mossoró - fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/edicao_191011.pdf · o...

24
QUARTA-FEIRA HOMEM PRESO ACUSADO DE ESTUPRAR IDOSA DE 82 ANOS R$ 1,50 O MOSSOROENSE Mossoró - RN, 19 de outubro de 2011 - Nº 15.873 Página 8 (Cotidiano) A POLÍCIA PRENDEU “ALEXANDRE DO GESSO” NO BAIRRO DE LAGOA SECA, EM NATAL, APÓS SER APONTADO COMO AUTOR DE ASSALTO SEGUIDO DE ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR HABNER WEINER MOSSORÓ PERDE LIDERANÇA NA GERAÇÃO DE EMPREGO Página 3 Cotidiano NADADOR BRASILEIRO BUSCA CONQUISTA DA DÉCIMA MEDALHA DE OURO Multicampeão Thiago Pereira é um dos destaques dos Jogos Pan-Americanos do México. Página 6 DIOCESE INICIA PREPARATIVOS PARA A FESTA DE SANTA LUZIA Comissão organizadora lança edital para escolha do parque de diversões. Página 5 (Cotidiano) Página 2 (Cotidiano) FIERN EMPOSSARÁ NOVA DIRETORIA AMANHÃ EM NATAL Longas filas marcam retorno do trabalho em bancos GUADALAJARA CASA DE ELIZEU VENTANIA ESPERA POR PROMESSA DE REFORMA HÁ MAIS DE 13 ANOS O poeta, que marcou época na cultura da cidade, recebeu garantia do benefício em vida. Capa (Cotidiano) NO ESQUECIMENTO RELIGIOSIDADE MINISTÉRIOS REDUZEM NÚMERO DE VAGAS EM CONCURSO PÚBLICO DA UFERSA Instituição de ensino federal contará apenas com 110 novas contratações efetivas. Página 3 (Cotidiano) MUDANÇA TRANSIÇÃO Amaro Sales de Araújo comandará entidade no período de 2011 a 2015. Página 2(Regional) "MENSAGEIROS DA PAZ" ARTICULAM PASSEIO MOTOCICLÍSTICO Página 3 139 Agências bancárias recebem intensa movimentação após 20 dias em greve.

Upload: trinhminh

Post on 11-Nov-2018

239 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_191011.pdf · O bicho-homem, que se considera tão inteligente mas na verdade não é,deveria aprender

QUARTA-FEIRA

HOMEM PRESO ACUSADO DEESTUPRAR IDOSA DE 82 ANOS

R$ 1,50

O MOSSOROENSEMossoró - RN, 19 de outubro de 2011 - Nº 15.873

Página 8 (Cotidiano)

A POLÍCIA PRENDEU “ALEXANDRE DO GESSO” NO BAIRRO DE LAGOA SECA, EM NATAL, APÓS SER APONTADO COMO AUTOR DE ASSALTO SEGUIDO DE ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR

HABNER WEINER

MOSSORÓ PERDE LIDERANÇA NA GERAÇÃO DE EMPREGOPágina 3Cotidiano

NADADOR BRASILEIRO

BUSCA CONQUISTA

DA DÉCIMA

MEDALHA DE OURO

Multicampeão Thiago Pereiraé um dos destaques dos JogosPan-Americanos do México.

Página 6

DIOCESE INICIA

PREPARATIVOS PARA A

FESTA DE SANTA LUZIA

Comissão organizadora lança edital para escolha do parque de diversões.

Página 5 (Cotidiano)

Página 2 (Cotidiano)

FIERN EMPOSSARÁ

NOVA DIRETORIA

AMANHÃ EM NATAL

Longas filas marcam retorno do trabalho em bancos

GUADALAJARA

CASA DE ELIZEU

VENTANIA ESPERA POR

PROMESSA DE REFORMA

HÁ MAIS DE 13 ANOS

O poeta, que marcou épocana cultura da cidade, recebeugarantia do benefício em vida.

Capa (Cotidiano)

NO ESQUECIMENTO

RELIGIOSIDADE

MINISTÉRIOS REDUZEM

NÚMERO DE VAGAS

EM CONCURSO

PÚBLICO DA UFERSA

Instituição de ensino federalcontará apenas com 110

novas contratações efetivas.

Página 3 (Cotidiano)

MUDANÇA

TRANSIÇÃO

Amaro Sales de Araújocomandará entidade noperíodo de 2011 a 2015.

Página 2(Regional)

"MENSAGEIROS DA PAZ"

ARTICULAM PASSEIO

MOTOCICLÍSTICO

Página 3

139

Agências bancárias recebem intensa movimentação após 20 dias em greve.

Page 2: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_191011.pdf · O bicho-homem, que se considera tão inteligente mas na verdade não é,deveria aprender

Emery Costa

uer queira, quer não, o ex-deputadoCarlos Augusto Rosado vai ter quese conformar com o fato de ser o

marido da esposa em destaque. Assim se deuquando ela era prefeita de Mossoró, logo de-pois senadora e agora governadora. Cobramde Carlos Augusto por tudo. Agora mesmose questionou o fato de ele não ter ido aosEstados Unidos com Rosalba. Há quem digaque para ficar aqui e vigiar os passos de Robin-son Faria (eu não acredito). Agora se discute

até o fato de ele não ter ido ao Aeroporto Au-gusto Severo aguardar a dama que voltava deuma viagem tão proveitosa e vitoriosa aosEstados Unidos. Mas isso é assim mesmo. Éa sina de quem escolheu casar com alguém per-manentemente em destaque pelos cargos queexerce na vida pública. Aliás, quando CarlosAugusto projetou essa vida pública para Ros-alba já deveria ter considerado todos essesdetalhes. Triste essa sina do nosso respeitáv-el e admirável Ravengar.

le nasceu em uma família rica.Estudou nosmelhores colégios de Natal e teve uma edu-cação das mais completas,com cursos fora do

Brasil, onde aprendeu diversos idiomas e cultura geral.Aprendeu que riqueza e cultura vêm depois de humil-dade e educação.Foi um jovem feliz.Na fase adulta,com25 anos, perdeu os queridos pais em um trágico aci-dente automobilístico.Naquele dia resolveu abandonartoda essa vida de confortos. Largou tudo e foi morarnas ruas.Para o restante da família,ele havia ficado louco.

Nos primeiros anos vagou por toda a Grande Na-tal, por suas periferias e áreas nobres, sempre peloscantos. A barba e os cabelos deixou crescer. Assim eramais fácil esconder dos outros seu verdadeiro rosto.Ves-tia-se com as roupas que conseguia catar nas ruas. Viuo mundo sujo e perverso das cidadelas. Apanhou depoliciais, de donos de mercados e de pivetes viciadosem crack.

Em um domingo qualquer, ele foi visto atravessan-do a BR-101 com destino a Parnamirim. Vestia-se develhos trapos, com uma sacola encardida nas costas, l-evando Deus sabe o que, e com a longa barba escon-dendo o rosto. Andava com a melancolia dos que jánão têm mais o que perder, sem a pressa dos atarefa-dos homens de gravatas que circulam por todo lado.

Passou por alguns mendigos, esses estavam com-pletamente bêbados. Entorpecidos para poderemaguentar a realidade que teimava em tirar suas noites desonhos. Dentes podres que riam da loucura de nossostempos.Ele seguiu a diante.Duas viaturas da polícia pas-sam bem perto dele. O temor de novamente ser para-do, e acusado de ter feito o que não fez, congela os seuspassos. Não foi dessa vez. Os carros seguiram sem im-portuná-lo.A lembrança das surras voltaram com forçamáxima em sua cabeça. Nem uma leitura de páginaspoliciais ou livro era mais chocante que os berros e chutesdados pelos PMs que o quebraram pela primeira vez.O cuspe em sua face foi o gran finale de uma noite dehorror.

A lembrança sai de sua cabeça com a risada gostosade uma turma de operários que se encaminhavam paraentrar numa fábrica localizada por onde ele passava.

Semiescravos, trabalham o dia todo, mal veem seus fil-hos e esposas,mas ainda são felizes. "Por que não seguiesse caminho?"

Mas à frente, passa por ele um estridente e veloz4x4. Na direção, um garotão de uns 20 anos, e ao seulado uma loirinha bem da gostosa,mas com cara de quemdeixa a mãe sem um real no bolso em casa e posa debonequinha de luxo para os amigos. Uma juventudeconsumista ao extremo,egoísta e falsa com ela mesmo."Será que eu seria um jovem babaca como eles? Nãosei."

Já nos arredores de Macaíba ele encontra um ca-chorro vira-lata. Esse abana o rabo para ele, e mostratoda uma alegria que nem a sua magreza de fome e fer-imentos conseguem apagar. O bicho-homem, que seconsidera tão inteligente mas na verdade não é, deveriaaprender com esses animais algumas coisas.

Em Macaíba, um recanto somente seu.O lugar é feio. Músicas românticas, que falam em

dores amorosas e perdas dão o tom na pequena pistade dança. Garotas e senhoras, vindas da cidade ou dointerior são as comandantes do ambiente. Os clientessão velhos solitários, pescadores, serventes de obras,alguns ladrões de pequenos furtos, caminhoneiros, e oandarilho que já foi muito rico. Ali, as putas já nãofazem caras e bocas para enganar seu ninguém. Nãorecorrem a risos falsos para tapear um jovem mais afoito.Ali, o jovem afoito não vai. Naquele lugar somente vaios rostos conhecidos. E todos, todos não têm esse d-inheiro para esbanjar.As meninas de vida fácil conhecema vida dos participantes daquela casa famosa.Sabem quesão pessoas tão ou mais necessitados que elas. Cegossolitários se esbarrando em meio a canções tristes.

No meio do salão ela aparece. Bonita, com umaelegância que não se apagou naquela sarjeta e que vemao seu encontro. Senta-se ao seu lado e deseja saber so-bre mais aquela caminhada.O seu sorriso é o pagamento,o refresco, a tranquilidade que ele esperava. O percur-so desgastante teve fim, e a coroa ao campeão nãopoderia ser melhor. Para ele, ela é a flor que nasceu nomeio do asfalto sujo e pedregoso.

Para ele, ela é a salvação.

[email protected]

ESTÁDIOSOntem, no "Observador Político", o presi-

dente da Associação Médica de Mossoró, dr.João Batista de Souza, lamentava que enquan-to se fecham nove hospitais nesta cidade, seconstrói um estádio de futebol debaixo de ci-fras milionárias.

MARGLEYO professor Margley Machado de Moura vem

fazendo das tripas coração na condição de se-cretário de Turismo de Tibau. O orçamento desua pasta é exatamente aquela que tem verba ze-ro. Não tem um só centavo.

SINALIZAÇÃOMas graças à sua pertinácia e à contribuição

de empresas mossoroenses (cujos nomes va-mos dar nos próximos dias) Margley está proje-tando sinalizar a rodovia que nos liga àquelacidade.

FRANÇOISPesaroso, eu informo o falecimento ontem

em Catolé do Rocha,na Paraíba,de Francisco dasChagas Paiva Filho, o François Paiva, das ori-gens da Rádio Rural de Mossoró. Nossa solida-riedade aos seus familiares.

MOTOSMotoqueiros ou motociclistas (como quer

que os chame o dr. Paiva Lopes) estão super-lotando as urgências e emergências dos hos-pitais de Mossoró, resultado dos contínuos aci-dentes. Quando iremos ter uma solução paraisso?

JARDINS DO PLANALTOA Engeplan Engenharia anunciou a A&S

Transações Imobiliárias e Serviços Ltda. paraser a responsável pela comercialização do seu em-preendimento Jardins do Planalto.

LANÇAMENTOEsse lançamento imobiliário se dará nos pró-

ximos dias. No presente momento fica apenas adepender de trâmites burocráticos que dizem res-peito ao licenciamento e autorizações para serlançado.

PROPAGANDAEstá no Portal da Transparência da Prefeitu-

ra de Mossoró os seus gastos com propaganda,que já ascendem a essa altura a quase 6 milhõesde reais. Esse desembolso detalhado, por agên-cia, é o seguinte:

DESEMBOLSOAgência ArtC, de Arturo e Cassiano Arruda

Câmara,do jornal Novo Jornal:R$ 2.314.200,92.JC, de César Santos, do Jornal de Fato, R$1.078.619,08. Faz Propaganda, de Ricardo Ro-sado:R$ 1.106.908,97;e por fim a agência de Pha-biano Santos, R$ 846.708,71.

MÉDICOSNo instante em que a nossa sociedade mos-

soroense vê passar mais uma transcorrência doDia do Médico, o dr. João Batista Souza, presi-dente da AMM, revela que eles são 280 atuandoem Mossoró.

ALDO COUTINHOVamos levar o nosso abraço amigo e frater-

no e a nossa solidariedade ao médico mossoroen-se (mas upanemense de nascimento) Aldo Cou-tinho. Trata-se de um cidadão das melhores ori-gens. Gente muito boa.

FM-93A Prefeitura de Mossoró, além de não anun-

ciar na Rede Resistência de Comunicação, aindadeve desde o ano de 2007 uma importância quena época era de R$ 130 mil à emissora e que atua-lizado hoje gira em torno de R$ 200 mil. Discri-minação odienta.

ELEIÇÃOEstá em torno de mil professores o eleitorado

apto a votar na eleição de hoje da Aduern.Apesarde ser um pleito de chapa única,Flaubert Torqua-to está se esforçando para levar o maior contin-gente às urnas e assim referendar a sua reeleição.

LOMBOOs boateiros e especuladores de plantão já

estão se ouriçando tentando descobrir quantosquilos Carlos Augusto Rosado baixou do lom-bo no SPA de Rio do Fogo.

QUESTÃOO deputado Fernando Mineiro está acionando o Ministério Público Estadual acusando o gov-

erno de Rosalba da prática de propaganda enganosa e improbidade administrativa. Foi esse mes-mo governo que anunciou o acantonamento de 600 homens no recém-criado 12º Batalhão daPM, em Mossoró.

JEITOAgora vá Fafá Rosado, sucessora de Rosalba Ciarlini no trono municipal, lhe ensinar que "esse

é o jeito certo". Isso vai dar um rolo sem fim. É só aguardar.

HOSPITAISEm todo o transcorrer do período do governo de Fafá Rosado, já foram fechados nove hos-

pitais em Mossoró. Alguns deles ou quase todos de iniciativa privada, é verdade. Mas conven-hamos que essa é uma marca que não lhe recomenda, é uma coincidência infeliz.

Q E

GRACO

JORNAL O MOSSOROENSEEditora de Jornais Ltda.

Travessa O Mossoroense, 42, Centro Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208Comercial: 3315-3203 – Redação: 3315-3207 [email protected]

– www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor administrativo

Cid AugustoDiretor de redação

Márcio CostaEditor-geral

Triste sina de Ravengar

OPINIÃO2 – Quarta-feira, 19 de outubro de 2011 www.omossoroense.com.br

REGY CARTE - INTERINO

Uma flor em meio ao caos

PAULO CORREIA - Jornalista

Artigo

Page 3: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_191011.pdf · O bicho-homem, que se considera tão inteligente mas na verdade não é,deveria aprender

Reitor da Ufersa abriu diálogo com o PDT em busca de uma composição na disputa majoritária

POSSIBILIDADE

ATITUDEBRUNO BARRETOEditor de Política

O reitor da UniversidadeFederal Rural do Semi-Árido(Ufersa), Josivan Barbosa(PT), já trabalha a escolha deum nome para ser seu com-panheiro de chapa nas eleiçõesdo próximo ano. Ao contrá-rio do que vem sendo divul-gado, o PT não trabalha coma formação de uma chapa"puro-sangue".

A tendência é o PT buscarem uma outra legenda o com-panheiro de chapa do reitor daUfersa. O próprio Josivan játem esse nome em mente: tra-ta-se do empresário e radia-lista José Mendes, que é filia-do ao PDT.

Para Josivan, José Mendescompondo a chapa como vi-ce teria muito a agregar numaeventual candidatura petista."É um empresário bem-suce-dido e com boa aceitação po-pular", justifica.

Por iniciativa do reitor daUfersa,PT e PDT começaramum diálogo com vistas às elei-ções do próximo ano.

Ontem o jornal O Mosso-roensedivulgou entrevista com

Josivan Barbosa gostaria de ter José Mendescomo companheiro de chapa em 2012

O Sindicato dos Servido-res Públicos Municipais deMossoró (Sindiserpum) pro-tocolou ofício na Câmara Mu-nicipal solicitando apoio dosvereadores ao projeto de lei queprevê o pagamento do Fundode Garantia do Tempo de Ser-viço (FGTS) do funcionalismopúblico municipal.

O sindicato enviou propos-ta de projeto de lei à Prefeitu-ra dispondo sobre o pagamen-to. "É uma proposição. Masquem deve enviar à Câmara éa prefeita", lembra MarildaSouza, presidenta do Sindis-erpum.

Segundo ela, no ofício pro-tocolado na Câmara, o sindi-cato pede o voto dos vereado-res ao projeto e que eles parti-cipem das negociações entreSindiserpum e Prefeitura."So-

licitamos essa presença do par-lamentares porque é um assun-to que interessa a todos e tam-bém porque a prefeita tem di-to uma coisa ao sindicato e aimprensa revela outra total-mente diferente", destaca Ma-rilda Sousa.

Ela informa que a ideia deenviar uma proposta de proje-to de lei à Prefeitura surgiu de-pois que os vereadores sugeri-ram que fosse apresentada umaemenda ao orçamento."Desis-timos da emenda porque nãoresolveu, como aconteceu noinício do ano", lembra.

Para finalizar, a presidentado Sindiserpum reafirma queo sindicato quer o voto dos 13vereadores para a aprovação doprojeto e o compromisso decada um deles de que vão in-termediar as negociações.

POLÍTICA Quarta-feira, 19 de outubro de 2011 – 3www.omossoroense.com.br

Sindiserpum busca apoio devereadores para aprovar recursos para pagar o FGTS

Nove projetos de lei, sendotrês de utilidade pública, foramaprovados pela Comissão deConstituição,Justiça e Redação,na manhã de ontem.

Os cinco deputados quecompõem a CCJR - Larissa Ro-sado, Tomba Farias, FernandoMineiro, Ezequiel Fernandese Agnelo Alves, este último épresidente da Comissão -,apre-ciaram as matérias e aprovaramtodas, por unanimidade.

Os projetos seguem, agora,para as demais Comissões Te-máticas da Casa e só depois de-

vem ser votados no Plenário,por todos os parlamentares.

"A CCJR tem se sobressaí-do pelo papel que tem feito nes-ta Casa, debatendo assuntosimportantes para a sociedade,como o empréstimo e o Proim-port", disse Ezequiel.

O deputado Walter Alvesencaminhou duas matérias pa-ra a Comissão. Uma delas pre-vê a obrigatoriedade da comu-nicação de nascimento semidentificação de paternidade àDefensoria Pública e ao Minis-tério Público Estadual.

O outro projeto propostopelo parlamentar solicita a proi-bição de emissão de compro-vantes em papéis termosensí-veis,com o objetivo de dar maissegurança aos consumidores.

O deputado Ezequiel Fer-reira encartou uma emendaneste projeto, referente ao pra-zo da execução da medida."Namatéria original, o deputadoWalter pede que a proibição se-ja imediata. No entanto, eu su-giro que tenha um prazo de 60dias a partir da regulamenta-ção do uso de outro material

na emissão dos comprovantes",declarou.

Outro projeto de lei apro-vado pelos membros da CCJRfoi o do deputado HermanoMorais que propõe a criaçãode um programa social volta-do à inclusão de pessoas comdeficiência no mercado de tra-balho.

A deputada Márcia Maiatambém enviou uma matéria àComissão,para que os horáriose locais de atendimentos dosdefensores públicos do Estadosejam fixados em mural, para

visualização de todos. A cria-ção do Dia do Vaqueiro foi ou-tra sugestão aprovada pelosmembros da CCJR, projeto delei encaminhado pelo deputa-do George Soares.

A Comissão ainda aprovouuma matéria enviada pelo de-putado Gustavo Fernandes quebeneficia jornalistas diploma-dos e sindicalizados no RioGrande do Norte com descon-tos de 50% no valor dos ingres-sos em eventos culturais e es-portivos.

"Isso já acontece em vários

estados brasileiros. Acho queesse projeto faz justiça ao tra-balho desenvolvido pelos jor-nalistas,pois acompanhando oseventos de perto, terão maiscondições de produzir suas re-portagens com maior embasa-mento. É importante lembrarque isso só vale para aqueles quesão sindicalizados", declarouo deputado Tomba Farias.

Outros três projetos de uti-lidade pública foram aprovadospela Comissão, sendo um dodeputado José Dias e dois deGustavo Carvalho.

CCJR da Assembleia Legislativa aprova nove projetos de leiTRAMITAÇÃO

Tem sido cada vez mais co-mum a divulgação, pela mídia,de casos de violência nas es-colas,boa parte deles envolven-do adolescentes. Para discutiro assunto, através de proposi-ção da deputada estadual La-

rissa Rosado (PSB), a Assem-bleia Legislativa realiza nestaquinta-feira, 20, audiência pú-blica, às 14h30.

Para a parlamentar , encon-trar soluções rápidas para oproblema da falta de seguran-

ça nas escolas é o principal ob-jetivo da audiência, já que es-sas deverão ser discutidasconjuntamente com as enti-dades de classe, com a Casade Leis, com a sociedade ci-vil e com quem puder enri-

quecer o debate na busca desoluções no menor espaço detempo.

"O combate à violência de-ve buscar primordialmente asraízes do problema, que se en-contram além dos limites da es-

cola, por isso a necessidade daintegração entre família, socie-dade,comunidade e Estado,noprocesso de educação de crian-ças e adolescentes", opina La-rissa Rosado.

Para o debate, foram con-

vidados, além dos deputadosestaduais, secretários de Esta-do, representantes da Justiça,do Ministério Público, de en-tidades de classe, e diretoresde escolas públicas e privadasdo Rio Grande do Norte.

Larissa sugere audiência pública para debater violência nas escolasPROPOSTA

Josivan busca um vice fora do PT José Mendes é uma opção

o presidente do diretório muni-cipal do PDT Rútilo Coelho,queinformou que vai consultar osmembros do partido a respeito daposição a ser tomada no pleito.

O reitor mostrou otimismoquanto a uma sinalização po-sitiva dos pedetistas. "As con-versas foram muito boas",acrescentou.

Ele disse que está buscan-do também o apoio do PR edo PCdoB. "Acredito que for-maremos uma frente de opo-sição forte", avaliou.

Page 4: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_191011.pdf · O bicho-homem, que se considera tão inteligente mas na verdade não é,deveria aprender

POLÍTICA4 – Quarta-feira, 19 de outubro de 2011 www.omossoroense.com.br

Em depoimento na Câmara dos Deputados,Orlando Silva ataca PM que fez denúnciaMinistro do Esporte classifica João Dias Ferreira, que embasou reportagem da revista “Veja”, como “fonte bandida”

POSTURA

Para Temer, ministrotem mostrado muitaconvicção em defesa

Orlando Silva convoca acusador a apresentar provas

O ministro Orlando Silvavoltou a atacar na tarde dessaterça-feira (18) o policial mili-tar João Dias Ferreira, que fezas acusações de que ele recebiapropina de entidades do pro-grama Segundo Tempo.

Silva também disse que vaipedir para "acelerar" as inves-tigações e o julgamento dosprocessos que envolvem as en-tidades do denunciante.

O ministro compareceu natarde dessa terça-feira à au-diência conjunta na Câmarados Deputados das comissõesde Fiscalização Financeira eControle e de Turismo e Des-porto. Foi o próprio ministroque acertou sua ida para a Câ-mara para esclarecer as denún-cias contra ele.

Ele começou apresentandotodas as suas ações na pasta edepois passou a atacar o poli-cial militar."Quem faz a agres-são? Eu aconselho que pro-curem informações. Trata-sede um desqualificado, um cri-minoso, uma pessoa que foipresa,uma fonte bandida",dis-se o ministro. Ele foi aplaudi-do em diversos momentos eouviu gritos de apoio no ple-nário, formado praticamenteapenas por governistas.

Silva disse que vai pedir aoMinistério Público e ao Tri-bunal de Contas da União pa-ra "acelerar" os trâmites dasações contra o policial militar,

O presidente da Repú-blica em exercício, MichelTemer, disse ontem (18)que o ministro do Espor-te, Orlando Silva, tem de-monstrado muita convic-ção nos esclarecimentosque vem prestando des-de que a revista “Veja” pu-blicou acusações de que oministro teria recebido di-nheiro desviado do Pro-grama Segundo Tempo.

"A ideia do governo éouvir os esclarecimentosque ele [o ministro Orlan-do Silva] tem a dar, e creioque ele dará esclareci-mentos suficientes. Va-mos ver quais são as ale-gações que ele vai apre-sentar. Pelas palavras queouvi até hoje, ele estáconvicto do que disse, va-mos esperar os aconteci-mentos", disse Temer an-tes de embarcar para Sal-

vador (BA), onde faz pa-lestra na abertura doCongresso Brasileiro deDireito Administrativo.

Silva pediu audiênciapública conjunta das co-missões de Turismo eDesporto e de Fiscaliza-ção Financeira e Contro-le da Câmara dos Depu-tados para prestar escla-recimentos sobre as acu-sações feitas pelo policialmilitar João Dias Ferrei-ra à revista Veja.

Aos deputados ele re-bateu as denúncias. "Mi-nha revolta é grande",disse o ministro. Segun-do ele, denúncias feitaspor "bandidos" forampublicadas mesmo de-pois de ele apresentarprovas em contrário, e es-tão sendo replicadas pordiversos órgãos de im-prensa.

que pode precisar reembolsaros cofres públicos com os re-cursos que haviam sido repas-sados pelo programa Segun-do Tempo e que não foram usa-dos.

O ministro também exigiumais uma vez as provas em re-lação às denúncias do últimofim de semana e contou quehouve "insinuações" de amea-ças por seus acusadores no pas-sado. "Se há o que denunciar,que faça. Faça e prove o quediz. Até aqui esse desqualifica-do falou e não provou o que diz.Quem tem provas do mal feitopor eles sou eu e elas estão aqui."

Na mesma audiência, o de-putado federal Vaz de Lima(PSDB-SP) também entregouum requerimento para a insta-

lação de uma CPI para apuraras denúncias de irregularidadesno programa Segundo Tempo.

O CASO Dois integrantes de um supos-

to esquema de desvio de recur-sos do Ministério do Esporte acu-sam Silva de participação diretanas fraudes,segundo reportagempublicada pela revista "Veja".

O soldado da Polícia Militardo Distrito Federal João DiasFerreira e seu funcionário Cé-lio Soares Pereira disseram à re-vista que o ministro recebeuparte do dinheiro desviadopessoalmente na garagem doministério.

Pereira confirmou a acusa-ção contra o ministro. Orlan-do Silva afirmou que já acio-

nou o ministro da Justiça paraque a Polícia Federal investigueo esquema relatado.

O ministro disse ainda queas acusações podem ser umareação ao pedido que fez paraque o TCU investigue os con-vênios do ministério com aONG que pertence ao policialautor das denúncias.

Em nota divulgada no do-mingo,o Ministério do Espor-te disse que João Dias firmoudois convênios com a pasta,em2005 e 2006, que não foramexecutados. O ministério pe-de a devolução de R$ 3,16 mi-lhões dos convênios.

De acordo com o ministro,desde que o TCU foi acionado,integrantes de sua equipe vêmrecebendo ameaças.

[email protected]

RUUma antiga reivindicação dos uni-

versitários de Mossoró,o RestauranteUniversitário da Ufersa atualmentelimita-se a atender apenas os estudan-tes da instituição.Com capacidade pa-ra atender quase mil estudantes por dia,o RU, como é conhecido, só atendeem média 220 estudantes.Uma suges-tão da coluna seria a formalização deum convênio entre Ufersa, Uern eIFRN para atender a esses estudantes.Um dos motivos para o esvaziamen-to do RU é a questão do transporte.Isso também seria facilmente resolvi-do com Uern e IFRN disponibilizan-do ônibus para o deslocamento dequem não tem carro ou moto. Estádada a sugestão.

COERENTEOntem,durante a sessão em que

se discutia os vetos da prefeita Fa-fá Rosado (DEM), faltou energia naCâmara Municipal em virtude deum curto-circuito. O normal nes-sas ocasiões é interromper a ses-são, mas o líder do governo Clau-dionor dos Santos (PMDB) queriaseguir com os trabalhos. A posturaé coerente. Quando presidente daCasa, “Nonô” em situação seme-lhante seguiu com os trabalhos,aprovando projetos literalmente noescuro. Nada mais coerente.

DE VOLTA À REALIDADEA governadora Rosalba Ciarlini (DEM) viveu nos Estados Unidos dez dias de sonhos.

Do jeito que ela gosta só chegaram as notícias boas, as ruins foram jogadas para debaixo dotapete. Lá ela proferiu palestra para empresários ianques, almoçou com embaixador e se re-uniu com mandachuvas do Bird. Pelo telefone soube que o vice-governador RobinsonFaria (PSD) se tornou um companheiro dócil e que a bancada governista está do jeito quea demista gosta, submissa. Ao retornar ao Rio Grande do Norte, a governadora se reen-controu com a realidade: greves e servidores desmobilizados. Na primeira agenda ao arlivre encarou a revolta de servidores da educação que cobram o cumprimento do Plano deCargos, Carreiras e Salários e viram apenas os professores serem beneficiados com a palavrada governadora. Uma hora a governadora terá que agradar aos servidores porque não temcondições de ela passar quatro anos esmagando-os com liminares e recebendo de volta odesinteresse em colaborar com a administração dela.

DEMOLIDOAgora a população tem

a sensação de que as obrasda Copa do Mundo come-çaram em Natal com a de-molição do Ginásio Hum-berto Nesi, o “Machadi-nho”. Uma pena é vermosuma obra dessas ser destruí-da sem dar lugar a outra equi-valente.Logo, logo veremosuma luta para obter recursospara que Natal tenha um gi-násio do mesmo porte.Nãotem cabimento uma capitalficar sem esse tipo de equi-pamento. Os desportistasesperam uma atitude.

COPA 2014Amanhã a Fifa anuncia o calen-

dário da Copa do Mundo de 2014.Saberemos em que cidades o Brasiljogará na primeira fase, onde seráabertura, final, etc... Também serádivulgado o número de jogos em Na-tal.Com base no que foi feito em ou-tras Copas,teremos pelo menos qua-tro jogos na nossa bela capital.

FORTALEZA As três cidades em que o Brasil jo-

gará na primeira fase devem ser pe-la ordem São Paulo, Brasília e For-taleza.Mais uma vez os cearenses nosdão um belo exemplo. Vão desban-car Rio de Janeiro, Belo Horizonte,Recife,Porto Alegre e Curitiba.Mo-tivos para isso: cronograma rigoro-samente dentro do prazo e a propa-lada união de sua classe política.

PRESOSEstá cada vez mais difícil os ir-

mãos Rychardson e Rhandson deMacedo voltarem às ruas. O mi-nistro Sebastião Reis, do STJ, ne-gou pedido de habeas corpus pa-ra a dupla, acusada de liderar o su-posto esquema de corrupção quedesencadeou na “Operação Pe-cado Capital”.

O ALVO DE ROBINSONA julgar pelos movimentos do xadrez político no Rio Grande do Norte, está claro que o vice-

governador Robinson Faria delimitou o alvo da reação dele aos últimos acontecimentos: será o se-nador José Agripino, presidente nacional do DEM. Arenga, troca de farpas pela mídia e outras co-sitas más apenas com Jajá. Enquanto que com a governadora e o marido dela Carlos Augusto Ro-sado veremos apenas afagos num trabalho de reconquista do casal. Tudo feito de forma pragmáti-ca, afinal de contas é a “Rosa de Mossoró” que segura a caneta sob as orientações de “Ravengar”.

Page 5: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_191011.pdf · O bicho-homem, que se considera tão inteligente mas na verdade não é,deveria aprender

OPINIÃO Quarta-feira, 19 de outubro de 2011 - 5www.omossoroense.com.br

RESUMO DAS NOVELAS

urante o século XVII, oBrasil enviou a Portugalmil toneladas do nosso

ouro- que corresponderiam hojeaR$ 97 bilhões. Quase nada ficoudaquela riqueza.O ouro serviu pa-ra industrializar a Inglaterra, on-de se concentrava o avanço técni-co europeu na época.

Cerca de 200 anos depois,a na-tureza oferece nova chance: as re-servas de petróleo do pré-sal,equi-valentes a 50 bilhões de barris, se-gundo a Agência Nacional de Pe-tróleo (ANP).Se seguirmos o mes-mo padrão do passado, teremoso petróleo, no lugar do ouro; asgrandes empresas inovadoras dehoje, no lugar da Inglaterra. Maisuma vez, corremos o risco de per-der a oportunidade oferecida.

Consumir essa riqueza provi-da do petróleo na cobertura de dí-vidas orçamentárias, na constru-ção de obras nem sempre neces-sárias, em gastos imediatos, serárepetir o mesmo erro.Com agra-vante, temos a lição da história eo conhecimento suficiente paratransformar um recurso exaurí-vel em permanente.

A única alternativa é transfor-mar o petróleo em inteligência,emcapacidade de inovação, investin-do os seus resultados de maneiraconcentrada para fazer do Brasilum centro criador do capital do fu-turo: a inteligência inovadora. Foicom esse pro-pósito que, em2010, o entãosenador TassoJereissati apre-sentou emendaProjeto de Leinº 16/2010,quetratava da distri-buição dos ro-yalties do pré-sal para a educa-ção. A emenda foi recusada semser discutida.

Agora apresentamos nova-mente um Projeto de Lei no Se-nado Federal (PLS 594/2011),queconsiste em dois pilares.O primei-ro, parte do dinheiro dos royaltiese participação especial formaria oFunpei (Fundo do Petróleo paraFormação de Poupança para Edu-cação Básica e Inovação),cujos re-cursos não seriam exauridos no

curto prazo. Caso as projeções deexploração do pré-sal se concre-tizem,o Funpei pode chegar a umacapitalização acumulada de apro-ximadamente R$ 115 bilhões em2020, sendo R$ 40 bilhões só deaporte novo neste mesmo ano.

O segun-do pilar sus-tenta que to-do recursocriado por es-sa rentabili-dade seria ca-nalizado paraa educaçãobásica e paraa inovaçãotecnológica.

Seria criado um ambiente de in-centivos à melhoria da educaçãoe do sistema de inovação no Bra-sil.

Vamos além ao dispor que,co-ma proposta PLS 594/2011, nãohaverá perdas para nenhum dosentes federativos,em particular,osEstados produtores não sofrerãoredução de recursos.

Lamentavelmente,o imediatis-mo e o corporativismo da políti-

ca brasileira estão conduzindo odebate de maneira equivocada.Discute- se qual estado e municí-pio receberá o dinheiro,e não comque propósito eles o gastarão.

De maneira injustificável, opresidente Lula vetou na Lei doprésal, no capítulo Fundo Social,dispositivo que vinculava 50% dosseus recursos para educação.Des-te montante,80%seriam destina-dos à educação básica. Hoje, a leiem vigor provoca pulverização dosrecursos, uma vez que é destina-da a vários setores.

As propostas defendem que odinheiro vá para os caixas dos Es-tados e municípios, bem comogastá-lo livremente em obras e des-pesas correntes que trarão votosnas próximas eleições, sem bene-ficiar nossas gerações futuras.Du-zentos anos depois corremos o ris-co de repetir o erro do desperdí-cio do ouro. Só que agora conhe-cemos as consequências do usoinadequado da nossa riqueza.

Agora temos a lição da histó-ria e o conhecimento suficiente pa-ra transformar um recurso exau-rível em permanente

Cerca de 200 anos depois, anatureza oferece nova chance:as reservas de petróleo dopré-sal, equivalentes a 50 bilhõesde barris, segundo a AgênciaNacional de Petróleo (ANP).

D

A OPORTUNIDADE DO PRÉ-SAL

ALOYSIO NUNES FERREIRA - Senador PSDB/SP e CRISTOVAM BUARQUE - Senador PDT/DF

mundo está repletode pessoas incomoda-das,corajosas e determi-

nadas, por isso o homem voa, vaiao espaço e explora as profunde-zas do mar.

Nesse processo revolucioná-rio, transformador,a invenção re-volucionando, inovando, modi-ficando, está sempre presente.

É verdade que muita coisa foicriada sem qualquer finalidade.

Fosse você um homem pré-histórico, o que faria com umaroda?

Imagine entrar no acampa-mento ou na caverna virandoaquele “troço”. E tentar encon-trar um uso...

O que diriam as pessoas oupensariam?

Acha estranho esse raciocínio?Pois saiba que o mouse, quandocriado, não tinha utilidade, por is-so ninguém lhe deu atenção!

Toda nova ideia encontra re-sistência até que se torne óbvia esua rejeição pareça insensatez.

O carro, o rádio, o televisor, oavião, e muitas outras criações ex-traordinárias sofreram ataques erejeições.

Mulher jogando futebol? Sim,e não faz muito tempo que o fatocausava espanto.

Há algumas décadas o homemcomprava gelo, depois com os re-frigeradores o fato se tornou es-tranho, mas hoje é comum.

A estranheza na criação se tor-na sensatez na aplicação.

Nikola Tesla,nascido na Croá-cia em 1856,homem de mente bri-lhante, faleceu em New York em1943, aos 87 anos, literalmentequebrado, vivendo no hotel NewYorker, em uma sala que dividiacom um bandode pássaros,que ele conside-rava seus únicosamigos.

A comuni-dade científicasempre o igno-rou, bem comoàs suas ideiasexcêntricas.

Para o públi-co em geral, eleera não só desconhecido comoconsiderado ridículo. Não passa-va de um lunático cujos devaneioseram usados pelos tabloides sen-sacionalistas.

Nos quadrinhos do "Super-man", já em 1.940, desenhavamo homem de aço lutando contraraios da morte e terrores eletro-magnéticos criados por um cien-

tista louco chamado Tesla.A história está mudando e se-

rá mudada. O verdadeiro legadode Tesla está sendo lentamente re-conhecido.

Tesla já foi reconhecido comoo inventor da lâmpada fluorescen-te, do tubo amplificador a vácuo,da máquina de raios X e, também,como o verdadeiro inventor do rá-dio, não Marconi.

Tesla, sua roda e uma atitudeidiota:

Tesla ten-tou ajudarseu país naguerra em1917.

Ele criouuma estaçãoque emitiriaondas ex-ploratóriasde energia,permitindo

que operadores determinassemcom precisão a localização dosveículos inimigos, ainda distan-tes.

Todos no departamento deguerra riram e rejeitaram o "raioexplorador" de Tesla.

Não demorou para a verdadevir à tona. A geração seguinte u-sou essa invenção para ajudar os

aliados a vencer a Segunda Guer-ra Mundial.

Aquilo que na época era con-siderado uma insanidade hoje sechama RADAR.

Assim é o homem, criativo eincrédulo.

Por essa razão, com tantosrecursos para processamento,as empresas ainda se debateme realizam muitos trabalhos ma-nuais.

A falta de qualificação profis-sional não esbarra apenas no in-teresse, mas no descrédito. Trei-nar funcionários para quê, paraque treinar?

Ao lúcido, ao expert, ao sábionão basta insistir e levar conheci-mentos às empresas.É importan-te ter consciência que a arrogân-cia nos impede de aprender e aignorância mudar.

Antes de se tornar óbvio, tu-do é ridículo.

Sid Ceasar, ator, comediante,escritor, músico, atento aos fatosdisse: “O cara que inventou a pri-meira roda era um idiota. O caraque inventou as outras três, essesim era um gênio”.

Quando tentar mudar algumascoisas na sua empresa,dê uma boaolhada se está levando todas ouapenas uma roda!

Ao lúcido, ao expert, ao sábio não basta insistir e levar conhecimentos àsempresas. É importante terconsciência que a arrogâncianos impede de aprender e aignorância mudar.

O

“QUEM INVENTOU A PRIMEIRA RODA ERA UM IDIOTA

IVAN POSTIGODiretor de Gestão Empresarial

Jonas não apoia Rodrigo.Vitória avisa a Marcos que elesprecisam fazer contenções de de-spesas e os dois acabam se de-sentendendo. Alice conta paraSuzana que encontrou com suamãe biológica. Nanda se revoltaao saber que Jonas mandou Ro-drigo sair de casa e vai tirar satis-fação com o pai, mas acaba ain-da mais injuriada. Vivi leva Cris auma clínica de fertilização. Evaexpulsa Manuela e Júlia de casa.

A VIDA DA GENTE

Sebastião pede dinheiro em-prestado a Raíssa para comprar obilhete de loteria e ela lhe propõeum acordo. Claudia liga para ocelular de Rubinho, mas Mar-uschka vê a ligação e recusa. Vi-cente avisa a Lucena que está emCartagena.Agenor coloca Brigittecontra a parede ao vê-la saindocom Rubinho. Lucena visita Vi-cente no hotel e eles se beijam.Claudia liga para Rubinho,mas eledecide não atender a ligação.

AQUELE BEIJO

Dieguinho e Jefferson come-çam a tocar e o público adora.Ale-xia fica tonta e tem um pesadelocom o número 1046. Gabriel sesente mal e vai lavar o rosto, mas,ao se olhar no espelho, começa avisualizar as mesmas coisas queAlexia. Ele tem uma premoniçãoe fala para Ziggy, Natália, Cristale Babi que está acontecendo algu-ma coisa com Alexia.

MALHAÇÃO

Griselda aceita Antenor àmesa.Marcela vai à casa de Paulo,mas ele a manda embora.Antenorfinge para a mãe que mudou seucomportamento. Crodoaldo falapara a sua visita não fazer barul-ho por causa de Vanessa. Estherchega à clínica de Danielle parafazer seu procedimento. Wallacesegue Teodora ao vê-la sair sor-rateiramente. O mafioso sorri aover Íris pela janela da casa emfrente da mansão Velmont.

FINA ESTAMPA

Quarta-feira (19/10)

NOTAS DA REDAÇÃ[email protected]

SESSÃO - A sessão or-dinária da Câmara Municipalde ontem foi suspensa devidoa uma queda de energia. Umcurto-circuito no quadro deeletricidade ocasionou oproblema. Devido ao inci-dente, a pauta de votação foitransferida para hoje, 19.

SESSÃO 2 - Na sessão de hoje,os vereadores deverão votar o Pro-jeto de Lei nº 1.051 de 2011,que dis-põe sobre as diretrizes para elabo-ração do Orçamento Geral do Mu-nicípio de Mossoró para o exercí-cio de 2012. Além de dois outrosprojetos de lei já previstos para apauta desta quarta-feira.

ADOÇÃO - Segundo levan-tamento do CNJ, apenas 0,5%das famílias inscritas no Cadas-tro Nacional de Adoção têm in-teresse em adotar adolescentescom idade entre 11 e 17 anos. Is-so representa 154 famílias das26.936 que estão à espera de umacriança para adotar.

ERRAMOS - Na erratapublicada ontem na coluna No-tas da Redação sobre a foto dacoluna de Emery Costa do úl-timo domingo, 16, cometemosum outro equívoco. A fo-tografia publicada no domin-go atribuída a Jeremias da RochaNogueira não era de Lauro daEscóssia, como informamosneste espaço, e sim de João daEscóssia. Aos nossos leitores,mais uma vez,nossas desculpas.

CAPACITAÇÃO - A Esmarnpromoverá, nos dias 11 e 12 denovembro curso sobre ReformaProcessual e Prestação Jurisdi-cional, ministrado pela profes-sora- doutora Leslie Ferraz.Serãooferecidas 33 vagas,e as inscriçõespodem ser feitas até o dia 28 destemês.

ADUERN - A eleição para a es-colha da diretoria da Associaçãodos Docentes da Uern (Aduern)será realizada hoje, 19. Somentea chapa "Unidade e Luta", en-cabeçada pelos professoresFlaubert Torquato e Neto Vale,está concorrendo ao pleito. Aseleições serão realizadas das 8h às21h, na sede da entidade emMossoró e nos Campi Avançadosdo Assú, Patu, Pau dos Ferros,Caicó e Natal.

CULTURA No próximo dia 28, o Clube da Caixa (Alto de São Manoel,

Mossoró) receberá mais uma edição do projeto "Ensaio Geral", co-mandado pelo poeta e cantor Genildo Costa. A programação teráinício às 22h e contará com a participação do próprio Genildo, alémdo também compositor Zelito Coringa e o cantor Netinho.

FUNCIONALISMO Mesmo sem conquistar os avanços esperados, as categorias es-

taduais que estavam em greve retornam ao serviço após a ameaçado governo em cortar o ponto dos grevistas. O desfecho da se-gunda onda de paralisação do RN agravou ainda mais a situaçãoentre governo e funcionalismo, tanto que algumas categorias es-tão classificando a governadora Rosalba Ciarlini como inimigados servidores públicos estaduais.

HOMENAGEM Durante a reunião de líderes da Câmara, o deputado Hen-

rique Alves pediu um minuto para registrar a presença da no-va líder do PSB, Sandra Rosado (RN). O deputado prestouuma homenagem à história de Sandra Rosado e destacou queo RN tem dois líderes partidários, o do PMDB e do PSB, combancadas de 80 e 35 parlamentares, respectivamente.

Page 6: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_191011.pdf · O bicho-homem, que se considera tão inteligente mas na verdade não é,deveria aprender

ECONOMIA www.omossoroense.com.br6 – Quarta-feira, 19 de outubro de 2011

No Ibas, presidenta Dilma defende políticasinclusivas como parte da solução para crise

OPINIÃO

Rousseff voltou a defender uma reforma mais profunda nas instituições multilaterais com uma participação maior dos países emergentes

Dilma Rousseff defendeu que as três nações levem uma posição unificada à reunião do G20

LUCIANA LIMARepórter da

Agência Brasil

BRASÍLIA - Ao discursarontem (18) na reunião da Cú-pula do Ibas, grupo de coope-ração multilateral que reúne Ín-dia,Brasil e África do Sul,a pre-sidenta Dilma Rousseff defen-deu que as três nações levemuma posição unificada à reuniãodo G20, que ocorre nos próxi-mos dias 3 e 4 de novembro,em Cannes, na França.

Essa posição, na opinião dapresidenta brasileira, deve sercontrária às políticas protecio-nistas que provoquem a guerracambial e devem necessaria-mente ter a orientação de incluirsocialmente as populações me-nos favorecidas. "Nesta Cúpu-la do G20,precisamos transmi-tir, em novembro, uma fortemensagem de coesão política

e de coordenação macroeconô-mica.Não podemos ficar refénsde visões ultrapassadas ou deparadigmas vazios de preocu-pação social,em relação ao em-prego e em relação à riqueza dospovos", disse Dilma.

"A grave crise financeira quehoje vivemos expõe a fragili-dade da governança econômi-ca global e as dificuldades queenfrentam as lideranças políti-cas que estão no epicentro dacrise. Como vivemos nummundo globalizado e sofremosas consequências das turbulên-cias do mundo desenvolvido,temos também o direito e o de-ver de participar da busca de so-luções para essa situação de cri-se. Sabemos ser necessário umacordo credível entre os paíseseuropeus, para impedir que acrise fique incontrolável, afe-tando o mundo", destacou apresidenta.

A declaração foi feita apóso encontro com o presidente daÁfrica do Sul, Jacob Zuma, e oprimeiro-ministro da Índia,Mohamd Manmohan Singh.

Como prioridade para re-solver a crise, Dilma destacoua necessidade de os países re-solverem suas dívidas e faze-

rem os devidos ajustes fiscais."É prioritário solucionar o

problema da dívida soberana ereverter o quadro recessivo glo-bal. É inadiável a regulamenta-ção do sistema financeiro. Éfundamental pôr fim a políti-cas monetárias que provocamuma verdadeira guerra cambial

e estimulam o protecionismo.É importante buscar a conso-lidação fiscal e a solidez dos sis-temas bancários", disse a pre-sidenta brasileira.

Dilma voltou a defenderuma reforma mais profundanas instituições multilateraiscom uma participação maior

dos países emergentes na di-reção desses fóruns. Essa éuma bandeira antiga dos paí-ses do Ibas que defendem umareestruturação do BancoMundial (BID) e do FundoMonetário Internacional(FMI). "O Ibas está amplian-do, de maneira expressiva, avoz dos países em desenvolvi-mento nos fóruns multilate-rais e reforçando nossa capa-cidade de responder de mo-do eficaz aos desafios de ummundo em profunda transfor-mação", disse a presidenta.

"Comprovamos que polí-ticas macroeconômicas fiscal-mente responsáveis são com-patíveis com medidas ativas dedistribuição da renda e inclu-são social. Fizemos da rigoro-sa regulamentação financeira eda consolidação fiscal pré-req-uisitos da robustez de nossaseconomias.

Page 7: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_191011.pdf · O bicho-homem, que se considera tão inteligente mas na verdade não é,deveria aprender

BRASIL/MUNDO Quarta-feira, 19 de outubro de 2011 – 7www.omossoroense.com.br

Médicos pedem mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva em hospitais públicos

COBRANÇA

País precisa também de capacitação para os profissionais que atendem nas urgências e emergências

PAULA LABOISSIÈRERepórter da

Agência Brasil

BRASÍLIA – No Dia doMédico, comemorado ontem(18),profissionais de saúde co-braram a ampliação do núme-ro de leitos disponibilizadosem Unidades de Terapia Inten-siva (UTIs) de hospitais filia-dos ao Sistema Único de Saú-de (SUS).

Durante audiência públicana Comissão de Assuntos So-ciais (CAS) do Senado, a co-ordenadora-geral de AtençãoHospitalar do Ministério daSaúde, Ana Paula Cavalcante,admitiu que a pasta registra dé-ficit de leitos em quase todosos estados.

Segundo ela,a definição uti-lizada pelo ministério atual-mente – de destinar 4% do to-tal de leitos para urgências eemergências – representa o

“cálculo mínimo”do que é ne-cessário para o funcionamen-to de uma UTI.

Para o representante doConselho Federal de Medicina(CFM), Mauro Luiz Ribeiro,uma das “faces mais perver-sas” da crise que atinge o SUStrata exatamente do atendi-mento na urgência e emergên-cia e, portanto, se reflete nospacientes que mais precisamdo suporte do Estado.

“Pacientes graves, hoje, es-tão ficando nas salas de aten-dimento das emergências, en-tubados”, alertou. “Estamosaceitando isso como uma coi-sa normal. Esses pacientesmorrem a granel. Essas salasnão são leitos de UTI, estãomuito longe disso”, comple-tou.

Para Ribeiro, além de maisleitos, o país precisa de capa-citação para os profissionaisque atendem nas urgências e

emergências. De acordo como representante da Associa-ção Médica Brasileira, Fer-

nando Dias, dos 20 mil mé-dicos que trabalham em UTIatualmente, apenas 4 mil são

especializados nesse tipo deatendimento.

“Para se tornar especialis-

Dos 20 mil médicos que trabalham em UTI atualmente, apenas 4 mil são especializados nesse tipo de atendimento

ta, são necessários dois anosem clínica médica e mais doisem terapia intensiva”, expli-cou. “Levar especialistas paraáreas mais distantes tem umcusto. É preciso suporte e im-plementação de políticas pú-blicas”, completou.

O representante da Associa-ção de Medicina IntensivistaBrasileira,Ederlon Rezende Al-ves, avaliou que há um consen-so entre médicos brasileiros emrelação à escassez de leitos noSUS, mas lembrou que foramfeitos progressos nos últimosseis anos.Segundo ele,nesse pe-ríodo o número de leitos foi pe-lo menos duplicado.

“Bastante foi feito, entre-tanto muito ainda precisa serfeito”, ressaltou. “A questão,neste momento, não é apenasabrir novos leitos.É preciso es-timular e formar profissionaishabilitados para cuidar dessespacientes”, concluiu

[email protected]

NominutoROBIN HOOD ÀS AVESSAS

A Prefeitura do Natal costuma se enredar em processos que não consegue explicar. Ou justificar.Em 2010, o governo municipal conseguiu aprovar na CMN (Câmara Municipal do Natal) uma lei

mudando os procedimentos na arrecadação de impostos. Até aí, tudo bem.Mas em um dos artigos, a lei anistia empresas de ensino superior (frise-se: somente elas) em

débito com o município. O perdão do ISS destas universidades, faculdades e colégios soma mais deR$ 70 milhões. Parece coisa dirigida, combinada, estranha.

A estranheza levou o Ministério Público a questionar a constitucionalidade da lei.A ADIN - Ação Direta de Inconstitucionalidade - está sendo julgada pelo Tribunal de Justiça.O MP argumenta que a Prefeitura do Natal não pode anular autos de infração anteriores à vigên-

cia da lei aprovada. A nova norma só deve prevalecer para o futuro. Trata-se do princípio da ir-retroatividade.

Ainda segundo o MP, a Lei Municipal nº 6.131/10 “desconsidera os efeitos já produzidos pelosautos de infração lavrados em desfavor das pessoas jurídicas que foram beneficiadas com imunidadetributária sem o preenchimento dos requisitos legais, em virtude da inexistência de prévio processoadministrativo”. Portanto, o perdão dado pela prefeita Micarla de Sousa (PV) às empresas de ensinosuperior é indevido.

Perguntar não ofende: por que a prefeita da capital resolveu anular dívidas de ISS das empresasde ensino superior? Por que atender somente estas empresas? Por que Micarla de Sousa abriu mãode mais de R$ 70 milhões na arrecadação de impostos se Natal está em crise financeira desde o iní-cio da gestão dela? Por quê?

O valor anistiado está próximo da quantia que Natal pretende contratar ao BID (Banco Inter-americando de Desenvolvimento), cerca de US$ 40 milhões dos US$ 100 milhões que deverão serautorizados pela CMN para garantir as contrapartidas nas obras da Copa 2014.

O que está por trás do perdão generoso da prefeita?Então, não há crise financeira em Natal. A prefeita engana a população mais uma vez.Se há condições de abrir mão de arrecadação, Micarla de Sousa não precisa cobrar de forma

retroativa o IPTU de grande parcela dos natalenses, como ela já externou.Como ela pode cobrar IPTU do cidadão comum se perdoa os débitos de empresas, boa parte de-

las com boa saúde financeira?Antes de cobrar IPTU retroativo, a Prefeitura do Natal deve fazer um esforço para reduzir o

nível de inadimplência do imposto, que beira hoje os 40%.E mais: deve rever tal anistia às empresas de ensino superior.Senão Micarla vira uma Robin Hood às avessas: ela tira dos pobres para dar aos ricos.

FACE A FACESão os ossos do ofício. A governadora Rosalba Ciarlini en-

frentou ontem o protesto de servidores da educação antes de lançaro Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico eao Emprego. A categoria cobrou o cumprimento do plano de car-gos e salários aprovado na farra eleitoral do governo no ano passa-do com o aval da Assembleia Legislativa. Rosalba conversou comos sindicalistas sem definir prazo, afinal o Estado ainda descumpreos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. (foto: Márlio Forte)

PLENOO julgamento da ADIN

contra a lei da anistia em favordas empresas de ensino supe-rior em Natal deve prosseguirhoje no Tribunal de Justiça. Atéagora, o jogo está empatado.Um a um. O desembargadorAderson Silvino votou pelaconstitucionalidade da lei e seucolega Cláudio Santos votoucontra.O desembargador JoãoRebouças pediu vistas. O re-sultado no TJ é imprevisível.

DÍVIDA PÚBLICAA autorização para o pedi-

do de empréstimo da Prefeitu-ra do Natal junto ao BID,no val-or de US$ 100 milhões, foiaprovado ontem na CMN emprimeira discussão. A votaçãoserá concluída nesta quarta-feira.

CLUBEA deputada Sandra Rosa-

do, líder do PSB, participouontem pela primeira vez dojá costumeiro almoço delíderes no apartamento deHenrique Eduardo Alves (P-MDB), em Brasília. O an-fitrião e conterrâneo de San-dra recebeu-a com todos ossalamaleques possíves. Ain-da bem,porque Sandra Rosa-do era única mulher na re-união-almoço, um ver-dadeiro Clube do Bolinha.

NOS TABLETSA LivingFor, primeira re-

vista digital do RN, serálançada hoje (19) em Natalnuma big festa no Olimpo daPrudente. O conteúdo é ex-clusivo para usuários do Ipade dos tablets que utilizam osistema Android.A LivingForé um sinal claro dos temposmodernos.

VIOLÊNCIAPor convocação da deputa-

da Larissa Rosado (PSB), a As-sembleia Legislativa fará au-diência pública amanhã paradiscutir a violência nas escolasda rede estadual de ensino. Otema é bastante oportuno navéspera da abertura dos tradi-cionais Jern’s - Jogos Escolares.Tanto o evento esportivo comoas escolas são palcos hoje daação de vândalos e de ganguesque amedrotam alunos, pro-fessores e as famílias. Será às14h30, no plenarinho da AL.

Por Diógenes Dantas

LANTERNADeu na Folha de São Paulo:

Natal vai sediar apenas os jo-gos da primeira fase da Copa2014. Ao lado de Manaus eCuiabá, a capital potiguar éconsiderada laterninha nas o-bras do mundial de futebol. AArena das Dunas será palcoapenas de quatro jogos da com-petição. A sinalização da Fifaocorreu em reunião recente nasede da entidade,em Zurique.AFifa não esconde a preferênciapor São Paulo, Rio de Janeiro,Brasília e Belo Horizonte co-mo principais locais do evento.A federação internacional tam-bém demonstra simpatia porSalvador, Fortaleza e Recife. OItaquerão, em São Paulo, será oestádio da abertura dos jogos.

Page 8: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_191011.pdf · O bicho-homem, que se considera tão inteligente mas na verdade não é,deveria aprender

SOCIAL8 – Quarta-feira, 19 de outubro de 2011 www.omossoroense.com.br

LIXO LUXUOSOLixo hospitalar produzido nos Es-

tados Unidos desembarca no Brasil eganha nova destinação. De lá pra cá omaterial contaminado deixa de ser li-xo e passa a ser luxo ao ser usado parafazer bolsos de jeans de grandes mar-cas internacionais fabricadas nos po-los de confecção instalados nos esta-dos de Pernambuco e Ceará.

LE CABARETA ideia de fazer a festa do seu ani-

versário inspirada nos cabarés de Pa-ris e saloons do Velho Oeste norte-americano nasceu e tomou forma du-rante as idas e vindas da arquiteta Már-cia Rejane a essas paragens. O espaçoescolhido foi a casa da mammy Mar-lene Fernandes, que ganhou formas etons dos espaços de divertimento vi-sitados pela arquiteta. Uma noite nascores "rouge e noir" e muita alegria daanfitriã e dos seus mais de cem convi-dados. Sábado(15), entrando domin-go adentro.

@ Nossos votos de felicidade e parabéns para LúciaBessa Silveira e Pedro "da Flama" Alcântara Alves Lopes,que aniversariam hoje. Vivas!

@ Zuíla Vasconcelos coloca a moda da ZZ para abriros desfiles da Semana de Moda de Mossoró. A moda daZZ, com DNA e certidão mossoroenses, será mostradapela primeira vez em passarela e vem com tudo e algomais com a trilha sonora da cantora Renata Falcão.

@ Renato Braz e Kekely Lira são as atrações do ProjetoSeis e Meia. Hoje, no Kiko's Eventos.

@ Os cirurgiões Ana Maria Dantas (plástica) e IsacAxel (vascular) mudam o endereço do consultório.Ins-talam-se na moderna e confortável clínica Seres,na ruaMelo Franco,635.Um espaço mais funcional para maiorcomodidade dos clientes motivou a mudança de en-dereço de Isac e Ana Maria.

@ A Cia. de Teatro Pão Doce traz de volta ao palco doTeatro Municipal Dix-huit Rosado a peça “Meus Bons Tem-pos”, adaptação livre do clássico de Naum Alves de Souza“A Aurora da Minha Vida”. Sábado (22), às 19h30.

@ Zé Carlos e Beth Rego, mr. e mrs. Garbos, an-dam a mil com a produção da festa da virada do ano -o Réveillon do Garbos Eventos. Nós temos certeza deque não precisa de "muito preparo" para fazer umfestão no espaço, que, além de uma invejável estrutu-ra física, tem a melhor equipe de profissionais "resi-dentes", de longe a melhor da cidade, com Niltinho eseus toques de classe e os temperos e cortes divinaisde Lizete Andrade.

@ O concurso Tráfego Look escolherá os meninos e me-ninas de Mossoró e região que estarão na grande final doconcurso marcado para o dia 27 em Natal. Os nomes dosclassificados serão conhecidos no último dia da Semana daModa de Mossoró, no MWS.

[email protected]

Pinto

CURTA-METRAGEM

Isac Axel e AnaMaria - em novo endereço

O Moulin Rouge de Márcia Rejane

CARLOS CID

EDUARDO KENNEDY

Page 9: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_191011.pdf · O bicho-homem, que se considera tão inteligente mas na verdade não é,deveria aprender

COTIDIANOQUARTA-FEIRA

Na casa deteriorada pelaação do tempo, de número3.311, localizada na avenida Al-berto Maranhão, no bairroBom Jardim, vivia o poeta Eli-zeu Ventania, lendária figuracultural do Nordeste, que em-bora nascido no município deMartins, tem raízes mosso-roenses. Hoje, 19 de outubro,faz 13 anos da morte do can-tador. E mesmo dando nomeà Estação das Artes e apesarda fama, os herdeiros do com-positor veem as lembranças dopoeta serem esquecidas pelopoder público local.

Na manhã de ontem, aequipe de reportagem do jor-nal O Mossoroense retor-nou ao lar do poeta ElizeuVentania e constatou que como desgaste do tempo aos pou-cos a antiga casa foi se dete-riorando e hoje em virtudede a residência estar abando-nada existe o risco de o telha-do desabar. Isso porque a ma-deira da estrutura de susten-tação das telhas está corroí-da pela ação de pragas comoo cupim, por exemplo.

Para a família do cantador,o poder público ignora a me-mória de Elizeu Ventania, dei-xando de cumprir as promes-sas de revitalização da casa.Conforme Sandra Lúcia deMelo, afilhada de Elizeu Ven-tania, a promessa de reformara residência foi feita primeira-mente ao próprio poeta pelaentão prefeita de Mossoró,Ro-

salba Ciarlini. "Ele ainda esta-va vivo e bem de saúde quan-do Rosalba prometeu refor-ma a casa. Mas deixou a Pre-feitura Municipal de Mossoróe não cumpriu essa promessa",afirma.

A afilhada do poeta contaainda que a atual chefe do Exe-cutivo municipal também des-cumpriu a promessa feita a Ge-nilson Rodrigues da Silva, umdos seis filhos do compositor.Essa era uma das promessas nocampo cultural, que pretendiapreservar a memória dos gran-des artistas locais. "Era um doscompromissos de campanhada primeira gestão da prefeitaFafá Rosado, há mais de seteanos,foi justamente o de refor-mar a residência de Elizeu Ven-tania. Depois da campanhanem a prefeita nem funcioná-rios da Prefeitura vieram aqui.Enquanto isso, a casa está pa-ra cair e permanece abandona-da", reclama Sandra Lúcia.

Em matéria publicada no OMossoroense no ano passa-do, Genilson Rodrigues disseque o orçamento da reformaestá entre R$ 10 mil e R$ 15 mil,dinheiro que a família não tem."Meu pai foi rico em inteligên-cia, mas, como quase todagrande figura cultural, nasceue morreu pobre,sem deixar he-rança".

A equipe de reportagemtentou indagar da titular da Ge-rência Executiva da Cultura,Clézia Barreto, se há um pro-

Elizeu Ventania foi um dosmaiores cantadores do Brasil.Apresentou suas primeirascomposições em 1942.É o úni-co no Brasil que chegou a re-gistrar seus trabalhos em LPs- três ao todo. Por um perío-

do, foi conhecido, principal-mente no interior do Nordes-te, como "o Rei das Canções".

Como ele sempre dizia: "Omundo é a inspiração para o poe-ta". E era com essa visão queElizeu Ventania conseguia trans-

formar coisas simples e comunsdo cotidiano em belíssimas can-ções,capazes de encantar e emo-cionar públicos de todas as ida-des. "A Voz de um Prisioneiro","Folha Seca","Separação" e "Se-renata na Montanha" são algu-

mas das canções poéticas que lherenderam momentos de glóriaspelos palcos do Nordeste.

Mas os bons tempos passa-ram e a memória de famosopoeta foi com ele. Similar agrandes personalidades do

Brasil, como Mané Garrincha,Mário Quintana e Pixingui-nha, os últimos dias de vidade Elizeu Ventania não foramde glórias. Ele morreu pobre,morando em uma casa modes-ta, que espera até hoje pela

prometida reforma do poderpúblico.Desconhecido da mí-dia e ignorado pelo públicoque tanto amava. Assim foi ofinal da história de um dosmaiores poetas de Mossoró,Elizeu Ventania.

Mossoró (RN),19 de outubro de 2011

Caderno do jornal O Mossoroense

CASA DE ELIZEU VENTANIA AGUARDA REFORMA HÁ MAIS DE UMA DÉCADA

Elizeu Ventania foi um dos grandes poetas de Mossoró

Abandono

Com a estrutura de madeira da residência comprometida por pragas, existe risco de desabamento do telhado

HABNER WEINER

jeto de reforma da casa de Eli-zeu Ventania e quando seráexecutado. Porém, a gerentenão estava no órgão e não aten-deu as ligações.

Além disso, a equipe de jor-nalismo buscou informaçõescom gerente executivo de Co-municação, Ivanaldo Fernan-des.Ele diz desconhecer a pro-

messa de reforma da casa deElizeu Ventania. Entretanto,o gerente assegurou que iriaprocura Clézia Barreto paratratar do assuntou e que em

seguida daria um parecer ao OMossoroense.No entanto,atéo fechamento desta edição, ogerente de Comunicação nãoconcedeu explicações.

Page 10: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_191011.pdf · O bicho-homem, que se considera tão inteligente mas na verdade não é,deveria aprender

Agências bancárias registram extensas filas declientes no primeiro dia após retorno da greve

Justiça Federal no RN está com inscrições abertas para estágio

CONSEQUÊNCIA

OPORTUNIDADE

Depois de 20 dias de paralisação, bancos públicos e privados retomam suas atividades em Mossoró

GERAIS www.omossoroense.com.br2 – Quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Depois de 20 dias de para-lisação do serviço bancário emvirtude da greve dos trabalha-dores, as agências dos bancospúblicos e privados retomaramas atividades integralmente on-tem, 18. Com isso muita gen-te procurou o serviço bancárioe o resultado foi a formaçãode extensas filas nas agências.

No primeiro dia de funcio-namento dos bancos, a equipede reportagem do jornal OMossoroense percorreu asprincipais agências bancáriasdo centro de Mossoró, sendoque na maioria delas havia ex-tensas filas de espera por aten-dimento.

Na agência do Banco doBrasil localizada no Centro,centenas de clientes aguarda-

vam o início do atendimento.Entre eles, estava o represen-tante comercial Carlos Antô-nio, que teve a senha da contabloqueada durante a greve, fi-cando impossibilitado de rece-ber o salário.

"Enquanto os bancários es-tavam em greve, fiquei sem re-ceber meu salário e tive queconseguir dinheiro empresta-do para pagar as contas, quetambém foi um processo difí-cil nesse período.E agora maisuma vez temos que passar pe-lo sofrimento de esperar du-rante horas por atendimento",reclama Carlos Antônio.

Na agência da Caixa Eco-nômica Federal também hou-ve ocorrências de extensas fi-las de clientes buscando aten-

dimento. Além do tempo deespera, os clientes reclamamtambém de ter que aguardarsob sol forte até a aberturada agência.

"Já ficamos prejudicadospela greve e agora além de apessoa passar muito tempo es-perando e ainda tem que aguar-dar no sol, aí é demais", diz adona de casa Maria Isadora.

O retorno das atividadesdos bancos veio acompanha-do de mudanças. Apesar de oRio Grande do Norte não ado-tar o horário de verão, a popu-lação de Mossoró deve ficaratenta em virtude da mudançade horário em parte do país,que alterou também o horáriodo serviço bancário.

As agências bancárias

A Justiça Federal no RioGrande do Norte (JFRN),sub-seção judiciária de Mossoró,es-tá com inscrições abertas des-tinadas a estudantes de cursode Administração, CiênciasContábeis, Biblioteconomia eJornalismo no processo sele-tivo de formação de cadastroreserva. As inscrições seguematé sexta-feira, 21.

As inscrições estão sendorealizadas de forma gratuita eexclusivamente pela internet.Os interessados podem se ins-crever através do endereço ele-trônico da Seção Judiciária doRN: www.jfrn.jus.br.

De acordo com o edital, dototal de vagas de estágio, serãoreservados 10% para estudan-tes portadores de necessidades

especiais. O edital prevê aindaque os estudantes portadoresde deficiência participarão doprocesso seletivo em igualda-de de condições com os demaiscandidatos, no que se refereao conteúdo das provas, à ava-liação e aos critérios de apro-vação, ao dia, horário e local,bem como à nota mínima exi-gida para todos os candidatos.

Conforme o edital do pro-cesso seletivo publicado pelaJFRN, a data provável de rea-lização das provas é o próxi-mo dia 6 de novembro.Porém,a confirmação desta data, o lo-cal e horário de realização dasprovas será divulgada poste-riormente no portal da SeçãoJudiciária do Rio Grande doNorte. A seleção consiste em

uma prova objetiva com 40questões de múltipla escolha epontuação máxima de dez pon-tos.Além disso,a prova é de ca-ráter eliminatório e classifica-tório.

Caso aprovado e convoca-do, o estagiário cumprirá jor-nada de 20 horas semanais.En-tre os benefícios, o estagiárioreceberá auxílio-transporte,fé-

rias de 30 dias sem prejuízo dopagamento da bolsa, auxíliofinanceiro e seguro contra aci-dentes pessoais.

Os estudantes do curso deAdministração interessadospodem solicitar mais informa-ções na Seção de Apoio Ad-ministrativo da Subseção Ju-diciária de Mossoró pelo tele-fone: 3422-5855.

Muitos clientes chegaram aos bancos antes do início do atendimento

HABNER WEINER

abrem a partir das 10h e en-cerram o expediente às 15h,se-guido o horário de verão, que

é adiantado em uma hora. Jáas lotéricas permanecem comhorário de funcionamento

normal.O horário de verão se-gue até 26 de fevereiro do pró-ximo ano.

Page 11: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_191011.pdf · O bicho-homem, que se considera tão inteligente mas na verdade não é,deveria aprender

GERAIS Quarta-feira, 19 de outubro de 2011 - 3www.omossoroense.com.br

Ministérios da Educação e Planejamento anunciamredução do número de vagas para concurso da Ufersa

DECISÃO

Governo Federal não autorizou a contratação de 132 profissionais, como estava previsto pela instituição

O concurso público paracontratação de servidores edocentes pela UniversidadeFederal Rural do Semi-Árido(Ufersa) não disponibilizará132 vagas, como havia anun-ciado o reitor da instituição,professor doutor Josivan Bar-bosa.Os ministérios do Plane-jamento e da Educação auto-rizaram,através de portaria pu-blicada no Diário Oficial da U-nião (DOU), de ontem, 17, acontratação de somente 95 ser-vidores, e 15 docentes, totali-zando 110 profissionais.

O Governo Federal auto-rizou a contratação a partir de1° de dezembro deste ano,masde acordo com Josivan Barbo-sa, não haverá tempo hábil pa-ra convocação dos candida-tos aprovados no certame nes-

ta data,uma vez que o edital doconcurso será publicado ematé 30 dias,ou seja, somente nasegunda quinzena de novem-bro. "Não dará tempo de con-tratar os aprovados em dezem-bro, mas assim que o resulta-do do concurso for divulga-do, eles serão chamados, e aconvocação será imediata",ex-plica o reitor.

As vagas para técnico-ad-ministrativo serão distribuídasentre os níveis médio e supe-rior. Os servidores serão lota-dos nos campus de Mossoróe Caraúbas da instituição. "Asvagas serão divididas em 50%para cada campus", afirma Jo-sivan Barbosa.

Segundo o reitor da Ufersa,ainda não foram definidas asáreas profissionais que serão

exigidas no concurso. "Nósainda estamos definindo. Es-sa planilha de distribuição se-rá enviada para o Ministério daEducação, que analisará a dis-ponibilidade dessas áreas. To-das essas informações estarãono edital", esclarece o profes-sor.

Ainda de acordo com Jo-sivan Barbosa, um novo con-curso será realizado pelaUfersa para preenchimentodas 22 vagas que não foramcontempladas no certame au-torizado pelo governo. "As-sim que for autorizado, fare-mos outro concurso, e tam-bém convocaremos os apro-vados em concursos anterio-res, desde que ainda estejamdentro do prazo de validade",conclui o reitor.

O Cadastro Geral de Em-pregados e Desempregados(Caged), do Ministério do Tra-balho e Emprego, mostra quea quantidade de trabalhadorescom carteira assinada em Mos-soró aumentou 1,89% em se-tembro. Foram 3.099 admis-sões contra 2.101 desligamen-tos, o que deixa a cidade comsaldo de 998 empregos formais.

Nos meses de julho e agos-

to, Mossoró liderou o rankingde geração de emprego formal.No entanto,em setembro,o de-sempenho de Mossoró foi in-ferior ao de cidades menores,como na vizinha Assú, onde onúmero de trabalhadores comcarteira assinada cresceu 2,35%no mês passado em relação aagosto, com 230 admissõescontra 125 desligamentos: sal-do de 105 empregos. Nova

Cruz também supera Mosso-ró: aumento de 1,92%.

O recorde foi registrado emCeará-Mirim,na região Metro-politana de Natal,onde a quan-tidade de empregos formais au-mentou 37,3%, 1.251 contra-tações contra apenas 86 demis-sões. Dos municípios do RNcom mais de trinta mil habitan-tes, apenas dois registraramqueda:Macaíba (-0,02%) e São

Gonçalo do Amarante (0,09%).Ainda segundo o Caged,fo-

ram gerados 4.567 empregosceletistas (carteira assinada) emsetembro de 2011 no RioGrande do Norte, aumento de1,16% em relação ao estoquede assalariados com carteira as-sinada do mês anterior.O bomdesempenho é atribuído,prin-cipalmente,à agropecuária,quegerou 2.234 postos.

A construção civil, seg-mento em franca expansãoem Mossoró, gerou 925 no-vos empregos em setembro eo comércio ofertou 847 no-vos postos de trabalho nomês passado. Nos primeirosnove meses deste ano, hou-ve acréscimo de 10.736 pos-tos (+2,75%) no Rio Gran-de do Norte, e 3,35% (+13.027) nos últimos 12 meses.

Em relação ao cenário na-cional, nos primeiros novemeses, o Brasil gerou maisde 2 milhões de empregosformais (2.079.188), equiva-lentes ao crescimento de5,78% em relação ao estoquede empregos de dezembro de2010. Os dados do Cagedmostram a geração de209.078 novas vagas no mêsde setembro.

Ufersa poderá contratar 110 novos profissionais a partir de 1° de dezembro

ARQUIVO

ECONOMIA

Mossoró perde liderança na geração de empregos formais em setembro

Page 12: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_191011.pdf · O bicho-homem, que se considera tão inteligente mas na verdade não é,deveria aprender

NOVA GELADEIRAO Projeto Nova Geladeira, da Cosern/Grupo Neoenergia,

contemplará famílias de baixa renda de Caicó e beneficiários deempreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida dealguns municípios localizados na Grande Natal, com a troca decerca de 3 mil geladeiras e a doação de 15 mil lâmpadas fluo-rescentes eficientes. As ações serão realizadas na segundaquinzena deste mês e concluídas em dezembro. Este projeto éuma parceria com a Caixa Econômica Federal.

“MEUS BONS TEMPOS”A Cia. Pão Doce de Teatro apresenta o espetáculo "Meus

Bons Tempos" - uma livre adaptação de "A Aurora da MinhaVida", de Naum Alves de Sousa, neste sábado, às 19h30, noTeatro Dix-huit Rosado. O espetáculo passa por mudanças,como a utilização de músicas próprias, elenco e roteiro novos.Agora,o projeto tem direção de Chico Window e composiçõesde Romero Oliveira e Mônica Danuta. Mais informações noblog www.ciapaodocedeteatro.blogspot.com.

PORTO ASTÚRIASApós a assinatura do convênio com a Caixa Econômica

Federal, o residencial Porto Astúrias fica ainda mais cheio devantagens para aqueles que querem viver bem em um aparta-mento com localização privilegiada, com maior área de lazer,infraestrutura totalmente equipada,além do financiamento coma construtora ou pela própria Caixa Econômica. O estande devendas fica localizado no local de obras. Mais informações a-través do telefone (84) 3316-6646. Só sucesso.

SEMANA DE MODADe hoje até o próximo dia 21 a moda verão invade a pas-

sarela da Semana de Moda do West Shopping. Entre as novi-dades da estação mais quente do ano, a Skyler aproveita a o-casião para apresentar as tendências da Brazillian Coast, temada coleção de verão da Skyler. Tendo como fonte de inspiraçãoas belas paisagens e o frescor da costa tropical brasileira. Osdesfiles terão produção e casting de modelos da Tráfego Mod-els e a presença da Miss RN Daliane Menezes.

SOCIAL4 – Quarta-feira, 19 de outubro de 2011 www.omossoroense.com.br

Flashes VIPs

O DJ Balinha e a namorada Laura Fernandes caíram nos embalos da banda

Bakulejo no sábado do Sertão Mix

Nos agitos do último final de semana, os queridos Segundo Lacerda,

Luindson Lima e Segundo Nogueira

Raimundinho Duarte entre o prefeito de Pau dos Ferros Leonardo Rego e aprimeira-dama Érica no Sertão Mix

O empresário Rômulo Regis e a esposa Bárbara Maia no show de Biquini Cavadão em Pau dos Ferros

- Após dois anos comandando o setor de aten-dimento da Quixote Comunicação, o publicitárioDavi Moura despede-se da agência e este lugar se-rá ocupado pela marketóloga Ester Ruanda.

- No último final de semana, Aílton Farias eLeônia saíram da cidade de Umarizal direto pa-ra os agitos do Sertão Mix,em Pau dos Ferros. Jáos colunistas René Guida e Leonardo Gonçalvese o amigo Lourival Júnior comandaram turma ani-mada da cidade de São Miguel nos dias de festa.

- Repercutiu muito o Happy Hour da PizzariaÁgua na Boca, que rolou no sábado, 14, como umaprévia para o Sertão Mix 2011. A animação rolouao som de Dayvid Almeida e Axé de Barzinho.

- Falando em Sertão Mix,o promoter EvertonLaércio aproveitou para anunciar as atrações queestarão presentes em janeiro no Jegue Folia 2012:Jammil, Garota Safada e Chicabana. Volto.

- O Jegue Folia, micareta que acontece há maisde dez anos na cidade de Marcelino Vieira, pelaprimeira vez em sua história não traz a Banda Ina-la em sua programação. No último domingo, abanda mossoroense completou a 11ª apresenta-ção no Assú Folia, que completou 16 edições.

- A cirurgiã plástica Ana Maria Dantas e o seumarido,o cirurgião vascular Issac Axel,inauguramconsultório na clínica Seres. Dois nomes de com-petência na medicina do Rio Grande do Norte.

- O gerente da Engeplan Engenharia em Mos-soró, Messias Siqueira, está nos preparativos paraa campanha de lançamento do residencial Jardinsdo Planalto, empreendimento imobiliário da cida-de que vai ofertar 224 unidades habitacionais emárea privilegiada no Planalto 13 de Maio.

Perfil CabelosRua: João da Escóssia, 340 -

Shopping PorcinoSala 01 - Nova Betânia - Mossoró/RN

Tel. (84) 3316 - 4142 / 8722 - 7690 / 9411 - 5166

Page 13: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_191011.pdf · O bicho-homem, que se considera tão inteligente mas na verdade não é,deveria aprender

GERAIS Quarta-feira, 19 de ourubro de 2011 - 5 www.omossoroense.com.br

Grupo Mensageiros da Paz promove passeiomotociclístico para alertar sobre risco de acidentes

INICIATIVA

PESQUISA

Percurso da atividade sairá do posto 30 de Setembro e terá paradas nos cemitérios Novo Tempo e São Sebastião

O grupo Mensageiros daPaz realizará o 1º Passeio Mo-tociclístico Pela Paz no Trân-sito, dia 2 de novembro, cominício às 8h, na avenida RioBranco (próximo ao PostoSanto Antônio, no bairro demesmo nome).A mobilizaçãovisa conscientizar mais a socie-dade sobre a importância de se-guir as leis de trânsito.

O passeio sairá do posto 30de Setembro rumo aos cemi-térios Novo Tempo e São Se-bastião. Em cada parada ha-verá buzinaço de meio minu-to como forma de alertar parao crescente número de aciden-tes de trânsito.

A inscrição custa R$ 1,00 eum quilo de alimento não-perecível,para destinação a ins-tituições filantrópicas e famí-lias carentes do sítio Cajazeiras(zona rural). Na abertura dopasseio haverá exibição de ví-deos sobre acidentes e palestracom o diretor do Hospital Re-gional Tarcísio Maia (HRTM),Ney Robson, sobre conse-quências de acidentes.

Também haverá palestra do

Departamento Estadual deTrânsito (Detran) sobre pre-venção de acidentes e sorteiode 105 camisetas com as co-res do trânsito.Após o passeio,dez participantes serão con-templados com dez litros decombustíveis.

O grupo Mensageiros daPaz é uma organização volun-tária surgida em 9 de setem-bro de 2008,por consequênciado atropelamento dos jovensGleidson e Cleinyane. O pai,mensageiro Henrique Bernar-do, decidiu transformar a dorda perda num trabalho de cons-cientização para evitar que ou-tras mortes por acidenteaconteçam.

Ele começou o trabalho vo-luntário sozinho, com campa-nhas de educação nas BRs atra-vés de faixas e cartazes. Ou-tras pessoas e organismos seuniram à iniciativa e viabiliza-ram campanhas em ruas e pra-ças, palestras em empresas so-bre trânsito e outras a conviteda Gerência de Trânsito, De-tran e Câmara Municipal deMossoró.

Uern reúne 180 trabalhosna VII edição do Salão de Iniciação Científica

EDITAL

Paróquia lança concorrência para parque de diversões da Festa de Santa Luzia

A VII edição do Salão deIniciação Científica (SIC),promovido pela Universidadedo Estado do Rio Grande doNorte (Uern), através da Pró-Reitoria de Pequisa e Pós-Graduação (Propeg), reuniu180 trabalhos desenvolvidospela comunidade acadêmica.O evento, ocorrido entre osdias 17 e 18 de outubro, temcomo objetivo apresentar aopúblico os resultados de pes-quisas realizadas durante to-do o ano pela instituição. "Fo-ram trabalhos importantes,deboa qualidade, até porque elespassam por um processo deseleção para que sejam apro-vados", afirma o coordenadordo Programa Institucional deBolsas de Iniciação Científi-ca (Pibic) da Uern, professorIron Dantas.

Para o coordenador, o Sa-lão chegou ao fim alcançandoos objetivos propostos, e comresultados satisfatórios."Faze-mos um balanço muito positi-vo do Salão, pois todos os cur-sos da Universidade foram re-presentados, como também amaioria dos campi. Tambémtivemos a participação de qua-tro bolsistas do CNPq, que fi-zeram uma boa avaliação doevento", destaca.

Esse ano o SIC discutiu otema "Ciência e Internaciona-lização - Os desafios da pesqui-sa na Uern", e contou com apresença de pesquisadores derenome nacional, como o pro-fessor-doutor André Luiz Ma-renco dos Santos, da Univer-sidade Federal do Rio Grandedo Sul (UFRGS).

Aproximadamente 350 pes-soas participaram da progra-mação desenvolvida duranteos dias em que o Salão foi rea-lizado. "Muitas das pesquisasapresentadas tinham como fo-co nossa região,com trabalhosvoltados para áreas como Ciên-cias da Vida, Ciências Sociais,Tecnologia,e linguística",con-ta o professor Iron Dantas.

Atualmente, a Uern dispo-nibiliza cerca de 200 vagas pa-ra programas de iniciação cien-tífica,distribuídas para pesqui-sas realizadas no Pibic-Uern,no Programa Institucional deBolsas de Iniciação Tecnológi-ca (Pibit), e no Conselho Na-cional de DesenvolvimentoCientífico e Tecnológico (C-NPq)."Nós também desenvol-vemos um programa de bol-sas destinado a alunos do en-sino médio, com 50 vagas dis-poníveis",conclui o coordena-dor Iron Dantas.

Grupo promove campanhas periodicamente

Pesquisadores participaram do evento, que foi encerrado ontem

HABNER WEINER

Atualmente, o grupo Men-sageiros da Paz conta 33 mem-bros na base e mais de 300 vo-luntários atuando nas campa-nhas em rodovias e ruas da ci-dade. Segundo Henrique Ber-nardo, uma das dificuldades éa falta de sede própria para fa-zer reuniões e esse é um dosprojetos para fortalecer aindamais o movimento.

Ele esclarece que o gruponão recebe doação em dinhei-ro, mas tecidos para bandei-ras, papel para panfletos, bo-nés,cones,entre outros artigosde trabalho. O passeio ciclísti-co de 2 de novembro, Dia deFinados,objetiva alertar e cha-mar atenção dos mossoroen-ses para riscos de acidentes detrânsito.

Festa da padroeira será realizada na catedral de Santa Luzia

Os preparativos para a Fes-ta de Santa Luzia 2011 estãoadiantados. A organização doevento se concentra na contra-tação do parque de diversões,e hoje publica edital para con-corrência, na modalidade car-ta-convite,de empresas interes-sadas na exploração do servi-ço durante a festa, de 3 a 13 dedezembro.

Ganhará a empresa queapresentar melhor oferta finan-ceira e preencher requisitos le-gais para instalação do parque.A documentação e a propostafinanceira,por escrito,serão la-cradas, e os envelopes abertosde forma pública dia 1º de no-vembro, na catedral de SantaLuzia. O vencedor será anun-ciado dia 3 de novembro.

Membro da comissão orga-nizadora dos festejos, Adriali-son Gurgel explica que propos-ta financeira da empresa do par-que de diversões é uma formade arrecadação de recursos pe-la paróquia para custeio da fes-ta da padroeira, já que a Prefei-tura Municipal de Mossoró(PMM) cede espaço público à

paróquia com essa finalidade.Uma das diferenças deste

ano, segundo ele, é a formali-zação de contrato medianteatendimento de exigências, afim de dar mais segurança jurí-dica em caso de acidentes doparque de diversões, que seráinstalado na Estação das Ar-tes,ainda que se considere a pos-sibilidade de instalá-lo próximoà praça do Museu Lauro da Es-cóssia.

"A empresa ganhadora po-de escolher um dos locais, ouaté instalar uma parte em ca-da área", informa AdrialisonGurgel, lembrando que o par-que não ficará próximo aoMercado Central, como noano passado,para habilitar no-vos espaços à programaçãosociorreligiosa, conformeorientação da paróquia deSanta Luzia.

Em relação às barracas, a

exemplo de 2010, serão instala-das na avenida Dix-sept Rosa-do, e haverá mudança no itine-rário da procissão do dia 13 dedezembro, para que não preci-sem ser desinstaladas na noiteanterior ao cortejo, véspera deferiado, quando há bom movi-mento e boa oportunidade defaturamento aos barraqueiros.

O palco do concurso de ca-louros "A Mais Bela Voz", quetambém serve para leilões, se-rá instalado vizinho à lojinha deSanta Luzia,ao lado da catedral.Os próximos passos, segundoAdrialison Gurgel,será reuniãocom autoridades para definiçãode estratégias de segurança ede trânsito próximo à festa.

"Depois disso faremosreunião geral com os barra-queiros, para orientar sobreproibição do trabalho de me-nores e venda de bebidas al-coólicas para adolescentes,manejo de alimentos, insta-lação de extintores, enfim, se-guimento do manual do bar-raqueiro", informa Gurgel,estimando cerca de 100 am-bulantes e barraqueiros.

Page 14: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_191011.pdf · O bicho-homem, que se considera tão inteligente mas na verdade não é,deveria aprender

Thiago Pereira se garante na final dos 200m nado peito

Juliana e Larissa terminam invictas aprimeira fase dos Jogos Pan-americanos

GUADALAJARA 2011

Thiago Pereira assegurou achance de chegar à marca de10 medalhas pan-americanas deouro nessa terça-feira, dia 18:o multicampeão se garantiu emmais uma final em Guadalaja-ra 2011 ao marcar o quarto me-lhor tempo das eliminatóriasdos 200m peito no CentroAquático Scotiabank.

Tales Cerdeira, classificadoem sétimo lugar na mesma pro-va,Joanna Maranhão,nos 200mmedley, e André Schultz, nos200m livre,além do revezamen-to 4x100m,foram os outros re-presentantes do Time Brasil quegarantiram vaga nessa manhã.

Thiago entrou na água na ter-ceira e última série eliminatória daprova e, já sabendo dos temposdos rivais, mais uma vez pôdecontrolar seu ritmo. Diminuiu avelocidade perto do fim e mar-cou 2m17s15, segundo melhortempo de sua bateria - atrás doamericano Christopher Burckle,que fez 2m15s76 - e quarto ge-ral.

"Tinha visto os resultadosdas outras duas séries e sabia quenão tinham sido tão fortes, é avantagem de nadar a última ba-teria. Sabia que o americano ianadar razoavelmente forte,por-que era a primeira caída e ima-ginei que ele ia querer sentir aprova.Fiquei de olho nele.Nosúltimos 50 metros, vi que nãotinha mais ninguém por perto

e fiquei tranquilo", disse o na-dador,apontando outro norte-americano,Sean Mahoney,quefez o melhor tempo do dia(2m14s20), como um de seusmaiores rivais.

"Sei que ele também deuuma forçada agora de manhãpor ser sua primeira prova, àsvezes, para dar confiança, vocêacaba puxando um pouco mais.Mas competição é competição,ontem surpreendi nos 100mcostas e isso pode acontecersempre quando se tem gran-des adversários".

Tales Cerdeira, que fez2m20s30 na segunda série das eli-minatórias,espera um desempe-nho melhor nas finais da tarde.

"Achei que pudesse fazer umtempo mais baixo. Deixei elesabrirem um pouco e acabei na-dando menos forte do que po-deria. Mas à tarde está mais fá-cil de nadar, agora é pensar nafinal".

Nos 200m livre, AndréSchultz será o único represen-tante do país na final. O nada-dor fez o tempo de 1m50s96,o sexto melhor das eliminató-rias, enquanto Nicolas Olivei-ra decepcionou e ficou apenasem nono lugar, com 1m52s65.

"Foi bom para a primeira caí-da, mas à tarde dá para fazerbem melhor. Já tinha treinadoaqui, mas quando é para valerfica diferente, dá uma seguran-

A dupla de vôlei de praia Juliana e Larissa obteve sua ter-ceira vitória nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011ao derrotar Sinal e Sinal, de Cuba, por 2 sets a 0 (21/16 e21/13),nessa terça-feira,dia 18,na Arena de Puerto Vallarta,e classificou-se para as quartas de final em primeiro lugarno Grupo F da primeira fase.

Em sua segunda partidanos Jogos Pan-americanosde Guadalajara, a dupla devôlei de praia Emanuel eAlison foi derrotada porGonzalez e Piña, de Cuba,por 2 sets a 0 (21/19 e21/11),nesta terça-feira,dia

18,na Arena de Puerto Val-larta.

Nesta quarta-feira, dia19, a dupla brasileira voltaà quadra para enfrentar aparceria Ventura e Cuevas,da República Dominicana,às 13h (16h de Brasília).

O atleta assegurou a chance de chegar à marca de 10 medalhas

ESPORTE www.omossoroense.com.br6 – Quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CLASSIFICAÇÃO

Emanuel e Alison perdem por 2 a 0 para dupla de cubanos

VÔLEI DE PRAIA

Thiago entrou na água na terceira e última série eliminatória da prova

Ricardo Mello avançou pa-ra a terceira rodada do torneioindividual masculino de tênisdos Jogos Pan-americanosGuadalajara 2011, ao derro-tar o equatoriano Ivan Enda-ra por 2 a 0, parciais de 6/4 e6/0, nessa terça-feira, dia 18,

no Complexo de Tênis. Seupróximo adversário sairá doconfronto entre o chileno Ni-colas Massu e o norte-ameri-cano Nicolas Monroe.Em ca-so de nova vitória, Mello já es-tará nas quartas de final dacompetição.

Ricardo Mello vence equatoriano e passa para 3ª rodada do torneio

TÊNIS

ça maior", disse André.No início da manhã, Joan-

na Maranhão também se garan-tiu na final ao fazer o primeirotempo de sua série e quarto daseliminatórias, com 2m19s71.

Outra brasileira em busca davaga, Larissa Cieslak fez2m25s57 e ficou fora da final.Nos 800m,o Brasil não terá re-presentantes na noite desta ter-ça: as jovens Gabriela Rocha eSarah Correa ficaram em 12º e14º lugares, respectivamente, enão conseguiram a classifica-ção.

"A gente vem para cá tentan-do encarar como uma compe-tição normal, porque é melhorsob o aspecto psicológico, masquando você chega e vê essaarquibancada lotada,alguns dosmelhores nadadores do mun-

do, não tem como não sentir oimpacto. É claro que quandovocê está na água, quer sempredar o melhor e vencer, mas já émuito bom estar participandode uma competição tão grande,ver o Cesão nadar 47 segundosna altitude,a Joanna,o Thiago...já aprendi muito aqui",disse Sa-rah, de 19 anos.

No revezamento 4x100m,a bateria única disputada na ma-nhã dessa terça-feira apenas de-finiu o balizamento da prova, eas brasileiras Sarah Correa,Ga-briela Rocha, Larissa Cieslak eThamy Ventorini ficaram como quinto tempo (8m46s95).

Além dos classificados deontem,Lucas Kanieski,que ha-via disputado as eliminatóriasdos 1500m livre na véspera,en-tra em ação durante a noite.

Page 15: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_191011.pdf · O bicho-homem, que se considera tão inteligente mas na verdade não é,deveria aprender

INVESTIGAÇÃO Além do Ministro do Esporte, Orlando Silva, os irmãos Teixeira, Ricardo e Guilherme Teixeira, estão sendo investi-

gados pela Polícia Federal. Torçamos para que a PF mantenha sua postura de polícia séria e nada interfira no seu trabalho.Se existirem inocentes na história que seja dito, do contrário os culpados também devem ser denunciados e presos.

Começa a demolição do ginásioMachadinho na capital do Estado

ESTRUTURA

PARADO

[email protected]

SÉRGIO OLIVEIRA

Infelizmente, o que antes rondava ou estava presente nas instituições privadas do futebol, hoje chegaaos órgãos governamentais com a denúncia de beneficiamento financeiro no governo federal envolvendo

um ministro. O acusado, Ministro do Esporte, Orlando Silva, estaria exigindo comissões para liberarrecursos do seu ministério. O ministro se defende, diz não ser verdade, mas o mal parece instalado e assuspeitas se espalham pelo Brasil, através do programa Segundo Tempo. São milhões que fogem peloralo, enquanto isso atletas amadores vão deixando de competir por falta de apoio, inclusive do governo

federal que faz muita propaganda do Bolsa Atleta, porém pouco se observa na prática. Até quando o din-heiro público será surrupiado pelos gatunos de paletó e gravata? Isso, independente dos extremos seja da

direita, esquerda ou centro.

O BRILHO SEM

BRILHO DOS JOGOSA briga das grandes emissoras de televisão

no Brasil está servindo para ofuscar, deixar sembrilho os Jogos Pan-Americanos. Independenteda emissora,o monopólio parece não ser um bomnegócio para o esporte. Pode ser que a emisso-ra escolhida, ou que pagou mais para ter exclu-sividade, lucre alguma coisa, mas o esporte sóperde.

Competindo contra uma reta final emocio-nante do Campeonato Brasileiro da Série A,poucose escuta falar no Pan que acontece no México, oque é uma pena. Na verdade, o bom seria que atransmissão fosse aberta, para todas as emisso-ras. Neste caso, iria valer a oferta do melhor pro-duto para a escolha dos telespectadores e, claro,dos patrocinadores. Neste caso, para o esporte, omonopólio não vem sendo um bom negócio.

PROFISSIONALISMOHá coleguinhas que costumam cobrar profis-

sionalismo no futebol de Mossoró, por exemplo.E eu pergunto: o que foi que aconteceu com ogrande Palmeiras de São Paulo, em crise profun-da, perdendo seus jogos e o treinador viaja parauma festa de casamento fora do Brasil? É esse, oexemplo que os grandes times dão de profission-alismo? Quando for ser preconceituoso contra osofrido futebol de Mossoró,é bom saber o que fala.

NA média, diz levantamento feito, o São Paulo troca de treinador a cada seis meses. Isso após a saída de Muricy.ASSIM,como em Mossoró, em relação ao Nogueirão, em Natal o silêncio gira em torno da reforma do JL. UMA novatemporada se aproxima e o Potiguar continua sem um campo próprio para treinar. Esse problema o Baraúnas já resolveu.

Toque EsportivoMORAL

Quem anda cheio de moral na nova admi-nistração do Baraúnas é o fisioterapeuta Arman-do Duarte. Ouvi sua entrevista na Rádio Ruralao âncora Júlio José, e o Armando soltou o ver-bo. Também criticou o verbo erradamente, se-gundo ele, utilizado por ex integrantes do Tri-color. Pois é, até o português usado no passadorecente foi alvo de crítica. Voltou com a cordatoda.

JERNSNa próxima sexta-feira começa a fase final

dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte(Jerns). Este ano observamos um esforço dosseus organizadores e coordenadores para ten-tar resgatar o mesmo prestígio de épocas pas-sadas, principalmente nos anos 80 quando acompetição viveu seu melhor momento.Depoisdas regionais, a fase final será em Natal.

DEMOLIÇÃOMais um passo para tentar recuperar parte

do tempo perdido no mar da burocracia. On-tem começou a demolição do ginásio Macha-dinho,em Natal,abrindo mais espaço para o iní-cio do novo estádio que abrigará alguns jogosda Copa do Mundo de 2014.

Mais uma importante etapana realização da Copa do Mun-do da FIFA 2014 em Natal te-vem início ontem, terça-feira,18, com a demolição doginásio Humberto Nesi,“o Ma-chadinho”.A governadora Ro-salba Ciarlini acompanhou oinício dos trabalhos de demo-lição. Na ocasião, também es-tiveram presentes o titular daSecretaria Extraordinária paraAssuntos Relativos à Copa doMundo 2014 (Secopa), Demé-trio Torres, e o diretor-presi-dente da empresa SPE Arenadas Dunas Concessão e Even-tos S/A, Charles Maia.

O processo de demoliçãoda estrutura do Machadinhoacontece de forma mecânica,ou seja, com a utilização demáquinas. Todo o material dademolição será reaproveita-do dentro da própria obra.De acordo com Charles Ma-ia, a demolição do Machadi-nho deverá ser concluída em30 dias. Logo após esse pe-ríodo, será iniciada a demo-lição do estádio João Macha-do, “o Machadão”.

O diretor-presidente daArena das Dunas avalia po-sitivamente o processo de de-senvolvimento da obra. “Es-

tamos começando a segundaetapa da obra, após a terraple-nagem da área onde será lo-calizada a Arena. Agora, co-meça o trabalho nos estádios,seguindo rigorosamente ocronograma estabelecido”,destacou. Durante o mês dedezembro os trabalhos serãosuspensos por alguns dias pa-ra a realização da micaretaCarnatal, que acontece tra-dicionalmente na área do es-tádio Machadão. De acordocom os coordenadores da o-bra, essa parada não irá in-terferir no cronograma pré-estabelecido. Ginásio Machadinho sendo demolido

Momento da visita ao Nogueirão em setembro

ESPORTE Quarta-feira, 19 de outubro de 2011 - 7www.omossoroense.com.br

ASSECOM

HABNER WEINER

Mergulhado em um silênciopreocupante, o tema reformaou permuta do estádio Pro-fessor Manoel Leonardo No-gueira, o “Nogueirão” parecetomar o rumo da falta de so-lução definitiva. O governomunicipal não diz mais se faráreparos, o governo estadualnão falou mais na reforma e aprópria direção da Liga Des-portiva Mossoroense(LDM)não sabe se haverá permuta.

Diante do silêncio dos últi-mos dias, inclusive após a ins-talação do governo do Estadoem Mossoró, quando foi feita

uma visita no estádio por umacomissão de técnicos, já sur-gem os primeiros rumores so-bre a nova situação.A informa-ção é de que não existirá ne-nhuma grande reforma, e simapenas alguns reparos que ga-ranta a abertura do estádio nopróximo ano.

Se essa era a providência dogoverno do Estado, não se fa-zia necessário, já que a Prefei-tura de Mossoró já havia as-sumido esta responsabilidade.O compromisso do municípioteria sido durante os encontrosda comissão que discute a pos-

sibilidade de permuta, asse-gurando que Potiguar e Baraú-nas teria onde mandar seus jo-gos enquanto a situação fosseresolvida em definitivo, ou se-ja, a construção de um novoestádio.

Em meio aos boatos e com-promissos assumidos e nãocumpridos, o tempo vai pas-sando. O Campeonato Esta-dual de 2012 começa no mêsde janeiro e o estádio estará in-terditado a partir do dia 31 dedezembro se as exigências doCorpo de Bombeiros não fo-rem atendidas.

Tema, reforma ou permuta do Nogueirão estagnou

Segundo os engenheiros, em aproximadamente 30 dias será a vez do estádio Machadão ser demolido

Page 16: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_191011.pdf · O bicho-homem, que se considera tão inteligente mas na verdade não é,deveria aprender

Polícia Civil prende elemento acusadode estuprar idosa de 82 anos em Natal

VIOLÊNCIA

Mulher morre em colisão de motoe carro na RN- 015 em Mossoró

ACIDENTE

Três pessoaspresas pela ForçaNacional deSegurança no RN

ENCARCERADOS

POLÍCIA www.omossoroense.com.br8 – Quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Policiais civis da Delega-cia Especializada de Proteçãoao Idoso (Depi) prenderamna última segunda-feira, nobairro Lagoa Seca, em Natal,um elemento acusado de es-

tuprar e roubar uma idosa de82 anos. O delito aconteceuno último dia 3, feriado emmemória dos Protomártiresde Uruaçu e Cunhaú.

Segundo informações

do delegado Matias Lau-rentino, um homem iden-tificado como "Alexandredo Gesso" teria arromba-do a casa da idosa duranteo feriado, a estuprado e

roubado R$ 450,00.Alexandre foi preso em

sua residência, em Lagoa Se-ca, mesmo bairro que a idosareside, e autuado por crimespraticados contra o idoso.

Mais um grave acidente detrânsito ocorreu ontem emum trecho da RN-015, pró-ximo ao trevo de acesso à ci-dade de Baraúna. Uma mu-lher pilotando uma motoci-cleta colidiu em um carro emorreu no local. Gerusa Al-ves Batista, 42, que residia narua Fábio Meneses Jales, 190,bairro Aeroporto, conduziaum sobrinho de três anos,que está internado no Hos-pital Regional Tarcísio Maia(HRTM).

Segundo informações,por volta das 11h50 Gerusaretornava com o sobrinho daescola, em uma motocicletaTraxx, de cor preta, quandofoi colhida por um veículoCorsa Classic, de cor prata eplaca GWZ-9971/Belo Ho-rizonte (MG), morrendo nolocal.

O veículo atropelador eraconduzido por Júlio CésarPereira dos Santos, que tran-sitava sentido Baraú-

na/Mossoró, que nada pô-de fazer para evitar a coli-são. Júlio César foi condu-zido à Delegacia de Plantãopara prestar esclarecimen-to.

O corpo de Gerusa Alvesfoi necropsiado por peritosdo Instituto Técnico e Cien-tífico de Polícia (Itep).

ITEPO Itep registrou ainda a

entra do corpo de Ilka Lo-pes da Costa, 36, que resi-dia na rua Benício Filho, Il-ha de Santa Luzia, que mor-reu após ficar três dias in-ternada no HRTM, vítima deacidente de trânsito na BR-110. No último sábado, porvolta das 17h30, ela seguiade moto e colidiu com umanimal na pista, na altura dacomunidade Casqueira emAreia Branca, sendo trans-portada para o HRTM, on-de morreu na manhã de on-tem.

Equipe da Força Nacionalde Segurança prendeu na ma-nhã de ontem, em Natal, trêshomens. Os mandados de pri-são foram cumpridos nos bair-ros Felipe Camarão, CidadeNova e no município de San-ta Cruz.

Segundo a polícia, em Feli-pe Camarão foi preso Lucia-no Gabriel dos Santos,34,acu-sado de matar a tiros Paulo Cé-sar Tavares, dia 9 de outubrode 2000, na Favela do Fio. Nobairro Cidade Nova foi presoElissandro Dantas da Silva,35,

foragido desde 2008.Ele é acu-sado de tráfico de drogas e fur-to.

No município de SantaCruz, José Dary Brandão deMedeiros, 44, foi preso acusa-do da morte de João Paulo Soa-res dos Reis, assassinado a ti-ros no dia 7 de agosto de 2005,no bairro das Quintas. O cri-me teria sido motivado poruma briga entre os dois. Ele jáhavia cumprido pena por ou-tro homicídio ocorrido no ano2000, também por porte ile-gal de armas.

Sinpol e Governo do Estado se reúnempara debater Sistema Carcerário do RN

REUNIÃO

Representantes do Sindi-cato de Policiais Civis, Servi-dores da Segurança Pública doRN (Sinpol/RN) e a cúpula daSegurança Pública se reuniramontem para discutir a situa-ção do Sistema Carcerário doEstado, em especial das De-legacias Civis da capital.A reu-nião ocorreu na sede da Con-

troladoria Geral do Estado(CGE), onde os policiais ci-vis "entregaram" a Delegaciade Plantão Zona Sul, na Ci-dade da Esperança, para queo Governo do Estado resol-va a situação do local.

De acordo com o Sin-pol, a controladora-geraldo Estado Tatiana Mendes

Cunha disse que foi pega desurpresa com a decisão dospoliciais. "Fui pega de sur-presa, assim como todos oscomponentes do Governodo Estado, com esta deci-são do Sinpol. A situaçãoé complicada, como se sa-be, mas há de se ter umpouco de calma", afirmou

Tatiana Mendes Cunha.Durante a reunião ficou

acertado que a Delegacia dePlantão da Zona Sul seria re-movida para outra localida-de. O Sinpol espera que o go-verno encontre logo uma so-lução para o problema carce-rário de todo o Estado,que es-tá um caos.

"Alexandre do Gesso" foi preso em casa, no bairro Lagoa Seca, e responderá por crime contra o idoso

Gerusa Alves morreu atropelada.

Acidente atraiu a atenção de muitos curiosos.

O vendedor Celso da Silva, conhecido por "Cel-são", 44, residente na rua Vicente Dias, bairroCaraíbas (Matadouro) em Umarizal, está desapare-cido há 10 dias. Ele saiu de casa com destino a cidadede Iguatu (CE) e não mais foi localizado. Infor-mações podem ser repassadas para o telefone (84)9981-4452.

DESAPARECIDO

FOTOS: LUCIANO LELLYS

Page 17: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_191011.pdf · O bicho-homem, que se considera tão inteligente mas na verdade não é,deveria aprender

REGIONALQUARTA-FEIRA

Mossoró (RN),19 de outubro de 2011

Caderno do jornal O Mossoroense

AGRICULTORES REALIZAM PROTESTOPARA COBRAR CORREÇÃO ESTRUTURAL

Prefeito vai a Brasília cobrar agilidade para as obras de macrodrenagem em Ipanguaçu

Canal do Pataxó

Após enfrentarem as cheiasdo rio Pataxó no primeiro se-mestre, os agricultores dacidade de Ipanguaçu vivenci-am agora um momento de es-cassez de água no rio.

O problema é que o canaldo Pataxó, duto que leva águada Barragem ArmandoRibeiro Gonçalves para o rio,está com a estrutura danifica-da em diversos pontos, preju-dicando,especialmente,os pe-quenos produtores ipan-guaçuenses.

Em alguns pontos do rioPataxó a situação é alarmante,especialmente na altura das co-munidades de Pau de Jucá,Pic-ada e Itu, onde o nível da águaestá muito baixo.

Para o agricultor AntônioHumberto de Alcântara, con-hecido como "Iné", se o prob-lema não for resolvido, podetrazer, muito em breve, sériosprejuízos para ele e inúmerosagricultores da cidade.

"Com as rachaduras e unscanos que colocaram lá, a águaestá chegando fraca ao rio,fazendo com que o rio fiquemais raso. Desse jeito não dápara aguar a nossa plantação epodemos perder tudo",afirma.

Os canos a que se refere o

agricultor foram colocados nocanal quando parte de suaparede de alvenaria cedeu. A-contece que os canos com-portam um volume de águabem menor.

Ciente do problema, aPrefeitura de Ipanguaçu envi-ou o Ofício nº 116 à Secretariade Estado de Meio Ambientee Recursos Hídricos,no últimodia 30 de setembro.

O documento informa asituação do canal do Pataxó esolicita sua recuperação. Atéo momento,o Governo do RNnão se manifestou.

Na intenção de se fazeremouvir pelo governo estadual,a-gricultores prometem realizaruma mobilização na manhã dehoje, por volta das 8h30,partindo da cidade de Itajá,dosarredores da comporta da bar-ragem, em direção a Ipan-guaçu.

"Essas obra é responsabil-idade do Governo do Estado,e precisamos que ele faça al-guma coisa logo, para que issoseja solucionado. Já sofremosno inverno com o grande vol-ume de água e agora por faltadela, isso não pode acontecer",conclui Antônio Humberto deAlcântara, "Iné".

Enquanto a seca é o pro-blema enfrentado no presen-te, há preocupação em evitarnovos problemas com en-chentes no período de chu-vas do próximo ano.

Com o objetivo de cobrarmaior agilidade do GovernoFederal para a liberação dosrecursos das obras de ma-crodrenagem do rio Pataxó,em Ipanguaçu,o prefeito Leo-nardo Oliveira viajou nessaterça-feira (18) para Brasília.

"O convênio entre os go-vernos federal e estadual já foi

assinado. Na capital federal,eu e a deputada Fátima Bezer-ra buscaremos que essa obraseja iniciada o mais rapida-mente possível. Ipanguaçunão pode esperar! Serei incan-sável nessa luta,pois reconhe-ço o tamanho da importânciada mesma na geração de em-prego e renda de nosso mu-nicípio, e da segurança que re-presentará para as famíliasipanguaçuenses. Queremosver esse transtorno ter um fimo mais breve possível", afir-mou o prefeito.

Durante o "inverno" des-te ano, mais de 160 famíliasficaram desabrigadas. Aságuas atingiram cinco bair-ros:Maria Romana,Ubarana,Manoel Bonifácio, Frei Da-mião e Pinheirão.Na zona ru-ral, treze comunidades fica-ram isoladas, só sendo pos-sível o acesso através de ca-noas: Santa Quitéria, Barra,São Miguel, Luzeiro, Cuó,Base Física, Lagoa de Pedra,Itu, Picada, Porto, Salinas,Deus nos Guie, Sacramenti-nho e Pau de Jucá.

O alagamento do rio Pata-xó se dá por conta do asso-reamento de seu leito. Quan-do há chuvas em excesso, oaçude Pataxó transborda, ali-mentando o rio homônimo,que invade Ipanguaçu.

Por conta das enchentesdos últimos anos, uma multi-nacional exportadora de ba-nana teve que desativar algu-mas de suas fazendas em Ipan-guaçu. Na ocasião, foram de-mitidos mais de 1.500 funcio-nários, o que equivale a maisde 10% da população local,es-

timada pelo IBGE em quase14 mil habitantes. "Caso as o-bra não venham a acontecereste ano, corremos sério ris-co de termos mais prejuízosno próximo ano. Não só pa-ra as grandes empresas, mas,principalmente,para o peque-no produtor rural. Isso enfra-quece muito a nossa econo-mia", revela Leonardo.

A macrodrenagem de 10quilômetros do rio Pataxó, o-bra de custo demasiadamen-te elevado para os limitadosrecursos do poder municipal,

extingue o medo de que no-vas cheias do rio Pataxó ocor-ram nos próximos períodoschuvosos.

Durante a viagem, além daDefesa Civil Nacional, o pre-feito visitará ministérios e ga-binetes de parlamentares so-licitando emendas para obrasde infraestrutura e processosdas obras da praça de even-tos e esportes, reforma e am-pliação das escolas de Tabu-leiro Alto e Língua de Vaca,Creche Pró-Infância e uma re-troescavadeira pelo PAC 2.

Última enchente registrada na região danificou canal do rio Pataxó

Page 18: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_191011.pdf · O bicho-homem, que se considera tão inteligente mas na verdade não é,deveria aprender

Giro Pelo Estado

Índice de Preços ao Consumidor Semanal(IPC-S) teve alta de 0,39%, na segundaprévia de outubro, o que representa um

decréscimo de 0,11 ponto percentual sobre o re-sultado anterior (0,50%).Dos sete grupos pesquisa-dos, cinco indicaram aumentos em índices inferi-ores aos registrados na última apuração, entre eles,o de alimentação cuja variação ficou em 0,17% ante0,47%.Os itens alimentícios que mais contribuírampara segurar a inflação foram os legumes e as hor-taliças (de -4,47% para -5,47%); as frutas (de 1,75%para 0,03%) e os laticínios (de 1,78% para 1,44%).No grupo saúde e cuidados pessoais, a taxa passoude 0,57% para 0,44% sob a influência dos artigosde higiene e cuidado pessoal (de 0,28% para -0,05%).Em educação, leitura e recreação houve alta de 0,14%ante 0,20%,o que embute a queda nos ingressos dos

teatros (de -0,19% para -0,96%).No grupo vestuáriotambém caiu o ritmo de aumentos com a taxa pas-sando de 0,95% para 0,82% e em despesas diversaso IPC-S atingiu 0,35% ante 0,40%. Já em habitação,o índice ficou ligeiramente acima da medição pas-sada com 0,70% ante 0,69% sob o efeito da elevaçãodo condomínio residencial (de 0,88% para 1,31%).O mesmo ritmo de alta foi constatado em trans-portes (de 0,12% para 0,13%). Nesta classe de de-spesas ficaram mais caros os serviços de estaciona-mento e garagem (de 1,94% para 2,68%). Os cincoitens de maior peso inflacionário foram:taxa de águae esgoto residencial (de 2,94% para 2,71%); con-domínio residencial (de 0,88% para 1,31%); gás debotijão (de 1,61% para 1,88%); leite tipo longa vi-da (de 2,65% para 1,81%) e plano e seguro de saúde(de 0,62% para 0,62%).

[email protected]

CADÊ FABRÍCIO?Durante o Sertão Mix um pau-ferrense me abor-

da com a seguinte afirmação. "Já viu que LeonardoRego está andando apenas na companhia deEmília Suzana?".De pronto respondi que sim.O in-terlocutor estava com razão. Leonardo Regoapareceu no evento acompanhado apenas da se-cretária Emília.

NA ALEMANHA O interlocutor só não sabia que Fabrício Torqua-

to estava ausente por um motivo nobre. Era parteintegrante da comitiva de pré-candidatos a prefeitopelo DEM que encontra-se em visita à Alemanhapara absorção de experiências gestoras de sucesso.O 'fantasma' Emília parece que continua a inco-modar algumas mentes.

PESQUISADurante o evento falaram até mesmo na ex-

istência de uma pesquisa encomendada pelo gov-ernismo que teria incluído o nome de Emília entreos pré-candidatos. Saber até onde a definição donome de Fabrício prejudicou a intenção de voto deEmília é importante para o atual momento docenário político local.

NO HOSPITAL No último domingo tive que seguir rumo ao Hos-

pital Regional Cleodon Carlos na busca por umatendimento de urgência direcionado à radialistaAdriana Ísis. Chegando lá me deparei com um sis-tema de atendimento bem razoável, mesmo dianteda grande procura por atendimento em plena tardedo domingo.

NA SERRADurante minha passagem pelo HRCC tive a

oportunidade de conversar com o ex-prefeito de SãoMiguel, Acácio Campos, que se mostra animadocom o atuam momento do PMDB na cidade ser-rana. É válido lembrar que o partido filiou nas últi-mas semanas o empresário Pedro Alcântara do CaféSanta Clara, nome que poderá render grandes revi-ravoltas na política regional.

FÓRMULA Ainda em Pau dos Ferros, foi possível colher uma

nova fórmula de acomodações que estaria emprocesso de articulação que estaria em andamentoque poderá mudar todo o contexto da próximaeleição municipal. Sabe aquela briga mantida entreGetúlio Rego e Elias Fernandes na última eleição?

UNIÃO Pois é. Esqueça tudo que o novo formato da

política pau-ferrense poderá ter Getúlio, Elias,Leonardo e Gustavo Fernandes no mesmopalanque. Fala-se na formação de uma chapa com-posta por Fabrício Torquato pelo DEM e Mai-son Rego pelo PMDB numa união de forças queformalizaria a união dos partidos na principalcidade alto-oestana.

MUDANÇAE Nilton Figueiredo? Os bastidores mostram

que Nilton seria contemplado com um importantecargo em Brasília articulado pelo deputado federalHenrique Alves,abrindo espaços para a tal união en-tre DEM e PMDB. Caso as articulações realmenteexistam a política pau-ferrense entrará numa novafase.

REINVENÇÃO Caso este roteiro 'fantasioso' se viabilize a

oposição de Pau dos Ferros terá que se reinventar.Impossível ter uma eleição com candidato único nu-ma cidade como Pau dos Ferros.Nomes como Tér-cia Batalha ressurgem das cinzas. O PT tambémpoderá surgir como 'novidade' caso exista uma re-sposta estadual do partido. A disputa ficará abertapara a absorção dos insatisfeitos.

PIO X Um outro nome que não pode ser esquecido

é o do ex-prefeito de Luís Gomes Pio X Fernan-des. Pio não terá mais como disputar a Prefeitu-ra de Pau dos Ferros,mas nos bastidores circulaa informação de que um filho estaria apto a dis-puta pau-ferrense, fato que poderá resultar emnovidades na disputa local.

OPreços oscilando

OPINIÃO2 – Quarta-feira, 19 de outubro de 2011 www.omossoroense.com.br

LEONARDO REGOEm meio a tantas novidades ligadas a política pau-ferrense,vamos a mais uma especulação que poderá

ganhar corpo no decorrer dos próximos meses. O projeto do prefeito Leonardo Rego de buscar uma va-ga na Assembleia Legislativa do Estado poderá ser reformulado. Leonardo poderá seguir o rumo da capi-tal federal. Mas este será um assunto para amanhã.

NOVIDADESA repercussão positiva gerada pelo Sertão Mix deverá resultar numa grande reviravolta no segmento de

eventos da região do Alto Oeste. Empresários articulam contatos que podem resultar na mudança da da-ta do evento que passaria a ser realizado num mês de férias. O dia de hoje deverá ser marcado por novi-dades.

GIRO NA NETSe você gosta de ficar sempre bem informado não pode deixar de ler a coluna Giro pelo Estado. Pelo

site www.omossoroense.com.br você acompanha os fatos que marcam o dia a dia do interior potiguar deforma ágil e com conteúdo 24h.

Fiern empossará novadiretoria amanhã em NatalEvento contará com a presença do presidente da CNI

TRANSIÇÃO MÁRCIO COSTA

A nova diretoria daFederação das Indústrias doEstado do Rio Grande doNorte (Fiern) será empossadaamanhã,às 20 horas,no TeatroRiachuelo.

Na ocasião assumirá apresidência o industrial AmaroSales de Araújo, que foi eleitopara o quadriênio 2011/2015.

O evento contará com opresidente da ConfederaçãoNacional da Indústria (CNI),

Robson Braga de Andrade, dagovernadora Rosalba Ciarlini,do Ministro da Previdência So-cial, Garibaldi Filho e demaisautoridades convidadas.

O novo presidente foi eleitoem chapa de consenso, com25 dos 26 votos válidos, de umtotal de 27 sindicatos filiadosà Federação.

O 1º vice-presidente é o in-dustrial Pedro Terceiro de Me-lo, que atua no setor cerâmico.

Amaro Sales, 54 anos, at-ua no ramo da panificação.Participa ativamente da ativi-dade sindical desde o inícioda década de 1980, presidiuo Sindicato da Indústria dePanificação e Confeitaria doEstado do Rio Grande doNorte e fez parte da direto-ria da Fiern, onde chegou àprimeira vice-presidência nagestão do atual presidenteFlávio Azevedo.

DIRETORIA EFETIVA

Presidente: Amaro Sales de Araújo1º Vice-presidente Pedro Terceiro de MeloVice-presidente: Antonio Thiago Gadelha

Simas NetoVice-presidente: Francisco Vilmar PereiraVice-presidente: Sérgio Henrique Andrade

de AzevedoVice-presidente: Sílvio de Araújo BezerraVice-presidente:Maria da Conceição Rebouças

Duarte TavaresVice-presidente: Sílvio Torquato FernandesVice-presidente:Geraldo Orlando dos Santos

Gadelha Simas1º Secretário: Heyder de Almeida Dantas2º Secretário: Francisco Assis de Medeiros1º Tesoureiro: Roberto Pinto Serquiz Elias2º Tesoureiro: Francisco Pereira Soares

CONSELHO FISCAL

Álvaro Coutinho da MottaJosé Américo Ferreira da Silva NetoAlberto Henrique Serejo Gomes

CONSELHO FISCAL --SUPLENTES

Gerson Gomes da NóbregaÁlvaro Anídio BatistaJorge José da Silva Bastos Filho

DIRETORES

José Zélito NunesJoão Batista Gomes LimaFrancisco Ferreira Souto FilhoDalton Barbosa Cunha FilhoJosé Garcia da NóbregaFrancisco Vilmar Pereira SegundoAntonio Leite JalesEuzim Alves dos SantosEvandro Felipe GaldinoPedro Alcântara Rego de LimaDjalma Barbosa da Cunha JúniorEdnaldo Mendonça BarretoEdílson Batista da Trindade

DELEGADOS EFETIVOSREPRESENTANTES

JUNTO À CNI

Amaro Sales de AraújoFlávio José Cavalcanti de Azevedo

DELEGADOS SUPLENTESREPRESENTANTES

JUNTO À CNI

Antonio Thiago Gadelha Simas NetoRoberto Pinto Serquiz Elias

CONHEÇA A NOVA DIRETORIA DA FIERN

Amaro Sales passará a comandar a Fiern a partir de amanhã

Page 19: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_191011.pdf · O bicho-homem, que se considera tão inteligente mas na verdade não é,deveria aprender

Sistema Fecomércio distribui mapas turísticosde Natal e litoral do Estado na edição 2011 da AbavPublicação bilíngue é guia útil e prático para visitantes que optarem conhecer o Rio Grande do Norte

Começa hoje no Riocentro,Rio de Janeiro, a 39ª Feira dasAméricas e Congresso Brasi-leiro das Agências de Viagens(Abav), o mais importanteevento do setor turístico dopaís.

Ciente da importância docongresso e do próprio turis-mo como um todo para o Es-tado, o Sistema FecomércioRN (Fecomércio, Sesc, Senace IPDC) enviou dois mil ma-pas turísticos de Natal e do li-toral potiguar para serem in-cluídos nos kits que serão en-tregues aos visitantes do estan-de do Rio Grande do Norte noevento, capitaneado pela Em-protur.

O mapa, custeado integral-mente pelo Sistema Feco-mércio, traz informações so-bre pontos e roteiros turísticosna capital e em toda a faixa li-torânea, de Norte ao Sul, comguia de restaurantes, hotéis etelefones úteis.

Impresso em formato debolso, é um instrumento útil eprático para aqueles que pre-tendem visitar a capital poti-guar.Todas as informações es-tão em português e em inglês.

Outra leva de mapas estásendo providenciada para serdistribuída em hotéis e pou-sadas de Natal ao longo da al-ta estação que se aproxima. O

CIDADES Quarta-feira, 19 de outubro de 2011 - 3www.omossoroense.com.br

Evento será realizado a partir de hoje no Riocentro

DIVULGAÇÃO

POSSE

CAPACITAÇÃO

A Secretaria de Estado daSaúde Pública (Sesap) e a Se-cretaria de Estado da Admi-nistração e dos Recursos Hu-manos (Searh) empossaram,na manhã de ontem, no au-ditório da Searh, 66 médi-cos e técnicos de enferma-gem que atuarão na rede pú-blica potiguar.

Os profissionais empos-sados foram aprovados noúltimo concurso público rea-lizado pelo Estado e nomea-

dos no mês passado, em ca-ráter de emergência,para su-prir as necessidades no siste-ma de atendimento da redeestadual.

O secretário de Estadoda Saúde Pública, DomícioArruda, parabenizou oscontemplados pelo méritoe falou das oportunidadesque terão no crescimento deuma carreira no serviço pú-blico.

"Hoje temos um plano

estruturado, aprovado pelaAssembleia Legislativa, se-gundo o qual o servidor po-de ter progressões a partirda Avaliação de Desempe-nho", informou o secretá-rio.

No Diário Oficial do Es-tado de ontem foi publica-da a progressão aos servido-res da Saúde do Estado,combase na avaliação de desem-penho positiva relativa aoexercício de 2010.

Hemonorte realizaOficina para Captadorese Triagistas do Estado

A Secretaria de Estado daSaúde Pública (Sesap), atra-vés do Hemonorte (sede eunidade da Zona Norte deNatal), realizará uma Ofi-cina de Capacitação paraCaptadores e Triagistas, nopróximo sábado.

O evento terá como te-ma central "Por uma abor-dagem mais humanizada" eserá coordenado por técni-cos do Ministério da Saú-de.

O evento será de grandeimportância para a hemote-rapia nacional e vai concen-trar todas as assistentes so-ciais,médicos e enfermeirosda Hemorrede (Natal e Uni-dades Regionais), abrindoespaço para as reflexões e

estudos sobre aspectos téc-nicos, epidemiológicos e so-ciais com uma abordagemmais humanizada aos can-didatos para a doação desangue.

O Ministério da Saúdeestará presente no eventopor meio da CoordenaçãoGeral de Sangue e Hemode-rivados, Equipe Humaniza-sus, Técnicos da Política deDST e Aids e do Departa-mento de Apoio à GestãoParticipativa. Profissionaisdos Hemocentros de MinasGerais e de Pernambucotambém participarão.

Em decorrência da rea-lização da oficina,não have-rá atendimento ao públiconessa data.

Secretaria de Administraçãoempossa profissionais paraatendimento na rede pública

Mapa Turístico de Natal é maisuma iniciativa do Sistema Fe-comércio RN, que, sob a ges-tão do presidente Marcelo Fer-nandes de Queiroz, tem dedi-cado atenção especialíssima aoturismo potiguar.

Entre muitas outrasações, a Fecomércio tem es-

timulado um dinamismo iné-dito na sua Câmara Empre-sarial do Turismo, que recen-temente elegeu seu novocoordenador (George Gos-son) e sua nova coorde-nadora-adjunta (Sylvia Sere-jo) e já tem tido papel impor-tante nas discussões de gran-

des temas do segmento.A Abav 2011 segue até a sex-

ta, 21, e deve reunir dezenasde milhares de operadores eagentes de viagem de todo opaís. O tema central deste anoé "Brasil bem sucedido, novasoportunidades e atitude parao turismo".

Page 20: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_191011.pdf · O bicho-homem, que se considera tão inteligente mas na verdade não é,deveria aprender

CIDADES4 - Quarta-feira, 19 de outubro de 2011 www.omossoroense.com.br

SERTÃO MIXNo último final de semana muita

gente de Umarizal e de toda a regiãoOeste foi até a cidade de Pau dos Fer-ros para curtir a primeira edição doSertão Mix, festival de música que re-uniu astros da música nacional comoCláudia Leitte e Biquini Cavadão, en-tre outras bandas que agitaram a galera.Confira quem encontrei no festival!

MOSSORÓ MIXA onda do momento é que toda a

galera vai se encontrar em mais umaedição do Mossoró Mix, famoso festi-val de música programado para acon-tecer nos dias 4 e 5 de novembro emMossoró.É bom correr e procurar com-prar logo o passaporte para curtir o even-to. Para mais informações basta aces-sar o site:www.mossoromix.com.br.Va-mos nessa, pessoal!

CAMAROTE KIA/HOTELTHERMAS

O espaço mais cobiçado do MossoróMix vem com tudo este ano.O camaroteKia/Hotel Thermas é o point onde osVIPs circulam em um espaço para 2.000pessoas com frontstage, segurança pri-vada,bares,praça de alimentação e umavisão privilegiada dos artistas que se ap-resentam no palco. O evento, que esteano traz entre suas atrações Banda Eva,Skank e Lulu Santos, acontece nos dias4 e 5 de novembro. Volto!

JúniorUMARIZAL EM DIA

Manoel [email protected]

Luan e Emanuel encantaram as moças na cidade de

Pau dos Ferros. Bons garotos!

Eles realizam o Umarizalfest, micareta realizada sempre no segundo final de semana de maio. Gorgonho Santos, Helena Maia, Ailton e Lêonia Farias. Estamos

aguardando a divulgação das atrações para o Umarizalfest do próximo ano!

Este colunista bem acompanhado do advogado Eduardo, dos colunistas

Marcos e Clístenes Carlos

Ewerton Laércio, o dono da festa, todo empolgado na companhia de Gorgonho

e Helena Maia. Pessoas que admiro!

A coluna hoje traz a simpatia e a alegria de Edna Alves, que na foto

recebe o carinho do irmão Paulo Adson

Page 21: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_191011.pdf · O bicho-homem, que se considera tão inteligente mas na verdade não é,deveria aprender

Associação universitária leva palestras sobredrogas às escolas da zona rural de Areia BrancaNa programação comemorativa da entidade consta ainda a realização de um torneio de futsal categoria sub-14

AREIA BRANCA - Emcomemoração aos seus 25 anosde criação, a Associação Uni-versitária Areia-branquense(AUA) segue desenvolvendouma série de atividades até ofinal do ano.

No último dia 14, a entida-de realizou mais uma palestradentro da temática das drogas,tendo como local a Escola Es-tadual Dr. Dagmar Sabino, nazona urbana.

A palestra,que teve como fo-co principal o uso das drogas eseus males, foi ministrada porintegrantes do grupo Narcóti-cos Anônimos de Mossoró,quevem atuando em parceria coma AUA, em Areia Branca.

Entre os palestrantes esta-vam ex-viciados em drogas,quecontaram suas experiências devida aos alunos, professores eo público em geral.

Segundo os coordenadoresda Associação e responsáveispela programação comemora-tiva, o ciclo de palestras sobreas drogas terá sequência na zo-na rural, onde duas escolas jáestão com as palestras agenda-das: a Escola Municipal SantoExpedito, em Redonda,e a Es-cola Municipal Unidade JoséSolon, em Upanema de Cima,

O Governo do RN, atravésda Secretaria de Estado daEducação e da Cultura (Seec),entrega R$ 501.700,00 do Pro-grama Cheque Livro para as es-colas estaduais.

A entrega aconteceu ontem,na Feira de Livros e Quadrinhosde Natal - FLiQ,dentro da Cien-tec (Semana de Ciência, Tec-nologia e Cultura),na Praça Cívi-ca da UFRN (Universidade Fed-

eral do Rio Grande do Norte).Serão contempladas com os

cheques (cartões eletrônicosespecíficos) todas as escolas darede estadual de ensino,com ex-ceção das de Mossoró, que jáforam contempladas por o-casião da Feira do Livro real-izada na cidade.

Os cartões foram entreguesa diretores e representantes dasescolas. Professores e diretores

aproveitaram para comprar oslivros na feira da Cientec.

"Esta ação tem importânciapedagógica porque dá oportu-nidade às escolas de atualizaremseus acervos bibliográficos depesquisa e de leitura. Isso ajudaa todos: professores, alunos ecomunidade escolar", destacaa professora Betânia Ramalho,secretária de Educação.

Os valores dos cheques vari-

am de R$ 500 a R$ 1.400, de a-cordo com a quantidade de alunosmatriculados em cada escola.

Técnicos e especialistas dassubcoordenadorias de Ensinoda Secretaria Estadual da Edu-cação estão acompanhando eorientando professores e dire-tores nas aquisições, levandosempre em consideração o re-speito à autonomia das escolase suas necessidades de leitura.

SERA DO MEL - Até o fi-nal desta semana estará concluí-da a programação da Festa doCaju, que este ano chega à sua33ª edição. Também está tudopronto para o tradicional con-curso que escolherá a Rainha eo Rei do Caju. A parte penden-te é somente em relação às ban-das que animarão o evento, asdemais atrações já estão defini-das.

Segundo a secretária muni-cipal de Educação e coordena-dora da equipe responsável pe-la preparação da festa,Milane deOliveira Azevedo, a programa-ção deste ano será extensa e jácomeça com uma prévia na úl-tima semana deste mês,que con-siste num curso de culinária so-bre as delícias do caju. O cursoserá realizado pela Prefeiturade Serra do Mel, em parceriacom o Instituto de AssistênciaTécnica e Extensão Rural do RioGrande do Norte (Emater).

De acordo com MilaneAzevedo, da programaçãoconstam ainda, um festival degastronomia com as delícias docaju. Ela disse que esse even-to será um dos pontos altos dafesta, pois além de expor pro-dutos e derivados da castanhae do caju para fins comerciais,ainda dará incentivo ao pro-dutor rural para potencializara cajucultura local, uma dasprincipais fontes de renda dasfamílias serranas.

Durante a programação ha-verá palestras para os agricul-

tores e exposição em estandesmontados na área da festa. AEmater está trabalhando essaparte de cultura do caju juntocom a prefeitura,que conta ain-da com o apoio do Serviço Bra-sileiro de Apoio às Micro e Pe-quenas Empresas (Sebrae) eBancos do Nordeste (BNB),en-tre outros parceiros.

Criada desde a instalação doprojeto de colonização da Ser-ra do Mel, a Festa do Caju é umdos eventos mais tradicionais daregião.A coordenação do even-to informa que serão três dias deprogramação,no período de 24a 26 de novembro.

O município de Serra do Melé conhecido pelas suas muitaspeculiaridades. A começar pe-lo nome, que mesmo antes doprojeto de colonização, a loca-lidade já era conhecida peloscaçadores como "Serra do Mel"em virtude do seu relevo e dagrande quantidade de mel sil-vestre produzido pelas abelhasexistentes em abundância na re-gião.

Pela sua tradição,são mais detrês décadas, a Festa do Caju éparte deb m calendário de even-tos cheio de atrativos,sendo queas datas mais comemoradas pe-la população, são a emancipa-ção política do município,em 13de maio;Festival de QuadrilhasJuninas (Fequaju),no mês de ju-nho; festa da padroeira NossaSenhora Aparecida, em 12 deoutubro; e a Festa do Caju, nomês de novembro.

CIDADES Quarta-feira, 19 de outubro de 2011 – 5www.omossoroense.com.br

Comunidade de Redonda sediará a próxima palestra sobre drogas, promovida pela AUA

Cidade de Serra do Mel sediará mais uma edição da tradicional Festa do Caju

DEBATE

Governo do RN investe mais de R$ 500 milno Cheque Livro para as escolas estaduais

EDUCAÇÃO

Curso de culinária sobre como preparar as delíciasdo caju abrirá programaçãofestiva no fim deste mês

SERRA DO MEL

em datas ainda não divulgadas.Na programação comemo-

rativa da entidade consta aindaum torneio de futsal categoriasub-14, cuja data de realizaçãoainda não foi definida.

Segundo a coordenação, asatividades encerram com umaconfraternização natalina,doa-ção de alimentos não-perecíveis, prestação de con-tas, escolha da comissão elei-

toral para as eleições da AUA eentrega do ônibus que está sen-do adquirido com recursos daentidade e servirá para o trans-porte dos universitários que es-tudam na cidade de Mossoró.

Page 22: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_191011.pdf · O bicho-homem, que se considera tão inteligente mas na verdade não é,deveria aprender

CIDADES6 - Quarta-feira, 19 de outubro de 2011 www.omossoroense.com.br

ENTREGANDO CASASEm solenidade realizada no último dia

12 na Câmara Municipal de Almino Afon-so, o prefeito Lawrence Carlos Amorim deAraújo fez a entrega de mais 30 casas doprograma Minha Casa, Minha Vida, do Go-verno Federal, com contrapartida do muni-cípio orçado em R$ 545.000,00, financiadaspelo banco CHB e construídas no bairro Ma-noel Nascimento de Paiva pela construtoraAF Construções. O prefeito ainda garantiuque até o final do seu mandato serão cons-truídas mais casas para atender as necessi-dades do município. Parabéns pela ação.

FESTA DA MÃE RAINHA

Encerrou ontem com uma linda missa eprocissão a Festa da Mãe Rainha 2011 no bair-ro Manoel Nascimento. A festa foi marcadacom a realização de um tríduo festivo iniciadono dia 14 com a missa de abertura. Parabeni-zo a organização do evento em nome do nos-so padre George, pois foram verdadeiros mo-mentos de fé na cidade com lindos atos reali-zados. De parabéns a comunidade.

MEIO AMBIENTEA Câmara dos Deputados vai sediar, en-

tre os dias 25 e 26, o Encontro Brasileiro deSecretários de Meio Ambiente - ArticulaçãoPolítica pela Sustentabilidade. A palestra deabertura será feita pela ministra do Meio Am-biente, Izabella Teixeira. Além dela, serãopalestrantes os ministros Antônio Patriota(Relações Exteriores), Gilberto Carvalho(Secretaria-Geral da Presidência da Repúbli-ca), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) eMário Negromonte (Cidades).O evento tam-bém terá debates sobre a proposta de novoCódigo Florestal, saneamento básico e trata-mento de resíduos sólidos e simplificaçãodo licenciamento ambiental.

LANÇANDOA governadora Rosalba Ciarlini lançou

ontem,na Secretaria de Estado da Educaçãoe Cultura (Seec), o Programa Nacional deAcesso ao Ensino Técnico e ao Emprego(Pronatec) no Rio Grande do Norte. Ain-da este ano as escolas da rede pública es-tadual vão oferecer aos seus estudantes 8mil vagas em diversos cursos profissional-izantes no Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia (IFRN), no ServiçoNacional de Aprendizagem Industrial(Senai) e no Serviço Nacional de Apren-dizagem Comercial (Senac). Nove cidadesdo RN serão contempladas nesta primeiraetapa. Um verdadeiro investimento.

DE PARABÉNSO casal Daniel Saulo Souza e Priscila

pela chegada da lindíssima filha AnaJúlia; a minha querida tia Fátima Nasci-mento; assistente social Brucilene Car-los; Yohanna Monara; Belarmino Bis-neto; Victor Lima; Cledilma Morais; A-line Souza; Clícia Camila e as almino-a-fonsenses residentes na capital federalMárcia Leite e em Natal Fátima Nunes.Muita luz a todos.Belarmino com sua amada Suzana Fátima Nascimento com seu esposo Nildo

Brucilene Carlos com o digníssimo Márcio Wanderley

Márcia Leite comemorou seu aniversário na segunda-feira

Priscila e Saulo felizes com a filha Ana Júlia

Yohanna Monara,aniversariante da semana

Page 23: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_191011.pdf · O bicho-homem, que se considera tão inteligente mas na verdade não é,deveria aprender

Porto do Mangue adquire gerador quegarante funcionamento da Unidade deMauro Marcelino na falta de energiaGestor acredita que equipamento garantirá melhorias no atendimento

PORTO DO MANGUE- Os setores de Compras e Li-citações do município estãoagilizando o processo que vi-sa a aquisição de um gerador deenergia para atender a área dasaúde. A compra do equipa-mento já foi autorizada peloprefeito Francisco Gomes Ba-tista, "Titico" (PMDB), e vaiser instalado na Unidade deSaúde Mauro Marcelino.

Segundo o gestor,o equipa-mento vai garantir o funcio-namento da unidade de saúdena falta de energia elétrica nacidade. A prefeitura já contra-tou uma empresa especializa-da para elaborar um estudo so-bre a capacidade de energia queserá necessária para abastecera unidade.

O prefeito "Titico" disseque o gerador será uma con-quista inédita, já que nuncaexistiu um gerador de energianuma unidade de saúde do mu-nicípio. "Com essa aquisição apopulação ficará mais assistidana área da saúde, pois normal-mente quando falta energia elé-trica na cidade toda unidadefica às escuras, além dos ris-cos de perda dos estoques demedicamentos que precisamde refrigeração", acrescenta.

O gestor acredita que com

CIDADES Quarta-feira, 19 de outubro de 2011– 7www.omossoroense.com.br

Unidade de Saúde Mauro Marcelino ganhará gerador de energia nos próximos dias

MELHORIA

Idema fortalece seu trabalho com apoio dos municípios

MEIO AMBIENTE

a compra do gerador será pos-sível melhorar e até ampliar aprestação de serviços à popu-lação na Unidade de SaúdeMauro Marcelino. "Tudo vaicontribuir para que as coisasfuncionem melhor naquelaunidade de saúde",reforça "Ti-tico".

Ainda no âmbito da muni-cipalidade, o mês de outubro,em Porto do Mangue,está sen-do marcado por eventos decunho festivo envolvendo osmoradores e os prestadores deserviços da prefeitura. Dia 12passado, houve uma grandefesta em homenagem ao Diadsas Crianças,por meio da Se-

cretaria Municipal de Assis-tência Social.

A programação desenvolvi-da no Espaço Cultural José Na-zareno do Nascimento, reuniucentenas de crianças da cidadee das comunidades rurais. Foimontada uma estrutura parashows com minipalco,brinque-dos infláveis, balões gigantes,pula-pula,além da distribuiçãode sorvetes e lancheiras. E ain-da foi apresentado um espetá-culo com personagens do "Sí-tio do "Pica-Pau Amarelo", di-rigido pelo professor Giorda-no.

Outro momento marcante,foi a homenagem prestada pe-

la prefeitura aos professores noúltimo dia 15. A data foi co-memorada no RestauranteBangalô,onde foi oferecido umalmoço a todos os educadoresdo município.

Os educadores foram re-cepcionados pelo prefeito "Ti-tico", a primeira-dama MariaClara, "Clarinha", e a secretá-ria municipal de Educação dePorto do Mangue, Lenoir deOliveira Felipe,que aproveita-ram a passagem do Dia do Pro-fessor para exaltar o trabalhoque a categoria que a catego-ria desenvolve no município,proporcionando uma educa-ção com qualidade.

O Instituto de Desenvolvi-mento Sustentável e MeioAmbiente (Idema/RN) quermaior intercâmbio com osmunicípios do Rio Grande doNorte para ampliar as ações deproteção ao meio ambiente.Odiretor-geral do Idema, Mar-celo Toscano, esteve ontempela manhã com representan-tes de 25 municípios e ressal-tou a importância da aproxi-mação entre o órgão estaduale as gerências e secretarias mu-nicipais de Meio Ambiente.

O encontro ocorreu no au-ditório do Idema durante reu-nião da Associação Nacionalde Órgãos Municipais de MeioAmbiente (Anamma/RN)."Precisamos de união parafortalecer o nosso trabalho",destacou Marcelo em sua falaaos gestores municipais. OIdema criou uma série de fer-ramentas para fortalecer o me-lhor atendimento à populaçãocom a interiorização de suasações. Entre elas, a criação do

Posto Avançado do Idema emMossoró, inaugurado pela go-vernadora Rosalba Ciarlini,em 29 de setembro passado.Outro investimento impor-tante na aproximação com osempreendedores foi à criaçãodo Idema Comunic@,onde aspessoas que dão entrada emprocessos no órgão conse-guem acompanhar pela inter-net e tirar dúvidas usando ocomputador.

Na reunião, o Idema secomprometeu a apresentaraos gestores, no próximo dia11 de novembro, durante reu-nião do Fórum de Secretáriosde Meio Ambiente, que ocor-rerá na cidade de Carnaubais,o Sistema de InformáticaCerberus, para que os muni-cípios tenham conhecimen-to do mesmo. O Idema terátambém uma comissão paradiscutir os assuntos que di-gam respeito às necessidadesdos municípios na área dagestão ambiental.

O presidente da Anam-ma/RN, Mairton França,mencionou na reunião a ne-cessidade de fortalecimentoda gestão municipal de meioambiente e sugeriu a criaçãode consórcios para garantir asações de secretarias de meioambiente nas cidades. Atual-mente, no Estado, existem 62secretarias de meio ambien-te, associadas ou não a outraspastas.

Mossoró,Parnamirim,SãoGonçalo do Amarante, Can-guaretama, Extremoz e Na-tal possuem gestão compar-tilhada com o Idema, ou seja,são responsáveis por licencia-mentos de nível local e o ór-gão ambiental estadual se res-ponsabiliza pelos impactos re-gionais.A gestão compartilha-da está prevista nas resoluções3 e 4/2009 do Conselho Es-tadual de Meio Ambiente(Conema).

Para integrar a gestão com-partilhada os municípios pre-

cisam ter Conselho Municipalde Meio Ambiente,Fundo Es-tadual de Meio Ambiente e tera estrutura necessária para fa-zer fiscalização, licenciamen-to e monitoramento. A ten-dência hoje no Brasil é a mu-nicipalização da gestão am-biental. Os municípios apon-tam a falta de recursos para oinvestimento em ter estrutu-ra própria nesta área e os con-sórcios seriam um passo im-portante para a soma de ob-jetivos comuns.

Participaram da reunião deontem os municípios de Ga-linhos, Tibau do Sul, NísiaFloresta, Canguaretama, SãoGonçalo do Amarante,Macaí-ba, Parnamirim, Macau, Pen-dências, Guamaré, Porto doMangue, Lagoa Nova, SãoFernando, São João do Sabu-gi, Bodó, Caicó, Assú, Lajes,Nova Cruz,Porta Alegre,Vár-zea, Venha-Ver, SeverianoMelo,Mossoró e GovernadorDix-sept Rosado.

Page 24: Mossoró - Fora do arp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_191011.pdf · O bicho-homem, que se considera tão inteligente mas na verdade não é,deveria aprender

O Projeto Nova Geladei-ra da Cosern/Grupo Neoe-nergia contemplará famíliasde baixa renda de Caicó, naregião Seridó e beneficiáriosde empreendimentos doPrograma Minha Casa, Mi-nha Vida dos municípios deExtremoz, Parnamirim, SãoGonçalo do Amarante eCeará-Mirim, localizados nagrande Natal, com a troca deaproximadamente 3 mil ge-ladeiras e a doação de 15 millâmpadas fluorescentes efi-cientes. As ações serão rea-lizadas na segunda quinze-na deste mês e concluídas emdezembro (conforme tabelaao lado).

A participação de famíliasbeneficiadas pelo ProgramaMinha Casa, Minha Vida noProjeto Nova Geladeira éfruto de convênio celebra-do entre o Grupo Neoener-gia e a Caixa Econômica Fe-deral.

Para ser beneficiário doNova Geladeira, o consumi-dor da Cosern precisa aten-der alguns critérios tais co-mo: estar com todas as con-tas de energia pagas, possuiruma geladeira velha em uso

para trocar e ter um consu-mo mensal superior a 80kWh/mês. Também é neces-sário estar cadastrado na Ta-rifa Social de Energia ou ins-crito no Cadastro Único deProgramas Sociais do Go-verno Federal e, caso não se-ja o responsável pela contade energia, deve mudar a ti-tularidade para o beneficiá-rio do cartão.

Em cada localidade quereceberá o Projeto, serámontado um estande no cen-tro da cidade ou no próprioempreendimento do MinhaCasa, Minha Vida, que aten-derá à população das 8h às18h, de segunda a sexta-feira,onde será realizado o cadas-tramento dos consumidorese a entrega da geladeira e daslâmpadas.

O Projeto Nova Geladei-ra integra o Programa de Efi-ciência Energética do Gru-po Neoenergia e tem cará-ter socioambiental, pois alémde oferecer mais qualidadede vida aos participantes,contribui para a preservaçãodo meio ambiente. De 1999até este ano, o Projeto NovaGeladeira investiu R$ 22,2

milhões no Rio Grande doNorte. Neste período, foramdistribuídas por meio de doa-ção ou venda subsidiada, cer-ca de 15 mil geladeiras e doa-das 98 mil lâmpadas fluores-centes econômicas.

Os refrigeradores distri-buídos pela Cosern têm 252litros, possuem o selo de efi-ciência energética "Procel -A" e utilizam o gás isobuta-no, considerado ecológicopor não agredir a natureza enão aquecer o planeta. O no-vo equipamento pode pro-porcionar uma diminuiçãomédia no consumo de ener-gia entre 30% e 40% ao mês,o equivalente a redução deR$ 10,00 em uma conta deenergia que antes custava R$30,00.

Com a troca, as geladei-ras antigas que gastam maisenergia e degradam o am-biente são retiradas de uso. Ogás CFC utilizado nas gela-deiras velhas, nocivo à cama-da de ozônio, é removido domotor de refrigeração e re-processado. A sucata é ven-dida e os valores arrecadadossão destinados a projetos decaráter socioambientais.

CIDADES8 - Quarta-feira, 19 de outubro de 2011 www.omossoroense.com.br

Cosern doará cerca de 3 mil geladeiras à população debaixa renda de Caicó e municípios da grande NatalProjeto integra o Programa de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia e tem caráter socioambiental

ECONOMIA

Caicó será uma das cidades beneficiadas com o projeto nesta etapa

Núcleo regional da OAB/RNanuncia programação oficial da 1ª Jornada Jurídica da OAB/Assú

INTEGRAÇÃO

ASSÚ - Já foi definidaa programação oficial da 1ªJornada Jurídica da seçãolocal da Ordem dos Advo-gados do Brasil do RioGrande do Norte(OAB/RN), na cidade deAssú.

O evento está aprazadopara o dia 26 de outubrocorrente, das 19h30 às 22h,nas dependências do au-ditório do Campus Avan-çado Prefeito Walter de SáLeitão, da Universidade doEstado do Rio Grande doNorte (Uern) local. O te-ma central é "Direitos eGarantias Fundamentaisda Diversidade Sexual".

O evento é uma realiza-ção da seção local da OAB,

com o apoio da OAB/RNe da Faculdade CatólicaNossa Senhora das Vitó-rias (FCNSV). A inscriçãodos participantes começouna última segunda-feira,dia 17, e segue até a próxi-ma terça-feira, 25, das 8hàs 12h; e, das 14h às 18h.A inscrição será feita me-diante a entrega de um qui-lo de gêneros alimentíciosnão-perecíveis. A inscriçãoé feita na sede da OAB/RNem Assú, localizada à ruaAugusto Severo, nº 100.

AGENDAA 1ª Jornada Jurídica da

OAB/Assú será assinaladapor um importante ciclo depalestras. Fernando Ga-

burri, presidente da Co-missão de Diversidade Se-xual e combate à Intolerân-cia da OAB/RN, palestra-rá sobre o tema "AspectosDoutrinários e Jurispru-denciais Atuais sobre o Di-reito Homoafetivo". Emseguida, o juiz de Direitode Mossoró, Herval Sam-paio Júnior, enunciará pa-lestra sobre o tema "O Di-reito Homoafetivo na Vi-são do Poder Judiciário".De acordo com informa-ção do presidente da se-ção da OAB/Assú, advo-gado Ivanaldo Paulo Salus-tino e Silva, a expectativaé que o evento possa ob-servar uma excelente par-ticipação.

Unidade do Coren promoveráatendimento descentralizado

ASSISTÊNCIA

ASSÚ - De acordo com in-formação prestada pelo di-retor-geral do Hospital Re-gional Dr. Nélson Inácio dosSantos, em Assú, Flávio Cruzda Fonseca, está confirmadapara a próxima segunda-feiraa vinda de uma unidade mó-vel do Conselho Regional deEnfermagem do Rio Gran-de do Norte (Coren/RN), àcidade, a fim de prestar umasérie de atendimentos aosprofissionais do ramo do mu-nicípio e região. Flávio Cruzdisse que o atendimento seobservará na própria sede doHospital Regional entre 8h e19h.

O gestor do órgão de saú-de pública explicou que o ob-jetivo é essencialmente per-mitir que os profissionais li-gados ao setor de Enferma-gem da região possam resol-ver questões ligadas ao Con-selho sem que haja a necessi-dade de se deslocar para Na-tal ou Mossoró. Flávio Cruz

disse que pelo fato de em As-sú não existir uma unidade doCoren/RN, abriu conversa-ções com a direção da enti-dade, na capital do Estado, afim de possibilitar a vinda deuma viatura para prestar osatendimentos no contexto lo-cal. "Serão prestados todos osserviços do Coren", frisou.

O administrador do no-socômio regional declarouque pretende evoluir no en-tendimento junto à direçãodo Coren/RN a fim de que talatendimento se verifique pe-lo menos uma vez por mês emAssú. "A presença da equi-pe do Coren aqui é de gran-de importância para realizarserviços de vários tipos co-mo, por exemplo, recebi-mento de mensalidades ematraso, entrega da carteira deassociado aos profissionais,realização de novos cadastra-mentos de sócios, etc.", ilus-trou, ressaltando ainda a co-modidade e economia que a

ação proporcionará aosusuários do Coren.

MAMÓGRAFO O diretor-geral do Hos-

pital Regional de Assú confir-mou o recebimento do apa-relho processador que será in-dispensável para o funciona-mento do mamógrafo exis-tente na unidade de saúde.To-davia, Flávio Cruz disse queainda serão necessárias algu-mas adequações estruturaisno local onde o mamógrafoserá instalado. Ele informouque quinta-feira da última se-mana, dia 13, uma equipe daempresa que venceu a lici-tação pública com o propó-sito de implantar o equipa-mento visitou o interior doespaço físico onde será mon-tado o mamógrafo. "Eles (ostécnicos) visitaram a sala everificaram que haverá a ne-cessidade de montar outrosequipamentos", observou,concluindo.

DATA DE REALIZAÇÃO MUNICÍPIO17 a 29.10 CAICÓ07 a 11.11 EXTREMOZ - Jardim Extremoz I e II -(Minha Casa, Minha Vida)22 a 25.11 PARNAMIRIM - Nelson Monteiro - (Minha Casa, Minha Vida)05 a 09.12 SÃO GONÇALO DO AMARANTE - Jomar Alecrim - (Minha Casa, Minha Vida)19 a 23.12 CEARÁ-MIRIM - Resid. Terra e Flora - (Minha Casa, Minha Vida)

PROGRAMAÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO: