24
JM ANO XVIII - N° 970 - 16 DE AGOSTO DE 2018 - R$ 2,50 TORRES - ARROIO DO SAL - CAPÃO DA CANOA - XANGRI-LÁ - TRÊS CACHOEIRAS - CAMBARÁ DO SUL - DOM PEDRO DE ALCÂNTARA - TER- RA DE AREIA - MORRINHOS DO SUL - MAMPITUBA - MAQUINÉ - ITATI - TRÊS FORQUILHAS - SÃO JOÃO DO SUL - PASSO DE TORRES. ODONTOLOGIA Cinthya Guarienti Mestre em Odontopediatria Aparelhos Ortodônticos Odontologia Estética CRO 14030 Daniel Guarienti Especialista em Implantes Dentários Mestre em Endodontia Tratamento de Canal CRO 13245 FONOAUDIOLOGIA Paula Reck Rodrigues Fonoaudologia Especialista em Audiologia Aparelhos Auditivos CRFa 8595 facebook/clinicacuidar JORNAL DO MAR Email: [email protected] - [email protected] - FONES 36055159 e 998435690 O JORNAL MAIS PREMIADO DE TORRES E DE MAIOR CIR- CULAÇÃO NO LITORAL NORTE DELEGADO ACREDITA TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia Estrela do Mar, em Torres. Está no Presídio aguardando a conclusão no inquérito. O dele- gado Juliano Carvalho acredita que o suspeito detido é mesmo o assassino. Página 19. Sus- peito, Leco d a Zola, está preso Saúde: Mulher morre por ser mal atendida Página 17 Floresta campeão em Dom Pedro de Alcântara Página 20 Adílson Vargas no comando de Arroio do Sal Página 10 Profissional do ano tem um caderno especial nesta edição

Upload: lamthu

Post on 14-Feb-2019

246 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jm970-min.pdf · TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia

JMANO XVIII - N° 970 - 16 DE AGOSTO DE 2018 - R$ 2,50

TORRES - ARROIO DO SAL - CAPÃO DA CANOA - XANGRI-LÁ - TRÊS CACHOEIRAS - CAMBARÁ DO SUL - DOM PEDRO DE ALCÂNTARA - TER-RA DE AREIA - MORRINHOS DO SUL - MAMPITUBA - MAQUINÉ - ITATI - TRÊS FORQUILHAS - SÃO JOÃO DO SUL - PASSO DE TORRES.

ODONTOLOGIACinthya GuarientiMestre em OdontopediatriaAparelhos OrtodônticosOdontologia Estética

CRO 14030

Daniel GuarientiEspecialista em Implantes DentáriosMestre em EndodontiaTratamento de Canal

CRO 13245

FONOAUDIOLOGIAPaula Reck RodriguesFonoaudologiaEspecialista em AudiologiaAparelhos Auditivos

CRFa 8595

facebook/clinicacuidar

JORNAL DO MAREmail: [email protected] - [email protected] - FONES 36055159 e 998435690

O JORNAL MAIS PREMIADO DE TORRES E DE MAIOR CIR-CULAÇÃO NO LITORAL NORTE

DELEGADO ACREDITATER PRESO QUEMMATOU COLEONE

Leco da Zola foi preso na Praia Estrela do Mar, em Torres. Está no Presídio aguardando a conclusão no inquérito. O dele-gado Juliano Carvalho acredita que o suspeito detido é mesmo o assassino. Página 19.

S u s -pe i to , L e c o d a Z o l a , e s t á preso

Saúde: Mulher morrepor ser mal atendida

Página 17

Floresta campeãoem Dom Pedrode Alcântara Página 20

Adílson Vargas no comando de Arroio do Sal

Página 10

Profissional do ano tem um caderno

especial nesta edição

Page 2: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jm970-min.pdf · TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia

16/08/2018 - 02

OPINIÃO JORNAL DO MARFundado em 11/03/2000 - Jornalista responsável:

José dos Santos, RP 7929. Site: www.jornaldomar.com.brRua General Flores da Cunha, nº 915, Itapeva Sul.

FONES (51) 36055159 - 998435690. Assinaturas com Antônio, 995551446.

E-mail: [email protected] ou [email protected]

Entre em contato conosco pelos fones36643544 ou 999161020

WWW.torresimoveis-rs.com.br ouemail: [email protected]

Avenida Silva Jardim 34, Loja 03, Centro, Torres/RS

José dos Santos

MDB não sabia que estava no GovernoFoi só um linha perdida aqui na coluna. Mas

repercutiu por demais na cidade a informação que o secretário atual do Meio Ambiente é fi-liado ao MDB. Que concorreu a vereador em Sapiranga, onde fez 279 votos e é o 3º suplente do Partido.

Segunda, na Câmara de Torres, o vereador Tubarão, por exemplo, brincou comigo: “não sabia que fazíamos parte do governo munici-pal”.

Fiquei esperando que o prefeito Carlos Sou-za (do Progressistas) falasse algo esta semana, mas nem pensar. Aí fiquei sabendo também, por meus passarinhos informantes, que especialida-de em meio ambiente não seria um argumento forte para este cidadão ser convidado a ocupar esta pasta. E que, por pressão do seu MDB, ele estaria pensando na possibilidade de demitir-se.

Mas não soube nada disto por ele também. Não sei o que há em nossa Prefeitura. Como disse, parece que os secretários são blindados, estão proibidos de terem um acesso mais livre com a mídia local. Se não é isto, então é másca-ra mesmo. E aí podemos incluir o secretário de Turismo, que antes quando trabalhava no Sesc já não era assim tão comunicativo com a im-prensa.

Sobre a Secretaria de Obras, o PT segue mandando. E agora mais do que nunca porque o secretário Davino estava de férias atéontem e Maurinho estava então dando as cartas. O Da-vino se desfiliou do PT, sei,mas até agora não assinou ficha com nenhum partido da base.

CASA DO ACOLHIMENTO,UMA SUGESTÃO

Arroio do Sal, ainda no governo passado, optou por alugar uma casa em Porto Alegre e lá colocou um funcionário e montou estrutura para pessoas se alimentarem e descansarem.

Me ocorreu então: porque Torres também não tem uma? Ou porque nossa secretária não procura o colega Maneca ali no município e não vê com ele a possibilidade de uma parceria?

Eu e a maioria dos torrenses, para exames ou consultas especiais, usam muito este serviço. E aí passam pela humilhação de saírem 3h da manhã de casa e voltarem só às 22, 23h. Tivesse Torres lá uma Casa do Acolhimento, ameniza-ria e muito a situação. Às vezes um paciente é atendimento às 7 da manhã e tem que ficar por lá perambulando, porque o ônibus só inicia via-gem de volta às 18, 19h. Às vezes acontece o contrário. O atendimento é só no final da tarde, mas ele tem que sair igual de Torres às 3h.

Fica a sugestão: alugue-se e estruture-se uma casa, ou se faça uma parceria.

No último dia 9, num jantar festivo, no CTG Porteira Gaúcha, na Vila São João, o MDB de Torres montou a sua Comissão Provisória do JMDB.

Ficou na presidên-cia Douglas Gomes e na vice Gustavo Pe-reira. Integram ainda o grupo principal Tia-go Prudêncio, Éverton Becker, Deivid Carnei-ro e Naidu Viena.

Encontro, que teve a coordenação do ex vereador Alessandro Bauer Pereira e do pre-sidente atual do MDB torrense, Roniel Lu-mertz, a presença do vereador Marcos Klas-sen, lotou o CTG da Vila com simpatizantes do partido. Lá esta-vam também lideran-ças regionais, como o ex prefeito Pedrão, de Mampituba e o verea-dor Banha, de Arroio do Sal e o vereador do PDT, Rogério Eval-dt Jacob (Rogerinho). Nas fotos ao lado, dois momentos do encontro.

JMDB foi montado em Torres

Vereadores torrenses seguem fazendo cobrançasSegunda, 16h, em mais uma Sessão da Câmara

de Torres, quase só cobranças. Val Cabeleireiro agradeceu o prefeito por solucionar uma deman-da de mais de 15 anos, iluminação em uma rua.

Pardal, por sua vez, voltou a falar do Minha Casa Minha Vida, pura ilusão vendida ao povo. Cobrou ainda a falta de pediatra no Hospital.

Gisa Webber cobrou uma solução para o ponte do Rio Verde. Administrações anteriores de Tor-res e São João do Sul já deveriam tê-la concluída

Marcos Klassen voltou a pedir a substituição das lixeiras da Praia da Cal, caminho da Santinha até a Prainha. E Zete Silveira criticou de forma veemente o atendimento do Hospital.

Page 3: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jm970-min.pdf · TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia

JORNAL DO MAR 16/08/2018 - 03TORRES

Whats (51) 984098382Avenida General Osório, nº 250 - Torres/RS.

(51) 982384759 (TIM),986255070 (OI) ou 36645070.

Rua São Pedro, 1293, bairro Guarita, Torres.

Na tarde do último dia 9, o prefeito Carlos Souza promoveu um encontro com as diretoras de todas as es-colas de ensino fundamental e de educação infantil. O propósito foi de dialogar com as servidoras sobre a rotina do trabalho, com a finalidade de viabilizar as demandas da co-munidade. Junto com as professoras estavam a secretária mu-nicipal de Educação, Sílvia Teixeira Pereira, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Almonita Souza Gedeon, e a diretora pedagógica Jocélia Espíndula.

Na oportunidade, foram encaminhadas questões pon-tuais das escolas e tratados assuntos gerais, como de pes-soal, informática e manutenção dos prédios. Foi aborda-da ainda a participação dos pais nas escolas. O prefeito sinalizou a disponibilidade de participar de algumas as-sembleias escolares com o propósito de melhor aproxi-mar, pais, mestres e estudantes. Neste bate-papo com as

Com o propósito de tornar público o Projeto Geo-parque Cânions do Sul do meio estudantil torrense, foi lançado na manhã da última sexta-feira, 10 de agosto, o Projeto Geoparque vai às Escolas, evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Os estudantes lotaram o auditório da Casa da Terra, localizada na Rua José Antonio Picoral com XV de Novembro. O evento foi dirigido a cerca de 150 alunos da rede, gru-po que será capacitado sobre a importância do Projeto para depois agir como multiplicador desta conscienti-zação junto ao público em geral. O lançamento contou com a presença da secretária de Educação, Sílvia Tei-xeira Pereira, diretoras de Escolas, secretários munici-pais e representantes do Samu.

Ao todo serão cerca de 200 alunos oriundos das Es-colas Municipais Zona Sul, Alcino Pedro Rodrigues e Manoel Ferreira Porto que já integram o Projeto de Primeiros Socorros na Escola, Salvando Vidas, Res-gatando Almas, coordenado pela professora Andreia

Mello. Recentemente também se incorporaram na ati-vidade, alunos das Escolas Mampituba e Santa Rita. Na oportunidade do lançamento, os coordenadores do Projeto, professora Andreia e professor Jeferson Fran-ça, já começaram com a capacitação.

O que é um Geoparque, no que consiste este pro-jeto, quais os trâmites para se obter o selo da Unesco, quais os municípios que o integram foram alguns dos itens já abordados nesta manha. De acordo com a se-cretária, o maior objetivo é ampliar o envolvimento comunitário através da educação para contribuir no processo de reconhecimento de geoparque pela Unes-co. Entre as características exigidas pela Unesco para conceder o título de Geoparque estão, entre outros itens, a biodiversidade, paisagem, geodiversidade, in-fraestrutura turística e o envolvimento da comunida-de. É neste quesito que entra o Projeto Geoparque vai às Escolas.

Durante o evento ocorreu a entrega das camisetas

alusivas ao Projeto. Dentro do programa de divulga-ção, já está planejado que os estudantes vão abrir o Desfile de 7 de Setembro. A importância do Projeto de Primeiros Socorros na Escola e agora, do Geoparque, foi destacada pelas diretoras Letícia Grigoletto, do Zona Sul e Edna Peretto, do Manoel Ferreira Porto, e também pela diretora pedagógica, Jocélia Espíndula. O Projeto Geoparque Cânions do Sul é integrado por três municípios do Rio Grande do Sul, Cambará do Sul, Mampituba e Torres, e quatro de Santa Catarina, Jacinto Machado, Morro Grande, Praia Grande e Tim-bé do Sul.

Dentro da programação do lançamento do “Geo-parque vai às Escolas”, ainda na manhã de sexta-feira, ocorreu apresentação do Parque Estadual da Itapeva com Danubia Nascimento, responsável pela educação ambiental. Ás 11h, sobre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e Revis Ilha dos Lo-bos com o técnico Martin Souza.

Na parte da tarde, os estudantes realizaram uma trilha na Praia da Guarita onde receberam informa-ções sobre o local.

Alunos da Rede Municipal vão difundir ProjetoGeoparque Cânions do Sul no município

Diálogo propositivo marca encontrodo prefeito com as professoras

professoras, Carlos Souza destacou que nem sempre a solução do problema está na área orçamentária e sim na habilidade do gestor.

Para melhor viabilizar as demandas das escolas, a presidente do Conselho, salientou a necessidade das ges-toras realizarem projetos consistentes, munidas de mui-tos dados. Na ocasião, o prefeito destacou que a venda do prédio Arara Azul, edifício onde atualmente está ins-talada a Secretaria Municipal de Educação, trará verba para a Educação. Salientou que a venda do prédio tem como objetivo investir exclusivamente em obras que qualifiquem o ensino no município. Ao todo, participa-ram destre encontro com o prefeito, 17 diretoras, nove de Emeis e oito de Escolas Fundamentais.

Page 4: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jm970-min.pdf · TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia

JORNAL DO MAR TORRES 16/08/2018 - 04

“É com um sentimento de dever cumprido que a CDL vem agradecer aos premiados pela presença no evento reali-

zado no dia 10 de agosto, no Guarita Park Hotel, de entrega dos Troféus da primeira edição do PROFISSIONAL DO ANO 2018. A CDL se enche de orgulho de cada um que ali se fez presente, engrandecendo esse momento tão especial para a comunidade, cada profissional é muito importante, cada um em sua área de atua-ção, este evento privilegia e reconhece o esforço indivi-dual de cada um na busca do melhor serviço prestado.

A CDL Torres trabalha sempre com o intuito de valo-rizar os profissionais da nossa cidade, fomentando o comer-cio local para o desenvolvi-mento e geração de emprego.

A CDL Torres está sem-pre a disposição de seus as-sociados e de todo e qualquer cliente ou profissional para auxiliar na projeção de seus negócios.

O NOSSO MUITO O

BRIGADO A TODOS OS PROFISSIONAIS, ATÉ 2019. APROVEITAMOS TAMBÉM PARA AGRADECER A PARCERIA COM A ULBRA CAMPUS TORRES E ADEM-EMPRESA JUNIOR QUE REALIZOU A PES-QUISA”.

Profissional do Ano: diretoria da CDL faz agradecimentos

TORRES-RS, 15 DE AGOSTO DE 2018.DIRETORIA ATUAL

Page 5: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jm970-min.pdf · TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia

JORNAL DO MAR 16/08/2018 - 05TORRES

* Asma/Bronquite* Tosse crônica* Gripes frequentes* Alergias respiratórias* Raio X/Espirometria

Dr. Carlos Antonio Castilhos Villanova - CRM 17338Médico do serviço de doenças pulmonares da Santa Casa

Torres: Clínica Pró-Saúde, Manoel Fortunato de Souza, 78, ( 36261756.

Capão da Canoa: Clínica Dom Guanella, Ave-nida Ubirajara, 678, ( 36651198.

Visando a valorização da arte da dança, foi realizada em Torres a mostra “Dança em Cena”, dias 10 e 11 último (sexta-feira e sábado), reunin-do grupos do segmento na Casa da Terra.

No evento da Secretaria Municipal de Turis-mo, Cultura e Esporte, os artistas participantes exibiram seus diferentes estilos, tendo a oportu-nidade de promover seu meio artístico. A mostra

Dança em Cena” reúne público de 150 pessoas na Casa daTerrafoi aberta ao público, com cerca de 150 presentes em cada dia de realização.

Na sexta-feira foi promovido um Colóquio com representantes das companhias de dança, com o intuito de debater temas como “A impor-tância da dança no desenvolvimento infantil”, “A dança no contexto cultural da cidade e do turis-mo”, “A capacitação profissional dos atuantes na

cidade” e “A importância da dança folclórica na região”.

No sábado aconteceram as apresentações do CTG Querência das Torres, do grupo Estúdio Paula Schreck Dança e Movimento, Cia Inge e Margot de Carlo, Grupo de Dança Luciana Abel, Estúdio de Dança Pliê, D & Paula Ballet, CTG Porteira Gaúcha e Cia Natália Mahaila.

No final das apresentações, a coordenadora de Cultura, da Secretaria, Maria do Carmo Conforti Rodrigues, agradeceu a parceria dos participantes para a concretização do “Dança em Cena”. Con-forme ela, o êxito da atividade resultou deste tra-balho em conjunto.

Apresentaçõesempolgaram o públi-co que compareceu a Casa da Terra. O su-cesso deu-se a união da equipe, segundo a coordenadora, Maria

do Carmo, queagradece aos grupos que participaram de

forma brilhante.

Page 6: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jm970-min.pdf · TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia

Vida além da VidaNilton Moreira

FALA PADRE LEONIR

[email protected] SONHOS Maria:a serva Missionária

Mensagem do BispoDom Jaime Pedro Kohl

Bispo de Osório

Vida ConsagradaNo Evangelho deste final de semana, (Lc 1,39-

56) festa da anunciação de Maria, temos o conhe-cido relato da visita de Maria a Isabel. O trecho pertence aos relatos do nascimento e infância de João Batista e de Jesus.

Na anunciação, o anjo informara Maria a res-peito da gravidez de Isabel, com a garantia de que nada é impossível para Deus. Ao declarar-se serva do Senhor, ela concebe Jesus e, como sinal de seu serviço, dirige-se apressadamente à casa de Zaca-rias, ao encontro e a serviço de Isabel.

A cena mostra o encontro de duas mães agracia-das com o dom da fecundidade e da vida; mostra também o encontro de duas crianças, o Precursor e o Messias, ambos sob o dinamismo do Espírito Santo. A grande bem-aventurança de Maria é ter acreditado que as coisas ditas pelo Senhor iriam cumprir-se. Isso está em perfeita sintonia com o Evangelho de Lucas, no qual ela aparece como modelo do discípulo. Duas são as características mais importantes de Maria no relato da visita a Isabel. E são exatamente as qualidades do disci-pulado no Evangelho de Lucas: atenção e adesão absolutas à palavra de Deus e, como consequên-cia disso, serviço incondicional a quem necessita. Maria é discípula fiel (em relação a Deus) e soli-dária (em relação ao próximo).

Na continuidade temos o que chamamos de Magnificat. Um grande hino de louvor a Deus pe-las maravilhas realizadas em favor do seu povo. É um texto profético. Não no sentido de previsão do futuro, mas no sentido genuíno da profecia, que pode ser traduzida como denúncia de algo errado e anúncio de uma transformação.

Maria é profetisa porque, movida pelo Espíri-to, encarna os ideais dos profetas do Antigo Tes-tamento, do qual também ela faz parte. A ação de Deus em favor dos pobres é fruto da memória de sua misericórdia, renovando hoje os benefícios e opções feitos no passado e mantendo assim a fide-lidade prometida a Abraão e a seus descendentes.

A propósito, nos colocamos como Maria a ser-viço dos mais necessitados?

RELIGIOSOS E RELIGIOSAS - Dentro do mês vocacional, neste final de semana rende-mos nossa homenagem carinho e respeito a todos aqueles e aquelas que no seu “sim” dedicam toda a vida a causa do Evangelho: Os religiosos e as religiosas. Os irmãos e as irmãs, seguindo o ide-al de um fundador ou fundadora, buscam viver com toda a intensidade e radicalidade a vivência do Evangelho. Em nossa cidade temos as irmãs do hospital que se dedicam a saúde e as irmãs da Escola São Domingos, que se dedicam a educa-ção. Através destas duas congregações lembramos e homenageamos todos os religiosos e religiosas. Parabéns!

Um dos efeitos que causa grande curiosidade, pois de certa forma in-terfere em nossos pensamentos é o sonho. Sonhar é sempre um mistério e a maioria das pessoas nem sabe o motivo pelo qual sonham e qual a finalidade desta manifestação orgânica.

A verdade é que os sonhos atravessam os tem-pos conforme anotado nos livros mais antigos da humanidade, e existem pessoas que dão ao sonho uma conotação maligna com origem no mal. Dis-cordamos, pois o que pode ser bom em certos mo-mentos não pode estar atrelado à maldade, como por exemplo, quando José em sonho recebe o avi-so a respeito do menino Jesus: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito”! Vemos aqui que se tratou de um sonho premonitório e visando o bem daquela família.

“À psicanálise, apesar de confessadamente mecanicista, recuperou o sentido e o potencial significante dos sonhos, tornando-os passíveis de interpretação e conhecimento, o que, aliás, nunca fora renegado pela crença popular. Mas, manteve uma redução conceitual: sonhos são realizações de desejos”.

Para quem se aprofunda no conhecimento re-ligioso filosófico, se identifica com as atividades obtidas pelo espírito fora da matéria, o que acon-tece por ocasião que dormimos, já que a parte invisível para nossos olhos quando o corpo re-pousa aproveita para enveredar pelos mais diver-sos recantos que lhe interessa, e sabe-se lá por aonde vai. Freud quanto aos sonhos, reconhece que podem ser confundidos com “fantasias notur-nas sem acréscimos”, “repetição de experiências reais do dia” e com “sonhos telepáticos”. Sua descrição destes últimos os deixa iguaizinhos aos sonhos espíritas, porém, ele os considera “uma percepção de algo externo perante o qual a mente permanece passiva e receptiva”. Mas ele prefere denominar tudo isto de “outros produtos mentais do estado de sono” e, não, como “sonhos”. So-nhos, dignos deste nome, seriam apenas quando há condensação, deformação, dramatização e, acima de tudo, realização de desejo.

Leon Denis divide os sonhos em três catego-rias: “Primeiramente, o sonho ordinário, pura-mente cerebral, simples repercussão de nossas disposições físicas ou de nossas preocupações morais”. A segunda categoria equivale ao “pri-meiro grau de desprendimento do Espírito”, quando este “flutua na atmosfera, sem se afas-tar muito do corpo; mergulha, por assim dizer, no oceano de pensamentos e imagens que de todos os lados rolam pelo espaço”. “Por último vêm os sonhos profundos, ou sonhos etéreos”.

Na realidade existem os sonhos premonitórios que podemos denominar como efeito mediúnico comum a algumas pessoas, onde cabe a estas interpretar com responsabilidade e sem visar lu-cro, já que a mediunidade foi atribuída sem custo algum como Jesus disse “dai de graça o que de graça recebestes”. Digo que tem de ser interpre-tada a luz do conhecimento porque às vezes re-velam algo e outras vezes não! É importante que ao repousarmos façamos prece pedindo a Deus harmonia, possibilitando um desprendimento do corpo físico com amparo e proteção dos amigos espirituais, e certamente poderemos ter conta-tos que venham somar algo em nossa vida, nos intuindo a solucionar as dificuldades. “o sono é bom conselheiro”.

Continuando nossa reflexão do mês vocacional, nesta semana refletimos e rezamos pelas pessoas chamadas à “Vida Consagrada”.

Como as palavras “Vida” e “Consagrada” já dizem, no seguimento de Jesus, desde o início do cristianismo sempre houve pessoas que deixaram tudo: pais, casa, profissão... para dedicar-se única e exclusivamente à oração e ao serviço dos mais necessitados e vivendo em comunidade.

Esse tipo de seguimento começou com os anacoretas - monges cristãos que viveram em retiro, solitariamen-te, especialmente nos primórdios do cristianismo. Aos poucos, por questão de segurança, foi se organizando em grupos e construindo suas próprias regras de vida.

Essas formas de vida persistem até hoje: vida con-templativa, tanto masculina como feminina; vida ativa, ou seja, religiosos e religiosas que atuam em vários cam-pos da sociedade: educação, saúde, assistência social aos pobres, evangelização em terras de missão movidos uni-camente pelo desejo de fazer o bem.

Recentemente surgiram outras formas de vida consa-grada: Institutos Seculares e Novas Comunidades. Todas essas formas de consagração assumem publicamente, mediante votos ou promessas, de viver os três conselhos evangélicos: pobreza, castidade e obediência. Geralmen-te possuem alguma forma de vida comunitária.

Cada chamado vive uma história de amor entre Deus que chama e a liberdade da pessoa que, no amor, respon-de. A iniciativa de chamar é sempre de Deus.

“Não foram vocês que me escolheram, mas eu esco-lhi vocês e vos constituí para irdes e produzirdes fruto e que o vosso fruto permaneça” (Jo 15, 16). Isso continua válido, hoje e sempre.

Essa vocação é sempre um dom da graça divina e nunca um direito do homem. Se olharmos a história da Igreja percebemos como ao longo dos séculos, o Espírito irrompeu muitas vezes, suscitando formas de vida consa-grada próprias para cada época.

O diferencial desta vocação é a “Consagração”, ou seja, a entrega total e para sempre da própria liberdade, afetividade e direito de possuir. O consagrado não se per-tence mais, é todo de Deus e para sempre.

Toda consagração cristã tem como referencial Jesus Cristo, o Ungido, o consagrado por excelência. Assim que, ninguém pode ser verdadeiramente consagrado a não ser na consagração de Cristo e na sua configuração pessoal: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”.

Que o Senhor nos dê olhos para ver as encantadoras maravilhas divinas que vão se dando nos corações dos que, ouvindo o chamado, respondem SIM e entregam-se totalmente nessa aventura de fé e amor.

Jovem, caso te sentes chamado, não tenhas medo! Vale a pena responder e corresponder.

Para refletir:1) A Vida Consagrada teve grande participação na

missão da Igreja no mundo. Percebo essa contribuição? Como ela está presente em minha comunidade e cidade? Ela conta com meu reconhecimento e apoio?

2) Incentivo os jovens a seguir por esse caminho de consagração religiosa?

3) O que eu e minha família podemos fazer para o despertar de novas vocações para a Vida Consagrada?

Textos Bíblicos: Is 6, 1-8; Lc 1, 26-38; Jo 15, 9-17.

JORNAL DO MAR 16/08/2018 - 06CRÔNICAS/ARTIGOS

PROGRAMAÇÃO DA PARÓQUIA SÃO DOMINGOSDIA 16/08/2018 (QUINTA-FEIRA) - 18h, missa na igreja São Domingos.DIA 17 (SEXTA) - 16h, na comunidade Sagrada Família (Itapeva Sul); 17h, na Igreja São

Domingos (bairro Prainha); 18h, na igreja Santa Luzia (Centro).DIA 18 (SÁBADO) - 7h30min, na Igreja São Domingos (bairro Prainha); 9h, na Igreja

Santa Luzia (Centro); 9h, na comunidade São Francisco (bairro São Francisco); 10h, na comunidade Santa Rita (bairro Faxinal) e na comunidade Santo Antônio (bairro São Jorge); 18h, na Igreja Santa Luzia (Centro) e na comunidade Sagrado Coração de Jesus (bairro Igra); 19h30min, na comunidade São João Batista (bairro Getúlio Vargas).

DIA 22 (QUARTA-FEIRA) - 16h, confissões na Igreja Santa Luzia (Centro); 19h, missa na Igreja Santa Luzia (Centro).

DIA 23 (QUINTA-FEIRA) - 18h, missa na igreja São Domingos.

Page 7: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jm970-min.pdf · TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia

16/08/2018 - 07JORNAL DO MAR REGIÃO

Prazer em servi-los!Agilidade e comprometimento na entrega

Avenida José Amâncio da Rosa, 138, Vila São João, Torres - (51) 36052398

Cimento, areias, britas, ferros, materiais elétricos, hidráulicos e ferragens, tintas, madeiras, decks e pergolados.gobbiegobbi.com.br

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA

EDITAL Nº 42, de 14 de AGOSTO de 2018RETIFICA O ITEM 1.1, ITEM 3.1, ITEM 4.1.2 E ITEM 6.9, DO

EDITAL Nº 39 DE 07 DE AGOSTO DE 2018, PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO, QUE PASSAM A TER A SEGUINTE REDAÇÃO.

O Prefeito Municipal de Terra de Areia, no uso de suas atribuições, visando à contra-tação de motoristas, por prazo determinado para trabalhar, atuar na Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Administração e Planejamento e Secretaria Municipal de Obras e Trânsito, amparado em excepcional in-teresse público, com fulcro no art. 37, IX, da CF e art. 232, art. 233, III e art. 234 da Lei Municipal nº 855/2000, plano de carreira Lei nº 2.150/2013, torna pública a realização de Processo Seletivo Simplificado, conforme Lei 2.415/2018 retifica o Edital nº 39 de 07 de agosto de 2018, que passa a ter a seguinte redação:

Onde se lê:1.1 O PSS será executado por intermédio de Comissão composta por três servidores,

designados através da Portaria 339/2018.Leia-se:1.1 O PSS será executado por intermédio de Comissão composta por quatro servido-

res, designados através da Portaria 339/2018.Onde se lê:3.1 As inscrições serão recebidas e encaminhadas para a Comissão designada, junto à

sede do Município, na Secretaria de Administração, cito na Rua Tancredo Neves, 500, no horário compreendido entre às 08h30min às 11h30min e 13h30min às 18h00min, por 05 (cinco) dias úteis a partir do dia 08 de agosto de 2018.

Leia-se:“3.1 As inscrições serão recebidas e encaminhadas para a Comissão designada, junto

à sede do Município, na Secretaria de Administração, cito na Rua Tancredo Neves, 500, no horário compreendido entre às 08h30min às 11h30min e 13h30min às 18h00min, por 05 (cinco) dias úteis a partir do dia 15 de agosto de 2018.”

Onde se lê:4.1.2 Documento de identidade oficial com foto, quais sejam: carteiras ou cédulas

de identidades expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Arma-das, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores; Cédulas de Identida-de fornecidas por Órgãos ou Conselhos de Classe que, por força de Lei Federal, valem como documento de identidade, como por exemplo, as da OAB, CREA, CRM, CRC, COREN, etc.; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, categoria “D” (com fotografia, na forma da Lei nº 9503/97,) e comprovação de curso para condutores de veículos de transporte escolar (Resolução CONTRAN n.º 168/2004) atualizado e certifico de conclusão do ensino fun-damental.

Leia-se “4.1.2 Documento de identidade oficial com foto, quais sejam: carteiras ou cédulas

de identidades expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Arma-das, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores; Cédulas de Identida-de fornecidas por Órgãos ou Conselhos de Classe que, por força de Lei Federal, valem como documento de identidade, como por exemplo, as da OAB, CREA, CRM, CRC, COREN, etc.; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, categoria “D” (com fotografia, na forma da Lei nº 9503/97,) e certificado de conclusão do ensino fundamental.”

Onde se lê:6.9 As prova objetiva será realizada no dia 18/08/2018, as 08h30min na Escola Mas-

carenhas de Moraes e a prova prática será realizada as 14h00minh no Pátio da sede da Prefeitura Municipal de Terra de Areia.

Leia-se:“6.9 As prova objetiva será realizada no dia 25/08/2018, as 08h30min na Escola Mas-

carenhas de Moraes e a prova prática será realizada no dia 25/08/2018 as 14h00minh no Pátio

da sede da Prefeitura Municipal de Terra de Areia.”EDINHO ISAQUE BREHM JUSTINSecretário de Administração e Planejamento

ALUISIO CURTINOVE TEIXEIRAPrefeito Municipal

A ULBRA Torres esteve represen-tada por dois professores da Institui-ção, como convidados, na Audiência Pública que debateu sobre a Violên-cia Contra as Mulheres e Crianças, na região do Litoral, com ênfase para a situação das mulheres idosas. O en-contro foi promovido pela Comissão de Cidadania e Direito Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Gran-de do Sul, em 07 de agosto, que é presidida pelo Deputado Estadual Je-ferson Fernandes.

A professora e coordenadora do curso de Psicologia da ULBRA Tor-res, Graziela Werba, e o professor do curso de Direito e Promotor Público, Vinícius de Melo Lima, participaram do debate. Também estavam na mesa a vereadora Mariete da Silveira; o de-putado estadual Jeferson Fernandes; o presidente da OAB, Ivan Roque Sá Broca; e o prefeito de Torres, Carlos Alberto Matos de Souza.

A professora Graziela salientou “a importância das Políticas Públicas para as Mulheres, cujas verbas vêm sendo cortadas sistematicamente nos últimos três anos, prejudicando muito

a luta contra todas as formas de violên-cias contra as mulheres”. Em Torres as mulheres vítimas de violência contam com o apoio do Centro de Referência da Mulher, que possui convênio com o curso de Psicologia da ULBRA Torres para o atendimento desta população.

Os cursos de Psicologia e Direito possuem longo histórico de defesa dos direitos das mulheres e da comunidade do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina. A Universida-de desenvolve uma série de ações de combate a Violência, além de ofertar serviços como o Sajulbra (Serviço de Assistência Jurídica da ULBRA) e a Clínica Escola de Psicologia, que aten-dem vítimas de violência.

Para saber mais sobre estes, e ou-tros cursos, acesse www.ulbra.br/tor-res, ou visite o campus localizado na Rua Universitária, nº 1.900, no bairro Parque do Balonismo, em Torres (RS). O telefone do campus é 51 3626 2000. Para registrar seu interesse em um dos cursos de Graduação da Instituição acesse www.ulbra.br/vestibular/torres e preencha o formulário para receber informações.

ULBRA Torres participa de debatesobre violência contra mulher e crianças

Psicologia e Direito estiveram representados em audiência pública

Page 8: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jm970-min.pdf · TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia

16/08/2018 - 08JORNAL DO MAR CRÔNICAS

Biólogo - Especialista em Gestão e PlanejamentoAmbiental. Mestrando em Ciências Ambientais.

Dúvidas, sugestões ou críticas:email: [email protected].

Curta a Fan Page www.facebook.com/papomeioambiente

Biólogo & Parasitó[email protected]

Professor Ferraz

Pois é caro (a) leitor (a). Algumas pessoas que eu converso se quei-

xam de zumbidos nos ouvidos. O que são?Zumbidos é um som constante e desagradá-

vel num ou em ambos ouvidos, não provocado por barulho externo. O som é em geral um zum-bido, mas pode ser sibilado, chiado ou assobio.

O zumbido persistente está associado à per-da de audição, parcial ou completa. O zumbido ocasional é temporário.

A causa do zumbido é, em geral, uma lesão do ouvido, um distúrbio auditivo ou um sintoma de outro problema.

Entre as causas menores do zumbido, con-tam-se os resfriados e a gripe, cerúmen em excesso ou infecções auditivas, embora outras causas mais graves incluam lesões cerebrais e doenças cardíacas.

A exposição excessiva ao barulho produz também zumbidos.

Como falamos anteriormente o cerúmen em excesso pode provocar zumbidos. Mas o que é cerúmen?

Cerúmen é cera produzida por glândulas existentes no canal do ouvido externo para pro-teger o tímpano, evitando que a pele seque e que o pó e outros objetos penetrem. O cerúmen é extraído naturalmente do ouvido.

A cera em excesso obstrui o canal auditivo e provoca um bloqueio, gerando uma sensação de entupimento do ouvido e afetando por vezes a audição. Também, como a cera absorve a água, o bloqueio piora depois de uma sessão de nata-ção ou um banho.

A limpeza constante do ouvido pode provo-car um aumento de cera. Se o bloqueio não for eliminado, ocorre inflamação do canal auditivo, provocando irritação ou surdez parcial.

Sintomas tais como, excesso de cera e zum-bidos, procurem seu médico.

Prevenir é melhor que remediar.

ZUMBIDOSOU ACÚFENOS

Conversandosobre Turismo

Francisco Reisturismólogo e Guia (MTUR). Críticas ou

sugestões: [email protected]

Olá amigos! Hoje quero reforçar o quan-to é importante nossas participações nas decisões que visam o crescimento cultural, social, turístico e econômico de um bairro, cidade e ou região.

Muitas vezes vimos às coisas acontece-rem ao nosso lado e na maioria delas não nos envolvemos, sabemos que algo aconte-ce, conhecemos de vista alguns envolvidos, mas não participamos.

É importante verificarmos no bairro que moramos, em nossas cidades, em nossa re-gião o que acontece e de preferência ações de voluntários que na maioria das vezes não levantam bandeiras, as ações visam o cres-cimento social, cultural, econômico, turístico e sempre que possível doarmos um tempo para colaborar.

No século que estamos já não da mais para ficar assistindo as coisas acontecerem em nossa volta e não fazermos nada, digo as coisas boas, pois estas devem ser ressal-tadas, salientadas e haver uma maior parti-cipação da sociedade organizada.

Nas ações que visam fortalecer a cadeia turística de uma região não é diferente, a to-dos os profissionais do turismo, continuem buscando saber o que acontece, em meio aos compromissos doe um tempinho para pensar em grupo e agir em grupo, temos que ter claro para nós que é muito mais fácil nos organizarmos e buscarmos soluções em grupo do que trabalhar isoladamente.

Pense, converse com um colega de traba-lho, com um vizinho, unam forças e agimos juntos, os resultados positivos serão senti-dos por todos e todos ganham juntos!

Até semana que vem!

Descarte correto de medicamentos

Olá Amigo Leitor (a)!Toda e qualquer substância química pode

trazer malefícios quando mal administrada. Com medicamentos em geral não é diferente. O descarte ambientalmente incorreto dessas substâncias oferece sérios riscos à saúde e ao meio ambiente (como a contaminação do solo ou da água). Apesar da deficiência de legisla-ção que diz respeito ao descarte certo dos me-dicamentos que passem da data de validade ou estejam sem uso, existe a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que assegura a obri-gatoriedade do descarte correto dos mesmos, porém, de nada adianta contar com a pouca le-gislação e não haver uma consciência ambien-tal nas pessoas.

Ao serem jogados em locais inapropriados, os medicamentos se transformam em sérios riscos à água, solo, animais e à saúde pública também. Ao jogar medicamentos na privada, você coloca todo o meio ambiente em perigo, já que existem micro poluentes que causam contaminação ambiental. Essa, além de ser ocasionada pelo descarte incorreto, também se dá pela parcela expelida em nossas necessida-des fisiológicas, além disso, existem casos que os medicamentos são descartados através das pias de banheiros e cozinhas, esses remédios fazem todo um percurso até finalmente chega-rem a alguma estação de tratamento de esgoto, ali passam por uma metabolização (mudança), porém muitos não conseguem ser totalmente destruído.

Descartar medicamentos em lixos comuns também é uma atitude incorreta. Eles não são metabolizados, chegando muitas vezes em sua forma nativa até os aterros que quando não possuem impermeabilização correta, os medi-camentos descartados atravessam os meios e contaminam solo e lençol freático.

Meus caros leitores vocês devem estar se perguntando. Qual a solução para o descarte dos medicamentos? Como não temos coleta domiciliar desse tipo de resíduo, temos que levar até os locais que recolhem e dão o des-carte correto, Postos de saúde da comunidade são pontos de coleta obrigatórios, algumas far-mácias e drogarias também aceitam medica-mentos vencidos. A atitude é simples e muito importante para a proteção ambiental. (base de pesquisa para elaboração do texto, blog dinâ-mica ambiental)

Até a próxima, preserve o meio ambiente!

O papo é Meio Ambiente

Roger Maciel

Participe de nossa programação pelo WatsApp 981090712 ou nos procure na rua Uruguaiana, 147, lado da SAAS, no

Centro de Arroio do Sal.Acompanhamento técnico

Projetos e execução

Licitações capelas mortuárias

Jaime PradoFones (51) 36644903

99009377 ou 99349972.

Page 9: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jm970-min.pdf · TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia

JORNAL DO MAR REGIÃO 16/08/2018 - 09

No último dia nove, a Secretaria de Assistên-cia e Inclusão Social de Capão da Canoa realizou uma cerimônia de entrega dos trabalhos da tercei-ra idade para o Fundo Assistencial Caponense (FAC). As peças confeccionadas ficarão a disposição do fundo para distribuição às entidades sociais.

A Secretaria de Assistência e Inclusão Social, Maria Elisete Machado Germano, parabeniza as participantes do grupo pelo trabalho desenvolvi-do. “As atividades realizadas pelas nossas vovós, além de ser uma atividade prazerosa para elas, ainda ajudará outras pessoas em nossa cidade com a doação destas roupas e agasalhos’’, afirma.

Entre mantas, toucas, toalhas e roupas de be-bês, mais de 220 peças foram entregues ao FAC. A responsável pelos trabalhos da oficina foi a Ar-tesã Nara Nunes.

Sob a coordenação do coordenador Lucas Go-mes, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos é um Serviço da Proteção Social Básica que tem por foco o desenvolvimen-to de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitá-rio e na prevenção de situações de risco social.

Os integrantes dos conselhos municipais de Capão da Canoa participaram, ao longo da manhã e tarde desta terça-feira (14), da segunda etapa da capacitação oferecida aos conselheiros. O evento foi realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária, em parceria com o Instituto Sollo, e aconteceu no au-ditório da Casa de Cultura Érico Veríssimo. Para o prefeito de Capão, Amauri Magnus Germano, o papel cumprido pelos conselhos é fundamental para o desenvolvimento municipal. “Essa função de elo entre o poder público e a população é de suma importância para a implementação de po-líticas públicas que be-neficiem as pessoas da nossa cidade”, garante.

A palestra foi profe-rida pela diretora jurí-dica do Instituto Sollo, Márcia Sturm Truculo. O instituto congrega experientes e compe-tentes profissionais, que prestam serviços técnicos em assessoria e consultoria jurídica a órgãos públicos. Entre seus objetivos, está a

proteção permanente e duradoura aos administra-dores públicos e privados, valendo-se de eficien-tes instrumentos técnicos e jurídicos que favore-cem o sucesso dos empreendimentos e políticas de administração.

O secretário de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária, Luciano Flores, comenta que a capacitação dos conselhos tem como objetivo o bem comum da comunidade.

“Sei que podemos contar com as pessoas que se dispuseram a participar desses órgãos, com muita vontade, planejamento e união com certeza vamos atingir nossos objetivos”, afirma.

Conselheiros municipais passam pela segunda etapa de capacitação

Grupo da terceira idade realiza entrega de roupas ao Fundo Assistencial Caponense

Procon Arroio do Sal já está em funcionamento

O Procon Municipal de Arroio do Sal iniciou o atendimento ao público no dia 30 de julho e já está atuando em prol da defesa dos direitos dos consumidores na cidade.

A sede está localizada na Praça da Emancipa-ção, junto ao prédio dos serviços de Identifica-ção (RG, CTPS, Ipê e Junta Militar). O horário de atendimento ao público é das 13h30min às 17h30min.

Audiência Pública da LDO amanhãNesta sexta-feira (17), às 16h, será realizada

a Audiência Pública para discutir com a comu-nidade sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, do ano de 2019.

A Audiência será realizada na Câmara de Ve-readores de Arroio do Sal, na Avenida Assis Bra-sil, 1015. É importante a participação da comuni-dade para conhecimento das normas que regulam as ações de governo em relação ao orçamento do próximo ano.

Escolhida a nova gestão do COMDICA de Arroio do Sal

Na tarde do último dia 17 de julho, foi esco-lhida a nova gestão (diretoria) do Conselho Mu-nicipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Arroio do Sal.

O COMDICA é um órgão encarregado do es-tudo e da busca de soluções para os problemas relativos às Crianças e Adolescentes e também, deliberativo, formulador e normalizador de polí-ticas públicas para esse seguimento.

A nova direção é composta por: presidente, Robert Brocca Peres - vice, Ecleia C. Lopes Coi-tinho - 1ª secretária, Manoela N. de Brito Scopel - 2ª, Eva Z. Ramos Gomes - conselheiros, Ân-gela M Couto de Medeiros, Dalva T. Fernandes Lipert, Luiz E. de Souza Viana e Alice Elga S. Soares - suplentes, Gustavo de O. Nagipe, Patri-cia Wessheimer, Elton W. Oliveira Dias, Cristiane Z. Boogowicz, Andrea Negrini, Marisa N. de Oli-veira, Danielle Leivas Coelho e Jussara B. Lock Moraes.

Page 10: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jm970-min.pdf · TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia

JORNAL DO MAR ARROIO DO SAL 16/08/2018 - 10

Edital de Citaçãode Interessados, Ausentes, Incertos e Desconhecidos – Usucapião, 2ª Vara Cível - Comarca de Torres Prazo de: 20 (VINTE) dias. Natureza:Usucapião, Proces-so: 072/1.14.0002116-8 (CNJ:0005226-17.2014.8.21.0072). Autor: Sadi Carlos Borges e outros. Réu: Luiz Carlos Cardoso Pereira. Objeto: DECLARAÇÃO de domínio sobre o imóvel a seguir descrito. Um imóvel urbano, sendo o lote n. 07 (sete) da Quadra 140 (cento e quarenta), sem benfeitorias, do loteamento admi-nistrativo de Três Cachoeiras, localizado dentro do quarteirão formado pela Rua

João Dias (ao Norte), Rua Padre Bartolomeu Tiecher (ao Sul), Rua Padre Luiz Pasa (ao Oeste) e Rua Darci da Paz Cardoso (ao Leste), medindo 12,00m (doze metros) de frente ao Norte e igual medida de fundos ao Sul, por 32,00m (trinta e dois metros) de lateral ao Leste e igual medida de lateral ao Oeste, perfazendo uma área superficial de 384,00m² (trezentos e oitenta e quatro metros quadrados), confrontando ao Norte, onde faz frente com a Rua João Dias; ao Sul faz fundos com o Lote 06, de propriedade de Jacó Hendler Model; ao Leste com o Lote 09, de propriedade do próprio requerente e ao Oeste com os Lotes 03, 04 e 05, todos de propriedade de João Bernardo da Luz. Um imóvel urbano, sendo o lote n. 09 (nove) da Quadra 140 (cento e quarenta), sem benfeitorias, do loteamento administrativo de Três Cachoeiras, localizado dentro do quarteirão formado pela Rua João Dias(ao Norte), Rua Padre Bartolomeu Tiecher (ao Sul), Rua Padre Luiz Pasa (ao Oeste) e Rua Darci da Paz Cardoso (ao Leste), medindo 12,00m (doze metros) de frente ao Norte e igual medida de fundos ao Sul, por 32.00m (trinta e dois metros) de lateral ao Leste e igual medida de lateral ao Oeste, perfazendo uma área superficial de 384.00m² (trezentos e oitenta e quatro metros quadrados), confrontando ao Norte onde faz frente com a Rua João Dias; ao Sul faz fundos com o Lote 08, de propriedade de Jacó Hendler Model; ao Leste com os Lotes 12, 13 e 14, de propriedade do próprio requerente e ao Oeste com o Lote 07, de propriedade do próprio requerente. Um imóvel urbano, sendo o lote n. 11 (onze) da Quadra 140 (cento e quarenta), sem benfeitorias, do loteamento administrativo de Três Cachoeiras, localizado dentro do quarteirão formado pela Rua João Dias (ao Norte), Rua Padre Bartolomeu Tiecher (ao Sul), Rua Padre Luiz Pasa (ao Oeste) e Rua Darci da Paz Cardoso (ao Leste), o qual mede 12.00m (doze metros) de frente ao leste e igual medida de fundos ao oeste, por 26.00m (vinte e seis metros) de lateral ao norte e igual medida de lateral ao sul, perfazendo uma área superficial de 312.00m² (trezentos e doze metros quadrados), confrontando ao Norte com o Lote 12, de propriedade do próprio requerente; ao Sul com o Lote 10, de proprie-dade de Jacó Hendler Model; ao Leste faz frente com a Rua Darci da Paz Cardoso e ao Oeste faz fundos com o Lote 08, de propriedade de Jacó Hendler Model. Um imóvel urbano, sendo o lote n. 12 (doze) da Quadra 140 (cento e quarenta), sem benfeitorias, do loteamento administrativo de Três Cachoeiras, localizado dentro do quarteirão formado pela Rua João Dias (ao Norte), Rua Pa-dre Bartolomeu Tiecher (ao Sul), Rua Padre Luiz Pasa (ao Oeste) e Rua Darci da Paz Cardoso (ao Leste), medindo 13,00m (treze metros) de frente ao Leste e igual medida de fundos ao Oeste, por 26,00m (vinte e seis metros) de lateral ao Norte e igual medida de lateral ao Sul, perfazendo uma área superficial de 338,00m² (trezentos e trinta e oito metros quadrados), confrontando ao Norte com o Lote 13, de propriedade do próprio requerente; ao Sul com o Lote 11, de propriedade do próprio requerente; ao Leste faz frente com a Rua Darci da Paz Cardoso e ao Oeste faz fundos com o Lote 08, de propriedade de Jacó Hendler Model; Divide-se também aos fundos com o Lote 09, de propriedade do próprio requente. Um imóvel urbano, sendo o lote n. 13 (treze) da Quadra 140 (cento e quarenta), sem benfeitorias, do loteamento administrativo de Três Cachoeiras, localizado dentro do quarteirão formado pela Rua João Dias (ao Norte), Rua Padre Bartolomeu Tiecher (ao Sul), Rua Padre Luiz Pasa (ao Oeste) e Rua Darci da Paz Cardoso (ao Leste), medindo 13,00m (treze metros) de frente ao leste e igual medida de fundos ao Oeste, por 26,00m (vinte e seis metros) de lateral ao Norte e igual medida de lateral ao Sul, perfazendo uma área superficial de 338,00m² (trezentos e trinta e oito metros quadrados), confrontando ao Norte com o Lote 14, de propriedade do próprio requerente; ao Sul com o Lote 12, de propriedade do próprio requerente; ao Leste faz frente com a Rua Darci da Paz Cardoso e ao Oeste faz fundos com o Lote 09, de propriedade do próprio requerente. Um imóvel urbano, sendo o lote n. 14 (treze) da Quadra 140 (cento e quarenta), sem benfeitorias, do loteamento administrativo de Três Cachoeiras, localizado dentro do quarteirão formado pela Rua João Dias (ao Norte), Rua Padre Bartolomeu Tiecher (ao Sul), Rua Padre Luiz Pasa (ao Oeste) e Rua Darci da Paz Cardoso (ao Leste), medindo 14,00m (quatorze metros) de fren-te ao Leste e igual medida de fundos ao Oeste, por 26,00m (vinte e seis metros) de lateral ao Norte e igual medida de lateral ao Sul, perfazendo uma área superficial de 364,00m² (trezentos e sessenta e quatro metros quadrados), confrontando ao Norte com a Rua João Dias; ao Sul com o Lote 13, de propriedade do próprio requerente; ao Leste com a Rua Darci da Paz Cardoso e ao Oeste faz fundos com o Lote 09, de propriedade do próprio requerente.

Prazo de 15 dias para contestar, querendo, a contar do término do presente Edital (Art. 232, IV, CPC),sob pena de serem presumidos como verdadeiros os fatos alegados pelo(s) autor(es). Torres, 09 de abril de 2018. SERVIDOR: Osvaldo Pedro Borges Junior. JUIZ: Rosane Ben da Costa.

Na manhã do últi-mo dia nove de agos-to, o prefeito de Arroio

Adílson é o prefeitoem Arroio do Sal

do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão) saiu de férias pelo período de

quinze dias.O vice prefeito,

Adilson Vargas, assu-miu então como prefei-to em Exercício.

Ele fica no cargo até o próximo dia 24, sexta-feira da próxima semana.

Adílson está satis-feito no comando do município. “Sempre soma-se experiência”, diz ele, que não con-firma nem desmente o boato de que pode sair do MDB.

INFORMATIVO DA CÂMARA DE VEREADORES DE

ARROIO DO SAL

Havendo quórum regimental, o presidente, Téinha, deu por aberto os trabalhos, pedido a vereadora Re-jane que lesse um trecho da Bíblia. Depois solicitou a assessora Jaqueli-ne Panozzo que fizesse a leitura das correspondências recebidas.ESPAÇO DE ORADORES (10

min para um vereadorde cada Partido)

Primeiro a se manifestar foi Ma-teus, destacando que visitou a Casa do Acolhimento, em Porto Alegre, e que não notou lá nenhuma irregula-ridade, como chegou a ser comen-tado na cidade. “Só o que ficamos sabendo é que o funcionário, com atestado, precisou afastar-se por uma semana e que neste período a chave ficava com o motorista, mas todos que precisam estão sendo sim bem recebidos e alimentados lá”, destacou.

Depois usou da palavra Jerê, que cobrou melhores estradas e vol-tou ao assunto segurança: “tinha dado uma melhorada, agora piorou de vez, estamos tendo que orientar estado de recolher às 6, 7 da tarde, torcendo para que o bandido já não esteja dentro da nossa casa”.

Foi a vez então de Banha usar o espaço. Pediu atenção especial a rua Duque de Caxias, que servirá de um segundo acesso ao município e cola-boração dos munícipes quanto a co-locação de lixo nas ruas: “se limpa num dia, no outro eles vão lá e en-chendo de entulho de novo”. Por fim pediu a vereadora Rejane que não o chamasse mais de guri porque é tão vereador quanto ela e pai de três fi-lhos”.

ORDEM DO DIAVeio então o espaço da Ordem do

Dia, onde Projetos de Leis são ana-lisados.

Em segunda discussão estava na pauta o PL nº 108/2018, do Poder Executivo, abrindo crédito na vigen-te Lei Orçamentária. Quer o gover-no retirar R$ 131 destinados para a fundação do ginásio de esportes da Escola Leonel Brizola e passar para a compra de material para fechar a

garagem municipal, onde devem ficar os ônibus escolares. Ideia inicial era levá-lo a votação, mas vereadores Robert, Carlos, Mazi-nho, Diego, Rejane, Mateus e Jerê, manifestaram-se em dúvida sobre a necessidade desta transferência e pediram que o Projeto ficasse em pauta.

Em apreciação, foi lido o Pro-jeto de Emenda a Lei 01/2018, do Executivo, que Revoga o Inciso XXII do art. 37 de Lei Orgâni-ca Municipal, que dispõe sobre a competência exclusiva da Câmara de Vereadores autorizar convênios e contratos de interesse do muni-cípio.

Também em apreciação o PL 111/2018, do Executivo, que re-gula o processo administrativo no âmbito da administração pública municipal.ESPAÇO DE LIDERANÇAS

(7 minutos)Primeiro a falar foi Diego (teve

espaço cedido pelo líder Carlos. Destacou a necessidade de um es-tudo para colocação de brita, e não saibro, principalmente nas ruas que dão acesso as Escolas.

Aí foi a vez de Robert, pedin-do a Casa (Câmara) que se empe-nhe em ajudar a Brigada Militar a comprar uma viatura nova, porque a atual não tem mais condições. Lembrou ainda a eleição que se aproxima: “vamos de novo ter que votar no menos ruim”.

Mateus voltou a tribuna res-saltando a importância da mídia e cobrando da Corsan atendimento a todos, “todos tem direito a água”, citando o exemplo de um cidadão da cidade que está sendo discrimi-nado.

Foi a vez então de Mazinho, que, emocionado, informou que está se afastando da Câmara por algum tempo para tratamento de saúde. Vai colocar uma prótese em sua perna debilitada “para ver se consigo voltar a trabalhar”. Em seu lugar deve assumir segunda Jairo Sérgio da Silva (Progressistas).

Segunda-feira última (13), aconteceu a 25ª Sessão Ordinária de 2018. Presentes os vereadores Carlos Henrique Cardoso Dias (MDB), Marcos Antonio Cardoso da Cunha (Mazinho/PTB), Vera Rejane Braga dos San-tos (PTB), Jeremias Scheffer Teixeira (Jerê/PDT), Jean Michel Silva Ro-cha (Téinha/Solidariedade), Mateus Coelho Ribeiro (PSB), Giovani da Silva dos Reis (Banha/MDB), Robert Brocca Peres (Progressistas, que substitui José Deoclides Nunes da Silveira/Cridão, em licença saúde) e Diego Freitas de Quadros (MDB).

Page 11: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jm970-min.pdf · TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia

JORNAL DO MAR ARROIO DO SAL 16/08/2018 - 11

Inclusão Social arrecadou 86 quilos de alimentos

na 16ª Festa do PescadorDurante a 16ª Festa do Pescador, a Secretaria

de Assistência e Inclusão Social arrecadou ali-mentos não perecíveis como forma de inscrição em atrações paralelas.

Foram arrecadados 26 quilos de alimentos, na sexta-feira, dia 27 de julho, durante o Pescador de Talentos, e 60 quilos no sábado, dia 28 de julho, durante a Graduação de Jiu-Jitsu.

Os alimentos arrecadados serão encaminhados para a Casa do Acolhimento, em Porto Alegre.

Secretaria de Obras faztrabalhos na Praia Azul

Durante a semana que passou, a Secretaria de Obras de Arroio do Sal realizou serviços no Balneário Praia Azul. Na Interpraias, com a rua Franciele da Rosa Santos, foi feita a construção de uma boca de lobo, para melhorar o escoamento de água. Além disso, foram realizadas capinas e roçadas no balneário.

Caxias do Sul sendo preparada

Secretaria de Obras iniciou a preparação da rua Caxias do Sul, no Balneário Atlântico, para receber pavimentação em PAVS, no trecho com-preendido entre a esquina da rua Santa Maria e a Interpraias Norte.

Saibro na Márcio de VargasNa quinta-feira, dia 09 de agosto, a Secretaria

de Obras realizou a colocação de saibro em toda a extensão da rua Marcio Quadros de Vargas, no Balneário São Jorge.

Placas de sinalização nos BalneáriosPrefeitura arroiosalense está ainda, via Obras,

instalando placas de identificação no início de cada balneário. Serão colocadas nos trinta e dois principais Balneários do município, visando faci-litar a localização de moradores e veranistas.

A iniciativa surgiu da necessidade em desenvolver um projeto ambiental, em conjunto da Secretaria de Meio Ambiente com a Secretaria de Educação, na ci-dade de Arroio do Sal. Trata-se de uma proposta viá-vel a qualquer Escola do município, com baixo custo e de fácil entendimento. Além disso, ele também será responsável por despertar a consciência ecológica das crianças, os verdadeiros responsáveis pelo futuro e preservação do nosso planeta.

OBJETIVO GERAL - Promover a conscientiza-ção ambiental por meio de estudos sobre arborização e reflorestamento em áreas urbanas. Plantio e distribui-ção de mudas de árvores às crianças do município de Arroio do Sal (RS), obje-tivando comemorar a vida com simbolismo e compro-misso com o futuro.

OBJETIVOS ESPE-CÍFICOS - Contribuir para a implementação de um programa de arbori-zação urbana nos espaços públicos e privados de mu-nicípios;

- Contribuir para a sus-tentabilidade, tendo como meta o desafio de proteger o meio ambiente;

- Colaborar para a melhoria da sociedade, priman-do pela qualidade de vida e a união das pessoas em torno de objetivos solidários;

- Conscientizar o aluno, o ser humano, de seu pa-pel e de sua contribuição para a preservação do meio ambiente;

- Estimular e desenvolver atividades que permitam aflorar o senso de cooperação, participação e cidada-nia;

- Oportunizar experiência construtiva e gratificante e, assim, despertar nos estudantes o desejo de melho-rar o mundo através da natureza;

- Fazer da escola um ambiente mais atrativo, de-

Definida a nova data para o Projeto Raízes

O Evento Raízes, que estava previsto para ocorrer no mês de agosto de 2018, foi adiado em decorrência da insuficiência de recursos financei-ros da Secretaria Municipal de Educação e Cul-tura. A nova data foi definida para abril de 2019.

Recomenda-se que as atividades já iniciadas continuem sendo realizadas, a fim de oportunizar que os registros da história local possam se dar com a qualidade e excelência preconizadas pelos realizadores do evento.

Maiores informações podem ser obtidas com a Secretaria de Educação, através do (51) 3687-3513.

Tributos: Fazenda faz alertaSetor Tributário iniciou fiscalização junto às

empresas prestadoras de serviços, no Município de Arroio do Sal. Esta operação visa verificar se as empresas estão regularizadas junto aos órgãos competentes e combater a evasão fiscal. Nesta oportunidade, serão efetuadas comparações nas receitas de vendas através de cartões de crédito com os valores informados ao Município e à Re-ceita Federal.

Além das visitas presenciais às empresas, se-rão solicitados os livros fiscais.

Maiores informações através do (51) 3687-3500, junto ao Setor Tributário.

senvolvendo uma atividade envolvente e agradável; - Introduzir o método de aprendizagem solidária e

interativa, na qual os próprios alunos são protagonis-tas no processo educativo.

SOLUÇÃO ADOTADA - O processo de cons-cientização ambiental ocorre dentro da Escola e pos-sui uma metodologia transdisciplinar. A partir da in-teração entre diversas disciplinas, os estudos sobre arborização e reflorestamento passam a integrar a vida dos alunos. Esse processo ocorre de acordo com as seguintes etapas:

1 - Visita de técnicos da Secretaria de Meio Am-biente às Escola buscando conhecer os espaços e pos-

síveis áreas para plantio; 2 - Conversa com os

alunos passando informa-ções básicas sobre a im-portância das árvores no ambiente urbano; Também é relevante seu papel em despertar a consciência ecológica das crianças, os verdadeiros responsáveis pelo futuro e pela preserva-ção do nosso planeta.

PÚBLICO ALVO - Alunos do ensino médio e alunos do ensino funda-mental. Em relação ao impacto ambiental, observa-se que a metodologia transdisciplinar de conscientização ambiental auxilia os alunos a compreenderem que a manutenção da vida no planeta está intimamente re-lacionada à existência das árvores, pois elas auxiliam na conservação do ambiente ecologicamente equi-librado. Além disso, os alunos levam o aprendizado para família e vizinhos e auxiliaram na arborização de regiões, como as praças do Município.

FORMA DE TRANSFERÊNCIA - A dissemina-ção da metodologia transdisciplinar e do plantio ocor-re por meio dos alunos e dos profissionais atuantes nas escolas.

Meio Ambiente desenvolve Projeto Mais Verde

Page 12: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jm970-min.pdf · TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia

JORNAL DO MAR VARIEDADES 16/08/2018 - 12

Casa do Bife, agora em novas instalações.

Avenida Barão do Rio Branco, Nº 942,esquina com a rua Pará, em frente Bomagg.

Whats 51997573151.

Até setembro, Escolas recebemExposição Itinerante 18 anos de Feira do Livro em TorresDurante todo o mês de agosto e setembro, es-

colas fundamentais e de educação infantil rece-bem a Exposição Itinerante 18 anos de Feira do Livro de Torres. O objetivo é difundir e motivar no meio estudantil municipal a importância da re-alização do evento que ocorrerá na cidade entre os dias 9 e 14 de outubro. A trajetória do evento é contada por meio de cartazes de divulgação das Feiras, exibidas em formato de balão.

O projeto é executado pela Secretaria de Cul-tura e do Esporte e Secretaria de Educação. Busca estimular a apropriação da 18ª Feira por parte des-ta comunidade, provocando maior participação e divulgação da iniciativa. A Feira do Livro da ci-dade de Torres já possui uma trajetória que muito orgulha a comunidade. Para que cada vez mais possa continuar a orgulhar, é dever passar para as futuras gerações este amor por eventos desta magnitude e poder contar como tudo começou. O projeto iniciou no dia 1º de agosto e a previsão é que se estenda até o dia 28 de setembro.

O objetivo deste projeto é fazer com que o aluno possa se sentir parte ativa da 18º Feira do Livro de Torres e desta maneira divulgue a ativi-dade através de seu desenho ou vídeo. Utilizando a exposição como fonte de inspiração dos alunos, a ideia é que os alunos até o 5º ano produzam de-senhos e os alunos a partir do 6º ano farão vídeos também inspirados na exposição. Os desenhos e vídeos serão usados como materiais de divulga-ção pela Prefeitura. A exposição composta de seis painéis em formato de balão com 12 fotos de anos anteriores das edições da Feira do livro.

O projeto já foi desenvolvido nas Emeis João XXIII e Alcininho e na Escola de Ensino Funda-mental Alcino Pedro Rodrigues. Atualmente se encontra no Zona Sul, ficando com a Exposição até o dia 15, quarta-feira. É esta a agenda da ati-vidade:

dias 15 a 17 de agosto - Sadi Pipet de Oliveira,17 a 22 de agosto - Stan,22 a 24 de agosto - Gente Miúda,24 a 29 de agosto - Salina,29 a 31 de agosto - Mampituba,31 de agosto a 5 de setembro - São Jorge,5 a 10 de setembro - Santa Rita,10 a 12 de setembro - Almirante Tamandaré,12 a 14 de setembro - Manoel Ferreira Porto,14 a 19 de setembro - Joaquina,19 a 21 de setembro - Manoel Oliveira Car-

neiro,21 a 26 de setembro- São Francisco de Assis,dias 26 a 28 de setembro- São Judas Tadeu.

Alguns clics do Primeiro Profissionais do ano ULBRA CDL.Pa-rabéns aos agraciados!

Nasser, da Casa São paulo, e o prefeito

Niltinho e Nelson, os apresentadores ofi-ciais do evento.

Page 13: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jm970-min.pdf · TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia

JORNAL DO MAR SOCIAL 16/08/2018 - 13

ClubeMirante

das Águas,Passo deTorres

Todas ossábados das 14

às 18 horas,não perca!Bailes para

a melhor idade.

Marcilio Audrey, de Torres, comemora seu aniversário hoje (quin-ta, 16). Parabéns, tudo de bom.

João Bento da Rosa, mais conhecido como João das Botas, comemorou na última terça (14), mais um ano de vida. Recebe os parabéns de toda família com muito carinho. Felicidades!!!

O seu Evaldt Steffen aniversaria amanhã (17). Morador de Morro do For-no, Morrinhos do Sul, ele recebe o parabéns de toda a família,em especial das-sobrinhas Janaina, Júlia, Ariane e também da irmã Teresinha Steffen.

José Vargas Peres (o Zuza), morador do interior de Torres, lá por perto da Pirata-ba, aniversaria dia 28 próximo. Um dos as-sinantes mais antigos do Jornal do Mar, des-de já ele recebe o nos-so abraço.

Valdes Matos, de Torres comemo-ra mais um ano de vida no sábado (18). Parabéns!!!

Luiz Fernando Pin-heiro, de Torres, apa-ga mais algumas velas na quarta (22). Felici-dades, saúde e sucesso. Ele é presidente do PSL em Torres e vai coman-dar por aqui a cam-panha do Bolsonaro.

Patricia Monteiro, de Torres, funcionária da Bomagg, comemora mais uma primavera, no sábado (18). Recebe o carinho de amigos e familiares. Felicidades!

Marisete Dimer, que já foi 1ª dama em Dom Pedro de Alcân-tara, comemora mais um aniversário nesta sexta-feira (17). Felici-dades, saúde e paz.

Sheila Barros, de Três Forquilhas, comemora mais uma primavera na segunda (20). Felicidades e tudo de bom.

Juliana Borges, de Passo de Torres, comemora mais uma ano de vida na segunda (20). Recebe um carin-ho especial da família e amigos. Felicidades!!

Marcos Pinho, de Torres, comemora mais um aniversário, na terça (21). Parabéns e felicidades sempre.

Alexandre Ribeiro, de Torres, comem-ora mais um ano de vida, nesta sexta (17). Parabéns!!!

Susy Pereira, de Torres, comemora mais um ano de vida também na sexta (17). Tudo de bom!!

Andreina Menger, da cidade de Três Forquilhas, comemo-ra domingo (19), seu aniversário. Parabéns, tudo de bom!!!

Anelise Schmidt Rolim, de Torres, co-lhe uma rosa no jar-dim da existência na segunda. Felicidades, sucesso e paz. Abraço carionhoso da mãe El-len.

Page 14: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jm970-min.pdf · TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia

JORNAL DO MAR VARIEDADES 16/08/2018 - 14

Áries - 21/03 a 20/04 - Um período favorável para iniciar novos projetos que envolvam outras pessoas. Mas o risco de agir por impulso e se precipitar existe e você precisa cuidar da ansiedade.

Touro - 21/04 a 20/05 - Um bom mo-mento para ter mais iniciativa e enfrentar as coisas com mais maturidade. Apesar dos desafios e sensação de lentidão, a semana é produtiva.

Gêmeos - 21/05 a 20/06 - Faça me-lhores contratos e melhore sua comuni-cação para evitar problemas futuros. Um bom momento para pensar em detalhes de uma viagem ou iniciar novos estudos.

Cancer - 21/06 a 21/07 - São dias mais intensos, mas ótimos para resolver coisas práticas. Assuntos financeiros tendem a estar em destaque e é bom evitar gastos extra.

Leão - 22/07 a 22/08 - São dias mais intensos, mas ótimos para resolver coisas práticas. Assuntos financeiros tendem a estar em destaque e é bom evitar gastos extra.

Virgem - 23/08 a 22/09 - Você pode aproveitar a semana para resolver assuntos do passado e questões emo-cionais. Os processos de autoconheci-mento tendem a evoluir bem esses dias.

Libra - 23/09 a 22/10 - Um amigo do passado pode surgir, alguém com quem você havia rompido pode aparecer pe-dindo uma conversa. As coisas parecem mais arrastadas esses dias, mas a vida traz gente boa pra ajudar.

Escorpião - 23/10 a 21/11 - Cuidado extra com sua imagem esses dias. Tente se expor o mínimo possível e sempre com atenção. Não misture muito vida pessoal e profissional e cuidado com o risco de mal entendidos.

Sagitário - 22/11 a 21/12 - Se tem uma viagem agendada para esses dias, atenção extra aos documentos. E evite o excesso de empolgação e o otimismo exagerado. A vida pede pés no chão.

Capricórnio - 22/12 a 20/01 - Um bom momento para resolver assuntos financeiros e pendências familiares ou afetivas. E que tal procurar mais a fundo dentro de você quais são seus maiores talentos?

Aquário - 21/01 a 19/02 - Vale para relações afetivas, amizades, familiares, coisas de trabalho. Cuidado extra com as conversas que podem ter mal entendidos e a imagem que passa para os outros.

Peixe - 20/02 a 20/03 - Você precisa ter foco nas coisas mais urgentes e não deixar passar nada que é fundamental. Cuidado extra também com a saúde, que pode dar sinais de stress, sobrecar-ga ou infelicidade com o que você faz. Reinvente-se.

HORÓSCOPOUnidadeEducacional

São Domingos

Café da manhã para as famíliasNa manhã gelada do último dia 08 de agosto, a Unidade Educacional

Escola São Domingos recebeu os educandos e seus familiares para o café da manhã com a família, um momento de descontração, alegria e muita di-versão. Logo após o café, os educandos seguiram com seus familiares para o tradicional Passeio Ciclístico de São Domingos, padroeiro da cidade.

O passeio teve como ponto de partida a histórica Igreja de São Domin-gos, percorreu a beira-mar e as principais ruas da cidade, finalizando na Prainha, uma das praias mais movimentadas de Torres.

Foi uma manhã descontraída, para lá de especial, pois estar em família é sempre bom e ser família é SAGRADO. Nas fotos abaixo, mais alguns momentos deste encontro festivo.

Parabéns dona Eni Spode, de Torres, que comemora mais uma primavera no domin-go (19). Felicidades, saúde e paz sempre!

Inês Evandro, de Mampituba, comemo-ra mais uma primave-ra hoje (16). Parabéns, tudo de bom!

Fernanda Matos Li-rio, de Torres, aniver-saria neste sábado (18). Parabéns!

Alessandra Viana, de Torres, colhe mais uma rosa no jardim da existência hoje (16). Parabéns, felicidades!

Jaqueline Schwan-ck, de Torres, faz níver no sába-do (18). T u d o de bom, p a r a -béns!

Page 15: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jm970-min.pdf · TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia

JORNAL DO MAR REGIÃO 16/08/2018 - 15

Escritório de AdvocaciaAssessoriA jurídicA - direito público - eleitorAlAção de indenizAção por dAno mAteriAl e morAl

Acidente de trânsito - usucApião - cobrAnçAprevidenciáriA - sepArAção, divórcio.

Horário de atendimento: das 8H30min às 12H e 13H30min às 17H30min. edifício zorteA, AvenidA bArão do rio brAnco, 243/502 - fone (51) 3664.1873 - e-mAil: [email protected].

Dr. Ivo dos Santos Rocha - OAB N° 18354 - Drª Vivian Pereira Rocha - OAB N° 47971

Aquele que podemos chamar de “nosso ter-ceiro cérebro”, é o neocórtex, que é responsável pelas funções cognitivas como por exemplo, ad-quirir conhecimento e desenvolver o raciocínio lógico, que serão uma espécie de “filtro”, que ao longo da vida possibilitarão a interpretação dos mesmos fatos entre as pessoas. Esta arquitetura neural é a mais consciente, e quase independente dos “outros dois cérebros”, o reptiliano e o lím-bico, que são mais profundos, principalmente o límbico, que é visceral, autônomo e inconscien-te.

Nossa arquitetura cerebral é formada por redes sobrepostas, mas que não são necessaria-mente conectadas. Ocorre que, quando focamos nossa atenção nos nossos processos vegetativos, conseguimos estabelecer novas conexões, for-talecendo a “comunicação” entre nossas áreas cerebrais, e criando “pontes” entre estas redes. O incrível é que diante de um trauma, o nosso organismo desenvolve mecanismos de defesa di-fíceis de compreendermos, mas que são saudá-veis: a dissociação e a repressão. São formas de bloqueio nas transmissões entre os “3 cérebros”, mas que mantêm a nossa integridade psíquica. Num momento de forte estresse, este mecanis-mo é natural e necessário, até que passe o susto diante do imprevisível e possamos refletir, ela-borar e superar o ocorrido. O cérebro sabe como se auto-regular diante dos impactos estressantes, no entanto, enquanto não estiver visceralmente seguro, não consegue estabelecer comunicação entre os sistemas. Isto acontece por uma questão de economia energética e prioridade do momen-to.

Nossas memórias se armazenam por afinida-de emocional e são altamente carregadas de ener-gia. É preciso que entendamos, que para mantê--las reprimidas é necessário um investimento energético equivalente. No trauma emocional, criam-se “casulos” ou “bolhas psíquicas”, onde ficam encapsuladas várias experiências seme-lhantes. Isso explica porque a pessoa por vezes, sente um cansaço excessivo, a ponto de ter pou-ca energia para viver.

Portanto, trago mais uma boa notícia: pode-mos reestabelecer estas nossas “pontes mentais”, conectando “nossos 3 cérebros” e liberando a nossa energia psíquica. Existem várias técni-cas capazes de ajudar na tomada de consciência destes conteúdos reprimidos, desde que sejam acessados com uma atenção plena e amorosa, sem críticas nem julgamentos. O espaço psico-terapêutico é o local ideal para esse processo de tomada de consciência, pois permite o acompa-nhamento por parte de um profissional capacita-do e neutro.

Na próxima crônica, apresentarei um método inovador para liberar os circuitos neurais, cha-mado EMDR, e mostrarei como saber a hora em que você deve procurar ajuda. Até lá!

NOSSO TERCEIRO CÉ-REBRO: O NEOCÓRTEX

Anelise Schmidt Rolim - CRP 07/12498

( (51) 3626.3064 / 98100.0731Terapeuta certificada em

EMDR e [email protected]

A Brigada Militar de Terra de Areia promoveu uma formatura geral e PMs, juntamente com os muni-cípios de Itati/RS e Três Forquilhas, no início desta semana.

A BM, em suas depen-dências, realizou uma for-matura geral com os muni-cípios vizinhos, tratando de ações estratégicas e práticas operacionais voltadas à Se-gurança Pública, com o ob-jetivo de buscar alternativas de padronização aos proce-dimentos a serem tomados nas circunstâncias de amea-ças à Segurança Pública.

Formatura de PMs em Terra de Areia, Itati e Três Forquilhas

Idosa caiu em Conto do

BilheteUma mulher de 69 anos

foi vítima do Golpe do Bi-lhete premiado em Torres nesta segunda-feira (06). Conforme informações do delegado de Polícia Civil, Juliano Aguiar, em entre-vista para a unidade móvel da Rádio Maristela, a ocor-rência foi realizada somente uma semana depois, o que pode permitir que mais pes-soas caiam no golpe.

A vítima foi abordada na rua Silva Jardim, próxi-mo ao Banrisul, no Centro, por estelionatários com a história que continham um bilhete premiado de R$ 10 mil, mas que venderiam por R$ 5, pois precisavam do valor com urgência. Nesse momento chega mais um integrante da equipe de fal-sários oferecendo uma ofer-ta maior, afirmando que o bilhete valia cerca de R$ 2 milhões, levando a vítima a decidir pela compra da ilu-são de ganhar uma bolada.

A vítima sacou R$ 5 mil em Torres e se deslocou com os farsantes até Três Cacho-eiras para sacar mais R$ 5 mil, totalizando o pagamen-to de R$ 10 mil pelo suposto bilhete premiado. “Os gol-pistas, com o dinheiro em mãos, disseram que fariam um lanche e sumiram das vistas da vítima”, explicou o delegado.

“Geralmente os golpis-tas abordam pessoas idosas, mas também pessoas de di-ferentes idades e escolarida-de avançada”, avisa ele.

Page 16: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jm970-min.pdf · TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia

JORNAL DO MAR TRÊS FORQUILHAS 16/08/2018 - 16

Aos 06 dias do mês de agosto do ano 2018, às 19h, havendo quórum regimental, presidente declarou aberta a presente Ses-são Ordinária e solicitou a Silvério a leitura de um versículo da Bíblia. Prosseguindo, solicitou do secretário a leitura da ata do dia 30 de julho de 2018. Colocou- a em discus-são. Ninguém contetsou e ela foi aprovada por unanimidade.

LEITURA DO EXPEDIENTE - Ofício nº 156/2018, do Executivo Municipal, envian-do os Balancetes Contábeis dos meses de março e abril de 2018.

ORDEM DO DIA Presidente solicitou do secretário a lei-

tura dos pareceres aos Projetos de Lei nº 036, 037 e 038/2018, baixados para as co-missões na Sessão Ordinária do dia 30 de julho de 2018, concluídos como favoráveis.

Colocou então em votação os Projetos de Lei nº 036, 037 e 038/2018, sendo todos aprovados por unanimidade.

EXPLICAÇÕES PESSOAISLeonardo saudou a mesa diretora, cole-

gas vereadores, funcionários da Casa, An-tônio do Jornal do Mar, sua esposa e filha e as demais pessoas presentes. Hoje, con-versando com os colegas vereadores, falou do Projeto que está montando com muita cautela porque envolve esta Casa. Reco-nhece sua competência, talvez humildade de conversar com os cidadãos. Já conver-sou com muitos agricultores, vai pedir ajuda para o secretário da Agricultura e do Zé da EMATER. Prometeu que não será de per-nas para o ar como muitos estão falando. Acredita que se os colegas vereadores qui-serem colaborar com sua pessoa, vai ficar satisfeito. Disse que está levando adiante este Projeto não pensando em si, até por-que não precisa. Tem condições. Mas não é por isso que vai deixar de pensar nos agri-cultores que clamam aos vereadores desta casa e ao prefeito. O que depender de si, disse que este Projeto já foi estudado em outro município. Um munícipe daqui falou que esse Projeto deveria ser apresentado. Muitas vezes tem que pensar se deve escu-tar esse munícipe. Vamos ver. Nós os nove vereadores desta Casa vamos sentar para analisar nossa realidade. Senão der certo não se faz e não se executa.

Sérgio saudou a todos. Em relação ao Projeto do colega Leonardo, falou do cui-dado que tem que ter, na proporção destas horas máquina. Porque diz isso? Esse Pro-jeto, fazendo uma comparação: um agricul-tor como o Délcio, de Morro do Chapéu, um dos agricultores mais fortes do município, e não citará outro. Fala de si mesmo que tem Bloco de Produtor. Se a proporção de hora máquina vai ser pelo valor de notas

Atas nºs 025/2018. Reuniram-se na Sala das Sessões da Câmara Municipal de Vereadores de Três Forquilhas, os vereadores Gélcio Sparremberger Witt, (PSD/presidente), Jairo de Melo (PSD), Ricardo Lima de Souza (Progressistas), Sérgio Prusch Witt (PTB), Almiro Witt de Aguiar (Progressistas),

Odécio Evanir Jacoby Justin (MDB), Leonardo Mesquita Justin (MDB), Oli Sparremberger (Progressistas) e Silvério Beck Konig (Progressistas).

tiradas, o Délcio vai ganhar um mês de ho-ras máquina e sua pessoa não ganhará nem um dia. É isso a que se refere. Devemos ter este cuidado para não dar um tiro nos nos-sos pés. Esclareceu Sérgio que não é con-tra o Projeto. É a favor. Mas como será fei-to para repartir essa fatia? Se um agricultor forte prova que tira notas altas do seu Bloco e um agricultor apresentar notas bem mais baixas, como serão repartidas essas horas? Neste caso se não for bem pensado virá o berro dos pequenos. Se um agricultor tirou cem notas e um pequeno conseguiu tirar só dez notas como vai ser? Repetiu Sérgio que não é contra, mas terá que ter um cuidado enorme. Porque se esse Projeto for criado e a casa aprovar, ele ficará aprovado. Depois de aprovado, se dermos um tiro no pé, esta-rá dado. Não tem mais solução.

Jairo saudou a todos. Reportou-se sobre o assunto do Projeto do colega Leonardo, elogiou a coragem dele ao fazer. Só que precisamos analisar muito bem. Pegando um gancho do que falou o colega Sérgio, na comparação e do outro agricultor forte de Morro do Chapéu, as proporções serão iguais. Se o Sérgio trabalhar meio dia vai resolver seu problema. Jairo perguntou se trabalhar meio dia para um agricultor forte, irá resolver? Acha o vereador Jairo que essa proporção não vai funcionar. Porque os ca-ras lá tem cem hectares de terras. A maio-ria dos agricultores tem três ou quatro. Isso é complicado. Disse a Leonardo que apóia sua iniciativa, só acha que tem que ser bem analisada. Até porque depois de virar Lei, o prefeito tem que executar. Perguntou se terá maquinário e gente para executar o Projeto que foi aprovado? Tai. Tem gente que queria pagar algumas horas, não quiseram receber porque não teriam condições de fazer. Se não tinham maquinário e tempo para fazer uma estrada. Imaginem. Não é fácil. O ve-reador acha que esse Projeto tem que ser bem estudado. Disse a Leonardo que apóia seu Projeto, sua intenção e sua idéia, po-rém, tem que ter muita cautela e cuidado ao analisar os detalhes. Pois pode acontecer de nós vereadores criar uma Lei de iniciativa da Câmara, é claro. Jairo acha que não vai dar para executar, pois está se vendo aí. A Secretaria da Agricultura, com os tratores, já não está sendo fácil. O Sérgio já foi secre-tário e sabe muito bem, pois as máquinas estão sendo mais direcionadas para obras e não para a agricultura. Hoje não se vê o secretário da Agricultura para ajudar a re-solver isso aí. Como é que vai ficar? Temos que pensar. Reiterou Jairo que é a favor do Projeto, só que tem que ser muito estudado para não ser criada uma Lei que não poderá ser cumprida.

Ricardo saudou a todos e pediu ao presi-dente Gélcio para fazer um agradecimento. Faz uns dois ou três meses, uma senhora veio falar com sua pessoa sobre uma ponte no Rio do Pinto. Como não tinha maiores conhecimentos, passou para o colega Sil-vério, onde o mesmo fez um Pedido de Pro-vidências. Ontem lá na festa de Boa União, a mesma lhe comunicou que a ponte está praticamente pronta. Só faltam pequenos detalhes. É por isso que agradece o pre-feito, o colega Silvério por terem atendido o pedido. Disse que precisa fazer uma so-licitação. Na Vila São Sebastião, o trânsito está praticamente intransitável. A estrada vi-rou numa buraqueira. Próximo a residência do Sr. Osvaldo, que foi motorista do ônibus da Empresa Mampituba, na baixada, tem buracos enormes. Cada vez que a caçam-ba entra ali e toma o rumo de Boa União, faz um barulho tão alto ao entrar e sair dos buracos, que de onde mora dá para ouvir quando ela passa na Vila Beck. Na frente Mini Mercado Correia do Senhor Gevair, estão invadindo seu pátio para se defender dos buracos. Então é por isso que pede a atenção do Executivo e da Secretaria de Obras, para melhorar a situação.

Gélcio, por fim, saudou a todos os pre-sentes. Quanto ao Projeto que Leonardo cita, acha que é válido. Conforme falou o Sérgio, ele tem que ser bem trabalhado porque temos que fazer alguma coisa que possa ser executado. Não podemos criar um elefante que vai criar dificuldade para nós mesmos. Temos que pensar muito bem nas fórmulas para atingir os objetivos deste projeto, ao passar para o papel, aquilo que poderá ser executado. Não adianta outro caminho, tem que ser este mesmo. Não re-solve mudar. Gélcio acha que o Projeto é importante. Só que a intenção e o objetivo, seria mais para beneficiar os pequenos agri-cultores. Então temos que fazer essa avalia-ção através da produção, Bloco ou qualquer coisa que se tem, até para incentivo dos agricultores. Reiterou o vereador presidente Gélcio que tem que ser muito bem pensado. Quanto a reivindicação de Ricardo, vai levá--la até o prefeito e ao secretário de Obras o mais rápido possível para que seja resolvi-do, porém tem muitos outros nas mesmas condições. Pouco a pouco chegaremos lá. Quanto ao Encontro de Vereadores em Dom Pedro de Alcântara, que Sandro Weber es-tendeu convite, será na próxima quinta-feira com início as dezoito horas e serão abor-dados vários assuntos. Entre eles, a revitali-zação da ASCAL. No encerramento terá um coquetel. Os vereadores estão liberados.

Nada mais havendo a tratar, o presidente declarou encerrada a Sessão.

BOLETIM INFORMATIVO DA CÂMARA MUNICIPALDE VEREADORES DE TRÊS FORQUILHAS

Page 17: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jm970-min.pdf · TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia

JORNAL DO MAR POLÍCIA 16/08/2018 - 17

Fique ligado na sua 99,5 MAMPITUBAFM, 100% NATIVA

Ligue (48) 3533 2000 e participe ao vivo do programa, com Valdeci Santos. WhatsApp: (48) 998080009

De segunda a sexta-feira, das 20 às 24h. Domingos 12h às 14h30min.Contatos comerciais: (48) 3583 0045 - 99915 7299.

Micael Adriano Marcio(51) 981689521 997078893 996111159

Face: adriart Sob MedidaEmail: [email protected]

BR 101 Km 04 - Belvedere - Torres - fone 36052558

EDITAL DE PROCLAMASPor esta publicação, faz-se saber que preten-

dem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo Artigo 1.525, nºs I, III e IV, do Código Civil Brasileiro,

ANDRÉ MONTEIRO PEREIRA EALECSANDRA BAUER DE JESUS

Ele solteiro, natural de Torres, residente e domiciliado em Torres. Ela solteira, natural de Torres e residente e domiciliada em Torres. Se alguém souber de algum impedimento, oponha--se na forma da Lei.

Torres, 06 de agosto de 2018.Ruy Luiz de Freitas Filho

Oficial do Registro Civil de Torres

EDITAL DE PROCLAMASPor esta publicação, faz-se saber que preten-

dem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo Artigo 1.525, nºs I, III, IV e V, do Código Civil Brasileiro,

JOSÉ LEONEL DA ROSA E TERESINHA MARIA XAVIER AMBROZINI LUIZ

Ele divorciado, natural de Torres, residente e domiciliado em Torres. Ela divorciada, natural de Vacaria e residente e domiciliada em Torres. Se alguém souber de algum impedimento, oponha--se na forma da Lei.

Torres, 15 de agosto de 2018.Ruy Luiz de Freitas Filho

Oficial do Registro Civil de Torres

Faleceu na madrugada desta quarta-feira, 15, a caminho do Hospital Nossa Senhora da Concei-ção (Porto Alegre), a veterinária Viviane Franco, 44 anos, natural de Passo Fundo, residente há três anos em Torres, conhecida em defender causas em proteção aos animais.

Viviane estava internada desde o dia 17 de julho, no Hospital Nossa Senhora dos Navegan-tes, em Torres. Ao ser constatada a necessidade de atendimento especializado, por se tratar de diagnóstico de Retocolite Aguda, uma doença que causa inflamação do revestimento do cólon ou reto, precisava ser transferida para um hospital referência.

De acordo com a secretária municipal de saú-de, Suzana Machado, no dia 30 de julho a pa-ciente foi cadastrada pelo Hospital de Torres na Central de Leitos do Estado para a busca de vaga junto a hospitais de referência em Proctologia no Rio Grande do Sul. Também a compra de vaga em hospitais no RS e em Criciúma/SC, foi al-ternativa buscada pela família e pela Secretaria

Mais dois escapam de assassinato em Torres

Na última segunda-feria (13), a noite, na Ave-nida do Riacho, no Centro de Torres, um homem desceu de um veiculo Idea branco e atirou contra dois homens que caminham pela calçada. Ambos foram feridos, mas sem gravidade.

Polícia Civil investiga o caso, acreditando ser mais uma tentativa de execução em função da guerra entre gangues que existe na cidade. Uma capsula de revólver calibre 38 foi encontrada no local.

ESTUPRO - Delegado Juliano Carvalho in-formou também que na terça havia sido preso e estava na Delegacia de Polícia um homem acusa-do de estuprar uma criança de 7 anos.

Nomes não foram revelados, nem das vítimas de tentativa de homídio, nem do possível estupra-dor.

Segundo Juliano, provas eram contundentes e ele tentava encaminhá-lo para algum Presídio. “Mas só hoje temos oito presos aqui na DP e vaga não há em Presídio algum do Estado”, lamentava ele.

Veterinária morre por falta de vaga em Hospital especializado

Municipal de Saúde de Torres, recebendo até a última terça-feira, 14, negativas de quatro entida-des hospitalares.

Somente no final da tarde de terça-feira, 14, familiares conseguiram uma liminar garantindo vaga no Hospital Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre), porém, Viviane Franco (foto abai-xo) não resistiu a uma parada cardiorrespiratória durante o percurso para Porto Alegre (texto site Rádio Maristela).

Dois traficantes presosterça em Arroio do Sal

Traficantes denunciados por ostentar armas para inti-mar moradores foram presos nesta terça (14) na Praia Azul, em Arroio do Sal. A ação, da BM, foi realizada a partir de denúncias encaminhadas a corporação, que apontaram que os homens controlavam a venda de drogas no Balneário. Durante a madrugada policiais do município,com o apoio da patrulha tática móvel, PATAM, de Torres, cercaram uma residência na rua Tamandaré e prenderam um dos bandidos. Ele estava com uma pistola 40, calibre de uso restrito da polícia, carregador e munições.

Em outra casa, na rua Bela Vista, o segundo homem foi preso. No local os PMs encontraram mais uma espingar-da calibre 12, um revólver calibre 38 e munições. Também foram apreendias uma balança de precisão e plástico filme utilizado para embalar entorpecentes. Os presos e os mate-riais foram apresentados na DP de Torres para o registro da prisão em flagrante.

PRESO TERRA DE AREIA - Policiais das Delega-cias de Terra de Areia e Arroio do Sal, cumpriram mandado de busca e apreensão no curso de investigação que apura os crimes de furto e roubo praticados no mês passado no município de Três Forquilhas.

Por ocasião da ação, foram apreendidas na localidade conhecida como Olaria, em Terra de Areia, duas espingar-das, sendo uma calibre 22 furtada em abril, em Maquine, e outra espingarda de pressão com mecanismo modificado para uso de munição calibre 22.

O preso, com 20 anos de idade, com antecedentes por lesão corporal, foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo e receptação. A ação policial contou com a participação da Brigada Militar de Terra de Areia.

Page 18: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jm970-min.pdf · TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia

JORNAL DO MAR CLASSIFICADOS 16/08/2018 - 18

VENDE-SE UM TERRENOescriturado, registrado, cercado e aterrado,

12x25m, no bairro Jardim Monte Carlo, entrada de Itapeva Sul. Tratar Fone 986555532.

FAÇO REVISÕES DE PORTASjanelas, etc. Agendar visita pelos fones (51) 996885499 ou 998993796.

(51) 36263895 - 993299808COMPRA - VENDE - TROCA - FINANCIATAMBÉM COM VENDAS DE CONSÓRCIOS MENEGALLI

www.jorgemotos.com.br

JORGE MOTOS

MOTO ANO CORYAMAHA R 1 2008 BRANCACBR 1000 RR 2011 REPSOLCBR 1000 RR 2008 BRANCACBR 600 RR 2008 PRETAGS 500 E 1998 PRETAXRE 300 2012 VERDEFAZER 250 2013 PRETACB 300 2010 VERMELHACB 300 2010 DOURADACBX 250 TWISTER 2008 CINZACBX 250 TWISTER 2006 PRATACG 150 TITAN ESDI 2014 VERMELHACG 150 START 2015 VERMELHACG 150 FAN ESDI 2015 PRATACG 150 FAN ESDI 2014 PRETACG 150 FAN ESDI 2014 VERMELHACG 150 FAN ESI 2013 PRETACG 150 FAN ESI 2011 PRATACG 150 FAN ESDI 2011 PRATACG 150 FAN ESI 2011 BORDÔCG 125 KS 2014 VERMELHAXTZ 125 E 2009 VERMELHAFACTOR 125 ED 2014 BRANCABIZ 125 EX 2013 BRANCABIZ 125 EX 2012 GRAFITEBIZ 125 ES 2013 ROSABIZ 125 ES 2012 PRETABIZ 125 ES 2009 PRETAPOP 100 2007 PRETACRYPTON 115 E 2012 PRATA

DESTAQUES DA SEMANA*AGORA NA JORGE MOTOS ESTAMOS TRABALHANDO COM VENDAS DE MOTOCICLETAS HONDA 0 KM, TODAS AS CO-RES E MODELOS, MELHOR AVALIAÇÃO DA SUA USADA NA TROCA, SEGUE ABAIXO ALGUNS DESTAQUES DA SEMANA.*FAN 160 ESDI, 2018/2018 0 KM, NAS CORES VERMELHA, PRETA OU BRANCA, COM ENTRADA DE R$ 4.100,00 E ASSU-ME MAIS 38 PRESTAÇÕES DE R$ 335,81 , COM EMPLACA-MENTO, CAPA DE CHUVA E CAPACETE GRÁTIS .*BRÓS 160, SOMENTE COM PARTIDA ELÉTRICA, 2018/2018 0 KM, NAS CORES PRETA OU BRANCA, COM ENTRADA DE R$ 5.300,00 E ASSUME MAIS 38 PRESTAÇÕES DE CONSÓR-CIOS NO VALOR DE R$ 336,00 CADA. COM EMPLACAMEN-TO, CAPA DE CHUVA E CAPACETE GRÁTIS .*BIZ 125 EX, 2018/2018 0 KM, NAS CORES BRANCA, VERME-LHA, LARANJA OU PRETA, COM ENTRADA DE R$ 4.500,00 E ASSUME MAIS 38 PRESTAÇÃO DE R$ 336,00, COM EMPLA-CAMENTO GRÁTIS .OBS.: RECEBO A SUA MOTO USADA NA TROCA.

REPASSEFAZER 250 2008 VERMELHA (R$ 5.000,00)FAZER 250 2007 AZUL (R$ 5.000,00)CBX 250 TWISTER 2005 PRATA (R$ 5.000,00)FALCON 400 2008 PRETA (R$ 8.000,00)BIZ 125 ES 2009 PRETA (R$ 4.000,00)

ACEITODOAÇÃO

DE MÓVEIS USADOS

(51) 986482711 (OI), 981498340 (TIM), com

Walter.

AVENIDA CASTELO BRANCO, 571, IGRA, TORRES/RS, EM FRENTE AO SUPER MACROMIX.

EXCURSÃO DE TORRES,Capão da Canoa, Tramandaí e Osório para o

Médium Marlon Santos, em Cachoeira do Sul. Mais informações com Alceu Félix pelos fones

(51) 995581122 ou 997330046.

VIAGEM PARA TERMAIS DE MACHADINHO

(águas termais)Saída de Torres dia 18/10/2018, às 5 horas da manhã,

chegando no Hotel no final do dia para o jantar.Refeição completa inclusa no Termas Park Hotel.Retorno a Torres dia 22/10, após café da manhã.Telefones p/ contatos: (51) 9 9629-8735

(Adão) e (51) 9 9430-2415(Odete).DESEJAMOS Á TODOS UMA BOA VIAGEM!

VENDE-SE TERRENOlocalizado na rua dos Melhas, em Porto Colô-

nia, Dom Pedro de Alcântara.Nove (09) hectares de terra.

Contato (51) 986077531

ALUGO CASA NA ITAPEVATrês quartos, sala, cozinha, dois banheiros,

garagem, área de serviço, sem mobília.Só R$ 600,00 mês. Tratar no Jornal do Mar

ou com José, pelo fone 998435690.

VENDO CASA NAVILA SÃO JOÃOT r a t a r

direto com o proprie-tário, Iri-neu, pelo fone (54) 996051486.

VENDO CASA COM TERRENO

de 12x51m, frente Estrada do Mar, km 83, Itapeva Sul, três quartos, cozinha, dois banheiros, área de serviço. Só R$ 100 mil. Aceito carro até R$ 20 mil. Tratar fone (51) 998683464.

VENDE-SE TERRENO NA RONDINHA, EM FRENTE POSTO DE SAÚDE.ÁREA MEDINDO 11,52x26m, frente leste.

ACEITO CARRO NO VALOR, CONTATO FONE (51) 36871111 (51) 981170055.Obs.: contrato de compra e venda.

VENDO UM TERRENOna Praia Gaúcha, na rua Mário

Quintana, em frente a Pracinha, há duas quadras da praia. Escriturado, aterrado

e cercado, medindo 30x11m.Tratar fone 998876658.

VENDO FORNOpara fabricação de açúcar mascavo, de

inox, novo. Tratar fone 992311884.

SÓ R$ 15 MIL

Vendoterreno no São Brás,

Torres, medindo 12x30m. Tratar pelos fones (51) 999738511 ou

36643198.

VENDO TERRENOno bairro Jardim

Monte Carlo,em Torres,

escriturado,impostos em dia,

só R$ 15 mil.Tratar fone (51)

991479247.

ANUNCIOUAQUI,

VENDEU!Sóligar

998435690

Page 19: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jm970-min.pdf · TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia

JORNAL DO MAR POLÍCIA 16/08/2018 - 19

O TROFÉU MÉRITO LOJISTA 2017, pesquisa da Ulbra, promoção CDL, também é nosso! Desde 2010 só dá nóis.

3 meses6 meses1 ano

R$ 30,00R$ 60,00R$ 100,00

Assine e receba em casa o melhor JORNAL DE

TORRES, em qualquerMunicípio da região!

JORNAL DO MAR

( (51) 998435690 - 36055159General Flores da Cunha, Nº 915, Itapeva Sul, Torres

Email: [email protected] ou [email protected]

2016

2010

Polícia Civil de Torres acredita ter desvendado o assassinato de Jones Nolasco Coleone (foto), 27

anos, que aconteceu no último dia 4, em Torres.

Depois de muito in-vestigar, o delegado Ju-liano Carvalho pediu a prisão preventiva de A. S. M., conhecido da po-lícia como Leco da Zola,

que tem uma vasta ficha criminal.Mandado de prisão emitido, seguindo pistas, a

Brigada Militar de Torres o localizou na rua Hu-

maitá, na Praia Estrela do Mar, às 23h45min, do último dia 9 (quinta passada).

Encaminhado a Delegacia, de imediato o de-legado decretou sua prisão em flagrante e ele foi encaminhado para o Presídio de Osório.

“Pelo que apuramos parece não haver dúvidas, mas a princípio temos que tratá-lo como suspeito de homicídio”, explicou o delegado.

COMO FOI - Semana passada informações eram desencontradas. No início desta, no entanto, com a ajuda de familiares, o JM chegou a verda-de e coloca aos seus leitores.

Coleone trabalhava no Macromix, onde fez

Polícia acredita ter preso o assassino de Coleonemuitos amigos. Fazia teste e recém havia sido aprovado para atuar como açougueiro. Ele saiu de lá ainda no dia três, por volta da meia noite.

Quando estava há três quadras de sua casa, acredita-se que por volta de 1h da madrugada, no bairro Predial, foi atacado por Leco da Zola que lhe desferiu golpes de faca.

Como com Coleone não foi encontrado di-nheiro e nem o cartão de crédito, família acredita que ele tenha sido vítima de um assalto. Até mes-mo porque ele não tinha qualquer envolvimento com drogas, não devia nada para ninguém, nem tinha inimigos.

A vítima chegou a ser encaminhada pela SAMU ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes com vida, mas veio a falecer por volta de 3h.

Coleone foi sepulta-do no domingo.

No mesmo dia seus muitos amigos lhe fi-zeram homenagens na beira da praia, como mostram as fotos a es-querda.

Respostacruzada

desta edição

Page 20: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jm970-min.pdf · TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia

JORNAL DO MAR ESPORTES/DOM PEDRO DE ALCÂNTARA 16/08/2018 - 20

Agora em novo endereçoAvenida Paraguassu, nº 442, bairro Guarani,

fones (51) 993982531 (Claro) e 980334239.

- Limpezas anuais;- Aquecimento;- Piscinas fibra, alvenaria;- Equipamentos e acessórios;- Quimicos;- Aquecimento solar;Endereço: Avenida Paraguassu, nº275,

bairro Jardim Beira Mar. Capão da Canoa.Contatos (51)3625 1523

(51)999683955- Duca(51)997906528- Brenda

Venha fazer a festa na companhia denossas garotas.

Aberto a partir das 19 horas.Venha fazer a festa na

companhia de nossas garotas!Consumindo R$ 200,00 ou mais ganha um

cupom que concorre a um carro.Não fique de fora, venha para o Brilho da Noite.

Avenida Osmani Veras da Silveira, nº 270Bairro Santo Antônio, Capão da Canoa

Fone (51) 996004342

Floresta campeão do Futebol 7 de Dom PedroDeu Floresta (foto ao lado), no Municipal

de Futebol 7 (Taça Antenor Magnus Hendler, o Doca) 2018 de Dom Pedro de Alcântara.Domin-

go, na final, em Canto dos Lumerts (campo do Osni), vitória de 3x0 sobre o Mata Boi, gols de

Jean (2) e Douglas.CRUZ VERMELHA - Na preliminar, deci-

são do 3º lugar, o Cruz Vermelha (foto abaixo), que caiu invicto na competição (perdeu nas semi-finais nos pênaltis), ganhou do Aimoré por 2x0, gols de Mateus e Ramon. O técnico Elton Bernst via rede social fez um agradecimento especial a diretoria e ao seu grupo de jogadores pelo empe-nho mostrado. Foram oito vitórias e um empate na semifinal que pôs fim ao sonho do bicampeo-

nato. “Mas acredito que honramos a comunidade de Hilários”, destaca ele.

Segue o campeonato de Bocha e vem aí o de futebol de campo

Também com o apoio da Prefeitura Municipal, já começou em Dom Pedro de Alcântara o Muni-cipal de Bocha de duplas.

Na última terça, aconteceram três jogos: Élbio e Deda 24x0 Naldo e Sidi, Osni e Betinho 24x22 Flávio e Peco (Amarildo), e Teco e Eca 24x20 Paulinho e Mário.

Na tabela confrontos aparecem só com o nome de um atleta. A próxima rodada, amanhã (17), terá Romildo x Fabiano, Jaia x Kim e Davi x Po. Dia 21 (terça) tem Leonardo x Rafael, Ezequiel x Leandro e Vaido x Nestor.

CAMPO - Ontem a noite já teve reunião na Prefeitura Municipal. O Campeonato Municipal de futebol de campo de Dom Pedro de Alcântara já está sendo alinhavado.

Expectativa é que pelo menos seis equipes participem da disputa, a princípio só na categoria de titulares.

Clubes já devem ter saído deste encontro com as fichas. Nova reunião nos próximos dias já deve servir para definição do regulamento e confecção da tabela.

O prefeito, Dirceu Pinho Machado, que tem tido a colaboração de desportistas da cidade, se diz gratificado por poder oferecer aos munícipes várias competições esportivas.

Page 21: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jm970-min.pdf · TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia

JORNAL DO MAR ESPORTES 16/08/2018 - 21

Fones 96152667 e 36055256, Trevo Itapeva Sul (frente Bomagg) em Torres.

Ofertas especiais e a cada R$ 50,00 em compras, ganhe cupons para concorrer a vários prêmios.

MISSÃO NOVA VIDAhttp://www.bjnewlife.org/portuguese

Ver. Paul C. Jong

JUSTIÇA

Oferta sem defeito

Transferência de pecados através da

imposição de mãos

Derramamento de sangue para

completar a expiação dos

pecados

Cordeiro Sacrifical de Deus:

Jesus Cristo

Trasferência dospecados (passado, presente e futuro)

do mundo paraJesus Cristo através da

imposição dasmãos de João

Batista no Rio Jordão

Derramamento de sangue para completar de sangue para completar a

expiação dos pecados

Velho Testamento (Tabernáculo)

Novo Testamento (Rio Jordão)

Jesus Cristo nasceu em uma manjedoura envolto em panos. Porquê? Por que Jesus é o Amor de Deus por nós e isso é universal e revelado a todos e na manjedoura porque somos iguais animais e irracionais nascidos com pecados, mas e os panos? Os panos são para esconder seu Plano de Salvação e só revelar à quem realmente procurá-lo, ou seja, é a Justiça de Deus cumprida por João Batista e Jesus Cristo no Rio Jordão, onde aquele passou nossos pecados para Este com a imposição de mãos para Seu Corpo e por isso pagou com precioso Sangue. Site para pedidos de LIVROS GRATUITOS-www.nlmbrasil.com São 65 Títulos sobre a JUSTIÇA DO SENHOR DA VIDA. A Lei da Vida.

Rua Antô-nio José Carlos,

74 - Cen-tro Mor-rinhos do Sul - Fone 36051082.

Municipal de Mampituba tem jogo sábado e domingoSegue no fim de semana o Campeonato Mu-

nicipal de Mampituba. Lá são oito equipes, nas categorias de aspirantes (jogos começam às 13h15min) e titulares (15h15min). Os próximos jogos:

Sábado (18), na Vila Matias,Santanense x São Manoel,

domingo, na Sede,

Estrela do Sul xCruz de Malta.

Sábado passado, na Roça da estância, nos as-pirantes, o Cruzeiro, em casa, perdeu para o São Luis por 1x0.

Nos titulares o resultado foi o inverso. Vitória foi do Cruzeiro, por 1x0.

Domingo, em casa, no Estádio Afonso Bedi-

not, nos aspirantes, o Cruz de Malta venceu o São Paulo por 1x0.

Já nos titulares o time da casa, Cruz de Mal-ta, levou um sacode do São Paulo: 3x1, fora os ameaços.

Depois da parada no Dia dos Pais, o Municipal de futebol de campo de Três Cachoeiras volta neste do-mingo. A programação:

Campo do Pontal,13h30min, Centro x Vila Nova,

15h30min Bela Vista x Rio do Terra;Campo do Morro Azul,

13h30min, Comunidade x Porto Guerreiro;15h30min, Morro Azul x

Santo Anjo.Esta será só a 2ª rodada. Na 1ª, no novo campo do

Santo Anjo, na preliminar, o time da casa aplicou 4x0 no Rio do Terra, gols de Anderson (2), Juliel e Wagner.

Depois Porto Guerreiro e Morro Azul empataram em 1x1. Carlos fez o gol do Porto. Tiago marcou para

o Morro Azul.No campo do Pontal, na preliminar, o Vila Nova

2x1 Lajeadinho por 3x1. Jaison abriu o placar para o Lajeadinho. Luan (2) e Marcinho viraram para o Vila Nova.

Centro e Comunidade empataram em 1x1. Lean-dro abriu o placar para o Centro e Maurício Le-mos empatou para o Co-munidade.

O 30º Campeonato Municipal de TC home-nageia os irmãos Emer-son e Anderson Evaldt de Castilhos.

Em Três Cachoeiras acontece a 2ª rodada

Page 22: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jm970-min.pdf · TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia

JORNAL DO MAR PUBLICAÇÕES LEGAIS 16/08/2018 - 22

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS FORQUILHAS

AVISO DE PUBLICAÇÃOO Prefeito Municipal de Três Forquilhas Sr. Robson Bo-

bsin Brehm, nos termos que lhe compete publica o seguinte:Proc. Licitatório nº 38/2018 – Pregão

Presencial nº 09/2018 – Registro de Preços Objeto: Aquisição de Fraldas diversos tamanhos.Abertura: Dia 29 de Agosto de 2018 – às 09:30 horas.Maiores informações, poderão ser obtidos no setor de licitações pelo

fone (51) 3628.5263 e 3628.5102, das 08:00 hs às 11hs e 30min e das 13hs e 30min às 17:00 hs. de segunda à sexta feira, pelo Site: pelo email: [email protected],

Três Forquilhas, 15 de Agosto de 2018.Robson Bobsin Brehm

Prefeito Municipal

Eleição da nova diretoria, 2018-2020EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Assembléia Geral ExtraordináriaPrezados associados (as),o presidente da Associação Espiritualista de Umbanda e Cultos Afros

Luz e Caridade, no uso de suas atribuições legais, convoca todo o quadro de associados (as) para se fazerem presente em Assembléia Geral Extra-ordinária, a se realizar no dia 02 de setembro de 2018, na Avenida do Riacho, nº 678, na cidade de Torres, Estado do Rio Grande do Sul, com a finalidade de eleger, na forma do Estatuto, os membros da Diretoria Exe-cutiva e do Conselho Fiscal, que regerão os destinos desta entidade no próximo Biênio. O proponente para o cargo deverá apresentar seu nome em até 48 horas antes da instalação da Assembléia.

Esta Assembléia Geral Extraordinária, que ora se convoca, será insta-lada às 16 horas, em primeira convocação, com a maioria absoluta dos as-sociados e, em segunda convocação, às 16h30min, com qualquer número de associados.

Torres, 15 de agosto de 2018Edvilson da Silva Rocha - Presidente

Edital de Citaçãode Interessados, Ausentes, Incertos e Desconhecidos – Usu-capião – 2ª Vara – Comarca de Torres – Prazo de: 20 (vinte) dias. Natureza: Usucapião – Processo: 072/1.14.0002713-1 (CNJ: 0006262-94.2014.8.21.0072). Autor: Luis Jaime Viei-ra Baratz e outros. Réu: João Batista de Souza. Objeto: De-

claração de domínio sobre o imóvel a seguir descrito. Imóvel: “Um terre-no urbano, situado no lugar denominado Balneário São Paulo, Arroio do Sal – RS, constituído pelo lote nº 02 da quadra 08, dentro do quarteirão formado pelas Ruas Carlos Stock, Rua “F”, Av. Interpraias Norte e uma rua sem denominação, lado ímpar, distante 12,00m da esquina com a Av. Interpraias Norte, medindo 12,00m de frente, ao sul, para a Rua Carlos Stock, por 25,00m de frente a fundos, nos fundos, ao norte, com a mesma medida de 12,00m, faz frente para uma rua sem denominação, limita-se ao leste com o lote nº 01 e pelo outro lado ao oeste, com o lote nº03, perfa-zendo uma área de 300,00m2. Confrontantes: Pelo lote 01: O usucapiente. Pelo lote 03: Roberto Monte da Rocha, residente à Rua Guararapes, 61, Bairro Petrópolis, Porto Alegre – RS, CEP 90.690-340. Localização geral: O lote 02 está distante 276,10m da Av. Beira Mar Norte, e na posição geo-gráfica definida pelas seguintes coordenadas geográficas, lidas junto à tes-tada do lote: Latitude S: 29º31’27,3” Longitude W: 49º52’10,2”. UTM: 22J – 0609567 e 6733383.” Prazo de 15 dias para contestar, querendo, a contar do término do presente Edital (Art. 232, IV, CPC), sob pena de serem presumidos como verdadeiros os fatos alegados pelo(s) autor(es). Torres, 06 de agosto de 2018. Servidor: Cirus Coquim Lhamby. Juiz: Ro-sane Ben da Costa.

Edital de Citaçãode Interessados, Ausentes, Incertos e Desconhecidos – Usu-capião – 2ª Vara – Comarca de Torres – Prazo de: 20 (vinte) dias. Natureza: Usucapião – Processo: 072/1.13.0005950-3 (CNJ: 0011259-57.2013.8.21.0072). Autor: Ivo Fontana Car-doso. Réu: Livia Kettermann e outros. Objeto: Declaração

de domínio sobre o imóvel a seguir descrito. Imóvel: “O presente memo-rial refere-se à mensuração de uma área situada na localidade denominada Rondinha do Meio, no município de Arroio do Sal – RS. Os dados carac-terísticos principais são: 1 – Coordenadas geodésicas: S = 29º29’630 ... W=49º50’882 – GPS Garmin Etrex 30. 2 – Datum referencial WG84. 3 – Área superficial encontrada por cálculo analítico: 1.123,50m2. 4 - Coor-denadas topográficas: .............x..................y 1 00.00 00.00 / 2 -13.44 -13.44 / 3 -36.91 -38.03 / 4 -50.07 +25.74 / 5 -29.73 +3.68 / 6 -13.99 -13.09.5 – Referencial de confinantes: Com o azimuth inicial 315º00’00”: Partin-do do ponto 1, com a distância de 19,162m, confronta com o proprietário Jacob A. Cardoso (matrícula 47646), seguindo deste ponto chega-se ao ponto 2, com a distância de 34,770m, ainda com o mesmo proprietário, seguindo com a distância de 18,037m alcança-se o ponto nº 3, espaço que divide com sucessores de Inácio Teixeira, dali seguindo com a distância de 30,879, chega-se ao ponto 4 e confina com a projeção de uma Rua a ser implantada para fins de servidão pública, seguindo-se ainda pela mesma direção e rua com a distância de 23,143m atinge o ponto nº 5, finalmente com a distância de 19,037 e confrontando com a Rua Filhinho Cipriano chega ao início desta descrição, com área superficial de 1.123,50m2”. Pra-zo de 15 dias para contestar, querendo, a contar do término do presente Edital (Art. 232, IV, CPC), sob pena de serem presumidos como verda-deiros os fatos alegados pelo(s) autor(es). Torres, 06 de agosto de 2018. Servidor: Cirus Coquim Lhamby. Juiz: Rosane Ben da Costa.

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERALEXTRAORDINÁRIA DOS ADQUIRENTESDO CONDOMÍNIO EDIFICIO DELVILLE

Pela presente, ficam os Senhores (as) adquirentes do EDIFÍCIO DELVILLE CONVOCA-DOS, para a ASSEMBLEIA DE ADQUIRENTES, a realizar-se no dia 15 DE SETEMBRO DE 2018, SÁBADO, no endereço situado na Rua Kalil Sehbe, nº 05 (nas dependências da SAPT) na cidade de TORRES/RS, às 09h45min (nove horas e quarenta e cinco minutos) em primeira chamada, com a presença da totalidade dos adquirentes, e às 10h (dez horas), em segunda chamada, com qualquer número de presentes, para apreciação e deliberação da se-guinte ORDEM DO DIA: 1) Situação financeira da Associação (contas a pagar); 2) Situação referente à contratação de uma incorporadora/construtora; 3) Apresentação de proposta para venda do empreendimento. Ficam NOTIFICADOS os Senhores (as) Adquirentes, que o não comparecimento à Assembleia em apreço implicará na anuência das decisões dos presentes, as quais se tornarão obrigatórias a todos. Os adquirentes poderão fazer-se representar por Pro-curadores. O documento de PROCURAÇÃO deverá ser datado e constar a que se destina e a extensão dos poderes estabelecidos. A comissão de representantes solicita que os associados tragam a cópia autenticada dos seus contratos, bem como dos recibos de pagamentos.

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA DOS ADQUIRENTES DO CONDOMÍNIO EDIFÍCIO UNIQUE OFFICES

Pela presente, ficam os Senhores (as) adquirentes do EDIFÍCIO UNIQUE OFFICES CONVOCADOS, para a ASSEMBLEIA DE ADQUIRENTES, a realizar-se no dia 01 DE SETEMBRO DE 2018, SÁBADO, no endereço situado na Rua Bento Gonçalves, nº 165, centro, na cidade de TORRES/RS (salão de convenções do Edifício Pinho Executive), às 09h30min (nove horas e trinta minutos) em primeira chamada, com a presença da totalidade dos adquirentes, e às 10h (dez horas), em segunda chamada, com qualquer número de presen-tes, para apreciação e deliberação da seguinte ORDEM DO DIA: 1) Apresentação do relatório dos contratos e demais documentos apresentados pelos adquirentes/associados pela equipe técnica jurídica. 2) Deliberação acerca do ingresso, exclusão e pedido de retirada do quadro de adquirentes do Condomínio Edifício Unique Offices e no quadro de associados. 3) Prestação das contas e deliberação acerca da aprovação das mesmas, bem como atualização acerca do fluxo de caixa e definição das quotas a serem suportadas pelos adquirentes. 4) Apresentação, análise e aprovação da contratação e do contrato firmado com a Construtora que dará conti-nuidade nas obras do Condomínio Edifício Unique Offices. 5) Apresentação, análise e deli-beração acerca dos termos do contrato firmado com a Construtora que dará continuidade nas obras do Condomínio Edifício Unique Offices, notadamente no que diz respeito aos efeitos e obrigações direcionadas aos adquirentes oriundas do aludido contrato. 6) Assuntos Gerais. Ficam NOTIFICADOS os Senhores Adquirentes, que o não comparecimento à Assembleia em apreço implicará na anuência das decisões dos presentes, as quais se tornarão obrigatórias a todos. Os adquirentes poderão fazer-se representar por Procuradores. O documento de PRO-CURAÇÃO deverá ser datado e constar a que se destina e a extensão dos poderes estabeleci-dos. Só terá direito a voto na assembleia ora designada o adquirente que estiver em dia com todas as suas obrigações, notadamente em relação as mensalidades vencidas até a realização da assembleia, bem como tenha comprovado a quitação da transação imobiliária realizada com a antiga construtora / incorporadora. Torres, 07 de agosto de 2018.

Daniel Guarienti - Presidente da Associação dos Proprietáriosdo Condomínio Edifício Unique Offices.

Page 23: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jm970-min.pdf · TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia

JORNAL DO MAR ESPORTES 16/08/2018 - 23

No Passo de Torres rodada deve definir três semifinalistasNo domingo passado, Dia dos Pais, não teve

rodada. Campeonato Municipal de futebol de campo do Passo de Torres volta neste domingo, no Estádio Municipal, no Centro, com a realiza-ção da penúltima rodada da fase classificatória. Os jogos:

13h30min - Bigus FC x América FC,15h30min - Bellatorres x Barra Velha.

O líder e já classiifcado Beira Rio/Mercená-rios, folga. A Barra Velha também já tem presen-ça assegurada nas semifinais. E a rodada deve ainda definir o terceiro classificado, a Bellatorres. Esta só não fica matematicamente classificada se perder e der empate na preliminar, entre Bigus e América. A definição então fica para a última ro-dada, dia 26, nos jogos Beira Rio/Mercenários x Bigus e Bellatorres x América.

Os cinco times vão jogar entre si num turno. Os quatro melhores passam as semifinais. A clas-sificação, por pontos ganhos, está assim:

Beira Rio/Mercenários, 7,Barra Velha, 6,Bellatorres, 4,Bigus FC, 0,América FC, 0.O campeonato é organizado pela Prefeitura

Municipal do Passo de Torres.

Municipal de Arroio do Salsegue no campo da Rondinha

O Campeonato Municipal de futebol de cam-po de Arroio do Sal segue neste domingo (19) no Estádio José Lotuffo, em Balneário Rondinha. A programação:

13h15min - Atlântico x Milionários15h15min - Rondinha x Figueirinha

Jogos valem pela 5ª rodada do returno, deno-minado Taça Wanderlei Fachel.

EMPATE - Domingo passado, no Estádio Elza dos Santos Magnus, no Balneário Atlântico, na preliminar, empate em 1x1 entre ECAS e Fi-gueirinha. Leo Preto marcou para o campeão do 1º turno. Fabiano fez o gol da Figueirinha.

AREIAS BRANCAS - No jogo de fundo, o Areias Brancas ganhou do Atlântico por 2x1, gols de Gustavo e Araújo. Tabarana descontou.

CLASSIFICAÇÃO - O ECAS ganhou o 1º turno (Taça Tio Bibi). Se voltar a ganhar o retur-

no, será o campeão de 2018.Mas se o vencedor for outro uma melhor de

duas partidas definirá o campeão da temporada.A classificação da Taça Wanderlei Fachel, até

aqui, por pontos ganhos, está assim:União da Vila 6Figueirinha 4ECAS 4Milionários 3Areias Brancas 3Balneário Atlântico 3Praia Azul 0Rondinha 0O União da Vila, lembrando, está aproveitan-

do a competição para preparar-se para o Campe-onato Serramar, que começa dia 2 de setembro.

Nas fotos ao alto, lances da rodada passada, em Balneário Atlântico.

Capão da Canoa sediou a etapa de coorde-nadoria de handebol do Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS). Os jogos da categoria infantil masculino aconteceram no ginásio da Es-cola Estadual Luiz Moschetti e as partidas da ca-tegoria juvenil masculino tiveram como palco o Ginásio Otto Birlem.

Os JERGS são promovidos pela Secretaria de Estado da Educação, através da Assessoria de Es-porte Educacional do Departamento Pedagógico e executados pelas Coordenadorias Regionais de Educação, em parceria com as prefeituras muni-cipais e a comunidade escolar gaúcha.

A execução dos JERGS se justifica por pro-porcionar aos(as) alunos(as) da rede pública es-colar a prática do esporte educacional e, assim, qualificar sua cidadania, tendo em vista a constru-ção de um mundo melhor, livre de qualquer for-ma de discriminação, através de princípios como compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, responsabilidade, cultura da paz e da justiça res-taurativa, dando continuidade ao processo peda-gógico vivenciado nas escolas.

ARROIO DO SAL FOI DESTAQUE - Os

frutos do trabalho do ensino de xadrez, efetuado pela professora Nara Simone Sales, na Escola Professor Dietschi, no Balneário Rondinha, em Arroio do Sal, já começam a despontar.

Na fase dos JERGS (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul), referente a 11ª Coordenadoria Regional de Educação (que abrange 25 municí-pios), na modalidade de xadrez, que foi realizada na cidade de Rolante, dia 02 de agosto, onde cen-tenas de alunos disputaram o pódio e a classifi-cação para fase final estadual, o aluno do 8°ano, Robson Krei do Amaral, conquistou o 3° lugar da regional, e agora irá representar Arroio do Sal mais uma vez, desta vez na fase estadual.

Capão da Canoa sediou os Jogos Escolares do RS

Prefeitura de CC e ex-atletaDinho projetam 2ª edição

da Copa de Futevôlei

No ano passado, o evento trouxe a Capão da Canoa ex--jogadores da dupla Gre-Nal, como Paulo Nunes, Fábio Ro-chemback, Lúcio e Souza.

Nesta segunda-feira (13), o prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, recebeu o ex-jogador do Grê-mio, o volante Dinho, para projetar a segunda edição da “Copa Dinho de Futevôlei”. A iniciativa parte do ex-atleta e conta com o apoio da Prefeitura de Capão da Canoa, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.

O chefe do Departamento de Esportes, Alfrânio Assis, participou da reunião. No ano passado, houve a primeira edição, que trouxe a Capão da Canoa ex-jogadores da dupla Gre-Nal, como Paulo Nunes, Fábio Rochemback, Lúcio e Souza. Também esteve no evento Wendell Lira, ganhador do Prêmio Puskas em 2015.

O prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germa-no, afirma que o objetivo da ação é fortalecer o município fora da alta temporada. “Vamos receber grandes nomes do futebol nacional, estimulando o convívio social, o esporte e a cultura na nossa cidade, por isso estamos oferecendo totais condições para a realização do evento”, analisa.

O Futevôlei é praticado de uma forma organizada em inúmeros países, existindo já organizações que tutelam a modalidade no Brasil, Argentina, Uruguai, Tailândia, Ingla-terra, França, Alemanha, Itália, Grécia, Holanda, Espanha, Áustria, etc.

Page 24: Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com ...jornaldomar.com.br/wp-content/uploads/2018/08/jm970-min.pdf · TER PRESO QUEM MATOU COLEONE Leco da Zola foi preso na Praia

BARBADÃO! VENDO DUASCASAS E UM KIT NET JUNTOS

Em Itapeva Norte, Torres, próximo ao mar.Duas casas grandes, cada uma com três quartos, sala, cozinha, banhei-

ro, área de serviço, área com churrasqueira, garagem fechada e pátio na frente. Ambas mobiliadas.

Mais um Kit Net com cozinha, quarto, banheiro, garagem com churras-queira, mobiliado.

Tudo só por R$ 250 mil, e aceito carro no negócio.Rua com calçamento.

Tratar direto com o proprietário, no Mercado La Família (frente Redemac Bomagg, em Itapeva) com Vanderlei, ou pelo WhatsApp (51) 996152667.

TELE ENTREGA GRÁTISAberto de segunda a sábado,

ao meio dia.Também BUFFET LIVRE e a KG e PF

( e Whats 999102308 e 996550975Itapeva Sul - Torres

Começa no próximo dia 26 o Campeonato Muni-cipal de futeboil de campo de Itati. São sete equipes. Elas vão jogar entre si, num turno. As quatro melhores passam as semifinais. Prefeitura Municipal, pelo se-cretário de Turismo, Gilmar Silva de Oliveira (Zequi-nha), já divulgou a tabela completa. Confira:

1ª rodada 26/08 - Bananeira 13h0min - Vila X Flamenguinho

15h0min - Amigos X União 2ª rodada 02/09 - Costa do Morro

13h30min - Bananeiras X Itati 15h30min - Pinheirinho X União

3ª rodada 09/09 - Bananeiras 13h30min - Vila X Amigos

15h30min Flamenguinho X Itati 4ª rodada 16/09 - Costa do Morro

13h30min - Bananeiras X Pinheirinho

Saiu a tabela do Municipal de Itati15h30min - União X Vila

5ª rodada 23/09 - Bananeira 13h30min - Flamenguinho X União

15h30min - Amigos X Itati 6ª rodada 30/09 - Costa do Morro 13h30min - Amigos X Bananeiras

15h30min - Pinheirinho X Vila 7ª rodada 14/10 - Bananeiras

13h30min - Itati X Vila 15h30min - Flamenguinho X Bananeiras

8ª rodada 21/10 - Costa do Morro 13h30min - União X Itati

15h30min - Amigos X Pinheirinho 9ª rodada 28/10 - Bananeira

13h30min - Flamenguinho X Pinheirinho 15h30min - Bananeiras X União

10ª rodada 04/11 - Costa do Morro

13h30min - Vila X Bananeiras 15h30min - Itati X Pinheirinho

Flamenguinho X AmigosA Vilinha é a atual campeã, na caminhada rumo ao

bicampeonato, diante do Flamenguinho.

Vai começar neste domingo oMunicipal de Morrinhos do Sul

Santa Teresinha x Rio Bonito, em Morro do Forno, é o jogo de abertura do Campeonato Mu-nicipal de futebol de campo, neste domingo.

Às 13h30min, encontro de aspirantes. Às 15h30min, o de titulares. Mas antes deste iniciar um cerimonial, com a presença do prefeito,Luiz Evaldt Steffen, vai marcar o início oficial da com-petição.

Cinco equipes, nas duas categorias, disputam o Campeonato. Elas jogam entre si, num turno, por quatro vagas. Aí fazem uma semifinal e de-pois a final.

Também já estão confirmados os jogos Três Passos x Morrinhos, dia 26, no Três Passos, e Flor da Serra x Santa Teresinha, dia 02 de setembro, em Costão.

Restante da tabela está por ser concluída. Setor de esportes da Prefeitura Municipal está adaptan-do os jogos para evitar dias de festa.

Competição vai homenagear Vilmar dos San-tos Zefino (Neizão), já falecido, desportista dedi-cado que até bem pouco tempo fazia a frente para organizar os campeonatos, não deixar a cidade sem este evento.

Passo Magnus eGlorinha finalistasem São João do SulCom a vitoria por 2x1 sobre a equipe da Cata-

rina, a Glorinha conseguiu a classificação para a final do Municipal de futebol de campo, categoria de aspirantes, em São João do Sul.

Também no último domingo, no Estádio Mu-nicipal, após muito drama, o Passo Magnus ga-rantiu sua presença na decisão da categoria prin-cipal, de titulares.

Em casa havia vencido a Forquilha por 2x1. Agora perdeu pelo mesmo escore. Decisão foi para os pênaltis. Só aí o Passo Magnus se classi-ficou e graças, principalmente, ao goleiro Pedro Paulo. Ele defendeu duas cobranças e ainda co-brou o último pênalti e converteu.

Bom público acompanhou as duas partidas. E quem foi só arredou pé depois da decisão por pê-naltis.

DOMINGO SAIO OUTRO FINALISTA

De novo no Estádio Municipal, na sede, do-mingo (19), acontece a outra semifinal.

Preliminar, às 13h30min, de aspirantes, será Passo Magnus x Querência.

Na primeira partida o Passo Magnus ganhou por 2x1 e joga assim pelo empate.

Nos titulares o confronto será Glorinha x Que-rência. Classificação aí está bem encaminhada para a Glorinha que venceu a primeira partida por 5x2. Pode assim até perder por 2 gols de diferen-ça.

Campeonato é organizado pela Prefeitura Mu-nicipal de São João do Sul.