lusos magazine nº1

46
LUSOS MAGAZINE A CRIATIVIDADE QUE FALA A MESMA LÍNGUA nº1 Setembro de 2013 / Lusos – Prémios Lusófonos da Criatividade ® Tiragem: 300 exemplares www.premioslusos.com / [email protected] / tlf: 00 351 922 008 665 EM OUTUBRO VAMOS VOLTAR A CELEBRAR A CRIATIVIDADE QUE FALA A MESMA LÍNGUA. Entrevista com Manuel Peres reconhecido com o 1º Prémio Carreira dos Prémios Lusos Novos Júris na 2ª Edição Trimestral dos Lusos Ranking dos Prémios Lusos 300 trabalhos a concurso na 1ª Edição. E agora? Ana Firmo Ferreira General Manager dos Prémios Lusos 1ª Gala dos Prémios Lusos Entrevistas com alguns dos Júris da 1ª Edição

Upload: premios-lusos

Post on 07-Mar-2016

272 views

Category:

Documents


20 download

DESCRIPTION

Setembro 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Lusos Magazine Nº1

Lusos Magazine

A CRIATIVIDADE QUE FALA A MESMA LÍNGUA

nº1 Setembro de 2013 / Lusos – Prémios Lusófonos da Criatividade ® Tiragem: 300 exemplares www.premioslusos.com / [email protected] / tlf: 00 351 922 008 665

Em OutubrO vamOs vOltar a cElEbrar a criatividadE quE fala a mEsma língua.

Entrevista commanuel Peres reconhecido com o 1º Prémio carreira dos Prémios lusos

novos Júris na 2ª Edição trimestral dos lusos

ranking dos Prémios lusos

300 trabalhos a concurso na 1ª Edição. E agora?

ana firmo ferreira general manager

dos Prémios lusos

1ª gala dos Prémios lusos

Entrevistas com alguns dos

Júris da 1ª Edição

Page 2: Lusos Magazine Nº1

2

anunciO

Page 3: Lusos Magazine Nº1

3

índicE

ficha técnica

Lusos - Prémios Lusófonos da Criatividade®

Directora: Ana Firmo FerreiraDesign: Margarida Macara Reis

Tiragem: 500 exemplaresImpressão: Chiado Print

Contactos:[email protected] da Liberdade, Palácio Lambertini,N.º 166, 1º Andar, 1250 - 146 Lisboa, Portugal

Break Media Holding©

4

6

8

11

12

14

16

19

20

28

30

34

36

44

300 Trabalhos a concurso na 1ª Premiação Trimestral. E agora?

I Gala dos Prémios Lusos

Conheça os Rankings das Agências após a 1ª Edição Trimestral

40 Parceiros tornam os Lusos uma realidade

Lusos que valeram Ouro

Trabalhos Vencedores de Angola, Brasil & Cabo Verde

Trabalhos Vencedores de Portugal & Moçambique

Conheça as Agências melhor posicionadas para serem

“Agência do Ano Lusófona” e também em cada país

Conheça os profissionais que marcam a criatividade feita

em língua portuguesa

Mostre o seu trabalho à Criatividade Lusófona. Participe nos briefings

abertos Lusos/Chiado Editora

A 1ª edição trimestral dos Lusos dá que falar

Manuel Peres reconhecido com o 1º Prémio Carreira dos Lusos

Júris da 2ª Edição Trimestral dos Lusos

Chegou a hora da vingança. Inscreva o seu trabalho nos Lusos

Page 4: Lusos Magazine Nº1

4

300 trabalhOs a cOncursO na 1ª PrEmiaçãO trimEstral.

E agOra?

Page 5: Lusos Magazine Nº1

5

300 trabalhOs a cOncursO na 1ª PrEmiaçãO trimEstral.

E agOra?

Há 5 meses reuni com os responsáveis da Break Media para lhes propor uma parceria: criarmos os prémios

de criatividade publicitária exclusivos para os países de língua oficial portuguesa. No início esta podia parecer uma ideia estranha. Haveria uma verdadeira vontade dos profissionais do nosso mercado em estarem mais próximos? Ao fim de várias conversas com alguns dos responsáveis das maiores agências de publicidade, design, meios e relações públicas dos várias países, esse interesse tornou-se notório. Foi aí que deitámos a “mão à massa”.

Desde o primeiro dia de trabalho existiu um mandamento chave que regeu a nossa ação: tudo o que fizéssemos tinha que ser diferente e se possível melhor do que já existia.

Nasceu então o nome “Lusos” ao qual acrescentámos “Prémios Lusófonos da Criatividade”. Para criar uma nova dinâmica optámos que a periodicidade fosse trimestral, ao qual acrescentámos um preço de inscrição low-cost, factores que juntos permitem às agências testarem e verem premiados os seus trabalhos durante todo o ano.

Para tornar os nossos prémios ainda mais inovadores criámos um sistema de pontuação, que permite às agências e aos profissionais pontuarem para um ranking trimestral do seu país e também para um ranking global lusófono. E quando falamos de profissionais não falamos só de criativos, falamos também de estrategas, gestores de contas, designers, diretores de atendimento e diretores gerais.

Daqui a menos de um ano, os melhores colocados dos rankings vão ser premiados num grande festival de criatividade anual que estamos a preparar para Lisboa.

Criámos depois um sistema de briefing aberto onde os estudantes e jovens criativos podem concorrer gratuitamente. Mas mais uma vez decidimos ir mais longe e criámos também a categoria de Talentos Lusófonos, aberta a todos os profissionais do nosso mercado com mais de 30 anos de idade.

Tudo estava programado e tivemos a sorte de encontrar a Draft FCB Lisboa, que desde o início nos ajudou a desenhar a nossa identidade e a fazermos a nossa primeira campanha institucional. Para isso foi inesgotável a paciência e bondade do Andrea Valente e do Duarte Pinheiro de Melo, para além da dedicação das suas equipas criativas, de design e de atendimento.

Partimos então para a escolha do nosso júri e orgulho-me hoje de dizer que conseguimos reunir alguns dos maiores nomes das mais variadas áreas da comunicação nos vários países lusófonos. Nomes tão grandes como o do nosso Presidente do Júri de Publicidade Eduardo Lima, VP de Criação da F/Nazca Saatchi & Saatchi e Presidente do Clube de Criação de S. Paulo, ou do Sergio Gordilho da Africa, ou do Adriano Pires de Carvalho, Diretor Geral da Lowe Open & Partners de S. Paulo. Isto para não falar dos portugueses Diogo Anahory, Diretor Criativo e Partner da BAR e Luciana Cani Diretora Criativa Executiva da Leo Burnett Lisboa, Marcelo Medeiros da Back Comunication de Angola, Miguel Reis da TBWA Luanda e António Fonseca Presidente da Golo e nome grande da publicidade em Moçambique, entre muitos outros que só não enuncio aqui por falta de espaço.

Tivemos ainda a honra e o prazer de premiar o publicitário Manuel Peres com o Prémio Carreira, por todo o trabalho que desenvolveu e ainda desenvolve em Portugal e no Brasil, em prol da criatividade.

Com todas estas novidades e com toda a dinâmica que foi criada por todos os parceiros e patrocinadores que se associaram a este projeto, os resultados não podiam deixar de ser excelentes. E realmente foram: na primeira edição trimestral contámos com mais de 300 trabalhos, inscritos por 32 agências de 5 países diferentes. Fomos notícia em todos os países nos mais reputados órgãos de comunicação social da área e tivemos uma primeira gala de entrega de prémios que encheu por completo o Hotel Fonte Cruz na Avenida da Liberdade

em Lisboa e que contou com a presença de vários profissionais que viajaram de muito longe para nos conhecerem e para serem distinguidos.

E agora? Partimos confiantes e com vontade de fazer ainda melhor na segunda edição trimestral. Para isso vimo-nos obrigados a reforçar ainda mais o nosso júri, dividindo-o por áreas. Paralelamente, decidimos mudar o local da premiação, para podermos acolher ainda mais convidados. Por fim, decidimos criar esta revista, que serve para fazermos um balanço da primeira edição e para projetarmos a próxima edição.

A criatividade nos países lusos voltou a falar a mesma língua. Em Outubro vamos voltar a fazer-nos ouvir. Não deixe de fazer parte deste movimento.

ANA FIRMO FERREIRAGeneral Manager dos Prémios Lusos

1

Page 6: Lusos Magazine Nº1

6

i gala dOs PrémiOs lusOsNo dia 10 de Julho de 2013, no

Hotel Fonte Cruz, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, decorreu a

Gala de Entrega de Prémios da 1ª edição trimestral dos Lusos, Prémios Lusófonos da Criatividade.

Ao todo, perto de 350 convidados, muitos vindos de Angola, Brasil e Moçambique, que encheram os jardins deste novo hotel de Design, para verem distinguidos os trabalhos que mais se destacaram criativamente nos países de língua oficial portuguesa.

A gala foi apresentada pelo rosto bem conhecido da TV e da rádio portuguesa, Fernando Alvim. Contou ainda com a atuação dos músicos Joana Morais e João Nunes.

Foram também muitas as marcas que se juntaram a este evento tais como: Sumos Copa, o projeto Everything About Sushi, os vinhos Herdade do Cebolal, os fiambres

2

4

1

8

5

Page 7: Lusos Magazine Nº1

7

i gala dOs PrémiOs lusOsIzidoro, o Licor Beirão, a Ginga de Óbidos, O Bolo da Marta, O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, os Cafés Portela, a portuguesa Purple Vodka, a internacional Red Bull, as águas Serra da Estrela, os refrigerantes Sumol, a Telepizza e a Cerveja Vadia.

Para a segunda edição trimestral, que se aproxima, será pensado um novo local de premiação, capaz de acolher ainda mais convidados e algumas das marcas que nos têm contactado no sentido de participarem no evento.

Legenda: 1-José Marques, CCO da McCann Portugal recebe um dos prémios da agência. 2-Equipa da MindShare Lisboa comemora os prémios alcançados. 3-Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga, Diretores Criativos da portuguesa Fuel. 4-Adriano Pires de Carvalho, Diretor Geral da Open and Partners Brasil. 5-Atuação musical de Joana Morais. 6- Carlos Gajo, Diretor de Criação da brasileira Newstyle. 7- Nuno Moura e Marco Pulido da portuguesa BAR brindam no palco, aos prémios conseguidos pela agência. 8-Manuel Peres a ser homenageado com o 1º Prémio Carreira dos Lusos. 9-Boa disposição foi o que não faltou nesta 1ª Gala Trimestral.

3

9

6 7

Page 8: Lusos Magazine Nº1

8

cOnhEça Os rankings das agências aPós a 1ª EdiçãO trimEstral

Título: Carregador Solar NiveaCategoria: MediaAgência: Giovanni Draft FCB (Brasil)

Título: Diversidade + Design = BienalCategoria: DesignAgência: Grecco Design (Brasil)

Título: Serviço de Atendimento ao Churrasqueiro SkolCategoria: DigitalAgência: F/Nazca Saatchi& Saatchi (Brasil)

Título: Churrasqueira SkolCategoria: Marketing DiretoAgência: F/Nazca Saatchi & Saatchi (Brasil)

Título: A família que perdeu tudoCategoria: OutdoorAgência: Fuel (Portugal)

Page 9: Lusos Magazine Nº1

9

cOnhEça Os rankings das agências aPós a 1ª EdiçãO trimEstral

Foram nove os Grandes Prémios selecionados pelos jurados na 1ª edição trimestral dos Lusos. Sete destes prémios foram atribuídos ao Brasil e dois a Portugal. As duas agências que mais se destacaram,

no que aos GP diz respeito, foram a Giovanni Draft FCB e a F/Nazca Saatchi & Saatchi, ambasa conseguirem o maior prémio dos Lusos em duas categorias distintas.

Título: Control Arms – A Exposição que nunca devia ter existidoCategoria: AtivaçãoAgência: Leo Burnett Lisboa (Portugal)

Título: Alma LeicaCategoria: FilmeAgência: F/Nazca Saatchi & Saatchi (Brasil)

Título: Carregador Solar NiveaCategoria: ImprensaAgência: Giovanni Draft FCB (Brasil)

Título: AnadorCategoria: RádioAgência: Borghi/Lowe (Brasil)

Page 10: Lusos Magazine Nº1

10

anunciO

Page 11: Lusos Magazine Nº1

11

40 ParcEirOs tOrnam Os lusOs uma rEalidadE

Foram muitas as marcas, órgãos de comunicação social, agências e parceiros institucionais que tornaram possível a 1ª Edição Trimestral dos Lusos. Sem a sua boa vontade e sem a sua confiança no nosso projeto, nada disto teria sido possível.

Resta-nos deixar o nosso enorme obrigado a todos.Para esta segunda edição trimestral voltamos a contar com todos estes apoios

e com a certeza que todos aqueles que se associam aos Lusos, têm a ganhar ao fazer parte deste movimento que visa aproximar ainda mais todos aqueles que

pensam e criam em língua portuguesa.

A criatividade que fala a mesma língua tem o apoio de:

A 1º Entrega Trimestral dos Prémios Lusos teve o apoio de:

Page 13: Lusos Magazine Nº1

13

lusOs quE valEram OurO

EFICÁCIAEficáciaToon MachineNew Style

IMPRENSAAção EspecialAcendedor SkolF/Nazca Saatchi&Saatchi

MOBILEApp iOSAscisBorghi/Lowe

MEDIAMelhor Uso Outdoor1 Like = 1 MurroBar

AUTO-PROMOÇÃOAçãoConvite 35MMF/Nazca Saatchi&Saatchi

DESIGNIdentidadePoster de Montar LeicaF/Nazca Saatchi&Saatchi

DIGITALFormato PublicitárioThe Real Making of a SiteGrand Union Portugal

Page 14: Lusos Magazine Nº1

14

MEDIAMelhor Uso de ImprensaNivea Carregador SolarGrand PrixGiovanni Draft FCBMelhor Uso ImprensaAcendedor SkolPrataF/Nazca Saatchi&SaatchiMelhor Uso de ImprensaAmplificador Coca-colaPrataJWT BrasilMelhor Uso DigitalFolha de Pé de TintaBronzeArcos ComunicaçãoAção IntegradaHonda Drive MixerShortlistF/Nazca Saatchi&SaatchiPonto de VendaToon MachinePrataNewStyle

ATIVAÇÃOGuerrilhaVida UrgentePrataCompetence EventosEntreteensBronzeOPEN Lowe and Partners Ponto de vendaPromoção Fruttare 1 MilhãoShortlistOPEN Lowe and Partners

AUTO-PROMOÇÃOAçãoConvite 35 MMOuroF/Nazca Saatchi&SaatchiAçãoToon MachinePrataNewStyle

DESIGNIdentidade[D]iversidade + [D]esign = [B]ienalGrand PrixGrecco Design PackagingChurrasqueira SkolOuroF/Nazca Saatchi&Saatchi IdentidadePoster de Montar LeicaOuroF/Nazca Saatchi&Saatchi

AUTO-PROMOÇÃOAçãoBack CommunicationsShortlistBack Communications

DESIGNPublicaçãoStory of WinesPrataBack CommunicationsPublicaçãoSmartFlexBronzeBack CommunicationsIdentidadeBackBronzeBack Communications IdentidadeStories of WinesBronzeBack CommunicationsIdentidadeSmartflexShortlistBack Communications IdentidadeHipoShortlistBack Communications IdentidadeApoio à vidaShortlistBack Communications EventosSmartflexShortlistBack Communications EventosHipoShortlistBack Communications

FILMEMelhor Filme TVCuca MiniBronzeTBWA Angola

PackagingSuperformula Contra o CâncerPrataJWT S. PauloProdutoTravesseiroBronzeJWT S. PauloIlustraçãoCabeças AnadorBronzeBorghi/Lowe PublicaçãoDia do MiojoBronzeF/Nazca Saatchi&SaatchiIlustraçãoIlusão de Óptica PepsodentShortlistBorghi/Lowe

DIGITALMelhor SiteSAC SkolGrand PrixF/Nazca Saatchi&SaatchiFormato PublicitárioClub 25BronzeArcos ComunicaçãoMelhor SiteBrinquedo de Gente Grande HondaBronzeF/Nazca Saatchi&Saatchi

EFICÁCIAEficáciaToon MachineOuroNew StyleEficáciaKibon AlemãoShortlistOPEN Lowe and PartnersEficáciaToda a mulher merece um elogioShortlistPhocus Propaganda

FILMEMelhor Filme TVAlma LeicaGrand PrixF/Nazca Saatchi&Saatchi

Melhor Filme NetDo amor ao bingoPrataALMAP BBDO Melhor Filme TVBrasil 70PrataALMAP BBDO

Melhor Filme TVAnadorPrataBorghi/Lowe Melhor Filme TVAtrizBronzeALMAP BBDO Melhor Filme TVViagemBronzeALMAP BBDO Melhor Filme TVCéticosBronzeALMAP BBDO Melhor Filme TVFolha de TintaBronzeArcos Comunicação Melhor Filme NetPet Shop TridentBronzeF/Nazca Saatchi&SaatchiMelhor Filme TVViagem SkolBronzeF/Nazca Saatchi&Saatchi Melhor Filme TVBaleia SkolBronzeF/Nazca Saatchi&SaatchiMelhor Filme TVMitocôndriasBronzeBorghi/LoweMelhor FilmeSkyShortlistGiovanni Draft FCBMelhor Filme NetTempo GoogleShortlistF/Nazca Saatchi&Saatchi

IMPRENSAMelhor AnúncioNivea Carregador SolarGrand PrixGiovanni Draft FCB Acção EspecialAcendedor SkolOuroF/Nazca Saatchi&Saatchi Acção EspecialAmplificadorPrataJWT BrasilCampanhaPontosPrataGiovanni Draft FCB

BRASILANGOLA

trabalhOs vEncEdOrEs dE angOla, brasil & cabO vErdE

Page 15: Lusos Magazine Nº1

15

trabalhOs vEncEdOrEs dE angOla, brasil & cabO vErdE

DESIGNIdentidadeCNVShortlistCreation

CampanhaAlma LeicaPrataF/Nazca Saatchi&SaatchiCampanhaSharpieBronzeGiovanni Draft FCBCampanhaAcademia do RockShortlistYEAH!CampanhaPepsodent Ilusão de ÓpticaShortlistBorghi/Lowe

MARKETING DIRECTOAçãoChurrasqueira SkolGrand PrixF/Nazca Saatchi&Saatchi AçãoRevistariaOuroBorghi/Lowe AnúncioAmplificadorPrataJWT Brasil AçãoSuperfórmula para lutar contra o câncerPrataJWT Brasil AçãoXixi ElétricoPrataJWT Brasil AçãoConvite 35MMPrataF/Nazca Saatchi&Saatchi AçãoTravesseiro CadernoBronzeJWT Brasil

MOBILEApp iOSAsicsOuroBorghi/Lowe

OUTDOORCampanhaToon MachinePrataNew Style Melhor AnúncioNivea Carregador SolarPrataGiovanni Draft FCB

CampanhaClear MapPrataBorghi/Lowe Formato EspecialXixi ElétricoBronzeJWT Brasil Melhor AnúncioLencinhos RevistariaBronzeBorghi/Lowe CampanhaLeica Poster de MontarBronzeF/Nazca Saatchi&Saatchi CampanhaAlma LeicaBronzeF/Nazca Saatchi&Saatchi

RÁDIOMelhor CampanhaAnadorGrand PrixBorghi/Lowe

CABO VERDE

Page 16: Lusos Magazine Nº1

16

trabalhOs vEncEdOrEs dE mOçambiquE & POrtugal

MOÇAMBIQUE PORTUGALMEDIAMelhor Uso OutdoorToyota é ToyotaBronzeGolo Melhor Uso OutdoorOutdoor de PalhaBronzeGoloMelhor Uso OutdoorRomeu e JulietaShortlistGoloGuerrilhaPSIShortlistGolo

ATIVAÇÃOEventosNovaBase – Case de SucessoBronzeCloud Digital Arts

DESIGNIlustração CampanhaMaláriaPrataDDB MoçambiqueIlustraçãoBreast CâncerBronzeDDBMoçambiqueIlustraçãoSnoop DogBronzeGoloIlustraçãoRihannaShortlistGolo

IMPRENSAMelhor AnúncioPSI RecrutamentoBronzeGoloCampanhaSN MaláriaBronzeDDB Moçambique CampanhaMFW Breast CâncerBronzeDDB Moçambique CampanhaEncontra-teBronzeDDB MoçambiqueCampanhaPSI RecrutamentoShortlistGolo

CampanhaMCEL NetGiroShortlistDDB Moçambique

MARKETING DIRECTOAçãoSacola MCELBronzeGolo

OUTDOORFormato EspecialOutdoor em palhaBronzeGoloFormato EspecialToyota é ToyotaShortlistGoloFormato EspecialRomeu e JulietaShortlistGoloMelhor AnúncioSnoop DogShortlistGoloMelhor AnúncioRihannaShortlistGolo

MEDIAAção IntegradaProjecto CarmaOuroLeo Burnett Lisboa Melhor Uso Outdoor1Like =1MurroOuroBARMelhor Uso de TVJameson Agenda Time Out FoxBronzeMindShareMelhor Uso OutdoorA Família que perdeu tudoBronzeFuelAção IntegradaVolvo V40 Road ShowShortlistMindShareAcção IntegradaBallantine’s Vibe TribesShortlistMindShare Melhor Uso de OutdoorNew Ford B-MaxShortlistMindShare

ATIVAÇÃOEventosControl Arms – A Exposição que nunca devia ter existidoGrand PrixLeo Burnett Lisboa

AUTO-PROMOÇÃOAçãoBAR BeerBronzeBAR

DESIGNProdutoSuper Bock Coluna MVCPrataIncyte AtivismProdutoTopo Permanente CalsbergBronzeIncyte AtivismPackagingBarral Baby ProtectShortlistGet In LinePublicidade ExteriorMini-MapasShortlistDraft/FCB Lisboa

DIGITALFormato PublicitárioThe Real Making of a SiteOuroGrand Union Portugal CampanhaDesperadosBronzeFunny HowCampanhaMazda – Alma em MovimentoBronzeMindshare LisboaRedes SociaisMazdaBronzeMindShareMelhor siteSite Mundial Azeite GalloBronzeGrand Union Portugal

EFICÁCIAEficáciaGuinnessBronzeFunny HowEficáciaOLXShortlistMindshare

FILMEMelhor Filme NetDeath of gay clichéOuroFUELMelhor Filme NetRazõesPrataFUEL Melhor Filme TVDá o teu nome à LiberdadePrataMcCann Portugal Melhor Filme TVDar a voltaPrataMcCann PortugalMelhor Filme NetAzeite GaloBronzeGrand Union PortugalMelhor Filme TVCozinha do Chef DesempregadoBronzeFUELMelhor Filme NetBanco Alimentar: Compre 2, Leve 1BronzeBAR

Page 17: Lusos Magazine Nº1

17

trabalhOs vEncEdOrEs dE mOçambiquE & POrtugal

Melhor Filme TVBanco Alimentar: Compre 2, Leve 1BronzeBAR Melhor Filme NetSagres MundoBronzeBAR Melhor Filme TVSagres MundoBronzeBARMelhor FIlme NetLusosShortlistDraft/FCB LisboaMelhor Filme TVPasteleiro FrancêsShortlistBAR

IMPRENSACampanhaMini-MapasBronzeDraft/FCB LisboaMelhor AnúncioNiemeyerBronzeFUELCampanhaIndie LisboaBronzeLeo Burnett LisboaCampanhaLusosShortlistDraft/FCB LisboaMelhor ImprensaCarta ao Conclave dos CardeaisShortlistBAR

MARKETING DIRECTOAçãoStriptease Paços de FerreiraBronzeBAR

OUTDOORFormato EspecialA Família que perdeu tudoGrand PrixFUEL

RÁDIOMelhor SpotDuodécimosBronzeBAR

Melhor SpotBanco Alimentar: Compre 2, Leve 1BronzeBAR Melhor CampanhaMitosShortlistJWT Lisboa Melhor SpotToma que já almoçasteShortlistBAR

Page 18: Lusos Magazine Nº1

18

Page 19: Lusos Magazine Nº1

19

cOnhEça as agências mElhOr

POsiciOnadas Para sErEm “agência dO

anO lusófOna” E também Em cada País

Ranking de Agências de Publicidade, Design e Digital Agências Premiadas de AngolaBack Communications > 229 pontosTBWA AO > 31 pontos Agências Premiadas de Cabo VerdeCreation > 13 pontos Agências Premiadas do BrasilF/Nazca Saatchi&Saatchi > 1393 pontosBorghi/Lowe S.Paulo > 643 pontos Giovanni+DraftFCB > 487 pontos JWT S.Paulo > 429 pontos NewStyle > 244 pontos Almap BBDO > 215 pontos Greco Designs > 161 pontos Arcos Comunicação > 93 pontosOPEN Lowe and Partners > 68 pontosCompetence > 61 pontosYEAH! > 11 pontosPhocus Propaganda > 11 pontosAgências Premiadas de MoçambiqueGOLO > 324 pontosDDB MZ > 290 pontosCloud Digital Arts > 31 pontosAgências Premiadas de Portugal FUEL > 557 pontosBAR Lisboa > 408 pontosLeo Burnett Lisboa > 313 pontosGrandUnion > 183 pontosMindShare Portugal > 141 pontosMccann Portugal > 122 pontosIncyte Ativism > 98 pontosFunnyHow > 62 pontosDraftFCB Lisboa > 58 pontos GetinLine > 11 pontosJWT Lisboa > 11 pontos Ranking Agências de Media

MindShare Portugal > 141 pontos

Ranking Lusófono de Agências de Publicidade, Design e Digital F/Nazca Saatchi&Saatchi > 1393 pontosBorghi/Lowe S.Paulo > 643 pontos FUEL > 557 pontosGiovanni+DraftFCB > 487 pontos JWT S.Paulo > 429 pontos BAR Lisboa > 408 pontosGOLO > 324 pontosLeo Burnett Lisboa > 313 pontosDDB MZ > 290 pontosNewStyle > 244 pontos Back Communications > 229 pontosAlmap BBDO > 215 pontos GrandUnion > 183 pontosGreco Designs > 161 pontos MindShare Portugal > 141 pontosMccann Portugal > 122 pontosIncyte Ativism > 98 pontosArcos Comunicação > 93 pontosOPEN Lowe and Partners > 68 pontosFunnyHow > 62 pontosCompetence > 61 pontosDraftFCB Lisboa > 58 pontos Cloud Digital Arts > 31 pontosTBWA AO > 31 pontos Creation > 13 pontosGetinLine > 11 pontosJWT Lisboa > 11 pontosPhocus Propaganda > 11 pontosYEAH! > 11 pontos Ranking Lusófono Agências de Media MindShare Portugal > 141 pontos

Page 20: Lusos Magazine Nº1

20

PONTOS PONTOS PONTOS PONTOSDIRECTORCRIATIVO

DIRECTORDE ARTE

REDACTOR PLANNER

cOnhEça Os PrOfissiOnais quE marcam a criatividadE fEita Em língua POrtuguEsa

Fábio FernandesEduardo LimaFabio BrigidoFernando NobreJosé BorghiTheo RochaJoão LinneuPedro BexigaMarcelo LourençoRicardo JohnJosé BomtempoDiogo AnahoryJoanna MonteiroMax GeraldoLuciana CaniThiago FonsecaThomas TagliaferroClaudio XavierLuiz SanchesMarcelo MedeirosZeca OliveiraAlexandre RodriguesRoberto FernandezAngela BassichettiMarcello SerpaGustavo GrecoMax GeraldoJoanna MonteiroRenato SimõesAndré CoelhoJosé MarquesRicardo NunesLuiz HarvoNuno FariaErick RosaCarlos Renato RochaBruno ProsperiFrancisco da Luz FerreiraDuarte Pinheiro de Melo Luis Silva DiasMarta MatuiHernan RebalderiaSantiago DulceEduardo AxelrudMarcos HübnerThiago FerreiraAndré KassuMarcos MedeirosEnilson SilvaCarolina MedinaMafalda SantosCristina AlmeidaEdgard GianesiMiguel ReisCarlos EsperLenilson LimaJosé Varela CasteloMiguel RelvaAndré NachoNuno Esteves Sandro Serzedello

Rodrigo ViscontiFelipe CirinoThiago CarvalhoPedro RibeiroEduardo LimaThiago FonsecaThiago CampeloMarcelo LourençoMaria Rita AngeirasSteve Colmar Guilherme NestiGuilherme NestiPedro CorbettLeandro PinheiroMarco PulidoBruno OppidoAdriana LeiteSuzana BrancoPedro PinhoErick MendonçaEduardo MarquesRichard WarrellAfonso AzevedoInês FonsecaSara ValeMafalda QuintelaLucas TristãoJoão SaraivaChristiano VandermineKinha FonsecaSergio AiresPedro PradoMário NascimentoSara SoaresJosé DiogoViton AraújoFabio OzorioCaio TurbianiFabio FernandesSophie SchoenburgMarina MoraesJoão AlmeidaIsaac SerruyaTiago FragosoFernando NobreRicardo ScarpaMariana BorgaLeandro DolfiniMiguel ReisAbdul BayFrancisco BarrosRicardo MartinPaulo JungerJoanna MonteiroAdriano AlarconEdimar FilhoRodrigo CastellariFabiano Teixeira

José PortoGuilherme PasculliRafael PaesFernand AlphenLia BertoniIsabella MulhollandCarlos GajoGabriel MoraisCintia GonçalvesRafael BarretoTatiana WeissDenis CamargoSergio KatzJosé LucasLeandro PeraltaJoão SahIsadora DinizPatricia BarlettaFilipe AlbertoDorian Dack Rafael CamiloGabriela SachezRobson De VittoDaniel FlaksmanMarina MoraesMaria Anita FerreiraValter BombonatoBruno ChenqueMurilo OliveiraAndré ForestiCaio FelipeMonica BauerLeandro FerreiraDuarte RoquetteDaniela LeãoLucia ThomazLuciana MussatoMarcus NascimentoLui Brito

Pedro PinhalFelipe PetroniPaulo JungerJoão LinneuBruno OppidoPedro BexigaFabio NunesSaulo RochaPiu AfonsecaAndrea PissarroRodrigo AdamLuís NoraFábio CristoLeonardo Pinheiro Brunno CortezFabio SimõesAndré NavarroDouglas CardosoPedro PaolielloLucine MônacoMarcelo RibeiroFrancisco ChatimskyRobison MatteiManu MazzaroLiliana MafraRodrigo CastellariAlexandre AndradeVictor HolandaDiego FreitasAndré LeiteMaria Inês LeiriaFilipe DominguesArtur PinheiroRicardo SilveiraFabio BrigidoGuilherme SakosigueJaciel GermanoThiago ReisBruno RegaloMarcos KotlharIsabelle de VooghtMarcelo MedeirosNelso CoelhoNuno CaladoThiago CruzRoberto UlhoaThiago BalzanoEdi ZolliniGenival JuniorTheo RochaJuliane UtschDiogo PeixotoErick VasconcelosCesar AugustoTânia CostaLaura FoxFrederico TeixeiraLucy SandersonMark ConnellRoberta HonadaLuiz CoutinhoRicardo Traquino

12109206406406405705304304304203903903203203102602402402101901901801801801801601601601501301201201209090909060

60

60606060606060606060504040303030301010101010

62047043028026026024022021019019019018018017016016016015015014012012010010090909090

9090706060606060606060504040303030303030301010101010101010

10606804904203802402402401201009090906060605050504040303030303030303030303030201010101010

62047038034027022021019018018018017016015015015012012012012012090

90909090909060606060606060606060606040403030303030303030303030201010101010101010

Page 21: Lusos Magazine Nº1

21

cOnhEça Os PrOfissiOnais quE marcam a criatividadE fEita Em língua POrtuguEsa

PONTOS PONTOS PONTOSEXECUTIVODE CONTAS

DIRECTORDE CONTAS

DESIGNER

Marcello PennaMelanie ZmetekCarmen RodriguezDanielle CabralPriscilla CarvalhoJuliana NascimentoJoão RibeiroTeresa FerreiraJéssica CardosoChristine RamelaManuel RitoRobert FilshillVasco RochaFernanda NevesKátia IssutoSérgio ResendeSofia Borges de SousaLuciana RodriguesLaura ScofieldElisa RibeiroJorge PaisGabriel RamosYves RodriguesCaio SaccomaniStefano PaduanFernão CosiFilipe BartholomeuVanessa PrevieroAna Beatriz Moreira PortoAline MacedoOlivia TornelliStefano PieroniTiago SilvaSara FiuzaCarlos LisboaMarina CamargoGiuliana SessoRenata BuessVictor ConradoRosangela LopesStella PinaniAna HernandosFelipe GiaconMona FerreiraCristina ChaconRafael PontesMarina LealSandra GuedesRita BidarraLuciane ContePedro Battesti Saulo SanchezCarmelino SaldanhaJoana DuarteMafalda AmâncioMarta KadoshErica OliveiraToby OsborneGisela AssumpçãoNatalie GrucCamila Coletti

Mariana MozzaquatroMarta GuimarãesCarolina CabralAlice CoutinhoAna MatuckMariana GalindoSónia CorreiaRui MendesAndrew LuannelFilipa VasconcelosSónia FernandesRenata GonçalvesThiago ReisCarmelino SaldanhaJoão MotaPedro BrásMariana VenturaCarlos CardimJoão Maia Dias

Ricardo DonatoJoão CarsinoCarlos EsperAntónio SilvaJoão ConceiçãoNuno Salvaterra Sofia PereiraNuno FariaFábio CapelãoRicardo OliveiraMarcelo FahdFelipe KimioFernando RicciopoSílvia LézidaLeonel TingaBeson BlacksonNádia CarmoMarcelo LourençoDulce PoncianoDouglas CardosoMarianaFábio SantosBruna GuerreiroErick VasconcelosAntónio BezerraRita AntunesTelmo RamosThiago MatsunagaMariana SilvestriPlínio Gomes

1330700680620400380370280250220210210210210200190180

1801601601201201201209090909090

9090906060606060606060606060606060606050504040404030303030303030

3802802402402402101201109060604030303010101010

1601601301201201201109090706060604040403030303030303030302010101010

Sempre que uma agência inscreve os seus trabalhos nos Lusos, não está apenas a pontuar para ser agência do ano. Todos os seus profissionais podem ser

reconhecidos, na Grande Gala Anual, por todo trabalho realizado.Aqui podem ser vistos os profissionais que se destacaram no mercado lusófono

da criatividade, no último trimestre.

Page 22: Lusos Magazine Nº1

22

PONTOS PONTOS PONTOS PONTOSDIRECTORCRIATIVO

DIRECTORDE ARTE

REDACTOR PLANNER

João OliveiraLuiz CoutinhoEdimar FilhoPlínio Gomes

10101010

cOnhEça Os PrOfissiOnais quE marcam a criatividadE fEita Em língua POrtuguEsa

Page 23: Lusos Magazine Nº1

23

cOnhEça Os PrOfissiOnais quE marcam a criatividadE fEita Em língua POrtuguEsa

PONTOS PONTOS PONTOSEXECUTIVODE CONTAS

DIRECTORDE CONTAS

DESIGNER

Isabela Crestana FilippiCamilla MassariFabricio Gonçalves TakahashiLuana SegattoFernanda FerreiraMaria Paula LondresLorena LealJosé Guilherme PontesCamila HamaouiFernanda AntonelliDaniela TeixeiraMarcela PaivaCarlos CardimMauro SilveiraMarco AymoréRenata VellosoMarcela SoaresRafael CappeliPatricia BulhõesFlorencia LearRaquel MendesTiago AlbuquerqueNuno IzidineDalmira Aniceto

3030

30303030

303030303030301010101010101010101010

Page 24: Lusos Magazine Nº1

24

PONTOS PONTOS PONTOS PONTOSDIRECTORCRIATIVO

DIRECTORDE ARTE

REDACTOR PLANNER

cOnhEça Os PrOfissiOnais quE marcam a criatividadE fEita Em língua POrtuguEsa

ANGOLA

BRASIL

Marcelo MedeirosMarcos MedeirosMiguel Reis

Fábio FernandesEduardo LimaFabio BrigidoFernando NobreJosé BorghiTheo RochaJoão LinneuRicardo JohnJoanna MonteiroMax GeraldoThomas TagliaferroClaudio XavierLuiz SanchesRoberto FernandezAngela BassichettiMarcello SerpaGustavo GrecoMax GeraldoJoanna MonteiroRenato SimõesLuiz HarvoErick RosaCarlos Renato RochaBruno ProsperiMarta MatuiHernan RebalderiaSantiago DulceEduardo AxelrudMarcos HübnerThiago FerreiraAndré KassuCarolina MedinaEdgard GianesiLuiz CoutinhoEdimar Filho

Eduardo MarquesInês FonsecaMiguel Reis

Rodrigo ViscontiFelipe CirinoThiago CarvalhoEduardo LimaThiago CampeloMaria Rita AngeirasGuilherme NestiGuilherme NestiPedro CorbettLeandro PinheiroBruno OppidoAdriana LeiteErick MendonçaLucas TristãoJoão SaraivaPedro PradoFabio OzorioCaio TurbianiFabio FernandesSophie SchoenburgMarina MoraesIsaac SerruyaFernando NobreRicardo ScarpaMariana BorgaLeandro DolfiniRicardo MartinPaulo JungerJoanna MonteiroAdriano AlarconEdimar FilhoRodrigo CastellariFabiano Teixeira

José PortoGuilherme PasculliRafael PaesFernand AlphenLia BertoniIsabella MulhollandCarlos GajoGabriel MoraisCintia GonçalvesRafael BarretoTatiana WeissDenis CamargoSergio KatzJosé LucasLeandro PeraltaJoão SahIsadora DinizPatricia BarlettaFilipe AlbertoDorian Dack Rafael CamiloGabriela SachezRobson De VittoDaniel FlaksmanMarina MoraesMaria Anita FerreiraValter BombonatoBruno ChenqueMurilo OliveiraAndré ForestiCaio FelipeMonica BauerLeandro FerreiraDaniela LeãoLucia ThomazLuciana MussatoMarcus NascimentoLui Brito

Marcelo MedeirosDiogo Peixoto

Pedro PinhalFelipe PetroniPaulo JungerJoão LinneuBruno OppidoFabio NunesSaulo RochaPiu AfonsecaAndrea PissarroRodrigo AdamBrunno CortezFabio SimõesPedro PaolielloLucine MônacoMarcelo RibeiroRobison MatteiManu MazzaroLiliana MafraRodrigo CastellariFabio BrigidoGuilherme SakosigueJaciel GermanoThiago ReisBruno RegaloMarcos KotlharIsabelle de VooghtRoberto UlhoaThiago BalzanoEdi ZolliniGenival JuniorTheo RochaJuliane UtschCesar AugustoLaura FoxFrederico TeixeiraLucy SandersonMark ConnellRoberta HonadaLuiz Coutinho

1906030

12109206406406405705304203203202402402101801801801601601601501209090906060606060606050301010

14010030

6204704302602402101901901801801601601509090706060606050403030303010101010101010

106068049042038024024024012010090909060606050505040403030303030303030303030301010101010

4030

620470380340270210190180180180150150120120120909090906060606060604030303030303020101010101010

Page 25: Lusos Magazine Nº1

25

cOnhEça Os PrOfissiOnais quE marcam a criatividadE fEita Em língua POrtuguEsa

PONTOS PONTOS PONTOSEXECUTIVODE CONTAS

DIRECTORDE CONTAS

DESIGNER

Carmelino SaldanhaJoana DuarteCarlos Cardim

Marcello PennaMelanie ZmetekCarmen RodriguezDanielle CabralPriscilla CarvalhoJuliana NascimentoJéssica CardosoRobert FilshillLuciana RodriguesLaura ScofieldGabriel RamosYves RodriguesCaio SaccomaniStefano PaduanFernão CosiFilipe BartholomeuVanessa PrevieroAna Beatriz Moreira PortoAline MacedoOlivia TornelliStefano PieroniMarina CamargoGiuliana SessoRenata BuessVictor ConradoRosangela LopesStella PinaniAna HernandosFelipe GiaconMona FerreiraCristina ChaconRafael PontesMarina LealLuciane ContePedro Battesti Saulo SanchezErica OliveiraToby OsborneGisela AssumpçãoNatalie GrucCamila ColettiIsabela Crestana FilippiCamilla MassariFabricio Gonçalves TakahashiLuana Segatto

Sónia FernandesCarmelino SaldanhaCarlos Cardim

Mariana MozzaquatroCarolina CabralAlice CoutinhoAna MatuckRenata GonçalvesMariana Ventura

Sofia PereiraSílvia LézidaRita Antunes

Ricardo DonatoJoão CarsinoMarcelo FahdFelipe KimioFernando RicciopoThiago MatsunagaMariana Silvestri

40

4030

13307006806204003802502101801601201201209090909090

909090606060606060606060606060504040303030303030

3030

30

6030

10

3802402402404010

1104020

1601606060601010

Sempre que uma agência inscreve os seus trabalhos nos Lusos, não está apenas a pontuar para ser agência do ano. Todos os seus profissionais podem ser reconhecidos, na Grande Gala Anual,

por todo trabalho realizado.Aqui podem ser vistos os profissionais que se destacaram no mercado lusófono da criatividade,

no último trimestre.

Page 26: Lusos Magazine Nº1

26

PONTOS PONTOS PONTOS PONTOSDIRECTORCRIATIVO

DIRECTORDE ARTE

REDACTOR PLANNER

CABO VERDE

MOÇAMBIQUE

PORTUGAL

Plínio Gomes

Duarte Roquete

10

20

Thiago FonsecaZeca OliveiraAndré CoelhoEnilson SilvaCarlos EsperLenilson Lima

Pedro BexigaMarcelo LourençoJosé BomtempoDiogo AnahoryLuciana CaniAlexandre RodriguesJosé MarquesRicardo NunesNuno FariaFrancisco da Luz FerreiraDuarte Pinheiro de Melo Luis Silva DiasMafalda SantosCristina AlmeidaJosé Varela CasteloMiguel RelvaAndré NachoNuno Esteves Sandro SerzedelloJoão Oliveira

Thiago FonsecaSuzana BrancoSara ValeChristiano VandermineKinha FonsecaSergio AiresAbdul Bay

Pedro RibeiroMarcelo LourençoSteve Colmar Marco PulidoPedro PinhoRichard WarrellAfonso AzevedoMafalda QuintelaMário NascimentoSara SoaresJosé DiogoViton AraújoJoão AlmeidaTiago FragosoFrancisco Barros

Alexandre AndradeVictor HolandaErick VasconcelosRicardo Traquino

Pedro BexigaLuís NoraFábio CristoLeonardo Pinheiro André NavarroDouglas CardosoFrancisco ChatimskyDiego FreitasAndré LeiteMaria Inês LeiriaFilipe DominguesArtur PinheiroRicardo SilveiraNelso CoelhoNuno CaladoThiago CruzTânia Costa

260190130603030

4304303903903101801201209060

60

604040101010101010

26016010090

909030

2802201901701501201209060606060403010

90903010

2201701601501201209060606060606030303010

Page 27: Lusos Magazine Nº1

27

PONTOS PONTOS PONTOSEXECUTIVODE CONTAS

DIRECTORDE CONTAS

DESIGNER

Fernanda FerreiraMaria Paula LondresLorena LealJosé Guilherme PontesCamila HamaouiFernanda AntonelliDaniela TeixeiraMarcela PaivaMauro SilveiraMarco AymoréRenata VellosoMarcela SoaresRafael CappeliPatricia BulhõesFlorencia LearRaquel MendesTiago Albuquerque

30303030

30303030101010101010101010

Dalmira Aniceto João Maia Dias Plínio Gomes10 10 10

Christine RamelaVasco RochaFernanda NevesKátia IssutoElisa RibeiroSandra GuedesNuno Izidine

João RibeiroTeresa FerreiraManuel RitoSérgio ResendeSofia Borges de SousaJorge PaisTiago SilvaSara FiuzaCarlos LisboaRita BidarraMafalda AmâncioMarta Kadosh

João Mota

Marta GuimarãesMariana GalindoSónia CorreiaRui MendesAndrew LuannelFilipa VasconcelosThiago ReisPedro Brás

Carlos EsperFábio CapelãoRicardo OliveiraLeonel TingaBeson BlacksonErick Vasconcelos

João Conceição António SilvaNuno SalvaterraNuno FariaNádia CarmoMarcelo LourençoDulce PoncianoDouglas CardosoMarianaFábio SantosBruna GuerreiroAntónio BezerraTelmo Ramos

2202102102001606010

370280210190180

120606060503030

30

28021012011090603010

1309070404030

12012012090303030303030303010

Page 28: Lusos Magazine Nº1

28

mOstrE O sEu trabalhO à criatividadE lusófOna. ParticiPE nOs briEfings

abErtOs lusOs/chiadO EditOra.

1º Lugar Christiano Vendramine / Alex de Andrade

1º LugarFrancis Allan / Gustavo TasselliDM9DDB

2º LugarSergio Santos / Marcos França / Hugo Passarinho

2º LugarRuben SantosBrandia Central

3º LugarAndré Coelho / Ivo AlvesDDB Moçambique

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO - TALENTOS LUSOS

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO - jOVENS PROFISSIONAIS

Page 29: Lusos Magazine Nº1

291º LugarTomás de Vale Quaresma

2º LugarLuciano Jacob / Kayran Moroni

3º LugarMaria Sales Caldeira / Cristina França

3º LugarAlexandre Miguel

mOstrE O sEu trabalhO à criatividadE lusófOna. ParticiPE nOs briEfings

abErtOs lusOs/chiadO EditOra.Os Lusos firmaram uma parceria com a Chiado Editora, patrocinadora oficial dos briefings abertos dos Lusos nas

categorias de Estudantes, Jovens Criativos (até aos 30 anos) e Talentos Lusófonos (dos 30 anos em diante). Em cada uma das nossas edições trimestrais é lançado um briefing aberto, em que todos os profissionais lusófonos

podem participar gratuitamente. Sempre que cada uma das duplas criativas for premiada com bronze, prata ou ouro, estará a pontuar para a Grande

Gala Anual dos Prémios Lusos.Na 1ª edição trimestral o desafio a concurso foi de Imprensa. E o próximo, qual será? Será a mesma categoria?! Está

atento ao nosso site (www.premioslusos.com) e ao nosso Facebook (facebook.com/premioslusos).

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO - ESTUDANTES LUSOS

2º LugarSergio Santos / Marcos França / Hugo Passarinho

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO - TALENTOS LUSOS

Page 30: Lusos Magazine Nº1

30

a 1ª EdiçãO trimEstral dOs lusOs dá quE falar

1) Teve a oportunidade de integrar o 1º júri de propaganda dos Lusos. Como avalia esta experiência? Esse é um prémio que veio para ficar, estamos vivendo de fato uma transição na história da comunicação, o que faz repensar todos os formatos, meios, atitudes e comportamentos. Isso ficou ainda mais evidente quando mergulhamos na criação das peças selecionadas, o mais gratificante nesse processo não foi apenas analisar a peça final e sim imaginar como a ideia foi gerada, isso trouxe um lado muito mais envolvente e encantador ao prêmio, sabemos que grandes ideias transformam o mundo e mobilizam pessoas, representadas em atitude, comportamento e história de cada pais. Para mim a grande inspiração criativa e o residual marcante durante o prêmio foi como se eu fizesse uma viagem intensa pelos cinco países em um dia e construído relações sólidas para os próximos anos de criatividade.

2) Acha que o mercado da criatividade lusófona devia estar mais unido? Sem dúvida alguma, sabemos que temos muito trabalho pela frente, porém esse é o caminho para o fortalecimento da sinergia da comunicação. Se queremos trazer valor ao trabalho e deixa-lo mais forte e grandioso temos que unir força, ideais e trabalhar em conjunto. Grandes ideias transformam, mobilizam pessoas e se tornam referência nas pessoas e nos países.

Adriano Pires de Carvalho – Diretor Geral da Open and Partners

3) Como olham os criativos brasileiros para o restante mercado lusófono? É interessante ver a maneira de pensar e gerar uma grande ideia de cada criativo dos cinco países, a cultura e o momento de cada país influencia muito na concretização das ideias, como disse é uma grande viagem criativa pelos países, sabendo que temos muito em comum, o fato de sermos inquietos e o que nos move são grandes ideias e descobertas.

4) Relativamente ao trabalho que foi apresentado, o que gostaria de ver nesta 2ª edição, que não teve oportunidade de ver na primeira? Temos um grande grupo criativo em conjunto, ideias e ideais tomaram conta dos bate papos informais durante o prémio, material intelectual riquíssimo que pode ser compartilhado com todos os presentes. Um grande painel criativo e debate sobre tendências e inovação de cada região, será especial e encantador para o próximo passo da transição da comunicação.

5) O que mais o surpreendeu? Por ser a primeira edição, e logo após Cannes, fiquei surpreso com a quantidade expressiva de bons trabalhos vindos dos países. Houve um engajamento natural pelo prémio, por ser grandioso e suprir uma demanda até então não explorada. As inúmeras matérias e cobertura dos veículos mostrou que o Prémio mostrou para o que veio e com certeza uma longa e duradoura vida criativa pela frente.

6) Teve ainda a oportunidade de viajar até Lisboa e assistir à 1ª Gala Trimestral. Gostou do evento? E da cidade? Essa é a melhor parte, foi minha primeira de muitas viagens que farei para Lisboa. Fui recebido de braços abertos pela organização e o entrosamento foi imediato com a Ana Firmo Ferreira. Conversámos muito, trocamos ideias e ideais e como poderíamos crescer essa conecção Brasil/Portugal. Conheci publicitários extraordinários como João Gomes de Almeida e o inquieto Manuel Peres, o que fez minha estada em Portugal ainda mais criativa. O evento foi um sucesso absoluto, rico de energia, criatividade e muito porto branco seco, recordação que trago sempre nos fins de tarde de sextas feiras...

Page 31: Lusos Magazine Nº1

31

1) Participou no 1º júri dos Lusos na categoria de Publicidade. O que lhe pareceu da qualidade do trabalho que foi apresentado? Para primeira edição, penso que o nível qualitativo do trabalho apresentado foi bastante bom. Fiquei surpreendido não apenas pela qualidade mas também pelo número de peças a concurso e de países a concorrem. A criatividade em língua portuguesa está bem de saúde e recomenda-se. Consegue-se prever uma próxima edição com mais participações e com o mesmo nível de qualidade ou, inclusivamente, melhor.

2) Acha que há alguma subcategoria de publicidade onde os países lusófonos são particularmente fortes? Imprensa. Foi sem dúvida, a subcategoria que melhor trabalho trouxe aos Lusos. Anúncios de imprensa muito bons, importando igualmente salientar, o bom uso do Meio. De destacar os trabalhos das agências brasileiras que levaram os melhores prémios. Recordo-me, por exemplo, das peças da Nivea, Skol, ou Coca-Cola.

3) O André é português e trabalha em Moçambique. O que distingue a criatividade feita nestes dois países? Essa é de facto uma questão de difícil resposta. Em Moçambique o mercado ainda está em crescimento. Já em Portugal,

André Duarte Coelho – Diretor Criativo da DDB Moçambique

a 1ª EdiçãO trimEstral dOs lusOs dá quE falar

Estivemos à conversa com alguns dos jurados da nossa 1ª edição. Falámos dos trabalhos apresentados, da importância destes prémios e da visão que cada um deles tem do nosso mercado falado em língua portuguesa.

trata-se de um mercado maduro, onde a criatividade consegue atingir um nível bastante elevado. Começando desde logo pelas escolas de design, comunicação, marketing e publicidade, ao contrário de Portugal, em Moçambique a oferta ainda é muito fraca. No entanto, começo a notar uma melhoria ano após ano nos docentes e na própria construção dos cursos. Um outro factor que gostaria de salientar são os budgets disponibilizados pelas marcas no investimento em criatividade. Embora todos saibamos que o orçamento não está directamente relacionado com a criatividade, sabemos igualmente que está relacionado com a implementação e a produção das acções e neste particular, em Moçambique, o investimento é francamente inferior em relação a Portugal.

4) Acha importante esta união que começa a nascer entre os vários países de língua oficial portuguesa? O que temos a aprender uns com os outros? Os Prémios Lusos surgem como plataforma agregadora da criatividade em língua portuguesa, sendo portanto, inovadores nesse sentido. Quando se inova desta forma, claro que considero interessante. A língua portuguesa é das mais faladas em todo o mundo. Os criativos que falam português são também dos mais reconhecidos e premiados a nível mundial. Se assim é, faz todo o sentido a existência destes prémios. Esta união da cultura lusófona faz despertar em nós criativos o que de melhor se faz por todo todo o mundo na nossa língua, algo que até agora e no geral nos passava um pouco ao lado. Fortalece a questão da Cultura. É interessante quando nos apercebemos que afinal, do outro lado do mundo, existe um director de arte que pensa na mesma língua que tu, um copywriter que escreve na mesma língua que tu ou um account que argumenta na mesma língua. É igualmente interessante verificar que, no final, o produto é de qualidade e é em língua portuguesa. Mais interessante ainda se torna quando esse “outro lado do mundo” não se tratar apenas de Portugal ou Brasil, mas também Bissau ou Dili. Esta união faz com que troquemos experiências, pontos de vistas, discutamos opiniões e assim aprendamos bastante uns com os outros, não apenas criatividade, mas culturas, costumes, ferramentas, técnicas.

Page 32: Lusos Magazine Nº1

32

1. Qual a opinião do Gustavo sobre as peças apresentadas a concurso nesta primeira edição trimestral? Apesar de ser a primeira edição desse festival, eu achei o nível das peças bem competitivo. A presença de algumas peças já vencedoras em festivais mais tradicionais como Cannes e D&Ad, que por sinal também tiveram um bom desenpenho nesta primeira edição, provam isso.

2. O que pensa que pode mudar nos trabalhos que serão inscritos pelas agências na segunda edição? Com o bom resultado dessa primeira edição, acredito que as agencias tendam a aumentar suas inscrições, isso vai fazer com que o nivel das proximas edições melhore ainda mais.

3. Houve alguma coisa que o tivesse surpreendido pela positiva? Várias peças me impressionaram positivamente. Todos os GP são excelentes.

4. Qual a importância para si de um festival que avalia a criatividade escrita e pensada em língua portuguesa? Acho que um festival como esse é importante porque valoriza a cultura e a forma de se expressar na nossa língua, dando oportunidade para ideias regionais.Tem muitas ideias excelentes que não são premiadas em festivais internacionais simplesmente porque a tradução para o inglês ou uma outra língua faz com que a ideia perca todo o sentido ou mude tanto que a ideia se enfraquece.

Gustavo Victorino – Diretor Criativo da DM9DDB

1) Como foi a experiência de ser jurada nesta primeira edição trimestral dos Lusos? Foi uma experiência interessante ver uma seleção de trabalhos só de língua portuguesa. Havia países dos quais eu nunca tinha visto a criatividade e é sempre curioso poder ter esse panorama. É enriquecedor porque nos faz perceber algumas grandes diferenças culturais apesar de todos falarmos a mesma língua.

2) A Leo Burnett Lisboa (juntamente com a Fuel e a BAR) está na corrida pelo prémio de agência do ano em Portugal. Tem alguma coisa a dizer à concorrência? À concorrência não. Tenho a dizer aqui internamente. Que temos que ter trabalhos deste mesmo nível que tivemos até então. Só depende de nós.

3) A Luciana é brasileira e há alguns anos que está em Portugal. O que distingue estes dois mercados? São mercados muito diferentes em termos de dimensão. Isso significa que lá é mais fácil ter na mesa campanhas e orçamentos maiores. Por outro lado, sinto aqui ter mais liberdade criativa de experimentar. Trabalhos como a Carma ou a Exposição que Não Devia Existir talvez não pudessem ter tomado tanto tempo e investimento dos criativos. E aqui ainda conseguimos arriscar em projetos assim.

4) Como jurada, o que achou do trabalho de países africanos como Angola, Cabo Verde e Moçambique? O que acha que vai mudar criativamente nestes mercados nos próximos anos? Acho que à primeira vista pode parecer injusto alguns países competirem com o Brasil por exemplo, que já tem uma cultura criativa reconhecida. Por outro lado, todos aprendem e ganham em ver trabalhos bons. Tenho certeza que com o passar dos anos vamos ver cada vez mais os trabalhos num mesmo nível.

Luciana Cani - Diretora Criativa Executiva da Leo Burnett Lisboa

Page 33: Lusos Magazine Nº1

33

1) Miguel, como foi a experiência de ser jurado na 1ª edição trimestral dos Lusos? Boa. Foi um motivo de orgulho ter sido convidado, agradeço à Direcção e à Ana Ferreira que me endereçou o convite. Sinto um gozo especial por fazer parte do Júri nesta fase de arranque do Festival. Foi uma excelente ideia criar um Festival com este formato, fazia falta ter este espaço para a criatividade em português. Penso que os Lusos têm tudo para crescer e para se tornar uma referência em todos os mercados dos países de Língua portuguesa. Espero que assim seja.

2) O Miguel já trabalhou em Angola e em Portugal. Como avalia estes dois mercados criativamente neste momento? De uma forma geral são dois mercados em “fases de vida” diferentes. Os portugueses e os angolanos são povos criativos por natureza, no entanto quando falamos em criatividade no mercado nunca podemos deixar de olhar para o contexto. Portugal atravessa uma crise e isso obviamente reflecte-se no trabalho das Agências, no entanto todos os anos há Agências portuguesas a ganhar Leões em Cannes e criativos portugueses que saem de Portugal para grandes Agências em todo o Mundo. Portanto, há qualidade e capacidade para dar uma reposta criativa a esta fase negativa que o mercado atravessa. Isso ficou demonstrado na prestação portuguesa na 1ª edição trimestral dos Lusos. Em Angola, estamos a começar. É um país jovem, um mercado com características muito próprias, com um potencial enorme, onde a concorrência e a exigência do consumidor estão a aumentar e onde começam a surgir desafios muito interessantes para as Agências e para os criativos do ponto de vista da comunicação das Marcas. Todos os dias há uma música nova na rádio, todos os dias há uma expressão nova nas ruas, há pessoas a pintar, há miúdos a fazer rimas de hip-hop na rua, a inventarem novos

Miguel Reis – Diretor Criativo TBWA\ANGOLA

penteados, novas tendências. Há uma explosão de criatividade em várias áreas e isso já se reflecte na publicidade e no trabalho de algumas Agências. Criativamente, é a fase mais interessante que o mercado vive desde que estou em Angola.

3) Há algum trabalho que tenha avaliado e que por algum motivo se tenha destacado? Houve trabalho muito bom, muito boas ideias, boas “sacadas”, muito boas execuções, mas não vou destacar nenhuma em especial. Gostei muito de algumas mas não creio que houvesse uma que sobressaísse assim tanto.

4) Tem algum palpite de qual a agência que está melhor posicionada para ser agência do ano lusófona?Ainda é cedo. Penso que o festival teve um excelente arranque, mas exactamente por ser o arranque houve algumas Agências, quer no Brasil quer em Portugal, que ainda não participaram. Acredito que o farão agora e que isso terá certamente influência no ranking. Outro factor, que penso ser determinante, tem a ver com a dimensão dos diferentes mercados. Não vou arriscar uma Agência, no entanto acredito que a vencedora sairá do mercado brasileiro pois é aquele que é mais forte e que está a produzir mais ideias criativas. Mas podem sempre haver surpresas. :)

Page 34: Lusos Magazine Nº1

34

manuEl PErEs rEcOnhEcidO cOm O 1º PrémiO carrEira dOs lusOs

Fomos falar com Manuel Peres, 1º Prémio Carreira dos Lusos e profissional (ainda no ativo) que trabalhou em Portugal e no Brasil, para Angola e também para Moçambique. Um dos mais premiados da sua geração e um rosto incontornável da criatividade escrita e pensada em língua portuguesa.

1) O Manuel é um dos grandes nomes da publicidade portuguesa. O que o fez abandonar o conforto da sua reforma e voltar a trabalhar numa agência, aos 73 anos de idade?

Acredito que um designer, um publicitário, nasce e morre sem pensar na reforma. Repare-se nos casos de Herb Lubalin, de Milton Glaser ou Sir Terence Conran. Mantendo as possíveis distâncias, enormes, por sinal, a reforma não me trouxe o conforto e sim a justa causa, relacionada com a Convenção portuguesa. Voltar a trabalhar aos 73 anos numa agência é muito comparado a uma cura, de onde se sai de uma cadeira de rodas, para andar, para a frente e para trás.

2) Trabalhou em Portugal e no Brasil,

teve ainda hipótese de desenvolver trabalhos para outros países lusófonos como Angola e Moçambique. Como olha para o actual panorama da criatividade feita em língua portuguesa?

A criatividade feita em língua portuguesa é feita de várias resultantes idiomáticas, mas com a mesma forma gramatical, de poucas alternâncias, o que não se coaduna com culturas iguais, mesmo que os profissionais da mesma lingua circulem nos diversos países lusofonos. O que é local ali, diverge de outro local acolá, em escalas por vezes muito diferentes.

A criatividade feita em idiomas portugueses, os tais “iguais e tão diferentes” está quanto a mim entre as três melhores feitas no mundo. Não me refiro a nenhuma em particular, já que entre as mais proeminentes não considero a feita em Portugal.

3) Acha que é muito diferente criar em Portugal e criar no Brasil, por exemplo?

Como é sabido, trabalhei no Brasil ao longo de uma década. Conheço as diferenças que me pergunta de há 38 anos aos dias de hoje. Deram-me o privilégio de trabalhar com os melhores profissionais brasileiros.

Ora, a diferença, encontrei-a nas pessoas,

numa cultura que da música às ciências exatas é deveras enérgica, fluente e alegre. É muito diferente criar no Brasil onde melhor se cria que em muitos Países a Ocidente ou a Oriente.

A diferença que há entre criar em Portugal ou no Brasil é imensa, por uma razão exclusiva. A criatividade no Brasil acontece da forma que conhecemos porque é feita por pessoas criativas para consumidores criativos, alegres, ciosos do que é seu. Em Portugal a criatividade, na sua maior dimensão é feita por pessoas criativas, excelentes, para clientes quase sempre em oposição às melhores ideias e desde 1950, cujo resultado nunca atinge e desta forma o alvo com os efeitos desejados, porque sem sentido o provocam. O decréscimo da criatividade portuguesa tem cura. Inovar o diálogo com o consumidor.

Em Portugal, nenhum negócio sobrevive para fortalecer agência e cliente sem conceitos de evocação, sem pirâmides desenhadas em poewerpoints e na procura de um efeito motivacional. Esquecem que quase sempre e devido às mudanças sociais, a identificação do universo do produto depende também de “feeling conjuntural”, de uma sensibilidade que não se aprende academicamente. Os gestores há décadas, são incapazes de preparar uma apresentação que não se prenda com uma Escola Lintas ou com a escola Ogilvy.

Os tempos só mudaram para o consumidor e não, ainda, para o grande anunciante que se não reagir a esta mudança, a pertinência e relevância da sua marca falece pela ausência de credibilidade e acima de tudo pela falta de originalidade que é assassinada por três ou quatro gestores que não abandonam o Reason Why para darem lugar a um novo estilo/benefício.

O Market Map de Ottensen, nunca passou pelas conquistas da Kassels Kramer, da 180 Amesterdam ou Wieden & Kennedy ou aida da DM9.

Para os criativos brasileiros ou para aqueles que não sendo brasileiros trabalham no

Brasil, a premissa é pensar no consumidor não como uma sociedade a segmentar, mas como gente igual e nunca como quantidade mas sim como qualidade. Um cliente de um produto de higiene para o lar é o ativo mais importante de um produto “maior”. Em Portugal trata-se da comunicação de uma marca menor, com interesses criativos diferentes, que para um alvo BMW, Porche ou Louisvuiton, erradamente. Constato há muitos anos estas lacunas, as diferenças e tristemente, o ativo mais importante para a maioria das marcas em Portugal não é o consumidor, o cliente, mas tudo o que vai no gosto, orientado pelo academismo dos gestores das marcas. Refiro-me somente a uma enorme maioria de Clientes das Agências, quer de Design, quer de Advertising.

4) O Manuel foi homenageado com o I Prémio Carreira dos Lusos. Que significado é que esta distinção tem para si? Ser homenageado com um prémio falado em português é raiz e origem, discutido por um Moçambicano, noticiado por um site Brasileiro, ansiado por um Angolano, Guineense ou Cabo Verdiano é mais importante para mim, que uma assunção consciente, porque ele em si é o meu fim e o meu princípio. O sonho de trazer à minha posse o que criar de novo. Um significado permanente.

Page 35: Lusos Magazine Nº1

35

manuEl PErEs rEcOnhEcidO cOm O 1º PrémiO carrEira dOs lusOs

Page 36: Lusos Magazine Nº1

36

Júris da sEgunda EdiçãO trimEstral dOs lusOs

júri de Publicidade

Eduardo LimaVice-Presidente e Diretor de Criação da F/NAZCA Saatchi & Saatchi

Duarte Pinheiro de Melo Diretor Criativo - Draft FCB Lisboa

Marcelo Lourenço Diretor Criativo - Fuel

Álvaro RodriguesVice-Presidente de Criação - DM9 Rio

Flávio Casarotti Diretor-geral de Criação da Y&R

Marcelo Medeiros Creative Director & Partner - BACK

André CoelhoDirector Criativo da DDB Moçambique

Gustavo Victorino Diretor Criativo - DM9

Marcelo Reis Vice-Presidente Criação - Leo Burnett Tailor Made

André FigueiredoDiretor Geral de Criação - Fischer & Friends

Luciana Cani Executive Creative Director - Leo Burnett Lisboa

Max Geraldo Diretor Executivo de Criação - Giovanni+Draftfcb

Pedro Cappeletti Diretor-Geral de Criação Grey 141

Ricardo John Chief Creative Oficcer - JWT Brasil

Ruy Lindenberg Sócio e Vice-Presidente - Leo Burnett Tailor Made

Page 37: Lusos Magazine Nº1

37

Júris da sEgunda EdiçãO trimEstral dOs lusOs

Hugo Rodrigues Chief Creative Officer - Publicis Brasil

Marco Wilhelmsen Barrento Diretor Criativo - Young Network Moçambique

António FonsecaPresidente da Golo

Irley Barbosa Rivera Diretora - Vitrine Publicidade

Miguel Figueiredo CEO - Excentric Grey

Bob FerrazCopywriter na Wunderman Portugal

José Godinho Marques Chief Creative Officer, McCann Lisboa

Miguel Reis Diretor Criativo da TBWA\ANGOLA

Claudio Rafael Diretor Criativo - Executive Center (Angola)

Lourenço Thomaz Founder, Partner, Creative Director - MSTF Partners

Miguel Rego Diretor Criativo - Ogilvy Moçambique

Diogo AnahoryDiretor Criativo / Partner - BAR Lisboa

Rynaldo Gondim Redator ALMAP BBDO

Sergio Gordilho Copresidente e Chief Creative Officer da Africa

Sérgio Henrique Santos CCP - Clube de Criativos de Portugal

Fabio BrigidoDirector de Criação Borghi/Lowe

Page 38: Lusos Magazine Nº1

38

júri de Ativação

Júri de Eficácia

Adriano Pires de Carvalho Director Geral da OPEN and PARTNERS

Edson Athayde Presidente do Júri de Eficácia

Manir Fadel CCO & Partner - Lew’Lara\TBWA

Catarina Martins Directora de Planeamento Estratégico - BBDO PT

Adriano Abdalla Director Geral de Criação - Wunderman

Márcio Ribas Diretor de Criação - Neogama BBH

Eduardo Correia Académico - ISCTE Business School

Andre RabaneaFounder & Creative Ideator - Torke+CC

Ricardo Furriel Director de Criação - Nova s/b São Paulo

Emerson BragaSócio e Chief Creative Officer - Revolution Brasil

Cláudio XavierSócio-Diretor de Criação - NewStyle

Ricardo Monteiro Global Vice-President / CEO Iberia and Latin America - Havas Worldwide

Rodrigo Gonzalez CEO and Partner - Lua Propaganda

Tonico PereiraCCO - DPZ

Page 39: Lusos Magazine Nº1

39

Fernando Musa CEO Ogilvy Brasil

Eduardo Tavares Art Director - Master Roma Waiteman

Paulo Giovanni CEO and Partner - Leo Burnett Tailor Made

Francisco da Luz Ferreira Founder and CCO - FunnyHow

Ricardo Miranda Brand Voice Concept Creator - Brandia Central

João GeadaKing - Lalaland

Marco Martins Director Criativo - W+K São Paulo

Page 40: Lusos Magazine Nº1

40

júri de Design

júri de Digital

Gustavo Greco Fundador e Diretor de Criação - Greco Design

Daniel TártaroDiretor de integração digital da Ogilvy Brasil

Mário Mandacaru CCO and Founder - A Equipa

Bruno Gabriel Diretor Geral da Cloud - Digital Arts

Filipe Mesquita Founder and CCO - This is Pacifica

Sofia Pereira Designer - Back Communications

Joao Fernandes CCO - View Isobar

Ana Cunha Founder and CCO - RMAC

Claudio Novaes Founder and CCO - Claudio Novaes

Jorge Teixeira Diretor de Criação - Click Isobar S.Paulo

Mich DimFounder and Partner - Dim&Canzian

Giovanni Vannucchi Sócio diretor - Oz Estratégia + Design

Nuno Mendes Director Criativo na Wiz

Ricardo Nunes Head of Social Media - MindShare

Page 41: Lusos Magazine Nº1

41

João Rodrigues Fundador e Diretor - Activate Brand ActionDigital Manager and Partner - Golo

Rafael UrenhaDiretor Nacional de Criação da DPZ

Fernando TeixeiraHead of Digital na Borghi/Lowe

Ricardo Saint ClairSócio-Fundador e Diretor de Criação - Dialogo Design

Carolina MedinaDireção de Criação - OPEN and Partners

Lucas MelloCEO - LiveAd

Jorge Silva Founder and CCO - Silva Designs

Mafalda Quintela Creative - FullSix

Manuel Peres Craft Master - BAR Lisboa

Page 42: Lusos Magazine Nº1

42

júri de Meios

júri de Relações Públicas

Manuel FalcãoDiretor Geral da Nova Expressão-Planeamento de Meios e Publicidade

Mónica Jacob Diretora Geral da Cunha Vaz & Associados Angola General Manager da Wishit Do it

Dina Cortinhas General Manager - Uanda

Alice OrlandoVP de Mídia - Age Isobar

Elgar Rosa Director Executivo - Pure Ativism

Fernando DinizHead of Strategic Planning and Social Media

João Villalobos Senior Manager - Cunha Vaz & Associados

Cristiana Oliveira Diretora de Planeamento Estratégico - DDB Moçambique

Sandra Alvarez Baptista Diretora Geral - Havas Media

Miguel Moreira Rato Managing Partner - M Public Relations

Rodrigo SaraivaManaging Partner - Parceiros da Comunicação

Sheila Magri Directora Geral - FTI Consulting

Page 43: Lusos Magazine Nº1

43

José Quintela Managing Partner da Quintela & Reis ConsultoresPresidente da APECOM (Associação Portuguesa de Empresas de Relações Públicas e Comunicação)

João PalmeiroPresidente da Associação Portuguesa de Imprensa

Kiki Moretti Presidente - In Press Porter Novelli

Pedro SarmentoDiretor Geral - Big Media Angola

Mara Chiu Category Manager - CDM

Gonçalo MartinsCEO Chiado Editora

Page 44: Lusos Magazine Nº1

44

chEgOu a hOra da vingança. inscrEva O sEu trabalhO nOs lusOs.

Os Lusos são prémios trimestrais de criatividade, exclusivos para países de língua oficial portuguesa. Sempre que estiver a inscrever o trabalho da sua agência nos Lusos está a pontuar para o nosso ranking. Ao final de quatro edições trimestrais, os melhores classificados desse mesmo ranking serão premiados como profissionais do ano e agências do ano lusófonas, em cada uma das áreas, mas também em cada um dos países.

Na última edição trimestral dos Lusos estiveram a concurso mais de 300 trabalhos, de 32 agências e 5 países diferentes. Mas não pense que é tarde para ver as suas peças avaliadas por um dos melhores júris criativos do mundo, onde estão presentes alguns dos profissionais mais premiados e reputados mundialmente.

Para esta edição trimestral contamos com um júri reforçado e com uma competição feroz entre as agências que atualmente lideram o nosso ranking e aquelas que só agora vão inscrever os primeiros trabalhos.

Se tem bom trabalho veiculado nos últimos seis meses, não perca tempo. Visite o nosso site (www.premioslusos.com) e saiba como inscrever os seus trabalhos. Prometemos que não se vai arrepender.

Page 45: Lusos Magazine Nº1

45

Page 46: Lusos Magazine Nº1

46

https://www.facebook.com/premioslusos

www.premioslusos.com