livros - revistas melhores...

2
LIVROS É nesse ambiente de questionamento que o médico italiano Marco Bobbio, um dos porta-vozes do conceito slow medicine no mundo, apresenta seu novo livro, Troppa Medicina – ainda sem tradução para o português. Segundo ele, os exames e a medicação em excesso comprometem a segurança e a saúde dos pacientes e têm levado a medicina ao declínio. Em 158 páginas, o autor define al- guns fatores que têm direcionado o tratamento da saúde nessa direção, como o inegável avanço da tecnologia e a relação duvidosa e permeada por interesses econômicos dos profissionais médicos com a toda poderosa indústria farmacêutica. Na Itália, por exemplo, 90% das atualizações médicas são Troppa Medicina Marcelo Gratão Administrador de empresas, contador e advogado, com ampla experiência em saúde suplementar e mercado financeiro. MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Qualidade na Saúde e Administração Hospitalar, CEO da FEHOESP, SINDHOSP e IEPAS. Indico Em nome de sua própria segurança profissional, médicos pedem muitos exames e colocam em risco a saúde, física e mental, dos pacientes. Por outro lado, o excesso de possibilidades diagnósticas criou uma legião de pessoas ansiosas pelo futuro de sua saúde. patrocinadas por multinacionais. Para Bobbio, a fragilidade da natu- reza humana diante do sofrimento, da doença e da morte garantiu aos médicos, ao longo da história, um poder desmedido. E é por meio de sua experiência cotidiana que o autor analisa as etapas dessa derrocada e as dificuldades que um profissional encontra para escapar da lógica do sistema e praticar, de fato, uma me- dicina adequada e condizente com as necessidades do paciente. Por meio de histórias de pessoas que procuraram seus médicos para fins de prevenção, ou para esclarecer a natureza de algum sintoma, o autor nos leva a refletir: por que escolhemos uma variedade de alternativas terapêuticas ao invés de uma vigilante espera ou alguma mudança de estilo de vida? Com uma linguagem acessível, Troppa Medicina poder ser lido por leigos ou profissionais da saúde. Algumas considerações sobre estatísticas e metodologias de pesquisa podem se tornar menos compreensíveis para aqueles que não possuem intimidade com o universo da saúde, o que não prejudica a leitura como um todo. Fato é que o livro nos estimula a refletir sobre o que queremos dizer com "saúde". A partir de condições clínicas similares, as respostas não serão as mesmas para todos: de acordo com Bobbio, a relação entre médico e paciente deve trazer com a máxima clareza e serenidade possível os aspec- tos gerais e individuais das escolhas. 64 MP 2017

Upload: vonga

Post on 01-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Indico

64 MP 2017

livros

É nesse ambiente de questionamento que o médico italiano Marco Bobbio, um dos porta-vozes do conceito slow medicine no mundo, apresenta seu novo livro, Troppa Medicina – ainda sem tradução para o português. Segundo ele, os exames e a medicação em excesso comprometem a segurança e a saúde dos pacientes e têm levado a medicina ao declínio.

Em 158 páginas, o autor define al-guns fatores que têm direcionado o tratamento da saúde nessa direção, como o inegável avanço da tecnologia e a relação duvidosa e permeada por interesses econômicos dos profissionais médicos com a toda poderosa indústria farmacêutica. Na Itália, por exemplo, 90% das atualizações médicas são

Troppa Medicina

Marcelo GratãoAdministrador de empresas,contador e advogado, com ampla experiência em saúde suplementar e mercado financeiro. MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Qualidade na Saúde e Administração Hospitalar, CEO da FEHOESP, SINDHOSP e IEPAS.

indico

Em nome de sua própria segurança profissional, médicos pedem muitos exames e colocam em risco a saúde, física e mental, dos pacientes. Por outro lado, o excesso de possibilidades diagnósticas criou uma legião de pessoas ansiosas pelo futuro de sua saúde.

patrocinadas por multinacionais.Para Bobbio, a fragilidade da natu-

reza humana diante do sofrimento, da doença e da morte garantiu aos médicos, ao longo da história, um poder desmedido. E é por meio de sua experiência cotidiana que o autor analisa as etapas dessa derrocada e as dificuldades que um profissional encontra para escapar da lógica do sistema e praticar, de fato, uma me-dicina adequada e condizente com as necessidades do paciente.

Por meio de histórias de pessoas que procuraram seus médicos para fins de prevenção, ou para esclarecer a natureza de algum sintoma, o autor nos leva a refletir: por que escolhemos uma variedade de alternativas terapêuticas ao invés de uma vigilante espera ou alguma mudança de estilo de vida?

Com uma linguagem acessível, Troppa Medicina poder ser lido por leigos ou profissionais da saúde. Algumas considerações sobre estatísticas e metodologias de pesquisa podem se tornar menos compreensíveis para aqueles que não possuem intimidade com o universo da saúde, o que não prejudica a leitura como um todo.

Fato é que o livro nos estimula a refletir sobre o que queremos dizer com "saúde". A partir de condições clínicas similares, as respostas não serão as mesmas para todos: de acordo com Bobbio, a relação entre médico e paciente deve trazer com a máxima clareza e serenidade possível os aspec-tos gerais e individuais das escolhas.

64 MP 2017

revistaMelhoresPraticas.coM.br 65

CoTidiano O livro foi preparado para atender as principais necessidades de consulta rápida e dúvidas dos enfermeiros no dia a dia, abordando os temas mais comuns e essenciais da prática profissional de maneira objetiva e didática.

ElE dECidE A obra tem por objetivo conhecer as intervenções e analisar as implicações da medicalização, do processo e dos direitos de pacientes em estado terminal.

Cuidados PaliaTivos E dirEiTos do PaCiEnTE TErMinal

auTor: Henrique Moraes Prata EdiTora: Manole

BlaCkBook EnfErMaGEM – voluME 1 auTor: Reynaldo Gomes de Oliveira EdiTora: Black Book

sus – saúdE PúBliCa no Brasil E a auTonoMia do EnfErMEiro

auToras: Marislei Espíndula Brasileiro e Ana Lúcia de Melo Leão EdiTora: AB Editoraatua no SUS.

Evolução

Há dez anos, o Ministério da Saúde divulgava os primeiros cadernos de atenção básica, con-tendo as atribuições dos enfer-meiros e demais profissionais da saúde. Nada melhor para come-morar essa trajetória do que uma obra que reúna os 40 cadernos, com destaque para a autonomia do enfermeiro que atua no SUS.

sEPTuaGEnário

Em comemoração aos 77 anos do Hospital Santa Cruz (HSC), esse trabalho conta a trajetória da instituição. O livro descreve a saga da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil na primeira década do século 20, as dificuldades que enfrentaram e as adaptações às condições locais.

HisTória do HosPiTal sanTa Cruz – soCiEdadE BrasilEira E JaPonEsa dE BEnEfiCênCia sanTa Cruz (doJinkai) EdiTora: Narrativa

TEoria E PráTiCa A obra tem como compromisso unir

a ciência básica da farmacologia à prá-tica clínica de forma clara e objetiva.

farMaColoGia BásiCa E ClíniCa

auTor: Bertram G. Katzung EdiTora: McGraw Hill

assisTênCia diáriaSepse para Enfermeiros surge em

sua 2ª edição totalmente atualizado. Sua importância reflete a gravidade dos indicadores da sepse no Brasil: o aumento da incidência, da taxa de mortalidade na sepse grave e no choque séptico.

sEPsE Para EnfErMEiros

auTor: Viana, Renata Andrea EdiTora: Atheneu

revistaMelhoresPraticas.coM.br 65