companhia de nossas garotas!Consumindo R$ 200,00 ou mais ganha um

cupom que concorre a um carro.Não fique de fora, venha para o Brilho da Noite.

Avenida Osmani Veras da Silveira, nº 270Bairro Santo Antônio, Capão da Canoa

Fone (51) 996004342

Montagem, balanceamento eacessórios em geral.

Rua das Violetas, 4284 - Capão Novo, Capão da Canoa/RS.

Mata-mata define os finalistas em MampitubaO São Luis, nas duas categorias, já está na de-

cisão. Neste fim de semana conhece seus adversá-rios na decisão do Municipal de futebol de campo de Mampituba. Jogos únicos, eliminatórios, acon-

tecem sábado e domingo. Confira a programação:sábado (1º de setembro), na Sede,

13h30min, aspirantes, Santanense x São Paulo;15h30min, titulares, Cruz de Malta x Floresta;

domingo (02), em Roça da Estância,13h30min, aspirantes, Floresta x São Manoel;

15h30min, titulares, São Paulo x Santanense.Resultados do último final de semana: sábado

- São Luiz 1x0 Floresta (aspirantes) e São Luis 5x1 Floresta (titulares);

domingo: São Paulo 2x2 Cruzeiro (aspirantes) e São Paulo 4x3 Cruzeiro (titulares).

Começa em Torres, dia 16 de setembro, o Campeo-nato Municipal de futebol de Campo 2018. A rodada inicia no Complexo Esportivo Mar Azul (bairro Getú-lio Vargas) com o confronto Mar Azul x Panela, nas categorias Aspirante e Titular, respectivamente com partidas marcadas para às 13h15min e 15h15min.

A realização do evento será uma parceria da Pre-

feitura de Torres, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, e da Liga de Futebol Torrense--LIFT. Com a cooperação firmada, a previsão é de que ocorra o maior Campeonato dos últimos anos.

Participarão será de 12 Clubes. Já estão divulgadas as três primeiras rodadas. A formação foi construí-da pela Prefeitura e LIFT que neste mês de agosto, trataram do assunto em encontros que contou com a participação do prefeito Carlos Souza, do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Alexandre Porcatt, do diretor de Esportes e Clubes, Dérick Machado, do pre-sidente da LIFT, Igor Bereta, entre outros. O objetivo é de incentivar a prática desportiva e criar opção de lazer e entretenimento à comunidade de Torres.

No quadro abaixo o que já está definido da tabela.

Futebol em Torres inicia dia 16

JORNAL DO MAR ESPORTES 30/08/2018 - 22

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA

HOMOLOGA resultado final do Processo Seletivo Simplificado, Edital nº 39/2018, para contratação

temporária para a função de MOTORISTA.O Prefeito Municipal, em exercício, no uso de suas atri-

buições legais, em conjunto com a Comissão de Processo Se-letivo Simplificado, nos termos da Portaria nº 353/2018 e em conformidade com o Edital de Processo Seletivo nº 39/2018, TORNA PÚBLICO o presente Edital o que segue:

1. HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL – Fica homologada a classificação final dos candidatos inscritos para o Pro-cesso Seletivo, aberto conforme Edital nº 39/2018 de contratação tempo-rária para atuar na função de monitor, conforme segue:

1.1 APROVADOS:COLOCAÇÃO INSCRIÇÃO NOME NOTA1º 009 RIVAEL DOS SANTOS INÁCIO 882º 001 JULIETTE TOME OLIVEIRA 873º 004 ELIVELTO DA SILVA ALVES 864º 010 EDUARDO CRUZ CARDOSO 845º 003 JACSON RODRIGUES HELBIG 836º 007 JEFFERSON KONIG MACIEL 837º 002 NATALICIO OSVALD 828º 006 ALEX KLIP SCHUARTZHAUPT 829º 013 DANIEL ENNES VARA DIAS 8010º 014 RIVAEL SOARES PORTO 8011º 005 DIVA MAINARDI VALANDRO 7412º 012 UILIAN PRUSCH DA SILVA 7313º 011 ANI GERMANN DA SILVA 67

1.2 REPROVADOS:INSCRIÇÃO NOME NOTA

1.2 AUSENTES:INSCRIÇÃO NOME008 Rodrigo Monteiro da Gama

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE TERRA DE AREIARegistre-se e Publique-se.

ALUÍSIO CURTINOVE TEIXEIRAPrefeito Municipal

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA

EDITAL Nº 47, de 27 de AGOSTO DE 2018CONVOCAÇÃO DE

CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIAO Prefeito Municipal de Terra de Areia, no uso de suas

atribuições, visando à contratação de monitores, por prazo determinado, amparado em excepcional interesse público,

com fulcro no art. 37, IX, da CF e arts. 232, 233, III e 234 da Lei Munici-pal Nº855/2000, Plano de Carreira e Editais 06/2018 e 11/2018, CONVO-CA para contratação temporária, os seguintes:

MONITORCOLOCAÇÃO NOME DO CANDIDATO NOTA DA PROVA23º DAIANA KONIG DOS SANTOS 67,5

1. DOS CARGOS1.1. A convocação destina-se à contratação emergencial, de acordo com

a tabela a seguir:Quant. Profissional Carga Horária Semanal Salário06 + CR Monitor 40 h/s R$ 923,59

Para tomar posse o candidato deverá apresentar documentação original ou fotocópia autenticada em cartório, que comprove o que segue abaixo:

• Cédula de Identidade;• CPF/CIC;• Carteira de Trabalho e PIS/PASEP;• Certidão de Nascimento ou Casamento (conforme o caso);• Certidão de nascimento de filhos menores de quatorze anos (se

houver);• Comprovante de Escolaridade;• Habilitação profissional para o cargo;• Certidão de Quitação Militar (para pessoas do sexo masculino);• Declaração de bens (poderá ser preenchida na prefeitura);• Comprovante de residência;• Título de Eleitor e comprovante de votação do último pleito ou

justificativa;• Uma fotos 3X4 recente;• Negativa de antecedentes criminais;• Atestado de boa saúde física, a ser fornecido por médico ou junta

médica do Município de Terra de Areia, ou, ainda, por esta designada, me-diante exame médico, que comprove aptidão necessária para o exercício do cargo, bem como a compatibilidade para os casos de deficiência física;

Declaração negativa de acumulação de cargo, emprego ou função pú-blica, conforme disciplina a Constituição Federal de 1988, em seu Art. 37, XVI e suas emendas. (poderá ser preenchida na prefeitura)Para maiores informações pode-se acessar o Edital na íntegra através do

site www.terradeareia.rs.gov.br.GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA

Registre-se e Publique-se.ALUÍSIO CURTINOVE TEIXEIRA

Prefeito Municipal

Desde o início as meninas da Pastor Voges já sabiam que a tarefa que enfrentariam não seria fácil. Jo-gariam contra times acostumados a chegar até a fase final, com melhores estruturas para treinamento vindo de maiores centros financeiro.

Mas mesmo assim elas fizeram um lindo papel, e representaram muito bem a Escola Pastor Voges e o município de Itati, trazendo pra casa um quarto lugar no vôlei feminino, categoria juvenil. Ou seja: entre 497 municípios existentes no Estado do RS, Itati é a 4ª força nesta categoria.

Os jogos ocorreram na cidade de Dois Irmãos, nos dias 24, 25 e 26 de agosto e contaram tanto com as finais do vôlei feminino como do masculino, além das finais do tênis de mesa. Na cerimônia de abertura (24) estiveram reunidos 280 atletas, representando mais de 15 cidades de todo o Estado. Durante os dias de competição, os atletas ficaram hos-pedados nas escolas 10 de Setembro, Arno Nienow e 29 de Setembro.

A delegação da Escola Pastor Vo-ges contou com as Professora Car-mem Marilete Torres Bittencourt e

Itati é a 4º Força do RS no Voleibol Feminino da Categoria JuvenilDóris Ranft e as seguintes alunas: Milena Carlos Hoffmann, Flora Werb, Rita Trisch, Izadora Flores da Silva, Camila Jacoby, Maila Konig, Kauane Camargo, Emili Cristina, Elen Bobsin, Elisa Schwartzhaupt, Duda Schwartzhaupt, Amanda Eberhardt. O professor Christian e as alunas Nicoli Hoffmann e Maria Clara Hoffmann também participa-ram das outras fases do JERGS, po-rém não se puderam fazer presente na etapa final.

Começou o futebolO 6° Campeonato Municipal de Fu-

tebol de Campo do Município de Itati, começou na tarde do último domingo (26). No primeiro jogo, Flamenguinho 1 x 1 Vilinha, gols de Murilo para o Flamenguinho e Vitinho para o Vilinha.

Na segunda partida, Amigos do Fu-tebol 1 x 2 União. Sudimar abriu o pla-car para o Amigos. Rodriguinho empa-tou de pênalti e Jeve virou, cobrando falta, para o União.

Domingo a competição segue Cos-ta do Morro com Bananeiras x Itati (13h30min) e Pinheirinho x União (15h30min. Competição é organizada pela Prefeitura Municipal,

Meninas de Itati, destaque no Estado

JORNAL DO MAR ESPORTES 30/08/2018 - 23

(51) 982384759 (TIM),986255070 (OI) ou 36645070.

Rua São Pedro, 1293, bairro Guarita, Torres.

Começa domingo o SerramarApontado pela direção da Liga como a Liber-

tadores da região, o Campeonato Serramar 2018 começa neste domingo.

E só com um jogo festivo. Em Santo Antônio da Patrulha, em seu estádio, o Serraria vai receber a visita do Tramandaí.

O jogo começa às 15h30min. Mas antes disto o presidente, Manoel Itamar Soares Dias (Barri-ga), comanda um cerimonial de abertura, a partir das13h, na Associação Recreativa Alvorada, na Costa do Miraguaia, com a presença de autorida-des convidadas.

O Guarani, representante de Torres, estréia em casa, dia 9, contra o Central, de Caraá. Ro-berto, o responsável pela montagem do time, está prometendo uma equipe forte.

O União da Vila, de Arroio do Sal, também estréia em casa, na Vila das Flores, dia 9, contra o GAO.

Rodada será completada com o jogo CCFC/

Xangri-Lá x Mar Azul, em Capão. O restante da tabela ficou assim:

dia 16 - Mar Azul x Guarani, Central x União da Vila, GAO x Serraria e Tramandaí x CCFC/Xangri-Lá;

23/09 - União da Vila x Mar Azul, Guarani x Tramandaí, Serraria x Central e CCFC/Xangri-Lá x GAO;

dia 30/09 - Tramandaí x União da Vila, Mar Azul x Serraria, Central x CCFC/Xangri-Lá e GAO x Guarani.

São oito times no Serramar. A princípio seriam dez, mas o União, de Itati, desistiu. e Capão da Canoa (CCFC) e Xangri-Lá, por medida de eco-nomia, optaram por se juntar.

Cada time, por sorteio, vai realizar quatro jo-gos na primeira fase. Os quatro de melhor cam-panha passam as semifinais, obedecendo-se então os critérios padrões numa melhor de duas parti-das, com 1º e 2º colocado jogando a 2ª em casa.

Morrinhos estréia com vitória no

Municipal de MS

Definidas as semifinais em Passo de TorresDomingo (dia 09), na Sede, no Estádio Mu-

nicipal, acontecem as semifinais do Campeonato Municipal de futebol de campo de Passo de Tor-res, este ano denominado de Taça Sinval de Jesus Espanhol e Sidnei de Jesus Espanhol.

Preliminar, às 13h, será entre Barra Velha e Bellatorres.

O jogo de fundo, às 15h, Beira Rio/Mercená-rios x Bigus.

Ninguém leva vantagem. Empatou: pênaltis.Não sai jogo neste final de semana porque tem

rodeio no Furacão.

Na fase de classificação, o time de melhor campanha foi o Barra Velha, que somou 9 pontos. O Beira Rio/Mercenários somou 7. Em terceiro lugar ficou o Bigus com 6 e em quarto o Bellator-res com 5. O América só somou um e foi o único time eliminado.

Vencedores do dia 9 vão disputar a finalíssima no dia 16, no mesmo local, quando será feita a entrega da premiação com a presença do prefeito Jonas Souza. O jovem Alan é quem está a frente da organização.

No último domingo (26), foi a vez da comuni-dade de Rio Bonito receber a rodada do Campe-onato Municipal de futebol de campo de Morri-nhos do Sul.

Enfrentamento desta vez foi entre Três Passos x Morrinhos.

Nos aspirantes, vitoria do Morrinhos por 2x0, gols de Guilherme e Luciano.

Na categoria titular o Morrinhos voltou a ven-

cer o Três Passos, porém pelo placar de 2x1.Os gols da Vitória foram marcados por Cássio e Már-cio Fominha. Alan marcou para o Três Passos.

Domingo dia 2 de setembro a bola volta rolar, desta vez será a comunidade de Costão que irá receber a rodada, Flor da Serra x Santa Terezinha, 13h30 iniciando a categoria aspirantes e as 15h30 a categoria titular.

BARBADÃO! VENDO DUASCASAS E UM KIT NET JUNTOS

Em Itapeva Norte, Torres, próximo ao mar.Duas casas grandes, cada uma com três quartos, sala, cozinha, banhei-

ro, área de serviço, área com churrasqueira, garagem fechada e pátio na frente. Ambas mobiliadas.

Mais um Kit Net com cozinha, quarto, banheiro, garagem com churras-queira, mobiliado.

Tudo só por R$ 250 mil, e aceito carro no negócio.Rua com calçamento.

Tratar direto com o proprietário, no Mercado La Família (frente Redemac Bomagg, em Itapeva) com Vanderlei, ou pelo WhatsApp (51) 996152667.

TELE ENTREGA GRÁTISAberto de segunda a sábado,

ao meio dia.Também BUFFET LIVRE e a KG e PF

( e Whats 999102308 e 996550975Itapeva Sul - Torres

R$

200,

00

Passo Magnus campeão em São João do SulNo último domingo, 26 de agos-

to, foram conhecidos os campeões do municipal de futebol de campo de São João do Sul 2018.

Na categoria aspirantes, jogo equilibrado entre Querência e Glori-nha. Final: 2x2, Tiago e Suli marca-ram os gols da Querência e Vinícius marcou os dois da Glorinha.

Com o empate o título foi decidi-do nas penalidades, onde a Querên-cia foi mais eficiente e venceu por 4x3.

DEU PASSO - Na final da ca-tegoria titular, jogo tecnicamente muito forte. Glorinha x Passo Mag-nus realizaram uma partida digna de uma decisão.

Foi decidido apenas no detalhe. Boa parte do jogo quem buscou mais o gol foi a equipe da Glorinha, que em alguns lances de perigo pa-rou no goleiro Pedro Paulo, do Pas-so Magnus. Teve um lance também

que a bola encontrou a trave.No segundo tempo, em um con-

tra-ataque, Nanine deu um passe para Ivan que carregou a bola e chu-tou no canto do goleiro Fernandinho e marcou o gol do título do Passo Magnus. O jogo foi arbitrado pelo árbitro Fifa, Anderson Daronco (foto a esquerda), que ainda no sábado (25), havia apitado no Serra Doura-da, Vila Nova 3x0 Goiás.

Ao término da partida foram en-tregues as premiações aos finalistas e destaques individuais, com a pre-sença do prefeito Moacir e do vice Edinho. Cerimônia foi coordenada por Lucas, o diretor de esportes do Município. Na foto abaixo, o Passo Magnus, campeão de 2018.