lusinews n.º 30

12
grupo 30 PRESIDENTE DA REPÚBLICA VISITA CENTRO DE INCUBAÇÃO 5 EDIÇÃO TRIMESTRAL JUL / AGO / SET 2014 Visita ao centro de incubação No passado dia 26 de Setembro, o Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, visitou o Grupo Lusiaves. 6 Lusiaves Beach Rugby Circuito Nacional e Europeu 4 Racentro na Agroglobal Grupo Lusiaves marcou presença pela 1ª vez

Upload: lusiaves

Post on 06-Apr-2016

244 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Lusinews n.º 30

TRANSCRIPT

Page 1: Lusinews n.º 30

grupo

30

PRESIDENTE DA REPÚBLICA VISITA CENTRO DE INCUBAÇÃO

5

EDIÇÃO TrImEsTraL JUL / AGO / SET 2014

Visita ao centro de incubaçãoNo passado dia 26 de Setembro, o Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, visitou o Grupo Lusiaves.

6

Lusiaves Beach RugbyCircuito Nacional e Europeu

4

Racentro na AgroglobalGrupo Lusiaves marcou presença pela 1ª vez

Page 2: Lusinews n.º 30

Índice Editorial

grupo

Foi com muito honra e orgulho que recebemos no dia 26 de Setembro na Lusiaves, a visita de S. Exa., o Presidente da República

Portuguesa, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, por ocasião da cerimónia que assinalou a conclusão da Ampliação da Rede de incubação do Grupo.

Esta visita representa o reconhecimento e a importância do trabalho que o Grupo Lusiaves tem vindo a desenvolver em Portugal, desde a sua criação, contribuindo de uma forma decisiva para o desenvolvimento económico e social do país.

A conclusão da ampliação da rede de incubação do Grupo vai permitir-nos continuar a crescer, garantindo o abastecimento autónomo, continuo e optimizado das granjas avícolas próprias, das granjas dos nossos integrados e do mercado em geral.

O Centro de incubação da Figueira da Foz é considerado um dos cinco melhores do género a nível europeu, constituindo um exemplo de inovação tecnológica que tem ganho prémios e sido elogiado internacionalmente.

Foi também com uma enorme satisfação que participei em representação da Campoaves na inauguração, em Oliveira de Frades, do monumento alusivo ao Frango do Campo, o qual representa uma homenagem à indústria avícola, sector económico muito forte no concelho, responsável por mais de 95% da produção do frango do campo do país.

A Campoaves, pioneira do frango do campo e líder do mercado a nível nacional , com uma quota de mercado superior a 70% e com sede em Oliveira de Frades, não podia deixar de apoiar e incentivar a construção desta escultura, como marca da capital do frango do campo, contribuindo assim para a promoção e notoriedade de um produto de excelência.

Pela primeira vez o Grupo Lusiaves esteve presente com a Racentro na AgroGlobal, a Feira das Grandes Culturas no Cartaxo. Nesta feira a Lusiaves deu o seu contributo para o futuro do sector de produção de milho, dando a conhecer a aquisição que efectuou de um dos maiores secadores de milho do mercado nacional, com capacidade de processamento de 1000 toneladas por dia. A secagem do milho é uma das maiores preocupações dos produtores de milho.

O milho, é a cultura arvense mais significativa da agricultura de regadio nacional, com um peso de mais de 80% da produção de cereais em Portugal. Apesar das excelentes condições para a produção de milho, estamos aquém das nossas necessidades, visto que produzimos 1/3 e importamos os restantes 2/3. A Lusiaves acompanha todo o processo que tem início com a recolha do milho na plantação e prossegue com o controlo de qualidade rigoroso e a secagem, terminando com o armazenamento de até 25 000 toneladas de cereais.

Noutra área, desta vez no desporto, também demos o nosso apoio e contributo. Mais uma vez, a Lusiaves foi main sponsor do Lusiaves Beach Rugby Portugal Series, composto por quatro etapas. Este evento teve uma adesão entusiástica, com destaque para a prova da Figueira da Foz que contou com mais de 700 atletas participantes. A nossa associação ao rugby deve-se aos valores desta modalidade, que estão alinhados com a nossa marca.

A inovação e a responsabilidade social continuam fortes compromissos do Grupo Lusiaves.

EDITORIAL

FRANGO DO CAMPO

AGROGLOBAL

VISITA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

LUSIAVES BEACH RUGBY

ENTREVISTA MANUEL SILVA LOUREIRO - LUSIAVES

ARTIGO O REI DA CAPOEIRA PERDEU A COROA

NOVAS FUNÇÕES NO GRUPO LUSIAVES

RECEITA LUSIAVES

ANIVERSÁRIOS

2

3

4

5

6

8

9

10

10

11

COORDENAÇÃO EDITORIALEng.º rúben Claro da Fonseca

CONTEÚDOSmedia Consulting

PROJECTO GRÁFICO E CRIATIVOPubliconsult, Lda.

IMPRESSÃOImagem, a.G.

TIRAGEM1000 exemplares

Distribuição gratuita

SERVIÇOS ADMINISTRATIVOSZona Industrial da Zicofa Lote 4 Cova das Faias 2415-314 marrazes - LeiriaT 244 843 250F 244 825 262

www.lusiaves.ptwww.grupolusiaves.pt

N.º 30 JUL / aGO / sET 2014

AVELINO GASPAR

Presidente do Conselho de Administração

"A inovação e a responsabilidade social continuam fortes compromissos do Grupo Lusiaves."

Page 3: Lusinews n.º 30

Oliveira de Frades

Inauguração do monumento alusivo ao Frango do Campo

Com a presença do Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, do Presidente da Câmara Municipal, Luís Vascon-

celos e do Presidente do Conselho de Adminis-tração do Grupo Lusiaves, Avelino Gaspar, foi inaugurada no dia 20 de Julho em Oliveira de Frades , uma escultura de homenagem à capital do Frango do Campo. Presentes no evento esti-veram também vários vereadores da Câmara e deputados do distrito de Viseu na Assembleia da República, representantes de varias institui-ções e as duas confrarias da região: Confraria do Frango do Campo e Confraria dos Gastró-nomos de Lafões.

Esta escultura do Frango do campo fica loca-lizada numa das principais rotundas de acesso à cidade, para quem vem da A25.

Como marca da capital do frango do campo, esta escultura contou com o apoio da Campo-aves, pioneira na produção do frango do campo e líder do mercado a nível nacional com uma quota de mercado de 70%, contribuindo assim para a promoção de um produto de exce-lência, aumentando a sua notoriedade.

A inauguração desta escultura do frango do campo em Oliveira de Frades, capital do frango do campo, faz todo o sentido e é uma home-nagem a um sector económico muito forte neste concelho, responsável por mais de 95% da produção de frango do campo do pais.

O frango do campo é um dos produtos de excelência da região com um grande poten-cial como produto gastronómico de primeira qualidade, contribuindo para dinamizar a sua gastronomia e trazendo mais gente a Oliveira de Frades.

3frango do campo /

Page 4: Lusinews n.º 30

4 / Agroglobal N.º 30 JUL / aGO / sET 2014

O Grupo Lusiaves marcou presença pela primeira vez na Agro-Global 2014, com a marca Racentro. Esta Feira das Grandes Culturas, que é destinada aos profissionais do sector agrícola, decorreu entre 10 e 12 de setembro em Valada do Ribatejo, con-

celho do Cartaxo.A Racentro esteve no certame com um stand e ativação de marca para

promover um dos maiores secadores de milho do mercado nacional, com capacidade de processamento de 1000 toneladas por dia.

A AgroGlobal reuniu cerca de 200 expositores, desde produtores a empre-sas dos sectores das sementes, fitofármacos, fertilizantes, sistema de rega, veí-culos, combustíveis, entre outros, e contou com 20 000 visitantes.

Racentrona Agroglobal

Page 5: Lusinews n.º 30

N.º 30 JUL / aGO / sET 2014 5tema de capa /

Visita ao centrode incubaçãoPRESIDENTE DA REPÚBLICA VISITA O GRUPO LUSIAVES

No passado dia 26 de Setembro, o Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, visitou o Grupo Lusiaves, aproveitando a oportunidade para conhe-cer a recente ampliação do Centro de Incubação do Grupo, situ-

ado no Parque Empresarial e Industrial da Figueira da Foz.A nova rede de incubação do grupo envolveu um investimento de

35 milhões de euros na ampliação do Centro de Incubação e na cons-trução de pavilhões de produção de galinhas e ovos que irão alimentar o referido Centro.

Com este investimento, assente em tecnologia de ponta, ficará garantido o abastecimento autónomo, contínuo e optimizado das granjas avícolas da empresa, sendo que a inovação tecnológica desta nova área reforça esta unidade da Lusiaves como uma das 5 melhores a nível europeu.

“O investimento realizado neste aumento da capacidade de produção, em cerca de 26 milhões de pintos por ano, irá garantir um abastecimento autónomo, contínuo e optimizado das nossas granjas avícolas, consti-tuindo mais um passo determinante para sustentar o crescimento global do Grupo” afirmou na ocasião Avelino Gaspar, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Lusiaves.

Já o Presidente da República enalteceu o investimento de 35 milhões de euros, referindo que ilustra a "confiança" dos empresários no futuro do país.

"Faço um apelo aos portugueses: quando forem fazer compras, escolham os produtos portugueses. Porque fazendo-o contribuem para a criação de novos empregos e para o aumento do rendimento dos portugueses. Não esqueçam, portanto, de verificar a etiqueta e preferir aquilo que é portu-guês", referiu o Presidente da República.

Com quase 30 anos de existência, a Lusiaves emprega directamente mais de 1800 trabalhadores e gera mais de 2000 postos de trabalho indi-rectos. Com os recentes investimentos, estima-se que a facturação anual do Grupo se aproxime dos 400 milhões de euros.

A Lusiaves encontra-se actualmente a exportar para diversos países, com destaque para Espanha, França, Itália, Alemanha e Angola.

Page 6: Lusinews n.º 30

N.º 30 JUL / aGO / sET 2014

LusiavesBeach RugbyCircuito Nacionale EuropeuO

Lusiaves Beach Rugby Portugal Series, que mais um ano contou com a Lusiaves como naming sponsor, contemplou quatro etapas: Ericeira, Figueira da Foz, Apúlia e Portimão. Destas destaca-se a 5.ª edição do Lusiaves Figueira Beach Rugby

International, que animou a Praia de Buarcos, na Figueira da Foz.Este foi o maior evento ibérico de beach rugby jamais organizado, no

qual participam 50 equipas (32 masculinas e 18 femininas), 20 das quais estrangeiras, num total de 700 atletas provenientes de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Alemanha e Luxemburgo, incluindo as principais formações nacionais (CDUL, Direito, Académica, Técnico e Belenenses), e os franceses do Ovale Beach Rugby e os belgas do Ghent Magnets, actuais dois primeiros classificados do ranking europeu.

O Ovale Beach Rugby Marseille (masculinos) e o Benfica (femininos) con-quistaram os títulos da edição deste ano do Lusiaves Figueira Beach Rugby International. Na final masculina, os franceses do Marseille bateram o Direito, vencedor no ano passado, confirmando o favoritismo que colheram ao lon-go da competição, fruto das boas exibições que proporcionaram aos espec-tadores. Os actuais campeões europeus venceram por 4-2.

Na final feminina, as jogadoras do Benfica superiorizaram-se às francesas do Dragonflyer's por 5-1, revalidando o título conquistado na última edição.

6 / Beach Rugby

Page 7: Lusinews n.º 30

N.º 30 JUL / aGO / sET 2014 7desporto /

ClassificaçõesCampeonato Nacional

Femininos 1º lugar – Sport Porto 2º lugar – Tondela 3º lugar – Agrária 4º lugar – Benfica 5º lugar – Braga 6º lugar – São Miguel 7º lugar – Técnico 8º lugar – Cascais 9º lugar – Agrária Oldies 10º lugar – Benfiquinhas 11º lugar – Caldas 12º lugar – Bairrada 13º lugar – CRAV 14º lugar – R.U. Aveiro

Masculinos 1º lugar – GD Direito 2º lugar – Belenenses 3º lugar – Caparica Sharks 4º lugar – São Miguel 5º lugar – Técnico 6º lugar – Agrária 7º lugar – CDUL 8º lugar – Académica 9º lugar – Loulé 10º lugar – Figueira Rugby 11º lugar – Rugby spot 12º lugar – Braga Rugby 13º lugar – Beach Koalas 14º lugar – Famalicão 15º lugar – Benfica 16º lugar – Gaivotas 17º lugar – Piranhas Rugby 18º lugar – Lousã 19º lugar – Belas 20º lugar – Agronomia 21º lugar – Bairrada 22º lugar – Naval

Apesar do aparente favoritismo atribuído às gau-lesas, líderes do ranking feminino de râguebi de praia, a equipa portuguesa foi melhor.

Para além da vertente competitiva e do atractivo prize money total de 7 000 €, o Lusiaves Beach Rugby Portugal Series incluiu ainda diversos eventos parale-los que decorreram em simultâneo, acções desporti-vas, sociais e de animação.

O Lusiaves Figueira Beach Rugby é um dos maio-res torneios europeus de râguebi de praia, nesta sua quinta edição mobilizou cerca de 800 atletas em representação de 50 equipas de 7 países.

“O Lusiaves Figueira Beach Rugby é seguramente o melhor evento de grande dimensão e, em termos de prestígio, o segundo na Europa”, segundo o orga-nizador Rui Loureiro da DoctorSport promotora do evento que reserva o primeiro lugar a “uma compe-tição em Itália, na costa de Veneza, com 20 anos de tradição e onde existe uma arena para 3 mil pessoas que está sempre cheia”.

O notório crescimento do projecto e o “positivo feedback” levou a que surgisse o convite em 2013 para a competição integrar o Circuito Europeu de Beach Rugby, do qual é torneio fundador. “O râguebi de praia na Europa carecia de eventos desta dimen-são e então, juntamente com uma organização francesa, uma italiana e uma belga, fomos convida-dos a criar a Associação Europeia de Beach Rugby e o circuito da mesma”, explica Rui Loureiro. “No ano passado chegamos a ter uma equipa cons-tituída por jogadores das Ilhas do Pacífico que actuam em clubes de râguebi da Europa e, este ano, temos a presença do campeão europeu de 2013, a equipa de Marselha”.

“Passados três anos de organizarmos o Figueira Beach Rugby, era preciso alimentar este grande even-to, criando outras etapas para fazer crescer a modali-dade em Portugal”, considera Rui Loureiro.

Page 8: Lusinews n.º 30

N.º 30 JUL / aGO / sET 20148 / entrevista

COMO ERA A LUSIAVES HÁ 20 ANOS ATRÁS?Faço 20 anos de casa em 2015 e todos os anos vejo alterações, desde a transformação da Lusiaves até ao próprio mercado. Na altura transportavam-se 6000 frangos por dia, agora são 120.000. Para chegar até aqui foi necessá-rio arranjar estrutura e mercado. Para se ter uma ideia, há mais Engenheiros hoje em dia na empresa do que trabalhadores na altura, e isso mostra bem o crescimento que houve. No iní-cio, cinco pessoas trabalhavam no escritório e praticamente não se conhecia a Lusiaves. Hoje, de Trás-os-Montes ao Algarve, fala-se da Lusiaves!

QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS QUE ENCONTRA NO SEU TRABALHO AO LONGO DESTE PERÍODO?Quando integrei a empresa existiam apenas dois pequenos camiões de transporte de frango, cada um com 12 toneladas, e eu era o motorista de um deles, e quatro carrinhas na distribuição porta-a-porta. Passaram-se dias difíceis, com alguma falta de material no início. Hoje, quem começa a trabalhar na Lusiaves encontra uma outra realidade, com todas as condições neces-sárias ao melhor desempenho possível da sua função, seja o fardamento, botas, telemóvel…tudo o que se precisa para trabalhar bem!

A ROTA QUE FAZ ACTUALMENTE É MUITO DIFERENTE?Estive dois anos por Lisboa a fornecer os gros-sistas, que então distribuíam pela Grande Lisboa. Entretanto, foi criado um dos nossos grandes entrepostos, Corroios, e há 17 anos que caminho para o interior do país: Castelo Branco, Fundão, Covilhã, Idanha-a-Nova, Belmonte...

O QUE RECORDA DESTES ANOS COM MAIS EMOÇÃO?O bom relacionamento com o Sr. Avelino [Gaspar, fundador e atual Presidente do Con-selho de Administração do Grupo Lusiaves], com todos os meus chefes, colegas e clientes.

Quando comecei a trabalhar na Lusiaves, o Sr. Avelino foi meu patrão e meu chefe. Acordei-o muitas vezes a meio da noite a dizer-lhe que estava com problemas no camião e o Sr. Ave-lino, então, dava-me instruções. Estive sempre disponível, sei o valor do meu trabalho e o reco-nhecimento que fazem do mesmo. O Sr. Avelino já chegou a referir que faço parte da história da empresa e mencionou-me no livro comemora-tivo dos 25 anos do Grupo Lusiaves - fui o único motorista de que falou.

TEM UM GRANDE APREÇO PELO SR. AVELINO…Sim, é um grande líder e tem uma boa equipa, o que ajuda muito. O Sr. Avelino investiu e criou riqueza no seu país, ao contrário de outros, e admiro-o muito por isso.

NA SUA OPINIÃO, O QUE DISTINGUE A LUSIAVES?No setor avícola nacional, o Grupo Lusiaves é líder de mercado e a empresa mais completa.

COMO SE VÊ NOS PRÓXIMOS ANOS?Vejo-me a terminar a carreira aqui na Lusiaves – tenho 64 anos, sinto-me em casa.

ManuelSilva Loureiro

IDADE 64 anosNATURALIDADE

LeiriaNO GRUPO LUSIAVES DESDE

Março de 1995CARGO

MotoristaVOTOS PARA O GRUPO LUSIAVES

" Que a empresa tenha sucesso no futuro como teve até hoje e que o Sr. Avelino se mantenha firme no leme, que é preciso, sem dúvida, um bom comandante."

B.I.

" Hoje, quem começa a trabalhar na Lusiaves encontra uma outra realidade, com todas as condições necessárias ao melhor desempenho possível da sua função "

Preserverança e dedicação

Page 9: Lusinews n.º 30

Diz a história que foi na jovem República de Roma que o Senador Caio não conseguindo dormir por causa do cantar do Galo, fez apro-var uma Lei que obrigava a capar os Galos, cor-tando-lhe não só o sexo como o seu belo cantar.

Tudo foi feito há muitos séculos, antes do Cristianismo converter Constantino e a Impe-rial Roma que era, naquela época, uma jovem e pequena república. Quem no campo domes-ticava galinhas e galos apercebeu-se da trágica operação da castração que tristemente elimi-nava a virilidade aos pobres galos mas que, paradoxalmente, compensava na engorda das aves e requintava o sabor das carnes. Tinha his-toricamente nascido o “CAPÃO”.

À volta do capão desenvolveu-se numa autêntica corrida às finas composições gas-tronómicas e as receitas desenvolveram-se durante séculos, criando mitos e tradições, sendo que esta realidade se evaporou na con-temporânea vida moderna.

Em Portugal, o “Capão” foi, em algumas regi-ões, uma especialidade muito apreciada nas festas natalícias, como em outras ocasiões, onde matar um capão é sinónimo de festa e de alegres convívios.

Um autêntico renascimento cultural renasce para o “CAPÃO DO CAMPO”. Esta ave de cerca de 4 kg quando vive em liberdade no campo, nutrindo-se de cereais, tem como origem bio-lógica, desde há milénios, após uma lenta trans-formação pré-histórica, no “ARCHAEOPTERYX”. Tudo isto foi há mais de 150 milhões de anos, transformando-se finalmente no “GALLUS DOMESTICUS”.

No concelho de Oliveira de Frades, a “CAM-POAVES” tem feito, numa deslumbrante vida em céu aberto, a criação de galos, capões, gali-nhas e frangos que dão animação aos campos luxuriantes.

É bom lembrar que já apareceram em cerâ-micas dos “Corintos” no Século VII antes Cristo, sinais de existirem frangos como aves selva-gens e há cerca de 1400 anos na China, onde se diz terem as suas origens.

É de lembrar que o Rei D. João V, quando defendeu Portugal em 1706, festejou a subida ao trono com o “Capão”, e é bom recordar a nobre literatura de Camilo Castelo Branco em “Amor de Perdição” que, em 1862, sugeria o “Capão” como “Raça Portuguesa Redbro” que, flamejado, é elogiado pelo seu suculento e refinado sabor.

Para terminar, devo dizer que reencontrei todas estas recordações ao ser convidado para um sumptuoso jantar servido no Restaurante Estrela da Serra, em Oliveira de Frades, onde o Capão, da CAMPOAVES se afirmou merecedor do título de Majestade.

A proprietária, D. Teresa Duarte, com a cozi-nha se encanta e com os produtos da terra inova nas delícias gastronómicas com um Capão ao Mel de Oliveira de Frades, apresentando-se como uma cantora de Ópera ao se exprimir nos sabores e nos aromas.

Os antigos nutriam o Capão com milho, cas-tanhas, trigo e gemas de ovos. É bom lembrar que esta tradição vai ser reposta na moda pelos suculentos sabores e pela acção da “CONFRA-RIA DO FRANGO DO CAMPO” e pelo sério trabalho da CAMPOAVES, que elabora um programa rigoroso dentro das ecológicas expe-riências em campo aberto, proporcionando o melhor conforto a estas aves, que devem viver e morrer sem “stress”, alimentando com alegria os sadios e gastronómicos festins.

Dizia Hipócrates, pai da medicina, “que o teu alimento seja o teu medicamento e o teu medi-camento o teu alimento”. Saindo desta interes-sante história das Aves, estas carnes alimentam grande parte deste Mundo com um baixo teor de gordura e de glícidos, sendo muito mais eco-lógico no seu crescimento que outros animais, mantendo um delicioso e suculento sabor na nossa alimentação, salvaguardando a nossa saúde, impedindo os excessos das gorduras desnecessárias ao nosso físico, que sofre pela inércia da vida moderna.

Apreciei neste jantar a suculências da gastro-nomia e quero evidenciar a elegância dos con-vivas, verdadeiros epicuristas, que, na verdade, ainda existem neste belo pais Lusitano. Façam uma visita a este “Restaurante Estrela da Serra” em Oliveira de Frades e reservem com antece-dência o “CAPÃO AO MEL” assado. Serão sur-preendidos pelo vosso prazer.

Eno-gastronomicamente VostroGil Gilardino

N.º 30 JUL / aGO / sET 2014 9artigo /

O Rei da capoeira perdeu a coroapassou a ser o Imperador do pecado da Gula

iga@gostoearomas.comwww.gostoearomas.comwww.prazeresdamesa.welbly.com

Page 10: Lusinews n.º 30

www.lusiaves.pt/pt/receitas

N.º 30 JUL / aGO / sET 2014

Bifes de Frangocom mostarda e estragão

PREPARAÇÃO

1

2

3

Começamos por temperar os bifes de frango com sal e pimenta preta dos dois lados. De seguida barramos os bifes com uma camada fina de mostarda e com o alho laminado.

Levamos uma frigideira ao lume e pomos a manteiga e o azeite. Fritamos os bifes de frango em lume bem alto para que fiquem bem dourados por fora.

Deixamos tostar o alho com a mostarda que darão um toque especial ao molho.

Retiramos os bifes e, ainda com o lume alto, juntamos o vinho branco misturando-o muito bem ao alho e mostarda tostados raspando o fundo da frigideira, vamos obter um molho de cor acastanhada. Juntamos a creme fraîche, envolvemos muito bem e depois a restante mostarda.

Voltamos a mexer e juntamos as folhas de estragão ou em alternativa 2 colheres de chá de estragão seco.

Voltamos a por os bifes, deixamos ferver e está pronto a servir.

4

5

6

4 pessoas 20 min. Fácil

400G BIFES DE FRANGO

2 COLHERES DE SOPA BEM CHEIAS DE MOSTARDA

25G MANTEIGA

2 DENTES DE ALHO PICADOS

1 COLHER DE SOPA DE AZEITE

50ML DE VINHO BRANCO

150G CREME FRAICHE

15 FOLHAS DE ESTRAGAO FRESCO

OU 2 COLHERES DE CHA DE ESTRAGAO SECO

SAL

PIMENTA PRETA

UMA AROMÁTICA ALTERNATIVA

AO MOLHO MOSTARDA

Novas funções no Grupo Lusiaves

Recentemente o nosso colaborador Dr. Ernesto Manuel Ferreira Curado,

aceitou um novo desafio profissional, acumulando à responsabilidade da gestão da equipa comercial de Leiria a gestão da equipa comercial da unidade fabril da Marinha das Ondas.

ResidênciaFigueira da Foz

Data de admissão08 · 08 · 2005

Idade38 anos

Funções Chefe de Vendas

Ernesto Curado

Recentemente o nosso colaborador Rodrigo André Franja da Silva,

aceitou um novo desafio profissional tendo a responsabilidade da gestão de armazéns e logística interna, na unidade fabril da Marinha das Ondas.

ResidênciaLouriçal - Pombal

Data de admissão10 · 11 · 2005

Idade27 anos

Funções Responsável da Gestão de Armazéns e Logística Interna

Rodrigo Silva

10/ notícias

Page 11: Lusinews n.º 30

N.º 30 JUL / aGO / sET 2014 11aniversários /

LUSIAVES 01/11 Bruno Alexandre Teixeira de Almeida Maria do Rosário Vieira Mariano Maria Isabel Esteves A. de Carvalho02/11 Pedro Miguel Ramos Martinho03/11 Luís Carlos Marques Oliveira04/11 Dmytro Popesku Carlos Portela Matos Aurindo Pimentel Aires Lourenço Miguel Angel Kehoe Pedro José Fonseca Varela Rafael José Cardona Carola Sokhib Kamalov05/11 Donzilia da Silva Cardoso Crespo Nuno Filipe Gonçalves Mendes Acácio Rodrigues da Silva Cristiano Amaral de Almeida Cristiano José dos Santos Baptista Marco José dos Santos Dias Henrique António Palaio Simões06/11 Lurdes Bernardes Marques Pedro Samuel da Silva Martins Dmytro Semenyuk Jorge Filipe Alves dos Santos08/11 Ana Sofia Oliveira Tavares Alfredo Matos Simão Gilberto de Oliveira Teixeira Catarina Sofia Marto Freire09/11 Mónica Carla Jordão Fernandes Mónica Patrícia Carvalho Godinho10/11 Halyna Havryliak Carlos Alexandre da Silva Figueiredo João Carlos dos Santos Simões11/11 Maria Fernanda Gaspar da Silva Carlos Alberto Rodrigues Ferreira Santos Pedro José Rodrigues Morgado12/11 Ana Maria Silva Fernandes Miguel Ângelo Monteiro Tenda13/11 Francisco Carlos Pereira Baltazar14/11 Maria Fernanda da Cruz Ferreira Dinis Raquel Ferreira Carvalho15/11 Ana Cristina Andrade Jordão16/11 Adelaide Marisa Caiano Almeida Ana Raquel Rodrigues Faúlha Henrique dos Santos Oliveira António José dos Santos Rodrigues Clara Catarina Marques Jordão Maria Elvira de Jesus Peixe Liliana Andreia Gomes Cardoso17/11 Sonia Alexandra da Silva Matias Carlos Daniel Oliveira Santos Otelinda Maria Carriço Paz de Sousa Silva Manuel José Fernandes Monteiro Bryan Vieira18/11 Ana Carina Oliveira André Kahramon Turaev19/11 Maria Madalena Silva Maia Vítor Bruno Carvalho Alves da Conceição Marta Filipa Morais da Fonseca20/11 Maria Amelia Almeida R.Costa José António Silva Costa Cristiano dos Santos Gaspar Suzi Vieira Batista21/11 Estrela da Conceição R. da Silva Tavares Fábio Miguel Pereira Brás22/11 Helder Luciano Antunes Abreu23/11 Henrique da Silva Palhais José Guilherme M. P. Simões do Amaral24/11 Maria Licínia Simões Vale Pedrosa Amândio Pedrosa Carla Sofia Cordeiro Coimbra Andaleb Negmadjanov João Manuel Ferreira Xavier Márcio António Gomes Fonseca25/11 Filipe Gonçalo Sousa Silva Bruno Filipe Lopes Fernandes Benjamim Samir Oren Riff Shai Fodor Carlos Alberto Pereira Santos26/11 Rodrigo Manuel Tavares da Cruz Rama Bruno Miguel Alves Martins Dias Marco Paulo Santos Saloio27/11 Natália Pedrosa Estevão Luis Miguel de Jesus Jorge28/11 Célia Manuela Lucas da Maia Pedro Miguel Pereira Martins29/11 Catarina Isabel Pereira Marques Maria Isabel Raimundo da Silva Gaspar Ricardo Manuel da Silva Oliveira Carlos Alberto dos Santos Dâmaso30/11 Maria de Fátima da Costa Catarino Carla Sofia Gomes Domingues Carlos Filipe Sousa Ribeiro Jorge Miguel Martins Pereira André Camacho Chibeles01/12 Catarina Andrea Mendes da Silva André Filpe Ferreira de Sousa Sandra Silva Leocádio02/12 Sofia Maria Ferreira Gonçalves Daniela Alexandra Andadre Damas João Teixeira03/12 André Filipe Pereira Alexandre Daniel da Silva Gaspar Maria Alice M. dos Santos Andrade Dias Elísio Nunes Marques04/12 Mara Borges da Conceição Paula Cristina Seco Barroca Emanuel José Gonçalves Vilas05/12 Manuel Caselhas Ferreira Liliana Patrícia Soares Ferreira Judite Cordeiro Dias José Francisco06/12 Maria Nilza Goncalves Ferreira07/12 João Paulo Areia de Sá Cristina Maria Filipe Marques António Ricardo Gomes Reis Ricardo Miguel dos Santos Sousa Ana Luísa Cordeiro Neves Tiago Emanuel Silva Lopes08/12 Nuno Miguel Plácido Gordo Francisco Oliveira André Filipe Ferreira Antunes09/12 Luís Manuel Simões Fernandes Marques João Manuel Oliveira Rocha Joel da Silva Lidia Maria Caldeira Matias10/12 Fábio Marques Carreira Rodrigues Valter Manuel Correia Guerreiro

Bruno Filipe R. das Neves Barreira Marlene Sofia Gomes Dias Eduardo Santos Leite11/12 Clara Maria Jordão Ferreira Dulce Maria dos Santos Brás Nuno Alexandre Mendes Aveiro Ana Carolina B. Talhadas de Madureira Daniela Patricia Costa Mendes12/12 Fábio João Jorge Figueiredo André Filipe Batista Oliveira Freitas13/12 Pedro José das Neves Marques Rui Manuel Gomes Cunha Patrícia Cândido dos Santos Carina Margarida Henriques de Sousa14/12 Valdemiro Rico Domingues Ernesto Manuel Ferreira Curado Celso Ricardo Ferreira Mendes Melissa Ribeiro Paulino Rodrigo André Franja da Silva Sandra Maria Azenha Lourenco15/12 Paulo Manuel Ferreira Santos16/12 Norberto Ricardo Generoso Calado Ilda Maria Gante da Costa17/12 Luís Miguel Neto da Silva Maria Lucinda de Figueiredo Rodrigues Marina Alexandra Marques Ramos Lídia Maria Rosa Azinheiro Maria Elvira Barroso de Almeida Luís Filipe Claro da Silva18/12 Maria Alice Esteves Nunes Gomes19/12 Carlos Alexandre Silva Pereira Paula Maria Duque Jorge Silva Carla João Pereira Gaspar Carlos Alexandre Silva Pereira20/12 Cristiana Marisa Rodrigues Nunes Maria Isabel da Costa Cirne Tiago José Baptista Simões Válter José Rodrigues Coelho21/12 Cristina Maria Carriço Simões Susana Maria Monteiro Lopes João Luís Fernandes dos Santos Marc Gonçalves dos Santos22/12 Gustavo Silva Figueiredo Andreia Rute Simões Mota dos Santos23/12 António Augusto Ramires Cristovão dos Santos Mota Maria Alexandrina Gomes da Silva Soares24/12 Sandra Santos Pereira Paula Cristina Mendes Oliveira Dias Bruno Miguel Carvalho Santos Carlos Emanuel Correia Santos Cristiano Gonçalves Carvalheiro Bruno Miguel Carvalho Santos25/12 Anabela Cordeiro Marques Coelho Jessica Vieira Monteiro Mónica Simões Amêndola Hélder Ricardo Coelho Rosado Maria Luísa Oliveira Carreira Maria de Lurdes Janeiro Santos Bruno Miguel Dias Fernandes26/12 Emanuel Crespo Pereira27/12 Fernanda Maria Rosa Mendes Elisa Manuela Rosa Neves Paulo Manuel Mendes Alcobia Maria de Fátima Ferreira Gonçalves29/12 João Gonçalo dos Santos Rodrigues Daniela Filipe Rodrigues Guímaro Susana Paula Pereira Francisco Gaspar Vítor Manuel Couceiro Nobre30/12 Paulo Alexandre Gomes dos Santos Pinto31/12 Eugénio de Oliveira Leal Natália Ferreira Fernandes Rui Manuel Sintra Cardoso André Filipe Ribeiro Mendes Joel Alberto Oliveira01/01 Fábio Bruno de Sousa Miranda02/01 Carla Cláudia dos Santos Grilo Jorge Manuel Pires da Costa Batista Vera Cristina Bernardino Ferreira03/01 Oleksandr Boyko Nuno Filipe dos Santos Pinto04/01 Cidália Maria Ferreira da Cruz Filipe Miguel Silva Santos Emanuel das Neves Sousa Ruben Leal Rocha Jose Carlos Rodrigues Baeta05/01 Carlos Manuel Silva Moniz Rosa Maria da Silva Carvalho Ferreira Romon Topol06/01 João Carlos Antunes Ferreira Pereira Fernando Dinis Guerra Tiago Filipe Rodrigues Monteiro07/01 Luís Manuel Ferreira Monteiro Marina do Carmos Lopes Mateus08/01 Sara Filipa Fernandes Costa Deolinda Ferreira Rodrigues Oliveira Fernando António Neves da Silva Júlio Coutinho Ferreira Claudia Maria Gomes dos Santos Fonseca Claúdia Maria Gomes Santos Fonseca09/01 Luís Abad Vidal Luis Fernando Vaz Pereira José Manuel da Silva Cardoso10/01 Ana Maria Ribeiro Lourenço Paulo Jorge Bárbara Custódio Nuno Ricardo da Costa Maurício Carina Neves Grilo David Filipe Pires da Silva11/01 Maria da Ascenção Oliveira Gaspar12/01 Maria de Fatima Carvalheiro Amado Aurélio da Silva Dias Adriana Filipa da Silva Cordeiro13/01 Maria Angelina Alves Marques Amaro José Gabriel Mendes Rodrigues Sónia Catarina Almeida Alexandre João Paulo Santos Pedrosa Carlos André Romeiro Morais Daniela Filipa Ferreira de Pinho Hugo Alexandre Teixeira Baraona Dylan Matias Marques Daniela Ferreira de Pinho14/01 Emanuel Nuno Moreira Paralta Vera Mónica Cabeço Serra15/01 Miriam Ribeiro da Silva Miguel Ângelo Branco do Carmo Milena Kantcheva Prodanova16/01 Bruno Francisco Pedrosa Valter Filipe Fatia Leitão

17/01 Fernando Alberto Lopes Moreira Marco André Gonçalves Mendes Jorge Pedrosa Gomes Carlos Manuel Silva Gaspar Lúcia Maria da Silva Curado Micael Norte Gaspar18/01 Dina Susana Jordão da Silva Marta Nunes Pereira João Tomé Mendes Domingues19/01 Álvaro Manuel Silva da Costa Mário Rui Pereira Oliveira Sofia Mendes Joaquim Zinoviya Pavlyuk Joel Bruno Nunes Santos Cristina Isabel Victorino Paula Maria Ferreira Clemente Rodrigues20/01 Liliana Patrícia Gonçalves de Oliveira21/01 Edgar José Machadinho da Silva Jacinto Carvalho Morais Thierry Monteiro dos Santos Ângelo José Regadas Miranda Ana Isabel Pinto Freire22/01 Maimy Calyne Alves da Costa José Carlos Domingues Damas23/01 Joao Carlos Pereira da Silva João Nuno Avença Toureiro Maria João Fonseca Pocinho Henrique Manuel Paulete Pires Joana Vieira de Frias Carlos Manuel Moura da Conceição Tiago Xavier Soares Carvalho Frederico de Oliveira Tomé Diogo Gaspar Pereira24/01 Dick da Costa Maria Rosa Moreira Costa Neves Sadi Ziyaev25/01 Tânia Cristina dos Santos Silva Ana Luisa Ribeiro do Rosário Ricardo Emanuel dos Santos Marques Vítor Manuel Mendes Morgado João Carlos dos Santos Felicio26/01 Maria Fátima Sousa Ferreira Rolo Bruno Miguel Gonçalves Rodrigues27/01 Carla Sofia Gomes Rodrigues Dias Fernanda Maria Ferreira Pinto Deolinda Duarte Soares Ricardo André da Silva Sousa Pedro Jorge Conceição Ramos Dias28/01 Cátia Borges Nunes Vítor Manuel de Oliveira Cardoso Roberto Samuel Fragoso Areia29/01 Luísa Maria Carvalhinho Rei30/01 Paulo David Fernandes Carregosa Maria Ema Gonçalves C. Lima dos Santos Virgilio Teixeira Marques Fernando Gonçalves dos Santos Marco António Ílha de Oliveira31/01 Marta Micaela Cardoso Crespo João Paulo Martins Alves Ivan Benyuk Carlos António Amorim Afonso Vitor Manuel Figueiredo Oliveira

LUSIFROTA05/11 Carlos Alberto de Jesus Couto06/11 Severino João Máximo Peixeiro08/11 Pedro Ricardo da Silva Fernandes09/11 Marco Alexandre Marinheiro de Almeida11/11 Ricardo das Neves Jordão12/11 Fernando Jordão Cordeiro15/11 Paulo César Jordão da Fonte23/11 Carlos Jorge Pereira Miranda26/11 Eduardo Augusto de Magalhães António28/11 Fernando Soares Campos29/11 Armando José Rama Simões Pessoa05/12 Radu Onciu Bruno Filipe da Silva Carreira07/12 Clemente Paulo Carvalho Silva08/12 Carlos António Coimbra da Graça do Vale10/12 Hélder Henrique Pires Rodrigues Nelson Fernando Lisboa da Silva14/12 Filipe José Afonso Alves Paulo Jorge da Cunha Caiano Fernando dos Santos Lopes Ferreira Dinis Leal Duarte16/12 Guilherme Bernardo Neves Raimundo18/12 Rogério Manuel Pedrosa Gaspar José António da Conceição Aranha24/12 Paulo António da Silva Correia Nelson Coelho Caetano26/12 Elisío Cordeiro Carvalho28/12 Celestino Duarte dos Reis Paulo Jorge Armando Duarte Almeida29/12 Arlindo José da Silva Norte30/12 Manuel António Gomes Pereira Eduardo Nunes Correia01/01 Hermenegildo Marques Carvalho03/01 Fernando Jorge das Neves Vitor04/01 António Manuel Gonçalves Carreira06/01 Paulo Manuel Grilo de Oliveira09/01 Adelino Fernando Mendes Matias Paulo Jorge Lourenço Águas11/01 Tiago Almeida Crespo13/01 Carlos Manuel de Carvalho José Joaquim Cabral Correia15/01 Manuel Maria Ferreira Sintra Joel Filipe Costa Lopes19/01 Micael da Silva Cordeiro20/01 António José Faustino Reis21/01 José Carvalho Gomes23/01 João Licínio Dias Marques Jorge Ferreira Ereira29/01 Bruno Filipe Santos Tavares Reinaldo Duarte Pereira

RACENTRO08/11 Luísa Maria dos Santos Amado14/11 Maria Rosinda Ferreira Marques Gomes19/11 Luis Miguel Dias Marques

18/12 Hugo Filipe Monteirinho Rodrigues19/12 Vitor Manuel Vicente Jordão22/12 Ricardo Luis da Silva Alves25/12 Ricardo Filipe Morgado P. Rodrigues31/12 Rui Manuel Baptista Carvalho10/01 Bruno Jorge Cardoso de Sousa11/01 Joaquim Pereira dos Santos Ana Rita Fernandes Pedrosa13/01 Luís Miguel Tavares Ferreira31/01 Rui Manuel Cardoso Leal

CAMPOAVES01/11 Dulce Marisa Pinheiro Pereira Almeida08/11 Anselmo Augusto Cerveira13/11 Antonio Dias Henriques14/11 José António Lopes Rodrigues15/11 José Manuel Costa Ferreira17/11 Rosalina Augusta Correia Sousa José Manuel Poças Rodrigues18/11 Lealdina Fernandes Tavares19/11 Maria Cidália Rodrigues dos Santos Cid23/11 Ricardo Correia Pina de Moura27/11 Sara Sofia Duarte Rodrigues28/11 José Miguel Correia da Silva29/11 Maria Isabel Pinto Ferreira Pinho30/11 Licínio Lopes01/12 Maria Isabel dos Anjos Marques Almeida04/12 Luís Manuel Bastos Ribeiro Maria Isabel Lourenço da Silva Simões07/12 Maria Alice Silva11/12 Ana Paula Esteves Cristino12/12 Maria Helena Jesus Ferreira Fernando Alexandre Figueiredo13/12 Maria Lúcia Jesus Ferreira16/12 Anabela Almeida Fernandes Marques Maria Celeste Ribeiro Pinto Soares Vieira17/12 Lucia Maria Ladeira Pereira Celso Filipe do Coval Ladeira18/12 Maria Emilia Fonseca Ferreira Dias25/12 Dolores Rodrigues Pereira Silva29/12 Jose Emanuel Tavares da Silva31/12 Samba Jaló02/01 Ana Catarina de Jesus Couceiro06/01 José Silva Cardoso Fábio Miguel Marques Almeida07/01 Maria Cremilda Ferreira da Silva Ana Sofia Pereira Tavares08/01 Lourenço Marques Leitão10/01 Rosa Maria Nunes da Silva Ferreira15/01 Jorge Miguel Correia Campos16/01 Maria Pureza Vasconcelos S. Carvalho Hugo Filipe Bianchi Pinto Marcelo Alexandre Amaral Ferreira20/01 Fernando José Azevedo21/01 Carlos Manuel Rodrigues Fernandes22/01 Maria Eulalia Almeida Loureiro27/01 Vera Lúcia Augusta Ribeiro29/01 Bruno Ricardo Pereira de Almeida31/01 Custodia Maria Ribeiro Pinto

UTS02/11 José António Oliveira Rodrigues15/11 Cristiano Miguel Marques Barroca27/11 Alfredo Trindade29/11 Carlos Manuel Branco Cruz04/12 José Augusto Simões da Silva29/12 Stepan Tarbay05/01 Ana Cláudia Empadinhas Cação27/01 Ricardo Manuel dos Santos Jorge22/01 Carlos Manuel de Almeida Cabral28/01 Ricardo Jorge Correia Gonçalves31/01 Bruno Da Conceição Ferreira

MULTILAFõES06/11 David Henriques Azevedo09/11 Oleg Stolayrenko Mónica Patrícia Carvalho Godinho18/11 Idalécio Manuel Dias Cotrim20/11 Idalécio Simões de Figueiredo22/11 Maria da Conceição F. Marques Cardoso24/11 Olinda Jesus Bernardes Fouto27/11 Maria Leonor Figueiredo Pereira Ferraz28/11 Maria Alice de Jesus Moreira Pinho05/12 Júlia Ferreira de Matos e Sá09/12 Eloi Simões Figueiredo20/12 Teresa Paula Barbosa Martins24/12 Vitor Manuel Simões de Figueiredo27/12 António de Almeida Tavares Lopes29/12 Amadeu Vieira Nunes01/01 Rosinda Joaquina das Neves Silva04/01 Maria Otilia Lopes Ribeiro de Castro07/01 Gracinda Mercedes Matos Pereira18/01 Patricia Daniela Martins Simões25/01 João Carlos Santos Felicio30/01 Helena Sofia Pereira Almeida Figueiredo

PAPáS E MAMÃSLusiaves S.A M. Ondas Ricardo Miguel G. FernandesLusiaves S.A M Ondas Isabel Maria M. GomesLusiaves S.A Leiria Sara Alexandra M. AntunesMultilafões Qt Guerres Mónica Patrícia C. GodinhoRacentro M.Te Redondo Marta dos Santos Figueiredo

Page 12: Lusinews n.º 30