linguagens, cÓdigos e suas tecnologias...

22
APOSTILA AULÃO NA REDE 2015 08/10/2015 LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Upload: dinhthien

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

APOSTILA AULÃO NA REDE 2015

08/10/2015

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Página | 2

Apostila AULÃO NA REDE - 2015 1ª Edição

LINGUAGENS – CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LÍNGUA INGLESA

He ___________ all day long. (to work)

a) to work. b) work. c) worked. d) works. e) working.

They ___________ their friends last week. (to visit)

a) visited. b) visiting. c) visit. d) to visit. e) visits.

I __________ soccer yesterday. (to play)

a) to play. b) playing. c) played. d) plaied. e) plays.

She ________ ____________ a new car. (to buy)

a) didn’t bought. b) didn’t buyed. c) didn’t buy. d) did buy. e) not buy.

_________ they ____________ to the club last saturday ? (to go) a) Do / went. b) Didn’t / go. c) Did / go. d) Do / go. e) Didn’t / went.

ESPAÑOL

Aposentados, preconceito e tamanco escrevem-se, respectivamente:

a) alojados, prejuicio, sueco. b) jubilados, prejuicio, zueco. c) jubilados, prejuicio, sueco. d) aposentados, prejuício, zueco. e) jubilados, prejuicio, sueco.

Dicen que ___ habla ___ hombres es mucho más agresiva que ___ lenguaje femenino.

a) lo - de los - la. b) la - del - lo. c) el - de los - el. d) la - dos - la. e) el - del - él.

De las palabras abajo, la única que NO pertenece al género femenino es:

a) dolor. b) recompensa. c) diabetes. d) obesidad. e) señal.

A palavra “baldosa” significa:

a) azulejo. b) lareira. c) vaso sanitário. d) lençol. e) muro.

A melhor tradução para pago contado é: a) dinheiro trocado. b) pagamento à vista. c) pagar com dinheiro. d) pagamento antecipado. e) dinheiro contado.

Página | 3

Apostila AULÃO NA REDE - 2015 1ª Edição

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

O uso do pronome átono no início das frases é destacado por um poeta e por um gramático nos textos a seguir.

PRONOMINAIS

Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro

(ANDRADE, Oswald de. “Seleção de textos.” São Paulo: Nova Cultural, 1988)

“Iniciar a frase com pronome átono só é lícito na conversação familiar, despreocupada, ou na língua escrita quando se deseja reproduzir a fala dos personagens ( .. ). ” (CEGALLA, Domingos Paschoal. “Novíssima gramática da língua portuguesa.” São Paulo: Nacional, 1980)

Comparando a explicação dada pelos autores sobre essa regra, podese afirmar que ambos:

a) condenam essa regra gramatical. b) acreditam que apenas os esclarecidos sabem essa regra. c) criticam a presença de regras na gramática. d) afirmam que não há regras para uso de pronomes. e) relativizam essa regra gramatical.

O mundo é grande O mundo é grande e cabe Nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe Na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe No breve espaço de beijar

ANDRADE, Carlos Drummond de. “Poesia e

prosa.” Rio de Janeiro. Nova Aguilar 1983.

Neste poema, o poeta realizou uma opção estilística: a reiteração de determinadas construções e expressões linguísticas, com o uso

da mesma conjunção para estabelecer a relação entre as frases. Essa conjunção estabelece, entre as ideias relacionadas, um sentido de: a) oposição. b) comparação. c) conclusão. d) alternância. e) finalidade.

Considere o poema abaixo, de Alphonsus de Guimaraens: Quando Ismália enlouqueceu, Pôs-se na torre a sonhar... Viu uma lua no céu, Viu outra lua no mar. No sonho em que se perdeu, Banhou-se toda em luar... Queria subir ao céu, Queria descer ao mar... E, no desvario seu, Na torre pôs-se a cantar... Estava perto do céu, Estava longe do mar... E como um anjo pendeu As asas para voar... Queria a lua do céu, Queria a lua do mar... As asas que Deus lhe deu Ruflaram de par em par... Sua alma subiu ao céu, Seu corpo desceu ao mar...

Sobre ele é incorreto afirmar que: a) é um texto que caracteriza a essência do Simbolismo ao usar a loucura e a torre como alegorias do distanciamento do mundo terreno. b) a presença da música, da cor prateada, da loucura, do mar e do céu, confirmam a inserção do texto no Simbolismo. c) a dualidade corpo e alma está presente no poema, nas imagens do mar e do céu, unidas pelo objeto de desejo: a lua. d) é um poema que traz como tema o suicídio religioso. e) Ismália recebeu um par de asas para o corpo e outro para a alma, conduzindo a alma ao céu e o corpo ao mar, desfazendo a ideia de suicídio, que pressuporia queda.

Página | 4

Apostila AULÃO NA REDE - 2015 1ª Edição

O trecho a seguir é parte do poema “Mocidade e morte”, do poeta romântico Castro Alves: Oh! eu quero viver, beber perfumes Na flor silvestre, que embalsama os ares; Ver minh’alma adejar pelo infinito, Qual branca vela n’amplidão dos mares. No seio da mulher há tanto aroma... Nos seus beijos de fogo há tanta vida... – Árabe errante, vou dormir à tarde À sombra fresca da palmeira erguida. Mas uma voz responde-me sombria: Terás o sono sob a lájea fria.

ALVES, Castro. Os melhores poemas de

Castro Alves. Seleção de Lêdo Ivo. São

Paulo: Global, 1983.

Esse poema, como o próprio título sugere, aborda o inconformismo do poeta com a antevisão da morte prematura, ainda na juventude. A imagem da morte aparece na palavra: a) embalsama. b) infinito. c) amplidão. d) dormir. e) sono.

Considere duas orientações estabelecidas pelo Novo Acordo Ortográfico quanto ao emprego do hífen. • Se o primeiro elemento terminar por vogal diferente daquela que inicia o segundo elemento, escreve-se junto, sem hífen. Portanto, se as vogais forem iguais, emprega-se hífen. • Emprega-se o hífen quando o primeiro elemento terminar por consoante igual à que inicia o segundo elemento. As frases que exemplificam, correta e respectivamente, as orientações são: a) O Brasil tem regiões de clima semiárido. / O serviço de entregas desta empresa é super-rápido. b) Este remédio não tem contraindicação. / O Congresso discutirá questões inter-raciais. c) A mensagem do presidente foi extra-oficial. / As equipes participaram de um torneio inter-regional. d) É necessário repensar a infra-estrutura dos portos. / Ele exerce a função de sub-bibliotecário.

e) A Europa enfrenta problemas socioeconômicos. / A loja inaugurada recentemente é hiperrequintada.

Leia o poema de Gregório de Matos para responder à questão. Discreta, e formosíssima Maria, Enquanto estamos vendo a qualquer hora Em tuas faces a rosada Aurora, Em teus olhos, e boca o Sol, e o dia: Enquanto com gentil descortesia O ar, que fresco Adônis te namora, Te espalha a rica trança voadora, Quando vem passear-te pela fria: Goza, goza da flor da mocidade, Que o tempo trata a toda ligeireza, E imprime em toda a flor sua pisada Oh não aguardes, que a madura idade Te converta em flor, essa beleza Em terra, em cinza, em pó, em sombra, [em nada.

(www.itaucultural.org.br)

Esse poema exemplifica uma característica marcante da estética barroca: a) a fugacidade da vida e a recomendação para aproveitá-la. b) a necessidade de controlar emoções e desejos para melhor comportar-se. c) o reconhecimento social do idoso como fonte de sabedoria. d) a prática da corte amorosa como acesso ao reino do céu. e) a crença na continuidade da existência humana após a morte.

De acordo com o texto anterior, é correto afirmar que o eu lírico: a) percebe sinais de decadência já na formosura juvenil de Maria. b) encontra coragem para revelar sua paixão à moça. c) recrimina Maria por sua volubilidade, uma jovem que gasta seu tempo a passear. d) compara a juventude a uma flor que, inevitavelmente, perderá seu viço. e) é um homem já idoso que se vangloria de ter vivido todos os prazeres mundanos.

Página | 5

Apostila AULÃO NA REDE - 2015 1ª Edição

Joia beira de mar beira de mar beira de maré na américa do sul um selvagem levanta o braço abre a mão e tira um caju um momento de grande amor de grande amor copacabana copacabana louca total e completamente louca a menina muito contente toca a coca-cola na boca um momento de puro amor de puro amor

(Caetano Veloso)

As duas estrofes remetem: a) ao mesmo momento histórico da Literatura Brasileira: o Modernismo. b) ao Quinhentismo e ao Modernismo respectivamente. c) ao Barroco e ao Modernismo. d) ao Quinhentismo e ao Pré-Modernismo. e) ao mesmo momento histórico da Literatura Brasileira: o Quinhentismo.

Assinale a alternativa em que o termo “para” expressa ideia de finalidade, assim como o destacado na frase seguinte – “Para que a população se mantivesse estável, seria necessário que ela alcançasse 2,1 filhos por mulher.” a) Os empresários japoneses deveriam oferecer mais benefícios para seus funcionários. b) A projeção para 2060 é de que os idosos representem 40% de toda a população japonesa. c) Muitos brasileiros mudaram-se para o Japão nas últimas décadas. d) Todos os jornais têm comentado o fato de que a população japonesa não para de diminuir. e) Algumas políticas vêm sendo implementadas para solucionar o problema do déficit demográfico no Japão.

O Realismo e o Naturalismo são movimentos surgidos na segunda metade do século XIX, marcada por transformações econômicas, científicas e ideológicas. Sobre esses dois movimentos, assinale a alternativa incorreta.

a) Para realistas e naturalistas (em linhas gerais dos movimentos), a neutralidade diante do tema é fundamental, por isso preferem a narrativa em 3.a pessoa. b) O Realismo brasileiro teve poucos seguidores. Iniciou-se com Machado de Assis, porém seu expoente máximo foi Augusto dos Anjos com sua poesia de cunho cientificista. c) O Naturalismo é considerando uma radicalização do Realismo, acrescentando-lhe aos princípios e características uma visão fisiológica da existência. d) O Naturalismo prefere retratar em seus textos as camadas mais baixas da sociedade, sendo esse um dos pontos de afastamento em relação ao Realismo, que retrata a elite. e) Aluísio de Azevedo iniciou o Naturalismo no Brasil, com O Mulato. Para responder a questão 15, coloque V para afirmativas verdadeiras e F para as falsas. Assinale a sequência correta.

Pode-se descrever o Parnasianismo como um movimento: ( ) cujo conteúdo é mais importante que a forma de seus textos. ( ) que trabalha com temas grecolatinos e prefere formas fixas, como o soneto. ( ) que legou obras de cunho social, preocupado com a situação do país em seu tempo. ( ) cujo descritivismo dos poemas se iguala ao Romantismo, ambos preocupados com o ambiente político de seus respectivos momentos históricos. ( ) em que a mulher é apresentada como a musa inspiradora, situada em meio à natureza brasileira. a) F – V – F – V – F b) V – V – F – F – V c) F – V – F – F – F d) F – F – F – V – V e) V – F – F – F – V

Ricardo Coração dos Outros, Olga e Floriano Peixoto (este, o segundo presidente do Brasil) são personagens de um famoso romance da literatura brasileira. Trata-se de:

Página | 6

Apostila AULÃO NA REDE - 2015 1ª Edição

a) Memorial de Aires, de Machado de Assis. b) Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. c) Canaã, de Graça Aranha. d) Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto. e) O Presidente negro, de Monteiro Lobato.

No decênio de 1870, Franklin Távora defendeu a tese de que no Brasil havia duas literaturas independentes dentro da mesma língua: uma do Norte e outra do Sul, regiões segundo ele muito diferentes por formação histórica, composição étnica, costumes, modismos linguísticos etc. Por isso, deu aos romances regionais que publicou o título geral de Literatura do Norte. Em nossos dias, um escritor gaúcho, Viana Moog, procurou mostrar com bastante engenho que no Brasil há, em verdade, literaturas setoriais diversas, refletindo as características locais.

(CANDIDO, A. A nova narrativa. A educação

pela noite e outros ensaios. São Paulo:

Ática, 2003)

Com relação à valorização, no romance regionalista brasileiro, do homem e da paisagem de determinadas regiões nacionais, sabe-se que: a) o romance do Sul do Brasil se caracteriza pela temática essencialmente urbana, colocando em relevo a formação do homem por meio da mescla de características locais e dos aspectos culturais trazidos de fora pela imigração europeia. b) José de Alencar, representante, sobretudo, do romance urbano, retrata a temática da urbanização das cidades brasileiras e das relações conflituosas entre as raças. c) o romance do Nordeste caracteriza-se pelo acentuado realismo no uso do vocabulário, pelo temário local, expressando a vida do homem em face da natureza agreste, e assume frequentemente o ponto de vista dos menos favorecidos. d) a literatura urbana brasileira, da qual um dos expoentes é Machado de Assis, põe em relevo a formação do homem brasileiro, o sincretismo religioso, as raízes africanas e indígenas que caracterizam o nosso povo. e) Érico Veríssimo, Rachel de Queiroz, Simões Lopes Neto e Jorge Amado são romancistas das décadas de 30 e 40 do século XX, cuja obra retrata a problemática do homem urbano em confronto

com a modernização do país promovida pelo Estado Novo. MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

O fenômeno conhecido como Agroglifo, figuras geométricas ou grandes círculos, se repetiu em 2013 na cidade de Ipuaçu, no Oeste do Estado de Santa Catarina. Moradores avistaram dois desenhos em formatos diferentes e maiores que os do ano passado. Segundo os moradores, o fenômeno acontece na cidade desde 2008, sempre nesta época do ano e atrai curiosos e especialistas.

Texto disponível em: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2013/11/f

iguras-geometricas-e-circulos-surg mnovamente- na-cidade-de-ipuacu-oeste-do-estado-4321378.html. Acesso: 10 ago.

2014. Adaptado.

Suponha que uma das figuras encontradas na cidade de Ipuaçu seja a figura abaixo, formada por um círculo maior e dois semicírculos menores, cujas dimensões estão indicadas na figura. Sendo assim, é CORRETO afirmar que a área da região destacada em preto é de:

(Use 3,14π )

a) 250,24m

b) 225,12m

c) 212,56m

d) 2100,48m

e) 2200,96m

Página | 7

Apostila AULÃO NA REDE - 2015 1ª Edição

Uma pesquisa de mercado foi realizada, para verificar a preferência sobre três produtos, A, B e C. 1.200 pessoas foram entrevistadas. Os resultados foram os seguintes: 370 pessoas das entrevistadas gostam do produto A, 300 preferem o produto B e 360, o produto C. Desse total, 100 pessoas preferem A e B, 60, os produtos B e C, 30 os produtos A e C e 20 pessoas preferem os 3 produtos. Com base nesses dados, os que não opinaram por nenhum produto foram: a) 330 b) 340 c) 360 d) 370 e) 380

Uma companhia de seguros levantou dados sobre

os carros de determinada cidade e constatou que

são roubados, em média, 150 carros por ano.

O número de carros roubados da marca X é o

dobro do número de carros roubados da marca Y,

e as marcas X e Y juntas respondem por cerca de

60% dos carros roubados.

O número esperado de carros roubados da marca

Y é:

a) 20 b) 30 c) 40 d) 50 e) 60

Desde a descoberta do primeiro plástico sintético da história, esse material vem sendo aperfeiçoado e aplicado na indústria. Isso se deve ao fato de o plástico ser leve, ter alta resistência e flexibilidade. Uma peça plástica usada na fabricação de um brinquedo tem a forma de uma pirâmide regular quadrangular em que o apótema mede 10mm e a

aresta da base mede 12mm. A peça possui para

encaixe, em seu interior, uma parte oca de volume

igual a 378mm .

O volume, em 3mm , dessa peça é igual a:

a) 1152. b) 1074. c) 402. d) 384. e) 306.

Paula comprou pacotes com 5 figurinhas para

seus três filhos. Saiu e deixou um bilhete dizendo para repartirem os pacotes entre eles igualmente. O primeiro chegou, pegou a terça parte e saiu. O segundo chegou e, pensando que era o primeiro, pegou a terça parte do que havia sobrado e saiu. O terceiro encontrou 4 pacotes de figurinhas e, pensando que era o último, pegou todos e saiu. Quantos pacotes de figurinhas a mãe deixou?

a) 6 b) 9 c) 12 d) 15 e) 20

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

GEOGRAFIA

A matriz energética desse país é baseada em carvão mineral, transportado por ferrovias, que usam muito diesel; o minério segue em navios, que consomem muito combustível, e o país ainda tem demanda grande de petroquímicos, por conta da construção civil e bens de consumo e da sua crescente urbanização. Em 2010, tornou-se o maior consumidor mundial de petróleo, ultrapassando os Estados Unidos. Em 2003, o valor das exportações de petróleo do Brasil para esse país era 0,5% do total, e, em 2013, as

exportações brasileiras saltaram para 8,7%,

confirmando a liderança comercial desse país com o Brasil.

(Valor Econômico, 23.08.2014)

O texto refere-se à:

Página | 8

Apostila AULÃO NA REDE - 2015 1ª Edição

a) Alemanha b) Itália c) China d) Austrália e) Índia

Em 25 de junho de 1950, tropas da Coreia do Norte ultrapassaram o Paralelo 38, que delimitava a fronteira com a Coreia do Sul. Com a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, quinze países enviaram tropas em defesa da Coreia do Sul, comandadas pelo general norte-americano Douglas MacArthur. Após três anos de combate, foi assinado um armistício em 27 de julho de 1953, mantendo a divisão entre as Coreias.

Adaptado de cpdoc.fgv.br.

O governo norte-coreano anunciou recentemente que não mais reconheceria o armistício assinado em 1953, o que trouxe novamente ao debate o episódio da Guerra da Coreia. O fator que explica a dimensão assumida por essa guerra na década de 1950 está apresentado em: a) mundialização do acesso a fontes de energia. b)bipolaridade das relações políticas internacionais. c) hegemonia soviética em países do Terceiro Mundo. d) criação de multinacionais japonesas no extremo Oriente.

A Europa passou por grande número de reconfigurações territoriais, em virtude das disputas seculares entre os povos do continente. No mapa abaixo, elaborado em 2014, estão assinalados, para cada país europeu, o nome da última potência estrangeira a desocupar aquele espaço nacional e o ano em que isso ocorreu.

A desocupação estrangeira na Europa Oriental, após a Segunda Guerra Mundial, está associada ao seguinte contexto geopolítico: a) fim da Guerra Fria b) fundação da União Europeia c) término da Crise dos Mísseis d) início da Coexistência Pacífica

Considere a charge abaixo, publicada na revista humorística brasileira Pif-Paf, em 27 de julho de 1964:

A partir dos elementos da charge e dos conhecimentos sobre o período da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A charge faz referência ao símbolo da suástica nazista, pois iguala a cassação de direitos civis e políticos que ocorreu após o golpe militar brasileiro com a cassação de

Página | 9

Apostila AULÃO NA REDE - 2015 1ª Edição

direitos civis dos judeus alemães no regime nazista.

( ) A direita na América Latina, durante o período da Guerra Fria (1945-1989), recebeu apoio da União Soviética para instituir governos autoritários que afirmavam proteger o bem maior da população contra inimigos comunistas.

( ) A charge faz referência ao caráter do governo instituído ser de direita, para proteger o país de uma alegada “ameaça comunista”, que foi associada pelos militares e seus apoiadores ao presidente deposto João Goulart e demais grupos de esquerda.

( ) Eventos como a Revolução Cubana (1959) não somente inspiraram diversos movimentos de esquerda antes e depois do golpe militar, como impulsionaram os Estados Unidos para o estreitamento de laços com a direita na América Latina.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. a) V – F – V – V b) V – V – V – V c) F – V – F – F d) F – V – V – F e) V – F – F – V

Observe a imagem a seguir.

A charge representa o fenômeno chamado Guerra Fria, que, a partir de 1948, promoveu a divisão do mundo em dois blocos antagônicos: o Bloco Ocidental capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o Bloco Oriental socialista, sob a influência da União Soviética. Sobre esse contexto, considere que as afirmações a seguir listam fatores que contribuíram com o processo de acirramento da rivalidade.

I. A criação do COMECON (1948), em oposição ao plano Marshall (1947).

II. A assinatura do pacto de Varsóvia (1955) como contrapartida ao seu equivalente ocidental, a OTAN (1949).

III. A eclosão de grandes conflitos internacionais (Coreia, Vietnã, Oriente Médio) que levaram ao afastamento do bloco comunista da ONU.

IV. A tentativa de desarmamento mundial, a partir dos Acordos de Camp David, firmados entre os Estados Unidos e a República Popular da China.

Está correto apenas o que se afirma em: a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e IV. e) II e IV.

HISTÓRIA

João Goulart não era bem visto pela sociedade conservadora brasileira, tampouco, por parte considerável dos militares. Esses grupos viam em Goulart o que havia de pior na política do populismo varguista, ou seja, a busca de apoio nos setores populares e a concessão de direitos a estes. No mais, Jango era criticado por ter uma suposta tendência socialista, coisa que não passa de uma falácia. Esses grupos conservadores, viram com certa repulsa a Aliança entre Juscelino Kubitscheck e Goulart, mas no governo de JK, Jango não teve tanto espaço. Esses mesmos grupos se preocuparam quando Jango fora eleito vice de Jânio Quadros, e se assustaram quando este renunciou, possibilitando que o primeiro assumisse a presidência. Todavia, ele só pôde assumir o cargo de presidente devido a ameaça de uma Guerra Civil, o que levou a criação de um Parlamentarismo frágil e retrógrado em nosso país, para evitar sua efetiva gestão no governo. Entretanto, no início de 1963, em decorrência de um plebiscito, o Parlamentarismo foi posto abaixo, e Jango pôde governar de fato. Porém, seria por pouco tempo, pois os conservadores de sempre, que tramaram contra Vargas, que tentaram impedir a posse de JK, estavam fortalecidos e organizados em tornou de uma proposta. Esta que objetivava um golpe de estado, e a exclusão do presidente do poder.

Página | 10

Apostila AULÃO NA REDE - 2015 1ª Edição

Através da leitura do texto podemos visualizar: a) que o Golpe de 1964 ocorreu pois de fato o

Jango demostrou que era Socialista, o que amedrontou os estratos conservadores brasileiros.

b) que havia em Jango uma tendência autoritária, que demonstrava que cedo ou mais tarde ele iria implantar uma ditadura no Brasil.

c) que desde o segundo governo Vargas grupos conservadores optavam pelo viés golpista, todavia foi no governo Jango que eles se fortaleceram.

d) que não houve nos 13 anos anteriores ao governo de Jango, um momento crítico no Brasil, onde grupos pensassem em um golpe de Estado.

e) que Jango não contava com apoio popular, principalmente dos trabalhadores, e devido a isso, seu governo não teve sustentação para resistir ao Golpe.

O Governo de Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), o terceiro General-Presidente do regime que chegou ao poder por meio do Golpe Militar de 31/3/1964, foi profundamente marcado tanto pelo auge da repressão política quanto pelos elevados níveis de crescimento que ficaram conhecidos como ¯ “Milagre Econômico”. Tomando como referência essa informação, analise a charge abaixo.

A crítica a um dos desdobramentos do chamado ¯ “Milagre Econômico” refere-se à (ao): a) concentração de renda.

b) aumento do êxodo rural. c) crescimento dos níveis salariais. d) redução dos níveis de desemprego. e) elevação da dívida externa brasileira.

O historiador Daniel Aarão Reis tem defendido que o regime instaurado em 1964 não seja conhecido apenas como “ditadura militar”, mas como “ditadura civil-militar”, pois contou com a participação civil. Para exemplificar o envolvimento civil, é possível citar: a) manifestações populares como a “passeata dos

100 mil”, a campanha pela anistia e as “Marchas da família com Deus e pela liberdade”.

b) a atuação homogênea do clero brasileiro e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), que temiam a instauração do comunismo no país.

c) a participação da população nas eleições parlamentares, legitimando as decisões políticas por meio de referendos.

d) o apoio de empresários, grupos midiáticos, políticos civis e classes médias urbanas que davam sustentação aos militares.

e) a participação das ligas camponesas no processo de combate às guerrilhas rurais e o apoio dos ruralistas ao processo de estatização dos latifúndios.

Em 1978, chegava ao fim o governo do general Ernesto Geisel (1974-1979) – cuja última medida marcante no poder foi extinguir o Ato Institucional nº 5 (AI-5), em dezembro daquele ano.

Disponível em: <http://www.oabrj.org.br/materia-tribuna-do-

advogado/18072-fim-do-ai-5>. Acesso em 13 abr. 2015. (Adaptado)

A importância dessa medida está relacionada à: a) reinstalação da eleição direta. b) reintrodução da censura prévia. c) restauração do direito de defesa. d) revitalização da tortura institucional. e) restauração do bipartidarismo político.

Página | 11

Apostila AULÃO NA REDE - 2015 1ª Edição

Observe as imagens a seguir.

Sobre as imagens apresentadas e o contexto da história do Brasil a que se referem, assinale a alternativa correta. a) Em ambas as imagens, embora com naturezas

diversas (cômica e realista), percebe-se a propaganda subliminar do governo em prol da unidade nacional.

b) A primeira imagem sugere que amar o Brasil era ser favorável ao governo, enquanto que a segunda sugere que o amor esperado era a obediência cega ou o exílio.

c) Na segunda imagem, ao contrário do que se apresenta na primeira imagem, há uma apologia incondicional ao governo expressa na posição maometana em que se encontra o jovem.

d) O uso intensivo da propaganda de massa, como fica explicitado tanto na primeira quanto na segunda imagem, colaborou para que o governo tivesse o apoio maciço da população às suas ações.

e) A imagem faz referência a intensa propaganda utilizada no governo Geisel para legitimar o regime. Assim, aqueles que fossem contrários deveriam deixar o Brasil.

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

Leia o fragmento a seguir, extraído do Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, de Rousseau: “É do homem que devo falar, e a questão que examino me indica que vou falar a homens, pois não se propõem questões semelhantes quando se teme honrar a verdade. Defenderei, pois, com confiança a causa da humanidade perante os sábios que a isso me convidam e não ficarei descontente comigo mesmo se me tornar digno de meu assunto e de meus juízes”.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os

fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p.159.

A partir da teoria contratualista de Rousseau, assinale a alternativa que representa aquilo que o filósofo de Genebra pretende defender na obra. a) Que a desigualdade social é permitida pela lei

natural e, portanto, o Estado não é responsável pelo conflito social.

b) Que a desigualdade social é autorizada pela lei natural, ou seja, que a natureza não se encontra submetida à lei.

c) Que no estado natural existe apenas o direito de propriedade.

d) Que a desigualdade moral ou política é uma continuidade daquilo que já está presente no estado natural.

e) Que há, na espécie humana, duas espécies de desigualdade: a primeira, natural, e a segunda, moral ou política.

Leia o texto a seguir.

As leis morais juntamente com seus princípios não só se distinguem essencialmente, em todo o conhecimento prático, de tudo o mais onde haja um elemento empírico qualquer, mas toda a Filosofia moral repousa inteiramente sobre a sua parte pura e, aplicada ao homem, não toma emprestado o mínimo que seja ao conhecimento do mesmo (Antropologia).

KANT, I. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Trad. de Guido A. de Almeida. São Paulo: Discurso Editorial, 2009.

p.73.

Página | 12

Apostila AULÃO NA REDE - 2015 1ª Edição

Com base no texto e na questão da liberdade e autonomia em Immanuel Kant, assinale a alternativa correta.

a) A fonte das ações morais pode ser encontrada através da análise psicológica da consciência moral, na qual se pesquisa mais o que o homem é, do que o que ele deveria ser.

b) O elemento determinante do caráter moral de uma ação está na inclinação da qual se origina, sendo as inclinações serenas moralmente mais perfeitas do que as passionais.

c) O sentimento é o elemento determinante para a ação moral, e a razão, por sua vez, somente pode dar uma direção à presente inclinação, na medida em que fornece o meio para alcançar o que é desejado.

d) O ponto de partida dos juízos morais encontra-se nos “propulsores” humanos naturais, os quais se direcionam ao bem próprio e ao bem do outro.

e) O princípio supremo da moralidade deve assentar-se na razão prática pura, e as leis morais devem ser independentes de qualquer condição subjetiva da natureza humana.

Para o teórico Boaventura de Sousa Santos, o direito se submeteu à racionalidade cognitivo-instrumental da ciência moderna e tornou-se ele próprio científico. Existe a necessidade de repensarmos os direitos humanos. Boaventura nos instiga a pensar que eles possuem um caráter racional e regulador da vida humana. Esses direitos não colaboram para eliminar as assimetrias políticas, culturais, sociais e econômicas existentes, especialmente nos países periféricos. Os direitos humanos, num plano universalista e aberto a todos, não modificam as estruturas desiguais, mas ratificam a ordenação normativa para comandar uma sociedade.

(Adriano São João e João Henrique da Silva. “A historicidade dos direitos humanos”. Filosofia, ciência e vida, dezembro de

2014. Adaptado.)

De acordo com o texto, os direitos humanos são passíveis de crítica, porque:

a) desempenham um papel meramente formal de proteção da vida.

b) inexistem padrões universalistas aplicáveis à totalidade da humanidade.

c) são incompatíveis com os valores culturais de nações não ocidentais.

d) sua estrutura normativa carece de racionalidade e de cientificidade.

e) são destituídos de uma visão religiosa e espiritualista de mundo.

IHU On-Line – A medicalização de condutas classificadas como “anormais” se estendeu a praticamente todos os domínios de nossa existência. A quem interessa a medicalização da vida?

Sandra Caponi – A muitas pessoas. Em primeiro lugar ao saber médico, aos psiquiatras, mas também aos médicos gerais e especialistas. Interessa muito especialmente aos laboratórios farmacêuticos que, desse modo, podem vender seus medicamentos e ampliar o mercado de consumidores de psicofármacos de modo quase indefinido. Porém, esse interesse seria irrelevante se não existisse uma demanda social que aceita e até solicita que uma ampla variedade de comportamentos cotidianos ingresse no domínio do patológico. Um exemplo bastante óbvio é a escola. Crianças com problemas de comportamento mais ou menos sérios hoje recebem rapidamente um diagnóstico psiquiátrico. São medicadas, respondem à medicação e atingem o objetivo social procurado. Essas crianças que tomam ritalina ou antipsicóticos ficam mais calmas, mais sossegadas, concentradas e, ao mesmo tempo, mais tristes e isoladas.

www.ihuonline.unisinos.br. Adaptado.

Podemos considerar como uma importante implicação filosófica da medicalização da vida a) a incorporação do conhecimento científico

como meio de valorização da autonomia emocional e intelectual.

b) a institucionalização de procedimentos de análise e de cura psiquiátrica absolutamente objetivos e eficientes.

c) a proliferação social de conhecimentos e procedimentos médicos que pressupõem a patologização da vida cotidiana.

d) a contribuição eticamente positiva da psiquiatrização do comportamento infantil e juvenil na esfera pedagógica.

e) o caráter neutro do progresso científico em relação a condicionamentos materiais e a demandas sociais.

Página | 13

Apostila AULÃO NA REDE - 2015 1ª Edição

No centro da imagem, o filósofo Platão é retratado apontando para o alto. Esse gesto significa que o conhecimento se encontra em uma instância na qual o homem descobre a: a) suspensão do juízo como reveladora da

verdade. b) realidade inteligível por meio do método

dialético. c) salvação da condição mortal pelo poder de

Deus. d) essência das coisas sensíveis no intelecto

divino. e) ordem intrínseca ao mundo por meio da

sensibilidade.

CIÊNCIAS DA NATUREZA –E SUAS TECNOLOGIAS

BIOLOGIA

Após uma aula sobre divisão celular, em células eucariontes, o professor projeta a imagem de uma célula 2n 4, que representa uma das etapas

estudadas, e pergunta a seus alunos qual fase e divisão celular estão sendo representadas. Observe a imagem da representação projetada e assinale, das alternativas abaixo, qual a resposta correta para a questão proposta pelo professor.

a) Metáfase da Mitose. b) Anáfase da Mitose. c) Anáfase I da Meiose. d) Metáfase II da Meiose. e) Anáfase II da Meiose.

A forma comum, e talvez a mais antiga, de poluir as águas é pelo lançamento de dejetos humanos e de animais domésticos em rios, lagos e mares. Por serem constituídos de matéria orgânica, esses dejetos aumentam a quantidade de nutrientes disponíveis no ambiente aquático, fenômeno denominado eutrofização (do grego eu, bem, bom, e trofos, nutrição).

(José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho. Biologia das populações, vol. 3, 2004. Adaptado.)

Nos gráficos, o eixo Y corresponde a um dentre vários fatores que se alteram durante o processo de eutrofização, e o eixo X o tempo decorrido no processo.

A partir das informações fornecidas, considere um lago que esteja em processo de eutrofização. O teor de oxigênio na água, a concentração de micro-organismos aeróbicos, a mortandade dos peixes e

Página | 14

Apostila AULÃO NA REDE - 2015 1ª Edição

a concentração de micro-organismos anaeróbicos podem ser representados, respectivamente, pelos gráficos a) I, III, III e II. b) III, III, II e I. c) I, II, III e II. d) III, I, II e II. e) II, I, I e III.

Durante a fase reprodutiva da mulher, a cada vinte e oito dias, aproximadamente, seu organismo prepara-se para a reprodução, que consiste na produção de óvulo e no desenvolvimento do revestimento da parede uterina, para receber o embrião que eventualmente se forme. Se a fecundação não ocorre, o revestimento do endométrio é eliminado, pela menstruação, e o organismo reinicia outro ciclo de preparação. Com relação aos hormônios que participam desse processo, analise as figuras e as proposições apresentadas.

1) Durante o período da menstruação, a hipófise

começa a aumentar a produção do hormônio FSH (1), o qual induz o desenvolvimento de alguns folículos ovarianos. A taxa de estrógeno (3) se eleva na circulação sanguínea.

2) A presença do hormônio (3) no sangue começa a induzir o espessamento do endométrio.

Quando a taxa desse hormônio atinge um determinado nível, a hipófise é estimulada a liberar grande quantidade de gonadotrofinas (1) e (2).

3) O hormônio LH (2), presente no sangue em taxas elevadas desde a ovulação, induz as células do folículo ovariano rompido a se transformarem no corpo amarelo.

4) Os hormônios sexuais, estrógeno (3) e progesterona (4), atuam em conjunto sobre o útero, continuando sua preparação para uma eventual gravidez. A elevação da taxa desses hormônios exerce um efeito inibidor sobre a hipófise que diminui a produção dos hormônios (1) e (2).

Estão corretas:

a) 1 e 2 apenas. b) 2 e 3 apenas. c) 3 e 4 apenas. d) 1, 2 e 3 apenas. e) 1, 2, 3 e 4.

Leia a tirinha e o texto a seguir:

Página | 15

Apostila AULÃO NA REDE - 2015 1ª Edição

Antes do século XVIII, as especulações sobre a origem das espécies baseavam-se em mitologia e superstições e não em algo semelhante a uma teoria científica testável. Os mitos de criação postulavam que o mundo permanecera constante após sua criação. No entanto, algumas pessoas propuseram a ideia de que a natureza tinha uma longa história de mudanças constantes e irreversíveis.

Adaptado de: HICKMAN, C. P.; ROBERTS, L.; LARSON, A. Princípios Integrados de Zoologia. Rio de Janeiro: Guanabara

Koogan, 2001. p.99.

De acordo com a ilustração, o texto e os conhecimentos sobre as teorias de fatores evolutivos, assinale a alternativa correta. a) A variabilidade genética que surge em cada

geração sofre a seleção natural, conferindo maior adaptação à espécie.

b) A variabilidade genética é decorrente das mutações cromossômicas e independe das recombinações cromossômicas.

c) A adaptação altera a frequência alélica da mutação, resultando na seleção natural em uma população.

d) A adaptação é decorrente de um processo de flutuação na frequência alélica ao acaso de uma geração para as seguintes.

e) A adaptação é o resultado da capacidade de os indivíduos de uma mesma população possuírem as mesmas características para deixar descendentes.

A figura representa, esquematicamente, o ciclo de vida de Schistosoma mansoni.

A partir da análise do ciclo, considere as afirmativas a seguir. I. A larva do esquistossomo que penetra

ativamente pela pele ou pela mucosa das pessoas, infestando-as, é um protozoário flagelado denominado cercária.

II. Na profilaxia dessa doença é importante construir redes de água e esgoto, exterminar o caramujo hospedeiro, bem como evitar o contato com águas possivelmente infestadas por cercárias.

III. O caramujo Biomphalaria representa o hospedeiro intermediário das larvas ciliadas (miracídios). Estas originam, de modo assexuado, larvas dotadas de cauda (as cercárias).

IV. A esquistossomose é ocasionada pela presença da larva do Schistosoma mansoni, e a infestação do homem é ocasionada pela ingestão de ovos do parasita liberados nas fezes de pessoas infectadas.

Assinale a alternativa que apresenta, apenas, as afirmativas corretas. a) II e III e IV. b) I e IV. c) I, II e III. d) II, III.

FÍSICA

Dois blocos, 1 e 2, são arranjados de duas maneiras distintas e empurrados sobre uma superfície sem atrito, por uma mesma força horizontal F. As situações estão representadas nas figuras I e II abaixo.

Considerando que a massa do bloco 1 é 1m e que

a massa do bloco 2 é 2 1m 3m , a opção que

indica a intensidade da força que atua entre blocos, nas situações I e II, é, respectivamente

a) F / 4 e F / 4. b) F / 4 e 3F / 4.

c) F / 2 e F / 2.

Página | 16

Apostila AULÃO NA REDE - 2015 1ª Edição

d) 3F / 4 e F / 4.

e) F e F.

A energia contida nos alimentos

Para determinar o valor energético de um alimento, podemos queimar certa quantidade desse produto e, com o calor liberado, aquecer determinada massa de água. Em seguida, mede-se a variação de temperatura sofrida pela água depois que todo o produto foi queimado, e determina-se a quantidade de energia liberada na queima do alimento. Essa é a energia que tal alimento nos fornece se for ingerido. No rótulo de um pacote de castanha de caju, está impressa a tabela a seguir, com informações nutricionais sobre o produto.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Porção 15 g

Quantidade por porção

Valor energético 90 kcal

Carboidratos 4,2 g

Proteínas 3 g

Gorduras totais 7,3 g

Gorduras saturadas 1,5 g

Gordura trans 0 g

Fibra alimentar 1g

Sódio 45 g

Considere que 150 g de castanha tenham sido

queimados e que determinada massa m de água, submetida à chama dessa combustão, tenha sido aquecida de 15 C para 87 C. Sabendo que o

calor específico da água líquida é igual a 1cal (g C) e que apenas 60% da energia liberada

na combustão tenha efetivamente sido utilizada para aquecer a água, é correto afirmar que a massa m, em gramas, de água aquecida era igual a: a) 10000.

b) 5000.

c) 12500.

d) 7500.

e) 2500.

O poraquê é um peixe elétrico que vive nas águas amazônicas. Ele é capaz de produzir descargas elétricas elevadas pela ação de células musculares chamadas eletrócitos. Cada eletrócito pode gerar uma diferença de potencial de cerca de 0,14 V. Um

poraquê adulto possui milhares dessas células dispostas em série que podem, por exemplo, ativar-se quando o peixe se encontra em perigo ou deseja atacar uma presa.

A corrente elétrica que atravessa o corpo de um ser humano pode causar diferentes danos biológicos, dependendo de sua intensidade e da região que ela atinge. A tabela indica alguns desses danos em função da intensidade da corrente elétrica.

intensidade de corrente elétrica

dano biológico

Até 10 mA apenas formigamento

De 10 mA até 20 mA contrações musculares

De 20 mA até

100 mA convulsões e parada respiratória

De 100 mA até 3 A fibrilação ventricular

acima de 3 A parada cardíaca e queimaduras graves

(José Enrique R. Duran. Biofísica: fundamentos e aplicações, 2003. Adaptado.)

Considere um poraquê que, com cerca de 8000

eletrócitos, produza uma descarga elétrica sobre o corpo de uma pessoa. Sabendo que a resistência elétrica da região atingida pela descarga é de 6000 ,Ω de acordo com a tabela, após o choque

essa pessoa sofreria:

a) parada respiratória. b) apenas formigamento. c) contrações musculares. d) fibrilação ventricular. e) parada cardíaca.

Página | 17

Apostila AULÃO NA REDE - 2015 1ª Edição

Em uma pista de competição, quatro carrinhos elétricos, numerados de I a IV, são movimentados de acordo com o gráfico v t a seguir.

O carrinho que percorreu a maior distância em 4 segundos tem a seguinte numeração:

a) I b) II c) III d) IV

Com base no estudo da Óptica Física, mais especificamente no que se estuda sobre Espelhos, é correto afirmar:

I. Nos automóveis, os retrovisores, espelhos externos ao lado do motorista e passageiro, são espelhos esféricos convexos, pois eles apresentam maior campo de visão.

II. Para realizar um exame de canal auditivo, os médicos utilizam um instrumento com um espelho côncavo e uma fonte de luz, o que fará com que a imagem conjugada no instrumento seja aumentada quando a distância entre o canal auditivo e o instrumento for menor que a distância focal do espelho.

III. Nos espelhos planos, quando um objeto é colocado à sua frente, teremos uma imagem conjugada nesse espelho que será, virtual, direita e de mesmo tamanho do objeto.

IV. Quando colocamos um objeto entre dois espelhos planos, cujas superfícies refletoras

formam entre si um ângulo de 40 C, obteremos a

formação de 8 imagens.

Estão corretas as afirmativas:

a) I, II e III, apenas. b) I, II, III e IV. c) II, III e IV, apenas.

d) I, III e IV, apenas.

QUÍMICA

Considere o seguinte equilíbrio:

3 (aq) (aq) 2 ( ) (g)H O C H O HC

1

0H 75 kJ mo

É INCORRETO afirmar: a) Quando é adicionada uma pequena quantidade

de íons hidrônio, o equilíbrio é deslocado para a direita.

b) Se a pressão total é aumentada, o equilíbrio é deslocado para a esquerda.

c) Se a temperatura diminui, o equilíbrio é deslocado para a direita.

d) Quando é retirada uma pequena quantidade de ácido clorídrico, o equilíbrio é deslocado para a esquerda.

A variação do pH em meio aquoso ocorre no intervalo de 0 a 14. Com base nisso, uma solução

cujo pH seja 6,0 :

01) É considerada alcalina.

02) Apresenta uma concentração de H igual a 61,0 10 mol L.

04) Possui uma concentração de prótons 100

vezes maior que outra solução de pH 4,0.

08) Apresenta uma concentração de OH igual a 81,0 10 mol L.

16) A concentração de prótons é 10 vezes maior

que a da água pura, cujo pH 7,0.

SOMA ( )

Determinado composto orgânico apresenta as seguintes características:

Página | 18

Apostila AULÃO NA REDE - 2015 1ª Edição

I. Cadeia carbônica alifática, saturada, ramificada e homogênea.

II. Possui carbono carbonílico. III. Possui enantiômeros. IV. É capaz de formar ligações de hidrogênio. O composto orgânico que apresenta todas as características citadas acima está representado em

a)

b)

c)

d)

e)

No quadro a seguir, estão apresentadas as temperaturas de fusão e de ebulição, em C, sob

pressão de 1atm, de diferentes substâncias

químicas.

Substância química

a 25 C e 1atm

Temperatura

de fusão ( C)

Temperatura de ebulição

( C)

Oxigênio

2(g)(O ) 218,8 183

Amônia

3(g)(NH ) 77,7 33,4

Metanol

3 ( )(CH OH ) 97 64,7

Acetona 94,6 56,5

3 6 ( )(C H O )

Mercúrio

( )(Hg ) 38,87 356,9

Alumínio

(s)(A ) 660 2519

Cloreto de sódio

(s)(NaC ) 801 1413

Com base nas informações constantes no quadro, analise as afirmações a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso. ( ) As substâncias metanol e mercúrio, à

temperatura de 60 C, estarão no estado líquido

de agregação. ( ) As interações que mantêm unidas, no estado

sólido, as moléculas das substâncias amônia, metanol e acetona são forças do tipo dipolo induzido, as quais formam cristais moleculares.

( ) Entre as substâncias listadas, o cloreto de

sódio apresenta a maior temperatura de fusão, o que se justifica em razão de seus íons estarem unidos por interações do tipo dipolo permanente, formando retículos cristalinos iônicos.

( ) O modelo para a formação do (s)A , no

estado sólido, se baseia na interação entre os cátions do metal que se agrupam, formando células unitárias em que as cargas positivas são estabilizadas por elétrons semilivres, que envolvem a estrutura como uma nuvem eletrônica

( ) O gás oxigênio 2(g)(O ) apresenta os menores

valores de temperaturas de fusão e de ebulição, pois suas moléculas se mantêm unidas por forças de dipolo induzido, que são de fraca intensidade.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: a) V – F – V – F – F b) F – F – V – F – V c) V – F – F – V – V d) F – V – F – F – V e) V – V – F – V – F

Página | 19

Apostila AULÃO NA REDE - 2015 1ª Edição

Os fundamentos da estrutura da matéria e da atomística baseados em resultados experimentais tiveram sua origem com John Dalton, no início do século XIX. Desde então, no transcorrer de aproximadamente 100 anos, outros cientistas, tais como J. J. Thomson, E. Rutherford e N. Bohr, deram contribuições marcantes de como possivelmente o átomo estaria estruturado. Com base nas ideias propostas por esses cientistas, marque (V) para verdadeira e (F) para falsa. ( ) Rutherford foi o primeiro cientista a propor a

ideia de que os átomos eram, na verdade, grandes espaços vazios constituídos por um centro pequeno, positivo e denso com elétrons girando ao seu redor.

( ) Thomson utilizou uma analogia inusitada ao

comparar um átomo com um “pudim de passas”, em que estas seriam prótons incrustados em uma massa uniforme de elétrons dando origem à atual eletrosfera.

( ) Dalton comparou os átomos a esferas

maciças, perfeitas e indivisíveis, tais como “bolas de bilhar”. A partir deste estudo surgiu o termo “átomo” que significa “sem partes” ou “indivisível”.

( ) O modelo atômico de Bohr foi o primeiro a

envolver conceitos de mecânica quântica, em que a eletrosfera possuía apenas algumas regiões acessíveis denominadas níveis de energia, sendo ao elétron proibido a movimentação entre estas regiões.

( ) Rutherford utilizou em seu famoso

experimento uma fonte radioativa que emitia descargas elétricas em uma fina folha de ouro, além de um anteparo para detectar a direção tomada pelos elétrons.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo. a) F - V - V - V - F b) V - V - F - V - F c) F - V - V - F - V d) V - F - F - F - F e) V - F - F - F – V

Página | 20

Apostila AULÃO NA REDE - 2015 1ª Edição

Página | 21

Apostila AULÃO NA REDE - 2015 1ª Edição