lobitos exploradores pioneiros...

8
Caros Irmãos Escutas O Corpo Nacional de Escutas associa-se à Sociedade Bíblica no lançamento do Concurso Bíblia Moov Bíblia em Movimento destinado a jovens entre os 13 e os 25 anos. Enquanto concurso de vídeo, esta iniciativa tem como objetivo conjugar o uso das novas tecnologias, a capacidade de expressão artística, a criatividade, a leitura e interpretação de textos bíblicos e a interiorização de valores. O concurso tem o dia 31 de maio como data limite de entrega dos trabalhos e para informações mais detalhadas sobre o mesmo, enviam-se em anexo os seguintes documentos: Regulamento do concurso; Poster; Lista de Parábolas. Reconhecendo as potencialidades educativas desta iniciativa, identificam-se no seguinte quadro os objetivos educativos para os quais pode contribuir, sem prejuízo de serem considerados outros: Lobitos Exploradores Pioneiros Caminheiros I-A3 II-A3 III-A3 F-A2 I-C7; I-C8 II-C7; II-C8 III-C8; III-C9 F-C7; F-C8 I-E1;I-E2; I-E3 II-E1; II-E2; II-E3 III-E1; III-E2; III-E3 F-E1; F-E2; F-E3 I-I6; I-I7 II-I6; II-I7 III-I6; III-I7 F-I6; F-I7 I-S7 II-S7 III-S7 F-S6 Na expectativa de podermos contar com a vossa ação na divulgação desta proposta pedagógica junto dos jovens do CNE, creiam-nos Sempre Alerta para Servir Pe. Luís Marinho Pedro Duarte Silva Assistente Nacional Secretário Nacional Pedagógico Assistência Nacional e Secretaria Nacional Pedagógica Juntas Regionais, Juntas de Núcleo e Agrupamentos Concurso Bíblia MOOV 27-02-2015 Data: Assunto: Para: De: Circular: 15-1-024

Upload: phamkhanh

Post on 24-Jan-2019

225 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lobitos Exploradores Pioneiros Caminheirosbiblioteca.cne-escutismo.pt/alfresco/d/d/workspace/SpacesStore/03... · dramática (teatro, mímica), dança, música, ... Lázaro e o rico

Caros Irmãos Escutas O Corpo Nacional de Escutas associa-se à Sociedade Bíblica no lançamento do Concurso Bíblia Moov – Bíblia em Movimento – destinado a jovens entre os 13 e os 25 anos. Enquanto concurso de vídeo, esta iniciativa tem como objetivo conjugar o uso das novas tecnologias, a capacidade de expressão artística, a criatividade, a leitura e interpretação de textos bíblicos e a interiorização de valores. O concurso tem o dia 31 de maio como data limite de entrega dos trabalhos e para informações mais detalhadas sobre o mesmo, enviam-se em anexo os seguintes documentos:

Regulamento do concurso;

Poster;

Lista de Parábolas. Reconhecendo as potencialidades educativas desta iniciativa, identificam-se no seguinte quadro os objetivos educativos para os quais pode contribuir, sem prejuízo de serem considerados outros:

Lobitos Exploradores Pioneiros Caminheiros

I-A3 II-A3 III-A3 F-A2

I-C7; I-C8 II-C7; II-C8 III-C8; III-C9 F-C7; F-C8

I-E1;I-E2; I-E3 II-E1; II-E2; II-E3 III-E1; III-E2; III-E3 F-E1; F-E2; F-E3

I-I6; I-I7 II-I6; II-I7 III-I6; III-I7 F-I6; F-I7

I-S7 II-S7 III-S7 F-S6

Na expectativa de podermos contar com a vossa ação na divulgação desta proposta pedagógica junto dos jovens do CNE, creiam-nos

Sempre Alerta para Servir

Pe. Luís Marinho Pedro Duarte Silva

Assistente Nacional Secretário Nacional Pedagógico

Assistência Nacional e Secretaria Nacional Pedagógica

Juntas Regionais, Juntas de Núcleo e Agrupamentos

Concurso Bíblia MOOV

27-02-2015 Data:

Assunto:

Para:

De:

Circular: 15-1-024

Page 2: Lobitos Exploradores Pioneiros Caminheirosbiblioteca.cne-escutismo.pt/alfresco/d/d/workspace/SpacesStore/03... · dramática (teatro, mímica), dança, música, ... Lázaro e o rico

CONCURSO BÍBLIA MOOV REGULAMENTO

Conceito Proposta de criação de um vídeo que, de forma criativa, retrate o conhecimento e a interpretação de parábolas da Bíblia. Utilizando os recursos do audiovisual e da multimédia, os concorrentes poderão recorrer às mais variadas formas de expressão: gráfica, banda desenhada, animação, pintura, dramática (teatro, mímica), dança, música, literária (poesia, conto) etc. O trabalho final irá a concurso, no website www.bibliamoov.pt, onde os candidatos farão o upload das suas obras. O vídeo deve ser apresentado em formato MP4, em HD ou, preferencialmente, Full HD, com duração máxima de 5m. As peças produzidas serão avaliadas e classificadas mediante os parâmetros estabelecidos pelo júri constituído por diversos especialistas. Todos os participantes, em especial os nomeados para atribuição de prémios, são convidados a participar na Gala de atribuição dos prémios.

1. Admissão. Podem concorrer grupos informais de jovens ou jovens provenientes de organizações juvenis, escolas, escuteiros, grupos de estudantes universitários, programas de inclusão social, associações juvenis culturais e desportivas; sem limite de número de participantes.

. Nas situações supra é necessário que cada grupo eleja um representante ou porta-voz do grupo.

. Os jovens podem ser de qualquer nacionalidade e devem ter entre os 13 e aos 25 anos.

. Os trabalhos têm de ser originais e não apresentados anteriormente noutros concursos.

. Os trabalhos deverão ser apresentados em língua portuguesa. Os que contenham diálogos em língua estrangeira deverão ser dobrados ou legendados em português.

. Cada grupo de concorrentes poderá participar com um número ilimitado de vídeos, apresentando uma ficha de inscrição por cada um.

Duração do Concurso Janeiro a Julho de 2015 Data limite de entrega - 31 de Maio Gala - 4 de Julho

Page 3: Lobitos Exploradores Pioneiros Caminheirosbiblioteca.cne-escutismo.pt/alfresco/d/d/workspace/SpacesStore/03... · dramática (teatro, mímica), dança, música, ... Lázaro e o rico

2. Características dos Trabalhos submetidos a concurso. Serão aceites vídeos entregues em formato MP4, em HD ou Full HD (dimensão ideal), com a duração máxima de 5m.

. Os vídeos submetidos a concurso terão de ser baseados numa ou mais parábolas da Bíblia.

. Ao fazer o upload do vídeo, os participantes deverão submeter a Ficha de Inscrição, onde deve constar os dados (nome e contactos) do representante ou porta-voz do grupo e, caso o grupo seja proveniente de uma entidade, os contactos da mesma; bem como o tema (Parábola), a referência bíblica utilizada (em que Evangelho), equipamento e software utilizados, e o resumo da proposta de trabalho. Exige-se também o preenchimento da Ficha Técnica onde deve constar, os créditos de todos os participantes e as Autorizações necessárias devidamente assinadas, conforme modelo anexo.

. A preterição de algum destes elementos é motivo de exclusão no concurso.

3. Júri. O júri é composto por um membro da Sociedade Bíblica de Portugal, e por outros elementos por esta escolhidos de renome nacional, especialistas nas diversas expressões artísticas e tecnologias audiovisual e multimédia.

. O júri definirá o vídeo vencedor de acordo com os seguintes parâmetros: Representação, Argumento, Banda sonora e Técnica – captação de som e imagem.

. O júri reserva-se o direito de não atribuir qualquer uma das classificações previstas no regulamento, caso considere que os vídeos enviados a concurso não reúnem características mínimas de qualidade em qualquer dos parâmetros referidos supra.

. A decisão do júri é soberana e solidária, não sendo admitido recurso.

4. Divulgação dos nomeados. Os nomeados serão divulgados previamente por correio eletrónico.

. O vencedor e premiados serão divulgados numa Gala a realizar em Julho.

5. Prémios. Será atribuído um prémio monetário de € 2.000,00 (dois mil euros) ao vídeo vencedor;

. O júri reserva-se o direito de atribuir outros prémios por categorias, de acordo com os parâmetros que definiu, no valor de € 500,00 (quinhentos euros).

. A gestão dos prémios será feita pelo representante ou porta-voz do grupo.

. Cada membro de um grupo concorrente/candidato receberá um certificado de participação.

CONCURSO BÍBLIA MOOV - REGULAMENTO

Page 4: Lobitos Exploradores Pioneiros Caminheirosbiblioteca.cne-escutismo.pt/alfresco/d/d/workspace/SpacesStore/03... · dramática (teatro, mímica), dança, música, ... Lázaro e o rico

6. Receção dos vídeos. O upload dos vídeos a concurso deve ser feito até às 24h do dia 31 de Maio de 2015, na página web do concurso, em: www.bibliamoov.pt.

. A Sociedade Bíblica de Portugal não assume qualquer responsabilidade pelos vídeos que não estejam em perfeitas condições.

. A Sociedade Bíblica de Portugal reserva-se o direito de não admitir a concurso os vídeos que não cumpram as condições descritas neste regulamento.

. Todos os vídeos serão registados e codificados após o upload no website.

7. Disposições finais. Ao submeter um trabalho a concurso, os participantes declaram tratar-se de uma obra sua e que não viola os direitos associados a qualquer outra produção existente. A Sociedade Bíblica de Portugal não se responsabiliza por qualquer transgressão de direitos de autor aquando da exibição dos vídeos.

. A Sociedade Bíblica de Portugal reserva-se o direito de reprodução e utilização dos vídeos enviados.

8. Casos omissos. Qualquer situação omissa neste regulamento será resolvida pela Sociedade Bíblica de Portugal em consulta com o presidente do júri.

CONCURSO BÍBLIA MOOV - REGULAMENTO

Page 5: Lobitos Exploradores Pioneiros Caminheirosbiblioteca.cne-escutismo.pt/alfresco/d/d/workspace/SpacesStore/03... · dramática (teatro, mímica), dança, música, ... Lázaro e o rico

CONCURSO BÍBLIA MOOV PARÁBOLAS

A roupa nova e o vinho novo (A questão do jejum) (Lucas 5,33-39; comparar com: Mateus 9,14-17; Marcos 2,18-22).

A árvore e os seus frutos (Lucas 6,43-45; comparar com: Mateus 7,15-20, 12,33-37)

Os dois alicerces (Cumprir a Palavra de Deus) (Lucas 6,47-49; comparar com: Mateus 7,24-27)

As crianças na rua (Resposta de Jesus aos discípulos de João Batista) (Lucas 7,31-33; comparar com: Mateus 11,16-19)

Os dois Devedores (Jesus em casa de um fariseu) (Lucas 7:40-43, 47)

A parábola do semeador (Lucas 8,4-8, 11-15; comparar com: Mateus 13,3-9,18-23; Marcos 4,1-9, 13-20)

A luz é para alumiar (Lucas 8,16-18; comparar com: Marcos 4,21-25)

O bom samaritano (Lucas 10,25-37)

O amigo inoportuno (Jesus ensina a orar) (Lucas 11,5-10)

O regresso do espírito mau (Lucas 11,24-26; comparar com: Mateus 12,43-45)

Luz e escuridão (Lucas 11,33; comparar com: Mateus 5, 14-16; 6,22-23;)

O perigo de ser rico (Lucas 12,16-21)

A verdadeira riqueza (Lucas 12, 33-34; comparar com: Mateus 6,19-21)

O empregado fiel (Deveres do trabalho) (Lucas 12,41-48; comparar com: Mateus 24,45-51)

Parábolas de Jesus com base no Evangelho segundo Lucas

Page 6: Lobitos Exploradores Pioneiros Caminheirosbiblioteca.cne-escutismo.pt/alfresco/d/d/workspace/SpacesStore/03... · dramática (teatro, mímica), dança, música, ... Lázaro e o rico

A figueira sem fruto (Lucas 13,6-9)

O Caminho para a vida eterna (Lucas 13,24-27; comparar com: Mateus 7,13-14)

O grão de mostarda (Lucas 13,18-19; comparar com: Mateus 13,31-32; Marcos 4,30-32)

O fermento (Lucas 13,20; comparar com: Mateus 13,33)

Os convidados para o casamento (Prémio da humildade) (Lucas 14,7-11)

Convidados para o reino de Deus (Lucas 14,15-24; comparar com: Mateus 22,1-10)

O construtor e o rei que faz a guerra (Condições para ser discípulo de Jesus) (Lucas 14,28-33)

O sal (Condições para ser discípulo de Jesus) (Lucas 14,34-35; comparar com: Mateus 5, 13; Marcos 9,50)

Alegria pela ovelha encontrada (Lucas 15,3-7; comparar com: Mateus 18,12-14)

Alegria pela moeda achada (Lucas 15,8-10)

Regresso do filho pródigo (Lucas 15,11-32)

Esperteza de um feitor desonesto (Lucas 16,1-12)

Lázaro e o rico (Lucas 16,19-31)

O dever dos trabalhadores (Alguns avisos de Jesus) (Lucas 17,7-10)

Ninguém sabe o dia nem a hora (Lucas 17.26-30,34-36; comparar com: Mateus 24,36-44; Marcos 13.32-37)

O juiz injusto (Insistência na oração) (Lucas 18,1-8)

O fariseu e o cobrador de impostos (Humildade na oração) (Lucas 18,9-14)

A parábola dos talentos (Rendimento dos nossos dons) (Lucas 19.11-27; comparar com: Mateus 25,14-30)

A vinha e os rendeiros (Lucas 20,9-19; comparar com: Mateus 21,33-46; Marcos 12,1-12)

A lição da figueira (Vinda do Filho do homem) (Lucas 21,29-33; comparar com: Mateus 24,32-33)

CONCURSO BÍBLIA MOOV - PARÁBOLAS

Page 7: Lobitos Exploradores Pioneiros Caminheirosbiblioteca.cne-escutismo.pt/alfresco/d/d/workspace/SpacesStore/03... · dramática (teatro, mímica), dança, música, ... Lázaro e o rico

Outras Parábolas

A parábola do trigo e do joio (Mateus 13,24-30,36-43)

A parábola do tesouro escondido e a pérola preciosa (Mateus 13,44-46)

Rede lançada ao mar (Mateus 13,47-50)

Coisas novas e velhas (Mateus 13,51-52)

O homem que não sabe perdoar (Mateus 18,23-35)

Os trabalhadores da vinha (Mateus 20,1-16)

A lição da figueira sem fruto (Mateus 21,18-22; comparar com: Marcos 11,12 – 14,20 – 24) A parábola dos dois filhos (Mateus 21,28-32)

O chefe de família ausente (Ninguém sabe o dia nem a hora) (Mateus 24,36-44; comparar com: Marcos 13,32-37)

A parábola das dez jovens (Mateus 25,1-13)

As ovelhas e as cabras (Juízo final) (Mateus 25,31-46)

A semente que cresce (Marcos 4,26-29)

O bom pastor (as ovelhas conhecem o pastor) (João 10,11-18)

A parábola da Vinha (Unidos a Cristo para dar fruto) (João 15,1-5)

CONCURSO BÍBLIA MOOV - PARÁBOLAS

Page 8: Lobitos Exploradores Pioneiros Caminheirosbiblioteca.cne-escutismo.pt/alfresco/d/d/workspace/SpacesStore/03... · dramática (teatro, mímica), dança, música, ... Lázaro e o rico

vvv

Gala de entrega de prémios: Julho

Participa com um grupo de amigoscom idades entre os 13 e os 24 anos

mais informação em: www.bibliamoov.pt

[email protected]

Data limite de entrega

31 de MAIO de 2015

nas parábolas da Bíblia um vídeo de forma criativada tua interpretação

de uma das parábolas.

um vídeo com duração máxima

de 5 minutos.

EnviaRealizaInspira-te