lista de exercÍcios - cursointellectus.com.br · século xvi, começando na alemanha (sacro...

7
www.irium.com.br LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO GAB LISTA - 02 História II Questão 1 Letra D Questão 2 Letra B Questão 3 Letra C Questão 4 Letra A Questão 5 Letra A Questão 6 Letra A Questão 7 Letra A Questão 8 Letra E Questão 9 a) Um objetivo ECONÔMICO: reestabelecer rotas de comércio com a Ásia; Um objetivo POLÍTICO: recuperar o domínio da ci- dade de Jerusalém, então sob domínio muçulmano. b) O grupo social que liderou esse movimento foi o dos SENHORES FEUDAIS. O cronista afirma que Deus estava ao lado dos cruzadistas, uma vez que os muçulmanos blasfemaram contra Ele e violaram Sua cidade sagrada (Jerusalém). Questão 10 a) O estilo Gótico desenvolveu-se na Europa, principalmente na França, durante a Baixa Idade Média, e é identificado como a Arte das Catedrais. Do ponto de vista material, a construção gótica, de modo geral, se diferenciou pela elevação e desmaterialização das paredes, assim como pela especial distribuição da luz no espaço. Tudo isso foi possível graças a duas das inovações arquitetônicas mais importantes desse período: o arco em ponta, responsável pela elevação vertical do edifício, e a abóbada cruzada. b) O sistema religioso cristão e sua instituição, a Igreja Católica, foram responsáveis pela formação cultural na Idade Média e controladora do saber. Durante a Baixa Idade Média, quando se desenvolveu o estilo gótico, também se desenvolveram as Universidades medievais, controladas por membros do clero.

Upload: vukhanh

Post on 30-Sep-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO

GAB

LIS

TA -

02

História II

Questão 1Letra D

Questão 2Letra B

Questão 3Letra C

Questão 4Letra A

Questão 5Letra A

Questão 6Letra A

Questão 7Letra A

Questão 8Letra E

Questão 9a) Um objetivo ECONÔMICO: reestabelecer rotas de comércio com a Ásia;

Um objetivo POLÍTICO: recuperar o domínio da ci-dade de Jerusalém, então sob domínio muçulmano.b) O grupo social que liderou esse movimento foi o dos SENHORES FEUDAIS. O cronista afirma que Deus estava ao lado dos cruzadistas, uma vez que os muçulmanos blasfemaram contra Ele e violaram Sua cidade sagrada (Jerusalém).

Questão 10a) O estilo Gótico desenvolveu-se na Europa, principalmente na França, durante a Baixa Idade Média, e é identificado como a Arte das Catedrais. Do ponto de vista material, a construção gótica, de modo geral, se diferenciou pela elevação e desmaterialização das paredes, assim como pela especial distribuição da luz no espaço. Tudo isso foi possível graças a duas das inovações arquitetônicas mais importantes desse período: o arco em ponta, responsável pela elevação vertical do edifício, e a abóbada cruzada.b) O sistema religioso cristão e sua instituição, a Igreja Católica, foram responsáveis pela formação cultural na Idade Média e controladora do saber. Durante a Baixa Idade Média, quando se desenvolveu o estilo gótico, também se desenvolveram as Universidades medievais, controladas por membros do clero.

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO

GAB

LIS

TA -

04

Questão 4Letra B

Questão 5Letra C

Questão 6Letra C

Questão 7Letra E

Questão 8Letra A

Questão 9Letra C

Questão 10Letra C

História II

Questão 1[Resposta do ponto de vista da disciplina de Física]

a) Galileu é um dos proponentes do heliocentrismo, teoria que previa a movimentação dos planetas ao redor do Sol. Galileu, por meio da observação, foi capaz de reforçar o discurso de outros sábios, que estavam se tornando cientistas, no final da Idade Média e início da Idade Moderna.b) Galileu foi julgado pela inquisição por alguns motivos, entre eles a proposta do heliocentrismo, o que contrariava a visão de mundo da Igreja Católica – defensora do geocentrismo. Outro motivo que podemos apontar é a forma de produção do conhecimento proposta por ele e seus pares. A noção de se produzir conhecimento a partir da observação, (como o tempo de queda livre independer da massa) e usando instrumentos, tais como a luneta, e com um método próprio (o método científico), preocupava a Igreja Católica que naquele momento ainda era a maior detentora de conhecimentos capazes de explicar o funcionamento do universo.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]a) Podemos citar algumas leis criadas por Galileu, como (1) a teoria de que todos os planetas orbitam em torno do Sol – o heliocentrismo e (2) a teoria de que, sem a resistência do ar, todos os corpos em queda livre atingem a mesma velocidade independente de suas massas. b) Como todos os pensadores renascentistas, Galileu primava pelo uso da razão em suas análises. Assim, muitas vezes, suas teorias iam de encontro ao que a Igreja Católica preconizava. Em especial, ele foi perseguido pela teoria do heliocentrismo, uma vez que a Igreja defendia o geocentrismo.

Questão 2a) Antropocentrismo (valorização do homem) e Naturalismo (valorização da natureza).b) Na transição da Idade Média para a Idade Moderna havia na Europa uma mudança estrutural em toda sociedade. Na Política, uma transição da descentralização política feudal para a centralização do poder nas mãos dos reis. Na economia, de uma economia agrária, rural e de subsistência para uma economia mais urbana, monetária e comercial. Na religião, quebrou a unidade cristã com o surgimento de novas religiões no início do século XVI como o luteranismo, calvinismo, anglicanismo. No plano da cultura, uma mudança do teocentrismo medieval para o antropocentrismo moderno. Assim, o Renascimento Cultural que ocorreu nos séculos XIV, XV e XVI caracteriza esta transição no âmbito da cultura.

Questão 3Letra A

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO

GAB

LIS

TA -

05

Questão 7Letra A

Questão 8Letra D

Questão 9Letra A

Questão 10Letra C

História II

Questão 1O grande objetivo do projeto missionário da Igre-

ja Católica no Brasil era a expansão da religião para o Novo Mundo, em uma clara tentativa de recuperação de parte do prestígio perdido após a Reforma Protes-tante.

Atualmente, a Igreja Católica tem como preocu-pação missionária na América Latina a contenção do avanço protestante, a colocação dos jovens como evangelizadores e a aproximação com os menos favo-recidos.

Questão 2a) A Reforma Protestante ocorreu no início do século XVI, começando na Alemanha (Sacro Império Romano Germânico), em 1517, com Martinho Lutero, que defendeu a salvação pela fé. João Calvino, em Genebra, criou o Calvinismo, que defendeu a ideia de que o homem é predestinado por Deus à salvação ou a condenação. Henrique VIII criou o Anglicanismo na Inglaterra, do qual foi chefe supremo. O Anglicanismo mesclou elementos do catolicismo com ideias calvinistas.b) O Anglicanismo, criado por Henrique VIII, possuía uma finalidade política e econômica, como confiscar os bens da Igreja e aumentar o poder real diante do poder papal. O Luteranismo considerava o dinheiro obra do demônio e condenava o capitalismo, daí sua sustentação social era a nobreza alemã que ainda possuía fortes elementos feudais. Desta forma, esta religião se propagou para o norte da Alemanha e os países escandinavos. O Calvinismo defendeu valores religiosos que agradaram a burguesia e, por isso, foi a religião que mais se espalhou pela Europa e fora dela.c) Ao defender o trabalho, a disciplina, a poupança, o comércio, o lucro, a riqueza material, entre outros, o Calvinismo contribui para o espírito do capitalismo. Vale dizer que os valores da Igreja Católica e Luterana não valorizavam as práticas capitalistas. Max Weber, na obra A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, escreveu sobre esta relação entre religião e economia.

Questão 3Letra B

Questão 4Letra E

Questão 5Letra E

Questão 6Letra A

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO

GAB

LIS

TA -

06

Questão 10Letra D

História II

Questão 1Como fatores para a afirmação do absolutismo po-

lítico, podemos citar:1) criação da Justiça Real, para unificação dos crité-

rios de Justiça nos Reinos;2) formação dos Exércitos Reais, para defender os

Reinos e enfrentar possíveis resistências da Nobreza.Como fatores que funcionaram como resistência ao

processo de centralização, podemos citar:1) manutenção dos privilégios nobiliárquicos;2) desejo de ascensão política da burguesia.

Questão 2Maquiavel, nesse trecho, fornece algumas opiniões

acerca da maneira ideal de comportamento dos prín-cipes, a saber: (1) o príncipe deve ser amoral, no tre-cho (...) é necessário a um príncipe, para se manter, que aprenda a poder ser mau e que se valha ou deixe de valer--se disso segundo a necessidade (...) e (2) o príncipe deve agir sempre com o intuito de manter-se no poder, no trecho (...) é necessário que o príncipe seja tão prudente que saiba evitar os defeitos que lhe arrebatariam o gover-no e praticar as qualidades próprias para lhe assegurar a posse deste, se lhe é possível (...).

Podemos associar o pensamento de Maquiavel aos extratos humanistas, uma vez que tal pensador valo-rizava, sobretudo, a condição humana, exaltando as qualidades e o papel dos príncipes sob a ótica da racio-nalidade de governar. Nesse sentido, podemos apre-sentar dois elementos de ligação: (1) o racionalismo e (2) a exaltação da figura humana

Questão 3Letra E

Questão 4Letra B

Questão 5Letra E

Questão 6Letra A

Questão 7Letra E

Questão 8Letra B

Questão 9Letra C

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO

GAB

LIS

TA -

07

Questão 4Letra C

Questão 5Letra C

Questão 6Letra C

Questão 7Letra C

Questão 8Letra C

Questão 9Letra C

Questão 10Letra D

História II

Questão 1Hernán Cortez ficou impressionado com a arquite-

tura e a beleza da capital Asteca, a cidade de Tenochi-titlan que foi construída sobre as ilhotas do lago Tex-coco. Havia as chinampas, diversos canais e aquedutos que abasteciam a cidade, calçadas de pedra, palácios grandiosos. A população urbana que residia na capital Asteca era considerável. As fontes oscilam entre 200 até 500 mil habitantes. Os objetivos da conquista eram predominantemente econômico, conseguir recursos para os Estados Modernos europeus. Assim, os reis ti-nham mais recursos para montar e equipar exército e marinha e manter o aparato estatal. As ideias mercan-tilistas que imperavam na Europa foram importantes para levar metais preciosos dos impérios Asteca e Inca contribuindo para a destruição de povos e culturas.

Questão 2a) O aluno deverá identificar duas entre as

seguintes características comuns: a predomínio da ‘plantation’ - a grande propriedade, monocultora, voltada para a exportação; a existência dos monopólios comercial, administrativo, político e religioso, exercido pelos colonizadores; a forte presença da Igreja, principalmente na cristianização dos índios; a utilização do trabalho compulsório seja a escravidão dos negros africanos, seja a servidão indígena; a montagem de um sistema administrativo complexo e centralizado que garantisse o controle metropolitano.

b) O aluno deverá explicar dois dentre os fatores a seguir: o predomínio da servidão indígena na América Espanhola e do trabalho escravo de negros africanos na América Portuguesa; a fundação de universidades e a existência da imprensa na América Espanhola desde o início da colonização; a colonização predominantemente litorânea da colonização portuguesa em oposição à colonização mais interiorana da América espanhola; o caráter de feitorização da colonização portuguesa em oposição ao esforço de criação de grandes núcleos de povoação estáveis e bem ordenados empreendido pela Coroa espanhola; a predominância do caráter de exploração comercial da colonização espanhola em oposição ao caráter mais imediatista, desordenado e superficial da colonização portuguesa; o traçado irregular, a ausência de planejamento e a localização litorânea das cidades na América portuguesa, em oposição ao traçado regular, uniforme, a planificação e a localização nos altiplanos dos centros urbanos na América espanhola; a colonização portuguesa facilitada pelo fato de se achar a costa brasileira habitada por uma única família de indígenas e que falavam o mesmo idioma (os Tupis-Guaranis), em oposição a maior dificuldade de dominação dada a diversidade encontrada pelos espanhóis na América.

Questão 3Letra C

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO

GAB

LIS

TA -

08

Questão 8Letra B

Questão 9Letra B

Questão 10Letra C

História II

Questão 1a) No século XVII ocorreu na Inglaterra um intenso

conflito entre o Parlamento que representava as ideias liberais burguesas e capitalistas contra os reis que lutavam para manter o absolutismo e seus privilégios. Este processo culminou com a Revolução Gloriosa de 1689 que consistiu em uma revolução burguesa que destruiu o absolutismo implantando a monarquia parlamentarista. Foi a vitória das ideias liberais de Locke. Em 1640, ocorreu a Restauração Monárquica Portuguesa, que através da ajuda inglesa, livrou-se do domínio espanhol.

b) De 1580 até 1640 a nação portuguesa esteve atrelada a Espanha no contexto da União Ibérica. A partir de 1640, com a Restauração Monárquica, Portugal ficou muito atrelado e submisso a Inglaterra. Como exemplo podem ser citados o Tratado de Methuem de 1703 que acabou transferindo boa parte do ouro do Brasil para os cofres da Inglaterra bem como a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil em 1808 escoltado pela marinha britânica.

Questão 2O século XVII na Inglaterra foi caracterizado

por um intenso conflito entre o “velho” (estruturas feudais e poder absoluto para o rei) e o “novo” (forças capitalistas ligadas a burguesia e ao Parlamento que defendia maior liberdade política e econômica). Todo este século de conflito culminou na famosa Revolução Gloriosa de 1689, apoiada nas ideias liberais do filósofo John Locke, mentor teórico desta revolução. Foi a vitória do “novo” sobre o “velho”, Jaime II foi deposto, acabou a monarquia absolutista e foi implantada a monarquia parlamentarista constitucional. Foi a vitória das ideias liberais de Locke, do Parlamentarismo e da classe burguesa que desejava maior liberdade política e econômica para implementar seus negócios. Foi um grande passo para a Revolução Industrial. A Revolução Gloriosa teve a mesma natureza histórica da Revolução Francesa, isto é, uma revolução burguesa que destruiu o “Antigo Regime”, Absolutismo e o Mercantilismo.

Questão 3Letra E

Questão 4Letra D

Questão 5Letra A

Questão 6Letra E

Questão 7Letra A

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO

GAB

LIS

TA -

09

História II

Questão 1Despotismo Esclarecido. Ocorreu nos países mais

atrasados da Europa, nos quais os reis adotaram algumas ideias Iluministas visando modernizar o Estado com o intuito de preservar o regime absolutista. O despotismo esclarecido evidenciou-se como contraditório uma vez que o Estado absolutista tentou se compatibilizar com o Iluminismo, cujas as ideias eram nitidamente antiabsolutistas. Os déspotas esclarecidos mais importantes foram José II da Áustria, Catarina II da Rússia, Frederico II da Prússia, Jose I de Portugal (com seu poderoso ministro Pombal) e Carlos III da Espanha (com seu ministro Aranda).

Questão 2Dois elementos iluministas na imagem:

1) o homem colocando livros na prateleira, a direita;2) o homem distribuindo jornais e panfletos, ao centro.

O Iluminismo incentivava o homem a buscar o ra-cionalismo, a razão acima de todas as coisas. Por isso, incentivava a produção de livros, jornais e panfletos.

Questão 3Letra E

Questão 4Letra B

Questão 5Letra B

Questão 6Letra E

Questão 7Letra A

Questão 8Letra C

Questão 9Letra B

Questão 10Letra A