lÍngua portuguesa e literatura black blocs tÊm … · guarnecida de dentes alvos, davam ao rosto...

16
1 LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BLACK BLOCS TÊM SEU PRIMEIRO FEITO: UM CADÁVER Com seus protestos de inspiração anarquista, a estudantada de músculos inflados, de cara coberta e de índole violenta ainda não produziu a derrocada do capitalismo. Mas talvez consiga revolucionar a semântica dos protestos. As palavras agora devem ganhar novo sentido. “Minoria de vândalos”? É muito pouco! Black Blocs? O escambau! Eles são bandidos. Supremo paradoxo: exaltados pela mídia do tipo Ninja como inimigos da ordem burguesa e das grandes corporações, os criminosos bem-nascidos levaram ao túmulo um trabalhador. E graças às imagens captadas pelas lentes da velha mídia os selvagens mascarados que manusearam o rojão ganharam uma visibilidade que, por hedionda, desafia a ineficiência da polícia. De repente, descobriu-se que as pessoas que investem contra policiais e jornalistas, incendeiam carros de emissoras de tevê, depredam estações de metrô, atacam agências bancárias, destroem caixas eletrônicos, estilhaçam vitrines de lojas, lançam coquetéis molotov em prédios públicos, matam cinegrafista… essas pessoas não têm uma sensibilidade à altura das suas realizações. Ou, se têm, não conseguem expressá-la. Quando pilhados, os bandidos fogem. Se apanhados, eles silenciam. Se falam, não dizem coisa com coisa. Os bandidos não têm a capacidade de refletir sobre os efeitos de suas ações. Eles são criminosos justamente porque não são pensadores. Se pensassem a respeito, não cometeriam os crimes. O forte da facção de preto é o tórax, não o cérebro. Eles invadem o Código Penal porque não sabem fazer frases. Se soubessem, talvez fizessem cartazes, não cadáveres. Quem tem dois neurônios e sabe fazer frases deve chamá-los de bandidos. Sob pena de a democracia deixar de fazer sentido. Autor: JOSIAS DE SOUZA. Em 10/02/14 http://advivo.com.br/blog/milton-correa-da-costa/jornalista-em-excelente-texto-analisa-a-violencia-black-bloc 01. De acordo com o texto e seu conhecimento de mundo, o autor trata: a) Das manifestações e do bem que elas têm proporcionado ao país. b) Dos jovens que tem desempenhado um papel fundamental para transformação do Brasil. c) Do exercício da democracia exercido pelo povo. d) Do movimento Black Bloc e da sua importância nas manifestações, afinal ele tem contribuído para derrocada da corrupção. e) Da morte do cinegrafista Santiago Andrade, ocasionada em mais uma manifestação com a presença dos Black Blocs, o que tem prejudicado de maneira significativa os movimentos e sua real intenção. 02. Conforme as palavras retiradas do texto pode-se afirmar que, são palavras de classes gramaticais diferentes: a) Vândalos e bandidos. (l. 4 e 5) b) protestos e músculos. (l. 1) c) paradoxo e trabalhador. (l. 6 - 8) d) policiais e jornalistas. (l. 11) e) criminosos e pensadores. (l. 18) 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22

Upload: truongliem

Post on 01-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BLACK BLOCS TÊM … · guarnecida de dentes alvos, davam ao rosto um pouco oval a beleza inculta da graça, da força e da inteligência. Tinha a

1

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

BLACK BLOCS TÊM SEU PRIMEIRO FEITO: UM CADÁVER

Com seus protestos de inspiração anarquista, a estudantada de músculos inflados, de cara coberta e de índole violenta ainda não produziu a derrocada do capitalismo. Mas talvez consiga revolucionar a semântica dos protestos. As palavras agora devem ganhar novo sentido. “Minoria de vândalos”? É muito pouco! Black Blocs? O escambau! Eles são bandidos.

Supremo paradoxo: exaltados pela mídia do tipo Ninja como inimigos da ordem burguesa e das grandes corporações, os criminosos bem-nascidos levaram ao túmulo um trabalhador. E graças às imagens captadas pelas lentes da velha mídia os selvagens mascarados que manusearam o rojão ganharam uma visibilidade que, por hedionda, desafia a ineficiência da polícia.

De repente, descobriu-se que as pessoas que investem contra policiais e jornalistas, incendeiam carros de emissoras de tevê, depredam estações de metrô, atacam agências bancárias, destroem caixas eletrônicos, estilhaçam vitrines de lojas, lançam coquetéis molotov em prédios públicos, matam cinegrafista… essas pessoas não têm uma sensibilidade à altura das suas realizações. Ou, se têm, não conseguem expressá-la.

Quando pilhados, os bandidos fogem. Se apanhados, eles silenciam. Se falam, não dizem coisa com coisa. Os bandidos não têm a capacidade de refletir sobre os efeitos de suas ações. Eles são criminosos justamente porque não são pensadores. Se pensassem a respeito, não cometeriam os crimes. O forte da facção de preto é o tórax, não o cérebro. Eles invadem o Código Penal porque não sabem fazer frases. Se soubessem, talvez fizessem cartazes, não cadáveres. Quem tem dois neurônios e sabe fazer frases deve chamá-los de bandidos. Sob pena de a democracia deixar de fazer sentido.

Autor: JOSIAS DE SOUZA. Em 10/02/14

http://advivo.com.br/blog/milton-correa-da-costa/jornalista-em-excelente-texto-analisa-a-violencia-black-bloc

01. De acordo com o texto e seu conhecimento de mundo, o autor trata: a) Das manifestações e do bem que elas têm proporcionado ao país. b) Dos jovens que tem desempenhado um papel fundamental para transformação do Brasil. c) Do exercício da democracia exercido pelo povo. d) Do movimento Black Bloc e da sua importância nas manifestações, afinal ele tem contribuído para derrocada da corrupção. e) Da morte do cinegrafista Santiago Andrade, ocasionada em mais uma manifestação com a presença dos Black Blocs, o que tem prejudicado de maneira significativa os movimentos e sua real intenção.

02. Conforme as palavras retiradas do texto pode-se afirmar que, são palavras de classes gramaticais diferentes: a) Vândalos e bandidos. (l. 4 e 5) b) protestos e músculos. (l. 1) c) paradoxo e trabalhador. (l. 6 - 8) d) policiais e jornalistas. (l. 11) e) criminosos e pensadores. (l. 18)

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22

Page 2: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BLACK BLOCS TÊM … · guarnecida de dentes alvos, davam ao rosto um pouco oval a beleza inculta da graça, da força e da inteligência. Tinha a

2

03. Leia o fragmento a seguir: Na análise dos lances de espionagem internacional dos EUA, um experiente comentarista político se distraiu e escreveu no jornal: “Assuntos importantes podem haver, mas não assuntos graves para negociações de Dilma e Obama.” Sim: “Assuntos importantes podem haver...”

(www.revistalingua.com.br)

De acordo com as regras gramaticais, o comentarista cometeu um erro de concordância. Isso aconteceu por que: a) ele personalizou o verbo haver e neste caso o verbo haver é impessoal, não tem sujeito, por isso, não concorda com nada. b) ele concordou o verbo com o sujeito “Assuntos importantes”. c) ele esqueceu de colocar o verbo haver no plural. d) ele jamais poderia usar o verbo haver acompanhado de verbo auxiliar. e) ele concordou o verbo com o sujeito “Negociações”. 04. De acordo com seus conhecimentos linguísticos, a expressão “rolezinho”, retirada da charge de Dino Alves, pode ser compreendida como: a) Um neologismo, ou seja, um novo sentido a uma palavra já existente. b) Uma catacrese, visto que, consiste numa expressão de um termo figurado. c) Metáfora, afinal o seu emprego baseia-se numa comparação pessoal e subjetiva. d) Ironia, pois ela está empregada no texto a fim criar um sentido oposto. e) Um pleonasmo, pois sua função é redundante.

Page 3: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BLACK BLOCS TÊM … · guarnecida de dentes alvos, davam ao rosto um pouco oval a beleza inculta da graça, da força e da inteligência. Tinha a

3

05. Leia o texto a seguir.

(http://linkliterario.blogspot.com.br)

Considerando o conceito dos gramáticos sobre as variedades linguísticas, em que consiste o humor do quadrinho? a) na variedade padrão empregada pelos interlocutores. b) no emprego da variedade linguística inadequada para a situação de comunicação. c) no fato de um dos interlocutores ser fluente em várias línguas. d) no fato da mulher não falar o português. e) no emprego da variedade culta em uma situação de comunicação inadequada.

06. Leia o poema atentamente Eu vi uma rosa Manuel Bandeira

Eu vi um rosa

- Uma rosa branca - Sozinha no galho. No galho? Sozinha No jardim, na rua.

Sozinha no mundo. Em torno, no entanto, Ao sol de meio-dia,

Toda a natureza Em formas e cores

E sons esplendia. Tudo isso era excesso.

A graça essencial, Mistério inefável

- Sobrenatural -

Da vida e do mundo, Estava ali na rosa Sozinha no galho. Sozinha no tempo.

Tão pura e modesta, Tão perto do chão, Tão longe na glória, Da mística altura,

Dir-se-ia que ouvisse Do arcanjo invisível As palavras santas

De outra Anunciação.

Não é característica presente no poema acima: a) Valorização de fatos e elementos do cotidiano. b) Utilização do verso livre. c) Linguagem despreocupada, sem palavras raras. d) Metalinguagem. e) Solidão, sentimento que desperta e aguça a sensibilidade.

Page 4: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BLACK BLOCS TÊM … · guarnecida de dentes alvos, davam ao rosto um pouco oval a beleza inculta da graça, da força e da inteligência. Tinha a

4

Para responder as questões 07 (sete) e 08 (oito) leia o conto a seguir do autor Carlos Drummond de Andrade.

No Restaurante

” – Quero lasanha. Aquele anteprojeto de mulher – quatro anos, no máximo, desabrochando na ultraminissaia – entrou decidido no restaurante. Não precisava de menu, não precisava de mesa, não precisava de nada. Sabia perfeitamente o que queria. Queria lasanha. O pai, que mal acabara de estacionar o carro em uma vaga de milagre, apareceu para dirigir a operação-jantar, que é, ou era, da competência dos senhores pais. - Meu bem, venha cá. - Quero lasanha. - Escute aqui, querida. Primeiro, escolhe-se a mesa. - Não, já escolhi. Lasanha. Que parada – lia-se na cara do pai. Relutante, a garotinha condescendeu em sentar-se primeiro, e depois encomendar o prato: - Vou querer lasanha. - Filhinha, por que não pedimos camarão? Você gosta tanto de camarão. - Gosto, mas quero lasanha. - Eu sei, eu sei que você adora camarão. A gente pede uma fritada bem bacana de camarão. Tá? - Quero lasanha, papai. Não quero camarão. - Vamos fazer uma coisa. Depois do camarão a gente traça uma lasanha. Que tal? - Você come camarão e eu como lasanha. O garçom aproximou-se, e ela foi logo instruindo: - Quero uma lasanha. O pai corrigiu: - Traga uma fritada de camarão pra dois. Caprichada. A coisinha amuou. Então não podia querer? Queriam querer em nome dela? Por que é proibido comer lasanha? Essas interrogações também se liam no seu rosto, pois os lábios mantinham reserva. Quando o garçom voltou com os pratos e o serviço, ela atacou: - Moço, tem lasanha? - Perfeitamente, senhorita. O pai, no contra-ataque: - O senhor providenciou a fritada? - Já, sim, doutor. - De camarões bem grandes? - Daqueles legais, doutor. - Bem, então me vê um chinite, e pra ela… O que é que você quer, meu anjo? - Uma lasanha. - Traz um suco de laranja pra ela. Com o chopinho e o suco de laranja, veio a famosa fritada de camarão, que, para surpresa do restaurante inteiro, interessado no desenrolar dos acontecimentos, não foi recusada pela senhorita. Ao contrário, papou-a, e bem. A silenciosa manducação atestava, ainda uma vez, no mundo, a vitória do mais forte. - Estava uma coisa, heim? – comentou o pai, com um sorriso bem alimentado. – Sábado que vem, a gente repete… Combinado? - Agora a lasanha, não é, papai? - Eu estou satisfeito. Uns camarões tão geniais! Mas você vai comer mesmo? - Eu e você, tá? - Meu amor, eu… - Tem de me acompanhar, ouviu? Pede a lasanha.

Page 5: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BLACK BLOCS TÊM … · guarnecida de dentes alvos, davam ao rosto um pouco oval a beleza inculta da graça, da força e da inteligência. Tinha a

5

O pai baixou a cabeça, chamou o garçom, pediu. Aí, um casal, na mesa vizinha, bateu palmas. O resto da sala acompanhou. O pai não sabia onde se meter. A garotinha, impassível. Se, na conjuntura, o poder jovem cambaleia, vem aí, com força total, o poder ultrajovem.” 07. Observe os trechos a seguir: “- Bem, então me vê um chinite, e pra ela… O que é que você quer, meu anjo?” “- Meu amor, eu…” A pontuação marca na escrita as diferenças de entonação, contribuindo para tornar mais preciso o sentido que se quer dar ao texto. A reticência utilizada nos dois trechos destacados indica respectivamente: a) a interrupção da frase sugerindo hesitação e a quebra na sequência da fala da personagem. b) a interrupção da frase sugerindo hesitação e a supressão de trecho no texto. c) mais emoção, subjetividade e a supressão de trecho no texto. d) a quebra na sequência da fala e mais emoção, subjetividade. e) a supressão de trecho no texto e a quebra na sequência da fala da personagem. 08. Sobre o conto “No Restaurante”, de Drummond, julgue os itens a seguir: I – O enredo gira em torno do poder persuasivo de uma criança. II – A narrativa apresenta predominantemente o tempo psicológico. III – O enredo quebra a linearidade dos fatos. IV – O enredo é linear e o tempo cronológico. Estão corretos os itens a) I e IV. b) I e II. c) IV e III. d) II e III. e) II e IV.

09. Leia os textos a seguir. Texto 1 O trecho abaixo é um fragmento do capítulo IV de “O guarani”, em que Alencar descreve Peri fisicamente. A luta “Quando a cavalgada chegou à margem da clareira, aí se passava uma cena curiosa. Em pé, no meio do espaço que formava a grande abóbora das árvores, encostado a um velho tronco decepado pelo raio, via-se um índio na flor da idade. Uma simples túnica de algodão, a que os indígenas chamavam aimará, apertada à cintura por uma faixa de penas escarlates, caia-lhe dos ombros até ao meio da perna, e desenhava o talhe delgado e esbelto como um junco selvagem. Sobre a alvura diáfana do algodão, a sua pele, cor de cobre, brilhava como reflexos dourados, os cabelos pretos cortados rentes, a tez lisa, os olhos grandes com os cantos exteriores erguidos para a fronte, a pupila negra, móbil cintilante, a boca forte, mas bem modelada e guarnecida de dentes alvos, davam ao rosto um pouco oval a beleza inculta da graça, da força e da inteligência. Tinha a cabeça cingida por uma fita de couro, à qual se prendiam do lado esquerdo duas plumas matizadas, que descrevendo uma longa espiral, vinham roçar com as pontas negras o pescoço flexível. Era de alta estatura; tinha as mãos delicadas; a perna ágil e nervosa, ornada com uma axorca de frutos amarelos, apoiava-se sobre um pé pequeno, mas firme no andar e veloz na corrida.” (José de Alencar)

Page 6: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BLACK BLOCS TÊM … · guarnecida de dentes alvos, davam ao rosto um pouco oval a beleza inculta da graça, da força e da inteligência. Tinha a

6

Texto 2 Trecho da carta de Pero Vaz de Caminha E o Capitão-mor mandou em terra no batel a Nicolau Coelho para ver aquele rio. E tanto que ele começou de ir para lá, acudiram pela praia homens, quando aos dois, quando aos três, de maneira que, ao chegar o batel à boca do rio, já ali havia dezoito ou vinte homens. Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijos sobre o batel; e Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles os pousaram. Ali não pôde deles haver fala, nem entendimento de proveito, por o mar quebrar na costa. Somente deu-lhes um barrete vermelho e uma carapuça de linho que levava na cabeça e um sombreiro preto. Um deles deu-lhe um sombreiro de penas de ave, compridas, com uma copazinha de penas vermelhas e pardas como de papagaio; e outro deu-lhe um ramal grande de continhas brancas, miúdas, que querem parecer de aljaveira, as quais peças creio que o Capitão manda a Vossa Alteza, e com isto se volveu às naus por ser tarde e não poder haver deles mais fala, por causa do mar.

Texto 3

Erro de português

Oswald de Andrade

Quando o português chegou Debaixo duma bruta chuva

Vestiu o índio Que pena!Fosse uma manhã de sol

O índio tinha despido O português

Sobre os textos acima, julgue os itens (V) verdadeiro ou (F) falso. ( ) O texto 1 pertence ao movimento Realista que tinha o compromisso de construir a identidade nacional do Brasil. ( ) O texto 2 retrata a visão eurocêntrica sobre os nativos brasileiros no período do descobrimento. ( ) Os três textos ressaltam a figura do índio, expressando um sentimento patriótico e nacionalista. ( ) O texto 3 critica o processo de colonização que rejeitou a aculturação. ( ) Considerando as características do modernismo, pode-se afirmar que as palavras “vestiu e despido” do texto 3, de acordo com o contexto, assumem duplo sentido. Marque a sequência correta: a) VVVFF b) VFVVF c) FVFVV d) FFFVV e) VVFFF

Page 7: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BLACK BLOCS TÊM … · guarnecida de dentes alvos, davam ao rosto um pouco oval a beleza inculta da graça, da força e da inteligência. Tinha a

7

10. Leia os textos a seguir. TEXTO I

PRONOMINAIS (Oswald de Andrade)

Dê-me um cigarro Diz a gramática

Do professor e do aluno E do mulato sabido

Mas o bom negro e o bom branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias

Deixa disso camarada Me dá um cigarro

TEXTO II POÉTICA

(Manuel Bandeira)

Estou farto do lirismo comedido

Do lirismo bem comportado Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e manifestações de

apreço ao Sr. Diretor Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo

Abaixo os puristas Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção

Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis Estou farto do lirismo namorador

Político Raquítico Sifilítico

De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si mesmo De resto não é lirismo

Será tabela de co-senos secretário o amante exemplar com cem modelos de cartas e as diferentes maneiras de agradar às mulheres, etc.

Quero antes o lirismo dos loucos O lirismo dos bêbedos

O lirismo difícil e pungente dos bêbedos O lirismo dos clowns de Shakespeare

- Não quero mais saber do lirismo que não é libertação. Sobre os textos, julgue os itens a seguir:

I – No texto II, o locutor ironiza o comportamento de quem segue normas preestabelecidas. II – No texto I, o autor critica as regras de colocação pronominal, sugerindo o emprego de acordo com o falar brasileiro. III – No texto II, o poeta está em dúvidas sobre as regras poéticas a serem seguidas nos novos tempos. IV – Os dois textos sugerem uma escrita literária baseada nos modelos clássicos. V – Os dois textos são modernistas e apresentam como proposta o rompimento com a literatura passadista. Está correto o que se afirma em: a) I, II e IV. b) II, III e IV. c) I, II e V. d) I, III e V. e) II, III e IV.

Page 8: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BLACK BLOCS TÊM … · guarnecida de dentes alvos, davam ao rosto um pouco oval a beleza inculta da graça, da força e da inteligência. Tinha a

8

BIOLOGIA 11. Teorias são hipóteses, suposições ou conhecimentos especulativos para explicar determinado fenômeno. Para se chegar à uma Teoria aceita atualmente, muitas foram descritas e/ou testadas por muitos anos, até que outra pudesse refutar a anterior e passar a ser admitida. É o que ocorreu, por exemplo, com as explicações sobre a Origem da Vida. Analisando as afirmativas abaixo, marque a alternativa que faz a associação correta sobre a Origem da Vida, informando qual teoria é a mais aceita. I. Geração espontânea ou abiogênese II. Biogênese III. Criacionismo IV. Fontes Hidrotermais V. Panspermia ( ) Idéia de que existe vida em outras partes do universo e de que microorganismos ou esporos extraterrestres tenham originado a vida na Terra ( ) A vida só pode ser originada de outra, preexistente e semelhante. ( ) A origem da vida se dá a partir de matéria morta, basta que tenha um princípio ativo propiciando este surgimento. ( ) Então Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra.” ( ) Os primeiros seres vivos teriam aparecido no fundo dos oceanos que apresentavam uma de fonte quente de água e compostos minerais aquecidos pelo magma. a) I, II, III, IV e V e a mais aceita é a da Abiogênese. b) V, IV, II, II e I e a mais aceita é a da Panspermia. c) V, II, I, III e IV e a mais aceita é a da Biogênese. d) IV, I, II, III e V e a mais aceita é a do Criacionismo. e) I, III, V, II e IV e a mais aceita é a das Fontes Hidrotermais. 12. Sabemos que as proteínas são substâncias essenciais na composição dos seres vivos e, portanto, para existirem, dependem de uma série de processos biológicos: o ciclo do nitrogênio, a conversão do nitrato em aminoácidos, até a síntese de proteínas que é possibilitada pela ação de várias estruturas do aparelho metabólico celular, conforme ilustrado abaixo: DNA -> RNA -> Proteína

1. Etapa de DNA -> RNA (transcrição) 2. Etapa de RNA -> Proteína (tradução)

Sobre as proteínas, podemos fazer a seguinte afirmação: a) São monômeros de macromoléculas que entram na estrutura do cromossomo. b) São macromoléculas que podem funcionar como enzimas e anticorpos. c) São macromoléculas que não dependem da transcrição d) São macromoléculas que funcionam como vitaminas. e) São monômeros da celulose.

Page 9: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BLACK BLOCS TÊM … · guarnecida de dentes alvos, davam ao rosto um pouco oval a beleza inculta da graça, da força e da inteligência. Tinha a

9

13. O estudo da evolução dos seres vivos é possível graças à ocorrência de várias evidências de que as espécies modificaram-se ao longo do tempo geológico. A ocorrência de fósseis – considerados os testemunhos da evolução -; o estudo comparativo do desenvolvimento embrionário; o estudo comparativo de biomoléculas; a ocorrência de órgãos vestigiais e de órgãos homólogos são boas evidências da evolução. Outro mecanismo importante que favorece a evolução e determina o aparecimento de outras espécies é a especiação. Dois fatores biológicos são determinantes para esse processo: a) Crossing-over e mutações gênicas. b) Mitose e meiose. c) Adaptação e comensalismo. d) Fotossíntese e respiração. e) Uso e desuso dos órgãos homólogos 14. Observe o esquema abaixo e marque a alternativa incorreta.

Disponível em: http://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/cadeia-alimentar. 28/02/2014.

a) O esquema acima representa uma teia alimentar, que tem por finalidade transferir energia para o próximo indivíduo para os integrantes da mesma. b) A cadeia alimentar representada acima está composta por produtores, consumidores de sétima ordem e decompositores. c) Os produtores da cadeia alimentar estão representados pela planta, fruto e madeira. d) Os consumidores primários são os herbívoros ou onívoros representados por: embuá, tatu, galinha, gambá, porco do mato e o cupim, por exemplo. e) Na teia descrita acima, não estão destacados os decompositores compostos dos fungos e bactérias, que possuem a função de devolver a energia para a natureza. 15. A evolução explica o surgimento de muitos seres vivos, desde as bactérias, considerado pela ciência o organismo mais simples e primitivo até o ser humano tido como o mais evoluído e complexo. Muitos seres vivos são descobertos periodicamente, a exemplo do mosquito transmissor da dengue: o Aedes aegypti, causador de preocupações para a ciência e a sociedade. À principio, o inseto era identificado por apresentar o dorso, a cabeça e as pernas pretas com pequenos riscos brancos, peculiaridades que facilitava a sua identificação pela população. Contudo estudos vêm sendo realizados e observou-se que o transmissor não mais possui tais características. Segundo a Teoria Evolutiva de Charles Darwin, essa característica do inseto representa a: a) Lei do uso e desuso. b) Transmissão de caracteres adquiridos aos descendentes. c) Futura extinção desses organismos, pois estão mal adaptados. d) Seleção de adaptações em função do meio ambiente em que vivem. e) O desaparecimento da pata esbranquiçada é uma característica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas à primeira geração de descendentes.

Page 10: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BLACK BLOCS TÊM … · guarnecida de dentes alvos, davam ao rosto um pouco oval a beleza inculta da graça, da força e da inteligência. Tinha a

10

16.

Disponível em: http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/sistema-endocrino.asp, 27/02/2014

Na figura acima, observamos a localização de glândulas endócrinas, principalmente da hipófise e da tireoide, tais como, a produção de alguns hormônios essenciais na coordenação do metabolismo orgânico. Sobre o exposto, é correto afirmar: a) A tiroxina (T3 e T4), atuam estimulando o metabolismo energético. b) A hipófise também produz a tiroxina, mas sem atuar no metabolismo. c) Uma pessoa com bócio endêmico, necessitade ferro e magnésio. d) O hipotireoidismo é determinado pela presença de TSH. e) Quanto mais ocorre um estímulo, mais hormônios são produzidos indefinidamente. 17. A reprodução apresenta um papel importante para o desenvolvimento e fixação das espécies na Terra à medida que ela tem a função de perpetuar ou multiplicar os indivíduos de uma mesma espécie, aumentando assim sua população. Todos os seres vivos se reproduzem seja assexuada ou sexuadamente. Das alternativas abaixo marque aquela em que corresponde apenas à reprodução assexuada. a) Divisão binária, espermatozóide fecundando óvulo e fragmentação. b) Cissiparidade, fissão e brotamento. c) Bipartição, formação de gametas diferentes e laceração. d) Divisão binária, gametogênese e gemiparidade. e) Partenogênese, conjugação e união de gametas masculinos e femininos.

7. 18. A ciência, através de seus avanços tecnológicos e a partir do conhecimento biológico permite realizar a identificação de pais de determinados indivíduos através da análise do DNA ou do grupo sanguíneo. Entretanto, a análise do grupo sanguíneo permite a exclusão de hipóteses, mas não garante a certeza da maternidade e paternidade.

Com base nesse ultimo método, analise os resultados dos testes abaixo para os grupos sanguíneos de um casal e de quatro crianças e marque a alternativa que representa o(s) possíveis filho(s) deste casal.

CASAL: MÃE: O, MN, Rh-

PAI: AB, M, Rh+ CRIANÇA 1: A, MN, Rh+ CRIANÇA 3: B, N, Rh- CRIANÇA 2: AB, M, Rh+ CRIANÇA 4: O, MN, RH-

a) Apenas a Criança 1 b) Apenas a Criança 2 c) Apenas a Criança 3 d) Apenas a Criança 4 e) As crianças 1 e 2.

Page 11: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BLACK BLOCS TÊM … · guarnecida de dentes alvos, davam ao rosto um pouco oval a beleza inculta da graça, da força e da inteligência. Tinha a

11

19. Um grupo de estudantes estava organizando uma excursão para um balneário, quando foram informados de que seria melhor eles não irem para o local escolhido, pois haviam encontrado caramujos lá e que estes eram perigosos à saúde humana.

Porque estes caramujos são danosos à saúde humana e não se recomenda o uso de ambientes aquáticos em que os mesmos vivem?

a) A informação da presença do caramujo nada tem a ver com a saúde humana, é apenas um animal que faz uso da água como seu habitat. b) É perigoso, pois pode adquirir ascaridíase, transmitida pelo platelminto Ascaris lumbricoides devido à ingestão da água contaminada. c) Ao entrar na água as pessoas podem adquirir a ancilostomose, transmitida pelo Ancylostoma duodenale, devido à contaminação desta água por esgotos. d) A oxiurose é o nome da doença adquirida pelo caramujo, pois hospeda a Enterobius vermicularis. e) O caramujo abriga larvas do Schistosoma mansoni que se desenvolvem e saem do corpo do animal, nadam na água até penetrar na pele humana e terminam seu ciclo transmitindo a esquitossomose. 20. “São responsáveis por grande parte da degradação da matéria orgânica, propiciando a reciclagem de nutrientes; alguns produzem bebidas alcoólicas; outros são utilizados na indústria dos laticínios e ainda há os que sintetizam antibióticos, como a penicilina.” A que grupo é atribuída a importância descrita acima? a) Bactérias. b) Vírus. c) Algas. d) Fungos. e) Plantas.

CONHECIMENTOS GERAIS

21. A UNESCO (Organização das Nações Unidas para Ciência, Educação e Cultura), na sigla traduzida para o português, é um órgão mundial fundado após a Segunda Grande Guerra no ano de 1945 e está ligada a ONU (Organização das Nações Unidas). São objetivos da UNESCO: a) atribuições político-administrativas e participação efetiva nas reuniões do conselho de segurança da ONU. b) resolver os conflitos jurídicos entre os países membros da ONU e equacionar os problemas relacionados à igualdade de direitos para todos os povos. c) ampliar a educação no mundo, promovendo os benefícios da ciência e fomentar o intercâmbio cultural. d) coordenar as atividades políticas, por meio de comissões especiais e administrar os compromissos da Sociedade das Nações. e) desenvolver normas trabalhistas internacionais e defender o bem estar na luta contra a fome. 22. Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes.

MATOS, C. “GE busca bons ventos e fecha contrato de R$820mi na Bahia”. Folha de S. Paulo, 2 dez. 2012.

A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro: a) Redução da utilização elétrica. b) Ampliação do uso bioenergético. c) Expansão de fontes renováveis.

d) Contenção da demanda urbano-industrial. e) Intensificação da dependência geotérmica.

Page 12: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BLACK BLOCS TÊM … · guarnecida de dentes alvos, davam ao rosto um pouco oval a beleza inculta da graça, da força e da inteligência. Tinha a

12

23. Responder à questão com base nas afirmações referentes a fatores que originam problemas ambientais, os quais têm se agravado nas últimas décadas. I. O emprego de fertilizantes químicos e de defensivos agrícolas – os agrotóxicos – como controladores de pragas. II. O expressivo aumento da produção de energia nuclear e a construção de novas hidrelétricas. III. O aumento do desmatamento para ampliar as áreas de lavoura e pecuária, principalmente em áreas tropicais. IV. A diminuição das taxas de crescimento da população, principalmente em países considerados pobres. a) I e III, apenas. b) II e IV, apenas. c) I, II e III, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV. 24. "A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão teria grande repercussão no mundo inteiro.’ Este documento é um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. Os homens nascem e vivem livres e iguais perante a lei, dizia seu primeiro artigo; mas também prevê a existência de distinções sociais, ainda que somente no terreno da utilidade comum’...”

Assinale a alternativa que identifica um dos artigos da Declaração que prevê a distinção a

que o texto se refere.

a) "A propriedade privada é um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável." b) "Os cidadãos de conformidade com suas posses devem contribuir com as despesas da administração pública." c) "A garantia dos direitos do homem e do cidadão necessita de força pública que deve ser instituída em benefício de todos..." d) "A lei só tem direito de proibir as ações que sejam prejudiciais à sociedade." e) "Ninguém pode ser molestado por suas opiniões, mesmo religiosas, desde que sua manifestação não perturbe a ordem pública...". 25. Leia o texto:

Em dia de maior mobilização, protestos levam mais de 1 milhão de pessoas às ruas no Brasil.

Mais de 1 milhão de pessoas participaram de protestos em várias cidades do Brasil nesta quinta-feira [20.06.2013]. Os protestos ocorreram em várias capitais e centenas de cidades nas cinco regiões do país. Ao todo, 388 cidades tiveram manifestações, incluindo 22 capitais.

(http://noticias.uol.com.br. Adaptado.)

Os protestos que tomaram as ruas do Brasil durante o mês de junho de 2013 foram originalmente motivados por problema que aflige grande parte da população que vive nas grandes cidades do país, a saber: a) o aumento do desemprego e a precarização do trabalho. b) o alto custo e a má qualidade do sistema público de saúde. c) o aumento da violência urbana e o alto custo da segurança pública. d) a falta de vagas na educação básica e a precarização do sistema público de ensino. e) o alto custo e a má qualidade do sistema público de transporte.

Page 13: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BLACK BLOCS TÊM … · guarnecida de dentes alvos, davam ao rosto um pouco oval a beleza inculta da graça, da força e da inteligência. Tinha a

13

26. No Nordeste brasileiro existem áreas que podem ser consideradas "ilhas de modernidade" agrícolas, que empregam técnicas e equipamentos sofisticados e produzem gêneros agrícolas para a exportação, contrastando com a agricultura sertaneja. O enunciado refere-se à área: a) Do Oeste baiano, que produz soja, e o médio Vale do Rio São Francisco, que produz frutas com um sistema de irrigação, destinadas em sua maior parte à exportação. b) Da Zona da Mata pernambucana, que produz grande quantidade de cana de açúcar e que usa modernos equipamentos de colheita que dispensam o trabalho braçal. c) Da mata de Cocais, no Maranhão, que produz açaí (cuja polpa é exportada) com o uso de moderno equipamento de colheita e secagem. d) Do litoral, a única área produtora do coco verde, que é exportado para outras regiões do Brasil e é de ampla utilização na culinária regional e nacional. e) Do Recôncavo Baiano, onde se produz cacau, que é cultivado com auxílio de modernos equipamentos de plantio e colheita, segundo a técnica de sombreamento, considerada uma forma de produção ecológica e preservacionista. 27. Em pleno mês de junho às 8 horas, uma unidade médica recebe um chamado de urgência, uma enfermeira e uma médica acompanham o motorista na ambulância para atender a solicitação na residência do paciente que fica em uma área rural. Foram informados que ao chegarem ao contorno principal na saída da cidade, deveriam seguir a estrada de chão em direção ao nascer do sol e depois na primeira encruzilhada dobrar a esquerda e entrar na primeira porteira a direita onde avistaria uma casinha branca a 200 metros, a qual abrigava o enfermo. Após ter chegado ao contorno a equipe: a) seguiu para o norte, depois para o sul e por fim para o leste até chegar a casinha branca. b) seguiu para o leste, depois para o sul e por fim para o leste até chegar a casinha branca. c) seguiu para o leste, depois para o norte e por fim para o leste até chegar a casinha branca. d) seguiu para o oeste, depois para o norte e por fim para o oeste até chegar a casinha branca. e) seguiu para o oeste, depois para o sul e por fim para o oeste até chegar a casinha branca. 28.

Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/webservice/>. Acesso em: 20 de fev. 2014.

Page 14: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BLACK BLOCS TÊM … · guarnecida de dentes alvos, davam ao rosto um pouco oval a beleza inculta da graça, da força e da inteligência. Tinha a

14

I. O nível de escolaridade da mulher, o acesso à informação e as inovações contraceptivas, provocam a queda das taxas de fecundidade. Fatores determinantes na reestruturação da pirâmide etária do país. II. Conforme as pesquisas do IBGE, a população do nosso país está a caminho da quarta fase demográfica, ou seja, um país com grande percentual de idosos, consequentemente maiores despesas com a previdência e a assistência médico-hospitalar. III. Podemos afirmar que a população brasileira está vivenciando a primeira fase demográfica, uma consequência da elevação da expectativa de vida, das altas taxas de natalidade e da melhoria da saúde e da incorporação de hábitos de vida mais saudáveis. IV. O alargamento do ápice da pirâmide etária brasileira indica o crescimento da PEA e a redução dos imigrantes, contribuindo para o crescimento econômico e a igualdade socioeconômica. Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) correta(s): a) Apenas as I e II. b) Apenas as I e III. c) Apenas as II e IV. d) Apenas as III e IV. e) Apenas a III. 29. O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/acoes-e-programas/mais-medicos>. Acesso em:

20 de fev. 2014.

Conforme o Ministério da Saúde, a iniciativa prevê: I. a melhoria em infraestrutura e equipamentos para a saúde; II. a expansão do número de vagas de graduação em medicina e de especialização/residência médica; lll. o aprimoramento da formação médica no Brasil – 2º ciclo; IV. a chamada imediata de médicos para regiões prioritárias do SUS. Assinale a alternativa correta. a) Todas as proposições estão corretas. b) Apenas as proposições I e II estão corretas. c) Apenas as proposições I e III estão corretas. d) Apenas as proposições II e IV estão corretas. e) Apenas as proposições III e IV estão corretas. 30. Sabemos que muitos estudantes que farão enfermagem na FAI, moram em cidades circunvizinhas e terão que vir todos os dias para assistir as aulas. Esse processo migratório denomina-se:

a) êxodo rural. b) transumância. c) migração de retorno. d) movimento pendular. e) êxodo urbano.

Page 15: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BLACK BLOCS TÊM … · guarnecida de dentes alvos, davam ao rosto um pouco oval a beleza inculta da graça, da força e da inteligência. Tinha a

15

REDAÇÃO

Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: A construção de valores na formação do cidadão. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

Texto 1

Texto 2

(http://www.gramatiquice.com.br)

Texto 3

Valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como a pessoa ou organização se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente.

A palavra valor pode significar merecimento, talento, reputação, coragem e valentia. Assim, podemos afirmar que os valores humanos são valores morais que afetam a conduta das pessoas. Esses valores morais podem também ser considerados valores sociais e éticos, e constituem um conjunto de regras estabelecidas para uma convivência saudável dentro de uma sociedade.

(http://www.significados.com.br/valores)

Texto 4

Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir disso reproduzimos os valores impostos pela sociedade. Antes de mais nada, valor moral pode ser definido como "respeito à vida", não apenas a vida individual mas sim a vida coletiva, já que vivemos coletivamente, dependendo uns dos outros. A última pesquisa de IVH (Índice de Valor Humano) mostrou que na opinião dos brasileiros, de forma geral, o que é necessário mudar no Brasil para a qualidade de vida melhorar de verdade é em primeiro lugar, a educação, seguida de política pública, violência, valores morais e emprego. Já no Estado de São Paulo houve uma variação em relação à opinião nacional, ficando valores morais em primeiro lugar.

(http://meuartigo.brasilescola.com)

Page 16: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BLACK BLOCS TÊM … · guarnecida de dentes alvos, davam ao rosto um pouco oval a beleza inculta da graça, da força e da inteligência. Tinha a

16

Texto 5

Cabe à escola formar cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, conscientes de seus direitos e

deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem, preparados para participar da vida

econômica, social e política do país e aptos a contribuir para a construção de uma sociedade

mais justa. A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimentos, habilidades

e valores necessários à socialização do indivíduo.

(http://democracianaescola.blogspot.com.br)

Instruções:

● Seu texto deve ser escrito à tinta, na folha própria.

● Desenvolva seu texto de acordo com o gênero solicitado.

● O texto deve ter, no máximo, 30 linhas.

● O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.