mossoró - fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/edicao_300715.pdf · no...

16
R$ 1,50 Mossoró - RN, 30 de julho de 2015 - Nº 17.004 O MOSSOROENSE QUINTA-FEIRA www.omossoroense.com.br Traficante foragido capturado quando assistia a jogo de futebol Lindemberg Mendes tinha mandado por tráfico de drogas no Ceará e foi localizado durante partida no Frasqueirão, em Natal. Professores presentes à assembleia rejeitaram realinhamento salarial de 21,3% parcelado em quatro anos. Página 6 Página 6 Página 3 Grande Natal Polícia Federal prende acusados de fraudar o Bolsa Família Página 6 (Cotidiano) Treinamento Samu promove curso de assistência ao parto e ao recém-nascido Página 4 Página 5 (Cotidiano) Pesquisa Ibope/CNI mostra melhora na confiança de consumidores Página 3 Página 5 (Cotidiano) Prefeito de Umarizal afastado e ex-prefeito preso por desvio de recursos Vingt-un Neto reforça críticas por ausência de Silveira em momento de crise Docentes da Ufersa rejeitam proposta e mantêm greve Jornalista apresenta livro com relato sobre luta contra as drogas Violonista radicado na Itália apresenta-se hoje no Sesc Sessão especial marca estreia do filme “Os últimos cangaceiros” Pacotão cultural

Upload: vokhuong

Post on 08-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_300715.pdf · No outro dia após o encerramen- ... correspondendo na pasta do Turismo. Ain-da não

R$ 1,50Mossoró - RN, 30 de julho de 2015 - Nº 17.004

O MOSSOROENSEQUINTA-FEIRA

www.omossoroense.com.br

Traficante foragido capturadoquando assistia a jogo de futebolLindemberg Mendes tinha mandado por tráfico de drogas no Ceará e foi localizado durante partida no Frasqueirão, em Natal.

Professores presentes à assembleia rejeitaram realinhamento salarial de 21,3% parcelado em quatro anos.

Página 6

Página 6

Página 3

Grande Natal

Polícia Federal prende acusados de fraudar o Bolsa FamíliaPágina 6 (Cotidiano)

Treinamento

Samu promove curso de assistência ao parto e ao recém-nascido

Página 4

Página 5 (Cotidiano)

Pesquisa Ibope/CNImostra melhora na confiança deconsumidores

Página 3

Página 5 (Cotidiano)

Prefeito de Umarizal afastado e ex-prefeito preso por

desvio de recursos

Vingt-un Neto reforça críticas por ausência de Silveira em momento de crise

Docentes da Ufersa rejeitam proposta e mantêm greve

Jornalista apresentalivro com relato

sobre luta contra as drogas

Violonista radicado na Itáliaapresenta-se hoje no Sesc

Sessão especial marca estreia do filme “Os últimos

cangaceiros”

Pacotão cultural

Page 2: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_300715.pdf · No outro dia após o encerramen- ... correspondendo na pasta do Turismo. Ain-da não

Opinião2 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 30 de julho de 2015

[email protected]

FICROA vigésima oitava edição da Feira In-

dustrial e Comercial da Região Oeste -Ficro, neste ano no período de 5 a 8 de agos-to, vai motivar uma reunião hoje na sededa Associação Comercial e Industrial deMossoró - Acim. Esse encontro com os ex-positores servirá para que sejam dirimi-das todas as dúvidas e dados os últimos es-clarecimentos antes da abertura da ex-posição na noite do dia 05 de agosto.

BALLETA Academia Shekiná está inscreven-

do interessados nas suas aulas de balletque poderão ser frequentadas de segun-da a sexta-feira sob a direção da professo-ra Natália Negreiros. Mais informaçõespodem ser obtidas pelo telefone 3316-2233.A Academia Shekiná assegura fluidez emovimentos precisos.

RADIOLOGIAOs técnicos em radiologia foram ter com

o prefeito em exercício, Luiz Carlos de Men-donça Martins, para reivindicar a vigên-cia do piso daquela categoria determina-do em legislação federal. Eles hoje são re-munerados na base de 898 reais e o pisovigente é de 2 mil e 50 reais. O prefeito secomprometeu com um estudo sobre o im-pacto dessa correção nas finanças muni-cipais para um pronunciamento posterior.

PADRE CHARLESO padre Charles Lamartine Sousa Frei-

tas acaba de completar o seu terceiro anodesde que assumiu a vice-diretoria do Co-légio Diocesano Santa Luzia. Sua contri-buição nessa fase do colégio vem sendomuito positiva para a gestão do padre Sá-tiro Cavalcanti Dantas.

ZÉ LEZINOs shows de Zé Lezin no Teatro Mu-

nicipal Dix-huit Rosado serão amanhãe depois às 20 horas. Ingressos anteci-pados aos preços de 60 reais a inteira e30 reais a de estudantes. Ele vai estarcomemorando trinta anos de sua car-reira de sucessos.

UERN/MATER CHRISTIFruto de um encontro entre o reitor da

Uern, Pedro Fernandes Ribeiro, e o dire-tor acadêmico das Faculdades MaterChristi, Gildson de Souza Bezerra, ficou

acertado entre as duas autoridades edu-cacionais a celebração de futuras parce-rias com relação a convênios para cursosde capacitação reunindo as duas institui-ções.

CURSOServidores que em Mossoró cursaram

Tecnologia em Gestão Pública, a primei-ra turma em convênio com a Uern, apre-sentaram seus trabalhos de conclusão decurso no Primeiro Seminário de Apresen-tação do TCC na sede da Universidade.Além dos professores que estão avalian-do os alunos, a subsecretária da Semarh,Flávia Montenegro; a diretora da Escolade Governo, Socorro Ferreira, e as coor-denadoras pedagógicas Judite Guerra eSelma Medeiros também participaram.

CINE CIDHá exatos 22 anos o cinema Cid encer-

rava suas atividades aqui em Mossoró coma exibição do último filme "Esqueceram deMim 2". No outro dia após o encerramen-to das suas atividades as instalações docinema passaram a ser geridas pela Coo-perativa de Artistas,Técnicos e Produto-res Culturais de Mossoró (Coocar). Re-gistro de Lindomarcos Faustino.

SUPERMERCADOSErasmo Firmino traça um paralelo en-

tre dois supermercados no que toca ao aten-dimento à sua clientela. O Hiper Bompre-ço que, segundo ele, funciona com o míni-mo de dois caixas proporcionando a forma-ção de filas extensas e o Cidade Alterna-tivo, onde tem caixas suficientes abolin-do essas extensas filas.

HENRIQUEHenrique Alves, apesar de tido e havi-

do como um turista de mão cheia, não vemcorrespondendo na pasta do Turismo. Ain-da não disse a que veio. É verdade que assuas verbas ministeriais foram cortadasem quase 80 por cento. Mas...até agora,NADA.

TÁXISMossoró não poderá jamais escorra-

çar os táxis que aqui vêm diariamente pro-venientes de cidades vizinhas. Eles são emtorno de 1.600 veículos/dia que represen-tam, no mínimo, trinta por cento do fatu-ramento do comércio mossoroense.

Graco

O MOSSOROENSE

Editora de Jornais Ltda.Travessa O Mossoroense, 42, Centro - Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208 Comercial: 3315-3203 – Redação: [email protected] – www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor

administrativo

Cid AugustoDiretor

de redação

Márcio CostaEditor geral

que se vê cotidiniamente na Co-bal é coisa típica de uma cidadesem lei. Tudo o que existe ali es-tá desorganizado a partir do es-

tacionamento de veículos. Dizem os fre-quentadores daquele centro de abaste-

cimento que aquela conturbada área éum pedaçoda Mossorósemlei, semor-deme sem administração. Ali não exis-te ninguém que discipline absolutamen-te nada. Todos mandam e ninguém obe-dece.

OOA esculhambação na Cobal

Emery Costa

Jornal

PERDÃOEnsinamento do padre Sátiro Cavalcanti Dantas: "Você quer ser feliz por um in-

stante? Vingue-se. Você quer ser feliz para sempre? Perdoe". (Tertuliano, da Pa-trística Latina).

LUIZ CAMPOSO poeta Luiz Campos, já falecido, dois anos antes da sua morte concedeu uma

entrevista à revista "Papangu" (de Tulio Ratto). Indagado como gostaria de serlembrado, ele respondeu: "Quando eu morrer não quero que se recordem mais demim. Eu gostaria de ser lembrado enquanto eu for vivo. E estamos conversados".

LIVROA comemoração pelos 50 anos de vida maçônica de Wilson Bezerra de Moura

também teve direito ao lançamento de um livro relatando toda essa trajetórialançado pelo homenageado. A publicação está tendo ampla repercussão positivanas lides maçônicas onde o autor é bastante identificado.

risco de uma Terceira GuerraMundial não é ilusório. A paz qua-se que não tem passado de figura

de retórica. Em grande parte da Histó-ria humana, o período em que prevale-ceu é ínfimo. Se é que já houve verda-deira paz neste mundo... Somente na Al-ma de alguns bem-aventurados é que elatem conseguido habitar. (...) Por isso, cer-tamente, advertiu o papa João Paulo II(1920-2005), numa memorável alocução,na década de 1980, que “o perigo é re-al”.

A concórdia entre religiosos é a pri-meira a ser conquistada. A paz de cons-ciência dos seres terre-nos, gerada por uma no-va postura universalis-ta, ecumênica, por-quanto altamente fra-terna, propicia a paz so-cial, a paz entre as ins-tituições e a desejadapaz mundial, sob a pro-teção do Pai celeste, omaior diplomata da his-tória deste Planeta, nãoobstante nosso recor-rente mau uso do livre-arbítrio. Para os queriem dessa realidade,uma pequena recorda-ção do cético Voltaire(1694-1778): “Se Deus não existisse, pre-cisaria ser inventado”.

JOHN KENNEDY E A PAZMuitas nações não estão diretamen-

te envolvidas nos conflitos armados queflagelam este orbe, mas todas sofrem aopressão do medo ou da miséria, pela vio-lência dos armamentos novos ou pelodesvio maciço de verba para a indús-tria da morte, em prejuízo da instrução,educação, espiritualização, alimentaçãoe saúde dos povos. Portanto, a guerra nosafeta a todos nestes tempos de comuni-cação rápida e de temporais de infor-mações, que ameaçam, com seus raios etrovoadas, dar curto-circuito nos cére-

bros. Daí a inclusão que faço, neste bate-papo despretensioso com vocês, destepensamento de John Fitzgerald Ken-nedy (1917-1963): “Só as armas não bas-tam para guardar a paz. Ela deve ser pro-tegida pelos homens (...). A mera au-sência de guerra não é paz”.

A Terra só conhecerá a paz quando vi-ver o amor espiritual e souber reconhe-cer a verdade divina. No entanto, a di-vina verdade de um Deus que é Amor.Não a de um ser brutal e vingativo, in-ventado pelos desatinos humanos.

PARA EDIFICAR A PAZNa revista Globaliza-

ção do Amor Fraterno(em português, inglês,francês, esperanto, ale-mão, espanhol e italia-no), entregue pela Le-gião da Boa Vontade achefes de Estado e de-mais delegações pre-sentes no High-LevelSegment 2007, na sededa ONU, em Genebra,Suíça, trouxe, de meu li-vro Reflexões da Alma,um notável trecho ex-traído do Preâmbulo daConstituição da Orga-nização das Nações

Unidas para a Educação, a Ciência e aCultura — Unesco, aprovada em 16 denovembro de 1945, por considerar queoutro caminho para a Humanidade se-rá o da destruição: “Se as guerras nas-cem na mente dos homens, é na mentedos homens que devem ser construídosos baluartes da paz”.

É essencial destacar as propostas eações de real entendimento, diferenterota para os povos será a do remédioamargo.

Por isso mesmo, não percamos a es-perança. Perseveremos trabalhando porum Brasil melhor e uma humanidademais feliz. Eis a direção da vitória. Enão se trata de argumento simplório.

OO perigo é real

ArtigoJosé de Paiva Netto - jornalista, radialista e escritor

A Terra só conhecerá a paz quan-do viver o amor espiritual e souberreconhecer a verdade divina. No en-tanto, a divina verdade de um Deusque é Amor. Não a de um ser bru-tal e vingativo, inventado pelos de-satinos humanos.

Page 3: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_300715.pdf · No outro dia após o encerramen- ... correspondendo na pasta do Turismo. Ain-da não

Política 3www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 30 de julho de 2015

Diálogo usado para resolver temas polêmicos serve de exemplo para prefeito na opinião de vereador

Vingt-un elogia disposição ao diálogo de Luiz Carlos

Para Vingt-un Neto, passagem de Luiz Carlospela PMM é melhor que a do titular do cargo

Análise

O vereador Vingt-unRosado Neto (PSB) ana-lisou a passagem do pre-feito em exercício LuizCarlos Martins (PT) pe-lo Palácio da Resistência.

Para o parlamentar,o petista tem se saído me-lhor que o titular do car-go que está fora de Mos-soró com retorno previs-to para amanhã. "LuizCarlos tem uma atuaçãomuito positiva que julgomelhor que a do prefei-to. Luiz tem adotado o há-bito de dialogar", anali-sou no Observador Polí-tico de ontem.

Sobre as declaraçõesdo vereador Tomaz Neto(PDT) de que FranciscoJosé Júnior (PSD) teriasido "covarde" por se au-sentar de Mossoró nummomento de crise, Vingt-un discordou do termousado, mas manteve otom de crítica. "Eu nãochamaria de covarde,mas o prefeito se ausen-tou de Mossoró num mo-mento muito delicado.Temos um desencadea-mento de greves e há umasérie de problemas. Agente esperava que o pre-feito aqui ficasse para en-carar esses problemas",frisou.

Sobre as eleições dopróximo ano, o pessebis-

O prefeito em exercí-cio Luiz Carlos Martinsdará posse em solenida-de marcada para estaquinta-feira, às 10h, noauditório da Estação dasArtes Elizeu Ventania,ao Grupo de Trabalho -GT do Orçamento Demo-crático. O GT tem o obje-tivo de discutir e execu-tar as ações do cronogra-ma de implementação dametodologia de consultaà população nas defini-ções das prioridades deinvestimentos e aplica-ção dos recursos públicos.

Hoje, o Grupo de Tra-balho é formado por qua-tro membros do Executi-vo e um do Legislativo, noentanto, será ampliadocom a participação dequatro representantes deentidades e instituiçõesda sociedade civil: a Or-dem dos Advogados doBrasil - OAB, a CentralÚnica dos Trabalhadores- CUT, o Ministério Pú-blico e o Instituto Fede-

ral do Rio Grande do Nor-te - IFRN.

O Executivo munici-pal criou na última sex-ta-feira, 24, através deportaria o Grupo de Tra-balho (GT). A iniciativaestá amparada após aaprovação da ReformaAdministrativa e seguin-do os preceitos constitu-cionais através do artigo15, inciso XII, da LeiComplementar 104/14,que instituiu "Orçamen-to Democrático" no Mu-nicípio de Mossoró.

O prefeito em exercí-cio Luiz Carlos afirmaque "o direito a participa-ção das decisões dos ru-mos da cidade deve serassegurado a qualquer ci-dadão e cidadã e a imple-mentação do OrçamentoDemocrático possibilitaa pluralidade de opiniõese o acolhimento de de-mandas dos diversos se-tores existentes na socie-dade mossoroense", con-clui.

Solenidade

Prefeito em exercício dáposse ao grupo detrabalho do orçamento

Estratégia

Henrique defende isenção de vistopara norte-americanos em 2016

Em reunião extraordi-nária do Fórum dos Secre-tários e Dirigentes do Tu-rismo (Fornatur), no Riode Janeiro, o ministro doTurismo, HenriqueEduardo Alves, recebeumanifesto de apoio à isen-ção de vistos em caráter ex-cepcional para os norte-americanos no ano olímpi-co. Doze conventionsbou-reaus e outras entidadesrepresentativas do setorapostam na facilitação dasviagens como forma de ga-rantir o crescimento do flu-xo turístico para o Brasil.O mesmo documento foientregue este mês para ovice-presidente da Repú-blica, Michel Temer.

O ministro agradeceu oapoio e frisou que a união

dos estados é fundamentalpara avançar a discussão."Essa não é uma luta pa-ra poucos, mas para umexército. Temos na Olim-píada uma excelente opor-tunidade e não podemosdesperdiçá-la", afirmouHenrique Eduardo Alves.Ele mostrou a dimensãodos jogos olímpicos pormeio da comparação coma Copa do Mundo de 2014.O mundial de futebol, te-ve a participação de 32 se-leções, 960 atletas, 20 milvoluntários e 15 mil profis-sionais de mídia. Na Olim-píada e Paraolimpíada se-rão 15 mil atletas de 205nações, 70 mil voluntáriose 25 mil profissionais demídia.

O documento de apoio

a isenção de vistos para osnorte-americanos no anoolímpico foi entregue pelopresidente do Convention-Boureau do Rio de Janei-ro, Cláudio Magnavita."Sabemos da importânciadessa ação e, sob a lideran-ça do Ministério do Turis-mo, estamos prontos paradefendê-la", comentou.Entraram também napauta da reunião extraor-dinária do Fornatur as es-tratégias de promoção in-ternacional do Brasil pormeio da Embratur e atua-ção dos Escritórios Brasi-leiros de Turismo (EBTs),a campanha para o verão2016, a ação das agênciasde relações públicas, a cria-ção de um boletim de in-teligência comercial a ser

distribuído pela Embraturpara o mercado, o calendá-rio de feiras internacionaise a importância da parce-ria entre governo e inicia-tiva privada para partici-par desses eventos.

O ministro tambémparticipou de um encontrocom representantes dosEBTs, responsáveis pelapromoção internacional doBrasil nos mercados prio-ritários das Américas doSul e Norte, Europa e Ásia.Cada um apresentou o tra-balho executado. O minis-tro frisou a importância demelhorar a divulgação dopaís no mercado exterior,repensar o modelo de ges-tão da Embratur e reforçaro orçamento do Ministé-rio do Turismo.

ta falou que será umaoportunidade para o povojulgar a atual gestão."Aeleição será uma oportu-nidade para julgar se o go-verno atual está correto.Faz três anos e meio quenão se inauguram obrasestruturantes em nossacidade", frisou.

Sobre a Câmara Muni-cipal, o parlamentar la-mentou a postura da ban-cada governista que sem-pre atende aos interessespalacianos. "Infelizmen-te a Câmara Municipaltem sido uma extensão doPoder Executivo. São po-deres diferentes, mas in-

felizmente a bancada deoposição envia projetosque são até formuladospela população e o Palá-cio da Resistência orien-ta a bancada a derrubar.Mas isso não nos desesti-mula, vamos continuarouvindo a população",destacou.

Luiz Carlos empossa membros de grupo

Page 4: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_300715.pdf · No outro dia após o encerramen- ... correspondendo na pasta do Turismo. Ain-da não

Política4 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 30 de julho de 2015

Posicionamento

Confiança de consumidorestem ligeira melhora em julho

Internacional

Líder talibã mulá Omar está morto, dizporta-voz dos serviços secretos afegãos

Ministro minimizou resposta negativa dada pelo mercado à redução na meta de superávit

O brasileiro está menospessimista em relação àrenda, situação financei-ra, ao endividamento, à in-flação e ao desemprego. OÍndice Nacional de Expec-tativa do Consumidor (In-ec) aumentou 1,8% de ju-nho para julho, o que in-dica ligeira melhora daconfiança. O Inec é calcu-lado pela Confederação

Nacional da Indústria(CNI), em parceria com oInstituto Brasileiro deOpinião Pública e Estatís-tica (Ibope).

O índice, no entanto, semantém abaixo do verifi-cado em julho de 2014(10,6%) e é o segundo me-nor da série histórica ini-ciada em junho de 2001 –apenas em junho deste

ano, o percentual foi infe-rior.

Dos seis componentesque formam o Inec, somen-te a expectativa de consu-mo de bens de maior va-lor caiu em relação a ju-nho. O índice teve quedade 2,1%.

Segundo a CNI, a ex-pectativa de melhora darenda pessoal foi a mais

significativa. O índice au-mentou 5,5%, o que signi-fica que os trabalhadoresestão com uma perspecti-va mais positiva para aprópria renda, nos próxi-mos seis meses, do que aque tinham em junho.

Para verificar o índice,foram ouvidas 2.002 pes-soas em 142 municípios de16 de julho a 22 de julho.

O líder talibã muláOmar está morto, anun-ciou ontem em Cabul umresponsável dos serviçosde informações afegão,citado pela agência denotícias Agence FrancePresss (AFP). “O muláOmar está morto. Mor-reu num hospital de Ka-rachi [Sul do Paquistão]em abril de 2013 (…) emcircunstâncias misterio-sas”, disse o porta-vozdos serviços secretos afe-gãos Haseeb Sedigi, àAFP, após persistentesrumores sobre a mortedo chefe supremo dos ta-libãs.

Os talibãs não confir-

maram nem desmenti-ram oficialmente a mor-te do mulá Omar, quenão é visto em públicodesde 2001 e cujo prolon-gado silêncio teve refle-xos numa rebelião divi-dida, num momento emque se começa a reunircom o governo afegão naperspetiva de conversa-ções de paz.

Desde essa data, e nodecurso de um sangren-to conflito cuja intensi-dade não diminuiu, di-versos rumores não con-firmados admitiam cominsistência a morte dochefe talibã, que segun-do fontes se refugiou no

vizinho Paquistão após aqueda do seu regime.

Os rumores tornaram-se particularmente insis-tentes no dia de hoje, doisdias antes de um próxi-mo ciclo de discussõesprevistas entre Cabul eos talibãs, após as orga-nizadas no início de julhoem Murree, perto da ca-pital paquistanesa, Isla-mabad.

Um alto responsáveldo governo afegão tinhadeclarado antes sob ano-nimato que o mulá Omar“morreu há dois anos ví-tima de doença e foi en-terrado” no Sul do Afega-nistão, a sua região de

origem. Segundo adian-tou, esta morte foi igual-mente confirmada ao go-verno afegão pelos res-ponsáveis paquistane-ses. “Pelas informaçõesque possuo, está morto”,admitiu à AFP um res-ponsável talibã, acres-centando não ter deta-lhes sobre as causas e adata exata desta morte.

A confirmação surgehoras depois de o gover-no afegão ter anunciadoque estava investigan-do as informações relati-vas à morte do muláOmar, líder supremo dostalibãs afegãos, em fu-ga desde o fim de 2001.

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) aumentou 1,8% de junho para julho

[email protected]

BarretoBruno

AulaO senador fluminense deu uma aula de como deve

agir um político acusado de corrupção. Foi ao exteriore mostrou que foi alvo de uma mentira da Veja. Todosdeveriam fazer o mesmo quando estiverem em situa-ção semelhante. O “baixinho” já anunciou que vai pro-cessar a publicação da Editora Abril.

TREO Tribunal de Justiça vai formar a lista tríplice de

juízes substitutos que vão atuar no Tribunal RegionalEleitoral(TRE). A vaga é relativa ao quinto constitu-cional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).Cin-co causídicos concorrem: André Luiz Pinheiro Sarai-va; Wlademir Soares Capistrano; Cristiano FeitosaMendes; Afonso Adolfo de Medeiros Fernandes; Leo-nardo Vasconcellos Braz Galvão.

Tempos nebulososano de 2015 é o pior da minha vida”. “Nuncative um ano tão difícil”. São frases recorrentes

em verdadeiras rodas de lamúrias que se formam.O clima é de depressão mesmo. A crise econômicaprovoca um clima de depressão coletiva. Não meiludo com a falicidade padrão ilha de Caras do Face-book e do Instagran. Os tempos são nebulosos, as con-tas se avolumam e as pessoas têm dificuldades paraquitar seus compromissos e recorrem aos bancos quemassacram os trabalhadores com juros extorsivos.Não se iluda. Nas crises nem todo mundo sai per-dendo. Sempre tem alguém que lucra e nesse caso éo capital especulativo que recua os investimentos eguarda dinheiro, que parado rende. Sobra para amassa as consequências da crise.

MPAs operações do Mi-

nistério Público estão ca-da vez mais poderosasnas cidades menores doRio Grande do Norte. EmUmarizal, o prefeito Car-lindson Onofre Pereirade Melo (DEM) foi afas-tado do cargo por suspei-ta de corrupção.

TransporteO vale-transporte co-

meça a ser vendido na se-gunda-feira na sede an-tiga do Setrans no cen-tro da cidade. As passa-gens custam R$ 2,00 e R$1,00 (meia).

CortesOs cortes no orçamen-

to do Ministério Públi-co atingem mais de R$8 milhões. É muito di-nheiro para o parquetque já não tem essa es-trutura toda. Com me-nos dinheiro fica difícilfazer boas investiga-ções.

LançamentosO Partage Shopping

movimenta a noite com oslançamentos do documen-tário “Os Últimos Canga-ceiros” e do livro “Sobre Vi-ver”, do jornalista Dinar-te Assunção.

O

AçãoO Ministério Público Federal no Rio Grande do

Norte (MPF/RN) entrou com uma ação para retirardo ar o site tudosobretodos.se. Um espertalhão estádivulgando ilegalmente dados pessoais de brasileiroscomo endereço, CPF, nome de vizinhos, etc... A açãotem um pedido de liminar para retirar o site do ar.

Resposta - Após ser “denunciado” pela Vejaque era dono de R$ 7,5 milhões não declarados à Re-

ceita Federal e à Justiça Eleitoral em um banco suíço,o senador Romário foi ao país europeu mostrar quenão tinha a conta. Após publicar esta foto, ele ironi-

zou lamentando não ter essa grana preta depositada.

Page 5: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_300715.pdf · No outro dia após o encerramen- ... correspondendo na pasta do Turismo. Ain-da não

Opinião 5www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 30 de julho de 2015

Notas da Redaçã[email protected]

OMISSÃO - Queirozafirma que o edital nãopossui versão em brail-le e, no áudio e na tradu-ção em libras, a data derealização da junta mé-dica não foi informada.

AÇÕES - O MP denun-ciou prefeitos de Gover-nador Dix-sept Rosado,João Câmara, Caraúbas,Areia Branca e Jandaí-ra por desobediência à re-quisição de informações.

EM MOSSORÓ... - O ve-reador Lairinho Rosado(PSB) lembra que preci-sa acionar a Justiça pa-ra ter informações. Pró-xima semana, serão maisquatro ações.

RECHAÇANDO O estudante Thiago Queiroz, portador de defi-

ciência visual, questiona a declaração da pró-reito-ra de Graduação da Uern, Inessa Linhares, de queo edital do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2015da instituição possui acessibilidade.

LANÇAMENTO Tibau lançará o 1º Acampamento Cultural da Ju-

ventude Potiguar, dia 19 de agosto, em Natal. O even-to será realizado de 4 a 7 de setembro, na orla, comshows de artistas da terra, oficinas culturais eoutras atrações.

ISENÇÃO Em reunião do Fórum dos Secretários e Dirigentes

do Turismo (Fornatur), no Rio de Janeiro, ontem, oministro do Turismo, Henrique Alves, recebeu man-ifesto de apoio à isenção de vistos em caráter excep-cional para os norte-americanos no ano olímpico.

PROVA - O estudantedispõe de laudo do Cen-tro de Apoio Operacionalàs Promotorias de Justi-ça (Caop) atestando a au-sência das informaçõessobre a junta médica.

RESUMO DAS NOVELAS

Pedro inventa que Tomtom está em seuquarto. Bianca afirma a Gael que confiaem Duca. Joaquim fica doente e Mari sepreocupa com seu show. Tomtom chegaem casa e Delma castiga Pedro por termentido. BB e Lírio estranham quandoJoaquina finge não conhecer Josefina.Mari desiste de cantar com Sol e afirmaque seu sonho agora é cuidar de suafamília.

Malhação

Quarta (28/7)

Felipe revela a Lívia que terminou seunoivado com Melissa e afirma que a ama.Pedro vê quando Felipe deixa o conven-to. Pedro promete ajudar Emília com ainvestigação sobre o incêndio em sua casae alerta Lívia sobre Felipe. Dorotéia in-sinua que Melissa se envolveu na mortede Berenice. Bento flagra Afonso com Ani-ta e ameaça a menina. Felipe convida A-fonso para trabalhar com Massimo emsua nova propriedade.

Além do Tempo

Alex chama Angel para jantar com elee Carolina. Visky e Lourdeca se arrepen-dem de terem ficado juntos. Fanny acei-ta dividir Anthony com Giovanna. Laris-sa se atrasa para umas fotos e Visky sedesespera. Igor estranha o comporta-mento de Pia. Fanny sela um acordo comGiovanna. Sam ameaça Roy por causade Larissa. Alex, Carolina e Angel chegamde viagem. Angel aconselha Carolina acontar para Alex sobre a arma de seu avô.

Verdades Secretas

Mari tenta convencer Danda a não tra-balhar para Soraya. Tomás avisa a Patríciae Lindomar que Margot e o bebê estão bem.Urbana diz a Paulucha que não irá maistrabalhar para ela. Deodora comenta com Iz-abelita que está preocupada com Lilica. Ben-jamin se incomoda com a decisão de Izabeli-ta de levar Margot para morar com eles. So-raya não gosta de saber que Margot irá morarcom Benjamin.

I Love ParaisópolisArão e Moisés conversam e seguem fe-

lizes na travessia. Arão o alerta sobre oódio de Ramsés. Arão atualiza Moisés so-bre os acontecimentos de todos essesanos. Nefertari e Paser conversam so-bre Yunet. Karoma chega e fala de Ana.A rainha se irrita ao escutar falar sobrea moça. Judite tenta conter o ódio ao p-resenciar Jairo tendo atitudes semel-hantes a Apuki. Leila pede autorizaçãoa Henutmire para visitar os parentes navila dos hebreus.

Os Dez Mandamentos

Carol chama Fernando para exami-nar Lúcia e provar para Helena que ela nãotem problema de saúde. Fernando diz quea menina está bem. Helena pede paramorar no orfanato com Lúcia. Carol per-mite e todos ficam felizes com a novidade.Mili recebe uma carta anônima pedindopara ir até um local onde será reveladoquem é sua mãe. Marian conta para Car-men sobre a carta. Eduarda visita Paçocano orfanato.

Chiquititas

Perdeu o emprego? 4 dicas para se vender melhor e voltar ao mercado!

José Ricardo Noronha - Vendedor, palestrante, professor, escritor e consultor

Brasil vive mais um mo-mento bastante desafia-dor, não é mesmo? Inflação

em alta, confiança em queda evendas em baixa... Tudo isso pro-voca as tão indesejáveis demis-sões, que têm afligido os maisdiversos setores da economia ecausado enormes dores de ca-beça a tantos profissionais e suasfamílias.

E, diante deste cenário, é pre-ciso reconhecer que profissionaisdas mais variadas indústrias en-contram muito mais dificuldadeno seu processo de recolocação.Isso ocorre principalmente pelafalta de domínio de algumas dasprincipais técnicas para se “ven-der” melhor ao mercado. Se vo-cê, ou um amigo que possa se be-neficiar deste artigo, encontra-se nesta incômoda posição, eu te-nho 4 dicas preciosas para te aju-dar a se “vender” mais e melhor:

1. Crie um super currículo.Um bom currículo tem no máxi-mo 2 páginas e precisa se desta-car imediatamente dos outrosmilhares que chegam às mãosdos recrutadores. Para fazer is-so, invista em um bom e limpodesign. Liste todos os seus gran-des feitos profissionais e expe-riências passadas, com o maiornúmero de dados que puder dis-ponibilizar (crescimento de ven-das, redução de despesas, etc.).

Se estiver em busca de dife-rentes vagas em uma mesmaárea, crie currículos distintos pa-ra cada setor e lembre-se que cus-tomização e personalização nes-te momento são ainda mais cru-ciais. Enumere suas principaishabilidades, interesses e busqueconectá-los aos valores, princí-pios e missão das empresas emque deseja trabalhar.

2. Cuide bem da sua marca pes-soal. Especialmente em temposde economia desaquecida, é fun-damental trabalhar bem o seu po-sicionamento social. Revisite ain-da hoje os seus perfis nas princi-pais redes sociais e faça todas asmodificações necessárias, inclu-sive apagando aquelas fotos e pos-tagens que em nada ajudam a cri-ar uma boa imagem profissional.Dê especial ênfase ao seu perfilna mais importante rede profis-sional do mundo, o LinkedIn.

3. Liste as empresas em quegostaria de trabalhar. É bem pos-sível que você esteja aí pensan-do: a situação já está difícil, e aívem o José Ricardo me dizer quepreciso listar as empresas emque sonho trabalhar? Sim, é is-so mesmo. Depois de selecionaras companhias preferidas, es-tude tudo o que puder sobre elas,seus principais líderes e busqueconectar-se com pessoas que pos-

sam te ajudar a chegar aos líde-res de RH e Recrutamento. Asmelhores empresas e os melho-res líderes continuam em buscade profissionais que se identifi-quem com a missão, visão, valo-res e propósito. Seja proativo(a)!

4. Venda-se com maestria!Enxergue-se (como verdadeira-mente o é) como o seu melhor emais valioso produto! E paravender este super produto cha-mado “Você”, tenha convicção aose comunicar e conhecimentopleno dos seus grandes pontosfortes. Busque o tempo todoconectá-los aos desafios que sãoapresentados para o cargo quevocê busca no mercado.

Foque o quanto puder nos be-nefícios que a empresa que tecontratar irá obter, para, assim,fugir da tão famigerada brigapelos mais baixos salários queas empresas estão tão focadas.Vá para as entrevistas tendo co-nhecimento amplo de tudo o quecerca aquela empresa específi-ca: vendas, desafios, concorren-tes, sonhos, missão, valores,propósito, principais concorren-tes, etc.

Lembre-se sempre do precio-so ensinamento de BenjamimFranklin: “A falha na prepara-ção é a preparação para a falha”.

Perder o emprego é duríssimo!Mas pode estar aí o começo de umnovo caminho profissional, mar-cado pela proatividade e pelo ca-samento perfeito de suas compe-tências, habilidades e pontos for-tes com os princípios, missão,visão e propósito de grandes em-presas. E posso lhe assegurar:essas organizações continuamsempre em busca de grandes pro-fissionais!

Boa sorte e boas vendas!

O

““Se você, ou um amigo que possa se

beneficiar deste artigo,encontra-se nesta

incômoda posição, eutenho 4 dicas preciosas

para te ajudar a se“vender” mais e melhor:

Page 6: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_300715.pdf · No outro dia após o encerramen- ... correspondendo na pasta do Turismo. Ain-da não

Polícia6 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 30 de julho de 2015

Polícia Civil prende foragidodo Ceará quando assistiajogo de futebol em Natal

Mandado

PF deflagra "Operação Oizus" para combaterfraudes na Bolsa Família em Natal e região

Na Grande Natal

Operação do MP afastaprefeito e prende ex-prefeitona cidade de Umarizal

No Médio Oeste

Lindemberg Mendes tinha mandado de prisão acusado de tráfico de drogas

Agentes da 14ª Delega-cia Regional de Polícia Ci-vil prenderam o foragidoda Justiça do Ceará, Lin-demberg de Souza Men-des, 26, enquanto ele as-sistia a uma partida de fu-tebol entre os times Cea-rá e ABC, na última terça-feira, no estádio Fras-queirão, em Natal. O ele-mento tinha mandado deprisão pela prática de rou-bo e tráfico de drogas.

"Os nossos policiais re-ceberam a informação deque o foragido Lindem-

berg estaria na torcida dotime do Ceará. Um gru-po de policiais se infiltrouna torcida e com base emimagens conseguiu local-izá-lo. Ele foi detido assimque a partida terminou",afirmou o delegado titu-lar da 14ª Delegacia dePolícia, Luís Lucena, res-ponsável pela prisão. Háinformações da PolíciaCivil cearense que o fo-ragido é integrante deuma família que atua notráfico de drogas em For-taleza.

A Polícia Federal de-flagrou ontem a "Opera-ção Oizus", que visa com-bater possível fraude emPrograma Social do Go-verno Federal no RioGrande do norte. Os man-dados foram cumpridosnos municípios de Natal,Maxaranguape e Parna-

mirim.Segundo informações

da Polícia Federal, a in-vestigação apurou que hápelo menos três anos pes-soas eram cadastradascomo aptas a receber oprograma Bolsa Família,contudo não chegavam areceber o benefício, uma

vez que o cartão e a senhaeram mantidos sob aguarda de terceiros.

Cerca de 30 policiais fe-derais cumprem cincomandados de busca eapreensão e quatro decondução coercitiva nascidades da região metro-politana.

As pessoas presas e osdocumentos apreendidosforam conduzidos à sededa Superintendência daPolícia Federal em Natal.

A "Operação Oizus" éuma alusão à mitologiagrega, o espírito Oizuspersonificava a angústia,a miséria e a tristeza.

Jovem executado a tiros de pistola eescopeta no conjunto Parque das Rosas

Homicídio

Na última terça-feira(28), o jovem Klisman deCouto Queiroz, 20, foiexecutado a tiros de pis-tola e escopeta calibre 12quando se encontravaem via pública no conjun-to Parque das Rosas.

O Centro Integrado deOperações e SegurançaPública (Ciosp) informouque por volta das 19h30Klisman do Couto, resi-dente na rua Flores Sor-riso de Maria, caminha-va em via pública, nasproximidades de sua ca-sa, quando dois elemen-tos armados de pistola eescopeta, em uma moto-cicleta, se aproximarame atiraram várias vezescontra o jovem, que ain-da correu e se refugiouem uma residência, masfoi alcançado e morto

dentro do banheiro da ca-sa. No local do crime, nin-guém sabe informar amotivação nem a identi-ficação dos acusados.

A dona da casa ondeKlisman se escondeu foiatingida de raspão comum tiro no braço, sendolevada pelo Samu parao Hospital Regional Tar-císio Maia (HRTM) e nãocorre riscos de morte.

Uma equipe do Insti-tuto Técnico e Científicode Polícia (Itep) disse queo jovem foi atingido porquatro tiros, sendo um deescopeta e três de pisto-la. Os tiros acertaram ascostas e a cabeça da víti-ma.

A Delegacia Especia-lizada em Homicídios(Dehom) investigará ocrime.

Na manhã da quarta-feira (29), a "Operação Ne-gociata", deflagrada peloMinistério Público do RioGrande do Norte, no mu-nicípio de Umarizal, afas-tou o prefeito CarlindsonOnofre Pereira de Melo,mais conhecido como "Ma-no", prendeu o ex-prefeitoRogério Fonseca, cumpriuainda 15 mandados deapreensão e seis manda-dos de prisão.

Ação coordenadaatravés da ProcuradoriaGeral de Justiça, Promo-toria de Justiça da Comar-ca de Umarizal, do Grupode Atuação Especial deCombate ao Crime Orga-nizado (Gaeco), e do Gru-po de Atuação Regional deDefesa do Patrimônio Pú-blico (GARPP), com apoioda Polícia Civil, foi desti-nada a desarticular asso-ciação de pessoas forma-da com o intuito de frau-dar e desviar dinheiroatravés do Termo de Con-vênio celebrado entre aPrefeitura Municipal deUmarizal e o Banco Ge-rador S.A, objetivando aconcessão de empréstimosconsignados e financia-mentos aos servidoresativos e inativos.

InvestigaçãoSegundo informações

repassadas pelo MP, emfunção do seu envolvimen-to direto nos fatos, e a pe-dido do procurador-geralde Justiça, Rinaldo Reis,o prefeito Carlindson Ono-fre Pereira de Melo foiafastado do exercício domandato pelo Tribunal deJustiça, na forma de de-cisão proferida pelo de-sembargador ExpedidoFerreira, estando em cur-so, igualmente, ordens debusca e apreensão em suaresidência e no seu gabi-nete na sede da Prefeitu-ra.

A investigação atestouexistência de um "esque-ma" de desvio de dinhei-ro através do Termo de

Convênio celebrado entrea Prefeitura Municipal deUmarizal e o Banco Ge-rador S.A, para a conces-são de empréstimos con-signados e financiamen-tos aos servidores ativose inativos daquela edilida-de, pelo qual foram firma-dos 109 empréstimos des-sa natureza na Prefeitu-ra de Umarizal, sendo li-berado nas contas dos in-teressados o valor total deR$ 1.571.792,33, o que ge-rou um saldo devedoraproximado de R$2.043.625,34 atualizadoaté o ano de 2014.

Entretanto, dos 109 be-neficiários dos emprésti-mos, 98 sequer fazem par-te do quadro de servidorespúblicos do município deUmarizal. Tais emprésti-mos tiveram início no anode 2010, na gestão do ex-prefeito e um dos investi-gados, e prosseguiu, atémeados do ano de 2013,portanto, no início da ges-tão do atual prefeito.

O grupo criminoso, deforma organizada e comdivisão de tarefas, frauda-vam contracheques e,após o depósito do dinhei-ro nas contas dos benefi-ciários por parte do banco,sacavam e transferiam omontante em benefício dogrupo criminoso e para fi-nanciar a campanha elei-toral do candidato vence-dor das eleições locais de2012.

Participam da opera-ção 17 promotores de Jus-tiça, delegados e agentesde Polícia Civil no cumpri-mento dos mandados deafastamento da funçãopública (1), de busca eapreensão (15), prisãopreventiva (6) e conduçõescoercitivas (3). Tais or-dens foram expedidas pe-lo Tribunal de Justiça e pe-lo Juízo da Comarca deUmarizal, os quais estãosendo cumpridos nas cida-des de Umarizal, Martins,Natal e Parnamirim.

Prefeito "Mano", afastado do cargoKlisman, assassinado a tiros

Lindemberg de Souza Mendes foi preso em Natal

Degepol

O câmera

Page 7: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_300715.pdf · No outro dia após o encerramen- ... correspondendo na pasta do Turismo. Ain-da não

ABC não consegue encontrar forças para vencer, mas,tem o poder de ressuscitar aqueles que estão moribun-dos. O time do Ceará, que amargava 12 rodadas sem ven-cer ninguém, afundado na última posição, ressuscitou gra-ças a benção do ABC em pleno estádio Frasqueirão. O ABColhou e disse: Levanta Ceará e, caminhada em direçãode minha área, faça o gol e encontra a vitória. E o torce-dor alvinegro gritou: Vejam o Ceará está vencendo.

FNF fecha parceria para receber assistência da OABAdvogados

Irmãos Gonçalves conquistam Copa de Taekwondo e fazem dobradinha no pódioResultado

Proposta interessante essa da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) ao buscar parceria coma Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para prestarassessoria jurídica aos clubes do Rio Grande do Norte,em caso de necessidade de litigar e, não tiver condiçõesde bancar os custos com advogados. Isso é importante,principalmente para atender não só aos carentes fi-nanceiros, mas também aos que não se ligam muitona imensa responsabilidade de dirigir um clube de fute-bol profissional, por exemplo. Pois, infelizmente,acontecem julgamentos que ocorrem à revelia por fal-ta de iniciativa do clube para enviar sua defesa. Quemsabe agora, com a presença desta assessoria, isso sejaevitado e proteja até os irresponsáveis. Sendo assim,como tenho liberdade para criticar quando necessário,agora quero elogiar a iniciativa dos que fazem a FNF,através da pessoa do seu presidente, José Vanildo.

Agora é oficial. Zico solicitou à CBF que indique seunome como candidato à presidência da Fifa. É difícil esseapoio, mas seria uma forma da entidade limpar um poucosua imagem de envolvimento com acusados de corrupçãono futebol, pois teria a aproximação de um cidadão sério,respeitado dentro e fora do Brasil. Arthur Antunes Soaresde Coimbra, o "Zico".

NO UFC, golpe duro em Wanderlei Silva. Ele estásendo processado.

APROXIMA-SE nova audiência sobre dívidas tra-balhistas da Liga Desportiva Mossoroense.

PELO que sei, proposta vai ser devolver o Nogueirãoà LDM.

AGORA, como será feito. Só o presidente Francisco Brazpode explicar.

TENDÊNCIADiferente do Brasil, onde Zico

pede apoio da CBF, na Europadirigentes da Uefa já se antecipa-ram e manifestaram a tendên-cia para indicar seu candidato àpresidência da Fifa. O nome maisprovável é do ex-jogador francês,Michel Platini. Aliás, Platini é oatual presidente da Uefa.

INFRATORESEm São Paulo, um trabalho

com menores infratores usandoo futebol tem atraído o interessede muitos jovens. Tem alguns quesonham até em chegar à seleçãobrasileira. Perguntado para queo esporte serve em sua vida, umdos menores infratores envolvidocom o programa respondeu: "Pa-ra eu esquecer que estou preso,né". Saindo da retórica e, tornan-do em ações práticas, a propostaesportiva é uma porta positiva.

POLICIALIncrível, mas o noticiário na-

cional sobre esporte, assim comopolítico, mais parece programapolicial. É dirigente que foi pre-so, vendeu imóvel envolvido eminvestigação, é sonegação de im-postos, enfim, tem bandido paraum vasto noticiário daqueles delotar cadeia. Claro, se tivesse ca-deia com espaço. Lamentar é pro-testar, é o que resta.

RESSUSCITADO

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol(FNF) fechou recente-mente uma parceria coma Ordem dos Advogadosdo Brasil (OAB). A pro-posta é de que os advoga-dos disponibilizem asses-soramento jurídico aosclubes da região.

O projeto engloba clu-bes de todas as divisões,de futebol feminino e ca-tegorias de base. "Esta éuma oportunidade paraque todos os clubes pos-sam ter uma boa defesa,caso necessitem, e isso ge-ra transparência nas de-cisões, o que é muito bom

para o futebol", disse opresidente da FNF, JoséVanildo.

Na terça-feira, o presi-dente da FNF, José Va-nildo, veio à CBF, no Riode Janeiro, para apresen-tar o projeto, com o obje-tivo de que todos os clu-bes brasileiros sejam be-neficiados com esta par-ceria. "A ideia é implan-tar a parceria com a OABem todo o Brasil, e assimtodas as federações e seusclubes possam receber es-se benefício", concluiu opresidente em matériapostada no site da CBF naquarta-feira.

Clubes do Rio Grande do Norte terão assessoria jurídica em caso de necessidade

O sobrenome Gonçal-ves vem ficando cada diamais forte no mundo daslutas. O talento de Agenil-ton Gonçalves, faixa-pre-ta de taekwondo e profes-sor de muay thai, pareceque foi repassado para osfilhos Rafael e Rickson. Osjovens atletas de 17 e 15anos, respectivamente,foram campeões da IX Co-pa ASTC de Taekwondo,realizada no Ginásio Pe-dro Ciarlini, no último fimde semana. A competiçãocontou com a presença demais de 150 atletas, in-cluído atletas de Pernam-buco, Ceará e Paraíba.

As medalhas de ouro

para Rafael e RicksonGonçalves foram con-quistadas nas catego-rias juvenil e infantil,respectivamente. Nes-sas mesmas categoriasos irmãos fizeram a do-bradinha nos Jogos Es-colares de Mossoró(Jems) e pretendem re-petir a premiação duplanos Jogos Escolares Re-gionais (Jerns). NoCampeonato Estadualde Muay Thai em For-taleza, os irmãos tam-bém ficaram em primei-ro lugar. Pai e professordos dois atletas, Agenil-ton se orgulha do desem-penho dos filhos na com-

Crise interna e ameaça dorebaixamentodefinem o momento do ABC

Ambiente

Embora tenha secaracterizado pelatroca frequente detreinadores, os re-sultados do ABC natemporada 2015mostram que estenão é o problema doclube. Somando comos dois jogos da de-cisão do Campeona-to Estadual, quandoempatou e perdeupara o rival Améri-ca-RN, o alvinegrojá alcançou a mar-ca de 10 jogos semvencer no estádioFrasqueirão.

A décima aconte-ceu esta semana pa-ra o Ceará, 1 a 0, quesomava 12 jogossem vencer no Cam-peonato Brasileiroda Série B, ou seja,o ABC acabou ser-vindo de esparre derecuperação para aequipe cearense. Aderrota deixou o ti-me potiguar em si-tuação bastante de-licada na classifica-ção, ficando a umponto da zona do re-baixamento.

Enquanto trocade treinador, o ABCvive na verdade gra-ves problemas ad-ministrativos. Des-de a saída do médi-co Roberto Vital queo ambiente entre osdiretores mostra-sedivergente. A torci-da percebeu isso e,além de pressionaro time, também re-solveu cobrar mu-danças na direção,que culminou com asaída do dirigenteRodrigo Pestana,responsável, segun-do informes da mí-dia esportiva da ca-pital, pela saída domédico. E, nessequadro de divergên-cias e prestes a en-trar no rebaixamen-to, o ABC joga ama-nhã contra o Bahia,em Natal.

A CASA DIVIDIDA DO ABC

A casa dividida não sobrevive e, é isso que acon-tece com o ABC. Não consegue se acertar dentro decampo e, muito menos fora das quatro linhas. Teve ademissão do médico Roberto Vital, que dividiu opiniõesem sua diretoria, e a mesma pessoa apontada comoresponsável pela saída do doutor, também comanda-va, claro, com apoio de outros dirigentes as frequentestrocas de treinador e isso acabou irritando a torcida.

O torcedor invadiu treino, exigiu mais empenho dosatletas e também cobrou, e conseguiu, a saída do di-retor Rodrigo Pestana, aquele que provocou a saída,dizem, do médico e as trocas de treinadores. Enfim, oresultado de tudo isso, prejuízo para o clube que nãorende, e assim não vence, não pontua e, nesse momento,apenas um ponto o deixa de fora da zona do rebaixa-mento. A casa dividida não sobrevive.

CANDIDATURA

Esporte 7www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 30 de julho de 2015

Presidente José Vanildo fez o anúncio.

SÉRGIO OLIVEIRA

[email protected]

Esportivo

CBF

CedidaCBF

Irmãos Gonçalves, fazendo nome no mundo das lutas.

petição, no entanto pro-mete seguir com mais ri-

gor nos treinamentos.Dos cinco atletas do

CT Mossoró Combateque participaram dacompetição, quatro fo-ram campeões. ParaAgenilton Gonçalves odesempenho foi muitobom e as conquistas mos-tram que o trabalho es-tá no caminho certo. "Agente fica muito feliz emver o nosso atleta sercampeão, principalmen-te quando o atleta é seufilho, senti uma alegriadupla com as vitórias deRafael e Rickson. Agoraé continuar o trabalhoforte para ter mais me-dalhas nas próximascompetições", conclui otreinador.

Page 8: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_300715.pdf · No outro dia após o encerramen- ... correspondendo na pasta do Turismo. Ain-da não

[email protected]

Pinto

Cur

ta-M

etra

gem

SAÚDE PÚBLICATécnicos e engenheiros

do Programa RN Sustentá-vel estiveram no CampusCentral da Uern para vis-toriar o terreno onde vai serconstruído o HospitalMaterno-Infantil de Mos-soró. O equipamento desaúde pública é uma obrade R$ 30 milhões. Os pro-jetos precisam ficar pron-tos em um prazo de seis me-ses. A primeira fase, a daelaboração do projeto, estáem execução. O vice-re-itor Aldo Gondim acompa-nhou a visita.

“NATAL HAIR”A Feira Regional de Saú-

de e Beleza - Natal Hair2015 - um dos maioreseventos de estética e bele-za do Nordeste, vai acon-tecer nos dias 16 e 17 deagosto, na Arena das Du-nas. A feira reunirá marcasnacionais e internacionaisde produtos, equipamentose serviços voltados ao se-tor de beleza.

@ Mudam de idade hoje e recebem oscumprimentos da coluna: Roberto Barro-cas Rosado, Bernardo Américo, RobertaRosado, Miguel Rogério, Marileide Fran-co,Salete Lima e Helena Belmont.Parabéns!

@O vereador Flávio Tácito realiza omaior arraiá fora de época da cidade.Sába-do, 1º de agosto, em frente a sua casa maisum arraiá da Alameda by Flavinho.

@ A 28ª Ficro tem solenidade de aber-tura marcada para acontecer às 19h30 dodia 6 de agosto. O evento do comércio eda indústria do Oeste potiguar segue atéo dia 9, domingo, no Expocenter Mossoró.

@ O lançamento mais aguardado do anoacontece hoje no PartageShopping Mossorócom o lançamento da coleção Verão 2016da Carmem Steffens.

@ O Instituto Câmara Cascudo lembraamanhã o seu patrono nos 29 anos da suapartida. Para marcar a data, as portas doInstituto vão ficar abertas das 9h às 17h,com entrada gratuita e sorteio de um "KitCascudiano", composto pelas obras "OColecionador de Crepúsculos" e "Actas Di-urnas", além de pasta, bloco, miniatura ecaneta.

@ Nayonara Yasmim, Bárbara Amorime Caio Mateus estudantes que participaramda 4ª Feira de Ciências para Todos no Semi-árido Potiguar tiveram seus projetos científi-cos selecionados e estão representando o RNna 57ª edição da LIYSF (London Internation-alYouth Science Forum), na Universidade deCambridge, Inglaterra. Os estudantes vêmdas escolas públicas Abel Coelho,Aída Corteze Moreira Dias, todas da área urbana deMossoró.

Padre SátiroCavalcanti eLúcio Ney de

Souza tomamposse na

Academia deCiências

Jurídicas e Sociais deMossoró

RicardoMenezes com Elizenir Rosado. Retribuindogentilezas.

Luciano Lellys

divulgação

Telefone: 84 9194 5192Telefone: 84 9194 5192

Social8 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 30 de julho de 2015

Projeção

População mundial vaicrescer, mas a do Brasil estarámenor em 2.100, diz ONUPopulação aumentará para 11,2 bilhões

ANA CRISTINA CAMPOS *Repórter da Agência Brasil*Com informações da Rádio ONUEdição: Jorge Wamburg

A população mundialvai aumentar de 7,3 bi-lhões em 2015 para 11,2bilhões, em 2100, mas noBrasil diminuirá de 207milhões atualmente pa-ra 200 milhões em 2100,de acordo com o relató-rio Perspectivas da Po-pulação Mundial, divul-gado ontem pela Orga-nização das Nações Uni-das (ONU).

De acordo com o re-latório, o encolhimentoda população brasilei-ra não ocorrerá de ime-diato: em 2050, o Brasildeverá ter 238 milhõesde habitantes, mas a re-dução, a partir de 2050,será motivada por taxas

de natalidade mais bai-xas.

A idade média do bra-sileiro, atualmente, é 31anos e será de 50 anosem 2100. A expectativade vida, que hoje está em75 anos, alcançará 88anos em 2100, conformeo relatório da ONU. OBrasil está entre os dezmaiores países em po-pulação, entre os quaisMéxico, Nigéria, Pa-quistão, Estados Uni-dos e Rússia.

Segundo a ONU, oaumento da popula-ção mundial pode seratribuído a uma peque-na lista de países com al-tos índices de fertilida-de, especialmente naÁfrica. Até 2050, novepaíses vão concentrarmetade do crescimentopopulacional: Índia, Ni-géria, Paquistão, Repú-

blica Democrática doCongo, Etiópia, Tanzâ-nia, Estados Uni-dos, Indonésia e Ugan-da.

China e Índia conti-nuam sendo as únicasnações com mais de 1 bi-lhão de habitantes cada,mas a população india-na deve ultrapassar achinesa em 2022, deacordo com o relatório.

O estudo revela quea maior taxa de cresci-mento populacional naspróximas três décadasestará concentrada naÁfrica. Pela projeção daONU, a população de 28nações desse continenteirá dobrar. Até 2100, An-gola, Burundi e Repúbli-ca Democrática do Con-go estarão entre os dezpaíses da África commaior aumento popula-cional.

Page 9: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_300715.pdf · No outro dia após o encerramen- ... correspondendo na pasta do Turismo. Ain-da não

Pacotão cultural

O romance autobiográfico “Sobre Viver – Como venci a depressão e asdrogas” conduz o leitor por um caminho de dependência e redenção.

COTIDIANO

Workshop de música,lançamento de livro edocumentário marcama quinta-feiramossoroense

QUINTA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2015 CAMPANHA

Artistas e entidades mobilizam doadores

de sanguePÁGINA 3

O livro que será lançadopelo jornalista Dinarte As-sunção hoje em Mossorómostra um relato pessoalde um período difícil em queo autor passou por uma es-piral de autodestruição quequase o levou à morte. Apósrecuperar-se, decidiu con-tar sua história, alterandoalguns fatos e pessoas demodo a não comprometerninguém.

Com talento e desenvol-tura narrativa, Dinarte As-sunção conta sua trajetó-ria particular de agonia quecomeçou com uma depres-são crônica e despercebidapelas pessoas de seu conví-vio, conduzindo-o ao con-sumo desenfreado de dro-gas e à dependência quími-ca em cocaína.

O período de internaçãovoluntária, apesar de forte

resistência inicial, a ajudaque recebeu de amigos quenem sabia que tinha, situa-ções familiares mal resolvi-das e a emocionante inter-venção de sua mãe para quehouvesse sua recuperaçãosão contados de maneiramagistral pelo jornalista.

Sobre o livro, o tambémjornalista Paulo Araújo, es-creveu: “Relatos sobre a fra-gilidade humana costu-

mam fascinar a humanida-de desde tempos imemo-riais, vide o fascínio que te-mos pelas tragédias gregas.Neste livro, o jornalista Di-narte Assunção – um dosmais talentosos da sua ge-ração – descreve odisseiaque protagonizou ao mer-gulhar no mundo das dro-gas na tentativa de curar adepressão que o acompa-nhou nos 25 primeiros anos

de vida, causada pela au-sência do pai.

Com pormenores assus-tadores do que foi capaz defazer para conseguir ali-mentar o vício numa Natalde sombras e perigos notur-nos, SobreViver é, no fundo,um hino de amor à vida, poisa partir do momento que Di-narte descobriu que parasair desse problema queatormenta milhões de famí-

lia no Brasil era preciso cui-dar o seu jardim interior, elenos presenteia com uma li-ção de vida e autoestimainesquecível.”

Dinarte Assunção é na-tural de Areia Branca (RN).Formado em ComunicaçãoSocial pela UFRN, foi repór-ter especial do Portal NoMi-nuto, Novo Jornal e traba-lha há dois anos no PortalNoAr.

Livro relata luta contra a dependência química

Dia movimentado paraa cultura mossoroense.Quebrando a rotina de pou-cas atrações no meio cultu-ral a cidade tem à disposi-ção três boas atrações divi-didas entre a tarde e à noi-te de hoje.

No Sesc, a partir das15h, será realizado umworkshop ministrado peloviolonista mossoroense ra-dicado na Itália, MárcioRangel. A programaçãoque faz parte do projetoViolões do Sesc está mar-cada para iniciar às 15h.

O Projeto Violões doSesc apresentará, a partirdas 15h, o trabalho do mú-sico mossoroense MárcioRangel que encabeça oworkshopdenominado "Vi-vências violonísticas noBrasil e exterior: andançasde um violão invertido".

Com larga experiênciano exterior, Rangel apre-senta técnica que contem-pla noções de violão paracanhotos: "Esse projeto éo mesmo que já fiz na Eu-ropa, antes de vir para o

Brasil", diz. Rangel já es-teve em vários países di-vulgando a técnica Upsi-de Down Guitar e tem mi-nistrando palestras paramúsicos que queiram de-senvolver a nova maneirade tocar.

A partir das 19h30, omúsico realizará concertoe palestra onde abordarátemáticas relacionadas àgestão no universo da arte.Gratuitas e sem vagas li-mitadas, as inscrições po-derão ser feitas na sala decinema do Sesc, até os mo-mentos que antecedem oinício da programação.

Já o Partage ShoppingMossoró sediará dois even-tos: o lançamento do livrodo jornalista Dinarte As-sunção, “Sobre Viver”(Bons Costumes/JovensEscribas) e a estreia do do-cumentário “Os ÚltimosCangaceiros”, ambos noMulticine Cinemas.

A programação seráaberta com a apresentaçãode um dos livros mais im-pactantes lançados este

ano no Rio Grande do Nor-te: “Sobre Viver” do jorna-lista Dinarte Assunção se-rá apresentado em sessãode autógrafos que será es-tendida à Câmara Muni-

cipal de Areia Branca nes-ta sexta-feira.

O outro evento destaquinta-feira cultural seráa estreia do filme Os Últi-mos Cangaceiros, do dire-

tor cearense Wolney Oli-veira, com sessões às 19he às 21h. O filme é vence-dor de vários festivais des-de 2011, sendo o último ode melhor longa-me-

Dinarte Assunção lançará livro e... ...Márcio Rangel conduzirá workshop

tragem ibero-americanono Festival Internacionalde Documentários da Ci-dade do México – México,2012.

O foco principal do do-cumentário é em torno docasal de cangaceiros Dur-vinha e Moreno, que naverdade se chamavam An-tônio Ignácio da Silva eDurvalina Gomes de Sá. Odocumentário relata ashistórias de suas vidas commuita emoção, a partir domomento em que eles sejuntaram ao grupo de can-gaceiros mais controver-so da história, até o final desuas vidas.

Durante três meses, ocasal percorreu 1.352 qui-lômetros, de Tacaratu, nointerior de Pernambuco,até Augusto de Lima, emMinas Gerais, fugindo dasautoridades que os caça-vam. Ali constituíram fa-mília, mas não revelaram,sequer aos filhos, quemrealmente eles eram, man-tendo este segredo pormais de meio século.

Page 10: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_300715.pdf · No outro dia após o encerramen- ... correspondendo na pasta do Turismo. Ain-da não

Gerais2 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 30 de julho de 2015

Interação

Navio-Escola “Brasil” atraca no Porto deNatal e será aberto à visitação pública

Equipamento foi construído na década de 1980

Equipamento está aberto à visitação pública nos dias 1º e 2 de agostoNo dia 31 de julho, o

Navio-Escola “Brasil”atracará no Porto de Na-tal, às 8h, cumprindo o ro-teiro da XXIX Viagem deInstrução de Guardas-Marinha (VIGM). Nosdias 1º e 2 de agosto, en-tre 14h e 17h, será aber-to à visitação pública.

Anualmente, o naviorealiza a Viagem de Ins-trução de Guardas-Mar-inha (VIGM) com o propó-sito de complementar,com ênfase na experiên-cia prática, os conheci-mentos teóricos adquiri-dos pelos guardas-marin-ha na Escola Naval du-rante o ciclo escolar; deaprimorar a formação cul-tural dos futuros oficiaisda Marinha do Brasil; e derepresentar o país e a Ma-rinha nos diversos portosvisitados, promovendo oestreitamento dos laçoscom nações amigas.

Durante a VIGM, sãoministradas aulas práti-cas de navegação, meteo-rologia, marinharia, ope-rações navais, controle deavarias e administraçãonaval, bem como é condu-zida a importante fase deadaptação dos guardas-marinha à vida de bordo.

DesastreEm meio a divulgação

de informações que envol-vem a operação realizadaontem em Umarizal, umverdadeiro show de ama-dorismo e irresponsabi-lidade por parte de gran-de parte da imprensa eblogs. A palavra prefeitoparece ter induzido mui-ta gente a erros básicos.Lamentável.

PreçoO prejulgamento pre-

cipitado de alguns perso-nagens deverá render ou-tras dores de cabeça. O te-ma parece cercado de ce-faleias indiscriminadas.O bom mesmo é a caute-la na abordagem de te-mas complexos tem errosque se equivalem ao dacorrupção.

AcessoO vale-transporte será

vendido na antiga sede daSetrans, no centro da

cidade, a partir da próxi-ma segunda-feira, 3. Asvendas, que estavam sen-do realizadas em prédiosmunicipais - sede da Se-mob e na BIC-TUR - ce-didos à BR Buss, são detotal responsabilidade daempresa.

Horário Assim como acontece

atualmente, o atendi-mento no Centro será fei-to no período da manhã(7h30 às 12h) e à tarde(14h às 17h), de segundaa sexta-feira. O valor dovale-transporte é de R$2,00 inteiro e R$ 1,00 pa-ra os estudantes.

CondiçãoO desconto só aconte-

ce mediante a apresen-tação da carteirinha deestudante. A venda dosvales está sendo feita en-quanto o sistema de bilhe-tagem eletrônica não en-tra em funcionamento.

No SescMossoró terá dia movimentado com três opções

de eventos culturais para agradar o gosto de gregose troianos. À tarde o violonista mossoroense radica-do na Itália, Márcio Rangel, conduzirá workshop comtécnica aplicada a canhotos, finalizado com recital ànoite na sede do Sesc.

No PartageÀ noite, no Partage Shopping, o jornalista Dinar-

te Assunção lança seu livro "Sobre Viver", uma au-tobiografia que acorda o drama motivada pela depen-dência gerada pelas drogas. Em seguida, será lan-çado o documentário "Os últimos cangaceiros". Pra-to cheio para os amantes da cultura.

o dia 24 de outubro de 2013, a coluna Giro peloEstado foi aberta com o seguinte texto: "EmUmarizal, um assunto promete ocupar as calçadase render muitas dores de cabeça para pelo menos

110 funcionários públicos lotados na prefeitura. O Ban-co Gerador formalizou denúncia de um suposto caloteaplicado pela prefeitura a partir de um convênio que re-sultou na efetivação de empréstimos consignados, queteriam sido descontados na folha de pagamento, mas quenão foram repassados ao banco. Como o acordo entre aprefeitura e o banco não foi cumprido, o problema deveparar na Justiça e os funcionários, que teriam pago oempréstimo, poderão ter seus nomes fichados noSPC/Serasa. Segundo a assessoria jurídica do Banco Ger-ador, a parceria com empréstimos consignados foi fir-mada com 33 municípios do Rio Grande do Norte. A cidadede Umarizal teria sido uma das únicas a não cumprir como acordo firmado. Problema que mancha a imagem daprefeitura e exige uma boa explicação. Em meio às dúvi-das que precisam ser respondidas pela Prefeitura deUmarizal, constam o destino dado aos recursos pagospelos funcionários da prefeitura e quem foi o respon-sável pela suposta falha. Afinal de contas, houve desviodos recursos pagos pelos funcionários públicos locais.Com a palavra, a Prefeitura de Umarizal". Ontem as per-guntas relacionadas a este problema começaram a serrespondidas. O dia em Umarizal foi de terror para partedas lideranças políticas do município. Aconselho osleitores a buscarem mais detalhes na página policial des-ta folha diária.

NÓbvia previsão

Márcio Costa

Giro peloEstado

[email protected]

Navio poderá ser visitado neste fim de semana

A XXIX VIGM será rea-lizada no período de 26de julho a 20 de dezem-bro deste ano e em seu ro-teiro estão previstos 18portos em 15 países.

Ao término da viagem,os guardas-marinha se-rão nomeados segundos-

tenentes e distribuídospor todo o país, de acordocom os seus respectivoscorpo e habilitação. Aque-les pertencentes ao Cor-po da Armada embarca-rão nos navios da Mari-nha; os integrantes doCorpo de Fuzileiros Na-

vais serão designados pa-ra os diversos batalhõese companhias indepen-dentes; e os componentesdo Corpo de Intendentesda Marinha poderão ser-vir a bordo dos navios ouem organizações milita-res em terra.

O Navio-Escola “Bra-sil” foi construído peloArsenal de Marinha doRio de Janeiro, a partirdo projeto desenvolvidopela Diretoria de Enge-nharia Naval, ambos ór-gãos da Marinha do Bra-sil. Sua construção foiiniciada em setembro de1981 e, após dois anos, nodia 23 de setembro de1983, o navio foi lança-do ao mar, tendo sido in-corporado à Marinha em21 de agosto de 1986,ocasião em que foi trans-ferido para o Setor Ope-rativo.

O navio tem sido man-tido atualizado ao longodos anos, estando equi-pado com modernos sis-temas, a maioria prove-niente de projetos desen-volvidos tanto pela Ma-rinha do Brasil quantopor empresas nacionais,destacando-se o Sistemade Simulação Tática eTreinamento (SSTT),importante recurso ins-trucional de Operações

Navais para os guardas-marinha; o Centro de In-tegração de Sensores pa-ra Navegação Eletrônica(Cisne); o Sistema deControle de Avarias (S-CAv); e o Sistema de Con-trole e Monitoramentoda Propulsão (SCMP).

O atual comandantedo navio é o capitão-de-mar-e-guerra AntonioCarlos Cambra, que as-sumiu o cargo em 16 dejaneiro passado. A tripu-lação é composta por 33oficiais, 222 praças e 3servidores civis da Mari-nha do Brasil.

Desde o dia 20 de ju-lho, o navio passou a con-tar com mais 182guardas-marinha (todosoriundos da Escola Na-val), 2 oficiais do Centrode Instrução AlmiranteWandenkolk (CIAW),além de convidados doExército Brasileiro, daForça Aérea Brasileira,da Marinha MercanteNacional e de MarinhasAmigas.

OFERTA DE EMPREGO

A Biofit Academia vem através deste re-quisitar a contratação de profissionais de edu-cação física com bacharelado para atuardiretamente nas modalidades oferecidasem nosso complexo.

Empresa de grande porte seleciona pessoas nacidade de Mossoró e região para atuar no setorcomercial. Alta Remuneração + Premiação de vi-agens nacional e internacional.

Envie seu currículo para: empresagrande-porte2015 @gmail.com

OPORTUNIDADE DE TRABALHO

Vende-se um terreno na BR-304, tamanho100x200 para fins comerciais, ideal paraposto de combustíveis, churrascaria, dis-tribuidora, etc. Telefones: (85) 99986.1933(85) 3278 3200

VENDE-SE

Page 11: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_300715.pdf · No outro dia após o encerramen- ... correspondendo na pasta do Turismo. Ain-da não

Gerais 3www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 30 de julho de 2015

Movimentação na praça Rodolfo Fernandes, sábado (1º), terá shows e coleta de doadores

Cantor Giannini Alencar organiza campanha pelo Hemocentro

Artistas e entidades se mobilizampara doação de sangue em Mossoró

Solidariedade

Conserto

Ford anuncia recall de veículos por problemas na trava das portas

O mês de agosto serámarcado por campanhasde mobilização em prol dadoação de sangue emMossoró. Nas redes so-ciais, diversos artistastêm convidado a popula-ção para participar de atona praça Rodolfo Fernan-des (Pax), sábado (1º), demanhã, quando vão rea-lizar apresentações mu-sicais e distribuir folhe-tos, além de doar sanguena unidade móvel do He-mocentro, à disposiçãoaté o meio-dia no local.

"Esta campanha foiabraçada por vários artis-tas que têm nos ajudado naorganização e divulgação.Vamos fazer mobilizaçãocom música e fornecer in-formações sobre quem po-de doar, como é feita a doa-ção e quantas pessoas po-dem ser beneficiadas, tu-do para que as pessoas per-cam o medo de doar e con-tribuam", explica o cantororganizador da mobiliza-

ção, Giannini Alencar.Além dos artistas, a Or-

dem dos Advogados do Bra-sil (OAB), Subseção Mos-soró, também realizarácampanha de doação desangue no próximo mês,durante a Semana do Ad-vogado. A mobilização se-rá realizada no dia 12 deagosto, das 8h às 16h, na se-de do órgão e também con-tará com apoio da unidademóvel do Hemocentro.

NECESSIDADEDe acordo com infor-

mações do Hemocentro, omês de julho apresentouqueda brusca no volumede doações de sangue emrelação ao mês de junho.A assistente social Erci-ran Targino conta que,em média, tem sido cole-tadas 20 bolsas de sanguepor dia no Hemocentro.No entanto, ela afirmaque o ideal é que fossemdoadas 40 bolsas diaria-mente, ou 277 mensais.

A Ford anunciou ontemo recallde três modelos decarros em todo o Brasil: oEcoSport, o Fusion e oNew Fiesta devido a umdefeito no trinco da fecha-dura das portas, o que po-de causar aberturas com ocarro em movimento. EmMossoró, a revendedoraautorizada Ford não quisinformar quantas unida-des nos modelos convoca-dos para o recall foramvendidos na cidade. Entre-tanto, afirmou que, até on-tem, nenhum cliente ha-via procurado a concessio-nária.

Os veículos afetados pe-

lo problema nas travas fo-ram o Ford EcoSport ven-dido entre 1º de agosto de2012 (com os números dechassi 2013 - D8760812 aD8843021) e 28 de dezem-bro de 2013 (chassi 2014 -E8786882 a E8932087).Aqueles que compraramum Ford Fusion de 11 demaio de 2012 a 31 de maiode 2013 com chassi 2013 -DR100258 a DR372896também devem procuraruma concessionária Ford.

A lista com os veículosFord New Fiesta Hatch eSedan que devem passarpelo recall é mais longa,com modelos comprados

de 17 de abril de 2010 a 20de dezembro do ano de2013. Os chassis dos car-ros convocados para a re-visão são: 2011 -BM100360 a BM240266;2012 - CM100001 aCM214047; 2013 -DM100027 a DM221798 e;2014 - CM100001 aCM214047, além deEB649580 a EB721943

Os proprietários dos mo-delos convocados para o con-serto devem procurar umarevenda autorizada da Fordpara agendar o reparo, quedeve começar a ser realiza-do a partir do dia7 do pró-ximo mês. A duração de

tempo de cada conserto va-ria conforme o modelo e de-ve durar no mínimo três ho-ras (para o Fusion) a até4h45 (nos EcoSport).

A Ford deve enviarcorrespondência às pes-soas que compraram veí-culos da lista do recall.Consumidores que tive-rem dúvidas podem en-trar em contato com a fa-bricante através do tele-fone 0800 703 3673 ou dosite da montadora(www.ford. com.br). In-teressados podem aindaprocurar informações naconcessionária que ad-quiriram o veículo.

Mediação

Servidores da Uern buscam saída para greve com MP em NatalEm reunião ontem, na

sede do Ministério Públi-co (MP), em Natal, repre-sentantes da Associaçãodos Docentes da Univer-sidade do Estado do RioGrande do Norte(Aduern) e da Reitoriadialogaram com o procu-rador da Educação, Rai-mundo Caio dos Santos,buscando solução para aparalisação na Universi-dade, que já dura mais de60 dias. Também parti-ciparam do encontro o de-putado estadual Souza(PHS) e a senadora Fáti-ma Bezerra (PT).

O procurador Caio de-

monstrou empenho emcontribuir, trabalhandoao lado do procurador daEducação em Mossoró,Antônio Cláudio, emuma medida que possaresolver a greve dos ser-vidores da Uern, que noúltimo sábado comple-tou 60 dias.

O presidente em exer-cício da Aduern, GeraldoCarneiro, que participoudo encontro com o promo-tor da Educação, mos-trou confiança de que agreve dos servidores po-de chegar ao fim caso oGoverno do Estado acei-te os termos que serão

propostos pelo docu-mento elaborado pelaPromotoria.

"Saímos da reuniãoapostando que essa inter-mediação realizada peloMinistério Público pode-rá pôr fim ao movimen-to grevista, caso o Gover-no aceite o documento,nos termos que estão sen-do propostos e que garan-ta o cumprimento do acor-do firmado com docentese técnicos da Uern", dis-se Geraldo Carneiro.

A chefe do setor de co-municação da Uern,Aglair Abreu, comentouque os promotores estão

buscando um caminhodentro da legalidade pa-ra resolver o impasseentre os servidores daUniversidade e o Gover-no do Estado. A assesso-ra comemorou a retoma-da das negociações e dodiálogo entre os setores.

"Não há nada definidoainda que possa encerrara greve, mas percebemosque há um avanço nas ne-gociações, que estavamtravadas desde a propos-ta do Governo do Estadode reajuste salarialatravés de auxílios, quefoi rejeitada pelos servi-dores", afirmou Aglair.

"No mês de julho, fato-res como o fato de muitaspessoas saírem de fériasfez com que as doaçõescaíssem. Esperamos au-mentar o volume de doa-ções em agosto com as par-cerias que temos firmadocom diferentes órgãos epessoas. A contribuição detodos é muito importan-te", diz a assistente Social.

Quando os estoques do

Hemocentro estão muitobaixos, Erciran Targinoconta que as equipes bus-cam sangue em outros ban-cos como os de Natal, Paudos Ferros e Caicó, alémde telefonarem para os doa-dores habituais. Outras es-tratégias são ainda a divul-gação de campanhas deconscientização nas redessociais e nos veículos de co-municação.

Page 12: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_300715.pdf · No outro dia após o encerramen- ... correspondendo na pasta do Turismo. Ain-da não

A "Bailalinda"Mayra Rolim nos

passinhos lindos chamando atenção

por onde passa com seu talento.

Qun

tes

e Fr

ias

[email protected]

FernandesFEIRA DO COMÉRCIO

Faltando poucos dias paraa 28ª edição da Ficro, FeiraIndustrial e Comercial da Re-gião Oeste, que vai aconte-cer de 5 a 8 de agosto de 2015no Expocenter, a AssociaçãoComercial e Industrial deMossoró(Acim) faz os últimosajustes para que tudo trans-corra com muito sucesso.

DECOLORESHoje inicia mais um cur-

silho de 3 dias masculino noSeminário de Santa Teresi-nha, momento de entrega to-tal do coração a Deus, de re-flexão e de uma verdadeirapaz. Que Deus abençoe todosos participantes e organiza-dores e que de mãos dadasvivam essa passagem tão es-pecial e única.

NO ALTARNa Catedral de Santa Lu-

zia, às 19h deste 1º de agos-to, os jovens Lorna e JoãoMarcelo dizem sim peranteDeus, família, ao matrimôniodesejado, sonhado e agorarealizado. Ela é filha de Nei-de Frota Rosado e JerônimoNoguchi de Gois Rosado. Eleé filho de Maria do Socorrode Souza Paiva e EspeditoMedeiros de Paiva. Em segui-da os noivos recepcionarãoos convidados no RequinteBuffet.

Social4 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 30 de julho de 2015

Pelas mãos de Sarah Raquel mais

uma loja da farmácia Droga Center

foi inaugurada. Estamos adorando!

Toda linda, magra, simpática e fe-liz Evelen Freire dando exemplo nas pri-meiras horas da manhã na academiaBiofit.

Pela academia Biofit também dr.

Alexandre Diógenes, Leleta Ferrei-

ra, Jacinta Cabral em busca de uma

vida saudável.

Oficializaram a união no civil na úl-tima terça(28), em Fortaleza AntonioMaltez Benjamim com a paraibana Vi-viane Teodoro. O casamento no reli-gioso será no dia 5 de setembro emJoão Pessoa/PB.

Fiquei sabendo que Bruna Vale tá

mais bem feita ainda depois de pas-

sar pelo bisturi da boa forma.

Leila Escóssia,Ana Paula Santos, Ro-berta Rosado, Ricardo Jatahy, Cleys-ton Mesquita, Helena Belmont, GlaucoAlmeida, Bruno Coutinho estão na nos-sa listinha de aniversariantes.

Desejando os melhores cheiros da

cidade que só a Mil Cheiros tem...

Nada melhor que sair cheirosa da

cabeça aos pés!

HipposFastFood, agora é pra valer pelas

mãos de Wilson Júnior Pinheiro para Mossoró

recebendo os amigos Jorge e Crystina.

Por amor os jovens Lorna Rosado

e João Marcelo dizem sim à união neste

1º de agosto com todos os gostos de amor,

cumplicidade, companheirismo, respeito e

um infinito de sonhos a dois. Felicidades!

Merecidas férias à família Francisco

Lins e Neuza com as filhas Ingride e Clara

nas maravilhas do nosso mundo.

Page 13: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_300715.pdf · No outro dia após o encerramen- ... correspondendo na pasta do Turismo. Ain-da não

REFLITA: Em um mundo cadavez mais egoísta e cruel, qualqueratitude de amor e respeito podefazer a diferença. Bom fim de sem-ana!

INTERLIGADOSA partir das 17 horas tem mais um pro-

grama #Interligados na telinha da TV Al-to Oeste. O nosso convidado de hoje éNeemézio Pereira, organizador do MixCombate II, evento de MMA que será re-alizado no dia 8 de agosto, em Pau dosFerros. Confira nosso bate-papo ao vivoatravés do www.tvaltoeste.com.br oubaixe o aplicativo "TV Alto Oeste" quejá está disponível na Google Play parasmartphones e tablets com sistema An-droid.

CULTURAA Secretaria de Cultura e Turismo

(Secult) de Pau dos Ferros já realizou oprimeiro encontro de preparação para aXI Vitrine Cultural Xanana Diógenes,evento que antecede à Feira Intermu-nicipal de Educação, Cultura, Turismoe Negócios do Alto Oeste Potiguar(Finecap). A Vitrine Cultural será real-izada nos dias 2 e 3 de setembro, na Praçade Eventos Nossa Senhora da Conceição,a partir das 18h. A ideia da gestão mu-nicipal é, mais uma vez, promover en-tretenimento às famílias pau-ferrensese visitantes.

PEGADÃO 360ºContagem regressiva para a festa que

vai ser diferente e com uma estrutura topna Arena Casa Branca, em Pau dos Fer-ros. O primeiro lote promocional para oevento "Pegadão 360" está à venda ao preçode R$ 15,00 na Farmafórmula. Agende aí,dia 1º de agosto, para curtir os shows deJoão Neto Pegadão e Lucas Lima.

Fique

por

Den

tro

Um brinde para Iago Maia, aniversariantede hoje. O bacana vai comemorar na

cidade de Sousa-PB, onde reside.

Parabéns e felicidades para a empresária da Ótica Lux, AndreiaFilgueira, aniversariante de hoje.

Fátima Cavalcante no clique com a aniversariante do próximo sábado, a sua filha Eva Cavalcante. Parabéns.

Cynthia Rêgo fazendo pose durante as fériasno Dique do Rio Atuel, localizado na cidadede San Rafael, região Sul da província de

Mendonza na Argentina. Fina!!!

@ - Na terça-feira, 28 de julho, nonosso programa #Interligados, bate-mos um papo com Hugo Alexandre,secretário de Esporte do municípiode Pau dos Ferros. A entrevista já es-tá disponível em nosso blog, acessewww.clistenescarlos.com.br e assista!

@ - Agradecemos o convite da di-retoria da ACIM (Associação Comerciale Industrial de Mossoró), através dopresidente Nilson Brasil, para partici-parmos no dia 6 de agosto, na Ex-pocenter, em Mossoró, da solenidadede abertura oficial da 28ª Ficro (FeiraComercial e Industrial da Região Oeste).

@ - Muito bacana o Santuário deSão João Batista, na vizinha cidadede Encanto. O ponto turístico e reli-gioso reúne visitantes da região de to-do o Alto Oeste e de várias partes doEstado.

@ - Por falar em ponto turístico, avista do Mirante em Portalegre/RN élinda e a cidade superaconchegante eacolhedora. Por lá indicamos a Pousa-da Boa Vista que é muito bem admin-istrada pelo empresário Edielson Soarese sua esposa Iraíldes Delfino. Contatos:(84) 3377-2046 / 9 9934-0456.

@ - Hoje estamos em festa pelapassagem de aniversário de Iago Ma-ia, Andreia Filgueira, Landes Dió-genes e Nelsinho Lewandowski.Amanhã, o dia será de muita comem-oração em torno de Fernanda Azeve-do, Vanúbia Matias, Ítalo Romeu eSília Mendes.

@ - Antecipamos os parabéns paraos aniversariantes do final de semana:Geíldo Sales, Lucas Rêgo, Eva Caval-cante,Edgardo Benavides, Lucas Vieira,Fran Silva e Thiago Tavares.

[email protected] dos Ferros

CarlosClístenes

Social 5www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 30 de julho de 2015

Professores da Ufersa não aceitam propostaapresentada pelo governo e a greve continua

Sem acordo

Docentes avaliam que não houve avanço nas negociações encaminhadas na última semana

Em assembleia, ontemde manhã, no campusLeste (Mossoró), profes-sores da UniversidadeFederal Rural do Semi-Árido (Ufersa) rejeita-ram, por unanimidade,a proposta apresentadaaos servidores pelo Go-verno Federal, e ratifica-ram a continuidade dagreve da categoria, inicia-da no último dia 28 demaio.

A nova proposta, envia-da pelo Ministério do Pla-nejamento, Orçamento eGestão (MPOG) ao Sindi-cato Nacional dos Docen-tes das Instituições de En-sino Superior (Andes),prevê realinhamento sa-larial de 21,3%, parcela-do em quatro anos.

Os docentes avaliamque não houve avançonas negociações realiza-das na última semana emBrasília (DF), pois a no-va proposta pouco se di-ferencia da primeira pro-posição do Governo Fede-

ral, que já havia sido re-chaçada pelos professo-res da Ufersa.

O presidente da Asso-ciação dos Docentes daUfersa (Adufersa), Joa-quim Pinheiro, avalia po-sitivamente o resultadounânime da assembleia,que mostrou união dosprofessores ante ao queconsidera descaso do Go-verno com o serviço fede-ral público.

Ele comenta que o mo-mento é de unir forçascom as demais categoriasem greve, a fim de pres-sionar o poder público arespeitar a pauta de rei-vindicações dos trabalha-dores da Universidade.

MOBILIZAÇÕESPinheiro avalia o atu-

al momento de intensaslutas sociais em váriasesferas. "Por isso, traba-lhamos para unificar es-sas categorias. Estare-mos hoje no ato públicoem Caicó, onde vamos

participar da manifesta-ção de rua ao lado dos pro-fessores da Uern, traba-lhadores da saúde e ser-vidores técnicos da Ufer-sa e da UFRN (Universi-dade Federal do RioGrande do Norte", diz.

O dirigente da Adufer-sa acrescenta que, entreos dias 5 e 6 de agosto, osprofessors da Ufersa se-rão representados na IICaravana a Brasília dosServidores Públicos Fe-derais, que reunirá mi-lhares de grevistas emmarcha protesto na Es-planada dos Ministérios.

A pauta de reivindica-ções dos docentes fede-rais garante a defesa docaráter público da Uni-versidade; melhores con-dições de trabalho e en-sino; garantia da autono-mia universitária; rees-truturação da carreiradocente e valorização sa-larial de ativos e aposen-tados, além de um reajus-te salarial de 27,3% em

Professores da Ufersa em assembleia, ontem: greve mantida

parcela única. No RioGrande do Norte, os pro-

fessores também defen-dem a conclusão de obras

inacabadas nos campi daUfersa.

Assecom/Adufersa

Page 14: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_300715.pdf · No outro dia após o encerramen- ... correspondendo na pasta do Turismo. Ain-da não

Gerais 6 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 30 de julho de 2015

Samu 192 RN promoverá curso de assistênciaao parto e recém-nascido no mês de agosto

Treinamento

Serão formadas três turmas para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores

O Núcleo de EducaçãoPermanente (NEP) doServiço de AtendimentoMóvel de Urgência (Sa-mu 192 RN) promove du-rante o mês de agosto umcurso para seus profissio-nais sobre assistência aoparto e recém-nascido.

Serão três turmas, com25 alunos cada uma, pa-ra médicos, enfermeiros,técnicos de enfermageme condutores do Samu. Aprimeira turma começaàs 8h do dia 10 de agosto,a segunda turma inicia nodia 17, também às 8h, ea terceira turma terá suasaulas no dia 20, a partirdas 13h30. As aulas acon-tecem na Base do Samu192 RN em Macaíba.

Serão abordados os te-

mas da assistência aoparto domiciliar, reani-mação neonatal e trans-porte de recém-nascido,utilizando a prática da si-mulação realística, quereproduz casos baseadosna vida real.

O objetivo é treinar ashabilidades técnicas dosprofissionais e promovero raciocínio clínico neces-sário ao manejo de com-plicações nas urgênciase emergências da assis-tência ao parto e recém-nascido, além de praticaras habilidades comporta-mentais no atendimento,fortalecendo os princípiosde igualdade e respeitopreconizados pelo Siste-ma Único de Saúde(SUS). Curso capacitará equipes para emergências em casos de parto

Page 15: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_300715.pdf · No outro dia após o encerramen- ... correspondendo na pasta do Turismo. Ain-da não

Movimentos de mulheres da Zona Norte deNatal se reúnem para discutir reivindicações

Mobilização

Gerais 7www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 30 de julho de 2015

Expectativa da organização é de receber na pré-conferência em torno de 80 participantes

NATAL - Mulheres re-presentantes das mais di-versas organizações e as-sociações de movimentosde mulheres da Zona Nor-te de Natal se reúnem noComplexo Cultural de Na-tal, no sábado, 1º de agos-to, para discutir as deman-das das mulheres da re-gião. O encontro, que acon-tece das 8h às 13h, é a pri-meira das pré-conferên-cias que antecedem IIIConferência Municipal dePolíticas para as Mulhe-res, prevista para os dias16 e 17 de setembro desteano e tem como tema"Mais direitos, participa-ção e poder para as mulhe-res".

O evento é realizado pe-la Secretaria Municipal dePolíticas Públicas paraMulheres (Semul) e Con-selho Municipal dos Direi-tos da Mulher (CMDM). Aexpectativa é receber na

pré-conferência em tornode 80 participantes, dosquais, 40% serão selecio-nados para representar aZona Norte na Conferên-cia Municipal.

As pré-conferênciasacontecem durante todoo mês de agosto e são a pri-meira fase da construçãodo debate sobre políticaspúblicas para mulheresna cidade do Natal. As pró-ximas pré-conferênciasacontecerão nos dias 6, 13e 20 de agosto nas ZonasSul, Leste e Oeste, respec-tivamente.

Entre os objetivos des-sas mobilizações estãopromover, qualificar e ga-rantir a participação dasociedade, em especial dasmulheres, na formulaçãoe no controle das políticaspara as mulheres; fortale-cer a relação entre o gover-no e a sociedade civil pa-ra maior efetividade na

execução e controle da Po-lítica Nacional para asMulheres; e estimular acriação e o fortalecimen-to das organizações femi-nistas e de mulheres. Osassuntos debatidos naspré-conferências serão le-vados à Conferência Mu-nicipal, depois, à Confe-rência Estadual e, por úl-timo, à nacional.

"A Conferência Nacio-nal de Políticas para asMulheres será o apanha-do de todas as propostasdiscutidas nos mais diver-sos recantos do país. Porisso, a importância dessesencontros localizados emtodas as regiões da capitalpotiguar e a participaçãodas mulheres que moramem cada uma delas", apon-ta Vera Raposo, coordena-dora da comissão de mobi-lização da 4ª ConferênciaMunicipal de Políticas pa-ra as Mulheres. Encontro deste sábado será nas instalações do Complexo Cultural de Natal

Divulgação

Page 16: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_300715.pdf · No outro dia após o encerramen- ... correspondendo na pasta do Turismo. Ain-da não

Cidades8 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 30 de julho de 2015

Evento está sendo realizado na Escola Estadual Desembargador Silvério Soares

AREIA BRANCA - Apartir do mês de agosto,o programa Câmara Iti-nerante estará retoman-do o calendário de sessõesordinárias na zona ruraldo município. O cronogra-ma será o mesmo de quan-do a descentralização dostrabalhos do Legislativofoi instituída, ou seja, a úl-tima sessão ordinária decada mês será realizadanuma comunidade ruraldiferente, em forma de ro-dízio para contemplar to-das as localidades.

Ao contrário do queocorre na sede do Legisla-

tivo, onde as sessões sãorealizadas às terças equintas-feiras, no horárioregimental das 9h, na zo-na rural as reuniões dosvereadores vão acontecerà noite, a partir das 19h.

Embora preserve oformato original do pro-grama, o presidente daCâmara Municipal deAreia Branca, FranciscoJosé de Souza Neto, "Ne-tinho Cunha" (PSB), in-forma que além da ses-são normal a comunida-de escolhida será con-templada com um dia in-teiro de ações de cidada-

nia que incluem expedi-ção de documentos, aten-dimentos médico e odon-tológico, atividades es-portivas e recreativascom os moradores, entreoutros serviços.

O vereador reforça queo programa de interiori-zação das reuniões ordi-nárias da Câmara Muni-cipal de Areia Branca se-rá retomado com o obje-tivo de debater os proble-mas apontados pelos co-munitários, ouvir propos-tas, sugestões e aproxi-mar o povo do Poder Le-gislativo municipal, para

que conheçam melhor overdadeiro papel do seurepresentante naquelaCasa.

O programa de descen-tralização foi instituídona década de 1990, hou-ve interrupção em gestõesanteriores e agora estásendo retomado. De acor-do com a Secretaria daCâmara, a vila-praia dePonta do Mel foi a escolhi-da para sediar a reuniãodos vereadores na reto-mada do programa, de-pois do recesso parlamen-tar que se encerra no dia4 de agosto.

Areia Branca

Conferência reúne segmentos paraavaliar política de assistência sociale propor diretrizes em nível local

Descentralização

Programa Câmara Itinerante será retomado

Evento conta com a participação de representantes do município e palestrantes convidados

AREIA BRANCA -Com o tema "Consolidaro Suas de vez rumo a2026" iniciou ontem e se-rá finalizada hoje, na Es-cola Estadual Desembar-gador Silvério Soares, aVI Conferência Munici-pal de Assistência Social.O lema deste ano é "Pac-to Republicano no Suasrumo a 2026: O Suas quetemos e o Suas que que-remos".

Realizada pela Prefei-tura de Areia Branca,por meio da SecretariaMunicipal de Assistên-cia Social e ConselhoMunicipal de Assistên-cia Social (CMAS), a con-ferência tem como obje-tivo avaliar a política deassistência social, pro-pondo diretrizes para oaprimoramento do seusistema de funciona-mento em nível local.

A conferência foiaberta ontem, 29, às19h30, com apresenta-ção cultural pelos alunosdo Centro de Convivên-cia da Família (Cecof),seguido da composiçãoda mesa, fala das auto-ridades e uma panorâ-mica da Assistência So-cial no município, pelasecretária VerônicaCampos Pedrosa.

Nesta, quinta-feira,30, haverá a Conferên-cia Magna e trabalhos emgrupo. Às 7h30, creden-ciamento; 8h30, leiturado regimento; 8h45, Con-ferência Magna, tendo co-mo tema "Cosolidar oSuas de vez rumo a 2026"e como lema: "Pacto Re-publicano no Suas rumoa 2026, o Suas que temose o Suas que queremos",com a conferencista Fer-

nanda Kaline (Doutoraem Gestão de Saúde Pú-blica).

Às 9h25, debate; às9h45, intervalo; 10h, ini-ciou dos trabalhos emgrupos para a discussãodos eixos temáticos. Às11h20, apresentação daspropostas; 12h, escolhasdos delegados; 12h30, en-cerramento com almoço.

Além dos conselheiros,o evento conta com a par-ticipação de representan-tes do município e pales-trantes convidados, queirão discutir, debater e fa-zer um balanço dos avan-ços conquistados com aimplementação do Únicode Assistência Social, emespecial no reordenamen-to e consolidação de umarede de serviços socioas-sistenciais referente à po-lítica de assistência social

e das estratégias coloca-das em prática no muni-cípio.

O presidente doCMAS, Gunnar Vingren,disse que nessa etapamunicipal, serão escolhi-dos os delegados à Con-ferência Estadual de As-sistência Social. Ele des-taca ainda a importânciado evento que constituium processo pelo qual osusuários, os trabalhado-res e as entidades so-cioassistenciais juntocom a gestão pública,conferem o estágio de im-plementação do Suas e aefetivação da garantiados direitos.

A secretária de Assis-tência Social do municí-pio, Verônica Campos Pe-drosa, diz que as discus-sões nos grupos de traba-lho, durante a conferên-

cia, englobam três subte-mas: o enfrentamento dassituações de desproteçõessociais e a cobertura dosserviços, programas, pro-jetos, benefícios e trans-ferência de renda nos ter-ritórios; o Pacto Federa-tivo e a consolidação doSuas; e fortalecimento daparticipação e do contro-le social para a gestão de-mocrática.

A secretária acrescen-ta que entre os muitosobjetivos do evento estáa avaliação do Suas sobo ponto de vista dos di-ferentes segmentos en-volvidos. Com base nes-se processo foi possíveldefinir as prioridadespara a construção do Pla-no Decenal da Assistên-cia Social, conforme pre-visto no lema trabalha-do este ano.

Carlos Júnior