lÍngua 7 º ano portuguesa prof.ª maristela … · artigos ou textos de opinião, que surgem,...

28
PROF.ª DINANCI SILVA PROF.ª MARISTELA MARCHANTE LÍNGUA PORTUGUESA 7 º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Upload: phamlien

Post on 18-Nov-2018

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PROF.ª DINANCI SILVA

PROF.ª MARISTELA MARCHANTE

LÍNGUA PORTUGUESA

7 º ANOENSINO FUNDAMENTAL

Unidade IIITrabalho: a trajetória humana, suas produções e manifestações

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 28.1Conteúdo

• Estudos Textuais: texto de opinião

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

Habilidade • Distinguir dentro do texto a relação que há entre o tema e

os elementos que constroem a opinião sobre o tema.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Estrutura e os elementos essenciais: • Carta ao leitor • Carta do leitor • Carta argumentativa

REVISÃO

5

Animais Abandonados

É triste a situação dos animais nas ruas dos bairros e até no Centro de Florianópolis. Algo tem que ser feito. Com a chegada do verão é ainda mais triste. Os animais famintos, com sede é tudo muito cruel. E sabe de quem é a culpa? Dos humanos, que abandonam seus animais nas ruas. Desse jeito não pode con-tinuar, algo tem que ser feito. Onde moro, no Sul da Ilha, eles desovam os animais perto das casas onde moram pessoas que gostam de animais. Isso é certo? Transferir a re-sponsabilidade para os outros? Eu chamarei

DESAFIO DO DIA

6

a polícia se testemunhar uma cena dessas. Essas pessoas são criminosos que se dizem gente de bem, pois abandonar um ser indef-eso nas ruas é um crime. Vamos ficar atentos e tomar providências para punir os culpados, não permitindo que isso continue.

Dilma Maria HamannFlorianópolis

DESAFIO DO DIA

7

Após a leitura atenciosa do texto, podemos afirmar que é um texto poético, uma propaganda ou um texto argumentativo? Justifique sua resposta.

DESAFIO DO DIA

8

Texto ou artigo de opiniãoA Argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos artigos ou textos de opinião, que surgem, sobretudo, nos textos disseminados pelos meios de comunicação, sejam na televisão, rádio, jornais ou revistas. Por esse motivo, esse tipo de texto geralmente aborda temas da atualidade.O artigo ou texto de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo. Nele, o autor tem a finalidade de apresentar determinado tema e seu ponto de vista e, por isso, recebe esse nome.

AULA

9

A Beleza não é um Atributo Fundamental

Entre os mitos do amor — não provados porém muito acreditados — encontra-se o da beleza.Diz-se que a paixão pede a beleza para crescer e nosso querido poeta Vinícius de Moraes chegou ao extremo de afirmar: “As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”.

Já na descrição homérica da guerra de Troia, atribuía-se o

AULA

10

conflito à beleza de Helena, reforçando a crença no poder da estética e em sua importância para o florescimento do amor.No entanto, as coisas não se passam bem assim na realidade. Se a beleza fosse imprescindível para o amor, onde ficariam todos os feios e as feias que conhecemos, provavelmente a maior parte da população?

AULA

11

Principais CaracterísticasAs principais características dos artigos ou textos de opinião são:

• Uso da argumentação e persuasão;

• Textos em primeira e terceira pessoa;

• Textos assinados pelo autor; • Textos veiculados nos meios de

comunicação; • Linguagem simples, objetiva e

subjetiva; • Temas da atualidade; • Títulos polêmicos e

provocativos; • Verbos no presente e no

imperativo.

Cite as principais características do texto argumentativo.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

14

Como escrever um Artigo de OpiniãoEstrutura

• Introdução (exposição): apresentação do tema que será discorrido durante o artigo.

• Desenvolvimento (interpretação): momento em que a opinião e a argumentação são os principais recursos utilizados.

• Conclusão (opinião): finalização do artigo com apresentação de ideias para solucionar os problemas sobre o tema proposto.

AULA

15

Tema: Meio Ambiente.

Salvar o PlanetaAntes de querer salvar, temos de nos conscientizar. Salvar o planeta? Sim, todos queremos. E para resolver isso, simplesmente precisamos diminuir a queima de combustíveis fósseis, parar com o funcionamento de algumas fábricas, reciclar o lixo, dentre tantas outras soluções. Mas falar é fácil, o problema verdadeiro é como fazer isso. Tudo seria mais fácil se as pessoas se

AULA

16

conscientizassem. Medidas vêm sendo tomadas para conter a poluição, mas sem a ajuda da população, que é o fator mais importante, fica muito mais complicado. Num mundo onde as pessoas escolhem o dinheiro em vez do meio ambiente, a situação fica cada vez mais difícil. Entre fechar uma de suas fábricas para ajudar a natureza e mantê-la para conseguir mais poder, todos preferem continuar com suas indústrias. Então, todos nós temos de nos empenhar e ajudar, depois sim, pensarmos em salvar o planeta. Sozinhos nunca conseguiremos, juntos, quem sabe, portanto, a união pode ser a verdadeira chave para a

AULA

17

solução dos nossos problemas. E é bom não demorar, pois quanto mais cedo agirmos, maiores serão as chances de revertermos essa situação.

Andrei Balbo

AULA

18

Exemplo de Artigo de Opinião

AULA

19

Gostar de política não é uma opção, mas uma necessidade. Primeiro, porque o cidadão precisa de um conhecimento político para conhecer o candidato. Depois, porque a política está presente na escola, no trabalho, enfim, na vida. Logo, tornou-se fundamental o gosto por ela pois é ela que rege a nossa existência.

(Sildomar F. Vieira, Ufam, 2008)

AULA

20

Salvar o Planeta1- IntroduçãoApresentação da teseAntes de querer salvar, temos de nos conscientizar. Salvar o planeta? Sim, todos queremos.

2- DesenvolvimentoArgumentação Argumento 1E para resolver isso, simplesmente precisamos diminuir a queima de combustíveis fósseis, parar com o funcionamento de algumas fábricas, reciclar o lixo, dentre tantas outras soluções.

Argumento 2Tudo seria mais fácil se as pessoas se conscientizassem. Medidas vêm sendo tomadas para conter a poluição, mas sem a ajuda da população, que é o fator mais importante, fica muito mais complicado.

Argumento 3Entre fechar uma de suas fábricas para ajudar a natureza e mantê-la para conseguir mais poder, todos preferem continuar com suas indústrias.

3- ConclusãoEntão, todos nós temos de nos empenhar e ajudar, depois sim, pensarmos em salvar o planeta. Sozinhos nunca conseguiremos, juntos, quem sabe, portanto, a união pode ser a verdadeira chave para a solução dos nossos problemas. E é bom não demorar, pois quanto mais cedo agirmos, maiores serão as chances de revertermos essa situação.

Após a leitura atenciosa do texto, organize-o com a estrutura do tipo de texto argumentativo.

1- Todavia, a televisão exerce também uma influência negativa, ao exibir modelos, cujas características são inatingíveis pelas crianças e jovens em geral. As suas qualidades físicas são amplificadas, os defeitos esbatidos, criando-se a imagem do herói / heroína perfeitos. Esta construção produz sentimentos de insatisfação do eu consigo mesmo e de menosprezo pelo outro.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

26

2- A televisão tem uma grande influência na formação pessoal e social das crianças e dos jovens. Funciona como um estímulo que condiciona os comportamentos, positiva ou negativamente.

3- Em jeito de conclusão, é legítimo que se imponha às estações de televisão uma restrição de exibição de material violento ou desajustado à faixa etária nas suas grelhas de programação, dado que a exposição a este tipo de conteúdos é extremamente prejudicial no desenvolvimento das crianças e dos jovens, pois, tal como diz o povo, “violência só gera violência”.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

27

4- A televisão difunde programas educativos edificantes, tais como o Zigue-Zague, os documentários sobre História, Ciências, informação sobre a atualidade, divulgação de novos produtos.

5- A violência é outro aspecto negativo da televisão, em geral. As crianças/jovens tendem a imitar os comportamentos violentos dos heróis, o que pode colocar em risco a vida dos mesmos. [...]

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

28