ligeirinho - sintetufu.org · tes puderam debater sobre a época da ditadura, e ain- da, tiveram a...

10
Informativo do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (SINTET-UFU) IMPRESSO PODE SER ABERTO PELA ECT Edição nº 473 Gestão 2014/2016 TRABALHADOR, JUNTOS SOMOS FORTES! LIGEIRINHO 23 de abril de 2015 XXII CONFASUBRA MANIFESTAÇÃO CONTRA PL 4330 NA CÂMARA MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA ASSEMBLEIA ELEGE DELEGADOS PARA O XXII CONFASUBRA JURÍDICO - DECISÕES JUDICIAIS A FAVOR DE SERVIDORES

Upload: ngoliem

Post on 15-Jun-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: LIGEIRINHO - sintetufu.org · tes puderam debater sobre a época da ditadura, e ain- da, tiveram a oportunidade de discutir sobre manifesta- ções e relacionar o tema com assuntos

Informativo do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (SINTET-UFU)

IMP

RE

SS

OPO

DE

SER

ABE

RTO

PEL

A E

CT

Edição nº 473

Gestão 2014/2016 TRABALHADOR, JUNTOS SOMOS FORTES!

LIGEIRINHO 23 de abril de 2015

ANOS

XXII CONFASUBRA

MANIFESTAÇÃO CONTRA PL 4330 NA CÂMARA MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA

ASSEMBLEIA ELEGE DELEGADOS PARA O XXII CONFASUBRA

JURÍDICO - DECISÕES JUDICIAIS A FAVOR DE SERVIDORES

Page 2: LIGEIRINHO - sintetufu.org · tes puderam debater sobre a época da ditadura, e ain- da, tiveram a oportunidade de discutir sobre manifesta- ções e relacionar o tema com assuntos

LIGEIRINHO é o jornal informativo do SINTET-UFU.

Distribuição gratuita aos seus filiados. Tiragem: 3.300 exemplares. Redação: Rua Salvador, 995

B. Aparecida - Uberlândia - MG. Fone/Fax: 0 xx (34) 3214-1649

E-mail: [email protected]@sintetufu.org

Home page: www.sintetufu.org

COORDENAÇÃO COLEGIADA - GESTÃO 2014-2016

COORDENAÇÃO GERAL

SILNANDO SILVERIO FERREIRAJOSÉ VERIDIANO DE OLIVEIRA • MAGNA SOARES DOMINGUES•

COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

LAZARO MANOEL RODRIGUES • MAURICIO ANSELMO ALVES

COORDENAÇÃO DE FORMAÇÃO E RELAÇÕES SINDICAIS

SIRLE SOUZAMARIA DO NAZARE LIMA ALVES•

COORDENAÇÃO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

FERNANDA ROSA DOS SANTOS • JOANA DARK DE OLIVEIRA

COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS DAS FUNDAÇÕES

MARISA PEIXOTO DA CRUZ JOSE RANDS DE JESUS •

COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS DE APOSENTADOS

LAURA FERREIRA ANTONIO ARAUJO •

COORDENAÇÃO DE ESPORTE, CULTURA E LAZER

ROMILDO FLORENTINO DOS SANTOSLORIVAL DE FREITAS•

COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS ANTIRRACISMO

ALTUIR DONIZETE TIBURCIO • JOANA DARK DA SILVA

COORDENAÇÃO DE AS. JURÍDICOS E RELAÇÃO DE TRABALHO

VICTOR FERREIRA MARTINSCELSO ANTONIO DA SILVA •

COORDENADORES SUPLENTESZILDA MARIA DE OLIVEIRA

JOSE ALVES DA SILVA LUIS CARLOS LEITE •

FELIPE CESAR ALVES •

CONSELHO FISCAL Efetivos : CARLOS HUMBERTO CORREIAMARIA LAUDEMIRA DA SILVA REZENDE •

QUINTINO CAMPOS DA ROCHA• Suplentes:RUBENS ANTONIO PEREIRA •

SERGIO SANTOS NEVES• WALTERSON BERNARDES AMORIM

JORNALISTA: LUCIANA CASTRO

MTB 18789/MGEDIÇÃO E ARTE: LUCIANA CASTRO

ESTAGIÁRIOS:KENNEDY COSTA

NAYANE DOMINIQUE

EXPEDIENTEEDITORIAL

Coordenação SINTET-UFU

ANOS

A participação dos 32 delegados no XXII CONFASUBRA sinaliza a importância nas decisões futuras da categoria. Desde a década de 80 após a tomada da Federação da mão dos pelegos e representantes do autoritarismo, nos tornamos uma Federação que constrói a luta incansável na defesa dos interesses dos servidores e trabalhadores em geral. O debate democrático é a única condição para que as decisões sejam tomadas e as ações praticadas.

O SINTET-UFU apresenta duas propostas de inclusão na pauta do XXII CONFASUBRA de interesse das Universida-des:

1 – Discussão sobre a reforma ou revogação da Orienta-ção Normativa 16/2013, que veda a contagem especial, para os servidores que trabalham em ambiente nocivo à saúde.

2 – Discussão sobre a Orientação Normativa 06/2013 que modifica os critérios de concessão dos adicionais de insalu-bridade, periculosidade radiação ionizante e gratificação de raios X.

Neste Congresso poderá ser votado o indicativo de greve a partir de maio, caso o governo não apresente respostas à pauta protocolada. As audiências entre FASUBRA, Ministé-rio da Educação e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão estão previstas ainda no mês de abril, abrangendo a pauta do Serviço Público Federal.

No mesmo contexto de decisões, o momento atual do país configura-se como um período de luta pela manutenção dos direitos trabalhistas. Paralisações e mobilizações de Centrais Sindicais, movimentos sociais reúnem milhares de trabalha-dores contra o Projeto de Lei 4330/2004 que regulamenta a terceirização. Caso a sanção do projeto ocorra, a classe trabalhadora se tornará refém dos grandes empresários que pretendem contratar mão de obra terceirizada para reduzir custos (91% dos empresários escolhem a terceirização para reduzir custos e não para especializar o serviço, segundo pesquisa da CNI - Confederação Nacional da Indústria).

Permanecemos em luta contra a terceirização!Não ao PL 4330/04!

Trabalhador, juntos somos fortes!

Page 3: LIGEIRINHO - sintetufu.org · tes puderam debater sobre a época da ditadura, e ain- da, tiveram a oportunidade de discutir sobre manifesta- ções e relacionar o tema com assuntos

LIGEIRINHO 3SINTET-UFU – (34) 3214.1649

[email protected]

ANOS

Manifestação contra PL 4330 na Câmara Municipal de UberlândiaA mobilização pelos direitos do trabalhador reuniu sindicatos e movimentos sociais

O SINTET-UFU participou da mobilização na manhã do dia 15, em frente à prefeitura de Uberlân-dia. A Frente Popular em Defesa da Democracia e Contra o Con-servadorismo sindicatos CUTis-tas , estudantes, movimentos so-ciais e trabalhadores Sem Terra que estão acampados na Praça Cívica participou do movimento.

A manifestação se estendeu para a sessão da Câmara Municipal contra a regulamentação do Projeto de Lei 4330/04 que terceiriza a mão de obra. Os parlamentares aprovaram durante a sessão três representantes do mo-vimento com espaço para discurso.

O professor da Universidade Fe-deral de Uberlândia, Edílson José Graciolli, representante da Frente Popular em Defesa da Democracia e Contra o Conservadorismo discur-

sou sobre a precarização das rela-ções de trabalho que o PL 4330/04 pode causar, caso seja sancionado pela presidente Dilma Roussef.

“Terceirização ésempre uma estratégia para fragilizar o lado

dos que vivem daforça do trabalho”

José Graciolli

Deodato Divino Machado, representante dos trabalhado-res Sem Terra, falou sobre a luta pela reforma agrária e discur-sou contra o projeto que regula-menta a terceirização. “Nós não somos favoráveis a nenhuma mudança onde colocam em sacri-

fício os direitos dos trabalhado-res desse Brasil”, disse Machado.

Romualdo Bezerra Leite, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo de Uberlân-dia, representou os sindicatos CUTistas do município, mantendo o discurso contra o PL 4330/04.

Alguns vereadores discursaram se manifestando favoráveis à cau-sa da manifestação contra a tercei-rização. Foram citados os parla-mentares que votaram a favor do projeto na Câmara dos deputados, o deputado federal Odelmo Leão PP/MG e o também deputado fe-deral Tenente Lúcio PSB/MG. O primeiro vice-presidente da Câma-ra, vereador Adriano Zago agrade-ceu à participação e declarou que a casa sempre estará aberta para discussões à favor do trabalhador.

Luciana Castro

De 04 e 08 de maio acontece na cidade de Poços de Caldas-MG o XXII CONFASUBRA. O Con-gresso tem por objetivo promover e organizar tra-balhadores em todo território nacional unificando informações, debates, políticas de defesa e plená-rias que orientam toda categoria nacional. Também será realizada a eleição da nova Coordenação Co-legiada da FASUBRA com mandato de dois anos.

São 32 delegados eleitos e dois observadores do SINTET-UFU que defendem os interesses da base de toda categoria da Universidade Federal de Uberlândia. As teses dos grupos serão apresenta-das e disputadas para nortear a construção de polí-ticas que confirmam a pluralidade de ideias, contra qualquer tipo de preconceito de manifestação pes-soal e coletiva.

XXII CONFASUBRAO evento é a instância máxima de formação e preparação da categoria

Page 4: LIGEIRINHO - sintetufu.org · tes puderam debater sobre a época da ditadura, e ain- da, tiveram a oportunidade de discutir sobre manifesta- ções e relacionar o tema com assuntos

4 LIGEIRINHO SINTET-UFU – (34) 3214.1649

[email protected]

ANOS

PARALISAÇÃOOs técnicos administrativos em educação da Universidade Federal de Uberlândia paralisaram as atividades

nos dias 7, 8 e 9 de abril pela Jornada Nacional de Lutas do Serviço Público Federal

Dia 7 : Caravana para Brasília

Os trabalhadores técnico-administrativos em edu-cação da Universidade Federal de Uberlândia partici-pam em Brasília, da Jornada Nacional de Lutas. Ser-vidores Federais de todo país reivindicam a abertura imediata do processo negocial, uma vez que a pauta unificada do Fórum do Serviço Público Federal foi protocolada em 25 de fevereiro deste ano. Também, participaram do ato contra o projeto de lei número: 4.330 de 2004, que regulamenta a terceirização da mão de obra.

Dia 8 e 9 : Exibição de Documentário

SINTET-UFU visita campi avançados para divulgar paralisação

Como parte das atividades propostas para os dias de paralisação dos Técnico-administrativos da Universi-dade Federal de Uberlândia, o SINTET-UFU exibiu o documentário: O dia que durou 21 anos.A primei-ra exibição aconteceu na quarta feira, dia 8, no Cam-pus Umuarama. E no dia 9, a atividade foi realizada no Museu Universitário de Arte da UFU, o MUnA. Logo depois da apresentação do documentário, os presen-tes puderam debater sobre a época da ditadura, e ain-da, tiveram a oportunidade de discutir sobre manifesta-ções e relacionar o tema com assuntos do período atual.

Campus Patos de MinasCampus PontalCampus Monte Carmelo

Page 5: LIGEIRINHO - sintetufu.org · tes puderam debater sobre a época da ditadura, e ain- da, tiveram a oportunidade de discutir sobre manifesta- ções e relacionar o tema com assuntos

LIGEIRINHO 5SINTET-UFU – (34) 3214.1649

[email protected]

ANOSAssembleia elege delegados para o XXII CONFASUBRA

Aconteceu no dia primeiro de abril, no anfiteatro do bloco 8C do campus Umuarama a Assembleia Geral Única dos técnicos adminis-trativos em educação - TAE’s. Com o objetivo de eleger os delegados que participarão do Congresso da Federação de Sindicatos de Traba-lhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil XXII CONFA-SUBRA. O evento é de instância máxima para deliberação dos TAE’s de todo país, sendo de suma impor-tância a participação de todos. Com-pareceram 302 trabalhadores na as-sembleia.

Após os informes locais e nacio-nais, foram inscritas duas chapas: Chapa 1 - Espaço Independente e Chapa 2 - Coletivo Cutista. Dois membros de cada chapa defenderam suas ideias. Carlos Dênis e Mário Jú-nior representaram a Chapa 1. E de-fendendo a Chapa 2, Karla Teixeira e Paulo Henrique. Após foi realizado o voto secreto.

Resultado da apuração de votos Chapa 1 - 152 votos Chapa 2 - 94 votos Votos nulos 04 votos Votos Brancos - 01 Total de votos válidos – 246

A partir do número dos presentes foram definidos 30 delegados com direito a voz e voto representando os TAE’s da Universidade Fede-ral de Uberlândia no congresso. A

quantidade de delegados por chapa ficou constituído da seguinte forma:

Chapa 1 - Espaço Independente: 19 delegadosChapa 2 - Coletivo Cutista:11 delegados

Foram aprovados 2 observadores, um de cada chapa para participar do XXII CONFASUBRA, que acontece de 4 a 8 de maio na cidade de Poços de Caldas – MG.

Foto: Kennedy CostaKennedy Costa e Nayane Dominique

Pauta*Política salarial permanente com correção das distorções e reposição das perdas infla-cionárias;*Índice linear de 27,3%;*Data-base 1°de maio;*Direito de negociação coletiva (convenção 151 OIT);*Paridade Salarial entre ativos e aposenta-dos;* Retirada dos projetos do congresso nacio-nal que atacam os direitos dos servidores;*Aprovação imediata dos projetos de interes-se dos servidores;*Isonomia salarial e de todos os benefícios entre os poderes;*Anulação da reforma da previdência reali-zada através da compra de votos dos parla-mentares;*Extinção do fator previdenciário;*Incorporação de todas as gratificações pro-dutivistas;*Fim da terceirização que retira direito dos trabalhadores;

Page 6: LIGEIRINHO - sintetufu.org · tes puderam debater sobre a época da ditadura, e ain- da, tiveram a oportunidade de discutir sobre manifesta- ções e relacionar o tema com assuntos

6 LIGEIRINHO SINTET-UFU – (34) 3214.1649

[email protected]

ANOS

Reivindicações do MST no encontro com o ministro do Desenvolvimento Agrário

Os trabalhadores do Movimento Sem Terra em Uberlândia, organi-zados pelo Fórum Revolucionário de luta pela Terra e Reforma Agrária ocuparam a Praça da Prefeitura de Uberlândia, desde o dia 18 de mar-ço até o dia 26. A ocupação teve o objetivo de cobrar os gestores pú-blicos, responsáveis pela execução da Reforma Agrária – Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) – Instituto Nacional Colonização e Reforma Agrária (INCRA, Estadual – INCRA/SR06 – Secretaria de De-senvolvimento Agrário).

Reivindicações: • Criação de novos assentamentos para atender duas mil famílias acam-padas na região;• Ampliação da capacidade técnica do INCRA/MG para a realização das fiscalizações e vistorias para a obten-ção de terras para assentar as famílias acampadas;• Ampliação dos programas de fomen-to e fortalecimento dos assentamentos, aumentando sua capacidade de produ-

ção, agregação de valor a produção; • Reconhecimento e criação de circui-tos curtos de comercialização, feiras livres e programas institucionais;• Atendimento ao saneamento básico e água para prover a produção e aten-dimento ás famílias;• Melhoria das vias de circulação e mobilização de pessoas e mercadorias dos assentamentos;

Durante o acampamento foram realizadas várias atividades. Na oca-sião foram apresentadas as áreas já ocupadas ou a serem vistoriadas para obtenção aos técnicos do MDA e IN-CRA nacional.

Os representantes do movimento participaram da audiência com o Mi-nistro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, no dia 24 de março. Apresentaram análises e críticas às prioridades do governo brasileiro. Patrus Ananias falou do compromis-so do governo Federal para consoli-dar a reforma agrária nos próximos quatro anos.

Segundo os representantes do movimento, há uma contradição en-tre o posicionamento do ministro e

as prioridades do governo, como os ajustes fiscais e compromissos reno-vados com os banqueiros, latifundiá-rios e o agronegócio.

Para eles, ainda é necessária a re-visão dos valores do custo por família a ser assentada, revisão dos índices de análise de produtividade da terra, autonomia dos movimentos na apre-sentação das famílias a serem cadas-tradas levando em conta o perfil da região, e participar da gestão junto à Caixa Econômica Federal para agi-lizar a liberação do Plano Nacional de Habitação Rural – PNHR - e rees-truturar os INCRAS estaduais, com a realização de deslocamento imediato de técnicos e a realização de concur-so público.

O movimento pontua a necessi-dade de manter a luta permanente para garantir as conquistas da classe trabalhadora e dos trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terras. A disposição do MST é combinar a luta com os trabalhadores e trabalhadoras da cidade e suas bandeiras.

MST: Nem que a coisa engrosse, a terra é nossa!

Edição: Nayane Dominique

Os trabalhadores do Movimento Sem Terra em Uberlândia, realizaram uma marcha na manhã do dia 7, par-tindo da Praça Clarimundo Carneiro, no centro de Uberlândia em direção à prefeitura municipal. Cerca de 100 trabalhadores com bandeiras, faixas e apitos, caminharam pelas ruas.

Segundo os representantes do mo-vimento, a manifestação apoia:

• Servidores Federais na Jornada Nacional de Lutas pela Campanha Salarial Unificada do Serviço Público Federal;

• Contra medidas e projetos de lei que tiram direitos dos trabalhadores.

Contra regulamentação do Projeto de Lei 4330/04 - que terceiriza a mão de obra;

• Cumprimento das promessas de campanha por parte do governo fede-ral ao MST;

• Conclusão de obras de infraestru-tura em acampamentos estabelecidos.

Após a marcha os trabalhadores ocuparam a Praça Cívica da prefeitura em vigília até o cumprimento da pro-messa feita pelo ministro do Desen-volvimento Agrário, Patrus Ananias.

Participaram trabalhadores do Mo-vimento Terra Trabalho e Liberdade (MTL); movimento Popular Pela Re-forma Agrária (MPRA); Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST); Movimento Unidos dos Sem Terra (MUST II); Movimento dos Traba-lhadores Rurais Sem Terra (MST).

MST marcha em apoio a Servidores Federais e contra PL 4330/04

Page 7: LIGEIRINHO - sintetufu.org · tes puderam debater sobre a época da ditadura, e ain- da, tiveram a oportunidade de discutir sobre manifesta- ções e relacionar o tema com assuntos

LIGEIRINHO 7SINTET-UFU – (34) 3214.1649

[email protected]

ANOS

JURÍDICO JURÍDICO DO SINTETU-UFU GARANTE DECISÕES

JUDICIAIS A FAVOR DE SERVIDORES

Ingresso de processo judicial Processos para os médicos sobre anuênios – duas jornadas de 20 horas semanais

O Departamento Jurídico do SINTET-UFU está ingressando com processos individuais para os servidores, ocupantes do cargo de médico, ADMITIDOS NA UFU, ATÉ O ANO DE 1999, que pos-suem dois contratos de 20 horas se-manais, e recebiam a vantagem de anuênio somente sobre um contrato.

Atualmente, a situação é a seguin-te: o Ministério do Planejamento ex-pediu a Nota Técnica n º 173/2014, em que reconheceu o direito dos médicos ao recebimento do anuê-

nio – Adicional de Tempo de Ser-viço – ATS, calculado com base no vencimento básico percebido, de acordo com a jornada de trabalho.

Desta forma, foi regulariza-da a vantagem de anuênio des-tes servidores, no contrache-que do mês de março e pago o retroativo a partir de janeiro de 2015.

Com o reconhecimento deste direito, por parte da Administra-ção Pública, os processos ajuiza-dos terão como objeto, o pedido de recebimento do retroativo da

diferença da vantagem do anuênio referentes aos últimos cinco anos.

Os servidores, que se enquadram nesta situação, e tenham interesse em ingressar com a ação judicial, devem comparecer à sede do Sindi-cato, no período das 10:00 às 16:00 horas, munidos dos seguintes do-cumentos: (carteira de identidade, CPF, certidão de casamento, com-provante de endereço, identidade funcional, carteira de trabalho, 3 últimos contracheques, fichas finan-ceiras do período de 2010 a 2015).

gem especial de tempo de serviço, com a aplicação dos fatores de 1.4 (homem) e 1.2 (mulher), para os períodos em que trabalharam em condições nocivas à saúde, para efeito de contagem de tempo para a aposentadoria, cuja aplicação foi realizada pelas Universidades, até a data de 24/06/2013, quando foi sus-pensa pelo Ofício Circular 05/2013 da SEGEP-MP, até a publicação de nova Orientação Normativa que disciplinasse sobre a matéria.

Desta forma, em dia 23 de de-zembro de 2013, o Governo Fe-deral editou a Orientação Norma-tiva nº 16 que embora garantisse o direito à aposentadoria especial (sem paridade e integralidade), ve-dou a contagem especial de tem-po de serviço, com a aplicação dos fatores de 1.4 (homem) 1.2 (mulher), referentes aos períodos trabalhados, sob condições adver-sas, para efeito de aposentadoria.

Diante disso, esta contagem especial permanece suspensa, po-

rém o SINTET-UFU, através de sua Coordenação Colegiada, defi-niu propor, a inclusão deste pon-to na pauta do CONFASUBRA (Congresso da FASUBRA) que será realizado, no período de 04 a 08 de maio, na cidade de Poços de Caldas. A intenção do Sindicato é ampliar esta discussão em nível nacional, indicando e deliberan-do por uma negociação junto ao Governo Federal, para a refor-ma ou revogação desta Orienta-ção Normativa, garantindo-se a contagem especial aos servidores que trabalham em ambiente noci-vo à saúde e a integridade física.

Outra reivindicação, a ser leva-da pelo SINTET-UFU, à discussão no CONFASUBRA, será a modi-ficação da Orientação Normativa 06 de 18.03.2013, que alterou os critérios de concessão dos adi-cionais de insalubridade, pericu-losidade, irradiação ionizante e gratificação por trabalhos com raios-x ou substâncias radioativas.

Ação do SINTET-UFU no CONFASUBRA a favor dos servidores

A FASUBRA- SINDICAL in-gressou com processo de Manda-do de Injunção, representando os seus sindicatos de base, junto ao STF (Supremo Tribunal Federal), como forma de garantir a conces-são da aposentadoria especial aos servidores públicos, que traba-lham em área insalubre, nos mes-mos moldes que a aplicada aos trabalhadores da iniciativa privada (INSS). Na data de 18 de feverei-ro de 2010, foi proferida decisão favorável com a determinação que fosse aplicado, o artigo 57 da Lei n 8.213/91 que trata da concessão da aposentadoria especial e/ou a con-tagem especial de tempo de serviço.

Em cumprimento a esta decisão judicial, o Governo Federal, através Ministério do Planejamento editou a Orientação Normativa SRH n º 10, que garantia a aposentadoria es-pecial (aos 25 anos de trabalho em condições insalubres, perigosas ou penosas), sem paridade ou integra-lidade aos servidores e/ou a conta-

Mandado de injunção - aposentadoria especial

Page 8: LIGEIRINHO - sintetufu.org · tes puderam debater sobre a época da ditadura, e ain- da, tiveram a oportunidade de discutir sobre manifesta- ções e relacionar o tema com assuntos

8 LIGEIRINHO SINTET-UFU – (34) 3214.1649

[email protected]

ANOS Decisão judicial favorável a servidor contra plano de saúdeNo ano de 2012, uma servidora

aposentada ingressou, via Departa-mento Jurídico do Sindicato, com Ação Judicial de Cobrança Indevi-da e Danos Morais contra Plano de Saúde, por ter sido lhe negado aten-dimento médico em três oportunida-des, mesmo não tendo débito junto à empresa de Plano de Saúde.

A decisão judicial foi proferida em 18 de abril de 2015, na qual o Juiz da Causa entendeu que, a empresa in-correu em conduta ilícita, pois inter-rompeu o fornecimento dos serviços do plano de saúde sem que a servido-ra tivesse débito. Frisou ainda, que tal situação causou prejuízos à usuária, que ultrapassou a meros constrangi-

mentos e, nesta linha de argumenta-ção, julgou favorável o pedido da ser-vidora condenando o Plano de Saúde a pagar-lhe, uma indenização por da-nos morais no valor de R$3.000,00, que deverá ser devidamente corrigido com a incidência de juros de mora, aplicados desde o momento da cita-ção da empresa no processo.

ASSE

MBLE

IA GE

RAL D

OS FU

NCIO

NÁRI

OS RT

U

Page 9: LIGEIRINHO - sintetufu.org · tes puderam debater sobre a época da ditadura, e ain- da, tiveram a oportunidade de discutir sobre manifesta- ções e relacionar o tema com assuntos

LIGEIRINHO 9SINTET-UFU – (34) 3214.1649

[email protected]

ANOS

ASSEMBLEIA GERAL DOS FUNCIONÁRIOS FUNDAPLiminar é concedida a servidor contra reposição ao erário sobre diferença salarial

O Jurídico do SINTET-UFU foi vitorioso em processo contra a UFU, que notificou um servidor aposentado, idoso de 79 anos de idade, para reposição ao erário, relativa à diferença sobre o valor de proventos de aposentadoria, no total de R$ 24.000,00, referente a abril de 2013 a novembro de 2014, pe-ríodo em que, a UFU pagou ao servidor seus proventos em duplicidade. Em virtude da presença da boa-fé por parte do servidor, no ato de recebimento do valor e, do erro praticado, exclusivamente, pela instituição, o Juiz da causa concedeu liminar determinando à UFU que não proceda ao desconto nos proventos do servidor sobre tal diferença salarial.

Page 10: LIGEIRINHO - sintetufu.org · tes puderam debater sobre a época da ditadura, e ain- da, tiveram a oportunidade de discutir sobre manifesta- ções e relacionar o tema com assuntos

10 LIGEIRINHO SINTET-UFU – (34) 3214.1649

[email protected]

ANOS

Motoristas da universidade aceitam proposta de retroativo sobre diárias

Reunidos no SINTET-UFU no dia 26 de março, os motoristas da Universidade Federal de Uberlândia aprovaram a proposta de cálculo do retroativo sobre di-árias não remuneradas.

Ação judicial coletiva ajuizada pela assessoria jurídi-ca do sindicato no ano de 2000, foi contra uma resolu-ção do CONDIR sobre as diárias de viagens realizadas

pelos motoristas da universidade. Segundo a resolução, o pagamento das diárias seria da seguinte forma:

• Nas viagens de 5 dias seriam pagas apenas 3 diá-rias;

• Acima de cinco dias, seriam discutidos caso a caso. Devido à ilegalidade desta resolução, o sindicato in-

gressou com o processo, sendo aprovada a liminar que anulou a resolução. O ganho de causa tramitou duran-te 14 anos. A assessoria jurídica do sindicato ingressou com a execução para pagamento do retroativo das diá-rias referente ao período de 1997 a 2000.

Após o levantamento de documentos do período das viagens, foram apresentados aos motoristas os valores calculados pelo sindicato e valores calculados pela uni-versidade – houve uma pequena diferença entre os cál-culos. Os motoristas aceitariam o valor proposto pela UFU, que serão pagos após homologação pelo juiz.

Foto e Texto: Luciana Castro

Uberlândia tem pré-conferências de SaúdeO Conselho Municipal de Saúde convida a população a participar das Pré-Conferências Distritais de 2015.O objetivo é que a sociedade participe discutindo problemas e elaborando respostas sobre a saúde em Uberlândia.As pré-conferências começaram no mês de março, mas ainda dá tempo de participar.Confira a unidade mais próxima e compareça!

A VII Conferência de Saúde acontece de 12 a 14 de junho no bloco 3Q do Campus Santa Mônica da UFU.

DATA SETOR UNIDADES LOCAL

25/04/2015 13h às 18h

CENTRAL – Área III

UBS Brasil

EM Amanda Carneiro Teixeira – Av. José Inácio de

Souza, 1890 – Brasil (34) 3232-0701

25/04/2015 13h às 18h

SETOR SUL – SHOPPING

PARK – Área IV

PSF SHOPPING PARK 1, 2 e

3

EM Pres. Itamar Franco Jurandir Macedo, 185

Shopping Park (34) 3217-6605

09/05/2015 13h às 18h

ZONA RURAL – TENDA DOS MORENOS

UBSF Tenda dos Morenos

EM do Moreno Estrada do Pau Furado, s/n

(34) 3232-7345

09/05/2015 13h às 18h

ZONA RURAL – IFTM UBSF Sobradinho, UBSF

Martinésia, UBSF Cruzeiro dos Peixotos

IFTM Fazenda do Sobradinho, s/n

Zona Rural (34) 3233-8800

16/05/2015 13h às 18h

ZONA RURAL – RIO DAS PEDRAS

UBSF Rio das Pedras

Sede - Rio das Pedras BR 265 – Km 641

(34) 9105-8202 – Lourival

16/05/2015 13h às 18h

ZONA RURAL – TANGARÁ

UBSF Nova Tangará Fazenda Cabaça –

Acampamento Terra Firme (34) 9927-6461 - Cleiciane

23/05/2015 13h às 18h

ZONA RURAL – MIRAPORANGA

UBSF Miraporanga

EM Domingas Camin – R. Miraporanga, 0

(34) 3232-9491

23/05/2015 13h às 18h

ZONA RURAL – TAPUIRAMA

UBSF Tapuirama EM Sebastião Rangel – Av. José Pedro Abalém, 779,

Tapuirama (34) 3244-1177