24
JM ANO XVIII - N° 982 - 09 de NOVEMBRO DE 2018 - R$ 2,50 TORRES - ARROIO DO SAL - CAPÃO DA CANOA - XANGRI-LÁ - TRÊS CACHOEIRAS - CAMBARÁ DO SUL - DOM PEDRO DE ALCÂNTARA - TER- RA DE AREIA - MORRINHOS DO SUL - MAMPITUBA - MAQUINÉ - ITATI - TRÊS FORQUILHAS - SÃO JOÃO DO SUL - PASSO DE TORRES. ODONTOLOGIA Cinthya Guarienti Mestre em Odontopediatria Aparelhos Ortodônticos Odontologia Estética CRO 14030 Daniel Guarienti Especialista em Implantes Dentários Mestre em Endodontia Tratamento de Canal CRO 13245 FONOAUDIOLOGIA Paula Reck Rodrigues Fonoaudologia Especialista em Audiologia Aparelhos Auditivos CRFa 8595 facebook/clinicacuidar JORNAL DO MAR Email: [email protected] - [email protected] - FONES 36055159 e 998435690 O JORNAL MAIS PREMIADO DE TORRES E DE MAIOR CIR- CULAÇÃO NO LITORAL NORTE ASSALTOS, TIROTEIOS, MORTE, SEMANA AGITADA NA REGIÃO Guigo chegou a ser preso, suspeito de ter participado da morte de empresário Vander- lei, em Torres, dia 26 de outubro, mas foi solto e agora, baleado em per- seguição, está morto. Matérias resumidas de polí- cia na página 4. Em Três Forquilhas até a grade da janela arrancaram. Populares acreditam que foram mais de 200 tiros de armas como uma metralhadora. Mais lembrados de Torres recebem seus troféus hoje Pesquisa feita pela Ulbra apontou os melhores do ano em Torres em 87 segmentos. Premiação será entrgue pela CDL em festa esta noite (09 de novembro) na SAPT. Página 2.

Upload: vanxuyen

Post on 11-Nov-2018

242 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/jm982-min.pdf · EM TORRES - Sobre presidente de Câma- ... da qual agora

JMANO XVIII - N° 982 - 09 de NOVEMBRO DE 2018 - R$ 2,50

TORRES - ARROIO DO SAL - CAPÃO DA CANOA - XANGRI-LÁ - TRÊS CACHOEIRAS - CAMBARÁ DO SUL - DOM PEDRO DE ALCÂNTARA - TER-RA DE AREIA - MORRINHOS DO SUL - MAMPITUBA - MAQUINÉ - ITATI - TRÊS FORQUILHAS - SÃO JOÃO DO SUL - PASSO DE TORRES.

ODONTOLOGIACinthya GuarientiMestre em OdontopediatriaAparelhos OrtodônticosOdontologia Estética

CRO 14030

Daniel GuarientiEspecialista em Implantes DentáriosMestre em EndodontiaTratamento de Canal

CRO 13245

FONOAUDIOLOGIAPaula Reck RodriguesFonoaudologiaEspecialista em AudiologiaAparelhos Auditivos

CRFa 8595

facebook/clinicacuidar

JORNAL DO MAREmail: [email protected] - [email protected] - FONES 36055159 e 998435690

O JORNAL MAIS PREMIADO DE TORRES E DE MAIOR CIR-CULAÇÃO NO LITORAL NORTE

ASSALTOS, TIROTEIOS, MORTE, SEMANA AGITADA NA REGIÃO

Guigo chegou a ser preso, suspeito de ter participado da morte de empresário Vander-lei, em Torres, dia 26 de outubro, mas foi solto e agora, baleado em per-seguição, está morto.

Matérias resumidas de polí-cia na página 4.

Em Três Forquilhas até a grade dajanela arrancaram. Populares acreditam

que foram mais de 200 tiros de armas como uma metralhadora.

Mais lembrados de Torres recebem seus troféus hoje

Pesquisa feita pela Ulbra apontou os melhores do ano em Torres em 87 segmentos. Premiação será entrgue pela CDL em festa esta noite (09 de novembro) na SAPT. Página 2.

Page 2: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/jm982-min.pdf · EM TORRES - Sobre presidente de Câma- ... da qual agora

09/11/2018 - 02

OPINIÃO JORNAL DO MARFundado em 11/03/2000 - Jornalista responsável:

José dos Santos, RP 7929. Site: www.jornaldomar.com.brRua General Flores da Cunha, nº 915, Itapeva Sul.

FONES (51) 36055159 - 998435690. Assinaturas com Antônio, 995551446.Contato em Capão da Canoa: John Dieder, 999531917.

E-mail: [email protected] ou [email protected]

Entre em contato conosco pelos fones36643544 ou 999161020

WWW.torresimoveis-rs.com.br ouemail: [email protected]

Avenida Silva Jardim 34, Loja 03, Centro, Torres/RS

José dos Santos

Algo tem que mudar na Câmara de Arroio do Sal

Faz tempo venho sugerindo mudanças no Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Arroio do Sal. Na verdade, anos. Me ignoram.

Mas olhem, se algo não for feito, e com ur-gência, do que a pouco vamos ter notícias de algo pior por lá.

Os vereadores tem tempo demais para fa-larem (17min), discutem demais todos os Pro-jetos que entram na Casa, por duas, três, e até às vezes em mais Sessões. Discutem também Indicações.

E aí se armam de motivos para começarem a se contestarem. Não há tanta coisa assim para ser discutida e aí o jeito é mesmo começar a fa-lar coisas desnecessárias. E daí surgem intrigas, desavenças.

Deixo mais uma vez minha dica para que o Regimento Interno seja refeito. Sugiro que pe-guem o de Torres e copiem. As reuniões aí serão enxutas, objetivas. Não vão durar mais do que 2h. Atualmente se vê Sessões com até 3h30min. Faz anos acompanho todas as Câmaras da re-gião. Se quiserem me prontifico a dar ideias. Deixar como está não dá, a Câmara de Arroio do Sal é disparado a pior da região, não sei se não é do RS.

ASSESSORES - Outra coisa que tem que mudar por lá é o número de assessores. Eles falam do prefeito que tem excesso de funcioná-rios na Prefeitura, mas na Câmara de Arroio do Sal, como disse a vereadora Rejane, “não é por falta de gente, tão saindo pelo ladrão”.

Ainda de lá, um palpite: próximo presidente será o Carlos Dias. A Rejane quer este cargo, mas o prefeito deve intervir e exigir o Carlos na presidência. Pelo combinado inicialmente ele já deveria ser este ano.

EM TORRES - Sobre presidente de Câma-ra, na primeira segunda-feira de dezembro va-mos conhecer também o da Câmara de Torres. O Gimi já se lançou e acho que deve levar.

Sabe dirigir o Legislativo como ninguém, já mostrou isto várias vezes. E seria bom para a administração que mantém assim o MDB como um aliado e pode então propor Projetos arroja-dos, delicados, sem medo de ser contestado por uma oposição raivosa que só vota contra por votar.

Aliás, isto não acontece em Torres atualmen-te. Os 13 vereadores tem se saído muito bem.

Noite de se premiar os 87 mais lembrados de Torres em 2018

Promoção tradicional e consagrada da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) de Torres, a 17ª edição do Méri-to Empresarial Lojista, che-ga o seu dia especial.

Hoje (09), na SAPT, a partir das 20h30min, serão entregues os prêmios aos 87 segmentos mais lembra-dos do Município no ano de 2018.

A promoção tem o apoio do Sindilojas e a parceira fundamental da Ulbra Tor-res, que, por seu Curso de Administração e ADEM Jú-nior, faz a pesquisa em cam-po, no estilo de uma pesqui-sa eleitoral.

Juares Matos, presidente da CDL, agradece os parcei-ros e empresas que colabo-ram e revela ter um sonho: conseguir para 2019 um pa-trocinador forte, para que os agraciados (veja quadro ao lado), possam receber seus troféus sem investir muito.

Entre as empresas mais lembradas de 2018 está, de novo, o JORNAL DO MAR. Desde 2010 o nosso meio de comunicação é eleito o me-lhor e levanta este troféu.

No ramo de comunicação, destaque ainda para a Rádio Maristela. O segmento rádio entrou no Mérito faz quatro anos e desde então só a Ma-ristela vence.

Expectativa é de participa-ção de mais de 500 pessoas. Salão de festas da SAPT deve lotar. Maioria das empresas leva em média 5 pessoas da equipe.

Page 3: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/jm982-min.pdf · EM TORRES - Sobre presidente de Câma- ... da qual agora

JORNAL DO MAR 09/11/2018 - 03TORRES

* Asma/Bronquite* Tosse crônica* Gripes frequentes* Alergias respiratórias* Raio X/Espirometria

Dr. Carlos Antonio Castilhos Villanova - CRM 17338Médico do serviço de doenças pulmonares da Santa Casa

Torres: Clínica Pró-Saúde, Manoel Fortunato de Souza, 78, ( 36261756.

Capão da Canoa: Clínica Dom Guanella, Ave-nida Ubirajara, 678, ( 36651198.

Mês de outubro é marcado pela solidariedade na Casa de AcolhimentoO mês de outubro foi marcado por muita solidariedade

e alegria na Casa de Acolhimento Estrela Guia. Em come-moração ao Dia das Crianças, foi grande a participação de voluntários que foram até a Casa ou colaboraram com brin-quedos, roupas, alimentos e, principalmente, com o abraço fraterno nas crianças que ali se encontram acolhidas.

O dia 12 começou com muita alegria com a visita do Moto Club Abutres, em seguida partiram para uma come-moração no Lions Club, organizada pela voluntária Cátia, que com a colaboração de amigos e parceiros lojistas de Torres e Passo de Torres, proporcionou um belíssimo dia

para as crianças com muita diversão, doces e presentes. Ainda no decorrer do mês de outubro, a Casa recebeu doações do Estúdio Strik Art, que fez uma campanha para arrecadação de roupas, brinquedos e alimentos. Foram muitas as doações que fizeram a alegria das crianças.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Di-reitos Humanos agradece a todos que contribuíram para o bem-estar das crianças. A Secretaria também destaca

a atuação dos voluntários dos municípios de Torres, Arroio do Sal e Três Cachoeiras e demais colaboradores que parti-ciparam de maneira anônima. Ainda agradece ao Poder Pú-blico: Juizado da Infância e Juventude e Ministério Público de Torres que também contribuíram com doações.

A Casa de Acolhimento Estrela Guia é um serviço que oferece acolhimento provisório para crianças e adolescen-tes, afastados do convívio familiar.

O afastamento se dá por meio de medida protetiva de abrigo, em função de abandono ou cujas famílias ou res-ponsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. As crianças e adolescentes permanecem no local, até que seja viabilizado o

retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibi-lidade, têm encaminhamento para família substituta.

Page 4: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/jm982-min.pdf · EM TORRES - Sobre presidente de Câma- ... da qual agora

JORNAL DO MAR 09/11/2018 - 04POLÍCIA

Escritório de AdvocaciaAssessoriA jurídicA - direito público - eleitorAlAção de indenizAção por dAno mAteriAl e morAl

Acidente de trânsito - usucApião - cobrAnçAprevidenciáriA - sepArAção, divórcio.

Horário de atendimento: das 8H30min às 12H e 13H30min às 17H30min. edifício zorteA, AvenidA bArão do rio brAnco, 243/502 - fone (51) 3664.1873 - e-mAil: [email protected].

Dr. Ivo dos Santos Rocha - OAB N° 18354 - Drª Vivian Pereira Rocha - OAB N° 47971

Resposta desta edição

Igreja CristãO Evangelho de Cristo

Quartas e Domingos - Culto às 19hSociedade Glorinha

Fone: (51) 981517570

A BUSCA“Este povo honra-me com os lábios, mas o seu

coração está longe de mim. Em vão me adoram, en-sinando doutrinas que são preceitos de Homens”. (MT 15.8,9).

“Vem à hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verda-de, porque o Pai procura a tais que assim o ado-rem” (JO 4.23).

C. S. Lewis escreveu uma frase interessante em um de seus livros: “O homem já teve a verdadei-ra felicidade, da qual agora resta apenas o sinal e o espaço vazio, que ele tenta, em vão, preencher com as coisas ao seu redor, procurando em coisas ausentes à ajuda que não obtém nas coisas pre-sentes. Essas, porém, são todas incapazes, porque o abismo infinito pode ser preenchido somente por um objetivo infinito e imutável, ou seja, apenas pelo próprio Deus.”.

Lewis está dizendo que nossas buscas terrenas, nunca nos satisfarão, não importa quais sejam elas. A mulher samaritana do evangelho de João busca-va prazeres em aventuras com homens, e nunca estava satisfeita, tinha uma sede interna que nin-guém podia satisfazer. Ao se encontrar com Jesus essa sede foi saciada e ela largou na hora aquela vida, e foi anunciar aos outros o que Jesus havia feito por ela.

Deus fala através do profeta Jeremias o se-guinte para o seu povo: “porque o meu povo fez duas maldades; a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas ro-tas, que não retém águas.” (JR 2.13). Quanto mais deixarmos Deus, mais iremos precisar das coisas deste mundo para nos satisfazer.

Deus disse a uma das suas tribos, por intermé-dio de Oséias: “Efraim dirá: Que mais tenho eu com os ídolos? Eu tenho ouvido e isso considerarei; eu sou como a faia verde, de mim é achado o teu fru-to.” (OS 14.8) Efraim quer dizer frutífero. A recla-mação de Deus aqui, é que Efraim estava se tor-nando independente de Deus, começando a buscar os seus próprios frutos, enquanto Deus os advertia como um Pai faz com seu filho, dizendo: “Filho, tu só achará fruto em mim”.

E essa promessa é válida ainda hoje, pois Jesus disse: “Qualquer que beber desta água, tornará a ter sede, mas qualquer que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para vida eterna” (JO 4.13,14).

Desistamos de nossas buscas vazias! Se somos filhos de Deus, estas coisas nunca irão preencher o lugar que só o Pai pode preencher.

Sheldon Vanauken, quando encontrou Jesus e desistiu de suas buscas vazias, escreveu um poe-ma que tenho escrito na capa da minha Bíblia para que eu nunca o esqueça: “Entre o provável e o pro-vado existem lacunas, uma fenda. Com medo de saltar, permanecemos ridículos”.

Então, observamos atrás de nós o chão afundar e pior, nosso ponto de vista esfacelar-se. O deses-pero desaponta... nossa única esperança: Saltar para o Verbo que abre o caminho fechado!

Durante muito tempo fiquei parado, tremendo, à beira dessa lacuna; por fim, não vendo escapatória, SALTEI!!!

“Tudo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”.

Amém!!!!

Teve de tudo na região, assaltos,morte, tiroteios, veículos queimados

Desde a última sexta-feira, região vive em estado de pânico. Já aconteceu de tudo, em se tratando de violência.

ARROIO DO SAL - Tudo começou em Rondinha, Arroio do Sal, por volta de 23h de sexta (02), bandidos atiraram na parede de vidro do Mercado Bolão, entra-ram e arrombaram o caixa eletrônico do Banrisul.

Na fuga tocaram fogo em um Fox que usavam, roubado, com placas clonadas e fugi-ram segundo testemu-nhas, numa Van branca.

IDOSO - Ainda em Arroio do Sal, nesta quarta (07), o delegado Adriano Pinto e sua equipe prenderam o terceiro acusado de assaltar e machucarem muito um casal de idoso, dia 18 de agosto último. Dois menores já haviam sido detidos e entrgues ao Ministério Público. Agora foi loca-lizado o adulto (foto) que partici-pou da ação.

TRÊS FORQUILHAS - Na noite de terça (06), cidade foi de novo colocada em estado de pânci-co. Bandidos metralharam a agên-cia do Banrisul. Segundo popula-res, que só escutaram, escondidos, foram mais de 200 tiros, nas paredes da agência e para o alto. Até a grade da janela foi arrebentada. Não foi informado se eles conseguriam levar algum dinheiro do caixa eletrônico.

CAMBARÁ - Nesta quarta (07), ao meio dia, pâ-nico tomou conta de cambaraenses. Bandidos armados

com fuzil fizeram de cidadãos um cordão humano e assaltaram a agência do Banrisul. Na fuga queimaram um carro e um caminhão. Foram em direção a Praia Grande/SC. BM da cidade, de Jaquirana, Vacaria e de municípios do Sul de SC se mobilizaram. Mas nada de êxito até fecharmos esta edição, ontem a noite.

TORRES, CIGARROS - 400 mil maços de ci-

garros foram apreendidos em dois caminhões, na últi-ma terça (06), na BR 101, em Torres. As mercadorias

contrabandeadas estavam escondidas entre cargas de laranja. A Polícia Rodoviá-ria Federal (PRF), abordou os veículos, no início da noite. Durante a fiscaliza-

ção de combate ao crime. Os caminhões tem placas de Sarandi e Novo Hamburgo. Os maços de cigarros estavam em aproximadamente 800 caixas. Cálculo é de que ali haviam sido investidos pelo menos R$ 400 mil. Os motoristas, os caminhões e a carga contraban-deada do Paraguai foram apresentados no plantão da PF em Porto Alegre.

MORTE - Mas o pior em Torres aconteceu na quarta a noite. Às 22h55min, guerra entre duas fac-ções, imagina-se, começou no Faxinal, próximo a Igreja, onde dois motociclistas e ocupantes de dois carros trocavam tiros, dei-xando a população assus-tada. Os carros saíram pela Estrada do Mar em dire-ção a Torres. Ao entrar na Avenida Castelo Branco, um Fiat Pálio (foto) com dois ocupantes capotou e foi alvo de vários disparos. O motorista chegou a ser socorrido mas morreu no Hospital. O outro tripulante, não se sabe em que estado, conseguiu fugir. O Citroen C3 com placa clonada, seguiu e capotou no trevo da Ulbra. Nele haviam cinco ocupantes que conseguiram escapar em direção a Ulbra, escondendo-se no mato.

A vítima, Tiago Carvalho da Costa (conhecido por Guigo), 29 anos (foto), chegou a ser socorrida, mas morreu no Hos-pital. Detalhe: ele já havia sido preso dia 26, suspeito de ser um dos três envolvidos no assassinato do empresário Vanderlei da Cunha Bereta, em frente ao seu Restau-rante Espaço Raro. Mas foi solto e agora está morto.

Segundo o capitão da Brigada Militar de Torres, Fábio Hax Duro, praticamente todo o efetivo do pelotão foi usado para tentar dar um basta a guerra. Até ontem, ao fecharmos a edição, não havia notícia de nenhum preso.

Page 5: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/jm982-min.pdf · EM TORRES - Sobre presidente de Câma- ... da qual agora

JORNAL DO MAR 09/11/2018 - 05ARROIO DO SAL

Só R$ 10,00Cortes Degradê, Fendi Social e muito mais!

VENHA ATUALIZAR SEU VISUAL,

FONE (51) 981327091Avenida José Bonifácio, 1135 (ao lado do Posto Primeiro)

Rua Joaquim Porto, nº 1468Centro de Torres (esquina com a Avenida do Riacho)

Avenida José Bonifácio,Nº 885 - Centro de Torres

RuaInácio Santos

de Matos,190,

Praiada Cal,Torres.

Avenida Indepen-dência,

1353 - Tor-res/RS.

Fones (51) 36265198 e 982879000.

M A RT I N SREFRIGERAÇÃO

Arroio do Salsediando a 8ª Taça Brasil de BochaComeçou ontem pela manhã, numa abertrua com muitas autoridades, segue hoje e deve terminar amanhã

a tarde ou domingo, na Sociaedade Amigos Areias Brancas (SAAB), em Arroio do Sal, a 8ª Taça Brasil de Bocha de Clubes Mas-ters. O campeonato reu-ne 24 times do Brasil, na Sociedade de Amigos de Areias Brancas (SAAB), em Arroio do Sal.

Na foto ao lado, bo-chistas que participam e organizam a competição.

Page 6: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/jm982-min.pdf · EM TORRES - Sobre presidente de Câma- ... da qual agora

JORNAL DO MAR 09/11/2018 - 06CRÔNICAS/ARTIGOS

PROGRAMAÇÃO DA PARÓQUIA SÃO DOMINGOSDIA 09 (HOJE, SEXTA-FEIRA) - 17h30min, missa na Capela do Hospital; DIA 10 (AMANHÃ, SÁBADO) - 16h, na comunidade Sagrado Coração de Jesus (Praia

Recreio); 18h, na Igreja São Domingos, com batizado; 19h, na Igreja Santa Luzia. DIA 11 (DOMINGO) - 7h30min, na Igreja São Domingos; 9h, na Igreja Santa Luzia, com

batizados e na comunidade Nossa Senhora dos Navegantes (Praia Real); 10h, na comu-nidade São Pedro (Bairro Aguas Claras); 10h30min, na Igreja Santa Luzia – 1° Eucaristia (Centro); 19h, na Igreja Santa Luzia e na comunidade Nossa Senhora das Dores (bairro Stan); 20h, na comunidade São Sebastião (bairro Jardim Eldorado).

DIA 13 (TERÇA-FEIRA) - 19h, na Igreja Santa Luzia. DIA 14 (QUARTA-FEIRA) - 19h, na Igreja Santa Luzia.DIA 15 (QUINTA-FEIRA) - 18h, na Igreja São Domingos; 19h, na comunidade Nossa

Senhora da Conceição (bairro Guarita).

Mensagem do BispoDom Jaime Pedro Kohl

Bispo de OsórioO óbolo da viúva

“Jesus estava sentado no templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas mo-edas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias. Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas mo-edas, que não valiam quase nada.

Jesus chamou os discípulos e disse: ‘Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros. Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.

Jesus está em Jerusalém, mais exatamente no Templo, centro religioso, político, econômico e ideológico da época. Ele se defronta com os doutores da Lei que representavam o centro ideológico de Israel.

Os doutores da Lei gostam de andar com roupas vis-tosas, ser cumprimentados nas praças, ocupar as primeiras cadeiras nas sinagogas, os melhores lugares nos banquetes. A viúva pobremente vestida não era reconhecida, não tinha cadeira cativa na sinagoga, nem era convidada nos banque-tes e sobrevive com muito pouco. Muitas vezes era explo-rada pelos doutores da lei para defendê-la.

Jesus está ali e observa como a multidão deposita moe-das no cofre. Marcos observa que muitos ricos davam mui-to. O que exaltava os egos e fazia sentirem-se abençoados por Deus.

Para Jesus os pobres são os verdadeiros adoradores de Deus: “esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. Todos deram do que tinham de so-bra, enquanto ela ofereceu tudo o que possuía para viver”.

Algumas lições para nós, hoje:- Quando fazemos nossa oferta para quem quer que seja

precisamos dar de coração se queremos glorificar o nome do Senhor e edificar os irmãos.

- A nossa oferta é santa e agradável a Deus quando da-mos do fruto do nosso trabalho.

- Doa muito quem ama muito e o faz com gratuidade, sem nada esperar em troca, sem que a mão direita saiba o que faz a esquerda.

- Pelo princípio da proporcionalidade, quem mais rece-beu é chamado a dar mais, sem por isso julgar-se melhor que os outros.

- O gesto da viúva lembra nosso compromisso com o dízimo. Estamos profundamente convencidos que o dízi-mo é a melhor forma para prover a todas as necessidades de manutenção e evangelização das nossas comunidades. O dízimo corretamente entendido e vivido cria sentido de pertença, faz a pessoa sentir-se comunidade. É a melhor e mais evangélica forma de viver a caridade cristã.

A alegria de partilhar faz nossa vida mais bonita, teste-munhal e abençoada. Experimenta e verás!

Dom Jaime Pedro KohlBispo DiocesanoPara refletir:1) Já estou fazendo a experiência do dízimo? É dizi-

mo mesmo, pensado, resultado de uma reflexão com minha família sobre qual pode ser nossa contribuição mensal e isso como algo sagrado, reservado a Deus e à comunidade?

2) As coletas das missas e as promovidas pela Igreja com objetivos específicos independe do dízimo. Costumo participar mesmo que seja com pouco, como a viúva do Evangelho?

3) Considero-me uma pessoa generosa e capaz de partilhar com jeito concreto de viver a fé?

Textos Bíblicos: 1 Rs 17,10-16; Mc 12,41-44; Sl 145(146).

Vida além da VidaNilton Moreira

O umbralMuitos de nós já conhecemos

através das leituras da madruga que grande parte da população da Terra é responsável pela existência do umbral. Local de-nominado de baixo padrão vibratório situa-se na crosta da Terra, mas só é visualizado por videntes ou por ocasião de nosso passamento, já que se en-contra no estado fluídico e não material denso que nos encontramos quando estamos encarnados, ou seja, agora por exemplo.

É o umbral um local de densidade fluídica bas-tante pesada, pois ali se encontram aqueles espíri-tos que se comprazem no mal, ou seja, as mesmas mentes maldosas que habitavam aqui na Terra co-nosco e só pensavam em prejudicar e entravar o progresso da humanidade, praticando atrocidades das mais diversas. Neste local, portanto, ficam impedidas de atingirem camadas mais elevadas, os desencarnados, numa e espécie de comunhão de ideias, a exemplo de nós que estamos vivendo na carne e nos juntamos por afinidades às pessoas maldosas.

É evidente que não ficam ai para sempre, pois como o Pai é misericordioso, envia mensageiros do bem para socorrê-los, mas a ajuda depende dos que ali estão, pois sabemos que muitos mesmo depois do passamento querem continuar a per-seguir os que ficaram neste plano. São os obses-sores como os denominamos, mas isso é assunto para outro artigo.

Aqui no mundo chamado dos “vivos” vemos pessoas que praticam maldades, drogando-se e, portanto cometendo crimes hediondos, e muitas vezes, mesmo que convidados a serem ajudados, recusam e preferem continuar cometendo o mal e acabam execradas em prisões. Assim também no umbral, quando lhes é estendida a mão em socor-ro, revoltam-se e recusam o auxilio dos benfeito-res de luz.

Quando a humanidade perseverar no bem e as mentes evoluírem suficientemente, certamente o umbral desaparecerá e existirá a felicidade plena, pois que a crosta terrestre ficará aclarada, e en-carnados e desencarnados irmanados numa psi-cosfera salutar possibilitarão reinar a nova Terra mencionada no Apocalipse. Mas isso ainda de-mandará tempo considerável.

Em síntese, umbral nada mais é que um local formado pelas mentes ruins que povoam a Terra. São os nossos pensamentos de mediocridade que dão o suporte para que a Terra Fluídica fique en-volta opacamente e aspecto lúgubre, quem sabe se assemelhando com o falado purgatório.

Que possamos nos esforçar filtrando nossos pensamentos, para que aconteça à tão sonhada evolução planetária no todo.

FALA PADRE LEONIR

[email protected]

ESMOLA OU DOAÇÃOO evangelho deste final de semana, (Mc 12,

38-44) 32º Domingo do Tempo Comum, traz o embate de Jesus com os doutores da lei e o episódio da oferta da viúva, que doa tudo que possui.

Jesus está no Templo, em Jerusalém e, aí se defronta com os que pretendem perpetuar os tempos de dominação e exploração do povo. Eles representam o centro ideológico de Israel, pois, sendo peritos na Bíblia, são também espe-cialistas no Direito, sabendo burlar as leis em seu benefício, explorando consequentemente os que não têm amparo legal. O mais grave de tudo isso é que, em nome da religião, os doutores da Lei exploravam as viúvas e os pobres. De fato, era tarefa deles servir de apoio legal às viúvas. Porém faziam isso “piedosamente”, exigindo pela prestação de serviço um pagamento tal, que as viúvas, muitas vezes, tinham de lhes ceder a propriedade. É o próprio Jesus quem afirma: “Exploram as viúvas e roubam suas casas, e para disfarçar fazem longas orações”. “Por isso eles vão receber a pior condenação”.

No Templo, Jesus observa como a multidão deposita moedas no cofre. As ofertas serviam, provavelmente, para o culto. Os especialistas dizem que um sacerdote de plantão acolhia es-sas ofertas e proclamava a quantia que cada um depositava. Nesse momento, o ego dos ricos atingia picos elevados de exaltação. Além disso, crendo que a abundância de bens fosse sinal da bênção divina, sentiam-se privilegiados e ami-gos de Deus. O julgamento de Jesus é diferente. Ele vê uma pobre viúva que dá duas pequenas moedas, “tudo o que possuía para viver”, cha-ma os discípulos e dá a sentença: os pobres são os verdadeiros adoradores de Deus, pois “esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo, tudo o que possuía para viver”.

O texto mostra três contrastes: ricos que dão muito x viúva que dá quase nada; ricos que dão o que lhes sobra x viúva que dá tudo; ricos que dão esmola x viúva que dá tudo o que possuía para viver. Com isso aprendemos, no gesto da viúva, a doação de vida, de coração, de todo nosso ser.

A propósito, nossa doação brota do coração e doamos com todo nosso ser ou é uma simples esmola?

Page 7: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/jm982-min.pdf · EM TORRES - Sobre presidente de Câma- ... da qual agora

09/11/2018 - 07JORNAL DO MAR RELIGIÃO

Prazer em servi-los!Agilidade e comprometimento na entrega

Avenida José Amâncio da Rosa, 138, Vila São João, Torres - (51) 36052398

Cimento, areias, britas, ferros, materiais elétricos, hidráulicos e ferragens, tintas, madeiras, decks e pergolados.gobbiegobbi.com.br

Semana literária movimentaa Unidade Educacional

São DomingosA Unidade Educacional Escola São Domin-

gos esteve intensamente envolvida, com a Se-mana Literária, tanto na semana anterior quan-to na semana do evento que aconteceu no final de outubro e foi um sucesso.

Especificamente quanto ao Ensino Médio, etapa na qual sou a educadora do componen-te curricular Língua Portuguesa, houve um envolvimento por parte dos educandos acima de qualquer expectativa. Quero aqui, acima de tudo, parabenizá-los muitíssimo por isso.

Quanto à 1ª série, os educandos puseram em prática uma proposta genial de estímulo à lei-tura que, desde a semana anterior, necessitou de muito empenho e dedicação por parte deles. Eles doaram livros, muitos, além de qualquer estimativa inicial, e os embalaram com a logo da Unidade Educacional, no pacote continha bilhetes acerca da importância de se ler. Feito isso, saímos às ruas da cidade de Torres e os deixamos em lugares estratégicos, ou até mes-mo entregamos diretamente àqueles que passa-vam, para que fizessem a alegria de todos que gostam de ler. Vale ressaltar a motivação dos educandos, bem como a receptividade da po-pulação local.

Já a 2ª e a 3ª séries, estiveram envolvidas na elaboração de invasões literárias que contem-plavam o tema Religiosidade e Literatura Clás-sica cujos assuntos abordavam, por exemplo, obras de Dante Alighieri, William Shakespeare

e Gil Vi-cente. No dia das in-vasões, os educandos foram ex-tremamente criativos e empenha -dos apre-

sentando suas performances a todas as séries do turno da manhã da Unidade Educacional, desde o Ensino Fundamenta II e Ensino Médio até a Equipe de Serviços, contando com ampla receptividade de todos.

Já as crianças da Educação Infantil e o En-sino Fundamental I se envolveram também de uma forma lúdica e descontraída usando a mu-sicalidade e os livros para se entrar no mundo mágico das letras. Entre o chá e o café literário para pais e avós houve muitas pausas para lei-turas e troca-troca de livros oportunizando a re-novação da coleção literária de cada educando.

Educadora: Maria Laura Soria.

Últimos meses para aproveitar as vantagens do Refis

Os contribuintes em débito com o município ainda po-dem se beneficiar do Refis 2018, Programa de Recupera-ção Fiscal da Prefeitura, até 15 de dezembro deste ano. O programa dá uma nova chance para a quitação de dívidas com desconto sobre multas e juros, permitindo ao cidadão renegociar dívidas em atraso, concedendo benefício fiscal àqueles que regularizarem pendências financeiras com o município. O Refis abrange défices de natureza tributária, IPTU, Taxas, Imposto. O benefício máximo concedido pela renegociação é o abatimento de até 100% de juros e multas. Esta condição ainda está válida para aqueles que optarem pelo pagamento do valor à vista (em cota única).

Há também a opção de parcelar a dívida em até 12 ve-zes, com desconto de 75% sobre juros e multas. O con-tribuinte conta ainda com a alternativa de parcelamento em até 24 vezes, com desconto de 50%. Em qualquer um destes casos, o parcelamento deve ser feito antes de 15 de dezembro e com pagamento iniciando antes desta data. Op-tando por uma destas duas condições, o cidadão poderá de-signar valores diferentes para cada parcela. É permitido en-tão, a seu critério, optar por parcelas de valores maiores ou menores durante o ano. Os benefícios da Lei se estendem para dívidas que estão em cobrança judicial. Nestes casos, o devedor precisará acertar custos processuais e honorários advocatícios. Caso não haja regularização da dívida neste período por parte do contribuinte, o débito estará sujeito a encaminhamento para cobrança judicial.

Para ter acesso ao Refis, o contribuinte deve procurar a Prefeitura (rrua José Antônio Picoral, 79) ou entrar em contato pelo telefone (51) 3626 9150.

Dono de casa soterrada pela areia vai processar Estado e Município

Depois de um ano e oito meses alertando o gestor do Parque da Itapeva e a Secretaria de Obras de que sua casa seria invadida e destruída por areias das dunas, Gabriel Gonçalves, morador da rua Embaixador Amoritas, 705, no bairro Guarita (não está em área ambien-tal, se viu enfim as voltas com o proble-ma. Areias soterraram o seu telhado. Este quebrou, areia invadiu sua casa, parede rachou. Secretaria de Obras, esta semana, decidiu enfim dar uma mão, usando uma máquina para amenizar o problema. Até porque o presidente da Associação do Bairro Porto Alegre, Luiz Pinheiro interferiu. Gabriel lamenta ter tido sua casa danificada e garante que vai processar a SEMA (o Estado) e a Prefeitura pelos danos.

Page 8: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/jm982-min.pdf · EM TORRES - Sobre presidente de Câma- ... da qual agora

09/11/2018 - 08JORNAL DO MAR CRÔNICAS

Biólogo - Especialista em Gestão e PlanejamentoAmbiental. Mestrando em Ciências Ambientais.

Dúvidas, sugestões ou críticas:email: [email protected].

Curta a Fan Page www.facebook.com/papomeioambiente

Resistência ambientalOlá, Amigo Leitor(a)!Resiliência significa voltar ao estado normal, e é um termo

oriundo do latim resiliens. Resiliência possui diversos significados para a área da psicologia, administração, ecologia e física. Resili-ência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmen-te após alguma situação crítica e fora do comum.

No contexto da ecologia, a resiliência é a aptidão de um deter-minado sistema que lhe permite recuperar o equilíbrio depois de ter sofrido uma perturbação. Este conceito remente para a capaci-dade de restauração de um sistema. A noção de resiliência ambien-tal ficou conhecida a partir de 1970, graças ao trabalho do famoso ecologista canadiano C.S. Holling.

Resiliência é a capacidade que os ecossistemas possuem de voltar à sua forma original. Um trecho de mata atlântica, uma área de mangue ou cerrado poder recuperar sua flora e fauna originais ao longo dos anos. A capacidade de resiliência, no entanto, é mais ou menos limitada. Dependendo do grau de destruição de um ecossistema, este pode não mais restaurar sua variedade de plantas e animais à sua forma original. Recentemente, cientistas obser-varam que áreas florestais aparentemente recuperadas depois de desmatamento, apresentavam uma diversidade vegetal menor do que a floresta original. A tendência é que o mesmo aconteça com a fauna, já que em processos de destruição ou poluição de habitats e dizimação de espécies, a posterior recuperação da cadeia alimen-tar não é mais completa. Assim, na falta de um produtor acabam desaparecendo também seus predadores.

Este processo de destruição de biomas, habitats e ecossistemas está ocorrendo em todo o mundo. O crescimento populacional, aliado à constante expansão das áreas agrícolas, está destruindo o tênue equilíbrio que ainda resta no “ecossistema Terra” (a famosa hipótese de Gaia, do ambientalista nonagenário James Lovelock). A tendência é que o acúmulo de resíduos na água e no solo, a poluição atmosférica, a erosão da terra e a destruição da biosfera - originadas na econosfera, a atividade econômica do homem - acabem conduzindo a humanidade a um impasse. Se por um lado poluímos o planeta, por outro o aumento populacional força-nos a produzir quantidades cada vez maiores de alimentos, destruindo remanescentes de estepes, florestas e outros biomas ainda mais frágeis. O aumento da população também provoca crescimento do consumo, o que requer um uso cada vez maior dos recursos natu-rais e geração de crescentes volumes de resíduos.

A Terra, mais especificamente os sistemas de seres vivos que compõem a biosfera, tem certamente um limite de resistência (re-siliência) à poluição e destruição. Não se conhece ainda este li-mite. No entanto, sabemos que já utilizamos cerca de 30% além das possibilidades de recuperação do planeta (a famosa “pegada ecológica”) - estamos usando recursos naturais em demasia. Não sabemos por quanto tempo a Terra suportará este processo, mas já temos noção que estamos causando uma das maiores mortandades de espécies na história geológica da Terra. A humanidade prova-velmente desaparecerá junto com a maioria das outras espécies vi-vas. Morreremos lentamente, até que depois de algumas centenas de anos somente algumas centenas de milhões de humanos pode-rão sobreviver com o que restou dos ecossistemas da Terra. Uma elite dominará os recursos e as armas e milhões pessoas viverão em um mundo destruído e poluído. Os recursos naturais - princi-palmente os minérios - serão reutilizados até que chegue o dia em que traremos minerais da Lua ou de Marte - onde por esta época também estaremos estabelecidos com pequenas colônias.

É evidente que nesta descrição existe muita imaginação. No entanto, não acho provável que possamos sobreviver como es-pécie por muito tempo, com bilhões de bocas para alimentar e um sistema econômico que visa o benefício somente de alguns, ao passo que explora os recursos naturais do planeta. A causa am-biental é moral e parece estar perdida de antemão. O que podemos fazer é postergar ao máximo a data de validade. Fonte: Ricardo Ernesto Rose (http://meioambientetecnico.blogspot.com/)

Até a próxima, PRESERVE O MEIO AMBIENTE!

O papo é Meio Ambiente

Roger Maciel

Conversandosobre Turismo

Francisco Reisturismólogo e Guia (MTUR). Críticas ou

sugestões: [email protected]

Fiquem ligadosOlá amigos! Provavelmente se você acompa-

nha este nosso espaço já sabe que efetuamos um trabalho sério, profissional e de responsabilidade com a agência Aguatá Turismo com sede em Tor-res – RS.

Ao longo dos anos, trabalhando com turis-mo desde 1998, conseguimos montar uma ótima equipe de trabalho, amigos, clientes e fornecedo-res e o mais importante para nós que é o respeito e satisfação de nossos clientes.

Venho aqui em nosso espaço comunicar a to-dos que estamos trabalhando desde 01/11/18 no que denominamos sistema Home Office, tendo assim maior disponibilidade para dar a atenção merecida a cada caso, cada cliente, cada viagem!

Continuamos com os mesmos serviços de emissivo como passagens aéreas, pacotes de via-gens nacionais, internacionais, turismo receptivo com os principais roteiros e passeios em nossa região.

O que muda na Aguatá Turismo é disponibi-lidade de tempo para um atendimento personali-zado de acordo com as necessidades e tempo de nossos clientes!

Desde já a equipe da Aguatá Turismo quer agradecer a compreensão de todos e dizer que estamos atendendo pelo e-mail: [email protected] e pelos fones: 51 99273-3975 ou 99916-7385.

Então você já sabe, pensou em viajar ou co-nhecer as belezas de nossa região, faça contato com nossa equipe e estaremos dispostos a cola-borar com nossa experiência e comprometimento em sempre oferecer o melhor aos nossos clientes!

Até semana que vem!

BR 101, Campo Bonito, Torres, fones(51)

996016640 e

36053678.

Biólogo & Parasitó[email protected]

Professor Ferraz

Pois é caro (a) leitor (a). Qualquer pessoa que utilize instrumentos e ferramentas cortantes, máquinas com guilhotina, serra elétrica, tornos, etc., corre sério risco de sofrer uma amputação. A amputação pode ser de todo o membro (bra-ço ou perna), ou de parte dele, como por exem-plo, mão, pé, ou apenas um dedo. Outras partes do corpo podem ser amputadas, como orelhas e até o pênis, que tem sido recentemente alvo freqüente de mulheres em desarmonia com seus parceiros.

As amputações podem ser criminosas ou conseqüência de acidentes variados, mas prin-cipalmente de acidentes do trabalho. Assim, a prevenção deste grave traumatismo está no manuseio correto das máquinas e ferramentas potencialmente mutiladoras, na utilização dos equipamentos de proteção e na máxima cautela do trabalhador.

A primeira coisa a fazer quando de um aci-dente com amputação é estancar a hemorragia, que é comum pela secção de vasos sanguíneos que irrigavam a parte amputada, evitando que a grande perda de sangue leve o acidentado ao es-tado de choque. Quando a compressão é possí-vel, deve ser realizada. Se apesar da compressão o sangramento continuar intenso (encharcando o pano utilizado para comprimir), deve-se fazer o garrote ou torniquete, mais ou menos quatro dedos acima do local da amputação, o qual deve ser afrouxado a cada 10 minutos.

O segundo passo é recolher o membro am-putado e condicioná-lo adequadamente para que possa ser re-implantado. Envolva-o em um pano seco e limpo, de preferência atadura ou gaze estéril (novas). Depois o coloque em um saco plástico limpo e seco. Feche bem o saco (se pos-sível hermeticamente), coloque este saco dentro de outro com gelo, para atingir a temperatura ideal de 4ºC.

Busque ajuda médica o mais rápido possível, conduzindo o acidentado e o membro amputa-do, devidamente acondicionado, para o hospital mais próximo que possua um bom serviço de cirurgia vascular. Isto precisa ser rápido, pois o membro amputado só pode ser re-implantado até 4 a 6 horas após o acidente.

ATENÇÃO! ATENÇÃO! “GÁS DE COZI-NHA, GASOLINA E TODAS AS OUTRAS COISAS, INCLUSIVE AS IMAGINÁRIAS, ESTÃO SUBINDO DE PREÇO”. ATÉ QUAN-DO O POVO TERÁ QUE AGUENTAR TAL SITUAÇÃO?

AMPUTAÇÕES

Participe de nossa programação pelo WatsApp 981090712 ou nos procure na rua Uruguaiana, 147, lado da SAAS, no

Centro de Arroio do Sal.

Page 9: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/jm982-min.pdf · EM TORRES - Sobre presidente de Câma- ... da qual agora

JORNAL DO MAR ARROIO DO SAL 09/11/2018 - 09

Alarmes - sistema de segurançavídeo porteiro - cercas eletrônica

Teclados de acesso - Fechadura eletrônicaMotores de portões - Acessórios

Câmeras de monitoramento(controles todas as frequências para alarmes e portões)

Rua Luiz Gonzaga Capaverde, nº 1778 - Igra Sul - Torres.

Fones (51) 36263065 e 998330748.

RuaLuiz

Gonzaga Capaverde,

Nº 1551Torres/RS.

Rua Caxias do Sul,nº 1040Praia da

Cal,Torres

Fones (51) 36053351 - 991619313 e 989474140

Rua Caxias do Sul, 980bairro Porto Alegre - Torres

AvenidaBarão do Rio

Branco,Centro

de Torres.Fale comLeonardo.

Vem aí o primeiro evento nacional de Paintball do litoralNos dias 17 e 18 deste mês de novembro, Arroio do Sal receberá, no Pinus Park (Avenida Principal Pinus Park, 174, Balneário Jardim Atlântico), o primeiro evento

de paintball do Litoral: Operação Sol Nascente, totalmente real action. Competição será realizada pela equi-pe Sea Coast Squad, que possui base de atividades em Arroio do Sal.

Não haverá aluguel de equipamento no lo-cal. Maiores informa-ções, pelo telefone (51) 99620-8413, com Xikão, ou no facebook.com/Se-aCoastRA.

Page 10: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/jm982-min.pdf · EM TORRES - Sobre presidente de Câma- ... da qual agora

JORNAL DO MAR REGIÃO 09/11/2018 - 10

Grupo de Trabalho da Rota Turística Caminho dosVales e das Águas fez Assembleia em Três Cachoeiras

Sociedade Esportiva e Recreativa RondinhaFundada em 01/05/1974

Edital de ConvocaçãoO presidente da SER Rondinha, usando de suas atribuições que lhe confere

o estatuto através do Artigo 63º, letra C, CONVOCA todos os conselheiros para comparecerem, na ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, no dia 16 de novembro de 2018, na Sede da Sociedade rua Abrelino Borges nº6421, Balneário Rondinha, Arroio do Sal - RS, às 19hs em primeira convocação com o minímo de 50% dos conselheiros e às 19h 30min, em segunda e última convocação com qualquer número de concelheiros presentes.

Ordem do dia: Reformulação do Estatuto Social. Arroio do Sal, 08 de novembro de 2018

Edemar Walter RothPresidente da SER Rondinha

Alguma vez você já pensou que é bom “engolir sapos”? Até poucos dias só lembrava dessa expressão por causa de algo ruim que estava acontecendo comigo... Mas um li-vro chamado “Milagre da Manhã”, que eu estava lendo, fazia referência a um outro livro, de um autor chamado Brian Tracy, cujo nome é “Engula Sapos”. E neste livro, havia uma ideia muito interessante, que consiste basicamente em fazermos, antes de qualquer coisa, a tarefa mais difícil, tirando-a do ca-minho e tornando nosso dia mais produtivo por cau-sa do impulso que isto gera. Fiquei matutando sobre a obviedade desse conselho, mas na verdade, nunca havia pensado seriamente nisso como um impulso motivador.

Sempre achei que a melhor dica de saúde psico-lógica para não adoecer fosse o contrário, ou seja, evitar os “sapos” e gerenciar seu nível de estresse. Na teoria parecia fácil: era só deixar de assistir TV, deixar de ler notícias de violência, evitar pessoas in-comodas, me afastar dos amigos “malas”, ou sim-plesmente não discutir com os familiares sobre po-lítica, religião e casamento... Quanta ilusão! O fato é que o dia a dia não é tão simples: ele nos impõe inúmeros “sapos”, que invadem nossa vida de mil maneiras capazes de acionar os fatídicos gatilhos mentais do estresse, mesmo que exercitemos toda essa lista acima.

Então, voltando para o livro: ele nos aconselha a iniciar nosso dia com alguma atividade que não gostemos muito, como por exemplo correr. No meu caso, correr e fazer ginástica, hoje, são prazeres dos quais não abro mão. Mas nem sempre foi desse jei-to. Tal qual outros hábitos que adotei para melhorar a minha qualidade de vida, como meditar e ler nas primeiras horas da manhã, essas eram coisas que me custaram muito esforço, e eram como “sapos”, que eu tinha que engolir, até que se incorporassem em minha vida como rotinas agradáveis.

Ao refletir sobre isso, percebi então que engolir alguns “sapos”, representa um estimulo para seguir adiante com energia renovada, pulando sobre a pre-guiça mental que sempre está à nossa espreita. Isso literalmente tem o poder de remover crenças negati-vas que travam a roda da nossa vida. Tudo que hoje adoro fazer de manhã cedo, parece um baita “sapo” para outras pessoas, assim como já foi para mim. Já fui preguiçosa e isso sempre me causou problemas. Por isso não abro mão desta disciplina, nem que para isso tenha que acordar mais cedo, pois sei que se trata de uma higiene mental. Os “sapos” geralmente são coisas que precisamos mudar em nós mesmos. Eles sempre existirão, mas são fundamentais em nossa caminhada em busca do autoconhecimento. O melhor é engoli-los com prazer, para ganharmos mais um impulso de força produtiva!

Em minha próxima crônica abordarei a “Roda de AmarAção”, para a qual convido os leitores interes-sados em participar. Mas primeiro é preciso engolir melhor esse “sapo”!

Vamos engolir sapos?

Anelise Schmidt Rolim - CRP 07/12498

( (51) 3626.3064 / 98100.0731Terapeuta certificada em

EMDR e [email protected]

Na manhã de terça (06), na Prefeitura Muni-cipal de Três Cachoeiras, ocorreu a reunião do Grupo de Trabalho da Rota Turística Caminho dos Vales e das Águas, onde estiveram presentes prefeitos e representantes dos nove Municípios integrantes da Rota.

Durante a reunião foram abordadas as cláu-sulas do Estatuto do Projeto, no qual constam obrigações e normas para cada participante e, na ocasião, foram debatidas possíveis alterações, as quais passarão pelas Câmaras de Vereadores dos

Municípios.Além disso, foram debatidas as possibilidades

e visões de turismo perante as manifestações da governança de Turismo da AMLINORTE, Secre-taria de Turismo do RS e Ministério do Turismo,

bem como as possibili-dades de apresentação do projeto a estas insti-tuições.

Aproveitou-se para definir a Comissão de Transitória, a qual é for-mada por Carlos Cechin, presidente; Adilson Var-gas, vice; Roberta Ce-chin, tesoureira, e Rena-

ta Dias, secretária.Discutiu-se também sobre questões financei-

ras, possíveis roteiros e preparação para o Festi-val de Turismo de Gramado – FESTURIS, evento que ocorre hoje e amanhã (9 e 10), com expecta-tiva de 35 mil visitantes, imprensa especializada, profissionais do ramo e empreendedores, onde o Projeto Rota Turística será representado por uma pequena comissão. Este é o único evento do ramo no estado do Rio Grande do Sul, com amplitude

internacional.Na foto ao alto, mo-

mento em que Carlos Cechin se manifestava.

Na fila da frente, da direita para esquerda, os prefeitos de Dom Pedro de Alcânatara, Dirceu Machado; Ita-ti, Flori Werb; Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão) e o vice de Arroio do Sal, Adil-son.

Page 11: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/jm982-min.pdf · EM TORRES - Sobre presidente de Câma- ... da qual agora

JORNAL DO MAR ARROIO DO SAL 09/11/2018 - 11

INFORMATIVO DA CÂMARA DEVEREADORES DE ARROIO DO SAL

Havendo quórum regimental, o presidente, Téinha, deu por aberto os trabalhos. Ata da Ses-são anterior foi aprovada por todos.

ESPAÇO DE ORADORES(10 min para um vereador de cada Partido)

Rejane foi a primeira falar. Depois manifes-tou-se Mateus.

Aí foi a vez de Robert que cobrou do presi-dente da Casa a desatualização do site do Legis-lativo.

Jerê lembrou ao prefeito que não adianta di-zer a Brigada Militar e aos Bombeiros Volun-tários que não tem dinheiro para investir com devoluções da Câmara, pois o que sobrar, se não for aplicado, fica retido num fundo, na Câmara, para ser aplicado na sede própria, na comunida-de de Quatro Lagos.

Lamentou ainda o episódio da última sex-ta onde marginais transformaram a Rondinha numa zona de guerra, com tiroteio e queima de um carro, E parabenizou o prefeito por estar ini-ciando a Creche do Balneário Atlântico.

Banha foi o último a falar. Pediu mais sere-nidade no Legislativo, onde entende que estão acontecendo pronunciamentos ríspidos. Criticou ainda o gasto excessivo em diárias do Legisla-tivo. E lembrou a quem fala mal dos carros no-vos que o prefeito comprou, que com os velhos se gastava o dobro com gasolina e eles estavam sempre em manutenção.

ORDEM DO DIAEm discussão e votação o Projeto de Lei nº

126/2018, do Poder Executivo, que Desafeta área de projeção da rua Júlio de Castilhos, no Balneário Areias Brancas. Robert pediu de novo adiamento de votação.

Em primeira discussão o Projeto de Lei nº 139/2018, do Executivo, que Abre Crédito Es-pecial na Vigente Lei Orçamentária (R$ 230 mil

Segunda-feira última (29/10), aconteceu a 37ª Sessão Ordinária de 2018. Presentes o presiden-te Jean Michel Silva Rocha (Téinha/Solidariedade), os vereadores Carlos Henrique Cardoso Dias

(MDB), Vera Rejane Braga dos Santos (PTB), Jeremias Scheffer Teixeira (Jerê/PDT), Mateus Coelho Ribeiro (PSB), Giovani da Silva dos Reis (Banha/MDB), Robert Brocca Peres (Progressistas), Diego Freitas de Quadros (MDB) e Marcos Antônio Cardoso da CunhaJairo Sérgio da Silva (Mazinho/PTB).

para iniciar a Creche em Balneário Atlântico). Robert pediu que o PL fosse a votação. Presiden-te consultou os líderes de bancada que aceitaram, e o Projeto foi aprovado por unanimidade.

Em primeira discussão o Projeto de Lei 140/2018, do Executivo, que Autoriza o Execu-tivo a firmar parceria e repassar recurso finan-ceiro, através de Termo de Fomento com a As-sociação dos Bombeiros Voluntários de Arroio do Sal (R$ 12 mil), reconhece como inexigível o chamamento público e dá outras providências. Vereadores já haviam combinado antes da Ses-são em votar o Projeto. Mas discussões sobre o mesmo, quando o prefeito Afonso Flávio Angst (Bolão) chegava ao Plenário, foram acaloradas, chegando ao ponto de Rejane e Banha baterem boca feio. O presidente Téinha se descontrolou e chegou a dar a Sessão por encerrada. Foi alerta-do, no entanto, pela diretora da Casa, Fran, que não poderia encerrar a Sessão em meio a Ordem do Dia. Voltou, consultou os líderes e com o con-sentimento destes colocou o PL em votação e ele foi aprovado por unanimidade.

Em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 141/2018, do Executivo, que Abre Crédito Espe-cial na Vigente Lei Orçamentária (os R$ 12 mil para os Bombeiros). Com a concordância dos lí-deres, foi a votação e aprovado por unanimidade.

Em apreciação, o Projeto de Lei nº 142/2018, do Poder Executivo, que Autoriza a contratação, por tempo determinado, para atender necessida-de de excepcional interesse público da Secreta-ria Municipal de Educação.

ESPAÇO DE ORADORES(7 min para um vereador de cada Partido)

Este não aconteceu. O presidente Téinha, muito irritado, dizendo estar no seu direito, e amparado pelo Regimento Interno da Câmara de Vereadores, deu a Sessão por encerrada.

No último dia 30 de outubro, o vice prefeito de Arroio do sal, Adilson Vargas, juntamente com o Diretor de Tecnologia, Jair Lima, e o responsável pelo Departamento de Segurança, Rodrigo, reu-niu-se com o prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano e seu vice, Jairo (foto).

O encontro ocorreu no intuito de conhecerem o Projeto de cercamento digital, da Prefeitura de Capão da Canoa, que será implantado nos quin-ze municípios da AMLINORTE que aderiram ao programa.

O cercamento digital envolve a internet uti-lizada nas escolas, postos de saúde, câmeras de segurança, além de poder verificar placas de car-ros e fazer reconhecimento facial, trazendo assim maior segurança para todos.

A Prefeitura de Arroio do Sal pôde acompa-nhar de perto o funcionamento do sistema, anali-sando todos os pontos de fiscalização que o Pro-jeto engloba. O de Arroio do Sal estará em fase de conclusão em novembro e licitação será feita em dezembro. Logo após, o prefeito analisará as prioridades e a implantação.

Adílson e Jair gostaram muito do que viram. Entendem que aderir a esta iniciativa, que já é

Na tarde da última segunda (06 de novembro), o prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio An-gst (Bolão), recebeu o gerente regional da CEEE, José Andrade, e o gerente adjunto, Alisson Aze-vedo.

Esteve presente também o engenheiro elétrico contratado pela Prefeitura para projetos, Juares Pistore.

Prefeito reúne-se com equipe da CEEE paratratar da nova iluminação da Avenida Assis Brasil

Na ocasião (foto), eles trataram sobre o deslo-camento da rede elétrica na Avenida Assis Brasil, o qual faz parte do Projeto de construção da ci-clovia.

O prefeito foi informado, pelo gerente regio-nal, de que há uma equipe técnica no Município, elaborando Projetos para a substituição de postes de rede danificados, que aumentará a tensão em

diversas redes.As obras da nova iluminação estão previstas

para o início de 2019.

Vice Adílson discute com prefeito de Capão melhorias para a segurança

uma realidade em Capão, ajudará em muito a se-gurança de toda a região.

AS fará sua IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Ado-lescente – COMDICA e o Município de Arroio do Sal convidam para a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento ocorrerá dia 28 de novembro, na SAAS, das 8 às 12h e das 13h30min às 17h30min.

Este ano, terá como tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento as Violências” e se dividirá em cinco eixos te-máticos: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;

Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Inscrições e informações através do site: https://arroiodo-sal.rs.gov.br/2018/11/06/iv-conferencia-municipal-dos-direitos--da-crianca-e-do-adolescente-2/.

Page 12: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/jm982-min.pdf · EM TORRES - Sobre presidente de Câma- ... da qual agora

JORNAL DO MAR SOCIAL/VARIEDADES 09/11/2018 - 12

Robert Brocca Pe-res, de Arroio do Sal, comemora mais um ano de vida, quar-ta (14). Parabéns e tudo de bom!!!

Samara Teixeira, de Torres, comemora mais uma primavera, quarta (14). Recebe o carinho de amigos e familiares. Feliz ani-versário, muitos anos de vida, saúde e paz!!!

Hélio Matos, de Torres, comemora mais um aniversário, na quinta (15). Felici-dades !!!

Osmar Alves, de Tor-res, comemora mais um niver, na quinta (15). Recebe os parabéns de toda família e amigos. Tudo de bom, saúde e paz!!!

Marce-lo Couto, de Torres, apaga as ve l i nhas , na quinta (15). Mui-

tos anos de vida e tudo de bom!!!

L i -z i a n e Zarnott, de Tor-res, co-memora m a i s

uma primavera, hoje (9). Parabéns!!!

P a -t r i c i a Maciel, de Tor-r e s , c o l h e m a i s

uma rosa no jardim da existência na ter-ça. Felicidades, hoje e sempre!!!

A l e -x a n d r a Cardoso, de Tor-res, ani-ve r sa r i a na terça (12). Fes-

teja seu dia em grande esti-lo, e todos os dias celebre a vida, a pessoa maravilhosa que você é. Nós te amamos. Tuas filhas Antonyella e Frantchesca, teus pais Ale-xandre e Jacira, teus irmãos Mariana e Gao e teu mari-do Anderson Rafael. Para-béns!!!

Casa do Bife, agora em novas instalações.

Avenida Barão do Rio Branco, Nº 942,esquina com a rua Pará, em frente Bomagg.

Whats 51997573151.

Parabéns a toda equipe Radio Maristela mais uma vez Mérito Lojista 2018. Troféu será entregue hoje (sexta, 09), na SAPT), numa super festa.

E um abraço especial para todos os radialistas pela passagem do dia de comemoração 7 de novembro dia do radialista.

Aos meus colegas do Jornal do Mar, meus parabéns pelo profissiona-lismo, mais um ano mérito lojista!

Luis Fabrício Lla-mas, de Torres, co-memora mais um aniversário, na ter-ça (13). Recebe o carinho de familia-res e amigos. Muita saúde, sucessos e paz. Tudo de bom e parabéns!!!

Page 13: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/jm982-min.pdf · EM TORRES - Sobre presidente de Câma- ... da qual agora

JORNAL DO MAR SOCIAL 09/11/2018 - 13

Bianca Rosa Silva, de Torres, completa mais

u m a pr ima-v e r a h o j e ( 9 ) . Fe l i c i -dades, tudo de bom!!!!

Z e l i Selau, de tor-r e s , come-m o r a , hoje

(9), mais um ano de vida. Parabéns!!!!

V i -v i a n e J u s -to da L u z , de Tor-r e s , c o l h e

uma rosa no jardim da existência, na sexta hoje (9). Muita saúde e paz!!!

V a l Pereira, de Tor-res, co-memora mais um

aniversário, hoje (9). Felicidades, saúde e paz.

C a -r e n Sebas-t i ã o , d e T r ê s C a -

choeiras, comemora mais um ano de vida, hoje (9). Parabéns!!!

Re-n a t a Sche-ffer, de T o r -r e s ,

faz o aniversário, neste sábado (10). Felicidades!!!

K a -t u c h a Ka i l e r, de Ar-roio do Sal, co-memo-

ra mais uma primave-ra, neste sábado (10). Feliz aniversário!!!

D a -n i e l e M e u -rer, de Torres, come-

mora mais um ani-versário, neste sá-bado (10). Tudo de bom!!!

L a -r i s s a Brocca, de Ter-ra de A r e i a , c o m e -m o r a , n e s t e

sábado (10), mais um niver. Parabéns, saúde e paz!!!

Cel-s o Hege-le, de Torres, come-m o r a

mais um ano de vida, no domingo (11). Fe-liz aniversário!!!

I a r a S c h a l y Melo, de Arroio do Sal, co-m e m o -ra mais uma pri-

mavera, no domingo (11). Muita saúde e paz!!!!

J a -q u e l i n e Luz Bor-ba, de To r r e s , c o m e -m o r a

mais um aniversário, no domingo (11). Fe-licidades!!!

Page 14: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/jm982-min.pdf · EM TORRES - Sobre presidente de Câma- ... da qual agora

Áries - 21/03 a 20/04 - Cuidado só com os excessos e exageros! É uma semana para manter os pés no chão, mesmo que a cabeça esteja lá no alto! Estar com os amigos pode ser bem divertido.

Touro - 21/04 a 20/05 - Tente não colocar energia demais na sensação de insatisfação que pode vir da percepção que nem tudo nem todos são do jeito que você queria.

Gêmeos - 21/05 a 20/06 - Os dias também são positivos para cuidar melhor da sua saúde e colocar energia em se cuidar e tornar seu dia a dia mais produtivo e cheio de qualidade.

Câncer - 21/06 a 21/07 - . Sua inspiração está em alta, assim como sua intuição. São dias mais profundos e de encontros marcantes, alguns até meio mágicos! Viva mais leve!

Leão - 22/07 a 22/08 - Estar com as pessoas mais próximas, deixar a casa em ordem e até pensar em uma mudança: mudar de casa, refor-mar ou pelo menos mudar os móveis de lugar!

Virgem - 23/08 a 22/09 - São dias ótimos para viajar, seja para estudar, trabalhar ou pas-sear. Os estudos estão favorecidos, assim como as atividades intelectuais.

Libra - 23/09 a 22/10 - TNa verdade, o céu te pede mudanças em termos de comportamen-to, postura, ajustando melhor a forma como se mostra para o mundo e como o mundo te vê.

Escorpião - 23/10 a 21/11 - Bom momen-to para começar alguma coisa nova, mudar, transformar, colocar energia em seus melhores projetos. Cuidado com os encontros e lembran-ças do passado.

Sagitário - 22/11 a 21/12 - Um período de sorte e crescimento geral, que pode ser ainda melhor aproveitado se você usar a energia des-sa semana para se conectar com seus maiores desejos e propósitos.

Capricórnio - 22/12 a 20/01 - Vale a pena agendar reuniões, encontrar amigos, estar com pessoas. Um período positivo para fazer planos para o futuro e organizar melhor sua agenda.

Aquário - 21/01 a 19/02 - Bom momento para começar ou aprofundar projetos, especial-mente coisas de trabalho, já que carreira, além de ser o principal foco da semana, é a área mais favorecida.

Peixe - 20/02 a 20/03 - São bons dias para pensar melhor no que quer para seu futuro – pessoal e profissional – e fazer alguns contatos que possam abrir algumas portas. Cuidado com a ansiedade!

HORÓSCOPO

ClubeMirante

das Águas,Passo deTorres

Todas ossábados das 15

às 19 horas,não perca!Bailes para

a melhor idade.

JORNAL DO MAR VARIEDADES 09/11/2018 - 14

Afra Luisa Bor-ges, de Torres, co-memora mais uma primavera, no do-mingo (11). Recebe o carinho de amigos e familiares. Para-béns, saúde e paz!!!

Clarice Dimer Eberhardt Ribeiro, de Três Cachoeiras, colhe mais uma rosa no jardim da existên-cia, no domingo (11). Felicidades e tudo de bom!!!

Francisco Antô-nio Luce, de Torres, comemora mais um ano de vida, na se-gunda (12). Feliz aniversário e muitos anos de vida!!!

Inesio Machado (Conforto), de Torres, comemora mais um aniversário. Felicida-des, saúde e paz!!!

Luciano Lange, de Torres, comemo-ra mais um niver, na segunda (12). Para-béns!!!

Edimara Euzébio, de Passo de Torres, comemora mais uma primavera, na terça. Um abraço amiga. Tudo de bom e mui-tos anos de vida!!!

Ézio Scheffer Cardoso, de Torres, comemora mais um ano de vida, na terça (13).Recebe o cari-nho da esposa Zai-ra e dos filhos. Feliz aniversário!!!

Cintia Webber, de Torres, colhe mais uma rosa no jardim da existência, na terça (13). Recebe o carinho de amigos e familia-res. Felicidades!!!!

Tuani Martins, de Passo de Torres, co-memora mais uma primavera, quarta (14). Feliz aniversá-rio, saúde e paz!!!

Priscila Procopio, de Arroio do Sal, co-memora mais um ani-versário, quarta (14). Tudo de bom e felici-dades!!!

Fernanda Gross-mann, de Torres, come-mora mais um ano de vida, quarta (14). Para-béns!!!

Page 15: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/jm982-min.pdf · EM TORRES - Sobre presidente de Câma- ... da qual agora

JORNAL DO MAR TRÊS CACHOEIRAS 09/11/2018 - 15

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS CACHOEIRAS

RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE PREGÃOPRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 23/2018

O município de Três Cachoeiras – RS torna pública a retificação da seguinte licitação na modalidade Pregão Presencial nº 23/2018 para Registro de Preços, exclusiva para as beneficiárias da Lei Com-plementar 123/2006, tendo como critério de julgamento o menor preço por item. Objeto: Aquisição de material de higiene e limpeza e material de copa e cozinha. Data da abertura: 27/11/2018. Horário

e local: às 9h no setor de licitações da Prefeitura Municipal. Cópias do edital e demais informações poderão ser obtidas no setor de Licitações da Prefeitura no horário de expediente das 8h às 11h 30min e 13h30min às 17h, ou pelo telefone (51) 3667 1155 e pelo site www.trescahoeiras.rs.gov.br.

FLÁVIO RAUPP LIPERT - Prefeito Municipal

Em viajem a Brasília na última se-mana, o prefeito de Três Cachoeiras, Flávio Lipert, foi tratar de assuntos de interesse do município, busca de recur-sos, e já encaminhar pedidos para 2019. Conseguiu cadastrar pedidos na área da saúde, agricultura, infraestrutura e tu-rismo. Flávio disse que nos próximos dias poderá anunciar os valores já ga-rantidos para empenhar ainda em 2018.

Na oportunidade, o prefeito foi re-cebido pelo Senador eleito, Luiz Car-los Hainze (PP), que se comprometeu a

enviar recursos para Três Cachoeiras e defender os interesses do RS.

Flávio salientou que o apoio dos De-putados e Senadores é muito importante na busca dos recursos através de emen-das parlamentares, pois diante da crise que os municípios vem enfrentando, os recursos oriundos dessas emendas tem sido uma saída para manter os serviços públicos, além de recursos destinados voluntariamente pelos ministérios. Flá-vio voltou confiante, agradeceu a aco-lhida do futuro Senador Hainze.

Prefeito recebido por Senador em Brasília

Page 16: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/jm982-min.pdf · EM TORRES - Sobre presidente de Câma- ... da qual agora

JORNAL DO MAR TRÊS FORQUILHAS 09/11/2018 - 16

* Osmar Justin Brehm.* Nascido em 11 de julho de 1943.* Filho de Adolfo Brehm e Clarestina Brehm.* De uma família de 8 irmãos.* Odyr, Olávio, Olívia, Olinda, Oclécio, Osvaldo

e Orivaldo.* Perdeu seu pai aos 10 anos de idade e com seus

irmãos desde cedo trabalhou na lavoura para ajudar no sustento da família com sua mãe, senhora Clares-tina Justin Brehm, Vó Clara (conhecida como Que-ta), em roças de fumo, cana de açúcar, de peão na granja, na olaria e na construção da escola Professor Hermenegildo e do antigo salão paroquial, onde é hoje o ginásio Padre Luiz Beninni.

* Aos 18 anos foi convocado à servir o exército brasileiro militar na cidade de Santa Maria, onde o transporte se dava de trem e nesse período só pode fazer uma única visita à família.

* Estudou até o 3º ano na Escola da Professora Adozinda Capaverde (professora Dozinda).

* Na sua juventude fez tantos amigos, alguns que já partiram e outros que se encontram por aqui.

* Em 28 de setembro de 1968 casou-se com Ilça Jacoby Brehm, aonde completaram 50 anos de casa-dos.

* Logo após adquiriu a propriedade, onde residiu até o dia de seu falecimento no último dia 06 de ou-tubro, na sede do município.

* Em seu matrimônio tiveram dois filhos: Gislai-ne e Jarbas.

* Muito amado por eles, por seu genro Elizeu e seus netos Pedro, Paloma e Pablo.

* Como sempre dizia, juntos com Andressa, Ca-trine e Otávio formavam uma Grande Família e ele sempre dizia que família linda que eu tenho! Sem-pre teve um bom relacionamento com todos os seus irmãos, cunhados, cunhadas, sobrinhos, sobrinhas e demais familiares.

* Junto com sua esposa montou o armazém de secos e molhados, fazendo sociedade com o Sr. Val-devino Cardoso (conhecido por tio Vino, também já falecido) e da tia Eraci para compra de hortifrutigran-jeiros dos agricultores de Três Forquilhas para ser co-mercializado no Praia de Belas em Porto Alegre.

* Após, fez sociedade com seu irmão Odyr (mais velho) no mesmo ramo, juntamente com moinho de beneficiar milho e arroz, por aproximadamente 10 anos.

* Constituiu sociedade com seu genro Elizeu Vieira no mesmo ramo de hortifrutigranjeiro para a Ceasa em Porto Alegre, onde mais tarde abriram uma praça de entrega de frutas e verduras no litoral Norte, compreendendo entre as praias de Arroio Teixeira à praia de Paraíso.

* Mais tarde a sociedade teve o ingresso de seu filho Jarbas.

* Por aproximadamente 50 anos manteve este tipo de comércio onde comprava dos agricultores para re-vender na Ceasa em Porto Alegre e na praia. Na qual também dava um tipo de financiamento aos agricul-tores como os insumos de adubos, herbicidas e se-mentes para suas lavouras, e até mesmo fornecia as famílias mantimentos do seu próprio armazém para que estes pagassem juntos de suas safras. Na década de 80 e início da década de 90 foi o maior comercian-te de cenoura dentro da Ceasa na capital gaúcha.

* Osmar, popular “Bagaio”, quantas pessoas aju-dadas por você neste nosso município e região.

* Foi sócio por aproximadamente 10 anos no ramo de açougue do seu cunhado Ernesto (tio Nesto)

OSMAR JUSTIN BREHM (BAGAIO) UM AMIGO DE TODOSe da sua irmã Olivia.

* Nesse período fez sociedade com todos os seus irmãos, se tornando um dos maiores puxadores de hortifrutigranjeiros, em especial de cenoura do Vale de

Três Forquilhas.* Foi o primeiro Secretário de Agricultura do mu-

nicípio de Três Forquilhas, na gestão do saudoso pre-feito José Hoffmann (seu Zezinho), onde foi criada a Festa da Cenoura. Até os dias de hoje é considerado ainda o melhor secretário municipal de Agricultura deste município.

* Sempre teve seu lado político no município, res-peitando a todos, na qual ele dizia que política é uma arte de fazer amigos, e de sempre respeitar os adver-sários que também deveriam ser considerados como grandes amigos.

* Sempre teve em seu princípio de vida comunitá-rio o trabalho pela comunidade católica, não deixando de trabalhar pela comunidade Evangélica de Confis-são Luterana do Vale de Três Forquilhas em Itati, na qual era membro ativo. Foi presidente do time do Por-to Atlético Clube, deste mesmo participou de várias funções em sua diretoria, foi presidente do CPM da Escola Professor Hermenegildo, participante ativo da Sociedade de Melhoramentos e Desenvolvimento do Vale de Três Forquilhas.

* Sempre foi muito consciente de tudo, colocando a sua fé e espiritualidade em primeiro lugar, fazendo suas orações todas as manhãs e todas as noites, onde ainda acompanhava as novenas do Divino Pai Eterno. Sempre que possível estava presente nos cultos e mis-sas, na qual se tornou fã do Pastor Leonidio (Zeca) e do Padre Gelci, seu companheiro dos cafés da tarde.

* Seus princípios de vida sempre foram de diálogo e de formar amigos. Gostava sempre de bater um bom papo e suas conversas eram sempre pelo lado positivo, orientando para o bem.

* O que era seu sempre era de todos, nunca se custa-va em ajudar o próximo no empréstimo de suas coisas, bem como de seus caminhões que serviram de escola para muitos motoristas de nossa comunidade aprende-rem a dirigir e terem isso como suas profissões.

* Por muitos anos moraram e trabalharam com eles a Vó Lena, o amigo Vardinho, Maria Inácia, Odemar (popular Chico), entre tantos outros empregados, que sempre foram considerados como da família.

* Sua casa sempre foi residência de quem precisa-va, como até mesmo de crianças e adolescentes de ou-tras comunidades que vinham para estudar na escola Professor Hermenegildo.

* Sua residência também serviu muitas vezes de palco para as decisões políticas desse município.

* Sempre teve como seu esporte os jogos de bocha, cartas e pescarias, com seus irmãos e amigos. Torce-dor do Internacional (colorado)

* Sempre cultivou o hábito de plantar e usar chás

de diversas qualidades, na qual sabia para que tipo de doença cada um deles servia, mas em nenhum mo-mento dispensou a medicina tradicional.

* Nos últimos anos de sua vida cultivou com mui-to amor as plantações em sua horta, na qual tinha muito carinho.

* É como ele sempre dizia: “Tudo vai ficar bem e que Deus abençoe os trabalhos de vocês”.

* Agradecemos a toda equipe de saúde do muni-cípio de Três Forquilhas e do hospital de Clínicas de Porto Alegre, Dr. Imarildi do Instituto de Cardiolo-gia, Dr. Nelson de Torres, aos médicos, enfermeiros, os motoristas, a todos os amigos e as pessoas que visitaram e ofereceram palavras de conforto, aos ir-mãos que sempre estiveram do seu lado ajudando em tudo, aos filhos, esposa, netos, cunhados, cunhadas, sobrinhos, sobrinhas, demais familiares e amigos, que não mediram esforços para proporcionar uma vida melhor pra ele, porque seu amor e união nunca faltaram nesse meio.

* Falar de Três Forquilhas é falar do Bagaio e fa-lar do Bagaio é falar de Três Forquilhas.

Osmar Justin Brehm, falecido em 06 de outubro de 2018, às 15h na sua residência em Três Forqui-lhas. Seu sepultamento ocorreu no dia 07 de outubro de 2018 na comunidade Evangélica de Confissão Lu-terana do Vale de Três Forquilhas em Itati.

Frases sempre ditas por ele:- Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.- Não é por nada.- Muito obrigado e que Deus abençoe os trabalhos

de vocês.- Tá louco de bom.- Tudo vai ficar bem.- Tudo vai dar certo.Lema de sua confirmação:- “Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; Bem

aventurado o homem que nele se refugia.Seu hino preferido:- Segura na mão de Deus e vai.Orações rezadas por ele todos os dias:- Oração do Cuidado.- Oração da cura.- Oração de Santo Izidoro.- Consagração ao Divino Pai Eterno.- Olhe.- Pegadas na areia.- Oração do Poder.- Oração poderosa para alcançar pedidos espe-

ciais.Sempre se prepare para após a morte, se você quer

continuar vivo nas lembranças das pessoas ou morrer para sempre.

Amigo é estrela.Podem passar os anos,Podem surgir distâncias,Mas a luz do amigo fica no coração.

Page 17: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/jm982-min.pdf · EM TORRES - Sobre presidente de Câma- ... da qual agora

JORNAL DO MAR REGIÃO 09/11/2018 - 17

No dia 29 de outubro do ano 2018, às 19h, havendo quórum regimental, presiden-te Gélcio declarou aberta a Sessão Ordiná-ria e solicitou a Oli que fizesse leitura de um versículo da Bíblia.

Prosseguindo, solicitou do secretário a leitura da ata do dia 22 de outubro. Colocou em discussão. Ninguém contestou e ela foi aprovada.

LEITURA DO EXPEDIENTE: Ofício nº 211/2018, do Executivo Municipal, envian-do Projeto de Lei nº 047/2018: Autoriza o Poder Executivo Municipal a Contratar por Excepcional Interesse Público Um Motoris-ta de Caminhão/Ônibus para o Município de Três Forquilhas e dá outras providências.

A seguir, o presidente convidou o secre-tário da Saúde, Jarbas Jacoby Brehm, para usar a tribuna, conforme Ofício nº 202/2018, para o mesmo apresentar os relatórios SARGSUS e MGS, referente ao Segundo Quadrimestre de 2018, visando dar o cum-primento a Lei Complementar nº 141/2018.

Atas nºs 037/2018. Reuniram-se na Sala das Sessões da Câmara Municipal de Vereadores de Três Forquilhas, os vereadores Gélcio Sparremberger Witt (PSD/presidente), Jairo de Melo (PSD), Ricardo Lima de Souza (Progressistas), Sérgio Prusch Witt (PTB), Almiro Witt de Aguiar (Progressistas), Odécio Evanir Jacoby Justin (MDB), Leonardo Mesquita Justin (MDB), Oli Sparremberger (Progressistas) e

Silvério Beck Konig (Progressistas).

BOLETIM INFORMATIVO DA CÂMARA DE VEREADORES DE TRÊS FORQUILHAS

De posse da palavra o secretário Jarbas passou a leitura dos Relatórios já menciona-dos, minuciosamente, abrindo espaço para perguntas. Não havendo quem quisesse se pronunciar, agradeceu o espaço concedido e a atenção dos vereadores e desejou a todos uma boa Sessão.

DISCUSSÃO DA PAUTA: Ninguém se manifestou sobre os Projetos de Lei nº 06/2018 e 047/2018. O presidente baixou-os para as Comissões e suspendeu a Sessão para serem apresentados os pareceres.

Retornando aos trabalhos, solicitou do secretário a leitura dos pareceres das Co-missões aos Projetos de Lei nº 046/2018 e 047/2018, concluídos com pareceres favorá-veis.

ORDEM DO DIAPresidente colocou em votação os Proje-

tos de Lei nº 046/2018 e 047/2018, sendo os mesmos aprovados por unanimidade.

EXPLICAÇÕES PESSOAIS

Usou do espaço o vereador Sérgio que saudou a mesa diretora, colegas vereado-res, funcionários da Casa e as demais pes-soas presentes. Deixou registrado que no sábado passado, à noite, sua pessoa e os colegas Jairo e Silvério estiveram presentes numa apresentação muito linda das inver-nadas do município e também da invernada Mirim de Terra de Areia. Muito emociona-do, Sérgio pediu a Deus que não desvie o pensamento desses jovens. Que continuem participando do grupo de danças cultuando o tradicionalismo. O vereador Sérgio disse que se arrependeu por não ter vindo trajado a rigor, como sempre gosta, nestas ocasi-ões. Disse que torce muito para que esses jovens dêem continuidade ao tradicionalis-mo. Dessa vez viu bem de perto o entusias-mo, a vontade e o entusiasmo com que es-ses jovens encaram a dança. Sérgio torce para que esse entusiasmo continue.

Sem mais nada a tratar, o presidente deu a Sessão por encerrada.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA

EDITAL Nº 66de 08 de novembro de 2018

Processo seletivo simplificado para contratação temporáriaO Prefeito Municipal de Terra de Areia, no uso de suas

atribuições, visando à contratação de pessoal, pelo prazo de dez meses, podendo ser prorrogado por igual período, para trabalhar nas Secreta-rias Municipais da Educação e Cultura, Assistência Social e Agricultura e Meio Ambiente, amparado em excepcional interesse público, com fulcro no Inciso IX do art. 37 da Constituição Federal e Arts. 232, 233 e 234 da Lei Municipal nº 855/2000, Lei Municipal 2.150/2013, Lei Municipal 2.434/2018, Lei 1.228/2004, e Decreto 018/2017 torna pública a realização de Processo Seletivo Simplificado, que será regido pelas normas estabelecidas neste Edital, para as funções de:

Quant. Profissional Carga Horária Salário Semanal02 Psicólogo 20 h R$ 2.142,2401 Assistente Social 30 h R$ 2.690,7301 Médico Veterinário 20 h R$ 2.690,7301 Agente de Combate à Endemias 40h/s R$1.051,2102 Operador de Máquinas 40h/s R$1.285,3401 Nutricionista 20h/s R$ 2.142,24

As inscrições serão recebidas e encaminhadas para a Comissão desig-nada, junto à sede do Município, na Secretaria Municipal de Adminis-tração e Planejamento, na Rua Tancredo Neves, nº 500, Bairro Centro, Terra de Areia/RS no período compreendido entre os dias 12/11/2018 à 20/11/2018 das 08h às 11h30min e das 13h30min às 18h.

Não serão aceitas inscrições fora de prazo.A inscrição do candidato implicará o conhecimento prévio e a tácita

aceitação das presentes instruções e normas estabelecidas neste Edital.As inscrições serão gratuitas.Os títulos devem ser entregues na data da inscrição juntamente com as

originais para autenticações ou autenticadas em cartório.Para maiores informações pode-se acessar o Edital na íntegra através

do site www.terradeareia.rs.gov.br.ALUÍSIO CURTINOVE TEIXEIRA

Prefeito Municipal

A Brigada Militar, por meio do 4º Grupa-mento de Polícia Militar (4º GPM) de Dom Pe-dro de Alcântara, realizou na tarde de 31 de outubro, a formatura de 95 crianças no Pro-grama Educacional de Resistência às Dro-gas e à Violência (Proerd) no município. Os jovens aprendizes tiveram como instrutora a soldado Márcia Valim de Mesquita. A soleni-dade teve a presença de cerca de 200 pesso-as, ocorrendo no Salão Paroquial da cidade e envolvendo as escolas estaduais José An-tônio Rolim e Dom Pedro de Alcântara, bem como as escolas municipais Professora Luzia Rodrigues e Mundo Encantado.

Seguindo a tradição das formaturas do Proerd, foram escolhidas as melhores re-dações, enfocando o projeto, sendo premiados os alunos Gabriel Schardosim e Maria Eduarda Vidal Webber, e foi sorteada uma bicicleta, cujo ganhador foi o estudante Thalison Teixeira de Lima. Os sargentos Sandro Paranhos da Silveira, que está aposen-tado, e Leandro Martins da Silva, que irá para a reserva ainda este ano, foram home-nageados por todo o trabalho realizado no Proerd.

A cerimônia foi presti-giada pelo prefeito de Dom Pedro de Alcântara, Dirceu Pinho Machado, juntamente com as secretárias municipais Sandra Maria (Educação), Fa-biana Schwanck (Saúde) e Si-loé Raupp Raulino. Também participaram os diretores das escolas, José Roberto Jardim, Aline Gonçalves e Lilia Krás Borges; a conselheira tutelar Bethânia Model Hahn; a chefe do Departamento de Assistên-cia Social, Raquel Model; e o representante do Detran, Alan Linhares.

Novos alunos foram formados peloProerd em Dom Pedro de Alcântara

Page 18: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/jm982-min.pdf · EM TORRES - Sobre presidente de Câma- ... da qual agora

JORNAL DO MAR PUBLICAÇÕES LEGAIS 09/11/2018 - 18

Edital de Citaçãode Interessados, Ausentes, Incertos e Desconhecidos – Usucapião – 1ª Vara – Comarca de Torres – Prazo de: 20 (vinte) dias. Natureza: Usuca-pião – Processo: 072/1.12.0006565-0 (CNJ: 013959-40.2012.8.21.0072). Autor: Edson Marinho e outros. Réu: Filip Bondarczuk e outros. Objeto: Declaração de domínio sobre o imóvel a seguir descrito. Imóvel: “Um

terreno urbano, situado no lugar denominado Arroio do Sal – RS, dentro do quarteirão formado pelas ruas e avenidas Alegrete, Duque de Caxias, Uruguaiana e General Osório, lado ímpar, distante 48,00m da esquina com a Av. General Osório, constituído do lote 328 da quadra 22, medindo 12,00m de frente ao leste com a Rua Alegrete, por 30,00m de frente a fundos por ambos os lados, limitando-se por um lado ao sul, com o lote 327 e por outro lado ao norte com o lote 329, nos fundos, ao oeste, entesta com o lote 335, me-dindo 11,50m, perfazendo uma área de 352,50m2. Confrontantes: Pelo lote 327: Avelino Loss, residente à Rua Washington Luiz, 151, Bairro Lourdes, Caxias do Sul – RS. Pelo lote 329: Euribyades Guasque de Mesquita, residente à Rua Itália, 147, Canoas – RS. Pelo lote 335: Madalena Triebsees, residente à Rua Cândido Portinari, 205, Bairro São Sebastião, Porto Alegre – RS. Localização Geral: Está situado a 270,00m da Av. Beira Mar Norte e na posição geográfica determinada pelas seguintes coordenadas: Latitude: 29º32’46,5” e Longitude: 49º53’07,0”W. UTM: 22 J: E 608000 e N 6730975.” Prazo de 15 dias para contestar, querendo, a contar do término do presente Edital (Art. 232, IV, CPC), sob pena de serem presumidos como verdadeiros os fatos alegados pelo(s) autor(es). Torres, 03 de setembro de 2018. Servidor: Andressa Padilha Soares, Escrivã Judicial, Mat. 14740770. Juiz: André Sühnel Dorneles.

Edital de Citaçãode Interessados, Ausentes, Incertos e Desconhecidos e de Ernani Ernes-to Winter – Usucapião – 2ª Vara – Comarca de Torres – Prazo de: 20 (vinte) dias. Natureza: Usucapião – Processo: 072/1.13.0005846-9 (CNJ: 0011126-15.2013.8.21.0072). Autor: Ilda Maria Schwanck da Silva e ou-tros. Réu: Ernani Ernesto Winter. Objeto: Declaração de domínio sobre o

imóvel a seguir descrito. Imóvel: “Um terreno urbano, situado no lugar denominado Bal-neário São Pedro, Arroio do Sal – RS, constituído do lote 16 da quadra 10, no quarteirão formado pelas ruas Manoel Francisco dos Santos, Francisco da Silva Santos, Almerindo Lopes de Vargas e Manoel José de Oliveira, lado par da Rua Manoel Francisco dos San-tos, distante 26,00m da esquina com a Rua Almerindo Lopes de Vargas, medindo 11,75m de frente ao norte para a Rua Manoel Francisco dos Santos por 29,00m de frente a fundos por ambos os lados, onde confronta, ao sul, com o lote 15, limita-se ao leste com os lotes 19, 20 e 21 e ao oeste com o lote 14, perfazendo a área de 300,00m2. Confrontantes: Pelo lote 14: Lourdes Bevilaqua, residente à Rua José de Souza Lima, 110, Bairro Sarandi, Santa Maria, RS, CEP 97.095-340. Pelo lote 15: Antonio da Rocha Nunes, residente à Rua dos Carijós, 357, Bairro Espírito Santo, Porto Alegre – RS, CEP 91.770-020. Pelo lote 19: Gildo Ritter e Nelci Terezinha Koltz, residente à Rua Josue Francisco de Olivei-ra, 1001, Vila do Rosário, Caxias do Sul – RS, CEP 95.110-154. Pelos lotes 20 e 21: A usucapiente. Localização Geral: O lote 16 da quadra 10, fica a 374,00m da Av. Beira Mar Norte e na posição definida pelas coordenadas: Latitude S: 29º31’14,4” e Longitude W: 49º52’04,1”. UTM – Zona 22J, E=609723 N=6733795.” Prazo de 15 dias para contestar, querendo, a contar do término do presente Edital (Art. 232, IV, CPC), sob pena de serem presumidos como verdadeiros os fatos alegados pelo(s) autor(es). Torres, 03 de abril de 2018. Servidor: Ana Lucia Andrioli de Vargas, Oficial escrevente. Juiz: André Sühnel Dorneles.

EDITAL DE CONVOCAÇÃOEDITAL DE CONVOCAÇÃO DA 2º ASSEMBLÉIA GERAL

ORDINÁRIA DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DEINFRAESTRUTURA RODOVIÁRIA URBANA E RURAL – CIDIRUR

O PRESIDENTE DO CONSÓRCIO PÚBLICO INTERMUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA RODOVIÁRIA URBANA E RURAL – CIDI-RUR, JUNTAMENTE COM OS DEMAIS MEMBROS CONSORCIA-DOS, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS ESTABELECIDAS NO CONTRATO DE CONSÓRCIO PÚBLICO – CIDIRUR, CONVO-CA, POR MEIO DO PRESENTE, TODOS OS CONSORCIADOS PARA A 2º ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA, QUE SERÁ REALIZADA NA SEDE DO CIDIRUR, COM ENDEREÇO NA RUA JOÃO CARDO-SO ROLIM, 985 – CENTRO – TRÊS CACHOEIRAS/RS, NO DIA 12 DE NOVEMBRO DE 2018, COM A SEGUINTE ORDEM DO DIA:

1 - ATUALIZAÇÃO DO CONTRATO DO CONSÓRCIO;2 - APROVAÇÃO DO ESTATUTO DO CIDIRUR;3 - APROVAÇÃO DO PLANO DE INVESTIMENTOS;4 - APROVAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO PERÍODO DE

JANEIRO A NOVEMBRO DE 2018;5 - OUTROS ASSUNTOS DE INTERESSE DO CONSÓRCIO. A ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA FUNCIONARÁ EM PRI-

MEIRA CONVOCAÇÃO ÀS 9 HORAS, COM A PRESENÇA DE 2/3 (DOIS TERÇOS) DOS CONSORCIADOS, E, EM SEGUNDA CONVO-CAÇÃO, MEIA HORA APÓS A PRIMEIRA CONVOCAÇÃO, COM QUALQUER NÚMERO DE CONSORCIADOS, DEVENDO SER OB-SERVADAS TAMBÉM, NO QUE COUBER, AS DISPOSIÇÕES PRE-VISTAS NAS CLÁUSULAS TERCEIRA, NONA, DÉCIMA TERCEIRA E DÉCIMA QUARTA DO CONTRATO DO CONSÓRCIO PÚBLICO DO CIDIRUR.

TRÊS CACHOEIRAS/RS, 31 DE OUTUBRO DE 2018.FLÁVIO RAUPP LIPERT

PREFEITO MUNICIPAL DE TRÊS CACHOEIRAS - CPF 379.618.290-91PRESIDENTE DO CIDIRUR

JULIANO SANTOS DOS SANTOSDIRETOR EXECUTIVO DO CIDIRUR

EDITAL DE PROCLAMASPor esta publicação, faz-se saber que pretendem casar-se e apresentaram os

documentos exigidos pelo Artigo 1.525, nºs I, III e IV, do Código Civil Brasileiro,PAULO SÉRGIO STUART MARIANO E

PATRICIA CANDIDO DE SOUZAEle solteiro, natural de Porto Alegre, residente e domiciliado no Passo de Tor-

res. Ela solteira, natural de Araranguá/SC e residente e domiciliada em Torres. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Torres, 05 de novembro de 2018.Ruy Luiz de Freitas Filho

Oficial do Registro Civil de Torres

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS FORQUILHAS

AVISO DE PUBLICAÇÃOO Prefeito Municipal de Três Forquilhas Sr. Robson Bobsin Brehm,

nos termos que lhe compete publica o seguinte:Proc. Licitatório nº 47/2018 – Pregão Presencial nº 11/2018Objeto: Uma Retroescavadeira Nova - valor estimado = R$ 215.480,00Abertura: Dia 26 de Novembro de 2018 – às 09:30 horas Cópias do Edital ou maiores informações, poderão ser obtidos no setor de licitações

pelo fone (51) 3628.5263-5102- ramal 215-996955214 - das 08:00 às 11:30 horas e das 13:30 às 17:00 horas, de segunda à sexta feira, pelo Site: WWW.tresforquilhas.rs.gov.br ou pelo email:licitatf@gmail .com.

Três Forquilhas, 07 de Novembro de 2018Robson Bobsin Brehm

Prefeito MunicipalESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA

AVISO DE LICITAÇÃOCONCORRÊNCIA Nº 004/2018

O município de Terra de Areia – RS torna público que fará realizar a seguinte licitação na modalidade Concorrência Pública nº 004/2018. Objeto: Concessão de uso de bem imóvel para a explora-ção de Bar e Lancheria do Ginásio Poliesportivo Municipal. Data aber-tura: 11/12/2018, horário e local: às 10:00 horas na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal. Cópias do edital e demais informações poderão ser obtidas no setor de Licitações da Prefeitura no horário de expediente das 08h00min às 11h30min e das 13h30min às 18h00min, ou pelo telefone (51) 3666-1285 e e-mail: [email protected].

ALUÍSIO CURTINOVE TEIXEIRAPrefeito Municipal

FEIRA DE VERÃO NOSAMAMBAIA CENTER

O SAMAMBAIA CENTER estará realizando sua já tra-dicional Feira de Verão, de 15 de dezembro de 2018 à 10 de março de 2019, e comunica a empresários e lojista de Torres e região que está disponibilizando espaço para esta feira.

Mais informações pelo fone 51 - 99682-1119.

Page 19: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/jm982-min.pdf · EM TORRES - Sobre presidente de Câma- ... da qual agora

JORNAL DO MAR REGIÃO 09/11/2018 - 19

Fique ligado na sua 99,5 MAMPITUBAFM, 100% NATIVA

Ligue (48) 3533 2000 e participe ao vivo do programa, com Valdeci Santos. WhatsApp: (48) 998080009

De segunda a sexta-feira, das 20 às 24h. Domingos 12h às 14h30min.Contatos comerciais: (48) 3583 0045 - 99915 7299.

A Secreta-ria Municipal de Saúde de Itati, realizou no ´´ultimo dia 31 de ou-tubro, o even-to “Outubro Rosa e No-vembro Azul:

a importância do diagnóstico precoce”.Ele aconteceu no Galpão da Integra-

ção Sadi Brusch Klippel, e contou com a participação maciça da comunidade, como mostra a foto.

Durante os trabalhos, que foram apre-sentados pelos enfermeiros da Unidade Básica de Saúde de Itati, que fizeram a introdução do tema, seguido pela apre-sentação do pastor Leonídeo Gaede, que abordou o tema falando do quanto às mulheres prestam mais atenção na sua saúde do que os homens.

Em seguida teve a participação da psicóloga da Unidade, convidando para participarem do Grupo de Saúde Mental com encontros quinzenais.

Após, o médico ginecologista da Unidade palestrou sobre o Câncer de Mama e Colo de Útero.

Os alunos da Escola Municipal Rural

Secretaria de Saúde realiza o evento “Outubro Rosa e Novembro Azul: a importância do diagnóstico precoce”

de Ensino Fundamental Profes-sora Celita Nenes Neubert, e as crianças do CRAS, juntamente com seu instrutor Léo, apresen-taram uma linda música na tarde do evento.

Também contou-se com a apresentação focada no Novem-bro Azul, onde o Médico Clínico Geral da Unidade, junto com o enfermeiro, fizeram uma apre-sentação falando da prevenção do câncer de próstata.

Aconteceu também neste evento, a Caminhada Simbólica pelo Outubro Rosa e Novembro Azul.

Foi apresentado um vídeo gravado pela equipe de saúde, com Enei Gildete da Silveira Gross, moradora da comunida-de, contando a sua trajetória após descobrir o câncer de mama.

Durante o evento foram sor-teados serviços de beleza e no final foi oferecido um delicioso café da tarde.

A Secretaria de Saúde e o pre-feito Flori Werb agradecem a to-dos os envolvidos e participantes do evento.

Edital de Citaçãode Interessados, Ausentes, Incertos e Desconhecidos – Usucapião – 2ª Vara Civil – Comarca de Torres. Prazo de: 20 (vinte) dias. Natureza: Usucapião – Processo: 072/1.15.0004170-5 (CNJ: 0009019-27.2015.8.21.0072). Au-tor: Eladio da Paz Germann e outros. Imóvel: “Um terreno urbano, com benfeitorias, constituído de uma casa de alvenaria de cento e vinte e quatro

metros quadrados e quarenta e cinco centímetros quadrados (124,45m²) e área anexa de alvenaria de trinta e seis metros quadrados e noventa e seis centímetros quadrados (36,96m²), situado nesta cidade, no lugar denominado como Praia Webber, designado administrativamente como sendo o lote de número cinco (05) da quadra oito (08), dentro do quarteirão formado pela Rua Antonio Carlos R. Rocha, Rua Antonio J. Bittencourt, Rua “I” e Rua Alberto Pacheco dos Santos, lado par, medindo dezoito metros e oitenta centímetros (18m;80cm) de frente ao norte na Rua Antonio Carlos R. Rocha por trinta e quatro metros (34m;00cm) de frente a fundos, em ambos as lados; no lado leste divide--se com o lote de número quatro (04) de propriedade de Celio da Paz Germann; no lado oeste divide-se com a Rua Alberto Pacheco dos Santos, onde forma esquina; nos fundos ao sul, na mesma medida da frente, entesta com Terras de Jair Farias, perfazendo uma área superficial de seiscentos e trinta e nove metros quadrados e vinte centímetros qua-drados (639,20m²)”. Prazo de 15 dias para contestar, querendo, a contar do término do presente Edital (Art. 232, IV, CPC), sob pena de serem presumidos como verdadeiros os fatos alegados pelo (s) autor (es). Torres, 27 de abril de 2018. Servidor: Felipe Ribeiro. Juiza:Rosane Ben da Costa.

Na noite do último dia 25 de ou-tubro, foi realizada na Escola Élio Farias de Matos, com a participa-ção dos alunos e da comunidade em geral, a II Conferência Munici-pal da Criança e do Adolescente de Mampituba. Este encontro é uma preparação para as Conferências Estaduais e Nacional que acontece-rão posteriormente, levando as pro-postas e sugestões dos municípios para serem discutidos sobre o tema: “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

Esta foi a oportunidade para po-pulação discutir propostas que vi-sem assegurar os direitos da criança e do adolescente, através da criação de possíveis políticas públicas efica-zes para a melhoria da qualidade de vida deste grupo prioritário da po-pulação.

Após a abertura, que contou com a participação do prefeito, Dir-ceu Gonçalves Selau; a primeira dama, Lúcia Selau;. os secretários

da Saúde, Ricardo dos Santos; da Educação, Ana Maria Martins, e de Assistência Social e presidente do COMDICA, Lediane Valim, foi aprovado o Regimento da Confe-rência e dado início aos trabalhos em Grupo que trabalharam assun-tos pertinentes ao tema, onde cada grupo criou deliberações que foram aprovadas ao final da Conferência e serão enviadas para a Conferência Estadual, juntamente com os Dele-gados escolhidos para representa-rem o município de Mampituba.

A organização e realização do evento ficou por conta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA e da Prefeitura Municipal de Mampitu-ba, que agradecem a participação dos adolescentes e da comunidade que se fizeram presentes em grande número, lotando o salão da Escola (veja foto abaixo), trazendo idéias, críticas e sugestões para o futuro de nossas crianças e adolescentes.

Salão lotado na II Conferência daCriança e Adolescente, em Mampituba

Page 20: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/jm982-min.pdf · EM TORRES - Sobre presidente de Câma- ... da qual agora

(51) 9995686751WHATSAPP - TECNOLAR -SETOR DE VENDAS

JORNAL DO MAR TORRES 09/11/2018 - 20

Fones 96152667 e 36055256, Trevo Itapeva Sul (frente Bomagg) em Torres.

Toda sexta e sábado, Ofertas especiais no açougue e ortifruti. Venha cvonferir!

BARBADÃO! VENDO DUASCASAS E UM KIT NET JUNTOS

PREÇO DE OCASIÃOSÓ R$ 220 MIL

Duas casas grandes, cada uma com três quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, área com churrasqueira, garagem fechada e pátio na frente. Ambas mobi-liadas. Mais um Kit Net com cozinha, quarto, banheiro, garagem com churrasquei-ra, mobiliado. Em Itapeva Norte, Torres, próximo ao mar, rua com calçamento.Tratar direto com o proprietário, no Mercado La Família (frente Redemac Bomagg,

em Itapeva) com Vanderlei, ou pelo WhatsApp (51) 996152667.

TELE ENTREGA GRÁTISAberto de segunda a sábado, ao meio dia.Também BUFFET LIVRE e a KG e PF( e Whats 999102308 e 996550975

Itapeva Sul - Torres

Micael Adriano Marcio(51) 981689521 997078893 996111159

Face: adriart Sob MedidaEmail: [email protected]

BR 101 Km 04 - Belvedere - Torres - fone 36052558

Rua Armando Gonçalvesdos Santos,

nº 530Fones (51)

998153103 e 998384723

Contate pelo Face: junior higieclean

Neste sábado, Prefeitura realiza grande ação da campanha “Novembro Azul”No mês mundial de combate ao câncer de próstata, a Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (amanhã, dia 10), grande ação para a saúde dos homens. As Unidades de

Saúde estarão abertas com diversas atividades em alusão ao “Novembro Azul”. Serão oferecidos serviços como solicitação de exames laboratoriais, realização do teste de Snellen, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatites), avaliação bucal e orientações de promoção e prevenção da saúde do homem. Para mais informação, o usuário da rede pública deve procurar a enfer-meira responsável pela Unidade de Saúde.

No Posto Central, a grande ação ocorrerá no dia 24 de novembro, das 8h às 16h.Confira o horário de cada ESF. ESF São Francisco, das 8h às 17h;

ESF Sadi Pipet de Oli-veira (Curtume), das 8h às 13h30min;

ESF José de Oliveira Santos (São Brás), das 8 às 17h;

ESF Padre Luiz Benini (Vila São João), das 8 às 17h;

ESF São Jorge, das 8 às 13h;

ESF Manoel Bernardino dos Santos (Rio Verde), das 8 às 12h.

Page 21: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/jm982-min.pdf · EM TORRES - Sobre presidente de Câma- ... da qual agora

09/11/2018 - 21JORNAL DO MAR CLASSIFICADOS

(51) 36263895 - 993299808COMPRA - VENDE - TROCA - FINANCIATAMBÉM COM VENDAS DE CONSÓRCIOS MENEGALLI

www.jorgemotos.com.br

JORGE MOTOS

MOTO ANO CORYAMAHA R 1 2008 BRANCACBR 1000 RR 2011 REPSOLCBR 1000 RR 2008 BRANCACBR 600 RR 2008 PRETAGS 500 E 1998 PRETAXRE 300 2012 VERDEFAZER 250 2013 PRETACB 300 2010 VERMELHACB 300 2010 DOURADACBX 250 TWISTER 2008 CINZACBX 250 TWISTER 2006 PRATACG 150 TITAN ESDI 2014 VERMELHACG 150 START 2015 VERMELHACG 150 FAN ESDI 2015 PRATACG 150 FAN ESDI 2014 PRETACG 150 FAN ESDI 2014 VERMELHACG 150 FAN ESI 2013 PRETACG 150 FAN ESI 2011 PRATACG 150 FAN ESDI 2011 PRATACG 150 FAN ESI 2011 BORDÔCG 125 KS 2014 VERMELHAXTZ 125 E 2009 VERMELHAFACTOR 125 ED 2014 BRANCABIZ 125 EX 2013 BRANCABIZ 125 EX 2012 GRAFITEBIZ 125 ES 2013 ROSABIZ 125 ES 2012 PRETABIZ 125 ES 2009 PRETAPOP 100 2007 PRETACRYPTON 115 E 2012 PRATA

DESTAQUES DA SEMANA*AGORA NA JORGE MOTOS ESTAMOS TRABALHANDO COM VENDAS DE MOTOCICLETAS HONDA 0 KM, TODAS AS CO-RES E MODELOS, MELHOR AVALIAÇÃO DA SUA USADA NA TROCA, SEGUE ABAIXO ALGUNS DESTAQUES DA SEMANA.*FAN 160 ESDI, 2018/2018 0 KM, NAS CORES VERMELHA, PRETA OU BRANCA, COM ENTRADA DE R$ 4.100,00 E ASSU-ME MAIS 38 PRESTAÇÕES DE R$ 335,81 , COM EMPLACA-MENTO, CAPA DE CHUVA E CAPACETE GRÁTIS .*BRÓS 160, SOMENTE COM PARTIDA ELÉTRICA, 2018/2018 0 KM, NAS CORES PRETA OU BRANCA, COM ENTRADA DE R$ 5.300,00 E ASSUME MAIS 38 PRESTAÇÕES DE CONSÓR-CIOS NO VALOR DE R$ 336,00 CADA. COM EMPLACAMEN-TO, CAPA DE CHUVA E CAPACETE GRÁTIS .*BIZ 125 EX, 2018/2018 0 KM, NAS CORES BRANCA, VERME-LHA, LARANJA OU PRETA, COM ENTRADA DE R$ 4.500,00 E ASSUME MAIS 38 PRESTAÇÃO DE R$ 336,00, COM EMPLA-CAMENTO GRÁTIS .OBS.: RECEBO A SUA MOTO USADA NA TROCA.

REPASSEFAZER 250 2008 VERMELHA (R$ 5.000,00)FAZER 250 2007 AZUL (R$ 5.000,00)CBX 250 TWISTER 2005 PRATA (R$ 5.000,00)FALCON 400 2008 PRETA (R$ 8.000,00)BIZ 125 ES 2009 PRETA (R$ 4.000,00)

ACEITODOAÇÃO

DE MÓVEIS USADOS

(51) 986482711 (OI), 981498340 (TIM), com

Walter.

AVENIDA CASTELO BRANCO, 571, IGRA, TORRES/RS, EM FRENTE AO SUPER MACROMIX.

VIAGEM PARA REGISTRO, APA-RECIDA E SERRA NEGRA

Saída de Torres dia 04/04/19, às 5 horas da manhã, com destino a Registro para pernoite, com janta e café da manhã incluso. Saída de Registro dia 05, após café da manhã, para o Santuário Aparecida. Dia 07, após café da manhã, saída rumo a Serra Negra (SP). Dia 10, após café da manhã, saída com destino a Registro para pernoite, com janta e café da manhã. Dia 11, após café da manhã, retorno a Torres.

Telefones p/ contato: (51) 9 9629-8735 (Adão)e (51) 9 9430-2415(Odete).

VENDO TERRENOno bairro Jardim Monte

Carlo, em Torres, escritu-rado, impostos em dia, só

R$ 15 mil. Tratar fone (51) 991479247.

EXCELENTES IMÓVEIS

Oportunidade única de negócio, box em pré-dio no Centro da cidade, de fácil manobra e de baixo condomínio. R$ 40.000,00.

Pinho Executive – Bom para trabalhar, in-vestir! Sala com 33m² e banheiro. O empre-endimento disponibiliza um estacionamento rotativo, que facilitará o acesso dos profissio-nais e clientes que serão atendidos no local. R$ 160.000,00.

Apto no Centro, 02 dormitórios com suíte, box de garagem, mobiliado. R$ 550.000,00.

Apto na Praia Grande, 02 dormitórios com suíte, box de garagem, mobiliado com vista para o mar, nunca habitado, prédio com infraes-trutura. R$ 550.000,00.

Apto no Centro próximo de tudo, 02 dormi-tórios com suíte, box de garagem, 03 sacadas, churrasqueira, mobiliado com excelente vista para o mar. R$ 690.000,00.

Loja comercial no Centro para alugar ou vender reformada com banheiro e mezanino. Aluguel + taxas. Valor na venda CONSUL-TAR.

VENDE-SE UM TERRENOescriturado, registrado, cercado e aterrado,

12x25m, no bairro Jardim Monte Carlo, entrada de Itapeva Sul. Tratar Fone 986555532.

FAÇO REVISÕES DE PORTASjanelas, etc. Agendar visita pelos fones (51) 996885499 ou 998993796.

VENDO CASA NO SÃO BRÁS

na rua da Figueira, 467, 80m² de áreaconstruída, 3 quartos, sala, cozinha,banheiro, sala de jantar, garagem.

Só R$ 120 mil. Tratar fone 997352547.

VENDE-SE UM TERRENO30x10m, rua Mário

Quintana, nº 85, PraiaGaúcha, em Torres. Água, luz

e uma lage com garagempronta. Só a 120m

do mar. Tratar com gaúcho, (51) 998876658.

VENDO UMACASA NOVAde alvenaria, 115m², com lage em cima e

piso, 3 quartos, uma suíte com sacada, banheiro social, sala/copa/cozinha integrados com chur-rasqueira e fogão a lenha, área de serviço. Aber-turas em itaúba. Terreno de 14x37m.

Sistema de automação sem fio na porta de entrada com fechadura invisível e eletrônica, sistema de câmeras. Localização: São Brás, duas quadras da BR 101, terreno plano e seco.

Valor: R$ 240.000,00. Tratar fone (51) 999176855.

ALUGO CASA NA ITAPEVATrês quartos, sala, cozinha, dois banheiros, garagem,

área de serviço, sem mobília.Só R$ 500,00 mês. Tratar no Jornal do Mar ou com

José, pelo fone 998435690.

Page 22: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/jm982-min.pdf · EM TORRES - Sobre presidente de Câma- ... da qual agora

JORNAL DO CAPÃO DA CANOA 09/11/2018 - 22

Agora em novo endereçoAvenida Paraguassu, nº 442, bairro Guarani,

fones (51) 993982531 (Claro) e 980334239.

Venha fazer a festa na companhia denossas garotas.

Aberto a partir das 19 horas.Venha fazer a festa na

companhia de nossas garotas!Seleciona-se garotas,maiores de 18 anos!

Não fique de fora, venha para o Brilho da Noite.Avenida Osmani Veras da Silveira, nº 270Bairro Santo Antônio, Capão da Canoa

Fone (51) 996004342

Montagem, balanceamento eacessórios em geral.

Rua das Violetas, 4284 - Capão Novo, Capão da Canoa/RS.

Desde 1958 trabalhando no ramo de peças e acessórios para automóveis e caminhões

Fones (51) 36252641 e 36253270Av. Martinho Jovino Espíndola, 185 - Capão da Canoa

[email protected]

MISSÃO NOVA VIDAhttp://www.bjnewlife.org/portuguese

Ver. Paul C. Jong

JUSTIÇA

Oferta sem

defeito

Trans-ferência

de pecados através da imposição de mãos

Derra-mamento de sangue para completar a expiação

dos pecados

Cordeiro Sacrifical de Deus:

Jesus Cristo

Trasferência dospecados (passado, presente e futuro)

do mundo paraJesus Cristo através da

imposição dasmãos de JoãoBatista no Rio

Jordão

Derramamento de sangue para completar de sangue para completar a

expiação dos pecados

Velho Testamento (Tabernáculo)

Novo Testamento (Rio Jordão)

Jesus Cristo nasceu em uma manjedoura envolto em

panos. Porquê? Por que Jesus é o Amor de Deus por nós e isso é universal e revelado a todos

e na manjedoura porque somos iguais animais e irracionais nascidos com pecados, mas e os panos? Os panos são

para esconder seu Plano de Salvação e só revelar à quem realmente procurá-lo, ou seja, é a Justiça de Deus cumprida

por João Batista e Jesus Cristo no Rio Jordão, onde aquele passou nossos pecados para

Este com a imposição de mãos para Seu Corpo e por isso

pagou com precioso Sangue. Site para pedidos de LIVROS GRATUITOS-www.nlmbrasil.

com São 65 Títulos sobre a JUSTIÇA DO SENHOR DA

VIDA. A Lei da Vida.

No último domingo (04), mais de 300 pessoas lota-ram o teatro Carlos Urbim, na 64ª Feira do Livro de Por-

Trupe do Acqua Lokos Parque Hotel se apresenta na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre

to Alegre, para assistir ao musical “Um Jardim nas Es-trelas”. Durante aproximadamente 45 minutos a platéia formada por adultos e crianças ficou atenta a peça que aborda o tema: Bullying e as Relações Interpessoais - o respeito e olhar sobre o outro.

A montagem que pertence ao Projeto Pedagógico e Cultural Acqua Lokos na sua Escola, tem a produção do Núcleo de Entretenimento e Recreação do Acqua Lokos

Parque Hotel e conta com a direção do reconhecido ator e produtor gaúcho, Paulo Adriane, famoso nacional-mente por dar vida a perso-nagem Priscila, da TV Co-losso. Em turnê desde 2017, “Um Jardim nas Estrelas” já foi assistido por mais de 20 mil pessoas.

Mais sobre o Projeto Ac-qua Lokos na sua Escola:

Criado em 2017, o Projeto Acqua Lokos na sua Esco-la é totalmente gratuíto e busca ampliar o acesso à cultura para crianças e adolescentes de escolas das redes pública e privada, através de uma abordagem pedagógica e cul-tural que instigue uma reflexão sobre temáticas sociais relevantes.

Page 23: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/jm982-min.pdf · EM TORRES - Sobre presidente de Câma- ... da qual agora

JORNAL DO MAR ESPORTES 09/11/2018 - 23

Acompanhamento técnico

Projetos e execução

Licitações capelas mortuárias

Jaime PradoFones (51) 36644903

99009377 ou 99349972.

Rua São Pedro, 1293, bairro Guarita, Torres.

(51) 982384759 (TIM),986255070 (OI) ou 36645070.

As partidas de volta das semifinais do Munici-pal de futebol de campo de Torres acontecem, uma neste domingo (11), no Complexo Esportivo Mar Azul, com o jogo Mar Azul x São João, nas duas categorias. Preliminar, entre aspirantes, inicia às 14h15min. Jogo principal às 16h15min.

O outro confronto só acontece no feriado da Pro-clamação da República (quinta, dia 15), no Comple-xo Esportivo Boa União.

Jogo de aspirantes será Amigos do Adri x Gua-rani.

O de titulares, Boa União x São Miguel.

SÃO JOÃO JOGA POR EMPATESO São João, em casa, no jogo de dia, se deu bem

contra o Mar Azul. Venceu nas duas categorias e as-sim joga por empates para chegar a final.

Confronto aconteceu dia 2 (feriado de finados). Na preliminar (aspirantes), São João 3 x 2 Mar Azul. Numa grande partida, o Mar Azul abriu o pla-car após Gio dominar a bola no meio e lançar Igor Goretti, que tocou no canto do goleiro.

Na segunda etapa, em cruzamento, o goleiro Léo, do São João, não conseguiu afastar a bola, que encontro Bileco sozinho na segunda trave, que ca-beceou para ampliar.

O São João, comandado pelo desportista Frank, marcou o seu primeiro gol após cobrança de escan-teio rápido. Antônio jogou na área, a zaga tentou

No último domingo (04), ocorreu mais uma ro-dada do Municipal de futebol de campo de Dom Pedro de Alcântara - que este ano homenageia Airton Magnus da Luz.

A rodada foi no Estádio Salseirão (no centro de Dom Pedro de Alcântara), e teve duas partidas.

Em um jogo muito disputado, na preliminar, Cruz Vermelha e Gaúcho (foto abaixo), empata-ram em 1 x 1, sendo o gol Cruz Vermelha mar-cado por Júlio César e o do Gaúcho por Antônio Lucas.

No segundo jogo, boa vitória do Horizonte sobre o Mata Boi por 5 x 2. Quatro dos gols do Horizonte foram marcados pelo artilheiro Murilo, com Uilluan marcando o outro. Pelo Mata Boi, anotaram Jaime e Patryck. Apesar do revés nessa

Rodada define último semifinalista em Itati

Fase classificatória do Municipal de futebol de campo de Itati termina domingo. Os jogos:

campo do União, em Costa do Morro,14h - Vilinha x Bananeiras;

16h - Itati x Pinheirinho.Domingo passado, Flamenguinho e Pinheiri-

nho empatam em 2 x 2 e estão classificados para a semifinal. Murilo e Ligeirinho marcaram para o Flamenguinho. Léo e Luiz fizeram os gols do Pinheirinho.

No segundo jogo da tarde, o União venceu o Bananeiras por 2 x 1, com gols de Arlei e Rodri-guinho. Jonatan marcou para o Bananeiras.

Vilinha, Pinheirinho e Flamenguinho estão na semifinal, restando apenas uma vaga para ser de-finida no próximo domingo. Ela será de Itati (6 pontos ganhos) ou Bananeiras (4).rodada, o Mata Boi já está classificado em 1º para

a semifinal.Horizonte e Cruz Vermelha também já estão

garantidos. A 5ª e última rodada será na Baixada dos Eucaliptos, no Porto Colônia, com mando de campo do Gaúcho. E tem um jogo que promete muito, com os dois últimos na tabela (Gaúcho e Floresta) buscando uma vaga na semifinal em um confronto direto. Os jogos:

14h30min - Horizonte x Cruz Vermelha,16h30min - Gaúcho x Floresta.

A classificação das 4 primeiras rodadas, por pontos ganhos, está assim: 1º, Mata Boi 9 - 2º, Horizonte 5 - 3º, Cruz Vermelha 5 - 4º, Gaú-cho 2 - 5º, Floresta 1.

Gaúcho e Floresta jogamdomingo pela 4ª vaga para as

semifinais em Dom Pedro

tirar, mas Fábio Júnior dividiu a bola que acabou entrando. Logo em seguida, num contra ataque do Mar Azul, o goleiro Léo atingiu Bileco na área, co-metendo pênalti que o artilheiro do campeonato, Igor, chutou para fora. O São João não se abateu e chegou ao empate após Nicolas jogar a bola na área e Joel pegou de primeira empatando num lindo gol. No final da partida, o bom jogador André Roque, que pegou a bola na lateral esquerda, cortou para o meio e cruzou rasante para a área. Marcelo se ante-cipou ao goleiro e empurrou para o gol, garantindo a vitória numa virada emocionante.

São João 2 x 0 Mar Azul foi o resultado do jogo entre os titulares. Foi um jogo muito movimenta-do, com o time do galo carejó abrindo o placar após cobrança de escanteio de Ratinho na marca do pê-nalti, que Leonardo Carniel testou para o gol. Ainda no primeiro tempo, Giovane entrou na área e tocou para Vital, que dominou, limpou a zaga e chutou forte no ângulo, sem chances para o bom goleiro Alex, do Mar Azul. Na segunda etapa o jogo con-tinuou quente, com a equipe do técnico Helon ten-tando descontar, mas cedendo contra-ataques para a ajustada equipe treinada por Valete.

NA AREIA GRANDEA outra semifinal foi em Areia Grande. Na preli-

minar, Guarani 3 x 2 Amigos do Adri. O Amigos do Adri fez 1x0 com gol contra. Guarani empatou com Gabriel Stuart. Douglas da Luz virou para 2x1. Na

segunda etapa, o Amigos do Adri empatou e cobran-ça de pênalti por Daniel Contini. O Guarani chegou ao gol da vitória, também num pênalti, com Douglas da Luz.

São Miguel 1 x 0 Boa União foi o resultado da partida de titulares. Único gol da partida foi marca-do por Fábio, que cabeceou no contrapé do goleiro Lucas.

Vale saldo de gols. Em caso de igualdade em tudo, decisão de finalistas saí nos pênaltis. A reali-zação da competição é da Prefeitura Municipal de Torres e a Organização é da Liga de Futebol Torren-se – LIFT.

Jogos de volta das semifinais do Municipalde Torres acontecem domingo e na quinta

Page 24: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/jm982-min.pdf · EM TORRES - Sobre presidente de Câma- ... da qual agora